MESA 1: O Processo de Construção da Governança no Planejamento Metropolitano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MESA 1: O Processo de Construção da Governança no Planejamento Metropolitano"

Transcrição

1 Seminário Internacional Planejamento Metropolitano: Governança, Ordenamento Territorial e Serviços Metropolitanos em Debate Brasília, 3 e 4 de dezembro de 2015 MESA 1: O Processo de Construção da Governança no Planejamento Metropolitano Palestra 2: Construção da governança interfederaava na Região Metropolitana de Salvador Wladimir António Ribeiro Brasília, 3 de dezembro de 2015

2 SUMÁRIO 1 - A criação da Região Metropolitana de Salvador 2 O impacto da Constituição de 1988 e da orientação fixada pelo STF no julgamento da ADI 1842-RJ 3 A reformulação da Região Metropolitana de Salvador

3 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR CARTA DE 30/10/1969 Art A União, mediante lei complementar, poderá para a realização de serviços comuns, estabelecer regiões metropolitanas, constituídas por municípios que, independentemente de sua vinculação administrativa, façam parte da mesma comunidade sócio-econômica.

4 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Criação das regiões metropolitanas de S. Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Belém e Fortaleza pela Lei Complementar federal nº 14, de 8 de junho de Criação da região metropolitana do Rio de Janeiro pela Lei Complementar federal nº 20, de 1º de julho de 1974.

5 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 2º - Haverá em cada Região Metropolitana um Conselho Deliberativo, presidido pelo Governador do Estado, e um Conselho Consultivo, criados por lei estadual. 1º - O Conselho Deliberativo contará em sua composição, além do Presidente, com 5 (cinco) membros de reconhecida capacidade técnica ou administrativa, um dos quais será o Secretário-Geral do Conselho, todos nomeados pelo Governador do Estado, sendo um deles dentre os nomes que figurem em lista tríplice organizada pelo Prefeito da Capital e outro mediante indicação dos demais Municípios integrante da Região Metropolitana.

6 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 2º º - O Conselho Consultivo compor-se-á de um representante de cada Município integrante da região metropolitana sob a direção do Presidente do Conselho Deliberativo. 3º - Incumbe ao Estado prover, a expensas próprias, as despesas de manutenção do Conselho Deliberativo e do Conselho Consultivo.

7 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 2º º - O Conselho Consultivo compor-se-á de um representante de cada Município integrante da região metropolitana sob a direção do Presidente do Conselho Deliberativo. 3º - Incumbe ao Estado prover, a expensas próprias, as despesas de manutenção do Conselho Deliberativo e do Conselho Consultivo.

8 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 3º -compete ao Conselho Deliberativo: I - promover a elaboração do Plano de Desenvolvimento integrado da região metropolitana e a programação dos serviços comuns; II - coordenar a execução de programas e projetos de interesse da região metropolitana, objetivando-lhes, sempre que possível, a unificação quanto aos serviços comuns. Parágrafo único - A unificação da execução dos serviços comuns efetuar-se-á quer pela concessão do serviço a entidade estadual, quer pela constituição de empresa de âmbito metropolitano, quer mediante outros processos que, através de convênio, venham a ser estabelecidos.

9 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 3º -compete ao Conselho Deliberativo: I - promover a elaboração do Plano de Desenvolvimento integrado da região metropolitana e a programação dos serviços comuns; II - coordenar a execução de programas e projetos de interesse da região metropolitana, objetivando-lhes, sempre que possível, a unificação quanto aos serviços comuns. Parágrafo único - A unificação da execução dos serviços comuns efetuar-se-á quer pela concessão do serviço a entidade estadual, quer pela constituição de empresa de âmbito metropolitano, quer mediante outros processos que, através de convênio, venham a ser estabelecidos.

10 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Lei Complementar federal n 14/73: Art. 5º - Reputam-se de interesse metropolitano os seguintes serviços comuns aos Municípios que integram a região: I - planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social; II - saneamento básico, notadamente abastecimento de água e rede de esgotos e serviço de limpeza pública; III - uso do solo metropolitano; IV - transportes e sistema viário, V - produção e distribuição de gás combustível canalizado; VI - aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental, na forma que dispuser a lei federal; VII - outros serviços incluídos na área de competência do Conselho Deliberativo por lei federal.

11 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR A REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Originalmente, a RMS era composta por oito Municípios, mas após a emancipação de Madre de Deus, Distrito e Salvador até 1990, e de Dias D Ávila, passou a ter dez municípios. Em , foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governo estadual em 3 de janeiro de 2008 a Lei commplementar estadual n. 308, que inclui Mata de São João e São Sebastiao do Passé na RMS. Em 22 de janeiro do ano seguinte, a inclusão de Pojuca foi sancionada pelo governador Jaques Wagner através da lei complementar estadual n. 32.

12 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR A REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

13 A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR A REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Município População (2013) IDH (2010) PIB (em mil reais) Salvador Camaçari S. Fco. do Conde Candeias Simões Filho Lauro de Freitas Dias D Ávila Pojuca S. SebasAão do Passé Mata de S. João Madre de Deus Vera Cruz Itaparica Totais/média , , , , , , , , , , , , , ,

14 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 Art º. Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

15 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF No julgamento da ADI nº 1842-RJ, o STF prestigiou a autonomia municipal. N o j u l g a m e n t o f o r a m d e c l a r a d o s inconstitucionais diversos artigos da lei complementar do Estado do Rio de Janeiro. O STF decidiu que a criação de uma região metropolitana não pode produzir a transferência de competências do Município para o Estado.

16 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF O STF decidiu também que a competência dos serviços de saneamento básico é sempre do Município. Porém quando o Município integrar região metropolitana, o exercício dessa competência deve se dar pelo órgão ou entidade metropolitano.

17 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF Contudo o STF não decidiu o que é e como deve ser formatado o órgão ou entidade metropolitano. Deixou em aberto se ele pode ser formado só por Municípios, se o Estado pode ou não fazer parte dele, ou, ainda, se a sociedade civil também pode integrar a governança do órgão ou entidade metropolitano. Quem vai decidir isso será a lei complementar estadual, caso a caso.

18 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF Voto do Ministro Teori Zavascki: Os votos divergentes têm essa convergência: de considerar incons2tucional o modo como foi cons2tuída a região metropolitana. Entendem que como está não pode ficar. Todavia, como é que deve ser estruturada, como deve ser formatada juridicamente uma região metropolitana? Quanto a este ponto, não há nenhum voto que seja semelhante, que tenha dado uma solução uniforme. (grifamos)

19 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF Ainda o voto do Ministro Teori Zavascki: "Todavia, independentemente do critério que se venha a adotar que, no meu entender deve ficar, em grande medida, reservada ao legislador complementar estadual -, independentemente desse sistema, repito, é certo que ele não pode se conshtuir em pura e simples transferência de competências municipais para o âmbito do Estado-membro, como ocorreu no caso em exame. Esse fundamento é, por si só, suficiente para um juízo de procedência da declaração de inconshtucionalidade das normas." (grifamos)

20 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF Em resumo: o STF decidiu que: a instituição de região metropolitana não leva à transferência de competências constitucionais dos Municípios para o Estado; que os Municípios atingidos devem exercer suas competências por meio do órgão metropolitano; Ficou em aberto quem constituiu e como é a governança do órgão metropolitano, questões a serem decididas por meio da lei complementar estadual que instituir a região metropolitana.

21 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF O ERRO NO ACÓRDÃO Importante informar que houve equívoco na publicação do Acórdão do Julgamento, ocorrido no dia 16 de setembro. Além do Acórdão não constar o voto do Ministro Marco Aurélio, a sua Ementa afirma que o resultado do julgamento acompanhou o voto do Ministro Gilmar Mendes, o que não corresponde à realidade.

22 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ A REGIÃO METROPOLITANA: DECISÃO DO STF O ERRO NO ACÓRDÃO O Voto do Ministro Gilmar Mendes é no sentido de que o Estado faz obrigatoriamente parte da região metropolitana, aglomeração urbana e até da microrregião, bem como veda que nela participe a sociedade civil o que não corresponde ao julgamento, que deixou estas questões em aberto. O PDT, PT e PPS ingressaram com recursos para que o erro seja corrigido.

23 O IMPACTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DA ORIENTAÇÃO DO STF NO JULGAMENTO DA ADI 1842-RJ GOVERNANÇA APÓS ADI 1842-RJ A região metropolitana deve ser dirigida obrigatoriamente por um conselho, em que presentes todos os Municípios ajngidos. Ficou em aberto se o Estado e a sociedade civil podem parjcipar deste conselho. Apesar de o voto do Ministro Joaquim Barbosa ser no senjdo de que haja paridade entre todos os entes (um voto para cada um), no STF prevaleceu que ela não é obrigatória. É inconsatucional o Estado ter 50% ou mais dos votos no conselho deliberajvo da região metropolitana, ou qualquer espécie de arranjo que implique em controle do órgão pelo Estado ou por outro ente da Federação.

24 A REFORMULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 13 DE JUNHO DE 2014, DO ESTADO DA BAHIA 1 A região metropolitana é uma pessoa juriídica de direito público interfederaava ( autarquia intergovernamental ) 2 Seu órgão deliberajvo é o Colegiado Metropolitano, composto pelo governador do Estado e pelos prefeitos dos Municípios metropolitanos 2 Em paralelo ao Colegiado Metropolitano há um Comitê Técnico, composto por 3 técnicos indicados pelo governador, 3 técnicos indicados pelo prefeito de Salvador e por 1 técnico indicado por cada um dos demais prefeitos

25 A REFORMULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 13 DE JUNHO DE 2014, DO ESTADO DA BAHIA 4 Integra a Região Metroplitana o Conselho ParJcipaJvo, composto por 30 (trinta) membros, sendo 01 (um) representante escolhido por cada LegislaJvo e os demais representantes da sociedade civil; 5 O Presidente do Comitê técnico será o Secretário-Geral da Região Metropolitana, sendo o seu representante legal, pondendo parjcipar sem voto das reuniões do Colegiado Metropolitano.

26 A REFORMULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 13 DE JUNHO DE 2014, DO ESTADO DA BAHIA Art. 7º - O Colegiado Metropolitano é a instância máxima da EnAdade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador e somente podera deliberar com a presença de representantes de entes da Federação que detenham pelo menos a maioria absoluta do número total dos votos, sendo que: I - o número de votos de cada Município será proporcional à sua população, na conformidade da úlama contagem do censo promovido pelo InsAtuto Brasileiro de Geografia e EstassAca - IBGE, sendo assegurado a cada Município ao menos um voto; II - o Estado da Bahia tera o mesmo número de votos do Município com maior população; III - a soma dos votos mencionados nos incisos I e II deste arago será 100 (cem).

27 A REFORMULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR LEI COMPLEMENTAR Nº 41 DE 13 DE JUNHO DE 2014, DO ESTADO DA BAHIA Art. 7º ( ) 1º - Para fins de cálculo de votos, adotar-se-ão as seguintes regras de arredondamento: I - conservar o número escrito à esquerda da vírgula, se o algarismo à direita da vírgula for inferior a cinco; II - aumentar uma unidade ao número escrito à esquerda da vírgula, se o algarismo à direita da vírgula for igual ou superior a cinco. 2º - A aprovação de qualquer matéria sujeita a deliberação ocorrera por metade mais um do total de votos, calculados na forma estabelecida neste arago, podendo o Regimento Interno prever hipóteses de quórum qualificado. 3º - Presidira o Colegiado Metropolitano o Governador do Estado ou, nas suas ausências e impedimentos, o Vice-Governador do Estado.

28 A REFORMULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR Município POP. MUN. POP. REF. % Número de votos (Total = 100) Estado da Bahia 37 Salvador 0, ,23 37 Camaçari 0,0709 7,09 7 Candeias 0,0230 2,30 2 São Francisco do Conde 0,0094 0,94 1 Simões Filho 0,0334 3,34 3 Lauro de Freitas 0,0476 4,76 5 Dias D ávila 0,0193 1,93 2 Pojuca 0,0094 0,94 1 São SebasAão do Passé 0,0116 1,16 1 Mata de São João 0,0114 1,14 1 Madre de Deus 0,0050 0,50 1 Vera Cruz 0,0106 1,06 1 Itaparica 0,0057 0,57 1

29 Seminário Internacional Planejamento Metropolitano: Governança, Ordenamento Territorial e Serviços Metropolitanos em Debate Brasília, 3 e 4 de dezembro de 2015 MESA 1: O Processo de Construção da Governança no Planejamento Metropolitano Palestra 2: Construção da governança interfederaava na Região Metropolitana de Salvador Wladimir António Ribeiro Brasília, 3 de dezembro de 2015 (61) wladimir_ribeiro@manesco.com.br

XIII Congresso Goiano de Direito Administrativo W L A D I M I R A N T Ó N I O R I B E I R O G O I Â N I A, 1 3 D E M A I O D E

XIII Congresso Goiano de Direito Administrativo W L A D I M I R A N T Ó N I O R I B E I R O G O I Â N I A, 1 3 D E M A I O D E XIII Congresso Goiano de Direito Administrativo REGIÕES METROPOLITANAS E SANEAMENTO BÁSICO W L A D I M I R A N T Ó N I O R I B E I R O G O I Â N I A, 1 3 D E M A I O D E 2 0 1 4 XIII Congresso Goiano de

Leia mais

Arranjo Normativo e Institucional para o Setor de Saneamento Básico em Regiões Metropolitanas. São Paulo, 08 de Outubro de 2013.

Arranjo Normativo e Institucional para o Setor de Saneamento Básico em Regiões Metropolitanas. São Paulo, 08 de Outubro de 2013. Arranjo Normativo e Institucional para o Setor de Saneamento Básico em Regiões Metropolitanas São Paulo, 08 de Outubro de 2013. A ASSEMAE Fundada em 1984, no Triângulo Mineiro, a Assemae surgiu da necessidade

Leia mais

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Agência RMBH 10 de agosto de 2016 Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH RMBH 34 municípios 4,8 milhões habitantes Colar Metropolitano

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

Victor Carvalho Pinto

Victor Carvalho Pinto Victor Carvalho Pinto São Paulo, 6 de março de 2015 Uma cidade, vários municípios Funções públicas incompatíveis com divisas municipais Serviços públicos Mobilidade Saneamento básico Regulação Uso do solo

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo

LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo LEI COMPLEMENTAR Nº 760, DE 1º DE AGOSTO DE 1994 Estabelece diretrizes para a Organização Regional do Estado de São Paulo O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta

Leia mais

Lei n , de 12 de janeiro de 2015.

Lei n , de 12 de janeiro de 2015. Lei n 13.089, de 12 de janeiro de 2015. Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 815, DE 30 DE JULHO DE 1996

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 815, DE 30 DE JULHO DE 1996 LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 815, DE 30 DE JULHO DE 1996 Cria a Região Metropolitana da Baixada Santista, autoriza o Poder Executivo a instituir o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da

Leia mais

Titularidade dos Serviços Públicos, Competência de Saneamento Básico

Titularidade dos Serviços Públicos, Competência de Saneamento Básico Titularidade dos Serviços Públicos, Instituição de Região Metropolitana e Competência de Saneamento Básico Hugo de Oliveira Novembro de 2013 Agenda 1) A Decisão 2) Possíveis Interpretações 3) Arranjos

Leia mais

Câmara Metropolitana de Integração Governamental

Câmara Metropolitana de Integração Governamental Câmara Metropolitana de Integração Governamental Grupo Executivo de Gestão Metropolitana 07 de abril de 2015 - SEAERJ LINHA DO TEMPO - RMRJ 1974 1975 1989 1990 1997 2007 2010 Criação da Região Metropolitan

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS NOVEMBRO DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS NOVEMBRO DE 2018 BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS NOVEMBRO DE 2018 Em novembro de 2018, registrou-se um saldo positivo de 37 empregos formais entre as ocupações de Enfermeiro (CBO 2002) na Bahia. Este saldo foi

Leia mais

13ª Reunião CONESAN - 18/12/13

13ª Reunião CONESAN - 18/12/13 13ª Reunião CONESAN - 18/12/13 Efeitos na Dtularidade e no planejamento do saneamento básico nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos face ao julgamento das A D I s 1 8 4 2 e 2 0 7 7. Pedro A.

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA

GOVERNANÇA METROPOLITANA GOVERNANÇA METROPOLITANA Recife, 14 de agosto de 2009 REGIÕES METROPOLITANAS No Brasil, o processo de metropolização evidenciou-se a partir do século XX. 1973 A Lei Federal N.14 instituiu oito regiões

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS MAIO DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS MAIO DE 2018 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 25 de Junho de 2018 BOLETIM DO EMPREGO

Leia mais

LEI /2015 (ESTATUTO DA METRÓPOLE)

LEI /2015 (ESTATUTO DA METRÓPOLE) Página1 Resumo esquematizado sobre a LEI 13.089/2015 (ESTATUTO DA METRÓPOLE) NOÇÕES GERAIS Elaborado em 13/01/2015 Márcio André Lopes Cavalcante A Lei n. 13.089/2015 institui o chamado ESTATUTO DA METRÓPOLE.

Leia mais

SEMINÁRIO SANEAMENTO EM PAUTA CABO FRIO

SEMINÁRIO SANEAMENTO EM PAUTA CABO FRIO SEMINÁRIO SANEAMENTO EM PAUTA CABO FRIO 12.09.2016 RAUL TEIXEIRA: Procurador do Estado Procurador-Chefe da assessoria jurídica da Secretaria de Estado do Ambiente/RJ Professor do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

Secretaria de Estado da Casa Civil

Secretaria de Estado da Casa Civil Secretaria de Estado da Casa Civil Projeto de Lei Complementar Dispõe sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sua composição, organização e gestão, define as funções públicas e serviços de interesse

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS JULHO DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS JULHO DE 2018 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 27 de Agosto de 2018 BOLETIM DO EMPREGO

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS ABRIL DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS ABRIL DE 2018 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 22 de Maio de 2018 BOLETIM DO EMPREGO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 069 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

LEI COMPLEMENTAR Nº 069 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 LEI COMPLEMENTAR Nº 069 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO Dá nova redação à Lei Complementar nº038, de 12 de janeiro de 1998, que dispõe sobre a Região Metropolitana da Grande

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS MARÇO DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS MARÇO DE 2018 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 23 de Abril de 2018 BOLETIM DO EMPREGO

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase. Estados, Municípios, DF e Territórios. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Organização do Estado Estados, Municípios, DF e Territórios Período 2010-2016 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro

Leia mais

PLANEJAMENTO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS

PLANEJAMENTO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS PLANEJAMENTO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS Antônio Elisandro de Oliveira Diretor-Geral do Dmae de Porto Alegre PORTO ALEGRE E O LAGO GUAÍBA População (2014): 1.472.482

Leia mais

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008)

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) 1 DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) Cria a Comissão Nacional de Combate à Desertificação - CNCD e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas.

LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas. LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 1.146, DE 24 DE AGOSTO DE 2011. Cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí-AU Jundiaí, e dá providências correlatas. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembleia

Leia mais

I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano

I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano Introdução I. Indicadores socioeconômicos do Brasil metropolitano II. III. A pesquisa Governança Metropolitana no Brasil a. Arranjos institucionais (volume I) b. Análise das FPICs selecionadas (volume

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA

ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA DE ESTATUTO SOCIAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DA BAHIA - PREVBAHIA Art. 1º A Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 870, DE 19 DE JUNHO DE 2000

LEI COMPLEMENTAR Nº 870, DE 19 DE JUNHO DE 2000 LEI COMPLEMENTAR Nº 870, DE 19 DE JUNHO DE 2000 Cria a Região Metropolitana de Campinas, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e autoriza o Poder Executivo a instituir entidade

Leia mais

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal

Novas perspectivas para a gestão metropolitana. O papel do Governo Federal Novas perspectivas para a gestão metropolitana O papel do Governo Federal Urbanização Brasileira Forte ampliação do número de municípios a partir de 1988, em geral com menos de 20 mil hab. Consolidação

Leia mais

Governança Metropolitana no Brasil

Governança Metropolitana no Brasil + Governança Metropolitana no Brasil Contribuições para as discussões em torno da RM Sul da Bahia Marco Aurélio Costa 1. Introdução Aspectos conceituais O que é uma região? Região vem do latim regere de

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS AGOSTO DE 2018

BOLETIM DO EMPREGO FORMAL DOS ENFERMEIROS AGOSTO DE 2018 Escritório Regional da Bahia Rua do Cabral 15 Nazaré CEP 40.055.010 Salvador Bahia Telefone: (71) 3242-7880 Fax: (71) 3326-9840 e-mail: erba@dieese.org.br Salvador, 24 de Setembro de 2018 BOLETIM DO EMPREGO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências.

LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências. LEI COMPLEMENTAR Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE 1998 Dispõe sobre a criação da região Metropolitana de Maceió R.M.M e da outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, Faço saber que o poder Legislativo

Leia mais

A DECISÃO DO STF SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS ADI 1842/RJ

A DECISÃO DO STF SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS ADI 1842/RJ A DECISÃO DO STF SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE SANEAMENTO NAS REGIÕES METROPOLITANAS ADI 1842/RJ COMPETÊNCIA E SANEAMENTO: Conflitos de interesses competência comum art. 23, IX Insuficiência do critério

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/.htm 1 of 5 20/11/2013 09:20 Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 2.612, DE 3 DE JUNHO DE 1998. Revogado pelo Decreto nº 4.613,

Leia mais

LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU

LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU LEGISLAÇÃO RELATIVA À REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU LEI ORDINÁRIA Nº 5.355, de 4 de junho de 2004 Dispõe sobre a instituição do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Aracaju - CONDEMETRO,

Leia mais

A titularidade das competências de regulação dos serviços públicos de saneamento nas regiões metropolitanas e o Estatuto da Metrópole

A titularidade das competências de regulação dos serviços públicos de saneamento nas regiões metropolitanas e o Estatuto da Metrópole A titularidade das competências de regulação dos serviços públicos de saneamento nas regiões metropolitanas e o Estatuto da Metrópole Data: 24 de agosto de 2016 PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Professor

Leia mais

RMBH - DE OLHO NO FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO

RMBH - DE OLHO NO FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO O PLANEJAMENTO DA RMBH 25 ANTES REALIDADE ATUAL FASE 1-1967 a 2003 Fenômeno Metropolitano Constituição 1967 Emenda Constitucional

Leia mais

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia

Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia Regimento do Colegiado do Curso de Bacharelado em Zootecnia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS REGIMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA CAPÍTULO I Das Atribuições

Leia mais

II -Propor objetivos e metas para a Política Estadual de Meio Ambiente;

II -Propor objetivos e metas para a Política Estadual de Meio Ambiente; DECRETO N 40.744 DE 25 DE ABRIL DE 2007. Dispõe sobre a organização, competência e funcionamento do Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONEMA. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Brasília DF 2015 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA Regulamenta a estrutura e funcionamento do Colegiado

Leia mais

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR Capítulo I Da Constituição e Finalidade Art. 1º- A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Salvador é um departamento oriundo e órgão estrutural da Câmara de Dirigentes Lojistas

Leia mais

Dispõe sobre a Região Metropolitana da Grande São Paulo

Dispõe sobre a Região Metropolitana da Grande São Paulo A Ficha informativa LEI COMPLEMENTAR Nº 94, DE 29 DE MAIO DE 1974 Dispõe sobre a Região Metropolitana da Grande São Paulo O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI A PRESIDENTE DA REPÚBLICA

ANTEPROJETO DE LEI A PRESIDENTE DA REPÚBLICA 4 Conselho da ANTEPROJETO DE LEI Dispõe sobre a estruturação dos Tribunais Regionais Federais da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO R E G I M E N T O INTERNO DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Belém/Pa. S U M Á R I O CAPÍTULO I - A FACULDADE

Leia mais

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS

CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS CAPÍTULO IX DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS Art. 28 - A Diretoria Executiva será constituída por: 1. Presidente 2. Vice-Presidente 3. 1º Secretário 4. 2º Secretário 5. 1º Tesoureiro

Leia mais

SÚMULA: Dispõe sobre a criação, composição e funcionamento do Conselho Estadual da Juventude COEJ e dá outras providências.

SÚMULA: Dispõe sobre a criação, composição e funcionamento do Conselho Estadual da Juventude COEJ e dá outras providências. PROJETO DE LEI Nº: SÚMULA: Dispõe sobre a criação, composição e funcionamento do Conselho Estadual da Juventude COEJ e dá outras providências. Art. 1º Fica criado o Conselho Estadual da Juventude - COEJ,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Estados Profª. Liz Rodrigues - Estados federados: pessoas jurídicas de direito público interno dotadas de autonomia

Leia mais

planos regionais complexo geoeconômico

planos regionais complexo geoeconômico RIDE- DF O QUE É: REGIÃO INTEGRADA DO DESENVOLVIMENTO (conceito para áreas de conurbação metropolitana de municípios distintos que compartilham espaços em regiões de Estados da Federação diferentes). Lei

Leia mais

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Fundado em 15 de novembro de 1895

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO Fundado em 15 de novembro de 1895 CONSELHO DELIBERATIVO 10ª REUNIÃO 02/8/2016 Presentes 162 conselheiros. Ordem do dia: 1) Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; 2) Apreciar e votar a proposta de emissão de 300 títulos de sócio

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º. O Centro de Estudos para o Desenvolvimento CED, unidade de pesquisa integrante da

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.241, DE 8 DE MAIO DE DOE 9 de maio de 2014

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.241, DE 8 DE MAIO DE DOE 9 de maio de 2014 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.241, DE 8 DE MAIO DE 2014. DOE 9 de maio de 2014 Cria a Região Metropolitana de Sorocaba e dá providências correlatas. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembleia

Leia mais

PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS

PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS PNRS A IMPORTÂNCIA DOS CONSÓRCIOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Consórcio público é uma pessoa jurídica criada por lei com a finalidade de executar a gestão associada de serviços públicos, onde

Leia mais

Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas. Luiz José Pedretti. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA. São Paulo, Março 2012

Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas. Luiz José Pedretti. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA. São Paulo, Março 2012 Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA Luiz José Pedretti São Paulo, Março 2012 Problemática / FNEM O Brasil é, há 40 anos, um país de características

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA. I - Legislação da Região Metropolitana da Grande Vitória

SISTEMA DE GESTÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA. I - Legislação da Região Metropolitana da Grande Vitória SISTEMA DE GESTÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA I - Legislação da Região Metropolitana da Grande Vitória A Lei Complementar nº 318, aprovada pela Assembléia Legislativa em 17 de janeiro de

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

Quadro Comparativo das Alterações efetuadas no Estatuto da Fundambras Sociedade de Previdência Privada

Quadro Comparativo das Alterações efetuadas no Estatuto da Fundambras Sociedade de Previdência Privada Quadro Comparativo das Alterações efetuadas no Estatuto da Fundambras Sociedade de Previdência Privada Página 1 do quadro comparativo das alterações efetuadas no Estatuto da Fundambras Sociedade de Previdência

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO Nº 05/2013 Aprova o Regimento Interno da Câmara de Assistência Estudantil da UNIVASF. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO no uso de suas atribuições legais e estatutárias; CONSIDERANDO

Leia mais

Secretaria de Estado de Governo

Secretaria de Estado de Governo Secretaria de Estado de Governo CÂMARA METROPOLITANA CÂMARA METROPOLITANA DE INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL Órgão colegiado criado em 11 de agosto de 2014. Formado pelos prefeitos e presidido pelo Governador.

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

SALVADOR E SUA REGIÃO METROPOLITANA: MUDANÇAS RECENTES, CONFLITOS E PERSPECTIVAS INSTITUCIONAIS

SALVADOR E SUA REGIÃO METROPOLITANA: MUDANÇAS RECENTES, CONFLITOS E PERSPECTIVAS INSTITUCIONAIS Tema 2 Salvador metropolitana: configuração urbana e mobilidade espacial SALVADOR E SUA REGIÃO METROPOLITANA: MUDANÇAS RECENTES, CONFLITOS E PERSPECTIVAS INSTITUCIONAIS Prof. Dr. Sylvio Bandeira de Mello

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DIRETOR DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE DA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1 - O Conselho Diretor é Órgão de Orientação Superior da Fundação Santo André e tem as seguintes atribuições: I - definir a política de

Leia mais

Futura II Entidade de Previdência Complementar

Futura II Entidade de Previdência Complementar QUADRO COMPARATIVO DO ESTATUTO 2 de dezembro de 2011 Quadro Comparativo do Estatuto 1 ÍNDICE CAPÍTULO II Do Quadro Social...2 V Dos Órgãos Estatutários...3 IX Das Disposições Gerais...6 ÍNDICE CAPÍTULO

Leia mais

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor 1 Art. 35 - o Reitor é o agente executivo da Universidade. Art. 36 - O Reitor, Professor Titular da USP,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA EM DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO Des. José Olegário Monção

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Institui o Estatuto da Metrópole, altera a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Esta Lei, denominada

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965, (Código Eleitoral), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, para instituir o sistema eleitoral

Leia mais

CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA. Brasília, 25 de outubro de 2011

CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA. Brasília, 25 de outubro de 2011 CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA Brasília, 25 de outubro de 2011 CONSÓRCIOS PÚBLICOS PARA A GESTÃO URBANA 1) Conceitos fundamentais 2) Desafios 3) Histórico 4) Consórcios Públicos Federação trina

Leia mais

DECISÃO Nº 295/2003 D E C I D E

DECISÃO Nº 295/2003 D E C I D E DECISÃO Nº 295/2003 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19.12.2003, tendo em vista o constante no processo nº 23078.017725/03-46, de acordo com o parecer nº 196/2003 da Comissão de Legislação e Regimentos

Leia mais

E S T A T U T O TÍTULO I DA NATUREZA, CONSTITUIÇÃO E DURAÇÃO

E S T A T U T O TÍTULO I DA NATUREZA, CONSTITUIÇÃO E DURAÇÃO E S T A T U T O TÍTULO I DA NATUREZA, CONSTITUIÇÃO E DURAÇÃO Art. 1º - O Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária, ForExt, instituído em 29 de outubro de 1999 1 é entidade representativa das Universidades

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES E DOS OBJETIVOS Art. 1º - O Centro de Ciências da Saúde CCS tem estrutura definida nos termos do art. 7º do Estatuto,

Leia mais

26º Congresso Técnico. A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI

26º Congresso Técnico. A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI 26º Congresso Técnico A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Saúde, Meio Ambiente, Educação, Indústria, Comércio, Serviços,

Leia mais

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue:

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 327/2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 29/08/2014, tendo em vista o constante no processo nº 23078.011736/2014-19, de acordo com o Parecer nº 232/2014

Leia mais

Lei nº DE 29/12/2014

Lei nº DE 29/12/2014 Lei nº 13214 DE 29/12/2014 Norma Estadual - Bahia Publicado no DOE em 30 dez 2014 Dispõe sobre os princípios, diretrizes e objetivos da Política de Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia, institui

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

a) - insumo em processo produtivo ou para consumo final; c) - meio de suporte de atividades de produção ou consumo.

a) - insumo em processo produtivo ou para consumo final; c) - meio de suporte de atividades de produção ou consumo. RESOLUÇÃO Nº 003, DE 23 DE JUNHO DE 1997. O CONSELHO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS - CERH, aprova as Normas Gerais para composição, organização, competência e funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas,

Leia mais

RaizPrev Entidade de Previdência Privada

RaizPrev Entidade de Previdência Privada QUADRO COMPARATIVO DO ESTATUTO 2 de dezembro de 2011 Quadro Comparativo do Estatuto 1 ÍNDICE CAPÍTULO II Do Quadro Social...2 V Dos Órgãos Estatutários...3 IX Das Disposições Gerais...6 ÍNDICE CAPÍTULO

Leia mais

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes;

I 7% (sete por cento) para Municípios com população de até ( cem mil ) habitantes; PARECER Nº 001/2010/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: PREFEITOS DE DIVERSOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ASSUNTO: ORÇAMENTOS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS NO EXERCÍCIO DE 2010. DA CONSULTA: Trata-se de consulta formulada por

Leia mais

Parágrafo único. Será assegurada ampla defesa ao Comitê de Bacia Hidrográfica objeto da intervenção de que trata este artigo.

Parágrafo único. Será assegurada ampla defesa ao Comitê de Bacia Hidrográfica objeto da intervenção de que trata este artigo. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 10 DE ABRIL DE 2000 (Publicada no D.O.U de 11 de abril de 2000) (Modificada pela Resolução nº18, de 20 de dezembro de 2001, e pela Resolução nº 24, de 24 de maio de 2002) O Conselho

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE DECRETO Nº 22.787, DE 13 DE MARÇO DE 2002 1 Dispõe sobre a regulamentação do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 1.789, DE 15 DE MAIO DE 2007. Publicado no Diário Oficial nº 2.407 Dispõe sobre o Conselho Estadual do Meio Ambiente do Tocantins - COEMA/TO. O Governador do Estado do Tocantins Faço saber que a

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE MAIO DE 2012.

DECRETO Nº , DE 17 DE MAIO DE 2012. DECRETO Nº 17.799, DE 17 DE MAIO DE 2012. Regulamenta a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) no âmbito da Secretaria Municipal de Administração (SMA). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral de Justiça Prof. Karina Jaques Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes

Leia mais

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II,

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II, 4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO SINDUSCON-ES SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

REGULAMENTO ELEITORAL DO SINDUSCON-ES SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO REGULAMENTO ELEITORAL DO SINDUSCON-ES SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regulamento Eleitoral é parte integrante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA - FAMAT CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA REGULAMENTO Nº 04, DE 31 DE OUTUBRO 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA - FAMAT CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA REGULAMENTO Nº 04, DE 31 DE OUTUBRO 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA - FAMAT CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA REGULAMENTO Nº 04, DE 31 DE OUTUBRO 2013 Estabelece normas para o funcionamento do Núcleo Docente Estruturante

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE 2002-06-07 DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS FAPEAL, INSTITUÍDA PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 05, DE 27 DE SETEMBRO

Leia mais

REGIMENTO DO COLÉGIO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CEA-UFC CAPÍTULO I NATUREZA E FINS

REGIMENTO DO COLÉGIO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CEA-UFC CAPÍTULO I NATUREZA E FINS REGIMENTO DO COLÉGIO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CEA-UFC CAPÍTULO I NATUREZA E FINS Art. 1º. O COLÉGIO DE ESTUDOS AVANÇADOS (CEA) é um Órgão da Universidade Federal do Ceará,

Leia mais

MINUTA REGIMENTO INTERNO - COMITÊ INTERINSTITUCIONAL REGIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA CISP SIMOES FILHO

MINUTA REGIMENTO INTERNO - COMITÊ INTERINSTITUCIONAL REGIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA CISP SIMOES FILHO MINUTA REGIMENTO INTERNO - COMITÊ INTERINSTITUCIONAL REGIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA CISP SIMOES FILHO O COMITÊ INTERINSTITUCIONAL REGIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA SIMOES FILHO, instituído no âmbito da Procuradoria-Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 14/2013, DE 02 DE JULHO DE 2013 Reedita, com alterações, a Resolução n o 03/2006, de 29 de junho de 2006, que aprovou o Regimento do Centro de Microscopia da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.290, DE 06 DE JULHO DE 2016 Cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e dá providências correlatas

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.290, DE 06 DE JULHO DE 2016 Cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e dá providências correlatas LEI COMPLEMENTAR Nº 1.290, DE 06 DE JULHO DE 2016 Cria a Região Metropolitana de Ribeirão Preto e dá providências correlatas O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembleia Legislativa

Leia mais

Região Metropolitana de Natal

Região Metropolitana de Natal Região Metropolitana de Natal REGIÕES DE INFLUÊNCIA - RN RIO GRANDE DO NORTE Fonte: REGIC IBGE (2007) Região ins2tucional Região ins*tucional : definida por lei estadual mediante critérios estabelecidos

Leia mais

Lei do Estado de Pernambuco nº , de

Lei do Estado de Pernambuco nº , de Lei do Estado de Pernambuco nº 13.490, de 01.07.2008 Cria o Conselho Estadual das Cidades do Estado de Pernambuco ConCidades-PE, e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO: Faço saber

Leia mais

DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19

DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19 DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19 Regulamenta a Lei nº 10.295, de 17 de outubro de 2001, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, e dispõe

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS. Seção I Da definição, constituição e atribuições

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS. Seção I Da definição, constituição e atribuições REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS Dispõe sobre o Regimento Interno da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros AMB.

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.073/02 - Regulamenta a Política Nacional de Arquivos. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Pró-Reitoria de Extensão PROEX RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 Regulamenta o funcionamento da Estação Ecológica da UFMG e aprova seu Regimento Interno

Leia mais