Version Notes (Notas da versão) Versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Version Notes (Notas da versão) Versão 4.10.1.8-05-12-2012"

Transcrição

1 Florianópolis, 05 de dezembro de Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos, estamos à disposição através dos contatos: Telefone: (48) Novas funcionalidades da versão Cadastro de campos adicionais de projetos No menu administração -> configurações -> projetos e portfólios, foi adicionado um item de menu chamado "cadastro de campos adicionais". O cadastro de campo adicional contém os campos nome, tipo e visualização. Os tipos possíveis de campo são: data, hora, numérico inteiro, numérico decimal, texto longo, texto curto, múltipla escolha, única escolha, usuários (combo com todos os usuários da empresa) e áreas (combo com todas as áreas da empresa). Ao escolher as opções múltipla escolha e única escolha, o sistema apresenta opção de cadastro de alternativas. Na seção "visualização", são apresentadas as opções : "cabeçalho dos formulários", "lista de projetos", "exportação para Excel" e "relatório de projetos". Todas as opções vêm selecionadas por default.

2 Caso a opção "cabeçalho dos formulários" for selecionada, o campo é apresentado no cabeçalho do formulário, durante o preenchimento. Caso a opção "lista de projetos" for, o campo é apresentado como coluna na lista de projetos do cadastro de projetos. Caso a opção "exportação para Excel" for, o campo é apresentado como coluna no Excel de exportação de projetos. Caso a opção "relatório de projetos" for, o campo é apresentado como coluna no relatório de projetos (escritório de projetos e menu relatórios da home). Na lista de campos adicionais é apresentado um ícone para associação destes campos aos tipos de projetos. Não é possível remover um campo adicional que já esteja associado com um tipo de projeto. Caso o usuário remova a associação de um campo adicional que já tenha sido preenchido, o sistema apresenta mensagem de confirmação e o campo deve ser removido dos projetos que o utilizam. No menu administração -> cadastro de projetos, na telas de inclusão e alteração de projeto, foi adicionado um item no menu lateral, chamado "campos adicionais", contendo os campos adicionais para preenchimento, de acordo com o tipo de projeto selecionado. 5 - No menu do projeto -> planos -> formulários do projeto, na estrutura do formulário, nas telas de inclusão e alteração de campos do formulário, caso o tipo de campo seja "campo do projeto", na lista de campos do projeto devem ser listados os campos adicionais do projeto, de acordo com os tipos de projeto associados ao formulário. Caso o usuário remova a associação de formulário com tipo de projeto, e o formulário utilize um campo adicional, o sistema deve apresentar mensagem de confirmação e o campo deve ser removido dos formulários que o utilizam.

3 2. Cadastro de esquema de cores do semáforo No menu administração -> configurações -> projetos e portfólios foi criado um item de menu chamado "Esquema de cores dos semáforos do projeto". Este menu abre a nova tela de cadastro de esquema de cores dos semáforos do projeto : - A tela permite dois tipos de esquema de cores distintos : prazo e custo. - É possível informar valor de limite superior e inferior em branco (infinito). - Estão pré-cadastrados as seguintes cores tanto para prazo quanto para custo : Vermelho : limite inferior em branco - limite superior 80 Amarelo : limite inferior 80 - limite superior 90 Verde : limite inferior 90 - limite superior em branco Estes esquemas de cores estão aplicados para todos os projetos e estão utilizados nos semáforos dos relatórios personalizados 3. Melhoria nos relatórios personalizados 1) O item de menu "Escritório de projetos" -> "relatórios personalizados" foi movido para o menu "administração" -> "relatórios personalizados".

4 2) A tela de permissões de acesso do relatório personalizado foi movida para a ação "permissões do relatório", na lista de relatórios personalizados, conforme figura abaixo. É possível definir permissões por área, por perfil e por usuários específicos. Esta alteração se aplica aos relatórios de todos os módulos (projeto, portfólio, operação). 3) Para os módulos portfólio e projetos, na tela de seleção de campos do relatório, foram adicionados os seguintes campos : - Semáforo de prazo : (percentual realizado até a data/percentual planejado até a data) * Segue o esquema de cores dos semáforos do projeto (tipo prazo) -Semáforo de custos : (custo realizado até a data/ custo planejado até a data ) * Segue o esquema de cores dos semáforos do projeto (tipo custo)- - Tendência : Apresenta o ícone de tendência de acordo com a última análise crítica do projeto. - Barra de evolução (% realizado do projeto até o momento) - Ações (dashboard, escopo, gantt do projeto e painel do projeto - caso exista mais de um painel para o projeto, é apresentada seleção de painel (modal) Estes campos serão apresentados na exportação do relatório para Excel.

5 4) Todos os relatórios personalizados que o usuário tem acesso de visualização serão apresentados no menu relatórios da home. Será possível definir os relatórios personalizados como tela inicial do sistema, para isto serão listados no menu "Definir tela inicial". Esta alteração se aplica aos relatórios de todos os módulos (projeto, portfolio, operação). 5) Será apresentada uma legenda para cada ícone apresentado no relatório 4. Novos campos no boletim de medição No cadastro de boletins de medição, dentro da tela de dados do boletim, foram adicionados os campos "número da nota fiscal" e "data de emissão". Estes campos não são obrigatórios. Os campos serão apresentados na visualização do boletim de medição, em tela e em PDF.

6 5. Definição da tela inicial do cadastro de usuários No passo 3 do cadastro de usuários foi criado link chamado "Definir tela inicial" para tela de definição da tela inicial do usuário, por parte do administrador do sistema. É a mesma funcionalidade da home, porém a mensagem será "Selecione uma das opções abaixo para ser a tela inicial do usuário". Foram listadas as mesmas opções que o usuário pode ver na home. Caso o próprio usuário selecione outra opção, a mesma será utilizada. 6. Configuração de contratos no loginsu Nas configurações gerais da empresa (loginsu) foi criada nova seção chamada "Contratos", Foram criadas as seguintes opções :

7 1) Configuração de "Contratos de engenharia" Caso seja selecionada esta opção : Será apresentado o campo ART nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de contratos - Importação de contratos via XML Será apresentado o campo "ART Conforme" nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de boletim - Visualização do boletim de medição em tela - Visualização do boletim de medição em PDF Será habilitada a opção "envio de cap/caf/lap/laf" do menu do contrato Serão apresentados os campos cap/caf/lap/laf no cadastro de alarme do contrato. - Foi feita a carga da opção "Contratos de Engenharia" e dos campos "CEF", "ODI", "GRADE", "Apl." do tipo texto curto, para os clientes que já utilizam estes campos. 2) "Multas agregam ao valor do projeto" Caso esta opção seja selecionada, o valor das multas será deduzido do custo dos projetos que tem atividades relacionadas com o contrato. O valor da multa será dividido entre as atividades, de acordo com o fracionamento das atividades do evento gerador de pagamento. Exemplo: Condições : - A atividade 1 tem custo realizado de ,00 no projeto e peso 2 no fracionamento - A atividade 2 tem custo ,00 no projeto e peso 1 no fracionamento. - O evento gerou uma multa de 3.000,00 Resultado : - A atividade 1 possuirá custo realizado de 8.000,00 ( ) - A atividade 2 possuirá custo realizado de 4.000,00 ( )

8 3) "Campos de Apropriação": possibilidade de criação de campos relativos à apropriação. O cadastro de campo de apropriação contém os campos nome e tipo. Os tipos possíveis de campo são : data, hora, numérico inteiro, numérico decimal, texto longo, texto curto, múltipla escolha, única escolha, planos de contas (combo com todos os planos de contas da empresa), centros de custo (combo com todos os centros de custo do sistema), empresas (combo com todas as empresas do sistema) e áreas (combo com todas as áreas da empresa). Ao escolher as opções múltipla escolha e única escolha, o sistema deve apresentar opção de cadastro de alternativas. Os campos de apropriação são utilizados nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de evento gerador de pagamento - Exportação de evento gerador de pagamento - Planejamento expresso do evento gerador de pagamento - Importação de contratos via XML - Visualização do boletim de medição em tela - Visualização do boletim de medição em PDF Por default foram criados os campos de apropriação "campo 1", "campo 2", "campo 3", "campo 4" e "campo 5", todos do tipo texto curto. O usuário pode então remover e alterar campos, sem exceder o máximo de 5 campos 7. Adicionar percentual das atividades no histórico de aprovação do boletim Na tela de boletins de medição do contrato, ao enviar uma medição para revisão, o sistema armazenará o percentual concluído de cada atividade associada ao contrato. Na tela de histórico do boletim, nas entradas com ação "enviado para medição", foi criado um botão chamado "Histórico das atividades", que apresentará tela com o nome da atividade e o percentual concluído, no momento do envio.

9 8. Salvar valor unitário do evento gerador de pagamento no aditivo de contrato No cadastro de contratos, o sistema preservará os valores dos boletins com status "finalizado". Desta forma, os valores dos boletins finalizados serão preservados. 9. Informar motivo ao alterar status do projeto Ao alterar o status de um projeto, será apresentada tela para cadastro de motivo da alteração de status

10 Os pontos do sistema que serão alterados são : - Tela de "Informações do projeto" na configuração do projeto, ao alterar um projeto. - Escopo do projeto ao aprovar ou reprovar um projeto - Lista de projetos no cadastro de projetos, ao aprovar ou reprovar um projeto - Menu do projeto -> utilitários -> enviar projeto para aprovação - Visualização do portfolio, ao aprovar ou reprovar um projeto - Menu meu channel -> pendências -> aprovações pendentes, ao aprovar ou reprovar um projeto 10. Alteração dos status dos projetos Foram feitas as seguintes alterações nos status do projeto: - Criação de novo status para o projeto em encerramento (conforme "suspenso") - Alteração do nome do status finalizado para encerrado - Alteração do nome do status proposta para iniciação ; O cadastro de projetos e todos os demais pontos do sistema que apresentam status do projeto foram alterados. 11. Internacionalização dos status dos projetos Os status dos projetos foram internacionalizados 12. Adicionar tendência do projeto na análise crítica No menu do projeto -> comunicação -> análise crítica, na tela de inclusão e alteração de análise crítica, foi adicionado campo "tendência", contendo as opções : "Dentro do planejado", "Iminência de estar fora do planejado" e "Fora do planejado". Este campo está disponível para utilização nos relatórios personalizados do projeto. Este campo não é obrigatório (existe a opção com nenhum valor selecionado).

11 13. Definir e adicionar colunas default do escopo do projeto No menu do projeto -> escopo, foram adicionas as seguintes colunas (relativas ao item de escopo): -Variação de prazo planejado x realizado: total em horas da data de término planejado data de término realizado -Atualização do cronograma: data da última alteração nos dados de execução da atividade. - VA (valor agregado): custo planejado para o progresso realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VA) - Variação do custo planejado/realizado: custo planejado custo realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VC)

12 No topo da coluna foram apresentadas as mesmas informações, porém relativas ao projeto (como ocorre com as colunas atuais). Somente usuários com permissão de ver custos podem ver as informações relativas à custo 14. Adição de campos nos relatórios personalizados No cadastro de relatórios personalizados (escritório de projetos -> relatórios -> relatórios personalizados), no cadastro de campos do relatório, foram adicionados novos campos : - Variação de prazo planejado x realizado: total em horas da data de término planejado data de término realizado - Atualização do cronograma: data da última alteração nos dados de execução da atividade. - VA (valor agregado): custo planejado para o progresso realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VA); - Variação do custo planejado/realizado: custo planejado custo realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VC); - Riscos identificados: quantidade de riscos cadastrados para o projeto; - Riscos finalizados: quantidade de riscos com status finalizado; - Riscos sem plano de resposta: quantidade de riscos identificados sem ação de resposta cadastrada; - Tempo em planejamento: quantidade de dias que o projeto ficou no status em planejamento ;

13 - Tempo em encerramento: quantidade de dias que o projeto ficou no status em encerramento. - Campos disponíveis somente para relatórios com módulo projetos ou portfólio. Estes campos serão apresentados na exportação do relatório para Excel. 15. Selecionar projetos no relatório personalizado No cadastro de relatórios personalizados, na aba "Informações do relatório", caso o módulo selecionado seja "projetos", serão apresentados os projetos para seleção, que serão salvos junto com o relatório personalizado. Será possível selecionar somente projetos das "Área(s) para busca de informações" do relatório. Não será obrigatório selecionar um projeto. Neste caso todos os projetos serão listados (comportamento atual do sistema). Na visualização do relatório, serão apresentados os projetos selecionados, não sendo possível selecionar outros projetos além destes para visualização. 16. Remover obrigatoriedade de ação para o risco No menu do projeto -> riscos -> riscos do projeto, ao criar um novo risco, foi removida a obrigatoriedade de cadastro de uma ação de resposta ao risco. 17. Workflow para aprovação de linhas de base a. Cadastro de aprovadores da linha de base No menu do projeto -> escopo -> linha de base, foi criada a opção "selecionar aprovadores".

14 - Os aprovadores são selecionados através de consulta na base de usuários do sistema. Somente usuários com perfil gerente ou gestor, independente de área. - É possível criar uma hierarquia de aprovações, permitindo que uma aprovação seja dependente da outra. Exemplo: O aprovador com prioridade 1 aprova, então o aprovador com prioridade 2 aprova. - Foi criada uma opção na configuração do projeto para definir a obrigatoriedade de aprovação de linha de base. Caso selecionada, deve ser obrigatório informar ao menos um aprovador. - A lista de aprovadores está ordenada por prioridade e por nome do aprovador em ordem alfabética. - Somente usuários com perfil administrador (total ou da área do projeto) podem alterar o aprovadores da linha de base. Caso os aprovadores sejam alterados, a aprovação da linha de base deve ser reiniciada. - Em caso de reprovação em alguma prioridade, o aprovador de prioridade consecutiva não pode aprovar. A linha de base deve possuir status "reprovada" e uma nova aprovação pode ser iniciada. - Enquanto a linha de base estiver em aprovação ou reprovada, não deve é possível visualizar a linha de base em qualquer ponto do sistema que não seja o cadastro de linhas de base. - Na lista de linhas de base é apresentada a coluna "Status", contendo os status "Em aprovação", "Aprovada" e "Reprovada". b. Envio de linha de base para aprovação No menu do projeto -> escopo -> linha de base, caso exista algum aprovador cadastrado para a linha de base : Na opção "gerar de linha de base", ao acionar o botão "gerar linha de base" : - O status da linha de base é "Em aprovação". - Será enviado um para o aprovador com prioridade 1, informando que há linhas de base para aprovação. O contém link para o login do Channel. Este comportamento será repetido para cada

15 prioridade das aprovações, sempre que houver uma nova aprovação. Exemplo: quando o aprovador de prioridade 1 aprovar, deve ser enviado para o aprovador de prioridade 2. - Quando um projeto sai de planejamento para execução (primeira linha de base) não precisa de aprovação, somente as demais precisam de aprovação. c. Aprovação de linha de base No menu Meu Channel -> Pendências, será apresentada a funcionalidade de aprovação de linhas de base pendentes: - São apresentadas somente as aprovações nas quais o usuário logado é responsável pela aprovação. A área do usuário logado vem pré-selecionada. - Caso o usuário reprove uma linha de base: Será necessário informar a justificativa Gerará um registro de histórico A aprovação sairá da lista. O gerente e cogerentes do projeto recebem um informando que a linha de base foi reprovada. O deve contém o histórico de aprovações e reprovações da linha de base. - Caso o usuário aprove : Gerará um registro de histórico 2. A aprovação sai da lista. 3. O próximo aprovador deve receberá um informando que há aprovações pendentes. 4. Caso seja o último aprovador da linha de base, o gerente e cogerentes do projeto recebem um e- mail informando que a linha de base foi aprovada. O deve conter o histórico de aprovações e reprovações da linha de base. - A lista de aprovações pendentes deve possuir um link para histórico. A lista de historico deve conter todas as aprovações e reprovações de linhas de base que o usuário logado é responsável pela aprovação. - A lista de aprovações deve conter link para visualização da linha de base.

16 Melhorias adicionais A associação de campos adicionais de projetos aos tipos de projeto será feita pelo cadastro de campos de projetos É possível incluir um campo adicional do tipo Cod. Seg. Contábil Foi incluso nas configurações do projeto a edição de Cod. Seg. Contábil Na alteração de status do projeto não é obrigatório cadastrar motivo para enviar para aprovação. Só é obrigatório quando cancela ou suspende. O relatório personalizado poderá ser filtrado por portfólio ou programa Um boletim de contrato só poderá ser enviado para aprovação se todos os eventos geradores de pagamento estiverem com apropriações preenchidas 18. Componente "Informação Restrita" do painel de controle Na configuração e na visualização do painel de controle foi criado um novo componente chamado "Informação Restrita".

17 A configuração do componente possui os campos: título, texto e imagem, e a ação "associar visualizadores". O campo título é obrigatório e o usuário poderá informar um texto e carregar uma imagem (é obrigatório informar o texto ou selecionar um arquivo). Será validado o tipo de arquivo para que seja carregado somente formatos de imagem. Será validado o tamanho do arquivo para que não exceda o tamanho máximo em bytes (3MB). Na ação "associar visualizadores" estão listados todos os usuários visualizadores do painel de controle para seleção de quais devem visualizar o componente. Será apresentada lista com filtros, paginação e colunas nome, perfil e área do usuário, ordenada pelo nome do usuário. Somente o usuário criador do componente tem acesso à posicionar, configurar e excluir o componente.

18 Quando permitida, a visualização do componente seguirá o mesmo comportamento dos componentes "Campo texto" e "Imagem" do painel de controle. Somente usuário visualizadores do campo restrito visualizarão o componente, os demais verão um espaço em branco no painel. Para configuração de um campo restrito, o usuário logado deverá confirmar sua senha de acesso ao Channel. O conteúdo do componente será armazenado criptografado no banco de dados. A criação, configuração e visualização do componente estarão logadas nas trilhas de auditoria do sistema.

19 19. Bloqueio de mudança de tipo de autenticação No cadastro de usuários, caso o usuário possua tipo de autenticação "Active Directory", somente usuários com nível de administração total poderão alterar o tipo de autenticação. Esta mesma regra também foi aplicada na importação de usuários via Excel, onde as alterações através da planilha não serão consideradas. Correções da versão Módulo projetos Otimizada a alteração do status do projeto ao gerar uma linha de base quando o mesmo está no status Em planejamento (CSCH-4038) Mural do projeto contabilizando corretamente a quantidade de mensagens (CSCH-5082) Módulo apontamentos Home Corrigida inconsistência em cenários específicos ao realizar apontamento avulso (CSCH-5196) Link relatórios filtrando corretamente a instância (CSCH-5172) Menu do Channel sendo apresentado corretamente quando o nome do projeto possui caracteres especiais (CSCH-5202)

20 Instruções Limpeza do cache do navegador Realize a limpeza do cache do navegador após a atualização do Channel no seu ambiente. Para isso, realize o procedimento abaixo: o Com a janela do navegador aberto, digite simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + Del o Em seguida, será apresentada uma nova janela com as informações dos dados de navegação. Selecione as opções, conforme as telas abaixo: Internet Explorer o Após, clique na opção Excluir e realize um novo acesso ao Channel

21 Mozilla Firefox o Após, clique na opção Limpar agora e realize um novo acesso ao Channel

22 Chrome o Após, clique na opção Limpar dados de navegação e realize um novo acesso ao Channel

23 Abrir chamados com a Central de Serviços Havendo dúvidas referente ao sistema ou ao identificar um problema, mande um para informando: o Versão do Channel (visível no menu "?") o Navegador e versão utilizado o Perfil do usuário no Channel o Descrição do problema o Mensagem de erro apresentada o Passo a passo para reprodução do erro o Arquivos complementares (quando possível): Print screen da tela com o erro apresentado Log do sistema (arquivo jboss/server/channel/log/server.log) Ao reportar o problema você receberá um confirmando o cadastro do mesmo. Caso você não receba, entre em contato com nossa equipe. O usuário que efetuou o registro da solicitação poderá acompanhar sua solicitação diretamente no sistema de atendimento através do link

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013 Florianópolis, 26 de fevereiro de 2013. Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão 4.11.1.7 do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos,

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Pagamento - Fornecedor

Pagamento - Fornecedor Pagamento - Fornecedor MT-212-00137 - 1 Última Atualização 30/08/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos

Leia mais

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos fiscais Consultar

Leia mais

Channel. Gerenciamento de Operações. Tutorial. Atualizado com a versão 4.2

Channel. Gerenciamento de Operações. Tutorial. Atualizado com a versão 4.2 Channel Gerenciamento de Operações Tutorial Atualizado com a versão 4.2 Copyright 2011 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

Documentação de Apoio. para uso do. Dashboard Corporativo V3 (Completo)

Documentação de Apoio. para uso do. Dashboard Corporativo V3 (Completo) para uso do Dashboard Corporativo V3 (Completo) 21225_ Completo- Dashboard Rev - Cópia.doc Página 1 de 27 Histórico das Alterações Data Descrição Autor Emissão da documentação Rev. Contempla procedimentos

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Manual do Usuário DENATRAN

Manual do Usuário DENATRAN Manual do Usuário DENATRAN Confidencial Portal SISCSV - 2007 Página 1 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO 5 2. ACESSANDO O SISCSV 2.0 6 2.1 Configurando o Bloqueador de Pop-Ups 6 3. AUTENTICAÇÃO DO USUÁRIO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL TISS. Manual. Usuário. Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013

MANUAL DO USUÁRIO PORTAL TISS. Manual. Usuário. Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013 Manual do Usuário Versão 1.3 atualizado em 13/06/2013 1. CONFIGURAÇÕES E ORIENTAÇÕES PARA ACESSO... 4 2 GUIAS... 11 2.1 DIGITANDO AS GUIAS... 11 2.2 SALVANDO GUIAS... 12 2.3 FINALIZANDO UMA GUIA... 13

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DO M3

MANUAL DO USUÁRIO DO M3 MANUAL DO USUÁRIO DO M3 1 CADASTROS 1.1 Clientes Abre uma tela de busca na qual o usuário poderá localizar o cadastro dos clientes da empresa. Preencha o campo de busca com o nome, ou parte do nome, e

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

1) Como acessar a aplicação

1) Como acessar a aplicação Guia de Uso V1.0.0 1) Como acessar a aplicação 2 1 2 3 3 4 Ao clicar em Banco de Necessidades, será aberta uma nova guia do navegador com o formulário mostrado abaixo, o qual possui dois botões : Consulta

Leia mais

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014

Manual Laboratório. ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 2014 Manual Laboratório ICS Sistemas de Gestão em Saúde ICS 01/01/2014 Sumário Acesso ao Sistema... 2 Menu Cadastros... 4 Cadastro de usuários... 4 Inclusão de Novo Usuário... 5 Alteração de usuários...

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO

MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO Brasília/DF, 7 de maio de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO Prezado (a) Supervisor (a) participante

Leia mais

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título... SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB 0 Sumário Introdução... 2 Funcionalidades... 2 Requisitos Necessários... 2 Faturamento Web... 3 Faturamento Simplificado... 4 Faturamento Detalhado... 9 Faturamento

Leia mais

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional.

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. GERAÇÃO/EMISSÃO DO BOLETO ONLINE (Portal Educacional) Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. Acessar o portal da EST www.est.edu.br e clicar em

Leia mais

www.siteware.com.br Versão 2.6

www.siteware.com.br Versão 2.6 www.siteware.com.br Versão 2.6 Sumário Apresentação... 4 Login no PortalSIM... 4 Manutenção... 5 Unidades... 5 Unidades... 5 Grupos de CCQ... 5 Grupos de unidades... 6 Tipos de unidades... 6 Sistema de

Leia mais

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO Departamento de Tecnologia da Informação tecnologia@unimeditabira.com.br 31 3839-771 3839-7713 Revisão 03 Itabira Setembro 2015 Sumário 1. Acessando

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O PRONAVTECH... 4 Primeiro Acesso... 5 Demais Acessos... 6 Esqueci Minha Senha... 7 Esqueci o usuário principal... 7 ÁREA DE TRABALHO DO PRONAVTECH...

Leia mais

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê

Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário do Portal Ypadê Balaio Digital Tecnologia em Gestão Ltda ME. Manual do Usuário Portal Ypadê Centro de Agricultura Alternativa CAA Manual do Usuário Portal Ypadê Montes Claros, 16 de Julho de 2011 Revisão 3 Sumário 1. Apresentação do portal e escopo deste documento... 2 2. Acessando o Portal Ypadê...

Leia mais

Manual do Usuário Instituição

Manual do Usuário Instituição 1 Manual do Usuário Instituição Área Restrita Site de Certificação Controle: D.04.36.00 Data da Elaboração: 13/08/2014 Data da Revisão: - Elaborado por: TIVIT / Certificação ANBIMA Aprovado por: Gerência

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Instruções de Acesso. Portal de Cliente. Próximo

Instruções de Acesso. Portal de Cliente. Próximo Instruções de Acesso Portal de Cliente Primeiramente, confira a configuração de pop-up e versão do seu navegador, conforme instruções abaixo: Os navegadores e versões homologadas, são: Internet Explorer

Leia mais

Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos.

Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos. 1 - PRIMEIRO ACESSO AO AUTORIZADOR Tutorial Autorizador WEB Roteiro de acesso ao Autorizador do Plan-Assiste para autorização de procedimentos. 1.1. Acessar o endereço http://assiste.mpu.gov.br/autorizadorweb;

Leia mais

MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR MAIS MÉDICOS TUTORIAL PARA O SUPERVISOR Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI RELATÓRIO DA PRIMEIRA VISITA DE SUPERVISÃO IN LOCO - DSEI Brasília/DF, 7 de maio de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DA

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO

SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO Macaé, Outubro de 2010 SECTEC / COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO Página 1 de 38 Controle de Revisões Data Comentário Responsável 01/10/2010 Revisão e correção de texto Marcos Lemos 01/10/2010 Correção

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Expresso Livre Correio Eletrônico

Expresso Livre Correio Eletrônico Expresso Livre Correio Eletrônico 1. EXPRESSO LIVRE Para fazer uso desta ferramenta de correio eletrônico acesse seu Navegador de Internet e digite o endereço eletrônico expresso.am.gov.br. Figura 1 A

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo.

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo. SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Channel. Gerenciamento de Projetos. Tutorial. Atualizado com a versão 4.2

Channel. Gerenciamento de Projetos. Tutorial. Atualizado com a versão 4.2 Channel Gerenciamento de Projetos Tutorial Atualizado com a versão 4.2 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Malote Digital. Manual do usuário

Malote Digital. Manual do usuário Malote Digital Manual do usuário Brasília, Novembro de 2014 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 03/10/2011 1.4.1 Elaboração do Documento Rodrigo Antunes 01/07/2013 1.8.0.0 Atualização do Documento

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001 Versão 001 MOEBIUS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. PROCEDIMENTO PARA AUMENTO DA PERFORMANCE...4 3. ACESSO AO SISTEMA...5 4. PALAVRAS CHAVE...6 5. PAGINA INICIAL...7 6. STATUS DO

Leia mais

1998-2013 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2013 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.0A-01 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa

Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa Manual do Sistema de ISS 1 Guia do Sistema de ISS - Contribuintes Nota Avulsa Na página inicial do sistema de ISSWEB são apresentados quatro menus: Início, Acesso ao Sistema, Credenciamento e Consultas.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SIGPBF APLICATIVO DE FORMULÁRIOS GUIA DE NAVEGAÇÃO PERFIL MUNICÍPIO Versão do Guia: 1.1 Brasília, DF Abril de 2011 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Manual de Utilização Chat Intercâmbio

Manual de Utilização Chat Intercâmbio Manual de Utilização Chat Intercâmbio 1 INDICE 1 Chat Intercâmbio... 6 1.1 Glossário de Termos Utilizados.... 6 1.2 Definições de uma Sala de Chat... 7 1.3 Como Acessar o Chat Intercâmbio... 8 1.4 Pré-requisitos

Leia mais

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Cadastro de associado e emissão de boletos na Central de Atendimento On-line Objetivo Orientar o associado sobre o cadastro inicial

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1

INFOGAB 3.0. Sistema de Automação de Gabinetes. Manual do Usuário V 2.1 INFOGAB 3.0 Sistema de Automação de Gabinetes Manual do Usuário V 2.1 1. Descrição do Sistema O Sistema de Automação de Gabinetes da Câmara dos Deputados (Infogab) tem por finalidade apoiar as atividades

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

http://espacodocliente.ebs.com.br

http://espacodocliente.ebs.com.br SUPORTE TÉCNICO EBS Horário de atendimento: Das 08h00min às 18h00min, de Segunda a Sexta-feira. Formas de atendimento: E-mail: Envie-nos suas dúvidas e/ou sugestões para suporte@ebs.com.br. Suporte On-line

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Manual para Transportadoras

Manual para Transportadoras Índice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Compras... 4 5 Acessando o Pedido... 5 6 Digitando o Espelho de Nota Fiscal... 7 6.1

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

1. Introdução... 5. 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6. 3. Tipos de Autenticação... 8. 3.1. Autenticação Sinacor...

1. Introdução... 5. 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6. 3. Tipos de Autenticação... 8. 3.1. Autenticação Sinacor... Índice 1. Introdução... 5 2. Instalação do Módulo Gerenciador de Acessos SinaGAS... 6 3. Tipos de Autenticação... 8 3.1. Autenticação Sinacor... 8 3.2. Autenticação AD... 11 4. Fluxo Operacional... 14

Leia mais

Melhorias e Correções Patch's

Melhorias e Correções Patch's Melhorias e Correções Patch's Relação de Correções ID Descrição 3399 Erro em data de início de atividade No projeto ID: 655, em algumas atividades não estão sendo respeitadas as datas de início. 3468 Incidente

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Manual do Usuário Projeto DECOM DIGITAL Versão 1.0

Manual do Usuário Projeto DECOM DIGITAL Versão 1.0 Manual do Usuário Projeto DECOM DIGITAL Versão 1.0 Sumário 1 INTRODUÇÃO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 2 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA... 3 3 DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 3 4 COMO ACESSAR O SISTEMA... 3 5 COMO NAVEGAR

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NOTA NATALENSE ÍNDICE INFORMAÇÕES GERAIS...4 1. Acesso ao Portal do Sistema...7

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Sistema Nota Fiscal Eletrônica. Sil Tecnologia LTDA Sistema Nota Fiscal Eletrônica Sil Tecnologia LTDA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1. CONHECENDO OS COMANDOS DO SISTEMA 5 1.1 Tela Inicial do Sistema 5 1.2 Navegador de registros 6 1.3 Filtro de Registros 6 2. TELA

Leia mais

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA...

Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... Portal de Vendas Índice 1. PORTAL DE VENDAS... 3 2. INTEGRAÇÃO PORTAL DE VENDAS X FOX... 4 3. CADASTRO DE VENDEDORES/SUPERVISORES... 5 1.1. Guia Portal de Vendas... 7 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 8 5.

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Manual do Usuário Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Índice 1. Visão Geral... 3 2. Acessar o sistema... 3 3. Módulo Inicial... 6 3.1. Cabeçalho do sistema... 6 3.2. Fale Conosco... 6 3.3. Meu Cadastro...

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MODULO OPERACIONAL TISS 3.02.00 Setembro 2015 - Versão 3 Índice Passo 1: Visão Geral... 3 Passo 2: Como acessar o Consultório Online?... 3 Passo 3: Quais são os Recursos Disponíveis...

Leia mais

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13

Visão Empresa de Contabilidade. Versão 8.1A-13 Visão Empresa de Contabilidade Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

SIASP SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE ALMOXARIFADO SERVIÇOS E PATRIMÔNIO MANUAL DO USUÁRIO

SIASP SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE ALMOXARIFADO SERVIÇOS E PATRIMÔNIO MANUAL DO USUÁRIO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SIASP SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE ALMOXARIFADO

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS - SEGER. Manual do Usuário

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS - SEGER. Manual do Usuário GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E RECURSOS HUMANOS - SEGER SIGED Sistema de Gestão de Despesas Manual do Usuário MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DE DESPESAS - SIGED SUMÁRIO

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar

MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar MANUAL DO PERSUS OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar MANUAL DO PERSUS - OPERADORAS MÓDULO DE GESTÃO DE CONTAS Índice 1. INTRODUÇÃO...5 2. MÓDULO DE GESTÃO DE

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ACESSO REMOTO NET FACTOR

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ACESSO REMOTO NET FACTOR MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO ACESSO REMOTO NET FACTOR Ao acessar o link de Acesso Remoto disponibilizado pela Factoring aparecerá a tela de login do Sistema (Figura 1) onde deverão ser informados os códigos

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

BVP WEB. Manual de Operações. Novembro / 2012. São Paulo - SP

BVP WEB. Manual de Operações. Novembro / 2012. São Paulo - SP BVP WEB Manual de Operações Novembro / 2012 São Paulo - SP Índice Geral 1. Introdução... 2 2. Visão Geral... 3 2.1. Funcionalidades... 3 2.1.1. Autenticação e Autorização de Acesso... 3 2.1.2. Operações...

Leia mais

Grupo de Apoio Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Grupo de Apoio Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Grupo de Apoio Manual de Usuário FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Manutenção de usuários de apoio... 3 Acesso à funcionalidade... 3 Inclusão de novo usuário... 4 Exclusão de usuários... 8 Acompanhar PC...

Leia mais

Acessar a aplicação... 2. Permissões de Acesso... 3

Acessar a aplicação... 2. Permissões de Acesso... 3 Sumário Acessar a aplicação... 2 Permissões de Acesso... 3 Seu Perfil... 3 Criar Conteúdo... 3 Alterar Conteúdo... 5 Administrar artigos... 5 Enviar Arquivo (jpg, gif, doc, pdf)... 6 Manual... 8 Ferramentas

Leia mais

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação

WEB COLABORADOR. Envio e Recebimento de arquivos de consignação TUTORIAL Envio e Recebimento de arquivos de consignação Para acessar o Web Colaborador e transferir arquivos de consignação, entre com os dados de CNPJ, usuário e senha, nos campos correspondentes. Regras

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA. Documento de Arrecadação Estadual DAE. Manual do Usuário. Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 1 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Documento de Arrecadação Estadual DAE Manual do Usuário Versão 1.0.0 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA 66.053-000 Av. Visconde de Souza Franco, 110 Reduto Belém PA Tel.:(091)

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais