CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR"

Transcrição

1 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR Paulo Sergio Pedrosa 1, Sergio Gavazza 2 e Marcos Santana Farias 3 1 Instituto de Engenharia Nuclear (IEN / CNEN - RJ) Caixa Postal Rio de Janeiro, RJ pedrosa@ien.gov.br 2 Departamento das Ciências Fundamentais, Radiação e Meio Ambiente Instituto Militar de Engenharia (IME RJ) e Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CETEC) Universidade Gama Filho Rua Manoel Vitorino Rio de Janeiro, RJ gavazza@ugf.br 3 Instituto de Engenharia Nuclear (IEN / CNEN - RJ) Caixa Postal Rio de Janeiro, RJ msantana@ien.gov.br RESUMO Este trabalho apresenta uma metodologia para cálculo de blindagens de raios X em instalações de radioterapia com auxílio de computador. Foi desenvolvido um programa amigável, chamado RadTeraX, em linguagem de programação Delphi que, através da entrada manual de dados de um projeto básico de arquitetura e de alguns parâmetros, interpreta a geometria e calcula as blindagens das paredes, do chão e do teto de uma instalação de radioterapia por raios X. Como produto final, este programa fornece uma tela gráfica no computador com todos os dados de entrada e o cálculo das blindagens, além da respectiva memória de cálculo. Ainda hoje, no Brasil, o cálculo da blindagem para instalações de radioterapia com raios X é feito tomando-se por base as recomendações da NCRP-49, que estabelece uma metodologia de cálculo necessária à elaboração de um projeto de blindagem. Entretanto, em altas energias, onde é necessária a construção de um labirinto, a NCRP-49 é insuficiente, de modo que neste campo, estudos foram feitos originando um artigo que propõe uma solução para o problema e esta solução foi implementada no programa. O programa pode ser aplicado na execução prática de projetos de blindagem para instalações de radioterapia e de modo didático em comparação a NCRP-49 e foi registrado sob o n no INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial. 1. INTRODUÇÃO A portaria nº 3.535, de 2 de setembro de 1998, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece, em seu capítulo 3, que o serviço de radioterapia deve, entre outras coisas, atender especificamente à norma CNEN-NE 3.06/90 Requisitos de Radioproteção e Segurança de Radioterapia da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Esta norma, por sua vez, no item estabelece, entre outras coisas, que projetos de novas instalações e/ou modificações envolvendo blindagem estrutural serão revistos e aprovados por perito qualificado e estão sujeitos à aprovação por autoridade competente.

2 Ainda hoje, no Brasil, o cálculo da blindagem para instalações de radioterapia com raios X é feito tomando-se por base a recomendação NCRP-49 [1], que estabelece a metodologia de cálculo necessária à elaboração de um projeto de blindagem. No que concerne às altas energias, onde é necessária a construção de um labirinto, a NCRP-49 é insuficiente, de modo que neste campo, estudos foram feitos originando um artigo [2] que propõe uma solução para o problema. Considerando que a metodologia de cálculo estabelecida pela NCRP-49 e por recomendações adicionais envolve cálculos repetitivos, consulta a tabelas e outros, observa-se que esse processo poderia ser automatizado e que deste modo seria eliminado este trabalho tedioso que está sujeito a erros. No entanto, desconhece-se, particularmente no Brasil, a existência de qualquer software que execute estes procedimentos de cálculo. O enfoque deste trabalho [3] foi o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo assistida por computador que possa, por meio da entrada de dados referentes aos elementos geométricos do referido projeto e dados do equipamento gerador de raios X, calcular a blindagem das paredes, piso e teto, e labirinto quando for o caso, de uma instalação de radioterapia por raios X, gerando como produto final, uma planta baixa básica das blindagens na tela do computador, especificando dois materiais possíveis de blindagem, que serão o concreto ou o chumbo, com as suas respectivas espessuras e, ainda, gerando uma memória de cálculo de todo o projeto. O programa gráfico resultante deste estudo fornecerá dados de saída juntamente com uma memória de cálculo, a partir de uma entrada manual de dados. Considerando que toda atividade de radioterapia por raios X deve atender aos requisitos de proteção radiológica, destacando-se dentre esses a blindagem, e que a automação elimina em boa parte o trabalho tedioso, gera maior precisão e economia de tempo do projetista, pode-se justificar e ressaltar a importância deste trabalho no sentido em que este objetiva o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo assistida por computador para auxiliar os projetistas de blindagens de instalações de radioterapia por raios X na execução de seus projetos, contribuindo, assim, no aumento da precisão dos resultados e na economia de tempo. 2. CÁLCULO MANUAL Esta seção tem a finalidade de apresentar os conceitos básicos, previstos na NCRP-49 e demais recomendações, para projetos de blindagem de instalações de radioterapia por raios X. A metodologia aqui empregada é a da determinação das blindagens por meio da utilização dos parâmetros citados na seção em uma das 13 tabelas de dimensionamento de blindagem da NCRP O Projeto da Blindagem As barreiras de proteção primária e secundária Existem dois tipos de barreiras de proteção: a barreira de proteção primária (bpp) e a barreira de proteção secundária (bps).

3 A barreira de proteção primária, posicionada entre a fonte e o individuo a ser protegido, tem a finalidade de atenuar o feixe útil. A barreira de proteção secundária, posicionada entre a fonte e o indivíduo a ser protegido, tem a finalidade de atenuar a radiação de fuga do equipamento e a radiação espalhada pelo paciente. A Fig. 1 mostra uma bpp protegendo um individuo em A de um feixe útil de raio X oriundo da fonte localizada em F, a uma distância d, dada pela equação 1; mostra também uma bps protegendo um individuo em B da radiação de fuga do cabeçote e espalhada pelo paciente de um feixe útil de raios X oriundo da fonte F a uma distancia d, dada pela equação 2, de B. B d sec barreira de proteção secundária d fi F P Isocentro d ia barreira de proteção primária A Figura 1. Vista parcial de uma sala de radioterapia d = d fi + d ia (1) d ' = d sec (2) onde: d fi = distância entre fonte e isocentro d ia = distância entre isocentro e a superfície externa da barreira de proteção primária mais 0,30 m. d sec = distância entre fonte e a superfície externa da barreira de proteção secundária mais 0,30 m. Normalmente, o cabeçote do gerador de raio X gira em torno de um eixo, de modo que pode ser direcionado para 2 paredes, piso e teto, deste modo estas superfícies funcionarão com bpp, e as demais paredes como bps.

4 Parâmetros utilizados na determinação da blindagem Máxima voltagem do equipamento Normalmente expressa em kvp (kilovolt pico), fornece a máxima voltagem aplicada no par anodo-catodo do tubo gerador de raios X Distância entre a fonte e o ponto de interesse É a distancia d (equação 1) ou d (equação 2). A NCRP-49 recomenda que o projetista considere o individuo a ser protegido situado a uma distância de 0,30m da superfície externa da barreira de proteção A carga de trabalho A carga de trabalho (W), também conhecida por workload, é a medida de radiação produzida por um gerador de raios X em uma semana. As unidades de carga de trabalho utilizadas em geradores de raios X de instalações de radioterapia são: ma.min/semana ou Gy/semana à 1 metro Fator de ocupação O fator de ocupação (T) é um parâmetro adimensional relacionado à área a ser protegida, e corresponde à fração da carga de trabalho na qual uma pessoa ou um grupo de pessoas são submetidas à um feixe de raios X. O fator de ocupação pode assumir valores de: 1, 1/4 ou 1/ Fator de uso O fator de uso (U) é um parâmetro adimensional que indica a fração da carga de trabalho semanal na qual determinada barreira de proteção é submetida ao feixe principal de raios X. Na falta de valores práticos, os valores da tabela 1 podem ser utilizados. As bps terão um fator de uso sempre igual à 1, pois estarão sempre sujeitas à radiação de fuga e a espalhada. Tabela 1. Fator de uso Piso U=1 Paredes U=1/4 Teto U=1/4

5 Limite de dose equivalente efetiva semanal Como existem diferenças de valores para áreas livres entre a NCPR-49 e a norma CNEN-NE-3.01 que é utilizada no Brasil, e que pode ser vista na tabela 2, torna-se necessário adicionar um certo valor de camada decirredutora (TVL Tenth Value Layer) aos valores de blindagem fornecidos pelas tabelas da NCRP-49. Os valores de camada decirredutora serão: x 1 (equação 3) ou x 2 (equação 4) para o caso de se utilizar as tabelas que vão de 4 MV à 10 MV, onde só existem valores de blindagem para áreas restritas. Tabela 2. Limite de dose equivalente efetiva semanal. NCRP-49 CNEN-NE-3.01 Áreas restritas 1 msv 1 msv Áreas livres 0,1 msv 0,02 msv x 1 = TVL.log5 (3) x 2 = TVL.log50 (4) As tabelas de dimensionamento da blindagem Após terem sido determinados os parâmetros citados na seção , o projetista tem condições de determinar as espessuras das blindagens primárias e secundárias, de concreto ou de chumbo, pela utilização destes parâmetros nas tabelas da NCRP-49. A tabela 3 é uma mostra das 13 tabelas de dimensionamento de blindagem da NCRP-49 e é também a tabela utilizada para a realização do cálculo manual da tabela 5 deste artigo. Como a NCRP-49 não deixou explícita a possibilidade de interpolação dos valores das tabelas, recomenda-se aproximar o resultado para o valor mais crítico Dimensionamento do labirinto Na faixa maior ou igual a 4 MV e menor ou igual a 10 MV, faz-se necessário a construção de um labirinto, que não deverá estar sujeito ao feixe principal, para que haja uma maior atenuação da radiação que chega à porta de acesso, caso contrário esta deverá ser muito pesada. Como a NCRP-49 é insuficiente com respeito à labirintos, estudos foram feitos originando um artigo [2], que propõe uma solução para o problema. Esta solução foi implementada no programa.

6 Tabela 3. Requerimentos mínimos de blindagem para instalações de terapia de 6MV para áreas restritas. WUT em R em 1 metro Distância em metros da fonte à área ocupada ,5 2,1 3,0 4,2 6,1 8,4 12, ,5 2,1 3,0 4,2 6,1 8,4 12, ,5 2,1 3,0 4,2 6,1 8,4 12, ,5 2,1 3,0 4,2 6,1 8,4 12, ,5 2,1 3,0 4,2 6,1 8, ,5 2,1 3,0 4,2 6, ,5 2,1 3,0 4,2 Tipo de Barreira de proteção Material Espessura da Barreira em cm Primária Concreto Primária Chumbo ,5 27, ,5 22, ,5 Fuga (0,1%) Concreto 98, ,5 67, , ,5 15,5 5 Fuga (0,1%) Chumbo 16 14,5 12, , , CÁLCULO POR COMPUTADOR O RadTeraX, produto deste trabalho, é um software desenvolvido na linguagem de programação Delphi, utilizando uma programação orientada a evento, que opera com dados inseridos pelo usuário em suas caixas de diálogos (Fig. 2) de modo a prover todas as informações do gerador de raios X e geométricas de um projeto básico de arquitetura. De posse de todas as informações necessárias para o cálculo da blindagem, o programa executa alguns cálculos preliminares e consulta um banco de dados contendo todas as 13 tabelas de dimensionamento de blindagem da NCRP-49. Após a consulta às tabelas, o RadTeraX executa os cálculos finais necessários ao dimensionamento das blindagens das paredes, piso, teto, porta e labirinto, se for o caso, de uma instalação de radioterapia por raios X, produzindo uma planta baixa básica das blindagens na tela do computador (Fig. 3) com todos os dados inseridos pelo usuário, as dimensões das blindagens e a respectiva memória de cálculo. O RadTeraX foi registrado sob o n no INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial. No dimensionamento das blindagens para cada parede, piso, teto porta e labirinto da instalação de radioterapia por raios X, o RadTeraX apresentará duas opções como blindagem final, o concreto comum ou o chumbo, com densidades de 2,35 e 11,36 g/cm 3 respectivamente. A Fig. 4 mostra a tela do RadTeraX caso a tensão de operação escolhida seja igual ou menor que 3 MV, ou seja, sem a necessidade de construção de labirinto.

7 Figura 2. Uma das telas de entrada de dados do RadTeraX

8 Figura 3. Tela final do RadTeraX

9 Figura 4. Instalação sem a necessidade de labirinto

10 4. RESULTADOS A finalidade desta seção é fazer um estudo de caso com o objetivo de serem comparados os resultados obtidos pelo RadTeraX com os resultados obtidos pelo cálculo convencional de blindagem de uma instalação de radioterapia por raios X efetuado manualmente. Tomando-se por base os dados de entrada da tabela 4, que são os mesmos utilizados na Fig. 3, e analisando os resultados obtidos pelos dois processos, manual e pelo RadTeraX, apresentados na tabela 5, verifica-se, claramente, a coerência dos resultados. Tabela 4. Dados de entrada do processo manual Tensão de operação do gerador de raios X = 6000KV Carga de trabalho (W) = 1000 Gy/sem. em 1m Distância do isocentro à fonte = 0,5m Todas as áreas adjacentes as paredes = Livres Parede A Parede B Teto Piso Parede C Parede D Parede E Fator de Uso (U) 0,25 0,25 0, Fator de Ocupação (T) 1 1 1/16 1/16 1/4 1/16 1 Distância até o isocentro (m) 6 6 3, ,2 Tabela 5. Comparação de resultados Manual x RadTeraX Barreiras de Resultados das blindagens proteção Cálculo Manual RadTeraX Chumbo Concreto Chumbo Concreto Parede A 32,01cm 199,61cm 32,01cm 199,61cm Parede B 32,01cm 199,61cm 32,01cm 199,61cm Teto 27,01cm 167,61cm 27,01cm 167,61cm Piso 30,51cm 189,61cm 30,51cm 189,61cm Parede C 15,51cm 94,61cm 15,51cm 94,61cm Parede D 12,01cm 74,11cm 12,01cm 74,11cm Blindagem F 10,51cm - 10,51cm - Porta do labirinto 4,229cm - 4,229cm - Parede E 4,084cm 27,67cm 4,084cm 27,67cm

11 5. CONCLUSÕES Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia de cálculo, assistida por computador, que por meio de dados de entrada pôde calcular a blindagem das paredes, piso, teto e labirinto de uma instalação de radioterapia por raios X gerando, como produto final, uma planta baixa básica das blindagens na tela do computador, especificando os materiais e a sua espessura e, ainda, gerando uma memória de cálculo de todo o projeto de blindagem sendo tudo isso feito com rapidez e confiabilidade. A consistência dos resultados obtidos no estudo de caso apresentado na seção 4 confirma isso. O RadTeraX permite, com segurança, executar o dimensionamento da blindagem de uma instalação de radioterapia por raios X seguindo, rigorosamente, a NCRP-49 e demais recomendações. Embora não seja uma versão comercial, o RadTeraX poderá auxiliar, desde já, os projetistas de blindagem de instalações de radioterapias por raios X permitindo-lhes, maior precisão e economia de tempo em seus projetos. No âmbito acadêmico, poderá ser utilizado como fonte de aprendizado e comparação de resultados. É importante frisar que nenhum software é isento de falhas, e que só o uso contínuo por parte dos mais diversos usuários e nas mais variadas situações levará a um refinamento de seu conteúdo. Deve-se observar que a Radioterapia não é composta somente por gerador de raios X, mas também por aceleradores de elétrons, emissores de radiação gama e beta. Portanto, seria interessante que se seguisse a mesma linha de desenvolvimento para estes outros ramos da Radioterapia. REFERÊNCIAS 1. National Council on Radiation Protection and Measurements, NCRP Report no. 49: Stuctural Shielding Design and Evaluation for Medical Use of X Rays and Gamma Rays of Energies Up to 10 MeV, Washington D.C. (1979). 2. P. S. Pedrosa, S. Gavazza e L. F. Bellido, Uma Proposta para o Cálculo da Blindagem da Porta e da Parede Externa do Labirinto da Sala de Radioterapia Médica, Revista de Física Aplicada e Instrumentação, Volume 17, n.2 pp (2004). 3. P. S. Pedrosa e S. Gavazza, Cálculo de Blindagem para Instalações de Radioterapia por Raios X com Auxílio de Computador, M.Sc. Thesis, Instituto Militar de Engenharia IME, Rio de Janeiro RJ (2004).

CONSIDERAÇÕES DE RADIAÇÕES DE ESPALHAMENTO E VAZAMENTO PARAADETERMINAÇÃO EFICAZ DABARREIRA SECUNDÁRIA EM SALAS DE RAIOS-X DE MEGAVOLTAGEM

CONSIDERAÇÕES DE RADIAÇÕES DE ESPALHAMENTO E VAZAMENTO PARAADETERMINAÇÃO EFICAZ DABARREIRA SECUNDÁRIA EM SALAS DE RAIOS-X DE MEGAVOLTAGEM Internationaljoint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADEBRASILEIRA DEPROTEÇÃO RADIOLÕGICA - SBPR CONSIDERAÇÕES DE RADIAÇÕES DE ESPALHAMENTO E VAZAMENTO PARAADETERMINAÇÃO

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RIPPLE MEDIDO EM UM EQUIPAMENTO DE RAIOS X E O RIPPLE CALCULADO

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RIPPLE MEDIDO EM UM EQUIPAMENTO DE RAIOS X E O RIPPLE CALCULADO 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE

Leia mais

Equipamentos geradores de radiação para radioterapia

Equipamentos geradores de radiação para radioterapia Equipamentos geradores de radiação para radioterapia Produção de Raios-X de Quilovoltagem: Tubos de raios-x Ânodo Cátodo Apenas 1% da energia dos elétrons é convertida em raios-x, enquanto 99% é convertida

Leia mais

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga Professora Edna Carla da Silva Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar

Leia mais

Aplicação do material gesso como blindagem contra radiação X de baixas energias na área de radiodiagnóstico

Aplicação do material gesso como blindagem contra radiação X de baixas energias na área de radiodiagnóstico BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 06-02-A (2018) 01-05 Aplicação do material gesso como blindagem contra radiação X de baixas energias na área de radiodiagnóstico Lins a,b,c J. A. G., Lima a,b

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I. 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Leia mais

09 - ATENUAÇÃO DE RAIOS X COM BLINDAGEM DE POLIMETILMETACRILATO-PMMA E ALUMINIO - 03

09 - ATENUAÇÃO DE RAIOS X COM BLINDAGEM DE POLIMETILMETACRILATO-PMMA E ALUMINIO - 03 09 - ATENUAÇÃO DE RAIOS X COM BLINDAGEM DE POLIMETILMETACRILATO-PMMA E ALUMINIO http://gmga.com.br/09-atenuacao-de-raios-x-com-blindagem-de-polimetilmetacrilato-pmma-e-aluminio/ 10.31419/ISSN.2594-942X.v52018i1a9RPBR

Leia mais

CÁLCULO DE BLINDAGENS EM RADIODIAGNÓSTICO

CÁLCULO DE BLINDAGENS EM RADIODIAGNÓSTICO CÁLCULO DE BLINDAGENS EM RADIODIAGNÓSTICO SEGUNDO O DECRETO-LEI Nº 180/2002 Direção-Geral da Saúde 2012 1 INTRODUÇÃO 2 INTRODUÇÃO A protecção radiológica rege-se por 3 princípios fundamentais: Justificação

Leia mais

ESTUDO DA ATENUAÇÃO DE RAIOS X MÉDICOS COM BLINDAGEM DE CHUMBO E ALUMINIO

ESTUDO DA ATENUAÇÃO DE RAIOS X MÉDICOS COM BLINDAGEM DE CHUMBO E ALUMINIO ESTUDO DA ATENUAÇÃO DE RAIOS X MÉDICOS COM BLINDAGEM DE CHUMBO E ALUMINIO Emiliane A. Malheiros 1, Roberto Paulo B. Ramos 2 Ezequias Fernandes Oliveira 3 Av.Almirante Barroso, Nº1155,Bairro Marco, Belém/PA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS FÍSICOS ANTROPOMÓRFICOS

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS FÍSICOS ANTROPOMÓRFICOS 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS

Leia mais

Fórum Trabalhista de São José

Fórum Trabalhista de São José Relatório do Levantamento Radiométrico Aparelho de Raios X p/ Inspeção de Bagagens de Mão Fórum Trabalhista de São José Marca: VMI - Modelo: SPECTRUM 5030/5333 - Serial: 0009000001 Realização: Fórum Trabalhista

Leia mais

SIMULAÇÃO DE DOSES OCUPACIONAIS EM RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

SIMULAÇÃO DE DOSES OCUPACIONAIS EM RADIOGRAFIA INDUSTRIAL 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 SIMULAÇÃO DE DOSES OCUPACIONAIS

Leia mais

Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular

Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular F. A. Bacchim Neto a ; A. F. F. Alves b ; M. E. D. Rosa b ; D. R. Pina c a Laboratório Nacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIOPROTEÇÃO

AVALIAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIOPROTEÇÃO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DA

Leia mais

Avaliação dos valores de taxa de kerma no ar dos sistemas de radiação X utilizados na calibração de instrumentos de medida em radiodiagnóstico

Avaliação dos valores de taxa de kerma no ar dos sistemas de radiação X utilizados na calibração de instrumentos de medida em radiodiagnóstico 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 Avaliação dos valores de

Leia mais

Secretaria da Saúde de Pelotas UPA Nível III

Secretaria da Saúde de Pelotas UPA Nível III 1 Porto Alegre, 10 de dezembro de 2012. Secretaria da Saúde de Pelotas UPA Nível III Relatório de Cálculo de Blindagens Sala de Raios X Convencional 2 Cálculo de Blindagens Índice: 1 - Identificação da

Leia mais

CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES

CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

FORMACÃO DE SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Adelia Sahyun

FORMACÃO DE SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Adelia Sahyun FORMACÃO DE SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL Adelia Sahyun O GRUPO DE ESTUDO, COMPOSTO POR Gian Maria Sordi Coordenador Adelia Sahyun Paulo Gonçalves de Oliveira Ricardo Andreucci Waldomiro

Leia mais

CAMADAS SEMIRREDUTORAS DE RAIOS-X DE BAIXA ENERGIA: MEDIDAS COM CÂMARA DE EXTRAPOLAÇÃO

CAMADAS SEMIRREDUTORAS DE RAIOS-X DE BAIXA ENERGIA: MEDIDAS COM CÂMARA DE EXTRAPOLAÇÃO X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil C.P.V. Castro Luz a, L.V. Sá a, J.U. Delgado a, a Instituto de Radioproteção e Dosimetria, 22783-127, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leia mais

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO

VISA/MJM/2611/2009 RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO RADIOMÉTRICO VISA/MJM/2611/2009 Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar as medidas relativas à proteção radiológica em radiodiagnóstico

Leia mais

Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama

Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama Mamografia Pequenas diferenças de atenuação dos tecidos mamários requerem o uso de equipamentos e técnicas especiais para detecção do câncer de mama São essenciais técnicas que minimizem as doses e otimizem

Leia mais

SIMULAÇÃO POR MONTE CARLO DOS FEIXES DE 6 E 15 MV DO CLINAC 2100 UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP 4B

SIMULAÇÃO POR MONTE CARLO DOS FEIXES DE 6 E 15 MV DO CLINAC 2100 UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP 4B 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 SIMULAÇÃO POR MONTE CARLO

Leia mais

FORMULAÇÃO DE UM COMPOSTO CERÂMICO DE REVESTIMENTO PARA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: RESULTADOS PRELIMINARES

FORMULAÇÃO DE UM COMPOSTO CERÂMICO DE REVESTIMENTO PARA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: RESULTADOS PRELIMINARES 1 FORMULAÇÃO DE UM COMPOSTO CERÂMICO DE REVESTIMENTO PARA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA: RESULTADOS PRELIMINARES Frimaio,A.(1); Costa, P.R.(2); Vanderlinde, F.V.F.(3); Campos, L.L. (1) Caixa Postal: 3511-4 Piraporinha

Leia mais

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica

Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-01 (2015) 01-07 Avaliação de dose efetiva em um fantoma antropomórfico em situações de emergência radiológica L.K. Silva a ; D.S. Santos a a Divisão de Dosimetria/Dosimetria

Leia mais

Testes de controle de qualidade em calibradores de dose utilizados em laboratórios de pesquisa do IPEN

Testes de controle de qualidade em calibradores de dose utilizados em laboratórios de pesquisa do IPEN 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife,PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 Testes de controle de qualidade

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE CAMADAS SEMI-REDUTORAS EM FEIXES DE RADIAÇÃO X BASEADOS NA NORMA IEC 61267

DETERMINAÇÃO DE CAMADAS SEMI-REDUTORAS EM FEIXES DE RADIAÇÃO X BASEADOS NA NORMA IEC 61267 Revista Brasileira de Física Médica, Volume 1, Número 1, 2005 Artigo Original DETERMINAÇÃO DE CAMADAS SEMI-REDUTORAS EM FEIXES DE RADIAÇÃO X BASEADOS NA NORMA IEC 61267 A. F. Maia e L. V. E. Caldas Instituto

Leia mais

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA O ser humano não dispõe de sistemas próprios para a detecção da presença de radiação ionizante. O uso desenfreado das radiações mostrou que: A radiação ionizante é capaz de produzir

Leia mais

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2

FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 FÍSICA DAS RADIAÇÕES 2 Diagnóstico por imagens Radiologia convencional/digital I 1 aproximadamente K U 2 n 5 n I T 2 A IMAGEM RADIOGRÁFICA 3 contraste Qualidade da imagem ruído resolução 4 5 6 7 8 9 10

Leia mais

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 APLICABILIDADE DE UM SISTEMA

Leia mais

DOSIMETRIA NA IRRADIAÇÃO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS

DOSIMETRIA NA IRRADIAÇÃO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS 22 DOSIMETRIA NA IRRADIAÇÃO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS Luiz H. Claro 1, 2, Claudio A. Federico 1, Marlon A. Pereira 1, Heloísa H. C. Pereira 1, Suzy F. L. Nogueira 2 RESUMO: Neste trabalho, são apresentados

Leia mais

MÉTODO CONSERVATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE ESPESSURA DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA BLINDAGEM DE INSTALAÇÕES VETERINÁRIAS

MÉTODO CONSERVATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE ESPESSURA DE MATERIAIS UTILIZADOS PARA BLINDAGEM DE INSTALAÇÕES VETERINÁRIAS InternationalJoint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR MÉTODO CONSERVATIVO PARA DETERMINAÇÃO DE ESPESSURA DE MATERIAIS UTILIZADOS

Leia mais

Análise da distribuição de Radiofarmácos para serviços de Medicina Nuclear no Brasil

Análise da distribuição de Radiofarmácos para serviços de Medicina Nuclear no Brasil 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife, PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 Análise da distribuição de Radiofarmácos

Leia mais

Norma CNEN-NN Resolução 176 de novembro de Marcello Gonçalves. Comissão Nacional de Energia Nuclear. 19 de junho de 2015

Norma CNEN-NN Resolução 176 de novembro de Marcello Gonçalves. Comissão Nacional de Energia Nuclear. 19 de junho de 2015 Norma CNEN-NN-6.10 Resolução 176 de novembro de 2014 Marcello Gonçalves Comissão Nacional de Energia Nuclear 19 de junho de 2015 Marcello Gonçalves (Comissão Nacional de Energia Nuclear) Norma CNEN-NN-6.10

Leia mais

Estudo da influência do espectro de cargas de trabalho no cálculo de blindagem em salas de radiologia convencional

Estudo da influência do espectro de cargas de trabalho no cálculo de blindagem em salas de radiologia convencional BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 02-02 (2014) 01-16 Estudo da influência do espectro de cargas de trabalho no cálculo de blindagem em salas de radiologia convencional Alejandro H. L. Gonzales

Leia mais

ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DO USO DE DETECTORES SEMICONDUTORES PARA AVALIAÇÕES DOSIMÉTRICAS EM RADIOTERAPIA COM FEIXE DE ELÉTRONS.

ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DO USO DE DETECTORES SEMICONDUTORES PARA AVALIAÇÕES DOSIMÉTRICAS EM RADIOTERAPIA COM FEIXE DE ELÉTRONS. 2007 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2007 Santos, SP, Brazil, September 30 to October 5, 2007 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-02-1 ESTUDO DA ADEQUAÇÃO

Leia mais

Requisitos de proteção radiológica aplicáveis em inspeção não invasiva de cargas com radiação ionizante

Requisitos de proteção radiológica aplicáveis em inspeção não invasiva de cargas com radiação ionizante Requisitos de proteção radiológica aplicáveis em inspeção não invasiva de cargas com radiação ionizante S. C. Crespo a ; J. A. S. Palmieri a ; C. M. A. Lima b ; F. C. A. Da Silva c,d a Pós-Graduação de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PROFESSORES: Jony Marques Geraldo Marcio Alves de Oliveira 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

SISTEMAS DE IMAGEM MÉDICA

SISTEMAS DE IMAGEM MÉDICA SISTEMAS DE IMAGEM MÉDICA Sérgio Francisco Pichorim Baseado no cap. 12 do Webster Aulas do prof. Hugo R. Schelin Bertolo, L. A Física do Disgnóstico com Raios X J.R. Cameron, J.G. Skofronick, Medical Physics

Leia mais

Análise do levantamento radiométrico durante operação do reator Argonauta

Análise do levantamento radiométrico durante operação do reator Argonauta IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR Análise do levantamento

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos para diferentes tipos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE 2015 jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos

Leia mais

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento

Taxa de fiscalização sanitária. Renovação da Licença Documentos Certificado do Conselho de Classe do Responsável Alvará de localização e funcionamento AGRUPAMENTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE Atividades de psicologia e psicanálise Atividades de fonoaudiologia Atividades de profissionais da nutrição Atividades de terapia ocupacional Atividades de fisioterapia

Leia mais

Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017

Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017 Proteção Radiológica Competências da Direção-Geral da Saúde 16.º Encontro de Verificadores Ambientais EMAS 12 de dezembro de 2017 Unidade de Riscos Associados a Radiações Conteúdos A DGS como entidade

Leia mais

DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE UERJ LCR LABMETRO

DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE UERJ LCR LABMETRO DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE DOSIMETRIA QUÍMICA FRICKE Desenvolvimento de um padrão primário para dose absorvida na água para fontes de 192 Ir HDR no LCR Mariano G. David 1, Camila Salata 1,2, Paulo H. Rosado

Leia mais

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X?

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X? IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR POR QUE SÃO IMPORTANTES

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE DOSE EM CAMPO MISTO DE RADIAÇÃO UTILIZANDO DOSÍMETROS TERMOLUMINESCENTES NA INSTALAÇÃO PARA ESTUDOS EM BNCT

CARACTERIZAÇÃO DE DOSE EM CAMPO MISTO DE RADIAÇÃO UTILIZANDO DOSÍMETROS TERMOLUMINESCENTES NA INSTALAÇÃO PARA ESTUDOS EM BNCT 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB

Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido O PROGRAMA OTB Estudo de Pontes de Madeira com Tabuleiro Multicelular Protendido 48 3. O PROGRAMA O primeiro programa para cálculo dos esforços internos de pontes protendidas de madeira foi desenvolvido por Joe Murphy,

Leia mais

Calculo de dose para feixes externos: Teleterapia (24 ª /25 a aula)

Calculo de dose para feixes externos: Teleterapia (24 ª /25 a aula) Calculo de dose para feixes externos: Teleterapia (24 ª /25 a aula) Introdução Parâmetros de cálculo Cálculo de dose Curvas de isodose Cálculo de dose para campos irregulares Calculo de dose em off-axis

Leia mais

Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria parte 3 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Sumário Partículas carregadas leves Poder de freamento por colisão para elétrons e pósitrons Poder

Leia mais

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear Renato Di Prinzio, D. Sc. Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN rprinzio@cnen.gov.br

Leia mais

Sistemas de Paredes. Parede Segurança

Sistemas de Paredes. Parede Segurança Parede Segurança CATÁLOGO TÉCNICO 2014 Parede composta por duas linhas de perfis guias e montantes em aço galvanizado intercaladas por tela metálica, com duas camadas de chapa de gesso sobrepostas em cada

Leia mais

I - Identificação da instalação e das actividades a desenvolver ( A preencher pelo titular da instalação )

I - Identificação da instalação e das actividades a desenvolver ( A preencher pelo titular da instalação ) Processo nº... Entrada :.../.../... Formulário 3 PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE INSTALAÇÃO DE RADIOTERAPIA I - Identificação da instalação e das actividades a desenvolver ( A preencher pelo titular da instalação

Leia mais

Condições de radiação em tomografia computadorizada para laboratórios sem o feixe padrão em radiologia diagnóstica convencional

Condições de radiação em tomografia computadorizada para laboratórios sem o feixe padrão em radiologia diagnóstica convencional Condições de radiação em tomografia computadorizada para laboratórios sem o feixe padrão em radiologia diagnóstica convencional ANDRADE LC 1, PEIXOTO JGP 1,2 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria -

Leia mais

PRODUÇÃO DE RAIOS X. Produção de raios X Tubo de raios X. Produção de raio x Tubo de raios X

PRODUÇÃO DE RAIOS X. Produção de raios X Tubo de raios X. Produção de raio x Tubo de raios X PRODUÇÃO DE RAIOS X Prof. André L. C. Conceição DAFIS Curitiba, 17 de abril de 2015 Produção de raios X Tubo de raios X Os raios X são uma das maiores ferramentas médicas de diagnóstico desde sua descoberta

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10)

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10) 005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 005 Santos, SP, Brazil, August 8 to September, 005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS

Leia mais

Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software

Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software para o gerenciamento da proteção radiológica dos indivíduos ocupacionalmente expostos na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário

Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário 1 2 3 Relatório de atividades anual para instalações de radiodiagnóstico e radiodiagnóstico dentário 4 5 6 LINHAS GERAIS Nota: a estrutura do relatório poderá ser adaptada às especificidades de cada instalação,

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DOSES NA ÁREA CONTROLADA E NO LABORATÓRIO DO REATOR TRIGA IPR-RI

LEVANTAMENTO DE DOSES NA ÁREA CONTROLADA E NO LABORATÓRIO DO REATOR TRIGA IPR-RI 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 LEVANTAMENTO DE DOSES NA

Leia mais

Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro

Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro II Workshop sobre Efeitos das Radiações Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de uso Aeroespacial M.Sc. Claudio

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULOS DE BLINDAGEM EM SALAS RADIOGRÁFICAS

DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULOS DE BLINDAGEM EM SALAS RADIOGRÁFICAS Internationaljoint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADEBRASILEIRA DEPROTEÇÃO RADIOLÕGICA - SBPR DESENVOLVIMENTO DE UM CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA CÁLCULOS DE BLINDAGEM

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente contra os possíveis danos provocados pelo uso da radiação ionizante. 1 FILOSOFIA

Leia mais

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica

FÍSICA MÉDICA. Aula 03 - Proteção Radiológica FÍSICA MÉDICA Aula 03 - Proteção Radiológica Introdução Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção aos que

Leia mais

Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração

Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-10 Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração E. L. Corrêa a ; L. T.

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS O PAPEL DA LEGISLAÇÃO Imposição de Regras - Benefício referente à prática de determinada atividade. ORGANISMOS INTERNACIONAIS Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) - Elaborar recomendações

Leia mais

Dosimetria e Proteção Radiológica

Dosimetria e Proteção Radiológica Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Detalhamento de barras de aço (cont.)... 3 1.1 Armadura Negativa... 3 1.2 Armadura para

Leia mais

METODOLOGIA PARA CÁLCULOS DE BARREIRAS: O NCRP 147

METODOLOGIA PARA CÁLCULOS DE BARREIRAS: O NCRP 147 METODOLOGIA ARA CÁLCULOS DE BARREIRAS: O NCR 47 aulo R. Costa Barreira secundária d s Tubo de raios X Radiação de fuga Feixe primário aciente Radiação espalhada d e Feixe transmitido d p Barreira primária

Leia mais

Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical.

Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical. Metodologia para determinação do KVp em radiologia odontológica periapical. A B S Nascimento1 1, P C B Travassos 1, L A G Magalhães 1 1 Laboratório de Ciências Radiológicas, Universidade do Estado do Rio

Leia mais

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL. Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SUPERVISORES DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NO BRASIL Ana Maria Xavier Pesquisadora Titular CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA GERAL: Física Atômica e Nuclear Efeitos Biológicos Grandezas

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA DO CO-57 USANDO DADOS DA VERIFICAÇÃO DIÁRIA DE DETECTORES

DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA DO CO-57 USANDO DADOS DA VERIFICAÇÃO DIÁRIA DE DETECTORES 2011 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2011 Belo Horizonte,MG, Brazil, October 24-28, 2011 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-04-5 DETERMINAÇÃO DA MEIA-VIDA

Leia mais

çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Tecnólogo em Radiologia

çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Tecnólogo em Radiologia çã ó Rafael Carvalho Silva Msc Engenharia Nuclear Física Aplicada Radiodiagnóstico Conceitos em Radioproteção Ionização É o processo pelo qual átomos estáveis perdem ou ganham elétrons, tornam-se eletricamente

Leia mais

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017 ABNT/CB 26 ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017 SCB 26:020 CE 26:020.04 Equipamento de Radioterapia, Medicina Nuclear e

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO

Leia mais

UM SISTEMA GRÁFICO PARA O ENSINO E PROJETO DO EFEITO DE CARGAS DE VENTO SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TORRES METÁLICAS

UM SISTEMA GRÁFICO PARA O ENSINO E PROJETO DO EFEITO DE CARGAS DE VENTO SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TORRES METÁLICAS UM SISTEMA GRÁFICO PARA O ENSINO E PROJETO DO EFEITO DE CARGAS DE VENTO SOBRE O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TORRES METÁLICAS José G. S. da Silva - jgss@uerj.br Depto. Engenharia Mecânica, Faculdade de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO EM BETATERAPIA UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP-4A

AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO EM BETATERAPIA UTILIZANDO O CÓDIGO MCNP-4A 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 AVALIAÇÃO DO FATOR DE TRANSMISSÃO

Leia mais

Avaliação do uso de carvão ativado para filtração de efluentes gasosos gerados na produção do radiofármaco FDG- 18 F

Avaliação do uso de carvão ativado para filtração de efluentes gasosos gerados na produção do radiofármaco FDG- 18 F Avaliação do uso de carvão ativado para filtração de efluentes gasosos gerados na produção do radiofármaco FDG- 18 F R. S. Cunha abc ; A. S. Goulart ac ; M. R. Flores ac ; M. Saibt ac a R2 Soluções em

Leia mais

CÁLCULO ESTRUTURAL DE BARREIRAS: DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA COMPUTACIONAL DE INTERFACE ONLINE

CÁLCULO ESTRUTURAL DE BARREIRAS: DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA COMPUTACIONAL DE INTERFACE ONLINE UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BOTUCATU - INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS CÁLCULO ESTRUTURAL DE BARREIRAS: DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA COMPUTACIONAL DE INTERFACE ONLINE Lana

Leia mais

Capítulo 3 Atenuação Exponencial

Capítulo 3 Atenuação Exponencial Física das Radiações e Dosimetria Capítulo 3 Atenuação Exponencial Dra. uciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Atenuação Exponencial Introdução Atenuação exponencial simples

Leia mais

CENTRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES CMR

CENTRO DE METROLOGIA DAS RADIAÇÕES CMR 7.7.1 Atividades Desenvolvidas O Centro de Metrologia das Radiações (CMR) do ipen tem por objetivo agregar as atividades de calibração e dosimetria, e de radiometria ambiental. Desta forma, os laboratórios

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE CENTRO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SETOR DE CONTROLE DE RADIAÇÕES FORMULÁRIO PARA ALVARÁ DE SAÚDE DA DVS PARA RAIOS-X

Leia mais

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE

EFEITO DA RADIAÇÃO POR FEIXE DE ELÉTRONS SOBRE AS PROPRIEDADES MECANICAS DO POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE 29 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 29 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 29 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-3-8 EFEITO DA RADIAÇÃO

Leia mais

Monitoração de Área em Instalações de Baixo Risco

Monitoração de Área em Instalações de Baixo Risco XXIV Reunión Anual de la SMSR y XVII Congreso Anual de la SNM/XXIV SMSR Annual Meeting XVII Annual SNM Congress Acapulco México, del 3 al 8 de Septiembre 2006/ Acapulco Mexico, September 3-8., 2006 Monitoração

Leia mais

BOMBA ELETROMAGNÉTICA DE CORRENTE CONTÍNUA APLICADA NO CONTROLE DE ESCOAMENTO DE METAIS LÍQUIDOS UTILIZADOS EM REATORES RÁPIDOS

BOMBA ELETROMAGNÉTICA DE CORRENTE CONTÍNUA APLICADA NO CONTROLE DE ESCOAMENTO DE METAIS LÍQUIDOS UTILIZADOS EM REATORES RÁPIDOS 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 BOMBA ELETROMAGNÉTICA DE

Leia mais

Cassiano Martins 2, Juliano Ibaldo 2, Thiago Klaus 2 e Ana Paula Schwarz 3 RESUMO ABSTRACT

Cassiano Martins 2, Juliano Ibaldo 2, Thiago Klaus 2 e Ana Paula Schwarz 3 RESUMO ABSTRACT Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 12, n. 1, p. 11-18, 2011. 11 ISSN 1981-2841 COMPARAÇÃO DA ATENUAÇÃO DO FEIXE DE RAIOS-X COM ESPESSURAS VARIADAS DE ALUMINÍO NACIONAL

Leia mais

Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica

Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica SCIENTIA PLENA VOL. 2, NUM. 7 2006 www.scientiaplena.org.br Espalhamento e Atenuação de Feixes de Raios X Utilizados em Radiologia Odontológica (Beam Scattering and Attenuation of X-Rays Used in Odontological

Leia mais

Regulamentação das Rotinas de Radioterapia e Radioproteção: Visão da CNEN

Regulamentação das Rotinas de Radioterapia e Radioproteção: Visão da CNEN Regulamentação das Rotinas de Radioterapia e Radioproteção: Visão da CNEN Maria Helena Marechal Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais Distribuição das Instalações Radiativas no Brasil

Leia mais

Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575

Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575 Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575 Margarete Cristina Guimarães 1, Paulo H. G. Rosado 2, Teógenes Augusto da Silva 1 1 Centro

Leia mais

Padronização do 57 Co por diferentes métodos do LNMRI

Padronização do 57 Co por diferentes métodos do LNMRI Padronização do 57 Co por diferentes métodos do LNMRI E A Rezende 1,2, C J da Silva 3, R Poledna 3, R L da Silva 3, L Tauhata 3, R T Lopes 2 1 Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Volta Redonda

Leia mais

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro M.R.A.Albrecht 1,4, L.G. P. Filho 2,5, C.H.S. Souza 1,3, G. Feldmann 4, C.M.L. Padilha

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE RADIOPROTEÇÃO E SEGURANÇA DE FONTES EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE RADIOPROTEÇÃO E SEGURANÇA DE FONTES EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE

Leia mais

PLANEJAMENTO DE RADIOPROTEÇÃO NO DESCOMISSIONAMENTO DA PLANTA PILOTO DE PROCESSAMENTO DE URÂNIO PARA FABRICAÇÃO DE ELEMENTO COMBUSTÍVEL

PLANEJAMENTO DE RADIOPROTEÇÃO NO DESCOMISSIONAMENTO DA PLANTA PILOTO DE PROCESSAMENTO DE URÂNIO PARA FABRICAÇÃO DE ELEMENTO COMBUSTÍVEL 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 PLANEJAMENTO DE RADIOPROTEÇÃO

Leia mais

Ambiental /

Ambiental / Desenvolvimento de software para dimensionamento e detalhamento de blocos de concreto simples José de Moura 1, Filipe Marinho 2 1 Universidade Federal do Piauí / Departamento de Estruturas / jmoourarn@gmail.com

Leia mais

SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA EMBALADO DE TRANSPORTE DE MO-99

SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA EMBALADO DE TRANSPORTE DE MO-99 SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA EMBALADO DE TRANSPORTE DE MO-99 D. H. S. Hara 1 ; R. F. Lucchesi 1 ; V. A. Mancini 1 ; M. Fiore 2 ; J. L. Rossi 1 Av. Lineu Prestes, 2242 - Cidade Universitária - CEP 05508-000

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos, de seus descendentes, da humanidade como um todo e do meio ambiente

Leia mais

Produção e qualidade dos raios X - Parte 2. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa

Produção e qualidade dos raios X - Parte 2. FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Produção e qualidade dos raios X - Parte 2 FÍSICA DAS RADIAÇÕES I Paulo R. Costa Então, que propriedades deve ter o material do anodo? Tubos de raios X Anodo Material Máxima eficiência Z alto Alto ponto

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA RADIAÇÃO POR FEIXES DE ELÉTRONS NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO POLIPROPILENO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DOS

Leia mais