18/10/2012 Ordem de Trabalhos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "18/10/2012 Ordem de Trabalhos"

Transcrição

1 Ordem de Trabalhos 1. Informações. 2. Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação no Conselho de Turma. 3. Outros assuntos.

2 Informações Diretor de Turma: Luís Perna Hora e dia de atendimento: Quinta-feira das 11:00 h às 11:45 h Local de atendimento: Sala de DT, junto ao Gabinete da Direção da Escola (Bloco Administrativo - 1º piso)

3 Informações Seguro escolar Seguro escolar No caso de qualquer acidente escolar, essa ocorrência deve ser comunicada de imediato aos Serviços de Ação Social Escolar (SASE). Se o aluno necessitar de assistência médica, um funcionário encarregar-se-á de recolher os contactos do EE do aluno e o respetivo nº de beneficiário do SNS, acompanhando-o no transporte e durante a assistência médica. ATENÇÃO: O seguro escolar só cobre os tratamentos efetuados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

4 Informações Avaliação das disciplinas Avaliação em disciplinas não sujeitas a Exame Nacional a) Nas disciplinas anuais, pela atribuição da classificação obtida na frequência; b) Nas disciplinas plurianuais, pela média aritmética simples das classificações obtidas na frequência dos anos em que foram ministradas, com arredondamento às unidades. NOTA: Para os alunos inscritos no presente ano letivo nos 11º e 12º anos, a classificação na disciplina de Educação Física ainda é considerada para a média final do Ensino Secundário. A disciplina de Educação Moral e Religiosa não é considerada para efeitos de apuramento da classificação da média final.

5 Informações Avaliação das disciplinas Avaliação em disciplinas sujeitas a Exame Nacional A classificação final das disciplinas sujeitas a Exame Nacional no plano de estudo do aluno é o resultado da média ponderada, com arredondamento às unidades, da Classificação Interna Final (CIF) da disciplina e da Classificação de Exame Nacional (CE), de acordo com a fórmula: CFD 7 x CIF 3 x CE 10 Isto corresponde a 70% Classificação Interna Final e 30% Classificação do Exame.

6 Informações Aprovação Aprovação numa disciplina 1. A aprovação do aluno em cada disciplina depende da obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores. 2. Para efeitos do disposto no número anterior, a classificação de frequência no ano terminal das disciplinas plurianuais não pode ser inferior a 8 valores. 3. Os alunos também não progridem em disciplinas em que tenham obtido classificação inferior a 10 valores em dois anos curriculares consecutivos.

7 Informações Critérios de avaliação das disciplinas Critérios de avaliação das diversas disciplinas Os critérios de avaliação deste ano letivo, de todas as disciplinas, ainda não foram aprovados pelo Conselho Pedagógico, brevemente irão ser aprovados e ficar disponíveis na Internet na página da Escola:

8 Informações Plano de ocupação dos tempos escolares Plano de ocupação plena dos tempos escolares Este plano visa proporcionar aos alunos atividades educativas durante todo o período de tempo em que estes permanecem no espaço escolar. Sempre que seja possível ao docente prever que não pode comparecer à sua aula em determinado dia, deve: - Trocar a aula com outro professor da turma; - Ou recorrer a um docente da mesma disciplina/área que se disponibilize para lecionar a aula. No caso de falta imprevista do docente os alunos serão dirigidos para uma das seguintes salas: 11, 35 ou 46 que funcionam de acordo com regulamento próprio.

9 Informações Faltas e sua justificação Justificação de Faltas Uma das funções do Diretor de Turma é controlar e manter informado o Enc. de Educação sobre as faltas dadas pelo seu educando. Cada disciplina tem um limite de faltas injustificadas que corresponde ao dobro do número de tempos letivos semanais por disciplina. Sempre que o aluno falte por qualquer motivo, a(s) falta(s) devem ser sempre justificada(s) pelo Enc. de Educação ou aluno quando maior de idade. (Para o efeito, deve ser adquirido um impresso próprio na papelaria da Escola). O DT poderá considerar para efeitos estatísticos apenas três justificações por ano por essa via, não podendo cada impresso reportar-se a faltas dadas em mais do que um dia. Sempre que possível, as faltas devem ser justificadas com comprovativos adicionais (por exemplo: atestado médico,...).

10 Impresso para justificação de faltas

11 Informações Faltas e sua justificação Justificação de faltas A justificação da(s) falta(s) deve ser assinada pelo Enc. de Educação ou aluno quando maior de idade, até ao terceiro dia útil subsequente à mesma. Sempre que um aluno dê uma falta o DT aguardará três dias úteis pela sua justificação, se não houver qualquer justificação durante esse tempo, o DT terá também três dias úteis para informar por escrito ou por telefone o Enc. de Educação que tal falta ocorreu. Quando for atingido metade do limite de faltas injustificadas, os pais ou Enc. de Educação ou alunos de maior idade, são convocados pelo meio mais expedito, pelo DT.

12 Informações Faltas e violação do seu limite Faltas e violação do seu limite Para alunos do Ensino Secundário, a violação do limite de faltas injustificadas obriga ao cumprimento de um plano individual de trabalho, que incidirá sobre a disciplina ou disciplinas em que o aluno ultrapassou o referido limite de faltas e que permita recuperar o atraso das aprendizagens. O incumprimento reiterado do dever de assiduidade determina a retenção no ano de escolaridade que o aluno frequenta. Nota: o aluno e o EE devem conhecer Lei n.º 51/2012 de 5 de setembro. Estatuto do Aluno e Ética Escolar

13 Informações Refeições Refeições Os alunos devem consumir as refeições que compram, evitando que se estrague comida. A escola fica com um registo dos alunos que compram refeições e dos alunos que efetivamente almoçam na cantina, o Ministério da Educação pode sancionar aqueles que faltarem à refeição.

14 Outras informações Notas importantes O Regulamento Interno da ESRP em breve vai sofrer alterações impostas pelo novo estatuto do aluno e pela reorganização resultante da constituição do Agrupamento de Escolas Raul Proença. A escola está neste momento a utilizar um novo sistema informático que, ao contrário do anterior, não permite ao Enc. de Educação ter acesso a informações sobre faltas através da internet.

15 Outras informações Site disponibilizado pelo Diretor de Turma O DT disponibiliza um site, que funciona com uma password individual encriptada, que é do conhecimento dos alunos. Os EE poderão ter acesso a este site para terem informações sobre as avaliações da disciplina de Física. No mesmo site, há uma secção onde podem encontrar informações e legislação que poderá ser útil. Nota importante: o site tem caráter não oficial.

16 Eleição dos Representantes dos EE no Conselho de Turma Eleição dos Representantes dos EE nos Conselhos de Turma 1º Representante: Aurora Ramos, EE de Joana Gonçalves nº 15 Disponibilizou o seguinte siriredes@gmail.com 2º Representante: Marinela Pinto, EE de Hugo Correia nº 12

Ordem de Trabalhos. Direção de Turma. Informações. Diretor de Turma: Dia e hora de atendimento: Local de atendimento: 12/10/2016

Ordem de Trabalhos. Direção de Turma. Informações. Diretor de Turma: Dia e hora de atendimento: Local de atendimento: 12/10/2016 Ordem de Trabalhos 1. Informações; 2. Apresentação dos documentos orientadores do percurso escolar; 3. Análise dos resultados escolares; 4. Eleição dos Representantes dos Encarregados de Educação no Conselho

Leia mais

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno.

Faltas e sua natureza. 2. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, há tantas faltas quantos os tempos de ausência do aluno. Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

Faltas e sua natureza

Faltas e sua natureza Faltas e sua natureza 1. A falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrição, a falta de pontualidade ou a comparência

Leia mais

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015 DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2014 / 2015 Página do Agrupamento: http://agrupcadaval.com/aec/ Telefone: 262 699 230 Cadaval, 15 setembro 2014 1 1ºPeríodo: 15 setembro a 16 de dezembro; 2ºPeríodo:

Leia mais

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016

DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016 DOCUMENTO do ALUNO ENSINO SECUNDÁRIO 2015 / 2016 Página do Agrupamento: http://agrupcadaval.com/aec/ Telefone: 262 699 230 Cadaval, 16 de setembro 2015 1 CALENDÁRIO ESCOLAR 1.ºPeríodo: 16 de setembro a

Leia mais

ANEXO 9 Regulamento Interno ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO E DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA

ANEXO 9 Regulamento Interno ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO E DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA ANEXO 9 Regulamento Interno ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO E DE INTEGRAÇÃO ESCOLAR E COMUNITÁRIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA 2011/2014 ÍNDICE SECÇÃO I Excesso grave de faltas 2 SECÇÃO II Tipificação de

Leia mais

Guia do Encarregado de Educação

Guia do Encarregado de Educação Guia do Encarregado de Educação Ano letivo 2011/2012 Calendário Escolar pode ser consultado sítio Web da escola. Prazos de reclamação: Avaliação: 3 dias úteis após a afixação das pautas Turmas: 3 dias

Leia mais

Ano Letivo 2017/2018. Critérios de Avaliação Ensino Secundário

Ano Letivo 2017/2018. Critérios de Avaliação Ensino Secundário Ano Letivo 2017/2018 Critérios de Avaliação 1. DEFINIÇÃO Os critérios gerais de avaliação constituem referenciais comuns, no interior do Colégio, aprovados pelo Conselho Pedagógico e operacionalizados

Leia mais

ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA

ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA ANEXOS DO REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TRIGAL DE SANTA MARIA Aprovado na reunião de 15 de Dezembro de 2015 A presidente do Conselho Geral, Ana Maria Antunes Gonçalves Oliveira Página 1

Leia mais

Reunião com Encarregados de Educação

Reunião com Encarregados de Educação Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim Reunião com Encarregados de Educação Ano Turma: 13/11/2012 Projeto Educativo: Unidos na Construção de uma Escola para Todos Princípios e valores que orientam

Leia mais

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 As pessoas são como as flores Pode cuidar-se de todas as flores, oferecendo sempre a mesma água todos os dias. Não é isso que as faz felizes Mas sim o tempo que

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 1º / 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 1º / 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 1º / 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO 1. A avaliação incide sobre as aprendizagens e as competências/capacidades desenvolvidas

Leia mais

Regulamento de Funcionamento

Regulamento de Funcionamento ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Regulamento de Funcionamento A portaria nº 644-A/2015, de 24 de agosto, define as regras a observar no funcionamento das atividades de enriquecimento curricular

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO

Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS CEF I - CONTEXTUALIZAÇÃO Este Regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos de Educação e Formação, no que diz respeito ao Regime

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO ANO LETIVO 2016/2017 ÍNDICE I Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO DE 2010/2011

ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO DE 2010/2011 ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO DE 2010/2011 1. A avaliação das aprendizagens compreende as modalidades de avaliação formativa e avaliação sumativa. 2. A avaliação

Leia mais

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Ano Letivo 2015/2016 EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO INFORMAÇÃO AOS ALUNOS 1. Condições

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2016-2017 1. Introdução De acordo com o exposto ponto 3 do artigo 7º do Despacho normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril, os critérios de avaliação constituem

Leia mais

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo

Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo AGRUPAMENTO DE PROENÇA-A-NOVA - 160799 Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca Direcção Regional de Educação do Centro Regulamento das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo 2010/2011

Leia mais

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DO CONSELHO PEDAGÓGICO APRESENTADA AO CONSELHO GERAL DO

Leia mais

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO De acordo com o disposto no artigo 7.º do Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de junho, Consideram-se AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades educativas e formativas que incidam na aprendizagem da

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS

CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS CURSOS PROFISSIONAIS ANO LETIVO 2013-2014 CUMPRIMENTO DO PLANO DE ESTUDOS I. CUMPRIMENTO PELO PROFESSOR 1. As faltas dos professores são consideradas em segmentos letivos de 50 minutos. 2. Os registos

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS

CURSOS PROFISSIONAIS REGULAMENTO DO REGIME DE ASSIDUIDADE CURSOS PROFISSIONAIS I - CONTEXTUALIZAÇÃO Este Regulamento define a organização, desenvolvimento e acompanhamento dos Cursos Profissionais, no que diz respeito ao Regime

Leia mais

Na disciplina de Português, o parâmetro da Oralidade encontra-se subdividido em: Apresentações orais: 10%; Desempenho em sala de aula: 10%;

Na disciplina de Português, o parâmetro da Oralidade encontra-se subdividido em: Apresentações orais: 10%; Desempenho em sala de aula: 10%; 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões 2012-2013 1 I. PRINCÍPIOS O Despacho Normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho, na alínea e) do ponto 2º do artigo 3.º prevê a organização de um conjunto de atividades

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) 2016-2017 Anexo 5 (Regulamento AEC(s)) Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO ANEXO F - CARGOS E FUNÇÕES NO ÂMBITO DA ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

REGULAMENTO INTERNO ANEXO F - CARGOS E FUNÇÕES NO ÂMBITO DA ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANEXO F - CARGOS E FUNÇÕES NO ÂMBITO DA ESTRUTURA DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA 1. Coordenadores de Departamento Curricular a. A articulação e a gestão curricular são asseguradas por departamentos

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE Agrupamento de Escolas da Trofa ANO LETIVO 2012-2013 PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES POTE 2012 2013 2 Índice Conteúdo 1. ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 2. OBJETIVO... 3 3. CONCEITOS... 3 4. OPERACIONALIZAÇÃO...

Leia mais

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) FALTAS/ DEVER DE ASSIDUIDADE

Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) FALTAS/ DEVER DE ASSIDUIDADE Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE) Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro 1 / DEVER DE ASSIDUIDADE Não dispensa a leitura da Lei SITUAÇÃO DESCRIÇÃO TRAMITAÇÃO/ PROCEDIMENTOS EFEITOS Nos termos da lei,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS Ano letivo de 2017-2018 Sede do Agrupamento: Escola Secundária D. Pedro V Estrada das Laranjeiras, 122 Telefone: 217 246 060 http://ael.edu.pt/ EB1/JI António Nobre

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO O presente Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia visa a consecução do disposto na

Leia mais

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO VII ASSIDUIDADE DOS ALUNOS Artigo 203 o Frequência, Assiduidade e Pontualidade 1. Para além do dever de frequência da escolaridade obrigatória, nos termos da lei,

Leia mais

Regulamento das Visitas de Estudo

Regulamento das Visitas de Estudo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA Regulamento das Visitas de Estudo Índice 1. Definição... 3 2. Objetivos... 3 3. Procedimentos Pedagógicos... 3 4. Aprovação e autorização... 4 5. Planificação...

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3 CICLO FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3 CICLO FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3 CICLO FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO ANO LECTIVO 2010/2011 I Introdução A avaliação dos alunos do Ensino Secundário visa certificar os

Leia mais

Regulamento Interno C O L É G I O D I N I S D E M E L O. Regime de faltas Alunos Ensino regular. Capítulo VII Secção I Subsecção I

Regulamento Interno C O L É G I O D I N I S D E M E L O. Regime de faltas Alunos Ensino regular. Capítulo VII Secção I Subsecção I Artigo 1.º (Definição) 1. - Falta é a ausência do aluno a uma aula ou a outra atividade de frequência obrigatória, ou facultativa, caso tenha havido lugar a inscrição. 2. - Consideram-se atividades de

Leia mais

Objeto e finalidades. A avaliação visa:

Objeto e finalidades. A avaliação visa: 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

Critérios e Procedimentos de Avaliação ano letivo

Critérios e Procedimentos de Avaliação ano letivo De acordo com o previsto na alínea e) do artigo 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, na sua versão revista e republicada pelo Decreto

Leia mais

COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2017/2018

COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2017/2018 COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2017/2018 1 PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2 Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Cursos Científico- Humanísticos Línguas e Humanidades

Leia mais

REGIME DE FALTAS. I Marcação de faltas

REGIME DE FALTAS. I Marcação de faltas REGIME DE FALTAS 1 I Marcação de faltas 1. É obrigatória a marcação de faltas sempre que o aluno não se encontrar presente. a) A obrigatoriedade da marcação de faltas aplica-se a todas as atividades curriculares

Leia mais

Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade RIA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES

Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade RIA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES REGULAMENTO INTERNO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES JANEIRO 2014 Índice Capítulo I... 1 Disposições Gerais... 1 Introdução... 1 Artigo 1.º --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2016/2017 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2016/2017 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2016/2017 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO 1. A avaliação incide sobre as aprendizagens e as competências/capacidades desenvolvidas pelos

Leia mais

REGULAMENTO GADE APOIOS E INCENTIVOS

REGULAMENTO GADE APOIOS E INCENTIVOS REGULAMENTO GADE APOIOS E INCENTIVOS REGULAMENTO APOIOS / INCENTIVOS DO GADE Artigo 1º Disposições Gerais No desenvolvimento do Projeto Educativo da EPI o GADE Gabinete de Atividades para o Desenvolvimento

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS ENSINO SECUNDÁRIO REGULAR: CURSO TECNOLÓGICO DE DESPORTO

INFORMAÇÕES GERAIS ENSINO SECUNDÁRIO REGULAR: CURSO TECNOLÓGICO DE DESPORTO COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMAANO COORDENAÇÃO DE D COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMA COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMAANO IRECTORES DE TURMA COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMA ANO LETIVO 2012 2013 ESCOLA

Leia mais

Alterações ao Regulamento Interno

Alterações ao Regulamento Interno 1 1 Alterações ao Regulamento Interno Novembro/2012 2 Artigo 1º - Efeitos da avaliação sumativa 1. A avaliação sumativa dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou retenção do aluno, expressa

Leia mais

COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2018/2019

COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2018/2019 COLÉGIO MANUEL BERNARDES PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2018/2019 1 PLANO DE ESTUDOS ENSINO SECUNDÁRIO 2 Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Cursos Científico- Humanísticos Línguas e Humanidades

Leia mais

Receção 18 de setembro. 2.ª reunião data a marcar

Receção 18 de setembro. 2.ª reunião data a marcar Receção 18 de setembro 2.ª reunião data a marcar Ano letivo 2015/2016:. Turma do 2.º A : 25 alunos - 17 rapazes e 8 raparigas. Saídas: 2 alunos. Entradas: 4 alunos Horário de Atendimento aos Encarregados

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação ano letivo

Critérios e procedimentos de avaliação ano letivo De acordo com o previsto na alínea e) do artigo 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, na sua versão revista e republicada pelo Decreto

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2018-2019 O Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA) definiu os presentes critérios gerais de avaliação a adotar em todos os ciclos e anos de escolaridade, os

Leia mais

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 ÍNDICE 1. Definição.3 2. Objetivos.3 3. Procedimentos Pedagógicos..3 4. Aprovação e Autorização.4 5. Planificação...5 6. Organização..6 7. Outras situações

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO

MANUAL DE ACOLHIMENTO Escola Profissional de Almada - Avenida Aliança Povo - MFA 2800-253 Margueira Almada Telefone: 21 273 92 80/81 Fax: 21 273 92 89 E-mail: geral@epalmada.pt Site: www.epalmada.pt Facebook: www.facebook.com/escolaprofissionalalmada

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ. Ano Letivo

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ. Ano Letivo AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ Ano Letivo 2012.2013 REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Ano Letivo 2012.2013 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO a) As Atividades de Enriquecimento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 2º / 3ºCICLO E ENSINO SECUNDÁRIO 1. A avaliação incide sobre as aprendizagens e as competências/capacidades desenvolvidas pelos

Leia mais

REGULAMENTO Funcionamento do GIAE

REGULAMENTO Funcionamento do GIAE REGULAMENTO Funcionamento do GIAE (Aprovado em Conselho Geral Transitório em 21 de março de 2013 Revisto em Conselho Geral de 6 de outubro de 2016) 1 - Objetivo O presente documento define e regula o funcionamento

Leia mais

Regulamento do Quadro de Valor e do Quadro de Excelência

Regulamento do Quadro de Valor e do Quadro de Excelência Regulamento do Quadro de Valor e do Quadro de Excelência Em conformidade com o Despacho Normativo n.º 102/90, de 12 de setembro de 1990 e a Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, artigo 7, alíneas d), e) e

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo

Regulamento das visitas de estudo Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2018 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012,

Leia mais

Instituto dos Pupilos do Exército

Instituto dos Pupilos do Exército Instituto dos Pupilos do Exército Normas dos Órgãos de Conselho INDICE SECÇÃO I Conselho Geral... 2 Artigo 1º Conselho Geral... 2 Artigo 2º Composição... 2 Artigo 3º Atribuições... 3 Artigo 4º Funcionamento...

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 I Objeto da Avaliação A avaliação incide sobre as aprendizagens essenciais e metas curriculares, com especial enfoque nas áreas de competências inscritas

Leia mais

Objeto e finalidades A avaliação visa:

Objeto e finalidades A avaliação visa: 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013

JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS Despacho n.º 143/2013 Dá nova redação ao Despacho

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA

REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA REVISÃO DE DEZEMBRO DE 2017 ÍNDICE ÍNDICE ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2017-2018 O Agrupamento de Escolas de Aveiro definiu os presentes critérios gerais de avaliação a adotar em todos os ciclos e anos de escolaridade, os quais,

Leia mais

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201

Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 Câmara Municipal das Caldas da Rainha REGULAMENTO AEC 2011/201 /2012 Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico para o desenvolvimento

Leia mais

PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE

PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE PROJETO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2014/2015 INTRODUÇÃO Considerando que os objetivos educacionais definidos na Lei de Bases do Sistema Educativo visam a formação pessoal e social das crianças e jovens,

Leia mais

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento

Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento Actividades de Enriquecimento Curricular Regimento 2010-2011 REGIMENTO DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Considerando a importância do desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA

REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA REGULAMENTO INTERNO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AGUALVA MIRA SINTRA REVISÃO DE DEZEMBRO DE 2017 ÍNDICE ÍNDICE ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO CARTÃO ELETRÓNICO. Agrupamento de Escolas de Vila d Este

ANEXO B REGULAMENTO CARTÃO ELETRÓNICO. Agrupamento de Escolas de Vila d Este ANEXO B REGULAMENTO CARTÃO ELETRÓNICO Agrupamento de Escolas de Vila d Este Regulamento do cartão eletrónico O presente regulamento aplica-se a todos os utilizadores do sistema GIAE e portadores do cartão

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR HORA de ATENDIMENTO do DIRETOR de TURMA DEVER DE. ASSIDUIDADE AVALIAÇÃO DIREITOS e DEVERES dos ALUNOS, PAIS / ENCARREGADOS de

CALENDÁRIO ESCOLAR HORA de ATENDIMENTO do DIRETOR de TURMA DEVER DE. ASSIDUIDADE AVALIAÇÃO DIREITOS e DEVERES dos ALUNOS, PAIS / ENCARREGADOS de COORDENAÇÃO DE DIRECTORES DE TURMAANO COORDENAÇÃO DE D COORDENAÇÃO DE DIRECTORES DE TURMA COORDENAÇÃO DE DIRECTORES DE TURMAANO IRECTORES DE TURMA COORDENAÇÃO DE DIRETORES DE TURMA ANO LETIVO 2012-2013

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO

MANUAL DE ACOLHIMENTO Escola Profissional de Almada - Avenida Aliança Povo - MFA 2800-253 Margueira Almada Telefone: 21 273 92 80/81 Fax: 21 273 92 89 E-mail: geral@epalmada.pt Site: www.epalmada.pt Facebook: www.facebook.com/escolaprofissionalalmada

Leia mais

Agenda Início do ano letivo

Agenda Início do ano letivo Agenda Início do ano letivo 2016 / 2017 Período de funcionamento das aulas de acordo com o horário normal 1º Período Início : 16 de (Pré-escolar e 1º Ciclo) 19 de (2º e 3º Ciclos e E.S) Termo : 16 de dezembro

Leia mais

MANUAL DE ACOLHIMENTO

MANUAL DE ACOLHIMENTO Escola Profissional de Almada - Avenida Aliança Povo - MFA 2800-253 Margueira Almada Telefone: 21 273 92 80/81 Fax: 21 273 92 89 E-mail: geral@epalmada.pt Site: www.epalmada.pt Facebook: www.facebook.com/escolaprofissionalalmada

Leia mais

1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor Português Língua Não Materna Esclarecimento Português Língua Não Materna Esclarecimento...

1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor Português Língua Não Materna Esclarecimento Português Língua Não Materna Esclarecimento... 0 indice 1. Avaliação dos alunos Legislação em vigor... 2 Ensino Básico...2 Português Língua Não Materna Esclarecimento... 3 Ensino Secundário...3 Português Língua Não Materna Esclarecimento... 3 Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA REGULAMENTO DOS QUADROS DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO INTRODUÇÃO O presente Regulamento dos Quadros de Mérito e de Excelência do Agrupamento de Escolas João da

Leia mais

Objeto e finalidades A avaliação visa:

Objeto e finalidades A avaliação visa: 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo

Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra. Regulamento Interno. Anexo Agrupamento de escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento dos Representantes de Pais e Encarregados de Educação e Representantes de Turma Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO. Critérios de Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO. Critérios de Avaliação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO 1 1. Divulgação dos critérios de avaliação a alunos e pais/encarregados de educação Cada professor titular de turma deve, no início do ano letivo, informar os alunos e

Leia mais

1 COMO ADQUIRIR AS REFEIÇÕES ESCOLARES?

1 COMO ADQUIRIR AS REFEIÇÕES ESCOLARES? 1 COMO ADQUIRIR AS REFEIÇÕES ESCOLARES? O Encarregado de Educação deve preencher o Formulário de Candidatura, disponível nos agrupamentos de escolas, indicando apenas as refeições que os seus educandos

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) Novembro/2015 Capítulo I Introdução Considerando a importância do desenvolvimento

Leia mais

QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA

QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA QUADROS DE MÉRITO ACADÉMICO, DE VALOR E DE EXCELÊNCIA PREÂMBULO O reconhecimento do percurso escolar dos alunos é consubstanciado no Agrupamento de Escolas de Fernando Pessoa pela criação dos Quadros de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 1º Ciclo do Ensino Básico

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. 1º Ciclo do Ensino Básico REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo do Ensino Básico Considerando a importância do desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico para

Leia mais

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2018 /2019

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2018 /2019 I Funcionamento da Escola de Música Marista 1 A Escola de Música Marista (EMM) é dirigida por um coordenador, nomeado pela Direção do Externato Marista. É função desse coordenador dirigir a EMM, quer a

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC) DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE MARVÃO CÓDIGO 13564 ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro Normas Reguladoras de Funcionamento do Serviço de Refeições no âmbito do Programaa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares do 1º Ciclo do Ensino

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO 2011 2012 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Ano Letivo 2011 / 2012 Regimento

Leia mais

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015]

Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo. Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 1 Regulamento das Visitas de Estudo e Aulas de Campo Aprovado em Conselho Pedagógico [janeiro de 2015] 2 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada

Leia mais

Colégio de Lamego. Abertura do ano letivo 2015 / 2016 Ensino secundário

Colégio de Lamego. Abertura do ano letivo 2015 / 2016 Ensino secundário Colégio de Lamego Abertura do ano letivo 2015 / 2016 Ensino secundário António Martins - Português E.M.R.C. - Sr. Pe. Avelino Educação Física - Teresa Fiúza Alexandra Pimenta - Inglês (10º e 11º anos)

Leia mais

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 1. DEFINIÇÃO E FINALIDADES Os critérios gerais de avaliação constituem referenciais comuns, no interior da escola, aprovados

Leia mais

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2017 Legislação de Referência: Decreto-Lei nº 139/2012

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Relatório de análise dos resultados da Avaliação 3.º Período (ano letivo 2012/13) Novembro de 2013 A coordenadora Fátima Vilelas Ano letivo 2012/13

Leia mais

Este Guia não dispensa a consulta do Plano de Ação Social e Transportes Escolares do Concelho de Odivelas http://www.cm-odivelas.pt/index.php/educacao 2 1 Como adquirir as refeições escolares? O Encarregado

Leia mais

Provas Finais 3º Ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ CARDOSO PIRES ANO LETIVO 2015/2016

Provas Finais 3º Ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ CARDOSO PIRES ANO LETIVO 2015/2016 Provas Finais 3º Ciclo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ CARDOSO PIRES ANO LETIVO 2015/2016 Enquadramento legal Despacho nº 7104-A/2015, de 26 de junho Estabelece o calendário escolar (inclui o calendário das

Leia mais

Objeto e finalidades. A avaliação visa:

Objeto e finalidades. A avaliação visa: 1 O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação, com base nos diplomas que regulam a avaliação dos alunos do ensino secundário, ou seja, da Portaria n.º

Leia mais

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES

PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES Agrupamento de Escolas de Vila Flor PLANO DE OCUPAÇÃO DOS TEMPOS ESCOLARES 2018/2019 O Diretor do Agrupamento propôs ao Conselho Pedagógico, o qual aprovou, o seguinte conjunto de atividades de natureza

Leia mais

Regulamento disciplinar dos alunos. (Outubro/2014)

Regulamento disciplinar dos alunos. (Outubro/2014) Regulamento disciplinar dos alunos (Outubro/2014) ÍNDICE Capítulo I Conteúdos, objetivos e âmbito... 1 Capítulo II Direitos e deveres dos alunos... 1 Capítulo III Assiduidade e pontualidade... 2 1. Controlo

Leia mais

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013.

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013. ANO LETIVO 2013/2014 REUNIÕES DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA GUIÃO 1º Período A avaliação sumativa interna destina -se a: a) Informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento da aprendizagem

Leia mais

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2019 /2020

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2019 /2020 Regulamento da Escola de Música Marista. I Funcionamento da Escola de Música Marista 1 A Escola de Música Marista (EMM) é dirigida por um coordenador, nomeado pela Direção do Externato Marista. É função

Leia mais

Avaliação dos Alunos Ensino Secundário 12.º Ano

Avaliação dos Alunos Ensino Secundário 12.º Ano Avaliação dos Alunos Ensino Secundário 12.º Ano Anulações de matrícula Prazos Anulações efetuadas após o 5.º dia do 3.º período alunos não podem realizar exames na disciplina, no presente ano letivo. Inscrição

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS MEDIDAS DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR ANO LETIVO 2015/2016 INDÍCE 1. Introdução.. 3 2. Medidas de promoção do sucesso escolar.....3 3. Apoio ao estudo no 1.º

Leia mais

GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS 2015-2016 GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS REGULAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FERNANDO PESSOA O presente regulamento reporta-se ao gabinete de mediação de conflitos da EB 23 Fernando Pessoa e pretende

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO 9.ª Revisão Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na sua

Leia mais