Leis de incentivo à cultura e o marketing cultural em bibliotecas Andréia Wojcicki Ruberti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Leis de incentivo à cultura e o marketing cultural em bibliotecas Andréia Wojcicki Ruberti"

Transcrição

1 Leis de incentivo à cultura e o marketing cultural em bibliotecas Andréia Wojcicki Ruberti

2 O que é incentivo fiscal? É um mecanismo pelo qual o governo estimula a parceria público-privada para o financiamento de projetos. O governo abre mão do recebimento de um imposto e permite que o pagador invista diretamente em atividades que geram algum tipo de ganho social.

3 O que são leis de incentivo à cultura? São mecanismos de fomento que dispõem sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais.

4 Principais leis de incentivo à cultura 1 - PRONAC 2 PROAC (SP) 3 Lei Mendonça (SP)

5 PRONAC Programa Nacional de Apoio à Cultura Lei 8.313/91 Formato por três mecanismos: 1 - Fundo Nacional de Cultura (FNC); 2 - Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART); 3 - Mecenato (mais conhecido por Lei Rouanet).

6 Mecenato Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais. O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68 8 a.c.), um influente conselheiro do imperador Augusto que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.

7 PRONAC De âmbito nacional, o principal incentivo fiscal para as pessoas jurídicas (com CNPJ e lucro real) e pessoas físicas é percebido no Imposto de Renda (IR) anual que, ao invés de ser pago à Receita Federal integralmente, pode ser direcionado para projetos de cultura. PJ até 6% PF até 4%

8 PRONAC O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto às pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real para a execução do projeto.

9 PRONAC Podem apresentar propostas: 1- pessoas físicas com atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural etc.); 2 - pessoas jurídicas públicas de natureza cultural da administração indireta (autarquias, fundações culturais etc.); 3 - pessoas jurídicas privadas de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos (empresas, cooperativas, fundações, ONG's, organizações culturais etc.).

10 PRONAC Os projetos culturais podem ser enquadrados no artigo 18 ou artigo 26 da Lei Rouanet. Projeto enquadrado no artigo 18 - o patrocinador poderá deduzir 100% do valor investido (limite de 4% para PJ e 6% para PF). Projeto enquadrado no artigo 26 - poderá deduzir, em seu IR, o percentual de 30% para PJ(no caso de patrocínio) / 40% (no caso de doação) e 60% para PF (no caso de patrocínio) / 80% (no caso de doação).

11 PRONAC De acordo com a Lei Rouanet, são enquadradas, no artigo 18, as seguintes atividades: a) artes cênicas; b) livros de valor artístico, literário ou humanístico; c) música erudita ou instrumental; d) exposições de artes visuais; e) doações de acervos para bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos e cinematecas, bem como treinamento de pessoal e aquisição de equipamentos para a manutenção desses acervos; f) produção de obras cinematográficas e videofonográficas de curta e média metragem e preservação e difusão do acervo audiovisual; g) preservação do patrimônio cultural material e imaterial h) construção e manutenção de salas de cinema e teatro, que poderão funcionar também como centros culturais comunitários, em municípios com menos de cem mil habitantes

12 PRONAC De acordo com a Lei Rouanet, são enquadradas, no artigo 26, as seguintes atividades: I - teatro, dança, circo, ópera, mímica e congêneres; II - produção cinematográfica, videográfica, fotográfica, discográfica e congêneres; III - literatura, inclusive obras de referência; IV - música; V - artes plásticas, artes gráficas, gravuras, cartazes, filatelia e outras congêneres; VI - folclore e artesanato; VII - patrimônio cultural, inclusive histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus, arquivos e demais acervos; VIII - humanidades; e IX - rádio e televisão, educativas e culturais, de caráter não comercial.

13 PRONAC Cadastramento de Usuário do SalicWEB Elaboração da proposta no SalicWEB( formulários corretamente preenchidos e documentação Envio da Proposta SalicWEB Análise de Admissibilidade (PRONAC) Aprovar Publicação no D.O.U (autorização para captação de recursos) Análise técnica e emissão de parecer (Viabilidade técnica e financeira) Comissão CNIC Fonte: Indeferir Retirar de Pauta Pedido de reconsideração (20 dias) Responder solicitação (20 dias)

14 PROAC (SP) Programa de Ação Cultural Lei Estadual (SP) /2006 O Programa de Ação Cultural é dividido em duas formas de apoio: 1. Editais/Concursos: apoio por meio da seleção pública de projetos cuja premiação é proveniente de recursos orçamentários da Secretaria de Estado da Cultura; 2. Incentivo Fiscal (ICMS): apoio por meio de patrocí nio(s) de contribuintes habilitados do ICMS a projetos previamente aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura. Cada Estado brasileiro possui algo semelhante, com regras próprias.

15 LEI MENDONÇA (SP) Lei Municipal SP /90 Oferece como benefício fiscal à pessoa física ou jurídica a dedução de 70% do valor investido no projeto, até o limite de 20% do total devido de ISS (Imposto Sobre Serviço) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Também outros municípios possuem leis de incentivo como esta. Bibliotecas podem utilizar os recursos da Lei para projetos em patrimônio histórico e cultural (art.2º).

16 EDITAIS DE CULTURA Geralmente abertos por órgãos públicos ou empresas privadas, com valores de patrocínio pré-determinados e linhas de projetos específicas. Normalmente os proponentes precisam adequar suas ideias ao regulamento do edital. BNDES Petrobrás Natura Correios BB

17 MARKETING CULTURAL É toda ação de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora. Para se fazer marketing cultural não há fórmula fechada, pois há variáveis que, conforme combinadas, podem resultar numa excelente ação de marketing. O que manda é a criatividade para atingir o público alvo de forma a atender os objetivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis.

18 MARKETING CULTURAL Ao patrocinar um show, por exemplo, a empresa pode não só associar sua marca àquele tipo de música e público como pode também oferecer amostras de produto (promoção); distribuir ingressos para os seus funcionários (endomarketing); eleger um dia exclusivo para convidados especiais (marketing de relacionamento); enviar mala-direta aos consumidores/clientes informando que o show está acontecendo e é patrocinado pela empresa (marketing direto); mostrar o artista consumindo o produto durante o show (merchandising); levantar informações gerais sobre o consumidor por meio de pesquisas feitas no local (database marketing); fazer uma publicação sobre o evento (marketing editorial).

19 MARKETING CULTURAL Projeto cultural alinhado à filosofia da empresa; Melhorias percebidas no entorno; Projetos sustentáveis (que perdurem); Qualidade de vida, acessibilidade, democratização de acesso; Posicionamento: imagem associada à cultura Uso das ferramentas tradicionais do marketing (4 P s) e novas mídias (redes sociais, etc).

20 EXEMPLOS DE PROJETOS INCENTIVADOS EM BIBLIOTECAS Biblive software de catalogação 1º LER Leitura, Escrita, Riqueza (RS)

21 BIBLIVRE

22 LER LEITURA, ESCRITA, RIQUEZA

23 ALGUMAS DICAS 1. Elaborar projetos alinhados às regras do editais e das leis de incentivo; 2. Elaborar planilhas orçamentárias coerentes; 3. Ter objetivos consistentes e executáveis; 4. Ter sempre em mente o público-alvo a ser atingido e qual a importância do projeto para ele; 5. Observar as alterações na legislação; 6. Buscar capacitação e parcerias.

24 OBRIGADA! Andréia Wojcicki Ruberti

OABSP. Temas Jurídicos do Terceiro Setor

OABSP. Temas Jurídicos do Terceiro Setor OABSP Temas Jurídicos do Terceiro Setor Incentivos fiscais Flavia Regina de Souza Oliveira Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados Títulos concedidos pelo Poder Público Título de Utilidade

Leia mais

Lei Nacional de Incentivo à Cultura

Lei Nacional de Incentivo à Cultura Lei Nacional de Incentivo à Cultura Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991 Sancionada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 13/2018

NOTA TÉCNICA Nº 13/2018 NOTA TÉCNICA Nº 13/2018 Brasília, 19 de abril de 2018 ÁREA: CULTURA E JURÍDICO TÍTULO: Lei Rouanet: como os Municípios podem oportunizar a realização de projetos culturais por meio do mecanismo de incentivo

Leia mais

Lei 8.313/ Lei Rouanet. Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda

Lei 8.313/ Lei Rouanet. Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda Lei 8.313/1991 - Lei Rouanet Lei federal de incentivo à cultura Como investir em projetos culturais usando o Imposto de Renda Lei 8.313/1991 - Lei Rouanet Objetivos: I. facilitar, a todos, os meios para

Leia mais

ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO

ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO ANEXO I DO TERMO DE COMPROMISSO CULTURAL PLANO DE TRABALHO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E DO PROPONENTE 1.1 Entidade Cultural Proponente: CNPJ da Entidade: 1.2 Título do Projeto: 2 OBJETO 2.1 Definição do

Leia mais

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura

Lei Rouanet. Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet Incentivos Fiscais para a Cultura Lei Rouanet - Lei 8.313/91 A Lei Rouanet (Lei 8.313/1991), instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), cuja finalidade é a captação e canalização

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 33/2017

NOTA TÉCNICA Nº 33/2017 NOTA TÉCNICA Nº 33/2017 Brasília, 3 de outubro de 2017. ÁREA: CULTURA E JURÍDICO TÍTULO: Lei Rouanet: como os Municípios podem oportunizar a realização de projetos culturais por meio do mecanismo de incentivo

Leia mais

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos

Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos Lei Rouanet: Tipos e segmentos de projetos aceitos por Samir Selman Jr. De uma maneira geral, a Lei Rouanet foi criada para estimular a cultura nacional, como já detalhamos em outros artigos, como em "A

Leia mais

Passo a passo do investidor Para a Lei Rouanet Audiovisual Audiovisual Resumo das Leis de Incentivo à Cultura...

Passo a passo do investidor Para a Lei Rouanet Audiovisual Audiovisual Resumo das Leis de Incentivo à Cultura... 2 SUMÁRIO EXECUTIVO Passo a passo do investidor Para a Lei Rouanet........... 04 Passo a passo do investidor Para o Artigo 1 da Lei do Audiovisual........... 05 Passo a passo do investidor Para o Artigo

Leia mais

Gestão de Marketing Institucional e Cultural

Gestão de Marketing Institucional e Cultural Gestão de Marketing Institucional e Cultural Descubra as possibilidades que sua empresa pode realizar com a gestão de marketing institucional e cultural, sem nenhum custo e com total retorno do investimento

Leia mais

Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete)

Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete) Curso de Gestão Cultural em Cidades do Interior Paulista código 12986 Prof e Coordenador - Edemilson José do Vale (Sete) curso@sethassessoria.com - www.sethassessoria.com www.agcip.org.br Elaboração de

Leia mais

FONTES DE FINANCIAMENTO CULTURAIS NOVEMBRO 2008

FONTES DE FINANCIAMENTO CULTURAIS NOVEMBRO 2008 FONTES DE FINANCIAMENTO CULTURAIS NOVEMBRO 2008 1 Conceito de Financiamento Público da Cultura Conjunto de ofertas governamentais e não governamentais de recursos para a concretização de produção cultural

Leia mais

PRONAC: Festival Cultural Musicando Talentos

PRONAC: Festival Cultural Musicando Talentos PRONAC:163450 Festival Cultural Musicando Talentos Introdução Esse material tem o objetivo de apresentar aos interessados a proposta cultural Festival Cultural - Musicando Talentos a ser executada no ano

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações importantes para o Contador da Empresa

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações importantes para o Contador da Empresa Informações importantes para o Contador da Empresa É a lei que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura PRONAC, visando à captação de recursos para investimentos em projetos culturais. As pessoas

Leia mais

EDIÇÃO Nº 230 QUINTA - FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2011 GABINETE DA MINISTRA

EDIÇÃO Nº 230 QUINTA - FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2011 GABINETE DA MINISTRA EDIÇÃO Nº 230 QUINTA - FEIRA, 1 DE DEZEMBRO DE 2011 GABINETE DA MINISTRA PORTARIA Nº 116, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011 (com atualizações da Portaria nº 5 de 26/01/2012 DOU de 30/01/2012) Regulamenta os segmentos

Leia mais

Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS

Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS Soluções Culturais INCENTIVO FISCAL POR DENTRO DAS LEIS LEI ROUANET LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA LEI Nº 8131/91; LEI 9.874/99 E A MEDIDA PROVISÓRIA Nº 2228-1/2001 Soluções Culturais O que é? Neste

Leia mais

CONCENTRAÇÃO DOS RECURSOS CAPTADOS POR MEIO DO INCENTIVO FISCAL DA LEI ROUANET Área Técnica de Cultura/CNM Setembro de 2018

CONCENTRAÇÃO DOS RECURSOS CAPTADOS POR MEIO DO INCENTIVO FISCAL DA LEI ROUANET Área Técnica de Cultura/CNM Setembro de 2018 CONCENTRAÇÃO DOS RECURSOS CAPTADOS POR MEIO DO INCENTIVO FISCAL DA LEI ROUANET Área Técnica de Cultura/CNM Setembro de 2018 1. O mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet A Lei Federal 8.313/1991, mais

Leia mais

Por quê uma oficina de Projetos Culturais?

Por quê uma oficina de Projetos Culturais? Por quê uma oficina de Projetos Culturais? Introdução O Tipos de Financiamento: Leis de Incentivo (Rounet e Goiazes); Servem para captação de recursos junto à empresas para financiamento de projetos culturais

Leia mais

saiba como realizar seu projeto cultural com o incentivo da prefeitura Cultura Lei de Incentivo à

saiba como realizar seu projeto cultural com o incentivo da prefeitura Cultura Lei de Incentivo à saiba como realizar seu projeto cultural com o incentivo da prefeitura Lei de Incentivo à Cultura ENTENDENDO A LIC LEI DE INCENTIVO À CULTURA LIC - Lei de Incentivo à Cultura O QUE É A LEI? A Lei de Incentivo

Leia mais

LEI ROUANET. - Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do IRPJ devido. - (A empresa deve estar tributada com base no lucro real)

LEI ROUANET. - Abatimento de 100% do valor incentivado até o limite de 4% do IRPJ devido. - (A empresa deve estar tributada com base no lucro real) Leis de Incentivo LEI ROUANET Lei Federal de Incentivo à Cultura, regulamenta a renúncia fiscal do Imposto de Renda de empresas patrocinadoras de projetos culturais. Os Programas e Projetos da 3S Projetos

Leia mais

SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil

SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil SISTEMA DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA Visão Geral, Evolução e Perspectivas no Brasil Buenos Aires Argentina 13 de Agosto de 2004 Leis de Incentivo no Brasil 1. Leis Nacionais 1. Lei Rouanet (8313/91)

Leia mais

Incentivos Fiscais: Cultura. Marcelo de Aguiar Coimbra mcoimbra@cfaadvogados.com.br

Incentivos Fiscais: Cultura. Marcelo de Aguiar Coimbra mcoimbra@cfaadvogados.com.br Incentivos Fiscais: Cultura Marcelo de Aguiar Coimbra mcoimbra@cfaadvogados.com.br Data 28 de Outubro de 2008 Curriculum Vitae Graduado e Mestre em Direito pela USP/Doutorando pela Universidade de Colônia,

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VIII, da Constituição,

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VIII, da Constituição, Decreto n.º 3.548, de 21 de julho de 2000 Promulga o Acordo de Cooperação Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argentina, celebrado em Brasília, em 10 de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

O que é. O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal

O que é. O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal O que é O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal PROPONENTES PESSOA FÍSICA PESSOA JURÍDICA Devem ser residentes do

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações Importantes para o Empresário Patrocinador

PROGRAMA DE APOIO AO INCENTIVO: P.A.I ( Lei Rouanet) Informações Importantes para o Empresário Patrocinador Informações Importantes para o Empresário Patrocinador Se sua empresa deseja Patrocinar um dos projeto culturais, aprovados pelo Ministério da Cultura por meio por da Lei Rouanet. Isso significa que como

Leia mais

A LEI ROUANET ÀS VÉSPERAS DA MAIORIDADE. PALAVRAS-CHAVE: Lei Rounet, incentivo, captação de recursos, concentração regional e setorial dos recursos.

A LEI ROUANET ÀS VÉSPERAS DA MAIORIDADE. PALAVRAS-CHAVE: Lei Rounet, incentivo, captação de recursos, concentração regional e setorial dos recursos. A LEI ROUANET ÀS VÉSPERAS DA MAIORIDADE Fabio Sá Earp * George Kornis ** Perla Sobrino Joffe *** RESUMO: O texto apresenta estudos sobre o desempenho da Lei Rouant, com foco no impacto dos incentivos fiscais

Leia mais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais

Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais 13 de maio de 2014 Desafios das Políticas de Incentivo Apoiar projetos culturais produzidos por artistas e produtores mineiros; Promover a descentralização

Leia mais

Alterado pela Lei 1194/11

Alterado pela Lei 1194/11 Alterado pela Lei 1194/11 LEI Nº 1095, DE 07 DE JUNHO DE 2010. Dispõe sobre o Programa Municipal de Incentivo à Cultura, previsto no artigo 98 da Lei Orgânica do Município. A CÂMARA MUNICIPAL DE PINHAIS,

Leia mais

É Simples e Não Tem Custos

É Simples e Não Tem Custos INVESTIR EM CULTURA É Simples e Não Tem Custos TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA PATROCINAR PROJETOS NA LEI ROUANET 1 SUMÁRIO Direção Cultura 3 Investir em Cultura Antoine Kolokathis 4 Afinal, o que é

Leia mais

EDITAL: CORRENTE DO BEM 2017 SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS, INCENTIVADOS PELA LEI DE INCENTIVO À CULTURA ARTIGO 18 CORRENTE DO BEM

EDITAL: CORRENTE DO BEM 2017 SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS, INCENTIVADOS PELA LEI DE INCENTIVO À CULTURA ARTIGO 18 CORRENTE DO BEM EDITAL: CORRENTE DO BEM 2017 SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS, INCENTIVADOS PELA LEI DE INCENTIVO À CULTURA ARTIGO 18 CORRENTE DO BEM 2 0 1 7 mg EDITAL CORRENTE DO BEM 2017 Seleção de projetos culturais,

Leia mais

Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais

Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais A B B C Projetos Culturais, Esportivos e Sociais: como aproveitar melhor os incentivos fiscais MARCELO DE AGUIAR COIMBRA Graduado e Mestre em Direito pela USP/Doutorando pela Universidade de Colônia, Alemanha.

Leia mais

CAPA CARTILHA LEI ROUANET

CAPA CARTILHA LEI ROUANET CARTILHA LEI ROUANET INTRODUÇÃO Esta cartilha tem por objetivo orientar e auxiliar proponentes a elaborarem e executarem projetos que sejam viabilizados através da Lei de Incentivo à Cultura, também chamada

Leia mais

O Incentivo Fiscal, também chamado de Renúncia Fiscal ou Mecenato, é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural.

O Incentivo Fiscal, também chamado de Renúncia Fiscal ou Mecenato, é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Criada em 1991, a Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como a Lei Rouanet (8.313/91) é conhecida por sua política de incentivos fiscais para projetos e ações culturais. Por meio dela, cidadãos (pessoa

Leia mais

AM Ofício nº 71 MA/SM Santa Maria/RS, 14 de novembro de 2018.

AM Ofício nº 71 MA/SM Santa Maria/RS, 14 de novembro de 2018. ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA RS Brasil Gabinete do Arcebispo Metropolitano CNPJ: 95.615.266/0001-55 Rua Silva Jardim, 2029 Centro Caixa Postal, 17 97001-970 Santa Maria RS Fone: (55) 3221-2598 E-mail: bispado@terra.com.br

Leia mais

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade

Museu Farmaco Hospitalar do Imperial Hospital de Caridade Museu Farmaco Hospitalar do Florianópolis / SC Etapa de Restauração do Antigo Casarão da Fundação Senhor dos Passos e desenvolvimento do Plano Museológico RESUMO DO PROJETO O projeto prevê a estruturação

Leia mais

OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA LEI ROUANET

OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA LEI ROUANET OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA LEI ROUANET Igor EDUARDO 1 RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar a Lei 8.313/91, conhecida popularmente como Lei Rouanet, e discorrer sobre seus benefícios e malefícios

Leia mais

Formulário de Apresentação de Projeto Cultural. Identificação do Projeto. Resumo do Projeto. Objetivos. Justificativa. Etapas de Trabalho

Formulário de Apresentação de Projeto Cultural. Identificação do Projeto. Resumo do Projeto. Objetivos. Justificativa. Etapas de Trabalho Formulário de Apresentação de Projeto Cultural Identificação do Projeto Resumo do Projeto Objetivos Justificativa Etapas de Trabalho Acessibilidade Democratização do Acesso Realização do Projeto Data do

Leia mais

Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres. Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados

Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres. Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados Incentivos Fiscais Como incentivar? Incentivos fiscais para doações livres Incentivos fiscais para doações/patrocínio a projetos chancelados Incentivos fiscais para doações a fundos públicos Incentivos

Leia mais

Principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei Rouanet,

Principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei Rouanet, LEI ROUANET Principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei Rouanet, como é conhecida a Lei 8.313/91, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). O nome Rouanet remete a seu criador,

Leia mais

Captação de Recursos

Captação de Recursos ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE ITÁ Praça Dr. Aldo Ivo Stumpf, 100 - Fone (49) 3458-9500. CEP: 89760-000 ITÁ Santa Catarina E-mail: ita@ita.sc.gov.br - site: www.ita.sc.gov.br Captação de Recursos

Leia mais

RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017

RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017 RESOLUÇÃO SMF Nº 020, de 10 de outubro de 2017 Dispõe sobre procedimentos e exigências relativos ao controle de responsabilidade da Secretaria Municipal de Fazenda, necessários para a concessão de incentivos

Leia mais

Criada em 1999 em Campinas, a Direção Cultura Produções. principalmente empresas, artistas e entidades do terceiro setor.

Criada em 1999 em Campinas, a Direção Cultura Produções. principalmente empresas, artistas e entidades do terceiro setor. Histórico Criada em 1999 em Campinas, a Direção Cultura Produções realiza projetos em diversificados setores, atendendo principalmente empresas, artistas e entidades do terceiro setor. Em 2010 abriu escritório

Leia mais

Sistema Nacional de Cultura

Sistema Nacional de Cultura Sistema Nacional de Cultura O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre os entes federados e a sociedade civil. Seu principal objetivo

Leia mais

* V. Dec /2006 (Regulamenta a Lei 8.313/1991 e estabelece sistemática de execução do Programa Nacional de Apoio à Cultura PRONAC).

* V. Dec /2006 (Regulamenta a Lei 8.313/1991 e estabelece sistemática de execução do Programa Nacional de Apoio à Cultura PRONAC). LEI 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991 Restabelece princípios da Lei 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura PRONAC e dá outras providências. * V. Dec. 5.761/2006 (Regulamenta

Leia mais

LEI ROUANET Financiamento Público da Cultura Brasileira

LEI ROUANET Financiamento Público da Cultura Brasileira LEI ROUANET Financiamento Público da Cultura Brasileira Balaio do Patrimônio 2013 Belém - PA, 22 de agosto de 2013 Programa Nacional de Apoio à Cultura Mecanismos de Financiamento Segmentos Beneficiados

Leia mais

INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS

INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E ESPORTIVOS MARCONDES WITT Auditor-Fiscal e Delegado-Adjunto da Receita Federal do Brasil em Joinville I like to pay taxes, with them I buy civilization.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Regulamento Regulamento Mensagem de veto Texto compilado Restabelece princípios da Lei n 7.505,

Leia mais

Legislação federal de cultura no Brasil

Legislação federal de cultura no Brasil Legislação federal de cultura no Brasil Quadro atual da organização da cultura no país: Constituição Federal de 1988; Emenda Constitucional 48/2005: cria o Plano Nacional de Cultura; Emenda Constitucional

Leia mais

Thábatta Toscan dos Santos Especialista em Gestão de Negócios, Universidade Federal do Paraná

Thábatta Toscan dos Santos Especialista em Gestão de Negócios, Universidade Federal do Paraná Thábatta Toscan dos Santos thabatta_pamela@hotmail.com Especialista em Gestão de Negócios, Universidade Federal do Paraná Bárbara Malcut Felipe barbaramalcut@gmail.com Mestra em Educação e Comunicação,

Leia mais

Lei de Incentivo à Cultura Lei 8.313 de 1991

Lei de Incentivo à Cultura Lei 8.313 de 1991 LEI Nº. 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências O PRESIDENTE DA

Leia mais

INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS

INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS CULTURA PARA DESENVOLVER A Cultura promove o desenvolvimento humano, social e econômico de uma sociedade. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa incentivadora

Leia mais

a questão das leis de incentivo à cultura

a questão das leis de incentivo à cultura a questão das leis de incentivo à cultura 25/10/2004 Dia 25/10 - das 8h30 às 11h Tema: A questão das leis de incentivo à cultura Palestrante: Gilberto Gil Ministro da Cultura a questão das leis de incentivo

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOMBINHAS FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL DE CREDENCIAMENTO 02/2017 FMC

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE BOMBINHAS FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA EDITAL DE CREDENCIAMENTO 02/2017 FMC EDITAL DE CREDENCIAMENTO 02/2017 FMC A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas torna pública a abertura de Credenciamento de profissionais que irão compor a Comissão Especial de Avaliação de Projetos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO FUNDO NACIONAL DA CULTURA INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO

PROCESSO SELETIVO DO FUNDO NACIONAL DA CULTURA INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO PROCESSO SELETIVO DO FUNDO NACIONAL DA CULTURA INFORMAÇÕES GERAIS E DICAS DE PARTICIPAÇÃO O que é Edital do FNC? É um processo seletivo com objetivo de fomentar e incentivar ações da cultura brasileira

Leia mais

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA

3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA 3.1.8 POLÍTICA DE CULTURA A proposição de uma política de cultura na FURB remete a uma provocação presente no cenário nacional em repensar o papel da universidade como produtora e disseminadora de artes

Leia mais

Entendendo a Lei Rouanet

Entendendo a Lei Rouanet Entendendo a Lei Rouanet Em 04 etapas Carolina Bassin Advogada e Gestora Cultural ETAPA 01: O que um projeto e um produtor precisam ter para utilizar a Lei Rouanet Quem pode ser proponente? Pessoas físicas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 294/2008 Poder Executivo

PROJETO DE LEI Nº 294/2008 Poder Executivo DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA Porto Alegre, segunda-feira, 17 de novembro de 2008. 1 PROJETO DE LEI Nº 294/2008 Poder Executivo Institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Igrejinha, 28 de julho de 2015. Exmo Senhor. Josué da Rosa Francischetti Presidente da Câmara de Vereadores Nesta. Senhor presidente, Senhores vereadores: MENSAGEM APRESENTATIVA Na oportunidade em que

Leia mais

Porto Alegre, 6 de maio de 2013

Porto Alegre, 6 de maio de 2013 1! Porto Alegre, 6 de maio de 2013 Ministério da Cultura MinC Secretaria Executiva Gabinete da Ministra SEC SAV Funarte FBN ASPAR SPC SCDC Iphan Palmares CONJUR SEFIC SAI Ibram FCRB AECI Ancine DRI Representações

Leia mais

MANUAL DO PATROCINADOR Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016

MANUAL DO PATROCINADOR  Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 MANUAL DO PATROCINADOR www.manualdopatrocinador.com.br Conselho Regional de Contabilidade - SC 31/08/2016 Panorama Panorama Incentivo Fiscal Estímulos concedidos pelo governo, na área fiscal, para viabilização

Leia mais

FINANCIAMENTO DA CULTURA:

FINANCIAMENTO DA CULTURA: FINANCIAMENTO DA CULTURA: Questões básicas Profª Suzane Fernandes Belém/PA Agosto/2015 Agenda Desenvolvimento através da cultura Formas de financiamento Sistema municipal de financiamento à cultura Desenvolvimento

Leia mais

Leis de Incentivo à Cultura e normas incidentes.

Leis de Incentivo à Cultura e normas incidentes. Leis de Incentivo à Cultura e normas incidentes. CULTURA - Setor estratégico; Alternativa de investimento para países em desenvolvimento; - Papéis do Estado: - Desenvolvimento social; - Desenvolvimento

Leia mais

MÓDULO XVI INVESTINDO EM PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS

MÓDULO XVI INVESTINDO EM PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS MARKETING ESPORTIVO E CULTURAL EAD MÓDULO XVI INVESTINDO EM PROJETOS CULTURAIS E ESPORTIVOS Nesse módulo iremos trabalhar as vantagens das organizações em investir em marketing cultural, como o valor dos

Leia mais

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO

POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO POLÍTICA CULTURAL: BRASIL; SP; SÃO PAULO Antônio Eleilson Leite Flavia Landucci Landgraf São Paulo, novembro, 2015 Política cultural Nacional Sistema Nacional de Cultura E o fortalecimento do papel do

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura

1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 1.1.1 Plano de Desenvolvimento de Política Universitária de Cultura A proposição de uma Política de Cultura na FURB

Leia mais

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO Seguem abaixo orientações acerca do preenchimento do Formulário Eletrônico para inscrição no Edital de Seleção de Projetos Culturais Lei Rouanet 2015 para patrocínio

Leia mais

Ficha de Inscrição 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA. w w w. p r e m i o c u l t u r a v i v a. o r g. b r

Ficha de Inscrição 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA. w w w. p r e m i o c u l t u r a v i v a. o r g. b r 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA w w w. p r e m i o c u l t u r a v i v a. o r g. b r 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CULTURA VIVA N o da Iniciativa: (a ser preenchido pelo Cenpec) IMPORTANTE: Todas as perguntas devem

Leia mais

PASSO A PASSO PATROCÍNIO CULTURAL LEI ROUANET. produções

PASSO A PASSO PATROCÍNIO CULTURAL LEI ROUANET. produções PASSO A PASSO PATROCÍNIO CULTURAL LEI ROUANET produções A CULTURA NO BRASIL Os últimos dados do MINISTÉRIO DA CULTURA destacam que: - Apenas 14% dos brasileiros frequentam as salas de CINEMA; - 92% da

Leia mais

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR

SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR 2 SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR CARTILHA LEI ROUANET Apresentação Além de gerar empregos e renda, existem inúmeras outras possibilidades do empresário contribuir para o desenvolvimento social do país.

Leia mais

Expediente. Diretoria

Expediente. Diretoria CARTILHA MECENATO Saiba como doar parcela do imposto de renda a iniciativas reconhecidas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23/12/1991) Lei Rouanet Expediente O Manual Macenato da

Leia mais

PLANEJE SUA CARREIRA.

PLANEJE SUA CARREIRA. PLANEJE SUA CARREIRA. UTILIZE O INCENTIVO FISCAL, FOMENTE SUA ARTE E GERE NEGOCIOS PARA O MERCADO CULTURAL. VOCE É UM ARTISTA E TEM DIREITO DE BUSCAR SEU PATROCINADOR, VIA INCENTIVO FISCAL. LEI MUNICIPAL

Leia mais

apresenta Grupo Girino espetáculo

apresenta Grupo Girino espetáculo apresenta Grupo Girino espetáculo Apresentação MetaForMose é um espetáculo de teatro de bonecos que aborda a temática da metamorfose e das transformações e anseios da condição humana. O espetáculo é fruto

Leia mais

Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências.

Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991 Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Texto Atualizado

Leia mais

Comentários ao Projeto de Lei n.º 1.553/2011.

Comentários ao Projeto de Lei n.º 1.553/2011. Comentários ao Projeto de Lei n.º 1.553/2011. O projeto de lei em referência propõe a inclusão de novas modalidades de políticas públicas destinadas à promoção da cultura nacional na Lei de Federal de

Leia mais

Porto Alegre, 30 de janeiro de Ilmo(a). Sr.(a)

Porto Alegre, 30 de janeiro de Ilmo(a). Sr.(a) Porto Alegre, 30 de janeiro de 2009. Ilmo(a). Sr.(a) Ao cumprimentá-lo cordialmente, venho por meio desta, informar que as empresas CEEE-D e CEEE-GT, a partir de 06 de janeiro de 2009, aprovaram uma política

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador MOZARILDO CAVALCANTI I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador MOZARILDO CAVALCANTI I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 65, de 2012 (Projeto de Lei nº 1.263, de 2003, na origem), de autoria do Deputado Leonardo Monteiro,

Leia mais

LEI ROUANET Lei Rouanet, (até 4% para empresas tributadas com lucro real e até 6% para pessoas físicas)

LEI ROUANET Lei Rouanet, (até 4% para empresas tributadas com lucro real e até 6% para pessoas físicas) www.vesper.org.br LEI ROUANET A Lei Federal nr. 8.313 Lei Rouanet, uma das principais ferramentas de incentivo à cultura no Brasil, permite que o abatimento do imposto de renda (até 4% para empresas tributadas

Leia mais

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros. São Paulo 17 de Janeiro de 2018

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros. São Paulo 17 de Janeiro de 2018 TIC CULTURA 2016 Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Equipamentos Culturais Brasileiros São Paulo 17 de Janeiro de 2018 CGI.BR Comitê Gestor da Internet No Brasil NIC.BR

Leia mais

EDITAL DE INCENTIVO À CULTURA

EDITAL DE INCENTIVO À CULTURA EDITAL DE INCENTIVO À CULTURA O presente edital dispõe acerca do regulamento para a seleção de projetos culturais, aprovados pela Fundação Franklin Cascaes, para realização de contribuições financeiras

Leia mais

PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura

PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização

Leia mais

Incentivo Fiscal. Uma abordagem sobre a sua utilização em projetos sociais. PJW

Incentivo Fiscal. Uma abordagem sobre a sua utilização em projetos sociais. PJW Incentivo Fiscal Uma abordagem sobre a sua utilização em projetos sociais. PJW Objetivo Conhecer as principais leis de incentivo fiscal e sua utilização com foco em ações sociais. Compreender as dificuldades

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991. Texto Atualizado Restabelece princípios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional

Leia mais

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS, CULTURAIS E ESPORTIVAS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS E DIVERSIDADE

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS, CULTURAIS E ESPORTIVAS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS E DIVERSIDADE DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS, CULTURAIS E ESPORTIVAS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS CULTURAIS E DIVERSIDADE EDITAL N. 51, Instituto Federal Fluminense, de 29 de março de 2017 PROCESSO

Leia mais

Consultoria Projetos Incentivados Recursos Públicos ao Esporte

Consultoria Projetos Incentivados Recursos Públicos ao Esporte Consultoria Projetos Incentivados Para refletir... A LIE pode ser uma armadilha para quem se aventurar a usá-la A maior dificuldade dos Clubes será na execução Eles costumam ter muita dificuldade de comprovar

Leia mais

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo -

Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Estado de São Paulo - PUBLICADO (A) NO JORNA' BO&IIM _l)o MUNICiP : L E I No 9.069, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013. N'.G.%. de.l~l.l~i./.::3. Institui o Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos, vinculado à Fundação Cultural

Leia mais

UNIMED NATAL CULTURAL 2016

UNIMED NATAL CULTURAL 2016 UNIMED NATAL CULTURAL 2016 APRESENTAÇÃO A Unimed Natal Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico abre seleção para inscrições de projetos culturais incentivados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão

Leia mais

Leis de Incentivo à Cultura. Área de Música 12:13

Leis de Incentivo à Cultura. Área de Música 12:13 Leis de Incentivo à Cultura Área de Música Cláudio Urgel claudiourgel@musica.ufmg.br Principais Finalidades Criar um instrumento de política cultural Apoiar uma área que necessita de recursos para crescer

Leia mais

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017

NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 1 REGULAMENTO NOVO EDITAL NATURA MUSICAL 2017 Índice 3 Sobre o Natura Musical 4 Categoria: Lançamento de Novos Trabalhos 5 Critérios de seleção 6 Informações

Leia mais

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso.

ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/ SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. ANEXO VI DO EDITAL Nº 01/2018 - SECULT/SEPLAG, DE 29/06/2018 Programa das disciplinas integrantes das Provas Objetivas da 1ª fase do Concurso. Língua Portuguesa - Conhecimentos Básicos (para todos os cargos)

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2010 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 00 Projetos 375 Total de Projetos por Fase de Seleção 0 Total de Projetos por Linha de Atuação / Setor - por Fase de Seleção 65 964 360 384 446 4 7 77 44 7 5 6 0 AUDIOVISUAL

Leia mais

Transformação social através da música. Relatório de Atividades 2016 VERSÃO RESUMIDA

Transformação social através da música. Relatório de Atividades 2016 VERSÃO RESUMIDA Transformação social através da música Relatório de Atividades 2016 VERSÃO RESUMIDA QUEM SOMOS F undada em 10 de agosto de 1985, em Moji Mirim, no interior do Estado de São Paulo, a Lyra Mojimiriana mantém

Leia mais

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS

O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O TRABALHO POR LINHAS PROGRAMÁTICAS O ano de 1999 foi um piloto para a classificação das ações de extensão segundo as linhas programáticas que já foram divulgadas e estão disponíveis para consulta no Sistema

Leia mais

MANUAL DO PATROCINADOR

MANUAL DO PATROCINADOR MANUAL DO PATROCINADOR Neste manual você irá encontrar informações sobre os serviços que o trevo criativo oferece aos patrocinadores, além de informações sobre o funcionamento e benefícios das leis de

Leia mais

EDITAL 005/ 2017 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA INCENTIVO FISCAL

EDITAL 005/ 2017 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA INCENTIVO FISCAL EDITAL 005/ 2017 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA INCENTIVO FISCAL PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI SECRETARIA MUNICIPAL DAS CULTURAS FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA MUNICIPAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 002/2016

RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 002/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA Nº 002/2016 Aprova o Regimento Interno do Centro Cultural UFG. O CONSELHO GESTOR DA REGIONAL GOIÂNIA

Leia mais