Palavras-chave: Integração Lavoura-pecuária; Desenvolvimento Forrageiro; Ccrescimento de Plantas. 1. INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Integração Lavoura-pecuária; Desenvolvimento Forrageiro; Ccrescimento de Plantas. 1. INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 HORMÔNIOS REGULADORES DE CRESCIMENTO E SEUS EFEITOS SOBRE OS PARÂMETROS MORFOLÓGICOS DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS 1 PELISSARI, G 2.; CARVALHO, I. R 2. SILVA, A. D. B 2.; FOLLMANN, D. N 2.; LESCHEWITZ, R 2 ; NARDINO, M 3 ; SOUZA, V. Q 4 ; CARON, B. O 4 ; 1 Trabalho de Pesquisa desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen-RS. 2 Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen-RS, Brasil. 3 Mestrando em Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen-RS, Brasil. 4 Prof PhD. Adj. da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, RS, Brasil. guilherme_pl_@hotmail.com; ivan_ricardo_21@hotmail.com; davidborto@hotmail.com; diegofollmannagronomia2009@hotmail.com; leschewitz@hotmail.com; nardinoagronomia@bol.com.br; velciq@gmail.com; otomarcaron@yahoo.com.br; RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do uso de hormônios reguladores de crescimento vegetal nos parâmetros morfológicos de gramíneas forrageiras na região Norte do Rio Grande do Sul. Realizado no campo experimental da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso no esquema fatorial (espécies forrageiras x uso de hormônios x épocas de avaliação) com três repetições. O hormônio utilizado é composto por CINETINA, ÁCIDO GIBERÉLICO, ÁCIDO INDOL-BUTÍRICO. O uso de hormônios reguladores de crescimento expressaram influência direta no número de afilhos por planta para todos os materiais forrageiros. Observaram-se efeitos positivos no uso deste aditivo sobre a variável altura de planta para os materiais Azevém Normal, BRS 277, BRS Tarumã e BRS Umbu. O teor de clorofila foi influenciado apenas para o grenótipo BRS Guatambu. Os hormônios propiciam aumento da área foliar e massa verde dos materiais forrageiros. Palavras-chave: Integração Lavoura-pecuária; Desenvolvimento Forrageiro; Ccrescimento de Plantas. 1. INTRODUÇÃO Para ser considerada eficaz para a alimentação animal, a planta forrageira deve possuir rápido crescimento, de maneira constante, possuir rápido domínio sobre plantas invasoras, além de ser tolerante às doenças e condições climáticas adversas. Existem várias espécies e cultivares utilizadas na alimentação animal, em destaque estão as cultivares de trigo com dupla aptidão (Triticum aestivum L.), onde podem ser utilizadas na alimentação animal tanto como forragem verde ou feno, e ainda como cobertura vegetal, adubação verde e alimentação humana com uso de seus grãos (SCHEEREN, 1984). O trigo de dupla aptidão caracteriza-se como forrageira amplamente difundida na interação lavoura-pecuária, produz além de grãos, forragens no período de vazio forrageiro.

2 O trigo de dupla aptidão é cultivado em diversos países, obtendo bons retornos financeiros para os agropecuaristas (FONTANELI et., al., 2007). No Brasil, o trigo é cultivado principalmente nos estados da região Sul. Estes estados brasileiros e principalmente Minas Gerais são destaques na produção leiteira. Algumas cultivares com dupla aptidão disponível ao produtor: BRS Tarumã, BRS Umbu, BRS Guatambu, BRS Figueira, BRS 176 e BRS 277. Outras gramíneas forrageiras utilizadas na alimentação animal, entre elas, Azevém Normal diplóide (Lolium multiflorum), Azevém Barjumbo tetraplóide (Lolium multiflorum), Aveia Preta (Avena strigosa) e Centeio forrageiro (Secale cereale L.). Sendo estas utilizadas principalmente na região sul do Brasil, onde expressam fácil manejo, custo baixo de implantação e ciclo longo, com isso seu período de pastejo pode ser extendido do final do outono até o final da primavera no estado do Rio Grande do Sul (FONTANELI; GASSEN, 2009). Os hormônios reguladores do crescimento vegetal buscam aperfeiçoar e potencializar o desenvolvimento inicial da cultura. Existem diversos fitormônios sintéticos reguladores de crescimento disponíveis no mercado, no qual cada grupo tem efeito diferenciado no estímulo do crescimento e desenvolvimento vegetal, existem também compostos de fitormônios, que se caracterizam por ser uma combinação de diferentes reguladores vegetais. Na dosagem correta, geram equilíbrio hormonal na planta, trazendo resultados positivos à cultura. Com o uso destes hormônios reguladores de crescimento espera-se que a planta tenha desenvolvimento mais rápido e maior eficácia no uso de suas raízes. As plantas forrageiras ganham importância no Brasil por serem utilizadas como base alimentar da bovinocultura de corte e leiteira. Estudos na melhoria das forrageiras são imprescindíveis para o desenvolvimento do setor. Ao levarmos em consideração a dieta dos animais, os principais fatores a serem analisados no atendimento das exigências nutricionais são a quantidade e a qualidade de forrageira a serem produzidas (TEIXEIRA,; ANDRADE, 2001). O presente estudo tem por objetivo avaliar a influência do uso de hormônios reguladores de crescimento vegetal nos parâmetros morfológicos de gramíneas forrageiras na região Norte do Rio Grande do Sul. 2. METODOLOGIA O trabalho foi realizado no campo experimental da Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação Superior Norte do RS UFSM, Campus Frederico Westphalen- RS. O solo classifica-se como Latossolo Vermelho Distrófico, o clima da região classifica-se como subtropical segundo Köppen e a região se localiza á uma altitude de 490 metros. O período de semeadura foi realizado na primeira quinzena de abril de 2012, as sementes das espécies forrageiras são oriundas da EMBRAPA Trigo, localizada na cidade de Passo Fundo RS. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso no esquema

3 fatorial (Espécies forrageiras x uso de hormônios x épocas de avaliação) dispostos em três repetições. O hormônio utilizado foi Stimulate, este hormônio é composto por a CINETINA, que auxilia no crescimento das plantas, divisão e diferenciação celular, ÁCIDO GIBERÉLICO, que expressa efeitos no processo de germinação, ÁCIDO INDOL-BUTÍRICO que participa do crescimento, estabelecimento dos frutos e retarda a queda de flores. A dose utilizada foi de 5 ml do composto para cada quilo de sementes. As parcelas continham um metro quadrado, com seis linhas de semeadura, espaçamento entre linha de 0.17 metros, dispostos em três repetições para cada tratamento. Utilizaram-se nove espécies forrageiras avaliando-se o uso ou não de hormônio regulador de crescimento vegetal, as avaliações atribuídas no experimento seguem: número de afilhos por planta, que se caracteriza como o ato da planta dar rebentos, altura de planta, teor de clorofila, área foliar da planta, massa verde de planta, massa seca de planta. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância com 5% de probabilidade de erro. Ao apresentar interação entre espécie forrageira x uso de hormônio x época de avaliação desmembraram-se aos efeitos simples, as variáveis que não expressaram interação para espécie e uso de hormônio compararam-se as médias de cada fator pelo teste de Tukey. As épocas de avaliação foram comparadas por regressão linear. 3. RESULTADOS E DISCUSSÕES A análise de variância relevou significância para interação tripla espécie forrageira x uso de hormônio x época de avaliação para a variável número de afilhos por planta. As variáveis que desempenharam interação entre espécie forrageira x época de avaliação foram: altura de planta, teor de clorofila, as variáveis que expressaram interação entre época de avaliação e uso de hormônio foram: teor de clorofila. As variáveis que apresentaram interação espécie forrageira x uso de hormônio foram: altura de planta e teor de clorofila. As variáveis que não apresentaram interação foram: área foliar, massa verde de planta, massa seca de planta e altura de plantas. A variável número de afilhos (Tabela 1) por planta indica o potencial produtivo das plantas, sendo este forrageiro e para a produção de grãos. O indicador do potencial de rendimento de grão é indicado pelo número de afilhos férteis. Em relação ao desempenho da Aveia Preta frente ao uso de hormônio regulador de crescimento esta responde de maneira positiva ao uso do aditivo. Ao analisar o comportamento nas diferentes épocas de avaliação observa-se que o maior número de afilhos está expresso aos 55 DAS (dia após a semeadura), portanto esta espécie expressa acréscimos gradativos no número de afilhos de acordo com o crescimento da planta.

4 Na avaliação do Azevém Barjumbo perante a adição do hormônio junto às sementes, obteve-se resposta positiva, com o aumento do número de afilhos por planta. De acordo com as épocas encontrou-se maior resposta aos 45 e 55 DAS, possivelmente a resposta da planta ao uso do hormônio ocorre conforme o crescimento e desenvolvimento de afilhos. O uso de hormônio resultou em resposta positiva no caráter afilhamento. O comportamento do Azevém Normal frente o uso de hormônio foi similar ao azevém Barjumbo, possuindo um crescimento positivo no número de afilhos aos 35 e 55 DAS, portanto esta forrageira expressou resposta positiva ao aumento das épocas de avaliação em relação ao afilhamento. O crescimento desta forrageira é similar com a adição ou não deste composto, fato este que ocorre acréscimos no número de afilhos perante o desenvolvimento da cultura. O comportamento do número de afilhos da cultivar de trigo BRS277 perante a adição de hormônio expressa acréscimos aos 35, 45 e 55 DAS. O Centeio Forrageiro com o uso de hormônio reduziu o número de afilhos. O genótipo de trigo BRS Figueira com uso de hormônio teve seu número de afilhos maior em todas as épocas de avaliação. Em comparação com ou sem uso de hormônio, nota-se elevação aos 55 DAS no número de afilhos. O BRS Guatambu com o uso de hormônio desempenha comportamento diferenciado das demais forrageiras, em todas as épocas de avaliação, o BRS 277 com uso de hormônio obteve o maior número de afilhos em comparação ao sem uso de hormônio, apenas aos 35 DAS à resposta foi maior ao número de afilhos para a cultivar BRS 277 sem uso de hormônio, com a adição de hormônios houve acréscimos significativos aos 45 e 55 DAS. O material BRS Tarumã com uso de hormônio obteve maior expressão no número de afilhos em todas as épocas de avaliação. Ao relacionarmos o uso de hormônios, este foi responsivo a adição do composto aos 45 e 55 DAS. O BRS Umbu perante o uso de hormônio foi mais expressivo em relação a este quesito na ausência dos hormônios, no uso deste aditivo para todas as épocas de avaliação o material BRS Umbu desempenhou maior afilhamento e perante os demais materiais foi superior no quesito número de afilhos por planta. Tabela I: Afilhamento - Interação entre as espécies forrageiras x uso de hormônios reguladores de crescimento x épocas de avaliação, na região Norte do Rio Grande do Sul. Com Hormônio Épocas após semeadura Sem Hormônio Espécies Aveia Preta 1.44ab A 2.44a A 5.33ab A 3.44b A 7.33c A 1.55a A 1.22a A 3.33ab B 4.00ab A 5.00bc B Azévem Barjumbo 0.94ab A 1.00b A 3.88bc A 3.66b A 5.77d A 1.00a A 1.66a A 3.11ab A 2.22c B 4.11bc B Azévem Normal 1.11ab A 1.66ab A 4.77b A 3.88b A 6.44cd A 0.77a A 1.88a A 3.11ab B 3.55bc A 5.33ab A BRS ab A 2.22ab A 6.55a A 5.77a A 9.00b A 1.22a A 1.11a A 3.66ab B 2.77bcd B 5.33ab B Centeio Forrag. 0.55b A 1.00b A 3.00c A 4.00b A 5.66d A 0.77a A 1.44a A 3.77ab A 5.33a A 5.88a A BRS Figueira 1.66ab A 2.22ab A 4.00bc A 4.00b A 6.55bc A 1.22a A 1.88a A 3.44ab A 3.22bc A 4.66bc B BRS Guatambu 1.44ab A 2.22ab A 3.88bc A 3.11b A 11.33a A 1.44a A 1.77a A 4.33a A 2.22cd A 5.11ab B BRS Tarumã 2.11a A 2.44a A 4.00bc A 3.77b A 10.33a A 1.22a A 2.00a A 3.22ab A 3.55bc A 3.55cd B BRS Umbu 1.77ab A 2.22ab A 4.11bc A 3.55b A 7.44c A 1.11a A 1.55a A 1.66c B 1.44d B 2.55d B CV(%) *Médias seguidas pela mesma letra maiúsculas na linha não diferem no uso de hormônios, pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro. *Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna não diferem estatisticamente entre as espécies forrageiras pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro.

5 Os gráficos: Demonstram o comportamento de cada material forrageiro perante as épocas de avaliação, e uso de hormônios reguladores de crescimento, perante a variável numero de afilhos por planta.

6 A comparação de altura de plantas em relação às épocas de avaliação (Tabela II) foi elaborada com intuito de avaliar a características morfológicas do crescimento de cada planta aos 55 DAS. As espécies Azevém Barjumbo, Azevém Normal e Aveia Preta, perante as épocas de avaliação obtiveram acréscimos no crescimento, resultando as 55 DAS similaridade perante este caráter. Em relação ao crescimento dos materiais Centeio Forrageiro, BRS Figueira e BRS 277 demonstra acréscimos na altura aos DAS 55, e Centeio Forrageiro e BRS Figueira obtiveram altura similares. Ao observar o comportamento em relação às épocas de avaliação, nota-se que o BRS 277 expressou crescimento ascendente em relação aos demais materiais. Ao observar o crescimento dos materiais BRS Guatambu, BRS Tarumã e BRS Umbu perante as épocas de avaliação, se observou comportamento similar. Todos os materiais de trigo duplo propósito expressaram declínio na altura de plantas aos 55 DAS, possivelmente isso é devido ao intenso afilhamento dos materiais, onde as plantas preconizaram o crescimento dessas estruturas, reduzindo a translocação dos fotoassimilados à planta principal. Os gráficos: Demonstram o comportamento dos materiais forrageiros perante as épocas de avaliação, perante a variável altura de planta.

7 Em relação ao comportamento das espécies forrageiras perante as épocas de avaliação no quesito teor de clorofila, para as espécies Azevém Normal, Azevém Barjumbo e Aveia Preta, o Azevém Barjumbo expressou maior teor de clorofila aos 35 DAS, o Azevém Normal expressou menor teor de clorofila perante as demais espécies, possivelmente este material não tenha habilidade competitiva em sua arquitetura foliar. Para os materiais BRS Figueira, BRS 277 e Centeio Forrageiro, perante ás épocas de avaliação, os maiores teores de clorofila foram expressos pelo material BRS 277. O Centeio Forrageiro e BRS Figueira não diferiram estatisticamente entre si. Tabela II: Demonstra interação espécies forrageiras x épocas de avaliação, para as variáveis altura de planta e teor de clorofila. Altura de Planta Teor de Clorofila Espécies Época Época Aveia Preta 23.10a ab 46.78a 18.42a 18.74b b 15.47ab a 12.35bc 15.27ab Azévem Barjumbo 17.05ab c 33.16bc 19.53a 18.72b 14.4 d 14.27bc 16.23bc 12.95ab a Azévem Normal b a b 20.08a 18.57b e c c 12.95ab b BRS ab 23.67abc c 18.59a 28.93a c a 16.35bc 13.67ab 15.62ab Centeio b c c 17.62a 15.15b c c d c 15.10ab BRS Figueira a 26.33abc b 20.77a 20.20b 15.22bc c d c b BRS Guatambu 19.38ab 22.53bc 31.35bc 19.36a 18.23b 13.52de 14.96abc 15.98bcd 12.68bc 14.38ab BRS Tarumã 18.53ab c c 19.81a 15.01b 16.27bc a bc a b BRS Umbu a 28.55ab b 20.36a 20.84b 18.16a ab ab 12.68bc 15.33ab CV(%) 29,35 9,72 *Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna não diferem estatisticamente entre as espécies forrageiras pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro. Os gráficos: Demonstram o comportamento dos materiais forrageiros perante as épocas de avaliação, perante a variável teor de clorofila. J

8 Em relação ao comportamento das espécies forrageiras de acordo com o uso de hormônios para a altura de plantas, para todas as espécies forrageiras o uso de hormônio influenciou de forma positiva este quesito. Apenas o material Centeio Forrageiro e BRS Guatambu não obtiveram diferença significativa entre si. Tabela III: Demonstra a interação ente espécies forrageiras x uso de hormônios, para as variáveis altura de planta e teor de clorofila. Altura de Planta Teor de Clorofila Espécies Com Hormônio Sem Hormônio Com Hormônio Sem Hormônio Aveia Preta a A a A a A a A Azévem Barjumbo c A bc A abcd A b A Azévem Normal abc A bc B d B bc A BRS a A bc B a A a A Centeio Forrageiro d A b A c A c A BRS Figueira ab A ab A d A c A BRS Guatambu dc A ab A abc A c B BRS Tarumã bc A c B a A a A BRS Umbu CV(%) a A ab B a A a A 27,17 8,87 *Médias seguidas pela mesma letra maiúsculas na linha não diferem no uso de hormônios, pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro. *Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna não diferem estatisticamente entre as espécies forrageiras pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro. Em relação ao uso de hormônios nos diferentes materiais forrageiros, o teor de clorofila foi influenciado para os materiais BRS Guatambu e Azevém Normal, portanto o uso deste aditivo proporcionou a estes materiais acréscimos neste parâmetro. O teor de clorofila é indicativo da qualidade foliar das plantas, portanto acréscimos neste parâmetro vêm a acarretar maior taxa fotossintética, sendo esta responsável pelo crescimento das plantas. Possivelmente o uso destes hormônios trazem ganhos qualitativos e quantitativos às espécies responsivas a este aditivo. Para o comportamento das espécies com ausência do uso de hormônios, os maiores teores de clorofila foram expressos para os materiais de Aveia preta, BRS 277, BRS Tarumã e BRS Umbu. Os menores teores de clorofila foram desenvolvidos pelos materiais BRS Guatambu, BRS Figueira e Centeio Forrageiro. Em relação ao comportamento do teor de clorofila frente ao uso de hormônios perante as épocas de avaliação, observa-se redução para este quesito em relação ao desenvolvimento das plantas com hormônios reguladores do crescimento. Não houve diferença estatística entre as épocas de avaliação com a ausência de hormônios.

9 Ao relacionarmos o comportamento da variável área foliar de acordo com uso de hormônios reguladores de crescimento, ressalta-se que este aditivo foi diretamente responsável pelo aumento da área foliar das gramíneas forrageiras, acréscimos nestes quesitos estão relacionados com o desenvolvimento dos materiais forrageiros. A variável massa verde e seca de plantas expressaram acréscimos de acordo com o desenvolvimento das forrageiras, o uso de hormônios reguladores do crescimento acarretaram em ganhos quantitativos para as variáveis em questão. Os bioestimulantes são alternativas disponíveis aos produtores, possibilitando acréscimos qualitativos e quantitativos aos mesmos (FERREIRA, 2006; MACEDO et., al., 2002). 4. CONCLUSSÃO O uso de hormônios reguladores de crescimento expressou influência direta no número de afilhos por planta para todos os materiais forrageiros. Observa-se efeitos positivos no uso deste aditivo sobre a variável altura de plantas para os materiais Azevém Normal, BRS 277, BRS Tarumã e BRS Umbu. O teor de clorofila foi influenciado apenas para o genótipo BRS Guatambu. Hormônios reguladores de crescimento propiciaram o aumento da área foliar e massa verde dos materiais forrageiros. REFERÊNCIAS FONTANELI, R. S.; ET AL; Brasil já tem suas cultivares de trigo de duplo propósito. SEED NEWS, vol XI, n 1, FONTANELI, Ren. S., GASSEN, D.N. Integração Agriculturapecuária - Potencial das forrageiras para adubação verde. Revista Plantio Direto, v. 18, p , FERREIRA, L. A. Bioestimulante e Fertilizantes associados ao tratamento de sementes de milho e soja Dissertação (Mestrado em Fitotecnia). Universidade Federal de Lavras, Lavras, MACEDO, F.B. et al. Fitorregulador, produção e conteúdos de clorofila nas folhas em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) cv IAPAR-pérola. Revista Ecossistema. Vol. 27, n.1,2 jan dez, SCHEEREN, P. L. Instruções para utilização de trigo e triticale. Passo Fundo: EMBRAPA/CNPT, 1984, 19p. (CNPT, doc. 09). TEIXEIRA, J.C.; ANDRADE, G.A. Carboidrato na alimentação de Ruminantes. In: II Simposio de Forragicultura e pastagens, 2001, Lavras. Temas em Evidencia. Lavras: Editora UFLA, v.1. p KÖPPEN, W. Climatologia: Con un estudio de los climas de la tierra. México: Fondo de cultura Economica, p.

SILAGEM DE CEREAIS FORRAGEIROS

SILAGEM DE CEREAIS FORRAGEIROS SILAGEM DE CEREAIS FORRAGEIROS KRAEMER, A. 1 ; PAZINATO, A.C. 1.; FONTANELI, Ren. S. 2 ; FONTANELI, Rob. S. 3 ; SANTOS H. P. dos 4 ; NASCIMENTO JUNIOR, A. do 5 ; CAIERÃO, E 6 ; MINELLA, E 7. A agropecuária

Leia mais

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL

ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL ADENSAMENTO DE SEMEADURA EM TRIGO NO SUL DO BRASIL - 2011 Pedro Luiz Scheeren 1, Antônio Faganello 1, João Leonardo Fernandes Pires 1, Vanderlei da Rosa Caetano 2, Ricardo Lima de Castro 1, Eduardo Caierão

Leia mais

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno.

PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. Palavras-chave: Lolium multiflorum L., Produção de leite, Pastagem de inverno. PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE AZEVÉM NO EXTREMO OESTE CATARINENSE José Tiago Rambo Hoffmann 1 ; Leandro Werlang 1 ; Rogério Klein 1 ; Marcos Paulo Zambiazi 1 ; Fabiana Raquel Mühl 2 ; Neuri Antônio Feldman

Leia mais

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo

Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Rendimento e caraterísticas agronômicas de soja em sistemas de produção com integração lavoura-pecuária e diferentes manejos de solo Henrique Pereira dos Santos 1 Renato Serena Fontaneli 1 Ana Maria Vargas

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA,

ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, ANÁLISE ECONÔMICA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO MISTOS: GRÃOS, CULTURA DE COBERTURA E PECUÁRIA, 2003-2012 Claudia De Mori¹, Henrique Pereira dos Santos¹, Renato Serena Fontaneli¹ e Evandro Ademir Lampert 2 ¹Pesquisador,

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL EVOLUÇÃO DO CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA, EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Gessí Ceccon (1), Neriane de Souza Padilha (2), Islaine Caren Fonseca (3), Rodrigo César Sereia (4) & Antonio Luiz Neto Neto (5)

Leia mais

Gramíneas Forrageiras

Gramíneas Forrageiras UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE FORRAGEIRAS Gramíneas Forrageiras Otávio Matos Tavares otaviomt@gmail.com

Leia mais

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA.

RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. RENDIMENTO DE FEIJÃO CULTIVADO COM DIFERENTES FONTES DE ADUBOS VERDES NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE COBERTURA NITROGENADA. Alana Oliveira Silva 1 ; Manoel Mota dos Santos 2 ; 1 Aluno do Curso de Química Ambiental;

Leia mais

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO

PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE AZEVEM CV. BAR JUMBO SOB DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E DOSES DE NITROGÊNIO Fabio César Bratti 1, Laércio Sartor 1* [orientador], Priscila Wielewski 1, Julio Cezar Machado

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Influência de Diferentes Épocas de Corte e Densidade de Plantas no Desempenho Agronômico de Duas Cultivares de Sorgo

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG

CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DE VARIEDADES DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA NO SUL DE MG Guilherme V. TEIXEIRA 1 ; Otavio D. GIUNTI 2 ; Anastácia FONTANETTI 3 ; Ariana V. SILVA 4 ;

Leia mais

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG.

EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. EFEITOS DA FERTILIZAÇÃO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO FOLIAR NO DESENVOLVIMENTO DO FEIJOEIRO NO MUNICÍPIO DE INCONFIDENTES- MG. Vinícius P. CAMPAGNOLI 1 ; Marcus Vinicius S. TAVARES 1 ; Cleber K. de SOUZA

Leia mais

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG Gabriela M. TERRA 1 ; José S. de ARAÚJO 2 ; Otávio M. ARAÚJO 3 ; Leonardo R. F. da SILVA 4 RESUMO Objetivou-se avaliar 5 genótipos

Leia mais

Potencial produtivo das espécies aveia e azevém com diferentes adubações

Potencial produtivo das espécies aveia e azevém com diferentes adubações Eixo: Agronomia, Zootecnia e áreas afins Modalidade: Ensino Técnico Potencial produtivo das espécies aveia e azevém com diferentes adubações Christian Teixeira Flores, Davi Siqueira Nogueira, João Pedro

Leia mais

ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE 15 GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO

ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE 15 GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO ENSAIO DE COMPETIÇÃO DE 15 GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO Marcos H. TAVEIRA 1 ; Fernanda P. FRANCO¹; Luiz Carlos D. ROCHA 2 ; Aloísia Rodrigues HIRATA 3 ; Vladimir R. Moreira da

Leia mais

fontes e doses de nitrogênio em cobertura na qualidade fisiológica de sementes de trigo

fontes e doses de nitrogênio em cobertura na qualidade fisiológica de sementes de trigo fontes e doses de nitrogênio em cobertura na qualidade fisiológica de sementes de trigo PRANDO, A.M. 1 ; ZUCARELI, C. 1 ; FRONZA, V. 2 ; BASSOI, M.C. 2 ; OLIVEIRA, F.A. 2 1 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL Auri Fernando de Moraes 1, Alexandre Pereira Bonfá 1, Walter Quadros Ribeiro Júnior 2, Maria Lucrécia Gerosa Ramos 3, Júlio César Albrecht 2, Renato

Leia mais

Henrique Pereira dos Santos 1 ; Renato Serena Fontaneli 2 ; Silvio Tulio Spera 3 & Jane Rodrigues de Assis Machado 4

Henrique Pereira dos Santos 1 ; Renato Serena Fontaneli 2 ; Silvio Tulio Spera 3 & Jane Rodrigues de Assis Machado 4 4.7.8 Efeito de sistemas de produção com integração lavoura-pecuária, no rendimento de grãos e algumas características agronômicas de milho, sob plantio direto Henrique Pereira dos Santos 1 ; Renato Serena

Leia mais

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA

CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA CONSORCIO DE MILHO COM BRACHIARIA BRINZANTHA Leydinaria Pereira da Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo 2 ; 1 Aluna do Curso de Química Ambiental da UFT; Campus de Gurupi; e-mail: nara-lin@hotmail.com ;PIVIC/UFT

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ

AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE MILHOS HÍBRIDOS CONSORCIADOS COM Brachiaria brizantha cv. MARANDÚ Luanna de Andrade Silva¹; Aurélio Vaz-de-Melo²; 1 Aluna do Curso de Agronomia da UFT; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas.

Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas. XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Resposta de Cultivares de Milho a Variação de Espaçamento Entrelinhas Leonardo Melo Pereira da Rocha 1, Luciano Rodrigues

Leia mais

ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS

ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS ÍNDICE DE CLOROFILA FALKER E TEOR DE NITROGÊNIO EM FOLHAS DE COBERTURAS DE INVERNO, FEIJÃO E MILHO EM SUCESSÃO NO SUL DE MINAS GERAIS Juarez G. do C. LEITE 1 ; Augusto R. da SILVA 2 ; Ariana V. SILVA 3

Leia mais

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Resumo Expandido Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Palavras-chave: brachiária, adubação, conteúdo ruminal.

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS

AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS PONTES JÚNIOR, Vilmar de Araújo 1 ; MELO, Leonardo Cunha 3 ; FARIA, Luís Cláudio 2 ; COSTA, Joaquim Geraldo Cáprio 2 ; PEREIRA, Helton Santos

Leia mais

ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS, CICLO 2005/2006 1

ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS, CICLO 2005/2006 1 ESTABILIDADE DE GENÓTIPOS DE FEIJOEIRO COMUM NO ESTADO DE GOIÁS PARA PRODUTIVIDADE DE GRÃOS, CICLO 2005/2006 1 PONTES JÚNIOR, Vilmar de Araújo 1 ; MELO, Leonardo Cunha 3 ; FARIA, Luís Cláudio 2 ; COSTA,

Leia mais

INFLUÊNCIA DE BORDADURA NAS LATERAIS E NAS EXTREMIDADES DE FILEIRAS DE MILHO NA PRECISÃO EXPERIMENTAL 1

INFLUÊNCIA DE BORDADURA NAS LATERAIS E NAS EXTREMIDADES DE FILEIRAS DE MILHO NA PRECISÃO EXPERIMENTAL 1 INFLUÊNCIA DE BORDADURA NAS LATERAIS E NAS EXTREMIDADES DE FILEIRAS DE MILHO NA PRECISÃO EXPERIMENTAL 1 CASAROTTO, Gabriele 2 ; CARGNELUTTI FILHO, Alberto 3 ; BURIN, Cláudia 4 ; TOEBE, Marcos 5 ; SILVEIRA,

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012

V Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí V Jornada Científica 19 a 24 de novembro de 2012 Produtividade e proteína bruta do feijão guandu (Cajanus cajan cv. Mandarin) sob diferentes adubações e períodos de corte cultivado em um latossolo vermelho distrófico Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio

Leia mais

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais.

Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Caraterísticas agronômicas de híbridos experimentais e comerciais de milho em diferentes densidades populacionais. Rafael Augusto Lima Rodrigues (1), Emerson Borghi (2) ; Israel Alexandre Pereira Filho

Leia mais

RENDIMENTO DE GRÃOS DE FEIJÃO-CAUPI EM SISTEMA CONSORCIADO COM SORGO IRRIGADO NO NORTE DE MINAS GERAIS

RENDIMENTO DE GRÃOS DE FEIJÃO-CAUPI EM SISTEMA CONSORCIADO COM SORGO IRRIGADO NO NORTE DE MINAS GERAIS RENDIMENTO DE GRÃOS DE FEIJÃO-CAUPI EM SISTEMA CONSORCIADO COM SORGO IRRIGADO NO NORTE DE MINAS GERAIS I. O. ANDRADE JÚNIOR¹; A. J. CARVALHO²; P. S. C. BATISTA 1 ; L. D. A. BORGES 3 V. C. ROCHA JÚNIOR²;

Leia mais

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí Resumo Expandido para publicação na Semana de Iniciação Científica UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Rodrigo de Paula CRISÓSTOMO

Leia mais

INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE CORTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO COM DUPLA APTIDÃO 1.

INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE CORTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO COM DUPLA APTIDÃO 1. INFLUÊNCIA DO NÚMERO DE CORTES NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE TRIGO COM DUPLA APTIDÃO 1. CARVALHO, I. R. 2 ; BORELLA, J. 3 ; PELISSARI, G. 4 ; NARDINO, M. 5 ; BONATO, O. B. 6 ; PINHEIRO, R. R.

Leia mais

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011

IV Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí IV Jornada Científica 06 a 09 de Dezembro de 2011 Avaliação dos teores de proteína bruta (PB) e da relação folha caule do feijão guandu Cajanus Cajan cv. Mandarin submetido a diferentes níveis de adubação Arnon Henrique Campos ANÉSIO¹; Antônio Augusto

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA EM AMBIENTES E POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIAS Priscila Akemi Makino (1), Juslei Figueiredo da Silva (1), Antonio Luiz Neto Neto (1), Neriane de Souza Padilha (2), Gessí Ceccon

Leia mais

Produção de biomassa da parte aérea de aveia-preta influenciada por diferentes épocas de semeadura e condições hídricas no ano de 2005

Produção de biomassa da parte aérea de aveia-preta influenciada por diferentes épocas de semeadura e condições hídricas no ano de 2005 Produção de biomassa da parte aérea de aveia-preta influenciada por diferentes épocas de semeadura e condições hídricas no ano de 2005 SOBOTTKA, R.P. 1 ; GONÇALVES, S.L.²; CHICARELI, L.S. 1 ; OLIVEIRA,

Leia mais

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM

15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM 15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM ASSOCIAÇÃO COM LOCKER NA CULTURA DA SOJA O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho dos produtos (Seed e Crop+) e a sua associação com Locker em aplicação

Leia mais

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho

Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho Arranjo espacial de plantas em diferentes cultivares de milho JOSÉ C. CRUZ 1,, ISRAEL A. PEREIRA FILHO 1, MAURÍLIO F. de OLIVEIRA 1 1 Embrapa Milho e Sorgo. Caixa Postal 151 CEP. 35.701-970. Sete Lagoas,

Leia mais

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução

Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul. Introdução Avaliação de variedades sintéticas de milho em três ambientes do Rio Grande do Sul Machado, J.R. de A. 1 ; Guimarães, L.J.M. 2 ; Guimarães, P.E.O. 2 ; Emygdio, B.M. 3 Introdução As variedades sintéticas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO STIMULATE SOBRE MUDAS DE CAFÉ EM DOIS MODOS DE APLICAÇÃO. Vantuir A. Silva; J.B. Matiello; Fernanda B. Bento.

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO STIMULATE SOBRE MUDAS DE CAFÉ EM DOIS MODOS DE APLICAÇÃO. Vantuir A. Silva; J.B. Matiello; Fernanda B. Bento. AVALIAÇÃO DO EFEITO DO STIMULATE SOBRE MUDAS DE CAFÉ EM DOIS MODOS DE APLICAÇÃO Vantuir A. Silva; J.B. Matiello; Fernanda B. Bento. INTRODUÇÃO O balanço hormonal das plantas está intimamente ligado aos

Leia mais

DENSIDADE DE SEMEADURA E POPULAÇÃO INICIAL DE PLANTAS PARA CULTIVARES DE TRIGO EM AMBIENTES DISTINTOS DO PARANÁ

DENSIDADE DE SEMEADURA E POPULAÇÃO INICIAL DE PLANTAS PARA CULTIVARES DE TRIGO EM AMBIENTES DISTINTOS DO PARANÁ DENSIDADE DE SEMEADURA E POPULAÇÃO INICIAL DE PLANTAS PARA CULTIVARES DE TRIGO EM AMBIENTES DISTINTOS DO PARANÁ José Salvador Simoneti Foloni 1*, Manoel Carlos Bassoi 1, Luis César Vieira Tavares 1, Larissa

Leia mais

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO

TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO NO PLANTIO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EFEITOS DA PROFUNDIDADE DE PLANTIO NA GERMINAÇÃO E PRODUÇÃO DE MASSA DO CAPIM BRAQUIARÃO ADUBADO

Leia mais

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DO HÍBRIDO DE MILHO 2B587PW SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO EM ADUBAÇÃO DE COBERTURA Antônio C. de OLIVEIRA JÚNIOR 1 ; Rodrigo M. A. da SILVA 2 ; Lucas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO NO CURSO DE BACHARELADO DE AGRONOMIA DA UERGS- UNIDADE DE TRÊS PASSOS 2

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO NO CURSO DE BACHARELADO DE AGRONOMIA DA UERGS- UNIDADE DE TRÊS PASSOS 2 PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA E GRÃOS DE CULTURAS DE COBERTURA DE INVERNO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 PRODUCTION OF DRY MATTER AND GRAINS OF WINTER COVER CROPS UNDER

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 593

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 593 Página 593 ANÁLISE QUÍMICA DO SOLO E PRODUTIVIDADE DO ALGODOEIRO EM RESPOSTA A DOSES DE NITROGÊNIO E PLANTAS DE COBERTURA NO PERÍODO DE INVERNO * Samuel Ferrari 1 ; Enes Furlani Júnior 2 ; João Vitor Ferrari

Leia mais

Palavras chaves: Plantas de cobertura, Rendimento de grãos, Raphanus vulgaris.

Palavras chaves: Plantas de cobertura, Rendimento de grãos, Raphanus vulgaris. DESSECAÇÃO DE COBERTURA VERDE EM PRÉ-SEMEADURA DE MILHO Alan Pablo Daltoé 1 ; Neuri Antonio Feldmann 2 ; Fabiana Raquel Mühl 3 ; Anderson Clayton Rhoden 4, Marciano Balbinot 5, Jones Schneider 1, Paulo

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU

RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA ATRAVÉS DO CONSÓRCIO COM FEIJÃO GUANDU Josiane da Silva Costa¹, Ana Carolina Alves² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia; E-mail:

Leia mais

RENDIMENTO DE GRÃOS E EFICIÊNCIA DE USO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO EM DUAS REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL

RENDIMENTO DE GRÃOS E EFICIÊNCIA DE USO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO EM DUAS REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL RENDIMENTO DE GRÃOS E EFICIÊNCIA DE USO DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO EM DUAS REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL Sirio Wietholter 1, Pedro Luiz Scheeren 1 e Fabiano Daniel De Bona 1 ¹Pesquisador, Centro

Leia mais

APLICAÇÃO TARDIA DE NITROGÊNIO EM GENÓTIPOS DE TRIGO DA EMBRAPA

APLICAÇÃO TARDIA DE NITROGÊNIO EM GENÓTIPOS DE TRIGO DA EMBRAPA APLICAÇÃO TARDIA DE NITROGÊNIO EM GENÓTIPOS DE TRIGO DA EMBRAPA João Leonardo Fernandes Pires¹, Eliana Maria Guarienti¹, Ricardo Lima de Castro¹, José Salvador Simoneti Foloni 2, Mércio Luiz Strieder¹,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA CULTURA DO FEIJÃO Simone Vogt 1 ; Lucia Helena Weis 1 ; Ricardo Schmitz 2. Palavras-chave: Deposição de Sementes, Phaseolus vulgaris L., Avaliação do Desempenho,

Leia mais

Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão.

Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão. Tamanho e época de colheita na qualidade de sementes de feijão. Patrícia Fernandes Lourenço (1) ; Bárbara Gonçalves Dôco (1) ; Carlos Manoel de Oliveira (2) (1) Estudante de Agronomia. Instituto Federal

Leia mais

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA.

DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO DE SEMENTES POR FITA. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESEMPENHO DE UMA SEMEADORA-ADUBADORA UTILIZANDO UM SISTEMA DE DEPOSIÇÃO

Leia mais

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO

Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG RESUMO Avaliação de aspectos produtivos de diferentes cultivares de soja para região de Machado-MG Caio W. A. de SOUZA 1 ; André D. VEIGA 2 ; Patrícia A. VEIGA 3 ; Pedro A. P. L. da SILVA 4 ; Thulio A. de S.

Leia mais

ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA E FOLIAR ASSOCIADAS A DOIS TIPOS DE COBRETURA MORTA NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris)

ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA E FOLIAR ASSOCIADAS A DOIS TIPOS DE COBRETURA MORTA NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris) ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA E FOLIAR ASSOCIADAS A DOIS TIPOS DE COBRETURA MORTA NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris) Rafaela M. BUENO 1 ; João A. de CARVALHO 2 ; Lucas I. M. SIVESTRINI

Leia mais

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO

RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO RESPOSTA DO MILHO SAFRINHA A DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO Marcelo Valentini Arf (1), Rafael Gonçalves Vilela (2), Rafael Ferreira Barreto (3) Introdução A cultura do milho cultivado durante

Leia mais

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2

Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 Avaliação de diferentes cultivares de milho (Zea mays) para a produção de minimilho na região Bambuí MG Leonardo Henrique Duarte de Paula 1 ; Rodrigo de Paula Crisóstomo 1 ; Fábio Pereira Dias 2 1 Estudante

Leia mais

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde

Fundação de Apoio e Pesquisa e Desenvolvimento Integrado Rio Verde PARCERIIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO Lucas do Rio, Outubro de 2007 PLANO DE PARCERIA FUNDAÇÃO RIIO VERDE - SN CENTRO TECNOLOGIAS DE NUTRIÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS LINHA DE PESQUISA: Avaliação de

Leia mais

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO

MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. INTRODUÇÃO 1 MANEJO DA PASTAGEM ANUAL DE INVERNO AFETANDO A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO 1. Milton da Veiga 2, Alvadi Antonio Balbinot Junior 3, Carla Maria Pandolfo 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto

Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Avaliação de Doses e Fontes de Nitrogênio e Enxofre em Cobertura na Cultura do Milho em Plantio Direto Anna Laura

Leia mais

Produtividade de Genótipos de Feijão do Grupo Comercial Preto, Cultivados na Safra da Seca de 2015, no Norte de Minas Gerais.

Produtividade de Genótipos de Feijão do Grupo Comercial Preto, Cultivados na Safra da Seca de 2015, no Norte de Minas Gerais. Produtividade de Genótipos de Feijão do Grupo Comercial Preto, Cultivados na Safra da Seca de 2015, no Norte de Minas Gerais. P. V. SANTOS JUNIOR 1 ; A. J. CARVALHO3; P. S. C. BATISTA 2 ; M. L. LACERDA

Leia mais

l«x Seminário Nacional

l«x Seminário Nacional l«x Seminário Nacional Rio V~, goiá/v AVALIAÇÃO DE VARIEDADES E HÍBRIDOS ELITE DE MILHO EM DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL Fábio Yomei Tanamati', Maximiliano Kawahata Pagliarini", Leandro Palombo', Paulo

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017

BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017 AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE CULTIVARES DE SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT BOLETIM TÉCNICO nº 19/2017 Safra 2016/17 e Segunda Safra 2017 Autores Rodrigo Pengo Rosa, M. Sc. Engenheiro Agrônomo Fundação

Leia mais

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA

ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA ÍNDICE DE ESPIGAS DE DOIS HÍBRIDOS DE MILHO EM QUATRO POPULAÇÕES DE PLANTAS E TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA NA SAFRINHA Elvio Brasil Pinotti (1), Sílvio José Bicudo (2), Marcilei Correia Ferreira (3), Álvaro

Leia mais

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GIRASSOL EM SAFRINHA DE 2005 NO CERRADO NO PLANALTO CENTRAL Fernanda de Sousa Barbosa 1, Renato Fernando Amabile 2, Cláudio Guilherme Portela de Carvalho 3, Vitor Carlos Pereira

Leia mais

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO

431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO Manejo de Agroecosistemas Sustentaveis Monferrer 431 - AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MILHO EM DIFERENTES DENSIDADES DE PLANTIO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO José C. Cruz 1 ; Israel A. Pereira Filho 1 ;

Leia mais

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO

PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Página 1430 PERÍODO CRÍTICO DE COMPETIÇÃO DAS PLANTAS DANINHAS NA BRS ENERGIA EM DUAS DENSIDADES DE PLANTIO Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 1, Gibran da Silva Alves 2, José Félix de Brito Neto 1, Lígia

Leia mais

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO

MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIAS EM ESPAÇAMENTO NORMAL E REDUZIDO Juslei Figueiredo da Silva (1), Priscila Akemi Makino (1), Luan Marlon Ribeiro (2), Gessí Ceccon (3) Introdução Em 2012, o milho

Leia mais

Comunicado. Técnico. Acadêmico de Agronomia da UPF e bolsista de Iniciação Científica do CNPq 3

Comunicado. Técnico. Acadêmico de Agronomia da UPF e bolsista de Iniciação Científica do CNPq   3 Comunicado 286 Técnico ISSN 1517-4964 Dezembro, 2010 Passo Fundo, RS Foto: Renato Fontaneli Rendimento e valor nutritivo de grãos de genótipos de trigo de duplo propósito Renato Serena Fontaneli 1 ; Geizon

Leia mais

DESEMPENHO PRODUTIVO DE SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO DKB390 COM DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA

DESEMPENHO PRODUTIVO DE SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO DKB390 COM DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DESEMPENHO PRODUTIVO DE SILAGEM DO HÍBRIDO DE MILHO DKB390 COM DIFERENTES

Leia mais

USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO

USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO USO DE REGULADOR DE CRESCIMENTO E AÇÃO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO TRIGO Jardel Mateus Cavalheiro 1, Vaini Klein 1, Jones Scheneider 1, Danilo Pavan 1, Cristiano Buehrmann 1, Alan Daltoé 1, Neuri Antonio

Leia mais

EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl

EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl EFEITO DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE CALCÁRIO SOBRE ORENDIMENTO DEGRÃos DESOJA, EM PLANTIO DIRETOl Delmar Põttker José E. Denardin José R. Ben Rainoldo A. Kochhann Avaliar o efeito de diferentes métodos de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE SEMEADURA, NO MUNÍCIPIO DE SINOP-MT Alexandre Ferreira da Silva (1), Miguel Marques Gontijo Neto (2),Marcella Monteiro de Souza

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia CORRELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS FITOMORFOLÓGICAS E EVOLUÇÃO NO NÚMERO DE PERFILHOS PARA CULTIVARES DE TRIGO DUPLO PROPÓSITO EM DIFERENTES ESTANDES Cláudio César Simionatto 1, Sidney Ortiz 1, Patrícia Bertoncelli

Leia mais

Biorregulador em trigo: efeito de cultivar e estádio fenológico de aplicação

Biorregulador em trigo: efeito de cultivar e estádio fenológico de aplicação Biorregulador em trigo: efeito de cultivar e estádio fenológico de aplicação Jaqueline Huzar Novakowiski 1 e Itacir Eloi Sandini 2 1 Acadêmica do curso de Agronomia da UNICENTRO, Guarapuava, PR: e-mail:

Leia mais

Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo

Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo Efeito do estresse por encharcamento no ciclo reprodutivo, no número de afilhos e no rendimento de grãos em trigo Sydney Antonio Frehner Kavalco 1, Rafael Noernberg 2, Henrique de Souza Luche 3, Diego

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE AGROINDÚSTRIA DE CARNES NA CULTURA DO GIRASSOL 1

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE AGROINDÚSTRIA DE CARNES NA CULTURA DO GIRASSOL 1 Página 828 UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE AGROINDÚSTRIA DE CARNES NA CULTURA DO GIRASSOL 1 João Paulo Gonsiorkiewicz Rigon 1 ; Moacir Tuzzin de Moraes 1 ; Fernando Arnuti 1 ; Maurício Roberto Cherubin 1 ; Mairo

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE PLANTIO Ana Paula Ribeiro Barros 1, Manoel Mota dos Santos 2 1 Aluna do curso de Agronomia;campus de Gurupi-To;e-mail: anpaulabarros@hotmail.com

Leia mais

MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS

MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS MOMENTO DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA EM TRIGO: QUALIDADE TECNOLÓGICA E RENDIMENTO DE GRÃOS João Leonardo Fernandes Pires 1, Ricardo Lima de Castro 1, Eliana Maria Guarienti 1, Luiz Eichelberger

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Épocas de Semeadura de Genótipos de Sorgo Cultivados em Segunda Safra Jefferson Luis Anselmo 1, Henrique Vinicius

Leia mais

Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol

Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Espaçamento alternado e controle de crescimento do feijoeiro com aplicação do fungicida propiconazol Júnio Oliveira Ferreira (1),

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE SOJA EM RESPOSTA AO ARRANJO ESPACIAL DE PLANTAS E À ADUBAÇÃO NITROGENADA ASSOCIADA A FERTILIZAÇÃO FOLIAR

PRODUTIVIDADE DE SOJA EM RESPOSTA AO ARRANJO ESPACIAL DE PLANTAS E À ADUBAÇÃO NITROGENADA ASSOCIADA A FERTILIZAÇÃO FOLIAR 28 Resumos da XXXIII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil - Londrina, PR, agosto de 203 5 PRODUTIVIDADE DE SOJA EM RESPOSTA AO ARRANJO ESPACIAL DE PLANTAS E À ADUBAÇÃO NITROGENADA ASSOCIADA

Leia mais

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010)

Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX (2010) 5771-5775 AVALIAÇÃO DE GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO NO USO DE NITROGÊNIO CARVALHO, Glaucilene Duarte 1 ; DE CAMPOS, Alfredo Borges 2 & FAGERIA,

Leia mais

MILHO SAFRINHA SOLTEIRO E CONSORCIADO COM POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIA EM SEMEADURA TARDIA

MILHO SAFRINHA SOLTEIRO E CONSORCIADO COM POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIA EM SEMEADURA TARDIA MILHO SAFRINHA SOLTEIRO E CONSORCIADO COM POPULAÇÕES DE BRAQUIÁRIA EM SEMEADURA TARDIA Gessí Ceccon (1), Rodrigo Cesar Sereia (2), Juslei Figueiredo da Silva (3), Priscila Akemi Makino (2), Leonardo Fernandes

Leia mais

NITROGÊNIO NO TECIDO VEGETAL DE PLANTAS HIBERNAIS E ESTIVAIS

NITROGÊNIO NO TECIDO VEGETAL DE PLANTAS HIBERNAIS E ESTIVAIS NITROGÊNIO NO TECIDO VEGETAL DE PLANTAS HIBERNAIS E ESTIVAIS Rodrigo Salvador 1 ; Guilherme Vitória 2 ; Herberto Lopes 3 ; Francieli Steffler Weber 4 ; Romano Roberto Valicheski 5 ; Sidinei Leandro Klöckner

Leia mais

Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro

Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro Desempenho Operacional de Máquinas Agrícolas na Implantação da Cultura do Sorgo Forrageiro Flávia M. Nascimento 1, José G. L. Rodrigues 2, Carlos A. Gamero 3, Jairo C. Fernandes 4, Sílvio J. Bicudo 5 1,2,4

Leia mais

RESULTADOS DO ENSAIO NACIONAL DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA, EM MATO GROSSO DO SUL, 2008

RESULTADOS DO ENSAIO NACIONAL DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA, EM MATO GROSSO DO SUL, 2008 X Seminário Nacional RESULTADOS DO ENSAIO NACIONAL DE MILHO EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA, EM MATO GROSSO DO SUL, 2008 Aline de Oliveira Matoso', Fábio Yomei Tanamati', Antonio Luiz Neto Neto', Leandro Palombo',

Leia mais

EFEITO DO USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DA SOJA CULTIVADA NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

EFEITO DO USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DA SOJA CULTIVADA NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS EFEITO DO USO DE HIDROGEL NO DESENVOLVIMENTO DA SOJA CULTIVADA NO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS Nome dos autores: Danilo Alves Veloso; Rodrigo Ribeiro Fidelis Danilo Alves Veloso 1 ; Rodrigo Ribeiro Fidelis;

Leia mais

TEOR DE CLOROFILA E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA

TEOR DE CLOROFILA E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA TEOR DE CLOROFILA E NITROGÊNIO EM FOLHAS DE MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE SULFATO DE AMÔNIO EM COBERTURA Rodrigo M. A. da SILVA 1 ; Lucas M. de PAULA 2 ; Ariana V. SILVA 3 ; Antônio C. de OLIVEIRA JÚNIOR

Leia mais

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA

EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA EFICIÊNCIA AGRONÔMICA E VIABILIDADE TÉCNICA DO PROGRAMA FOLIAR KIMBERLIT EM SOJA BONFADA, Élcio B. 1 ; FIORIN, Jackson E. 2 ; SILVA, Alieze N. da 3 ; WYZYKOWSKI, Tiago 4 Palavras-chave: Nutrição de Plantas.

Leia mais

Produtividade de milho convencional 2B587 em diferentes doses de Nitrogênio

Produtividade de milho convencional 2B587 em diferentes doses de Nitrogênio Produtividade de milho convencional 2B587 em diferentes doses de Nitrogênio Rodrigo Moreira Albano da Silva (1) ; Eduarda de Oliveira (2) ; Ariana Vieira Silva (3) ; Antônio Carlos Oliveira Junior (4)

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA

INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA INTERAÇÃO ENTRE NICOSULFURON E ATRAZINE NO CONTROLE DE SOJA TIGUERA EM MILHO SAFRINHA CONSORCIADO COM BRAQUIÁRIA José Fernando Jurca Grigolli (1), André Luis Faleiros Lourenção (2) Introdução A região

Leia mais

COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO.

COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO. COMPORTAMENTO DE CARACTERES DIRETOS DE RENDIMENTO EM CULTIVARES DE AVEIA BRANCA EM DISTINTAS DENSIDADES DE SEMEADURA E AMBIENTES DE CULTIVO. GAVIRAGHI, Fernando 1 ; MARTINS, João A. K. 1 ; SCHTWENER, Diogo

Leia mais

Dano de geada nos estádios vegetativos do trigo em Guarapuava, invernos 2010 e 2011

Dano de geada nos estádios vegetativos do trigo em Guarapuava, invernos 2010 e 2011 Dano de geada nos estádios vegetativos do trigo em Guarapuava, invernos 2010 e 2011 Juliano Luiz de Almeida 1, Silvino Caus 2 e Marcos Luiz Fostim 3 1 Eng. Agrônomo Dr. Pesquisador. Fundação Agrária de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ENCHIMENTO DE GRÃOS E SUA RELAÇÃO COM O RENDIMENTO FINAL DE GENÓTIPOS DE AVEIA-BRANCA

CARACTERIZAÇÃO DO ENCHIMENTO DE GRÃOS E SUA RELAÇÃO COM O RENDIMENTO FINAL DE GENÓTIPOS DE AVEIA-BRANCA CARACTERIZAÇÃO DO ENCHIMENTO DE GRÃOS E SUA RELAÇÃO COM O RENDIMENTO FINAL DE GENÓTIPOS DE AVEIA-BRANCA Filipe Kalikoski Coelho¹, Eduardo José Haverroth 2, Fabrício André Musa 2, Vanessa de Freitas Duarte

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA, SOLTEIRO E CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis em DOURADOS, MS 1.INTRODUÇÃO

PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA, SOLTEIRO E CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis em DOURADOS, MS 1.INTRODUÇÃO PRODUTIVIDADE DE MILHO SAFRINHA, SOLTEIRO E CONSORCIADO COM Brachiaria ruziziensis em DOURADOS, MS Islaine Caren Fonseca (1), Gessí Ceccon (2), Valdecir Batista Alves (3), Neriane de Souza Padilha (4)

Leia mais

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE

TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE BRACHIARIA SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PRODUÇÃO DE FORRAGEM DE ESPÉCIES DE "BRACHIARIA" SUBMETIDAS A DIFERENTES ALTURAS DE CORTE CATEGORIA:

Leia mais

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS

EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS EFEITO DE ADUBAÇÃO NITROGENADA EM MILHO SAFRINHA CULTIVADO EM ESPAÇAMENTO REDUZIDO, EM DOURADOS, MS Carlos Hissao Kurihara (1), Bruno Patrício Tsujigushi (2) Introdução A adubação da cultura do milho safrinha

Leia mais

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 893

8º Congresso Brasileiro de Algodão & I Cotton Expo 2011, São Paulo, SP 2011 Página 893 Página 893 DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE ALGODOEIRO CV FMT 701 COM PLANTIO EM ESPAÇAMENTOS CONVENCIONAIS E ADENSADOS SOB A APLICAÇÃO DE SUBDOSES DE GLIFOSATO COMO REGULADOR DE CRESCIMENTO Ana Paula Portugal

Leia mais

Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta

Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta Rendimento e Propriedades Físicas de Grãos de Soja em Função da Arquitetura da Planta 80 Fernando Vieira Turra¹, Solenir Ruffato², Priscylla Martins Carrijo Prado³, Marcelo Pastorello 4 RESUMO Existem

Leia mais

COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1

COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1 COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1 Murilo Barros Pedrosa (Fundação Bahia / fundacaoba.algodao@aiba.org.br), João Luis da Silva Filho (Embrapa Algodão), Eleusio Curvelo Freire

Leia mais