VALOR E VALORAÇÃO CRITÉRIOS VALORATIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VALOR E VALORAÇÃO CRITÉRIOS VALORATIVOS"

Transcrição

1 Valor VALOR E VALORAÇÃO CRITÉRIOS VALORATIVOS Critério de orientação. Guia para a ação humana, atribuído pelo homem às coisas, seres e acontecimentos, em função da relação que com eles estabelece. Diz respeito à forma afetiva como o Homem se relaciona com o mundo e o organiza, configura e interpreta

2 Valores Vida Lealdade Tolerância Justiça Igualdade Solidariedade Amor Paz Beleza Verdade Amizade Liberdade Honestidade

3 VALORES E VALORAÇÃO A Filosofia promove uma reflexão sobre os valores na chamada filosofia dos valores ou Axiologia área da reflexão filosófica que estuda a problemática dos valores O que são os valores?

4 VALORES Podem sugerir várias aceções: um significado técnico: o valor de uma mercadoria (domínio da economia); o valor de uma incógnita (domínio da matemática) um significado afetivo: o valor do que nos merece estima (um objecto, a amizade ) um significado moral: o valor de um comportamento: ser honesto, solidário, altruísta...

5 VALORES Valor Resulta da relação estabelecida entre o indivíduo, os objectos, os acontecimentos, as pessoas. O que é um valor, o que são os valores? Os valores guiam e orientam as nossas escolhas, as nossas decisões. Escolhemos sempre em função de um determinado valor, de um determinado ideal.

6 NOÇÃO DE VALOR(ES) Valor é uma qualidade potencial resultante de uma apreciação que um indivíduo ou uma sociedade faz acerca de um objeto, de uma ação ou de um ser real ou ideal, de acordo com a presença ou ausência de algo que é desejável ou digno de estima.

7 VALORES No sentido filosófico, os valores não são materiais, não são coisas, não se identificam com qualidades das coisas o valor não se encontra nos objetos mas é-lhe atribuído pelo sujeito. Por que razão? Perante a realidade exterior, face a objectos, situações e acontecimentos, o homem é incapaz de se manter neutro. Os valores revelam a diferença entre o mundo humano e o mundo não humano. Nessa relação com o homem, a realidade bruta transfigura-se em mundo humano.

8 VALORES O homem adere ou rejeita ele atribui valor, valora. É pela sua capacidade valorativa, que o homem orienta a sua existência, dá sentido às suas atitudes, às suas condutas. O mundo não é apenas o que é, mas também, posto que o Homem o habita e anima, o que pode ser e o que deve ser. (Savater)

9 FACTOS E VALORES A partir da afirmação de Savater, distinguimos factos e valores, distinguimos juízos de facto e juízos de valor. Factos realidade são acontecimentos, descrições de algo, da juízos de facto Valores são apreciações de caráter pessoal, exprimindo preferências subjectivas juízos de valor

10 JUÍZOS DE FACTO (DE REALIDADE) Descrevem o que se passa na realidade. São objetivos São verificáveis São suscetíveis de os considerarmos verdadeiros ou falsos São neutros e impessoais EX: 3x3=9; Paris é a capital da França.

11 JUÍZOS DE VALOR (DE APRECIAÇÃO) Sustentam opiniões pessoais Exprimem uma apreciação ou valoração. São relativos São discutíveis Exprimem escolhas de caráter emotivo, sentimental e ou afetivo Ex. As pessoas do norte são mais trabalhadoras do que as do sul; a música dos Beatles é eterna; adoro a cor azul.

12 OS VALORES Não são qualidades sensíveis já existentes nos objectos mas qualidades potenciais atribuídas por alguém em certas circunstâncias. Como ideais que orientam a relação do homem com a realidade, os valores não são propriedade dos objetos como o são o tamanho, a cor ou o volume. O conceito de valor reporta-se sempre a um sujeito que avalia. Assim, a beleza de uma paisagem não se identifica com a própria paisagem mas com o juízo que é emitido sobre ela.

13 OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE DOS VALORES Será que os valores terão uma existência independente do sujeito que avalia? Ou Será que os valores dependem das sociedades e das culturas dos indivíduos, dos espaços e dos contextos?

14 OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE DOS VALORES Estas questões revelam a oposição entre o objetivismo e o subjetivismo e relativismo axiológicos. Em que consiste o objetivismo axiológico?

15 O OBJETIVISMO AXIOLÓGICO As coisas são valiosas em si, os valores existem independentemente dos sujeitos e mantêm-se apesar das mudanças dos sujeitos e dos objetos no espaço e no tempo. Valores como o Belo, o Bem são ideias intemporais imutáveis e absolutas, mantendo-se independentemente das circunstâncias exteriores e dos sujeitos.

16 O OBJETIVISMO AXIOLÓGICO Há valores absolutos e imutáveis que se impõem por si mesmos e transcendem o Homem. O valor existe independentemente de um sujeito. O Homem reconhece o valor como tal e considera as coisas valiosas como coisas que incorporam o valor.

17 O SUBJETIVISMO AXIOLÓGICO Os valores são uma criação humana; os objetos apenas ganham valor na sua relação com o indivíduo. São os seres humanos com as suas necessidades, emoções, sentimentos, experiências e contextos pessoais que atribuem valores ao real.

18 O SUBJETIVISMO AXIOLÓGICO O valor depende da subjetividade humana, dos sentimentos de agrado ou desagrado, do facto de serem ou não desejados. O valor deve a sua existência, o seu sentido e validade às reações do sujeito que valoriza. Os valores são variáveis e contingentes.

19 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Embora haja uma grande diversidade de valores, há um conjunto de caraterísticas que lhes são comuns: polaridade, hierarquização, perenidade, historicidade, absolutividade e relatividade.

20 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Caraterísticas dos valores Polaridade Hierarquização Perenidade Historicidade Absolutividade Relatividade

21 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Polaridade Os valores apresentam uma dupla face, uma polaridade positiva e uma polaridade negativa. Ex: O belo (pólo positivo) encontra oposição no feio (pólo negativo); bom / mau; sagrado / profano

22 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Hierarquização os valores encontram-se ordenados segundo uma hierarquia. Cada pessoa, as diferentes sociedades e culturas organizam a sua tábua de valores e elegem alguns deles como superiores a outros. Para certas pessoas, a liberdade é um valor superior à vida; para outras a beleza é considerada superior à liberdade.

23 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Perenidade os valores são intemporais, não sofrem alterações nem acompanham a história dos homens Ex: o bem, a amizade, a tolerância, ( ) como valores em si mesmos, mantém-se inalteráveis.

24 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Historicidade As avaliações são diferentes de acordo com o tempo e com os condicionalismos sócio culturais. Por isso, sofrem alterações em função da história da humanidade. Ex: os conceitos de beleza, igualdade

25 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Absolutividade - há valores aos quais atribuímos um sentido absoluto, impositivo porque eles são fundamentais como princípios orientadores da nossa ação. Ex: os valores éticos, essenciais para a coexistência com os outros (verdade, honestidade, justiça )

26 CARATERÍSTICAS DOS VALORES Relatividade - Há valores relativos, específicos de uma sociedade sujeitos ao tempo histórico e à cultura. Tal significa que os valores dependem da valoração do sujeito seja em termos pessoais, seja tendo em conta a sociedade e a cultura em que está inserido.

27 TÁBUA DE VALORES Ao longo da história da filosofia, surgiram várias classificações dos valores. Classicamente, consideraram-se três grandes tipos de valores: éticos, estéticos e religiosos. Max Scheler (séc. XX) Valores ético-morais Valores lógicos Valores estéticos Valores vitais Valores úteis Valores religiosos

28 A TÁBUA DE VALORES DE MAX SCHELER Valores ético-morais: justo/injusto; bom/mau; leal/desleal. Valores lógicos: verdade/falsidade; conhecimento/ignorância; evidente/provável Valores estéticos: belo/feio; elegante/deselegante; gracioso/tosco Valores vitais: são/doente; forte/fraco; enérgico/inerte Valores úteis: caro/barato; capaz/incapaz; conveniente/inconveniente Valores religiosos: sagrado /profano; divino/demoníaco

29 OS VALORES podem ser encarados como: A) Vivência - Psicologismo B) Qualidade - Naturalismo C) Ideia - Ontologismo

30 OS VALORES A) Psicologismo os valores resultam de uma vivência pessoal pelo que correspondem ao sentimento ou emoção resultante de um estado psicológico. Logo os valores são uma consequência das experiências que vivemos. Esta perspetiva entende os valores como subjetivos. Duas dificuldades desta perspetiva: a impossibilidade de se explicar a permanência dos valores na vida dos homens; a impossibilidade de diferentes indivíduos se entenderem acerca dos valores que adotam.

31 OS VALORES B) Naturalismo defende a existência real dos valores como qualidades das coisas, como propriedades objetivas das coisas. Os valores são vistos como qualidades reais e objetivas das coisas. Assim, está associada ao objetivismo axiológico. Dificuldades: partindo-se do pressuposto que os valores existem nas coisas, como propriedades delas, torna-se impossível as diferenças e desentendimentos dos indivíduos a propósito dos valores. Se os valores são objetivos, por que será que nem todos encontramos a justiça num mesmo ato?

32 OS VALORES C) Ontologismo o valor é uma entidade ideal, existindo em si mesmos, independentes dos objetos reais e do espaço e do tempo em que vivemos. Os objetos dependem dos valores para se tornarem valiosos, mas os valores não dependem em nada dos objetos. Os valores não existem como os objetos, Têm uma existência ideal. São imateriais, intemporais, imutáveis. Os valores são considerados como objetivos. Dificuldade: sendo os valores como absolutos, independentes do sujeito, será possível um mundo de valores separado do mundo real, do mundo humano?

Valores e valoração Fontes: páginas 87 à 99 do manual

Valores e valoração Fontes: páginas 87 à 99 do manual Valores e valoração Fontes: páginas 87 à 99 do manual 1- Qual a relação entre a ação e o valor? Para agir temos de decidir, e decidir implica escolher. Para escolher temos de preferir umas opções a outras,

Leia mais

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X

Assinala a única opção correta Éticos Estéticos Religiosos Lógicos Úteis Vitais X X X X X X X O pão é um alimento sagrado. Há harmonia e elegância na arquitetura da antiguidade Todos os seres humanos nascem livre s e iguais A beleza dos lugares religiosos é inigualável Todos os espaços religiosos

Leia mais

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes PROVA GLOBAL DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 10º ANO ANO LECTIVO 2001/2002 Grupo I 1. Afirmar que a autonomia é uma das características da filosofia significa que A. A

Leia mais

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 4 Valores locais ou universais? relativos ou absolutos?

Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 4 Valores locais ou universais? relativos ou absolutos? Capacitação em Ética, Cultura de Paz e Dinâmicas da Convivência Módulo 4 Valores locais ou universais? relativos ou absolutos? Prof. Lia Diskin O ANDAR DA FILOSOFIA 1º Passo Mundo exterior (coisas) 2º

Leia mais

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes

Objetividade e diálogo de culturas. A professora M. Clara Gomes Objetividade e diálogo de culturas A professora M. Clara Gomes A questão dos critérios valorativos levanta o problema da natureza dos juízos morais. O Subjetivismo moral é teoria que defende que os juízos

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 014 / 015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 10º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO LETIVOS I Módulo inicial II A acção humana e os valores 1.

Leia mais

Edgar Morin, As Grandes Questões do Nosso Tempo, 6. a Ed., Lisboa, Editorial Notícias, 1999, p. 130

Edgar Morin, As Grandes Questões do Nosso Tempo, 6. a Ed., Lisboa, Editorial Notícias, 1999, p. 130 «( ) não existe em parte alguma uma receita para bem pensar. O que pode e deve existir são os métodos que ajudem cada um a pensar por si mesmo. Quer dizer também que o pensamento é arte e estratégia permanentes:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO UNIDADE I Iniciação à atividade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

Trabalho da página 92 à 94

Trabalho da página 92 à 94 Trabalho da página 92 à 94 1.O que significa perguntar sobre a natureza dos valores? Significa perguntar se os valores existem nas coisas e ações e o sujeito os descobre ou se existem apenas no sujeito

Leia mais

PLANO A LONGO PRAZO. FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011

PLANO A LONGO PRAZO. FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011 PLANO A LONGO PRAZO FILOSOFIA 10º ANO Ano Lectivo 2010 / 2011 36 semanas de trabalho previstas, distribuídas da seguinte forma: 1º Período 14 semanas de aulas. 2º Período 14 semanas de aulas. 3º Período

Leia mais

TIPOS DE CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTO CONDICIONAMENTO DO COMPORTAMENTO HUMANO CONCEPÇÕES Conscientes / Inconscientes - Valores, crenças e preconceitos - Conhecimentos - Experiências - Necessidades afetivas, sentimentos PERCEPÇÕES / ATITUDES

Leia mais

AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES

AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES AXIOLOGIA OU TEORIA DOS VALORES 2. Valores e Cultura - Definição de cultura. - Etnocentrismo. - Relativismo cultural. - Críticas ao relativismo cultural. - O problema da tolerância. - Definição de Cultura.

Leia mais

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia?

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? 1. O que é a filosofia? 1.1 O problema da definição. A origem etimológica. A filosofia como atitude interrogativa Problemas/áreas da filosofia 1.2

Leia mais

À Descoberta dos Valores

À Descoberta dos Valores Projeto Educativo Transversal Creche, Pré-escolar e 1º Ciclo À Descoberta dos Valores 2016-2019 1 Índice Introdução 3 Objetivos 3 Objetivos gerais 3 Objetivos específicos 4 Metas 5 Estratégias 5 Fundamentação

Leia mais

Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano /2018

Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano /2018 Planificação Anual - Disciplina Filosofia 10º Ano - 2017/2018 OBJECTIVOS GERAIS DO PROGRAMA DE FILOSOFIA 10º ANO Domínio cognitivo - Apropriar-se progressivamente da especificidade da filosofia Reconhecer

Leia mais

Grupo I 1- Assinala a alternativa correta:

Grupo I 1- Assinala a alternativa correta: FICHA FORMATIVA Correção Grupo I 1- Assinala a alternativa correta: O pão é um alimento sagrado. Há harmonia e elegância na arquitetura da antiguidade Todos os seres humanos nascem livre s e iguais A beleza

Leia mais

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real

TEMA-PROBLEMA Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real TEMA-PROBLEMA 8.2. Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real CONHECER Conhecer é um ato em que se cruzam o indivíduo e o objeto de conhecimento. ATO que exprime uma relação

Leia mais

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE

REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS 9 ANOS - 1 TRIMESTRE O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA SÉC. XIX O rápido avanço industrial pelo qual passou a Europa nesse período, foi responsável por mudanças profundas nos hábitos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE MACEIRA Critérios de Avaliação de EMRC 2009 / 2010 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS A base dos critérios de avaliação para o Segundo, Terceiro Ciclos do Ensino Básico e para o Ensino

Leia mais

1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem.

1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem. 1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem. O Homem condiciona e é condicionado pelo contexto envolvente isto é, pelo ambiente

Leia mais

Introdução à Estética

Introdução à Estética Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda consueloholanda2010@hotmail.com Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda Estética cotidiana O uso comum da palavra estética se dá no sentido de beleza

Leia mais

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Processo de Pesquisa Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Os resultados das Pesquisas geralmente são: Aplicáveis a outras populações Publicados e divulgados 2009

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

VALORES ORGANIZACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES

VALORES ORGANIZACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES VALORES ORGANIZACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES REMEMORANDO A NOÇÃO DE VALOR A palavra valor foi usada pela primeira vez na Economia Política, referindo-se a valor de uso e valor de troca das mercadorias. Porém

Leia mais

Estética. O belo e o feio

Estética. O belo e o feio Estética O belo e o feio ETIMOLOGIA DA PALAVRA Estética - vem do grego, com o significado de faculdade de sentir ; compreensão pelos sentidos ; percepção totalizante. A ligação da estética com a arte é

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Redija um texto dissertativo acerca dos dois sistemas da economia nordestina no século XVII, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir: identifique e caracterize esses dois sistemas econômicos;

Leia mais

Planificação de Médio e Longo Prazo

Planificação de Médio e Longo Prazo ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO DO ANO LECTIVO 2014/2015 Filosofia 10º ano Ensino Regular - Diurno Planificação Médio e Longo Prazo Problemas Filosóficos Conteúdos Conceitos fundamentais Objectivos

Leia mais

Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Teste Intermédio Filosofia Duração do Teste: 90 minutos 22.02.2011 10.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Utilize apenas caneta ou esferográfica

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIAS 10º ANO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMADORA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIAS 10º ANO CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS I Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar II Racionalidade Argumentativa e a dimensão discursiva do trabalho filosófico Caracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. Clarificar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO. ANO LECTIVO de 2010 / 2011

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO. ANO LECTIVO de 2010 / 2011 ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO ANO LECTIVO de 2010 / 2011 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 10º ANO COMPETÊNCIAS VISADAS Domínio cognitivo, dos métodos e instrumentos Domínio das atitudes e dos valores conceptualização

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos

Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos Agrupamento de Escolas de Mira I- Iniciação à atividade filosófica Nº Aulas: 8 aulas de 90 minutos Contactar com alguns temas e /ou problemas da filosofia. I Abordagem introdutória à Filosofia e Realização

Leia mais

Fundamentação da ética

Fundamentação da ética Fundamentação da ética Objeto da ética Problemas: O que é a ética? Que tipo de problemas ela tenta resolver? Por que o ser humano deve ser guiado pela ética e não pelos instintos? Que elemento nos distingue

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto.

MORAL E ÉTICA. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. MORAL E ÉTICA O homem é um ser dotado de senso moral. Consciência Moral: noção de bem e mal/certo e errado/justo e injusto. Senso moral se manifesta em sentimentos, atitudes, juízos de valor Moral vem

Leia mais

AXIOLOGIA CONTABILÍSTICA

AXIOLOGIA CONTABILÍSTICA 1 AXIOLOGIA CONTABILÍSTICA HOOG, Wilson Alberto Zappa. 1 Resumo: Apresentamos uma breve análise sobre a importância da axiologia, como matéria auxiliar à teoria pura da contabilidade, pontualmente no que

Leia mais

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13

I. Iniciação à atividade filosófica Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar... 13 Índice 1. Competências essenciais do aluno... 4 2. Como estudar filosofia... 5 3. Como ler, analisar e explicar um texto filosófico... 7 4. Como preparar-se para um teste... 10 5. Como desenvolver um trabalho

Leia mais

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico

AULA FILOSOFIA. O realismo aristotélico AULA FILOSOFIA O realismo aristotélico DEFINIÇÃO O realismo aristotélico representa, na Grécia antiga, ao lado das filosofias de Sócrates e Platão, uma reação ao discurso dos sofistas e uma tentativa de

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes.

Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes. Professora Renata Lourdes. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes Professora Renata Lourdes. renatalourdesrh@hotmail.com CONCEITO DE ÉTICA Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação

Leia mais

A estética de Hegel. Antonio Rodrigues Belon

A estética de Hegel. Antonio Rodrigues Belon A estética de Hegel Antonio Rodrigues Belon A necessidade universal da arte é, pois, a necessidade racional que o ser humano tem de elevar a uma consciência espiritual o mundo interior e exterior, como

Leia mais

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura

O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura O livro na sociedade, a sociedade no livro: pensando sociologicamente a literatura Laura Garbini Both Mestre em Antropologia Social UFPR Profa. da UNIBRASIL laura.both@unibrasil.com.br No nosso dia-a-dia

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES

JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES JURISPRUDÊNCIA DOS INTERESSES Sequência da Jurisprudência Teleológica, de Jhering: Direito vinculado a um determinado fim desejado pela sociedade. Decisões judiciais: objetivam satisfazer as necessidades

Leia mais

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MORAL 26 DE FEVEREIRO DE 2018 (3ª aula) Sumário da Aula Anterior: Definições de Ética. Teorias consequencialistas e teorias deontológicas. Definições de Bioética. A Bioética enquanto

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

SOCIOLOGIA. Prof. Carlos Eduardo Foganholo. Colégio CEC

SOCIOLOGIA. Prof. Carlos Eduardo Foganholo. Colégio CEC SOCIOLOGIA Prof. Carlos Eduardo Foganholo Colégio CEC Cultura - Conceitos Todos os seres humanos possuem cultura. Ninguém tem mais cultura que outra pessoa Não existe cultura superior ou inferior, uma

Leia mais

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e A Estética A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao observar uma

Leia mais

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL O objeto material, por sua vez, é um pouco menos abstrato do que o objeto jurídico, pois ele é definido dentro de cada norma penal. Se o objeto jurídico é o valor protegido

Leia mais

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas

Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas Fixando o Conhecimento Módulo Relações Humanas 1. O homem, através de sua racionalidade, busca conhecer a si e ao mundo que o cerca. Neste sentido, a ética: a) Não ajuda em nada o ser humano b) É um dos

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

O homem, a molécula da sociedade, é o objeto das Ciências Sociais. Henry Charles Carey

O homem, a molécula da sociedade, é o objeto das Ciências Sociais. Henry Charles Carey Sociologia Aula 1: A natureza do conhecimento científico. As ciências sociais: objeto e método. Diversidade e interdisciplinaridade nas Ciências Sociais. Dificuldades metodológicas nas Ciências Sociais.

Leia mais

André Filipe dos Santos Coelho

André Filipe dos Santos Coelho 1 Em que consistem os processos conativos? A conação, os processos conativos, ligam-se, por sua vez, à dimensão do fazer, das maneiras como regulamos os nossos comportamentos e acções. Esta procura compreender

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL. Curso de Engenharia UNIP ÉTICA PROFISSIONAL Curso de Engenharia UNIP O QUE É ÉTICA? O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas. Pode ser entendida também

Leia mais

Conteúdos Objectivos Experiência de aprendizagem. Conhecer as várias teorias que tentam explicar a origem e evolução do mundo

Conteúdos Objectivos Experiência de aprendizagem. Conhecer as várias teorias que tentam explicar a origem e evolução do mundo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo - 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO Educação Moral e Religiosa Católica

Leia mais

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO I Iniciação à Atividade Filosófica 1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar PERCURSOS 10.º ANO Competências a desenvolver/objectivos a concretizar Recursos Estratégias Gestão 1.1. O que é a

Leia mais

PSICOLOGIA B - 12º ano

PSICOLOGIA B - 12º ano PSICOLOGIA B - 12º ano Tema 2: EU Processos emocionais A professora: Antónia Couto Ano letivo: 2011-2012 Índice Introdução Distinção entre afeto, sentimento e emoção (D5) Definição de emoção (D6 e D7)

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAS DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Ano Letivo 2015/2016 Ciclo de Formação: 2015-2018 Nº DO PROJETO: 5571-FSE-000314 1º ANO ÁREA DE INTEGRAÇÃO PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

orientar. Esta obra tenta, pois, pôr ordem no afluxo de elementos que balizam o campo psicossocial. A fim de perseguir essa intenção, privilegiou-se

orientar. Esta obra tenta, pois, pôr ordem no afluxo de elementos que balizam o campo psicossocial. A fim de perseguir essa intenção, privilegiou-se INTRODUÇÃO Cem anos após o nascimento da Psicologia Social, é a partir de agora possível fazer o balanço da evolução desta disciplina. Nessa perspectiva, Elementos de Psicologia Social responde a um duplo

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas

Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Ano Letivo 2014/2015 Planificação do trabalho a desenvolver no 10ºB Grelha de Conteúdos/Aulas Previstas Diagnose. Português Período Aulas Previstas -contrato (Contrato de Leitura). -regulamento 1. Textos

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste

1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste 1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste HUSSERL E A ESPECIFICIDADE DA VALORAÇÃO Dario Teixeira UNIRIO darioalvesteixeira@gmail.com Resumo: Pretendemos mostrar que a crítica de Husserl

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS SOCIAS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS SOCIAS - Gabarito . UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS COSEAC-COORDENADORIA DE SELEÇÃO TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2007 e 1 o semestre letivo de 2008 CURSO de CIÊNCIAS SOCIAS -

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

A ÉTICA E A DEONTOLOGIA PROFISSIONAL. Cristina Gonçalves

A ÉTICA E A DEONTOLOGIA PROFISSIONAL. Cristina Gonçalves A ÉTICA E A DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Cristina Gonçalves A ética e a deontologia profissional Cristina Gonçalves 3 A ética e a deontologia profissional Cristina Gonçalves 4 A ética e a deontologia profissional

Leia mais

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça?

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça? Hans Kelsen Prof. Nogueira O que é Justiça? Biografia Básica 1881 1973 Austríaco Judeu Biografia Básica 1 ed. Teoria Pura do Direito 1934 O que é Justiça? 1957 2 ed. Teoria Pura do Direito 1960 Histórico

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 9 º ANO Unidade Letiva 1 - A Dignidade da Vida Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS 1.

Leia mais

Conteúdos Objectivos Experiência de aprendizagem. Conhecer as várias teorias que tentam explicar a origem e evolução do mundo

Conteúdos Objectivos Experiência de aprendizagem. Conhecer as várias teorias que tentam explicar a origem e evolução do mundo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo Ano Letivo - 2013/2014 PLANIFICAÇÃO DE 7º ANO Educação Moral e Religiosa Católica

Leia mais

Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade. "O que temos de fazer é instruir e não proibir." Sócrates

Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade. O que temos de fazer é instruir e não proibir. Sócrates Deontologia, ética e valores na educação - Utopia e realidade "O que temos de fazer é instruir e não proibir." Sócrates 2 1.Definição de Valor. 2.Os Professores e os Valores. 3.Metodologia da Educação

Leia mais

Biografia Básica. Austríaco. Judeu

Biografia Básica. Austríaco. Judeu Biografia Básica 1881 1973 Austríaco Judeu Biografia Básica 1 ed. Teoria Pura do Direito 1934 O que é Justiça? 1957 2 ed. Teoria Pura do Direito 1960 Histórico Revolução francesa. Liberdade, igualdade

Leia mais

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a

I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Filosofia da Ciência Realidade Axioma Empirismo Realismo cientifico Instrumentalismo I g o r H e r o s o M a t h e u s P i c u s s a Definição Filosofia da ciência é a área que estuda os fundamentos e

Leia mais

CONTRATOS INTERNACIONAIS: NOVOS PARADIGMAS AO JURISTA BRASILEIRO

CONTRATOS INTERNACIONAIS: NOVOS PARADIGMAS AO JURISTA BRASILEIRO CONTRATOS INTERNACIONAIS: NOVOS PARADIGMAS AO JURISTA BRASILEIRO Neuci Pimenta de Medeiros * Walcemir de Azevedo de Medeiros ** há uma novidade no ordenamento jurídico brasileiro: a Convenção das Nações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE PLANIFICAÇÃO ANUAL - ANO LETIVO 2016/ 2017 1 PLANIFICAÇÃO A

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 7.º ANO DE EMRC - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 7.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas nos seguintes domínios: Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da

Leia mais

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira Fil. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Moral e ética 03 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações?

Leia mais

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I

MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I 4 MATÉRIA DA DISCIPLINA ÉTICA E CIDADANIA APLICADA AO DIREITO I MINISTRADA PELO PROFESSOR MARCOS PEIXOTO MELLO GONÇALVES PARA A TURMA 1º T NO II SEMESTRE DE 2003, de 18/08/2003 a 24/11/2003 O Semestre

Leia mais

Exercícios do manual. Página 105 Exercício V

Exercícios do manual. Página 105 Exercício V Exercícios do manual 1. Falácia do apelo à ignorância Página 105 Exercício V 2. Falácia contra a pessoa ou ad hominem (hipocrisia ou tu quoque tu também não fazes o que defendes) 3. Falso dilema (quer

Leia mais

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito Sociologia Jurídica Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito O direito na sociedade moderna Fonte: UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na Sociedade Moderna contribuição à crítica da teoria social.

Leia mais

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S Ética e Moral EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S 2009/2010 Valores No mundo contemporâneo o Homem já não segue valores modelos mas cria os seus próprios valores em função

Leia mais

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017

INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA FILOSOFIA 2017 PROVA 225 Cursos Científicos Humanísticos Artigo 20.º do Decreto- Lei n.º 3 / 2008, de 7 de janeiro 11.º Ano de Escolaridade Duração da Prova: 120 minutos

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente,

percepção vital não está localizada num órgão específico (por exemplo, o sentimento de fadiga corporal, pois esse está no corpo próprio do vivente, 88 5 Conclusão Procuramos agora ver se nossa hipótese inicial pode ser aceita. Perguntamonos se o fenômeno da simpatia, como apresentado dentro do pensamento de Max Scheler, pode ter sua fundamentação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ensino Secundário - Cursos Científico / Humanísticos DISCIPLINA: Filosofia ANO: 10º Dimensões Domínios/temas Descritores de desempenho Descritores do Perfil dos Alunos 1 Ponderação

Leia mais

Objeto de estudo da Psicologia. Comportamentos Atitudes Opiniões/Perceções Conhecimentos Emoções Valores Significados

Objeto de estudo da Psicologia. Comportamentos Atitudes Opiniões/Perceções Conhecimentos Emoções Valores Significados A pertinência da investigação qualitativa no contexto dos Cuidados Paliativos: contributo para o conhecimento da experiência humana e avaliação do impacto da intervenção psicológica Elisa Veiga Objeto

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa

Faculdade de ciências jurídicas. e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa Faculdade de ciências jurídicas e sociais aplicadas do Araguaia Carolina e Maria Rosa TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO 06/47 20/03 Formas do Conhecimento SENSAÇÃO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM RACIOCÍNIO

Leia mais

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade.

Ano Letivo 2012 / COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal. - A paz, o grande sonho da humanidade. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 7.º ANO E.M.R.C. Ano Letivo 2012 / 2013 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Tema 1 A Paz Universal - Avaliação Diagnóstica 1. Interpretar produções culturais cujo tema

Leia mais

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA

Semiologia e semiotécnica I. Prof.ª DANIELA GARCIA Semiologia e semiotécnica I Prof.ª DANIELA GARCIA Valores éticos humanos Não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão, fazem uma distinção

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS

QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS QUESTIONÁRIO SOBRE OS VALORES PESSOAIS Shalom H. Schwartz; Tradução e Adaptação: Menezes & Campos, 989 Recriação: Prioste, Narciso, & Gonçalves (00) Neste questionário deve perguntar-se a si próprio: "Que

Leia mais

A identidade como fator distintivo entre os seres humanos

A identidade como fator distintivo entre os seres humanos A identidade como fator distintivo entre os seres humanos Homem Unidade Diversidade Espécie humana Património genético único; tempo, sociedade e cultura diferentes Eu sou único Eu sou eu, diferente de

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO Ensino Médio 2º Ano - LPT Professor: Rafael Farias O conhecimento popular/empírico também pode ser designado vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento,

Leia mais

índice INTRODUÇÃO 5 AO ALUNO 6 3. Dimensões da ação humana e dos valores 38

índice INTRODUÇÃO 5 AO ALUNO 6 3. Dimensões da ação humana e dos valores 38 E M EX O R R P E R P FI FILOSO.º anos 11 10.º e L N O I C N I F O S FILO 1 1 FILOSOFI 10 11 ÇÃO HUMN E OS VLORES índice I INTRODUÇÃO 5 O LUNO 6 ÇÃO HUMN E OS VLORES 3. Dimensões da ação humana e dos valores

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA - 10º Ano

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA - 10º Ano TEMAS ÁREAS DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS DO DOMÍNIOS PERFIL DO ALUNO PONDERAÇÕES POR DOMÍNIO (%) Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar As questões da Filosofia Clarificar a natureza

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais