Estudo desenvolvido pelos professores Franciso Soares (GAME/UFMG) e Fernando Abrúcio (FGV/SP) sob encomenda da Fundação Victor Civita.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo desenvolvido pelos professores Franciso Soares (GAME/UFMG) e Fernando Abrúcio (FGV/SP) sob encomenda da Fundação Victor Civita."

Transcrição

1 ESTUDO: PERFIL DOS DIRETORES ESCOLARES BRASILEIROS E PRÁTICAS COMUNS A DIRETORES EFICAZES PRÁTICAS COMUNS A DIRETORES EFICAZES ROTEIRO DE ENTREVISTA 2009 Estudo desenvolvido pelos professores Franciso Soares (GAME/UFMG) e Fernando Abrúcio (FGV/SP) sob encomenda da Fundação Victor Civita.

2 A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional, implantou uma área de estudos com o objetivo de levantar dados e informações que auxiliem as discussões sobre práticas, metodologias e políticas públicas de Educação. Para acompanhar outros trabalhos, visite o nosso site EQUIPE DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA DIRETORIA EXECUTIVA Angela Cristina Dannemann David Saad COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Regina Scarpa REVISTA NOVA ESCOLA Gabriel Grossi Paola Gentili ESTUDOS, PESQUISAS E PROJETOS Mauro Morellato Adriana Deróbio

3 Coordenado por Fernando Abrúcio, cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e com o apoio do professor Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estudo Gestão Escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas, utiliza métodos quantitativos e qualitativos e incluiu visitas a dez escolas em quatro municípios paulistas ao longo de três meses. Em busca dos melhores procedimentos de gestão, o trabalho aponta as quatro principais características que fazem com que as escolas melhorem seu desempenho: a formação dos gestores (que se especializam e buscam saber mais sobre experiências de sucesso), a capacidade do diretor de integrar todas as áreas de atuação no dia a dia (encarando a gestão como um todo, sem se prender apenas às tarefas burocráticas), a atenção dedicada às metas de aprendizagem (utilizando os resultados das avaliações externas para fazer a escola avançar) e a habilidade para criar um clima de trabalho positivo na escola (mantendo coesa a equipe gestora e promovendo o comprometimento de professores e funcionários com as metas predefinidas). Este Relatório Final é dividido em municípios e apresentado por escola. Para preservar a identidade das escolas e das pessoas entrevistadas, foram alterados os nomes originais deste relatório. Foram suprimidas também as informações sobre os municípios e as fotos das escolas. Pesquisadores: Mário Aquino Alves Valeriano Mendes Ferreira Costa Hironobu Sano Lilia Asuca Sumiya Cristina Sydow Sandra Santos Maria Cecília Gomes Pereira Silvia Craveiro Cibele Franzese Leandro Damásio Catarina Ianni Marcus Vicinius Peneido Gomes Caio Motta Souza

4 GESTÃO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DEZ ESCOLAS PAULISTAS ROTEIRO DE TEMAS PARA AS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE (PERGUNTAS ABERTAS) Síntese do objetivo do instrumento de pesquisa As entrevistas em profundidade (perguntas abertas) baseadas em temas têm dois objetivos metodológicos fundamentais. O primeiro é dar maior espaço e liberdade à fala do entrevistado, que não ficará preso a um padrão fechado de resposta, podendo inclusive trazer elementos novos não previstos pelo roteiro de questões. O segundo objetivo é permitir ao entrevistador que ele faça novas indagações ou reformule o sentido das perguntas de acordo com o que for dito. Este método é bastante adequado para situações nas quais se pretende entender, com mais riqueza de detalhes, os fatores que influenciam um fenômeno e produzem determinado resultado. No caso desta pesquisa, o fenômeno estudado é o efeito escola, mais especificamente o peso da gestão e da liderança institucional interna, principalmente o diretor. E o resultado a ser explicado é a diferença de nota na Prova Brasil entre duas escolas em situações muito semelhantes. Na hora de entrevistar, é importante frisar que as entrevistas não serão repassadas aos outros atores escolares e que a citação de qualquer conteúdo em publicação dependerá de autorização do entrevistado. Lista de atores a entrevistar 1) Secretário Municipal (possibilidade de entrevistar também assessores) 1 2) Diretor Regional de Ensino 3) Diretor da Escola (e, se houver, outros Gestores Escolares com papel efetivo na gestão como um Vice- Diretor) 4) Coordenador Pedagógico 5) Membro relevante da sociedade local vinculado com atividades ligadas à educação 6) Pais 2 7) Professores 8) Alunos 9) Funcionários da escola 3 1 No caso do Município 02, onde o objeto são escolas estaduais, também entrevistaremos a secretária municipal de Educação porque ele foi professora e coordenadora pedagógica da rede pública estadual por 15 anos. Inclusive, ela conhece bem as escolas que serão estudadas 2 Optou-se por entrevistar, formalmente, pais que conheçam bem ou participem do Conselho da Escola, porque o objetivo da pesquisa é avaliar o peso da gestão escolar sobre o desempenho dos alunos da escola, de tal modo que só este tipo de pai tem mais condições de opinar sobre este assunto. Obviamente que deverão ser feitas conversas, no trabalho etnográfico (caderno de campo com observações), com pais que tenham pouco conhecimento da gestão escolar, para tentar entender o alcance da atuação dos gestores escolares junto à comunidade.

5 Roteiro de temas por ator I) Secretário Municipal (possibilidade de entrevistar também assessores) 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião e interesse pela educação). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Como ele chegou à secretaria? 4) Qual é a sua visão sobre o papel da educação para a sociedade? 5) Avaliação dos principais problemas educacionais do município. 6) Principais pontos de sua ação administrativa ( plano de governo do secretário ). 7) Visão sobre o papel da sociedade e da comunidade na educação do município. 8) Opinião sobre o papel dos professores na educação do município. 9) Papel dos mecanismos de gestão na política educacional do município: projeto da secretaria e seus resultados nas escolas. 10) Opinião sobre os resultados das avaliações educacionais no município e o que a secretaria tem feito em relação a tais resultados. 11) Processo de escolha e seleção dos diretores escolares: como é, se deveria ser aperfeiçoado e em que pontos. 12) Avaliação do papel que os diretores escolares deveriam ter e como de fato eles têm atuado nas escolas municipais. 13) Ações de capacitação dos diretores e dos gestores escolares e seus resultados. 14) Opinião sobre o desempenho e funcionamento das escolas estudadas pela pesquisa no referido município pontos positivos e negativos. 15) Opinião sobre os gestores escolares principalmente o diretor destas escolas sobre os seguintes temas: a) Cuidado com o espaço e o patrimônio escolar; b) Exposição da aprendizagem dos alunos; c) Valorização dos profissionais que lá trabalham; d) Parcerias e envolvimento com a comunidade; e) Participação nas questões do bairro e do município; e f) Satisfação dos alunos que ali estudam. 16) Visão do secretário de como seria uma escola ideal. II) Diretor Regional de Ensino 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião e interesse pela educação). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Como ele chegou à Diretoria Regional de Ensino? 4) Como tem sido a atuação profissional dele (o que faz) e o que pode ser feito pela Diretoria Regional? 3 Entrevistas pelo menos dois tipos de funcionário: um mais próximo da gestão e outro mais próximo de atividades-meio da escola, como a cozinha, os inspetores e os vigias.

6 5) Qual é a sua visão sobre o papel da educação para a sociedade? 6) Quais são, para ele, os principais problemas da educação na rede estadual em geral? 7) Quais são, para ele, os principais problemas da educação na área que ele coordena? 8) Quais são, para ele, os principais problemas da educação no município analisado pela pesquisa? 9) Visão sobre o papel da sociedade e da comunidade na educação. 10) Opinião sobre o papel dos professores na educação do município. 11) Papel dos mecanismos de gestão na política educacional e como a Diretoria Regional tem atuado nesta questão. 12) Opinião sobre os resultados das avaliações educacionais e como a Diretoria Regional tem atuado nesta questão. 13) Se e como a diretoria regional tem atuado em relação aos diretores escolares e outros gestores educacionais nas escolas. 14) Avaliação do papel que os diretores escolares: processo de escolha, como deveriam agir e como de fato eles têm atuado nas escolas estaduais. 15) Opinião sobre o desempenho e funcionamento das escolas estudadas pela pesquisa ligadas àquela Diretoria Regional pontos positivos e negativos. 16) Opinião sobre os Gestores Escolares destas escolas. 17) Visão do Secretário de como seria uma escola ideal. III) Diretor da Escola 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião e interesse pela educação). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Como ele se transformou em Diretor na escola atual e qual sua perspectiva de carreira nela. 4) Qual é a sua visão sobre o papel da educação para a sociedade? 5) Avaliação de sua relação com a rede de ensino: opinião sobre a política educacional, apoio, conflitos, capacitação e visão sobre a carreira do Diretor na sua rede de ensino. 6) Suas primeiras impressões sobre a escola em que trabalha e visão atual mais geral sobre esta escola. 4 7) Como é a sua rotina num dia de trabalho típico? 8) Avaliação da situação física (instalações) da escola e o que tem sido feito para melhorar. 9) Avaliação da autonomia de gestão que o Diretor efetivamente tem e o que ele tem feito para aprimorar este aspecto (itens a serem explorados: autonomia financeira, autonomia legal, autonomia política e autonomia administrativa). 10) Perguntar qual é o ponto em que ele acha que tem mais autonomia, quais as razões disso e seus efeitos. 11) Perguntar qual é o estilo de atuação do Diretor no processo decisório: mais centralizador/descentralizador, tomada de decisão com pequenas equipes ou com um colegiado maior, atuação mais pela conquista ou pela imposição. Para esta pergunta, vale pedir que o Diretor dê exemplos de sua atuação. 4 Esta pergunta é retomada ao final do questionário. O objetivo é observar o processo de reflexão do diretor ao longo da entrevista, que é retomado ao final do questionário.

7 12) Perguntar quais são os valores predominantes nos membros da comunidade escolar e qual a avaliação do Diretor sobre tais valores. Deve-se perguntar quais são os valores consensuais e aqueles em que há divergência e como o Diretor acredita que a cultura organizacional mudou desde a sua chegada. 13) Avaliação da gestão administrativa (processos e rotinas administrativas) da escola e o que ele tem feito para melhorar. 14) O que o Diretor tem feito para melhorar o uso do espaço interno da escola? 15) Avaliação do planejamento pedagógico: qual é o papel do Diretor neste processo, como ele tem atuado nos últimos planejamentos pedagógicos (houve mudanças? houve aprendizado?) e como e se o planejamento pedagógico chega à sala de aula, melhorando a conduta do professor e o desempenho dos alunos. 16) Avaliação do seu relacionamento com os professores: opinião sobre: a) A carreira do magistério (em geral e na sua rede); b) Os professores de sua escola (rotatividade, desempenho, motivação e compromisso com a escola); c) O que tem feito para aprimorar o desempenho de seus professores (capacitação e sistema de incentivos); e d) O que tem feito para lidar com os conflitos com os docentes. 17) O que o senhor faz diante das seguintes situações concretas: a) Se um professor tem um nível muito alto de faltas; b) Se um professor não domina bem o conteúdo das disciplinas, afetando o desempenho dos alunos; e c) Se um professor tem conflito com outros colegas ou membros da comunidade escolar. 18) O Diretor incentiva a formação continuada dos professores nos horários de trabalho coletivo. 19) Perguntar se o Diretor monitora as atividades em sala de aula e de que maneira. Se sim, o que isto afetou o desempenho da escola. 20) Perguntar se o Diretor incentiva práticas inovadoras dos professores. Pode citar alguma? 21) Qual é a importância que o sr. dá ao trabalho do coordenador pedagógico? 22) Avaliação de sua relação com os funcionários e o papel destes na gestão escolar. Perguntar especificamente sobre o relacionamento com os funcionários mais diretamente ligados à gestão (nas escolas estaduais, o secretário tem um papel fundamental), com o coordenador pedagógico e com outros essenciais ao cotidiano escolar, como, por exemplo, a merendeira. 23) Avaliação do papel e do funcionamento do conselho de escola em sua unidade. 24) Avaliação da relação com os atores externos, particularmente com a comunidade e as famílias (temas principais aqui: os pais são atuantes? O que tem sido feito para atrair os pais à vida escolar de seus filhos? qual é o efeito da ação dos pais para a melhoria da escola?) 25) Como é a gestão do cotidiano escolar, isto é, da presença e assiduidade dos professores, do funcionamento da cantina, do uso dos espaços físicos da escola, das festas da escola etc.. (o importante aqui é ver a maneira como o Diretor lida com certos detalhes importantes que revelam o perfil de sua gestão). 26) Como o Diretor lida com os alunos: avaliação geral, formas de aproximação e de disciplinamento, a questão da violência, a criação de um horizonte de vida aos alunos, o incentivo às atividades extraclasse e qual é a importância dos alunos para a escola pode parecer óbvia, mas esta questão é fundamental, para saber se o foco no aprendizado dos alunos ocorre na escola.

8 27) Como a escola avalia, registra e acompanha os dados de avaliação dos alunos? 28) Como o Diretor lida com as avaliações externas referentes ao desempenho da escola e dos alunos, com quatro perguntas: a) Primeira, verificar o grau de conhecimento dele sobre este assunto; b) Segunda, perguntar qual é a opinião dele sobre estas avaliações; c) Terceira, perguntar se o resultado das avaliações é incorporado no planejamento das ações pedagógicas e de gestão da escola; e d) E, quarta, se os outros atores da comunidade escolar, sobretudo os professores, estão incorporando estas avaliações à sua atuação. 29) Se ele pudesse rever algumas atitudes de sua gestão até agora, em que pontos ele faria isto? 30) Qual é o interesse dele pelo tema da gestão e se ele fez e/ou pretende fazer cursos na área de gestão? 31) Visão do Diretor de como seria uma escola ideal. 32) Avaliação final sobre a escola e sua gestão e auto-avaliação. IV) Coordenador Pedagógico 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião e interesse pela educação). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Como ele chegou a esta escola e qual sua perspectiva de carreira nela. 4) Qual é a sua visão sobre o papel da educação para a sociedade? 5) Quais foram suas primeiras impressões sobre a escola em que trabalha e qual é a sua visão atual? 6) Qual é, para ele, o papel do Coordenador Pedagógico? Como este papel de fato é realizado pela escola em que está? O que deveria ser feito para corrigir os problemas? 7) Como é a sua rotina num dia de trabalho típico? 8) Do ponto de vista da Coordenação Pedagógica, qual é a carga horária semanal dedicada ao trabalho coletivo em cada escola? 9) Como é e como deveria ser o planejamento pedagógico? 10) Avaliação da relação com o Diretor qual é o papel que este dá efetivamente ao Coordenador Pedagógico? 11) Avaliação da relação com outros funcionários e gestores escolares. 12) Avaliação da relação com os professores: efeitos do planejamento pedagógico na sala de aula, se o coordenador monitora a sala de aula. 13) Como a gestão pode favorecer a atuação do coordenador pedagógico? 14) Auto-avaliação. 15) Visão sobre como seria uma escola ideal. V) Membro relevante da sociedade local vinculado com atividades ligadas à educação (se possível, com atuação nas escolas estudadas) 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião e interesse pela educação).

9 2) Formação e trajetória profissional. 3) Qual é o papel da educação para a sociedade? 4) Visão geral sobre a educação na cidade. 5) Como a sociedade pode ajudar à educação? 6) Como a melhoria da gestão poderia melhorar as escolas? Que medidas propõe? 7) Qual deve ser o papel de um diretor de escola? 8) Se atua ou conhece uma ou mais das escolas estudadas. Qual é a sua opinião sobre ela(s)? O que pode ser feito para melhorá-la? 9) Qual é a postura do diretor em relação aos seguintes temas: a) Cuidado com o espaço e o patrimônio escolar; b) Exposição da aprendizagem dos alunos; c) Valorização dos profissionais que lá trabalham; d) Parcerias e envolvimento com a comunidade; e) Participação nas questões do bairro e do município; e f) Satisfação dos alunos que ali estudam. 10) Visão sobre como seria uma escola ideal. VI) Pais 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Qual é a sua visão sobre a importância da educação? O que a escola significou para a sua vida? 4) Qual é a avaliação geral sobre a escola do seu(s) filho(s)? 5) Qual é, em sua opinião, a contribuição que os pais podem dar para a educação dos filhos? O sr. acha que os pais de sua comunidade cumprem este papel? E o sr. cumpre este papel? 6) Qual é sua a opinião sobre o conselho da escola? 7) Existem outros mecanismos de participação? se sim, eles são acionados regularmente? 8) Qual deve ser o papel de um diretor de escola? o diretor cumpre bem o seu papel? Dê exemplos 9) Como o sr. vê a postura do diretor em relação aos seguintes temas: a) Cuidado com o espaço e o patrimonio escolar; b) Exposição da aprendizagem dos alunos; c) Valorização dos profissionais que lá trabalham; d) Parcerias e envolvimento com a comunidade; e) Participação nas questões do bairro e do município; e f) Satisfação dos alunos que ali estudam. 10) O sr. acha que o diretor conhece bem o nível de aprendizado que seu filho tem? 11) Visão sobre o papel geral dos professores no processo educacional. 12) Visão sobre o papel e o desempenho dos professores da escola de seu(s) filho(s). 13) O que o governo pode fazer para melhorar as escolas? 14) O que a escola de seu(s) filho(s) pode fazer para melhorar o desempenho dos alunos?

10 15) O sr. conhece as avaliações externas da escola (Prova Brasil, Ideb)? Se sim, sabe qual foi o desempenho da escola de seu(s) filho(s)? O sr. considera importante estas avaliações? O sr. sabe se a escola de seu(s) filho(s) está fazendo alguma coisa em relação a tais avaliações? 16) Visão sobre como seria uma escola ideal. VII) professores 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião). 2) Qual é a visão sobre o papel da educação para a sociedade? 3) Por que quis se tornar professor? 4) Formação e trajetória profissional: como vê hoje a profissão de professor. 5) Como ele chegou a esta escola e qual sua perspectiva de carreira nela (quanto tempo dedica a ela, se trabalha em outra escola neste último caso, se sim comparar as duas escolas). 6) Quais foram suas primeiras impressões sobre a escola em que trabalha e qual é a sua visão atual? 7) Como é a sua rotina de um dia de trabalho típico? 8) Avaliação do planejamento pedagógico da escola: sua qualidade e efetividade na sala de aula. 9) Qual é o tempo que o sr. tem para o trabalho coletivo e para a formação continuada? O professor recebe apoio para os problemas didáticos que ele enfrenta? 10) Avaliação do trabalho do conselho de escola. Dê um exemplo de situações positivas e negativas no conselho. 11) Avaliação da relação dos professores com a comunidade e com os pais. 12) Avaliação da relação dos professores com os alunos. Dê exemplos bons e problemáticos. 13) Avaliação da relação dos professores com os funcionários. Dê exemplos bons e problemáticos. 14) Avalie também o papel de outros gestores escolares (vice-diretor, por exemplo) e do coordenador pedagógico como é e como deveria ser. 15) Ponto mais importante: avaliação geral da relação com o diretor, nos seguintes pontos: a) Competência na gestão da escola; b) Envolvimento com o dia-a-dia da escola; c) Estilo de ação no processo de tomada de decisão; d) Capacidade de convencimento e negociação; e) Capacidade de atrair a comunidade para a vida escolar; e f) Relacionamento da escola com a rede de ensino. 16) O que o diretor faz diante das seguintes situações concretas: a) Se um professor tem um nível muito alto de faltas; b) Se um professor não domina bem o conteúdo das disciplinas, afetando o desempenho dos alunos; e c) Se um professor tem conflito com outros colegas ou membros da comunidade escolar. 17) Pontos positivos e negativos do diretor: se possível, dê exemplo de situações em que o diretor teve um bom desempenho na gestão da escola, e naquelas em que teve um mau desempenho.

11 18) O diretor incentiva e atua em prol da inovação da escola e de seus professores? 19) No que o diretor poderia mudar para melhorar o desempenho dele na gestão da escola? 20) Qual a sua opinião sobre as avaliações externas à escola (Ideb, Prova Brasil)? O diretor criou alguma estratégia para lidar com tais avaliações? 21) No que o diretor poderia mudar para melhorar sua relação com os professores? 22) Auto-avaliação. 23) Visão sobre como seria uma escola ideal. VIII) Alunos 1) Dados pessoais (nome, idade, religião, atividades que gosta de realizar, o que gostaria de ser quando crescer). 2) Dados gerais da família (se são da cidade, profissão e relação com a comunidade). 3) Seus pais participam ativamente de sua vida escolar? Se sim, de que maneira? 4) Qual é a importância da educação para sua vida? 5) Opinião geral sobre a escola. 6) Como é a sua rotina na escola? 7) Você acredita que a escola está lhe oferecendo um bom ensino? Você acha que ela poderá melhorar sua vida, de modo que você possa no futuro seguir a profissão que deseja? 8) Você acha que o diretor conhece bem o seu nível de aprendizado e dos outros alunos? 9) Auto-avaliação do desempenho escolar. 10) Avaliação da relação com os professores e o seu desempenho na sala de aula. 11) Avaliação da relação com os funcionários. 12) O clima na escola é de motivação dos alunos e de incentivo a atividades inovadoras e extracurriculares? 13) Avaliação do papel do diretor: pontos positivos e pontos negativos. 14) O que o diretor poderia fazer para melhorar a escolar? 15) Como é a disciplina na escola? As regras são rígidas ou flexíveis? Elas são cumpridas pelos alunos e pelos outros membros da comunidade escolar? Qual é o papel do diretor no cumprimento destas regras? As regras são discutidas com os alunos? 16) Você conhece a avaliação da Prova Brasil? O que acha dela? A escola faz alguma atividade especial para lidar com esta avaliação? 17) Visão sobre como seria uma escola ideal. IX) Funcionários da escola 1) Breve histórico pessoal (onde nasceu, estado civil, religião). 2) Formação e trajetória profissional. 3) Como ele chegou a esta escola e qual sua perspectiva de carreira nela. 4) Qual é a sua visão sobre o papel da educação para a sociedade? 5) Quais foram suas primeiras impressões sobre a escola em que trabalha e qual é a sua visão atual?

12 6) Como é a sua rotina num dia de trabalho típico? 7) Qual deve ser o papel do diretor de uma escola? 8) O diretor de sua escola cumpre este papel? Justifique. 9) Que tipo de liderança o diretor de sua escola exerce? (se ele é bastante atuante, se é centralizador ou não, se ouve as pessoas antes de tomar decisões). Se possível, dê exemplos. 10) A sua escola é bem administrada? Explique. 11) Que aspectos o sr. mudaria na gestão da escola? Por quê? 12) O conselho da escola funciona bem? Por quê? 13) Avaliação da relação dos funcionários com os professores. 14) Avaliação da relação dos funcionários com os alunos. 15) Visão sobre como seria uma escola ideal.

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope

PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR. Realização: Ibope PERFIL DO DIRETOR ESCOLAR Realização: Ibope A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material pedagógico,

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

O que faz e o que pensa o gestor escolar

O que faz e o que pensa o gestor escolar O que faz e o que pensa o gestor escolar Pesquisa mostrou que esses profissionais ainda se preocupam muito mais com a burocracia que com o pedagógico Cinthia Rodrigues Outubro de 2009 Os diretores de escolas

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas EQUIPE Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas Estudos & Pesquisas Fundação Victor Civita (FVC) 2007-2012 18 estudos Formatos: relatório,

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância)

REGULAMENTO INSTITUCIONAL ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS. (cursos presenciais e à distância) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2018 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco

Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco Regulamento do Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos de Graduação do IFMG - Campus Ouro Branco CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Esse regulamento dispõe sobre a estrutura e modo de

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

Instrumento para Avaliação Institucional. Pelos Pais e Responsáveis

Instrumento para Avaliação Institucional. Pelos Pais e Responsáveis Instrumento para Avaliação Institucional Pelos Pais e Responsáveis Uma instituição que deseja se desenvolver e aprimorar necessita, primeiramente, conhecer os próprios atributos e deficiências para que

Leia mais

O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras

O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras O uso dos computadores e da internet nas escolas públicas de capitais brasileiras A Fundação Victor Civita, que tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo

Leia mais

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários

Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE 2012 Funcionários Auto-Avaliação do Desempenho Sistêmico da FACENE Funcionários Foram analisadas as respostas dos funcionários técnico-administrativos da FACENE no período letivo e, a um questionário estruturado, perfazendo

Leia mais

Clima Organizacional

Clima Organizacional slide 1 Clima Organizacional Maria Cristina Bohnenberger cristin@feevale.br Conceitos de Clima organizacional É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos

Leia mais

INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO

INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO 1 INTERPRETAÇÃO QUALITATIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO DA UEMA/CESITA: UM ESTUDO DE CASO Gilberto Matos Aroucha Universidade Estadual do Maranhão - UEMA gmaroucha@bol.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA. II Seminário de Avaliação Institucional Comissão Própria de Avaliação - CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós s Graduação 2007 Comissão Própria de Avaliação CPA II Seminário de Avaliação Institucional da FAMA Pós Graduação

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fonoaudiologia. Avaliação Acadêmica Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.76 16 6.4 15 8.75 1 5 1 15 2 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Avaliação Acadêmica 2017

Avaliação Acadêmica 2017 geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 7.85 677 6.53 7 169 7.65 35 2k 4k 6k 8k por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Fisioterapia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.62 4 6.6 381 8.75 1 1 2 3 4 5 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador

Odontologia. Avaliação Acadêmica da CPA Docente. Docente. Discente. Discente. Coordenador. Coordenador geral: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas Associadas (Quiosques e Cantinas) 8.13 54 6.54 234 1 1 5 1 15 2 25 por item: Infraestrutura - Espaços de Vivência Acadêmica e Estruturas

Leia mais

PROJETO ORGANIZACIONAL

PROJETO ORGANIZACIONAL PROJETO ORGANIZACIONAL Administração de Empresas Administração Pública DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NO ENSINO A FGV-EAESP é uma instituição de ensino superior de grande destaque

Leia mais

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano.

Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Minuta do Regulamento da Política de Acompanhamento de Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano IF Goiano. Dispõe sobre instituição e a normatização da Política de Acompanhamento

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos Vice-Diretora Profª. Maria Inês Gariglio Diretora de Graduação Profª. Suzana Lanna Burnier

Leia mais

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU

RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2. Entidade Promotora Faculdade IDEAU RELATÓRIO 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Título RELATÓRIO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2013/2 Entidade Promotora Faculdade IDEAU Entidade Executora Faculdade IDEAU 2 INTRODUÇÃO A avaliação de uma IES é

Leia mais

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional

Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional Programa de Avaliação Acadêmica- Institucional PROGRAMA DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA- INSTITUCIONAL I. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL A avaliação institucional da Faculdade Presbiteriana

Leia mais

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O DE TECNOLOGIA EM MARKETING

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O DE TECNOLOGIA EM MARKETING P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O 2 0 1 8 SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING 45 02 PESQUISAS CPA 2018 MARKETING ÍNDICE 1 PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES - ALUNOS... 4 1.1. Estrutura da pesquisa...

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA (OS) AS PROFESSORES (AS) DA EJA

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA (OS) AS PROFESSORES (AS) DA EJA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA (OS) AS PROFESSORES (AS) DA EJA Carlos Kleber Sobral Corlett (1), Inácia Érica de Farias Sobral Corlett (1), Iuziane Azevedo Oliveira (2), Elma de Souza Cruz (3).

Leia mais

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos

Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos Layla Cassemiro Lino Orientador Prof. Esp. Hélio Matos 1. Introdução 2. Gestão de Pessoas 3. Cultura Organizacional 4. Clima Organizacional 5. Pesquisa de Clima Organizacional 6. Estudo de Caso 7. Considerações

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 2012 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia I SEEMAT Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia Formação do Professor Dando um tratamento hermenêutico ao assunto:

Leia mais

ANEXO F: ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O(A)S PROFISSIONAIS DA ESCOLA

ANEXO F: ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O(A)S PROFISSIONAIS DA ESCOLA 200 ANEXO F: ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO DAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM O(A)S PROFISSIONAIS DA ESCOLA Roteiro semi-estruturado para entrevistas com o diretor e com as vice-diretoras da escola Questões iniciais:

Leia mais

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores

Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública: Desenvolvimento Profissional de Gestores Não existe um herói na escola, existe uma EQUIPE a ser mobilizada por um gestor... ELBA ALVES De professor de Língua Portuguesa a Gestor Escolar... Atualmente Coordenador Pedagógico da 9ª Diretoria Regional

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RONDONÓPOLIS-MT Kelly Bomfim Alves de Oliveira - PPGEdu/UFMT/CUR Adelmo Carvalho da Silva - PPGEdu/UFMT

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL

OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL OS OBJETIVOS TORNAR A EDUCAÇÃO A GRANDE PAUTA NACIONAL Aumentar a consciência da sociedade de que Educação é a chave para o crescimento pessoal e do país Ampliar o conhecimento da população sobre as principais

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PLANO DE GESTÃO - QUADRIÊNIO 2014/2017 1- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 1.1 - Identificação EE Miguel Pires Godinho 1.1.1 Localização Rua : Lourenço José Pereira, s/n Bairro: Bº Ortizes Município

Leia mais

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho Avaliação de Desempenho AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2 Como era: avaliação unilateral; de caráter punitivo e de prestação de contas; característica absolutamente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: PROF. MÁRIO ANTÔNIO VERZA Código: 164 Município: PALMITAL Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM LOGÍSTICA Qualificação:

Leia mais

REGULAMENTO SAPP SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

REGULAMENTO SAPP SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO REGULAMENTO SAPP SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO CAPÍTULO I DA JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO DO SAPP A aprendizagem no ensino superior requer do estudante determinação, desenvolvimento intelectual, inteligência

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

Professores e Professoras

Professores e Professoras Professores e Professoras Estimados (as) Colegas Professores(as), Este material tem por objetivo trazer ideias para você que se dedica a educação e busca na sua pratica cotidiana fazer a diferença na vida

Leia mais

À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD

À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD À Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento CDD AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS FORMULÁRIO DE AUTO AVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO DA CHEFIA IMEDIATA IDENTIFICAÇÃO DO SERVIDOR: NOME:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - Comissões Permanentes (CCPe/CPEU) Em caso de dúvidas, entre em contato: pdi@unesp.br

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO I - Identificação da Unidade Escolar - Nome da escola, endereço, CEP, telefone, fax, e-mail, código CIE, código FDE, CNPJ, data de instalação, autorização, ato de criação, etc...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AVALIA Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Gestão da Tecnologia da Informação 15/08/21 1 ATORES ENVOLVIDOS 1 - Comissão Própria de Avaliação -

Leia mais

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O MECATRÔNICA

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O MECATRÔNICA P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O 2 0 1 8 ENGENHARIA MECATRÔNICA 45 02 PESQUISAS CPA ENGENHARIA MECATRÔNICA ÍNDICE 1 PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES - ALUNOS... 4 1.1. Estrutura da pesquisa...

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 21 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Aprovado pela portaria Cetec nº 127 de 03/10/2012 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle & Processos Industriais Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança?

SBCOACHING. Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 1 Já sabe qual é o seu tipo de liderança? 2 Há diferentes estilos de liderança. Como escolher o que é certo para você? A abordagem de liderança conhecida como abordagem de contingência diz que você deve

Leia mais

Período de avaliação: 2015 Ato de designação da CPA: Portaria DG 002/2014

Período de avaliação: 2015 Ato de designação da CPA: Portaria DG 002/2014 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais Município: Itajubá Composição da CPA Vladas

Leia mais

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência

Trabalho em equipe. curso de. liderança escolar. Inspirado no modelo inglês de formação de gestores. Comprometimento. Resiliência Trabalho em equipe curso de liderança escolar Inspirado no modelo inglês de formação de gestores Comprometimento Resiliência A importância da liderança escolar Pesquisas recentes mostram que a influência

Leia mais

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE.

CONSTRUINDO O PAPEL COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. CONSTRUINDO O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COLETIVAMENTE. 3ª FORMAÇÃO PROFESSOR COORDENADOR 2018- DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRACICABA PAUTA DO DIA 06/06/2018 O Coordenador Pedagógico e o cotidiano

Leia mais

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional

Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional Regulamento do Programa de Avaliação Acadêmica-Institucional I AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1.1 Natureza A avaliação institucional da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos Vice-Diretora Profª. Maria Inês Gariglio Diretora de Graduação Profª. Suzana Lanna Burnier

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÉCULO XXI FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE FAVENI NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO NAP VENDA NOVA DO IMIGRANTE 2016 CAPÍTULO I DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO Art.1º O Núcleo

Leia mais

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :49 AM

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :49 AM RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/2015 09:49 AM Avaliação: QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE 2013.2 1 Formação Acadêmica 1 Especialização

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE

CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE CPA RESULTADOS ESTATÍSTICOS Autoavaliação do Desempenho Discente da FACENE - Foram analisadas as respostas dos alunos da FACENE no período letivo. e., a um questionário estruturado, perfazendo um total

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SANTOS E.E. Prof. Adelino Chuba Guímaro Rua Aracajú, nº 35-40, Jardim Real Presidente Epitácio, São Paulo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp - Rio Claro - SP) natys_274@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. ESTE É APENAS UM MODELO PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO OFICIAL. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - Conselho do Programa de Pós- Graduação Em caso de dúvidas, entre em contato:

Leia mais

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O REPENSAR DO FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NO PROCESSO DE REFLEXÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Lenice Heloísa de Arruda Silva (UFGD) RESUMO No trabalho investigou-se, em um processo

Leia mais

Competências Diretivas

Competências Diretivas CDG BRASIL 2019 BRASIL Programa Certificação Competências Diretivas Quarta Edição 2019 Desenvolvimento de liderança para implementar um modelo de gestão a partir das competências baseadas na Ontologia

Leia mais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais

EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR COORDENADOR. _01 (uma) vaga ao posto de trabalho de Professor Coordenador dos anos iniciais SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ESCOLA ESTADUAL JARDIM DR. PAULO GOMES ROMEO --------------------------- FUNDADA EM 22/05/2015 -----------------------------

Leia mais

Excelência com Equidade

Excelência com Equidade Excelência com Equidade As lições das escolas que oferecem uma educação de qualidade a alunos de baixo nível socioeconômico Ernesto Martins Faria Seminário Financiamento da Gestão da Educação no Brasil

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto de Avaliação Externa do Ensino Médio - AVALIE tem como objetivo avaliar o rendimento dos educandos e educandas do Ensino

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE

POLÍTICA DE EGRESSO MINUTA DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROAE Programa de Acompanhamento ao Egresso dos Cursos Regulares do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba IF SUDESTE MG Campus RP CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Melissa Carla Streck Bundt Silandra Badch Rosa Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul melissa.streck@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO RELATÓRIO DE ATIVIDADES NO CAMPO DE ESTÁGIO Nome do estagiário: Professor Supervisor: Rosângela Menta Mello Instituição em que realizou o estágio: Data do relatório: Período do estágio na instituição:

Leia mais

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL A GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL Equipe Fundação Carlos Chagas Coordenação Maria M. Malta Campos Pesquisadores Yara Esposito Eliana Bhering Nelson Gimenes Beatriz Abuchaim Fabiana Fernandes Bruna

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira UMA CARREIRA DOCENTE DIFERENCIADA? ANÁLISE SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO Ana Lara Casagrande Silvia Maria dos Santos Stering Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio

Leia mais

1 - Nome, endereço, telefone do contato e informações sobre aquela pessoa que você vai entrevistar (qualidades?);

1 - Nome, endereço, telefone do contato e informações sobre aquela pessoa que você vai entrevistar (qualidades?); 1 - Nome, endereço, telefone do contato e informações sobre aquela pessoa que você vai entrevistar (qualidades?); 2 - PONTUALIDADE BRITÂNICA; 3 - Material para acompanhar a entrevista: pasta com fotos

Leia mais

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :40 AM

RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/ :40 AM RELATÓRIOS DAS AVALIAÇÕES Relatório de Respostas dos Aspectos Gerais Data de Emissão: 10/08/2015 09:40 AM Avaliação: QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE 2013.1 1 Formação Acadêmica 1 Especialização

Leia mais

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012 A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios julho 2012 Roteiro da conversa Apresentação do SDP Sentidos da avaliação para a instituição Linha do tempo da avaliação Primeiras avaliações

Leia mais

A MEI e a defesa da modernização do ensino de Engenharia

A MEI e a defesa da modernização do ensino de Engenharia A MEI e a defesa da modernização do ensino de Engenharia Afonso de Carvalho Costa Lopes Diretoria de Inovação da CNI Líderes empresariais unidos pela inovação O QUE É A Ecossistema de inovação Sinergia

Leia mais

Este ciclo refere-se ao período do 21º ao 30º mês de estágio probatório

Este ciclo refere-se ao período do 21º ao 30º mês de estágio probatório SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL 3º CICLO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SERVIDOR DOCENTE EM ESTÁGIO PROBATÓRIO Este ciclo refere-se

Leia mais

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO Rosa Figueiredo Diretora AEPC António Cunha Diretor AECS Sendo a avaliação interna uma atividade com poucos anos de vida na longa história das organizações escolares, a interiorização das suas mais-valias

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL COROINHA DARONCHI 1 Débora Regina Lermen 2, Maira Fátima Pizolotto 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 Aluna do curso de Administração

Leia mais

IV.1. Autoavaliação da CPA: avanços e desafios a serem enfrentados

IV.1. Autoavaliação da CPA: avanços e desafios a serem enfrentados IV. AÇÕES COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS IV.1. Autoavaliação da CPA: avanços e desafios a serem enfrentados O presente Relatório Parcial da CPA contempla uma avaliação global da UFMG, por meio de um recorte

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014. Anexo 2 Atribuições dos Cargos SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 050/2014 Anexo 2 Atribuições dos Cargos AGENTE DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Acompanhar, auxiliar e orientar os alunos nas Atividades de Vida

Leia mais

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O MECATRÔNICA

P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O MECATRÔNICA P E S Q U I S AS C PA G R A D U A Ç Ã O 2 0 1 7 ENGENHARIA MECATRÔNICA 45 02 PESQUISAS CPA ENGENHARIA MECATRÔNICA ÍNDICE 1 PESQUISA DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES - ALUNOS... 4 1.1. Estrutura da pesquisa...

Leia mais

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA Marilete Terezinha Marqueti de Araujo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo: O presente artigo apresenta o estudo exploratório inicial,

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor

AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor AVALIE Alfa 2013 Questionário do Professor Caro professor(a), o projeto Avalie Alfa possibilitará a produção de informações sobre a alfabetização no Estado da Bahia, condição indispensável para assegurar

Leia mais

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS FACULDADE HORIZONTINA - FAHOR PAE - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS HORIZONTINA - RS 2011 PAE Programa de Acompanhamento de Egressos I HISTÓRICO Desde 2006, ano em que formou a sua primeira turma,

Leia mais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais

Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Gestão de Recursos Humanos Mapas Mentais Goiânia Ariosvaldo Rosilindo I n s t i t u t o A V e z d o M e s t r e Gestão de Recursos Humanos Interno Externo Carga de trabalho Relação Clima Organizacional

Leia mais

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017

PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 PROAI PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1 Semestre 2017 FACULDADE METROPOLITANA 0 Sumário AVALIAÇÃO DA DIRETORIA PELA COORDENAÇÃO... 2 AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO PELOS FUNCIONÁRIOS... 4 AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT

Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT Proposta de Implantação do Sistema Integrado de Avaliação do Treinamento - SIAT I - Apresentação Treinamento é definido como sendo uma aquisição sistemática de habilidades, regras, conceitos ou atitudes

Leia mais