Elaine Chen, Gerente de Produto. Como usar o R e o Tableau

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elaine Chen, Gerente de Produto. Como usar o R e o Tableau"

Transcrição

1 Elaine Chen, Gerente de Produto Como usar o R e o Tableau

2 2 Conteúdo O que é o R?...3 Quais são os benefícios do uso do R?...3 Como é a integração do Tableau com o R?...4 A quem se destina esse recurso?...5 Quais recursos do R estão disponíveis no Tableau 8.1?...6 Isso significa que o Tableau agora pode fazer análises preditivas?...7 Quais recursos do R não estão disponíveis no Tableau 8.1?...7 Como começo a usar o Tableau com o R?...8 Existem mais recursos para eu aprender a usar o R?...9

3 3 O que é o R? O R é um software de linguagem estatística conhecida usado para fazer análises estatísticas sofisticadas e análises preditivas, como modelagens lineares e não lineares, testes estatísticos, análises de série temporal, classificação, clusters, etc. s O R é um ambiente de software gratuito para cálculos e gráficos estatísticos. Ele compila e executa uma grande variedade de plataformas UNIX, Windows e Mac. O console do R utiliza principalmente uma interface de linha de comando, mas existem muitas ferramentas de GUI disponíveis para download que facilitam a criação de programas do R (a maioria delas é gratuita). Com o R, os usuários podem criar variáveis, fórmulas, funções e gráficos para visualizar suas análises e previsões. Como um software de linguagem de código-fonte aberto gratuito, há uma comunidade de colaboradores que continuamente cria novos pacotes (extensões) para o R, definindo funções estatísticas avançadas que não foram originalmente criadas no R. Esses pacotes podem ser baixados para o R para expandir seus recursos. A maioria desses pacotes também é desenvolvida e disponibilizada gratuitamente. Por esse motivo, o R se tornou muito popular e continua ganhando novas funcionalidades. Quais são os benefícios do uso do R? O R oferece uma maneira avançada de fazer análises estatísticas em grandes volumes de dados. Além de ser gratuito, o que contribui para o seu crescimento. Como ele é um software de código-fonte aberto, novos pacotes e funções são criados o tempo todo. Por isso, se você não conseguir encontrar um recurso, pesquise um pacote com a ação desejada ou crie você mesmo o seu. No entanto, o R apresenta algumas limitações. Para ser flexível, o R otimiza uma interface de linha de comando e utiliza sua própria sintaxe e linguagem de programação. Isso exige que você tenha algum conhecimento de programação para aproveitar os diversos recursos oferecidos. Outros pacotes de estatística proprietários pagos geralmente têm interfaces gráficas do usuário que são muito mais fáceis e não exigem conhecimentos de programação.¹ Essas soluções são destinadas a usuários que não conhecem a linguagem de programação do R ou que não precisam dos recursos sofisticados viabilizados pelo R. ¹ Por exemplo, Rattle é uma GUI específica para mineração de dados.

4 4 Como é a integração do Tableau com o R? Os modelos e funções do R agora podem ser usados no Tableau por meio da criação de novos campos calculados que chamam dinamicamente o mecanismo do R e transmitem os valores para o R. Então, os resultados são retornados ao Tableau para poderem ser utilizados no mecanismo de visualização do Tableau. K-Means Clustering with R and Tableau 8 Sepal length Species I. setosa I. versicolor I. virginica Sepal width Petal length Petal width Usando o R junto com o Tableau, você pode ter acesso a funções estatísticas comuns, como agrupamento k-means.

5 5 A quem se destina esse recurso? Esse recurso é destinado principalmente aos usuários que estão familiarizados com o R. Ele NÃO é destinado a iniciantes em R. Qualquer pessoa que quiser usar as novas funções deve primeiro aprender a usar o R para aproveitar seus recursos no Tableau. Os usuários que já conhecem o R irão considerar a integração benéfica por vários motivos: Eles poderão fazer análises estatísticas em seus dados do Tableau. Eles poderão acessar qualquer pacote ou função do R que estiver instalado em um servidor do R ao qual eles têm acesso. Eles poderão aproveitar todos os recursos de visualização no Tableau para entender e analisar melhor seus dados, sem precisar manipulá-los no R (o que pode ser trabalhoso) e obtendo o mesmo efeito. Os pré-requisitos para utilizar o recurso incluem: Os usuários devem estar familiarizados com a linguagem do R para escrever os scripts e as chamadas funcionais de que precisam. Os usuários devem ter acesso a um servidor do R para acessar as funções do R no Tableau Desktop ou no Tableau Server.² ² O Rserve é um servidor gratuito do R que pode ser instalado localmente em um desktop ou em um laptop. Veja abaixo mais informações sobre o Rserve.

6 6 Quais recursos do R estão disponíveis no Tableau 8.1? Tableau Desktop: Existem quatro funções integradas que são usadas para chamar funções e modelos específicos do R. As funções são: SCRIPT_REAL SCRIPT_STR SCRIPT_INT SCRIPT_BOOL Essas funções diferem apenas no tipo de resultado que retornam: um número real, uma cadeia de caracteres, um inteiro ou um booleano. Os argumentos transmitidos para cada uma dessas funções incluem scripts e chamadas de função da linguagem do R. Você pode transmitir 1 ou mais argumentos para o R, que serão transmitidos dinamicamente pelo Tableau. Por exemplo, você pode transmitir as vendas de cada cliente em uma visualização. Ao usar o Desktop, você precisará ter um servidor do R (via Rserve³) que o Tableau possa acessar para chamar as novas funções. Tableau Server: O Tableau Server deve ser capaz de se comunicar com seu servidor do R para que as pastas de trabalho com a função do R funcionem. Depois de fazer isso, você poderá compartilhar pastas de trabalho e exibições com outras pessoas, enquanto continua incorporando os resultados dos cálculos do R. Se não houver um servidor do R em execução que o Tableau Server possa acessar, essas pastas de trabalho não exibirão o resultado correto. ³ O que é o Rserve? O Rserve permite que outros programas usem recursos do R (visite sem precisar inicializar o R ou conectar a uma biblioteca do R. O Rserve oferece suporte à conexão remota, autenticação e transferência de arquivo. O uso típico é integrar o back-end do R para o cálculo de modelos estatísticos, gráficos, etc., em outros aplicativos.

7 7 Tableau Online e Tableau Public: Atualmente, o Tableau Online e o Tableau Public não oferecem suporte ao R. Por isso, os recursos estatísticos do R não estão disponíveis nesses serviços. Isso significa que o Tableau agora pode fazer análises preditivas? O Tableau já oferece vários recursos preditivos integrados, como tendências e previsões. O Tableau 8.1 aprimora a previsão permitindo que você mostre faixas de previsão com níveis ajustáveis de certeza, bem como previsão de várias medidas por painel. Os usuários podem usar modelos de previsão com calendários fiscais. Além disso, novos modelos multiplicativos foram adicionais para que as previsões fossem mais precisas. Vários pacotes do R oferecem recursos de modelagem preditiva avançados, que os clientes do Tableau agora podem aproveitar devido à nova integração com o Tableau 8.1. Quais recursos do R não estão disponíveis no Tableau 8.1? O Tableau pode integrar-se ao R apenas por meio das funções calculadas descritas acima. Isso significa que há diversos recursos importantes do R que os usuários não poderão utilizar diretamente no Tableau. Você não pode exportar dados do Tableau diretamente para o R para executar um novo modelo fora das funções SCRIPT_*. As visualizações criadas no R não podem ser importadas diretamente para o Tableau. No entanto, os arquivos de imagem ou as URLs das visualizações do R que podem ser usadas em dashboards do Tableau. Você não pode importar conjuntos de dados de para o Tableau. O Tableau pode integrar-se ao R apenas por meio das funções SCRIPT_* com campos calculados. Entretanto, você pode usar o R e exportar dados usando uma fonte de dados com suporte (como um arquivo CSV) e, em seguida, visualizar os dados no Tableau.

8 8 Como começo a usar o Tableau com o R? Para os usuários que já estão familiarizados com o R e seus recursos, é muito simples estabelecer a conexão entre o R e o Tableau. As instruções abaixo são para novas instalações que usam uma versão de código-fonte aberto do R. As outras opções podem ser disponibilizadas por outros pacotes, como os da Revolution Analytics. 1. Baixe e instale o R. Clique aqui para encontrar o arquivo e as instruções sobre como baixar o R. 2. Baixe e instale o Rserve. Será necessário instalar um Rserve para o Tableau se conectar e poder utilizar as novas funções de script. No console do R, digite os seguintes comandos: install.packages( Rserve ) library(rserve) Rserve() 3. Conecte o Tableau ao servidor do R. Depois que o Rserve estiver instalado, abra o Tableau Desktop e siga as etapas abaixo: a. Vá para o menu Ajuda e selecione Gerenciar conexão com R. b. Digite um nome de servidor para Localhost (ou ) e uma porta de c. Clique no botão Testar conexão para verificar se está tudo funcionando. Você deve receber uma mensagem de conexão bem-sucedida. Clique em OK para fechar. 4. Comece a usar os scripts do R no Tableau. Agora você pode criar novos campos calculados no Tableau Desktop que utilizam as funções SCRIPT_* para fazer chamadas funcionais no R.

9 9 Sobre a Tableau A Tableau Software permite que as pessoas vejam e entendam os dados. O Tableau ajuda todos a analisar, visualizar e compartilhar informações rapidamente. Mais de contas de usuário obtêm resultados rápidos com o Tableau no escritório e em dispositivos móveis. E dezenas de pessoas usam o Tableau Public para compartilhar seus dados em blogs e sites da Web. Veja como o Tableau pode ajudar você a baixar o programa de avaliação gratuita em Existem mais recursos que posso usar para aprender a usar o R? Sim, existem vários recursos adicionais que podem ser úteis para ajudar você a começar a usar o R e aproveitar seus recursos no Tableau. Como usar o R O projeto do R para cálculo estatístico Tutorial do R: Uma introdução ao R para estatísticas Introdução ao R por desenvolvedores do Google Tutoriais de treinamento do R Coursera: Cursos de dados e estatísticas e Cálculos para análise de dados (jan 2014) Livro: Software para análise de dados Perguntas e respostas sobre estouro de pilha Repositório de scripts do R Blogs sobre o que as pessoas estão fazendo com o R Tableau e R (blogs) TableauLove: Como configurar o Tableau Server para usar o R Blogs do Tableau: Tableau 8.1 e R Jennifer Underwood: Como analisar visualmente modelos preditivos do R no Tableau Dados + Ciência: A codificação geográfica é realizada diretamente no Tableau 8.1 por meio da integração com o R Tableau e Tableau Software são marcas comerciais da Tableau Software, Inc. Todas as outras empresas e nomes de produtos podem ser marcas comerciais das suas respectivas empresas com as quais estão associadas.

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto

Usando VNC para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Usando VNC 3.3.7 para instalar o CallManager da Cisco em um servidor remoto Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Use o VNC com CallManager da Cisco Preparação do

Leia mais

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front

Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front Instalação do MySQL e da ferramenta MySQL- Front 1. Introdução Este tutorial irá ensinar passo a passo como instalar o banco de dados totalmente grátis (muito utilizado na web) e também como instalar a

Leia mais

Fundamentos do R. Prof. Cícero Quarto cicerocq.com

Fundamentos do R. Prof. Cícero Quarto cicerocq.com Fundamentos do R Prof. Cícero Quarto cicerocq.com Prof. Cícero Quarto www.cicerocq.com Os slides são construídos baseados em achados sobre o R (tutoriais da internet e outras fontes digitais e/ou impressas).

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services

Manual Técnico. Instalação e Configuração do Reporting Services 201 6 Manual Técnico Instalação e Configuração do Reporting Services Me ta T e c no l o g i a em So f t wa r e Lt da. Com a instalação do módulo de Reporting services poderemos disponibilizar relatórios,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET

MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH Laboratório de Aplicações de Informática em Saúde - LApIS MANUAL DE INSTALAÇÃO DA WIZARD - VIMET São Paulo Outubro 2014 Este manual

Leia mais

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor

TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor TalkToMe: Um aplicativo para iniciantes no App Inventor Este tutorial passo a passo com imagens guiará você a fazer um aplicativo falado. Para começar, registre-se gratuitamente em uma conta Google: http://accounts.google.com/signup

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010

Guia de Instalação.  1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010 Guia de Instalação Nintex USA LLC 2012. Todos os direitos reservados. Salvo erros e omissões. support@nintex.com www.nintex.com 1 Sumário 1. Instalando o Nintex Workflow 2010... 4 1.1 Executar o instalador...

Leia mais

Atualizações do sistema Adendo do usuário

Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema Adendo do usuário Atualizações do sistema é um serviço do servidor de impressão que mantém o software de sistema de seu servidor de impressão atualizado com as últimas atualizações

Leia mais

Instruções para download e leitura do ebook

Instruções para download e leitura do ebook Resgatar um código de acesso *Observação: Os códigos de acesso são comprados por meio de distribuidores da AHA ou emitidos pelos centros de treinamento. 1. Faça login no site ebooks.heart.org com suas

Leia mais

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0

Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Novidades Plataforma de suporte remoto do SAP Business One Versão do documento: 1.0 08.10.2012 PÚBLICO Novidades da Plataforma de suporte remoto 3.0 Todos os países Convenções tipográficas Estilo de letra

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Android, o primeiro passo é configurar o sistema para receber

Leia mais

Support Assistant. Guia do Usuário e Instalação

Support Assistant. Guia do Usuário e Instalação Support Assistant Guia do Usuário e Instalação Abril de 2016 2016 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa, ConnectKey, WorkCentre e ColorQube são marcas da

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL

Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL Manual do Usuário Linux Educacional 6.0 C3SL MANUAL DO USUÁRIO 1 / 35 Sumário I Os componentes 5 1 Barra de Aplicativos Mais Utilizados 6 1.1 Navegador Web....................................... 6 1.2

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Manual do Usuário. Uma plataforma:

Manual do Usuário. Uma plataforma: Uma plataforma: Manual do Usuário Construmanager é a plataforma online para gestão de projetos e obras mais completa e funcional do setor de construção civil. Com recursos exclusivos como a notificação

Leia mais

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning Guia do Cliente Este guia é para clientes da Microsoft que usam o Centro de Negócios da Microsoft ou o Centro de Licenciamento por Volume da Microsoft. Onde você estiver localizado no mundo determina qual

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Catálogo em Rede. Sumário

Catálogo em Rede. Sumário Sumário Introdução...2 Configurando o Servidor...2 Tipo de firebird utilizado...2 Efetuando a troca do Firebird...4 Verificar se existe Firebird Server instalado...4 Instalando o gerenciador Firebird Server...6

Leia mais

Verifique o LDAP sobre SSL/TLS (LDAP) e o certificado de CA usando Ldp.exe

Verifique o LDAP sobre SSL/TLS (LDAP) e o certificado de CA usando Ldp.exe Verifique o LDAP sobre SSL/TLS (LDAP) e o certificado de CA usando Ldp.exe Índice Introdução Como verificar Antes de Começar Etapas de verificação Resultado de teste Documentos relacionados Introdução

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta

Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Elaborado pela Coordenação de Tecnologia da Informação do IFMT Campus São Vicente Software Aplicativo LibreOffice Writer 5.1 Mala Direta para Etiqueta Sumário de informações do documento Tipo do documento:

Leia mais

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Plataforma G Suite. Professor Márcio Hunecke. Informática Plataforma G Suite Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática PLATAFORMA G SUITE G Suite (antigo Google Apps) é um serviço de nuvem (SaaS Software as a Service) do

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

ArcGIS 1: Introdução ao GIS

ArcGIS 1: Introdução ao GIS Duração: 2 dias (16 horas) Versão: 10.x Material didático: Português www.academiagis.com.br Descrição Este curso apresenta conceitos de GIS e ferramentas ArcGIS usadas para visualizar recursos do mundo

Leia mais

Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação

Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação Copyright Acronis, Inc., 2000-2008. Todos os direitos reservado. Windows e MS-DOS são marcas registradas da Microsoft Corporation. Todas as outras marcas são

Leia mais

Software de configuração para redes NetWare

Software de configuração para redes NetWare Novell NetWare Este tópico inclui: "Software de configuração para redes NetWare" na página 3-37 "Instalação rápida" na página 3-37 "Configuração avançada" na página 3-37 "Configuração do servidor de impressão

Leia mais

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias

SharePoint Online. Pesquisar Encontre Sites, Pessoas ou Arquivos. Criar um site ou postagem de notícias Guia de Início Rápido Realize muito mais de onde quer que esteja com acesso, compartilhamento e armazenamento de arquivos seguros. Entre com sua assinatura do Office 365 e selecione SharePoint no Inicializador

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente VM VirtualBox do Oracle Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Introdução ao Cliente de VPN Global

Introdução ao Cliente de VPN Global Introdução ao Cliente de VPN Global Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall Antes de começar Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall O SonicWall Cliente de VPN Global cria uma conexão de Rede virtual

Leia mais

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência!

Guia Rápido Aplicativo TecViewer. Compatível com toda linha T1/THK. Obrigado pela preferência! Guia Rápido Aplicativo TecViewer Versão 1.0 Compatível com toda linha T1/THK Obrigado pela preferência! Tenha certeza de que estamos sempre trabalhando com empenho para entregar a você equipamentos e serviços

Leia mais

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Apresentamos a seguir o tutorial passo a passo sobre como instalar uma nova instância do SQL Server 2016 Express Edition usando o arquivo de

Leia mais

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop Você pode encontrar a documentação técnica mais atualizada no

Leia mais

Acesso Remoto. Tutorial de Utilização para Android. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

Acesso Remoto. Tutorial de Utilização para Android. Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Acesso Remoto Tutorial de Utilização para Android Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Neste Módulo Você Verá: Apresentação do Acesso Remoto Procedimentos de acesso para dispositivos com

Leia mais

Guia do Usuário do Rescue Lens

Guia do Usuário do Rescue Lens Guia do Usuário do Rescue Lens Índice Rescue Lens Resumo...3 Requisitos de sistema para o Rescue Lens...3 Restrições e limitações do Console web do Lens...4 Iniciando uma sessão do Rescue Lens...5 Iniciar

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Avaliações de produtos SOLIDWORKS

Avaliações de produtos SOLIDWORKS Avaliações de produtos SOLIDWORKS Conteúdo Bem-vindo ao SOLIDWORKS no navegador...3 Introdução...4 Dados de Avaliação...5 Resolução de vídeo...6 Ferramentas básicas...7 Encerrando o SOLIDWORKS...8 Uso

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação Senstar Symphony 7.1 Guia de Instalação Índice Índice Introdução... 3 Symphony Server...3 Symphony Client...3 Xnet... 3...4 Symphony Server requisitos...4 Symphony Client requisitos... 4 Symphony Web Client

Leia mais

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran

Para quem não quiser testar estes procedimentos, e não se importa em manter uma versão antiga do Java, informo que testamos com alguns clientes a tran Erro inesperado netscape javascript Coleta Web ao transmitir DBE. Resolvido O Coleta Online - Programa Gerador de Documentos do CNPJ versão Web, continua na versão 4.7 atualizada em Setembro de 2016. Quando

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning Guia do Cliente O Centro de Negócios da Microsoft lhe permite ver, aprender e usar seus benefícios do E-Learning da Microsoft. Para começar, conecte o Centro de Negócios, selecione Inventário a partir

Leia mais

Introdução ao Tableau Desktop

Introdução ao Tableau Desktop Introdução ao Tableau Desktop Bem-vindo ao Tableau Desktop 9.0. Leia este guia para saber como se conectar a dados, criar exibições e uma história usando dados de exemplo. 1. Conectar a dados. Criar uma

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business.

Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Prezados Alunos, Uma das atividades das disciplinas EAD é a web conferência (webinar). A ferramenta que será utilizada é o Skype for Business. Preferencialmente use o notebook ou PC para participar de

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Etapas de instalação rápida em CD-ROM

Etapas de instalação rápida em CD-ROM Macintosh Este tópico inclui: "Requisitos" na página 3-31 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-31 "Ativando e usando o EtherTalk para Mac OS 9.x" na página 3-31 "Ativando e usando o TCP/IP

Leia mais

Tutorial Django e SVN na IDE Pycharm

Tutorial Django e SVN na IDE Pycharm Tutorial Django e SVN na IDE Pycharm Pré-requisitos para este tutorial: Estar com a versão 4.0.0 (ou superior) do PyCharm instalada. Caso não esteja, baixe e instale seguindo as instruções dependendo da

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Com funcionalidades para gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Funciona como uma rede social acadêmica (estilos são criados por grupos

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W. Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W. Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro INTRODUÇÃO E OBJETIVO A funcionalidade de um determinado

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS

Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS Enviar imagens para um computador (função Wi-Fi) PowerShot G1 X Mark II, PowerShot SX600 HS, PowerShot N100, PowerShot SX700 HS, PowerShot ELPH 340 HS Primeiros passos O procedimento para utilização da

Leia mais

Flávia Cassin (EESC) 1

Flávia Cassin (EESC) 1 Flávia Cassin (EESC) 1 Software gratuito; Funcionalidades: gerenciar, compartilhar, ler, anotar e editar artigos científicos; Grande rede social acadêmica (forma uma base de dados colaborativa); Possui

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle

Guia de instalação. 1. Instalar o equipamento. 2. Instalar o software. Painel de controle Guia de instalação. Instalar o equipamento. Instalar o software Painel de controle . Instalar o equipamento 0 cm (4.0 inches) 33 cm (3 inches) 0 cm (7.9 inches) 0 cm (7.9 inches) 3 89,6 0 50 5 80 Fonte

Leia mais

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue

Spectrum Miner. Versão 8.0. Guia de administração para a integração do Portrait Dialogue Spectrum Miner Versão 8.0 Conteúdo 1 - Introdução Objetivo 4 Quem deve ler este manual 4 Documentação relacionada 4 2 - Visão geral da integração do Miner Visão geral da integração do Miner 6 3 - Instalação

Leia mais

Exportação para dispositivos móveis

Exportação para dispositivos móveis Exportação para dispositivos móveis Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação PROFIBUS da Vivace. O pacote de DTM

Leia mais

Etapas de instalação rápida em CD-ROM

Etapas de instalação rápida em CD-ROM "Requisitos" na página 3-32 "Etapas de instalação rápida em CD-ROM" na página 3-32 "Ativando e usando o EtherTalk para Mac OS 9.x" na página 3-32 "Ativando e usando TCP/IP para Mac OS 9.x" na página 3-33

Leia mais

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012 Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas TQS passaram a exportar desenhos,

Leia mais

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é)

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é) Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Windows 10! Este livro da série Passo a Passo foi feito para que você possa usá-lo da maneira que preferir. Ao lê-lo do início ao fim, seguindo a ordem dos capítulos,

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS

INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS INSTRUÇÕES DE SETUP E USO DA CONEXÃO DE DADOS CELULAR DE MESA ELSYS GSM EPFS12 Passos: ATENÇÃO: Os passos 1, 2 e 3 devem ser realizados com o celular de mesa desconectado do computador. 1 - Efetue o download

Leia mais

Guia de instalação de Plugin

Guia de instalação de Plugin Para você que não esta conseguindo visualizar as Palestras Online de Nossa Casa, essa orientação abaixo vai te ajudar a não ter mais problemas. Para você que usa o Navegador Internet Explorer quando ao

Leia mais

Laboratório de Ciências Computação

Laboratório de Ciências Computação Laboratório de Ciências Computação APP Inventor https://goo.gl/bx1ezt 1 Dispositivos Móveis e Plataformas Os dispositivos móveis fazem parte de nosso dia a dia e nos permitem aplicar a computação de forma

Leia mais

TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER

TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER TUTORIAL PARA INSTALAÇÃO DO MYSQL SERVER O MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados relacional de código aberto usado na maioria das aplicações gratuitas para gerir suas bases de dados. O serviço

Leia mais

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida

Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida Roteador de Banda Larga Guia de Instalação rápida 1 Conectando o Roteador de Banda Larga Antes de conectar o hardware, assegure-se de desligar seu aparelho Ethernet, modem Cable / DSL e o Roteador de Banda

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT no gerente hyper-v de Microsoft Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação - 1 -

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação - 1 - Guia de instalação Configuração necessária Instalação e ativação - 1 - Configuração necessária As aplicações da linha de produtos 4D v15 requerem como mínimo a seguinte configuração: Windows Mac OS Processador

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

Guia para o iniciante no Orthanc Para físicos-médicos, médicos e clínicos gerais.

Guia para o iniciante no Orthanc Para físicos-médicos, médicos e clínicos gerais. Guia para o iniciante no Orthanc Para físicos-médicos, médicos e clínicos gerais. Etapa 1: baixando e instalando Este tutorial se concentra nos binários do Windows. Downloading A última versão do Orthanc

Leia mais

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase

Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase Tutorial de utilização da aplicação no lado servidor com Firebase André Luiz Silveira Marinho 1. Pré-requisitos: Um dispositivo que execute Android 2.3 (Gingerbread) ou mais recente e o Google Play Services

Leia mais

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware

Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Instale e configurar a gerente de rede de FindIT e a ponta de prova da rede de FindIT em uma máquina virtual de VMware Objetivo O Gerenciamento de redes de Cisco FindIT fornece as ferramentas que o ajudam

Leia mais

CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Instalação

CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO. Manual de Instalação CENTRO DE SUPORTE À DECISÃO Manual de Instalação AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Inteligência Educacional e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Alaris Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando o software:

Leia mais

Como Criar um Blog WordPress Guia completo

Como Criar um Blog WordPress Guia completo Como Criar um Blog WordPress Guia completo Tweet 108 Email 14.2K Deseja aprender como criar um blog de forma simples e personalizar a sua presença na Internet? O WordPress é atualmente a plataforma mais

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação - 1 -

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação - 1 - Guia de instalação Configuração necessária Instalação e ativação - 1 - Configuração necessária Consulte a página de download de productos no web site 4D para conhecer a configuração mínima Mac/Windows

Leia mais