Version Notes (Notas da versão) Versão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Version Notes (Notas da versão) Versão 4.10.1.8-05-12-2012"

Transcrição

1 Florianópolis, 05 de dezembro de Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos, estamos à disposição através dos contatos: contato@jexperts.com.br Telefone: (48) Novas funcionalidades da versão Cadastro de campos adicionais de projetos No menu administração -> configurações -> projetos e portfólios, foi adicionado um item de menu chamado "cadastro de campos adicionais". O cadastro de campo adicional contém os campos nome, tipo e visualização. Os tipos possíveis de campo são: data, hora, numérico inteiro, numérico decimal, texto longo, texto curto, múltipla escolha, única escolha, usuários (combo com todos os usuários da empresa) e áreas (combo com todas as áreas da empresa). Ao escolher as opções múltipla escolha e única escolha, o sistema apresenta opção de cadastro de alternativas. Na seção "visualização", são apresentadas as opções : "cabeçalho dos formulários", "lista de projetos", "exportação para Excel" e "relatório de projetos". Todas as opções vêm selecionadas por default.

2 Caso a opção "cabeçalho dos formulários" for selecionada, o campo é apresentado no cabeçalho do formulário, durante o preenchimento. Caso a opção "lista de projetos" for, o campo é apresentado como coluna na lista de projetos do cadastro de projetos. Caso a opção "exportação para Excel" for, o campo é apresentado como coluna no Excel de exportação de projetos. Caso a opção "relatório de projetos" for, o campo é apresentado como coluna no relatório de projetos (escritório de projetos e menu relatórios da home). Na lista de campos adicionais é apresentado um ícone para associação destes campos aos tipos de projetos. Não é possível remover um campo adicional que já esteja associado com um tipo de projeto. Caso o usuário remova a associação de um campo adicional que já tenha sido preenchido, o sistema apresenta mensagem de confirmação e o campo deve ser removido dos projetos que o utilizam. No menu administração -> cadastro de projetos, na telas de inclusão e alteração de projeto, foi adicionado um item no menu lateral, chamado "campos adicionais", contendo os campos adicionais para preenchimento, de acordo com o tipo de projeto selecionado. 5 - No menu do projeto -> planos -> formulários do projeto, na estrutura do formulário, nas telas de inclusão e alteração de campos do formulário, caso o tipo de campo seja "campo do projeto", na lista de campos do projeto devem ser listados os campos adicionais do projeto, de acordo com os tipos de projeto associados ao formulário. Caso o usuário remova a associação de formulário com tipo de projeto, e o formulário utilize um campo adicional, o sistema deve apresentar mensagem de confirmação e o campo deve ser removido dos formulários que o utilizam.

3 2. Cadastro de esquema de cores do semáforo No menu administração -> configurações -> projetos e portfólios foi criado um item de menu chamado "Esquema de cores dos semáforos do projeto". Este menu abre a nova tela de cadastro de esquema de cores dos semáforos do projeto : - A tela permite dois tipos de esquema de cores distintos : prazo e custo. - É possível informar valor de limite superior e inferior em branco (infinito). - Estão pré-cadastrados as seguintes cores tanto para prazo quanto para custo : Vermelho : limite inferior em branco - limite superior 80 Amarelo : limite inferior 80 - limite superior 90 Verde : limite inferior 90 - limite superior em branco Estes esquemas de cores estão aplicados para todos os projetos e estão utilizados nos semáforos dos relatórios personalizados 3. Melhoria nos relatórios personalizados 1) O item de menu "Escritório de projetos" -> "relatórios personalizados" foi movido para o menu "administração" -> "relatórios personalizados".

4 2) A tela de permissões de acesso do relatório personalizado foi movida para a ação "permissões do relatório", na lista de relatórios personalizados, conforme figura abaixo. É possível definir permissões por área, por perfil e por usuários específicos. Esta alteração se aplica aos relatórios de todos os módulos (projeto, portfólio, operação). 3) Para os módulos portfólio e projetos, na tela de seleção de campos do relatório, foram adicionados os seguintes campos : - Semáforo de prazo : (percentual realizado até a data/percentual planejado até a data) * Segue o esquema de cores dos semáforos do projeto (tipo prazo) -Semáforo de custos : (custo realizado até a data/ custo planejado até a data ) * Segue o esquema de cores dos semáforos do projeto (tipo custo)- - Tendência : Apresenta o ícone de tendência de acordo com a última análise crítica do projeto. - Barra de evolução (% realizado do projeto até o momento) - Ações (dashboard, escopo, gantt do projeto e painel do projeto - caso exista mais de um painel para o projeto, é apresentada seleção de painel (modal) Estes campos serão apresentados na exportação do relatório para Excel.

5 4) Todos os relatórios personalizados que o usuário tem acesso de visualização serão apresentados no menu relatórios da home. Será possível definir os relatórios personalizados como tela inicial do sistema, para isto serão listados no menu "Definir tela inicial". Esta alteração se aplica aos relatórios de todos os módulos (projeto, portfolio, operação). 5) Será apresentada uma legenda para cada ícone apresentado no relatório 4. Novos campos no boletim de medição No cadastro de boletins de medição, dentro da tela de dados do boletim, foram adicionados os campos "número da nota fiscal" e "data de emissão". Estes campos não são obrigatórios. Os campos serão apresentados na visualização do boletim de medição, em tela e em PDF.

6 5. Definição da tela inicial do cadastro de usuários No passo 3 do cadastro de usuários foi criado link chamado "Definir tela inicial" para tela de definição da tela inicial do usuário, por parte do administrador do sistema. É a mesma funcionalidade da home, porém a mensagem será "Selecione uma das opções abaixo para ser a tela inicial do usuário". Foram listadas as mesmas opções que o usuário pode ver na home. Caso o próprio usuário selecione outra opção, a mesma será utilizada. 6. Configuração de contratos no loginsu Nas configurações gerais da empresa (loginsu) foi criada nova seção chamada "Contratos", Foram criadas as seguintes opções :

7 1) Configuração de "Contratos de engenharia" Caso seja selecionada esta opção : Será apresentado o campo ART nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de contratos - Importação de contratos via XML Será apresentado o campo "ART Conforme" nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de boletim - Visualização do boletim de medição em tela - Visualização do boletim de medição em PDF Será habilitada a opção "envio de cap/caf/lap/laf" do menu do contrato Serão apresentados os campos cap/caf/lap/laf no cadastro de alarme do contrato. - Foi feita a carga da opção "Contratos de Engenharia" e dos campos "CEF", "ODI", "GRADE", "Apl." do tipo texto curto, para os clientes que já utilizam estes campos. 2) "Multas agregam ao valor do projeto" Caso esta opção seja selecionada, o valor das multas será deduzido do custo dos projetos que tem atividades relacionadas com o contrato. O valor da multa será dividido entre as atividades, de acordo com o fracionamento das atividades do evento gerador de pagamento. Exemplo: Condições : - A atividade 1 tem custo realizado de ,00 no projeto e peso 2 no fracionamento - A atividade 2 tem custo ,00 no projeto e peso 1 no fracionamento. - O evento gerou uma multa de 3.000,00 Resultado : - A atividade 1 possuirá custo realizado de 8.000,00 ( ) - A atividade 2 possuirá custo realizado de 4.000,00 ( )

8 3) "Campos de Apropriação": possibilidade de criação de campos relativos à apropriação. O cadastro de campo de apropriação contém os campos nome e tipo. Os tipos possíveis de campo são : data, hora, numérico inteiro, numérico decimal, texto longo, texto curto, múltipla escolha, única escolha, planos de contas (combo com todos os planos de contas da empresa), centros de custo (combo com todos os centros de custo do sistema), empresas (combo com todas as empresas do sistema) e áreas (combo com todas as áreas da empresa). Ao escolher as opções múltipla escolha e única escolha, o sistema deve apresentar opção de cadastro de alternativas. Os campos de apropriação são utilizados nas seguintes funcionalidades do sistema : - Cadastro de evento gerador de pagamento - Exportação de evento gerador de pagamento - Planejamento expresso do evento gerador de pagamento - Importação de contratos via XML - Visualização do boletim de medição em tela - Visualização do boletim de medição em PDF Por default foram criados os campos de apropriação "campo 1", "campo 2", "campo 3", "campo 4" e "campo 5", todos do tipo texto curto. O usuário pode então remover e alterar campos, sem exceder o máximo de 5 campos 7. Adicionar percentual das atividades no histórico de aprovação do boletim Na tela de boletins de medição do contrato, ao enviar uma medição para revisão, o sistema armazenará o percentual concluído de cada atividade associada ao contrato. Na tela de histórico do boletim, nas entradas com ação "enviado para medição", foi criado um botão chamado "Histórico das atividades", que apresentará tela com o nome da atividade e o percentual concluído, no momento do envio.

9 8. Salvar valor unitário do evento gerador de pagamento no aditivo de contrato No cadastro de contratos, o sistema preservará os valores dos boletins com status "finalizado". Desta forma, os valores dos boletins finalizados serão preservados. 9. Informar motivo ao alterar status do projeto Ao alterar o status de um projeto, será apresentada tela para cadastro de motivo da alteração de status

10 Os pontos do sistema que serão alterados são : - Tela de "Informações do projeto" na configuração do projeto, ao alterar um projeto. - Escopo do projeto ao aprovar ou reprovar um projeto - Lista de projetos no cadastro de projetos, ao aprovar ou reprovar um projeto - Menu do projeto -> utilitários -> enviar projeto para aprovação - Visualização do portfolio, ao aprovar ou reprovar um projeto - Menu meu channel -> pendências -> aprovações pendentes, ao aprovar ou reprovar um projeto 10. Alteração dos status dos projetos Foram feitas as seguintes alterações nos status do projeto: - Criação de novo status para o projeto em encerramento (conforme "suspenso") - Alteração do nome do status finalizado para encerrado - Alteração do nome do status proposta para iniciação ; O cadastro de projetos e todos os demais pontos do sistema que apresentam status do projeto foram alterados. 11. Internacionalização dos status dos projetos Os status dos projetos foram internacionalizados 12. Adicionar tendência do projeto na análise crítica No menu do projeto -> comunicação -> análise crítica, na tela de inclusão e alteração de análise crítica, foi adicionado campo "tendência", contendo as opções : "Dentro do planejado", "Iminência de estar fora do planejado" e "Fora do planejado". Este campo está disponível para utilização nos relatórios personalizados do projeto. Este campo não é obrigatório (existe a opção com nenhum valor selecionado).

11 13. Definir e adicionar colunas default do escopo do projeto No menu do projeto -> escopo, foram adicionas as seguintes colunas (relativas ao item de escopo): -Variação de prazo planejado x realizado: total em horas da data de término planejado data de término realizado -Atualização do cronograma: data da última alteração nos dados de execução da atividade. - VA (valor agregado): custo planejado para o progresso realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VA) - Variação do custo planejado/realizado: custo planejado custo realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VC)

12 No topo da coluna foram apresentadas as mesmas informações, porém relativas ao projeto (como ocorre com as colunas atuais). Somente usuários com permissão de ver custos podem ver as informações relativas à custo 14. Adição de campos nos relatórios personalizados No cadastro de relatórios personalizados (escritório de projetos -> relatórios -> relatórios personalizados), no cadastro de campos do relatório, foram adicionados novos campos : - Variação de prazo planejado x realizado: total em horas da data de término planejado data de término realizado - Atualização do cronograma: data da última alteração nos dados de execução da atividade. - VA (valor agregado): custo planejado para o progresso realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VA); - Variação do custo planejado/realizado: custo planejado custo realizado (mesma informação já apresentada no menu do projeto -> controle de desempenho > Eva detalhado > coluna VC); - Riscos identificados: quantidade de riscos cadastrados para o projeto; - Riscos finalizados: quantidade de riscos com status finalizado; - Riscos sem plano de resposta: quantidade de riscos identificados sem ação de resposta cadastrada; - Tempo em planejamento: quantidade de dias que o projeto ficou no status em planejamento ;

13 - Tempo em encerramento: quantidade de dias que o projeto ficou no status em encerramento. - Campos disponíveis somente para relatórios com módulo projetos ou portfólio. Estes campos serão apresentados na exportação do relatório para Excel. 15. Selecionar projetos no relatório personalizado No cadastro de relatórios personalizados, na aba "Informações do relatório", caso o módulo selecionado seja "projetos", serão apresentados os projetos para seleção, que serão salvos junto com o relatório personalizado. Será possível selecionar somente projetos das "Área(s) para busca de informações" do relatório. Não será obrigatório selecionar um projeto. Neste caso todos os projetos serão listados (comportamento atual do sistema). Na visualização do relatório, serão apresentados os projetos selecionados, não sendo possível selecionar outros projetos além destes para visualização. 16. Remover obrigatoriedade de ação para o risco No menu do projeto -> riscos -> riscos do projeto, ao criar um novo risco, foi removida a obrigatoriedade de cadastro de uma ação de resposta ao risco. 17. Workflow para aprovação de linhas de base a. Cadastro de aprovadores da linha de base No menu do projeto -> escopo -> linha de base, foi criada a opção "selecionar aprovadores".

14 - Os aprovadores são selecionados através de consulta na base de usuários do sistema. Somente usuários com perfil gerente ou gestor, independente de área. - É possível criar uma hierarquia de aprovações, permitindo que uma aprovação seja dependente da outra. Exemplo: O aprovador com prioridade 1 aprova, então o aprovador com prioridade 2 aprova. - Foi criada uma opção na configuração do projeto para definir a obrigatoriedade de aprovação de linha de base. Caso selecionada, deve ser obrigatório informar ao menos um aprovador. - A lista de aprovadores está ordenada por prioridade e por nome do aprovador em ordem alfabética. - Somente usuários com perfil administrador (total ou da área do projeto) podem alterar o aprovadores da linha de base. Caso os aprovadores sejam alterados, a aprovação da linha de base deve ser reiniciada. - Em caso de reprovação em alguma prioridade, o aprovador de prioridade consecutiva não pode aprovar. A linha de base deve possuir status "reprovada" e uma nova aprovação pode ser iniciada. - Enquanto a linha de base estiver em aprovação ou reprovada, não deve é possível visualizar a linha de base em qualquer ponto do sistema que não seja o cadastro de linhas de base. - Na lista de linhas de base é apresentada a coluna "Status", contendo os status "Em aprovação", "Aprovada" e "Reprovada". b. Envio de linha de base para aprovação No menu do projeto -> escopo -> linha de base, caso exista algum aprovador cadastrado para a linha de base : Na opção "gerar de linha de base", ao acionar o botão "gerar linha de base" : - O status da linha de base é "Em aprovação". - Será enviado um para o aprovador com prioridade 1, informando que há linhas de base para aprovação. O contém link para o login do Channel. Este comportamento será repetido para cada

15 prioridade das aprovações, sempre que houver uma nova aprovação. Exemplo: quando o aprovador de prioridade 1 aprovar, deve ser enviado para o aprovador de prioridade 2. - Quando um projeto sai de planejamento para execução (primeira linha de base) não precisa de aprovação, somente as demais precisam de aprovação. c. Aprovação de linha de base No menu Meu Channel -> Pendências, será apresentada a funcionalidade de aprovação de linhas de base pendentes: - São apresentadas somente as aprovações nas quais o usuário logado é responsável pela aprovação. A área do usuário logado vem pré-selecionada. - Caso o usuário reprove uma linha de base: Será necessário informar a justificativa Gerará um registro de histórico A aprovação sairá da lista. O gerente e cogerentes do projeto recebem um informando que a linha de base foi reprovada. O deve contém o histórico de aprovações e reprovações da linha de base. - Caso o usuário aprove : Gerará um registro de histórico 2. A aprovação sai da lista. 3. O próximo aprovador deve receberá um informando que há aprovações pendentes. 4. Caso seja o último aprovador da linha de base, o gerente e cogerentes do projeto recebem um e- mail informando que a linha de base foi aprovada. O deve conter o histórico de aprovações e reprovações da linha de base. - A lista de aprovações pendentes deve possuir um link para histórico. A lista de historico deve conter todas as aprovações e reprovações de linhas de base que o usuário logado é responsável pela aprovação. - A lista de aprovações deve conter link para visualização da linha de base.

16 Melhorias adicionais A associação de campos adicionais de projetos aos tipos de projeto será feita pelo cadastro de campos de projetos É possível incluir um campo adicional do tipo Cod. Seg. Contábil Foi incluso nas configurações do projeto a edição de Cod. Seg. Contábil Na alteração de status do projeto não é obrigatório cadastrar motivo para enviar para aprovação. Só é obrigatório quando cancela ou suspende. O relatório personalizado poderá ser filtrado por portfólio ou programa Um boletim de contrato só poderá ser enviado para aprovação se todos os eventos geradores de pagamento estiverem com apropriações preenchidas 18. Componente "Informação Restrita" do painel de controle Na configuração e na visualização do painel de controle foi criado um novo componente chamado "Informação Restrita".

17 A configuração do componente possui os campos: título, texto e imagem, e a ação "associar visualizadores". O campo título é obrigatório e o usuário poderá informar um texto e carregar uma imagem (é obrigatório informar o texto ou selecionar um arquivo). Será validado o tipo de arquivo para que seja carregado somente formatos de imagem. Será validado o tamanho do arquivo para que não exceda o tamanho máximo em bytes (3MB). Na ação "associar visualizadores" estão listados todos os usuários visualizadores do painel de controle para seleção de quais devem visualizar o componente. Será apresentada lista com filtros, paginação e colunas nome, perfil e área do usuário, ordenada pelo nome do usuário. Somente o usuário criador do componente tem acesso à posicionar, configurar e excluir o componente.

18 Quando permitida, a visualização do componente seguirá o mesmo comportamento dos componentes "Campo texto" e "Imagem" do painel de controle. Somente usuário visualizadores do campo restrito visualizarão o componente, os demais verão um espaço em branco no painel. Para configuração de um campo restrito, o usuário logado deverá confirmar sua senha de acesso ao Channel. O conteúdo do componente será armazenado criptografado no banco de dados. A criação, configuração e visualização do componente estarão logadas nas trilhas de auditoria do sistema.

19 19. Bloqueio de mudança de tipo de autenticação No cadastro de usuários, caso o usuário possua tipo de autenticação "Active Directory", somente usuários com nível de administração total poderão alterar o tipo de autenticação. Esta mesma regra também foi aplicada na importação de usuários via Excel, onde as alterações através da planilha não serão consideradas. Correções da versão Módulo projetos Otimizada a alteração do status do projeto ao gerar uma linha de base quando o mesmo está no status Em planejamento (CSCH-4038) Mural do projeto contabilizando corretamente a quantidade de mensagens (CSCH-5082) Módulo apontamentos Home Corrigida inconsistência em cenários específicos ao realizar apontamento avulso (CSCH-5196) Link relatórios filtrando corretamente a instância (CSCH-5172) Menu do Channel sendo apresentado corretamente quando o nome do projeto possui caracteres especiais (CSCH-5202)

20 Instruções Limpeza do cache do navegador Realize a limpeza do cache do navegador após a atualização do Channel no seu ambiente. Para isso, realize o procedimento abaixo: o Com a janela do navegador aberto, digite simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + Del o Em seguida, será apresentada uma nova janela com as informações dos dados de navegação. Selecione as opções, conforme as telas abaixo: Internet Explorer o Após, clique na opção Excluir e realize um novo acesso ao Channel

21 Mozilla Firefox o Após, clique na opção Limpar agora e realize um novo acesso ao Channel

22 Chrome o Após, clique na opção Limpar dados de navegação e realize um novo acesso ao Channel

23 Abrir chamados com a Central de Serviços Havendo dúvidas referente ao sistema ou ao identificar um problema, mande um para suporte_channel@jexperts.com.br, informando: o Versão do Channel (visível no menu "?") o Navegador e versão utilizado o Perfil do usuário no Channel o Descrição do problema o Mensagem de erro apresentada o Passo a passo para reprodução do erro o Arquivos complementares (quando possível): Print screen da tela com o erro apresentado Log do sistema (arquivo jboss/server/channel/log/server.log) Ao reportar o problema você receberá um confirmando o cadastro do mesmo. Caso você não receba, entre em contato com nossa equipe. O usuário que efetuou o registro da solicitação poderá acompanhar sua solicitação diretamente no sistema de atendimento através do link

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013

Version Notes (Notas da versão) Versão 4.11.1.7-26-02-2013 Florianópolis, 26 de fevereiro de 2013. Abaixo você confere as características e funcionalidades da nova versão 4.11.1.7 do Channel. Para quaisquer dúvidas ou na necessidade de maiores esclarecimentos,

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014

Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS. Curitiba, Julho de 2014 Apresentando o novo modelo de atendimento Centro Marista de Serviços - CMS Curitiba, Julho de 2014 Vamos à prática: Como abrir um chamado? Entre na ferramenta com seu login e senha de rede (a mesma que

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

http://web.asplan.com.br/aspnet

http://web.asplan.com.br/aspnet MANUAL DE IMPLANTAÇÃO ASPNET 2.0 Cliente http://web.asplan.com.br/aspnet Revisão 10/2010 1. COMO ACESSAR O ASPNET O cadastramento dos usuários Clientes é de responsabilidade dos setores do Escritório Contábil,

Leia mais

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal

TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR. SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal TREINAMENTO DE USUÁRIO APROVADOR/HOMOLOGADOR SIPPES Sistema de Pagamento de Pessoal Sumário CONFIGURAR ORGANIZAÇÃO MILITAR 1. USUÁRIOS... 6 1.1. Administrador de Parâmetros Cadastrais OM... 6 2. PRÉ-CONDIÇÕES...

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1

Manual do Usuário. Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Manual do Usuário Manual do Usuário - Versão 1.0. 1 Índice 1. Visão Geral... 3 2. Acessar o sistema... 3 3. Módulo Inicial... 6 3.1. Cabeçalho do sistema... 6 3.2. Fale Conosco... 6 3.3. Meu Cadastro...

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

4. SISTEMA PORTAL SUPORTE IMPORTANTE

4. SISTEMA PORTAL SUPORTE IMPORTANTE 4. SISTEMA PORTAL SUPORTE IMPORTANTE Em caso de possuir um chamado aberto acompanhe até finalizar, pois é através da Aba Mensagem que o técnico pode solicitar outras informações detalhadas para solução.

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9

Channel. Visão Geral e Navegação. Tutorial. Atualizado com a versão 3.9 Channel Visão Geral e Navegação Tutorial Atualizado com a versão 3.9 Copyright 2009 por JExperts Tecnologia Ltda. todos direitos reservados. É proibida a reprodução deste manual sem autorização prévia

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título...

1. Instalação do Remessa Q Prof... 3. 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8. 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8. 4. Aba Título... SUMÁRIO 1. Instalação do Remessa Q Prof... 3 2. Trabalhando com o Remessa Q Prof... 8 3. Botão Opções e suas Funcionalidades... 8 4. Aba Título... 9 5. Aba Cheque... 21 5.2. Exemplo de CMC7... 24 6. Importação

Leia mais

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial...

1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3. 3. Configurações... 6. 4. Relacionamento... 8. 5. Folha de Pagamento esocial... 1. Plataforma Sage... 2 2. Primeiro Acesso... 3 1.1. Conhecendo a Plataforma... 4 1.2. Seleção da Empresa de Trabalho... 4 1.3. Sair do Sistema... 5 1.4. Retornar a tela principal... 5 3. Configurações...

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

GUIA DE USUÁRIO - GU-

GUIA DE USUÁRIO - GU- 1/22 Revisão 00 de 20//12 1. OBJETIVO Orientar o usuário para a pesquisa e visualização detalhada de todas as ordens de compra emitidas, emitir confirmações de aceite, submeter solicitação de alteração,

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

CLM ONLINE. Documento CLM Controller Reprodução e divulgação proibidas

CLM ONLINE. Documento CLM Controller Reprodução e divulgação proibidas CLM ONLINE Doc.: Manual do Usuário Versão: V 2.0 Data: 18 de setembro de 2014 CLM Controller Rua João Anes, 122 Lapa São Paulo SP Tel. + 55 11 36 43 56 00 Fax + 55 11 36 43 56 03 Copyright 2014 CLM Controller

Leia mais

Instruções de Acesso. Portal de Cliente. Próximo

Instruções de Acesso. Portal de Cliente. Próximo Instruções de Acesso Portal de Cliente Primeiramente, confira a configuração de pop-up e versão do seu navegador, conforme instruções abaixo: Os navegadores e versões homologadas, são: Internet Explorer

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015

REMOÇÃO 2015 Versão 10/04/2015 Versão 10/04/2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 03 ACESSANDO O SISTEMA... 04 CONSULTA DE VAGAS... 06 CRIAR SOLICITAÇÃO PARA REMOÇÃO 2015... 09 PREENCHENDO A COMARCA/FORO... 10 ALTERANDO A SOLICITAÇÃO CADASTRADA...

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual de Utilização Sistema de Gestão de Campanha Módulo Indústria

Manual de Utilização Sistema de Gestão de Campanha Módulo Indústria Manual de Utilização Sistema de Gestão de Campanha Módulo Indústria 2 Índice / Sumário 1. Introdução ao Sistema 2. Fluxo de Adesão 3. Email Cadastro 4. Email Convite 5. Acesso ao Sistema 6. Pagina Inicial

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet

MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet MANUAL DO PROGRAMA CSPSNet Qualquer dúvida entre em contato: (33)32795093 01 USUÁRIO/CSPSNet O sistema CSPSNet está configurado para funcionar corretamente nos seguintes browsers: Internet Explorer 8.0,

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office

Treinamento. Módulo. Escritório Virtual. Sistema Office. Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office Treinamento Módulo Escritório Virtual Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual do sistema Office 1. Atualização do sistema Para que este novo módulo seja ativado,

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014)

Versão 1.15. Portal StarTISS. Portal de Digitação e Envio do Faturamento. Manual de Utilização. Versão 1.15 (Agosto/2014) Versão 1.15 Portal StarTISS Portal de Digitação e Envio do Faturamento Manual de Utilização Versão 1.15 (Agosto/2014) Conteúdo 1. CONTATOS... 1 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 1 3. ACESSANDO O PORTAL STARTISS...

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 TUTORIAL SIEX ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CADASTRO DE AÇÃO DE EXTENSÃO DO LOGIN AO FORMULÁRIO DE CADASTRO... 3 1. Como acessar ao formulário de inscrição de proposta... 3 2. Quais os passos de preenchimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE Versão 1.0 24/01/2012 1

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD. Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv.

Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD. Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv. Tutorial de utilização do Sistema de Ordem de Serviço SISORD Para utilizar o sistema, acesse o endereço https://producao.cedaf.ufv.br/sisordcaf Automaticamente será mostra a tela de login dos sistemas

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado

Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Manual para cadastro de associado na Central de Atendimento ao Associado Cadastro de associado e emissão de boletos na Central de Atendimento On-line Objetivo Orientar o associado sobre o cadastro inicial

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados 03/09/2014 Sindicamp SUPORTE SINDICAMP http://www.sindicamp.org.br 1 SUMÁRIO 1-) SENHA MASTER... 3 2-)CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS... 4 3-) INFORMAÇÕES PARA

Leia mais

Funcionalidade da Aba Pesquisador

Funcionalidade da Aba Pesquisador Funcionalidade da Aba Pesquisador Versão 1.0 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento *Atenção! Para sugestões, no intuito de aprimorar os manuais

Leia mais

Extrato Financeiro Manual de Usuário 02/05/2012 FAPESP

Extrato Financeiro Manual de Usuário 02/05/2012 FAPESP Extrato Financeiro Manual de Usuário FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Acesso ao formulário para geração do extrato... 3 Como gerar o extrato financeiro... 5 Conteúdo do extrato... 9 Anexo I Dúvidas / problemas

Leia mais

Manual do Usuário Sistema APR Web. Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web

Manual do Usuário Sistema APR Web. Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web Manual do Usuário Sistema APR Web Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web Belo Horizonte Novembro de 2015 SUMÁRIO APR Web 1 Introdução... 5 2 Objetivo... 5 3 Acessar o sistema

Leia mais

Procedimento Documentado. Sistema de Homologação de Cobrança. Versão 1.0. Departamento de Produtos e Serviços Página 1

Procedimento Documentado. Sistema de Homologação de Cobrança. Versão 1.0. Departamento de Produtos e Serviços Página 1 Procedimento Documentado Sistema de Homologação de Cobrança Versão 1.0 Departamento de Produtos e Serviços Página 1 Histórico Data Versão Descrição Responsável 14/03/2014 1.0 Criação do Procedimento Documentado

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1

Manual do Usuário Central de Agendamento. Versão 1.1 Manual do Usuário Central de Agendamento Versão 1.1 Maio, 2014 Central de Agendamento Manual de utilização Tribunal de Justiça do Estado da Bahia Setor: Coordenação de Sistemas - COSIS Histórico de Revisões

Leia mais

Manual do Usuário Sistema APR Web. Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web

Manual do Usuário Sistema APR Web. Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web Manual do Usuário Sistema APR Web Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web Belo Horizonte Março de 2015 SUMÁRIO APR Web 1 Introdução... 5 2 Objetivo... 5 3 Acessar o sistema APR

Leia mais

MANUAL TISS Versão 3.02.00

MANUAL TISS Versão 3.02.00 MANUAL TISS Versão 3.02.00 1 INTRODUÇÃO Esse manual tem como objetivo oferecer todas as informações na nova ferramenta SAP que será utilizada pelo prestador Mediplan, a mesma será responsável para atender

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

MANUAL LOJA VIRTUAL - PORTAL PHARMA LINK

MANUAL LOJA VIRTUAL - PORTAL PHARMA LINK Data: Abril de 2014 MANUAL LOJA VIRTUAL - PORTAL PHARMA LINK ÍNDICE Objetivo:... 2 Premissas:... 2 1 CADASTRO NA LOJA VIRTUAL... 3 1.1 Acesso...3 1.2. Cadastrar Loja...3 1.3 Ativação de Cadastro...6 1.3.1

Leia mais

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001 Versão 001 MOEBIUS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. PROCEDIMENTO PARA AUMENTO DA PERFORMANCE...4 3. ACESSO AO SISTEMA...5 4. PALAVRAS CHAVE...6 5. PAGINA INICIAL...7 6. STATUS DO

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Eventos Anulação e Retificação

Eventos Anulação e Retificação MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Eventos Anulação e Retificação

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. CERBERUS Manual do sistema Versão 1.0 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CERBERUS Manual do sistema HISTÓRICO DA REVISÃO Data Versão Descrição Autor 07/08/2014 1.0 Criação do documento Antonio Rogério da Costa Silva LISTA DE FIGURAS

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de operação Perfil Cartório CERTUNI Versão 1.0.0 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Departamento de Inovação Tecnológica Divisão de Tecnologia da Informação Sumário LISTA DE FIGURAS... 2

Leia mais

Módulo de Acesso Remoto

Módulo de Acesso Remoto Módulo de Acesso Remoto Manual do Usuário Página 1 de 30 Índice 1. Introdução 3 1.1. Objetivos deste documento 3 2. Requisitos do Sistema 4 2.1. Acrobat Reader 4 2.2. Pop Up Liberados 4 3. Acesso ao Sistema

Leia mais