Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado."

Transcrição

1 Ciao pessoal, neste tutorial vou explicar passo a passo como instalar e usar o Anki, tanto para PC como para Android, e também como fazer o melhor uso do programa para estudar idiomas. Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado. Já pensou se você pudesse lembrar de tudo que aprende durante os seus estudos, todas as expressões e palavras novas? Bom, a verdade é que apesar de o nosso cérebro ser incrível, temos algumas falhas, porém podemos resolver isso. Quando aprendemos algo novo, se não colocarmos isso em prática, ou não voltarmos a ter contato com o que acabamos de aprender, a tendência é que venhamos a esquecer essa informação. Isso é simples de se entender: o cérebro entende que se algo não é importante para nós, logo, pode ser colocado em segundo plano. Veja abaixo a Curva do esquecimento, para ter uma ideia de como nos lembramos do que aprendemos. Se você não entendeu o gráfico, resumindo em poucas palavras, quanto mais tempo se passa a partir do momento que você aprendeu algo, mais chances você tem de esquecer aquilo. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é revisando ou treinando o que você aprendeu, sempre com intervalos de alguns dias entre uma revisão e outra. É aí que entra o Anki, que é um programa de computador que vai lhe ajudar a revisar/treinar tudo aquilo que você estuda. Primeiramente, vamos aprender passo a passo como você pode baixar e instalar o Anki.

2 Como baixar e instalar o Anki 1 Primeiro vá até o site do anki para fazer o download do instalador neste link: 2 Ao abrir o site, na página inicial você verá o botão Download clique nele. 3 Após clicar, você será redirecionando para a página abaixo, escolha então o seu sistema operacional, no meu caso é o Windows, e clique então em Download Anki for Windows. Após baixar o programa, vá até a pasta para onde ele foi baixado (por padrão será a pasta Downloads, mas pode variar dependendo de cada computador). Execute o instalador, e siga os passos abaixo. 1- Quando você executar o instalador, a janela abaixo aparecerá, apenas clique Install.

3 2 O progresso da instalação iniciará, aguarde o término. 3 Quando terminar o processo, clique Close. 4 Pronto, o Anki já foi instalado.

4 Agora que o Anki foi instalado, vamos entender o conceito do estudo Como estudar usando o Anki O Anki é um programa SRS (Spaced Repetition System), ou seja, um sistema de repetição espaçada. Para usar isso ao seu favor, você precisará alimentar o Anki com conteúdo, no nosso caso, italiano. Portanto no nosso curso iremos alimentar o Anki e criar uma base sólida em italiano, assim você será capaz de criar frases, conhecer um vocabulário vasto e sentir confiança para falar. Como funciona? Através do (sistema de repetição espaçada), de tempos em tempos, em períodos calculados pelo programa ele irá repetir (mostrar) as frases para você. Esse cálculo que ele faz se baseia na classificação que você dá para a frase estudada. Assim, quando estiver prestes a esquecer uma determinada frase, você verá novamente aquela frase. A repetição das frases que você coletar fará com que você as aprenda de uma vez por todas, e o mais importante, todos os dias você estará tendo contato com o idioma. Vou te dar um exemplo prático. Usando o Anki na prática Quando você abrir o Anki pela primeira vez, essa será a sua tela. Antes de tudo vamos criar uma conta, desse modo você terá sempre o seus Baralhos (decks) e os seus Cards (cartões) salvos no servidor do programa, e futuramente também poderá baixar o aplicativo para o seu Smartphone, fazer a sincronização e manter seu progresso também através do Smartphone. Para isso, clique no botão circulado de vermelho na imagem abaixo.

5 Após clicar, um campo para login e senha aparecerá. Como você ainda não tem conta, clique em registre-se (sublinhado de azul).

6 Depois, você será redirecionado ao site do Anki, onde a tela abaixo aparecerá. Clique em Sign Up, onde está circulado de vermelho. Agora, coloque o seu no campo e coloque uma senha de sua preferência no campo New Password. Depois clique no botão azul Sign Up. Depois isso, você irá para uma página de aceite, veja na imagem abaixo:

7 ROLE A PÁGINA ATÉ O FINAL E CLICA EM CIMA DO BOX DA FOTO ABAIXO, ANTES DE I HAVE READ.. E DEPOIS CLICA EM CONTINUE

8 Pronto, conta criada. Pode fechar o navegador e voltar para o Anki. Novamente na tela de login, coloque o que você usou para criar a conta no campo Usuário AnkiWeb e a senha no campo correspondente. Clique OK e pronto, agora você está conectado com sua conta, e toda vez que terminar de estudar e clicar em fechar, o Anki vai sincronizar automaticamente o seu progresso com o servidor, o que permitirá usar/estudar o Anki a partir de qualquer lugar que tenha Internet, via Smartphone (através de aplicativos) e, principalmente, evitará que você perca seus decks/cards caso dê algum problema no seu PC.

9 Vamos agora criar um baralho (deck), onde você vai colocar as suas frases. Para isso, clique em Criar Baralho, e depois coloque o nome desejado, eu coloquei nesse exemplo Perguntas,mas no curso irei te direcionar os baralhos a serem criados e você pode criar alguns também se quiser.

10 Depois de criado o baralho, basta clicar em cima do nome dele na tela inicial e depois em Adicionar para adicionar uma frase nova. É agora que você começará de fato a usar o Anki na prática! Vamos adicionar as frases, como exemplo: Come ti chiami na Frente, clique na bolinha vermelha ao lado do clipes e grave a pronúncia e no Verso coloque a tradução: Como você se chama e clique em adicionar. Para gravar o áudio, clique no botão vermelho como na figura abaixo:

11 Pronto, é isso. Depois de ter adicionado as frases do Bloco 1, vamos ver agora como estudá- las. Volte a tela principal do Anki, você vai ver que depois que você adicionou os Cards (Cartões), a quantidade dos cartões que você tem que estudar

12 aparecerá em azul. Por padrão, o Anki disponibiliza 20 cartões novos por dia para estudo, independente de quantos você adicionar. O número padrão é ótimo, pois, quando você tiver que revisar os cartões que já estudou, o número de cards a estudar diariamente não será tão grande. Agora clique no nome do seu baralho (No meu caso é Perguntas ) e vamos estudar Ao clicar no baralho você verá esta tela. Selecione, Estudar agora. O primeiro card aparece. Veja a frase que adicionamos. Agora você deve ver a frase e tentar lembrar o que ela significa (não a tradução exata, mas sim o sentido da frase). Depois de lembrar ou não do sentido da frase, clique em Mostrar Resposta. Agora o Anki mostra para você a resposta. Se você acertou, identifique se foi bom ou fácil, se errou, marque errei. Lembre-se de que você não precisa lembrar da tradução exata, você precisa entender o sentido da frase e então olhar a resposta e ver se a tradução/resposta confirma ou não o sentido que você pensou. Com base na sua resposta, o Anki vai calcular quando deve lhe mostrar novamente a frase. A partir daí, continue estudando o resto dos cards no seu baralho.

13 Quando você terminar de estudar, aparecerá a frase: Parabéns você terminou este baralho por enquanto. Pronto você terminou por hoje. Clique para fechar o Anki, ele mostrará uma tela de sincronização, é só esperar terminar e pronto. Todos os dias você deve abrir o Anki e estudar, ele automaticamente vai ditar as regras e mostrar os cards certos para você estudar/revisar. Lembre-se, você deve abrir o Anki todos os dias, ele não avisa automaticamente, nem mesmo no aplicativo para Smartphones. Bom, agora que você já entendeu o conceito e como usá-lo, vamos dar uma olhadinha rápida no aplicativo do Anki para android, o Ankidroid. Primeiro vá até a playstore e instale o Ankidroid, você pode acessar neste link: Ankidroid. Depois de instalado, abra o Anki, você verá a tela como no Anki para PC. Depois disso, clique no botão de sincronização circulado de vermelho. Depois aparecerão duas opções, Cancelar e Logar, escolha Logar. Pronto, agora é só colocar o seu e senha e apertar Logar. Agora basta esperar a sincronização ser feita. Pronto, agora você pode estudar pelo PC ou pelo Celular, e tudo que acontecer em um dos Anki será automaticamente refletido no outro através da sincronização!

14

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

1. Como baixar e instalar o programa

1. Como baixar e instalar o programa MANUAL RESUMIDO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO =========================================================== Este manual ensina na sequencia: 1. Como baixar e instalar o programa 2. Como instalar

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP?

Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Como configurar cópia de segurança automática do banco de dados usando a ferramenta SQL Backup and FTP? Instalação da ferramenta Entre no site https://sqlbackupandftp.com/ e na tela inicial, baixe a ferramenta.

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818

Primeiro enviar o SMS para configurar o IP da plataforma 1818 MANUAL DE USO DA PLATAFORMA DE RASTREAMENTO SECUMORE1818 STARMAP Se seu rastreador foi registrado na plataforma GPS228 ele já está também registrado na nova plataforma 1818. Se você solicitou o registro

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business.

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Prezados Alunos, Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Preferencialmente use o notebook ou PC para participar de

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64) Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64)  Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP MANUAL DO USUÁRIO SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Índice O que é o SafeSign? 03 Instalando o SafeSign 05 Verificando o Certificado 08 Troca de Senhas 12 Sistema Operacional 14 Canais de comunicação

Leia mais

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado.

Nesta menu que abriu, clique na opção de baixo, Título Animado. Primeiro, abra o editor neste caso estou usando a versão 2.4.1; Agora, vá na parte de cima, perto do topo da janela onde ficam os menus e um pouco à esquerda, clique no menu Título. Nesta menu que abriu,

Leia mais

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL

VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS  S CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL VÍDEO-TUTORIAL: SAIBA COMO SER AVISADO TODA VEZ QUE NOVOS E-MAILS CHEGAREM EM SUA CAIXA DE ENTRADA DO G- MAIL PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: Jânio Oliveira Olá, neste vídeo-tutorial vamos aprender a baixar,

Leia mais

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux

Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux Fábrica de Noobs Reloaded Sistemas Operacionais Kali Linux O Kali Linux é um sistema operacional de código aberto baseado em Debian, voltada para hacking. É uma distribuição destinada a análise de vulnerabilidades,

Leia mais

Guia de uso do Catálogo Mobile

Guia de uso do Catálogo Mobile Guia de uso do Catálogo Mobile Sumário Definições Primeiros passos 4 Cadastro de categorias 6 Cadastro de produto 7 Configurar usuários 8 Catálogo no celular 9 Visualizando categorias e produtos 0 Contato

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG

Aprenda. Formatação de Notebooks e Computadores Luiz Varginha-MG Aprenda Alcohol 52% Introdução O Alcohol 52% é um programa que emula imagens de CD e DVD, vou ser mais claro, é um programa que você pode passar todo conteúdo de um CD ou DVD para o computador, de forma

Leia mais

Primeira Etapa: Ir à página que dá acesso à versão online do anki (ankiweb).

Primeira Etapa: Ir à página que dá acesso à versão online do anki (ankiweb). Primeira Etapa: Ir à página que dá acesso à versão online do anki (ankiweb). Na primeira vez que se visita esta página é recomendado efetuar o registo. Para isso clicar em "Sign Up". Este registo permite

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

SafeSign User Edition (x32 e x64)

SafeSign User Edition (x32 e x64) SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é o SafeSign?... 03 Instalando o SafeSign... 04 Verificando o Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 Sistema Operacional... 12 O

Leia mais

Manual do Usuário Final Instalar e usar seu token MobilePass

Manual do Usuário Final Instalar e usar seu token MobilePass Manual do Usuário Final Instalar e usar seu token MobilePass MUITO IMPORTANTE Você deve abrir o email "Ação importante necessária para ativar o seu token" da global-securityaccess-management.dbs@dsm.com

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL 1) Digite o endereço do site: www.oabmg.org.br/servicos/inssdigital 2) Ao

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Instalação do SQL Server 2008

Instalação do SQL Server 2008 Instalação do SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de instalação do SQL Server 2008. Antes de instalar este software, o mesmo requer alguns programas básicos para execução. Para o correto funcionamento

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela;

2 Passo: Clique em CONTINUAR no canto inferior direito da tela. Aparecerá a seguinte tela; Primeira Etapa 1 Passo: Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br (Conectar o Cartão com o Certificado Digital na leitora antes de acessar o link). Aparecerá a seguinte tela após a identificação

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios...

ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... ÍNDICE: Instalação... 2 Cadastro da oficina... 2 Cadastro do usuário... 2 Mudança de tema... 3 Checklist de entrada... 3 Acessórios... 3 Fotos do veículo... 4 Proprietário... 5 Acompanhamento... 5 Serviços...

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor

Sidicom S4. Tutorial: instalação do sistema em servidor Sidicom S4 Tutorial: instalação do sistema em servidor Instalando o Sidicom S4 em um servidor O objetivo deste tutorial é para aqueles clientes que desejam instalar o Sidicom S4 em servidor. Ou seja, não

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Como instalar um gerador de PDF

Como instalar um gerador de PDF Como instalar um gerador de PDF Entre no site www.tinypdf.com/plug-ins.html, conforme imagem abaixo: Clique em FREE DOWNLOAD e a imagem ficará conforme abaixo: Clique em Download Now (586KB) aguarde o

Leia mais

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10

Sumário. 2 Atualização Versão Android Obtendo a versão mais recente...10 TRF5 Sumário 1 Atualização Versão IOS...3 1.1 Acessar o site do TRF5 onde se pode obter a nova versão...4 1.2 Realizar download...5 1.3 Liberar o acesso ao certificado do TRF5...5 1.4 Acessar o Aplicativo

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 7ª REGIÃO 1 NOVO ASSINADOR SHODŌ Com a mais recente atualização do PJe-JT, o modo de acessar e assinar digitalmente no sistema mudou para o aplicativo Shodō. Este tutorial

Leia mais

Como Aprender Inglês: O Guia Prático

Como Aprender Inglês: O Guia Prático Como Aprender Inglês: O Guia Prático Elaboramos um sistema passo-a-passo para você aprender inglês de maneira mais simples e efetiva! Lucas Campos Introdução Ao Guia...3 Passo 1 As 4 Habilidades...4 Passo

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Manual de instalação do SQL 2012

Manual de instalação do SQL 2012 Manual de instalação do SQL 2012 Instalando o SQL Server 2012 para o funcionamento do Shop Control 9 Insira o DVD de instalação do Shop Control 9 em seu servidor; Na sua aréa de trabalho clique em Computador,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO 2 Sumário DOWNLOAD E INSTALAÇÃO... 3 ACESSO AO APLICATIVO & TURMAS... 3 REALIZANDO A LEITURA DO GABARITO & SINCRONIZAÇÃO... 5 3 MANUAL - APLICATIVO LEITOR RESPOSTA DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

APLICATIVO PARA CELULAR. Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular.

APLICATIVO PARA CELULAR. Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular. VERSÃO 2-08/03/2016 APLICATIVO PARA CELULAR Rastreie, controle e monitore seu veículo através do Rastreamento Veicular. Visualize de forma rápida e prática, a posição do seu veículo. Envie alertas para

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Software do Cartão Inteligente e Token Safesign 3.0.77 Sistema Operacional: MAC 10.8 Mountain Lion Português Novembro/2012 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos

Leia mais

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2

MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 MANUAL UNESC Matrícula 2014/2 Para sua comodidade, o UNESC disponibiliza o processo de Matrícula On-line. Este processo permitirá efetivarmos sua matrícula de forma simples e rápida, em poucos passos.

Leia mais

Instalação Mozilla Firefox. Acesse a página do Zotero: (pelo Firefox) Clique no botão Download Now no canto direito da tela.

Instalação Mozilla Firefox. Acesse a página do Zotero:  (pelo Firefox) Clique no botão Download Now no canto direito da tela. Tutorial de Zotero Elaborado por Felipe Oliveira, Gustavo Mol e Maria Daibert Atualizado por Caroline Brasileiro Pena (32)99182-2816 caroline.brasileiro@engenharia.ufjf.br O Zotero Um gerenciador de citações.

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Como configurar o Microsoft Office 2013

Como configurar o Microsoft Office 2013 Nesse tutorial, vamos mostrar como configurar uma conta do "outlook.com", "hotmail.com" ou "domains.live" para as seguinte versões do Microsoft Office: Microsoft Office 2013 Microsoft Office 2010 Microsoft

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Gestão da Atenção Básica MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

Leia mais

O que é a Extranet de Reservas?

O que é a Extranet de Reservas? 0 O que é a Extranet de Reservas? A Extranet de Reservas é uma plataforma de interação entre empresa e proprietário. Muito inovadora no mercado de aluguel por temporada aqui no Brasil, é utilizada somente

Leia mais

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente

Procedimento: Utilizando o Shodo para autenticar e assinar digitalmente TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 1ª REGIÃO assinar digitalmente CSTU Coordenação de suporte técnico ao usuário STI SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RIO DE JANEIRO RJ 2018 HISTÓRICO

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO

SISTEMA COD CONFIGURAÇÃO DE ACESSO PASSOS DA CONFIGURAÇÃO 1. FIREFOX PORTABLE...3 1.1 FAZENDO DOWNLOAD FIREFOX...3 1.2 WINRAR E EXTRAIR O ARQUIVO DO Firefox Portable...4 1.3 CONFIGURANDO FIREFOX PARA NÃO RECEBER ATUALIZAÇÕES...4 2. JAVA...5

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Dois Autoria

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

INSTALADOR MASTERSALES ANDROID

INSTALADOR MASTERSALES ANDROID INSTALADOR MASTERSALES ANDROID SUMÁRIO Wealth Systems SUMÁRIO... 2 INTRODUÇÃO... 1 INICIANDO A INSTALAÇÃO... 2 i Instalador MasterSales para Android Wealth Systems INTRODUÇÃO Neste documento será apresentado

Leia mais

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Autores: Rafael da Rocha Ferreira, mestrando do MNPEF Orientador: Prof. Dr. Marcos Veríssimo Alves

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Resolução de Problemas Passo-à-passo

Resolução de Problemas Passo-à-passo Resolução de Problemas Passo-à-passo 1. Testando sua velocidade 2. Limpando seu navegador 3. Atualizando/Instalando o Adobe Flash Player 4. Solucionando problemas específicos do Google Chrome 1 Testando

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Mensagens 7 Blocos 8 Painel 9 Calendário 10 Arquivos Privados 11 Área da Disciplina 12 Mudança

Leia mais

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR

Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR Como Conectar e configurar Câmeras FullSec em um DVR CVI de 16CH FullSec -ACESSO REMOTO VIA CELULAR 1- Conectar o DVR à internet via cabo de rede 2- Conectar o DVR na energia e ligar 3- Ao ligar, se o

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular

Passo 1. Instale o Mira Aula em seu celular Passo 1 Instale o Mira Aula em seu celular Se você tiver um celular da Motorola, LG, Samsung, Nokia, Semp Toshiba, Alcatel, Asus, ou algum modelo parecido com estes, siga os passos abaixo para instalar

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor Este tutorial passo a passo com imagens guiará você a fazer um aplicativo falado. Para começar, registre-se gratuitamente em uma conta Google: http://accounts.google.com/signup

Leia mais

Guia de instalação de Plugin

Guia de instalação de Plugin Para você que não esta conseguindo visualizar as Palestras Online de Nossa Casa, essa orientação abaixo vai te ajudar a não ter mais problemas. Para você que usa o Navegador Internet Explorer quando ao

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016

Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi. Professor: Lucília. Data: 22\11\2016 Alunos: Ana Cristina Almeida, José Matheus, Wagner zanuzzi Professor: Lucília Data: 22\11\2016 Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Sumário Introdução; Instalação Linux Ubuntu via VirtualBox Baixando

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados

Sidicom S4. Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados Sidicom S4 Tutorial: atualização do sistema e troca de versão do banco de dados A importância da atualização do sistema Atualizar o seu sistema é crucial para o bom funcionamento de sua empresa. Nossa

Leia mais

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive

Backup de Dados. Backup em Pasta de Rede. Backup no Microsoft OneDrive. Backup no Google Drive Backup de Dados Backup em Pasta de Rede Backup no Microsoft OneDrive Backup no Google Drive Backup em Pasta de Rede No ano passado tivemos uma mudança bem vinda para a Infraestrutura de TI e Segurança

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

USANDO CLIENT OWNCLOUD

USANDO CLIENT OWNCLOUD 1 USANDO CLIENT OWNCLOUD Como sincronizar a nuvem da UTFPR Sincronizando sua conta institucional e usando de forma offline Sumário 1 Introdução... 1 2 Instalando owncloud Client... 2 2.1 Fazendo download

Leia mais

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 2

CURSO BÁSICO DE CRIAÇÃO DE SITES MÓDULO 1 AULA 2 AULA 2 PUBLICANDO SEU PRIMEIRO POST NO SEU BLOG O QUE É UM BLOG O BLOG é uma lista de assuntos que você coloca na Internet para compartilhar com seus amigos. O FACEBOOK faz a mesma coisa, só que com o

Leia mais

ATIVAR MINHA CONTA. Portal Minhas Operações do BID

ATIVAR MINHA CONTA. Portal Minhas Operações do BID ATIVAR MINHA CONTA Portal Minhas Operações do BID OBJETIVO Como ativar minha conta para acessar a Extranet do BID e as informações sobre minhas operações com o BID. Observação importante a usuários de

Leia mais

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial

GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign AC Notarial GUIA Gerenciador SafeSign - AC Notarial v2.0 Página 1 Sumário Gerenciador Criptográfico SafeSign...3 Instalando o Gerenciador SafeSign a partir do CD-ROM de Drivers

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL A3

CERTIFICADO DIGITAL A3 Manual de Instalação CERTIFICADO DIGITAL A3 CARTÕES AWP Desenvolvido por SUMÁRIO 1. Introdução 2. Download Utilizando o Internet Explorer Utilizando o Google Chrome 3. Instalação Assistente de Cartões

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434 Assunto Tutorial - Configurar wifi TRT18_Corporativa ou TRT18_OAB - Windows 7 e Windows 10 Conteúdo Descrição Orienta como conectar notebooks com Windows 7 ou Windows 10 à rede sem fio utilizada no Tribunal.

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais