Agora você faz parte do quadro de alunos do Instituto Nacional de Educação a Distância- INED. Seu período letivo começa hoje:. Não perca seu prazo!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agora você faz parte do quadro de alunos do Instituto Nacional de Educação a Distância- INED. Seu período letivo começa hoje:. Não perca seu prazo!"

Transcrição

1 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Parabéns! Agora você faz parte do quadro de alunos do Instituto Nacional de Educação a Distância- INED. Seu período letivo começa hoje:. Não perca seu prazo! Seu RM (Registro de Matrícula) é Sua Senha pessoal e intransferível é Guarde esses números para participar das atividades e acessar nosso site. Aqui você encontrará seu Manual do Aluno com instruções de como proceder em seu curso, suas atividades de casa e o seu caderno de atividades. Consulte seu manual sempre que precisar! Bom curso! Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

2 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Reprodução proibida conforme Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de Registro do Direito Autoral nº Livro 646 Folha 445 de Todos Direitos de edição reservados à: Laudera Participações S/S Ltda. Praça Marechal Deodoro, Santa Cecília - São Paulo - SP - CEP: Site: HUwww.institutonacional.com.brU Registro da Marca INED - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: de 05/08/2005, Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

3 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS MANUAL DO ALUNO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

4 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Caro Aluno, Este manual tem o objetivo de tirar suas dúvidas e tornar seu curso no INED o mais completo possível. Leia tudo com muita atenção e, se ao final ainda tiver dúvidas, pergunte-nos, que ficaremos felizes em atendê-lo! O seu curso é a distância, uma das modalidades mais modernas no mundo, isto significa que cabe a você ser o gestor do seu tempo e de suas atividades; não tem um professor na sala de aula puxando sua orelha, então preste bastante atenção nas dicas e siga em frente! Sua organização é fundamental para o melhor aproveitamento do curso! Vamos falar de: 1. documentos; 2. como cursar; 3. cronograma; 4. estágio. 1. UDOCUMENTOSU Tenha certeza de ter entregue os seguintes documentos na secretaria da escola; sem os documentos completos o seu Diploma não será expedido e Você perderá um precioso tempo: 1. Cópia do RG, CPF, título de eleitor 2. Cópia do certificado de reservista (para alunos do sexo masculino, até 45 anos de idade) 3. Cópia da certidão de nascimento ou casamento 4. 3 fotos 3 X 4 5. Cópia de um comprovante de residência com CEP 6. Cópia do Certificado e Histórico do Ensino Médio ou comprovante de matrícula no Ensino Médio (atestado que está cursando). Se ainda não estiver cursando o Ensino Médio, você poderá matricular-se no Ensino Médio do INED. Verifique SEMPRE a documentação necessária para o curso que você deseja. Caso você não apresente seus documentos até o término do seu curso, sua matrícula será anulada e você poderá perder todo o esforço que teve para se formar! Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

5 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS 2. UCOMO CURSAR Você recebeu, no ato de sua matrícula, um Caderno de Atividades e a sua primeira apostila e já pode começar a estudar! Escolha uma disciplina por vez e resolva os exercícios da mesma. Faça assim com todas as disciplinas. Em seguida, envie-nos seu Caderno de Atividades. Se preferir, venha até o INED e entregue as folhas de questões na Secretaria Escolar. Pode entregar por disciplina (destacando as folhas) ou o caderno inteiro (todas as disciplinas de uma vez). O importante é que você faça todas as questões da disciplina para entregar seu caderno; não entregue pela metade ou o professor irá considerar errado o que estiver em branco ou faltando folhas. UNunca esqueça de colocar o seu NOME e RM em todas as folhasu. Caso fique com dúvida em alguma parte do conteúdo ou alguma questão, envie um para o professor da disciplina, escreva uma carta, ligue ou marque um plantão de dúvidas presencial. As questões serão corrigidas pelo Professor e você receberá de volta as folhas com as correções e observações. Se você acertar mais de 50% dos exercícios do Caderno de Atividades, o professor o considerará APTO A REALIZAR EXAMES PRESENCIAIS. Aí você já pode agendar o seu Exame Presencial no INED (veja as datas em cronograma ). Você precisa ter novamente um aproveitamento de 50% nos Exames Presenciais para ser considerado concluinte de curso. Não esqueça de trazer caneta, lápis, borracha e calculadora. Após vir ao INED e realizar seus Exames Presenciais, nós cuidaremos de sua documentação e entraremos em contato quando seu diploma for expedido. Por isso, sempre deixe seus dados atualizados. Acompanhe sempre todas as suas atividades pela Central do Aluno. Lá você pode: acompanhar suas atividades; ver o horário de plantão dos professores; enviar aos professores, secretaria, etc.; ver notas de exames; ver calendários de provas; marcar provas; fazer downloads complementares; participar do fórum de discussão; conferir seus dados cadastrais. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

6 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Entre no Site HUwww.institutonacional.com.brUH, clique em um dos links: Central do Aluno. Abrirá uma nova janela, Coloque o RM e SENHA que estão na primeira página deste caderno: Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

7 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Dentro da Central do Aluno você tem um menu e os ícones principais: Menu Ícones Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

8 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Alguns itens importantes: Dados CadastraisU: Confirme todos seus dados cadastrais, pois eles serão utilizados para o preenchimento do seu Certificado e verifique no final da página se faltou entregar algum documento (S = Sim, documento entregue, N = Não, falta entregar este documento). Caso verifique algum erro, escreva um para e indique seu RM e dados que estão errados para correção. O documento que estiver faltando, envie pelo correio ou entregue na Secretaria. UComponentes CurricularesU: São as disciplinas nas quais você está matriculado e deve realizar os exames presenciais para obter seu Certificado. Novamente, caso haja alguma divergência, escreva para UHorários Plantões PresenciaisU: São os horários que Você pode encontrar com um professor no prédio do INED. Os plantões presenciais devem ser agendados com antecedência. Os plantões são para dúvidas sobre exercícios, não são aulas presenciais. Caso você necessite de uma aula, entre em contato com a Secretaria. UAtividadesU: Acompanhe aqui se o professor corrigiu seus exercícios. Se o professor lançar uma atividade apto para o exame presencial significa que você já pode agendar o seu exame. Você precisa agendar seu exame com 48 horas de antecedência. UFormulários e RequerimentosU: Aqui você encontrará o formulário específico para preencher seu estágio e também informações de como preenchê-lo. UNotas de ExamesU: Três dias depois de realizar seus exames presenciais, já é possível que o professor tenha corrigido sua prova e lançado sua nota aqui. Verifique se passou; caso tenha tirado abaixo da nota mínima (5,0 cinco), entre em contato para realizar prova de recuperação. Área Interativa: Local onde é possível realizar as Atividades On-line, acessar o conteúdo do curso, trocar mensagens com outros alunos, conversar com o Professor da disciplina e participar de Fóruns sobre assuntos diversos. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

9 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS 3. UCRONOGRAMA (PRAZOS) O curso é a distância, você decide qual a melhor hora para o seu estudo, mas você precisa seguir algumas datas do calendário escolar e se adequar a elas. Se perder estas datas, seria a mesma coisa que ter repetido por faltas num curso presencial! Assim, muita atenção e não deixe para a última hora! Após responder seu caderno de atividades, enviá-lo ao INED e ser considerado APTO a realizar os exames presenciais, é necessário vir ao INED para fazer o exame PESSOALMENTE. Não há possibilidade de fazer um exame por correio ou pela internet. Na data agendada compareça à Praça Marechal Deodoro, 356, Santa Cecília, São Paulo, munido de seu RG e número de matrícula do INED. Você deverá agendar o dia e horário que seja melhor para Você e poderá fazer quantas provas por dia quiser. Feita a sua matrícula, você tem que terminar o curso no seu ano letivo! Portanto, organize seus estudos para terminar seus exames e não perder seu ano letivo! O curso é à distância, você decide qual a melhor hora para o seu estudo, mas você precisa seguir algumas datas do calendário escolar e se adequar a elas. As folhas de atividades devem ser enviadas ao INED. O quanto antes Você enviar, o quanto antes terá seus exercícios de volta para estudar! Os agendamentos de provas devem ser requisitados pela Central do Aluno ou por , depois você pode se certificar através da Central do Aluno no site do INED se os agendamentos estão confirmados na data e hora que você pediu. Os Exames Presenciais devem ser agendados sempre com, no mínimo, 48 horas de antecedência, para que possamos separar as provas. Horário dos Exames Presenciais: terças e sextas, das 8 horas às 18 horas, aos sábados, das 8 horas às 12 horas. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

10 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS 4. UESTÁGIO Feita a sua matrícula, faça sua inscrição de estagiário no CRECI da sua região imediatamente. UImportanteU: não deixe de requerer sua carteirinha de estagiário (Registro Provisório de Estagiário) junto ao CRECI. Se você realizar seu estágio sem a carteirinha do CRECI não conseguirá o seu registro definitivo como Corretor de Imóveis no CRECI, além de correr um sério risco de ser autuado efetuando um trabalho não autorizado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis! Para requerer seu registro de estagiário no CRECI, entre no site HUwww.crecisp.gov.brUH, acesse o site oficial do Conselho e clique em Inscrição de estagiário, vá preenchendo suas informações pessoais e as informações do seu supervisor de estágio, depois imprima os documentos que deverão ser levados ao CRECI e o boleto para pagar sua inscrição. Leve todos os documentos pedidos pelo CRECI e seu atestado de matrícula do INED até uma delegacia do CRECI, Você encontrará uma relação das delegacias no mesmo site do CRECI. Você deve completar 128 horas de estágio profissional supervisionado, preencher corretamente, à caneta, os IMPRESSOS PARA REGISTRO DOS ESTÁGIOS que você baixa (download) no botão FORMULÁRIOS da Central do Aluno, Usem nenhuma rasura e com muito cuidadou, e enviar ao INED. O Supervisor de Estágios do INED irá conferir se o preenchimento está correto. Caso tenha algum erro, o Supervisor INED entrará em contato com você. Acompanhe a correção do seu estágio no botão Atividades. Leia com atenção as instruções de preenchimento que estão junto ao formulário, veja os exemplos e assista ao Vídeo de como preencher o estágio no botão de Vídeos. Você pode fazer seu estágio enquanto elimina as disciplinas, não é preciso terminar as provas primeiro. Agora que você já sabe o que fazer, MÃOS À OBRA! Nunca deixe de nos procurar! 0BTELEFONES: / Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

11 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS CADERNO DE ATIVIDADES Este Caderno contém questões de todas as Unidades de Estudo. Procure resolvelas após a leitura do assunto que deseja aprender. Se não conseguir, consulte as Apostilas. Ao ler os textos, buscar outras matérias em jornais, revistas, livros e na Internet; Você estará aprendendo e fixando o aprendizado. Converse com os seus colegas sobre as questões, mas não copie as respostas. As suas respostas podem ser as corretas! Quando Você resolver as questões lembre-se de colocar seu nome e R.M. (Registro de Matrícula) em cada folha, antes de enviá-las ao INED. Se for entregar por disciplina, não esqueça de grampear todas as folhas da disciplina! A nossa equipe de professores corrigirá as questões, e lançará na Central do Aluno (site) quando você estiver APTO para realizar os Exames. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

12 MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS 1BÍNDICE DAS QUESTÕES 1 Organizações e Técnicas Comerciais e Marketing Imobiliário APTO ( ) NÃO APTO ( ) 2 Direito e Legislação APTO( ) NÃO APTO ( ) 3 Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil APTO ( ) NÃO APTO ( ) 4 Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa APTO ( ) NÃO APTO ( ) 5 Operações imobiliárias APTO ( ) NÃO APTO ( ) 6 Economia e Mercados APTO ( ) NÃO APTO ( ) 7 Matemática Financeira APTO ( ) NÃO APTO ( ) 8 Noções de Relações Humanas e Éticas APTO ( ) NÃO APTO ( ) 9 Problemas Socioeconômicos Contemporâneos APTO ( ) NÃO APTO ( ) Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP:

13 Questões de Organização e Técnicas Comerciais e Marketing Imobiliário

14 Questões de UORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO Nome do aluno: Assinatura:. R.M:. 1 Quais os 04 processos administrativos que um administrador desempenha? Explique. a) b) c) d) 2 O que significa Organização? 3 O que é Delegação de Competência? 4 O que é Planejamento Administrativo? 5 O que é Coordenação Administrativa? 6 O que é Controle Administrativo? 7 Qual a definição de UEmpresaU para os economistas? 8 O que é Órgão? Nome: 2/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

15 9 O que significa a palavra Função? 10 Qual a função do Órgão? 11 Dê exemplo de um Órgão e sua Função. 12 O que é Racionalização? 13 O que significa a sigla O & M e o que compreende? 14 O que é Desenvolvimento Organizacional? 15 Como podemos classificar a Organização? a) b) 16 Dê as características das duas fases da Organização. 17 O que significa a sigla P.O.? Explique. 18 Quando surgiu a Pesquisa Operacional? Nome: 3/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

16 19 O que se determina com o PERT? 20 O Processo de Organização dentro das empresas pode ser apresentado por meio de dois sentidos. Explique. 21 O que significa UEmpresaU? 22 Quais os diversos tipos de Empresa? 23 Explique dois tipos de Empresas: a Construtora e a de Serviço. Empresa Construtora: Empresa de Serviço: 24 Como se classifica uma Empresa quanto à sua estrutura? a) b) c) d) 25 Como se classifica uma Empresa quanto ao volume de Trabalho Interno? a) b) 26 Quais os tipos de organização hierárquica de uma Empresa? a) b) c) 27 O que é produzir? Nome: 4/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

17 28 O que é desperdício? 29 O que você entende por Treinamento, em uma empresa? 30 Como podemos dividir um Programa de Treinamento? 31 Por que dizemos que o marketing recebeu as maiores influências na década de 90 do Século XX? 32 O que é Marketing de Relacionamento? 33 Como o Marketing de Relacionamento poderá ter uma função efetiva? 34 Como o Marketing pode ser utilizado na manutenção e satisfação dos clientes? 35 Como um Corretor de Imóveis pode aumentar sua cota de clientes? 36 O que é Marketing de Database? 37 Como você organizaria um banco de dados simples de seus clientes? Nome: 5/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

18 38 Como podemos explicar as comunicações integradas de Marketing? 39 Durante o exercício de sua profissão, o Corretor de Imóveis tem de lidar com diversos tipos de pessoas. Como ele pode se preparar para desempenhar bem sua função? 40 Qual o verdadeiro papel do Marketing? 41 Quais são os cinco passos interligados do Marketing que são representados pelas letras S.A.B.E.R.? S A B E R 42 Qual a estrutura e quais os equipamentos básicos para uma Imobiliária ou um Escritório Imobiliário? a) estrutura: b) equipamentos: 43 Quais as características de um empreendedor do ramo imobiliário, ou seja, do Corretor de Imóveis? 44 Estudando o Processo de Trabalho, no estudo de caso, o que você aprendeu sobre como fazer uma Transação Imobiliária? 45 Qual o modo não muito oneroso que as imobiliárias podem utilizar para diversificar seus serviços? Nome: 6/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

19 46 No estudo de caso, encontrado na sua Apostila, você aprende vários passos para organizar uma Imobiliária. Descreva os seguintes passos: a) providências de acordo com a legislação específica: b) obtenção do Registro Especial: Nome: 7/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

20 Nome: 8/ ORGANIZAÇÃO E TÉCNICAS COMERCIAIS E MARKETING IMOBILIÁRIO

21 Questões de Direito e Legislação

22 UQuestões de UDIREITO E LEGISLAÇÃO Nome do aluno: Assinatura:. R.M:. 01. Com relação ao Direito e a Moral, assinale a alternativa UERRADAU: a ( ) coincidem em que ambos destinam-se a regular a conduta humana; b ( ) a Moral é bilateral e o Direito unilateral; c ( ) a Moral impõe ao sujeito apenas direitos para com ele mesmo, subjetivos; d ( ) o Direito põe sempre dois sujeitos frente a frente, no sentido de que o permitido a um não pode ser impedido pelo outro; e ( ) a Moral regula toda a conduta humana, e, o Direito, quando se relacionam, pelo menos dois sujeitos. 02. Com relação ao Direito Privado, UNÃOU podemos afirmar: a ( ) suas normas são imperativas ou coativas; b ( ) refere-se ao direito do indivíduo; c ( ) não podem ser derrogadas pela vontade das partes; d ( ) contém a ordem a que todos devem sujeitar-se; e ( ) o Direito Privado sujeita-se ao Direito Público. 03. Podemos afirmar que o Direito Objetivo é a regra do Direito a que o indivíduo deve submeter-se e o Direito Subjetivo é o poder da ação, ou seja, o que garante, ao seu titular, o poder de praticar os atos necessários para protegê-lo ou para satisfação deste interesse. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 04. Assinale a alternativa UERRADAU: a ( ) Lei é a norma editada pelo Legislativo; b ( ) Costume é a reiteração constante de uma conduta, na convicção de ser a mesma obrigatória; c ( ) Doutrina é a interpretação da lei, feita pelos estudiosos da matéria; d ( ) Jurisprudência é a interpretação da lei, feita pelos juízes e Tribunais, nas suas decisões; e ( ) Fontes diretas são a Doutrina e a Jurisprudência e Fontes indiretas são a Lei e o Costume. 05. Lei é a fonte primordial do Direito. Em qual das fases abaixo de elaboração é de competência exclusiva do poder legislativo? a ( ) Aprovação que consiste nos estudos, debates, redações, emendas e votação do projeto; b ( ) A sanção que é o ato pelo qual o chefe do Executivo manifesta sua concordância com o projeto de lei aprovada pelo Legislativo; c ( ) O veto que é o ato pelo qual o chefe do Executivo manifesta sua discordância para com o projeto; d ( ) A promulgação que decorre da sanção e tem o significado de proclamação; e ( ) A publicação no Diário Oficial é a última fase. Nome: 2/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

23 06. Como exemplo de lei substantiva, podemos citar o Código Civil Lei /2002, em vigor a partir de e como exemplo de lei adjetiva, podemos citar o Código de Processo Civil Lei 5.869, de 11 de janeiro de a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 07. Quanto às leis em geral (federais, estaduais, municipais), não mantêm elas propriamente uma hierarquia entre si. Isto porque cada esfera legislativa tem seu campo de atuação. É correto afirmar: a ( ) À União compete privativamente legislar sobre as matérias do art. 22 da CF; b ( ) Aos Municípios competem os assuntos de interesse local (art. 30, I, CF). c ( ) Aos Estados federados fica a competência exclusiva remanescente, sobre as matérias não privativas da União ou do Município (art. 25, 1, CF) d ( ) Há uma faixa comum, de competência legislativa concorrente, da União, dos Estados e do Distrito Federal, nas matérias arroladas no art. 24 da CF; e ( ) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 08. Pela ordem de importância, classificam-se as normas da seguinte forma: a ( ) Decretos regulamentares, Leis ordinárias, Leis complementares, Emendas à Constituição, Constituição; b ( ) Emendas à Constituição, Constituição, Decretos regulamentares, Leis complementares, leis ordinárias; c ( ) Constituição, Emendas à Constituição, Leis complementares, Leis ordinárias, Decretos regulamentares; d ( ) Constituição, Decretos regulamentares, Emendas à Constituição, Leis complementares, Leis ordinárias; e ( ) Todas as normas citadas acima são leis, logo não há hierarquia das leis. 09. Considerando que a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito, podemos afirmar que: a ( ) É governo de um só, com lei; b ( ) É o governo de uma classe social, escolhida pela sua condição social; c ( ) O poder executivo é exercido por um conselho de ministros ou Gabinete chefiado pelo Primeiro Ministro. d ( ) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos; e ( ) Todas as alternativas anteriores estão incorretas. 10. Bens imóveis são: a ( ) Os bens físicos (uma mesa); b ( ) Os bens abstratos (um direito); c ( ) Os que podem ser transportados (uma cadeira); d ( ) Os que não podem ser transportados sem alteração de sua substância; e ( ) são os animais. Nome: 3/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

24 11. Bens corpóreos são bens dotados de existência física e são susceptíveis de cessão e, bens incorpóreos são bens de existência abstrata, reconhecidos pela ordem jurídica, de valor econômico e são objetos de compra e venda: a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 12. A natureza do bem de família visa à imobilização de um imóvel para moradia da família, com impenhorabilidade e inalienabilidade: a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 13. Fato jurídico é o acontecimento que produz consequências jurídicas. Pode decorrer da natureza ou de ação humana: a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 14. Ato jurídico ou negócio jurídico é o fato decorrente de ação humana, voluntária e lícita, praticada com a intenção de obter um resultado jurídico: a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 15. A decadência tem semelhança com a prescrição, mas com ela não se confunde. A decadência pode ser definida como sendo a extinção de um direito pelo não exercício do mesmo, no prazo assinalado por convenção ou por lei. O que extingue é o próprio direito e não apenas a ação que o protege. UA prescrição é um meio de defesa, ou de exceção, com base no decurso do tempou. Pode extinguir a ação atribuída a um direito desde que arguida pelo interessado. A prescrição pode ser alegada, em qualquer instância, pela parte a quem aproveita. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 16. São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: a ( ) os pródigos; b ( ) os ébrios habituais; c ( ) com 18 anos completos; d ( ) os menores de 16 anos; e ( ) os maiores de 16 e menores de 18 anos. 17. São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer: a ( ) com 18 anos completos; b ( ) os maiores de 16 e menores de 18 anos; c ( ) os menores de 16 anos; d ( ) não conseguem exprimir sua vontade: e ( ) deficiente mental, que não tenham o necessário discernimento. Nome: 4/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

25 18. Cessa a menoridade quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil: a ( ) aos 16 anos completos; b ( ) aos 18 anos completos; c ( ) aos 21 anos completos; d ( ) aos 24 anos completos. 19. Não são pessoas jurídicas de direito público interno: a ( ) a União; b ( ) os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; c ( ) os Municípios; d ( ) as fundações; e ( ) as autarquias e as demais entidades de caráter público criadas por lei. 20. Não são pessoas jurídicas de direito privado: a ( ) as associações; b ( ) os Estados estrangeiros; c ( ) as sociedades; d ( ) as fundações. 21. O domicílio da pessoa natural: a ( ) é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo; b ( ) se tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas; c ( ) é também, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida; d ( ) que não tenha residência habitual, ter-se-á o lugar onde for encontrada. e ( ) todas as alternativas anteriores estão corretas. 22. Quanto às pessoas jurídicas, não é domicílio: a ( ) do Município, o lugar onde funcione a administração municipal; b ( ) dos Estados e Territórios, as respectivas capitais; c ( ) da União, o Distrito Federal; d ( ) das demais pessoas jurídicas, local definido pelo judiciário. 23. A posse é um poder de fato, é a detenção de uma coisa em nome próprio. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 24. O proprietário pode usar e gozar, menos dispor de seus bens. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 25. Com relação ao condomínio em edifícios, cada condômino é proprietário individual de sua unidade autônoma, e, ao mesmo tempo, comunheiro de certas partes do edifício, que são de uso coletivo. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO Nome: 5/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

26 26. Direito real que se restringe ao direito de morar em determinado prédio alheio denomina-se: a ( ) Enfiteuse; b ( ) Servidão predial; c ( ) Usufruto; d ( ) Habitação; e ( ) Penhor. 27. Obrigação em que o credor pode exigir de qualquer devedor pagamento integral da prestação, constitui característica da: a ( ) Obrigação de dar coisa certa; b ( ) Obrigação de fazer; c ( ) Obrigação solidária; d ( ) Obrigação indivisível; e ( ) Obrigação alternativa. 28. Contrato é o acordo de vontades, expresso ou tácito, manifestado por duas ou mais pessoas, tendo como fim objetos diversos. a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 29. É chamado contrato de compra e venda quando um dos contratantes se obriga a transferir para o outro a posse de certa coisa e outro a pagar certo preço em dinheiro por esta posse: a ( ) CERTO b ( ) ERRADO 30. Cheque é: a ( ) a Promessa de pagamento emitida a favorecido certo; b ( ) um título de crédito ao portador; c ( ) uma Ordem de pagamento à vista; d ( ) um Título negociável; e ( ) uma Ordem de pagamento a prazo. 31. Com relação ao Direito e a Moral: I coincidem em que ambos se destinam a conduta humana; II a Moral é bilateral; III o Direito é unilateral. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. Nome: 6/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

27 32. Com relação ao Direito e à Moral: I a Moral regula toda a conduta humana, e, o Direito quando se relacionam pelo menos dois sujeitos; II o Direito põe dois sujeitos frente a frente, no sentido de que o permitido a um não pode ser impedido pelo outro; III a Moral impõe ao sujeito apenas direitos para com ele mesmo, subjetivos. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 33. Com relação do Direito Privado, podemos afirmar: I refere-se apenas a direito coletivo; II podem ser derrogadas pela vontade das partes; III suas normas são imperativas ou coativas. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 34. Com relação ao Direito Privado, podemos afirmar: I o Direito Privado sujeita-se ao Direito Público; II contém a ordem a que todos devem sujeitar-se; III o Direito Público sujeita-se ao Direito Privado. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 35. Podemos afirmar que: I Direito Subjetivo é a regra do Direito a que o indivíduo deve submeter-se; II Direito Objetivo é o poder de ação; III Direito Objetivo é o poder de praticar os atos necessários para satisfação do interesse de seu titular. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 36. Podemos afirmar que: I a Lei é a norma editada pelo Legislativo; II o Costume é a reiteração constante de uma conduta, na convicção de ser a mesma obrigatória; III a Doutrina é a interpretação da Lei feita pelos estudiosos da matéria. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. Nome: 7/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

28 37. Podemos afirmar que: I a Jurisprudência é a interpretação da Lei, feita pelos leigos sobre o assunto; II as Fontes diretas são a Doutrina e a Jurisprudência; III as Fontes indiretas são a Lei e o Costume. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 38. Lei é a fonte primordial do Direito e é de competência exclusiva do poder legislativo a seguinte fase: I a publicação no Diário Oficial; II a promulgação (proclamação); III estudos, debates, redações, emendas e votação do projeto. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 39. Como exemplo de lei substantiva, podemos citar: I o Código de Processo Civil; II o Código Civil; III O Código de Processo Penal. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 40. Como exemplo de lei adjetiva, podemos citar: I o Código Civil; II o Código Penal; III o Código de Processo Civil. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. 41. Quanto às leis em geral: I as leis federais são hierarquicamente superiores às leis estaduais; II as leis estaduais são hierarquicamente superiores às leis municipais; III as leis federais são hierarquicamente superiores às leis municipais. a ( ) apenas a afirmativa I está correta; b ( ) apenas a afirmativa II está correta; c ( ) apenas a afirmativa III está correta; d ( ) todas as afirmativas estão corretas; e ( ) nenhuma das afirmativas está correta. Nome: 8/ DIREITO E LEGISLAÇÃO

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010

MANUAL DO ALUNO DO CURSO DE EJA ENSINO MÉDIO MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO. Praça Marechal Deodoro, 356 Santa Cecília São Paulo SP CEP: 01150-010 MANUAL DO ALUNO EJA - ENSINO MÉDIO Caro Aluno, Este manual tem o objetivo de tirar suas dúvidas e tornar seu curso no INED o mais completo possível. Leia tudo com muita atenção e, se ao final ainda tiver

Leia mais

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt

Noções de Direito Civil Personalidade, Capacidade, Pessoa Natural e Pessoa Jurídica Profª: Tatiane Bittencourt PESSOA NATURAL 1. Conceito: é o ser humano, considerado como sujeito de direitos e deveres. Tais direitos e deveres podem ser adquiridos após o início da PERSONALIDADE, ou seja, após o nascimento com vida

Leia mais

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline

MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online. www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline MANUAL DO INGRESSANTE Matrícula Online www.ingresso.ufu.br/sistemas/matriculaonline 1 Se você nunca acessou o sistema de matrícula, clique em: Não sei a senha 2 Digite seu CPF e clique em Pesquisar que

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 8 DIREITO CIVIL

INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 8 DIREITO CIVIL INSTITUIÇÕES DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO MÓDULO 8 DIREITO CIVIL Índice 1. Direito Civil...3 1.1. Parte geral... 4 1.2. Das Pessoas... 4 1.2.1. Pessoa Natural... 4 1.2.2. Relativamente Incapazes... 5 1.2.3.

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA Rénan Kfuri Lopes Sumário: I- AS MUDANÇAS SÃO SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO II- PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS REGRAS ORTOGRÁFICAS III- ALFABETO IV- SOMEM DA

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE?

Como funciona o site treinamento técnico ON-LINE? Manual do Usuário INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO ON LINE A ATIC Tecnologia do Brasil Ltda. com o objetivo de atender aos seus diversos clientes, oferece treinamentos EAD - Educação a Distância

Leia mais

I N E D I Instituto Nacional de Ensino a Distância. Cursos Profissionalizantes CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS REGULAMENTO PARA BRASÍLIA/DF

I N E D I Instituto Nacional de Ensino a Distância. Cursos Profissionalizantes CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS REGULAMENTO PARA BRASÍLIA/DF CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS REGULAMENTO PARA BRASÍLIA/DF E A D IMPORTANTE: O ESTÁGIO É MATÉRIA OBRIGATÓRIA. PORTANTO, DE- VE SER FEITO DENTRO DO PERÍODO DO CURSO. APRESENTAÇÃO A competitividade

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM MARKETING E PROCESSOS GERENCIAIS UC: COMUNICAÇÃO

Leia mais

TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS

TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS MANUAL DO ALUNO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Caro Aluno, Este manual tem o objetivo de tirar suas dúvidas e tornar seu curso no INED o mais completo possível. Leia tudo com muita atenção e, se ao

Leia mais

Professor Jailton www.professorjailton.com.br

Professor Jailton www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Palavras terminadas em: a, e, o (seguidas ou não de s): atrás, xará, freguês, bisavós, está, já, és, só*. em, ens: também, parabéns. ditongos abertos tônicos

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - 2º SEMESTRE 2015 PORTARIA N.º 015 - Reitoria da UNOESTE, de 01 de julho de 2015 A Reitora da Universidade do Oeste

Leia mais

e- SIC Manual do Cidadão

e- SIC Manual do Cidadão e- SIC Manual do Cidadão Sumário Introdução 3 O e-sic 4 Primeiro acesso 5 Cadastrando-se no e-sic 6 Acessando o e-sic 7 Funções do e-sic 8 Envio de avisos por e-mail pelo e-sic 9 Como fazer um pedido de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD 1

MANUAL DO ALUNO EAD 1 MANUAL DO ALUNO EAD 1 2 1. CADASTRAMENTO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Após navegar até o PORTAL DA SOLDASOFT (www.soldasoft.com.br), vá até o AMBIENTE DE APRENDIZAGEM (www.soldasoft.com.br/cursos).

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

CURSO TÉCNICO DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS CURSO TÉCNICO DE TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS O Curso de TTI Curso autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do estado de São Paulo CEE/SP e reconhecido pelo CRECI, concedendo

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL Este passo a passo visa instruir o preenchimento correto do formulário eletrônico da A.R.T. Nacional. O Crea-Minas disponibiliza aos profissionais e empresas

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES RECUPERAÇÃO 6º ano - 2ª ETAPA - 2015 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: Mª DE LOURDES Aluno(a): n : Turma: ORIENTAÇÕES: CARO (A) ALUNO (A), Este roteiro tem como objetivo orientá-lo na execução

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Manual de Preenchimento de Formulários de Avaliação Técnica Departamento de Fiscalização APRESENTAÇÃO Prezado Profissional da Contabilidade, O

Leia mais

Guia de Ambientação Março/2011

Guia de Ambientação Março/2011 Guia de Ambientação Março/2011 APRESENTAÇÃO Caro cursista, Bem vindo ao Guia de Ambientação. Este documento é dirigido a você, participante. Com ele, você conhecerá como está estruturada a interface de

Leia mais

Alfabeto com 26 letras

Alfabeto com 26 letras 1 Reforma Ortográfica As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Oito países, onde o português é língua oficial, vão precisar ajustar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 6 Tema: Tecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação. 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula

Leia mais

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...

Leia mais

Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde CNPJ : 08.543.681/0001-46 www.faculdadefapec.com.br

Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde CNPJ : 08.543.681/0001-46 www.faculdadefapec.com.br EDITAL 021/2015 DE 15 DE OUTUBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 A Faculdades Unidas de Pesquisa, Ciências e Saúde FAPEC torna público o Edital do Processo Seletivo Vestibular 2016.1, para

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da, mantida pela Saint Paul Educacional Ltda., no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio

Leia mais

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo

Acentuação. É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo Acentuação É importante saber as regras da acentuação gráfica? Compare: ela e a minha amiga ela é a minha amiga o jornal publicara o artigo o jornal publicará o artigo sai à rua saí à rua 1 Sílaba / vogal

Leia mais

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como:

Manual do Aluno. O Moodle é um sistema que gerencia ambientes educacionais de aprendizagem que podem ser denominados como: Manual do Aluno É com muita satisfação que apresentamos o Reunir Unopar. Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativa que tem por objetivo principal ser um espaço colaborativo de construção do conhecimento

Leia mais

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS

UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS UNIDADE VI ESCREVENDO E-MAILS QUE GERAM RESULTADOS Nessa unidade vou mostrar para você como escrever e-mails que geram resultados. Mas que resultados são esses? Quando você escreve um e-mail tem que saber

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1

Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 Edital do Processo Seletivo de Transferência entre Faculdades 2014/1 A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, sob a responsabilidade do diretor-geral de graduação, professor Luiz

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo 2016-1, para o preenchimento das

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

O Acordo de Madrid relativo ao Registro. Internacional de Marcas e o Protocolo. referente a este Acordo: Objetivos,

O Acordo de Madrid relativo ao Registro. Internacional de Marcas e o Protocolo. referente a este Acordo: Objetivos, O Acordo de Madrid relativo ao Registro Internacional de Marcas e o Protocolo referente a este Acordo: Objetivos, Principais Características, Vantagens Publicação OMPI N 418 (P) ISBN 92-805-1313-7 2 Índice

Leia mais

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2012-2 / 2013-1 EDITAL I - DO PROCESSO SELETIVO De ordem do Senhor Diretor e para conhecimento de todos os interessados, torno público que, no período indicado neste

Leia mais

PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR

PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR 2015 1. Acesse o site 1. 1 - Acesse o site www.incra.gov.br; 1.2 - Clique do lado esquerdo da tela na parte EMISSÃO DE CCIR; 1.3 Leia todas

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA 1 - Acento agudo O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: Nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi

Leia mais

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO

ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO ACENTO GRÁFICO E ACENTO TÔNICO O acento gráfico é um mero sinal de escrita, que não deve ser confundido com o acento tônico, que é a maior intensidade de voz apresentada por uma sílaba quando pronunciamos

Leia mais

Relação de Documentos Exigidos Para Inscrição de Estagiário sob Responsabilidade de Pessoa Jurídica

Relação de Documentos Exigidos Para Inscrição de Estagiário sob Responsabilidade de Pessoa Jurídica Relação de Documentos Exigidos Para Inscrição de Estagiário sob Responsabilidade de Pessoa Jurídica AS CÓPIAS DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS DEVERÃO ESTAR AUTENTICADAS OU ACOMPANHADAS DOS ORIGINAIS. 1. Preencher

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015

PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 PROCESSO SELETIVO 2016-1º SEMESTRE Nº 008/2015 O Diretor da NOVA FACULDADE, Pablo Fernandes Bittencourt, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do 1º Semestre

Leia mais

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso.

ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida!

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015

MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 MANUAL VESTIBULAR SIMPLIFICADO 2015 AEDS Autarquia Educacional de Salgueiro Fone: (87) 3871 6040 FACHUSC Faculdade de Ciência Humanas do Sertão Central Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134 - Salgueiro -

Leia mais

10. Convenção Relativa à Competência das Autoridades e à Lei Aplicável em Matéria de Protecção de Menores

10. Convenção Relativa à Competência das Autoridades e à Lei Aplicável em Matéria de Protecção de Menores 10. Convenção Relativa à Competência das Autoridades e à Lei Aplicável em Matéria de Protecção de Menores Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer disposições comuns relativas

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435-24/04/2002 Núcleo de Educação a Distância

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435-24/04/2002 Núcleo de Educação a Distância CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE. Autorização - Portaria no. 869, de 07/04/2006 - MEC Edital do Processo Seletivo UAB Edital Nº 12/2013 O coordenador do (NEaD)

Leia mais

EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014

EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014 EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014 A Diretora Maria Aparecida Pinto, Diretora da Faculdade de São Lourenço, no uso de suas atribuições, torna público que, no período de 02 de setembro

Leia mais

Edital. Processo Seletivo 2016

Edital. Processo Seletivo 2016 Edital Processo Seletivo 2016 O Diretor Executivo da Fundação Educacional Nordeste Mineiro FENORD, no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que, no período indicado neste Edital, estarão

Leia mais

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1. Capacidade para o exercício da empresa Atualmente, existe a possibilidade de a atividade empresarial ser desenvolvida pelo empresário individual, pessoa física, o qual deverá contar com capacidade para

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

EMPREGABILIDADE E MARKETING PESSOAL

EMPREGABILIDADE E MARKETING PESSOAL EMPREGABILIDADE E MARKETING PESSOAL 1 2 Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Leonardo da Vinci CARO ALUNO Não existem limites para a educação a distância. Seus desafios

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta - FAMETA, Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos

Manual do Candidato da Graduação. Processos Seletivos 1 ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS Manual do Candidato da Graduação Processos Seletivos Rua Senador Dantas, 74 Térreo; 2º e 3º andares Centro Rio de Janeiro RJ Tel. 33801044 33801046 33801535 2 A Escola

Leia mais

MANUAL PORTAL ACADÊMICO

MANUAL PORTAL ACADÊMICO MANUAL PORTAL ACADÊMICO Sumário Sumário... 2 1. Apresentação... 3 2. Navegação no site da Escola do Legislativo... 4 3. Ministrante... 6 3.1.Cadastro de ministrante... 6 3.2. Preencher os campos... 7 3.3

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 26 Status das Propostas 02 Procedimentos para preenchimento da

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é:

Navegando no produto e utilizando esse material de apoio, você descobrirá os benefícios do IOB Online Regulatório, pois só ele é: 1. CONCEITO Completo, prático e rápido. Diante do aumento da complexidade da tributação e do risco fiscal, pelos desafios de conhecimento e capacitação e pela velocidade para acompanhar mudanças na legislação,

Leia mais

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade FAPAN Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade

Leia mais

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas.

As avaliações seguirão o modelo DISCURSIVO para todas as disciplinas. PROCESSO DE ADMISSÃO DE ALUNOS NOVOS PARA O ANO LETIVO DE 2014 O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o edital que estabelece as normas relativas à realização

Leia mais

Teste de Habilidade Específica - THE

Teste de Habilidade Específica - THE LEIA COM ATENÇÃO 1. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 2. Preencha os dados pessoais. 3. Autorizado o inicio da prova, verifique se este caderno

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)

UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS PROCESSO SELETIVO - 2 o SEMESTRE DE 2015-2 a ENTRADA CURSO DE PEDAGOGIA (Graduação Licenciatura) Modalidade Educação à Distância (EAD) EDITAL

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2015-1 - ESPM-Sul

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2015-1 - ESPM-Sul EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO 2015-1 - ESPM-Sul O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing - Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com

MANUAL ESCOLA FLEX. Revisado em 09/07/2008. Sistema Flex www.sistemaflex.com MANUAL ESCOLA FLEX Revisado em 09/07/2008 Sistema Flex www.sistemaflex.com Índice Manual Escola Flex Índice... 2 Tela de Abertura (Splash Screen)... 3 Login... 4 Seleção de Empresas... 5 Tela Principal...

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Decreto-Lei:4.657, de 04.9.1942. - Lei de Introdução ao Código Civil. ALTERADA pela LEI Nº 9.047, DE 08 DE MAIO DE 1995

Decreto-Lei:4.657, de 04.9.1942. - Lei de Introdução ao Código Civil. ALTERADA pela LEI Nº 9.047, DE 08 DE MAIO DE 1995 Decreto-Lei:4.657, de 04.9.1942. - Lei de Introdução ao Código Civil. LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL ALTERADA pela LEI Nº 9.047, DE 08 DE MAIO DE 1995 Art. 1 - Salvo disposição contrária, a lei começa

Leia mais

EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014

EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014 EDITAL PPGEP/UFRGS 003/2014 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO torna público que receberá inscrições de candidatos ao processo seletivo para o nível de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional

Leia mais

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml Página 1 de 6 Agosto de 2007 Reforma ortográfica Maira Soabres/Folha Imagem Com data marcada para entrar em vigor em 2009, a reforma ortográfica pretende fazer com que pouco mais de 210 milhões de pessoas

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP FACULDA FAPSS SP MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDA FAPSS SP MISSÃO DA FACULDA Formar profissionais capazes de intervir nas múltiplas relações sociais, conscientemente

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO O INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO LTDA. IPOG FIRMA O PRESENTE TERMO DE COMPROMISSO COM O ESTADO DE GOIÁS E A SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECTEC. O Instituto de Pós-Graduação Ltda.

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE

REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE REGULAMENTO PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DO INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS BELO HORIZONTE MODALIDADE DE BOLSAS: CURSOS BÁSICO E INTERMEDIÁRIO NA MODALIDADE REGULAR ART 1º - DAS

Leia mais

Treinamento Módulo Contas a Pagar

Treinamento Módulo Contas a Pagar Contas a Pagar Todas as telas de cadastro também são telas de consultas futuras, portanto sempre que alterar alguma informação clique em Gravar ou pressione F2. Teclas de atalho: Tecla F2 Gravar Tecla

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG 1 ÍNDICE 03 APRESENTAÇÃO. Dicas para estudar a distância. Funções do professor e do tutor 04 CADASTRO NO CURSO 05 ACESSO AO CURSO 07 FERRAMENTAS DE ESTUDO. Conteúdo: aulas virtuais.

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1

Manual do Usuário. Pré-Cadastro de Participantes. 08.11.2004 Versão 1.1 Manual do Usuário Pré-Cadastro de Participantes 08.11.2004 Versão 1.1 Índice 1. Introdução ao Pré-Cadastro...3 1.1. Pré-Cadastro de pessoa Física...3 1.1.1. Termo...3 1.1.2. Dados de identificação...4

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 001/2015 PROCESSO SELETIVO A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (Port. MEC nº 797/14, de 11/09/2014, publicada no DOU em 12/09/2014) EDITAL 2016/1 - PROCESSO SELETIVO GRADUAÇÃO PRESENCIAL O Diretor Geral da Faculdade de Educação

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes Índice 01. Incorporação Imobiliária...3 02. Contrato...4 03. Pagamento e Boletos...5 04. Financiamento...6 05. Distrato e Transferência...8 06. Documentações...9 07. Instalação

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Sheyla Carvalho 1 Nota: As fontes de consulta desta apresentação estão citada no OBJETIVOS da palestra Informar Esclarecer Comentar Trocar ideias DEFINIÇÃO - Motivação 1 O Acordo

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL ORIENTAÇÕES SOBRE A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL DO SERVIDOR MUNICIPAL Apresentação A Prefeitura Municipal de Goiânia realizará a atualização cadastral dos Servidores

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO

TERMO DE COMPROMISSO TERMO DE COMPROMISSO A FACULDADE ÁVILA DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS LTDA FACULDADE ÁVILA FIRMA O PRESENTE TERMO DE COMPROMISSO COM O ESTADO DE GOIÁS E A SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECTEC. A Faculdade

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

II. Contrato Principal: o documento contratual, seus aditivos e anexos, que especificam as obrigações e direitos do segurado e do tomador.

II. Contrato Principal: o documento contratual, seus aditivos e anexos, que especificam as obrigações e direitos do segurado e do tomador. SEGURO-GARANTIA - CONDIÇÕES GERAIS Este seguro garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal, firmado com o segurado, conforme os termos da apólice. I. Seguro-Garantia:

Leia mais

ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção!

ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção! ALUNO IMPORTANTE INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO ESTÁGIO Leia com Atenção! Você deverá preencher os campos dos impressos destinados ao registro de Estágio sem rasuras e com letra legível ou por intermédio

Leia mais

Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil

Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Este guia pretende nortear os Grupos Escoteiros do Brasil a desenvolverem um

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO

CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS Revisão: setembro/2012 Escola SENAI Santos Dumont CFP 3.02 Rua Pedro Rachid, 304 Santana São José dos Campos - SP Fone: (12) 3519-4850 Fax: (12) 3922-9060 ELABORAÇÃO

Leia mais

Manual do Candidato - Cursos Técnicos

Manual do Candidato - Cursos Técnicos Manual do Candidato - Cursos Técnicos APRESENTAÇÃO Os Cursos Técnicos oferecidos atendem a política da qualidade do SENAI-RS, sendo o Manual do Candidato instrumento de Orientação aos candidatos quanto

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS NÚCLEO DE EXTENSÃO LICOM / LÍNGUAS PARA A COMUNIDADE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação

Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação Dicas para Realizar sua Inscrição na Segunda Fase do Sistema Seriado de Avaliação ATENÇÃO! É importante a leitura detalhada do Manual do Candidato para conhecer as normas do Processo de Ingresso. Primeiro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO EDITAL N.º 008, DE 30 DE JULHO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO EDITAL N.º 008, DE 30 DE JULHO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO EDITAL N.º 008, DE 30 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a abertura do processo seletivo simplificado para preenchimento

Leia mais

PATRONAGE - ADMINISTRAÇÃO DE BOLSAS E AUXÍLIOS FAPEMA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO Rua

PATRONAGE - ADMINISTRAÇÃO DE BOLSAS E AUXÍLIOS FAPEMA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO Rua 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1 COMO ACESSAR O PATRONAGE... 4 2 INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO... 5 3 PRESTAÇÃO DE CONTAS... 8 3.1 Execução do projeto... 8 3.2 Autorização de recursos (remanejamento de recurso,

Leia mais