FÔRMAS DE ALUMÍNIO A IMPORTÂNCIA DAS FÔRMAS DE ALUMÍNIO PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÔRMAS DE ALUMÍNIO A IMPORTÂNCIA DAS FÔRMAS DE ALUMÍNIO PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros:"

Transcrição

1 FÔRMAS DE ALUMÍNIO A IMPORTÂNCIA DAS FÔRMAS DE ALUMÍNIO PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO Parceiros:

2 2 1 A FÔRMA DE ALUMÍNIO E SUA IMPORTÂNCIA Uma variável fundamental para o bom desempenho do sistema parede de concreto é a fôrma de alumínio. As fôrmas agem como uma estrutura provisória, cujo objetivo é moldar o concreto fresco e resistir a todas as pressões do seu lançamento, até que o material adquira resistência suficiente para a desforma. Ao se utilizar o alumínio no processo de fabricação das fôrmas, estamos dotando este equipamento com medidas finais que atendem de forma rigorosa às medidas previstas no projeto de arquitetura e estrutural. Sua montagem industrializada garante a rigidez e a capacidade de resistir aos esforços do concreto, quando este é lançado. É a fôrma que, quando bem montada, determina a geometria dos ambientes: esquadro, prumo e planicidade das paredes, possibilitando assim a redução das etapas ao longo do processo. Importante também avaliar os acessórios necessários para montagem e fixação dos painéis de alumínio, importantes para atingirmos o melhor desempenho desta etapa construtiva.

3 3 A fôrma de alumínio é leve manoportável - e proporciona maior produtividade. A ideia é transformar a obra em uma linha de montagem, com sua sequência determinada por processos bem planejados, desde a montagem até desmontagem da fôrma. Com as fôrmas de alumínio não é necessária utilização de mão de obra especializada. Destaca-se na fôrma sua alta resistência e facilidade na montagem. A fôrma de alumínio se destaca também por oferecer uma opção realmente sustentável para o sistema. Em época de escassez de recursos naturais e necessidade de combatermos o desperdício e o descarte de resíduos, o alumínio, quando não mais puder ser utilizado como fôrma, por suas propriedades e características intrínsecas, pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento. Dados coletados do site da empresa Dani Metais indicam que a cada 1 kg de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados, e para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. A RECICLAGEM DO ALUMÍNIO PROPORCIONA UMA ECONOMIA DE 95% DE ENERGIA ELÉTRICA. 95% DICA A EMPRESA FORNECEDORA DEVE ALINHAR COM OS PROJETISTAS DE ARQUITETURA E DE ESTRUTURA MEDIDAS QUE ATENDAM À COORDENAÇÃO MODULAR. PAINÉIS COM MEDIDAS MÚLTIPLAS DE 5 CM TERÃO MELHOR COMPATIBILIDADE NA FABRICAÇÃO, NA OTIMIZAÇÃO E TAMBÉM NA MONTAGEM.

4 4 2 AÇÕES RECOMENDADAS/ PREMISSAS ESCOLHA DO FORNECEDOR A empresa fornecedora deverá seguir as normas de segurança brasileiras, de sucesso na utilização do produto ofertado. Serviços a serem oferecidos: apoio técnico (treinamento inicial e acompanhamento), assistência técnica local e capacidade de manutenção e de reposição rápida se necessário. Que tenha equipamentos adaptáveis a qualquer tipologia, uma vez que a vida útil da fôrma muitas vezes atende a mais de uma obra. Que elabore projeto de montagem com conceitos de padronização e coordenação modular. Avaliar integração dos painéis com os acessórios fornecidos. Devem facilitar a montagem e aumentar a produtividade. A empresa fornecedora deverá atender às normas de fabricação e de segurança. Avaliar os equipamentos de segurança: linha de vida, plataforma de trabalho, guarda-corpo de proteção. Fornecedor que treine e acompanhe na obra o início dos trabalhos de recebimento da fôrma e sua respectiva montagem. DICA SOLICITE PROJETOS EXECUTIVOS DE MONTAGEM E VISITAS DE TÉCNICOS AO LONGO DA EXECUÇÃO DAS ESTRUTURAS.

5 5 MANUSEIO Iniciar a montagem com treinamento técnico junto da equipe que irá realizar o trabalho. O transporte horizontal e vertical deve seguir o plano de montagem previamente estabelecido e de conhecimento da empresa fornecedora e projetista de estrutura. Limpeza dos painéis: atividade fundamental. A cada desforma limpar todos os painéis na face de contato e nas bordas laterais. Utilizar espátulas de aço no tamanho adequado. Durante a concretagem lavar os painéis expostos ao ambiente, eliminando respingos e escorrimentos de concreto. A utilização de equipamento - lava jato tem ótimo desempenho para esta recomendação. A desforma também deve ter o sequenciamento previsto no projeto de montagem e desmontagem das fôrmas, elaborado pelo fabricante. DICA SEGUIR PLANO DE MONTAGEM DOS PAINÉIS.

6 6 MONTAGEM Seguir rigorosamente os projetos de montagem elaborados pela empresa fornecedora. Seguir as recomendações técnicas dos fornecedores das fôrmas de alumínio. A fôrma possui uma vida útil superior às utilizações de um empreendimento e quando seguidas as orientações é bem possível que ela inclusive ultrapasse a quantidade de usos informada pelo fornecedor. É importante que a equipe responsável pela fôrma entenda que se trata de um equipamento que deve ser utilizado muitas vezes em mais de uma obra. Obedecer à velocidade de concretagem prevista no plano de concretagem. Utilize equipamentos e acessórios auxiliares para o prumo e alinhamento das paredes de maneira rigorosa. NÃO IMPROVISE. NA DÚVIDA, CONSULTE O FORNECEDOR. DICA LIMPEZA RIGOROSA DOS PAINÉIS APÓS A DESFORMA GARANTE A VIDA ÚTIL DO EQUIPAMENTO

7 7 DESMOLDANTES O seu objetivo é formar uma fina camada de proteção entre a fôrma de alumínio e o concreto, impedindo a aderência entre ambos, facilitando assim a desforma e aumentando a sua vida útil. Recomenda-se sua aplicação todas as vezes que a fôrma for utilizada, após uma ação de retirada dos excessos de concreto que porventura se acumulem após a concretagem. Aplicar somente na área de contato com o concreto. Sua utilização deve seguir as recomendações técnicas do fabricante: dosagem e modo de aplicação. Não utilize materiais que não sejam especificados e testados para aplicação em fôrmas de alumínio. Óleo diesel, óleo de cozinha e outras práticas danificarão a fôrma de alumínio e comprometerão a aplicação dos materiais de revestimentos sobre o concreto. Fornecedores de referência do mercado já disponibilizam desmoldantes à base de água, já testados e com ótimos resultados obtidos. Uma prática recomendável: limpar a superfície do concreto, após a retirada da fôrma de alumínio, com lixa fina. Esta ação garante 100% na adesão de materiais especificados na etapa de preparo da pintura das paredes e tetos.

8 8 3 PONTOS DE ATENÇÃO As fôrmas de alumínio devem ser tratadas com zelo no canteiro de obra, porque apesar do alumínio ser resistente, qualquer dano na face que faz contato com o concreto vai comprometer diretamente a qualidade final das paredes e lajes concretadas. Com o uso do desmoldante, tem-se a garantia de que o concreto não fará aderência à chapa e não ficarão falhas no concreto. Importante definirmos um traço de concreto adequado às dimensões das paredes. A utilização inadequada de vibradores de imersão durante a concretagem pode danificar as fôrmas de alumínio, comprometendo a qualidade final das superfícies, além de danificar os painéis que as compõem. Não se recomenda lixar a superfície de contato, pois o desgaste mecânico compromete a vida útil do equipamento. Não se deve golpear as fôrmas durante a montagem ou na desmontagem. Se o encaixe ou desencaixe estiver difícil, procure descobrir o que está impedindo e consulte o fornecedor. Não utilize as fôrmas como escadas. Esta atitude imprópria pode danificar os painéis e comprometer pontos de solda que estruturam os mesmos. Caso não sejam seguidas as orientações citadas, alguns resultados negativos podem ocorrer: Baixa qualidade final da estrutura. Redução da vida útil da fôrma de alumínio. Necessidade de retrabalho de atividades não previstas. Baixa produtividade. Risco de acidente de trabalho. NÃO X X NÃO

9 9 4 RESULTADOS POSITIVOS São aspectos importantes: a integração entre os projetos, a escolha de um bom fornecedor e seguir rigorosamente as premissas e recomendações técnicas aqui sugeridas. Treinamento inicial para as equipes que integram o processo fazem toda a diferença: montadores, armadores, instaladores e aplicadores do concreto devem ser orientados previamente e acompanhados sistematicamente ao longo de todo processo. Fator relevante para o bom desempenho do sistema é a gestão dos processos por profissionais que tenham características específicas para este sistema construtivo: determinação, foco no planejamento, boa organização e visão na interação entre todas as interfaces. Resultados a serem obtidos: Acabamento final da estrutura conforme previsto. Etapas de acabamento pós estrutura com redução de retrabalho e aumento da produtividade. Aumento da vida útil das fôrmas. Reaproveitamento das fôrmas para novos empreendimentos. Aumento nos ganhos e redução de custos. PROFISSIONAIS COM DETERMINAÇÃO, FOCO NO PLANEJAMENTO, BOA ORGANIZAÇÃO E VISÃO NA INTERAÇÃO ENTRE TODAS AS INTERFACES SÃO ESSENCIAIS PARA GESTÃO DE PROCESSOS.

10 10 5 EXPERIÊNCIA DE MERCADO CRITÉRIOS E VARIÁVEIS PARA ESCOLHA DO FORNECEDOR Critérios de avaliação PERFORMANCE DA FORMA Durabilidade e robustez da forma: proporciona mais utilizações amortizando melhor os custos de investimento e aumentado os resultados financeiros para o empreendimento. Projeto executivo simples e de fácil manuseio. Quantidade de peças no conjunto e facilidade de montagem: diretamente ligados a produtividade na rapidez de montagem e menor quantidade de pessoas. Eng. Claucio Antônio de Carvalho Diretor de Engenharia Emccamp Residencial S.A. PÓS-VENDA Determinante na implantação do sistema: treinamento, reposição de peças e visão de alteração do produto. UTILIZAÇÃO DAS FORMAS PONTOS IMPORTANTES Pontos importantes para a melhor utilização das formas de alumínio Marcação correta da locação da forma, antes do processo de montagem Alinhamento e travamento de todo conjunto antes da concretagem Utilização do sistema completo de segurança Utilização de todos os processos que completam o projeto em harmonia com o sistema: armação, instalação, concreto, pintura e etc.

11 11 5 EXPERIÊNCIA DE MERCADO IMPORTÂNCIA DAS FORMAS NO DESEMPENHO E QUALIDADE FINAL A forma de alumínio é o principal componente do sistema para desempenho e qualidade. de concreto: cuidados na colocação dos distanciadores, das mangueiras e acessórios do sistema elétrico, da concretagem, desforma e ações pós concretagem Importante, porém, destacar, os cuidados a serem observados em outros sub-sistemas que irão compor o sistema principal parede Limpeza pós concretagem e manutenção periódica aumentam a durabilidade e garantem a qualidade da unidade construída. PRODUTIVIDADE Não existe produtividade sem gestão e não existe gestão sem informação. A produtividade a baixo custo depende sim de uma boa forma, mas é fundamental o acompanhamento diário, equipe treinada, pontualidade nos insumos e uma experiente consultoria, fortalecem e contribuem para conseguirmos bons resultados no processo. Atenção no planejamento e um monitoramento constante para que a obra não crie o efeito cinza, onde apenas a execução das paredes de concreto se torna prioridade. Devemos também destacar a participação de empresas fornecedoras de materiais e serviço no processo executivo. Um número expressivo de soluções foram desenvolvidas e estão disponíveis a todo o mercado que por ventura venham utilizar este sistema: caixilhos de alumínio, distanciadores plásticos de várias medidas e utilizações, chicotes elétricos com enfiação já incorporadas, soluções com tecnologia de ponta em instalações hidro sanitárias (pex), concreto estrutural tipo auto adensável, etc. No fluxo de produção previsto, deveremos contemplar todas atividades pós concretagem, de forma a otimizar as equipes diretas e indiretas, melhorando assim o desempenho de competitividade do sistema. CONCLUSÕES FINAIS Pessoalmente acho o sistema fantástico. Até o presente momento já executamos 32 mil unidades em parede de concreto e não vejo hoje no nosso segmento um sistema que unifica produtividade, limpeza, baixo estoque e organização com baixo índice de mão de obra. Acredito que o sistema tem muito a melhorar principalmente nos serviços que o compõe. A utilização do sistema parede de concreto foi um divisor importante para melhorar o nível de industrialização das nossas obras.

12 12 REFERÊNCIAS TÉCNICAS NBR Norma de paredes de concreto Projeto e Execução Núcleo de Referência Parede de Concreto CRÉDITOS Forsa Brasil SF Formas SH Formas Andaimes e Escoramentos Eng. Ary Fonseca Júnior Signo Engenharia de Processos APOIO INSTITUCIONAL

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros:

A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO. Parceiros: A IMPORTÂNCIA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS-HIDRO SANITÁRIAS PARA O SISTEMA PAREDE DE CONCRETO Parceiros: 1 AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS/ HIDRO SANITÁRIAS E SUAS IMPORTÂNCIAS Uma variável importante para o bom

Leia mais

Sistema de formas para Paredes de concreto

Sistema de formas para Paredes de concreto Sistema de formas para Paredes de concreto EMPRESA Líder no fornecimento de formas para concreto, andaimes e escoramentos metálicos no Brasil Possui 48 anos de experiência no Brasil Ampla presença física

Leia mais

DISTANCIADORES PLÁSTICOS A IMPORTÂNCIA DOS DISTANCIADORES PLÁSTICOS PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES DE CONCRETO. Parceiros: Parceiros:

DISTANCIADORES PLÁSTICOS A IMPORTÂNCIA DOS DISTANCIADORES PLÁSTICOS PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES DE CONCRETO. Parceiros: Parceiros: DISTANCIADORES PLÁSTICOS A IMPORTÂNCIA DOS DISTANCIADORES PLÁSTICOS PARA O SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES DE CONCRETO Parceiros: Parceiros: 2 1 OS E SUA IMPORTÂNCIA Os distanciadores plásticos são soluções

Leia mais

Formas ENGENHARIA FORMAS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO

Formas ENGENHARIA FORMAS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO Formas FORMAS Os sistemas de formas da Mills Solaris são a melhor opção para a construção de paredes extensas, pilares, galerias e túneis, dos mais diversos tipos, proporcionando mais qualidade, segurança

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas PLACA CIMENTÍCIA ÍNDICE Apresentação Placa Cimentícia Imbralit Principais Vantagens 01 01 Informações Técnicas Recomendações do Sistema Manuseio Aplicação Aplicação do produto - imagens Aplicação do produto

Leia mais

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO

CASAS COM PAREDES DE CONCRETO PAREDES DE CONCRETO CASAS COM PAREDES DE CONCRETO 2 PRÉDIOS 5 PAVTS. MCMV 3 25 PAVTS. CONCRETANDO 17ª LAJE TIPO 4 SELEÇAO DO PROCESSO CONSTRUTIVO OBJETIVOS: QUALIDADE DA OBRA FLUXO DE CAIXA POSITIVO RESULTADO

Leia mais

PROJETO. A Importância do Projeto para o Sistema Construtivo Paredes de Concreto. Parceiros:

PROJETO. A Importância do Projeto para o Sistema Construtivo Paredes de Concreto. Parceiros: A Importância do Projeto para o Sistema Construtivo Paredes de Concreto Parceiros: 2 UM QUE NASCE ERRADO DIFICILMENTE SERÁ CORRIGIDO. 1. OS S E SUA IMPORTÂNCIA Devemos sempre entender o projeto de uma

Leia mais

Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento

Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento Argamassas de revestimento Conheça os produtos industrializados existentes no mercado e veja dicas para compra, recebimento e armazenamento Reportagem: Gisele C. Cichinelli As argamassas de revestimento

Leia mais

SISTECCON. Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares

SISTECCON. Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares SISTECCON Sistema Tecnológico de Construção Ltda. Formas plásticas modulares Empresa de base tecnológica com sede em Pelotas/RS, voltada a construção seriada, em grande escala, de casas, edifícios e indústrias,

Leia mais

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Contribuição técnica nº 10 Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Autor: Técnº Raphael Silva raphaello.silva@gmail.com Introdução A utilização do aço como material

Leia mais

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO

TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO TECNOLOLOGIA BUBBLEDECK AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO GARAGEM DO GALEÃO Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2015 01 RESUMO DA SITUAÇÃO 01 Ampliação do Aeroporto 01 Planta de Situação Ampliação do Edifício Garagem

Leia mais

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Título do Trabalho SISTEMA REGULÁVEL DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDA DE COLABORADORES PARA TRABALHOS EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL Área de aplicação SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL INDUSTRIALIZAÇÃO

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento índice Fases básicas da obra...3 Importância da estrutura...4 Mapa estrutural...5 Alvenaria...7 Cobertura...8 Acabamento...9 Como escolher o cimento...10 Portfólio...12 Dicas...14 Uma obra passa por dezenas

Leia mais

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas.

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas. Paredes de concreto Sistema, assim como a produtividade, está associado a uso de concreto autoadensável, que não exige vibração. Veja como fazer montagem e desmontagem das fôrmas, bem como o lançamento

Leia mais

CONCRETAGEM

CONCRETAGEM CONCRETAGEM WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 06 Equipamentos de Segurança 07 Componentes do Sistema 08 Sequência de instalação 10 Gancho de fixação 10 Instalação do Suporte 11 Conservação do Equipamento

Leia mais

PROTEÇÃO DE PILAR

PROTEÇÃO DE PILAR PROTEÇÃO DE PILAR WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Gancho de fixação 08 Instalação do Suporte 09 Conservação do

Leia mais

built build to LAJES SLABFORM

built build to LAJES SLABFORM uilt build to LAJES LAJES SLABFORM Empresa Projetos Produtos SLABFORM Sistema modular de formas de alumínio para a concretagem in loco de lajes de concreto maciço ou leve. O SlabForm é um sistema de

Leia mais

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO

ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO ASPECTOS SOBRE A PRODUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO Tomando-se como parâmetro a execução de um pavimento tipo e considerando que o SISTEMA DE FÔRMAS esteja previamente definido, tem-se basicamente

Leia mais

Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras. Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock

Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras. Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock Estratégias para redução de custos e aumento de produtividade em canteiros de obras Eng o Arnaldo Cabral Gerente Comercial MBP Isoblock Com mais de 70 anos, o Grupo MBP, com sua sede em Barra do Piraí/RJ,

Leia mais

Locação e Vendas de Equipamentos

Locação e Vendas de Equipamentos Locação e Vendas de Equipamentos Especificação e Modelo de Montagem do Andaime 1 - Considerando que os quadros pesam 12,06kg, sendo industrializado com tubo patente em aço carbono SAE 1010 42,20 mm # 2,65

Leia mais

Serviços - Construção Civil

Serviços - Construção Civil Serviços - Construção Civil Belgo Pronto Mais que um serviço de corte e dobra de aço, Belgo Pronto é um conjunto de soluções em aço para a execução da etapa estrutural de obras de todos os portes com mais

Leia mais

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL O PROJETO O projeto de alvenaria pressupõe a integração perfeita entre todos os projetos que passam a formar um só projeto sob

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 2. Deficiência x Excelência Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 7 Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa

Leia mais

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos

1. estrutura porta palete: gem zena ma ar 2. mini porta palete 3. mezaninos 1 2 armazenagem 1. estrutura porta palete: estrutura modular de encaixe, projetada conforme peso e o tipo de mercadoria a ser armazenada, bem como as características de recebimento, movimentação e expedição.

Leia mais

Conhecendo o Lumiform. Abre aspas % dos pisos padrões e o console que alcança até dois metros... 1º.Semestre 2017 forma de laje sem pino

Conhecendo o Lumiform. Abre aspas % dos pisos padrões e o console que alcança até dois metros... 1º.Semestre 2017 forma de laje sem pino Conhecendo o Lumiform O Lumiform é um forma totalmente em alumínio para confecção de paredes, lajes, vigas e pilares feitas no local. Geralmente são utilizadas em paredes de 10 cm em casas, sobrados e

Leia mais

Formas e escoramentos

Formas e escoramentos Formas e escoramentos Introdução As formas e os escoramentos são peças-chave para dar ao concreto fresco forma e sustentação durante o processo de cura. É de extrema relevância conhecermos os materiais

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 1º Passo: Furação 08 2º Passo: Instalação dos Postes 08

Leia mais

Concreto autoadensável: características e aplicações

Concreto autoadensável: características e aplicações Concreto autoadensável: características e aplicações Prof. Dr. Bernardo Tutikian Coordenador itt Performance / PPGEC / MPARQ Diretor de eventos e conselheiro IBRACON bftutikian@unisinos.br Para se aprofundar...

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010.

SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. SISTEMA CONSTRUTIVO EM STELL FRAME FICHA CATALOGRÁFICA-4 DATA: DEZEMBRO/2010. Tecnologias, sistemas

Leia mais

Conheça a nossa empresa

Conheça a nossa empresa A EMPRESA A JRF MONTAGEM & MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, com sede em Uberaba, estado de Minas Gerais, especializada na prestação de serviços em Montagem de Andaimes tubo Rohr, Faixaderio, Cimbramentos, Escoramentos,

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

SOLUÇÕES EM ACESSO SEJA QUAL FOR O SEU DESAFIO EM ACESSO, A MILLS TEM A SOLUÇÃO.

SOLUÇÕES EM ACESSO SEJA QUAL FOR O SEU DESAFIO EM ACESSO, A MILLS TEM A SOLUÇÃO. SOLUÇÕES EM ACESSO SEJA QUAL FOR O SEU DESAFIO EM ACESSO, A MILLS TEM A SOLUÇÃO. PLATAFORMA CREMALHEIRA Sistema versátil que permite acesso a fachadas com produtividade e segurança. O equipamento não ocupa

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL São Paulo, 28 de setembro de 2017 Luiz Henrique Ceotto lhceotto@terra.com.br UM POUCO DE HISTÓRIA EVOLUÇÃO DAS

Leia mais

DRYWALL. tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado.

DRYWALL. tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. DRYWALL DRYWALL Drywall é uma tecnologia que substitui as vedações internas convencionais (paredes, tetos e revestimentos) de edifícios de quaisquer tipos, consistindo de chapas de gesso aparafusadas em

Leia mais

Aço com qualidade, economia e velocidade. Somos a Manchester.

Aço com qualidade, economia e velocidade. Somos a Manchester. Aço com qualidade, economia e velocidade. Somos a Manchester. Armadura Pronta Soldada A solução sob medida para a sua obra O processo de industrialização na construção civil é a última tendência mundial

Leia mais

LIBERA ALVENARIA

LIBERA ALVENARIA LIBERA ALVENARIA WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 1º Passo: Instalação do prisioneiro 08 2º Passo: Fixação do

Leia mais

ESCORAMENTO SISTEMA DE ESCORAMENTO METÁLICO PARA LAJES E VIGAS.

ESCORAMENTO SISTEMA DE ESCORAMENTO METÁLICO PARA LAJES E VIGAS. ESCORAMENTO SISTEMA DE ESCORAMENTO METÁLICO PARA LAJES E VIGAS. ESCORAMENTO MECAN Pela facilidade de montagem e versatilidade, o escoramento metálico Mecan permite montagens rápidas e seguras, proporcionando

Leia mais

Sistemas Especiais ENGENHARIA SISTEMAS ESPECIAIS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO

Sistemas Especiais ENGENHARIA SISTEMAS ESPECIAIS EXPERTISE TECNOLOGIA SOLICITE UMA COTAÇÃO Sistemas Especiais SISTEMAS ESPECIAIS A categoria de Sistemas Especiais da Mills Solaris compreende um conjunto de equipamentos de alta tecnologia para atender projetos complexos como a construção de pontes

Leia mais

03/04/2017. Fôrma - é o conjunto de componentes cujas funções principais são:

03/04/2017. Fôrma - é o conjunto de componentes cujas funções principais são: Docente: Me. Thalita Lima Email: thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Abril - 2017 Conceitos: Fôrmas são elementos pertencentes à estrutura, na fase de sua execução, destinados a dar forma definitiva ao

Leia mais

built build to FORMAS

built build to FORMAS uilt build to FORMAS FORMAS MINIMAG Formas_MINIMAG 236 Empresa Projetos Produtos FORMAS MINIMAG PARA CONCRETAGEM VERTICAIS Formas modulares leves, em aço, muito versáteis devido à montagem rápida e ao

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia. Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL AÇÕES E DIMENSIONAMENTO DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UM EDIFÍCIO COMERCIAL EM AÇO Aluno: Nayara

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400 MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BANDEJAMENTO SMBT 2500 SMBT 1400 SMBRT 2500 SMBRT 1400 Sumário 1- Instruções de Montagem e Ancoragem para Plataformas/Bandejas... 3 2- TERMO DE GARANTIA... 3

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO

CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO CONTROLE TECNOLÓGICO DO CONCRETO O QUE É PRECISO SABER? ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função - INDUSTRIAL, SGS RESUMO Este documento descreve de forma simples e resumida os mais importantes aspectos, conceitos

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I ECV 5356 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO - FÔRMAS escolher 1 pavimento inteiro, incluindo montagem de fôrmas de pilares, vigas,

Leia mais

Argamassas e Equipamentos

Argamassas e Equipamentos Componentes: Argamassas e Equipamentos Engº Fábio Campora Argamassa Equipamentos Logística de obra Equipe de aplicação Argamassa Definição Argamassa Mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes

Leia mais

EXCELENTE CONFORTO COM ISOLAMENTO TERMO ACÚSTICO //O QUE FAZEMOS

EXCELENTE CONFORTO COM ISOLAMENTO TERMO ACÚSTICO //O QUE FAZEMOS //QUEM SOMOS A Vendap Locação de Equipamentos oferece uma linha diversificada de produtos e soluções inovadoras em módulos Termo Acústicos. O MÓDULO VENDAP É UM PRODUTO INOVADOR E DIFERENCIADO A empresa

Leia mais

Sistema construtivo de painéis. Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto

Sistema construtivo de painéis. Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto Sistema construtivo de painéis Sistema construtivo industrializado em painéis de concreto Descrição da tecnologia Sistema construtivo de placas estruturais, produzidas em linha de produção: Paredes estruturais

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 1ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto

Disciplina: Construção Civil I Estruturas de Concreto UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Construção Civil I André Luís Gamino Professor Área de Construção Civil Componentes Formas: molde para

Leia mais

CUSTOMIZAÇÃO CONFORME NECESSIDADE DOS CLIENTES A PARTIR DO SISTEMA CONSTRUTIVO EUROBRAS SOLUÇÕES INDUSTRIALIZADAS PARA CONSTRUÇÕES TEMPORÁRIAS

CUSTOMIZAÇÃO CONFORME NECESSIDADE DOS CLIENTES A PARTIR DO SISTEMA CONSTRUTIVO EUROBRAS SOLUÇÕES INDUSTRIALIZADAS PARA CONSTRUÇÕES TEMPORÁRIAS 2018 CUSTOMIZAÇÃO CONFORME NECESSIDADE DOS CLIENTES A PARTIR DO SISTEMA CONSTRUTIVO EUROBRAS SOLUÇÕES INDUSTRIALIZADAS PARA CONSTRUÇÕES TEMPORÁRIAS ATENDIMENTO BRASIL PAULÍNIA SP BOM JESUS DOS PERDÕES

Leia mais

Palestra: Características e exemplos práticos de sistemas prediais industrializados

Palestra: Características e exemplos práticos de sistemas prediais industrializados Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Palestra: Características e exemplos práticos de sistemas prediais industrializados Eduardo de Setti Alves Diretor da Merc Kits

Leia mais

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS Apresentam-se na seqüência as planilhas e procedimentos de coleta de dados. Tais planilhas e procedimentos estão divididos de acordo com o material, sendo que inicialmente é apresentada as planilhas e

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Civil Departamento de Estruturas e Edificações Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Jéssica Gomes de Souza Alcântara

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO DA CADEIA NO PROCESSO MARCELO P. MOACYR

A PARTICIPAÇÃO DA CADEIA NO PROCESSO MARCELO P. MOACYR A PARTICIPAÇÃO DA CADEIA NO PROCESSO MARCELO P. MOACYR AGENDA: O QUE ESPERÁVAMOS DO SISTEMA O QUE ESPERÁVAMOS DA CADEIA O QUE ACONTECE O PAPEL DA CADEIA ERROS E ACERTOS ESTAMOS PREPARADOS? O QUE FAZER?

Leia mais

Parabéns por sua compra!

Parabéns por sua compra! Jerivá Parabéns por sua compra! Parabéns por sua compra! A GVP Mobile traz até você as melhores soluções em criatividade, sustentabilidade e design. Para assegurar a qualidade e o melhor aproveitamento

Leia mais

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO PLATAFORMA DE DESCARGA 1500

MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO PLATAFORMA DE DESCARGA 1500 MANUAL TÉCNICO DE INSTALAÇÃO PLATAFORMA DE DESCARGA 1500 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- TERMO DE GARANTIA... 3 3- COMO E ONDE CONSERVAR ESTE MANUAL... 3 4- ATUALIZAÇÃO DE PRODUTOS E MANUAL DE INSTRUÇÕES...

Leia mais

Sistema de fôrmas para Paredes de concreto

Sistema de fôrmas para Paredes de concreto Sistema de fôrmas para Paredes de concreto SF SISTEMA DE FÔRMAS PARA CONCRETO A SF é uma empresa pioneira no Brasil na comercialização e produção do sistema em série de fôrmas de alumínio. Esta história

Leia mais

FÔRMAS METÁLICAS IMANTADAS

FÔRMAS METÁLICAS IMANTADAS FÔRMAS METÁLICAS IMANTADAS 1 Introdução 1.1 Problema Analisado 1.1.1 A Demanda de Tempo e insumos para a Implantação de uma Fôrma Convencional Fôrmas convencionais (madeira) e até mesmo as formas metálicas

Leia mais

SARGENTO

SARGENTO SARGENTO WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Instalação do sargento 08 Forma de Instalação 09 Travamento na estrutura

Leia mais

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias para Habitações de Interesse Social Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias

Leia mais

Yep. Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Lateral de Geladeira - 34cm Lateral de Geladeira - 57cm Partes do Produto 1- Lateral de Geladeira Componentes 1- Os parafusos para união acompanhem os módulos em que a (s) lateral (is) será (ão) fixada

Leia mais

MÉTODO EXECUTIVO ME - 16 Assentamento e Rejuntamento Cerâmico

MÉTODO EXECUTIVO ME - 16 Assentamento e Rejuntamento Cerâmico Objetivo: O objetivo do método é detalhar o processo de aditivação de argamassas colantes tipo AC-I e de rejuntes para execução de assentamento e rejuntamento cerâmico de modo a propiciar o treinamento

Leia mais

poder de compra x custo da construção

poder de compra x custo da construção ALVENARIA ESTRUTURAL - introdução e materiais - Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br poder de compra: poder de compra x custo da construção custo da construção: tecnologia:

Leia mais

PROF. ENOQUE PEREIRA

PROF. ENOQUE PEREIRA PROF. ENOQUE PEREIRA - Estudo e indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, para se obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas. - Combinação

Leia mais

Parabéns por sua compra!

Parabéns por sua compra! Murici Solteiro n Parabéns por sua compra! Parabéns por sua compra! A GVP Mobile traz até você as melhores soluções em criatividade, sustentabilidade e design. Para assegurar a qualidade e o melhor aproveitamento

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA

ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA CHAPAS LISAS ESTOQUE VARIADO E À PRONTA ENTREGA Fundada em 1976 na cidade de Aparecida de Goiânia/GO, a Metalforte começou a sua história como uma indústria metalúrgica de carretas agrícolas. Crescemos

Leia mais

GRUPO DEFENSE Tecnologia em Sistemas e Serviços para Construção Civil

GRUPO DEFENSE Tecnologia em Sistemas e Serviços para Construção Civil GRUPO DEFENSE Tecnologia em Sistemas e Serviços para Construção Civil Catálogo de Produtos 2017 GRUPO DEFENSE Soluções inteligentes para sua obra SISTEMA DE LINHA DE VIDA Equipamento obrigatório na proteção

Leia mais

>>contramarco de concreto 42

>>contramarco de concreto 42 >>contramarco de concreto 42 A fim de fornecer maior abertura para iluminação e ventilação, foi desenvolvido o contramarco de concreto como extensão do modo e tecnologia do sistema. Com padrão de acabamento

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

SUPORTE DE BANDEJA

SUPORTE DE BANDEJA SUPORTE DE BANDEJA WWW.METROFORM.COM.BR Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 Gancho de fixação 08 Gancho de fixação em cantos externos

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL CIMBRAMENTO E FÔRMAS

CONSTRUÇÃO CIVIL CIMBRAMENTO E FÔRMAS CONSTRUÇÃO CIVIL CIMBRAMENTO E FÔRMAS CIMBRAMENTO Conjunto de elementos que constituem uma estrutura de suporte provisória, utilizada durante a construção de vigas e lajes. Re-escora ou Escoramento remanescente

Leia mais

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA LOTE

Leia mais

Manual Técnico para Fixação de Chumbadores Alutim Acessórios de Metais

Manual Técnico para Fixação de Chumbadores Alutim Acessórios de Metais Manual Técnico para Fixação de Chumbadores Alutim Acessórios de Metais WWW.ALUTIM.COM.BR Elaborado pela Equipe Técnica L.A Falcão Bauer Data de elaboração: 29/08/2017 2 A empresa A Alutim é uma empresa

Leia mais

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais.

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais. www.tessela.com.br Materiais Necessários Nível, régua, prumo, trena e esquadro Reconhecimento e adequação da superfície, controle do assentamento. Serra mármores munida de disco de diamante Efetuar recortes

Leia mais

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto;

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto; Produto COMPOUND ADESIVO é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altas resistências em baixas idades, média fluidez, possibilitando grande facilidade para manuseio. Proporciona alto rendimento

Leia mais

CO-18. Corrimão duplo. Componentes. Código de listagem. Atenção. Elaboração Data 12/06/07 Página 1/11

CO-18. Corrimão duplo. Componentes. Código de listagem. Atenção. Elaboração Data 12/06/07 Página 1/11 1/11 2/11 3/11 4/11 5/11 6/11 7/11 8/11 9/11 10/11 DESCRIÇÃO Constituintes CORRIMÃO (galvanizado a fogo e com pintura eletrostática): - Tubo de aço carbono, tipo industrial, Ø=41,27mm (1 5/8 ), e=2,5mm.

Leia mais

MANIPULAÇÃO TRANSPORTE ROBÔS & SISTEMAS DE & AUTOMAÇÕES ESPECIAIS

MANIPULAÇÃO TRANSPORTE ROBÔS & SISTEMAS DE & AUTOMAÇÕES ESPECIAIS MANIPULAÇÃO & SISTEMAS DE TRANSPORTE ROBÔS & AUTOMAÇÕES ESPECIAIS SABO Group, uma família de empresas, fundada em 1984, está localizada em uma propriedade particular com área de 25.000 m² em Vassiliko,

Leia mais

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A.

Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Eng.º Ricardo Toscani Bairro Novo S.A. Economia Mundial (PIB 2010) Economia Mundial (Taxa de Desemprego) Economia Mundial e Brasileira 2,0 % Economia Brasileira (Empregos Formais) Fonte: MTE Economia Brasileira

Leia mais

Savana 1 lugar. Parabéns por sua compra! Termo de Garantia GVP Mobile. crie monte plante compartilhe

Savana 1 lugar. Parabéns por sua compra! Termo de Garantia GVP Mobile. crie monte plante compartilhe crie monte plante compartilhe (62) 99645-5584 (62) 3142-2335 gvpmobile.com.br /gvpmobile @gvpmobile Savana 1 lugar Parabéns por sua compra! Termo de Garantia GVP Mobile Parabéns por sua compra! A GVP Mobile

Leia mais

Instruções de Montagem das Fôrmas Atex INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX

Instruções de Montagem das Fôrmas Atex INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX Página 1 de 7 INSTRUÇÕES PARA MONTAGEM E UTILIZAÇÃO DAS FÔRMAS ATEX 1. É indispensável passar desmoldante nas fôrmas. 2. É expressamente proibido o uso de pregos nas fôrmas. O uso destes danifica e fragiliza

Leia mais

LANÇAMENTO. Placo Impact. Soluções para paredes resistentes a impactos. AF-Folder Placo Impact_23x21.indd 1

LANÇAMENTO. Placo Impact. Soluções para paredes resistentes a impactos. AF-Folder Placo Impact_23x21.indd 1 Placo Impact LANÇAMENTO Soluções para paredes resistentes a impactos. AF-Folder Placo Impact_23x21.indd 1 06/03/14 15:51 O que significa rigidez? A rigidez é uma propriedade importante no desempenho estrutural.

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 12 Forros FORROS Definição: Revestimento da face inferior da laje ou de telhados de modo a constituir a superfície superior de um ambiente fechado FORROS FORROS Critérios de escolha:

Leia mais

LANÇAMENTO. Placo Impact. Soluções para paredes resistentes a impactos.

LANÇAMENTO. Placo Impact. Soluções para paredes resistentes a impactos. LANÇAMENTO Placo Impact Soluções para paredes resistentes a impactos. O que é rigidez? A rigidez de um sistema define a capacidade do mesmo suportar situações imprevisiveis, trata-se de uma propriedade

Leia mais

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos;

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos; Produto COMPOUND ADESIVO PL é um adesivo estrutural de base epóxi e pega lenta, de alta fluidez, possibilitando a sua aplicação até em locais de difícil acesso e em situações que exijam colagens com maior

Leia mais

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 5 Paredes Maciças de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

ABCEM Estruturas Metálicas

ABCEM Estruturas Metálicas Selo de Excelência - avaliação criada pela ABCEM ABNT Único OC a realizar essa certificação Gestão empresarial de execução de estruturas metálicas. Objetivo: Promoção e o desenvolvimento do mercado da

Leia mais

Platten Serviços elétricos

Platten Serviços elétricos Platten Serviços elétricos Projetos A Empresa. A Platten Serviços Elétricos é uma empresa que combina capacidade e experiência para oferecer com uma nova postura serviços de projetos, montagens teste e

Leia mais

Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra. SEGURANÇA E ECONOMIA PARA SUA OBRA

Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra.  SEGURANÇA E ECONOMIA PARA SUA OBRA Uma linha completa de tubos e conexões idealizados para cada ambiente da sua obra. www.hidraulicapotenza.com.br Nosso negócio é fazer o seu projeto fluir. Somos um dos mais renomados grupos especializados

Leia mais

Alta produtividade Engenharia de projetos Qualidade assegurada Certificado de garantia Sigilo industrial Confiabilidade.

Alta produtividade Engenharia de projetos Qualidade assegurada Certificado de garantia Sigilo industrial Confiabilidade. Há mais de 50 anos no mercado, a Torcisão iniciou as suas atividades no desenvolvimento de materiais para a indústria automobilística, que exigia um rigoroso controle técnico e de qualidade. Em 2006, com

Leia mais

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções

PromaPiso 4mm PromaPiso 2mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje 4 mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA PromaPiso mm PromaPiso mm ProMármore PromaLeve ProCaixilho ProVidro ProBancada PromaLaje 8mm PromaLaje mm Rodapé AcusticFlex ProConcreto Soluções Aluminizadas

Leia mais

ESCORAS 1

ESCORAS   1 ESCORAS WWW.METROFORM.COM.BR 1 Sumario O produto 04 Equipamentos de Segurança 05 Componentes do Sistema 06 Sequência de instalação 08 1º Passo espaçamento interno para travamento 08 2 Passo travamento

Leia mais

Qualidade com Responsabilidade

Qualidade com Responsabilidade Qualidade com Responsabilidade Cumprimento do planejamento físico e financeiro e metas de custo final da Obra; CHAPAS de boa qualidade são essenciais a confecção de uma FORMA de alto desempenho e qualidade;

Leia mais

Desde 1996 RODOWESSLER. A WPR, do grupo Rodowessler possui diversas soluções em Portas para Implementos Rodoviários. Aqui, qualidade é item de série!

Desde 1996 RODOWESSLER. A WPR, do grupo Rodowessler possui diversas soluções em Portas para Implementos Rodoviários. Aqui, qualidade é item de série! esde 1996 PTAS LL-UP E A P, do grupo odowessler possui diversas soluções em Portas para Implementos odoviários. Aqui, qualidade é item de série! 11 94750-2638 11 2431-5300 I: 35*42*62560 E www.rodowessler.com.br

Leia mais

SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA

SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA SOLUÇÕES COMPLETAS EM PROTEÇÃO PARA SUA OBRA PromaPiso ProBancada ProVidro ProCaixilho PromaLaje Preserve. Proteja. Promaflex. Panfleto_Final_VCores-v2.indd 1 A EMPRESA A Promaflex é uma empresa do Grupo

Leia mais