Projeções Demográficas para Bahia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeções Demográficas para Bahia"

Transcrição

1 Projeções Demográficas para Bahia

2 Objetivo o Investigar, através das projeções, as condições futuras dos diversos segmentos da população, bem como prever alterações na dinâmica demográfica, levando em consideração à distribuição por faixa etária, sexo e condição de residência (urbana e rural).

3 Justificativa o O estudo das projeções populacionais fundamenta-se na necessidade de um modelo de previsão do comportamento da população no médio prazo, a fim de nortear o planejamento do Estado da Bahia. Para isso, é necessário um estudo das tendências de cada uma das componentes demográficas (fecundidade, mortalidade e migrações), e posterior estimativas das projeções municipais.

4 Horizonte das Projeções o O período coberto pela projeção ou pela previsão chama-se prazo (ou horizonte da projeção) e, mesmo sendo variável, na maioria das vezes trabalha-se com projeção (previsão) de curto prazo, porque o risco de erro cresce consideravelmente na medida que o prazo aumenta.

5 Importância das Projeções Populacionais o o Estimar populações entre censos (série histórica); Conhecer o presente para planejar o futuro: projetar o tamanho e a composição da população futura para fins de planejamento evolução do perfil demográfico da população => políticas públicas voltadas para: crianças, jovens, adultos e idosos; melhoria na qualidade de ensino, criação de postos de trabalho, adequação do sistema de saúde; planos diretores das cidades => deslocamento da população, mobiliário urbano, edificações públicas e privadas adequadas; etc.

6 Métodos para Projeção Demográfica (I) o Método das Componentes Demográficas (grandes áreas) Consiste em projetar uma determinada coorte em uma faixa de idade x a x+n para o final do período quinquenal seguinte, levando em conta os prováveis cenários sobre os componentes determinantes da dinâmica demográfica da população: fecundidade, mortalidade e migração. o Método AiBi (pequenas áreas) Consiste em projetar a população baseando-se na contribuição de uma área pequena no crescimento absoluto da população esperada na área maior. A expressão analítica é dada por: Pmi (t) = ai + bi PR(t) (População da área menor i no ano t) (coeficiente linear de correção entre a pop) (coeficiente de prop. do crescimento da pop)

7 Métodos para Projeção Demográfica (II) o Método da Relação de Coortes (Método de Duchesne): Requer como dado básico ou inicial a composição da população, por sexo e grupos de idade, para as áreas menores, e estimativas de população referentes à divisão geopolítica ou administrativa maior, que compreenda essas áreas menores consideradas. O método tem a vantagem de levar em conta a estrutura etária da população e algumas mudanças nas variáveis demográficas e de assegurar a coerência entre a soma das projeções das áreas menores e as projeções conhecidas de sua área maior. o Desagregação por situação domiciliar (urbano-rural) Consiste em projetar os setores urbano e rural, de cada uma das populações, com base nas projeções dos municípios já realizadas, através da diferença entre o crescimento da população urbana e rural (DCUR).

8 Componentes da Dinâmica Demográfica o MORTALIDADE - Saída de pessoas por morte o FECUNDIDADE - Entrada de pessoas por nascimento o MIGRAÇÃO - Pode atuar nos dois sentidos dependendo do balanço entre os volumes dos imigrantes e emigrantes

9 Método das Componentes Demográficas Origem: Equação Compensadora P t =P 0 +(N (0,t) O (0,t) )+(I (0,t) E (0,t) ), onde: P t - População em um instante t qualquer (último Censo). P 0 - População inicial(censo anterior). N - Nascimentos ocorridos no período intercensitário. O - Óbitos ocorridos no período intercensitário. I - Nº de imigrantes no período intercensitário. E - Nº de emigrantes no período intercensitário

10 A D Mecanismo de aplicação do método das coortes componentes Censo 2010 M 2015 M 2020 M 2025 M 2030 O N + S + SM O N + S + SM O N + S + SM O N + S + SM 0 a 4 R 0 a 4 R 0 a 4 R 0 a 4 R 0 a 4 5 a 9 T 5 a 9 T 5 a 9 T 5 a 9 T 5 a 9 10 a 14 A 10 a 14 A 10 a 14 A 10 a 14 A 10 a 14 L 15 a 19 L 15 a 19 L 15 a 19 L 15 a a 74 I I 20 a 24 I 20 a 24 I 20 a a 79 D D D 25 a 29 D 25 a 29 A 80 a 84 A A 30 a 34 D 85 a 89 D D 90 + E 90 + E 90 + E 90 + E 90 + Nota: N (nascimentos), S (sobreviventes) e SM (saldo migratório)

11 Principais Resultados das Projeções - Bahia -

12 População total projetada (em milhões), Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

13 Taxa de crescimento geométrico anual da população projetada, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. IBGE/Censo Demográfico Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

14 População total projetada por grandes grupos etários, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

15 Grau de urbanização da população projetada, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP. Nota: *Os dados de 2010 foram sistematizados a partir dos microdados da amostra do Censo Demográfico.

16 Razão de sexo¹ da população projetada, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP. Nota: ¹ Razão entre a população do sexo masculino sobre a população do sexo feminino.

17 Índice de envelhecimento¹ da população projetada, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP. Nota: ¹População residente de 65 e mais anos de idade sobre a população residente com menos de 15 anos de idade.

18 Razão de dependência¹ da população projetada, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP. Nota: ¹ Razão entre a população definida como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os de 65 anos e mais de idade) e a população potencialmente produtiva (15 a 64 anos de idade).

19 Tendência do comportamento esperado para a taxa fecundidade total, por grupo de idade, Bahia ,05 2,03 2,00 1,95 1,90 1,85 1,86 1,80 1,75 1,70 1,65 1,75 1,69 1,64 1, Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

20 Tendência do comportamento esperado para a taxa fecundidade específica, por grupo de idade, Bahia Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

21 Probabilidades de mortes estimadas e projetadas, por períodos quinquenais, segundo o sexo, Bahia ! " # % $! ' $ &!

22 Expectativas de vida ao nascer projetadas por períodos quinquenais e sexo, Bahia o Em termos de incrementos na expectativa de vida ao nascer (Eo), neste período de 20 anos de projeção, destacase a Eo dos homens, com aumento de aproximadamente 5,2 anos, ao passo que a Eo das mulheres aumentou 4,1 anos; o Eo masculina aumentará de 71 anos, no período , para 76 anos, no quinquênio ; o Para as mulheres estes valores serão de 77 anos e 81 anos, respectivamente.

23 Taxas líquidas de migração masculina para população projetada, por idades quinquenais, Bahia Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

24 Taxas líquidas de migração feminina para população projetada, por idades quinquenais, Bahia Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

25 Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

26 Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

27 Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

28 Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

29 Fonte: LED/Cedeplar. Projeções Demográficas para Bahia Elaboração: SEI/DIPEQ/COSPESP.

30 Principais Resultados das Projeções - Territórios de Identidade -

31 Projeção da população, por situação do domicílio, segundo os Territórios de Identidade mais populosos, Bahia 2010*-2030 Territórios de Identidade Irecê Velho Chico Chapada Diamantina Sisal Litoral Sul Baixo Sul Extremo Sul Médio Sudoeste da Bahia Vale do Jequiriçá Sertão do São Francisco Bacia do Rio Grande Bacia do Paramirim Sertão Produtivo Piemonte do Paraguaçu Bacia do Jacuípe Piemonte da Diamantina Semi-Árido Nordeste II Litoral Norte e Agreste Baiano Portal do Sertão Vitória da Conquista Recôncavo Médio Rio de Contas Bacia do Rio Corrente Itaparica Piemonte Norte do Itapicuru Metropolitana de Salvador Costa do Descobrimento Fonte: SEI/Cedeplar. IBGE/Censo Demográfico Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

32 Taxa de crescimento geométrico anual da população projetada, por Territórios de Identidade, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

33 Grau de urbanização da população projetada, por Territórios de Identidade, Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

34 Razão de dependência da população projetada, por Territórios de Identidade Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

35 Índice de envelhecimento da população projetada, por Territórios de Identidade Bahia Fonte: SEI/Cedeplar. Elaboração: SEI/ DIPEQ/ COPESP.

36 Municípios que terão maior ganho na população entre 0 a 14 anos de idade, Bahia Municípios que terão maior perda na população entre 0 a 14 anos de idade, Bahia Municípios Nº Absolutos % Feira de Santana % Teixeira de Freitas % Vitória da Conquista % Camaçari % Alagoinhas % Porto Seguro % Lauro de Freitas % São Desidério % Valente % Paulo Afonso % Municípios Nº Absolutos % Candeias % Santo Amaro % Campo Formoso % Monte Santo % Ipirá % Itamaraju % Jequié % Serrinha % Ilhéus % Salvador %

37 Municípios que terão maior ganho na população de 65 anos ou mais de idade, Bahia Municípios que terão menor ganho na população de 65 anos ou mais de idade, Bahia Municípios Nº Absolutos % Salvador % Feira de Santana % Camaçari % Lauro de Freitas % Vitória da Conquista % Teixeira de Freitas % Itabuna % Porto Seguro % Juazeiro % Simões Filho % Municípios Nº Absolutos % Caém % Lajedinho % Aiquara % Boa Nova 131 8% Teodoro Sampaio % Macururé % Maetinga 80 9% Catolândia 63 23% Serra Preta 28 2% Itambé 7 0%

38 Principais Resultados das Projeções -Cartogramas-

39 Taxa geométrica anual da população projetada, Bahia

40 Taxa geométrica anual da população projetada, Bahia

41 Grau de urbanização da população projetada, Bahia 2010

42 Grau de urbanização da população projetada, Bahia 2030

43 Índice de envelhecimento da população projetada, Bahia 2010

44 Índice de envelhecimento da população projetada, Bahia 2030

45 Razão de dependência da população projetada, Bahia 2010

46 Razão de dependência da população projetada, Bahia 2030

47 OBRIGADO!!

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 Isaac A. Coimbra Lou SEI/BA Lis Helena Borges Bolsista/IPEA Roberta Pimenta Bolsista/IPEA Brasília, Março de 2013 3 a Conferência

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OFERTA INICIAL S

SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OFERTA INICIAL S T.I. Território DIREC Município Unidade Escolar Eixo Tecnológico Cursos 2 VELHO CHICO 22 Ibotirama 3 CHAPADA DIAMANTINA 27 Seabra SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OFERTA INICIAL 2013.2S Velho

Leia mais

Eduacação Profissional da Bahia e Territórios de Identidade

Eduacação Profissional da Bahia e Territórios de Identidade Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos Eduacação Profissional da Bahia e Territórios de Identidade Salvador, 2012 DIEESE D419e Educação Profissional da Bahia e Territórios

Leia mais

Anuário. Educação. Profissional da. Volume II Bahia

Anuário. Educação. Profissional da. Volume II Bahia da Anuário Educação Profissional da Bahia Volume II - 2012 DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos Anuário da Educação Profissional da Bahia (Volume II) Salvador, 2012

Leia mais

SEC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA PROC. SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC / SUDEPE Nº 001/2015 PROC. EDUCAÇÃO PROFISSONAL CONCORRÊNCIA

SEC - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA PROC. SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL SEC / SUDEPE Nº 001/2015 PROC. EDUCAÇÃO PROFISSONAL CONCORRÊNCIA CONCORRÊNCIA EIXO TECNOLÓGICO / SUBEIXO / TERRITÓRIO DE IDENTIDADE/NRE Concorrência AGROPECUÁRIA / RECURSOS NATURAIS / BACIA DO JACUIPE 1,00 AGROPECUÁRIA / RECURSOS NATURAIS / BACIA DO RIO GRANDE 2,75

Leia mais

Coordenação de Disseminação de Informações Codin Ana Paula Porto. Governo do Estado da Bahia Jaques Wagner

Coordenação de Disseminação de Informações Codin Ana Paula Porto. Governo do Estado da Bahia Jaques Wagner BOLETIM B O L E T I M ESPECIAL E S P E C I A L Governo do Estado da Bahia Jaques Wagner Secretaria do Planejamento Seplan José Sérgio Gabrielli Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia

Leia mais

Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I DEMOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I DEMOGRAFIA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 2 EDITAL N o 04/2013 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com os enunciados das 8 (oito) questões discursivas, sem

Leia mais

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4

DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS. Aula 4 DINÂMICA POPULACIONAL E INDICADORES DEMOGRÁFICOS Aula 4 NOS DÁ A IDÉIA DA COMPOSIÇÃO DA POPULAÇAO... Década de 30 A ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER passou de aproximadamente 41 anos Década de 50 Viviam média

Leia mais

A BAHIA TOTALIZOU SALDO NEGATIVO DE POSTOS DE TRABALHO EM OUTUBRO DE 2015

A BAHIA TOTALIZOU SALDO NEGATIVO DE POSTOS DE TRABALHO EM OUTUBRO DE 2015 A BAHIA TOTALIZOU SALDO NEGATIVO DE 10.409 POSTOS DE TRABALHO EM OUTUBRO DE 2015 De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência

Leia mais

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERESTADUAIS NA BAHIA, ENTRE OS PERÍODOS, 2000 e 2010 Isaac A. Coimbra Lou SEI/BA Lis Helena Borges Bolsista/IPEA Roberta Pimenta Bolsista/IPEA Brasília, Março de 2013 SUMÁRIO

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Martin Handford, Where s Wally? População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Antonio

Leia mais

Thiago dos Santos Xavier* Diretor de Planejamento Territorial

Thiago dos Santos Xavier* Diretor de Planejamento Territorial CONSÓRCIOS PÚBLICO Política Estadual de Apoio e Fomento Thiago dos Santos Xavier* Diretor de Planejamento Territorial Economista (UFBA). Mestre em Administração de Empresas (UFBA). Especialista em Políticas

Leia mais

BACIA DO JACUÍPE IPIRÁ ALIMENTOS PANIFICAÇÃO BACIA DO JACUÍPE IPIRÁ BELEZA E ESTETICA CABELEIREIRO E MANICURE

BACIA DO JACUÍPE IPIRÁ ALIMENTOS PANIFICAÇÃO BACIA DO JACUÍPE IPIRÁ BELEZA E ESTETICA CABELEIREIRO E MANICURE OBSERVAÇÃO: Em Salvador, são 780 vagas e as inscrições acontecem nas unidades do SineBahia dos SACs de Pernambués (Rua Thomaz Gonzaga nº 219 - Pernambués) e da Liberdade (Shopping Liberdade - Rua Estrada

Leia mais

Lote 1 Polo Barreiras

Lote 1 Polo Barreiras Lote 1 Polo Barreiras Territórios Intida - TI Corrente Gran Qt. d CURSO I INTRODUÇÃO ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação ações do Plano Brasil sem Miséria.

Leia mais

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012 Estatísticas Demográficas 29 de outubro de 2013 Número de nados vivos volta a diminuir em O número de nados vivos desceu para 89 841 (96 856 em 2011) e o número de óbitos aumentou para 107 612 (102 848

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Nota metodológica sobre o cálculo de indicadores demográficos do Brasil Apesar dos avanços na qualidade das estatísticas vitais no Brasil, eles ocorreram de forma

Leia mais

Ana Amélia Camarano (IPEA) Solange Kanso (IPEA)

Ana Amélia Camarano (IPEA) Solange Kanso (IPEA) Ana Amélia Camarano (IPEA) Solange Kanso (IPEA) Brasília, 7 de março de 2007 OBJETIVOS QUESTÕES !"#$"$#%&#!!'"()* Visão geral das tendências de crescimento da população brasileira e dos componentes deste

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Maravilha, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 281,36 km² IDHM 2010 0,569 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 10284

Leia mais

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010

NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 NOTÍCIAS ETENE 04 DE MAIO DE 2011 RESULTADOS DO CENSO 2010 População brasileira cresce quase 20 vezes desde 1872 A população do Brasil alcançou a marca de 190.755.799 habitantes na data de referência do

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pão de Açúcar, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 662,95 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: críticas e sugestões para análise

Os dados censitários brasileiros sobre migrações internas: críticas e sugestões para análise Seminario-Taller Los censos de 2010 y la migración interna, internacional y otras formas de movilidad espacial Santiago de Chile, 10 al 12 de diciembre de 2008 Os dados censitários brasileiros sobre migrações

Leia mais

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²;

O Brasil possui uma população de , com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A POPULAÇÃO BRASILEIRA Características Gerais O Brasil possui uma população de 191.715.083, com uma densidade demográfica de 22,42 hab/km²; A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarujá, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 143,71 km² IDHM 2010 0,751 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 290752 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Chapada dos Guimarães, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5657,43 km² IDHM 2010 0,688 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17821 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Esperança, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,54 km² IDHM 2010 0,623 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 31095 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Patos, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 515,74 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 100674 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal

Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal Impacto da demografia no mercado de trabalho e emprego em Portugal José Rebelo dos Santos ESCE / IPS jose.rebelo@esce.ips.pt Lisboa, 7 de outubro de 2016 Sumário: Objetivos Contextualização do desemprego

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rio Branco, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 530,1 km² IDHM 2010 0,707 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 5070 hab. Densidade

Leia mais

P5 FASE 1: ESTUDO POPULACIONAL

P5 FASE 1: ESTUDO POPULACIONAL Projeto: Elaboração do PMSB dos Municípios inseridos na Bacia do Rio Paraíba do Sul: Carangola, Divinésia, Divino, Guiricema, Miradouro, Orizânia, Pedra Dourada, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Tombos.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guarabira, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 166,77 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 55326 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto

Caracterização. dos Territórios de Identidade. da Bahia. LidaS. Território 26 - Região Metropolitana de Salvador. instituto Caracterização dos Territórios de Identidade da Bahia Território 26 - Região Metropolitana de Salvador instituto LidaS Caracterização dos Territórios de Identidade Território 26 - Metropolitana de Salvador

Leia mais

Saneamento Urbano TH419

Saneamento Urbano TH419 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano TH419 Aula 04 Crescimento demográfico Profª Heloise G. Knapik 1 TAREFA ÚLTIMA AULA Acessar o site do Atlas Brasil da Ana (Agência

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pontes E Lacerda, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 8455,3 km² IDHM 2010 0,703 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 41408 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pirpirituba, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 79,64 km² IDHM 2010 0,595 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 10326 hab. Densidade

Leia mais

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro.

Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil. Palavras-chave: migração interna, migração de retorno, Nordeste brasileiro. Migração de retorno na Região Nordeste do Brasil Wilson Fusco Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal de Pernambuco Morvan de Mello Moreira Brasil Fundação Joaquim Nabuco Universidade Federal

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Arapiraca, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 352,81 km² IDHM 2010 0,649 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 214006

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Mãe D'Água, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 243,65 km² IDHM 2010 0,542 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 4019 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Palmeira dos Índios, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 462,76 km² IDHM 2010 0,638 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Major Isidoro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 455,14 km² IDHM 2010 0,566 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo São Joaquim, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5039,25 km² IDHM 2010 0,649 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6042 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Olho D'Água do Casado, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 324,54 km² IDHM 2010 0,525 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Pedra Preta, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4205,57 km² IDHM 2010 0,679 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 15755 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Belém, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 48,36 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 4551 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Casserengue, PB 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 202,67 km² IDHM 2010 0,514 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 7058 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Confresa, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5819,29 km² IDHM 2010 0,668 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 25124 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vila Rica, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7468,7 km² IDHM 2010 0,688 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 21382 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Félix do Araguaia, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 16915,81 km² IDHM 2010 0,668 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10625

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Lambari D'Oeste, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1340,24 km² IDHM 2010 0,627 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5431 hab. Densidade

Leia mais

Eleições 2008 FORMULÁRIO 10A MAPA GERAL DE APURAÇÃO PRESIDENTE DO CONFEA

Eleições 2008 FORMULÁRIO 10A MAPA GERAL DE APURAÇÃO PRESIDENTE DO CONFEA DESCRIÇÃO DOS ITENS Urna nº 001 Urna nº 002 Urna nº 003 Urna nº 004 Urna nº 005 Sede Sede Sede Sede Sede 1. Total de eleitores votantes 72 72 91 65 54 354 2. Total de cédulas encontradas na urna comum

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Olho D'Água das Flores, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 183,96 km² IDHM 2010 0,565 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Xingu, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 7493,63 km² IDHM 2010 0,657 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 5240 hab. Densidade

Leia mais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais

A População e o. Território. Território. Parte 1. Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais A População e o Território 1 A População e o Território Parte 1 2 Evolução Demográfica Assimetrias Espaciais 1 Uma ocupação progressivamente mais intensa do território nacional: 3 A ocupação do solo em

Leia mais

Noções Básicas sobre. Encontro Nacional de Coordenadores da Saúde do Idoso. População Idosa no Cenário Nacional: Transição Demográfica

Noções Básicas sobre. Encontro Nacional de Coordenadores da Saúde do Idoso. População Idosa no Cenário Nacional: Transição Demográfica Encontro Nacional de Coordenadores da Saúde do Idoso Noções Básicas sobre População Idosa no Cenário Nacional: Transição Demográfica Joilson Rodrigues de Souza Coordenador de Disseminação de Informações

Leia mais

Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios

Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios Atualização das Projeções e Estimativas Populacionais para o Rio Grande do Sul e seus Municípios Maria de Lourdes Teixeira Jardim Fundação de Economia e Estatística Palavras-Chave: Projeções de população,

Leia mais

Índice. Indicadores Demográficos

Índice. Indicadores Demográficos NUT III Península de Índice Densidade Populacional... 3 Esperança de Vida à Nascença... 3 Estrutura Etária da População dos 0 aos 14 anos... 4 Estrutura Etária da População dos 15 aos 24 anos... 4 Estrutura

Leia mais

P5 FASE 1: ESTUDO POPULACIONAL

P5 FASE 1: ESTUDO POPULACIONAL Projeto: Elaboração do PMSB dos Municípios inseridos na Bacia do Rio Paraíba do Sul: Antônio Carlos, Bias Fortes, Bicas, Ewbank da Câmara, Goianá, Santa Rita de Ibitipoca, Santos Dumont, São João Nepomuceno

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Novo do Parecis, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9480,98 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 27577

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Castanheira, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3966,38 km² IDHM 2010 0,665 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 8231 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Alto Araguaia, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5557,93 km² IDHM 2010 0,704 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 15644 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Várzea Grande, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 940,83 km² IDHM 2010 0,734 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 252596 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Sinop, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3204,92 km² IDHM 2010 0,754 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 113099 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Maringá, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11554,5 km² IDHM 2010 0,663 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 6590 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cáceres, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 24478,87 km² IDHM 2010 0,708 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 87942 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Guarita, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1091,25 km² IDHM 2010 0,688 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 4932 hab. Densidade

Leia mais

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Demografia - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Demografia - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia DEMOGRAFIA - CE O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Juara, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 21474,36 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 32791 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Nova Bandeirantes, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 9573,21 km² IDHM 2010 0,650 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 11643 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Feliz Natal, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11491,38 km² IDHM 2010 0,692 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10933 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Barão de Melgaço, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 11217,65 km² IDHM 2010 0,600 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7591 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Rondonópolis, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4181,58 km² IDHM 2010 0,755 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 195476 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Matupá, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5172,94 km² IDHM 2010 0,716 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 14174 hab. Densidade

Leia mais

Edital de Seleção de Pessoal 001/2008

Edital de Seleção de Pessoal 001/2008 Jacobina/BA, 25 de Agosto de 2008. Edital de Seleção de Pessoal 001/2008 A Comissão de Seleção de Pessoal da COFASPI - Cooperativa de Assistência a Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, instituída

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Campo Verde, MT 01/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 4810,5 km² IDHM 2010 0,750 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 31589 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Lucas do Rio Verde, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3674,76 km² IDHM 2010 0,768 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 45556 hab.

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Santo Antônio do Leverger, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 12301,06 km² IDHM 2010 0,656 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 18463

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Jaciara, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 1663,25 km² IDHM 2010 0,735 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 25647 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Real do Colégio, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 240,46 km² IDHM 2010 0,551 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Taperoá, PB 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 664,9 km² IDHM 2010 0,578 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo 2010) 14936 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Demografia e População

Demografia e População População Residente Total Anos de 2001 e 2011 População Residente Total Portugal 10 356 117 10 562 178 Continente 9 869 343 10 047 621 Norte 3 687 293 3 689 682 Entre Douro e Vouga 276 812 274 859 Santa

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Satuba, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 43,78 km² IDHM 2010 0,660 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 14603

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Marechal Deodoro, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 333,64 km² IDHM 2010 0,642 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Boca da Mata, AL 13/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 187,11 km² IDHM 2010 0,604 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010)

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de União dos Palmares, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 429,08 km² IDHM 2010 0,593 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São Luís do Quitunde, AL 14/01/2014 - Pág 1 de 14 Report a map error Caracterização do território Área 406,14 km² IDHM 2010 0,536 Faixa do IDHM Baixo (IDHM entre 0,5 e 0,599) (Censo

Leia mais

PROJEÇÃO POPULACIONAL, POR SEXO E GRUPOS DE IDADES QUINQUENAIS MESORREGIÕES E TOTAL DE MINAS GERAIS,

PROJEÇÃO POPULACIONAL, POR SEXO E GRUPOS DE IDADES QUINQUENAIS MESORREGIÕES E TOTAL DE MINAS GERAIS, PROJEÇÃO POPULACIONAL, POR SEXO E GRUPOS DE IDADES QUINQUENAIS MESORREGIÕES E TOTAL DE MINAS GERAIS, -2050 Moema G. Bueno Fígoli Cedeplar/UFMG (moema@cedeplar.ufmg.br) Laura Rodríguez Wong Cedeplar/UFMG

Leia mais

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição

Conceitos Básicos e Medidas em Demografia Migração e Distribuição Martin Handford, Where s Wally? CST 310: População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Conceitos Básicos e Medidas em Demografia

Leia mais

Geografia 8.º. População e povoamento - 1

Geografia 8.º. População e povoamento - 1 Geografia 8.º População e povoamento - 1 GRUPO I A figura 1 representa as fases da evolução da população mundial, entre o ano 500 e 2050* (*estimativa). A figura 2 representa a repartição da taxa bruta

Leia mais

Bahia - Panorama econômico

Bahia - Panorama econômico Panorama Econômico da Bahia e o Desenvolvimento do Litoral Sul Bahia - Panorama econômico O Estado da Bahia vem apresentando nos últimos anos um crescimento econômico superior ao crescimento da economia

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROF. MÁRCIO NOME N o 6 º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão anuladas.

Leia mais

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012 9 95 29 9 954 958 9 974 391 1 8 659 1 43 693 1 84 196 1 133 758 1 186 634 1 249 22 1 33 774 1 394 669 1 444 592 1 473 5 1 494 672 1 511 988 1 532 588 1 553 339 1 563 14 1 573 479 1 572 721 1 542 398 1

Leia mais

EDITAL CINE MAIS CULTURA BAHIA

EDITAL CINE MAIS CULTURA BAHIA MINISTÉRIO DA CULTURA PROGRAMA MAIS CULTURA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA EDITAL CINE MAIS CULTURA BAHIA A Diretora Geral da Funceb, no uso de suas atribuições

Leia mais

Comunicado de Imprensa

Comunicado de Imprensa Comunicado de Imprensa s representam quase metade das causas de mortes de jovens de 16 e 17 anos no Brasil. As principais vítimas são adolescentes do sexo masculino, negros e com baixa escolaridade O homicídio

Leia mais

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015

ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 11 de outubro 2016 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2015 População residente Em 31 de dezembro de 2015, a população residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi estimada em

Leia mais

O Impacto da Emigração e da Imigração na População: projeções até 2050

O Impacto da Emigração e da Imigração na População: projeções até 2050 O Impacto da Emigração e da Imigração na População: projeções até 2050 Isabel Tiago de Oliveira, João Peixoto, José Carlos Marques; Pedro Góis; Jorge Malheiros; Pedro Candeias, Bárbara Ferreira, Alexandra

Leia mais

EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL E TROCAS POPULACIONAIS INTERNAS DE MINAS GERAIS, DE VALADARES E DE IPATINGA, NO DECÊNIO 1981/1991

EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL E TROCAS POPULACIONAIS INTERNAS DE MINAS GERAIS, DE VALADARES E DE IPATINGA, NO DECÊNIO 1981/1991 EMIGRAÇÃO INTERNACIONAL E TROCAS POPULACIONAIS INTERNAS DE MINAS GERAIS, DE VALADARES E DE IPATINGA, NO DECÊNIO 1981/1991 Weber Soares Roberto do Nascimento Rodrigues A trajetória analítica empreendida

Leia mais

3.2 Populações O que é uma população? Quais os atributos de uma população? Tamanho populacional

3.2 Populações O que é uma população? Quais os atributos de uma população? Tamanho populacional 51 Licenciatura em Ciências USP/Univesp 3.2 Populações 3.2.1. O que é uma população? No tópico anterior definimos população como um grupo de indivíduos de uma mesma espécie que ocupam um determinado espaço

Leia mais

Estrutura Populacional

Estrutura Populacional Estrutura Populacional A estrutura populacional consiste na divisão dos habitantes, de acordo com aspectos estruturais, possibilitando sua análise por meio: da idade (jovens, adultos e idosos); do sexo

Leia mais

Estatísticas Demográficas 2014

Estatísticas Demográficas 2014 Estatísticas Demográficas 214 3 de outubro de 215 Saldos natural e migratório negativos atenuam-se face ao ano anterior Em 214 verificou-se uma diminuição da população residente, mantendo a tendência observada

Leia mais

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE eduardo.nunes@ibge.gov.br Aracaju, 22 de Março de 2011 A DPA do Brasil e sua Dinâmica

Leia mais

Direção Regional de Estatística da Madeira

Direção Regional de Estatística da Madeira 03 de outubro de 2014 ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 2013 A presente publicação compila os diferentes indicadores divulgados ao longo do ano relativos ao comportamento demográfico

Leia mais