Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática"

Transcrição

1 Hatha Yoga Março - Abril/2012 Apostila de Prática O ontem é história. O amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente. ॐ ॐ Purnamadah Mantra O absoluto é aquilo, o absoluto é isto, a partir do absoluto nasce o absoluto, do absoluto retira-se o absoluto e o absoluto permanece. Om Paz Paz Paz om purnamadah purnamidam purnaat purnamudacyate purnasya purnamaadaaya purnamevaavashisyate om shantih shantih shantih (Isha Upahishad) PARSVOTTANASANA (Postura do alongamento lateral intenso) PARSVA: Lado / UTTANA: Intenso / ASANA: Postura Partindo de Tadasana, leve uma perna para trás, posicionando o pé na diagonal. Mantenha os quadris alinhados e paralelos, as pernas bem esticadas e ativas e os pés firmes em contato com o chão. Posicione as mãos nas costas entre as escápulas, pressionando uma palma contra a outra, alargando os ombros e abrindo o peito. Opcionalmente, caso não consiga unir as mãos atrás das costas, leve-as sobre os cotovelos opostos. Alongando bem a coluna, desça o tronco em direção à perna frente, mantendo a musculatura das coxas contraída, Procure alongar a nuca, evitando tensionar o pescoço. Permaneça por algumas respirações e inspirando eleve o tronco, retornando a Samasthiti. Repita para o outro lado. Como benefícios, temos a flexibilização dos ombros, braços, costas, quadris e pernas. A caixa torácica é expandida e tem sua musculatura alongada. O posicionamento da coluna torácica e do externo é corrigido, melhorando a postura do praticante no seu dia-a-dia. As pernas são fortalecidas e o equilíbrio é trabalhado.

2 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 2 VIRABHADRASANA I (Postura do Herói - I) VIRABHADRA: Herói da mitologia hindu / VIRA: Herói / BHADRA: virtuoso / ASANA: Postura Partindo de Tadasana ou Samasthiti, leve a perna esquerda para trás (a uma distância de 4 a 5 palmos aproximadamente), posicionando o pé na diagonal. Mantenha os quadris alinhados à frente. Inspirando eleve os braços acima da cabeça, unindo as palmas das mãos. Expirando flexione o joelho direito até que a coxa direita esteja paralela ao chão, mantendo o joelho logo acima do tornozelo. Mantenha a perna esquerda alongada e o pé esquerdo firme em contato com o chão. Inspirando alongue a coluna, expandindo o peito e fazendo uma leve retroflexão com a coluna. Mantenha por algumas respirações. Ao expirar, retorne a Samasthiti, trazendo a perna esquerda à frente. Repita do outro lado. Benefícios: alongamento da coluna, tonificação das pernas,expansão da caixa torácica e da respiração. Coragem, determinação, virtuosidade. PARIVRTTA PARSVAKONASANA (Postura do Ângulo Lateral Torcido) PARIVRTTA: Torcido/ KONA: Ângulo / ASANA: Postura Em pé, afaste as pernas lateralmente a uma distância de 4 a 5 palmos aproximadamente. Gire o pé direito 90 graus para a direita, posicionando o pé esquerdo levemente para dentro. Flexione o joelho direito até que a coxa direita esteja paralela ao chão, mantendo o joelho direito logo acima do tornozelo, como em Virabhadrasana II. Expirando, gire o tronco, trazendo o braço esquerdo por cima do joelho direito. Aproxime o ombro esquerdo do joelho direito passando o braço pela lateral externa da perna e se possível, apoiando a mão esquerda ao lado do pé direito. Na expiração seguinte, intensifique a torção, girando um pouco mais o tronco para a direita. Estique o braço direito por cima da orelha direita. Permaneça na postura por algumas respirações e retorne inspirando. Repita do outro lado. Uma variação pode ser feita, para aqueles que enfrentarem em dificuldade em trazer a mão esquerda ao lado do pé direito. Nesse caso, pode-se unir as mãos em prece em frente ao peito. Essa postura fortalece e alonga pernas, joelhos e tornozelos e massageia a região abdmoninal, aumentando a atividade peristáltica. Gera força e vigor físico e mental.

3 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 3 NATARAJASANA (Postura Do Bailarino) NATARAJA: Um dos nomes de Shiva. Shiva é além do Deus da Morte e da Destruição, também o Deus da Dança / ASANA:Postura A partir de Tadasana ou Samasthiti, dobre a perna esquerda para trás do corpo, levando o calcanhar na direção do glúteo. Segure no tornozelo esquerdo com sua mão esquerda. Mantenha o pé direito firme sobre o solo. Inspire e eleve a perna esquerda o mais alto que puder, afastando o calcanhar do glúteo. Com a mão esquerda eleve e puxe a perna esquerda mais para cima, abrindo cada vez mais o peito. Estique o braço direito, mantendo-o reto para o alto. Permaneça na postura por algumas respirações e expirando, retorne. Repita para o outro lado. Essa postura atua fortemente nos músculos das pernas, tonificando-os e alongando-os. Promove a abertura da caixa torácica, aumenta a flexibilidade da coluna e das escápulas e tonifica os órgãos de reprodução e abdominais. Também aumenta a concentração e o senso interno de equilíbrio. NAVASANA (Postura Do Navio) NAVA: Navio / ASANA:Postura Sente-se no chão com as pernas flexionadas e as solas dos pés no chão. Segure com as mãos na parte de trás das coxas. Incline levemente o tronco para trás, de forma que os braços fiquem esticados. Mantenha o peito aberto e solte as mãos, esticando os braços a frente, mantendo as palmas das mãos de frente uma para a outra. Expirando, eleve as pernas, mantendo-as de início fletidas. Pouco a pouco vá esticando-as, sem comprometer o alinhamento da coluna. Mantenha-se equilibrado sobre os glúteos e procure não curvar a coluna,abrindo o peito e sugando o abdômen. Essa postura é excelente para fortalecer os músculos abdominais e lombares. Aumenta o fogo digestivo e auxilia na digestão, além de ajudar na prevenção da prisão de ventre e gases intestinais. Não é recomendada durante a gestação. DHANURASANA (Postura do Arco) DHANU: Arco / ASANA: Postura Deite-se de barriga para baixo. Flexione as pernas, estique os braços para trás e segure com firmeza os tornozelos. Inspire profundamente e, na expiração, eleve os joelhos e o tronco, mantendo os braços esticados, até o corpo tomar uma forma arqueada. Procure manter os tornozelos próximos um do outro. Mantenha a respiração profunda e tranquila. Para retornar, expire, solte os tornozelos, estique as pernas, traga a cabeça e pernas ao chão e relaxe. Caso não consiga segurar nos tornozelos, tente a ponta dos pés ou utilize uma cinta.

4 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 4 Como benefícios, temos o fortalecimento das costas, glúteos e pernas, abertura do peito, garganta e frente dos ombros, dando elasticidade à coluna, estimulando os rins e energizando o corpo e a mente. Como contraindições, não praticar durante a gravidez. MARICHYASANA I (Postura do Sábio Marichi, filho de Brahma - I) MARICHI: Sábio, considerado um dos filhos de Brahma / ASANA: Postura Sente-se com as pernas esticadas à frente e dobre a perna direita, trazendo o joelho na direção do peito e o calcanhar próximo do glúteo. O pé direito deve ficar plantado no chão. Inspire alongando a coluna, esticando os braços acima da cabeça e entrelaçando os dedos das mãos. Ao expirar, abaixe os braços e desça levemente o tronco à frente, aproximando o ombro direito do joelho direito. Em seguida, passe o braço direito pela frente da perna e leve a mão para trás, girando o braço flexionado para baixo, abraçando a perna direita. Leve o braço esquerdo por trás das costas e segure a mão direita. Ancore bem o pé direito ao chão e na expiração, vá descendo mais o tronco, aproximando a cabeça do joelho esquerdo. Permaneça por algumas respirações. Ao inspirar, erga o tronco. Na próxima inspiração, torça levemente o tronco para a esquerda. Permaneça por algumas respirações, abrindo o peito a cada inspiração. Inspire e retorne da postura. Repita do outro lado. Benefícios: essa postura aumenta a flexibilidade da coluna e alonga os músculos das costas. Massageia toda a região do baixo ventre, beneficiando estômago, intestinos, fígado e órgãos de reprodução. Pela abertura do tórax, associada à pressão no abdomen, é indicada para curar prisão de ventre e asma. MARICHYASANA III (Postura do Sábio Marichi, filho de Brahma - III) MARICHI: Sábio, considerado um dos filhos de Brahma / ASANA: Postura Sente-se com as pernas esticadas à frente e dobre a perna direita, trazendo o joelho na direção do peito e o calcanhar próximo do glúteo. Pressione o pé direito contra o chão e mantenha a perna esquerda ativa. Ao expirar, torça o tronco para a direita aproximando o ombro esquerdo do joelho direito e passando o braço esquerdo em torno da coxa direita. Leve o quadril direito em direção ao chão e conduza a mão direita logo atrás da pelve, pressionando o chão para manter a coluna expandida. A cada inspiração, continue alongando a coluna e a cada expiração, torça um pouco mais o tronco. Você pode também experimentar fazer essa postura unindo as mãos atrás das costas. Sustente a postura por algumas respirações e retorne inspirando. Benefícios: essa postura proporciona um excelente exercício para a coluna. É indicada para curar problemas digestivos, constipação e asma, além de aliviar desconfortos da menstruação. É contraindicada durante a gravidez.

5 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 5 KURMASANA (Postura da Tartaruga) - Variação de pé KURMA: Tartaruga / ASANA: Postura Essa é uma variação da Postura da Tartaruga realizada de pé. Partindo de Tadasana, afaste os pés lateralmente (cerca de dois palmos). Inspire erguendo os braços e expire descendo o tronco à frente. Inspire novamente e na próxima expiração traga o tronco entre as pernas, intensificando a flexão a frente. Traga os ombros próximo das coxas e passe seus braços ao redor das pernas agarrando as mãos por trás das costas. Essa postura é considerada uma variação bastante avançada da Kurmasana. Opcionalmente, pode ser feita com as pernas levemente flexionadas, passando apenas um dos braços pela perna. O outro braço passa diretamente pelas costas, de forma que as mãos possam unir-se atrás das costas. Essa postura fortalece as pernas e promove uma flexão intensa da articulação do quadril. HALASANA (Postura do Arado) HALA: Arado / ASANA:Postura Deitado de costas, com os braços esticados ao longo do corpo e com as palmas das mãos viradas para baixo, inspire e erga as pernas e os quadris, levando os pés além da cabeça. Mantenha as pernas retas e unidas e se possível descanse os pés sobre o chão. Para aqueles que não tocam os pés no chão nessa postura, é possível executá-la, mantendo os pés apoiados na parede ou sobre algum suporte. Posicione as mãos no meio das costas, pressionando-as de modo que o tronco fique perpendicular ao chão. Se os pés não tocam o chão, permaneça com as mãos apoiadas sobre as costas. Caso contrário, você pode esticar os braços na direção oposta a das pernas, entrelaçando os dedos das mãos. Permaneça na postura de 1 a 5 minutos, então retorne gradualmente da postura. Deite-se e relaxe. Esse asana dá flexibilidade e elasticidade à coluna vertebral, fortalece os músculos das costas e do abdômen e beneficia os músculos do coração. Atua ainda sobre os órgãos abdominais, diminuindo a prisão de ventre e estimula a glândula tireoide. Melhora a circulação do sangue no corpo e estimula a atividade cerebral em virtude de farta irrigação que atinge os centros nervosos superiores. Ativa o sistema nervoso parassimpático e acalma as perturbações emocionais e a fadiga mental, preparando a mente para a meditação. Favorece um estado de entrega e recolhimento. Pessoas com problema de pressão alta devem executar a postura com os pés apoiados sobre algum suporte. A postura não é indicada para pessoas com problemas na cervical e portadores de glaucoma.

6 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 6 KARNAPIDASANA (Postura Dos Joelhos nas Orelhas) KARNA: Orelha/ PIDA: Pressão / ASANA: Postura Essa postura é uma variação da Halasana e pode ser executada na sua sequência. A partir da Halasana, flexione os joelhos e aproximeos das orelhas, pressionando as orelhas com os joelhos. Deixe o dorso do pé em contato com o chão, aproximando os calcanhares. Mantenha as mãos nas costas ou estique seus braços à frente, entrelaçando os dedos das mãos, como na Halasana. Permaneça na postura por algumas respirações. Com benefícios similares ao da Halasana, a postura alonga a coluna de forma mais intensa, a partir da flexão dos joelhos. MEDITAÇÃO SOHAM Soham é uma expressão em sânscrito que pode ser traduzida como Eu sou Aquilo e traz a ideia da identificação de cada ser com a realidade última, com o divino. Dizem que quando uma criança nasce ela chora Koham-Koham, que significa Quem sou eu? Nesse momento o universo responde Soham, Você é o mesmo que eu. Soham representa ainda o som da respiração. Quando você inspira é produzido o som So ; quando você expira, produz o som Ham. Esse som é produzido sem o movimento dos lábios, ele apenas acontece como resultado do ar que entra e sai. Como técnica meditativa Soham atua como um mantra natural para controlar o padrão respiratório, para ajudar na execução de uma respiração mais profunda e para ganhar concentração. Sente-se em uma posição confortável, com a coluna ereta. Feche os olhos e volte tranquilamente sua atenção para a respiração. Concentrado na sua respiração, quando o ar entra, repita mentalmente So e quando o ar sai repita Ham. Se a mente se identificar com qualquer pensamento que veio, reconheça que está distraído e volte novamente sua atenção para o mantra.

7 Padma Bhavam.:. Março/2012.:. 7 O propósito desta apostila de prática é orientar os alunos para que possam aprofundar seu entendimento da prática, servindo como complemento das orientações prestadas pelos professores. A sequencia apresentada não representa necessariamente a sequencia de prática. Equipe Padma Bhavam REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IYENGAR, B.K.S.. Light on Yoga. New York, USA: Crossroad, 2003, 296. IYENGAR, B.K.S.. Light on Pranayama. New York, USA: Random House, 1994, 544p. KUPFER, Pedro. Yoga Prático. Florianópolis, SC: Fundação Dharma, 2011, 360p. PACKER, Maria Laura Garcia. A Senda do Yoga Filosofia, Prática e Terapêutica. Blumenau, SC: Nova Letra, 2009, 408p. RAMASWAMI, Srivatsa. The Complete Book of Vinyasa Yoga. Cambridge, MA, USA: Da Capo Press, 2005, 265p. RECOMENDAÇÕES PARA SUA PRÁTICA.:. Chegue 10 minutos antes do início de suas aulas. Assim você poderá se preparar com calma e aguardar o início da prática em relaxamento, na sala de aula. Por não dispormos de pessoal na Secretaria em todos os horários, não teremos como atender durante as aulas..:. Use roupas leves e confortáveis, que facilitem os movimentos do corpo..:. Procure dar um intervalo de no mínimo duas horas entre a última refeição e o horário da sua prática. Caso não seja possível, faça apenas refeições leves..:. Caso esteja em tratamento médico, tenha alguma restrição de movimento ou postura, realizado alguma cirurgia recente ou sofrido alguma lesão, é imprescindível a apresentação de um atestado de seu médico autorizando-lhe a praticar yoga. Caso necessário, podemos entrar em contato com seu médico para esclarecimentos sobre as práticas..:. A prática de Hatha Yoga é uma atividade psico-física que envolve esforços corporais variados e, como qualquer atividade física, apresenta o risco de lesões. Ao assinar esta Ficha de Matrícula, você torna-se co-responsável por sua prática. Portanto, respeite os limites de seu corpo e os sinais que ele apresentar durante e após as aulas. Converse com seu professor caso tenha qualquer dúvida ou questionamento sobre sua prática, principalmente em caso de dores ou desconfortos..:. Os tapetes de prática do Padma Bhavam são lavados periodicamente. Apesar disso, por questões de higiene, recomendamos que você traga uma toalha pequena caso costume suar demais ao realizar esforços físicos moderados. Caso prefira, sugerimos que adquira seu próprio tapete. No caso de Ashtanga Vinyasa Yoga, é obrigatório o uso de tapetes individuais, exceto na Aula Experimental. Os tapetes poderão ser adquiridos no próprio Padma Bhavam.

Hatha Yoga Janeiro/2012 Apostila de Prática

Hatha Yoga Janeiro/2012 Apostila de Prática Hatha Yoga Janeiro/2012 Apostila de Prática Através da prática de yoga, e compreendendo os caminhos da escuridão e da luz, você atinge o maior de todos os estados, retornando para o amor divino que habita

Leia mais

Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática

Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática Hatha Yoga Maio/2011 Apostila de Prática O propósito desta apostila de prática é orientar os alunos para que possam aprofundar seu entendimento da prática, servindo como complemento das orientações prestadas

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014 Rua Maria Figueiredo 189 tel 3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA MARÇO E ABRIL/2014 EVENTOS NO PREMA EM MARÇO E ABRIL YOGATERAPIA Yoga em Dupla Dias 7, 14 e 21 de março (sextas-feiras, das 19h30 às 21h)

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 PREMAYOGA.COM.BR Rua Maria Figueiredo, 189 Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 EVENTOS NO PREMA YOGATERAPIA SETEMBRO Dias 8, 15 e 22 - quinta-feira - das 12h15 às 13h15 Tema do mês: INSÔNIA

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Nota de Esclarecimento: Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Esta série é a mesma adotada para o período anterior, à exceção da Postura da Roda [Urdhva Dhanurasana], que esta forma ordinária

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO A execução dos exercícios deste manual irá levar

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA AGOSTO E SETEMBRO/2013 EVENTOS NO PREMA EM AGOSTO E SETEMBRO Aulas de Yogaterapia em Agosto com o tema:

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar - Ponte - Fortalecimento Deitado, vagarosamente eleve os quadris o mais alto possível e mantenha. Dica: Contraia os glúteos e tente diminuir a lordose lombar. Faça 3 série(s) de 25 segundo(s) Lombar

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set]

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez]

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OLÁ!! Esta cartilha Olá foi desenvolvida pelo UNIFESO para pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nosso objetivo é orientar quanto à importância da realização

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues

E-book COLUNA SAUDÁVEL. Dr Thiago Rodrigues IMAGINE A VIDA SEM DOR NA COLUNA. E-book COLUNA SAUDÁVEL Dr Thiago Rodrigues DESCUBRA OS EXERCÍCIOS PARA DEIXAR SUA COLUNA SAUDÁVEL COM O FISIOTERAPEUTA DR THIAGO RODRIGUES ESPECIALISTA EM PROBLEMAS DE

Leia mais

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 S T R E N G T H ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 R E S I S T A N C E TRAINER INSTRUÇÕES ESSENTIALS by S T R E N G T H Tipo de Exercício Este programa foi desenvolvido para exercícios diversos e

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson 1 Índice Exercícios de Marcha 05 Exercícios de Movimento 06 1. Rotação de Pescoço 06 2. Rotação do tronco com rotação do pescoço 06 3. Rotação de um lado

Leia mais

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Nota Introdutória: Nesta série foram mantidos os chamados exercícios ou ritos tibetanos adotados na Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr). 2 Ficam, portanto,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373

sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 sequência de hatha yoga Setembro/2012 PREMA - Yoga e Restaurante Natural Rua Maria Figueiredo, 189s. Tel.3283-0884 e 2528-1373 EVENTOS NO PREMA EM SETEMBRO Aulas de Yogaterapia com o tema: Asanas e Mantras

Leia mais

Q Manual do proprietário Q-50

Q Manual do proprietário Q-50 Q-50 1 Manual do proprietário Q-50 2 Queens Fitness & Health ÍNDICE 1. DIAGRAMA... 6 2. LISTA DE PEÇAS... 7 3. CAIXA A (DIMENSÕES: 2030 X 255 X 250)... 9 4. CAIXA B (DIMENSÕES: 1250 X 905 X 180)... 10

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 1. Virabhadrasana II [Pose do Guerreiro II] a) Fique em Tadasana; b) Inspire profundamente e, com um salto, abra as pernas a 1,50 metros

Leia mais

Segunda Série de 2015 [out + nov + dez]

Segunda Série de 2015 [out + nov + dez] Segunda Série de 2015 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro A Sabedoria e a Prática da Ioga, de BKS Iyengar, publicado São Paulo, pela Publifolha, em

Leia mais

Cuidados com a coluna.

Cuidados com a coluna. Cuidados com a coluna As curvas fisiológicas da coluna tendem a favorecer a boa postura e os movimentos corporais de forma harmônica e com baixo custo energético. Lordose Cervical Cifose Torácica Por isso,

Leia mais

Setembro - Outubro/2011

Setembro - Outubro/2011 Hatha Yoga Setembro - Outubro/2011 Apostila de Prática Não existe um camiho para a verdade. A verdade deve ser descoberta, mas não existe uma fórmula para seu descobrimento. O que é formulado não é verdadeiro.

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

Seqüência completa de automassagem

Seqüência completa de automassagem Seqüência completa de automassagem Os exercícios descritos a seguir foram inspirados no livro Curso de Massagem Oriental, de Armando S. B. Austregésilo e podem ser feitos em casa, de manhã ou à tardinha.

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 1. Postura Preparatória para a Postura de Shiva [Saral Natarajasana] a) Fique de pé com os pés unidos e foque o olhar em um ponto fixo à altura dos olhos. Flexione

Leia mais

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50

PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! 2 O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 18 QUERO MAIS! 50 PILATES SEM BLÁ-BLÁ-BLÁS ÍNDICE EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O MUNDO MISTERIOSO DO PILATES 8 VAMOS LÁ! 8 QUERO MAIS! 50 EM QUE ESTADO ME ENCONTRO! O PILATES AJUDA A REDESCOBRIR AS CAPACIDADES DE CONCENTRAÇÃO.

Leia mais

Treinamento Esportivo.com

Treinamento Esportivo.com Treinamento Esportivo.com 2009 w w w. t r e i n a m e n t o e s p o r t i v o. c o m Página 0 APRESENTAÇÃO Este circuito de peso corporal surgiu anos atrás quando comecei a trabalhar com atletas de tênis

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 1. Postura da Atitude de União Psíquica [Yoga Mudra] Execução: a) Sente-se em Padmasana; b) Segure um dos punhos atrás das costas c) Feche os olhos e relaxe todo

Leia mais

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 1. Postura de Equilíbrio segurando o dedo grande do pé [Utthita Hasta Padangusthasana] Execução: a) Fique de pé com os pés unidos e relaxe todo o corpo; b) Foque

Leia mais

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Em todas as Posições Básicas: APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Federação Portuguesa de Natação a) A posição dos membros superiores é opcional; b) Pés em flexão plantar; c) Membros inferiores, tronco e pescoço

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

PREVENIR PARA NÃO CAIR

PREVENIR PARA NÃO CAIR PREVENIR PARA NÃO CAIR Guia de exercícios Autores: Beatriz Fernandes H&TRC, ESTeSL Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa Marisa Cebola H&TRC, ESTeSL Escola Superior de

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

De pé, qual a melhor maneira de:

De pé, qual a melhor maneira de: De pé, qual a melhor maneira de: a) Levantar e carregar pesos Ao erguer um peso, flexione os joelhos sem curvar a coluna. Se o objeto for pesado, leve-o junto ao tronco ou coloque-o em um carrinho e o

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1

Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1 Terceira Série de 2017 (set+out+nov+dez) 1 Nota Introdutória: Nesta série foram mantidos os chamados exercícios ou ritos tibetanos adotados desde a Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr). Ficam, portanto,

Leia mais

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE

COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE COMO QUEIMAR GORDURA LOCALIZADA FACILMENTE Técnicas faceis de executar para queimar gordura localizadae Como queimar gordura localizada facilmente O SEGREDO FOI REVELADO: Aprenda a queimar aquela gordura

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

I n i c i a n t e s. r u t. P r a t i c a n d o Y o g a. c o m

I n i c i a n t e s. r u t. P r a t i c a n d o Y o g a. c o m I n i c i a n t e s P o s t p a r a u r P a s r a C a t s S i i c a! m a p r P r a t i c a n d o Y o g a. c o m l e e u i t o P a r a G r a t Y o g a s m Apresentação Nesse e-book você encontrará descrições

Leia mais

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011]

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Sarvananda Deva 1. Meia Postura da Árvore [Ardha-Vrikhásana] 1 : Efeitos

Leia mais

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 1. Percepção do Espaço Interior [Akashi Mudra] Execução: a) Sente-se em um Asana de meditação que seja confortável; b) Feche os olhos e relaxe todo o corpo

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

Dica Clínica Clinical tip

Dica Clínica Clinical tip Erika Cristina Leite 1 Paula Andréia Pires Felipe 2 Proposta de sequência de alongamentos para o técnico em prótese dentária, visando melhoria de qualidade de vida profissional Proposal for a series of

Leia mais