3 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros"

Transcrição

1 3 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros Antes de adentrarmos na descrição teórica da ETTJ e de alguns de seus modelos é imortante que clarifiquemos algumas das definições básicas que vamos usar nesse trabalho. Assim, nessa subseção aresentaremos as definições de títulos zero-couon, taxa efetiva (effective yield), taxa anualizada (annualized yield), yield sreads, excesso de retorno, a definição de estrutura a termo observada e teórica, entre outras Titulo zero-couon Esses títulos são títulos de renda fixa que fazem um único agamento em uma data futura conhecida como data de vencimento do título (ou data de maturidade). O valor de face do título é o valor do agamento a ser efetuado na data de vencimento do título. O título é negociado com desconto em relação a esse valor de face. Aesar de o valor de face de um título oder assumir qualquer valor, em nosso trabalho, faremos semre referência a títulos zero-couon com valor de face de uma unidade monetária. Tal normalização visa aenas adronizar títulos com valores de face diferentes, não tendo, obviamente, qualquer imacto sobre as taxas às quais os títulos são efetivamente negociados. O razo de um título zerocouon, no instante t, é o esaço de temo a transcorrer entre o eríodo t e a data de vencimento do título. Nas seções emíricas desse trabalho, trabalharemos semre com razos anualizados.

2 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros A taxa efetiva e a taxa anualizada de um título zero-couon A taxa efetiva do título (effective yield) em um ambiente de temo contínuo, então, é facilmente calculável através da fórmula: y effective FV 1 = = (2) onde: y é o valor da taxa efetiva, em t, aga or um zero-couon com effective vencimento em T; em T(t<T); FV é o valor de face do título em t, adronizado ara $1, que será ago é o valor (reço) elo qual esse título zero-couon, com vencimento em T, é negociado em t (t<t). Usualmente, os títulos não são negociados elos seus reços nem elas suas taxas efetivas, e, sim or suas taxas anualizadas. Aqui, alertamos o leitor ara outra convenção que utilizaremos daqui or diante. Semre que nos referirmos à taxa à qual um título é negociado, sem quaisquer outras indicações, estaremos fazendo referência às suas taxas anualizadas. Além disso, as taxas anualizadas de um título deendem da convenção acerca da forma como os juros são comostos. Em um ambiente de juros comostos continuamente, a taxa de juros anualizada de um título com reço de (lembramos que o valor de face do título é semre $1) será dada or: y, *( ) log(, ) log(, ) tt T t tt t τ e = y = yt, τ = ( T t) τ (3) onde:

3 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 28 ytt, ou y t,τ é o valor da taxa anualizada de um zero-couon com vencimento em T e negociado a em t (T>t); ( T t) = τ é o valor em unidades anuais do razo, em t, de um zero-couon. Em nossa análise, consideramos que os títulos zero-couon estão isentos da ossibilidade de calote. Assim, as taxas às quais os títulos estão sendo negociados são indicativas de dois fatores: 1. o valor intertemoral do dinheiro e 2. o risco associado à volatilidade da taxa de juros de curto razo. Se um investidor comra um título zero-couon em t e o mantém até o vencimento em T (t<t), ele receberá $1 no dia do agamento. Não há risco nessa oeração, entretanto ele estará com seu caital indisonível entre o eríodo t e o eríodo T, ele demanda uma remuneração or isso chamamos esse fator de valor intertemoral do dinheiro 12. Além disso, se o investidor considera a ossibilidade de se desfazer do título antes de seu vencimento, ele está exosto ao risco de que variações na taxa de juros de curto razo alterem o valor de revenda do título. Um título que aga $1 em T, ode valer menos, em t<t, caso ocorram aumentos na taxa de juros de curto razo. Esse é o risco associado à volatilidade da taxa de juros. É imortante salientar que, em nenhuma dessas situações, o investidor está exosto ao risco associado à saúde financeira do emissor. O investidor não leva em conta, em sua análise, a ossibilidade de não receber o valor de face do título no vencimento. Essa é a razão ela qual a ETTJ de uma economia é normalmente obtida através das taxas às quais são negociadas os títulos do governo e, não, elas taxas a que são negociados títulos de emresas, ois o governo de um aís é, normalmente, considerado o emissor de risco zero. O governo não dá calote. 12 Em oucas alavras, uma unidade monetária em t tem valor diferente de uma unidade monetária em T (t<t).

4 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 29 Discutiremos o quão realista é esta hiótese de que os títulos emitidos elo governo não aresentarem ossibilidade de calote ara caso brasileiro no caítulo A ETTJ observada, teórica e interolada Dado um conjunto das taxas de juros às quais são negociados os títulos zero-couon ara diferentes vencimentos/ maturidades de um governo, obtém-se a ETTJ ara essa economia. A ETTJ observada ara essa economia é o conjunto de ares ordenados (taxa de juros, maturidade) dos títulos zero-couon emitidos elo governo. Suonha que em determinado dia, o governo de algum aís tivesse títulos zero-couon negociados às taxas exostas na tabela abaixo: # Dias Taxa # Dias Taxa 1 19,05% ,93% 30 18,88% ,02% 60 18,83% ,15% 91 18,80% ,24% ,79% ,35% ,82% ,52% Tabela 1: ETTJ observada em um dia hiotético 13 A ETTJ observada ode ser melhor visualizada no gráfico abaixo: 22,00% 21,50% 21,00% 20,50% 20,00% 19,50% 19,00% 18,50% Maturidade (# anos) Figura 1: ETTJ observada em um dia hiotético Como vemos no gráfico acima, or diversas razões 14, o governo não emite títulos ara todas as maturidades ossíveis e, ainda que emitisse, todos esses 13 Na verdade, esses são os dados da ETTJ brasileira ara o dia 18 de fevereiro de 2002.

5 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 30 títulos não seriam negociados todos os dias, somente alguns deles. Temos, então, uma ETTJ incomleta, significando com isso que ara várias maturidades/ vencimentos não temos a taxa de juros associada. Se o conjunto dos títulos emitidos cobrisse a totalidade dos vencimentos ossíveis, então teríamos uma ETTJ comleta ara esse dia, ou seja, taxas associadas a qualquer vencimento ossível. Uma ETTJ comleta, até o razo de um ano, tomaria a seguinte forma: 22,00% 21,50% 21,00% 20,50% 20,00% 19,50% 19,00% 18,50% Maturidade (# anos) Figura 2: ETTJ observada (comleta) em um dia hiotético Usualmente, a ETTJ observada não é comleta. No entanto, ara os articiantes do mercado de títulos é imortante ter a caacidade de associar à qualquer maturidade a taxa de juros que vigoraria caso um título do governo tivesse sido negociado naquele vencimento, ou seja, é imortante ter a caacidade de se obter uma ETTJ comleta ou, ao menos, uma boa aroximação dessa. De forma geral, existem duas formas rinciais ara que obtenhamos aroximações de uma ETTJ comleta. A forma mais usual de se aroximar taxas não observadas é a interolação. As técnicas de interolação são as mais variadas. Normalmente, utilizam-se olinômios com formas conhecidas (como os de Legendre ou Bernstein) como funções que ligam o razo de vencimento à taxa de juros. Não há um modelo teórico or trás desse aroach. Suõe-se que a ETTJ ode ser exlicada or uma função f (normalmente, essa função é um olinômio). Estimam-se, então, os 14 Criar liquidez em mercado secundário de títulos, investidores que ossuam referência or vencimentos esecíficos são algumas das razões elas quais o governo escolhe emitir uma

6 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 31 coeficientes da função (olinômio) que melhor se ajustam às taxas de fato observadas no mercado. Na rática, o grau do olinômio é escolhido de forma que as taxas calculadas a artir do olinômio ara os vencimentos observados (os chamados vértices ) tenham ajuste erfeito às taxas, de fato, observadas. De osse desses coeficientes, é ossível, dado que conhecemos a forma funcional da função/olinômio, se obter a taxa de juros associada à qualquer maturidade/ vencimento. A ETTJ obtida com esse método é chamada ETTJ interolada. Alguns trabalhos imortantes estudam a ETTJ interolada. Entre eles, citamos Almeida (2001). A outra forma de se aroximar uma ETTJ comleta é através de um modelo estrutural e/ ou teórico ara a ETTJ 15. Tais modelos teóricos, como veremos à frente (Caítulo 4), são funcionais, que ara qualquer instante do temo t, fornecem a taxa de juros associada a qualquer vencimento desejado 16. Nesse sentido, eles executam uma ação muito similar à executada elos olinômios na interolação. É reciso, entretanto, salientar as diferenças entre o trabalho de estimação de um modelo teórico da ETTJ e um trabalho de interolação da ETTJ observada. Um modelo teórico da ETTJ é derivado a artir de uma equação diferencial estocástica ara os fatores da economia 17 que, or hióteses de equilíbrio ou não arbitragem, geram um funcional 18 que exlica a dinâmica da ETTJ ao longo do temo como função desses fatores da economia. Um modelo teórico calibrado ou estimado não tem orque se ajustar erfeitamente à ETTJ observada da economia 19, afinal, o modelo imõe uma série de restrições tanto em relação à dinâmica dos fatores/ estados (que formam a taxa de curto razo) como maior concentração de dívida em determinados vencimentos. Cox, Ingersoll e Ross (1981) é uma excelente referência na discussão de algumas dessas teorias relacionadas à ETTJ. 15 De fato, é através desse método que vamos obter uma ETTJ comleta nesse trabalho. 16 De forma mais esecífica, esses modelos se constituem de uma equação ara a dinâmica da taxa de curto razo e outra equação que liga a taxa de curto razo às taxas associadas a vencimentos mais longos. Chamamos tais modelos anteriormente de fully-secified models da ETTJ. 17 No modelo de 1 fator, esse fator é normalmente associado à taxa de juros de curto razo e/ ou livre do risco da economia. 18 Funcional no sentido matemático como uma função de funções. Afinal, um modelo teórico da ETTJ normalmente fornece uma exressão que, ara cada eríodo do temo t, fornece uma função que associa a cada maturidade T uma taxa de juros. 19 A literatura teórica tem rocurado desenvolver modelos que ossam se ajustar totalmente à ETTJ observada. O modelo seminal é sem dúvida o de Heath, Jarrow e Morton (1992) que modela as taxas forward da ETTJ e não a taxa de curto razo.

7 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 32 em relação às correlações entre as várias taxas de mais longo razo que formam a ETTJ a cada eríodo do temo. A ETTJ obtida através de um modelo é chamada ETTJ teórica. Em termos de ajuste às taxas observadas, a interolação é mais flexível, ois desde que se use uma função de interolação de grau suficientemente alto é ossível garantir o ajuste da estrutura interolada à estrutura observada. Entretanto, como a interolação de uma ETTJ não está associada a argumentos de equilíbrio ou não-arbitragem, os resultados, assim obtidos, admitem oortunidades de arbitragem, uma roriedade não desejável em qualquer modelo que rocure dar reço a diferentes ativos ou exlicar a dinâmica temoral de uma ETTJ. O uso de modelos teóricos da ETTJ garante a consistência dos resultados com hióteses de não-arbitragem, além disso, vários dos arâmetros desses modelos carregam interesse er se, como o reço de risco do mercado e a taxa de juros de longo razo da economia. Esses modelos, entretanto, dadas as restrições que eles imõem, não garantem que as taxas teóricas sejam idênticas às taxas de fato observadas. Tal fato tem imedido, muitas vezes, o uso mais amlo na indústria financeira desses modelos, ois os agentes de mercado demandam antes de tudo que o seu modelo da ETTJ se ajuste erfeitamente às taxas observadas no mercado Yield Sread O yield sread mede a diferença nas taxas entre dois títulos com vencimentos diferentes. Em geral, esses dois títulos odem ser de quaisquer maturidades. Entretanto, nesse trabalho, semre vamos nos referir ao yield sread como uma medida da diferença entre a taxa de curto razo e a taxa de um outro título de maturidade mais longa, qual seja: s = y r (4) t

8 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 33 s é o yield sread, no eríodo t, entre a taxa de um zero-couon com vencimento em T e a taxa de curto razo; y é o valor da taxa anualizada de um zero-couon com vencimento em T; r t é o valor da taxa livre de risco ou taxa de curto razo da economia. Dessa forma, o conceito de yield sread será uma medida da inclinação da ETTJ em determinado eríodo do temo t. Como discutiremos mais à frente, a inclinação da ETTJ está associada ao risco de mercado e à taxa de longo razo ara a economia. Veja o gráfico abaixo, com alguns yield sreads ara a ETTJ brasileira do dia 21 de dezembro de ,5% 17,0% 16,5% 16,0% =0,58% =1,06% 15,5% 15,0% 14,5% Maturidade Figura 3: Yield sread (6 meses e 1 ano) no dia 21-Dez O retorno de um título e o excesso de retorno eserado Vimos que títulos zero-couon têm as mais variadas taxas de retorno anualizadas e maturidades. Entretanto, recisamos estabelecer com clareza qual o retorno de um título ara o investidor. Como ara qualquer outro ativo, esse retorno deende simlesmente do reço ago elo investidor na comra do título (relacionado à taxa a que o título era negociado no momento da comra) e o reço elo qual o investidor vendeu o título (relacionado à taxa a que o título era negociado no momento da venda).

9 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 34 Se o investidor comra um título e o mantém até o vencimento, então, seu retorno total será igual à taxa efetiva (effective yield) do título no momento da comra; e, seu retorno anualizado será igual à taxa anualizada no momento da comra. Entretanto, o investidor não necessariamente comra e mantém um título em carteira até o vencimento. Ele ode comrar um título de maturidade mais longa e mantê-lo or temo inferior ao da maturidade do título, or exemlo. Nesse caso, considere R tst,, como a taxa anualizada de retorno de um título com maturidade em T quando é comrado em t e vendido em s (t<s<t): st, ( s t) RtsT,, *( s t) = e (5) onde: em (T-s-t); R tst,,, retorno anualizado do investimento;, reço de um título zero-couon comrado em s com vencimento s, T ( s t), reço de um título zero-couon comrado em t com vencimento em T; ( s t ), duração do investimento em anos. É imortante notar que o retorno desse investimento, R tst,,, só é aurado no eríodo s, ou seja, em t, quando o investidor decidiu elo investimento, ele não sabe quanto será seu retorno. Em teoria, um investidor que decidi investir em um título de maturidade mais longa, or um determinado eríodo, esera receber um adicional de rendimento em relação ao que seria o seu retorno caso ele investisse no ativo livre de risco da economia. Esse adicional de rendimento eserado é chamado de excesso de retorno eserado e, em rincíio, é crescente com a maturidade do título. Como veremos no caítulo 4, os modelos teóricos da ETTJ fornecem uma exressão ara o cálculo do excesso de retorno eserado de um título zero-couon de longo razo.

10 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros A taxa forward e a taxa forward instantânea Títulos com diferentes vencimentos odem ser combinados de forma a se obter um retorno garantido no futuro. Através da comra e venda a descoberto de títulos, é ossível, no eríodo t, iniciar um investimento em t que irá agar $1 em T (t<s<t) ao investidor. A taxa de retorno desse investimento é chamada taxa forward. Essa taxa ode ser entendida como a taxa de um investimento feito em t, mas que irá vigorar entre s e T, (t<s<t), sendo que o investidor recebe uma unidade monetária nesse último eríodo. O rocedimento ara se obter tal investimento é o que segue: 1. Querendo garantir o agamento de $1 em T, o investidor comra, em t, um título com vencimento em T or ; 2. Como o investidor quer iniciar seu investimento somente em s, ele vende uma quantidade de títulos com vencimento em s, de forma a obter o valor tt, gasto na comra do outro título. Como o título com vencimento em s custa ts,, o investidor vende / ts, unidades do título com vencimento em s; 3. Assim, ele desembolsa zero, ois desembolsa em títulos com vencimento em T, mas recebe or títulos vendidos com vencimento em s. O retorno de tal investimento é dado or: onde: 1 ftst,, *( T t) = e (6) ( / ) ts, f tst,,, é a taxa forward contratado em t e que vigorará entre s e T; T-s, é o eríodo em anos ara o qual a taxa forward estará ativa.

11 Conceitos básicos relacionados à estrutura a termo da taxa de juros 36 A taxa forward instantânea em s é a taxa forward quando T tende a s (ou seja, s T 0 ). O gráfico abaixo exemlifica a relação entre a taxa forward e a taxa anualizada na ETTJ brasileira de 19 de setembro de ,0% 30,0% 25,0% 20,0% 15,0% 10,0% 5,0% Taxa sot Taxa Forw ard 0,0% Maturidade (# dias) Figura 4: Taxa anualizada versus forward rate

Acréscimos e decréscimos - Resolução

Acréscimos e decréscimos - Resolução 0 (Unicam 5 ª fase) (Acréscimo e decréscimo ercentual) Uma comra no valor de.000 reais será aga com uma entrada de 600 reais e uma mensalidade de 4 reais. A taxa de juros alicada na mensalidade é igual

Leia mais

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 19/06/2001 Duração: 2.5h + 0.5h

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 19/06/2001 Duração: 2.5h + 0.5h ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos -1 Frequência - Resolução 19/6/1 Duração:.5h +.5h CASO 1 (x1.5=3 valores) a) Admita disor de duas alternativas de investimento, com idêntico risco: uma a 1

Leia mais

Rememorando. Situação-problema 5. Teorema do Limite Central. Estatística II. Aula II

Rememorando. Situação-problema 5. Teorema do Limite Central. Estatística II. Aula II UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Rememorando Estatística II Aula II Profa. Renata G. Aguiar 1 Figura 7 Distribuição de uma amostra (n = 150).

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA Hewlett-Packard INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA Aulas 0 a 04 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ramos Ano: 206 Sumário Matemática Financeira... REFLITA... Porcentagem... Cálculos com orcentagem...

Leia mais

Microeconomia II. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia

Microeconomia II. Licenciaturas em Administração e Gestão de Empresas e em Economia Microeconomia II Licenciaturas em Administração e Gestão de Emresas e em Economia 006-007 º Semestre Fernando Branco (fbranco@uc.t) º Teste Carolina Reis (careis@fcee.uc.t) O teste tem a duração de :30

Leia mais

5 Teoria de opções reais 5.1. Avaliação de projetos via FCD vs. ROV

5 Teoria de opções reais 5.1. Avaliação de projetos via FCD vs. ROV 5 Teoria de oções reais 5.1. Avaliação de rojetos via FCD vs. ROV A avaliação de rojetos de investimentos é uma questão estratégica ara toda cororação atualmente. Cada vez mais uma decisão é tomada em

Leia mais

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 28/05/2003 Duração: 2.5h + 0.5h

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Frequência - Resolução 28/05/2003 Duração: 2.5h + 0.5h ISCE Licenciatura de Finanças Investimentos -3 Frequência - Resolução 8/5/3 Duração:.5h +.5h CASO 1 (x1.5=3 valores) a) Admita eserar, ara a róxima 5ª-eira, uma nova descida das taxas de intervenção or

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Microeconomia UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Faculdade de Ciências Económicas e Emresariais icroeconomia Licenciatura em Administração e Gestão de Emresas 3 de Novembro de Fernando Branco Eame de Finalistas Gabinete

Leia mais

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Exame - Resolução 09/07/2001 Duração: 2.5h + 0.5h

ISCTE Licenciatura de Finanças Investimentos Exame - Resolução 09/07/2001 Duração: 2.5h + 0.5h SCE Licenciatura de Finanças nvestimentos - Exame - Resolução 9/7/ Duração: 5h + 5h CS (x5=3 valores) a) Sim Considere-se, or exemlo, uma combinação % f, % entre o activo sem risco e a carteira cóia do

Leia mais

Lista 2 - Organização de Mercados - Graduação em Economia - EPGE/FGV 2010 (Discriminação de 2o grau e Bens duráveis)

Lista 2 - Organização de Mercados - Graduação em Economia - EPGE/FGV 2010 (Discriminação de 2o grau e Bens duráveis) Lista - Organização de Mercados - Graduação em Economia - EPGE/FGV 010 (Discriminação de o grau e Bens duráveis) Professora: Adriana Perez Monitora: Lavinia Hollanda (lhollanda@fgvmail.br) 1. Em uma economia

Leia mais

Cap. 6. Definição e métodos de resolução do problema de valores de fronteira

Cap. 6. Definição e métodos de resolução do problema de valores de fronteira Ca. 6. Definição e métodos de resolução do roblema de valores de fronteira 1. Pressuostos 2. Formulação clássica do roblema de elasticidade linear 2.1 Condições no interior 2.2 Condições de fronteira 2.3

Leia mais

CURSO: MARKETING ECONOMIA I Época de Recurso 4 de Março de 2009 duração: 2h. Resolução NOME: Nº. GRUPO I (7 valores)

CURSO: MARKETING ECONOMIA I Época de Recurso 4 de Março de 2009 duração: 2h. Resolução NOME: Nº. GRUPO I (7 valores) URO: MARKTING ONOMIA I Éoca de Recurso 4 de Março de 2009 duração: 2h NOM: Nº. RPONA NO NUNIAO Resolução GRUPO I (7 valores) deve assinalar com um círculo a resosta correcta cada questão tem uma cotação

Leia mais

ESTIMAÇÃO DO PRÉMIO DE RISCO FORWARD DAS TAXAS DE JURO DE CURTO PRAZO COM BASE EM RESULTADOS DE SURVEYS*

ESTIMAÇÃO DO PRÉMIO DE RISCO FORWARD DAS TAXAS DE JURO DE CURTO PRAZO COM BASE EM RESULTADOS DE SURVEYS* Artigos Outuno 2006 ESTIMAÇÃO DO PRÉMIO DE RISCO FORWARD DAS TAXAS DE JURO DE CURTO PRAZO COM BASE EM RESULTADOS DE SURVEYS* Isabel Marques Gameiro** 1. INTRODUÇÃO As exectativas dos articiantes nos mercados

Leia mais

Cadeias de Markov. 1. Introdução. Modelagem e Simulação - Cadeias de Markov

Cadeias de Markov. 1. Introdução. Modelagem e Simulação - Cadeias de Markov Cadeias de Markov. Introdução Nestas notas de aula serão tratados modelos de robabilidade ara rocessos que evoluem no temo de maneira robabilística. Tais rocessos são denominados rocessos Estocásticos...

Leia mais

Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Propensão

Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Propensão Técnicas Econométricas ara Avaliação de Imacto Outras Técnicas que Utilizam o Escore de Proensão Rafael Perez Ribas Centro Internacional de Pobreza Brasília, 28 de maio de 2008 Introdução O Escore de Proensão

Leia mais

Cadeias de Markov. Andrei Andreyevich Markov (*1856, Ryazan, Russia; 1922, São Petersburgo, Russia).

Cadeias de Markov. Andrei Andreyevich Markov (*1856, Ryazan, Russia; 1922, São Petersburgo, Russia). Cadeias de Markov Andrei Andreyevich Markov (*856, Ryazan, Russia; 9, São etersburgo, Russia). Acreditar é mais fácil do que ensar. Daí existirem muito mais crentes do que ensadores. - Bruce Calvert .

Leia mais

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 4.1 Decisão Intertemporal do Consumidor

Microeconomia II. Cursos de Economia e de Matemática Aplicada à Economia e Gestão. AULA 4.1 Decisão Intertemporal do Consumidor icroeconomia II Cursos de Economia e de atemática Alicada à Economia e Gestão AULA 4. Decisão Intertemoral do Consumidor Isabel endes 007-008 4//008 Isabel endes/icro II 4. Decisão Intertemoral do Consumidor.

Leia mais

Lista de exercícios Micro III 26/08/2009. Monopólio. Exs. do Tirole: 1.1 p.67, 1.2 p. 67, 1.3 p. 68, 1.4 p. 69, 1.5 p. 71, 1.6 p.

Lista de exercícios Micro III 26/08/2009. Monopólio. Exs. do Tirole: 1.1 p.67, 1.2 p. 67, 1.3 p. 68, 1.4 p. 69, 1.5 p. 71, 1.6 p. Lista de exercícios Micro III 6/08/009 Prof. Afonso A. de Mello Franco Neto Exs. do Mas-Colell:.B. a.b.0 Monoólio Exs. do Tirole:..67,.. 67,.3. 68,.4. 69,.5. 7,.6.7 ) Suonha que um monoolista roduz dois

Leia mais

4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução

4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução 4 Cargas Dinâmicas 4.1 Introdução Carregamentos dinâmicos, or definição, são carregamentos em que a magnitude, a direção e a osição odem variar ao longo do temo. Consequentemente, as resostas da estrutura,

Leia mais

3 Propagação em ambientes abertos na faixa GHz

3 Propagação em ambientes abertos na faixa GHz 3 Proagação em ambientes abertos na faixa 10-66 GHz Na faixa de freqüências de oeração entre 10 e 66 GHz, a existência de visada direta é muito imortante ara viabilizar a comunicação de sistemas sem fio

Leia mais

APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL APOSTILA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

Leia mais

Microeconomia I. Pedro Telhado Pereira. 2ª frequência 9 de Junho de Curso: N.º de aluno: Nome:

Microeconomia I. Pedro Telhado Pereira. 2ª frequência 9 de Junho de Curso: N.º de aluno: Nome: Microeconomia I Pedro Telhado Pereira ª frequência 9 de Junho de 06 uração: 0 minutos Curso: N.º de aluno: Nome: folha existem esaços ara aresentar as suas resostas. Faça uma boa afectação do seu temo.

Leia mais

Impacto do retorno vazio sobre os fretes rodoviários

Impacto do retorno vazio sobre os fretes rodoviários Imacto do retorno vazio sobre os fretes rodoviários Por Neuto Gonçalves dos Reis* Os métodos de cálculo de fretes usualmente utilizados ela NTC&Logística artem da hiótese de que o veículo de transferência

Leia mais

Exame de Recurso de Microeconomia I 24 de Julho de 2013

Exame de Recurso de Microeconomia I 24 de Julho de 2013 Exame de Recurso de Microeconomia I 4 de Julho de 0 uração: 0 minutos (ou 60 minutos ara quem está a fazer recurso da ª arte) Curso: N.º de aluno (NA): Nome Comleto Se desejar que esta rova seja só de

Leia mais

Microeconomia II - Gabarito Lista 3 - Monopólio

Microeconomia II - Gabarito Lista 3 - Monopólio Microeconomia II - Gabarito Lista 3 - Monoólio Tiago Ferraz 1 de outubro de 015 1. Nicholson - Questão 14.5 a) Se A = 0, a demanda inversa será Q = 0 P P = 0 Q E a função custo C = 10Q + 15 O roblema do

Leia mais

Gabarito da Lista 4 de exercícios - Microeconomia 2 Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira

Gabarito da Lista 4 de exercícios - Microeconomia 2 Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira Gabarito da Lista 4 de exercícios - Microeconomia Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira 1. (a) Verdadeiro, or de nição. (b) Falso. Para que o segundo teorema valha, o conjunto de rodução também

Leia mais

M odulo de Potencia c ao e D ızimas Peri odicas Nota c ao Cient ıfica e D ızimas Oitavo Ano

M odulo de Potencia c ao e D ızimas Peri odicas Nota c ao Cient ıfica e D ızimas Oitavo Ano Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Notação Científica e Dízimas Oitavo Ano Exercícios Introdutórios Exercício. Escreva os seguintes números na notação científica: a) 4673. b) 0, 0034. c). d) 0,

Leia mais

Gestão de Riscos e Investimentos

Gestão de Riscos e Investimentos VAR e diversificação Normalmente, investimos simultaneamente em dois ou mais ativos Ou estamos exostos simultaneamente a dois ou mais fatores de risco VAR e diversificação (Cont.) Os fatores de risco são

Leia mais

Teoria da Firma. Discriminação de preços tarifa em duas partes e concorrência monopolística. Roberto Guena de Oliveira USP.

Teoria da Firma. Discriminação de preços tarifa em duas partes e concorrência monopolística. Roberto Guena de Oliveira USP. Teoria da Firma Discriminação de reços tarifa em duas artes e concorrência monoolística Roberto Guena de Oliveira USP novembro de 2013 Roberto Guena (USP) Discrim. & conc. mono. novembro de 2013 1 / 42

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ano de escolaridade Versão.4 Nome: N.º Turma: Professor: José Tinoco 6//08 Evite alterar a ordem das questões Nota: O teste é constituído or duas artes Caderno

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.3

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano de escolaridade Versão.3 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Teste.º Ano de escolaridade Versão. Nome: N.º Turma: Professor: José Tinoco 6//08 Evite alterar a ordem das questões Nota: O teste é constituído or duas artes Caderno

Leia mais

DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DO MODELO APT - ARBITRAGE PRICING THEORY - NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DO MODELO APT - ARBITRAGE PRICING THEORY - NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DO MODELO APT - ARBITRAGE PRICING THEORY - NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO Autores: Luiz Maranhão de Mello e Carlos Patrício Samanez Resumo Utilizando as cotações

Leia mais

Distribuição de uma proporção amostral

Distribuição de uma proporção amostral Distribuição de uma roorção amostral Estatística II Antonio Roque Aula 4 Exemlo Ilustrativo: Suonha que se saiba que em uma certa oulação humana uma roorção de essoas igual a = 0, 08 (8%) seja cega ara

Leia mais

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem

Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda Ordem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA Laboratório de Dinâmica SEM 504 DINÂMICA ESTRUTURAL Aula # 8 Vibrações em Sistemas Contínuos Modelo de Segunda

Leia mais

O que é um Modelo Matemático?

O que é um Modelo Matemático? 1 1 O que é um Modelo Matemático? Conjunto de equações que relacionam as variáveis que caracterizam o rocesso e reresentam adequadamente o seu comortamento. São semre aroximações da realidade! Modelos

Leia mais

Valores e vectores próprios

Valores e vectores próprios Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 Valores e vectores rórios De nem-se valores e vectores rórios aenas ara matrizes quadradas, elo que, ao longo deste caítulo e quando mais nada seja eseci

Leia mais

14 MODELO DE DECISÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES

14 MODELO DE DECISÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES 14 MODELO DE DECISÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES A artir da remissa da teoria das restrições de ue a emresa oera semre com algum tio de restrição, neste caítulo é abordado o rocesso geral de tomada de decisão

Leia mais

PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO 1.1. Carlos Henrique Marchi. Curitiba, UFPR, setembro de 2005.

PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO 1.1. Carlos Henrique Marchi. Curitiba, UFPR, setembro de 2005. PROTOCOLO PARA ESTIMAR ERROS DE DISCRETIZAÇÃO EM CFD: VERSÃO. Carlos Henrique Marchi Curitiba, FPR, setembro de 2005. O objetivo deste rotocolo é adronizar o rocesso de Verificação de soluções numéricas

Leia mais

Capítulo 7 - Wattímetros

Capítulo 7 - Wattímetros Caítulo 7 - Wattímetros 7. Introdução Os wattímetros eletromecânicos ertencem à uma classe de instrumentos denominados instrumentos eletrodinâmicos. Os instrumentos eletrodinâmicos ossuem dois circuitos

Leia mais

PINDYCK & RUBINFELD, CAP 15; VARIAN, CAPS.10, 11

PINDYCK & RUBINFELD, CAP 15; VARIAN, CAPS.10, 11 Escolha Intertemoral PINDYCK & RUBINFELD, CAP 5; VARIAN, CAPS., OBS.: ESTAS NOTAS DE AULA NÃO FORAM SUBMETIDAS A REVISÃO, TENDO COMO ÚNICA FINALIDADE A ORIENTAÇÃO DA APRESENTAÇÃO EM CLASSE. COMENTÁRIOS

Leia mais

Relatório de Consultoria

Relatório de Consultoria a E 6005 a E 6005 Relatório de Consultoria Consultoria Carteira Eficiente PSI0 Mestrado Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Emresariais Mercados e Investimentos Financeiros Trabalho Prático PARTE I Gruo:

Leia mais

instituto superior de contabilidade e administração do porto MICROECONOMIA Resolução Grupo I

instituto superior de contabilidade e administração do porto MICROECONOMIA Resolução Grupo I instituto suerior de contabilidade e administração do orto MIROONOMIA 1.º TRABALHO OMPLMNTAR 8-10 D MAIO D 2010 Resolução Gruo I 1. xressões analíticas da taxa marginal de transformação de Y em X, ara

Leia mais

Gabarito da Lista 8 de exercícios - Microeconomia 2 Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira

Gabarito da Lista 8 de exercícios - Microeconomia 2 Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira Gabarito da Lista de exercícios - Microeconomia Professora: Joisa Dutra Monitor: Rafaela Nogueira 1. No duoólio de Cournot, cada rma escolhe a quantidade que imiza o seu lucro dada a quantidade da outra

Leia mais

Demanda. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva

Demanda. Universidade Federal de Santa Catarina. From the SelectedWorks of Sergio Da Silva. Sergio Da Silva Universidade Federal de Santa Catarina From the SelectedWorks of Sergio Da Silva 00 Demanda Sergio Da Silva Available at: htt://works.beress.com/sergiodasilva/35/ Demanda Hal R. Varian Intermediate Microeconomics,

Leia mais

MICROECONOMIA II ( ) João Correia da Silva

MICROECONOMIA II ( ) João Correia da Silva MICROECONOMIA II 1E108 (2011-12) 29-02-2012 João Correia da Silva (joao@fe.u.t) 1. A EMPRESA 1.1. Tecnologia de Produção. 1.2. Minimização do Custo. 1.3. Análise dos Custos. 1.4. Maximização do ucro. 2

Leia mais

Figura 4.21: Gráfico da intensidade das potências de qq U t qq (linhas 1 e 3), levando em conta os 30% de pontos mais intensos, N = 76 e fase = 0,

Figura 4.21: Gráfico da intensidade das potências de qq U t qq (linhas 1 e 3), levando em conta os 30% de pontos mais intensos, N = 76 e fase = 0, Figura 4.2: Gráfico da intensidade das otências de q U t q (linhas e 3), levando em conta os 3% de ontos mais intensos, N = 76 e fase =, comaradas com órbitas eriódicas clássicas (linhas 2 e 4) obtidas

Leia mais

Situação-problema 3. Situação-problema 3. Situação-problema 3. Situação-problema 3. Distribuição Amostral da Proporção.

Situação-problema 3. Situação-problema 3. Situação-problema 3. Situação-problema 3. Distribuição Amostral da Proporção. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Situação-roblema 3 Estatística II Profa. Renata Gonçalves Aguiar Suonha que uma indústria tenha feito uma esquisa

Leia mais

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9

Neste pequeno artigo resolveremos o problema 2 da USAMO (USA Mathematical Olympiad) 2005: (x 3 + 1)(x 3 + y) = 147 157 (x 3 + y)(1 + y) = 157 147 z 9 Ésófatorar... Serámesmo? Neste equeno artigo resolveremos o roblema 2 da USAMO (USA Mathematical Olymiad) 2005: Problema. Prove que o sistema x 6 + x + x y + y = 147 157 x + x y + y 2 + y + z 9 = 157 147

Leia mais

matematicaconcursos.blogspot.com

matematicaconcursos.blogspot.com Professor: Rômulo Garcia Email: machadogarcia@gmail.com Conteúdo Programático: Teoria dos Números Exercícios e alguns conceitos imortantes Números Perfeitos Um inteiro ositivo n diz-se erfeito se e somente

Leia mais

LICENCIATURA EM GESTÃO

LICENCIATURA EM GESTÃO EXAME 8.09.006 VERSÃO A OBSERVAÇÕES: (i) A duração da rova é de horas; (ii) Não é ermitida a consulta de quaisquer elementos, nem são restados quaisquer esclarecimentos; (iii) Resonda ao Gruo I na tabela

Leia mais

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4

FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A 12.º Ano Versão 4 FICHA de AVALIAÇÃO de MATEMÁTICA A.º Ano Versão 4 Nome: N.º Turma: Aresente o seu raciocínio de forma clara, indicando todos os cálculos que tiver de efetuar e todas as justificações necessárias. Quando,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO DECOMPOSIÇÃO EM COMPONENTES PRINCIPAIS DAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO DECOMPOSIÇÃO EM COMPONENTES PRINCIPAIS DAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO DECOMPOSIÇÃO EM COMPONENTES PRINCIPAIS DAS TAXAS DE JUROS DO MERCADO BRASILEIRO Claudia Sardenberg

Leia mais

Introdução à Economia 2018/2019 Pedro Telhado Pereira Frequência 4/1/2019 (Duração - 90 minutos)

Introdução à Economia 2018/2019 Pedro Telhado Pereira Frequência 4/1/2019 (Duração - 90 minutos) Introdução à Economia 2018/2019 Pedro Telhado Pereira Frequência 4/1/2019 (Duração - 90 minutos) Nome comleto: Nº: As resostas devem ser dadas na folha de enunciado. I Pense que um gruo hoteleiro está

Leia mais

Exames Nacionais. Prova Escrita de Matemática A 2009 VERSÃO Ano de Escolaridade Prova 635/1.ª Fase. Grupo I

Exames Nacionais. Prova Escrita de Matemática A 2009 VERSÃO Ano de Escolaridade Prova 635/1.ª Fase. Grupo I Exames Nacionais EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n. 7/00, de 6 de Março Prova Escrita de Matemática A. Ano de Escolaridade Prova 6/.ª Fase Duração da Prova: 0 minutos. Tolerância: 0 minutos

Leia mais

GREGÓRIO SILVA CAETANO

GREGÓRIO SILVA CAETANO GREGÓRIO SILVA CAETANO LOCALIZAÇÃO DE FIRMAS DE BENS DIFERENCIADOS E PODER DE MERCADO Versão Final de dissertação de Mestrado aresentada como quesito arcial à obtenção do grau de Mestre em Economia, Curso

Leia mais

Modelos Contínuos. nuos

Modelos Contínuos. nuos 1 Modelos Contínuos nuos Modelos Mecanísticos Linearização Modelos de Esaço de Estados Funções de transferência Conversão de modelos Resosta em cadeia aberta 2 1 O que é um Modelo Matemático? tico? Conjunto

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO. Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n. 86/8, de de Agosto Programas novos e Decreto-Lei n. 74/004, de 6 de Março) Duração da rova: 50 minutos.ª FASE 007 VERSÃO PROVA ESCRITA

Leia mais

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2003/2004

MICROECONOMIA I Ano lectivo 2003/2004 ICROECONOIA I Ano lectivo 200/200 TÓPICOS DE RESOLUÇÃO DO TESTE INTERÉDIO de arço de 200 Diogo Lucena Ana Lacerda Paulo Gonçalves Duração máima: 2h00m GRUPO I (0 Valores) As referências do consumidor reresentativo

Leia mais

4 Modelo de Black-Derman-Toy

4 Modelo de Black-Derman-Toy 31 4 Modelo de Black-Derman-Toy O modelo de estrutura a termo desenvolvido em 1990 por Fischer Black, Emanuel Derman e William Toy é um modelo de não-arbitragem unifatorial, isto é, os preços dos títulos

Leia mais

Microeconomia I. Exercícios. António Saraiva.

Microeconomia I. Exercícios. António Saraiva. Microeconomia I Exercícios António Saraiva www.isca.i.t/~asaraiva 2 LINHA LIMITE DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO X X País A 120 País B 100 96 B2 A1 A2 B1 80 125 Y 60 Y Os gráficos reresentam as linhas de

Leia mais

Estudo dos gases. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Estudo dos gases. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade D 8 Caítulo Estudo dos gases Seções: 81 As transformações gasosas 82 Conceito de mol Número de Avogadro 83 Equação de Claeyron 84 Teoria cinética dos gases Antes de estudar o caítulo eja

Leia mais

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS

AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS LCE-00 Física do Ambiente Agrícola AULA 8: TERMODINÂMICA DE SISTEMAS GASOSOS Neste caítulo será dada uma introdução ao estudo termodinâmico de sistemas gasosos, visando alicação de seus conceitos aos gases

Leia mais

O Mistério dos Chocalhos

O Mistério dos Chocalhos O Mistério dos Chocalhos Cláudia Peixoto IME-USP O objetivo desta oficina é introduzir os conceitos de amostragem e estimação. Para tanto iremos utilizar um objeto idealizado ela MTEMTEC (htt://matemateca.ime.us.br/).

Leia mais

Invertendo a exponencial

Invertendo a exponencial Reforço escolar M ate mática Invertendo a exonencial Dinâmica 3 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 2ª do Ensino Médio Algébrico Simbólico Função Logarítmica Aluno Primeira

Leia mais

Professor Danilo Dacar

Professor Danilo Dacar 1. Uma máquina fotográfica custava R$ 500,00. No dia dos ais, numa romoção, foi vendida com um desconto de 10% e, logo deois, em cima do novo reço sofreu um aumento de 10%. O seu reço atual, em reais,

Leia mais

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U Quest(iii) Argumento Dado um fenômeno ou fato, rocura-se justificá-lo, exlicá-lo. Esta justificativa é dada na forma de um raciocínio através do ual chegamos a uma afirmação, e uando este raciocínio é

Leia mais

htt://img6.imageshack.us/img6/7179/albedo11il.jg ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO Colorimetria O esectro eletromagnético é comosto de radiação de todos os comrimentos de onda. Nós enxergamos aenas uma equena arte

Leia mais

Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido.

Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido. ula: 32 Temática: Catálise Heterogênea Um catalisador heterogêneo é aquele que está em uma fase diferente da do sistema reacional. Focaremos nossa aula em sistemas de gás e sólido. catálise heterogênea

Leia mais

Fórmula de avaliação Estrutura temporal das taxas de juro Avaliação e decisão de trading. Investimentos. António M. R. G. Barbosa.

Fórmula de avaliação Estrutura temporal das taxas de juro Avaliação e decisão de trading. Investimentos. António M. R. G. Barbosa. Investimentos António M. R. G. Barbosa Dia 7: 16/Fev/12 António Barbosa (IBS) Investimentos Dia 7: 16/Fev/12 1 / 22 Sumário 1 Avaliação de obrigações (introdução) 2 Estrutura temporal das taxas de juro

Leia mais

Segunda aula de fenômenos de transporte para engenharia civil. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti

Segunda aula de fenômenos de transporte para engenharia civil. Estática dos Fluidos capítulo 2 do livro do professor Franco Brunetti Segunda aula de fenômenos de transorte ara engenharia civil Estática dos Fluidos caítulo 2 do livro do rofessor Franco Brunetti NESTA BIBLIOGRAFIA ESTUDAMOS FLUIDO ESTÁTICO E EM MOVIMENTO. BIBLIOGRAFIA

Leia mais

Carlos H. B. Gonçalves USP Brasil. Thomás A. S. Haddad USP Brasil. (aceito para publicação em junho de 2008) Resumo

Carlos H. B. Gonçalves USP Brasil. Thomás A. S. Haddad USP Brasil. (aceito para publicação em junho de 2008) Resumo Revista Brasileira Demonstração de História de da Certos Matemática Teoremas - Vol. Referentes 9 n o 17 (abril/2009 a Números -setembro/2009) Primos, de Leonhard ág. 93-99 Euler Publicação Oficial da Sociedade

Leia mais

AQUECIMENTO E TEMPERATURA

AQUECIMENTO E TEMPERATURA ASTRONOMIA DO SISTEMA SOLAR (AGA9) Prof.: Enos Picazzio AQUECIMENTO E TEMPERATURA htt://img6.imageshack.us/img6/7179/albedo11il.jg NÃO HÁH PERMISSÃO DE USO PARCIAL OU TOTAL DESTE MATERIAL PARA OUTRAS FINALIDADES.

Leia mais

Função par e função ímpar

Função par e função ímpar Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Deartamento de Matemática Alicada Universidade Federal Fluminense Função ar e função ímar Parte 3 Parte 3 Pré-Cálculo 1 Parte 3 Pré-Cálculo 2 Função ar Definição Função

Leia mais

Projeto do Trabalho. Tempos de produção: tempo-padrão takt time lead time. Capacidade no curto prazo: projeto do trabalho e da organização da produção

Projeto do Trabalho. Tempos de produção: tempo-padrão takt time lead time. Capacidade no curto prazo: projeto do trabalho e da organização da produção Temos de rodução: temo-adrão takt time lead time. Demanda Caacidade Temo Pequenos aumentos de caacidade Avaliação da Caacidade ( Aumento x Temo ) Acréscimos de caacidade Temo Grandes aumentos de caacidade

Leia mais

Passeio aleatório: jogo da roleta e apostas esportivas

Passeio aleatório: jogo da roleta e apostas esportivas Passeio aleatório: jogo da roleta e aostas esortivas Random walk: roulette game and sorts betting ISSN 2316-9664 Volume 8, dez. 2016 Leandro Morgado Universidade Federal de Santa Catarina leandro.morgado@ufsc.br

Leia mais

Parâmetros do Hidrograma Unitário para bacias urbanas brasileiras

Parâmetros do Hidrograma Unitário para bacias urbanas brasileiras RBRH Revista Brasileira de Recursos Hídricos Porto Alegre RS ABRH Vol 8 n.2 abr/jun) 195-199. 2003 Parâmetros do Hidrograma Unitário ara bacias urbanas brasileiras Carlos E. M. Tucci Instituto de Pesquisas

Leia mais

Market timing: um estudo empírico para Fundos de Pensão

Market timing: um estudo empírico para Fundos de Pensão Market timing: um estudo emírico ara Fundos de Pensão Lousanne Cavalcanti Barros (Faculdade Novos Horizontes) lousanne@unihorizontes.br Alfredo Alves de Oliveira Melo (Faculdade Novos Horizontes) diretoria@unihorizontes.br

Leia mais

c) Repita as alíneas (a) e (b), admitindo que o investidor pretende agora obter um rendimento esperado de 12%.

c) Repita as alíneas (a) e (b), admitindo que o investidor pretende agora obter um rendimento esperado de 12%. Casos Práticos Caso 3.1 Considere as seguintes inormações relativas a duas acções: cção cção Rendibilidade eserada 15% 10% Desvio adrão da rentabilidade eserada 1% 8% Valor de cotação EUR10 EUR15 Coeiciente

Leia mais

Programação Paralela e Distribuída 2010/11. Métricas de Desempenho. Ricardo Rocha DCC-FCUP

Programação Paralela e Distribuída 2010/11. Métricas de Desempenho. Ricardo Rocha DCC-FCUP Métricas de Desemenho Programação Paralela e Distribuída Métricas de Desemenho Métricas de Desemenho Desemenho! Dois dos rinciais objectivos do desenho de alicações aralelas são:! Desemenho: a caacidade

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Tel.: Fax:

Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Tel.: Fax: Fernando Branco Ano lectivo 3-4 Trimestre de Inverno Sessão 1ª Parte A imortância de comreender bem a Procura Comreender bem a sua rocura é indisensável ara o sucesso de ualuer emresa. Algumas emresas

Leia mais

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy

Redes Neurais e Sistemas Fuzzy Conceitos básicos de redes neurais recorrentes Redes eurais e Sistemas Fuzzy Redes eurais Recorrentes A Rede de Hofield A suressão do ruído numa memória auto-associativa linear ode ser obtida colocando-se

Leia mais

Segunda aula de teoria de ME5330. Fevereiro de 2011

Segunda aula de teoria de ME5330. Fevereiro de 2011 Segunda aula de teoria de ME5330 Fevereiro de 2011 As curvas características das bombas são de fundamental imortância ara a correta utilização das mesmas. Portanto, a erfeita comreensão dessas curvas é

Leia mais

FINANCEIRA. Reginaldo J. Santos. Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005. 10 de abril de 2009

FINANCEIRA. Reginaldo J. Santos. Universidade Federal de Minas Gerais http://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005. 10 de abril de 2009 INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA Reginaldo J. Santos Deartamento de Matemática-ICEx Universidade Federal de Minas Gerais htt://www.mat.ufmg.br/~regi Agosto de 2005 última atualização em 10 de abril de

Leia mais

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional

Escoamentos Compressíveis. Aula 03 Escoamento unidimensional Escoamentos Comressíveis Aula 03 Escoamento unidimensional 3. Introdução 4 de outubro de 947: Chuck Yeager a bordo do Bell XS- torna-se o rimeiro homem a voar a velocidade suerior à do som. 6 de março

Leia mais

3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo

3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo 3 Método de Modelagem e Procedimento de Cálculo O resente trabalho se utiliza do método de modelagem zero dimensional ara uma zona. Este modelo foi escolhido or oferecer o melhor custo benefício na geração

Leia mais

Teste de hipóteses para médias e proporções amostrais

Teste de hipóteses para médias e proporções amostrais Teste de hióteses ara médias e roorções amostrais Prof. Marcos Pó Métodos Quantitativos ara Ciências Sociais Hiótese estatística Hiótese é uma exlicação rovisória roosta ara um fenômeno, assível de ser

Leia mais

MATEMÁTICA COMENTÁRIO DA PROVA

MATEMÁTICA COMENTÁRIO DA PROVA COMENTÁRIO DA PROVA Os objetivos desta rova discursiva foram lenamente alcançados. Os conteúdos rinciais foram contemlados, inclusive comlementando os tóicos abordados na ª. fase, mostrando uma conveniente

Leia mais

Passos lógicos. Texto 18. Lógica Texto Limitações do Método das Tabelas Observações Passos lógicos 4

Passos lógicos. Texto 18. Lógica Texto Limitações do Método das Tabelas Observações Passos lógicos 4 Lógica ara Ciência da Comutação I Lógica Matemática Texto 18 Passos lógicos Sumário 1 Limitações do Método das Tabelas 2 1.1 Observações................................ 4 2 Passos lógicos 4 2.1 Observações................................

Leia mais

7 Análise empírica Análise dos dados de nossa amostra

7 Análise empírica Análise dos dados de nossa amostra 7 Análise empírica Nesse capítulo, descrevemos inicialmente algumas características estatísticas de nossa amostra, associando algumas dessas estatísticas a episódios vividos pela economia no período. A

Leia mais

A seguir veremos o conceito de limites das funções de duas ou mais variáveis.

A seguir veremos o conceito de limites das funções de duas ou mais variáveis. Limites de Função de várias variáveis. Limites: No curso de CDI-I estudamos ite de uma função real de uma variável. A definição rigorosa de ite é dada or: f ( L, ( / se A seguir veremos o conceito de ites

Leia mais

Teoria dos Jogos 3. Economia e Estratégia para Empreendedores Paulo Coelho Vieira

Teoria dos Jogos 3. Economia e Estratégia para Empreendedores Paulo Coelho Vieira Teoria dos Jogos 3 Economia e Estratégia ara Emreendedores Paulo Coelho Vieira Revisão TJ 2 Nash Euilibrium Perfect Nash Euilibrium Mixed Strategies Bertrand Game Cournot Game Bertrand Game 2 ou mais emresas

Leia mais

CPV seu pé direito também na medicina

CPV seu pé direito também na medicina matemática 0. Uma confeitaria roduz dois tios de bolos de festa. Cada quilograma do bolo do tio A consome 0, kg de açúcar e 0, kg de farinha. Por sua vez, o bolo do tio B consome 0, kg de açúcar e 0, kg

Leia mais

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Microeconomia - 6 a Lista de Exercícios Prof.: Carlos Eugênio Monitora:Amanda Schutze

Mestrado em Finanças e Economia Empresarial Microeconomia - 6 a Lista de Exercícios Prof.: Carlos Eugênio Monitora:Amanda Schutze Mestrado em Finanças e Economia Emresarial Microeconomia - 6 a Lista de Exercícios Prof.: Carlos Eugênio Monitora:Amanda Schutze (schutze@fgvmail.br) Parte I - Exercícios Básicos a Questão As funções de

Leia mais

Somas de números naturais consecutivos

Somas de números naturais consecutivos Julho 006 - nº 5 Somas de números naturais consecutivos António Pereira Rosa Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa. Introdução O objectivo deste trabalho é abordar o roblema da reresentação

Leia mais

Noções de Testes de Hipóteses

Noções de Testes de Hipóteses Noções de Testes de Hióteses Outro tio de roblema da Inferência Estatística é o de testar se uma conjectura sobre determinada característica de uma ou mais oulações é, ou não, aoiada ela evidência obtida

Leia mais

Restricao Orcamentaria

Restricao Orcamentaria Fro the SelectedWorks of Sergio Da Silva January 008 Restricao Orcaentaria Contact Author Start Your Own SelectedWorks Notify Me of New Work Available at: htt://works.beress.co/sergiodasilva/5 Restrição

Leia mais

Exame de Recurso de Microeconomia I 11 de Julho de 2011

Exame de Recurso de Microeconomia I 11 de Julho de 2011 Exame de Recurso de Microeconomia I de Julho de 0 Tóicos de resolução Duração: 0 minutos Curso: N.º de aluno (): Nome: Se desejar que esta rova seja só de recurso da ª arte assinale aqui Duração: 0 minutos

Leia mais

Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira

Fundação Getúlio Vargas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Fundação Getúlio argas / EPGE Economia Monetária e Financeira Prof. Marcos Antonio Silveira Nota de Aula 0: Renda Fixa Bibliografia: FABOZZI, F. J. The handbook of fixed income securities. McGraw-Hill,

Leia mais

Aprendizagem de Dados Simbólicos e/ou Numéricos. Francisco Carvalho

Aprendizagem de Dados Simbólicos e/ou Numéricos. Francisco Carvalho Arendizagem de Dados Simbólicos e/ou Numéricos Francisco Carvalho Inut n objetos formando uma artição em m classes cada objeto é descrito or variáveis modais de semântica robabilística. Objetivo Descrever,

Leia mais

Gestão: SANTA FÉ PORTFÓLIOS LTDA

Gestão: SANTA FÉ PORTFÓLIOS LTDA SANTA FÉ AQUARIUS FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO Gestão: SANTA FÉ PORTFÓLIOS LTDA Foco em Sustentabilidade - Combinando investimento em títulos úblicos e oerações direcionais e de arbitragem com ações.

Leia mais