PAISAGEM CULTURAL MISSIONEIRA: DESAFIOS PARA A VALORAÇÃO E GESTÃO DO PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DAS MISSÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAISAGEM CULTURAL MISSIONEIRA: DESAFIOS PARA A VALORAÇÃO E GESTÃO DO PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DAS MISSÕES"

Transcrição

1 PAISAGEM CULTURAL MISSIONEIRA: DESAFIOS PARA A VALORAÇÃO E GESTÃO DO PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DAS MISSÕES SEIXAS, ANA LUISA (1); SILVA, ADRIANA ALMEIDA (2) 1. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Superintendência do IPHAN/RS. Escritório Técnico Parque Histórico Nacional das Missões. ana.seixas@iphan.gov.br; analuisaseixas@gmail.com 2. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN. Superintendência do IPHAN/RS. Escritório Técnico Parque Histórico Nacional das Missões. adriana.almeida@iphan.gov.br; adrianaalmeida.arq.urb@gmail.com RESUMO O termo "Paisagem Cultural" traz na essência uma nova visão sobre a relação entre o homem e ambiente no qual está inserido. A expressão estimula também a pensar sobre os patrimônios culturais e as transformações sobre seu entendimento ao longo dos anos. Tendo como base o caso de São Miguel Arcanjo e os demais sítios missioneiros no Rio Grande do Sul, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a percepção que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional - IPHAN - teve em relação a estes Sítios ao longo dos anos - o tombamento como Patrimônio Nacional em 1938 de São Miguel; a declaração como Patrimônio Mundial em 1983 do mesmo Sítio; a criação do Parque

2 Histórico Nacional das Missões PHNM - em 2009 juntamente com os Sítios de São Nicolau, São Lourenço Mártir, e São João Batista; o Registro da Tava, Lugar de Referência para o Povo Guarani em 2014; a declaração como Patrimônio do Mercosul em 2015; e finalmente a atual discussão sobre a Paisagem Cultural Missioneira, foco deste trabalho. A própria construção do entendimento sobre o que seja a Paisagem Cultural das Missões apresenta desafios, uma vez que essa definição deve contemplar temas até então não aprofundados e buscar compreender a área que abrange, não apenas a região missioneira do Rio Grande do Sul, mas também outras regiões do estado e de países vizinhos. Dada à dimensão e a riqueza cultural da região ligado aos diversos processos históricos ocorridos - ocupação pré-histórica; de grupos indígenas pré-coloniais, em especial os Guarani; conquista espanhola / portuguesa; sistema missioneiro-reducional; colonização lusobrasileira; imigração a partir da segunda metade do século XIX - diferentes paisagens culturais poderão ser identificadas, assim como diversas áreas de interesse cultural. Este é o estágio atual da discussão no IPHAN buscar identificar em que consiste a Paisagem Cultural Missioneira e, dentro das Paisagens Culturais existentes nesta região, aquelas que farão parte do Parque Histórico Nacional das Missões, dado os diferentes recortes temáticos, históricos e socioeconômicos possíveis. Após a identificação desta Paisagem, é necessário se debruçar sobre a ideia do PHNM e seu conceito, para que possa haver uma seleção daquilo que é representativo no contexto do Parque e de seu objetivo, levando em consideração a estrutura e missão do IPHAN, responsável por sua gestão. Para isso faz-se indispensável identificar quais destes bens culturais relacionam-se diretamente com o PHNM e sua proposta, e como se dará a gestão dos mesmos. Ademais, é importante refletir também sobre aqueles bens identificados como de valor cultural, porém não relacionados diretamente ao recorte do Parque e pensar se cabe ao IPHAN atuar, juntamente com outros atores, sobre esses bens ou apenas acompanhar a sua gestão. Diante deste contexto, discutir a Paisagem Missioneira, os recortes a serem feitos para a delimitação e a conceituação do Parque Histórico Nacional das Missões e sua gestão, tornam-se desafios atuais frente a essa nova realidade - entender Missões não apenas como os quatro Sítios tombados em nível Nacional, mas sim como Paisagem Cultural das Missões. Palavras-chave: Paisagem Cultural; Missões Jesuíticas dos Guarani; IPHAN; Sítios Missioneiros; Parque Histórico Nacional das Missões.

3 Introdução Este trabalho parte da experiência prática e cotidiana de técnicas, ambas arquitetas urbanistas, do Escritório Técnico do Parque Histórico Nacional das Missões, da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN 1. O objetivo deste trabalho é propor um debate sobre a identificação da paisagem cultural missioneira, sua complexidade e seus desafios para os gestores. Cabe a ressalva de que o foco do trabalho não é aprofundar conceitos e conhecimentos produzidos nem na temática das Missões Jesuíticas dos Guarani e nem da Paisagem Cultural, mas sim refletir brevemente sobre como o IPHAN atua na valoração dos sítios missioneiros e os desafios para a gestão desta paisagem em estudo. Contextualização A região das Missões, localizada no noroeste gaúcho, possui a história intimamente ligada ao início da ocupação luso-espanhola no local, nos séculos XVII e XVIII. Durante estes séculos, a Companhia de Jesus, a serviço da Coroa Espanhola, fundou reduções em terras tradicionalmente ocupadas por indígenas, situadas nos atuais territórios do Paraguai, Argentina e Brasil, e que formavam uma unidade territorial - a Província Jesuítica do Paraguai - composta por 30 povoados. As reduções eram aldeamentos criados para facilitar o trabalho de evangelização dos povos nativos (chamado de missão evangelizadora que resulta no nome Missões ) e garantir a posse do território através de uma ocupação sistematizada. 1 Esse órgão de preservação, desde sua criação, apresentou diferentes denominações: SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), DPHAN (Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), SPHAN (Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), SPHAN (Subsecretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), SPHAN (Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de ), IBPC (Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, de ) e, desde 1994, IPHAN novamente. Neste trabalho, será adotado o termo IPHAN, para denominar o órgão nacional de preservação.

4 Figura 1- Território da República Jesuítica do Paraguai. Fonte: Arquivo IPHAN/RS Figura 2-30 povos das Missões. Fonte: Arquivo IPHAN/RS A estrutura das reduções seguia uma mesma tipologia urbana que se adaptava as características geográficas do local mas, que poderia apresentar padrões arquitetônicos diferentes levando em consideração a disponibilidade dos recursos materiais e as influências do país de origem do padre jesuíta que a administrava. A sua população variava de acordo com a redução, entretanto podia alcançar cerca de 7 mil indígenas de diversas etnias, em sua maioria Guarani, e dois ou três jesuítas. As reduções faziam parte de sistema complexo no qual o núcleo urbano - composto pela praça central, igreja, moradias indígenas, casa dos padres, oficinas e escola, cotiguaçu (casa das viúvas e órfãos) e cabildo (função administrativa) e quinta - era rodeado por estruturas periféricas fontes de água, pedreiras, barreiros, olarias, etc. Ademais, elas eram interligadas por caminhos que levavam às áreas de florestas, estâncias para a criação de gado e ervais. O declínio das Missões inicia-se com o acordo entre as coroas de Portugal e Espanha, o Tratado de Madri em 1750, que previa a troca das missões orientais, hoje conhecidos como Sete Povos das Missões 2 (pertencentes a Coroa Espanhola e localizados atualmente em território brasileiro) pela Colônia de Sacramento (pertencente a Coroa Portuguesa, 2 Formam os chamados Sete Povos das Missões : São Borja (1682), São Nicolau (1687), São Luiz Gonzaga (1687), São Miguel Arcanjo (1687), São Lourenço Mártir (1690), São João Batista (1697) e Santo Ângelo (1706).

5 atualmente em terras uruguaias), fato não aceito pelos Guarani e Jesuítas, desencadeando à Guerra Guaranítica entre Após os tratados de delimitação de fronteiras (Tratado de Madrid em 1761 e Tratado de Santo Ildefonso em 1777) os Sete Povos das Missões, começam a ser abandonados pelos indígenas, principalmente após a expulsão dos jesuítas em As tentativas de continuidade do sistema reducional foram fracassadas e as terras passam por um longo período de abandono deste tipo de ocupação reducional, que contribuiu para o arruinamento das estruturas. As estruturas permaneceram habitadas até o final do século XIX, porém sem manutenção e sendo constantemente saqueadas ou para a busca de tesouros ou para utilizar o material missioneiro (principalmente as pedras) para construir casas e outras estruturas necessárias ao cotidiano dos moradores. Dos povoados localizados em território brasileiro, três deles São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo - tiveram parte de seus remanescentes materiais cobertos pelas novas cidades e os materiais das reduções (pedras) reaproveitados para as novas construções do período de repovoamento da região. Já os povoados de São Lourenco Mártir (município de São Luiz Gonzaga), São Miguel Arcanjo (município de São Miguel das Missões) e São João Batista (no município de Entre - Ijuís), que ainda apresentavam estruturas mais íntegras do período reducional, foram reconhecidos como sítios históricos e tombados como patrimônio nacional. Ao longo do século XIX, ocorrem os processos de imigração na região, através da vinda de casais açorianos em meados do século XIX e de uma primeira tentativa, em 1824, de imigrantes alemães, que fracassou devido à falta de assistência e às condições de isolamento dessas localidades. No final do século XIX, início do século XX, ocorre a imigração mais intensa, inclusive com descendentes de imigrantes de outras regiões do estado do Rio Grande do Sul, num processo de migração interna, com a vinda, principalmente, de alemães, italianos e poloneses que se instalam na região. (URI, 2008.) Ações Institucionais na Região das Missões A atenção para a região das Missões de maneira mais institucionalizada acontece na década de Segundo Ana Lúcia Meira (2008), o Estado do Rio Grande do Sul apresenta um pioneirismo nacional na preservação de bens culturais, uma vez que a preocupação com o tema já estava presente no Regulamento de Terras de 1922, no qual consta um capítulo intitulado Lugar Histórico que estabelece no seu Artigo nº 24 que serão

6 mantidos no domínio púbico ou trazidos para este e devidamente conservados, os lugares notabilizados por fatos assinalados da evolução do Estado. O Regulamento fazia, também, referência direta às Ruínas de São Miguel Arcanjo, com a distinção de Lugar Histórico e como primeiro patrimônio histórico do Estado. Neste momento, através da Diretoria de Terras da Secretaria do Estado e Obras Públicas, são realizadas obras de estabilização das ruínas da Igreja de São Miguel Arcanjo, que se encontravam sob risco de desabamento. Nos anos seguintes, outros trabalhos foram realizados pelo governo estadual, como limpeza geral, escoramento das vergas das portas e arcos com trilho metálicos e escoramento da torre (MEIRA, 2008, p.220). Em âmbito nacional, a atuação na região das Missões, sobretudo no Sítio de São Miguel Arcanjo, coincide com a trajetória da preservação do patrimônio nacional e do IPHAN. Durante a fase inicial da preservação, que segundo Cecília Fonseca (1997, p.85), inicia-se com a criação do IPHAN e se estende até aproximadamente a década de 1970, o foco foi conhecer e valorizar a identidade nacional, o patrimônio brasileiro. Buscavam-se, assim, os bens materiais que melhor expressassem o ser brasileiro, visando à unidade nacional e à formação de um país moderno, incluindo bens de valor monumental. Nesse sentido, para Márcia Chuva (2009, p.31), a instituição federal de patrimônio identificou a porção edificada do Brasil, ajudando assim a edificar o País.. (SEIXAS, 2014, p.18). Chuva (2009, p.48) apresenta o que foi designado como patrimônio histórico e artístico nacional - aquilo que foi classificado como arquitetura tradicional do período colonial, representante genuína das origens da nação, sempre visando à construção desse Estado Brasileiro. A autora ainda afirma: (...) poder-se-ia pensar que a Guerra Guaranítica contra os jesuítas, nas missões do sul da Colônia, e a Inconfidência Mineira, tratada então como divisor de águas das origens da nacionalidade pela historiografia tradicional, atenderam à necessidade de reafirmação do fratricídio, visando a construção e uma genealogia da nação brasileira. (CHUVA, 2009, p.48) [grifo nosso] Neste contexto, no mesmo ano de criação do IPHAN, em 1937, a pedido de Rodrigo Melo Franco de Andrade 3, o arquiteto Lúcio Costa realiza uma viagem às Missões para verificar 3 Rodrigo Mello Franco de Andrade ( ) advogado e jornalista, foi o primeiro diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional SPHAN, atual IPHAN, e durante 30 anos dedicou-se à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

7 os remanescentes das Missões Jesuíticas dos Guarani, a qual resulta em um relatório com recomendações sobre as ações de conservação das estruturas e a proposta da construção do Museu das Missões para abrigar as peças de arte sacra produzidas nas Reduções. No ano seguinte, em abril de 1938, o primeiro bem imóvel é tombado 4 a nível federal no Rio Grande do Sul - uma casa construída com material missioneiro, ou seja, material reaproveitado das ruínas das reduções, no município de Entre-Ijuís, mas que acabou sendo demolida posteriormente. Em maio do mesmo ano de 1938, ocorre o tombamento das Ruínas de São Miguel Arcanjo como Patrimônio Nacional através da sua inscrição no Livro de Belas Artes devido ao seu valor artístico, de excepcionalidade e monumentalidade. Em 1970, acompanhando a ampliação da visão sobre o patrimônio, ocorre o tombamento dos Sítios de São João Batista (Município de Entre-Ijuis); São Lourenço Mártir (Município de São Luiz), e São Nicolau (Município de mesmo nome) declarados como Patrimônio Nacional e inscritos no Livro Histórico. A atribuição de valor histórico e não de Belas Artes como no caso de São Miguel, poderia ser, talvez, interpretado como uma mudança de visão do que fosse, à época, o patrimônio brasileiro, entendendo que, os outros Sítios apesar de aparentemente mais singelos frente à monumentalidade de São Miguel - seriam bens importantes para o entendimento de Missões e para a identidade nacional. No ano de 1983, a UNESCO inscreve na Lista do Patrimônio Mundial, as ruínas de São Miguel Arcanjo, juntamente com as ruínas de San Ignacio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Major na Argentina, pelo excepcional valor universal, pelo valor arquitetônico e por serem importantes exemplares da atuação da Companhia de Jesus nas terras sul americanas. Segundo o destacado no site do IPHAN, As Missões Jesuítico-Guarani - São Miguel das Missões (Brasil) e San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María La Mayor (Argentina) - formam um sistema de bens culturais transfronteiriços e compõem-se de um conjunto de remanescentes dos povoados implantados em território originalmente ocupado por indígenas. Os vestígios materiais existentes do sítio - corpo principal da igreja, campanário e sacristia, partes das construções conventuais, fundações e bases das habitações indígenas, praça, horto, canalizações pluviais, objetos sacros - expressam o modelo de ocupação territorial permeado pela interação e troca cultural entre os povos nativos e os missionários europeus. 4 O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. ( Acessado em agosto 2016.)

8 Poucos anos após a declaração como patrimônio mundial, em 1989, o IPHAN passa a atuar de uma maneira mais permanente na região, com a implantação do Escritório Técnico das Missões, ligado à Superintendência Estadual. Isto permitiu à Instituição um trabalho de conservação permanente nos quatro sítios missioneiros, com formação de uma equipe de artífices e técnicos. Em uma nova etapa das discussões sobre patrimônio em nível internacional e nacional, no ano de 2009, com o intuito de trazer uma visão abrangente das Missões, é criado o Parque Histórico Nacional das Missões - PHNM, buscando integrar os quatro sítios missioneiros de São Miguel Arcanjo, São Nicolau, São Lourenço Mártir e São João Batista, por meio do Decreto nº Este Decreto aprova o regimento interno do IPHAN e a criação do Parque, que passa a ser responsável por preservar a memória histórica e os remanescentes do antigo povo de São Miguel Arcanjo; gerir os Sítios Históricos e Arqueológicos Missioneiros; e executar as diretrizes e ações técnico-administrativas emanadas da Superintendência do IPHAN no Estado do Rio Grande do Sul. (Portaria Nº 92, de 5 de julho de 2012). Com a ideia do Parque, procura-se então valorizar as semelhanças e diferenças em cada um dos quatro Sítios tombados, entendendo-os, não mais isoladamente como na década de 1970, mas como parte do sistema missioneiro de uma maneira mais ampla, como é destacado do site da Instituição: O Parque Histórico Nacional das Missões foi criado em 2009, por meio do Decreto nº 6.844, reunindo os sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel Arcanjo (localizado no município de São Miguel das Missões), de São Lourenço Mártir (em São Luiz Gonzaga), de São Nicolau (em São Nicolau), e o de São João Batista (em Entre-Ijuís). Sítio Histórico São Miguel Arcanjo - Tombado como Patrimônio Cultural, em 1938, e declarado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, em São Miguel Arcanjo, ou São Miguel das Missões, era uma das reduções jesuíticas do Paraguai que formava, com seis outras, os Sete Povos das Missões. Reunia grupos catequizados jesuítico-guaranis situados no nordeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, em território brasileiro, às margens do rio Uruguai. Sitio Histórico São Lourenço Mártir - A Missão de São Lourenço Mártir foi fundada pelo padre jesuíta Bernardo de La Veja em 1690, entre São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões, com mais de dois mil indígenas catequizados na redução de Santa Maria La Mayor. Destacou-se nas práticas da agricultura, criação de gado, cavalos, ovelhas e cultivo da erva mate. Sua população ultrapassou os habitantes, em No local, é possível visitar remanescentes da igreja, da adega, e da escola, também são criadas as ovelhas da raça crioula Lanada, raça introduzida pelos jesuítas nas Missões e no Rio Grande do Sul. Sítio Histórico São João Batista - Os remanescentes da Redução Jesuítica de São João Batista, um dos Sete Povos das Missões, formam esse sítio fundado em 1697 onde foi montada a primeira fundição de ferro do atual território brasileiro devido às habilidades artísticas (arquitetura, produção de variados instrumentos musicais e corais) dos habitantes locais. Entre o povo de São João Batista, havia artistas de todas as profissões, orientados pelo padre Antônio Sepp. No sítio,

9 observa-se restos da estrutura do cemitério, da igreja e do colégio, além de estruturas complementares como olarias, barragem e estradas. Uma exposição com achados arqueológicos e a trilha de interpretação eco-cultural complementam o roteiro de visita. Sítio Histórico São Nicolau - São Nicolau do Piratini foi a primeira redução, fundada em 1626, antes mesmo da fase dos Sete Povos das Missões. Segundo relato do escritor e botânico francês, Auguste de Saint Hilaire, que por passou pelo local em 1821, São Nicolau possuía uma das mais bonitas igrejas da região das Missões. Os índios Guarani tinham capacidade para criar e os melhores escultores das Missões estavam nessa redução, onde o povo se desenvolveu na religião, música, cantos, dança teatro, desenhos, pinturas e esculturas Em dezembro de 2014, mais um passo importante é dado para a valorização e preservação das Missões. Após um longo período de trabalhos realizados com a comunidade Mbyá Guarani a partir do Inventário de Referências Culturais (INRC) iniciado em 2007, a Tava - Lugar de Referência para o Povo Guarani - é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial Nacional, reconhecendo os significados e valores atribuídos pelos Guarani ao Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo. Segundo o relatado no site da Instituição, A Tava é um bem imaterial com significados atribuídos, pelos indígenas Guarani- Mbyá, ao sítio histórico que abriga remanescentes da antiga Redução Jesuítico- Guarani de São Miguel Arcanjo, localizado no município de São Miguel das Missões. Para os Guarani-Mbyá, a Tava Miri (ou sagrada aldeia de pedra) é um local onde viveram seus antepassados, que construíram estruturas em pedra nas quais deixaram suas marcas, e parte de suas corporalidades, por conter os corpos" dos ancestrais que se transformaram em imortais; onde são relembradas as 'belas palavras' do demiurgo Nhanderu. Nesses locais, é possível vivenciar o bom modo de ser Guarani-Mbyá e esse modo de viver permite tornar-se imortal e alcançar Yvy Mara Ey (a Terra sem Mal). No ano de 2015, novamente acompanhando discussões internacionais sobre o tema, e ampliando o entendimento das Missões para além dos Sete Povos atualmente no território brasileiro, ocorre o reconhecimento das Missões Jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos, como Patrimônio do Mercosul, fato apresentado no site do IPHAN, A Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul reconheceu, em maio de 2015, as Missões Jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos como patrimônio cultural da região, pela importância destes bens no cenário cultural dos países da América Latina. O reconhecimento busca preservar valores etnográficos, históricos, paisagísticos, urbanísticos, arquitetônicos, artísticos e arqueológicos. As Missões formam um bem patrimonial único, com elementos fortemente vinculados entre si, onde cada parte tem a sua singularidade que ajuda na compreensão e apreciação de todo o conjunto missioneiro.

10 O sistema das Missões faz parte de uma herança comum entre cinco países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). Estão inscritos na Lista do Patrimônio Mundial os remanescentes missioneiros: de São Miguel Arcanjo (Brasil); as reduções de San Ignácio Mini, Santa Ana, Nuesta Señora de Loreto e Santa Maria Mayor (Provincia de Misiones, Argentina); as Missiones da Santíssima Trinidad de Paraná e Jesus de Tavarangue (Paraguai); e as Missiones Jesuíticas de Chiquitos (Bolívia). Estes são os principais remanescentes das Missões Jesuíticas na região, caracterizando uma particular organização social e forma de ocupação do território sul-americano. Concomitante ao registro da Tava e da declaração como Patrimônio do Mercosul, e como resultado de discussões e amadurecimento internos da Instituição, em 2013, é lançado o Projeto de Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guarani, realizado pelo IPHAN com a cooperação da UNESCO. Com isso, o conceito de Paisagem Cultural, presente nas discussões do IPHAN oficialmente desde 2009, é pontuada e discutida, de uma forma mais sistemática, para a região das Missões. Paisagem Cultural no âmbito do IPHAN e do Projeto 5 O termo Paisagem Cultural traz na essência a relação entre o homem e o ambiente numa abordagem territorial. A expressão trata das transformações no território ao longo do tempo e a sua configuração na contemporaneidade. Segundo a definição do IPHAN 6, a paisagem cultural brasileira é uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. 7 Após discussões internas na Instituição e outras áreas de estudo (por exemplo, os caminhos da imigração em Santa Catarina), o caso de Missões é proposto como objeto de estudo para essa ideia de Paisagem Cultural. Segundo o IPHAN, O território das Missões Jesuíticas dos Guarani, no Brasil, se caracteriza por possuir uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, abrangendo 26 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. (...) As transformações ocorridas nesses sítios missioneiros ao longo de mais de dois 5 O objetivo deste artigo não é avaliar de forma crítica o Projeto em questão, apenas pontuar a sua existência e seus objetivos, apresentando-o como mais uma ação do IPHAN na região em estudo. 6 Embora existam outros conceitos e ideias sobre o termo Paisagem Cultural, uma vez que este artigo pretende discutir o assunto dentro da perspectiva institucional do IPHAN e seus desafios para a gestão dessa região, optou-se por utilizar apenas os conceitos utilizados pela Instituição. 7 Acessado em Agosto 2016.

11 séculos apresentam, nos dias atuais, situações distintas que podem ser caracterizadas desde aquelas onde se encontram estruturas expressivas, vestígios arqueológicos dispersos, até sítios sobre os quais se desenvolveram novas cidades. (IPHAN, 2014, p.4) [grifo nosso] Como uma tentativa de organizar o conhecimento existente sobre o assunto e direcionar para a gestão dos bens culturais, os estudos e proposições, no âmbito do Projeto referido anteriormente, partem de uma abordagem do território missioneiro como Paisagem Cultural, e visam à interação entre os processos culturais e o meio ambiente, seguindo o conceito do IPHAN. Além disso, o Projeto propõe buscar a valorização dos sítios protegidos, pela compreensão do Sistema reducional, e numa perspectiva de tornar o seu patrimônio um ativo para apoiar o desenvolvimento sociocultural e econômico da região, projetando e estabelecendo perspectivas para o seu desenvolvimento. (IPHAN, 2014, p.4). Para isto, o projeto pretende ampliar o alcance dos instrumentos de proteção e de valorização do patrimônio cultural brasileiro. Particularmente em relação ao patrimônio missioneiro, busca-se evoluir na aplicação dos instrumentais técnico-jurídicos e das políticas públicas voltadas à preservação, por meio de ações amplas, desenvolvidas a partir do conceito de território, relacionando o fato histórico com seu espaço geográfico, seu contexto natural/paisagístico e sócio-cultural. (IPHAN/RS, 2015) Para alcançar esses objetivos, estão elencadas algumas estratégias a serem feitas, como o levantamento de informações e de documentação referente ao patrimônio do território do antigo Sistema missional; a delimitação de poligonal do PHNM incluindo todos os elementos considerados significativos; a elaboração de um Sistema de Gestão Integrado entre Governo Federal (IPHAN), Estado e Municípios; o estabelecimento de projetos estratégicos visando à recuperação do patrimônio integrado ao desenvolvimento econômico regional. A complexidade de uma possível paisagem cultural: os quatro sítios missioneiros e seus desafios de gestão Ao pensar o Projeto e a área de abrangência dessa possível paisagem cultural missioneira, os técnicos do IPHAN/RS se viram diante de um cenário extremamente complexo e que demanda, no trabalho cotidiano, diferentes esforços dentro de um cenário, aparentemente homogêneo, como é o caso do Parque Histórico. Em função das especificidades e

12 singularidades de cada Redução e do processo pós reducional, o cenário e os desafios nos 4 Sítios são diferentes 8 : O Sítio de São Miguel Arcanjo, no município de São Miguel das Missões, sempre foi muito valorizado e alvo principal de intervenções e estudos, tanto acadêmicos quanto institucionais. O Sítio, tombado pela sua monumentalidade e excepcionalidade em 1938 no livro de Belas Artes, é uma paisagem já conhecida e cartão postal do Rio Grande do Sul (por exemplo, foi palco da passagem da tocha olímpica e a imagem do estado gaúcho nos jogos). O Município, que se emancipou de Santo Ângelo em 1988, e desenvolveu-se no entorno imediato das ruínas, possui uma ligação com as ruínas desde a década de 1920, quando, em 1926, é criada a lei do perímetro urbano que preserva as estruturas e a área da antiga praça da redução. Na década de 1970 a área das ruínas passa a ser uma área cercada que ao longo dos anos foi sendo ampliada e, para isso, seguindo uma orientação e tendência nacional, terrenos foram desapropriados. Este fato gerou, na época, uma indisposição de parte da população com o IPHAN: a escola, o clube e outras edificações que eram referências e possuíam uma função social para a população atual e que se encontravam no terreno ao norte do Sítio foram demolidos para permitir uma visibilidade maior do Sítio para o horizonte e vice-versa. Embora esta não seja mais a prática do IPHAN, o assunto faz parte de um passado ainda recente e que está presente na memória de alguns moradores. Esta política de demolição de bens que não são do período reducional não é mais a seguida pelo Instituto, que busca cada vez mais se aproximar da população, valorizando e valorando os diferentes processos históricos ocorridos. Outro desafio que se apresenta neste Sítio é também de viés morfológico e urbanístico, uma vez que o Sítio, no entendimento dos moradores, está localizado no meio da cidade e a divide (embora, cronologicamente, a cidade tenha surgido depois). As principais edificações da antiga vila e, posteriormente cidade de São Miguel, o centro - escola, clube, igreja - estavam implantadas no entorno imediato do Sítio, como o já apontado anteriormente. Entretanto, com a intervenção do IPHAN para a ampliação do espaço protegido, esse núcleo é alterado e muda a dinâmica da cidade. Com isso, há, por exemplo, acessos no 8 Cabe aqui, novamente, a ressalva de que este artigo é baseado na prática cotidiana e profissional dos técnicos que atualmente estão lotados no escritório do PHNM IPHAN/RS. Isso significa que são impressões e resultados de observações e discussões enquanto equipe técnica e enquanto gestores do Parque. O objetivo deste trabalho não é aprofundar embasamentos teóricos, e sim propor uma discussão sobre a prática de gestão.

13 cercamento do Sítio, de uso exclusivo dos moradores, que cruzam o Sítio para se deslocar de um lado a outro da cidade. Os Sítios de São João Batista e São Lourenço Mártir, localizados em distritos rurais e tombados na década 1970 com valor histórico, embora apresentem diferenças entre si, poderiam ser analisados juntos. Ambos os Sítios estão localizados em áreas rurais, sem a pressão imobiliária e num contexto de pequenas e médias propriedades no entorno. Ambos ainda possuem cemitérios utilizados pela população local, com enterramentos recentes (sepultamentos desta década, por exemplo) e com um fluxo menor de visitantes do que em São Miguel, inclusive em função da dificuldade de acesso. Para estes Sítios, a postura do IPHAN em relação à intervenção no patrimônio foi diferente, optando-se por evidenciar, através de trabalhos de conservação permanentes, a ação do tempo nas estruturas, criando uma paisagem bucólica e mais integrada à natureza. Diante desse contexto tipicamente rural, os desafios que se apresentam são outros: As áreas demarcadas como sítios arqueológicos correspondem a uma área maior que as áreas cercadas, ou seja, há propriedades particulares demarcadas como com potencial arqueológico e que, portanto, devem seguir a legislação nº 3924, de 26 de julho de 1961, que limita o uso para criação e plantação em um sítio arqueológico. Isto em um contexto rural, de criação e plantação muitas vezes para subsistências das famílias vizinhas ao Sítio, torna-se um problema. As desapropriações foram estudadas, porém não houve recurso financeiro para que elas se concretizem e a questão fundiária ainda não se encontra resolvida. Embora nesses sítios haja a colaboração dos poderes municipais em alguns momentos em função dos usos e atividades da população (uso do cemitério e criação de ovelhas na área), há o entendimento de que, por ser bem tombado pelo IPHAN, cabe principalmente e primeiramente a ele a manutenção e preservação do Sítio. O Sítio de São Nicolau, localizado no município de mesmo nome, possui um outro contexto, diferente dos anteriores. Assim como o que ocorreu com São Miguel das Missões, a atual cidade cresceu no entorno do Sitio Histórico, porém sem a área ter sido cercada. Com isso, a população se apropriou do espaço da antiga praça da redução como principal espaço público, com a instalação, inclusive, de equipamentos e edificações com função social para a população atual - o Centro de Tradições Gaúchas- CTG e a Escola, atualmente Secretaria de Assistência Social. Assim, o atual espaço de socialização da cidade é o mesmo que o da antiga redução, convivendo a dinâmica atual com as estruturas remanescentes missioneiras. Observa-se que a apropriação da praça é diferente do que acontece em São Miguel, talvez em função do não cercamento. O local atualmente é muito frequentado pela população, o que levou, inclusive, a um projeto de requalificação urbanística na década de

14 1980. Neste espaço, ocorrem eventos importantes da cidade, como por exemplo o Café de Cambona, evento já tradicional e que reúne aproximadamente 20 mil pessoas em um final de semana. Como desafio que se coloca neste Sítio, está justamente esse aparente conflito entre as ruínas e a vida na praça, uma vez que há o Café - com estantes e barracas muito próximas das estruturas e dos pisos originais -; fluxo e permanência de pessoas, que, em algumas vezes, acarreta em pichações e vandalismo; crianças que necessitam de espaços recreativos; edificações como o CTG e a Secretaria dentro da área de Sítio - e aqui se coloca a questão já ocorrida em São Miguel: retirar essas estruturas ou deixá-las e requalificá-las, uma vez que fazem parte da história recente e da dinâmica atual da cidade. Além dessas singularidades, a gestão desses sítios apresenta desafios em comum: a relação com a comunidade de uma maneira geral e a questão de desenvolvimento versus preservação, a questão turística e as suas demandas, a relação com a população indígena, a necessidade de buscar a participação das municipalidades em ações de valorização e promoção dos bens e o entendimento das responsabilidades específicas do IPHAN e dos municípios. As diferentes paisagens dentro da Paisagem: uma proposta de Paisagem além das Reduções A complexidade e o desafio para a gestão da paisagem cultural missioneira ampliam-se na medida em que a ideia extrapola os limites físicos dos quatro sítios tombados e os limites históricos do período reducional. Através de uma extensa bibliografia e material produzidos sobre a região das Missões, principalmente no âmbito acadêmico, observa-se a dimensão e a riqueza cultural da região ligado aos diversos processos históricos nela ocorridos. Através de estudos e relatos, é possível identificar outras estruturas missioneiras relacionadas com o processo histórico das reduções que não se encontram fisicamente nas áreas abrangidas por estes quatros sítios tombados (lembrando também que o antigo território das Missões se estendia para outros países). Talvez o exemplo mais claro seja as fontes missioneiras - estruturas de abastecimento e captação de água que desempenhavam papel fundamental na vida da redução e que não estão contempladas nos tombamentos. Além dessas, outras estruturas conhecidas, como fornos, barreiros, olarias e pedreiras, que também faziam parte do sistema reducional, não estão contempladas, atualmente, nas áreas protegidas. Ampliando-se ainda mais a questão, há estruturas de estâncias e currais

15 de pedra que, segundo alguns estudos e relatos 9, integram o sistema missioneiro e que estão dispersos pelo território gaúcho, como por exemplo remanescentes localizados na porção sul no estado, em Uruguaiana, Aceguá e Alegrete. Figura 3- Fazenda no município de Aceguá - possivelmente do período missioneiro. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Figura 4 - Taipa de pedra na região sul do estado. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Extrapolando este período histórico e pousando o olhar para a região das missões, observase a presença muito forte da cultura de imigração, através dos processos migratórios apontados anteriormente. Sendo assim, a região missioneira também é constituída de uma rica, embora singela, arquitetura de imigrantes, com casas em técnica enxaimel, edificações luso-brasileiras, italiana e polonesa. Além disso, há edificações de outros períodos arquitetônicos, como edificações ecléticas em Santo Ângelo. Há também, um rico e diversificado patrimônio imaterial, saberes e culturas não apenas dos indígenas, mas também dos imigrantes, com festas, danças e comidas típicas das diferentes etnias. 9 Embora já haja relatos e estudos sobre essas estruturas dispersas, é necessário um aprofundamento maior sobre o assunto para uma maior precisão.

16 Figura 5 - Soleira de porta em casa luso-brasileira - uso de pedra das reduções. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Figura 6 - Casa feita com técnica enxaimel, localizado em Pirapó. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Figura 7 - Detalhe de casa em Roque Gonzalez, com entalhes em madeira característicos da imigração italiana. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Figura 8 - Edificação eclética, em São Borja. Fonte: Arquivo IPHAN/RS. Conclusão Este é o estágio atual da discussão no IPHAN buscar identificar no que consiste a Paisagem Cultural Missioneira e, dentro das possíveis paisagens culturais existentes nesta região - uma vez que há diferentes recortes temáticos, históricos e socioeconômicos possíveis - quais delas farão parte do Parque Histórico Nacional das Missões. Talvez, a questão seja, diante da amplitude e complexidade desta Paisagem, selecionar, neste momento e dada a capacidade de gestão, um recorte temático temporal. Com isso, optar-se por um foco do conceito do PHNM, de forma a caracterizar a sua paisagem cultural e, principalmente, estabelecer um plano de gestão para que o mesmo possa ser um indutor do desenvolvimento sustentável da região. Ademais, é importante refletir também sobre aqueles bens identificados como de valor cultural, porém não relacionados diretamente ao

17 recorte do Parque e pensar se cabe ao IPHAN atuar, juntamente com outros atores, sobre esses bens ou apenas acompanhar a sua gestão. Diante deste contexto, discutir a Paisagem Missioneira, os recortes a serem feitos para a delimitação e a conceituação do Parque Histórico Nacional das Missões e sua gestão tornam-se desafios atuais frente a essa nova realidade - entender Missões não apenas como os quatro Sítios tombados em nível Nacional, mas sim como Paisagem Cultural das Missões e toda a contribuição que a mesma pode acarretar para o desenvolvimento da região. REFERÊNCIAS CHOAY, F. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, CHUVA, M. Os arquitetos da memória: sociogêneses das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos ). Rio de Janeiro: Editora:UFRJ, p CHUVA, M. [Disciplina: Constituição no Campo do patrimônio - 1º Módulo de Aulas Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural Turma 2011]. Rio de Janeiro, FONSECA, M. C. L. O Patrimônio no Brasil. In: O patrimônio em processo trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; MinC IPHAN, p IPHAN. Decreto nº Brasília, Disponível em < Acessado em agosto IPHAN. Portaria nº 92. Brasília, IPHAN. [Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre o IPHAN e a Unesco: Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis]. Brasília, 2014 IPHAN/RS. [Apresentação: Parque Histórico Nacional das Missões. Rio Grande do Sul IPHAN - Brasil]. Porto Alegre, 2015 MEIRA, A. L. G. O passado no futuro da cidade: políticas públicas e participação dos cidadãos na preservação do patrimônio cultural de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004a. MEIRA, A.L.G. O patrimônio histórico e artístico nacional no Rio Grande do Sul no século XX: atribuição de valores e critérios de intervenção. Tese (Doutorado) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

18 SEIXAS, A.L.J. Gestão das áreas de entorno de bens tombados: estudos de caso nas cidades gaúchas de Piratini e Novo Hamburgo. Dissertação (mestrado) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio De Janeiro, SITES ACESSADOS: IPHAN. Disponível em < Acessado em agosto de URI. Levantamento De Elementos do Patrimônio Turístico-Cultural da Região Missioneira. Termo de Cooperação entre IPHAN e URI Acessado em agosto de 2016.

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL: DOSSIÊ DE CANDIDATURA MISSÕES JESUÍTICAS GUARANÍS, MOXOS E CHIQUITOS

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL: DOSSIÊ DE CANDIDATURA MISSÕES JESUÍTICAS GUARANÍS, MOXOS E CHIQUITOS PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL: DOSSIÊ DE CANDIDATURA MISSÕES JESUÍTICAS GUARANÍS, MOXOS E CHIQUITOS 2015 Estado Plurinacional da Bolívia República Argentina República do Paraguai República Federativa

Leia mais

Museu Arqueológico Imagens Missioneiras- Igreja

Museu Arqueológico Imagens Missioneiras- Igreja SÃO NICOLAU 189 SÃO NICOLAU Fundado em 1626, pelo Pe. Roque Gonzales de Santa Cruz, foi a primeira redução do primeiro ciclo missioneiro em terras do Rio Grande do Sul. Teve sua instalação definitiva no

Leia mais

101

101 PORTO XAVIER 101 PORTO XAVIER Após a decadência do sistema reducional, o território onde se localiza o atual município de Porto Xavier, embora tenha permanecido poucos indígenas, recebeu a chegada gradativa

Leia mais

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES SÃO MIGUEL DAS MISSÕES 179 SÃO MIGUEL DAS MISSÕES A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, por índios Guaranis e padres Jesuítas e teve sua instalação definitiva no atual sítio em 1687. Viveu

Leia mais

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL

AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL AS REGIÕES DO BRASIL: REGIÕES CENTRO OESTE E SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE REGIÃO CENTRO OESTE APRESENTAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO CENTRO OESTE 18,8% do território nacional

Leia mais

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia

Estâncias do Rosário Fazenda Harmonia BOSSOROCA 2 BOSSOROCA Bossoroca era conhecido antigamente como 4 distrito de São Borja, foi chamado também de Igrejinha, Capão da União, Vila dos Cata-Ventos e Vila Boçoroca que se originou em 30 ha de

Leia mais

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo

Turismo Histórico-Cultural. diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Turismo Histórico-Cultural diretrizes para o desenvolvimento Ministério do Turismo Proposta de Recorte para a Conceituação de Turismo Cultural l o MTur, em parceria com o Ministério da Cultura e o IPHAN,

Leia mais

Sitio Arqueológico de São Lourenço Mártir

Sitio Arqueológico de São Lourenço Mártir SÃO LUIZ GONZAGA 167 SÃO LUIZ GONZAGA A redução de São Luiz Gonzaga foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687 e entrou em decadência a partir de 1750, com o Tratado de Madrid. Foi invadido e saqueado

Leia mais

Possui vestígios encobertos da antiga Redução no centro da cidade, sobre a qual foram construídas as primeiras edificações da nova ocupação.

Possui vestígios encobertos da antiga Redução no centro da cidade, sobre a qual foram construídas as primeiras edificações da nova ocupação. SÃO BORJA 155 SÃO BORJA A história do município de São Borja remonta o período reducional. A atual cidade formou-se sobre o núcleo urbano da Redução de São Francisco de Borja, fundada em 1682 pelo jesuíta

Leia mais

Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil

Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil Histórico Acórdão nº 3.155/2016 - TCU Plenário Recomendou que a Casa Civil da Presidência da República elaborasse um Plano de Ação Para a Formulação de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL

APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A REGIÃO SUL APRESENTAÇÃO DA REGIÃO SUL A LOCALIZAÇÃO DA REGIÃO SUL A maior parte do território da Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio (Zona

Leia mais

A Convenção do Patrimônio Mundial

A Convenção do Patrimônio Mundial A CANDIDATURA A Convenção do Patrimônio Mundial A UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura cuida de promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio

Leia mais

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial São Luís, 24 a 27/02/2016 A EMBRATUR Missão

Leia mais

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU

CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU CASA REGIONAL DE MEMÓRIA: UM COMPLEXO MUSEÓLOGICO NA TRANSXINGU Denise Targino Villar Casa Regional de Memória -Fadesp denise.targino@hotmail.com A Casa Regional de memória está localizada no município

Leia mais

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ANEXO II REGULAMENTO DO ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL I CATEGORIA PIÁ Localização do RS no Brasil; Limites do RS; Principais Cidades: economia, agricultura, indústria e comércio;

Leia mais

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL

CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL CARTA DE BAGÉ ou CARTA DA PAISAGEM CULTURAL Apresentação Nos dias 13 a 18 de agosto de 2007 realizou-se em Bagé, RS, o Seminário Semana do Patrimônio Cultura e Memória na Fronteira. O evento foi organizado

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ATRIBUIÇÕES DO IPHAN NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO Curso de Capacitação de Guias Fortalezas e Turismo Embarcado na APA de Anhatomirim Florianópolis, 26 de novembro de 2014 IPHAN - Instituto do Patrimônio

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS

PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS PATRIMÔNIO CULTURAL LOCAL: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL - RS Educação, Linguagem e Memória 1 Hélen Bernardo Pagani 1 (helenpagani@unesc.net) Laíse Niehues Volpato 2 (laisevolpato@unesc.net)

Leia mais

Cultura material e imaterial

Cultura material e imaterial Cultura material e imaterial Patrimônio Histórico e Cultural: Refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental,

Leia mais

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série

Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série Apresentação para Sala de Aula para alunos de 1ª a 4ª série O que é Patrimônio Cultural? Patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à nossa identidade, nossas ações, costumes,

Leia mais

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura

Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito. Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura Uma abordagem sobre a preservação da paisagem urbana do 4º Distrito Secretaria Municipal de Urbanismo Secretaria Municipal da Cultura 1916 Acervo IHGRGS Reconversão Econômica do 4º Distrito Bairros Floresta,

Leia mais

SALVADOR DAS MISSÕES

SALVADOR DAS MISSÕES SALVADOR DAS MISSÕES 124 SALVADOR DAS MISSÕES Salvador das Missões foi colonizada por migrantes alemães alguns anos após a fundação da Colônia de Serro Azul, ocorrida em 1902. Os primeiros moradores chegaram

Leia mais

Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ

Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Jaguari CONVAJ 2010 ASPECTOS HISTÓRICO-CULTURAIS 1 O COREDE do Vale do Jaguari foi criado pelo Decreto n 45.436, de 09 de janeiro de 2008, publicado em 10

Leia mais

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf

DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1079_PRG_ARQUITETURA_E_URBANISMO_NO_RIO_GRANDE_DO_SUL.pdf DAU_1093_PRG_ATELIE_4.pdf DAU_1104_PRG_ATUAcAO_PROFISSIONAL.pdf DAU_1106_PRG_TRABALHO_FINAL_DE_GRADUAcAO_1.pdf UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer História aprovada no PNLD 2019 Código 0202P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências.

centro urbano que abriga um pequeno museu, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma sala de música, teatro e laboratório de ciências. GIRUÁ 58 GIRUÁ Inicialmente Giruá se chamava de Passo da Pedra em homenagem à passagem que o rio de pedras dava aos visitantes.em 1809, com a criação do município de Rio Pardo, abrangendo mais da metade

Leia mais

Os Governos da Nova República

Os Governos da Nova República Os Governos da Nova República Gov. José Sarney - PMDB (1985 1990) crise econômica e Const. De 1988 Gov. Fernando Collor - PRN (1990 1992) início do Neoliberalismo no Brasil (privatizações e abertura econômica),

Leia mais

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo

Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Patrimônio Cultural, Identidade e Turismo Definição de Patrimônio l Patrimônio cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais representativos da cultura de um grupo ou de uma sociedade. Problematização

Leia mais

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0222P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô História aprovada no PNLD 2019 Código 0222P19041 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Mundo pessoal: meu lugar no mundo As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado,

Leia mais

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula7 O RITUAL DO TOMBAMENTO META Evidenciar o ato de tombamento como um ato administrativo que preserva e reconhece o patrimônio. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: definir o que vem a ser

Leia mais

O centro urbano apresenta um conjunto de edificações com características da arquitetura popular, muitas delas em madeira.

O centro urbano apresenta um conjunto de edificações com características da arquitetura popular, muitas delas em madeira. ROQUE GONZALES 114 ROQUE GONZALES O atual Município de Roque Gonzáles teve seu repovoamento a partir de 1924, próximo ao Salto do Pirapó, pelas famílias dos migrantes José Frederico Eichlbelger, natural

Leia mais

-- AMBIENTE URBANO --

-- AMBIENTE URBANO -- Reabilitação de Edifícios em Áreas Centrais para Habitação de Interesse Social -- -- Legislação Edilícia e Urbanística, Tecnologia, Custos, Procedimentos e Financiamentos Reunião Técnica - Salvador março/2006

Leia mais

PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2

PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2 PATRIMÔNIO ESCOLAR Adenilton Santos de ALMEIDA 1 Dra. Lilian Rodrigues de Oliveira ROSA 2 Resumo: Trataremos da valorização do patrimônio, cultura e memória, até o tombamento histórico da Escola Estadual

Leia mais

Carta de Brasília. 1. Estratégia Brasileira das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial

Carta de Brasília. 1. Estratégia Brasileira das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial Carta de Brasília As cidades brasileiras que possuem bens declarados Patrimônio Mundial pela Unesco de natureza cultural e natural, assim como tombados em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico

Leia mais

A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI

A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 13: 331-335, 2003. A RECUPERAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA ESCADA. ARQUEOLOGIA URBANA EM BARUERI Maria Cristina Mineiro Scatamacchia (Coord.)* 1

Leia mais

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS HISTÓRIA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 O TEMPO E AS ORIGENS DO BRASIL 1. Contando o tempo Instrumentos de medida do tempo Medidas de tempo: década, século, milênio Linha do tempo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Técnicas Retrospectivas Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006092A - Técnicas Retrospectivas Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II

Programa Analítico de Disciplina ARQ352 Projeto II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

A Redução de São Miguel Arcanjo

A Redução de São Miguel Arcanjo 1 Leia o texto a seguir, observe a imagem e responda às questões. A Redução de São Miguel Arcanjo A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632 na região do Tape. Porém, devido aos ataques de paulistas

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: AS IGREJAS DE SANTO ÂNGELO PHOTOGRAPHY AND MEMORY: THE CHURCHES OF SANTO ÂNGELO

FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: AS IGREJAS DE SANTO ÂNGELO PHOTOGRAPHY AND MEMORY: THE CHURCHES OF SANTO ÂNGELO FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: AS IGREJAS DE SANTO ÂNGELO PHOTOGRAPHY AND MEMORY: THE CHURCHES OF SANTO ÂNGELO Andressa DOMANSKI 1 Ana Paula Batista ARAÚJO 2 Resumo: O Objetivo deste ensaio visual é apresentar

Leia mais

Geopolítica da Guerra da Tríplice Aliança

Geopolítica da Guerra da Tríplice Aliança Geopolítica da Guerra da Tríplice Aliança Roteiro Introdução Metodológica Etapas da ocupação portuguesa na América do Sul Século XVI São Vicente a Pernambuco Século XVII Pernambuco à foz do Amazonas Século

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura

CURSO PREPARATÓRIO. PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura CURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO PÚBLICO DO IPHAN e IBRAM Autarquias do Ministério da Cultura IPHAN - Instituto do Patrmônio Histórico e Artístico Nacional IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus Público-alvo:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

Raissa Meirelles Renata Bottino Giovanna Lemos 2ºA Marcella Lolli. Como foi criado

Raissa Meirelles Renata Bottino Giovanna Lemos 2ºA Marcella Lolli. Como foi criado Brasil sulino Raissa Meirelles Renata Bottino Giovanna Lemos 2ºA Marcella Lolli Como foi criado Como foi criado 2 Cultura 3 Matutos 4 Gringos 5 Gaúchos 4 Artigo interno 5 6 O Brasil sulino é uma região

Leia mais

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO

1º ANO HISTÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL GERÊNCIA DE CURRÍCULO 1º ANO 1. Reconhecer a si e ao outro nas relações que se estabelecem nos diferentes grupos sociais com os quais convive, percebendo as diferenças individuais. SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA

Leia mais

AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE AS CIDADES BRASILEIRAS E O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE SILVA F. F. (Ed.). As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. São Paulo: Peirópolis; Edusp 2003. F 383 ernando Fernandes

Leia mais

Afinal, o que é patrimônio cultural?

Afinal, o que é patrimônio cultural? Afinal, o que é patrimônio cultural? http://www.youtube.com/watch?v=6afujb7cuq0&feature=relmfu São considerados patrimônio cultural : - os monumentos: obras arquitetônicas, esculturas ou pinturas monumentais,

Leia mais

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+

TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ TIPOLOGIAS DE ALOJAMENTO ENQUADRÁVEIS NO COMPETIR+ 1 EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS São considerados Empreendimentos Turísticos os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento turístico,

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto

BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE VALONGO Parque das Serras do Porto BOLETIM MENSAL Nº 45 ABRIL DE 2017 VALONGO Parque das Serras do Porto BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes ao desenvolvimento

Leia mais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais O patrimônio documental público de Belo Horizonte: as pegadas da presença italiana em Belo

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

87

87 PIRAPÓ 87 PIRAPÓ Na segunda metade do século XIX já havia em Pirapó um povoamento luso-brasileiro, assim como grupos de indígenas. Mas foi no início do século XX, a partir de 1903, que foi fundada uma

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA JESUÍTICA GUARANI: UM NOVO OLHAR PARA A PRESERVAÇÃO DOS REMANESCENTES

CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA JESUÍTICA GUARANI: UM NOVO OLHAR PARA A PRESERVAÇÃO DOS REMANESCENTES CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA JESUÍTICA GUARANI: UM NOVO OLHAR PARA A PRESERVAÇÃO DOS REMANESCENTES, Gabriela 1 ;, Émille Schmidt 2 RESUMO O presente trabalho consiste na elaboração de uma pesquisa que

Leia mais

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos Localização: às margens da Estrada Rio Claro Mangaratiba; Natureza do acervo: ruínas arqueológicas da cidade antiga de São João Marcos; Conservação: em

Leia mais

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL

PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 55/12 PATRIMÔNIO CULTURAL DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no MERCOSUL, Bolívia e Chile,

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

PRESENÇA JESUÍTICA NA VILA DE PARANAGUÁ: O PROCESSO DE ESTABELECIMENTO DO COLÉGIO JESUÍTICO ( ).

PRESENÇA JESUÍTICA NA VILA DE PARANAGUÁ: O PROCESSO DE ESTABELECIMENTO DO COLÉGIO JESUÍTICO ( ). PRESENÇA JESUÍTICA NA VILA DE PARANAGUÁ: O PROCESSO DE ESTABELECIMENTO DO COLÉGIO JESUÍTICO (1708-1759). Meiri Cristina Falcioni Malvezzi * RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Presença jesuítica na Vila

Leia mais

Portaria nº 198, de 18 de maio de 2016

Portaria nº 198, de 18 de maio de 2016 Portaria nº 198, de 18 de maio de 2016 Dispõe sobre a descrição da poligonal de tombamento e o estabelecimento da poligonal de entorno do Conjunto paisagístico do pico e da parte mais alcantilada da Serra

Leia mais

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA TÍTULO: HABITAÇÃO E MODOS DE VIVER: UM PONTO DE VISTA CONTEMPORÂNEO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA AUTOR(ES):

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural Missioneiro; Educação Patrimonial; Novas didáticas.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural Missioneiro; Educação Patrimonial; Novas didáticas. O ENSINO DO PATRIMÔNIO CULTURAL MISSIONEIRO NAS ESCOLAS DA REDE PUBLICA DE SÃO BORJA-RS E SUAS CONEXÕES COM AS METODOLOGIAS GERADAS PELO CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DA UNIPAMPA RESUMO Muriel Pinto 1

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar 1º Período UNIDADE 1 A aventura de navegar Navegar em busca de riquezas As grandes navegações; Viagens portuguesas. Ampliação Portugal na época das navegações. Conhecer e identificar os instrumentos e

Leia mais

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes

Edital 123/2014. Inventário de bens imóveis da ZCH de Campos dos Goytacazes Edital 123/2014 Inventário de bens imóveis da Edital 123/2014 Coordenador: Maria Catharina Reis Queiroz Prata Bolsistas: Bruna Batista de Souza Barreto Caroline Sturião Petniúnas da Rocha Flávia Ribeiro

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26

PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 26 QUESTÃO 41 O processo de tombamento de um bem imóvel deve: a) delimitar apenas a sua área tombada e definir diretrizes de intervenção. b) delimitar apenas a área de entorno

Leia mais

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana.

Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Pode integrar roteiros de paisagem urbana. Sítio Arqueológico Zona Rural: Distrito É aberto à São Lourenço Mártir de São Lourenço Antiga Fabrica de Óleos Della Giustina X 724252 Y - 6849497 X 701245 Y - 6855750 Remanescentes da Redução Jesuítico-

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos A construção de espaços geográficos de 1500 a 1930 Inicialmente

Leia mais

Diagnóstico do Parque Augusta

Diagnóstico do Parque Augusta Diagnóstico do Parque Augusta Bruno Massao Carolina Camargo Daniela Gomes Giuliana Takahashi Luciana Santiago ESCRITÓRIO MODELO 2013 Localização Próximo ao local há comércios, universidades (Mackenzie,

Leia mais

Territorias: Formação do Território rio Brasileiro

Territorias: Formação do Território rio Brasileiro Políticas Territorias: Formação do Territó Rosely Gaeta 1 Fontes: Mundo Estranho, SuperInteressante, Nota de Aula 04B Políticas Territoriais Formação do Territó Políticas Territorias: Formação do Territó

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS

Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial Painel 3: ALTERNATIVAS PARA SOLUTIVIDADE DAS QUESTÕES SOCIAIS São Luís MA, 25 de fevereiro de 2016 Andreia Carla Santana Everton

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Niquelândia, situada na rua Itabaiana Q.1 L.1 Nº 2 - Centro

Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Niquelândia, situada na rua Itabaiana Q.1 L.1 Nº 2 - Centro Sensibilização para a Preservação do Patrimônio Cultural de Niquelândia Joelma F. Pimentel (IC) do Curso Superior de Turismo UEG/Niquelândia *Rosilene P. Santos Godoy Graduada em História UNOPAR/SC (PQ)

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ 1 Século XVIII 1742: Carta de D. André de Mello e Castro, Vice Rei do Brasil ao

Leia mais

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê

Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos membros do Comitê Caracterização dos Aspectos Históricos de Ocupação e Organização Social da Bacia Objetivos Análise do processo de ocupação e organização sociocultural da Bacia Hidrográfica; Avaliação da percepção dos

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA

PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO QUAL O SIGNFICADO PARA VIDA PRÁTICA PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA Série: 4º ano Ensino Fundamental Capítulo 1: A construção da historia. Cultura e tradição Cultura: costumes que permanecem O registro como fonte histórica. Capitulo

Leia mais

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária

P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária P 3 - Plano urbanístico de uso e ocupação da Esplanada Ferroviária 2ªOficina de Consulta Popular APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA Objetivo geral Elevar os níveis da qualidade de vida social, cultural, urbanística

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

MTG DO PARANÁ MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANÁ. Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas

MTG DO PARANÁ MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANÁ. Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas Conteúdo para Prova Escrita Concurso de Prendas e Peões Birivas CTG - Primeira fase CATEGORIA MIRIM E XIRÚ Tradição, Tradicionalismo, Folclore: definições, diferenças e Grupo dos Oito e 1ª Ronda Crioula:

Leia mais

RESOLUÇÃO CONPRESP 17 / 2007

RESOLUÇÃO CONPRESP 17 / 2007 RESOLUÇÃO CONPRESP 17 / 2007 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei Nº

Leia mais

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA

CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA: O PROJETO LAGOINHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnicas Retrospectivas I Profª. Raquel

Leia mais

Proposta para a Base Nacional Comum Curricular

Proposta para a Base Nacional Comum Curricular Proposta para a Base Nacional Comum Curricular Este documento apresenta as proposições da (ABEM) para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando o documento oficial apresentado pelo Ministério

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 4 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A AVENTURA DE NAVEGAR *Descobrir o motivo das grandes navegações *Reconhecer as especiarias e o comércio entre África e Europa. *A importância das navegações. *As viagens espanholas e portuguesas

Leia mais

Pode integrar roteiros de ecoturismo

Pode integrar roteiros de ecoturismo SÃO LUIZ GONZAGA IDENTIFICAÇÃO LOCALIZAÇÃO CARACTERIZAÇÃO POSSIBILIDADE TURÍSTICA Paisagem do Sítio São Luiz Gonzaga Espaço público?? Arqueológico São federal destinado ao Lourenço Mártir turismo, onde

Leia mais

A cidade luso-brasileira no Rio Grande do Sul: Freguesias criadas no século XVIII

A cidade luso-brasileira no Rio Grande do Sul: Freguesias criadas no século XVIII 2785 X Salão de Iniciação Científica PUCRS A cidade luso-brasileira no Rio Grande do Sul: Freguesias criadas no século XVIII Raquel Schuch Tergolina, Talita Marinheiro Pereira, Prof. Arq. MS. Leonardo

Leia mais

Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas. Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4:

Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas. Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4: Atividade de Revisão Prova 1 cap. 01 Questões Objetivas Utilize o mapa a seguir para auxiliar na resolução das questões de 1 a 4: Fonte: Adaptado de http://image.slidesharecdn.com/profdemetriomelo-brasilregionalizao

Leia mais

Resgate Histórico do Museu das Missões: Concepção, Trajetória e Recuperação

Resgate Histórico do Museu das Missões: Concepção, Trajetória e Recuperação - SEPesq Resgate Histórico do Museu das Missões: Concepção, Trajetória e Recuperação Aline Guiráo Hahn Arquiteta e Urbanista Mestranda em Arquitetura e Urbanismo /UniRitter alineghahn@gmail.com Resumo:

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força

Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força 1 Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de

Leia mais

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO ARTE SACRA NO ESPIRITO SANTO bens móveis integrados: uma perspectiva histórica e estética Attilio Colnago

Leia mais

Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em

Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em Localizada numa área especial dentro do município de Pomerode, a região de Testo Alto concentra o maior acervo de Casas Enxaimel do município, em propriedades rurais, com seus ranchos e plantações. A localidade

Leia mais

Anexo IV. Enquadramento Legal

Anexo IV. Enquadramento Legal Anexo IV Enquadramento Legal 2 Jorge Eduardo Lopes Carta Arqueológica do Concelho de Arruda dos Vinhos 1. Enquadramento Legal Hoje em dia, o Património Cultural é associado a todos os vestígios, materiais

Leia mais

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO A região vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares,

Leia mais

Educação Patrimonial. II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP. Museu da Imigração 14 de maio de 2016

Educação Patrimonial. II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP. Museu da Imigração 14 de maio de 2016 Educação Patrimonial II Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP Museu da Imigração 14 de maio de 2016 Educação Patrimonial no Iphan Portaria Educação Patrimonial: Portaria

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: INVESTIMENTO NA CONSERVAÇÃO, PROTECÇÃO, PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PATRIMÓNIO CULTURAL

Leia mais

DECRETO Nº E 05 DE JULHO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO Nº E 05 DE JULHO DE O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 35.879 E 05 DE JULHO DE 2012 Dispõe sobre o RIO COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO

Leia mais