Portfolio de treinamentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portfolio de treinamentos"

Transcrição

1 Portfolio de treinamentos Abril de 2015 Gabriel Reina Fernando Fambrini Travessa Dona Paula, 119-C Higienópolis, São Paulo, SP

2 Portfolio de treinamentos 2 Sobre a Vimetric Somos uma empresa especializada em projetos de modelagem de ferramentas gerenciais utilizando o Microsoft Office, e em especial o Excel. Há oito anos, executamos projetos de consultoria e apresentamos treinamentos para algumas das maiores empresas presentes no Brasil. Estes são alguns dos clientes atendidos no passado recente pelos consultores da Vimetric: Abbott ADP Anatel Atlantica Hotels Avon Cemig Citrosuco Controlar Fator Seguradora Ferring Ford Gol Grupo Ultra GSK J. Macêdo MSD Norske Skog Oracle Parex Petrobras Reckitt Benckiser Vivo Tivit Unilever Whirlpool WTorre Zodiac Metodologia e diferenciais Todos os treinamentos são baseados em casos práticos vivenciados pelos consultores da Vimetric. Os programas são desenhados de forma a oferecer o máximo em termos de experiência e conteúdo em uma carga horária reduzida. Todos os programas são 100% práticos e exigem um computador por participante. O material é estruturado em formato de apostila interativa, com comentários relevantes sobre cada exercício proposto. Os exercícios são entregues em CD para os participantes. Os programas de treinamento apresentados podem ser customizados pelo cliente de acordo com as necessidades específicas do seu público. São comuns, por exemplo, inclusões de exercícios sobre a manipulação de relatórios em texto gerados pelos participantes em ferramentas gerenciais ou ERPs da empresa. Consulte a viabilidade de incluir exercícios sob medida no programa.

3 Portfolio de treinamentos 3 A Vimetric realiza gratuitamente a pré-avaliação dos eventuais participantes. O objetivo desta etapa opcional é diagnosticar o perfil da turma. Os resultados são tabulados para a definição do programa mais adequado para a turma e eventual formação de grupos com perfil semelhante. Após a realização do treinamento, a Vimetric pode disponibilizar uma avaliação prática sobre os tópicos abordados. O objetivo da avaliação é oferecer um atendimento personalizado a cada aluno na resolução das suas dúvidas após a aplicação do programa. A área solicitante do treinamento pode receber resultados consolidados para efeito de avaliação de desempenho. O apresentador do treinamento fica à disposição da turma por durante um período de 30 dias para sanar suas dúvidas. Sumário dos programas Excel pocket (04 horas) Página 06 Os recursos mais importantes do Excel em 4 horas de treinamento intensivo; Construa modelos automatizados em planilhas do Microsoft Excel; Reduza situações de trabalho manual através do uso de fórmulas adequadas; Tópicos abordados: fórmulas essenciais, funções SOMA, SE e PROCV, Gráficos e Tabela Dinâmica. Excel Avançado (08 ou 16 horas) Página 07 Construa modelos automatizados em planilhas do Microsoft Excel; Reduza situações de trabalho manual através do uso de fórmulas adequadas; Identifique modelos passíveis de automação através de macros gravadas; Gerencie grandes volumes de dados e analise-os de formas eficientes. Macros e VBA (16 horas) Página 10 Identifique situações de trabalho em planilha passíveis de automação através de macros; Amplie o conjunto de funcionalidades disponíveis no Excel criando soluções sob medida para a geração de relatórios, tratamento de dados e modelos usados por terceiros; Domine as principais estruturas e ferramentas disponíveis na linguagem VBA.

4 Portfolio de treinamentos 4 Dashboards no Excel (08 horas) Página 12 Elabore dashboards de qualidade para o acompanhamento de indicadores relevantes; Escolha os gráficos mais apropriados conforme o contexto das informações que queira veicular; Elabore um projeto gráfico (cores, fontes, alinhamento) consistente para seus relatórios; Desenvolva gráficos dinâmicos correspondentes a filtros escolhidos pelo usuário; Integre tabelas e bancos de dados em formato de planilha a uma camada de relatórios. Relatórios gerenciais no Excel (08 horas) Página 13 Integre planilhas com relatórios do Word e PowerPoint; Automatize relatórios transferindo dados automaticamente de uma fonte externa para o Excel; Crie gráficos de aparência profissional para acompanhar as informações apresentadas. Modelagem para RH no Excel (16 horas) Página 14 Traduza a filosofia de remuneração da sua empresa em indicadores e métricas relevantes; Desenvolva modelos baseados no Excel para desenho, simulação e acompanhamento preciso de programas de remuneração e indicadores de Recursos Humanos; Casos práticos: participação nos lucros, mérito por potencial e performance, indicadores de RH (demográficos, turnover, retenção) e provisões por centro de custo. Gestão salarial baseada em desempenho (08 horas) Página 16 Descubra quanto do seu orçamento pode ser destinado à meritocracia; Evite situações de descolamento entre o salário de colaboradores e a prática do mercado; Retenha os melhores aplicando uma política salarial estruturada. Estatística no Excel (08 horas) Página 18 Analise dados estatisticamente através do Microsoft Excel; Trabalhe com as principais medidas-resumo e de dispersão; Reconheça fenômenos aleatórios modelados através de uma distribuição binomial ou normal, trabalhando adequadamente com dados neste formato; Ajuste modelos lineares e exponenciais a séries temporais, avaliando seu poder preditivo.

5 Portfolio de treinamentos 5 Oficina de PowerPoint (04 horas) Página 19 Elabore apresentações de qualidade profissional no Microsoft Office PowerPoint; Identifique e aplique rapidamente estilos de formatação em apresentações; Desenvolva modelos padronizados para relatórios da área usando slides-mestres; Recupere dados do Microsoft Excel automaticamente em apresentações do PowerPoint; Realize estratégias de comunicação visual eficazes considerando escolhas conscientes de design como instrumento funcional e estético. Access Essencial (08 horas) Página 20 Gerencie e organize registros em múltiplas tabelas no Microsoft Access; Crie consultas para derivar informações de uma ou múltiplas tabelas em um banco de dados; Importe e exporte registros entre o Access e o Excel. Matemática Financeira no Excel (08 horas) Página 22 Trabalhe com os principais conceitos de matemática financeira; Modele as principais operações de financiamento: Price, SAC e leasing; Conheça as principais funções e recursos do Excel para modelagem financeira.

6 Portfolio de treinamentos 6 Excel pocket 04 horas Conceitos essenciais Atalhos para a criação de fórmulas. A alça de preenchimento automático; Fórmulas básicas. Operadores. Referência absoluta e relativa. Fórmulas e funções essenciais O assistente de função do Excel. Sumário das categorias disponíveis; Funções SOMA e MÉDIA: sumários para um conjunto de valores; Função SE: realizando cálculos diferenciados por um critério; Função PROCV: cruzando registros relacionados entre diferentes tabelas. Gerenciamento de dados e Tabela Dinâmica (Pivot Table) Classificação e filtragem de tabelas. Filtros por valor e por cor de célula; Tabela Dinâmica (Pivot Table): elaboração instantânea de relatórios gerenciais. Identificação de campos relevantes para segmentação e metrificação em um banco de dados. Opções de totalização e representação de métricas. Elaboração de gráficos Identificando dados para a geração de um gráfico; Escolhendo o tipo de gráfico mais adequado para cada situação; Configurando o gráfico (cores, tamanho, posição, rótulos de dados etc.); Elaboração de mini-gráficos (sparklines) em células da planilha (somente Excel 2010 ou 2013).

7 Portfolio de treinamentos 7 Excel Avançado 08 ou 16 horas Conceitos essenciais Atalhos para a criação de fórmulas. A alça de preenchimento automático; Preenchendo seqüências numéricas ou de data sem fórmulas; Fórmulas básicas. Operadores. Referência absoluta e relativa; Formatação personalizada de valores. Dualidade entre valor preenchido e representado; Fórmulas e funções essenciais O assistente de função do Excel. Sumário das categorias disponíveis; Funções SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, CONT.NÚM e CONT.VALORES; Funções CONT.SE e SOMASE. Problemas na construção de modelos de totalização para valores em bancos de dados. Geração de uma lista de pivôs distintos para efeito de segmentação; Funções SE, E, OU e PROCV. Valores lógicos no Excel. Relações entre critérios: subordinação, simultaneidade e independência. Casos práticos com diferentes estruturas envolvendo múltiplas funções SE. Pesquisa exata e por intervalos. Limitações da função PROCV. Funções de texto, gerenciamento de dados e Tabela Dinâmica (Pivot Table) Funções ARRUMAR, MAIÚSCULA, MINÚSCULA, PRI.MAIÚSCULA; Funções ESQUERDA, DIREITA, EXT.TEXTO, NÚM.CARACT, PROCURAR e TEXTO; Classificação e filtragem de tabelas. Filtros por valor e por cor de célula; Importação de arquivos de texto gerados por outras ferramentas e sistemas. Formatos delimitados e de largura fixa. Atualização automática de dados por timer; Tabela Dinâmica (Pivot Table): elaboração instantânea de relatórios gerenciais. Identificação de campos relevantes para segmentação e metrificação em um banco de dados. Opções de totalização e representação de métricas. Recursos de apresentação, construção e formatação de gráficos Regras de formatação condicional: aplicando formatos por valor da célula e por fórmula. Aplicando ícones de desempenho (flags) interativos sobre um conjunto de dados; Identificando dados para a geração de um gráfico; Escolhendo o tipo de gráfico mais adequado para cada situação; Configurando o gráfico (cores, tamanho, posição, rótulos de dados etc.); Elaboração de gráficos com eixo primário e secundário; Elaboração de mini-gráficos (sparklines) em células da planilha (somente Excel 2010 ou 2013). Fundamentos e noções de macros e VBA Conceito de macro e da linguagem VBA;

8 Portfolio de treinamentos 8 Identificando processos manuais para efeito de automação; Gravando um procedimento. O gravador de macros do Excel; Formatos de pasta de trabalho do Excel orientados a macros; Dualidade entre ações registradas pelo gravador e código armazenado no arquivo; Atribuindo macros gravadas a botões e imagens; Técnicas para a edição de uma macro gravada. Melhorias e remoção de código desnecessário ou não generalizado; Noções de sintaxe da linguagem. Palavras-chave, instruções e comentários; Ampliando o repertório através da gravação de macros. Funções de data e hora (16 horas) Noções do sistema de datas do Excel. Problemas freqüentes e erros comuns a evitar; Funções HOJE, DIA, MÊS, ANO, DATA, DATAM e FIMMÊS. Construção de datas dinamicamente a partir de uma data-base; Cálculos envolvendo dias úteis. Funções DIATRABALHO e DIATRABALHOTOTAL; Função DATADIF. Cálculos em periodicidade especificada pelo usuário. Funções de matemática financeira e ferramentas de simulação (16 horas) Revisão rápida dos principais conceitos relevantes de matemática financeira; Funções VP, VF, TAXA, NPER, PGTO e VFPLANO. Problemas típicos sobre valor no tempo; Conceito de simulação what-if: resposta de indicadores frente a variação de premissas; Ferramentas de simulação: Tabela de Dados, Atingir Meta e Cenários; Tabelas de financiamento em sistema Price e SAC (com e sem indexador) para consulta. Recursos de auditoria, validação de dados e proteção com senhas (16 horas) Ferramentas de auditoria de fórmulas. Precedência, dependência e avaliação iterada; Níveis de proteção: senhas para planilha, pasta de trabalho e arquivo; Validação de dados e regras de preenchimento. Construindo um menu drop-down dentro de uma célula. Exibindo mensagens personalizadas de validação. Tópicos opcionais (adicionados sob demanda) Funções CORRESP e ÍNDICE. Casos práticos envolvendo a recuperação de valores à esquerda de uma chave de pesquisa, pesquisas por chaves em duas dimensões e pesquisas por intervalos em ordem decrescente; Função DESLOC e referência dinâmica. Combinação das funções DESLOC, CORRESP e CONT.NÚM na definição de regiões de tamanho arbitrário. Utilização de nomes definidos como atalhos para intervalos definidos dinamicamente; Cálculos envolvendo horas. Horas como extensão do sistema de datas. Cálculos envolvendo horas em dias diferentes. Evitando erros comuns em cálculos com horas; Fórmulas matriciais. Funções devolvendo resultados não-unitários. Trabalhando com referências a matrizes. Estilos de combinação de matrizes no Excel. A função TRANSPOR;

9 Portfolio de treinamentos 9 O suplemento Solver. Problemas de otimização de indicadores com restrições. Criando um modelo ou simulador próprio para otimizações envolvendo o Solver. Problemas com restrição de número inteiro; Objetos de formulário. Os principais objetos de formulário: caixa de combinação, botão de opção, caixa de seleção, caixa de listagem e barra de rolagem. Ancorando um objeto de formulário a uma célula. Casos práticos de utilização de objetos de formulário como complementos de interface.

10 Portfolio de treinamentos 10 Macros e VBA 16 horas Introdução às macros Conceituação e exemplos de automação envolvendo macros; O que é o gravador de macros e como utilizá-lo; Formatos de arquivo do Microsoft Excel habilitados para macros; Níveis de segurança do Excel para a execução de macros; Macros gravadas. Gravação em modo de referência absoluta e relativa; Executando, editando ou excluindo uma macro previamente gravada; Estilo de gravação e limitações do gravador de macros; Atribuindo uma macro a botões, objetos de formulário e autoformas. Edição de macros e introdução à linguagem VBA Princípios de edição de macros. O ambiente de edição VBE; O projeto VBA como extensão de uma pasta de trabalho. Módulos e o explorador de projetos; Técnicas para a edição de uma macro gravada. Melhorias e remoção de código desnecessário ou não generalizado; Noções de sintaxe da linguagem. Palavras-chave, instruções e comentários; Ampliando o repertório através da gravação de macros; Depuração. Execução iterada e pontos de interrupção; Adicionando senhas ao projeto VBA de um arquivo. Sintaxe da linguagem VBA O modelo de objeto do Microsoft Excel; A classe Range e seus principais métodos e propriedades. Trabalhando com Range (recebendo strings ou instâncias de Range), Value, Formula, FormulaR1C1, Offset, ClearContents, Interior, Font e outras classes e métodos úteis; Variáveis e os tipos de dados Integer, Long, Double, String e Boolean. A instrução Option Explicit; A classe Interaction da biblioteca VBA. Trabalhando com InputBox e MsgBox. Tipos de InputBox e a enumeração VbMsgBoxResult; A classe Application. Instruções úteis para controle da instância do Excel em execução; Execução não-linear de código. As instruções If, Else e ElseIf. Definindo critérios múltiplos através de And, Or, Not e Xor. As instruções Do, Loop, While e For. Evitando situações de laço infinito; Verificação de erros. As instruções On Error e Exit Sub. Rótulos; Trabalhando com eventos. Principais eventos de planilha e de pasta de trabalho; Outras instruções úteis.

11 Portfolio de treinamentos 11 Criação de formulários (UserForms) Criando janelas de formato e função personalizados; Principais controles de formulário: rótulos, caixas de texto, combinação, seleção e botões; Validando os dados preenchidos por um usuário; Criando uma macro que executa o formulário. As instruções VBA.Load e o método Show.

12 Portfolio de treinamentos 12 Dashboards no Excel 08 horas Recursos de apresentação, construção e formatação de gráficos Regras de formatação condicional: aplicando formatos por valor da célula e por fórmula. Aplicando ícones de desempenho (flags) interativos sobre um conjunto de dados; Identificando dados para a geração de um gráfico; Escolhendo o tipo de gráfico mais adequado para cada situação; Configurando o gráfico (cores, tamanho, posição, rótulos de dados etc.); Elaboração de gráficos com eixo primário e secundário; Elaboração de mini-gráficos (sparklines) em células da planilha (somente Excel 2010 ou 2013). Técnicas avançadas para construção de gráficos Gráficos com cores distintas (por exemplo, variando em função de uma meta); Gráficos com faixas de cor por nível de atingimento de uma meta; Gráficos de velocímetro e termômetro; Gráficos dinâmicos cujos valores são alterados em função de filtros escolhidos pelo usuário. Objetos de formulário: caixa de combinação, barra de rolagem e botão de rotação. Utilização de objetos de formulário com a função DESLOC para a definição de referências dinâmicas. Atribuindo referências dinâmicas a nomes definidos para utilização em gráficos dinâmicos. Funções e recursos para agregação de dados Totalização de registros em uma tabela: as funções CONT.SE, CONT.SES, SOMASE e SOMASES; Critérios e cruzamento de tabelas: as funções SE e PROCV; Tabela Dinâmica (Pivot Table): elaboração instantânea de relatórios gerenciais. Identificação de campos relevantes para segmentação e metrificação em um banco de dados. Opções de totalização e representação de métricas. Ferramentas úteis diversas Regras de formatação condicional: aplicando formatos por valor da célula e por fórmula. Aplicando ícones de desempenho (flags) interativos sobre um conjunto de dados; Importação de arquivos de texto gerados por outras ferramentas e sistemas. Formatos delimitados e de largura fixa. Atualização automática de dados por timer. Caso prático Elaboração de um dashboard completo, 100% automatizado. Os participantes definirão quais são os indicadores de interesse que podem ser obtidos a partir dos dados disponíveis, como calculálos e finalmente construirão o dashboard integrando uma tabela contendo o banco de dados e o painel de indicadores.

13 Portfolio de treinamentos 13 Relatórios Gerenciais no Excel 08 horas Recursos de planejamento visual Técnicas de formatação de células e tabelas; Definindo formatos personalizados para valores em células; Formatação condicional com múltiplos critérios associados. Ferramentas para elaboração de apresentações dinâmicas Para que servem objetos de formulário; Utilizando os objetos de caixa de listagem, caixa de combinação e barras de rolagem; Definindo níveis de detalhe para um relatório através da ferramenta de estrutura de tópicos. Recursos de proteção para planilhas de relatório Inserção de senhas de segurança para arquivos e planilhas; Validação de dados: inserindo restrições para valores fornecidos ao sistema por terceiros. Ferramentas de gerenciamento de dados Importação de dados em arquivos de texto para o Excel (criando um vínculo entre um arquivo externo e uma planilha); Resumindo informações de um banco de dados através da ferramenta de tabela dinâmica; Inserindo dados de planilhas em apresentações do PowerPoint ou documentos do Word. Impressão de relatórios Preparando a página de impressão; Preparando o cabeçalho e rodapé. Elaboração de gráficos Conceitos e fundamentos necessários para elaborar os gráficos; Como preparar a base de dados para gerar o gráfico da melhor forma possível; Como reconhecer e utilizar o melhor gráfico para a sua apresentação; Criando gráficos com múltiplos eixos; Diversos truques e dicas.

14 Portfolio de treinamentos 14 Modelagem para RH no Excel 16 horas Revisão de conceitos fundamentais do Microsoft Excel A alça de autopreenchimento; modo de utilização e opções avançadas; Formatação de valores e principais formatos disponíveis; Definição de formatos de valor personalizados para números e datas; Concatenação de texto e referências em células. Fórmulas e funções essenciais do Microsoft Excel Conceito de função no Microsoft Excel; Localizando e inserindo funções através do assistente; Funções SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, HOJE e INT; Funções de lógica: SE; os valores lógicos VERDADEIRO e FALSO; Funções de procura: PROCV; pesquisas exatas e por intervalo. Caso prático 01: modelagem de negociação sindical (acordo coletivo) Totalizando a folha de pagamento atual; subtotais por faixa salarial e centro de custo; Calculando o cenário-base: reajuste por inflação no período + aumento real; Determinando a nova folha de pagamento para o cenário-base; Proposta de trabalho: aplicação do reajuste para empregados até determinada faixa salarial, com aumento fixo (em vez de percentual) para empregados com salário acima; Determinando a folha de pagamento no cenário alternativo; Análise de impacto: situação atual, cenário-base e proposta. Recursos do Excel usados: todos os essenciais + SOMASE e tabela de dados. Caso prático 02: modelagem de ações de mérito por potencial e performance Avaliação dos resultados da negociação sindical: cálculo do disponível para mérito; A matriz de potencial e performance (desempenho). Definindo uma política de mérito para empregados em cada cruzamento de potencial e performance; O problema do enquadramento: a ação de mérito não pode desenquadrar o empregado da faixa salarial para o seu nível de cargo; Lump sum: pagamento único para empregados diferenciados com salário acima do mercado. Vantagens e aplicabilidade do lump sum; Análise de impacto: empregados impactados por potencial e performance e custo em reais para aplicação das ações de mérito; Conciliando a proposta de mérito com o disponível. Aplicação de redutores e uso do modelo como prework para discussão com os gestores. Recursos do Excel usados: todos os essenciais + SOMASE, CORRESP, ÍNDICE e atingir meta.

15 Portfolio de treinamentos 15 Caso prático 03: criando um programa de participação nos resultados Definindo as métricas (KPIs) para avaliação de desempenho do negócio e da área. Metas, pontos de referência e multiplicadores de salário-base mensal ou anual; Criando perfis de metas para empregados elegíveis em áreas ou diretorias distintas; Lidando com admissões, movimentações, desligamentos e afastamentos: cálculos pro-rata baseados no período trabalhado por cada empregado elegível; Apuração do programa: alimentando os resultados para cada indicador. Geração da base de dados para pagamento do programa; Enviando correspondências personalizadas para cada empregado elegível. Recursos do Excel usados: todos os essenciais + TENDÊNCIA, DATADIF e mala direta (Word). Caso prático 04: elaboração de relatórios com indicadores de RH As principais métricas de acompanhamento: headcount, turnover, retenção, absenteísmo; Avaliando a estrutura de banco de dados disponível para cálculo dos indicadores; Elaboração de dashboards (tabelas e gráficos) automatizados; Desenvolvendo filtros para visualização segmentada (por mês ou centro de resultado). Recursos do Excel usados: todos os essenciais + gráficos + objetos de formulário.

16 Portfolio de treinamentos 16 Gestão Salarial Baseada em Desempenho 16 horas Competências desenvolvidas pelo participante ao longo do treinamento Calcular o impacto na folha causado por um reajuste salarial coletivo (proposto pelo sindicato); Elaborar uma contraproposta e calcular seu impacto em relação ao cenário inicial proposto; Definir salário-base anual e total target cash de um empregado; Definir e calcular a posição salarial de um colaborador em relação ao mercado; Interpretar o resultado das avaliações de potencial e desempenho de um empregado; Estabelecer posições salariais mínima e máxima aceitáveis em função do potencial e desempenho de cada empregado; Calcular o valor do aumento salarial de um empregado que o posicione em um ponto específico versus a referência de mercado; Estabelecer formas de recompensa financeira (lump sum) para um empregado que esteja posicionado acima do mercado. O ciclo de reajuste salarial anual (negociação sindical) O sindicato propõe um reajuste (inflação mais ganho real) a todos os empregados; Cálculo do impacto da proposta sobre a folha de pagamento atual; Elaboração de uma contraproposta: aplicação do reajuste proposto pelo sindicato somente para empregados até um ponto de corte; Cálculo da economia que a contraproposta representa em relação à do sindicato; Proposta de trabalho: distribuir a diferença no orçamento com base no desempenho individual de cada empregado (potencial e performance). Fundamentos Cálculo do salário-base anual (13,33); Cálculo do total target cash (13,33 + remuneração variável); A referência salarial de mercado: total target cash de empresas compatíveis; Avaliações de potencial e performance: a matriz 9-box. Aplicação de uma política salarial Definição da posição mínima e máxima aceitáveis para um empregado localizado em cada box; Diagnóstico da ação salarial pertinente a cada empregado: Enquadramento - para empregados abaixo da posição mínima; Mérito - para empregados entre a posição mínima e máxima. Aplicação das ações salariais; Mantendo o enquadramento: a ação salarial não pode posicionar o empregado acima da política; Lump sum: recompensa financeira para o empregado que está posicionado acima do mercado.

17 Portfolio de treinamentos 17 Apresentação do Simulador Salarial Vimetric Características do simulador: Reajuste salarial coletivo (negociação sindical); Estudo de impacto sobre contraproposta de reajuste salarial; Aplicação da economia na contraproposta em um modelo de meritocracia; Diagnóstico da posição salarial (atual e futura) de cada empregado; Proposta de ação de meritocracia; Análises de impacto e relatórios.

18 Portfolio de treinamentos 18 Estatística no Excel 08 horas Introdução Uma introdução à estatística: principais áreas de estudo e métodos; Identificando processos, experimentos e populações de dados; Amostragem: estimando características de uma população a partir de um dado subconjunto. Estatística descritiva Medidas de tendência central: caracterização de uma população através de representantes. Funções MÉDIA, MEDIANA, MODA; Medidas de dispersão: caracterização da dispersão de dados observados em torno de um valor central. Funções QUARTIL, PERCENTIL, DESV.MÉDIO, DESVPAD, DESVPADP, VAR, VARP, MÁXIMO, MÍNIMO; Representando dados de forma gráfica: histogramas e gráficos de dispersão. Inferência estatística Conceito de probabilidade. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade; A distribuição normal (ou gaussiana). Funções DIST.NORM, INV.NORM; Noções de teste de hipóteses: verificando se duas amostras pertencem a uma mesma população. Teste F e Teste T de Student. Funções TESTEF, TESTET. Análise de regressão Introdução: aplicações de análise de regressão. Linhas de tendência em gráficos do Excel; Regressão linear: ajustando uma reta a uma série de dados. Funções PROJ.LIN, TENDÊNCIA, PREVISÃO; Correlação e testes de aderência: verificando a adequação de um modelo a dados observados. Funções CORREL, RQUAD. Recursos diversos e dicas Diferenças entre o arredondamento utilizado pelo Excel e o arredondamento estatístico; Diferenciação entre funções para amostras e populações; Funções úteis diversas: CONT.SE, SOMASE, CONT.NÚM, MAIOR, MENOR, ORDEM, ARRED, TRUNCAR.

19 Portfolio de treinamentos 19 Oficina de PowerPoint 04 horas Princípios de planejamento visual O design como protocolo de comunicação visual; Princípios fundamentais: alinhamento, repetição e contraste; Noções de tipografia, teoria de cores e diagramação. Principais categorias tipográficas; Esquemas de cores monocromáticos, análogos e complementares. Diagrama e fluxo; O que fazer (e o que não fazer) ao escolher estilos visuais. Fundamentos do PowerPoint: sumário O modelo de documento do PowerPoint. Slides e slides-mestres. Estilos rápidos; Principais objetos e tipos de shapes disponíveis no PowerPoint. Fundamentos do PowerPoint: detalhamento de funcionalidades Trabalhando com slides-mestres; Apresentação dos objetos disponíveis: imagens, formas, tabelas, SmartArt e gráficos; Elementos complementares e metadados: cabeçalho e rodapé, data e hora e numeração; Salvando apresentações. Os formatos de arquivo ppt, pptx, pps e ppsx. Integração do PowerPoint com o Microsoft Excel Elaborando gráficos no Microsoft Excel; Tipos de integração: Exportação de gráficos e tabelas como imagens para o PowerPoint; Injeção de planilhas dentro de apresentações; Criação de links dinâmicos entre arquivos do Excel e do PowerPoint. Escolhendo o tipo mais adequado de integração para cada situação.

20 Portfolio de treinamentos 20 Access Essencial 08 horas Conceitos de banco de dados O que é um banco de dados e seus componentes; A estruturação de um banco de dados: tabelas, campos e registros; Navegando em um banco de dados. Construindo um novo banco de dados Criando um arquivo e gerando novas tabelas de dados; As opções de criação de tabela no Access; Gerando e configurando os campos da tabela; Criando regras de validação de registros; Inserindo e excluindo registros; Impedindo a duplicação de registros; Organizando dados através de classificação e filtros; Trabalhando com chaves primárias; Dicas importantes para definição de tabelas e campos. Obtendo informações através de consultas do Access O que é uma consulta; Como gerar uma nova consulta no Access; Definindo critérios de consulta; Criando uma consulta simples; Criando uma consulta com campos calculados; Criando uma consulta de referência cruzada; Gerando consultas com duas tabelas relacionadas. Importando e exportando registros Exportando e importando registros de planilhas do Excel; Os cuidados no momento da importação; Exportando registros a partir de uma consulta. Relacionamento de tabelas no banco de dados A importância do relacionamento das tabelas; Desenhando a estrutura do relacionamento; Configurando os relacionamentos entre tabelas; Escolhendo os tipos de relacionamento.

21 Portfolio de treinamentos 21 Manipulando dados através de instruções SQL Cláusulas essenciais: SELECT, FROM, WHERE, JOIN, GROUP BY e ORDER BY; Funções agregadoras: SUM, COUNT, MAX, MIN e IIF; UPDATE: consulta de atualização de registros; INSERT: Consulta para acréscimo de dados; DELETE: Consulta para exclusão de duplicados.

22 Portfolio de treinamentos 22 Matemática Financeira no Excel 08 horas Conceitos e recursos fundamentais Valor do dinheiro no tempo. Juros; Mecanismos de composição de juros. Juros simples e compostos; Fluxos de caixa. Convenções matemáticas e diagramas; Funções financeiras essenciais do Excel: VF, VP, TAXA e NPER; Trabalhando com períodos fracionários de composição de juros; Taxas equivalentes. As funções EFETIVA e NOMINAL. Séries de pagamento Séries de pagamento uniformes e não uniformes. Anuidades. Séries com e sem entrada; Trabalhando com taxas de juros constantes ou flutuantes. As funções PGTO e VFPLANO; Os sistemas de financiamento Price e SAC; Construindo tabelas de financiamento; Juros e amortização em um financiamento. As funções IPGTO, PPGTO, PGTOJURACUM e PGTOCAPACUM; Incorporando um índice de atualização monetária a um modelo de financiamento; Resíduos. Construção de uma operação de leasing; Trabalhando com dias úteis. As funções DIATRABALHO e DIATRABALHOTOTAL; Separando o principal em dívida de curto e longo prazo; Outras funções úteis: DATAM, FIMMÊS e SE. Fundamentos de análise de projetos Rudimentos à elaboração de um fluxo de caixa projetado; Avaliando a qualidade de um projeto sob a perspectiva econômico/financeira; Definição das principais métricas: VPL e TIR. Taxas de desconto; Avaliando a resposta de um modelo frente a variações de premissas: o recurso Tabela; Descobrindo o ponto ótimo de uma premissa para que se obtenha um resultado desejado: o recurso Atingir Meta.

PORTFOLIO DE TREINAMENTOS

PORTFOLIO DE TREINAMENTOS PORTFOLIO DE TREINAMENTOS Vimetric Janeiro de 2016 2 3 4 5 7 23 25 CARO CLIENTE Apresentação da Vimetric ALGUNS CLIENTES Nossas contas recentes SUMÁRIO DOS PROGRAMAS Guia de temas disponíveis OS PROGRAMAS

Leia mais

Conteúdos dos Cursos de Excel

Conteúdos dos Cursos de Excel Conteúdos dos Cursos de Excel Excel 2007 - Nível 1 (Essencial) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que

Leia mais

EXCEL PARA ESPECIALISTAS

EXCEL PARA ESPECIALISTAS CURSO ONLINE EXCEL PARA ESPECIALISTAS CARGA HORÁRIA AULAS MATERIAL DIDÁTICO CERTIFICADO 10h46min 101 250 páginas em PDF + planilhas exemplos Incluso Apresentação Você quer se tornar um especialista em

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

FULL Excel Expert. Introdução. - Sistema operacional, aplicativos e arquivos: Sistema operacional; Programa aplicativo; Documentos.

FULL Excel Expert. Introdução. - Sistema operacional, aplicativos e arquivos: Sistema operacional; Programa aplicativo; Documentos. Sumário Introdução... 1 Excel 2013 Fundamentos... 1 Essentials... 3 Excel 2013 - Módulo I... 3 Excel 2013 - Módulo II... 5 Advanced... 8 Excel 2013 - VBA Módulo I... 8 Excel 2013 - VBA Módulo II... 10

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

AULA 01. 4 Tem como principal função abrir mais de uma planilha e realizar cálculos simultâneos entre elas. FALSO

AULA 01. 4 Tem como principal função abrir mais de uma planilha e realizar cálculos simultâneos entre elas. FALSO AULA 0 Questão A principal função da classificação de dados é manter as informações ordenadas, facilitando a visualização delas. A principal função da classificação de dados é fazer com que as células

Leia mais

EXCEL AVANÇADO. Aula 01 - Classificando e destacando informações importantes

EXCEL AVANÇADO. Aula 01 - Classificando e destacando informações importantes O CURSO O curso Excel Avançado foi especialmente elaborado para que os alunos aprofundem conceitos teóricos e, a partir disso, desenvolvam planilhas empregando classificação, filtros, tabelas e gráficos

Leia mais

EXCEL 2013. Público Alvo: Arquitetos Engenheiros Civis Técnicos em Edificações Projetistas Estudantes das áreas de Arquitetura, Decoração e Engenharia

EXCEL 2013. Público Alvo: Arquitetos Engenheiros Civis Técnicos em Edificações Projetistas Estudantes das áreas de Arquitetura, Decoração e Engenharia EXCEL 2013 Este curso traz a vocês o que há de melhor na versão 2013 do Excel, apresentando seu ambiente de trabalho, formas de formatação de planilhas, utilização de fórmulas e funções e a criação e formatação

Leia mais

Excel Pleno 36hs. Fundamentos

Excel Pleno 36hs. Fundamentos Excel Pleno 36hs Fundamentos Esse treinamento foi criado pensando nas necessidades que se precisa conhecer para desenvolver planilhas eficientes ao seu negócio. Desta forma, os participantes aprenderão

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

Conteúdos dos Cursos de Excel

Conteúdos dos Cursos de Excel Conteúdos dos Cursos de Excel Excel 2010 Nível 1 Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Sumário. Capítulo l - Introdução ao VBA

Sumário. Capítulo l - Introdução ao VBA Sumário Capítulo l - Introdução ao VBA l Capítulo 2 - O Ambiente VBE 3 2. 1. Acessando o VBE do Excel 3 2. 1. 1. Janela de Projeto 4 2. 1. 2. Janela de Propriedades 5 2. 2. Gravação de Macros 6 2. 3. Níveis

Leia mais

http://www.excelpratico.com

http://www.excelpratico.com http://www.excelpratico.com Direitos Autorais: - Este E-book é cortesia do site excelpratico.com, a sua venda está proibida. - Este material não deve ser modificado, no entanto pode ser distribuído livremente.

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Microsoft Office Excel Iniciação Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e práticas sobre a folha de cálculo Microsoft Excel a nível completo. Objetivos Específicos

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Excel Avançado. 2ª Edição. Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes. Novatec

Excel Avançado. 2ª Edição. Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes. Novatec Excel Avançado 2ª Edição Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes Novatec Copyright 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução

Leia mais

4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA

4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA 4 Criação de macros e introdução à linguagem VBA Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Introdução à criação de macros...3 Gravação

Leia mais

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.

Centro Atlântico, Lda., 2011 Ap. 413 4764-901 V. N. Famalicão, Portugal Tel. 808 20 22 21. geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico. Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Microsoft Excel 2010 Colecção: Software

Leia mais

Plano de Aula - Excel 2013 - cód. 5361 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Excel 2013 - cód. 5361 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Plano de Aula - Excel 2013 - cód. 5361 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Excel 2013... 23 1.2. Abrir o Programa...

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

Índice. Excel Básico e Intermédio. Parte 1

Índice. Excel Básico e Intermédio. Parte 1 Índice Parte 1 Excel Básico e Intermédio 1. Conceitos básicos de folhas de cálculo 15 1.1. Esquema geral de um livro 15 1.2. Utilização de uma folha apontadores do rato 16 1.3. Movimentos por teclado 17

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Word+ Excel + PowerPoint Avançado Objetivos Gerais Este Curso tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de informação

Leia mais

Indicadores/ Descritores

Indicadores/ Descritores P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Humanas / Informática Professor(a): Ana Márcia e Pádua SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1ª 2h/a 80h/a COMPETÊNCIA

Leia mais

Microsoft Excel. Comandos Avançados. (Guia de referência)

Microsoft Excel. Comandos Avançados. (Guia de referência) Microsoft Excel Comandos Avançados (Guia de referência) Março 2015 Sumário 1) Introdução....4 2) Ambientação no Excel 2010....4 2.1 - A barra de Ferramentas do Excel 2010... 4 2.2 - Se movimentando....

Leia mais

Excel Total. Subtítulo

Excel Total. Subtítulo Excel Total Subtítulo Sobre a APTECH A APTECH é uma instituição global, modelo em capacitação profissional, que dispõe de diversos cursos com objetivo de preparar seus alunos para carreiras em Tecnologia

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO Ministério da Educação SETEC Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E CARGA HORÁRIA DE CADA MÓDULO 1. MÓDULO DE INICIAÇÃO 20 HORAS/AULA: através do qual o servidor

Leia mais

Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo

Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo Preço R$ 129.00 Compre aqui Prof Valderi Neitzke. São 100 videoaulas. Domine a planilha mais usada no mundo Fórmulas: Veja algumas fórmulas que fazem parte desse curso: =SE(C5

Leia mais

Excel Aplicado a Negócios

Excel Aplicado a Negócios Excel Aplicado a Negócios Sumário 03. A Voitto 05. Excel Aplicado a Negócios 06. Programático 11. Principais Instrutores 12. Visão dos Participantes 13. Vídeo Nossa Empresa A Voitto é especializada na

Leia mais

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula

Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 Aula 2 Capítulo 2 - Pastas e Células Aula 3 Capítulo 3 - Planilhas Plano de Aula - Excel 2010 - cód. 4097 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do Excel 2010...

Leia mais

Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda:

Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda: 33 Capítulo 3 Procedimentos (macros) Primeiramente lemos a seguinte citação, copiada de Excel-Ajuda: O objetivo de uma macro é automatizar as tarefas usadas com mais freqüência. Embora algumas macros sejam

Leia mais

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte

BrOffice.org, Writer e Calc. Introdução. Software que compõe a suíte Introdução O BrOffice.org traz uma proposta de software gratuito, onde encontramos poderosos aplicativos comerciais para edição de texto, planilha eletrônica, software de apresentação entre outros. A cada

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET

INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET *Plano Instrucional INFORMÁTICA BÁSICA E AVANÇADA COM INTERNET Curso Mercado de Trabalho: Cursos Afins: Total de Horas: Informática básica e avançada com internet Áreas administrativas, escritórios, comércio,

Leia mais

SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM. Curso de Formação Inicial e Continuada. EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0

SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM. Curso de Formação Inicial e Continuada. EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0 SUGESTÃO DE PLANO DE APRENDIZAGEM Curso de Formação Inicial e Continuada EXCEL 2010 Avançado SAC 9411362-0 Área: Tecnologia da Informação Subárea: Aplicativos Duração: 39 horas Gerência de Desenvolvimento

Leia mais

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point)

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Objetivos: Ao final do curso o treinando estará apto a compreender a importância da informática; definir termos e conceitos

Leia mais

EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia.

EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia. EXCEL TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÃO. Aprenda na pratica como utilizar o Excel para facilitar o seu dia-dia. 1.1 Conteúdo Programático Conceitos básicos. História da planilha eletrônica; Elaboração

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. Profissionais que trabalham em escritórios e comunidade em geral. A Carga Horária Total do curso será de 160 horas/aula.

DESCRITIVO DE CURSO. Profissionais que trabalham em escritórios e comunidade em geral. A Carga Horária Total do curso será de 160 horas/aula. DESCRITIVO DE CURSO NOME DO CURSO: OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR CBO 4121-10 (A, B, C, E, Y e Z) MODALIDADE: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA Área: Tecnologia da Informação Nº 013 Atualização: Outubro de

Leia mais

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007

MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I Manual Prático Microsoft Excel 2007 MÓDULO - I APRESENTAÇÃO... 1 AMBIENTE DE TRABALHO... 2 A folha de cálculo... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Faixas de Opções do Excel... 4 - Guia

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

EDITORES DE PLANILHAS

EDITORES DE PLANILHAS CAPÍTULO 6 EDITORES DE PLANILHAS Definição É um programa destinado a editar tabelas alfanuméricas usando o computador. Sua função básica é armazenar números e conjuntos de caracteres em células organizadas

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA ACADEMIA

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA ACADEMIA Página: 1/16 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DA ACADEMIA Módulo CBDS (Central de Banco de Dados Senior) A quem se destina: Todos que tiverem a necessidade de administrar os dados da base de dados da Senior Sistemas

Leia mais

Cursos e Treinamentos Profissionais

Cursos e Treinamentos Profissionais Cursos e Treinamentos Profissionais Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com (12) 8124-6853 http://videsouza.scienceontheweb.net Cursos oferecidos Curso de Desenvolvimento de Software Com Java... 1 Curso

Leia mais

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora e Figuramundo Autor Ismael Souza Araujo Pós-graduado em Gerência de Projetos PMBOK UNICESP, Graduado em Tecnologia em Segurança da Informação - UNICESP. Professor de concurso da área de informática e consultor em EAD.

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Sandromir Almeida. Treinamentos Realizados nas Empresas

Sandromir Almeida. Treinamentos Realizados nas Empresas Sandromir Almeida Consultor de Informática desde 1995 Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Docente de Informática há 15 anos Palestrante desde 2001 Técnico em Informática Webmaster Proprietário

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Curso de Calc - Avançado Índice

Curso de Calc - Avançado Índice Índice Objetivo...2 Resultado Esperado...2 Recursos Avançados de Gráficos...3 Tipos de Gráficos...3 Rotacionar um Gráfico de Colunas 3D...4 Alterar a Iluminação nos Gráficos...5 Alterar a Escala do Eixo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1

TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SC. MICROSOFT OFFICE - EXCEL 2007 Pág.: 1 EXCEL 2007 O Excel 2007 faz parte do pacote de produtividade Microsoft Office System de 2007, que sucede ao Office 2003. Relativamente à versão anterior (Excel 2003), o novo programa introduz inúmeras

Leia mais

Índice. Introdução 31. Tutorial 1: O Microsoft Access como Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacionais 35

Índice. Introdução 31. Tutorial 1: O Microsoft Access como Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacionais 35 Introdução 31 1. Bases de Dados Relacionais 31 2. Modelação de Bases de Dados 31 3. Modelo de Classes UML 32 4. Linguagem SQL 32 5. Sobre o Microsoft" Access" 32 Tutorial 1: O Microsoft Access como Sistema

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Manual de Apoio Microsoft Office Excel 2010

Manual de Apoio Microsoft Office Excel 2010 INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE SANTARÉM MODALIDADE: Formação Modular (VIDA ATIVA) Local: BOMBARRAL

Leia mais

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas

ÍNDICE. Microsoft Excel. Informações Gerais. Pasta de Trabalho. Formatando Página. Formatar Células. Gráficos. Criando Operações Básicas ÍNDICE Microsoft Excel Informações Gerais Pasta de Trabalho Formatando Página Formatar Células Gráficos Criando Operações Básicas Sobre as Funções de Planilha Operadores em Fórmulas do Excel Operadores

Leia mais

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Outubro de 2003 ISBN: 972-8426-76-3 Depósito legal: 202574/03

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Outubro de 2003 ISBN: 972-8426-76-3 Depósito legal: 202574/03 FICHEIROS COM EXEMPLOS Envie um e-mail* para software@centroatlantico.pt para conhecer os endereços de Internet de onde poderá fazer o download dos ficheiros com os exemplos deste livro. * O leitor consente,

Leia mais

Algumas Funções do LibreOffice Calc

Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc Algumas Funções do LibreOffice Calc SOMA Soma o resultados dos seu argumentos ; separa os argumentos : indica intervalo Resultado: 9 Resultado: 20 Algumas Funções do

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel

Avançado. Visão geral do ambiente do VBA Retornar à planilha Excel Avançado Trabalhando com VBA Descubra a linguagem de programação do Microsoft Office e torne-se um expert no desenvolvimento de funções, macros e planilhas eletrônicas Nas edições anteriores da revista

Leia mais

Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer

Excel Avançado. Autor: Leonardo Breyer Excel Avançado Autor: Leonardo Breyer APOSTILA DE EXCEL - AVANÇADO - Relacional Consultoria Ltda Rua da Candelária, 60 7º andar Tel: (0xx21) 219-5161 Fax: (0xx21) 219-5155 e-mail: claudiad@relacional.com.br

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados e Cenários, Tabelas e Gráficos Dinâmicos, Macros e Programação VBA - Através de Exemplos

Leia mais

Faça um Site PHP 5.2 com MySQL 5.0 Comércio Eletrônico

Faça um Site PHP 5.2 com MySQL 5.0 Comércio Eletrônico Editora Carlos A. J. Oliviero Faça um Site PHP 5.2 com MySQL 5.0 Comércio Eletrônico Orientado por Projeto 1a Edição 2 Reimpressão São Paulo 2011 Érica Ltda. Noções Livrarse Preparação muitas muita Sumário

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES CÓDIGO:

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES CÓDIGO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

Workshop (mínimo de 5 inscrições)

Workshop (mínimo de 5 inscrições) Workshop (mínimo de 5 inscrições) 6 horas (2 x 3 horas) Operar, em segurança, equipamento tecnológico, usado no quotidiano. Realizar operações básicas no computador Sistema operativo gráfico Conceitos

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Plano de Curso. Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet.

Plano de Curso. Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet. Plano de Curso Auxiliar Administrativo DURAÇÃO 12 meses (115 horas). PRÉ- REQUISITOS Conhecimentos Básicos do sistema operacional Windows, conceitos de internet. OBJETIVO DO CURSO O aluno aprenderá a executar

Leia mais

Ficha Técnica. Pré-requisitos: não há pré-requisitos. O aluno inicia o curso de Windows 8 com uma introdução à informática.

Ficha Técnica. Pré-requisitos: não há pré-requisitos. O aluno inicia o curso de Windows 8 com uma introdução à informática. Windows 8 O Windows está presente na maior parte dos computadores, seja para uso pessoal ou profissional. Quem vai começar a usar um computador precisa saber trabalhar bem com ele. O Windows 8 é o Sistema

Leia mais

Técnicas de Vendas 2. Administração do Tempo 3. Programa 5S 5. Mapeamento de Processos 6. Sistema de Gestão Ambiental (SGA) 7.

Técnicas de Vendas 2. Administração do Tempo 3. Programa 5S 5. Mapeamento de Processos 6. Sistema de Gestão Ambiental (SGA) 7. Lista de cursos Segue abaixo uma lista completa dos cursos de catálogo da GSI Online. Neste documento você poderá ver o objetivo, a carga horária sugerida, a ementa e algumas imagens que exemplificam cada

Leia mais

.. Apostiland o.com. Por: Francinaldo Gomes Paz

.. Apostiland o.com. Por: Francinaldo Gomes Paz ... Por: 2 DOMINE O EXCEL 2007 3 ÍNDICE Introdução... 04 Conheça as Guias do Excel 2007... 05 Mude o esquema de cores do Excel 2007... 14 Use a Barra de Status como calculadora... 17 Tenha mais opções

Leia mais

Informática do Básico ao Essencial Autor Mauricio V. Pires 2015 1ª Edição

Informática do Básico ao Essencial Autor Mauricio V. Pires 2015 1ª Edição Conteúdo: Parte 1: Word Manual Básico com ferramentas e recursos Essenciais. Parte 2: Excel Manual Básico com Funções, Fórmulas e Recursos Essenciais. Parte 3: PowerPoint Manual Básico com Funções Essenciais.

Leia mais

Excel - VBA. Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam

Excel - VBA. Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam Excel - VBA Docente: Ana Paula Afonso Macrocomandos (Macros) O que é uma macro? São programas que executam tarefas específicas, automatizando-as. Quando uma macro é activada, executa uma sequência de instruções.

Leia mais

Fórmulas e Funções - Parte I

Fórmulas e Funções - Parte I Atividade 6 Fórmulas e Funções - Parte I Referências relativas e absolutas Muito comum é a necessidade de depois de criado uma fórmula é copiá-la para outras células ao invés de fazer tudo novamente, muitas

Leia mais

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Objetivos Explorar funções de procura e referência; Explorar ferramentas para controle de formulários em planilhas; Importar

Leia mais

Sumário. 1 Introdução ao Excel 2013 1

Sumário. 1 Introdução ao Excel 2013 1 Sumário Introdução...xiii A quem se destina este livro... xiii Como este livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii 1 Introdução ao Excel 2013 1 Identificação

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Diveo Exchange OWA 2007

Diveo Exchange OWA 2007 Diveo Exchange OWA 2007 Manual do Usuário v.1.0 Autor: Cícero Renato G. Souza Revisão: Antonio Carlos de Jesus Sistemas & IT Introdução... 4 Introdução ao Outlook Web Access 2007... 4 Quais são as funcionalidades

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel

Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel Treinamento para o acesso a Informação Científica e Tecnológica em Saúde Excel O Excel é um software de planilha eletrônica que integra o pacote dos produtos Microsoft Office, que pode ser utilizado para

Leia mais

Sumário 1 Folhas de Cálculo... 15 2 Gráficos... 33 3 Funções... 61

Sumário 1 Folhas de Cálculo... 15 2 Gráficos... 33 3 Funções... 61 Sumário 1 Folhas de Cálculo... 15 1.1 Planilha de Cálculo...15 1.2 História...15 1.3 Conhecendo uma Folha de Cálculo...17 1.4 Tela Inicial...18 1.5 Planilhas e Arquivos...19 1.6 Copiar, Colar e Colar Especial...21

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Licenciamento de Uso

Licenciamento de Uso Licenciamento de Uso Este documento é propriedade intelectual 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos: 1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp

Leia mais

Criação de Consultas e Relatórios no Access CRIAÇÃO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS NO ACCESS

Criação de Consultas e Relatórios no Access CRIAÇÃO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS NO ACCESS Criação de Consultas e Relatórios no Access CRIAÇÃO DE CONSULTAS E RELATÓRIOS NO ACCESS Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Consultas... 5 3. Relatórios... 8 4. Conclusões... 11

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

Informática :: Presencial

Informática :: Presencial MAPA DO PORTAL (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CNI/MAPADOSIT E /) SITES DO SISTEMA INDÚSTRIA (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST RIA. COM. B R/CANAIS/) CONT AT O (HT T P: //WWW. PORT AL DAINDUST

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Pré-requisito Conhecimento básico do sistema operacional Windows ou Mac OS.

Pré-requisito Conhecimento básico do sistema operacional Windows ou Mac OS. 1 e Descrição Este treinamento abortará conceitos essenciais de HTML e CSS para a construção de páginas web através do uso do Adobe, com a mínima necessidade de intervir ou escrever códigos, utilizando

Leia mais

Base de dados I. Base de dados II

Base de dados I. Base de dados II Base de dados I O que é? Uma base de dados é um simples repositório de informação, relacionada com um determinado assunto ou finalidade, armazenada em computador em forma de ficheiros Para que serve? Serve

Leia mais

1 MICROSOFT EXCEL. www.brunoguilhen.com.br 1

1 MICROSOFT EXCEL. www.brunoguilhen.com.br 1 INTRODUÇÃO 1 MICROSOFT EXCEL Uma planilha eletrônica é um software que permite a manipulação de cálculos financeiros e matemáticos, incluindo a criação de gráficos gerenciais. Dentre os softwares de planilhas

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais