PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB"

Transcrição

1 DISCIPLINA: Enfermagem Clínica e Cirúrgica CÓDIGO: ENB041 Coordenação: PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 75h 105h 12 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB PRÉ-REQUISITOS Sistematização da Assistência de Enfermagem Fundamentos do Cuidado de Enfermagem CLASSIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: ( x ) Obrigatória ( ) Optativa N o de vagas: EMENTA Assistência de Enfermagem a adulto e idoso hospitalizado, acometidos por doenças agudas e crônicas, em situação clínica e cirúrgica (pré, trans e pós-operatório), amparada em bases científicas, metodológicas, éticas e legais, tendo como referencial teórico as necessidades humanas básicas. OBJETIVO GERAL Prestar assistência de enfermagem, individualizada e sistematizada, a adultos e idosos hospitalizados, com doenças agudas e crônicas, em situações clínicas e cirúrgicas OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Discutir as manifestações clínicas das seguintes doenças: hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão, acidente vascular encefálico, aneurisma cerebral, diabetes mellitus, atelectasia, enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, insuficiência renal, câncer de colo e reto, doenças inflamatórias de intestino, polipose adenomatosa familiar e artrose. 2. Discutir tratamentos clínicos e cirúrgicos das seguintes doenças, incluindo hemotransfusão, quimioterapia, radioterapia, tubos, cateteres, drenos, estomas e trauma ortopédico (joelho e quadril) no que couber: hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão, acidente vascular encefálico, aneurisma cerebral, diabetes mellitus, atelectasia, enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica, cor pulmonale, pneumonia, insuficiência renal, câncer de colo e reto, doenças inflamatórias de intestino e polipose adenomatosa familiar.

2 3. Descrever o ambiente cirúrgico, terminologias cirúrgicas e as práticas de segurança em cirurgia recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. 4. Descrever as manifestações do trauma anestésico-cirúrgico. 5. Assistir a pessoa no trans-operatório, da recepção no centro cirúrgico à transferência para a unidade de internação ou alta. 6. Discutir as doenças crônico-degenerativas mais prevalentes relacionadas ao idoso. 7. Explicar aspectos da senescência em pessoas hospitalizadas nas situações clínicas e cirúrgicas. 8. Executar todas as fases do processo de enfermagem na assistência de pessoas adultas e idosas hospitalizadas, em situações clínica e cirúrgica. METODOLOGIA A abordagem teórica será realizada por meio de aulas expositivas e dialogadas, exercícios e leitura de textos. O ensino clínico ocorrerá em centro cirúrgico (sala de operação e sala de recuperação anestésica), unidades de internação clínica e cirúrgica. AVALIAÇÃO Atividades Pontos Teste teórico I 20 Teste teórico II 25 Elaboração de trabalhos (3) 05 Estudo de caso clínico (2) 10 Prática clínica (4) 40 Total 100 UNIDADES DIDÁTICAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade I. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso hospitalizado, em tratamento clínico e cirúrgico Aborda o processo de cuidar, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, relacionando a fisiopatologia, fatores de risco, causas, prevenção, métodos diagnósticos, sinais e sintomas, tratamento e complicações nas seguintes doenças: hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose, angina pectoris, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, edema agudo de pulmão; acidente vascular encefálico, aneurisma cerebral; diabetes mellitus; atelectasia, derrame pleural, pneumonia; insuficiência renal; câncer de colo e reto, doenças inflamatórias de intestino e polipose adenomatosa familiar; artrose e trauma ortopédico (joelho e quadril)

3 Unidade II. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso hospitalizado, no período perioperatório Aborda o processo de cuidar, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), do adulto e do idoso, em tratamento cirúrgico: Aspectos do ambiente cirúrgico e sua estrutura física; terminologias cirúrgicas empregadas aos principais procedimentos e as práticas de segurança para cirurgia segura recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e protocolos do Ministério da Saúde. Período pré-operatório: consulta de enfermagem, preparo pré-operatório e avaliação de risco cirúrgico. Período transoperatório: monitorização intra-operatória, posicionamento cirúrgico, aquecimento, cuidados com bisturi elétrico, balanço hídrico e sistematização da assistência de enfermagem perioperatória (SAEP). Anestesia: tipos, indicações e complicações. Período de recuperação anestésica: avaliação pela escala de Aldrete Kroulik, complicações (respiratórias, cardiovasculares, dor, náuseas e hipotermia). Resposta humana ao trauma anestésico cirúrgico. Período pós-operatório: assistência de enfermagem na clínica cirúrgica: ventilação adequada, estabilidade hemodinâmica, dor incisional, integridade do local cirúrgico, náuseas e vômitos, condição neurológica e micção espontânea. Unidade III. Assistência de enfermagem ao idoso hospitalizado Aborda a compreensão do processo de cuidar do idoso por meio de: Conceitos de adulto, idoso, velhice, envelhecimento, geriatria e gerontologia. Envelhecimento do ponto de vista biológico, social, econômico e funcional. O impacto do envelhecimento para a pessoa e a sociedade. Velhice normal, patológica e bem sucedida. Principais características do envelhecer normal e patológico. Doenças crônico-degenerativas prevalentes no idoso Unidade IV. Assistência de enfermagem em terapias de apoio ao adulto e idoso Aborda conteúdos de terapias clínicas e cirúrgicas de apoio, inerentes a várias doenças, com definição, indicação, tipos e complicações, relacionando as intervenções de enfermagem em: Hemotransfusão; Quimioterapia e radioterapia; Tubos, cateteres e drenos de eliminação. PROGRAMA DO ENSINO CLÍNICO 1. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso em unidade de internação hospitalar: clínica médica e clínica cirúrgica. 2. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso em centro cirúrgico: sala de operação e recuperação anestésica. UNIDADES DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENSINO CLÍNICO

4 Unidade I. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso em unidade de internação hospitalar: clínica médica e clínica cirúrgica. Presta assistência de enfermagem integral, individualizada e sistematizada ao adulto e idoso internado em unidade de clínica médica e cirúrgica. Desenvolve o raciocínio clínico relacionando a fisiopatologia, medicações e exames com a assistência de enfermagem prestada. Elabora e apresenta um estudo de caso clínico, do paciente assistido, contendo: 1.1. Estudo da doença: patogênese, fatores de risco, causas, prevenção, métodos diagnósticos, sinais e sintomas, tratamento clínico e cirúrgico e complicações Sistematização da Assistência de Enfermagem: histórico de enfermagem: entrevista; exame físico, dados do prontuário, identificação de problemas de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, resultados esperados, intervenções de enfermagem, prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem. Unidade II. Assistência de enfermagem ao adulto e idoso em unidade de centro cirúrgico: salas de operações e recuperação anestésica Presta assistência de enfermagem integral, individualizada e sistematizada ao adulto e idoso em período intra-operatório (sala de operações), incluindo monitorização intra-operatória, degermação e anti-sepsia, cuidados com hipotermia, bisturi elétrico e posicionamento, balanço hídrico e SAEP. Presta assistência de enfermagem integral, individualizada e sistematizada ao adulto em período de recuperação anestésica incluindo admissão e alta, aplicação da escala de Aldrete Kroulik. Elabora e apresenta um estudo de caso clínico, do paciente assistido, contendo: 2.1. Estudo da doença: patogênese, fatores de risco, causas, prevenção, métodos diagnósticos, sinais e sintomas, tratamento clínico e cirúrgico e complicações Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) histórico de enfermagem: dados pré-operatórios e transoperatórios, dados do prontuário, identificação de problemas de enfermagem, diagnósticos de enfermagem, resultados esperados, intervenções de enfermagem, prescrição de enfermagem, evolução de enfermagem.

5 REFERÊNCIAS 1. ALEXANDER, E.L.; ROTHROCK, J.C.; MCEWEN, D.R. Cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, BARROS, A.L.B.L. e Cols. Anamnese e exame físico. Avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, BONFIM, I.M.; MALAGUTTI, W. (Org). Enfermagem em centro cirúrgico: atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico. 2. ed. São Paulo: Martinari, BORGES, E. L. et al. Feridas: como tratar. 2. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 130p., BULECHEK, G. M; DOCHTERMAN, J.; BUTCHER, H. Classificação das intervenções de enfermagem. (NIC). 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, HINKLE, J.L.; CHEEVER, K.H. Brunner & Suddart: tratado de enfermagem médicocirúrgica. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v. 7. MORTON, P.G.; FONTAINE, D.K. Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, MOORHEAD, S.; JOHNSON,M.; MAAS, M. Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, NANDA I. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação Porto Alegre: Artmed, PELLICO, L.H. Enfermagem médico-cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, SANTOS, VERA LÚCIA C. G.; CESARETTI, ISABEL U. R. Assistência em Estomaterapia - Cuidando do Ostomizado. São Paulo: Atheneu, 532p, WOLD, Gloria Hoffmann. Enfermagem gerontológica. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Bibliografia Complementar 1. AMERICAN HEART ASSOCIATION. Guidelines CPR/ECC Destaques das diretrizes da American Heart Association 2015 para RCP e ACE. 36p. Disponível em: Highlights-Portuguese.pdf 2. BOMFIM, E.; BOMFIM, G. Guia de medicamentos em Enfermagem. São Paulo: Atheneu, FERREIRA, M.H. Idoso Institucionalizado: análise interpretativa das histórias de vida f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, USP, São Paulo. 4. FISHBACH, FT; DUNNING, MB. Exames laboratorias e diagnósticos de Enfermagem. 9. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, GONZALEZ, M. M. et al. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. V. 101, n. 2, supl. 3, p Disponível em: 6. MOREIRA, L.F.R. Resposta do organismo humano ao trauma anestésico cirúrgico. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem da UFMG, f. Doc. Word reproduzido em cópias xerográficas e disponibilizado no ambiente Moodle. 7. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Segundo desafio global para a segurança do paciente: cirurgias seguras salvam vidas: orientações para cirurgia segura da OMS.

6 Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde; Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária, Disponível em:

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA 1/7 PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ENFERMAGEM CLÍNICA E CIRÚRGICA CÓDIGO: ENB041 CARGA HORÁRIA TEÓRICA 75H CARGA HORÁRIA PRÁTICA 105H CRÉDITOS 12 VERSÃO CURRICULAR: 2010/2 PERÍODO: 6º DEPTO: ENB PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 15 04 VERSÃO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem Básica II - Assistência de Enfermagem em Recuperação Anestésica CÓDIGO: ENB050 COORDENADORA:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem Básica II - Assistência de Enfermagem em Recuperação Anestésica CÓDIGO: ENB050 COORDENADORA: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem Básica II - Assistência de Enfermagem em Recuperação Anestésica CÓDIGO: ENB050 COORDENADORA: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DO ADULTO I Período 5º PROFESSOR (a) Simony Fabíola Lopes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Endereço: Campus Universitário, BR 101, S/N - Lagoa Nova, Natal/RN. CEP: 59.072-970. Fone/Fax: (84)

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Estágio Curricular em Unidades de Saúde de Média e Alta Complexidade CÓDIGO: EFMO64 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO PRÁTICA 450

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Cuidar de enfermagem no Perioperatório Carga Horária: 165 : 75 Prática: 90 Semestre: 2013.1 Professoras: Maria de

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20. Componente Curricular: SAÚDE DO ADULTO I

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20. Componente Curricular: SAÚDE DO ADULTO I CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: SAÚDE DO ADULTO I Código: ENF - 206 CH Total: 90h Pré-Requisito: Nenhum Período

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL /2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL /2013 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL 001-02/2013 A Coordenação do Curso de Enfermagem do Campus Jataí leva ao conhecimento do corpo discente que no período de 24 a 25 de setembro estarão abertas as inscrições de

Leia mais

DISCIPLINA: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL

DISCIPLINA: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL DISCIPLINA: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL Disciplina: Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Carga horária total: 120 horas, sendo 90 teórico-práticas e 30 teóricas Coordenador:

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto Professor: Raema Neves Cotrim E-mail: raema.cotrim@fasete.edu.br Código:

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto Professor: Raema Neves Cotrim E-mail: raema.cotrim@fasete.edu.br Código:

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 ENFERMAGEM NOS CUIDADOS INTEGRAIS AO ADULTO E IDOSO NO PERÍODO PERI OPERATÓRIO Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina(s): Local: Campos de Observação: Profissional responsável

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos em

Leia mais

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017 FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 010/2017 TÉCNICO DE ENFERMAGEM SUMARIO DAS ATRIBUIÇÕES Responsável por prestar assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Endereço: Campus Universitário, BR 101, S/N - Lagoa Nova, Natal/RN CEP: 59.072-970 Fone/Fax: (84) 3215.3615

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa

Programa Analítico de Disciplina EFG214 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa 0 Programa Analítico de Disciplina EFG21 Assistência de Enfermagem na Terapia Intravenosa Departamento de Medicina e Enfermagem - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 2 Teóricas

Leia mais

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010.

BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BIBLIOGRAFIA ENFERMAGEM APERFEIÇOAMENTO: ASPERHEM, M.V. - Farmacologia para Enfermagem. 11ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara, 2010. BARROS ALBL &COLS Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem

Leia mais

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Antônio Acácio Guimarães Simão Titulação: Especialista PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ANATOMIA HUMANA Código: ENF - 102 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.1

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018.

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018. Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018 Ref. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018. Ficam retificados os conteúdos referentes ao item 11.4.1 e ao Anexo II DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, para os conteúdos

Leia mais

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO

FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO FUNDAÇÃO ADIB JATENE GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO 009/2017 ENFERMEIRO SUMARIO DAS ATRIBUIÇÕES Responsável por desenvolver a assistência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular: ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA Código: CS 16041 Carga Horária: 204 horas Teórica: 85

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Fundamentação Básica em Enfermagem Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 h CH Prática: 0 CH Total: 80 h I - Objetivos

Leia mais

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Semiologia e Semiotécnica I Professor: Lívia Fernanda Ferreira Deodato E-mail: livia.deodato@fasete.edu.br Código: SAU18

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO

CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 PLANO DE ENSINO CURSO: ENFERMAGEM NOITE - BH SEMESTRE: 2 ANO: 2012 C/H: 60 DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAUDE DO ADULTO I PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Estudar o estado de doença do indivíduo em sua fase adulta. Intervir adequadamente

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto. E-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III Código: ENF 205 Pré-requisito: ENF-

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Módulo: 01

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Sem Certificação Técnica Módulo: 01 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Saúde,

Leia mais

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR

ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR ERRATA N. 2275/18 DCS-EDITAL CFSD BM 2020 A TENENTE CORONEL BM RESPONDENDO PELO COMANDO DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA II ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos, abrangendo pacientes com afecções agudas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Endereço: Campus Universitário, BR 101, S/N - Lagoa Nova, Natal/RN CEP: 59.072-970 Fone/Fax: (84) 3215.3615

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO

EMENTÁRIO CURSO DE ENFERMAGEM 8º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADOLESCENTE E DO JOVEM Assistência de enfermagem ao adolescente e ao jovem na atenção primária à saúde, em seus aspectos biopsicosociocultural

Leia mais

Plano de Ensino. Gloriana Frizon Contato: Ementa

Plano de Ensino. Gloriana Frizon Contato: Ementa Curso: ENF - Enfermagem Departamento: DEN - Enfermagem Disciplina: Sist. Ass. Enf. VIII: UTI e Emergências Código: 7SAE8 Carga horária: 90 Período letivo: 2014/2 Professor: Daiana Kloh Contato: daianakloh@gmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISCIPLINA PROFESSOR (a): CARGA HORÁRIA: CURSO: ENFERMAGEM NA SAÚDE DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Unidade: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA Endereço: Rua Vila Trairi, s/n, Centro, Santa

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: FUNDAMENTAÇÃO BÁSICA EM ENFERMAGEM Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 60 CH Prática: 20 CH Total: 80 Obs: I - Objetivos

Leia mais

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO D CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Assistência de

Leia mais

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS A Gerência da Unidade de Desenvolvimento de Recursos Humanos UDRH através da Coordenação da Educação Continuada do HGV, torna público

Leia mais

PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG

PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO SÉTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG VERSÃO CURRICULAR : D-2017/1 NOME DA DISCIPLINA: FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA III CÓDIGO DA DISCIPLINA: FIT059 Versão Curricular

Leia mais

Plano de ensino. 1) Identificação Curso

Plano de ensino. 1) Identificação Curso Plano de ensino 1) Identificação Curso Nutrição Disciplina Fisiopatologia e Dietoterapia II Carga horária 136h Semestre letivo 1 /2012 Professores Cristina M. Bragança de Moraes (Anne y Castro) e Thiago

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: DEPARTAMENTO: ENB PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem IV - Terapias Dialíticas CÓDIGO: EFM068 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 15 3 VERSÃO CURRICULAR:

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: - CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: III Ano:

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 60h CH Prática: - CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): - Período: III Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Patologia Geral Código: SAU15 Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.preira@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEc Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico de enfermagem Qualificação:

Leia mais

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Apresentação Carga horária CARGA HORÁRIA SEMANAL: 6 horas (4 aulas teóricas e 2 aulas práticas 1/20) CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 120 horas Ementa A disciplina

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Auxiliar de Enfermagem Qualificação: Sem qualificação

Leia mais

Ana Lucia Siqueira Costa

Ana Lucia Siqueira Costa Ana Lucia Siqueira Costa anascosta@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Disciplina Enfermagem em Centro Cirúrgico Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Médico internalista perda

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 5º DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 5º DEPARTAMENTO: ENB PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Fundamentos do Cuidado de Enfermagem CÓDIGO: ENB040 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 105 10 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto. E-mail: Thiago.neto@fasete.edu.br Código:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27

parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 Sumário parte 1 estratégia básica e introdução à patologia... 27 1 Terapêutica: estratégia geral... 29 terminologia de doenças... 29 História do caso... 34 Disposição do fármaco... 39 Seleção do fármaco...

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão Conteúdo Programático - Geral 1 Marcos históricos na Saúde Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão 3 Código de ética profissional 4 Bioética

Leia mais

Indicadores Estratégicos

Indicadores Estratégicos Indicadores Estratégicos DR. ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO DA SILVA INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES E AVALIAÇÃO ASSISTENCIAL Monitoramento da Informação Assistêncial Discussão dos resultados Padrões assistenciais

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03 /10 /2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

NOME: Cirurgia II. Código: CIR015. Carga horária: 150 horas. Créditos: 10. Período do curso: 6º período

NOME: Cirurgia II. Código: CIR015. Carga horária: 150 horas. Créditos: 10. Período do curso: 6º período NOME: Cirurgia II Código: CIR015 Carga horária: 150 horas Créditos: 10 Período do curso: 6º período Pré-requisitos: Cirurgia I; Clínica Médica II; Pediatria II; Anatomia Patológica I EMENTA PLANO DE ENSINO

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1173/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1173/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1173/18 ENFERMEIRO Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes, críticos e não críticos, durante

Leia mais

CRONOGRAMA ETP/ESAI II - 1º SEMESTRE/2011* MARÇO - 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 15 PC/PD

CRONOGRAMA ETP/ESAI II - 1º SEMESTRE/2011* MARÇO - 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 15 PC/PD UFF/EEAAC/MEM/Disciplina: Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II Equipe: Profª Dr ª Santana, Prof ª Dr ª Lima, Prof ª Ms ª Gentile, Prof ª Msª Silva Fassarella, Profª Msnda Ribeiro Bitencourt Monitores:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER.

HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTIFICOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER. Nº EXPOSITOR 1. TITULO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM PRÉ- OPERATÓRIO DE HISTERECTOMIA HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Anatomia Patológica I Teórica Prática Total 5 36 12 54 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1159/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1159/18 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1159/18 ENFERMEIRO Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes, críticos e não críticos, durante

Leia mais

1. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/CAMPUS DE CAMPO GRANDE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA

1. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/CAMPUS DE CAMPO GRANDE, ÁREA/SUBÁREA, CARGA HORÁRIA, CLASSE E DURAÇÃO PREVISTA DO CONTRATO: CARGA HORÁRIA EDITAL Nº. 3, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015. CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO ESPECIAL CURSO DE ENFERMAGEM SELEÇÃO DE CANDIDATOS A PROFESSOR SUBSTITUTO A COMISSÃO ESPECIAL DO CURSO DE ENFERMAGEM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

LIPED LACOF LEFT. Neonatologia; Obesidade Infantil; Puberdade e Desenvolvimento.

LIPED LACOF LEFT. Neonatologia; Obesidade Infantil; Puberdade e Desenvolvimento. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROCESSO SELETIVO 2/2017 LIPED Neonatologia; Obesidade Infantil; Puberdade e Desenvolvimento. LACOF Fisiopatologia das Neoplasias; Tumor de Wilms; Leucemia; Cuidados Paliativos; HPV

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem

Leia mais

APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM:

APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM: APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde [monografia na Internet]. 2ª ed. Brasília (DF): ANVISA;

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

SISTEMA CARDIOVASCULAR

SISTEMA CARDIOVASCULAR AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA SISTEMA CARDIOVASCULAR Paulo do Nascimento Junior Departamento de Anestesiologia Faculdade de Medicina de Botucatu AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA: OBJETIVOS GERAIS ESCLARECIMENTO DO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018 NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL 227/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU/. CURSO: Graduação em Enfermagem ÁREA: Geral e Especializada A presente norma complementar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS 1- LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA ENFERMEIROS Compreensão e Interpretação de Texto Vocabulário (antonímia, sinonímia, polissemia) Regência (verbal e nominal) Concordância (verbal e nominal)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO CAMPUS: Centro de Ciências da Saúde- CCS CURSO: Enfermagem

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS LOTAÇÃO: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Saúde do Adulto e do Idoso II CENF ENF0061 2017.1 CARGA HORÁRIA TEÓR:45hs PRÁT: 75 horas HORÁRIO: segunda (08:00 às 12:00), terça (08:00 às 12:00)

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA EAD DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA Introdução a metodologia científica, aspectos do conhecimento científico,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013

Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Auxiliar de Enfermagem Qualificação: Sem qualificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO (2018.2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO (2018.2) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO (2018.2) 1 - IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA Nº DE CRÉDITOS NFR5128 Enfermagem em Primeiros

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1107/17 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1107/17 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1107/17 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS Lotação: Coordenação de Enfermagem DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO Código:

Leia mais

O ENFERMEIRO E A SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE PORTADOR DE DPOC

O ENFERMEIRO E A SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE PORTADOR DE DPOC O ENFERMEIRO E A SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO AO PACIENTE PORTADOR DE DPOC Alba Rossana Vieira Costa (1); Aline de Paula Rêgo Graciano Luz (2); Emanuelle Silvino Coelho Martins Mestre (3); Ana Cristina Rodrigues

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: ambiente e saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3ª 3 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 120 CH Prática: 404 CH Total: 160 Gerais:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES O Reitor da Universidade Estadual de Montes

Leia mais

PLANO DE ENSINO PPC 2010

PLANO DE ENSINO PPC 2010 PLANO DE ENSINO PPC 2010 IDENTIFICAÇÃO Atividade Curricular/Módulo: Atenção à Saúde do Sistema Cardiovascular Carga Horária Semestral: 136 h Natureza: Teórico-Prática Dias da semana: Turma A/C: 2ª e 3ª

Leia mais