MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB"

Transcrição

1 MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL COM HIBERNATE EM APLICAÇÕES JAVA WEB Miguel Gustavo Miiller¹, Tiago Piperno Bonetti 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí -Paraná- Brasil 94mgm94@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo: O presente artigo tem por finalidade demonstrar o conceito utilizado pelo framework Hibernate no desenvolvimento de um software para gerenciamento agrícola, apontando a arquitetura aplicada pelo Hibernate, suas principais funcionalidades, vantagens e desvantagens. 1. Introdução O Hibernate é um framework utilizado para realizar o Mapeamento Objeto-Relacional (ORM), segundo a definição do grupo TOGAF (The Open Group Architecture Framenwork) um framework é uma estrutura para conteúdo e processo que pode ser usada como uma ferramenta para estruturar o pensamento e garantir consistência e completude. Com o avanço na demanda de desenvolvimento de aplicações computacionais para ambiente web, o mapeamento objeto relacional utilizando o Hibernate revelou-se, com a intenção de facilitar a implementação do projeto, pois o desenvolvedor não necessita se preocupar com a criação, manipulação e alteração de tabelas presentes no banco de dados, pois essa ferramenta auxilia nesse mapeamento, fazendo assim com que se poupe mais tempo e trabalho no desenvolver do projeto [Soares, 2013]. Este trabalho tem por objetivo demonstrar o funcionamento do framework Hibernate em uma aplicação web para gerenciamento agrícola, suas principais funcionalidades, vantagens e desvantagens. 2. Metodologia Para a realização do presente trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica com livros, artigos e sites na internet, pesquisando a fundo o assunto referente ao tema deste artigo para mostrar claramente ao leitor uma visão geral de como funciona o Hibernate em uma aplicação JAVA WEB. 3. Framework Hibernate Segundo Bauer e King [2005] o Hibernate nada mais é do que um framework para persistência de objetos Java em banco de dados, tornando o mapeamento para o banco de dados orientado a objetos.

2 Na prática, ele é um conjunto de arquivos de configuração pré-acabados, um conjunto de classes e interfaces que permite a criação de camadas de serviços, capazes de abstrair as funcionalidades do banco de dados e disponibilizando-as para aplicações computacionais JAVA [Mrack, 2006]. Usando o Hibernate, não há a necessidade de escrever muito do código de acesso a banco de dados e de SQL, pois ele utiliza a sua própria HQL (Hibernate Query Language), acelerando a velocidade do seu desenvolvimento de uma forma fantástica. Vale lembrar que, apesar do fato do Hibernate utilizar uma linguagem própria para realizar a persistência dos dados, podemos mudar a qualquer momento o SGDB utilizado. [Fragoso, 2008]. A figura 01 descreve a arquitetura do framework Hibernate, demonstrando suas técnicas de mapeamento. Figura 1: Como funciona o Hibernate [Mistron, 2009] O Hibernate não é a única ferramenta capaz de soluções para mapeamento objeto relacional, embora seja ela a mais utilizada. Seja qual framework escolhido para realizar esse procedimento, todas tendem a seguir a especificação JPA (Java Persistence API), responsável por padronizar o modelo de programação EJB. O Hibernate por sua vez abstém de três softwares para atender a essa especificação [Luckow; Melo, 2010]. Sendo elas: Hibernate Core: É a base para os conjuntos de persistência que é oferecido pelo Hibernate, contendo um API (Application Progaming Interface) e metadados contidos em arquivos XML (Extensible Markup Language). Também conhecido por Hibernate 03, possui a linguagem HQL como linguagem própria, possuindo interfaces para a realização de consultas no banco de dados [Luckow; Melo, 2010]. Hibernate Annotations: Uma maneira de mapear objetos no banco de dados, utilizando tags especiais do tipo JavaDoc, tendo como principal

3 vantagens a redução de linhas de códigos para a realização desse processo [Luckow; Melo, 2010]. Hibernate EntityManager: Atende os conceitos de programação de funcionalidade de consultas e interfaces, fazendo que a mesma leia o metadado ORM de uma classe entidade e realize a persistência [Luckow; Melo, 2010]. 4. Mapeamento Objeto-Relacional com Hibernate A essência do conceito de mapeamento objeto relacional refere-se à forma automatizada e transparente de persistir objetos pertencentes a uma aplicação nas respectivas tabelas de um banco de dados relacional [Luckow; Melo, 2010]. Este tipo de framework permite ao desenvolvedor manter o foco na manipulação de objetos, e nos problemas referentes à regra de negócio, possibilitando assim que a aplicação atenda a todas as necessidades do cliente, acarretando em uma maior qualidade do software [Bauer; King, 2007]. A proposta de criação do ORM (Mapeamento Objeto Relacional), deu-se a necessidade de suprir as carências do modelo de desenvolvimento relacional, oferecendo uma interface orientada a objetos de forma transparente, para a modelagem ser feita ao paradigma que melhor se adequar (Stonebraker, 1996 apud Filho, 2006). 5. Vantagens e Desvantagens A seguir serão abordadas algumas vantagens e desvantagens, referente ao uso do framework Hibernate no discorrer do desenvolvimento da aplicação. Vantagens: Desvantagens: Velocidade no desenvolvimento, com o uso do Hibernate o desenvolvedor não necessita escrever códigos SQL para a criação de tabelas no banco de dados, pois o framework encapsula todo o SQL necessário deixando mais visível e de fácil compreensão ao programador. Diminui a implementação de códigos de persistência, proporcionando mais facilidade e agilidade no desenvolvimento da aplicação, uma vez que a implementação dos mesmos se tornam cansativos e desgastantes. Facilita a interação da aplicação com o banco de dados, para que o desenvolvedor não ocupe o tempo na criação e manutenção nas tabelas do banco de dados. Na criação de Queries mais complexas, a parametrização precisa ter o entendimento em todos os critérios.

4 6. Persistência no Banco de Dados Para a conexão do Hibernate com o banco de dados ser efetuada, é necessária a criação de uma Unidade de Persistência, nela está contido dados referente à conexão com o banco de dados, tais como, provedor de persistência e fonte de dados a ser utilizado. Na figura 3 é apresentada a configuração de uma Unidade de Persistência, na qual o Hibernate se conecta ao banco de dados. Figura 2: Exemplo de conexão do Hibernate com o banco de dados 7. SisAgro O Sistema de Gerenciamento Agrícola tem como função principal gerenciar todo o fluxo de cadastro e movimentos pertencente ao âmbito rural, gerando relatórios cadastrais e gerenciais. A aplicação computacional web visa aperfeiçoar e melhorar o gerenciamento das atividades agrícolas, trazendo uma maior contribuição na produção de dados e informações, que serão de grande auxílio na tomada de decisão da instituição. 8. Considerações Finais Com o desenvolvimento deste artigo, foi possível concluir que o framework Hibernate é um facilitador no desenvolvimento de aplicações web, e é possível perceber as vantagens em relação ao mapeamento das tabelas no banco de dados, o qual facilita grandemente o trabalho do desenvolvedor. Com a grande competitividade no mercado de software atual, o desenvolvimento de aplicações de qualidade em um curto espaço de tempo é essencial para obter sucesso nesse ramo de trabalho. O Hibernate proporciona ao desenvolvedor um aumento no foco da implementação da regra de negócio do cliente, possibilitando assim a produção de uma aplicação computacional de qualidade. Com a grande evolução do Hibernate nos últimos anos, a probabilidade de seus recursos e funcionalidades evoluírem é consideravelmente grande, o que acarretaria em uma melhora ainda maior no desenvolvimento de projetos de softwares, atendendo assim cada vez mais as necessidades dos clientes.

5 Referências Fragoso, R, R., (2008) O Que é Hibernate, Disponível em, < googleusercontent.com/search?q=cache:objuayy_famj: ue_e_hibernate.php+hybernate+hql+fragoso+2008&cd=1&hl=pt- BR&ct=clnk&gl=br&source= Acesso em 20 de Julho de Luckow, D. H.; Melo, A. A. (2010) Programação Java para Web, Editora Novatec. São Paulo, Brasil. Frameworks de Arquitetura Parte 1: Zachman, < com.br/ sobre /serie-arquiteto-profissao-do-futuro/frameworks-dearquitetura-%e2%80%93-arte-1- zachman/> Acessado em 10/06/2015 Mrack, M. (2006) Hibernate, Uma visão geral sobre o framework padrão de fato para mapeamento objeto-relacional, < hibernatecom-comentarios>, acessado em 26 de Julho de Bauer, C.; King, G. (2007) Java Persistence com Hibernate 1 Edição, Editora Ciência Moderna Ltda. Rio de Janeiro, Brasil. Mistron, J. Hibernate: Framework de Mapeamento Objeto-Relacional, 53 f. Monografia para obtenção de título de Tecnólogo em Processamento de Dados. Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga. Taquaritinga. São Paulo, 2009 Magalhães, C. F. Utilização do Framework Hibernate em aplicação Java Web Disponível em, < %20Magalhaes.pdf.pdf> Acesso em, 10 de Agosto de Soares, L. G. Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Disponível em, < %20Zandarim%20Soares.pdf> Acesso em, 9 de Agosto de Filho, O. H. S. Utilização do Framework Hibernate para Mapeamento Objeto Relacional na Construção de Um Sistema de Informação Disponível em, < Acesso em, 10 de Agosto de 2015.

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate

Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Uma Abordagem sobre Mapeamento Objeto Relacional com Hibernate Luis Gustavo Zandarim Soares 1, Késsia Rita da Costa Marchi 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paraná PR Brasil luisgustavo@live.co.uk,

Leia mais

Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos

Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos Carlos S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Eric Felipe Barboza Antonio Vasconcellos Introdução Necessidade de diminuir a complexidade na interação código-banco de dados para o programador,além de diminuir

Leia mais

3 Tecnologias Relacionadas

3 Tecnologias Relacionadas Tecnologias Relacionadas 31 3 Tecnologias Relacionadas O objetivo deste capítulo é apresentar um resumo de cada tecnologia relacionada ao processo proposto nesta dissertação, mostrando suas principais

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK HIBERNATE NA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO Anderson Carlos Lopes 1, Luiz Fernando Braga Lopes 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí - PR Brasil andersoncarloslopes@hotmail.com,

Leia mais

Hibernate Anotations

Hibernate Anotations Hibernate Anotations Fabio Luiz Oenning da Costa¹, Ricardo Minigucci¹ Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil fabiooenning@hotmail.com ricardominigucci@gmail.com Resumo. Este artigo apresenta

Leia mais

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB

Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Frameworks funcionais para JSF que proporciona o desenvolvimento de aplicações computacionais WEB Bruno Costa Silva 1, Ricardo Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil brunocostasilva62@hotmail.com,

Leia mais

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO.

VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. VANTAGENS DE USAR APACHE MAVEN NA PROGRAMAÇÃO. Julio Fernandes Rocha, Jaime William Dias Universidade Paranaense (Unipar) juliofernandes_rocha@hotmail.com jaime@unipar.br Resumo. Este artigo tem por objetivo

Leia mais

INE 5612 Professor: Frank Siqueira. Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago

INE 5612 Professor: Frank Siqueira. Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago INE 5612 Professor: Frank Siqueira Alunos: Gustavo de Geus Leonardo Silva Jean Ercilio Thiago DESENVOLVEDORES JAVA EM TODO MUNDO LIDER GAVIN KING JBOSS MANTEVE O SUPORTE História Hibernate foi criado por

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

Framework Hibernate/JPA

Framework Hibernate/JPA Framework Hibernate/JPA SSC 124/621 Análise e Projeto Orientados a Objetos Sofia Costa 1 Hibernate É um Framework do tipo caixa-branca para persistência de dados. É uma ferramenta de mapeamento objeto/relacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE COMPUTÇÃO DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II PROFESSOR: ARMANDO SOARES TUTORIA DE USO DO HIBERNATE NA IDE ECLIPSE KEPLER DISCENTE: JOANA DARC CARVALHO DE

Leia mais

Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann

Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann Acadêmico: Samuel Y. Deschamps Orientador: Prof. Jacques R. Heckmann Roteiro Introdução Problema a ser resolvido e objetivos Fundamentação Teórica ORM, RTTI, Custom Attributes, Nullable Desenvolvimento

Leia mais

PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional

PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional INTERFACE TECNOLÓGICA v.6 n.1 2009 PERSISTÊNCIA DE DADOS EM JAVA UTILIZANDO HIBERNATE: Mapeamento Objeto / Relacional José Osvano da SILVA * Luís Augusto Mattos MENDES ** Marcelo Caramuru Pimentel FRAGA

Leia mais

FERNANDO LEITE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DESKTOP, USANDO JAVA. UMA APLICAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE LANCHONETE.

FERNANDO LEITE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DESKTOP, USANDO JAVA. UMA APLICAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE LANCHONETE. A imagem não pode ser exibida. Talvez o computador não tenha memória suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer

Leia mais

AULA 07 HIBERNATE. Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans

AULA 07 HIBERNATE. Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans AULA 07 HIBERNATE Ao término desse capítulo você terá aprendido: Fundamentos do MVC Estrutura dos pacotes no NetBeans O JDBC é uma das maneiras mais diretas para desenvolver um aplicativo Java que interaja

Leia mais

ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI

ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Model-View-Controller ALUNO: RONI FABIO BANASZEWSKI Objetivo Separar dados ou lógica de negócios (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Control) A idéia é permitir que uma mesma

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR

Leia mais

UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB.

UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. UMA ARQUITETURA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. Djonathan Assis Oliveira 1, Jaime William Dias 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil djonathanassis@gmail.com, jaime@unipar.br

Leia mais

Marcela Mariotti Peres Arquitetura em três camadas Parte 1 [conceito]

Marcela Mariotti Peres  Arquitetura em três camadas Parte 1 [conceito] 1 Muita gente já deve ter escutado falar em Arquitetura em camadas. Cada empresa e/ou pessoa tem o hábito de programar na arquitetura que prefere; muitos nem dividindo o projeto em camadas. Neste artigo,

Leia mais

igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status

igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status igrpweb Índice gráfico Cliente NOSi igrpweb Referência Versão 1.00 Status Conteúdo Enquadramento... 2 1 IGRP Studio... 3 2 O Guia Inicial Rápido... 4 3 O Gerador de Código... 5 4 O File editor... 6 5 BPMN

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB : EJB Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DO ELEITORADO BRASILEIRO COM DADOS ABERTOS

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DO ELEITORADO BRASILEIRO COM DADOS ABERTOS DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ANÁLISE DO ELEITORADO BRASILEIRO COM DADOS ABERTOS Leonardo H. Zapparoli 1, Ricardo Rall 2 1 Graduado, Faculdade de tecnologia de Botucatu, leo.zapparoli@gmail.com 2 Professor

Leia mais

4 Processo de Transformação

4 Processo de Transformação Tecnologias Relacionadas 43 4 Processo de Transformação Com a constante mudança nos requisitos (funcionais e não funcionais) do domínio da aplicação, há uma grande necessidade de que os sistemas estejam

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

HIBERNATE E JPA: CONCEPTS FOR USE

HIBERNATE E JPA: CONCEPTS FOR USE HIBERNATE E JPA: CONCEITOS PARA UTILIZAÇÃO Adroaldo Antônio Candido Neto, Luciene Chagas de Oliveira, Ana Carolina Moraes Oliveira, Diogo Barreiro de Lemos Universidade de Uberaba - UNIUBE Graduação em

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

Gustav Dallmann Júnior

Gustav Dallmann Júnior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell Péricas ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução e

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída

Componente de aplicação. Figura 1 - Elementos funcionais de uma aplicação sendo executados de forma distribuída 11 1 Introdução Recentes avanços em redes de computadores impulsionaram a busca e o desenvolvimento de meios para facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações em sistemas distribuídos, tornando

Leia mais

MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY. CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira

MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY. CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira MIDDLEWARE PARA A COMUNICAÇÃO DE DADOS ENTRE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS COM WS SECURITY CAIO RENAN HOBUS Orientador: Jhony Alceu Pereira ROTEIRO Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software

De Olho na Pista. Documento de Arquitetura. De Olho na Pista Documento de Arquitetura Data: 23/03/2013. AJA Software AJA Software www.ajasoftware.wordpress.com De Olho na Pista Documento de Arquitetura Confidencial De Olho na Pista, 2013 1 Sumário 1. Introdução 3 2. Metas e Restrições da Arquitetura 3 3. Padrão da Arquitetura

Leia mais

6.1. Teste Baseado em Gramática e Outras Abordagens de Teste

6.1. Teste Baseado em Gramática e Outras Abordagens de Teste 6 Discussão Além das técnicas de teste usando modelos gramaticais, existem outras abordagens de teste funcional de sistemas que estão sendo estudadas pela comunidade científica. Algumas delas se dedicam

Leia mais

Criando uma aplicação web. Parte 1

Criando uma aplicação web. Parte 1 Criando uma aplicação web Parte 1 Aplicações web Criaremos uma aplicação completa utilizando: Bancos de dados Modelo MVC JavaServer Faces (PrimeFaces) Um pouco sobre banco de dados Todas as aplicações

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.

FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA APOIAR O SETOR DE QUALIDADE NOS TESTES DE RELATÓRIOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Daniel Felipe Lenzi Prof. Marcel

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA Sistemas Distribuídos Mestrado em Ciência da Computação 1o. Semestre / 2006 Prof. Fábio M. Costa fmc@inf.ufg.br www.inf.ufg.br/~fmc/ds-msc2006 Aula

Leia mais

Criando uma aplicação web

Criando uma aplicação web Criando uma aplicação web Aplicações web Criaremos uma aplicação completa utilizando: Bancos de dados Modelo MVC JavaServer Faces (PrimeFaces) Um pouco sobre banco de dados Todas as aplicações precisam

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA. Érico Dias Ferreira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET CÂMPUS GUARAPUAVA Érico Dias Ferreira DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO

Leia mais

SisBIC Sistema de Gerenciamento de Bolsas de Iniciação

SisBIC Sistema de Gerenciamento de Bolsas de Iniciação SisBIC Sistema de Gerenciamento de Bolsas de Iniciação 1. Introdução Robson Tenório Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Salvador Bahia Brasil {robsonrt}@ufba.br A Universidade

Leia mais

Módulo III Camada de Persistência

Módulo III Camada de Persistência Módulo III Camada de Persistência Prof. Ismael H F Santos April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - ismael@tecgraf.puc-rio.br 1 Ementa Modulo III Camada de Persistência Persistência de Objetos Mecanismo de

Leia mais

2ª Edição Décio Heinzelmann Luckow Alexandre Altair de Melo

2ª Edição Décio Heinzelmann Luckow Alexandre Altair de Melo 2ª Edição Décio Heinzelmann Luckow Alexandre Altair de Melo Novatec Copyright 2010, 2015 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução

Leia mais

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec Ademir Cristiano Gabardo Novatec Novatec Editora Ltda. 2012. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

por parte dos usuários dos sistemas de computação se tornou menos necessária e a popularidade desse tipo de linguagem diminuiu. Mais recentemente, a

por parte dos usuários dos sistemas de computação se tornou menos necessária e a popularidade desse tipo de linguagem diminuiu. Mais recentemente, a 1 Introdução Middleware é um termo cunhado no final da década de 60 (Naur e Randell, 1968), que é freqüentemente empregado para designar uma camada de software que oferece uma infra-estrutura para construção

Leia mais

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos João Batista Gianisini JúniorJ Alexander Roberto Valdameri - Orientador Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Motivação

Leia mais

Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites.

Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites. Desenvolva de qualquer sistema operacional para qualquer sistema operacional. Sem limites. Gabriel Pereira, Especialista em Java da Clarify Projete e desenvolva situações de Mercado com a criação de um

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura OEI/TOR/MEC/DTI TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da sistemática

Leia mais

Persistência de dados com JPA. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com

Persistência de dados com JPA. Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com Persistência de dados com JPA Hélder Antero Amaral Nunes haanunes@gmail.com O que é persistência? A persistência de dados é o fato de pegar um dado e torná-lo persistente, ou seja, salvar em algum banco

Leia mais

Utilização do Framework Hibernate na criação de um sistema web para avaliação de fornecedores

Utilização do Framework Hibernate na criação de um sistema web para avaliação de fornecedores ISSN 23162872 T.I.S. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 2834, jul. 2012 Tecnologias, Infraestrutura e Software Utilização do Framework na criação de um sistema web para avaliação de fornecedores Adriano Teixeira

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Metamodelos para Banco de Dados. Carlos Julian Menezes Araújo Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo

Metamodelos para Banco de Dados. Carlos Julian Menezes Araújo Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo Metamodelos para Banco de Dados Carlos Julian Menezes Araújo cjma@cin.ufpe.br Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo 1 Agenda Metadados MDA MOF Metamodelos CWM Pacote Relacional Referências 2 Metadados

Leia mais

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Geração de Gráficos SVG através de PHP Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, R. Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto. {ei04073,ei04077,ei03102}@fe.up.pt

Leia mais

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO O HIBERNATE Rafael Laurino GUERRA, Dra. Luciana Aparecida Martinez ZAINA Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID 1 RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

4 Framework Proposto para Construção de Mediadores

4 Framework Proposto para Construção de Mediadores 41 4 Framework Proposto para Construção de Mediadores Neste capitulo apresentamos um framework que implementa a estratégia para enriquecimento de dados a partir de informações da Deep Web, descrita no

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA : EJB e CORBA Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

One-to-Many. Many-to-One. Many-to-Many

One-to-Many. Many-to-One. Many-to-Many One-to-Many Many-to-One Many-to-Many Relacionamento One-to-Many Relacionamento Many-to-One Relacionamento Many-to-Many Relacionamento Many-to-Many Hibernate não aceita identificador composto. Solução:

Leia mais

JADEX: A BDI REASONING ENGINE. Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp.

JADEX: A BDI REASONING ENGINE. Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp. JADEX: A BDI REASONING ENGINE Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp. 149-174 Volume 15 Motivação Existem muitas plataformas para desenvolvimento

Leia mais

APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD.

APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD. APLICANDO A INTEGRAÇÃO DE PORTAIS EDUCACIONAIS COM APLICAÇÕES MÓVEIS ATRAVÉS DA INFRAESTRUTURA SAAS-RD. Álvaro Álvares de Carvalho Cesar Sobrinho Centro Universitário - CESMAC Apresentador Leonardo Melo

Leia mais

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas.

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas. Conclusão 6 Conclusão 6.1 Trabalhos Relacionados Dentre as funcionalidades fornecidas pela interface gerada pelo framework, em destaque está a possibilidade do zoom livre. Disponibilizar esta funcionalidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES COM JAVA 2EE E UML Jhonattan Vieira do Carmo, Ricardo Ribeiro Rufino Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil jhonattan_si@hotmail.com ricardo@unipar.br Resumo.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR PADRÕES MVC E DAO EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano

PROGRAMAÇÃO SERVIDOR PADRÕES MVC E DAO EM SISTEMAS WEB. Prof. Dr. Daniel Caetano PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB PADRÕES MVC E DAO Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 7 Padrão de Desenvolvimento? O Conceito de Padrão de Projeto Padrão MVC Persistência MVC Nível

Leia mais

NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional

NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional NoSql Uma Alternativa ao Tradicional Modelo Relacional Wesley José dos Santos 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil Wesley199413@gmail.com, bonetti@unipar.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Página: 1

APRESENTAÇÃO. Página: 1 APRESENTAÇÃO Página: 1 Sumário Apresentação... 3 Principais característica:... 3 Estrutura Way-Z... 4 Vantagens da Plataforma... 6 Atualizações remotas.... 7 Carga da Plataforma e da Aplicação... 8 Obtendo

Leia mais

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue:

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue: 1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS CONCURSOS PÚBLICOS EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2018 AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO A Companhia

Leia mais

Desenvolvimento Web II

Desenvolvimento Web II Desenvolvimento Web II Framework Laravel 5 Controller / Model / Migration / Seeder (Menu Principal SETA) Gil Eduardo de Andrade Configuração Banco de Dados No framework Laravel as informações de configuração

Leia mais

FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE

FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE FERRAMENTA DE CÁLCULO E GERENCIAMENTO DE ESTIMATIVAS DE SOFTWARE FURB Universidade Regional de Blumenau Bacharelado em Ciências da Computação Acadêmico: Alexandre Wenderlich Orientador : Profº Paulo Roberto

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

PARTENON: GESTÃO INTEGRADA DE EVENTOS

PARTENON: GESTÃO INTEGRADA DE EVENTOS PARTENON: GESTÃO INTEGRADA DE EVENTOS Roberson Junior Fernandes Alves * Luiz Felipe Bartz ** Robson Gian Perassoli *** Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar o Partenon (Sistema para Gestão Integrada

Leia mais

Banco de Dados Relacional

Banco de Dados Relacional Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação Banco de Dados Relacional Renata Lúcia Mendonça Ernesto do Rêgo rlrego@yahoo.com 1 Plano de Ensino Objetivo

Leia mais

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC.

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. Gerenciamento baseado na Web 2 Web browser Acesso ubíquo Interface Web vs Gerenciamento

Leia mais

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas

Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Introdução à I. O Que vamos fazer na Disciplina? Saber uma linguagem de programação orientada a objeto (OO) não é suficiente para criar sistemas OO Tem que saber Análise e Projeto OO (APOO) Isto é, Análise

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU

SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE CADASTRO DE EQUIPES DO I TORNEIO DE FUTSAL DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU Pietro Pinton Rosa 1, Vinicius Spernega Fioravante 2, Marcus Vinicius Contes Calca 3, Gustavo

Leia mais

Impedância objeto relacional O atrito natural entre os dois mundos

Impedância objeto relacional O atrito natural entre os dois mundos Impedância objeto relacional O atrito natural entre os dois mundos Marcelo Heitor Teixeira Heitor Teixeira Resumo: A intenção deste artigo é auxiliar na compreensão do atrito natural existente no universo

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Profa. Gislaine Stachissini Modelagem de sistemas A fase do desenvolvimento do sistema exige: esforço; dedicação; envolvimento; um único objetivo. Estilo de desenvolvimento

Leia mais

Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de caso

Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de caso ISSN 23162872 T.I.S. São Carlos, v. 1, n. 1, p. 8290, jul. 2012 Tecnologias, Infraestrutura e Software Implementação de um sistema para gerenciamento de projetos baseado no Framework Scrum: um estudo de

Leia mais

Arquitetura de Aplicações J2EE. Jorge Fernandes Outubro de 2003

Arquitetura de Aplicações J2EE. Jorge Fernandes Outubro de 2003 Arquitetura de Aplicações J2EE Jorge Fernandes Outubro de 2003 J2EE O que é Como se organiza Como funciona Elementos Arquitetura Típica Componentes de Software Reuso é um processo Publicar interfaces Distribuir

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE E-COMMERCE

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE E-COMMERCE 48 IMPLEMENTAÇÃO DE UM SITE E-COMMERCE Rodrigo Costa Guimarães 1 Ana Paula Ambrósio ZANELATO 2 RESUMO: Este artigo trata do desenvolvimento de um website de comércio eletrônico (e-commerce) para a empresa

Leia mais

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3.

CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. CLOUD COMPUTING: O USO DA PLATAFORMA AWS E ARMAZENAMENTO NO AMAZON S3. Michele Marques Costa 1,2, WillianFressati 2 ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil marquesmih04@gmail.com wyllianfressati@unipar.br

Leia mais

Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet. Kleber Taffarel Novembro de 2008

Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet. Kleber Taffarel Novembro de 2008 Utilizando o Framework SubMacro no Desenvolvimento de Aplicações Java para Internet Kleber Taffarel Novembro de 2008 klebertaffarel@yahoo.com.br Palestrante Especialista em Engenharia de Websites pela

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Técnicas para Reutilização de Software

Técnicas para Reutilização de Software DCC / ICEx / UFMG Técnicas para Reutilização de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Panorama de Reutilização Frameworks Padrões de projeto Aplicações configuráveis Padrões de

Leia mais

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID

FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID FRAMEWORK PARA GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA GEOLOCALIZADAS NA PLATAFORMA ANDROID Roteiro Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento Conclusões Introdução Plataformas

Leia mais

ALTO DESEMPENHO UTILIZANDO FRAMEWORK HIBERNATE E PADRÃO JAVA PERSISTENCE API

ALTO DESEMPENHO UTILIZANDO FRAMEWORK HIBERNATE E PADRÃO JAVA PERSISTENCE API ALTO DESEMPENHO UTILIZANDO FRAMEWORK HIBERNATE E PADRÃO JAVA PERSISTENCE API Tiago Henrique Gomes da Silva Balduino 1, Ricardo Ribeiro Rufino 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil tiagobalduino77@gmail.com

Leia mais