Visite o site: e conheça as variedades de cursos e tutoriais do Bruno Informática.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visite o site: e conheça as variedades de cursos e tutoriais do Bruno Informática."

Transcrição

1 // Profissionalizante v.01 Visite o site: e conheça as variedades de cursos e tutoriais do Bruno Informática. Neste curso você aprende os conceitos básicos da informática e agrega conhecimento e experiência à seu currículo profissional. Você irá aprender neste curso: SISTEMA: Windows 7 OFFICE: 2010 INTERNET: Navegação Aplicativos úteis + Segurança + Resolução de problemas g rátis online Contato: Bruno Informática brunoinformatica.atendimento@gmail.com Tel Apenas R$ 250,00

2 ÍNDICE 01 // Conteúdo programático INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: (parte 1) Apresentação O que é Informática? O que é Computador? Tipos de computadores (Pc Desktop, Laptops) Tipos de computadores (Tablets, Smartphones) Breve história do computador Continuação/fim da história CONCEITOS BÁSICOS: (parte 4) Windows Área de trabalho ou Desktop O BÁSICO ESSENCIAL: (parte 2) Resolução de problemas Um pouco de TI Texto aqui... 00

3 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 02 // Apresentação Bruno Informática O valor da informação vem crescendo dia após dia significativamente em nossas vidas e está presente em casa, no trabalho, nas ruas, etc. Nos dias de hoje é inevitável o contato com a informação digital (Informática) e na maioria dos casos, faz-se indispensável o uso da mesma. Este livro passo á passo foi desenvolvido com intuito de proporcionar a você leitor (a), aluno (a), uma oportunidade simples, rápida e prática de aprender informática, e tudo isso, sem sequer precisar sair de casa. Além do mais, este curso irá lhe ajudar a complementar seu currículo profissional e possibilitar outras grandes oportunidades de trabalho. Outro fator importante é saber onde fazer um bom curso. Caso pretenda frequentar aulas presenciais, encontre uma boa escola local, e aproveite ao máximo até o final. Agora se deseja fazer um curso online ( pela internet ), pesquise bem e dedique como se estivesse numa sala de aula. Entre em meu site e poderá escolher os cursos e tutoriais disponibilizados gratuitamente para você. Citarei a seguir dois sites que conheço e que também possuem bons cursos online gratuitos: e // Porque comprar este curso? Tenho visto que os cursos básicos oferecidos hoje em dia estão muito desatualizados, e precisam urgentemente de mudanças significativas de conteúdo teórico e prático. Por isso, resolvi casar minha experiência com os estudos atuais e criar um projeto de ensino básico diferenciado para que VOCÊ conheça realmente o que é preciso sobre informática. O valor pedido pelo livro é tanto para arcar com as despesas do mesmo como para ajudar no crescimento do projeto em um todo.

4 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 03 // Apresentação - continuação Se você já adquiriu este livro, muito obrigado! Se ainda não, agradeço mesmo assim por ter baixado o demonstrativo ou o conseguido de alguma outra forma. Obrigado! Quero lhe dizer algo ainda mais importante, de tudo até aqui: Hoje em dia um curso básico de informática precisa ter mais conteúdo do que tinha alguns anos atrás em que o foco das aulas eram o uso do mouse, teclado e edição + texto + edição +++ edição de textos. Um curso básico hoje, precisa no mínimo oferecer informações relevantes sobre resolução de problemas, segurança e programas específicos. Fuja do padrão! Busque novidades! Defina o que você quer... Resolver o problema ou viver com ele? Escolher o curso certo é fundamental para seu aprendizado. Foque nos estudos e garanta seu certificado de qualidade. Aplique seus conhecimentos no dia a dia. Faça o seu tempo e seu dinheiro valer a pena! // O que é informática? Informática é o termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação. A palavra INFORMÁTICA é formada pela união de Informação + Automática. Esses grupos são: Ciência da computação; Teoria da informação; Processo de cálculo; Análise numérica, Métodos teóricos da representação dos conhecimentos de modelagem de problemas específicos.

5 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 04 // O que é Computador? São máquinas que executam tarefas, funções ou cálculos de acordo com o conjunto de instruções (programas). Os computadores funcionam com base em uma interação entre o Hardware e o Software. Vejamos a seguir alguns exemplos de computadores: // Tipos de computadores PC DESKTOP / Personal Computer / Computador pessoal de mesa. Foi criado para ser usado numa mesa ou escrivaninha e possui seus componentes separados. 1º microcomputador doméstico foi criado pela Intel em 1974.! O ideal é que a tela do computador esteja entre 60 a 70 cm de distância do seu rosto. sempre a coloque na direção do seu olhar, ou em um ângulo de 15 graus abaixo. Deixe a tela de frente e a olhe frontalmente, evitando posicioná-la em diagonal. LAPTOPs / NOTEBOOKS São leves e podem ser levados pra qualquer lugar. Possui componentes integrados (juntos). 1º notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne.! Recarregue a bateria do notebook antes de ela esvaziar totalmente: o ideal é que a recarga seja feita quando a "garrafinha" na sua barra de tarefas do note estiver marcando 20% ou 30% de energia.

6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 05 // Tipos de computadores (continuação) TABLET S São Pcs móveis que combinam recursos de Laptops e PDAs. Modernos e fáceis de carregar! Em 1989 a Apple fabricou o seu primeiro computador portátil, o P2, fortemente influenciado pelo conceito de Alan Kay e seu Dynabook.! Para quem estuda ou trabalha na internet, os tablets são uma boa opção na garantia de praticidade e facilidade. SMARTPHONES São computadores de mão também chamados de PDAs. Não tão potentes quanto à um PC Desktop, mas úteis. O termo "smartphone" foi usado comercialmente pela primeira vez no aparelho Ericsson R380, em 2000.! Com esses aparelhos você pode navegar na internet, consultar mapas e rotas, escutar músicas, ver filmes, brincar com jogos e até organizar sua vida pessoal e profissional. Ah, ele também faz ligações. Booktop: notebooks comuns que, ao serem conectados a docking stations, têm a capacidade gráfica aumentada e podem ainda ser utilizados como desktops. Netbooks: menores do que notebooks (raramente passam das 10 polegadas), costumam apresentar configurações mais modestas. Supercomputador: responsáveis por cálculos supervelozes, são muito utilizados por universidades e centros de pesquisas. Há menos de mil montados no mundo. Mainframe: processam muitas informações ao mesmo tempo, mas não são tão poderosos quanto supercomputadores. São recomendados para empresas e centrais de dados.

7 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 06 // Breve história do computador // Primeiro Computador Eletrônico O Computador começou a ser desenvolvido em 1943 por John Von Neumann, um matemático Húngaro. Ele deixou diversos conceitos sobre o computador digital. Desenvolveu o computador para cálculos de guerra que exigissem muito tempo e conhecimento matemático. Aproximadamente 3 anos mais tarde de 14 de Fevereiro de 1946, é que seu invento veio a funcionar pela primeira vez. E até os dias de hoje os Computadores são baseados nos conceitos de John Von Neumann. Portanto, podemos entender que o computador é uam máquina lógica que executa programas, ou seja, é um equipamento que executa uma ordem. O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) foi lançado em 1946, sendo esse o primeiro modelo eletrônico para uso geral. ENIAC - em português: computador integrador numérico eletrônico... O "sistema operacional" da maquina era através de cartões perfurados. Ele possuía válvulas 30 toneladas de peso 180 m² de área construída 5,5 m de altura 25cm de cumprimento 500 mil conexões de solda

8 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 07 // Continuação da história John Eckert Foi um pioneiro da Computação estadunidense. Possuía habilidades excepcionais para matemática e invenções. Junto com John Mauckly inventou o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC. John Mauckly foi um físico estadunidense. Junto com John Presper Eckert e engenheiros da universidade da Pensilvânia, em parceria com o Governo Federal dos Estados Unidos, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC. O Computador começou a ter mais destaque por volta de 1975, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic para Microcomputadores, chamado Visual Basic. A partir daí, em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de sotware do mundo. Existe na internet diversas matérias, artigos, que fala sobre a história e evolução dos computadores e da informática. Acesse de casa, de uma lan house ou celular a internet, e pesquise mais sobre o assunto. Afinal, saber é poder!

9 PARTE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 08 // Windows Microsoft Corporation é uma empresa transnacional estadunidense com sede em Redmond, Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. ( fonte: ) A linhagem de Sistemas Operacionais (SO) da Microsoft continua crescendo até aqui, e predominante, tendo como mais nova versão o Windows 10. As versões anteriores ao 10, foram, Windows 8, 8.1 e sua versão 9 nem chegou a ser lançada, a empresa resolveu pular direto para o número 10. (Leia mais sobre isso na internet...) O WINDOWS 7: É um Sistema Operacional multitarefa para múltiplos usuários. Nele encontramos diversos recursos que torna a experiência individual mais agradável. É por ele que você irá iniciar seus estudos em informática e conquistar seu certificado com facilidade, tranquilidade e sobre tudo qualidade.

10 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 00 // Subtítulo Texto...

11 TÍTULO 00 // Subtítulo Texto...

12 Conquiste seu certificado de informática básica válido, o mais breve possível! Entre em contato e saiba como é fácil! Consultoria e assistência técnica em informática = Bruno Informática. SISTEMA: Windows 7 OFFICE: 2010 INTERNET: Navegação Aplicativos úteis + Segurança + Resolução de problemas Contato: Bruno Informática brunoinformatica.atendimento@gmail.com Tel

Informática Instrumental

Informática Instrumental 1º PERÍODO.: GRADUAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES :. Madson Santos madsonsantos@gmail.com 2 Unidade I Unidade I 3 Fundamentos da informática o INFORMÁTICA: Informação automatizada; o INSTRUMENTAL: instrumentos,

Leia mais

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores

Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Disciplina de Arquitetura e Manutenção de Computadores Ensino Médio Integrado Técnico em Informática 2013 Professor Eduardo Alberto Felippsen Definição de computador: Dicionário Michelis com.pu.ta.dor

Leia mais

Givanaldo Rocha

Givanaldo Rocha Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Introdução O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA @ você também encontra... ula grátis online CURSOS APRENDA A MONTAR UM MICRO COMPUTADOR EM POUCO TEMPO... TUTORIAIS SERVIÇOS DE TI CONSULTORIA Formatação e instalação de sistema operacional Windows. Introdução

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Aula 02. Conceitos relacionados à informática. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Aula 02 Conceitos relacionados à informática Prof.: Roitier Campos Gonçalves Dados e Informação Dados É um fato isolado que completa a informação. Uma vez processados (ordenados, somados,filtrados) constituem

Leia mais

Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de

Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de Nas questões seguintes você será perguntado sobre diferentes aspectos relacionados a mídias e dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de mesa, computadores portáteis, notebooks, smartphones, tablets,

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período)

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período) INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO - MULTIVIX CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS(2º Período) RONILDO PAULINO DE SOUZA LONGO KLEYSSON RONFIM MARALHA ALGORÍTIMOS

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 1 VISÃO GERAL O primeiro computador que surgiu foi o ENIAC, sigla em inglês que significa Integrador e Computador Numérico e Eletrônico. O computador surgiu na década de 1940,

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE. Disciplina: Informática Básica (História da Informática) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (História da Informática) 1 Necessidade de realizar cálculos matemáticos Ábaco criado por volta de 2000 A.C., foi a primeira calculadora

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

Introdução à Informática. Lêda Monteiro

Introdução à Informática. Lêda Monteiro Introdução à Informática leda@ufpa.br 1. Noções Básicas de Sistemas Computacionais Um sistema computacional, ou baseado em computador, é aquele que automatiza ou auxilia a realização de atividades humanas

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado

1.Introdução capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem gerar um determinado resultado 1.Introdução O computador ou dispositivo é capaz de executar uma sequência de instruções definidas pelo homem para gerar um determinado resultado, o qual atenda a uma necessidade específica (ex.: realizar

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

Informática Básica. Conceitos Básicos

Informática Básica. Conceitos Básicos Informática Básica Conceitos Básicos SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Transformação Social Comunicação E-mail, conversa on-line, vídeo conferência, redes sociais,... 3 Transformação

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária,

Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária, Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária, portáteis, notebooks, smartphones, tablets, telemóveis sem

Leia mais

TÉCNICAS DE WEBDESIGN PROF. MARCELO CASTRO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO

TÉCNICAS DE WEBDESIGN PROF. MARCELO CASTRO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO WEB DESIGN: INTRODUÇÃO Breve Histórico dos Computadores Década de 1940 Um dos primeiros computadores eletrônicos, o ENIAC, foi desenvolvido na Universidade da Pensilvânia em 1945 Década de 1940 Miniaturização

Leia mais

Introdução aos computadores

Introdução aos computadores Introdução aos computadores Arquitetura de Computadores Introdução aos computadores 1 Primeiro computador eletromecânico 1944 Harvard Mark I Usado no cálculo de tabelas matemáticas e navegação 3 segundos

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software

20/08/2013. Software e Hardware. Prof. Rogério Ferreira. Software Software e Hardware Prof. Rogério Ferreira Software 2 1 SOFTWARE São os programas usados para obter os resultados esperados pelo computador. São divididos em: software básico, aplicativos e utilitários.

Leia mais

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica

Módulo 1. Introdução à Tecnologia Web I. A evolução Tecnológica Introdução à Tecnologia Web I A evolução Tecnológica Módulo 1 Objetivos dessa aula Entender a evolução dos computadores e seu papel na sociedade atual Onde e quando tudo começou? 2400ac- Ábaco 1642- Pascal

Leia mais

Ementa. Adriano J. Holanda 15/2/2017. [Introdução à Computação I] ...

Ementa. Adriano J. Holanda 15/2/2017. [Introdução à Computação I] ... Ementa [Introdução à Computação I] Adriano J. Holanda 15/2/2017 Ementa 1. Conceitos e definições de computação e informática; 2. Tecnologias e aplicações de computadores; 3. Histórico da evolução dos computadores;

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary A era da computação; Informática, ou ainda, automação da informação. Uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Uso para trabalho e pessoal;

Leia mais

Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária,

Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária, Nas perguntas seguintes encontrarás diferentes questões relacionadas com dispositivos digitais como, por exemplo, computadores de secretária, portáteis, notebooks, smartphones, tablets, telemóveis sem

Leia mais

O que são computadores?

O que são computadores? Introdução A propósito do DR2 O computador em contexto profissional- foi-nos pedido que fizéssemos um trabalho sobre o computador como máquina, os seus usos em contexto profissional e as suas vantagens

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary Informática, ou ainda, automação da informação. Sem dúvida, se não a maior, uma das mais importantes ferramentas de trabalho nos dias atuais; Presente em todos

Leia mais

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03

Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 1 Fundamentos do Sistema Operacional Windows AULA 03 Software 2 São programas inseridos dentro do hardware que realizam diversas tarefas. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC).

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Informática Introdução a Informática Carlos Eduardo da Silva carlos.silva@cefetrn.br Sistemas computacionais Sistemas computacionais O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações,

Leia mais

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores

Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Fundamentos de Arquiteturas de Computadores Prof. Marcos A. Guerine mguerine@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~mguerine 1 Introdução Capítulo 1 Livro do Mário Monteiro Conceitos Básicos Processamento de

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Sidicom S4 Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Agora você pode acessar o S4 de seus dispositivos móveis! Quer utilizar o sistema S4 (Sistema de gestão empresarial Sidicom) em um tablet ou smartphone?

Leia mais

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição

CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA. UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA TÉCNICO DE INFORMÁTICA E SISTEMAS EFA UFCD: 0777 Processador de Texto Processamento e edição I Formador: Nélia Calisto José Serrano Fevereiro 2012 Índice

Leia mais

Tecnologia e Administração

Tecnologia e Administração Tecnologia e Administração A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos técnicos e sua aplicação no negócio. Gerentes e Administradores com

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1

PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 PROPOSTA DE TRABALHO NR. 1 1- Elabore um pequeno trabalho sobre a evolução tecnológica dos computadores. RESUMO DA EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 1951/1959 - Computadores de primeira geração: Circuitos electrónicos

Leia mais

O site da minha empresa precisa ser atualizado?

O site da minha empresa precisa ser atualizado? O site da minha empresa precisa ser atualizado? Já sabemos a alguns anos que a presença digital é realidade e que vem crescendo cada vez mais. Neste cenário estar bem posicionado na web é obrigação das

Leia mais

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica. 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com 1.Introdução a Informática e Tecnologia A Informáticae

Leia mais

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Disciplina de Informática. Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Disciplina de Informática Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental Unidade Erechim Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 O que é Informática? Informática A Informática nasceu da ideia

Leia mais

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem)

PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) damkeisabela@gmail.com PROVA 03/07 Segunda-feira (semana que vem) SISTEMAS OPERACIONAIS Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado irá oferecer para você são : Microsoft

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini

Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini Campus Avançado Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com MATÉRIA: APRESENTAÇÃO / CONCEITOS Aula N : 01 Tema: Apresentação da

Leia mais

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

HISTÓRIA DO COMPUTADOR HISTÓRIA DO COMPUTADOR Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Já há muito tempo o homem vem tentando livrar-se dos trabalhos manuais e repetitivos, entre os quais estão

Leia mais

Como enviar dados para o MMM19

Como enviar dados para o MMM19 Como enviar dados para o MMM19 Existem 3 maneiras de enviar dados para Maio, Mês de Medição de 2019. 1) Usando o aplicativo (em um computador ou um dispositivo móvel/tablet) 2) Usando o formulário on-line

Leia mais

Soluciona TI Jan-Fev/17

Soluciona TI Jan-Fev/17 Soluciona TI Jan-Fev/17 Book de equipamentos Utilização Manutenção Equipamento Aquisição Por quê contratar o Vivo Soluciona TI? Previsibilidade de custos, com pagamentos em parcelas fixas e mensais Sem

Leia mais

1 A importância da TI para a Administração

1 A importância da TI para a Administração FACULDADE LUCIANO FEIJÃO FLF DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROFESSOR: Adriano Maranhão 1 A importância da TI para a Administração 2 1 2 Diante do avanço das tecnologias na área da informática, a

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

Arquitetura de Microprocessadores

Arquitetura de Microprocessadores Arquitetura de Computadores UNIDADE 4 Arquitetura de Microprocessadores Aula nº 3 e 4 1º Período Ano letivo 2017/2018 Lição nº 5 e 6 09-10-2017 Sumário Resumo histórico Evolução dos microprocessadores

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA PROF.ª DANIELLE CASILLO SUMÁRIO Objetivos; Ementa; Técnicas

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros

Arquitetura de Computadores. Alberto Felipe Friderichs Barros Arquitetura de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Computação Ato ou efeito de computar: Cômputo, cálculo, contagem; Operação matemática ou lógica; Informática Do francês informatique, que por

Leia mais

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de:

Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: 1 Introdução 1.1 Objetivos: Depois do estudo deste capítulo, o estudante deve ser capaz de: Definir o modelo de Turing de um computador; Definir o modelo de von Neumann do computador; Descreve os três

Leia mais

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01

INFORMÁTICA E CONTABILIDADE. Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMÁTICA E CONTABILIDADE Prof. Me. Fábio Assunção CMP 1128 Parte 01 INFORMAÇÃO Informação significa fatos. Expressada verbalmente, visualmente, por ondas, etc. Primórdios do processamento da informação:

Leia mais

Soluciona TI Abril/17

Soluciona TI Abril/17 Soluciona TI Abril/17 Book de equipamentos Utilização Manutenção Equipamento Aquisição Por quê contratar o Vivo Soluciona TI? Previsibilidade de custos, com pagamentos em parcelas fixas e mensais Sem necessidade

Leia mais

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos

Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Hardware Histórico e Evolução Linguagem de Programação Princípios Básicos Introdução Computador Máquina destinada a realizar cálculos complexos. Matéria Prima Série de atividades

Leia mais

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis

Unidade I. Organização de Computadores. Prof. Renato Lellis Unidade I Organização de Computadores Prof. Renato Lellis O que é um computador? Computador Datação 1789 cf. MS1 Acepções substantivo masculino 1 o que computa; calculador, calculista 2 Rubrica: informática.

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES. Vávulas e Transistores

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES. Vávulas e Transistores Bom dia EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES Vávulas e Transistores Introdução Final do século XIX: computadores mecânicos surgiu o relê - dispositivo eletromecânico Os relês podem ser considerados uma espécie de

Leia mais

Uma nova maneira de guardar suas coisas...

Uma nova maneira de guardar suas coisas... ZecaNunes.com.br Esta é uma publicação digital e trata de informações que estão frequentemente sendo atualizadas, então certifique-se que você tem a versão mais recente dessa obra clicando no botão a

Leia mais

Manutenção de Computadores e Redes

Manutenção de Computadores e Redes Manutenção de Computadores e Redes Cleidson Souza Fundação Educacional Montes Claros FEMC Técnico em Informática para Internet Geração zero Computadores Mecânicos (1642 1945) Época de surgimento dos primeiros

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 1 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES Caracterização da evolução dos computadores Computadores da 1ª Geração ENIAC Máquinas de Von Newman EDVAC (1945-1952) Computador comercial UNIVAC da

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE COMPUTADORES «Todos os computadores são sistemas de componentes para entrada, processamento, saída, armazenamento

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Primeira Aula Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte1.pdf Organização de Computadores I Primeira Aula 1/57 Conteúdo Básicas. Básicos... Organização

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

A história dos Notebooks

A história dos Notebooks A história dos Notebooks Por Rodrigo Prada quarta-feira, 10 de junho de 2009 Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/2231-a-historia-dos-notebooks.htm Descubra de onde surgiram e como evoluíram os computadores

Leia mais

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

História do Computador. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola História do Computador Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Invenção dos números Necessidades de contar E contar números cada vez maiores... Surgimento do Ábaco Ábaco muito antigo Ábaco moderno

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Máquina universal de Turing criada em 1936 por Alan Turing, fundamento teórico para

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados CANAIS DE ATENDIMENTO Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados RÁPIDO, PRÁTICO E EM QUALQUER LUGAR! Com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, os bancos disponibilizam

Leia mais

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 01. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 01 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAL O OBJETIVO DA DISCIPLINA? Objetivo Tornar vocês (alunos) capazes

Leia mais

Ferramentas para a Gestão Estratégica de Pessoas. Transformando dados em Informações para a tomada de Decisão

Ferramentas para a Gestão Estratégica de Pessoas. Transformando dados em Informações para a tomada de Decisão Ferramentas para a Gestão Estratégica de Pessoas Transformando dados em Informações para a tomada de Decisão Ferramentas para a Gestão Estratégica de Pessoas O Momento atual do RH O que temos disponível,

Leia mais

Introdução à computação

Introdução à computação Aula 01 Introdução à computação Vamos iniciar nossos estudos tendo uma introdução à computação. Durante esta apostila, iremos aprender mais sobre a parte física do computador, ou seja, sobre hardware da

Leia mais

Instituto de Emprego e Formação Profissional. Arquitectura Interna do Computador Trabalho de pesquisa sobre John Von Neumann. Formador: Pedro Santos

Instituto de Emprego e Formação Profissional. Arquitectura Interna do Computador Trabalho de pesquisa sobre John Von Neumann. Formador: Pedro Santos Instituto de Emprego e Formação Profissional Arquitectura Interna do Computador Trabalho de pesquisa sobre John Von Neumann Formador: Pedro Santos Formando: Humberto Santos, nº10 08-09-2011 Arquitectura

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados

Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Arquitetura de Computadores e Redes de Dados Curso Técnico de Informática de Sistemas Ano Letivo 2017/2018 Ciclo de Formação 2017/2020 Professora Ana Reis Prof. Ana Reis - ASRD 1 UFCD o769 Arquitetura

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

Organização e arquitetura de computadores

Organização e arquitetura de computadores Organização e arquitetura de computadores Unidade I Introdução - Conceitos de processamento de dados; - Evolução histórica dos computadores; - Estrutura básica de um computador; - Fundamentos da programação

Leia mais

Soluciona TI Agosto/16

Soluciona TI Agosto/16 Soluciona TI Agosto/16 Book de equipamentos Utilização Manutenção Equipamento Aquisição Por quê contratar o Vivo Soluciona TI? Previsibilidade de custos, com pagamentos em parcelas fixas e mensais Sem

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS MÓDULO 1 Índice 1. Introdução...3 1.1. Conceituação dos Sistemas Operacionais... 3 2 1. INTRODUÇÃO 1.1. CONCEITUAÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS A maior parte dos equipamentos

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer

Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Assistente Técnico Administrativo Windows 10 Prof. Rodrigo Schaeffer Informática WINDOWS 10 SISTEMA OPERACIONAL Software para gerenciar os recursos do sistema e funcionar como interface entre o computador

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação Sistemas Computacionais Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Aluguel de Notebooks e Desktops. Soluciona TI (08/2018)

Aluguel de Notebooks e Desktops. Soluciona TI (08/2018) Aluguel de Notebooks e Desktops Soluciona TI (08/2018) CONHEÇA O VIVO SOLUCIONA TI UMA OPORTUNIDADE PARA SUA EMPRESA! Uma solução completa de informática para sua empresa com equipamentos manutenção, seguro

Leia mais

IPD. Inicialização ao Processamento de Dados. Samuel melo

IPD. Inicialização ao Processamento de Dados. Samuel melo IPD Inicialização ao Processamento de Dados Entendendo o que é IPD Inicialização Iniciar, começar; Processamento Organização; Dados Todo e qualquer tipo de informação (fotos, textos, tabelas, jogos); O

Leia mais

Evolução do Windows ( )

Evolução do Windows ( ) Evolução do Windows (1985-2009) A Microsoft foi fundada em 4 de Abril de 1975 por Paul Allen e Bill Gates. Atualmente, a empresa emprega mais de 89 mil pessoas e está presente em mais de 105 países. Seu

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos

Sistemas Operacionais. Domesticos e Cororativos Sistemas Operacionais Domesticos e Cororativos Sumario Mainframes Windows: Domesticos e Corporativos Mac Sistemas Operacionais Microsoft Domesticos Corporativos MS-Dos Windows Server 3.0 Windows 1.0 3.11

Leia mais

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração

Informática. História da Informática. O que é Informática? 02/03/2011. História da Informática 1ª Geração. História da Informática 1ª Geração INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Informática UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA Deriva da associação entre as palavras Informação

Leia mais

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair)

Tecnologias da Informação TI /2 Material de apoio ler bibliografia recomendada (Stair) Objetivos: Hardware, Software e Sistemas de gerenciamento de Banco de dados. Capítulos 3, 4 e 5 Stair. Hardware (HW) Qualquer maquinário que assiste nas atividades de: Entrada Processamento de um Sistema

Leia mais

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos

O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Gerações dos computadores O termo computação vem do latim computare significa executar cálculos Com a troca de mercadorias no passado surgiu a necessidade de realizar cálculo, com isso novos mecanismos

Leia mais

Introdução ao Processamento de Dados (I P D)

Introdução ao Processamento de Dados (I P D) Introdução ao Processamento de Dados (I P D) O ponto mais significativo da evolução dos computadores, começou na década de 40, durante a 2ª guerra mundial, onde vários equipamentos foram desenvolvidos.

Leia mais

*Prof. Leticia Machado*

*Prof. Leticia Machado* Como tudo começou... Breve histórico da informática ÁBACO (mais de 1500 anos atrás) *Prof. Leticia Machado* Em 1642 Pascal criou uma máquina para calcular (Pascaline) *Prof. Leticia Machado* Em 1801 Joseph-Marie

Leia mais

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia

Informática Básica INFORMAÇÃO AUTOMATIZADA. 1.Introdução a Informática e Tecnologia. 1.Introdução a Informática e Tecnologia 1.Introdução a Informática e Tecnologia Informática Básica Curso Técnico em Informática 1º Ano Tarde CEEP Ruy Leite Berger Filho Professora Evelyn Karinne Silva www.evelynkarinne.wordpress.com A Informática

Leia mais

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003)

ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral. William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) William Stallings Computer Organization and Architecture 6 th Edition (2003) ENIAC Primeiro computador de Propósito Geral Electronic Numerical Integrator And Computer Chapter 2 Computer Evolution and Performance

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais