Citações Bibliografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Citações Bibliografia"

Transcrição

1 COMO FAZER CITAÇÕES E A BIBLIOGRAFIA Citações Bibliografia Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas

2 COMO FAZER CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS? Nos nossos trabalhos: relatórios, monografias, opiniões fundamentadas... não devemos copiar ou fazer copy paste, devemos produzir um texto novo podendo incluir citações bibliográficas. - Evitar situações que possam ser consideradas como plágio. - Permitir que quem nos lê (ou vê) possa conhecer as referências utilizadas. - Permitir a confrontação com a (s) fonte(s). Existem vários tipos de normas mas vamos adotar as normas de citação bibliográfica da American Psycological Association (APA).

3 COMO FAZER CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS? A citação permite identificar a fonte onde foi obtida uma ideia, um excerto, uma imagem, etc. A citação pode ser apenas uma referência numérica que reenvia para o documento citado, uma referência abreviada (em nota de rodapé) ou uma citação com autor-data-localização (inserida no texto). O modelo APA dá preferência ao terceiro caso Citações inseridas no texto.

4 FORMATO BÁSICO PARA UMA CITAÇÃO DIRETA Introduza a citação com uma frase que apresente o material a ser citado e que inclua o último nome do autor seguido pela data de publicação no parênteses. Ponha o número de página (precedido por "p. plural pp. ) nos parênteses após a citação. Ex:... por isso de acordo com Fonseca (1991) pode-se dizer que a fotossíntese é um processo que transforma a energia solar em energia química (p.12). Se a frase que apresenta o material a ser citado não nomear o autor, coloque o último nome do autor, o ano e o número de página entre parênteses após a citação. Use vírgulas entre os itens nos parênteses. Ex:...por isso pode-se dizer que a fotossíntese é um processo que transforma a energia solar em energia química (Fonseca, 1991, p. 12).

5 FORMATO BÁSICO PARA UMA CITAÇÃO INDIRETA Incluir o último nome do autor e a data na frase que apresenta o material a ser citado ou nos parênteses que seguem a citação. Ex: Segundo Fonseca (2008) a fotossíntese é a utilização da luz solar para a obtenção de matéria orgânica. ou Ex:...fenómeno importante pois a fotossíntese é a utilização da luz solar para a obtenção de matéria orgânica (Fonseca, 2008).

6 FORMATO BÁSICO PARA UMA CITAÇÃO INDIRECTA COM DOIS AUTORES Nomear os autores na frase que apresenta o material a ser citado ou entre parênteses cada vez que citar o trabalho. Nos parênteses, use "&" entre os nomes dos autores; no texto, use "e." Ex: Segundo Fonseca e Costa (2008) a fotossíntese é a utilização da luz solar para a obtenção de matéria orgânica. ou Ex:...fenómeno importante pois a fotossíntese é a utilização da luz solar para a obtenção de matéria orgânica (Fonseca & Costa, 2008).

7 FORMATO BÁSICO PARA UMA CITAÇÃO INDIRECTA COM TRÊS A CINCO AUTORES Identifique todos os autores na frase que apresenta o material a ser citado ou entre parênteses na primeira vez que se citar a fonte. Em citações subsequentes, use o nome do primeiro autor seguido por "et al." na frase que apresenta o material a ser citado ou nos parêntises. Com seis ou mais autores Use somente o nome do primeiro autor seguido por "et al." na frase ou nos parênteses, logo na primeira citação.

8 Exemplo (citação longa com 40 ou mais de palavras). Pode ser inserida no corpo do texto, mas diferenciada do texto - geralmente com margens recuadas, tamanho de letra inferior e menos espaçamento entre linhas.... Oliveira, Viena, e Palma (1997), ilustram bem esta contextualização: As novas fontes de informação, os meios de comunicação de massa e as novas tecnologias, colocadas atentamente sobre tudo o que é novo, divulgam as "últimas" da ciência e da vida, do mundo e dos seus fenómenos, ultrapassando em atualidade as enciclopédias impressas, os manuais e os professores... ( p. 14). Todas estas notícias dando visibilidade crescente e...

9 Exemplo: autores coletivos referem-se por extenso, se são facilmente identificáveis, citam-se por extenso apenas na primeira vez.

10 Ainda de acordo com Costa, 1998, citado por Fonseca, (2003), as variáveis no processo fotossintético podem ser classificadas... Nota: se for citação directa por a(s) página(s). Ou Depois da citação por (Costa, 1998, citado por Fonseca, 2003, ) Nota: se for citação directa por a(s) página(s).

11 A cada citação corresponde uma fonte na lista de referências no final do documento - As referências são apresentadas por ordem alfabética do apelido do autor (ou editor). - As referências múltiplas ao mesmo autor, ordenamse por ano de publicação, com a mais antiga primeiro

12 Lista de referências / Bibliografia A lista de referências inclui apenas livros, artigos, etc. que são citados no texto. A bibliografia é uma lista das fontes consultadas e consideradas relevantes para fundamentar o trabalho.

13 BIBLIOGRAFIA

14 É APRESENTADA NO FIM DO TRABALHO. DEVE SER APRESENTADA POR ORDEM ALFABÉTICA DE AUTOR(ES) OU, NO CASO DE OBRAS ANÓNIMAS, PELAS PRIMEIRAS PALAVRAS SIGNIFICATIVAS DO TÍTULO. EXEMPLO: ( )

15 Lista de livros ou outro material consultado para a realização do trabalho. A bibliografia é ordenada por ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor. Existem diversas normas para esta apresentação. As apresentadas neste trabalho são as propostas pela American Psycological Association (APA). (Entre parêntesis) - a menção de Edição só se introduz a partir da 2.ª. Não havendo menção, presume-se ser a primeira

16 Monografias / Livros Krasilchic, M. (1986). Prática de Ensino de Biologia. S. Paulo: Editora Harper Sullivan, l., Ambler, M. & Brent, K.F. (1972). Galileu: um revolucionário do seu tempo (2ª ed.). Londres: University Press. Se o (s) autor(es) for editor literário (ed. Lit.), compilador, (comp.) organizador (org.) ou coordenador (coord.) da obra: Barbeiro, L. (coord.) (2007). Comunicação de Ciência. Porto: Sete Pés. Nota: Autores múltiplos Quando o trabalho tem até seis autores, designam-se todos. Havendo mais de seis, incluir o primeiro seguido de "et al.

17 Artigo completo de uma revista editada em papel Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes (data). Título do artigo: Subtítulo do artigo. Título da revista, vol. (nº ou supl.), páginas. George, A. L. Jr. & Neilson, E. G. (2000). Genetics of Kidney Disease. American Journal of Kidney Diseases, 35 (4), Artigo completo extraído de uma revista eletrónica Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes ou Autor coletivo (data). Título do artigo. Título da Publicação. Numeração, Localização na publicação. Disponibilidade e acesso. Fine, M. & Kurdek, L. A. (1993). Reflections on determining authorship credit and authorship order on faculty-student collaborations. American Psychologist, 48, Acedido Junho 7, 1999, em

18 Livro eletrónico em linha Bryant, P. (1999). Biodiversity and Conservation. Acedido em Outubro 4, 1999, em Documentos/informações extraídos de sítios da Internet Apelido Autor, Maiúsculas das iniciais dos primeiros nomes ou Autor coletivo (data). Título do artigo [em linha]. Nome do Website. Disponibilidade e acesso. Calixto, J. (2003). Literacia da informação: um desafio para as bibliotecas [em linha]. Acedido em Agosto 16, 1999 em National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (2001). Questions and answers about knee problems [em linha]. National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases (NIAMS) Web site. Acedido Junho 7, 2009, em

19 Tese de doutoramento: Neto, A. J. (1995). Contributos para uma nova didática da resolução de problemas: um estudo de orientação metacognitiva em aulas de Física do Ensino Secundário. Tese de Doutoramento, Universidade de Évora, Évora, Portugal. Legislação ou normas: Portaria nº 809/90 de 10 de Setembro. Diário da República nº 209/90 - I Série. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, da Saúde e do Ambiente e Recursos Naturais. Parte de livro / Livro com vários trabalhos e organizado por um deles: Cachapuz, A. (1995). O ensino das Ciências para a Excelência da aprendizagem. In D. de Carvalho (Ed.) Novas Metodologias da Educação ( ). Porto: Porto Editora. Reilly, P.R. (1997). Laws to regulate the use of genetic information. In M. A. Rothstein (Ed.), Genetic secrets: protecting privacy and confidentiality in the genetic era ( ). New Haven: Yale University Press.

20 Comunicações a congressos, jornadas, etc. Em edição eletrónica: Alvim, L. & Nunes, M. B. (2010). As Bibliotecas 2.0 são redes de comunicação? Contributo para o estudo sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas estratégias de comunicação nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas [DVD]. In Políticas de Informação na sociedade em rede: atas do 10.º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Guimarães, 7-9 Abr Em edição impressa: Alvim, L. & Nunes, M. B. (2010). As Bibliotecas 2.0 são redes de comunicação? Contributo para o estudo sobre a utilização das tecnologias da Web 2.0 nas estratégias de comunicação nas bibliotecas públicas e académicas portuguesas. In Políticas de Informação na sociedade em rede: atas do 10.º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Guimarães, 7-9 Abr (72-95).

21 REFERÊNCIA DE MATERIAL NÃO IMPRESSO - EXEMPLOS Documentos audiovisuais (documentos multimédia, filmes, registos vídeo, sonoros e cartazes, fotografias, outras imagens) Nome (função do responsável) (data), Título [suporte]. Local de realização: distribuidor

22 TABELAS Tabelas mostram valores numéricos e os dados ordenadamente dispostos em linhas e colunas. Se for adaptada, ficaria: Adaptado de Sabadini

23 FIGURAS Figuras- são qualquer tipo de ilustração, quadro, gráfico, fotografia, desenho ou outra forma de representação. Figura 1. Arranjo produtivo local da banana orgânica Fonte: Lima, L.C.O. Arranjo produtivo local da banana orgânica. Relatório de Pesquisa, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Agronegócio, ICHS/DCE. Seropédica, 2006.

24 BIBLIOGRAFIA Anexo 4: Normas para a elaboração de Bibliografias, Referências Bibliográficas e Citações APA (American Psycological Association) [em linha]. Acedido em Janeiro 26, 2014, em Modelo Plus, Rede de Bibliotecas Escolares [em linha]. Acedido em Setembro 6, 2009 em Referencias bibliográficas: regras básicas para aplicação em citações, listas de referência e bibliografias ( ) [em linha]. Acedido em Janeiro 26, 2014 em Tabelas e figuras de acordo com as normas APA [em linha]. Acedido em Janeiro 26, 2014, em

Planificar o relatório e cuidar da sua apresentação. Não esquecer a paginação e a bibliografia.

Planificar o relatório e cuidar da sua apresentação. Não esquecer a paginação e a bibliografia. Planificar o relatório e cuidar da sua apresentação. Não esquecer a paginação e a bibliografia. - Se nada for indicado deve utilizar-se tipo de letra Times New Roman ; Tamanho 12; espaçamento entre linhas

Leia mais

Modelo PLUS Bibliografia

Modelo PLUS Bibliografia LITERACIA DE INFORMAÇÃO Modelo PLUS Bibliografia Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Vendas Novas Relatório? Artigo Pesquisa Projeto Dissertação Biografia Apresentação Quais os procedimentos que devemos

Leia mais

A elaboração do relatório deve passar por um esboço. qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial.

A elaboração do relatório deve passar por um esboço. qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial. A elaboração do relatório deve passar por um esboço (planeamento e, quase sempre, rascunhos). O aspecto geral e a qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial. Por isso, deve-se evitar

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013)

Como fazer um trabalho escrito. Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Como fazer um trabalho escrito Retirado com algumas modificações de, Pinheiro (2013) Relatório? Artigo Pesquisa Projeto Dissertação Biografia Apresentação Recolha da informação: Fontes Identificar as fontes

Leia mais

Referências bibliográficas, normas e estilos Manual estilo APA. Documento Orientador

Referências bibliográficas, normas e estilos Manual estilo APA. Documento Orientador Referências bibliográficas, normas e estilos Manual estilo APA Documento Orientador fevereiro 2012 Íntrodução Qualquer que seja o ano de escolaridade (a partir do 3º ano - inclusive) todo o trabalho de

Leia mais

Referências bibliográficas Estilo APA. 6ª edição

Referências bibliográficas Estilo APA. 6ª edição Referências bibliográficas Estilo APA 6ª edição Estilo de citações e referências bibliográficas desenvolvido pela American Psychological Association A lista de referências completa deve ser apresentada

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CANEÇAS GUIÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS 2017 Abstract / Resumo Apresenta-se um conjunto de regras orientadoras para a realização de trabalhos escolares na nossa escola.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTALEGRE Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos A Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem- Apresentação de um trabalho escrito Equipa da BE Eduardo Santos

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Respeitar os direitos de autor Referências bibliográficas de livros, publicações periódicas e entrevistas ensino secundário A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo

REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR. Biblioteca da ESMA Coordenadora: Catarina Azevedo REGRAS PARA FAZER REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAR 2012-2013 Coordenadora: Catarina Azevedo Índice 1. DEFINIÇÕES... 3 1.1. O QUE É UMA CITAÇÃO?... 3 1.2. O QUE É UMA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA?... 3 1.3.

Leia mais

LITERACIA DA INFORMAÇÃO

LITERACIA DA INFORMAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA LITERACIA DA INFORMAÇÃO Como organizar um trabalho de pesquisa? Na organização de um trabalho deves ter em conta os aspectos apontados pelo professor como o número

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Anexo 4 - Normas para a elaboração de Bibliografias, Referências Bibliográficas e Citações APA (American Psycological Association)

Anexo 4 - Normas para a elaboração de Bibliografias, Referências Bibliográficas e Citações APA (American Psycological Association) ANEXO 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: NORMAS DA APA, 6.ª edição (AMERICAN PSYCOLOGICAL ASSOCIATION) INTRODUÇÃO A maior parte dos campos científicos possuem normas específicas para a apresentação de referências

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA ACTA IGUAZU

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA ACTA IGUAZU 1 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA ACTA IGUAZU Os trabalhos enviados à Revista Acta Iguazu devem ser inéditos e não podem ter sido encaminhados a outro periódico científico ou técnico.

Leia mais

Manual norma portuguesa NP 405

Manual norma portuguesa NP 405 Manual norma portuguesa NP 405 Norma NP 405 As NP 405-1, 405-2, 405-3 e 405-4 são normas portuguesas na área da informação e documentação, harmonizadas com a norma internacional ISO 690 e definem regras

Leia mais

Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara

Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara Carlos Pinheiro, 2013 Escola Secundária de Leal da Câmara 1. Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas

Leia mais

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa

Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua. Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa Biblioteca Escolar da EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua Como fazer citações e referências bibliográficas num trabalho de pesquisa INTRODUÇÃO (1) Quando realizamos um trabalho escolar é muito importante

Leia mais

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT OBRA APENAS COM UM AUTOR/AUTOR PESSOAL Nessa referência o pesquisador deve começar a inserir o último Sobrenome, todo em maiúsculo,

Leia mais

Como fazer um trabalho escrito

Como fazer um trabalho escrito Como fazer um trabalho escrito 1.Escolha do tema 1.1. Proposto pelo professor 1.2. Escolhido pelo aluno. Fatores a considerar Capacidade individual não deve escolher tarefas superiores às suas capacidades;

Leia mais

Normas para a produção de textos

Normas para a produção de textos Normas para a produção de textos O presente documento tem como objetivo fornecer as normas básicas de edição de textos (artigos, comunicações ou outros) a serem publicados pelo CIDEHUS. Pede-se aos autores

Leia mais

Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral

Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral Como fazer um relatório de aulas práticas da BP001- Microbiologia Geral Relatório de aulas práticas A UFPR tem normas para apresentação de trabalhos, descritas no Manual de Normalização de Documentos Científicos.

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação

Leia mais

Normas para apresentação de citações e referências bibliográficas

Normas para apresentação de citações e referências bibliográficas BIBLIOTECA ESCOLAR Normas para apresentação de citações e referências bibliográficas Sempre que realizas trabalhos deves fazer referência aos documentos consultados, acrescentando um capítulo com a Bibliografia

Leia mais

Palestra: Referências

Palestra: Referências INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Referências Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS

PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS UTF Editora EPARAÇÃO DE ORIGINAIS Para a submissão, o original deve estar pronto e completo. Não serão admitidos acréscimos ou supressões ao texto. Todos os originais devem ser acompanhados do Formulário

Leia mais

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo)

TÍTULO NÍVEL 1 DESENVOLVIMENTO (CAIXA ALTA EM NEGRITO) Título Nível 3 (Primeiras Letras em Maiúsculo) PREPARAÇÃO DO TEXTO ORIGINAL 1 FORMATAÇÃO Arquivos digitalizados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm entrelinhas e parágrafos (exceto citações* e notas de rodapé**), com margens

Leia mais

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito

CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito CRA Centro de Recursos de Aprendizagem Como apresentar um trabalho escrito Para realizar os trabalhos escritos ao longo do ano, siga as orientações do Colégio que são baseadas pelas normas da ABNT- Associação

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Direitos de autor e referências bibliográficas a norma APA exercícios ensino secundário A norma APA (6.ª ed.) exercícios de treino Exercício 1 Ordene a seguinte lista: Aguiar,

Leia mais

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas?

Bibliografia. Referências bibliográficas. Porque usar referências bibliográficas? Bibliografia descrição do conhecimento dos livros quanto à edição, papel e tipo; notícia acerca das obras de determinado autor ou assunto» Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora Todos os trabalhos

Leia mais

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória

REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS. Nota Introdutória REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS Nota Introdutória Este regulamento pretende estabelecer alguns parâmetros a fim de que se registe uma paridade dos trabalhos em termos formais. É assim que se

Leia mais

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017

XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 XII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D.W. WINNICOTT WINNICOTT, PODER E SOFRIMENTO PSÍQUICO BRASÍLIA, 07 A 09 DE SETEMBRO DE 2017 REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS TEMÁTICOS O autor deverá

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz

Referências. Prof. Sérgio Henrique Braz Referências Bibliográficas Prof. Sérgio Henrique Braz Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos,

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Educação Matemática em Revista EMR tem como foco o trabalho do professor em sua prática de educador matemático. Em relação ao seu formato, a revista tem periodicidade

Leia mais

Check-list para Artigo

Check-list para Artigo Check-list para Artigo Artigo: Autor(es): Dimensões do texto submetido o arquivo analisado está de acordo com: ( ) Pesquisa teórica - máximo de 25 laudas. ( ) Pesquisa empírica - máximo de 25 laudas. (

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com

Site: https://bibliotecaescolaraemc.wordpress.com ORIENTAÇÕES PARA A ELBORAÇÃO DE UM TRABALHO DE PESQUISA A realização de trabalhos de pesquisa é uma das tarefas que vais ter de fazer ao longo da tua vida escolar, tem um peso importante na tua avaliação

Leia mais

Esta publicação digital aposta na interatividade, complementado texto e imagem com elementos de multimédia, hiperligações e fontes on line.

Esta publicação digital aposta na interatividade, complementado texto e imagem com elementos de multimédia, hiperligações e fontes on line. Normas de Publicação A revista digital rossio. estudos de Lisboa é uma publicação semestral do da Câmara Municipal de Lisboa, aberta à participação de todos os que estudam e intervêm na cidade, nas suas

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO

COMO ORGANIZAR UM TRABALHO COMO ORGANIZAR UM TRABALHO 1 Sempre que os professores te pedirem um trabalho, convém que saibas as partes que o constituem: Capa / Página de rosto Sumário ou índice Introdução Corpo do trabalho Conclusão

Leia mais

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO

NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO NORMAS DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO ESTÁGIO O relatório de actividades será essencialmente um relatório de actividades desenvolvidas no local de estágio. Este relatório deverá conter os

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Graduação UFRJ. Normas para monografias e trabalhos teóricos

Graduação UFRJ. Normas para monografias e trabalhos teóricos Graduação UFRJ Normas para monografias e trabalhos teóricos SUMÁRIO 02 02 04 DEFINIÇÕES 1.1 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO 1.2 - ABNT FORMATO GERAL DE APRESENTAÇÃO ESTRUTURA DO TFG TEÓRICO 3.1 - ELEMENTOS

Leia mais

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura:

O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: O relatório do Projecto deverá obedecer à seguinte estrutura: A. Folha de rosto - capa. B. Contracapa. C. Página de dedicatória facultativa. D. Indicação do Director de Curso e do Professor responsável

Leia mais

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo

Resumo: Realizar aqui o resumo do seu artigo TÍTULO DO ARTIGO. USE ESTE MODELO, SALVANDO-O COMO DOCUMENTO DO WORD. DEPOIS SOBRESCREVA ESTE TÍTULO E FAÇA O MESMO NAS OUTRAS SEÇÕES, LENDO ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES. AQUI A FONTE É TIMES NEW ROMAM 12,

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305.

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO (CURRICULAR E SOCIAL) - RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS SEGUNDO A NBR 10719 (ABNT, 1989d, p. 1) FASES DE UM RELATÓRIO a) Plano inicial Determina a natureza

Leia mais

Modelo de formatação de artigo

Modelo de formatação de artigo Modelo de formatação de artigo Autor 1 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 2 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 3 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 4 (INSTITUIÇÃO) E-mail Autor 5 (INSTITUIÇÃO) E-mail Resumo Inserir aqui resumo

Leia mais

REGULAMENTO DO III ENCONTRO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E O III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO DO IF FARROUPILHA

REGULAMENTO DO III ENCONTRO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E O III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO DO IF FARROUPILHA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA REITORIA Rua Esmeralda, 430 Faixa Nova Camobi CEP 97110-767 Santa Maria/RS Fone/Fax: (55) 3218 9800 / E-mail: reitoria@iffarroupilha.edu.br REGULAMENTO

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis?

Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas. Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? BE Martim de Freitas, maio 2012 Como começar? De que vou tratar? Qual o tema? Ex: Animais Mesmo que o tema seja geral, procura dividi-lo em Subtemas Que classe? Aves? Peixes? Mamíferos? Repteis? Ex. Aves:

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP

Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Taquaritinga/SP CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) Comitê de Avaliação de Trabalhos de Conclusão

Leia mais

PROJETO GRÁFICO. Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21cm X 29,7cm).

PROJETO GRÁFICO. Formato Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21cm X 29,7cm). 1 PROJETO GRÁFICO O projeto gráfico segue os padrões da NBR 14724 da ABNT - Informação e documentação Trabalhos acadêmicos Apresentação. Consiste na apresentação gráfica do trabalho acadêmico e é de responsabilidade

Leia mais

1. Introdução. 2. Formatação geral

1. Introdução. 2. Formatação geral 1. Introdução É fato que os engenheiros desempenham um papel de fundamental importância no desenvolvimento tecnológico de um país. Essa característica, aliada à dinâmica própria da área das ciências exatas,

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ Citações em documentos CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES, TRABALHOS DE PROJETO, RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E MONOGRAFIAS QUE OS INTEGRAM

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES, TRABALHOS DE PROJETO, RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E MONOGRAFIAS QUE OS INTEGRAM NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES, TRABALHOS DE PROJETO, RELATÓRIOS DE ESTÁGIO E MONOGRAFIAS QUE OS INTEGRAM Conforme estipulado no Regulamento de Licenciaturas e Mestrados Integrados, e no Regulamento

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais

Citações e Referências

Citações e Referências Citações e Referências CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO ARTIGO ORIGINAL 1. INTRODUÇÃO O manuscrito dos artigos científicos originais deve seguir as regras de formatação descritas neste documento, devendo conter os resultados de pesquisas

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CULTURA E SOCIEDADE - PGCULT MESTRADO INTERDISCIPLINAR NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Instruções para a realização do trabalho. O trabalho de grupo consta de três partes obrigatórias:

Instruções para a realização do trabalho. O trabalho de grupo consta de três partes obrigatórias: Instruções para a realização do trabalho O trabalho de grupo consta de três partes obrigatórias: 1- Trabalho escrito sobre o tema (obrigatório entregar em papel). Vale 150 pontos 2- Relatório crítico sobre

Leia mais

TRABALHOS ESCRITOS L.S.

TRABALHOS ESCRITOS L.S. TRABALHOS ESCRITOS TRABALHOS ESCRITOS Como faz os seus trabalhos escritos? Método 1 Vai à internet, recolhe informação, copia-a, cola-a num novo documento, imprime-o e já está! Como faz os seus trabalhos

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL. Coordenação Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL Coordenação Pedagógica INFORMAÇÕES INICIAIS Atividade final: o que é? Documento que apresenta o resultado de estudo sobre um tema específico; Tipo de atividade:

Leia mais

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver

NOME DO ALUNO. TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] DEPARTAMENTO [AO QUAL O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁ VINCULADO] NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCRITOS As orientações contidas neste documento, destinam-se à uniformização de normas e regras a adotar por todos os alunos e aplicam-se a todos os trabalhos escritos,

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

TÍTULO EM FONTE ARIAL, TAMANHO 12, LETRA MAIÚSCULA E EM NEGRITO: subtítulos, tamanho 12, em letra minúscula, negrito

TÍTULO EM FONTE ARIAL, TAMANHO 12, LETRA MAIÚSCULA E EM NEGRITO: subtítulos, tamanho 12, em letra minúscula, negrito TÍTULO EM FONTE ARIAL, TAMANHO 12, LETRA MAIÚSCULA E EM NEGRITO: subtítulos, tamanho 12, em letra minúscula, negrito Nome completo do autor Titulação, Universidade de vínculo, e-mail (não usar nota de

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS Informações gerais A Revista do GEL é uma publicação do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, de periodicidade anual, que tem por finalidade divulgar

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 1 Título com a primeira letra e as letras iniciais de substantivos próprios em maiúsculo, negrito e centralizado, fonte Times New Roman tamanho 14, com no máximo 20 palavras. Nome Completo do Primeiro

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Respeitar os direitos de autor As citações ensino secundário A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological Association sumário Respeitar os Direitos de Autor Citar Transcrever

Leia mais

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMAS DE PUBLICAÇÃO Normas de Publicação As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES

COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO PROF. LUÍS AREZES Etapas: COMO ELABORAR UM TRABALHO CIENTÍFICO Definir o tema; Definir os objetivos do trabalho; Elaborar o esboço com os subtemas a tratar; Localizar

Leia mais

Normas de Publicação

Normas de Publicação Normas de Publicação NORMAS DE PUBLICAÇÃO As normas de publicação da Revista da ATO deverão estar de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), obedecendo à seguinte estrutura: Apresentação

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.

Um ponto importante é que uma referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. 1 Referências De acordo com a ABNT NBR 6023:2002, documento é qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Outras definições

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEnG Nº 01/07 Dispõe sobre normas complementares ao referencial metodológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. A do Centro Universitário de Brusque Unifebe, no uso

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES 1. A Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (RS) aceita textos de diversa natureza: artigos; recensões; notas

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS A Revista Eletrônica de Educação do Norte do Mato Grosso - Reenoma possui a missão de divulgar e publicar trabalhos científicos desenvolvidos na Educação Básica e tornando-se

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Faculdade de Odontologia Biblioteca Malvina Vianna Rosa MATERIAL DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO (TCC) PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Este documento

Leia mais

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2. Paula Carina de Araújo BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: REFERÊNCIAS Aula 2 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Leia mais