Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M."

Transcrição

1 Jogos Olímpicos Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M. Pancher n º29 8A

2 Sobre os jogos olímpicos: 1- Oque são jogos olímpicos? Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. 2-Onde e quando ocorreu a primeira olimpíada? A primeira olimpíada ocorreu em 1896 em Atenas. 3- Quais são as modalidades praticadas atualmente nas olimpíadas? -Atletismo -Badminton -Basquete -Ciclismo de estrada -Ciclismo de pista -Ciclismo mountain bike

3 -Boxe -Esgrima -Canoagem slalom -Futebol -Canoagem velocidade -Ginástica artística -Ciclismo BMX - Ginástica de trampolim -Ginástica rítmica - Hóquei sobre a grama -Golfe -Judo -Handebol -Levantamento de peso -Hipismo -Luta olímpica -Maratona aquática - Nado Sincronizado -Natação - Pentatlo moderno -Polo aquático - Remo -Rugby de sete - Saltos ornamentais -Taekwondo - Tênis -Tênis de mesa - Tiro com arco - Tiro esportivo -Triatlo -Vela - Vôlei - Vôlei de praia

4 4-Jogos da era moderna: Há 116 anos, encerravamse os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Atletas de 14 países deram o seu melhor em competições de nove esportes Olímpicos: ginástica artística, atletismo, ciclismo (estrada e pista), esgrima, tiro, natação, levantamento de peso e luta olímpica (greco-romana). Ao final do século XIX, o barão de Coubertin teve a ideia de reinventar os Jogos Olímpicos da Antiguidade, em uma nova versão que permitia a participação de atletas de todo o mundo; os Jogos anteriores permitiam que apenas atletas do sexo masculino de origem grega participassem das competições.

5 Um pouco sobre a história: Os Jogos Olímpicos antigos foram uma série de competições realizadas entre representantes de várias cidades-estado da Grécia antiga, que caracterizou principalmente eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas.

6 Barão de Coubertin: Pierre de Frédy, mais conhecido pelo seu título nobiliárquico* de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, que ficou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna. Ele nasceu no dia 1 de janeiro de 1863, em Paris. Faleceu no dia 2 de setembro de 1937, na Genebra. Estudou arte, filosofia e direito na Sorbonne, mas veio a interessar-se especialmente por educação. *pertence a nobiliarquia.

7 Curiosidades Os gregos encontraram uma forma pacífica de reunir as populações de suas cidades, que sempre estavam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e seguirem a mesma religião. Nos primeiros jogos, os gregos disputavam uma única prova: a corrida de 170 metros, e aos poucos foram criando as novas modalidades. Os Jogos aconteciam de 4 em 4 anos e foi assim por mais de mil anos. Porém, em 393 d.c., o imperador aboliu o evento, pois alegava que se tratava de de uma festa paga, que trazia a ideia do paganismo nos jogos associando-se a ascensão do cristianismo no século IV. O Barão Courbertin, o criador dos Jogos Olímpicos, era na verdade Pierre de Frédy. Quando faleceu Pierre teve seu coração lacrado em uma urna de bronze, está sepultado em Olímpia. Na primeira realização dos Jogos Olímpicos Modernos o príncipe Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finas da Maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova. A Bandeira Olímpica significa a paz mundial. Seus 5 aros representam a união dos continentes.

8 O azul representa a Europa, o amarelo representa a Asia, o preto a Africa, o verde a Oceania e o vermelho a America. O revezamento da tocha olímpica representa a "Chama Sagrada" que quer chamar a todos para uma comemoração coletiva e civilizada. A primeira vinda da Tocha Olímpica ao Brasil foi em 2004, que também foi a primeira vinda da Tocha Olímpica na America Latina. O corredor Emil Zatopek (esportista tcheco do seculo XX), quebrou 18 recordes mundiais durante sua carreira. Ele era chamado de "Locomotiva Humana" pelas suas passadas. Tornou-se uma lenda olímpica, pois foi o único atleta de longa distancia a conquistar três medalhas de ouro em uma olimpíada.

9 USA Os Estados Unidos da America são uma republica constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. a maior parte, situa-se na região central da America do Norte, formada por 48 estados e Washington, D.C, o distrito federal da capital. Com 9,37 milhões de quilômetros quadrados de área e uma população de mais de 300 milhões de habitantes, o pais seria o quarto maior em área total, o quinto maior em área contiguá e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de especies. Em sua bandeira, ha 50 estrelas, cada uma representa um estado do pais. Porem as 13 listras, representam as 13 colonias inglesas que foi o EUA.

10 Esporte: Desde finais do seculo XIX, o beisebol é considerado como esporte nacional, enquanto o futebol americano, o hóquei no gelo e o basquete são outros três grandes esportes de equipes profissionais. As ligas universitárias também atraem grandes audiências. O futebol americano é o esporte mais popular no pais.

11 Culinária: Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de Fast-food. Os norteamericanos almoçam muitas vezes em Fast-food, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço, As principais artes culinárias estadunidenses são semelhantes as de outros países ocidentais. Alimentos comuns do cafe da manha (ou pequeno almoço) norteamericanos são ovos batidos, bacon, panquecas cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com cafe ou suco, na maioria das vezes, de laranja.

12 Artes, Literatura e filosofia: No seculo XVIII e no inicio do seculo XIX, a arte e literatura estadunidense tinham a maioria das suas influencias da Europa. Mark Twain e o poeta Walt Whitman foram figuras importantes na segunda metade do seculo. Emily Dickison, praticamente desconhecida durante sua vida, é agora reconhecida como uma poetista estadunidense fundamental. Algumas obras são consideradas sínteses dos aspectos fundamentais da experiencia nacional e caráter, como Moby Dick (1851) de Herman Melville, as aventuras de Huckleberry Finn (1885) de Mark Twain e de Great Gatsby (1925) de F. Scott Fitzgerald, obra apelidada de "Great American Novel"

13 Nas ates visuais, a Escola do Rio Hudson foi um movimento de meados do seculo XIX, na tradição do naturalismo europeu. O Armory Show de 1913, em Nova York, uma exposição de arte moderna europeia, chocou o publico e transformou a cena publica estadunidense.

14 Pontos turísticos: Abaixo alguns pontos turísticos: Estatua da liberdade: Situada na entrada do porto em Nova York, é um monumento inaugurado em 28 de outubro de 1886 na ilha da liberdade. Quem a projetou e a construiu, foi o escultor alsaciano Frédérkc Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la. Pra a construção da estrutura metálica interna da estatua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel. O monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos.

15 Grand Canyon: o Grand Canyon é um desfiladeiro íngreme esculpido pelo rio Colorado, no estado do Arizona, nos EUA. A formação faz parte do parque nacional do Grand Canyon. O presidente estadunidense Theodor Roosevelt foi um grande defensor da preservação da área do Grand Canyon e visitou-o em várias ocasiões para caçar e apreciar a paisagem. O Grand Canyon tem 446 Km de comprimento, até 29 Km de largura e atinge uma profundidade de mais de 1,8 Km.

16 Museu Americano de Historia Natural: O Museu Americano de Historia Natural é um museu dos Estados Unidos da America, localizado em Nova Iorque e fundado em 1869 por Theodore Roosevelt. É especialmente reconhecido pela sua vasta coleção de fósseis, incluindo de espécies de Dinossauros. Uma das grandes atracões do museu é a coleção de esqueletos de dinossauro, com mais de 30 milhões de fósseis e artefatos espalhados por 42 salas de exibição. Um T- Rex de aproximadamente 15 metros da as boas vindas aos visitantes na entrada.

17 Algumas curiosidades sobre os EUA: Os Estados Unidos é o pais que mais produz filmes, desenhos animados e seriados de TV do mundo. O principal feriado nacional dos EUA é o 4 de julho (dia da Independência), data em que os norte-americanos celebram a separação das 13 colonias do Império Britânico. Os EUA tem uma das populações mais obesas do mundo, graças a alimentação rica em açúcar e gorduras que são muito comuns no país. Embora existam vários partidos políticos, somente dois se alternam na presidência da Republica desde 1853: o partido Republicano e o partido Democrata. Mesmo sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo (do ponto de vista tecnológico), o sistema de votação o ainda utiliza cédulas de papel para registrar o voto dos eleitores. Vídeo: Link: O

18 Voltando aos jogos Olímpicos... Edições anteriores Aqui estão os locais onde ocorreram todas as olimpíadas da era moderna: I Jogos Olímpicos - Athenas, Grécia II Jogos Olímpicos - Paris, Franca III Jogos Olímpicos - Saint Louis, EUA Edição comemorativa - Athenas, Grécia IV Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido V Jogos Olímpicos - Estocolmo, Suécia VI Jogos Olímpicos - Não houve em função da Primeira Guerra Mundial VII Jogos Olímpicos - Antuérpia, Bélgica VIII Jogos Olímpicos - Paris, Franca IX Jogos Olímpicos - Amsterdã, Holanda X Jogos Olímpicos - Los Angeles, EUA XI Jogos Olímpicos - Berlim, Alemanha XII Jogos Olímpicos - Não houve em função da Segunda Guerra Mundial XIV Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido XV Jogos Olímpicos - Helsinque, Finlândia XVI Jogos Olímpicos - Melbourne, Austrália XVII Jogos Olímpicos - Roma, Itália

19 1964- XVIII Jogos Olímpicos - Tóquio, Japão XIX Jogos Olímpicos - Cidade do México, México XX Jogos Olímpicos - Munique, República Federal da Alemanha XXI Jogos Olímpicos - Montreal, Canadá XXII Jogos Olímpicos - Moscou, União Soviética XXIII Jogos Olímpicos - Los Angeles, EUA XXIV Jogos Olímpicos - Seul, Coréia do Sul XXV Jogos Olímpicos - Barcelona, Espanha XXVI Jogos Olímpicos - Atlanta, EUA XXVII Jogos Olímpicos - Sidnei, Autrália XXVIII Jogos Olímpicos - Atena, Grécia XXIX Jogos Olímpicos - Pequim, China XXX Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido XXXI Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro, Brasil

20 As mascotes olímpicas: As mascotes olímpicas são as personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos jogos olímpicos. Desde os jogos olímpicos de inverno de 1968, em Grenoble, toda edição dos jogos possui pelo menos um mascote.

21 Mascotes da olimpíada Rio 2016: Os nomes das mascotes: - Vinicius: de Vinicius de Moraes; - Tom: de Tom Jobim. São dois nomes conhecidos no mundo todo por uma vez, serem cantores de Bossa Nova, um produto genuíno brasileiro.

22 A Tocha olímpica: A tocha olímpica, ou fogo olímpico, é um importante símbolo das olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeu, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos jogos olímpicos na antiguidade. A tocha olímpica com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos jogos olímpicos de 1928, e faz parte das olimpíadas modernas desde então. O percurso da tocha olímpica foi introduzido nos jogos olímpicos de Berlin em Onze (11) mulheres representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimonia na qual a tocha olímpica é acesa pela luz do sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. Nos jogos olímpicos da antiguidade o fogo tinha significado divino. Desta forma o fogo também estava presente em muitos santuarios em Olímpia. O fogo era constantemente queimado no altar de Hestia em Olimpia.

23 Durante os jogos olímpicos da antiguidade, que honravam Zeus, fogos adicionais eram acesos no seu templo e no de sua mulher Hera. A tocha olímpica moderna é acesa onde costumava ficar o tempo de Hera.

24 As Olimpíadas no Rio de Janeiro 2016: As olimpíadas durarão dos dias 5 a 21 do mês de agosto de 2016, onde a abertura será dia 5 e a cerimônia de encerramento será dia 21. As duas cerimônias acontecerão no estádio do Maracanã. Nessas olimpíadas, o lema será "Viva a sua paixão". As olimpíadas ocorrerão no Rio de janeiro, Brasil. Devido às olimpíadas, o estádio do Maracanã foi totalmente reformado, com agora, capacidade para espectadores.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 TOP 20 - COMPARATIVOS Estados Unidos Grã - Bretanha China Rússia 46 ouros / 37 pratas / 38 bronzes = 121 27 ouros / 23 pratas / 17 bronzes

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do livro 2 A, B e C terça-feira Segunda-feira Curitiba, 8 de agosto de 2016. Leia o texto e

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015 Jogos Olímpicos Rio 016 GUIA DE INGRESSOS Março 015 instalações olímpicas por região 6 N 1 9 7 8 10 Baía de Guanabara 11 Deodoro 14 15 13 18 Parque Estadual da Pedra Branca Parque Nacional da Tijuca Copacabana

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

Entendendo o tamanho dos Jogos

Entendendo o tamanho dos Jogos Entendendo o tamanho dos Jogos COPA 32 nações 15 passaram pelo Rio 723 atletas 15.000 Voluntários Um esporte futebol 1 estádio Maracanã 7 jogos Em 7 dias alternados OLIMPÍADAS 206 nações todas no Rio 15.000

Leia mais

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo.

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. Os maiores medalhistas Os maiores medalhistas de todos os tempos são Estados Unidos 17 vitórias, União Sovietica 6 vitórias e França com apenas 2 vitórias. Todos

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Manual visa esclarecer aos alunos do curso de Engenharia de Produção as possíveis dúvidas que podem ocorrer

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 5ºano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do Livro 5º A e B 5º C quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições da

Leia mais

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO livro Este segue as normas do novo ACORDO ORTOGRÁFICO Marcelo Duarte ES P O RT ES 2ª impressão EDIÇÃO ATUALIZADA NOVO PROJETO GRÁFICO 10º ANIVERSÁRIO 1996 Marcelo Duarte Diretor editorial Marcelo Duarte

Leia mais

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Prof.ª: Carla Mendes Março de 2018 Educação Física Escola: Roque Gameiro Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Hoje venho falar sobre os jogos Olímpicos: o que são? O que significam os

Leia mais

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015)

Rio Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Rio 2016 - Ingressos disponíveis para venda direta (20/10/2015) Disciplina Data Horário Descrição da Sessão Código Atletismo 12/08/2016 09:30:00 13:10:00 Masculino e Feminino - Preliminares, Final AT001

Leia mais

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS 2018-2020 Rio de Janeiro, 24 outubro 2017 PRINCIPAIS CONCEITOS 1 2 3 4 5 6 7 Reavaliação e AJUSTES nos CRITÉRIOS utilizados

Leia mais

Bem vindos! Bienvenido! Welcome!

Bem vindos! Bienvenido! Welcome! Bem vindos! Bienvenido! Welcome! A relação entre a Academia e os Treinadores Andre Rodacki Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física; CAPES Ministério da Educação Modelo SPLISS Sport

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A Troca do Livro 4º B 4º C Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para fazer

Leia mais

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA ARRECADAÇÃO de janeiro a dezembro de 2011 LEI AGNELO/PIVA NORMAS DE APLICAÇÃO

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

Survey & Insights Sports Engaged A chegada das Olimpíadas e do espírito esportivo Edição 22 ano 7. Kantar IBOPE Media

Survey & Insights Sports Engaged A chegada das Olimpíadas e do espírito esportivo Edição 22 ano 7. Kantar IBOPE Media Survey & Insights Sports Engaged A chegada das Olimpíadas e do espírito esportivo Edição 22 ano 7 Kantar IBOPE Media Sports Engaged A chegada das Olimpíadas e do espírito esportivo Finalmente chegou o

Leia mais

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA 1. O deus da mitologia que é homenageado com os jogos olímpicos é chamado de: (a) Apolo. (b) Zeus. (c)mercúrio. (d) Dioniso. Resposta correta:

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 A Origem Ainda não se tem certeza sobre o nascimento das olimpíadas. Sua origem é incerta

Leia mais

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016 O Controle de Doping nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016 1 Introdução Objetivos do controle Missão: Entregar nos Jogos Olímpicos um Programa de Controle de Doping efetivo e focado no atleta, contribuindo

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a dezembro de 2011. Aprovados Liberados Orçamento geral

Leia mais

Moedas comemorativas e de colecção

Moedas comemorativas e de colecção Moedas comemorativas e de colecção O Banco Central de S. Tomé e Príncipe, segundo a Lei n.º 8/92 de 03 de agosto - Lei Orgânica do BCSTP, tem também o poder exclusivo de emissão de moedas comemorativas,

Leia mais

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1 ÍNDICE 4 5 6 8 10 12 13 14 17 18 RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? Em que outros lugares poderiam ser as Olimpíadas? RIO DE JANEIRO Curiosidades sobre a cidade maravilhosa.

Leia mais

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Christiane Garcia Macedo 4 Silvana Vilodre Goellner 5 Em 2016, um dos maiores e mais importante evento esportivo

Leia mais

Jogos Olímpicos: o Judô

Jogos Olímpicos: o Judô Jogos Olímpicos: o Judô O que são as Olimpíadas? Origem Cerca de 2500 a.c., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, o que originou o termo olimpíada. As Olimpíadas

Leia mais

Oliampíadas e Grécia

Oliampíadas e Grécia Oliampíadas e Grécia Jogos Olímpicos Alunas: Alice Moraes nº 1 Ana Luisa Marques nº 2 Gabriela Hartung nº 10 Lívia Pôrto nº 17 Luany Hayashi nº 18 Série: 8ºB O que são os jogos olímpicos: Os jogos olímpicos

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano A atividade física ao longo dos tempos Desde os tempos pré-históricos, o ser humano, a fim de garantir a preservação da espécie, teve de confrontar-se com o meio para satisfazer

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP Santos - Introdução A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto

Leia mais

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas

Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas DINO - Divulgador de Notícias Aproveite o melhor do Rio de Janeiro nas Olimpíadas Bairros e modalidades esportivas, fique de olho e marque seu local preferido 28/04/2016 15:44:04 As Olimpíadas reunirão

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31

Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31 Alemanha Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31 Alemanha A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha é um país localizado na

Leia mais

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Num local chamado Olímpia eram realizados jogos sagrados, em honra do Deus Zeus e em sua glória acendia-se um facho que ardia durante a realização dos jogos e incluía sacrifícios

Leia mais

Comissão de Atletas Olímpicos

Comissão de Atletas Olímpicos Comissão de Atletas Olímpicos Semana Olímpica 2010 O Projecto Para Todos Para os Atletas Operacionalização Contactos Semana Olímpica Complexo Desportivo do Jamor Semana Olímpica Escolas e comunidade em

Leia mais

1 os Jogos Olímpicos da Juventude. Singapura 2010

1 os Jogos Olímpicos da Juventude. Singapura 2010 1 os Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 BOLETIM 2-24 de Julho de 2010 Mensagem do Presidente do Comité Olímpico de Portugal BOLETIM 2-24 de Julho de 2010 A vinte e um dias da Cerimónia de Abertura

Leia mais

Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme

Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016. Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme Relatório de EDUCAÇÃO FÍSICA 2º semestre/2016 Turma: 5º Ano Professora: Andrea Desiderio Coordenadora: Maria Aparecida de Lima Leme Voltamos das férias nos abraçando!!!!!! Agradeço e fico muito feliz com

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física Profª Ana Moura Olimpismo Trabalho realizado por: Disciplina: Educação Física Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13 Ano letivo 2017/2018 10 de novembro de 2017 1 Introdução A realização

Leia mais

O importante não é vencer mas competir com dignidade.

O importante não é vencer mas competir com dignidade. O importante não é vencer mas competir com dignidade. Pierre de Coubertin E.B. Regedoura Visualização do vídeo da autoria da Dra. Paula Queirós e observação do livro Olimpia El emplazamento arqueológico

Leia mais

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC DEUSES E HOMENS HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Ministério do Esporte

Jogos Olímpicos Rio Ministério do Esporte Jogos Olímpicos Rio 2016 Ministério do Esporte Balanço dos Jogos Olímpicos Próximo ciclo olímpico e paralímpico Balanço dos Jogos Olímpicos O Ministério do Esporte cumpriu sua missão constitucional de

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz.

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz. PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS PROJETO AJA 2016 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Diretor: Fernando Ferreira Coordenadora: Edimara Tavares Assistente Social: Marina Xavier Corpo docente:

Leia mais

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel Provas anteriores do CMRJ - 2016/2017 - Matemática EF 1. A trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizada no Brasil em 2016. A cada quatro anos, o evento se repete. Assim, a

Leia mais

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos

Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Alto Rendimento Desportivo, Projeto Olímpico e Paralímpico Rio 2016 e desafios para os próximos Ciclos Olímpicos Jorge Vilela de Carvalho IPDJ, I.P.

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta?

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? 1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? Sim, os atletas da Grécia são sempre os primeiros a

Leia mais

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. O setor esportivo, representado por atletas, entidades esportivas e organizações da sociedade civil, vem manifestar-se

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS Esporte é vida! Praticar uma atividade física, como lazer, esporte recreativo ou competição, é excelente para seu corpo e sua mente. Com o esporte você... Cuida da sua saúde...

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018 I Seminário PNMC Introdução à Corrida Pedro Rocha 5 Outubro 2018 Introdução à Corrida A origem da corrida remonta à primórdios da civilização. Homem primitivo pré-história, nos Corria de forma natural,

Leia mais

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 ******************************************************** ************ No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE EDILTON JUNIOR SILVA JOÃO PEDRO MARQUES JULIANA NÓBREGA JATOBÁ JOGOS OLÍMPICOS 2016 Patrocínio e Lei de Incentivo ao Esporte Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M.

Leia mais

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA A.A.G.

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA A.A.G. CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA AAG 19 Domingo II Meia Maratona Vale do Zêzere - Vale Formoso-Manteigas EN 232 02 Domingo!" # V Subida do Vale de Sameiro Sameiro 15 Sábado XV Corta-Mato de S Martinho 16 Domingo

Leia mais

comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos

comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos comunic A rte A revista comunicarte é uma publicação bimestral, com circulação nacional COORDENAÇÃO GERAL Luciana

Leia mais

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva Departamento Técnico, Setembro de Índice Introdução... Medalhas... Gráficos de Medalhas...

Leia mais

Calendário de Provas Rio 2016 Portugal

Calendário de Provas Rio 2016 Portugal Calendário de Provas Rio 2016 Portugal Modalidade Prova Fase Atleta Local Dia Hora de Inicio BR Hora de Inicio PT Hora de Fim BR Hora de Fim PT Cerimónias Cerimónia de Hastear da Bandeira Aldeia Olímpica

Leia mais

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS

REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO SESC EM MINAS 1 OBJETO E PRAZO DO CONCURSO 1.1 O concurso cultural e recreativo Sesc nas Olimpíadas da Vida, doravante denominado concurso, é realizado pelo Serviço

Leia mais

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este TÍTULO: O GRANDE ATLETA DURAÇÃO: 50 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este programa

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AOS ATLETAS DO SISTEMA AABB I. CONCEITO Art. 1º Programa que visa o desenvolvimento e a expansão do cenário desportivo do Sistema AABB, oferecendo apoio aos atletas vinculados

Leia mais

Série. 1º ano. MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano. O Movimento Olímpico

Série. 1º ano. MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano. O Movimento Olímpico Polícia Militar do Estado de Goiás CPMG Nader Alves dos Santos Ano Letivo - 2016 Série 1º ano ATIVIDADES TURMA (S) B Valor da Lista R$ MAT. Disciplina: ED. FÍSICA Professor: Rogério Toscano Data: / / 2016.

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA A.A.G.

CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA A.A.G. CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES DA A.A.G. 4 Domingo III Meia Maratona Vale do Zêzere - Vale Formoso-Manteigas E.N. 3 31 Domingo "#%&#'( #)( #)( XVI Corta-Mato de S. Martinho 13 Sábado III Milha Urbana Diferente

Leia mais

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 2 REGULAMENTO GERAL I - FINALIDADES A XV Olimpíada Interna do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Morumbi - tem como finalidade comemorar os 134 anos do Colégio através de

Leia mais

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.)

O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) O Associativismo Desportivo em Portugal Fernando Tenreiro (Prof. Dr.) Universidade Lusíada de Lisboa Seminário de Gestão do Desporto Câmara Municipal de Loulé 9 de Novembro de 2012 Dados do Desporto da

Leia mais

Diversidade esportiva

Diversidade esportiva Diversidade esportiva O futebol é o esporte mais praticado no país. No Brasil nasceram o futsal, o futebol de areia e o futebol society. Outro esporte nascido no país é a capoeira, esta, remete ao período

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I 4º

ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ENSINO FUNDAMENTAL I 4º QUERIDOS EDUCANDOS DOS 4º s ANOS, UM SEMESTRE JÁ ESTÁ TERMINANDO, E AGORA, AS FÉRIAS NOS TRAZ O SEGUNDO SEMESTRE! MOMENTO DE DESCANSAR, CURTIR A FAMÍLIA, VIAJAR, CONHECER LUGARES

Leia mais

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S MUNDO REUNIÕES POR MERCADO Valor Var. 14/13 Quota Valor Var. 15/14 Quota 12 518-4,2-549 100,0 Número de reuniões por mercado 12 063-3,6-455 100,0 918-1,8-17 7,3 1 EUA 925 0,8 7 7,7 1 705-8,7-67 5,6 2 Alemanha

Leia mais

100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt

100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt 100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt FILATELIA - JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 Coleção doada pela CONSUDATLE em comemoração ao seu Centenário 1.Correio Filatélico - Número 235 - Janeiro a Março de 2015 Série

Leia mais

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA

COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA COMISSÃO DO ESPORTE DILIGÊNCIA VISITA TÉCNICA PARA ACOMPANHAR OS EVENTOS TESTE AQUECE RIO 2015 DE CANOAGEM SLALOM E DE HÓQUEI COMPLEXO DE DEODORO RIO DE JANEIRO. 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Apresentação No

Leia mais

E.C. PINHEIROS FORMAÇÃO III

E.C. PINHEIROS FORMAÇÃO III E.C. PINHEIROS FORMAÇÃO III ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

Audiência Pública 2011

Audiência Pública 2011 Audiência Pública 2011 21 de Junho de 2011 Audiência Pública Índice 1. O que é o MEP 2. Esportes 3. Infraestrutura 4. Marketing & Comunicação O que é o MEP? alto rendimento educacional participação O Movimento

Leia mais

Esporte Paralímpico no Brasil:

Esporte Paralímpico no Brasil: Esporte Paralímpico no Brasil: Comitê Paralímpico Brasileiro: Sede em Brasília Criado em 09/02/1995 Representa o Brasil Junto ao IPC Foco no esporte de alto rendimento Imagem: Yohansson do Nascimento e

Leia mais

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 02/07 Cerimônia de Abertura Observação: Já será computada pontuação para as equipes / Futsal Adulto 03/07 Tênis de Mesa / Tênis de Campo 04/07 Basquete / Tênis de Campo

Leia mais

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa

CARGO: GARI. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda às questões: Os Jogos Olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.c., e o principal motivo desse evento era

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL

FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL ÍND ICE I Anuidade e Atestado de Filiação... 3 II - Inscrições de Atletas - e Feminino...... 3 III - Inscrições de Comissão Técnica - e Feminino... 3 IV - Transferências Divisão

Leia mais

Centros de Iniciação ao Esporte

Centros de Iniciação ao Esporte MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DEPARTAMENTO DE INFRAESTRUTURA DE ESPORTE Centros de Iniciação ao Esporte Alexandre Fernandes Ono Coordenador Geral do Departamento

Leia mais

Olimpíadas Rio " Voleibol, modalidade de ouro"

Olimpíadas Rio  Voleibol, modalidade de ouro Olimpíadas Rio 2016 " Voleibol, modalidade de ouro" O Voleibol nas olimpíadas do Rio 2016 Aprendendo um pouco sobre este esporte que é medalha de ouro para o Brasil. Angélica Mayra Vieira Fernandes RA4115328

Leia mais

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre

Quem será o campeão? Dinâmica 2. Aluno Primeira Etapa Compartilhar Ideias. 9º Ano 4º Bimestre Reforço escolar M ate mática Quem será o campeão? Dinâmica 2 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Tratamento da Informação. Análise de gráficos e tabelas. Aluno

Leia mais

CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS

CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS CALENDÁRIO OFICIAL DE PROVAS Actualizado 21/07/2010 2010 2011 1. PROVAS NACIONAIS 2010/11 CAMPEONATOS NACIONAIS UNIVERSITÁRIOS CNU s NACIONAL / NCS modalidade zona/região prova data org. local local inscr.

Leia mais

Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009.

Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009. Lista de Figuras Figura I Experiência prévia em Teatro dos alunos do 1º período do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no 1º semestre de 2009. Figura 2- Local onde os alunos, com experiência prévia,

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA DISCIPLINA: Educação Física ATIVIDADE: Estudo dirigido PROFESSOR(A): SÉRIE: 6 ALUNO(A): TURNO: DATA: Manhã INTRODUÇÃO A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem

Leia mais

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos Olimpíadas A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e

Leia mais