Artigo de Revisão. Osteoartrose. Aloysio João Fellet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Artigo de Revisão. Osteoartrose. Aloysio João Fellet"

Transcrição

1 Artigo de Revisão Osteoartrose Aloysio João Fellet Professor titular de Reumatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro efetivo do Comitê Ibero-Americano de Reumatologia. Presidente do Conselho Científico da Academia Brasileira de Reumatologia - Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital HTO em Juiz de Fora. Membro titular da Academia Brasileira de Reumatologia. Aloysio Fellet Afonso Médico assistente do Serviço de Reumatologia do Hospital HTO. Louise Fellet Barbosa Médica assistente do Serviço de Reumatologia do Hospital HTO Guilherme Fellet Soares Estagiário no Serviço de Reumatologia do Hospital HTO. Temas de Reumatologia Clínica Ago 11 V 12 N 4 Numeração de páginas na revista impressa: 122 à 127 Resumo Dos mais de cem tipos diferentes de doenças articulares, a artrose, osteoartrite ou osteoartrose (OA) é a mais frequente e causa importante dos diferentes graus de incapacidade. Se tivermos em conta que é uma doença cuja frequência aumenta com a idade e que a expectativa de vida da população está aumentando, é um problema de saúde não só pessoal, como pública e de crescimento constante. A prevalência do acometimento nas diferentes localizações varia com o sexo e o grupo etário considerado. Deste modo, abaixo dos 50 anos de idade a frequência da artrose na maioria das articulações é superior nos homens, enquanto que as mulheres acima desta idade são frequentemente mais afetadas em localizações como mãos, pés e joelhos. Aceita-se que após os 75 anos a frequência da doença é superior a 80% da população. Degeneração e perda da cartilagem articular são características da OA. O aparecimento de fibrilações, depressão da matriz e mudança na sua composição refletem o comportamento aberrante dos condrócitos nesta doença. Embora os fatores biomecânicos estejam relacionados fortemente à patogênese, até o momento não estão esclarecidos a totalidade dos estímulos que regulam o fenômeno de hiperatividade dos condrócitos na OA, incluindo a sua capacidade para fabricar as proteinases, enzimas que degradam a cartilagem.

2 Embora o evento patológico inicial e fundamental da OA fique situado na cartilagem articular, com a evolução, diferentes outras estruturas articulares podem ser afetadas em maior ou menor grau. Epidemiologia Os relatos da prevalência da osteoartrose variam, dependendo da idade da população estudada, do método de avaliação e do critério diagnóstico utilizado. Estudos de autópsia mostram alterações na cartilagem em quase todos os indivíduos com mais de 65 anos de idade. A doença pode afetar de 6% a 12% da população adulta e mais de um terço das pessoas com mais de 65 anos de idade. Representa 30% a 40% das consultas em ambulatórios especializados, sendo responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho e a quarta doença a determinar aposentadoria (6,2%) dos casos no Brasil. A incidência é semelhante em relação ao sexo, sendo que o número de articulações é, em geral, maior no sexo feminino, o que leva a forma generalizada ser mais comum em mulheres. Outra característica interessante é a de que algumas formas são mais comuns que outras, dependendo do sexo. Assim, a artrose de mãos é mais frequente na mulher que no homem, enquanto a de coxo femural prevalece no sexo masculino. É doença de distribuição universal, porém com algumas diferenças geográficas e raciais. Assim, mulheres afro-americanas têm maior prevalência de OA de joelhos que as caucasianas, porém com menor incidência de nódulos de Heberden (Figuras 1 e 2). Fatores de risco Obesidade Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da OA, a obesidade desempenha papel fundamental não somente em relação ao seu papel etiológico, mas também no tratamento. A redução do peso corporal demonstra uma grande melhora clínica, mesmo em articulações que não suportam carga, além de uma relação direta com a degradação articular (Figuras 3 e 4). Idade A idade é o fator de risco mais consistente para desenvolvimento da OA, podendo a doença atingir a 30% das pessoas acima de 60 anos de idade. Sexo Como já dissemos, a OA é mais frequente na mulher, principalmente nos joelhos e nas mãos, enquanto no homem o quadril é mais atingido, sendo que este acometimento pode estar ligado a causas hormonais, genéticas ou do tipo de atividade física ou laborativa. Ocupação e trauma Trauma articular que resulte em lesão ou instabilidade articular são reconhecidos precursores de osteoartrose secundária. Tanto os traumas ocasionados por impacto como aqueles

3 relacionados aos estresses repetidos no trabalho podem contribuir para o aparecimento da lesão na articulação afetada. Figura 1 Nódulos de Heberden. Figura 2 Mãos com OA. Nódulos de Heberden e Bouchard.

4 Figura 3 OA joelhos. Obesidade. Sobrecarga. Déficit circulatório. Figuras 4 e 5 - OA joelhos. Genu-varo bilateral. Fisiopatologia A cartilagem articular é um tecido avascular constituído basicamente de condrócitos, colágeno e proteoglicanos. Os condrócitos são as células responsáveis pela síntese dos proteoglicanos, colágeno e metaloproteases. A função dos proteoglicanos é reter água, conferindo à cartilagem a habilidade de sofrer deformação reversível quando comprimida, funcionando como uma mola biológica.

5 O colágeno, principalmente o tipo II, é o principal elemento que confere resistência à cartilagem. Em condições normais esta matriz está sujeita a um processo de remodelação constante, em que os níveis de enzimas degradativas colagenases, estromelisinas, gelatinases (metaloproteases - MMPs) e de seus inibidores (TIMP-1) e TIMP-2 (inibidor tecidual das MMPs, a-2 macroglubulinas) e ativadores (catepsina B, ativador do plasminogênio) e a síntese da matriz pelo condrócito estão balanceados. Na OA vai existir um aumento das enzimas degradativas, levando a um desbalanço que vai resultar em perda e desarranjo do colágeno e dos proteoglicanos da matriz. Neste processo temos ainda a participação de citocinas pró-inflamatórias, como IL-1 e TNF-a, sintetizadas pelo condrócito e responsáveis pelo aumento na produção das MMPs e de seus ativadores e pelo controle dos inibidores das MMPs (particularmente os TIMP). No início do processo há uma tentativa de reparação, há um aumento da síntese de colágeno e de PGs, maior hidratação da matriz, porém esta expansão se dá à custa de PGs e fibras colágenas defeituosas. A cartilagem evolui com fissuras e ulcerações de sua espessura. Há modificações no osso subcondral com neovascularização epifisária, intensa atividade osteoclática/osteoblática, fissura óssea com formação de cisto (geodes) e reação osteofitária do osso subcondral adjacente. Os condrócitos alterados secretam citocinas pró-inflamatórias (IL-1, TNF-a), radicais livres, óxido nítrico em maior quantidade levando à inflamação sinovial e à manutenção do processo inflamatório, além de maior degradação cartilaginosa. São elementos patológicos da osteoartrose: Amolecimento, fibrilação, adelgaçamento da cartilagem; Eburnificação do osso exposto; Remodelação óssea; Osteófitos; Cistos subcondrais; Sinovite; Espessamento da cápsula articular; Degeneração meniscal (Figuras 6 e 7); Atrofia da musculatura periarticular Apresentação clínica Os pacientes estão usualmente na meia-idade ou, como a maioria, na terceira idade e são frequentemente obesos. O quadro clínico é geralmente insidioso, lento e progressivo, envolvendo uma ou poucas articulações. O Quadro 1 mostra os principais sinais e sintomas da OA.

6 Figuras 6 e 7 Destruição cartilaginosa. Formação de osteófitos. Fissuras e ulcerações. Dor articular Figuras 8 e 9 Coxartrose avançada. Dor - bloqueio articular. A dor articular é sem dúvida o mais importante sintoma da OA, sendo que a mulher tem, em geral, doença mais severa e dor mais importante que o homem.

7 A severidade da dor pode estar relacionada a fatores psicológicos, como ansiedade e depressão. A dor tende a melhorar com o repouso, podendo restringir-se à articulação acometida ou referida à distância. Rigidez matinal É um sintoma comum e, ao contrário da artrite reumatoide, de curta duração, em geral menor que 30 minutos. Edema e deformidade Podem ser observados em articulações superficiais como joelhos e interfalangeanas. Perda da função, insegurança e instabilidade A perda da função é específica para o sítio evoluído. Inicia-se com redução do movimento da articulação, atrofia dos músculos e diminuição da força muscular. Diagnóstico O diagnóstico da osteoartrose é baseado na história do paciente e no exame das articulações afetadas. A história da doença é em geral associada a dados clínicos e epidemiológicos, suficiente para se levantar a hipótese diagnóstica. O paciente está, em geral, na quinta ou sexta década de vida, apresentando uma queixa mono ou oligoarticular, na maioria das vezes. A dor articular se inicia após um esforço físico, sendo no início de leve intensidade e responde bem a AINE e analgésicos comuns. Figura 10 - Mão com artrose interfalangeana distal - osteófitos.

8 Figura 11 - Artrose intervertebral. Grandes osteófitos - dicartrose. Figura 12 - Artrose de coluna cervical. Osteófitos anteriores e posteriores. Bicos-de-papagaio. Figura 13 - Artrose de joelhos. Osteófitos laterais na tíbia e fêmur. Figura 14 - Artroscopia de joelho com OA e processo inflamatório. Osteófito marginal e vilosidades aumentadas.

9 À medida que a doença avança o quadro clínico se agrava e a dor vai tornando-se mais severa, por tempo mais prolongado e necessitando de analgésicos mais potentes e AINE por períodos mais longos (Figura 8). Em fases avançadas a dor permanece por praticamente todo o tempo, dessa forma reduzindo o nível de qualidade de vida. Portanto, a própria história natural da doença nos permite graduar a osteoartrose em leve, moderada e severa, de acordo com critérios clínicos. De grande valia no diagnóstico da OA são os exames radiológicos, sendo o método mais utilizado para classificar a doença e graduar a severidade do dano estrutural (Figura 9). A radiografia convencional é um método que possui acurácia, é reprodutível, seguro, não invasivo, disponível e barato. Aos raios X, as lesões vão desde a ausência de alterações visíveis à radiografia até estágios avançados com a presença de cistos ósseos, osteófitos exuberantes, redução do espaço articular e esclerose do osso subcondral (Figuras 10 a 13). Métodos diagnósticos como RM, TC e artroscopia só devem ser utilizados em raros casos em que exista a suspeita clínica de outra doença (Figura 14). Tratamento

10 Objetivo Proporcionar alívio, diminuir a dor e melhorar o bem-estar funcional dos pacientes. Tipos de osteoartrose (principais) OA interfalangeanas OA quadril OA joelhos OA coluna vertebral Tratamento medicamentoso 1. Agentes antiosteoartrósicos Sintomáticos Aliviar a dor 2. Agentes condromoduladores Estimular a proliferação de condrócitos Intensificar a síntese de colágeno (tipo II) e dos proteoglicanos Deter a destruição enzimática da matriz cartiloginosa Outros tratamentos Medicamentos de uso tópico (creme, pomada, spray etc.) com propriedades analgésicas e/ou antiinflamatórias também podem ser utilizados. Infiltrações locais Corticoides Ácido hialurônico Medidas gerais cinésio-fisioterapia a. As medidas gerais consistem em uma série de recomendações para o paciente relacionadas com a localização do processo. Por exemplo: Diminuir o peso, no caso de obesidade associada a artrose localizada nas articulações que apóiam peso (por exemplo: joelhos, quadril etc.);

11 Adotar atitudes posturais satisfatórias e fisiológicas (exemplo: bom apoio no caso da artrose dorsal, flexionar joelhos ao agachar-se em espôndilo artrose lombar); Técnicas de relaxamento (na artrose de coluna). b. Calçados, acessórios e terapia ocupacional Calçados apropriados são particularmente importantes. Palmilhas, calcanheiras e outros recursos para o realinhamento, absorção de impacto e conforto podem ser utilizados dentro dos calçados para facilitar o ato de caminhar. Diversos acessórios (órteses), como as bengalas, podem contribuir para melhorar a segurança e a estabilidade, além de reduzir a dor ao caminhar. Alguns pacientes com quadros mais graves podem beneficiar-se com o emprego desses acessórios. Diversos recursos disponíveis no lar e no trabalho podem ser de grande ajuda, fazendo com que a terapia ocupacional também ganhe destaque no tratamento da osteoartrite. O ensino de técnica para a execução de tarefas do dia-a-dia é útil para que o paciente possa conviver melhor com sua rotina diária. c. O exercício é uma medida efetiva no tratamento da artrose e um componente importante da preservação da articulação. Tem-se demonstrado que o exercício é um método integral para: 1. Conseguir os objetivos terapêuticos; 2. Melhorar a saúde geral e diminuir a inabilidade secundária; e 3. Modificar os fatores potenciais de risco na progressão da doença. Por outro lado, existe uma evidência crescente de que o músculo hipotrófico, a imobilidade e a rigidez periarticular podem contribuir na exacerbação dos sintomas e dos sinais da OA. O equilíbrio muscular correto é necessário para atenuar o impacto das cargas, promover a estabilidade articular e melhorar a funcionalidade. Os exercícios para recuperar ou manter a mobilidade articular são alcançados com rotinas de baixa intensidade e com movimentos que não causam dor crescente. d. Diferentes medidas de fisioterapia (infravermelhos, ultra-som, laserterapia, magnetoterapia, iontoforese etc.) são os complementos úteis para alcançar alívio sintomático nestes pacientes. Correção cirúrgica da osteoartrose A cirurgia é principalmente indicada para OA de joelho e quadril em fase avançada. Devem ser considerados a idade do paciente, as condições de saúde, a dor, os desvios e bloqueios articulares.

12 Qual o futuro do tratamento da osteoartrite? Sem dúvida, a última década nos mostrou novos caminhos no estudo da OA. A participação inequívoca de elementos da inflamação e os conhecimentos na área de biologia molecular e celular têm aberto inúmeras frentes de pesquisa de tratamento da OA. A recém-criada engenharia de tecidos já desenvolve materiais que servirão no futuro como base para curativos das lesões cartilaginosas. A melhor compreensão e melhora técnica dos transplantes autólogos nas lesões condrais, bem como o controle do ambiente inflamatório dentro do ambiente sinovial poderão trazer no futuro esta técnica para casos de OA (ainda não possível no momento) e, por certo, a terapia gênica será um grande instrumento coadjuvante no tratamento da OA, contribuindo no controle destas variáveis já comentadas. No entanto, é importante não esquecer que, enquanto o futuro não chega, devemos empregar todos os meios para controlar os sintomas e evitar as perdas funcionais, amenizando o sofrimento dos que padecem desta enfermidade tão prevalente. Osteoartrose (Ibsen B. Coimbra - Faq). Bibliografia 1. Fellet, A.J. Osteoartrites. Rev. Brasileira de Medicina 1999; 56: Giorgi R.D.N. A osteoartrose na prática clínica. Temas de Reumatologia Clínica 2005; 6(1): M.A. Bierma-Zeinstra and cols. Sat 0244, Does over weight cause more pain in radiological hip and knee osteoarthritis? Annais of The Rheumatic Diseases, 2005; 64:sup. III. 4. Dieppe, P.; Lim, R. Clinical features and diagnostic problems. In: Klippel, J.H.; Dieppe, P.A. Rheumatology, vol 2, second edition, Mosby int. London 1998, Patrizzi, L.J.; Vilaça, K.H. C.; Takata, E. T.; Trigueiro. G. Análise pré e pós-operatória da capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes portadores de osteoartrose de quadril submetidos a artroplastia total. Rev. Bras. de Reumat. 2004; 44(3): Scafuto A.S. and cols. Osteoartrose. Revista Brasileira de Medicina 2005, 62(Ed. Esp.):

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Artrose

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Artrose PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Artrose 1 Professora: Acadêmicos: Mateus Pereira, Rodolphe Vieira, Yago Brasil e Sarah

Leia mais

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular.

Imagem 1: destacada em vermelho a redução do espaço articular. Radiografia Análise das Imagens Observação: As seguintes alterações estão presentes em todas as imagens, mas foram destacadas separadamente para melhor demonstração. Imagem 1: destacada em vermelho a redução

Leia mais

Osteoartrite. Dra. Flora Maria DD Andréa a Marcolino

Osteoartrite. Dra. Flora Maria DD Andréa a Marcolino Osteoartrite Dra. Flora Maria DD Andréa a Marcolino Médica Assistente do Grupo de Reumatologia do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC FMUSP 1 Osteoartrite - Introdução Osteoartrite(é a denominação

Leia mais

OSTEOARTRITE PREVALÊNCIA. Acomete aproximadamente 3,5% da população geral e a prevalência aumenta com a idade, atingindo 10% dos indivíduos acima

OSTEOARTRITE PREVALÊNCIA. Acomete aproximadamente 3,5% da população geral e a prevalência aumenta com a idade, atingindo 10% dos indivíduos acima 1 OSTEOARTRITE Doença progressiva das articulações sinoviais, representando reparo defeituoso do dano articular, resultante de estresses que podem ser iniciados por uma anormalidade em qualquer dos tecidos

Leia mais

Data: 20/08/2014. Resposta Técnica 01/2014. Medicamento Material Procedimento X Cobertura

Data: 20/08/2014. Resposta Técnica 01/2014. Medicamento Material Procedimento X Cobertura Resposta Técnica 01/2014 Solicitante: Dr. Renato Dresch Juiz de direito Nº Processo: 9010665.22.2014.813.0024 Ré: Unimed de Belo Horizonte Data: 20/08/2014 Medicamento Material Procedimento X Cobertura

Leia mais

Defeitos osteoarticulares

Defeitos osteoarticulares Osteoartrite Descrição Osteoartrite ou doença articular degenerativa ( artrose ) caracteriza-se pela perda progressiva da cartilagem articular e alterações reacionais no osso subcondral e margens articulares,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina É uma região anatômica que estabelece a contigüidade entre ossos ou cartilagens, permitindo que o movimento seja direcionado neste sentido. Cápsula sinovial

Leia mais

DIACEREINA. Anti-inflamatório

DIACEREINA. Anti-inflamatório DIACEREINA Anti-inflamatório Descrição A Diacereína é um derivado da antraquinona que inibe a síntese da interleucina 1, a síntese de proteases e a produção de radicais livres de oxigênio, todos implicados

Leia mais

SandraPais XVII FÓRUM DE APOIO AO DOENTE REUMÁTICO 10 E 11 OUTUBRO DE 2014

SandraPais XVII FÓRUM DE APOIO AO DOENTE REUMÁTICO 10 E 11 OUTUBRO DE 2014 SandraPais XVII FÓRUM DE APOIO AO DOENTE REUMÁTICO 10 E 11 OUTUBRO DE 2014 Uma degeneração focal das cartilagens articulares, com espessamento ósseo subcondral e proliferações osteocondrais marginais Dá

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

Artrite Psoriásica. 15 Encontro Municipal / 13 Encontro Nacional de Psoríase 10 Encontro de Vitiligo 2017

Artrite Psoriásica. 15 Encontro Municipal / 13 Encontro Nacional de Psoríase 10 Encontro de Vitiligo 2017 Artrite Psoriásica 15 Encontro Municipal / 13 Encontro Nacional de Psoríase 10 Encontro de Vitiligo 2017 Dra. Andrea B. V. Lomonte Reumatologista - Centro Paulista de Investigação Clínica Artrite psoriásica

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA DENISE BASTIANI EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Leia mais

Causas, incidência e fatores de risco:

Causas, incidência e fatores de risco: Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra O que é Condromalacia? Também conhecida como Síndrome patelofemoral ou Dor na parte anterior

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

Envelhecimento e Doenças Reumáticas

Envelhecimento e Doenças Reumáticas Envelhecimento e Doenças Reumáticas Armando Malcata CHUC XVII Forum de Apoio ao Doente Reumático Envelhecimento e Doenças Reumáticas Variações demográficas e sociais. Impacto crescente; multidimensional.

Leia mais

A. Ossos B. Articulações. 2 Letícia C. L. Moura

A. Ossos B. Articulações. 2 Letícia C. L. Moura Ossos e Articulações Profa. Letícia Coutinho Lopes Moura Tópicos da aula A. Ossos B. Articulações 2 B. Articulações Artrites 3 Osteoartrite Doença articular degenerativa mais comum Degeneração cartilagem

Leia mais

AVOSOY Extrato Insaponificável de Abacate e Soja 2:1 > 35% phytosterols

AVOSOY Extrato Insaponificável de Abacate e Soja 2:1 > 35% phytosterols 1. INTRODUÇÃO Extrato vegetal natural na forma de pó. Obtido de uma pequenina fração do óleo natural encontrado no abacate e na soja; o suplemento é composto por uma parte de abacate e duas partes de soja.

Leia mais

Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral

Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral Diagnóstico por imagem nas alterações relacionadas ao envelhecimento e alterações degenerativas da coluna vertebral Marcello H. Nogueira-Barbosa Divisão de Radiologia CCIFM Faculdade de Medicina Ribeirão

Leia mais

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial.

Esta patologia ocorre quando existe um stress na epífise de crescimento próximo a área da tuberosidade tibial. INTRODUÇÃO Osgood-Schlatter (OS) constitui uma doença osteo-muscular, extra articular, comum em adolescentes (esqueleto em desenvolvimento). Surge na adolescência na fase denominada estirão do crescimento.

Leia mais

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE

LITERATURA CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE CURCUMIN C3 COMPLEX ANTI-INFLAMATÓRIO E ANTIOXIDANTE Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Parte utilizada: Raíz Uso: Interno A osteoartrite (OA), artrose ou osteoartrose,

Leia mais

Deformidades no crescimento

Deformidades no crescimento A felicidade de uma infância vê-se pelos joelhos, cada marca é uma história A articulação do joelho situa-se na região de grande crescimento. Para se ter uma idéia, cerca de 70% do crescimento do membro

Leia mais

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani

Modalidades fisioterapêuticas. Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani Modalidades fisioterapêuticas Profa. Dra. Daniela Cristina Carvalho de Abreu Alunas PAE: Jaqueline Mello Porto Paola Errera Magnani - Analgesia - Diminuir rigidez matinal Fisioterapia OBJETIVOS - Aumentar

Leia mais

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões

Lesões Meniscais. Anatomia. Tipos de Lesões Lesões Meniscais O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano.. Lesões meniscais estão entre as lesões mais comuns do joelho. Atletas profissionais ou amadores, principalmente aqueles

Leia mais

Definitivamente, Osteocart Plus

Definitivamente, Osteocart Plus Definitivamente, Osteocart Plus Porque somente proteger a cartilagem articular não é suficiente... Osteocart Plus atua em toda estrutura osteoarticular DISCOS INTERVERTEBRAIS CÁPSULA ARTICULAR TENDÕES

Leia mais

15/08/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL?

15/08/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? DOR EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Prof. Herval de L. Bonfante Quinto sinal vital (pressão arterial-pulso-respiração e temperatura) Dor - Significado

Leia mais

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura

Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura Qualidade de vida de pacientes idosos com artrite reumatóide: revisão de literatura André Ricardo Bezerra Bonzi (1); Renata Soares Ferreira (2) Edécio Bona Neto (3); Daniel Sarmento Bezerra (4); Tânia

Leia mais

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da

Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR ARTROPLASTIA NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO. partes? rachadura da Artroplastia de Ombro TRATAMENTO POR NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL INDICAÇÃO em 4 partes? tipo rachadura da cabeça umeral (split head) impactada cabeça atingindo 40% do colo anatômico FRATURAS DO ÚMERO

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTROSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTROSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTROSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA Etcheverry Silva Leite (1); Emanuela Tavares Cavalcante de Sousa (2); Sarah Aline Curioso de Freitas Brito (3); Vitória

Leia mais

Osteoartrite em atletas: uma lesão silenciosa

Osteoartrite em atletas: uma lesão silenciosa ARTIGO DE REVISÃO Osteoartrite em atletas: uma lesão silenciosa Profa. Dra. Ana Paula Simões CRM-SP: 108.667 ARTIGO DE REVISÃO Osteoartrite em atletas: uma lesão silenciosa Profa. Dra. Ana Paula Simões

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril

Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril Estudo de caso: os efeitos da hidrocinesioterapia para paciente com artrose de quadril FABIANA MAGALHAES NAVARRO(UNINGÁ)¹ MARIELLI MANZANO ARAUJO(G-UNINGÁ) 2 RESUMO Osteoartrose ou doença articular degenerativa,

Leia mais

ALUNAS: MARIA VITÓRIA SILVA GOMES JULIANA FERREIRA WHIRILENE CASSIANO GINOELY SHIRLEY G. GÁRCIA

ALUNAS: MARIA VITÓRIA SILVA GOMES JULIANA FERREIRA WHIRILENE CASSIANO GINOELY SHIRLEY G. GÁRCIA ALUNAS: MARIA VITÓRIA SILVA GOMES JULIANA FERREIRA WHIRILENE CASSIANO GINOELY SHIRLEY G. GÁRCIA O sistema musculoesquelético é composto pelos ossos, músculos e articulações. Tecido ósseo Os ossos compõem

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Ossificação Endocondral O Tecido ósseo é o único que no final de sua cicatrização originará tecido ósseo verdadeiro e não fibrose como os demais tecidos Tecido Ósseo

Leia mais

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha)

Mobilee. (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (BIOIBERICA / Espanha) Mobilee (Bioibérica/Espanha) Viva o movimento. Nome científico: Hyaluronic acid (60-75%), Hydrolized proteins (especially collagen), Polysaccharides. A prática esportiva

Leia mais

DISFUNÇÕES HORMONAIS: OSTEOARTROSE

DISFUNÇÕES HORMONAIS: OSTEOARTROSE DISFUNÇÕES HORMONAIS: OSTEOARTROSE ISABELA PAZINE DE OLIVEIRA. 1 BIANCA RAGUSO LAGUNA. 1 ; MARIA JULIANA VIDAL BRANDÃO. 1 ; ROMULO DE FREITAS DIAS. 1 ; GUSTAVO FELIPE DE OLIVEIRA. 1 ; MIKALOUSKI, U. 2

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças

22/03/2018 EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Sintoma comum a muitas doenças DOR EXISTE UMA DISCIPLINA DA GRADUAÇÃO DA UFJF QUE ABORDA O TEMA? QUAL A SITUAÇÃO NO BRASIL? Prof. Herval de L. Bonfante Dor - Significado DOR ASPECTOS IMPORTANTES Sintoma comum a muitas doenças Sintoma

Leia mais

For knee dynamic needs. O produto IDEAL! INOVADOR DUPLO EFICAZ AVANÇADO LONG LASTING. Final_Layout_MiniBrochure_RenehaVis_2016.indd 1 26/05/16 11:55

For knee dynamic needs. O produto IDEAL! INOVADOR DUPLO EFICAZ AVANÇADO LONG LASTING. Final_Layout_MiniBrochure_RenehaVis_2016.indd 1 26/05/16 11:55 O produto IDEAL! For knee dynamic needs INOVADOR DUPLO EFICAZ AVANÇADO LONG LASTING Final_Layout_MiniBrochure_RenehaVis_2016.indd 1 26/05/16 11:55 For knee dynamic needs Enquadramento na Osteoarthritis

Leia mais

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica.

Pubalgia. Fig. 1 fortes grupos musculares que concentram esforços na sínfise púbica. Pubalgia É uma síndrome caracterizada por dor na sínfise púbica, com irradiação para as regiões inguinais (virilha) e inferior do abdome, podendo estar associada a graus variáveis de impotência funcional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HOSPITAL DE CLÍNICAS CURITIBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HOSPITAL DE CLÍNICAS CURITIBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ HOSPITAL DE CLÍNICAS CURITIBA Orto-Hemo HC-UFPR LUCIANO DA ROCHA LOURES PACHECO HC-UFPR Luciano Rocha Loures Pacheco COMPLICAÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E ALTERNATIVAS TERAPÊUTICAS

Leia mais

OSSOS E ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS

OSSOS E ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS OSSOS E ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS PROTETOR DA CARTILAGEM OSTEOARTICULAR Silício, o 2º elemento mais abundante no planeta O silício é encontrado em duas formas na natureza: Inativa - minerais, como o quartzo,

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

Patologia do punho e mão

Patologia do punho e mão Patologia do punho e mão Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca 7 de Junho de 2018 Marco Pato Tópicos Dedo em gatilho Tenossinovite da estilóide radial Rizartrose Compressão nervosa Contractura de Dupuytren

Leia mais

Professora na FACISA/UNIVIÇOSA. 3. Professor na FACISA/UNIVICOSA.

Professora na FACISA/UNIVIÇOSA. 3. Professor na FACISA/UNIVICOSA. FATORES BIOMECÂNICOS DO JOELHO E QUADRIL COMO CAUSA DE OSTEOARTRITE Erlaine Da Silva Souza 1, Silvia Helena Morais 2, Andrês Valente Chiapeta 3, Thamires Germary de Oliveira 4 Resumo: A osteoartrite é

Leia mais

Artrose Tratamento Artroscópico

Artrose Tratamento Artroscópico 10º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho 11º Congresso Brasileiro de Artroscopia 14 a 17 de abril de 2004 Foz do Iguaçu - PR Artrose Tratamento Artroscópico Paulo Rockett Porto Alegre - RS 1 10º

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN ARTRITE REUMATÓIDE: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO BORILLE, Anderson¹ VIDAL, Edivaldo² PEDER, Leyde D.³ SILVA, Claudinei M. 4 RESUMO A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória sistêmica crônica, ela

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

35 solucões. Osteoporose Fibromialgia. que funcionam. Alimentos Fisioterapia Pilates Alongamento

35 solucões. Osteoporose Fibromialgia. que funcionam. Alimentos Fisioterapia Pilates Alongamento Osteoporose Fibromialgia e tudo com Consultoria de especialistas Como amenizar os sintomas das doenças reumáticas Fim da inflamação! Sucos e chás para combater as dores + Exercícios que garantem bem-estar

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Impacto Femoro Acetabular (IFA)

Impacto Femoro Acetabular (IFA) Impacto Femoro Acetabular (IFA) O Impacto Femoro Acetabular ou conflito entre a cabeça do fêmur e a borda do acetábulo. Isso ocorre por uma alteração mecânica e anatômica ocasionando uma incongruência

Leia mais

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA

Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise. Prof André Montillo UVA Luxação Congênita do Quadril (Displasia Acetabular) Doença de Legg-Perthes-Calvet Epifisiólise Prof André Montillo UVA Patologia Evolução Fisiológica A Partir dos 4 anos de idade haverá uma Obstrução da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO

UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO UNI - RIO OSTEOMIELITE HEMATOGÊNICA AGUDA DEFINIÇÃO É A INFECÇÃO DO OSSO E DA MEDULA ÓSSEA POR AGENTE ETIOLÓGICO INESPECÍFICO COM UM CARACTER DESTRUTIVO FULMINANTE ANATOMIA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E RADIOLÓGICA DA ARTROPATIA ASOCIADA AO HTLV-1

CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E RADIOLÓGICA DA ARTROPATIA ASOCIADA AO HTLV-1 CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E RADIOLÓGICA DA ARTROPATIA ASOCIADA AO HTLV-1 RESUMO Introdução: No passado doenças reumáticas sistêmicas foram identificadas como sendo mais frequentes em indivíduos infectados

Leia mais

Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Joelho

Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Joelho Ortopedia e Traumatologia Soluções inovadoras para Joelho NexGen LPS, CR, LPS Flex y LCCK Osteoartrose Grupo de enfermidades que têm diferentes etiologias, porém similar biologia, morfologia e quadro clínico.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG Definição: São fraturas raras, mas sua crescente descrição na literatura e sua provável associação

Leia mais

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude.

Traumatologia. Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. André Montillo UVA Definição: Traumatologia Distúrbios do Aparelho Locomotor tendo como Etiologia Sempre o TRAUMA, não importando a sua Magnitude. Propedêutica do Trauma: Tripé Propedêutico Anamnese Exame

Leia mais

ARTRITE REMATOIDE ASPECTOS GERAIS

ARTRITE REMATOIDE ASPECTOS GERAIS ARTRITE REMATOIDE ASPECTOS GERAIS RESUMO MIRANDA, Josiana 1 CHAVES, Patricia 1 NANDI, Rubiamara 1 SILVA, Claudinei M. 2 PEDER, Leyde D. 2 Os danos articulares, a funcionalidade e a perda do desenvolvimento

Leia mais

Bursite do Quadril (Trocantérica)

Bursite do Quadril (Trocantérica) Bursite do Quadril (Trocantérica) As bursas são pequenos sacos de conteúdo gelatinoso que estão localizados nos ombros, cotovelos, quadris, joelhos e calcâneos. Eles contêm uma pequena quantidade de fluido

Leia mais

MICROSEOMETIA IRÍDIA FLOR DE ÍRIS - Reumatismo

MICROSEOMETIA IRÍDIA FLOR DE ÍRIS - Reumatismo O Termo reumatismo é o nome popular dado a qualquer desordem ou dor a nível dos ossos, músculos e articulações. Usa-se popularmente para descrever condições que variam da dor mais inofensiva à temível

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica. Prof André Montillo Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia - Traumatologia É a Especialidade Médica que Estuda as Patologias do Aparelho Locomotor: Doenças Ósseas

Leia mais

Dr. Marco Demange. Espondilite anquilosante

Dr. Marco Demange. Espondilite anquilosante Artrite Reumatóide A artrite reumatoide é uma doença sistêmica crônica autoimune, logo vários órgãos são atacados pelo próprio sistema imunológico do corpo (principalmente as membranas sinoviais, películas

Leia mais

Referenciação à Consulta de Reumatologia

Referenciação à Consulta de Reumatologia Referenciação à Consulta de Reumatologia O Serviço de Reumatologia do HSM é responsável pela assistência em ambulatório de doentes com patologia da sua especialidade. Contudo dada a enorme prevalência

Leia mais

ORTOPEDIA.

ORTOPEDIA. ORTOPEDIA Membros Superiores braços Membros Inferiores pernas Atitude: Postura global ou segmentar, REVERSÍVEL, assumida voluntária ou reflexamente Deformidade: Alteração PERMANENTE da forma de um membro

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

Tendinopatia Patelar

Tendinopatia Patelar O tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar (ou ligamento da patela) é um local comum de lesões, principalmente em atletas. O treinamento esportivo geralmente benificia as qualidades

Leia mais

Dores na coluna Lombalgia

Dores na coluna Lombalgia Lombalgia A dor lombar (ou lombalgia ou lumbago ou dor nas costas ) é a segunda queixa mais frequente em todo o mundo atrás apenas do resfriado comum e uma das maiores causas de absenteísmo ao trabalho

Leia mais

Espondilite Anquilosante

Espondilite Anquilosante Espondilite Anquilosante Casos Clínicos Dra Ludmila A. Rubin de Celis 30/08/2014 O diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo Caso 1: Masculino, 26 anos Dor em planta do pé D (metatarsos) há 6

Leia mais

Semiologia do aparelho osteoarticular. Professor Ivan da Costa Barros

Semiologia do aparelho osteoarticular. Professor Ivan da Costa Barros Semiologia do aparelho osteoarticular Professor Ivan da Costa Barros IMPORTÂNCIA CLÍNICA 10% das consultas médicas Mais de 100 doenças Complicações não articulares Geralmente auto limitado 1 em 5 americanos

Leia mais

NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia?

NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia? NEUROCIRURGIA o que é neurocirurgia? Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares, degenerativas),

Leia mais

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE

A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE CONEXÃO FAMETRO 2017: ARTE E CONHECIMENTO XIII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 A INTERVENSÃO FISIOTEPÁPICA NA OSTEOPOROSE Vittória Felix FAMETRO Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. vittoriarf@gmail.com

Leia mais

ARTROPATIA DE CHARCOT (NEUROARTROPATIA DE CHARCOT)

ARTROPATIA DE CHARCOT (NEUROARTROPATIA DE CHARCOT) ARTROPATIA DE CHARCOT (NEUROARTROPATIA DE CHARCOT) MAURO FUCHS Rotina / consultório / Pé Diabético: prontuário/dia proprio ex. clínico/art/neuro hemograma glicemia HB glicosilada PT totais creatinina

Leia mais

Reunião de casos. LUCAS MERTEN Residente de RDI da DIGIMAX (R1)

Reunião de casos.  LUCAS MERTEN Residente de RDI da DIGIMAX (R1) Reunião de casos www.digimaxdiagnostico.com.br/ LUCAS MERTEN Residente de RDI da DIGIMAX (R1) CASO 1 Identificação: M. D. A.; masculino; 13 anos Queixa principal: Dor no quadril esquerdo há 3 meses, com

Leia mais

Prevenção de dores lombares no ambiente de trabalho Qua, 30 de Março de :00 - Última atualização Qua, 30 de Março de :06

Prevenção de dores lombares no ambiente de trabalho Qua, 30 de Março de :00 - Última atualização Qua, 30 de Março de :06 As dores lombares representam um dos principais motivos que levam um paciente ao médico e talvez a maior causa de absenteísmo (falta no trabalho). Um estudo patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates

Leia mais

Boletim Informativo 5 e

Boletim Informativo 5 e PPEETT IMAGEM I DIAGNÓSSTTI ICOSS VEETTEERI INÁRRI IOSS MAI I SS UUM PPRROFFI IISS SSI IIONNAALL EEM NOSSSSO QUUAADRRO Desde 3 de maio contamos com uma nova médica veterinária em nosso quadro, a Dra. Kemy

Leia mais

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma:

Traumatologia. Lesões Fundamentais do Trauma: Lesões Fundamentais do Trauma: Contusão Entorse Luxação Fratura Todo o Trauma, não importando sua Magnitude, sempre resultará em umas dessas Lesões. Contusão: Lesão Superficial de Partes Moles sem qualquer

Leia mais

QUEM SÃO OS INDIVÍDUOS QUE PROCURARAM A AURICULOTERAPIA PARA TRATAMENTO PÓS-CHIKUNGUNYA? ESTUDO TRANSVERSAL

QUEM SÃO OS INDIVÍDUOS QUE PROCURARAM A AURICULOTERAPIA PARA TRATAMENTO PÓS-CHIKUNGUNYA? ESTUDO TRANSVERSAL QUEM SÃO OS INDIVÍDUOS QUE PROCURARAM A AURICULOTERAPIA PARA TRATAMENTO PÓS-CHIKUNGUNYA? ESTUDO TRANSVERSAL Yãnsley André Sena Tavares (1); Dayane Cristine Sousa Santiago (2); Águida Maria Alencar Freitas

Leia mais

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela.

Rupturas do menisco. A articulação do joelho é formada pelos ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Rupturas do menisco As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco. Entretanto,

Leia mais

03/03/2015. Acúmulo de Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Inflamação Aguda.

03/03/2015. Acúmulo de Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Funções dos Leucócitos. Inflamação Aguda. Acúmulo de Leucócitos Os leucócitos se acumulam no foco inflamatório seguindo uma sequência de tempo específica Neutrófilos (6-12 h) Monócitos: Macrófagos e céls. dendríticas (24-48 h) Linfócitos e plasmócitos

Leia mais

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica

Propedêutica Ortopédica e Traumatológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESDADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG Propedêutica Ortopédica e Traumatológica Prof. André Montillo www.montillo.com.br Definição: Ortopedia

Leia mais

Residência em Ortopedia e Traumatologia

Residência em Ortopedia e Traumatologia tologia NOTÍCIAS INTENSIFICADORES DE IMAGENS... 13 AGÔSTO - 2007 18º NÚMERO FINALMENTE O CONSÊRTO. TELEFONE DA EMERGÊNCIA -TRAUMATOLOGIA - 8401 5210 FINALMEEEEEEENTE O CONSÊRTO... APÓS MAIS DE CINCO MESES

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

LOMBALGIA AGUDA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA? TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA? RAIOS-X? OUTROS? NENHUM?

LOMBALGIA AGUDA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA? TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA? RAIOS-X? OUTROS? NENHUM? LOMBALGIA AGUDA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA? TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA? RAIOS-X? OUTROS? NENHUM? QUESTÕES CLÍNICAS Para quais pacientes com lombalgia aguda está indicada a avaliação com uso de exame por imagem?

Leia mais

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos

Leia mais

Osteoartrose. Ms. Roberpaulo Anacleto

Osteoartrose. Ms. Roberpaulo Anacleto Osteoartrose Ms. Roberpaulo Anacleto Introdução Sinônimos: Osteoartrite; Doença Articular Degenerativa Não há sintomas sistêmicos Locais mais acometidos: Membros inferiores e segmentos vertebrais. Associação:

Leia mais

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA

PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA PROTOCOLO DE ACESSO ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA 2018 PROTOCOLO DE ACESSO: ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA HCFAMEMA Elaboração: Dr. Eduardo M. Jacob Dr. Tarcisio Adilson Ribeiro Machado Aprovação: Dr.

Leia mais

André Luís Montillo UVA

André Luís Montillo UVA André Luís Montillo UVA Definição: É uma doença sistêmica de origem desconhecida que determina alteração no Processo de Remodelação Óssea. É determinada por osteoclastos anormais que aceleram o remodelamento

Leia mais

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR

TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR Definição Entende-se por traumatismo raquimedular lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não medula ou raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos

Leia mais

III - CASUÍSTICA E MÉTODOS

III - CASUÍSTICA E MÉTODOS III - CASUÍSTICA E MÉTODOS Foram selecionados e estudados 43 pacientes com hanseníase em estado reacional internados no Hospital Lauro de Souza Lima de Bauru, que apresentavam artropatia inflamatória.

Leia mais

07/12/2015. Letícia Coutinho Lopes 1. Ossos e Articulações

07/12/2015. Letícia Coutinho Lopes 1. Ossos e Articulações Ossos e Articulações Profa. Letícia Coutinho Lopes Moura Tópicos da Aula A. Ossos B. Articulações 2 A. Ossos Modelagem, Remodelagem Óssea Microscopia da Modelagem Óssea Anormalidades de Desenvolvimento

Leia mais

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Luxação do Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ela pode se mover em diversas direções, mas essa vantagem

Leia mais

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05

Escrito por Vipgospel Sex, 06 de Dezembro de :00 - Última atualização Sex, 06 de Dezembro de :05 Carregar bolsas ou mochilas pesadas, postura errada, não se acomodar na cadeira, dirigir muito, ter sobrepeso ou levar uma vida sedentária. Se você se encaixa em uma (ou mais) dessas situações, provavelmente

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA DESPORTIVA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Médico Cirurgia de Joelho

Médico Cirurgia de Joelho Caderno de Questões Prova Objetiva Médico Cirurgia de Joelho SRH Superintendência de Recursos Humanos DESEN Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal 01 Na semiologia da lesão meniscal medial

Leia mais

MOBILIZAÇÕES DAS ARTICULAÇÕES PERIFÉRICAS

MOBILIZAÇÕES DAS ARTICULAÇÕES PERIFÉRICAS Pontifícia Universidade Católica de Goiás MOBILIZAÇÕES DAS ARTICULAÇÕES PERIFÉRICAS Professor Esp. Kemil Sousa DEFINIÇÃO Técnicas de terapia manual usadas para modular a dor e tratar as disfunções articulares

Leia mais

Fasciite PLANTAR UNIFESP - SÃO PAULO. LEDA MAGALHÃES OLIVEIRA REUMATOLOGIA - fisioterapeuta.

Fasciite PLANTAR UNIFESP - SÃO PAULO. LEDA MAGALHÃES OLIVEIRA REUMATOLOGIA - fisioterapeuta. Fasciite PLANTAR LEDA MAGALHÃES OLIVEIRA REUMATOLOGIA - fisioterapeuta americ@uol.com.br UNIFESP - SÃO PAULO Conceitos Considera-se que a fasciite atinja 10 % de corredores Seria resultante de trauma repetido

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE TRÊS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DOR EM PACIENTES IDOSOS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO

UTILIZAÇÃO DE TRÊS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DOR EM PACIENTES IDOSOS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO UTILIZAÇÃO DE TRÊS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DOR EM PACIENTES IDOSOS COM OSTEOARTROSE DE JOELHO Vanessa Maria da Silva Alves Gomes; Érica Patrícia Borda Lira Uchôa Universidade Católica de Pernambuco,

Leia mais

IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FÊMORO-TIBIAL DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR: ESTUDOS EM MICROSCOPIA DE LUZ DA CARTILAGEM ARTICULAR

IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FÊMORO-TIBIAL DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR: ESTUDOS EM MICROSCOPIA DE LUZ DA CARTILAGEM ARTICULAR ISBN 978-85-61091-05-7 VI EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 IMOBILIZAÇÃO DA ARTICULAÇÃO FÊMORO-TIBIAL DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR: ESTUDOS EM MICROSCOPIA

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

Osteoartrite. principalmente. ser degradados. que receptores de. abaixo: Figura 1: As. alterações

Osteoartrite. principalmente. ser degradados. que receptores de. abaixo: Figura 1: As. alterações Osteoartrite e: quanto avançamos s? Andreza Urba de Quadros* A osteartrite é uma doença debilitante,, causada pela redução da cartilagem e lesões no osso subcondral de diversas articulações, principalmente

Leia mais