Ficha técnica. O que é a Digestão? Qual o percurso que os alimentos seguem no nosso organismo? Qual é o papel da saliva na digestão dos glúcidos?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha técnica. O que é a Digestão? Qual o percurso que os alimentos seguem no nosso organismo? Qual é o papel da saliva na digestão dos glúcidos?"

Transcrição

1

2 Ficha técnica Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Coordenação científica: Margarida Figueiredo Maria do Rosário Martins António Candeias José Eduardo Castanheiro Design: Hugo Marques Entidades promotoras: Universidade de Évora Direcção Regional de Educação Câmara Municipal de Évora Câmara Municipal de Montemor Câmara Municipal de Arraiolos Projecto financiado pelo Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Março de 2007 O que é a Digestão? Qual o percurso que os alimentos seguem no nosso organismo? Qual é o papel da saliva na digestão dos glúcidos? Como se pode evitar ou tratar uma indigestão? A transformação dos alimentos em substâncias mais simples, que ocorre ao longo do tubo digestivo, designa-se por digestão. O sistema digestivo é constituído pelo tubo digestivo e pelos órgãos anexos: glândulas salivares, fígado e pâncreas. O tubo digestivo é formado por: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

3 Actividade 3.1- Digestão A digestão inicia-se na boca, onde os alimentos são triturados e mastigados pela acção dos dentes e da língua e misturados com a saliva, segregada pelas glândulas salivares, formando-se o bolo alimentar. A saliva contém uma enzima* chamada amilase salivar que inicia a digestão dos glúcidos, como o açúcar (sacarose) e o amido. Após a formação do bolo alimentar na boca, este passa para a faringe (deglutição), depois para o esófago e depois para o estômago, onde os compostos são misturados com o suco gástrico e digeridos por acção de ácidos e de enzimas*. Depois, o alimento digerido é empurrado através de uma outra válvula, o piloro, para o intestino delgado onde é misturado com os sucos pancreático, intestinal e bílis que contém enzimas* do pâncreas que ajudam a digerir glúcidos (amilase pancreática), proteínas e gorduras. Glândulas salivares Fígado Faringe Boca Esófago Digestão Poderás também aprofundar os teus conhecimentos sobre o percurso que os alimentos seguem no nosso organismo, desenhando, em cartolina, um cartaz com o tubo digestivo. Após a digestão, as substâncias são absorvidos pelos vasos sanguíneos e linfáticos e são transportados a todas as partes do corpo. Os alimentos não digeridos passam para o intestino grosso e são expelidos no bolo fecal. * Enzima substância produzida pelo organismo que tem como função acelerar os processos químicos que ocorrem no ser vivo. Pâncreas Intestino Grosso Ânus Intestino Delgado Estômago Figura do sistema digestivo humano: tubo digestivo e órgãos anexos.

4 Actividade 3.1- Digestão Actividade 3.1- Digestão Nesta actividade vamos estudar o papel da saliva e do ácido clorídrico na digestão dos alimentos, especialmente dos glúcidos. O que vamos precisar Atenção! Deves trabalhar no laboratório com óculos de segurança. Cuidado com a placa de aquecimento. Se lhe tocares, quando ligada, podes queimar-te!... Deves usar óculos de segurança. Tubo de ensaio Vamos ver e registar o que vai acontecer! Agora vamos fazer (COM CUIDADO) 1º Num copo coloca água até cerca de 2/3 da sua capacidade. Coloca-o em cima da placa de aquecimento. Controla a temperatura e com a ajuda de um termómetro tenta manter a água a cerca de 37ºC. Água destilada Açúcar Saliva (amilase) Solução de amido Solução de ácido clorídrico Solução de iodo Óculos de segurança 5 conta-gotas 1 copo de 500 ml 2 provetas de 10 ml 7 tubos de ensaio Placa de aquecimento Termómetro 6 Varetas Caneta de acetato Após trabalhar com produtos químicos deves lavar bem as mãos com muita água e sabão. Placa de Aquecimento Proveta 2º Numera 6 tubos de ensaio com uma caneta de acetato. 3º Com a ajuda de uma proveta, coloca 5 ml de solução de amido em 4 desses tubos (1 4). Nos tubos 5 e 6 coloca 5 ml de água destilada 4º Regista a coloração do amido 5º No tubo 5 adiciona um pouco de açúcar. Agita bem e regista a coloração da sacarose (açúcar). 6º No tubo 6 adiciona um bocadito de miolo de pão, o mais desfeito possível. Agita bem com a ajuda de

5 Actividade 3.1- Digestão uma vareta. Transfere a parte líquida para outro tubo que passará a ser considerado o tubo 6. 7º Coloca os tubos de ensaio no banho de água a cerca de 37ºC durante 10 minutos. Actividade 3.1- Digestão 12º Deixa os tubos com cor azul no banho e continua a observar até que desapareça esta cor. Podes aumentar a temperatura até 50ºC. Regista o tempo que a cor azul demorou a desaparecer. Vamos registar o que aconteceu no Quadro 1: 8º Adiciona uma gota de solução de iodo a todos os tubos. Agita utilizando uma vareta diferente em cada tubo. Observa e regista a cor de cada uma das soluções no quadro 1. 9º Adiciona um pouco de saliva aos tubos 2, 3 e 6 e agita. Mantém os tubos no banho. Observa e regista a cor da solução de cada um dos tubos no quadro 1. Nº do tubo Conteúdo Cor após a adição de Iodo Cor após a adição de Saliva Ácido clorídrico Tempo que demorou a desaparecer a cor azul (50ºC) 10º Adiciona 5 gotas de ácido clorídrico aos tubos 3 e 4. Agita e põe no banho. 4 11º Aguarda 5 minutos e depois adiciona 1 gota de solução de iodo a cada um dos tubos de ensaio. Observa se há mudança de cor. Regista as observações no quadro Nota: O tubo 1 serve para comparar com os restantes tubos.

6 Actividade 3.1- Digestão Actividade 3.1- Digestão? Agora tenta responder a estas questões 1- Compara o resultado do teste com o iodo no tubo que continha amido e água (tubo 1) com os tubos que continham: 1a) água e sacarose 1b) água e miolo de pão 2- Que informação dá o aparecimento de uma cor azul no teste do iodo? 3- Compara o resultado do teste com iodo no tubo de ensaio que continha só amido e água (tubo 1) com o tubo que continha amido e saliva (tubo 2). 4- Quando comemos produz-se mais saliva. Qual será o papel desempenhado pela amilase salivar? 5- Achas que a saliva ainda actua quando chega ao estômago? Porquê?

7 Actividade 3.1- Digestão Queres saber um pouco mais?? Os glúcidos também chamados de hidratos de carbono são compostos que fazem parte integrante de todas as refeições que comemos e estão presentes em muitos alimentos, com excepção das gorduras, ovos, carne e peixe. A glucose e a frutose são glúcidos simples, constituídos apenas por uma unidade. A sacarose (açúcar), já é um pouco mais complexa porque é constituída por 2 unidades (glucose e frutose). O amido é um glúcido constituído por várias unidades de glucose ligadas entre si para formar uma cadeia. Encontra-se sobretudo nos vegetais e derivados (arroz, massas, pão), na batata, etc. No amido, as ligações entre as várias unidades de glucose podem ser destruídas por enzimas do nosso organismo, de modo a libertar unidades simples de glucose. A este processo chama-se hidrólise**. As soluções de amido coram de azul na presença de iodo enquanto que a dos glúcidos mais simples, como a sacarose e a glucose, ficam incolores. Nesta experiência, pretende-se demonstrar como ocorre a hidrólise** dos glúcidos fazendo a digestão do amido de dois modos diferentes: com saliva e com ácido clorídrico. As soluções de amido contendo saliva e ácido clorídrico devem ser observadas em intervalos de tempo regulares para garantir que a hidrólise** é completa. O teste é feito com uma gota de solução de iodo. Se a reacção for completa, isto é, se todo o amido for hidrolisado, a solução fica incolor. O teste efectuado com a saliva e o ácido clorídrico mostra que a enzima existente na saliva (amilase) é desactivada pela acidez elevada existente no estômago. De modo semelhante, outras moléculas constituintes dos alimentos como as proteínas e as gorduras são digeridas por acção de enzimas especializadas, muitas delas produzidas pelo pâncreas, (proteases que hidrolisam as proteínas e lipases que hidrolisam as gorduras). ** Hidrólise - Processo no qual ocorre o rompimento das ligações entre as várias unidades, por reacção com a água, na presença de enzimas específicas. Atenção! Os reagentes químicos devem ser manuseados com cuidado, não se devem cheirar nem provar! Os medicamentos não se podem tomar sem indicação médica!... Indigestão Nesta actividade vamos estudar a eficácia dos antiácidos para evitar a indigestão. O que vamos precisar Água destilada Indicador universal Solução de ácido clorídrico diluído Medicamentos antiácidos: Leite de Magnésia Philipps (gel) Kompensan (pastilhas) Pepsamar (comprimidos) 3 copos de 250 ml 1 proveta de 100 ml 3 varetas Conta gotas Actividade 3.2- Indigestão

8 Actividade 3.2- Indigestão Actividade 3.2- Indigestão Agora vamos fazer 1º Num copo de 250 ml coloca cerca de 100 ml de água destilada. 2º Adiciona 2 gotas de ácido clorídrico. Agita com a vareta de vidro para misturar bem. Observa e regista a cor da solução. 3º Adiciona ao copo 4 a 5 gotas de indicador universal. Agita com a vareta de vidro para misturar bem. Observa e regista a cor e o ph da solução. 4º Compara a cor da solução com a escala de cor indicada no rótulo do indicador universal que utilizaste. O que será que vai acontecer? Vamos registar 5º Deita no copo 1 gota de leite de Magnésia de cada vez, agita e espera para veres a mudança de cor. Adiciona outra gota, agita e observa se a cor se altera. Não adiciones mais quando a solução atingir uma cor permanente. Quantas gotas adicionaste? 6º Observa e regista as mudanças de cor, indica os correspondentes valores de ph e o tempo que demorou a atingir a cor final. 7º Repete a experiência com outros medicamentos. Antiácido : Regista a coloração da solução e os valores de ph antes e depois da dissolução de 1 pastilha ou comprimido. Antiácido : Regista a coloração da solução e os valores de ph antes e depois da dissolução de 1 pastilha ou comprimido.

9 Actividade 3.2- Indigestão Actividade 3.2- Indigestão Queres saber um pouco mais? Nesta experiência utilizámos o Leite de Magnésia e outros antiácidos que reagem com o ácido clorídrico diluído. Na presença de um indicador universal é possível observar as variações de ph que são acompanhadas de variações na coloração da solução. As soluções com ácido clorídrico são ácidas e tem valores de ph semelhantes aos valores de ph do estômago. A neutralização dos ácidos é geralmente mais rápida usando suspensões do que usando comprimidos. As pastilhas são normalmente de actuação mais lenta, no entanto, a sua dissolução gradual na boca possibilita uma acção igualmente eficaz na neutralização dos ácidos no organismo. Agora tenta responder a estas questões 1- As mudanças de cor que observaste devem-se a alterações do ph da solução. Como é que o ph mudou após a adição de um antiácido? 2- O leite de Magnésia é um antiácido. Como variou o ph da solução após a sua adição? Como actua um antiácido? 3- Observaste alterações no comportamento dos outros antiácidos comparativamente ao leite de Magnésia? Os antiácidos são medicamentos que têm como principal finalidade neutralizar a acidez do estômago, isto é, reduzem a acidez, tornando o ph mais próximo do ph da água destilada. O princípio activo do Leite de Magnésia é o hidróxido de magnésio. Quando este se adiciona ao ácido, neutraliza-o e o excesso dissolve-se formando uma solução básica. Quando adicionamos um indicador universal a uma solução esta adquire uma cor diferente consoante o valor de ph. A solução de água com ácido clorídrico diluído tem um ph de cerca de 4. Quando adicionas o indicador à solução de ácido clorídrico esta adquire uma coloração que indica que a solução está ácida. À medida que adicionas os antiácidos a solução vai mudar de cor e passar a neutra (ph = 7) e depois a básica (ph=9-10).

10 Actividade proposta: Constrói uma escala de ph, desenhando 15 rectângulos, como está na figura, abaixo. Os valores de ph variam entre 0 e 14. Depois poderás colorir cada um dos valores de ph com a cor indicada no folheto do indicador e que também observaste durante a experiência. Ao lado dos valores de ph correspondentes, coloca o nome de alguns alimentos, como está na figura. Aumento da acidez Neutro sumo de limão, vinagre, sumo de laranja sumo de tomate café leite, urina, saliva água pura, sangue água do mar suco gástrico E não te esqueças! Para que o sistema digestivo se mantenha saudável é importante: Sabias que alguns alimentos são ácidos e outros básicos? Sabias que alguns fluidos biológicos têm valores de ph muito diferentes? O sangue é neutro (ph=7), o líquido do estômago é ácido (ph=2) e o do intestino é básico (ph=9). Aumento da basicidade leite de Magnésia - Manter os dentes saudáveis através dos cuidados de higiene dentária Deves lavar sempre muito bem os dentes!... - Mastigar muito bem os alimentos (É importante comer devagar). - Manter uma alimentação equilibrada e não comer grande quantidade de alimentos numa refeição. - Evitar exercícios violentos após as refeições.

11 Parabéns! Terminaste mais uma actividade.

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Ficha técnica Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Coordenação científica: Margarida Figueiredo Maria do Rosário Martins António Candeias José Eduardo Castanheiro Design: Hugo Marques

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. intestino grosso glândulas salivares fígado. estômago esófago boca Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado estômago esófago boca faringe intestino delgado pâncreas O sistema digestivo humano é constituído

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Completa o texto com os termos: Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares fígado Conteúdo: Sistema Digestivo: Constituição FICHA DE TRABALHO 1 intestino grosso glândulas salivares

Leia mais

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea

Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus. Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea Sistema Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares Fígado Pâncrea A maioria dos mamíferos mastiga o alimento

Leia mais

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Ficha técnica Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Coordenação científica: Margarida Figueiredo Maria do Rosário Martins António Candeias José Eduardo Castanheiro Design: Hugo Marques

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017

SISTEMA DIGESTÓRIO. 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 SISTEMA DIGESTÓRIO 8º ano/ 2º TRIMESTRE Prof Graziela Costa 2017 Tubo Digestório Boca -Faringe - Esôfago - Estômago - Intestino Delgado - Intestino Grosso Reto - Ânus Glândulas Anexas: Glândulas Salivares

Leia mais

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana.

Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana. Sistema digestivo Ciências Naturais 9.º ano Fonte: Planeta Terra Santillana http://isidrodafonseca.wordpress.com Porque nos alimentamos? Todos os seres vivos necessitam de obter matéria e energia permitem

Leia mais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais

Principais constituintes dos alimentos. Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Principais constituintes dos alimentos Glícidos Lípidos Prótidos vitaminas água sais minerais Nutrientes e seus constituintes GLÍCIDOS ou HIDRATOS DE CARBONO Função: O seu papel principal é fornecer a

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Digestório Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Sistema Digestório Humano Parte 1 Prof.ª Daniele Duó Função O organismo recebe os nutrientes através dos alimentos. Estes alimentos têm de ser transformados em substâncias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Nome N º Ano/Turma 1. Leia atentamente a lista seguinte: pão, proteínas, arroz, alface, laranja, vitaminas e glícidos. a) Indique os que

Leia mais

V OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS MULTICELULARES

V OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS MULTICELULARES ES JOSÉ AFONSO 10/11 PROFª SANDRA NASCIMENTO UNIDADE 1 Obtenção de Matéria V OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS SERES HETEROTRÓFICOS MULTICELULARES Digestão extracelular e extracorporal 2 Os filamentos que compõem

Leia mais

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência

Ficha técnica. Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Ficha técnica Título: Caderno de Actividades Rede C3 Crescer com Ciência Coordenação científica: Margarida Figueiredo Maria do Rosário Martins António Candeias José Eduardo Castanheiro Design: Hugo Marques

Leia mais

Nutrição e metabolismo celular

Nutrição e metabolismo celular Nutrição e metabolismo celular Nutrição - Conjunto de processos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários à sua sobrevivência. Ocorre desde a entrada do alimento no corpo até à passagem dos nutrientes

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA

CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de Escolaridade SISTEMA DIGESTIVO ALIMENTOS E NUTRIENTES MORFOLOGIA E FISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 FUNÇÕES DOS NUTRIENTES Nutrientes Energéticos Plásticos Reguladores Funções

Leia mais

2.3. Sistema Digestivo

2.3. Sistema Digestivo Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Sistemas de Órgãos e Metabolismo Celular Nutrientes Energia CÉLULA Dióxido de Carbono Oxigénio Água Água Mitocôndria Os sistemas de órgãos

Leia mais

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano

Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo. Exploratório 9 l Ciências Naturais 9.º ano Importância do sistema digestivo para o equilíbrio do organismo Em que consiste a nutrição e quais são as suas etapas? A nutrição consiste no processo através do qual os organismos asseguram a obtenção

Leia mais

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01

Enfermagem Médica. EO Karin Bienemann Coren AULA 01 Enfermagem Médica EO Karin Bienemann Coren 162281 AULA 01 Saúde x Doença Saúde: Completo bem estar físico, mental e espiritual. Homeostasia: Equilíbrio. Doença: Perturbação da saúde. Sistema Digestório

Leia mais

Sistema Digestivo. Prof a : Telma de Lima. Licenciatura em Biologia. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Sistema Digestivo. Prof a : Telma de Lima. Licenciatura em Biologia. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Sistema Digestivo Prof a : Telma de Lima Licenciatura em Biologia Função O Sistema Digestivo é um conjunto de vários órgãos que têm como

Leia mais

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano

UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO. Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano UMA VIAGEM AO CORPO HUMANO Professor: Mário Castro CED. Taquara 8º / 9º Ano - 2017 DESVENDAR A HISTÓRIA DA DIGESTÃO E ABSORÇÃO VIDA VISÃO GERAL Composto por dois grupos: 1. Trato gastrintestinal = tubo

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO

SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO ALUNO (A): Nº: TURMA: DATA: / / PROFESSOR (A): Graziela Costa DISCIPLINA: Ciências SISTEMA DIGESTÓRIO - GABARITO 1. (FEI-SP) Popularmente se diz que o sistema digestório é responsável pela digestão dos

Leia mais

O sistema digestivo. É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Boca. Glândulas salivares. Faringe. Fígado. Esófago.

O sistema digestivo. É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Boca. Glândulas salivares. Faringe. Fígado. Esófago. Sistema digestivo O sistema digestivo É composto pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. Tubo digestivo Boca Faringe Esófago Estômago Intestino delgado Glândulas anexas Glândulas salivares Fígado

Leia mais

JOÃO E A DIGESTÃO JOÃO PAULA OI, COLEGA! COM A PAULA A GENTE APRENDE SOBRE A DIGESTÃO ATÉ MESMO NA HORA DO LANCHE! QUER VER?

JOÃO E A DIGESTÃO JOÃO PAULA OI, COLEGA! COM A PAULA A GENTE APRENDE SOBRE A DIGESTÃO ATÉ MESMO NA HORA DO LANCHE! QUER VER? JOÃO E A DIGESTÃO JOÃO OI, COLEGA! COM A PAULA A GENTE APRENDE SOBRE A DIGESTÃO ATÉ MESMO NA HORA DO LANCHE! QUER VER? PAULA JOÃO E A DIGESTÃO Por Ana Maria Cera Forgiarini, 2010. Roteiro, projeto gráfico,

Leia mais

Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva

Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva Digestão enzimática do amido de milho pela ptialina da saliva Objetivos: Gelatinização de amido de milho Digestão de amido de milho gelatinizado com amilase salivar Digestão de amido de milho gelatinizado

Leia mais

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas.

a) A digestão enzimática de carboidratos só se inicia no duodeno. b) O meio ácido do estômago inativa todas as enzimas digestivas. Nome: Nº Ano: 8º Turma: Ensino Fundamental II 2ª Etapa Data: ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO - CIÊNCIAS Profª.: Luciana Cardinali QUESTÃO 1 (MACK - adaptada) Assinale a alternativa correta a respeito do processo

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA DIGESTÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Conjunto de órgãos que realizam a ingestão dos alimentos, sua digestão e a absorção dos produtos resultantes;

Leia mais

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo.

A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. Science Photo Library/Latinstock A maioria dos alimentos precisa ser transformada para entrar nas células e realmente nutrir o organismo. O que acontece com o amido de um sanduíche de queijo na boca? E

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO Constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O trato digestório é um tubo oco, longo e sinuoso de 10 a

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA

SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO MÓDULO 7 FISIOLOGIA SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório, responsável pela quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes, é composto pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas.

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. voltar índice próximo CIÊNCIAS. Unidade º ANO» UNIDADE 1» CAPÍTULO 3 HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS Unidade 41 www.sejaetico.com.br 8º ANO ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO NO SER HUMANO Índice ÍNDICE Por que nos alimentamos? www.sejaetico.com.br 3 Por que nos alimentamos? Os

Leia mais

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo

SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo SESC - Cidadania Prof. Simone Camelo O que é a digestão? Conjunto de reações químicas com a função de degradar o alimento, transformando-o em nutrientes. Enzimas - Amido Amilases Glicoses - Proteína Proteases

Leia mais

Reações químicas. Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base

Reações químicas. Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base Reações químicas Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base Soluções ácidas e básicas Ciências Físico-Químicas O que são soluções ácidas? E soluções básicas? Algumas

Leia mais

Reacções químicas. Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base

Reacções químicas. Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base Reacções químicas Soluções ácidas e básicas Indicadores ácido-base Escala de ph Reacções ácido-base Soluções ácidas e básicas Ciências Físico-Químicas O que são soluções ácidas? E soluções básicas? Algumas

Leia mais

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas.

1- TURMA A. Biologia. a) proteínas. b) glicídios. c) lipídios. d) lipídios e glicídios. e) lipídios e proteínas. Biologia Atividade de classe Gabarito 2 os anos Tatiana mar/12 1- TURMA A 1- (PUCCamp modificada) Os fenilcetonúricos têm falta de uma enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Para

Leia mais

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório

APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Digestório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Sistema Digestório Desempenha a função de mastigação, insalivação e deglutição; digestão; absorção de nutrientes e água; e defecação. Compreende

Leia mais

DIGESTÓRIO PARA ESTUDANTES DE SAÚDE

DIGESTÓRIO PARA ESTUDANTES DE SAÚDE stмa DIGESTÓRIO PARA ESTUDANTES DE SAÚDE mussejereissati@hotmail.com www.mussejereissati.com @mussejereissati O Sistema Digestório: É constituído pelo tubo digestivo e órgãos anexos. O tubo digestivo tem

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profª Ana Gardênia Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Ana Gardênia SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Definição Nutrição Alimentos Anatomia Fisiologia www.infopedia.pt/$sistema-digestivo,2 Digestão É o conjunto de transformações

Leia mais

Resumo para o 1º teste de Ciências Naturais: 6ºano. Matéria: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nos animais.

Resumo para o 1º teste de Ciências Naturais: 6ºano. Matéria: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nos animais. Resumo para o 1º teste de Ciências Naturais: 6ºano Matéria: Trocas nutricionais entre o organismo e o meio, nos animais. Nota: Este resumo foi baseado no livro: Caldas, I. & Pestana, I. (2015). Ciências

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi

Sistema digestório. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível:   SISTEMA DIGESTÓRIO. Msc. Bruno Aleixo Venturi Sistema digestório Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br SISTEMA DIGESTÓRIO Msc. Bruno Aleixo Venturi ? A digestão começa pela boca Funções Mecânica Transporte

Leia mais

ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES. Modelo Molecular Geometria da Molécula Fórmula de Estrutura

ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES. Modelo Molecular Geometria da Molécula Fórmula de Estrutura ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES 1. Constrói alguns modelos moleculares, de modo a representares a geometria de algumas moléculas. Para isso usa plasticina (branca, vermelha, azul e preta) e liga

Leia mais

Actividade Enzimática enzima amilase

Actividade Enzimática enzima amilase Actividade Enzimática enzima amilase O que se pretende..seleccionar o material necessário tendo em conta o procedimento. 2.Verificar a alteração de cor do indicador Solução de Lugol (água iodada) na presença

Leia mais

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos.

Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. Fisiologia Fisiologia é o estudo das funções e funcionamento dos organismos vivos. A fisiologia humana compreende os estudos sobre os principais sistemas presentes no organismo humano. Sistema Digestório

Leia mais

CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO

CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO CORREÇÃO DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO 1º PERÍODO 1ª FICHA DE AVALIAÇÃO 1. Nutrientes; alimentos; prótidos; plástica; energética; lípidos e glícidos; minerais; protetores; fibras. 2.1. O alimento mais rico em

Leia mais

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO

FISIOLOGIA FISIOLOGIA ANIMAL 4/3/2011 SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMAS DO ORGANISMO FISIOLOGIA FUNCIONAMENTO DOS SERES VIVOS INTERPRETAR E DESCREVER FENÔMENOS DESCOBRIR CAUSAS E MECANISMOS CORRELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DEFINIR FUNÇÕES PROF. CLERSON

Leia mais

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

DIGESTÃO É UMPROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO OS NUTRIENTES TODA A SUBSTANCIA PRESENTE NA ALIMENTAÇÃO QUE PODE SER APROVEITADA PELO ORGANISMO HUMANO E DE OUTROS ANIMAIS PARA A MANUTENÇÃO DE SUAS ATIVIDADES É DENOMINADA NUTRIENTES. DIGESTÃO É UMPROCESSO

Leia mais

Sistema Digestório. Prof. Jair Nogueira

Sistema Digestório. Prof. Jair Nogueira Sistema Digestório Função sistema digestivo Constituição sistema digestivo Digestão Deglutição Movimentos Peristálticos Absorção Disfunções do sistema digestivo Prof. Jair Nogueira Sistema Digestivo -

Leia mais

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O

S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O S I T E M A D I G E S T Ó R I O P R O F. ª L E T I C I A P E D R O S O SISTEMA DIGESTÓRIO O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se

Leia mais

Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos

Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos INTRODUÇÃO Os alimentos representam a fonte de matéria e energia para os seres vivos Nos organismos heterótrofos os alimentos são obtidos de forma pronta. A digestão é um conjunto de processos que visa

Leia mais

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade

DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO. Prof. Dra. Camila da Silva Frade DISCIPLINA DE ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Dra. Camila da Silva Frade ? Para a manutenção da vida dos animais, pois obtêm nutrientes essenciais para os processos corpóreos a partir

Leia mais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais

excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais excessos Açúcar e gorduras pobre Nutrientes Vitaminas e sais minerais Valor Calórico Carboidratos Proteínas Gorduras Totais Gorduras Saturadas Informação Nutricional Porção de XXXg ou ml (medida caseira)

Leia mais

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke

25/05/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Pode ser definida como o conjunto de processos que vão da ingestão do alimento, sua digestão, até sua assimilação pelas células. Os tipos

Leia mais

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas).

Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos heterótrofos - obtém alimentos de forma

Leia mais

A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4

A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4 A QUÍMICA QUE EXISTE EM NOSSO CORPO ATIVIDADE 4 CARO MONITOR OBSERVE AS ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO COM ESTAS ATIVIDADES NA SALA DE AULA. Quando estudamos isoladamente Química e Biologia, muitas vezes

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Quais são os seis nutrientes presentes nos alimentos que são necessários para manter o corpo saudável? Encontre esses nutrientes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 1 a PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 02/04/2016 Nota: Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Tabela I - Ésteres encontrados em alguns aromas

Tabela I - Ésteres encontrados em alguns aromas 1º Ciclo Enologia Química rgânica I TRABALH PRÁTIC Nº2 SÍNTESE DE ÉSTERES CM ARMA INTRDUÇÃ s ésteres são compostos extremamente comuns. Por exemplo, os óleos vegetais, como o azeite, são misturas de diversos

Leia mais

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo

Digestão Comparada. Biologia Alexandre Bandeira e Rubens Oda Aula ao Vivo Digestão Comparada Digestão Humana Digestão do tipo extracelular Ações mecânicas e químicas-enzimáticas; O aparelho digestório humano é formado pelo tubo digestivo - Boca, faringe, esôfago,, intestino

Leia mais

17/11/2016. Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes; língua protrátil.

17/11/2016. Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes; língua protrátil. Peixes cartilaginosos Sistema digestório Sistema cardiovascular Peixes ósseos Válvula em espiral e cecos pilóricos = aumentam área de absorção no intestino. Aves: Anfíbios: cloaca; não apresentam dentes;

Leia mais

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo

Nutrição, digestão e sistema digestório. Profª Janaina Q. B. Matsuo Nutrição, digestão e sistema digestório Profª Janaina Q. B. Matsuo 1 2 3 4 Nutrição Nutrição: conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células. Animais: nutrição

Leia mais

1) Reações Químicas: Profª Juliana Portuguez.

1) Reações Químicas: Profª Juliana Portuguez. 1) Reações Químicas: Profª Juliana Portuguez. Já vimos que a matéria pode sofrer transformações físicas e químicas. As transformações físicas caracterizam-se por não alterar a IDENTIDADE das substâncias

Leia mais

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2

NUTRIENTES. Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES Profª Marília Varela Aula 2 NUTRIENTES NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO INSERIDAS NOS ALIMENTOS E POSSUEM FUNÇÕES VARIADAS NO ORGANISMO. PODEM SER ENCONTRADOS EM DIFERENTES ALIMENTOS, POR

Leia mais

BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE

BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE 8º ano BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE Esta avaliação (todos os experimentos) será realizada no laboratório da escola no dia 27/05/2017, a partir das 8h da manhã, com o auxílio das professoras

Leia mais

POPULAÇÃO HUMANA ENGORDANDO

POPULAÇÃO HUMANA ENGORDANDO Cirurgia bariátrica POPULAÇÃO HUMANA ENGORDANDO A POPULAÇÃO HUMANA ESTÁ ENGORDANDO > 700 milhões de obesos no mundo > 2,5 bilhões em sobrepeso EUA : 1/3 população obesa Brasil : Crescimento de 60% da obesidade

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues

SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO. Profª.: Jucimara Rodrigues SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO Profª.: Jucimara Rodrigues Consiste na quebra dos nutrientes em moléculas que são facilmente absorvíveis Etapas do Sistema Digestório - Ingestão - Digestão - Absorção - Eliminação

Leia mais

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens.

Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Avaliação: Professor(a): Cleudinaldo Guimarães Aluno(a): Nº: Turma: Data: NOTA Introdução Olá pessoal, a prova está fácil, leia com atenção e interprete corretamente as imagens. Questão 1 - CIÊNCIAS 30

Leia mais

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria

2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria 2º trimestre Química Data: 08/2018 Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Valéria A Patrícia, que é uma excelente aluna, esteve a determinar o ph de oito soluções, durante o decorrer de uma aula experimental.

Leia mais

Sistema digestório e suas respectivas funções

Sistema digestório e suas respectivas funções CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental O que é digestão? Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias menores e mais simples para que possam ser absorvidas pelo nosso corpo. Imagem : Bruce Tuten/Creative

Leia mais

CIÊNCIAS FISIOLOGIA. China

CIÊNCIAS FISIOLOGIA. China CIÊNCIAS FISIOLOGIA China 1. Nutrição: É o processo que envolve desde a ingestão do alimento até a metabolização do mesmo pelas células. Etapas: Ingestão Digestão Absorção Metabolização 2. Digestão: É

Leia mais

SISTEMA DIGESTIVO. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia

SISTEMA DIGESTIVO. Vera Campos. Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Programa Nacional de Formação em Radioterapia Disciplina: Anatomia e Fisiologia SISTEMA DIGESTIVO Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Sistema Digestivo O sistema digestivo é formado pelo tubo digestivo: Cavidade oral, Esôfago,

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série: Professor: Mário Neto (Ensino médio) Disciplina: Biologia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia.

M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. M - O que são aminoácidos? AE - Onde ocorre a digestão de amido? S - Que órgão é responsável pela produção da bile? CT - Defina Anorexia. EL - Onde ocorre a absorção de água e sais minerais? V - Por que

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA DIGESTÓRIO Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Intestino delgado é um tubo muscular de cerca de 5 a 6 metros de comprimento, revestido de mucosa e mantido em sua posição na cavidade abdominal

Leia mais

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão

Aula: Digestão. Noções de feedback e Digestão Aula: Digestão Noções de feedback e Digestão PROFESSORA: Brenda Braga DATA: 24/04/2014 1. Feedback Causa Consequência Positivo Negativo Sede + + Beber água salgada Sede + - Beber água pura Desequilíbrio

Leia mais

Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes

Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes Tema Zootecnia Diz-me como é o teu sistema digestivo, dir-te-ei o que comes Por: Teresa Rangel-Figueiredo, Ângela Martins, Paulo Russo, João Mateus e Victor Pinheiro Nota para o Professor Construir um

Leia mais

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo. Oi, Somos do curso de Nutrição da Universidade Franciscana, e esse ebook é um produto exclusivo criado pra você. Nele, você pode ter um gostinho de como é uma das primeiras aulas do seu futuro curso. Ficou

Leia mais

UNIP Profº Esp. Thomaz Marquez

UNIP Profº Esp. Thomaz Marquez UNIP - 2015 Profº Esp. Thomaz Marquez MASTIGAÇÃO INGESTÃO DEGLUTIÇÃO Digestão é o processo de transformar os alimentos em formas possíveis de serem absorvidas pelo organismo. O sistema digestório, que

Leia mais

01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano.

01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano. Disciplina: Biologia Profa: Adriana Turma: TR 24 / 05 / 2016 Lista de exercícios: Fisiologia Humana - Sistema Digestório 01. A figura abaixo mostra o aparelho digestório humano. Com respeito a esse aparelho,

Leia mais

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta.

a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta. Sistema Digestório 1) As proteínas alimentares são digeridas em etapas, até que seus produtos finais, os aminoácidos, possam ser absorvidos. O gráfico abaixo mostra a relação entre a quantidade de aminoácidos

Leia mais

O SISTEMA DIGESTÓRIO 1

O SISTEMA DIGESTÓRIO 1 O SISTEMA DIGESTÓRIO 1 Para viver, crescer e manter o nosso organismo, precisamos consumir alimentos. Mas o que acontece com os alimentos que ingerimos? Como os nutrientes dos alimentos, chegam às células

Leia mais

ACTIVIDADE EXPERIMENTAL

ACTIVIDADE EXPERIMENTAL E S C O L A BÁSICA 3/S A N T E R O DE QUENTAL ACTIVIDADE EXPERIMENTAL Caracterização de soluções ácidas e básicas através dos indicadores 1ª PARTE Objectivo: Observar a acção dos iões H + e OH - sobre

Leia mais

Sistema Digestivo. Sistema digestivo 28/10/2016. Franciele Guimarães de Brito

Sistema Digestivo. Sistema digestivo 28/10/2016. Franciele Guimarães de Brito Sistema Digestivo Franciele Guimarães de Brito Sistema digestivo O trato digestório: é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus. As estruturas do trato digestório incluem: Boca, Faringe, Esôfago,

Leia mais

Bio. Semana 16. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 16. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 16 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. Digestão humana 31

Leia mais

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4)

SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4) SISTEMA DIGESTIVO HUMANO (Parte 4) INTESTINO DELGADO O intestino delgado de um adulto é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em três regiões: duodeno (região

Leia mais

Sistema Digestório. Prof. MSc. Leandro Felício

Sistema Digestório. Prof. MSc. Leandro Felício Sistema Digestório Prof. MSc. Leandro Felício INTRODUÇÃO Alimentos - fonte de matéria e energia Organismos autótrofos - produzem o próprio alimento (ex: bactérias, cianobactérias, algas e plantas). Organismos

Leia mais

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes?

A alimentação é importante para os meus dentes e para a minha saúde? Sabias que há alimentos que protegem os dentes? Copyright 2014: Todos os direitos reservados Título: Saúde Oral e Alimentação Autores: Ana Lopes Pereira Cristina Sousa Ferreira Pedro Graça Rui Calado Design e Ilustrações: DEBUTSTRASS Lda. Editor: Direção-Geral

Leia mais

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE DISCIPLINA: BIOLOGIA NOTA: QUESTÃO 01: Sabemos que temos a necessidade de termos uma alimentação

Leia mais

Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação

Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação Fisiologia: Digestão, Respiração e Circulação 1. Um laboratório analisou algumas reações ocorridas durante o processo de digestão do amido em seres humanos.

Leia mais

A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem.

A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem. A.C.Camargo apresenta: A maneira mais gostosa de ser saudável é se alimentando bem. Refeições balanceadas auxiliam: A digestão O bom-humor O bem-estar A prevenção de doenças como o câncer A digestão começa

Leia mais

Plano/Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR)

Plano/Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano/Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto:

Leia mais

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R.

01- Qual é o nome dado ao sistema responsável pela extração dos nutrientes dos alimentos e como podemos classificar este processo? R. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Qual é o nome dado ao sistema responsável

Leia mais

Exercícios de Digestão Comparada

Exercícios de Digestão Comparada Exercícios de Digestão Comparada 1. (UEL) No esquema a seguir, estão representados 4 tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade : 11

Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade : 11 Escola Secundária / 3º CEB da Batalha ACTIVIDADE LABORATORIAL DE FÍSICA E QUÍMICA A FORMAÇÃO ESPECÍFICA ENSINO SECUNDÁRIO Ano de Escolaridade : 11 AL 2.2 Chuva normal e chuva ácida A classificação em chuva

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO. Boca Glândulas salivares Esófago Fígado Vesícula biliar. Faringe. Estômago Pâncreas Intestino grosso. Intestino delgado.

SISTEMA DIGESTÓRIO. Boca Glândulas salivares Esófago Fígado Vesícula biliar. Faringe. Estômago Pâncreas Intestino grosso. Intestino delgado. SISTEMA DIGESTÓRIO SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestivo tem a função de realizar a digestão, ou seja, fraccionar os alimentos e transformar as macromoléculas em micromoléculas. SISTEMA DIGESTÓRIO Boca

Leia mais

SISTEMA DIGESTIVO. Ciências Naturais 9º ano

SISTEMA DIGESTIVO. Ciências Naturais 9º ano SISTEMA DIGESTIVO Ciências Naturais 9º ano Digestão e Sistema Digestivo A digestão é o processo através do qual moléculas complexas dos alimentos são desdobradas, em moléculas mais simples que podem ser

Leia mais

Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de cobre

Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de cobre Escola de Educação Básica Olavo Bilac Professora: Eliane Sandra H. Plucinscki Bolsistas: Fernanda Raulino e Solyane Fraga Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL

ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL ROTEIRO PRÁTICO DE QUÍMICA GERAL 1- Objetivo 1. Estimar o ph de água destilada e de soluções aquosas usando indicadores ácidobase. 2. Diferenciar o comportamento de uma solução tampão. 2 Introdução Eletrólitos

Leia mais