Aula de março A montagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula de março A montagem"

Transcrição

1 Aula de março A montagem Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. A montagem. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, p Filmografia para exercício prático: O dia em que Dorival encarou a guarda; Jorge Furtado e José Pedro Goulart; roteiro de Giba Assis Brasil, José Pedro Goulart, Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo; 35 mm, 14 min, cor, 1986 (Brasil).

2 Cinema, a linguagem das imagens O cinema não era pensado em termos de linguagem até a década de 20, quando, compreendendo o filme como algo que comunica um sentido e, logo, o cinema como um meio de comunicação, chegou-se à idéia de que o cinema era uma linguagem. Uma idéia ainda muito vaga, que começou a ser desenvolvida com o formalismo soviético, movimento teóricoprático que teve como nome mais conhecido Sergei Mikhailovitch Eisenstein. No centro desse pensar sobre o cinema, e desse experimentar e fazer cinema, estava a montagem. Segundo MARTIN (2003), [...] a montagem é a organização dos planos de um filme em certas condições de ordem e de duração (p. 132). A partir dessa definição, usada quase que universalmente pelos teóricos modernos, AUMONT (1995) pensa no(s) objeto(s) da montagem o plano é uma 'unidade (empírica) de montagem' (p. 55), e suas modalidades a justaposição (de elementos hetero ou homogêneos), a organização (sucessibilidade ou contigüidade) e duração. A montagem, para esse autor, [...] trata do relacionamento de dois ou muitos elementos (da mesma natureza ou não), esse relacionamento produzindo este ou aquele efeito particular não contido em nenhum dos elementos iniciais tomados isoladamente (p. 61, grifo meu). Uma definição ampliada da montagem, então, para AUMONT (1995) é [...] o princípio que rege a organização de elementos fílmicos visuais e sonoros, ou de agrupamentos de tais elementos, justapondo-os, encadeando-os e/ou organizando sua duração (p. 62, grifo meu).

3 Narrativa e expressão A grande maioria dos autores irá concordar em diferenciar as funções narrativas e expressivas da montagem. A primeira, dada como principal, diz respeito à natureza narrativa da montagem. Os elementos da ação são encadeados pela montagem por relação de causalidade ou temporalidade diegética (AUMONT, 1995). É a montagem narrativa, portanto, que vai garantir ao filme sua vocação de contar histórias, e pode ser reduzida até o mínimo necessário para que o drama seja compreendido pelo espectador (ex.: Festim Diabólico, de Alfred Hitchcock, 1948) 1. Já a montagem expressiva tem como principal objetivo exprimir sentimento ou idéia por uma operação simples de justaposição de planos em conflito. A isso se dá o nome de montagem de choque ou, como queria Eisenstein, montagem dialética 2. Mais além dessas duas funções de montagem, AUMONT (1995) define o que seria a montagem produtiva, a partir do teórico Béla Balázs, como sendo aquela de onde o sentido é apreendido apesar de as imagens não o mostrarem isoladamente. Três funções específicas podem delinear o que seria a montagem: 1. a função Sintática (ligação/disjunção; alternância/linearidade); 2. a função Semântica (que diz respeito à produção de sentidos, sejam denotativos ou conotativos); 3. a função Rítmica (rítmos plásticos ou temporais). 1 Ao mesmo tempo que faz um filme virtualmente em plano seqüência (Festim Diabólico), Hitchcock também é capaz de virtuosismos de outro extremo, como quando faz apenas uma cena, a famosa cena do chuveiro de Psicose (1960), a qual tem nada menos que 90 planos e 70 posições diferentes de câmera orquestrados em ínfimos 45 segundos. 2 Denominação que tem profundo sentido político, uma vez que o cinema dos formalistas soviéticos estava estreitamente vinculado a sua luta socialista, com base marxista muito forte e, portanto, herdeira do materialismo dialético de Karl Marx. Um interessante resumo sobre isso pode ser encontrado em <

4 Figura 1: Festim Diabólico (Hitchcock, 1958): "plano-seqüência", narratividade e expressão

5 Figura 2: Psicose (Hitchcock, 1960): a famosa cena do chuveiro, seus 90 planos, 70 posições de câmera e 45 segundos

6 Figura 3: Set de filmagem de Festim Diabólico

7 Tipos de montagem Vários teóricos e mesmo cineastas pensaram a montagem de forma sistemática e profunda. MARTIN (2003) e AUMONT (1995) utilizam principalmente as sistematizações de Balázs, de Eisenstein e de Vsevolod Pudovkin. Para Balázs (ver MARTIN, 2003, p. 147), a montagem pode ser dividida em: Ideológica (aquela que cria uma idéia); Metafórica; Poética; Alegórica; Intelectual; Rítmica (musical); Formal (que opõe formas visuais); Subjetiva (câmera subjetiva). Já Pudovkin (ainda segundo MARTIN, 2003, p. 147) a definia por suas funções de: Contraste/Antítese; Paralelismo; Simbolismo/Analogia; Sincronismo; Leitmotiv (tema, algo recorrente na duração do filme e que objetiva criar efeito ou produzir sentido afetivo em suas inserções). Eisenstein, no entanto, é quem sintetiza e sistematiza de forma mais precisa e abrangente a montagem, na opinião de MARTIN: Métrica (baseada na duração dos planos); Rítmica (baseada no movimento da cena e também na duração dos planos, e tem relação com a atenção); Tonal (baseada no tom do plano, em sua tonalidade emocional); Harmônica (harmônica de acordo com a dominante afetiva do filme em sua totalidade); Intelectual (aquela que combina tonalidades e afetos, bem como idéias, para produzir efeito de reflexão na consciência do espectador esta modalidade é potencializada em seus usos políticos).

8 A opacidade e a transparência A montagem dividiu teóricos e críticos principalmente entre duas tendências principais. Aqueles que, como Eisenstein, consideravam-na essencial em um filme serão os que levantarão a bandeira da opacidade. Por outro lado, a tendência da transparência, da qual o nome forte é André Bazin, tem por base uma crítica à montagem ( montagem proibida! ), a qual deveria, no máximo, ficar restrita a sua função narrativa. Segundo Bazin, a montagem deveria ser usada apenas com o objetivo de representar realisticamente o mundo. Ambos os sistemas teóricos, antagônicos, possuem uma lógica interna extremamente coesa na qual a montagem é o centro. Vejamos: O cinema transparente de André Bazin dois pressupostos perpassam esse sistema teórico: 1. o real é ambíguo por natureza e portanto nenhum sentido a priori lhe deve ser imputado (pela montagem); 2. o cinema deve reproduzir o real (essa é sua vocação), ou seja, um filme deve conter representações tão ambúguas quanto o real ou, quando isso não for possível, fazer todos os esforços para aproximar-se disso. Assim, ao falar da montagem proibida, Bazin diz que é específico do cinema o respeito fotográfico da unidade da imagem. Destaco aqui dois eixos que, segundo AUMONT (1995), descrevem a concepção baziniana do cinema com relação à montagem: a) a montagem é proibida (interdita) quando a essência de um evento depender da simultaneidade de duas ou mais ações; b) a montagem, nos outros casos, deverá ser tão escondida quanto possível, mostrando apenas os eventos como o são na realidade (aqui temos a famosa noção de transparência do discurso fílmico e, atrelada a ela, a idéia do filme como uma janela aberta para o mundo), ou seja, os eventos reais em sua continuidade. Para a teoria baziniana, a montagem deve existir apenas na passagem de um plano ao outro. Quando mais longo for o plano, mais da realidade será mostrado naquele pedaço de filme. Mais realidade em menos planos seria a idéia de respeito ao real que o cinema deveria manter como norte. A profundidade de campo maior também serviria aos propósitos desse cinema sobre o qual Bazin teorizou. Cidadão Kane (Orson Welles, 1941) acaba se tornando, por isso, um filme-chave para suas teorizações, a despeito de a profundidade de campo ser usada por Welles para produzir efeitos de montagem.

9 Figura 4: Kane velho e a repetição nos espelhos

10 Figura 5: profundidade de campo grande em Cidadão Kane: efeito de montagem

11 Figura 6: truque garante um efeito de montagem em apenas um plano (Cidadão Kane)

12 O cinema opaco de Eisenstein e a cine-dialética Eisenstein recusa a idéia de que possa existir um real no qual um único sentido exista e que seja intocável. AUMONT (1995) dirá que para esse cineasta e teórico, o real simplesmente não interessava se dele não se pudesse produzir sentido (ou se a ele não se pudesse atribuir um sentido). Não é a reprodução do real que interessa a Eisenstein, mas uma reconstrução dele, uma reflexão do (e sobre o) real sobre a qual se atribua juízo ideológico. O critério de Eisenstein para definir a verdade era a conformidade do discurso fílmico com o materialismo dialético e histórico. Se existe para Bazin um critério de verdade, ele está incluído no próprio real: isto é, ele baseia-se, em última instância, na existência de Deus (AUMONT, 1995, p. 79). O filme, para o teórico soviético, é um discurso articulado e a montagem serve a isso. Eisenstein define a unidade fílmica como um fragmento (Bazin a definia como o plano). Muitas vezes esse fragmento corresponderá ao plano, mas não necessariamente. Esse fragmento é uma unidade de discurso e, portanto, o que o define é uma idéia no sentido mais amplo do termo, e não somente o espaço físico e técnico do plano. A produção de sentido no sistema teórico eisensteiniano se dá pelo encadeamento dos fragmentos pelo conflito (ou choque). A montagem, nesse sentido, não funciona pela colagem de fragmentos em seqüência. O sentido nasce do choque entre fragmentos. Segundo o sistema eisensteiniano, os conflitos podem ser, por exemplo, gráficos, de volume, espaciais, de iluminação, rítmo, entre objeto e enquadramento, entre evento e temporalidade, etc. O som, para a teoria da montagem de Eisenstein, está em pé de igualdade com a imagem, e seu discurso pode reforçar, contradizer ou simplesmente ser paralelo com relação ao discurso da imagem. A isso se dá o nome de contraponto audiovisual. Tudo isso é considerado por Eisenstein como parte de uma tarefa maior do cinema, que é a de modelar o espectador. A opacidade, conceito usado para definir o sistema desse cineasta e teórico, é explicada pelo fato de que Eisenstein nega a idéia de janela para o mundo e acredita na interferência ideológica do realizador na imagem para que ela produza um sentido e, acima de tudo, para que ela articule um discurso. Ao contrário de Bazin, que acreditava na realidade, Eisenstein acreditava na imagem.

13 Figura 7: em Outubro (Sergei Eisenstein, ), a montagem que cria o sentido de coroação

14 Figura 8: Kerenski e o pavão: Soberba!

15 Figura 9: Kerenski comparado a Napoleão

16 Figura 10: Tempos Modernos (Charles Chaplin, 1936) e os trabalhadores como gado

17 * A montagem ideológica ou intelectual e a narrativa Evidenciando e criando relações entre eventos, personagens ou objetos, a montagem pode ser intelectual. Cinco aspectos podem ser articulados nesse tipo de montagem, segundo MARTIN (2003, p. 153): 1. O tempo construindo as noções de anterioridade, simultaneidade e posterioridade; 2. Lugar situação da imagem em um espaço específico; 3. Causa; 4. Conseqüência; 5. Paralelismo aproximação simbólica entre idéias por meio de analogia ou contraste e, dentro dessas possibilidades, de metáforas por aproximação gráfica entre fragmentos paralelos. Já a montagem narrativa serve para relatar o desenrolar de acontecimentos. Pode ser de quatro tipos, para MARTIN (2003, p ): linear (ordem lógica e cronológica); montagem invertida (como a subversão do tempo em Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, 1994); alternada; paralela.

Aula de março O cinema como representação visual e sonora

Aula de março O cinema como representação visual e sonora Aula 2. 11 de março O cinema como representação visual e sonora Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas:

Leia mais

23 de setembro. metáfora e símbolo

23 de setembro. metáfora e símbolo 23 de setembro metáfora e símbolo O SIGNIFICADO A significação de uma imagem no cinema depende tanto da criação do realizador quanto da imaginação do espectador. O espectador tem tanto poder nisso porque,

Leia mais

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

Aula de março A câmera que conta histórias

Aula de março A câmera que conta histórias Aula 4. 25 de março A câmera que conta histórias Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus,

Leia mais

Sergei Eisenstein: a dialética cinematográfica no filme Outubro (1927)1.

Sergei Eisenstein: a dialética cinematográfica no filme Outubro (1927)1. UNICENTRO, Guarapuava/PR 17 e 18 de junho de 2010 Sergei Eisenstein: a dialética cinematográfica no filme Outubro (1927)1. MATOS, Daniel Ivori. Mestrando. UNIOESTE PR. RESUMO O presente estudo teve como

Leia mais

SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA

SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA SEMINÁRIO DE TEORIA DO CINEMA EQUIPE: ALENCAR CERQUEIRA ERICA CRISTINA JEFFERSON CONCEIÇÃO PEDRO MAIA RICARDO SENA DOCENTE: RITA LIMA SEMIOLOGIA NO CINEMA - Christian Metz e a semiologia do cinema - A

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max

O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max Fernanda Melo Terra 1 Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a animação Mary e Max de acordo com os conceitos de montagem escritos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: COMUNICAÇÃO PUBLICIDADE E PROPOAGANDA 2. Código: 3.Modalidade(s): Bacharelado x Licenciatura

Leia mais

PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO

PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO A HIPERMÍDIA É UM NOVO A HIPERMÍDIA É UM NOVO PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO O texto identifica e organiza os elementos constitutivos da roteirização de produções audiovisuais como o cinema ou a televisão, e

Leia mais

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG, p.

LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG, p. LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: UFMG, 2005. 276 p. O conceito de montagem audiovisual surgiu, efetivamente, por intermédio dos representantes da escola russa

Leia mais

Devaneio 1 RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: audiovisual; animação; stop motion; portabilidade musical. 1 INTRODUÇÃO

Devaneio 1 RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: audiovisual; animação; stop motion; portabilidade musical. 1 INTRODUÇÃO Devaneio 1 Aurea EVERTON 2 Danilo FERNANDES 3 Gustavo Henrique SAMPAIO 4 Ítalo Vinicius LIMA 5 Leonardo David MOTA 6 Márcio Leonardo MONTEIRO 7 Túlio Figueiredo PRATA 8 Universidade Federal do Maranhão,

Leia mais

Vejamos alguns elementos importantes neste aprendizado de como comunicar-se por meio de imagens.

Vejamos alguns elementos importantes neste aprendizado de como comunicar-se por meio de imagens. 1 A linguagem audiovisual: o pensar por imagens Para construir um vídeo em linguagem audiovisual é necessário prestar atenção à especificidade deste tipo de narrativa. Mas como construir esta linguagem?

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Cinema e audiovisual Departamento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (1.º ano) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DRAMÁTICA / TEATRO. INTERPRETAÇÃO E Identifica, em manifestações performativas, personagens,

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 Perfil de Aprendizagens Bloco 1 PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Lançar e receber uma bola com cada uma

Leia mais

Apenas Corpos que Trabalham¹. Leandro Palauro ALVES² Oliver MANN³ Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP

Apenas Corpos que Trabalham¹. Leandro Palauro ALVES² Oliver MANN³ Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP Apenas Corpos que Trabalham¹ Leandro Palauro ALVES² Oliver MANN³ Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP RESUMO A sociedade capitalista em que vivemos influi diretamente na maneira como nos

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010 ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA Planificação ano lectivo 2009/2010 Prof. Adriana Rocha 1º Período CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2017/ 2018 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2017/2018 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade

EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade EDUCAÇÃO VISUAL 2016/ 2017 ANO: 5 º de Escolaridade ANO: 5º EDUCAÇÃO VISUAL Plano Anual Ano letivo: 2016/2017 DOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO RESULTADOS PRETENDIDOS CONTEÚDOS Técnica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS PROJETO DE MONITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS PROJETO DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE MONITORIA DEPARTAMENTO INTERDISCIPLINAR DE RIO DAS OSTRAS 1. TÍTULO: PROJETO DE MONITORIA MONITORIA EM FUNDAMENTOS DO AUDIOVISUAL 1.1 - O projeto é um desenvolvimento

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Escola Artistica Soares dos Reis

Escola Artistica Soares dos Reis Escola Artistica Soares dos Reis PLANIFICAÇÃO ANUAL Disciplina Imagem e som B 11º Ano Ano lectivo 2011/12 Joana Castelo TEMAS/CONTEÚDOS METODOLOGIA Unidades lectivas 1ª Periodo I COMUNICAÇÃO E CULTURA

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5.º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos: EDUCAÇÃO VISUAL Técnica T5 - Distinguir características

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017

Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 150320 EDUCAÇÃO VISUAL 2º CICLO PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º ANO 2016/2017 Metas Curriculares- Domínios de referência Objetivos Descritores de desempenho Conteúdos Atividades/

Leia mais

Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade

Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade Aula 6. 8 de abril A narrativa documental e a percepção da realidade Bibliografia requisitada: VERNET, Marc. Cinema e narração. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995.

Leia mais

Planificação a longo prazo

Planificação a longo prazo Planificação a longo prazo Ano letivo 2015/2016 2º Ciclo do ensino básico Área curricular: Educação Visual Ano de escolaridade: 5ºAno Conteúdos Objetivos Gerais Descritores de desempenho Avaliação Materiais

Leia mais

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO Através de uma reflexão realizada a partir dos elementos fotográficos que,

Leia mais

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Prof. André Galvan Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa

Leia mais

Significados da Informação no Audiovisual: o início de um diálogo 1

Significados da Informação no Audiovisual: o início de um diálogo 1 Significados da Informação no Audiovisual: o início de um diálogo 1 Uma imagem fotográfica Ronni Santos Oliveira Professor e consultor em Informação Audiovisual Bacharel em Biblioteconomia pela ECA/USP

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E FÍSICO MOTORAS (1.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: 2017/01 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades

Leia mais

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Cinema e a Literatura como base de um Projecto Eucativo André Mantas Educação pelos Media A Educação

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

A Montagem Transparente em Isadora.Orb - A Metáfora Final

A Montagem Transparente em Isadora.Orb - A Metáfora Final A Montagem Transparente em Isadora.Orb - A Metáfora Final Jacqueline Pinzon O vocábulo montagem, de maneira geral, costuma ser associado a diferentes práticas artísticas. Conforme lembra Sergei Einsentein,

Leia mais

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra

Conceitos Story line. - Homem de 50 anos descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra Conceitos Story line - Semente da história, ideia primária - Síntese da história - clara, direta e curta - Resumo resumido - Apresentação, desenvolvimento e solução do conflito-matriz PERSONAGEM + DESEJO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO:2014 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades - Imagem

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

Fogo (Capital Inicial) 1. Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO

Fogo (Capital Inicial) 1. Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO Fogo (Capital Inicial) 1 Adriane de Oliveira PIRES 2 Simone Caetano 3 Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, GO Resumo O videoclipe da música "Fogo - Capital Inicial" é uma produção diferente e inovadora,

Leia mais

BREVES REFLEXÕES SOBRE CINEMA: FORMA E CONTEÚDO

BREVES REFLEXÕES SOBRE CINEMA: FORMA E CONTEÚDO BREVES REFLEXÕES SOBRE CINEMA: FORMA E CONTEÚDO Felipe Gusmão Carvalho Andrade Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Na concepção marxista temos que a consciência não se dissocia

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: 3133-A - Direção de Programas de TV 5º Termo Quarta-Feira manhã Sala 76/Lab 2-1º

Leia mais

ImerS.O.S 1. João Elias GARBIN 2 Bruna Tonial Ícaro Moenster Leticia Machado Laila Rotter Schmidt 3 Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

ImerS.O.S 1. João Elias GARBIN 2 Bruna Tonial Ícaro Moenster Leticia Machado Laila Rotter Schmidt 3 Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz ImerS.O.S 1 João Elias GARBIN 2 Bruna Tonial Ícaro Moenster Leticia Machado Laila Rotter Schmidt 3 Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz RESUMO Esse trabalho descreve a metodologia usada na composição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA VISUAL MESTRADO ANO: 2016/2 PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Disciplina: Tópicos Especiais em Arte e Visualidades -

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar as ideias, meios e recursos expressivos, suficientemente

Leia mais

IDEIA DE IDEOGRAMA : A MONTAGEM INTELECTUAL DE SERGUEI EISENSTEIN E SUA INFLUÊNCIA NA POESIA CONCRETA BRASILEIRA

IDEIA DE IDEOGRAMA : A MONTAGEM INTELECTUAL DE SERGUEI EISENSTEIN E SUA INFLUÊNCIA NA POESIA CONCRETA BRASILEIRA IDEIA DE IDEOGRAMA : A MONTAGEM INTELECTUAL DE SERGUEI EISENSTEIN E SUA INFLUÊNCIA NA POESIA RESUMO Este artigo apresenta uma reflexão sobre o método de montagem cinematográfica de Serguei Eisenstein e

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÂO VISUAL 5ºANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO O aluno é capaz de: Distinguir características de vários materiais riscadores (lápis de grafite, lápis de cor, lápis de cera,

Leia mais

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes Géneros textuais e tipos textuais [texto de apoio para o curso de doutoramento em ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas/universidade Pedagógica, Maputo, Outubro de 2015] Armando Jorge Lopes

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Perícia e manipulação. Deslocamentos e equilíbrios. Subdomínio: Jogos (Meta 2) Jogos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na

Leia mais

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL Prof. André Galvan Narrativa A narrativa é que permite que a história tome forma, pois a história enquanto tal ainda não existe. No início

Leia mais

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade

O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Imaginário Infantil em Georges Méliès Uma experiência pedagógica para desenvolver a criatividade O Cinema e a Literatura como base de um Projecto Educativo André Mantas Educação pelos Media A Educação

Leia mais

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano

Critérios de Avaliação do 1º Ciclo 2018/ ºano Disciplina: Português Oralidade Leitura e Escrita Educação Literária Gramática e autonomia Desenvolver a interação com adequação ao contexto e a diversas finalidades Desenvolver o domínio progressivamente

Leia mais

Narrativa: Elementos Estruturais (1)

Narrativa: Elementos Estruturais (1) Narrativa: Elementos Estruturais (1) Narrativa de ficção Discurso figurativo inscrito em coordenadas espaço-temporais. Sucessão temporal de ações (funções). Narrativa simples: passagem de um estado anterior

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (2.º ano/1.ºciclo) 2018-2019 DOMÍNIOS PONDERAÇÃO COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS DRAMÁTICA

Leia mais

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora

Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano. Ano letivo: 2017/2018. Expressão Físico- Motora Planificação Anual Disciplina - Expressões - 4 º Ano Ano letivo: 2017/2018 Calendarização Bloco/Conteúdos N.º de aulas Expressão Físico- Motora Ginástica - Realização de habilidades gímnicas básicas em

Leia mais

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio.

X TROFÉU OMAR Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio. X TROFÉU OMAR 2012 Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação Charles Chaplin Promoção: Grêmio Estudantil SETREM (GESE). Modalidade: Curtas-metragens. Público

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos

Leia mais

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pai e Filho 1 Paulo Victor Batista de SOUSA 2 Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES 3 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte XXIII Prêmio Expocom 06 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Pai e Filho Paulo Victor Batista de SOUSA Francisco Giovanni Fernandes RODRIGUES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leia mais

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil 3 s fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil Escrever uma resenha é uma ótima forma de comprovar que realmente leu e entendeu os pontos principais de uma determinada obra. Mas como fazer

Leia mais

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano -

Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Planificação Curricular de Educação Visual - 5º ano - Material Propriedades. 1.Conhecer materiais riscadores e respetivos suportes físicos. 1.1: Distinguir características de vários materiais riscadores

Leia mais

DO IT YOURSELF FILMMAKING

DO IT YOURSELF FILMMAKING DO IT YOURSELF FILMMAKING Com a revolução tecnológica, todos nos tornamos produtores de imagens, postando vídeos, criando filmes com nossos amigos ou desenvolvendo conteúdo para o vimeo ou youtube. Mas

Leia mais

ENSINO BÁSICO 2º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de EDUCAÇÃO VISUAL 5º ano

ENSINO BÁSICO 2º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO de EDUCAÇÃO VISUAL 5º ano DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos que aludem ao que se quer comunicar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves

Oficina de Roteiro. Oficina de Roteiro. copyright - Felipe Neves Oficina de Roteiro Oficina de Roteiro O que é Roteiro? Podemos definir um roteiro de diversas maneiras. A forma escrita de qualquer espetáculo áudio e/ou visual. ( Doc Comparato) 2. Planta baixa ou um

Leia mais

O TRIPÉ ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO E OS MINICURSOS INTEGRADOS DO PROJETO CINEMAS E TEMAS, EDIÇÃO 2017

O TRIPÉ ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO E OS MINICURSOS INTEGRADOS DO PROJETO CINEMAS E TEMAS, EDIÇÃO 2017 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL Prof. André Galvan Narrativa A narrativa é que permite que a história tome forma, pois a história enquanto tal ainda não existe. No início

Leia mais

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Metas de aprendizagem Conteúdos Período Domínio: Atividades Físicas Subdomínio: Ginástica (Meta 1) Subdomínio: Jogos (Meta 2) Subdomínio: Patinagem, Atividades Rítmicas e Expressivas, Percursos na Natureza, Natação. (Meta 3) Perícia e manipulação.

Leia mais

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA O,6 X NOTA APTIDÃO MUSICAL + O,4 X NOTA EXECUÇÃO EXPERIMENTAL IDENTIFICAÇÃO DE TRECHOS MUSICAIS IDENTIFICAR E ASSINALAR FRASES

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Linguagem, Estética e História do Cinema. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC de Linguagem, Estética e História do Cinema. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA

TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo. PROF. ALEMAR S. A. RENA TEORIA DA LITERATURA: sujeito, epaço e tempo PROF. ALEMAR S. A. RENA www.fluxos.org SUJEITOS FICCIONAIS ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO CONCEITO INSEPARÁVEIS SUJEITO DA ENUNCIAÇÃO/ENUNCIADO EX. Maria escreveu um

Leia mais

A vivência do espaço arquitetônico no filme

A vivência do espaço arquitetônico no filme A vivência do espaço arquitetônico no filme Carmen Aroztegui Massera Facultad de Arquitectura Universidad ORT Uruguay 2007 Animações em arquitetura espaço percorrido câmara se move como se fosse o olho

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Curso de Cinema

Programa de Ensino. Curso a que se destina: Curso de Cinema Programa de Ensino Nome da disciplina: - Direção de Arte para Cinema de Ficção Código da disciplina: CMA6001 (20162) Horas/aula semanais: 4 Total de horas/aula: 72 Pré-requisito: Nenhum Equivalência: Não

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus REVISÃO APOSTILA 02 Sistema Anglo 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR Colégio Sagrado Coração de Jesus EFEITO DE SUSPENSE O suspense é um efeito muito utilizado por autores de diversos tipos de narrativas.

Leia mais

Categorias da narrativa

Categorias da narrativa Categorias da narrativa Ação Conjunto de acontecimentos que constituem uma narrativa e que são relatados, mas há que distinguir a importância de cada um deles para a história. Ação principal: constituída

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO-2015-2016 DOMÍNIOS Representação Discurso Projeto PROCEDIMENTOS Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação História do Audiovisual I Área Científica CSH Som e Imagem Ciclo de Estudos 1º Ciclo - Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 1º ECTS: 3

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

Materiais básicos de desenho Cor

Materiais básicos de desenho Cor AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º ciclo. Ano Letivo 2018/2019 Educação Visual 5º ano. PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Metas curriculares para Educação Visual 2º ciclo do

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 2016/2017 1.º Período PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: DCA ANO: 12.º CURSO: Profissional Técnico de Multimédia Total de s Previstas: 76 Set. MÓDULO 7 Audiovisuais Out. Introdução ao Audiovisual:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA: PRÁXIS E DISCURSO FOTOGRÁFICO 1

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA: PRÁXIS E DISCURSO FOTOGRÁFICO 1 PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM FOTOGRAFIA: PRÁXIS E DISCURSO FOTOGRÁFICO 1 DISCIPLINA: O PENSAMENTO FOTOGRÁFICO Professor Isaac Antonio Camargo Doutor em Comunicação e Semiótica Joseph Nicephore Niépce,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL de EDUCAÇÃO VISUAL 5ºANO DOMÍNIOS PROCEDIMENTOS Representação Discurso Projeto Registo, comunicação, esquematização e visualização de simbologias gráficas encadeamento de factos e acontecimentos

Leia mais

Passagem e Paisagem Transcineclipica: Inter-relações entre a Linguagem do Videoclipe e do Cinema 1

Passagem e Paisagem Transcineclipica: Inter-relações entre a Linguagem do Videoclipe e do Cinema 1 Passagem e Paisagem Transcineclipica: Inter-relações entre a Linguagem do Videoclipe e do Cinema 1 Rodrigo Oliva 2 Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR RESUMO O presente artigo apresenta um debate

Leia mais

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4

Nome da disciplina CrT CrP. Teorias e estéticas da arte Oficina de roteiro Oficina de produção Oficina de som 1 3 4 MATRIZ CURRICULAR Disciplinas Obrigatórias Nome da disciplina CrT CrP Total de créditos SEMESTRE I Teorias e estéticas da arte Teorias e estéticas clássicas do cinema e Teorias e estéticas contemporâneas

Leia mais

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Professor: Alberto Pires TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 1º Período I Comunicação e Cultura audiovisual 1 1 Imagem

Leia mais

CLEITON LUCIANO SCHLINDWEIN. Universidade Tuiuti do Paraná. Professor: Eduardo Baggio. Aluno: Cleiton Schlindwein

CLEITON LUCIANO SCHLINDWEIN. Universidade Tuiuti do Paraná. Professor: Eduardo Baggio. Aluno: Cleiton Schlindwein CLEITON LUCIANO SCHLINDWEIN Universidade Tuiuti do Paraná Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema Disciplina: Relatório do Trabalho de Conclusão Professor: Eduardo Baggio Aluno: Cleiton Schlindwein CINEMA EM

Leia mais

IMAGEM E CULTURA POPULAR uma abordagem fotográfica documental

IMAGEM E CULTURA POPULAR uma abordagem fotográfica documental Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares, vol.1. n. 1, 2004. IMAGEM E CULTURA POPULAR uma abordagem fotográfica documental Everaldo Rocha A abordagem visual da cultura popular expressa nas fotos aqui

Leia mais

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser Sociologia CULTURA E IDEOLOGIA Falseamento da realidade Karl Marx IDEOLOGIA Gramsci Visão de mundo Louis Althusser Aparelhos ideológicos IDEOLOGIA Falseamento da realidade Século XIX Democracia Liberdade

Leia mais

Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions

Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions Cineastas do Real: o documentário em busca de definições 1 Filmmakers of the real: the documentary in search of definitions Isabel Padilha Guimarães 2 Palavras-chave: documentário; cineastas; não-ficção.

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES ANEXO II- EDITAL Nº 02/2013 PERÍODO: 2013/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES MONITORIA REMUNERADA CURSOS ICHLA DISCIPLINA VAGAS HORÁRIO Estúdio I Iluminação e produto 01 6M CARGA HORÁRIA

Leia mais

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017

Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil do Aluno Final do 1.º Ciclo Ano letivo 2016/2017 Perfil de aprendizagens específicas do aluno à saída 1.º Ciclo do Ensino Básico Tendo em atenção as características estruturais e humanas das Escolas

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais