Relação das universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos critérios de seleção:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relação das universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos critérios de seleção:"

Transcrição

1 INFORMAÇÕES AO EM-2011 Vestibular Seriado Muitas universidades têm oferecido um novo sistema de Ingresso ao Ensino Superior, que consiste na realização de provas por parte do candidato desde o primeiro ano do Ensino Médio. Este método é conhecido como vestibular seriado. Sendo assim, o estudante é avaliado ao final dos 3 anos do Ensino Médio e as notas são contadas para o Vestibular. A Vestibulando Web preparou uma breve descrição de alguns dos programas de Vestibular Seriado de algumas universidades. As informações foram retiradas dos sites das universidades, mas pode haver alterações para os próximos vestibulares. Sendo assim, sugerimos que visite o site da universidade. - Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior - PASES/UFV - Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF - Programa Seletivo por Avaliação Seriada - SASI/UFVJM - Sistema de Avaliação Seriado - SAS/UEG - Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior - PAIES/UFU - Programa de Ingresso por Avaliação Seriada - PIAS/UNIUBE - Processo Seletivo Seriado - PSS/UFPA - Programa Seriado de Ingresso na Universidade - PSIU/UFPI - Programa Seletivo Contínuo - PSC/UFAM - Programa de Avalição Seriada - PAS/UNB - Programa Seletivo Gradual - PSG/UFMA - Programa de Avaliação Seriada - PAES/UNIMONTES - Programa de Avaliação Seriada - PASUSP Universidades com Vestibular Seriado Relação das universidades que utilizam o vestibular seriado como pelo menos um dos critérios de seleção: Universidade Federal de Alagoas - UFAL Estado: Alagoas Nome: Processo Seletivo Seriado Unificado (PSS) Organização: COPEVE Comissão Permanente do Vestibular Site: Mais informações: Leia o artigo original: Universidades com Vestibular Seriado - Vestibular Seriado Universidade Federal do Amazônas - UFAM Estado: Amazonas Organização: Comissão Permanente de Concursos - (COMVEST) Site: Nome: Processo Seletivo Contínuo (PSC) Mais informações:

2 Universidade de Brasília - UnB Estado: Distrito Federal Organização: CESPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB Site: Nome: Programa de Avaliação Seriada (PAS) Mais informações: Universidade Estadual de Goiás - UEG Estado: Goiás Organização: Núcleo de Seleção Site: Nome: Sistema de Avaliação Seriado (SAS) Mais informações: Universidade Federal de Viçosa - UFV Organização: DVE Diretoria de Vestibular e Exames Site: Nome: Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES) Mais informações: Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Organização: CPS Comissão permanente de Seleção Site: Mais informações: Universidade Federal de Lavras - UFLA Organização: COPESE - Comissão de Processo Seletivo Site: Nome: Processo de Avaliação Seriada (PAS) Mais informações: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF Site: Organização: COPESE - Comissão Permanente de Seleção Nome: Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) Mais informações: Universidade de Uberaba - UNIUBE Organização: COPESE - Comissão Permanente de Seleção Site: Nome: Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) Mais informações:

3 Universidade Estadual de Montes Claros - UniMontes Organização: COTEC - Comissão Técnica de Concursos Site: Nome: Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) Mais informações: Universidade Federal dos Vales da Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Organização: COPESE - Comissão Permanente de Processos Seletivos Site: Nome: Processo Seletivo de Avaliação Seriada (SASI) Mais informações: Universidade Federal de Uberlândia - UFU Organização: Diretoria de Processos Seletivos Site: Nome: Programa Alternativo de Ingresso ao Ensino Superior (PAIES) e Programa de Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (PAAES) Mais informações: Universidade Estadual do Pará - UEPA Estado: Pará Organização: DAA - Diretoria de Acesso e Avaliação Site: Nome: Programa de Ingresso Seriado (PRISE) Mais informações: Universidade Federal do Pará - UFPA Estado: Pará Organização: CEPS - Centro de Processos Seletivos Site: Mais informações: Universidade Federal da Paraíba - UFPB Estado: Paraíba Organização: Coperve Comissão Permanente do Concurso Vestibular Site: Mais informações: Universidade Estadual de Pernambuco - UPE Estado: Penambuco Organização: CONUPE - Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco Site: Nome: Sistema Seriado de Avaliação (SSA)

4 Mais informações: Universidade Federal do Piauí - UFPI Estado: Piauí Organização: CPS - Coordenadoria Permanente de Seleção Site: Nome: Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU) Mais informações: Universidade Federal do Roraima - UFRR Estado: Roraima Site: Organização: CPV - Comissão Permanente de Vestibular Mais informações: Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP Estado: São Paulo Organização: DPS - Departamento Processo Seletivo Nome: Processo Seletivo Contínuo Site: Mais informações: Universidade de São Paulo - USP Estado: São Paulo Organização: FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular Site: Nome: Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (PASUSP) Mais informações: Universidade Federal de Sergipe - UFS Site: Estado: Sergipe Nome: Processo seletivo Seriado (PSS) Organização: Coordenação de Concurso Vestibular Mais informações: Universidade Estadual de Maringá - UEM Estado: Paraná Organização: CVU - Comissão Central do Vestibular Unificado Site: Nome: Processo de Avaliação Seriada (PAS) Mais informações: Universidade Federal de Pelotas - UFPel Estado: Rio Grande do Sul Organização: Centro Especializado em Seleção - (CES) Site:

5 Nome: Programa de Avaliação da Vida Escolar - (PAVE) Mais informações: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Estado: Rio Grande do Sul Organização: COPERVE - Comissão Permanente do Vestibular Nome: Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior PEIES Site: Mais informações: Confira o calendário das provas dessas universidades na seção Inscrição dos Vestibulares e as universidades que aderiram ao Enem e as universidades com política de cotas na seção notícias. Leia o artigo original: Universidades com Vestibular Seriado - Vestibular Seriado FONTE DE PESQUISA: Vestibular convencional (semestral/ anual) Vestibular designa o processo de seleção de novos estudantes empregado pelas universidades brasileiras. O vestibular caracteriza-se normalmente como uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, sendo o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. É o critério mais importante de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições públicas quanto privadas de ensino superior. Tem maior significado nas instituições públicas, que por sua gratuidade, são geralmente mais procuradas. O vestibular é um modelo de seleção constantemente criticado por especialistas, embora ainda seja o mais aceito em todo o país. Os exames vestibulares mais concorridos do país são aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas (ex.: UFV, UEG, USP, UFSC, UFRGS, UNICAMP, UNIFESP, UnB, UFMA, UFBA, UFMG, UFLA, UNESP), embora haja também alguns vestibulares de instituições privadas bastante concorridos, tais como: FGV/SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), do Ibmec São Paulo e de alguns vestibulares para a carreira de Medicina. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil como uma ferramenta de avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Caracteriza-se por apresentar uma prova um pouco diferente dos vestibulares tradicionais, procurando valorizar a capacidade de raciocínio do aluno, em detrimento do aprendizado mecânico. Muitas faculdades e universidades usam a nota do ENEM em seus processos seletivos, o que tem atraído a participação de alunos. FONTE DE PESQUISA:

6 O que é um curso técnico? É um curso de nível médio que tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Um de seus propósitos é o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no mercado. Quem pode fazer? O curso técnico é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Ele pode ser cursado junto com o ensino médio ou após ele. Para a obtenção do diploma de técnico é necessária a conclusão do ensino médio. Quantos tipos de curso existem? De acordo com levantamento do MEC, há 185 possibilidades de cursos técnicos, divididas em 12 eixos tecnológicos: Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais. FONTE DE PESQUISA:

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011

Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 Confira as universidades da Região Sudeste do Brasil que utilizarão o Enem 2011 UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas

Leia mais

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira

Enem 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira 2011 será única forma de seleção em pelo menos 30 universidades federais; confira Suellen Smosinski Em São Paulo O (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 será a única forma de seleção para os cursos

Leia mais

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011

CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 CONFIRA AS UNIVERSIDADES QUE UTILIZARÃO O ENEM 2011 REGIÃO SUDESTE UFU (Universidade Federal de Uberlândia): Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais):

Leia mais

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA?

ENEM X Universidades Federais em 2012 COMO FICA? ENEM X Universidades Federais em COMO FICA? SUDESTE Enem? Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) UFV (Universidade Federal de Viçosa) 80% das vagas serão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE MODERNIZAÇÃO E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET 7 INSTITUIÇÕES 370 GRUPOS REGIÃO NORTE - 8 INSTITUIÇÕES

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas* Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia* Universidade do Oeste do Pará*

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL. A. D. B. A. C. C 7. D 8. D 9. D 0. *. D. B. E. C. A. E 7. B 8. E. V, F, V, F, V. C. D. D. B. D. D 7. C 8. E 9. C 0. D. D. C. *. E.

Leia mais

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO

PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática 4 CEFET-ES ESPÍRITO

Leia mais

ID Proponente UF CURSO TIPO

ID Proponente UF CURSO TIPO PLANILHA DE CONTROLE - OFERTA DE CURSOS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO ID Proponente UF CURSO TIPO 1 CEFET-AL ALAGOAS Hotelaria Tecnólogo 2 CEFET-CE CEARÁ Hospedagem Tecnólogo 3 CEFET-CE CEARÁ Matemática

Leia mais

Novo ENEM será usado por 43 universidades federais

Novo ENEM será usado por 43 universidades federais Novo ENEM será usado por 43 universidades federais Veja a lista de instituições e como usarão o teste no vestibular Publicado em 19/06/2009-12:30 Por Mariana Bevilacqua Das 55 IFES (instituições federais

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/6 Curso: Zootecnia. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/6 Curso: Zootecnia Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba Uberaba Faculdade de Ciências Agro- Ambientais Rio de Janeiro Faculdade de Ciências

Leia mais

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal

Universidade Federal. do Acre. Universidade Federal. do Amazonas. Universidade Federal. do Amapá. Universidade Federal. do Pará. Universidade Federal UF CATEGORIA ADMINISTRATIVA SIGLA IES AC FEDERAL UFAC AM FEDERAL UFAM AP FEDERAL UNIFAP PA FEDERAL UFPA PA FEDERAL UFRA RO FEDERAL UNIR RR FEDERAL UFRR TO FEDERAL UFT MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA

Leia mais

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp)

UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h. Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Integral (Mat/Vesp) Cursos de medicina UF Universidade Turno Vagas Nota de corte em 21/1/2015, às 0h AC ACRE (Rio Branco) 40 748,49 AL UFAL ALAGOAS (Maceió) AM UFAM AMAZONAS (Manaus) AP UNIFAP AMAPÁ (Macapá) BA UFOB OESTE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA 063/2011 1 NÚMERO E TÍTULO DO PROJETO Projeto OEI/BRA/10/002 - Atualização dos Processos de Gestão e Avaliação de Políticas e

Leia mais

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares

LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1. * De acordo com o MEC, os dados são preliminares LISTA DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO SISU 2014/1 * De acordo com o MEC, os dados são preliminares ACRE IFAC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Universidades Federais CA

Universidades Federais CA Universidades Federais CA 1 NORTE Universidade Federal do Acre Universidade do Amapá Universidade do Amazonas Universidade Federal do Pará Universidade Federal Rural da Amazônia Universidade do Oeste do

Leia mais

Gabarito das Atividades Propostas

Gabarito das Atividades Propostas LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL 1 1. A 2. C 3. C 4. C 5. D 6. C 7. E 8. E 9. D 10. E 1. * 2. B 3. B 4. B 5. C 6. B 7. B 8. B 9. B 10. B *Resposta: 1. VI, III, V,

Leia mais

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54

AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 INSTITUIÇÃO Nota de Corte - Dia 1 Nota de Corte - Dia 3 AC - ACRE UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 765,54 AL - ALAGOAS UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Leia mais

CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM VESTIBULARES SERIADOS

CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM VESTIBULARES SERIADOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM VESTIBULARES SERIADOS MAÍRA ELIAS MANZANO Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, do Instituto de Física, da Universidade de São Paulo m.manzano@usp.br

Leia mais

UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS

UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS UNIVERSIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESTADUAIS QUE JÁ ADOTARAM AÇÕES AFIRMATIVAS ESCS Escola Superior de Ciência da Saúde DF FAETEC Fundação de apoio à Escola Técnica do RJ FAMERP Faculdade Medicina S.J.

Leia mais

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 002/2015 Programa Virtual de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades

Leia mais

REGISTRO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. N. UF INSTITUIÇÃO NOME DO PROJETO Hab. NOTA

REGISTRO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. N. UF INSTITUIÇÃO NOME DO PROJETO Hab. NOTA A Secretaria de Educação Média e Tecnológica informa o resultado da segunda fase do processo de análise dos projetos encaminhados pelas Instituições de Ensino Superior do Programa Nacional de Incentivo

Leia mais

Saiba mais em www.enem.net

Saiba mais em www.enem.net Lista de Universidades Federais que aceitam o Enem Saiba mais em www.enem.net REGIÃO CENTRO-OESTE UnB vai utilizar o Enem apenas para vagas remanescentes UFG 20% das vagas pelo SiSU; Enem 2011 também pode

Leia mais

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*)

2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) 2 a Melhor Universidade Federal da Região NORTE NORDESTE (Critérios do MEC Índice Geral de Cursos, IGC*) Posição IES Sigla Cursos Avaliados IGC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE 50 3.69 2 UNIVERSIDADE

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/9 Curso: Engenharia Mecânica Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Centro Universitário de Volta Redonda Volta Redonda Centro Universitário de Volta Redonda Volta Redonda Centro de Ensino

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS AVALIAÇÃO DO ENADE 2011 NOTAS DOS CUOS DE Cursos com avaliação 1 ou 2 (sujeitos a encerramento/reestruturação de suas atividades) Cursos com avaliação 5 Públicas Cursos com avaliação 5 no Enade, mas com

Leia mais

Diretrizes Gerais Documento Complementar

Diretrizes Gerais Documento Complementar Diretrizes Gerais Documento Complementar Agosto 2007 Apresentação A seguir apresentamos as tabelas referentes às simulações dos recursos orçamentários previstos e das metas estabelecidas pelo Decreto nº

Leia mais

O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG

O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG O novo contexto das comissões de seleções e concursos no país. Profa. Luciana Freire / UFG Gráfico 1 Porcentual de instituições que aderiram 100% 40% 60% 100% Outras Fonte: Ministério da Educação e Cultura,

Leia mais

Edital Nº 02/2014 PROEN

Edital Nº 02/2014 PROEN Edital Nº 02/2014 PROEN Chamada única para seleção de bolsistas de mobilidade estudantil (Bolsas SANTANDER 2014) O PRÓ-REITOR DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão torna público, para conhecimento

Leia mais

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015

EDITAL N.º 1 / SANTANDERUNIVERSIDADES / PROGRAD / 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas

Resultado Minter/Dinter 2012 Propostas Recomendadas Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA 1 Administração

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Mais de 446 mil estudantes se inscreveram para as vagas do SiSU

Mais de 446 mil estudantes se inscreveram para as vagas do SiSU Mais de 446 mil estudantes se inscreveram para as vagas do SiSU Data: 20/06/2011 Veículo: G1 O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para vagas no ensino superior no meio do ano teve mais de 446.508 inscritos.

Leia mais

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 001/2015 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), o Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior

Leia mais

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS PERFIL SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR RELATÓRIO SUMÁRIO FONAPRACE Do

Leia mais

EDUCAÇÃO. Papel das Universidades Estaduais e Municipais Questões: Financiamento Interiorização Pesquisa / Pós-Graduação Formação de Professores

EDUCAÇÃO. Papel das Universidades Estaduais e Municipais Questões: Financiamento Interiorização Pesquisa / Pós-Graduação Formação de Professores EDUCAÇÃO Objetivo: Principais Problemas: Políticas Públicas: Construção de um sistema educacional eficiente e capaz de formar cidadãos Acesso e qualidade Perspectiva Sistêmica Papel das Universidades Estaduais

Leia mais

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12

Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 Mapeamento Ações Afirmativas e Lei 12.711/12 IES ANO ADOÇÃO UFBA 2005 CONSU 45 36,55% pretos e pardos, 2% indígenas UFPA 2005 CONSEPE 50 40% UFG 2012 Lei 12.711/2012 50 56,68% FURG 2012 Lei 12.711/2012

Leia mais

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu

EXPANSÃO BRASIL UNIVERSITÁRIO. Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu BRASIL UNIVERSITÁ Programa de Expansão da Educação Superior Secretaria de Educação Superior MEC/SESu NELSON MACULAN Secretário de Educação Superior Apresentação para o Câmara dos Deputados 20 de junho

Leia mais

EDITAL CAPES N o 11/2014 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL RESULTADO FINAL - PROPOSTAS RECOMENDADAS

EDITAL CAPES N o 11/2014 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL RESULTADO FINAL - PROPOSTAS RECOMENDADAS CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS R$ 165.000,00 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR R$ 165.000,00 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. CELSO SUCKOW DA FONSECA R$ 395.500,00 CENTRO FEDERAL

Leia mais

EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS EDITAL PROGRAD 03/2014 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL E INTERCAMPI SELEÇÃO DE BOLSISTAS O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Ricardo Hiroshi

Leia mais

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado

Projeto VoIP4ALL. Iara Machado Projeto VoIP4ALL Iara Machado Objetivo do Projeto Visa criar os meios para que 82 instituições federais,,q que incluem universidades, centros de educação tecnológica e unidades de pesquisa, possam implantar

Leia mais

Summary list of reported VEEs in BRAZIL

Summary list of reported VEEs in BRAZIL Summary list of reported VEEs in Summary list of reported VEEs in 1. - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza Universidade Federal do Acre- UFAC Campus Universitário 6637 BR 364, km 04 CEP: 69915-900-

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011

EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. ANDIFES Outubro/2011 EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR ANDIFES Outubro/2011 Créditos Presidente: Reitor - João Luiz Martins - UFOP 1ª Vice-presidente: Reitor Álvaro Toubes Prata UFSC Suplente:

Leia mais

42,3% das universidades federais do país têm cotas para negros e índios

42,3% das universidades federais do país têm cotas para negros e índios Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Departamento de Comunicação e Marketing - DECOM Publicado em: www.g1.globo.com, 27/04/2012, 06h25. 42,3% das universidades federais

Leia mais

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação

GEOCIÊNCIAS ÁREA: TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009. Coordenador: Roberto Dall Agnol Coordenador-Adjunto: Ministério da Educação Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação ÁREA: GEOCIÊNCIAS TRIÊNIO DE AVALIAÇÃO 2007-2009 2009 COORDENAÇÃO 2008-2010 2010 Coordenador: Roberto

Leia mais

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC

Edital GCUB nº 004/2014. Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC Edital GCUB nº 004/2014 Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social Oferta de vagas por instituição UNIVERSIDADES FEDERAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE 408 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA 636 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO

Leia mais

Relatório. Eu construo a melhor Universidade do Mundo

Relatório. Eu construo a melhor Universidade do Mundo Relatório Eu construo a melhor Universidade do Mundo O presente trabalho faz parte da pesquisa realizada pelo projeto nacional Universitários Acima da Média e tem por objetivo apresentar um cenário da

Leia mais

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições

Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições Instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em janeiro de 2012, por curso e número de inscrições Sigla IES Curso Inscrições IFSP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h

NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h NOVO ENEM - ATUALIZADO EM 15/06/2009 às 20h Região Centro-Oeste 1 - Universidade de Brasília (UnB) Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1 semestre de 2011 2 - Universidade Federal de Goiás

Leia mais

GUIA Instituições Usuárias

GUIA Instituições Usuárias GUIA Instituições Usuárias EDIÇÕES DE 2015 FEVEREIRO Inscrição a partir de novembro de 2014 JUNHO Inscrição a partir de março de 2015 SETEMBRO Inscrição a partir de julho de 2015 Provas Raciocínio Lógico

Leia mais

EDITALPROGRAD Nº22/2013. Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014

EDITALPROGRAD Nº22/2013. Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014 EDITALPROGRAD Nº22/2013 Seleção para o Programa Santander de Bolsas de Mobilidade Acadêmica Regional 2 o semestre de 2013 ou 1º semestre de 2014 A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional

Diário Oficial Imprensa Nacional Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 176 DOU 12/09/1 seção 1 p.28 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 79, DE 11 DE SETEMBRO DE 201 Reconhece

Leia mais

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Instituições Federais Instituições Estaduais 3 cursos 9 cursos Total 3 Total de Cursos de Dança nas IES - 3 3 11 Norte - 3 Nordeste - 11

Leia mais

Cursos de Graduação a Distância

Cursos de Graduação a Distância de Graduação a Distância 427 428 7 - de Graduação a Distância 7.1 -,,, por Vestibular e Outros Processos Seletivos (*), e nos de Graduação a Distância, segundo as Instituições Brasil 2004 (continua) Instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS ALAGOAS UNEAL Total geral 0 UNCISAL Total geral 0 IFAL Total geral 0 UFAL Total geral 0 Total Alagoas 0 AMAZONAS IFAM Total geral 0 UEA CIÊNCIAS NATURAIS 2ª LICENCIATURA PRESENCIAL AM HUMAITÁ 40 UEA CIÊNCIAS

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MAYRINK VIEIRA

INSTITUTO EDUCACIONAL MAYRINK VIEIRA INSTITUTO EDUCACIONAL MAYRINK VIEIRA NÃO PERCA OS PRAZOS. INFORME SE! O Enem e os Vestibulares 2014. Preparamos uma lista mostrando quais e como as principais universidades federais e estaduais do Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADES PÚBLICAS

UNIVERSIDADES PÚBLICAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS I.E.S PERÍODO INSCRIÇÃO VESTIBULAR PROVAS DA 1ª FASE PROVAS DA 2ª FASE UFPI QUATRO DIAS DE PROVAS: (1º, 2º e 3º dias 65 questões objetivas cada) 1º DIA: Prova de todas as disciplinas,

Leia mais

CALENDÁRIO 2º SEMESTRE 2011 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

CALENDÁRIO 2º SEMESTRE 2011 3º ANO DO ENSINO MÉDIO CALENDÁRIO 2º SEMESTRE 2011 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DATA ATIVIDADE AGOSTO 01 Início das aulas-2º Semestre 1/8 à 15/9 Inscrições no ITA 8/8 à 12/8 Início da Apostila 01 13/8 à 15/10 A Hora do Vestibular-Biblioteca

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL ORÇAMENTO DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

CONGRESSO NACIONAL ORÇAMENTO DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL CONGRESSO NACIONAL ORÇAMENTO DA UNIÃO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 PROJETO DE LEI Nº 13, DE 2014 - CN MENSAGEM Nº 251, DE 2014 ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL VOLUME V DETALHAMENTO DOS CRÉDITOS

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2011

CONCURSO VESTIBULAR 2011 Em 1º de julho, foi aprovado pela (UFSM) o novo modelo do Concurso Vestibular, constituído pelo Processo Seletivo da UFSM e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Processo Seletivo da UFSM é dividido

Leia mais

Gerando resultados com a Inovação Aberta

Gerando resultados com a Inovação Aberta Gerando resultados com a Inovação Aberta O que é: Portal virtual (www.battleofconcepts.com.br) que promove disputas de criatividade e inovação entre estudantes e jovens a partir de demandas reais de empresas

Leia mais

Propostas de Cursos Novos

Propostas de Cursos Novos Ministério da Educação - MEC Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes Diretoria de Avaliação - DAV Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento - CGAA Período 2010

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/9 Curso: Engenharia Civil Emitido em: 6/4/2010 Critério de Pesquisa: Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA Volta Redonda 695,04 Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

Política de Bolsas e Financiamentos

Política de Bolsas e Financiamentos Política de Bolsas e Financiamentos Queremos receber bons estudantes e torná-los excelentes alunos. Olhando para o futuro, também queremos que eles sejam os melhores profissionais do mercado. Sabemos que

Leia mais

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira- REVALIDA

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira- REVALIDA Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira- REVALIDA Secretaria de Educação Superior (SESu) Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Questões sobre o conceito de hora-aula, carga horária e sua integralização: a situação nas Universidades Públicas.

Questões sobre o conceito de hora-aula, carga horária e sua integralização: a situação nas Universidades Públicas. Questões sobre o conceito de hora-aula, carga horária e sua integralização: a situação nas Universidades Públicas. Nota Técnica nº 86 David Morais dmorais@databrasil.org.br Helena Barroso hmb@candidomendes.edu.br

Leia mais

Nota de Corte - 12/01 Vagas p/ Ampla Concorrência

Nota de Corte - 12/01 Vagas p/ Ampla Concorrência INSTITUIÇÃO AC - ACRE Nota de Corte - 12/01 Vagas p/ Ampla Concorrência UFAC - UNIVESIDADE FEDERAL DO ACRE - CAMPUS UNIVERSITÁRIO (RIO BRANCO, AC) 760,97 18 vagas AL - ALAGOAS UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Edital GCUB-ICC nº 001/2016

Edital GCUB-ICC nº 001/2016 Edital GCUB-ICC nº 001/2016 O Instituto Caro y Cuervo (ICC), a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em 16 de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR TERMO DE REFERÊNCIA. NOVO ENEM E SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA I. NOVO ENEM. POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PARA SELEÇÃO DE INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica Relação de universidades participantes do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica CEFET-MG - Eugênia de Oliveira Pinto Coordenadora Geral dos Programas de Fomento à Graduação Centro Federal de Educação

Leia mais

INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018

INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018 INSTITUIÇÕES QUE PARTICIPARAM DO SISU JANEIRO DE 2018 AC Acre IFAC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE UFAC UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE AL Alagoas IFAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Tecnólogos: Uma Nova Perspectiva de Formação

Tecnólogos: Uma Nova Perspectiva de Formação Tecnólogos: Uma Nova Perspectiva de Formação Feira das Profissões 2015 IFRS - Campus Restinga Prof. Dra. Eliana B. Pereira 1 Agenda Afinal, o que são os tecnólogos? Tecnólogos x Bacharelados Tecnólogos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS PELO MEC Ano IES Sigla da IES Área Município Curso Conceito Enade Enade Faixa Conceito CPC CPC Faixa 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO UFTM ENFERMAGEM UBERABA 14616

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES/ANDIFES DE MOBILIDADE NACIONAL

Leia mais

Relatório de Cursos. Página 1/8 Curso: Medicina Veterinária. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado.

Relatório de Cursos. Página 1/8 Curso: Medicina Veterinária. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Bacharelado. Página 1/8 Curso: Medicina Veterinária Emitido em: 6/3/2013 Critério de Pesquisa: Centro de Ensino Superior de Valença CESVA Valença R$ 1.065,26 Integral 80 Centro de Ensino Superior de Valença CESVA Valença

Leia mais

Orientador (Universidade) Licenciando (Formação inicial) Supervisor (Escola Pública, Formação continuada

Orientador (Universidade) Licenciando (Formação inicial) Supervisor (Escola Pública, Formação continuada POLÍTICAS PUBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: os programa PIBID e PRODOCÊNCIA MARIA ISABEL MONTANDON MUS/UnB Programas da CAPES-DEB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Leia mais

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009

FLUXO ATIVIDADES DOS SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 FLUXO ATIVIDADES DOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA 2009 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 2009 FLUXO, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior

Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior I Profª. Drª. Laura Ceretta Moreira Profª. Drª Ruth Cidade UFPR/PROGRAD/NAPNE A universidade numa perspectiva inclusiva não

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Processo de articulação, gestão, comunicação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura, mediante a pactuação federativa. Objetivo Geral do SNC Implementar políticas

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense 1 Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, em 12 de maio de 2014. Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde

Leia mais

FEIRA DE SANTANA - FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA FAN FEIRA DE SANTANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS

FEIRA DE SANTANA - FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA FAN FEIRA DE SANTANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UEFS SELO OAB RECOMENDA 2015 ESTADO/MUNICÍPÍO/FACULDADE ACRE RIO BRANCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE UFAC ALAGOAS MACEIÓ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL AMAPÁ MACAPÁ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Leia mais

Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas

Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas Datas de Inscrição e Provas Faculdades/Universidades Data das Inscrições Datas das Provas Atenção- não nos responsabilizamos pelas informações contidas neste quadro. Sempre é necessário confirmar os dados

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CURSOS E POLITICAS DE GRADUAÇÃO

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CURSOS E POLITICAS DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2016/1 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que estarão abertas, no período de 02 a 11 de dezembro de 2015, as inscrições para

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e IV Fórum Prazeres da Leitura. Acessibilidade Brasil

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e IV Fórum Prazeres da Leitura. Acessibilidade Brasil II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e IV Fórum Prazeres da Leitura Acessibilidade Brasil Acessibilidade em Bibliotecas Acessibilidade Brasil A Importância da Acessibilidade

Leia mais

TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013

TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013 TABLA DE PROGRAMAS ELEGIBLES PARA BECAS OEA GCUB 2013 N.º Región Universidad Nivel Áreas Sitio web Inicio Duración 1 Norte Roraima (UFRR) Agronomia www.posagro.ufrr.br Marzo/2014 2 años Desenvolvimento

Leia mais

ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE. Universidade Federal do Acre (UFAC) (*)

ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE. Universidade Federal do Acre (UFAC) (*) APPENDICE C ELENCO DELLE PRINCIPALI ISTITUZIONI PUBBLICHE (FEDERALI E STATALI) ACRE Universidade Federal do Acre (UFAC) (*) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) ALAGOAS Universidade

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2014 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CURSOS E POLITICAS DE GRADUAÇÃO

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CURSOS E POLITICAS DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA SANTANDER ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA 2015/1 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que estarão abertas, no período de 10 a 18 de dezembro de 2014, as inscrições para

Leia mais

Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS. Acerca das iniciativas do GCUB e da UDELAS

Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS. Acerca das iniciativas do GCUB e da UDELAS Edital GCUB-UDELAS nº 001/2016 CURSO DE LENGUA ESPAÑOLA PARA EXTRANJEROS GCUB-UDELAS O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Universidad Especializada de las Américas (UDELAS), no âmbito

Leia mais

Programa Universidade Solidária

Programa Universidade Solidária Programa Universidade Solidária O Programa Universidade Solidária, concebido pelo governo para engajar estudantes universitários em programas voltados para as comunidades carentes no País, teve início

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES/ANDIFES DE MOBILIDADE NACIONAL PERÍODO LETIVO

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES/ANDIFES DE MOBILIDADE NACIONAL PERÍODO LETIVO EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES/ANDIFES DE MOBILIDADE NACIONAL PERÍODO LETIVO 2018.2 1. O presente edital tem por finalidade selecionar alunos para efetuarem mobilidade

Leia mais

GEOTÉCNICA Introdução a Geologia Física Introdução a Mecânica dos Solos. PATRICIO PIRES. D.Sc. patricio.pires@gmail.com Sala: 102 CT-I / Ramal: 2707

GEOTÉCNICA Introdução a Geologia Física Introdução a Mecânica dos Solos. PATRICIO PIRES. D.Sc. patricio.pires@gmail.com Sala: 102 CT-I / Ramal: 2707 GEOTÉCNICA Introdução a Geologia Física Introdução a Mecânica dos Solos PATRICIO PIRES. D.Sc. patricio.pires@gmail.com Sala: 102 CT-I / Ramal: 2707 Conteúdo Programático 1. Definição de Solo e Rocha 2.

Leia mais

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA

NÚMERO DE ACIDENTES POR DIA DA SEMANA RODOVIÁRIAS Quadro 13 - UF: ACRE Ano de 211 82 5 6 8 9 5 3 14 4 11 9 4 4 63 2 4 7 6 6 9 4 8 4 4 3 6 68 4 2 8 3 1 8 4 9 2 6 7 5 63 3 6 3 2 13 9 8 7 5 1 5 1 67 4 2 9 6 8 5 5 7 6 6 4 5 85 3 7 1 1 4 7 9 6

Leia mais