Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES. Qualificação: ASSISTENTE TÉCNICO de REDES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente 2011. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES. Qualificação: ASSISTENTE TÉCNICO de REDES"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2011 ETEC: MASSUYUKI KAWANO Ensino Técnico Código: Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMÁTICA Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES de COMPUTADORES Qualificação: ASSISTENTE TÉCNICO de REDES Módulo: ll Componente Curricular: ELETRÔNICA DIGITAL C.H. Semanal: 5,0 Professor(es): RICHARD BELOTTO FUZINELI I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1. Identificar os sistemas numéricos de diversas bases numéricas. 2. Identificar a simbologia e função das portas lógicas básicas. 3. Avaliar circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais. 4. Avaliar componentes utilizados em projetos de circuitos computacionais.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Identificar os sistemas numéricos de diversas bases numéricas. 2. Identificar a simbologia e função das portas lógicas básicas. 3. Avaliar circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais. 4. Avaliar componentes utilizados em projetos de circuitos computacionais. 1. Realizar conversão entre sistemas numéricos de diversas bases. 2. Elaborar expressões matemáticas de circuitos lógicos combinacionais. 3. Elaborar tabelas de resposta lógica de circuitos lógicos combinacionais. 4. Aplicar métodos de simplificação de circuitos combinacionais. 5. Realizar montagens de circuitos digitais aplicados em sistemas computacionais. 1. Sistemas de numeração. 2. Portas lógicas. 3. Levantamento de expressões matemáticas lógicas de circuitos binários 4. Levantamento de tabelas verdade de circuitos lógicos combinacionais 5. Simplificação de circuitos combinacionais. 6. Circuitos aritméticos, multiplex, e demultiplex, codificadores e decodificadores

3 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: ELETRÔNICA DIGITAL Módulo: ll Habilidade 1- Realizar conversão entre sistemas numéricos de diversas bases. 2- Elaborar expressões matemáticas de circuitos lógicos combinacionais. Bases Tecnológicas e Competências* 1- Sistemas de numeração. (1) 2- Portas lógicas básicas: Simbologia, (2) Procedimento Didáticos Aplicações de aulas expositivas Aplicações de aulas expositivas. Cronograma / Dia e Mês 20/07 a 20/08 21/08 a 30/09 2- Elaborar expressões matemáticas de circuitos lógicos combinacionais. E aplicar métodos de simplificação. 3- Aplicar e avaliar métodos de simplificação de circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais. 4-Avaliar componentes utilizados em projetos de circuitos computacionais. 3- Levantamento de expressões matemáticas lógicas de circuitos binários (Tabela da verdade - Funções Booleanas) (2) 4- Levantamento de tabelas verdade de circuitos lógicos combinacionais. (Simplificação de circuitos combinacionais; Teorema De Morgan e mapa de Karnaugh.) 5- Circuitos aritméticos, Multiplex e Demultiplex codificadores e decodificadores. (Circuitos Flip- Flop) (4) Aplicações de aulas expositivas e práticas e Laboratório montagem de CKT s e teste com portas lógicas Aplicações de aulas expositivas e práticas 01/010 a 31/10 01/11 a 20/11 Aplicações de aulas expositivas e práticas e Laboratório montagem de ckt s 21/11 a 08/12

4 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: ELETRÔNICA DIGITAL Módulo: ll Competência (por extenso) Indicadores de Domínio Instrumentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1. Identificar os sistemas numéricos de diversas bases numéricas. 2. Identificar a simbologia e função das portas lógicas básicas. 3. Avaliar circuitos combinacionais aplicados em sistemas digitais. 4. Avaliar componentes utilizados em projetos de circuitos computacionais. O aluno deverá identificar Avaliar, Analisar e montar, circuitos digitais básicos. 1. Aplicação de Conceitos através de montagens em laboratório, provas e questionários; 2. Solução de Problemas; 3. Interesse; 4.Participação colaborativa. Menção R (no mínimo) no itens 1, e 2 dos instrumentos de avaliação e menção R (no mínimo) em pelo aplicadas. menos 2 outros itens dos Instrumentos de Avaliação Aproveitamento geral de pelo menos 50% das atividades teórico/práticas (Exercícios em sala, trabalhos e seminários) 5. Freqüência.

5 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Textos sugeridos pelo professor e pesquisados pelos alunos na internet, e posterior debate em grupos na sala de aula. - Questionários intra e extraclasse. - Seminários a partir de Pesquisa na Internet - Livros disponíveis na biblioteca VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Atendimento individualizado em sala de aula e exercícios extraclasse. Desenvolvimento de atividades paralelas para que o aluno possa sanar suas dificuldades. Análise de temas abordados, com apresentação de trabalho individual e escrito. VII Outras Observações/ Informações Semana Tecnológica. VIII Identificação: Assinatura: RICHARD BELOTTO FUZINELI Data: IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 9, de 06/01/2009. Assinatura: Data:

6 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Módulo: II Componente Curricular: Análise e Projeto de Redes I C.H. Semanal: 5,0 Professor(es): Cláudio Luís Cabral Júnior I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Planejar e desenvolver projetos de instalações de redes de comunicações entre computadores. Analisar, avaliar e implementar a segurança lógica e física de uma rede.. Atividades: A INTERPRETAR E EXECUTAR PROJETOS DE REDES DE COMPUTADORES Consultar especificações e normas técnicas. Interpretar especificações e normas técnicas. Avaliar facilidade de rede. Redimensionar a rede. Redimensionar equipamentos. Definir plataforma de equipamentos. Configurar equipamentos no projeto. Especificar equipamentos e dispositivos de redes. Quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra. Levantar o custo do projeto.

7 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Análise e Projeto de Redes I Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Identificar e utilizar programas de 1 Reconhecer os elementos básicos para a 1 Características dos projetos de redes aplicação, para elaboração de construção de um projeto. de computadores projetos de redes de comunicação. 2 Utilizar recursos gráficos na elaboração 2 Elementos básicos para a 2 Interpretar e analisar modelos de do projeto. elaboração de um projeto de redes redes. 3 Identificar técnicas de coleta de (etapas, cronograma, infra-estrutura, 3 Analisar custo e beneficio para informações. ferramentas) criação do projeto de redes. 5 Definir, junto ao cliente, os requisitos do 3 Especificação de testes e validação 4 Interpretar e avaliar documentação programa solicitado. 4 Levantamento de custos de projetos de projeto de redes. 6 Efetuar configurações nos softwares de redes 5 Identificar e avaliar ferramentas para aplicativos para projetos de redes. 5 Técnicas de coleta de informações controle e avaliação de projetos de 7 Utilizar adequadamente os principais 6 Utilização de ferramentas para redes. softwares aplicativos para projetos de redes elaboração do projeto (Recursos de apoio: gráficos de flechas PERT- COM, gráficos de barra GANTT, estratificação de eventos, Micorsoft Visio, Lumine v.4) 7 Utilização de ferramentas de apoio para controle e avaliação de projetos: Project/Visio.

8 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Análise e Projeto de Redes I Módulo: II Habilidade 1. Reconhecer os elementos básicos para a construção de um projeto. Bases Tecnológicas e Competências* 1. Características dos projetos de redes de computadores (1) Procedimento Didáticos Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show e atividades teóricas. Cronograma / Dia e Mês 20/07 a 26/08 2. Utilizar recursos gráficos na elaboração do projeto. 2. Elementos básicos para a elaboração de um projeto de redes (etapas, cronograma, infraestrutura, ferramentas) (4) Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show e atividades teóricas. 21/07 a 26/08 3. Identificar técnicas de coleta de informações. 4. Levantamento de custos de projetos de redes 3. Especificação de testes e validação (1) 4. Levantamento de custos de projetos de redes (3) Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show e atividades teóricas. 01/09 a 30/09 Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show e atividades teóricas. 01/09 a 30/09 5. Definir, junto ao cliente, os requisitos do programa solicitado. 6. Efetuar configurações nos softwares aplicativos para projetos de redes. 7. Utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos para projetos de redes 5. Técnicas de coleta de informações (2) 6. Utilização de ferramentas para elaboração do projeto (Recursos de apoio: gráficos de flechas PERT-COM, gráficos de barra GANTT, estratificação de eventos, MS-Project) (5) 7. Utilização de ferramentas de apoio para controle e avaliação de projetos: MS-Project. (5) Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show e atividades teóricas. Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show, atividades teóricas e práticas em laboratório de informática utilizando MS- Project. Aulas expositivas desenvolvidas com uso do quadro e data show, atividades teóricas e práticas em laboratório de informática utilizando MS- Project. 06/10 a 04/11 10/11 a 08/12 10/11 a 08/12

9 IV - Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Análise e Projeto de Redes I Módulo: II Competência (por extenso) 1. Identificar e utilizar programas de aplicação, para elaboração de projetos de redes de comunicação. 2. Interpretar e analisar modelos de redes. 3. Analisar custo e beneficio para criação do projeto de redes. 4. Interpretar e avaliar documentação de projeto de redes. 5. Identificar e avaliar ferramentas para controle e avaliação de projetos de redes Indicadores de Domínio Reconhecer os elementos básicos para a construção de um projeto. Identificar técnicas de coleta de informações. Definir, junto ao cliente, os requisitos do programa solicitado. Levantamento de custos de projetos de redes Utilizar recursos gráficos na elaboração do projeto. Efetuar configurações nos softwares aplicativos para projetos de redes. Utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos para projetos de redes Instrumentos de Avaliação Atividades teóricas. Atividades em grupo e individual. Avaliações escrita. Atividades teóricas. Atividades em grupo e individual. Avaliações escrita. Atividades teóricas. Atividades em grupo e individual. Avaliações escrita. Prova Escrita Atividades teóricas. Atividades em grupo e individual. Avaliações escrita. Critérios de Desempenho - Relacionamentos de Idéias - Precisão - Assimilação de Conteúdo - Relacionamentos de Idéias - Clareza - Assimilação de Conteúdo - Relacionamentos de Idéias - Clareza - Assimilação de Conteúdo - Relacionamentos de Idéias - Clareza - Assimilação de Conteúdo Relacionamentos de Idéias - Clareza - Assimilação de Conteúdo Evidências de Desempenho Verificar se o aluno consegue aplicar as técnicas para elaboração de projetos de redes de comunicação. Verificar se o aluno consegue interpretar e analisar os modelos de redes Verificar se o aluno consegue analisar custo e beneficio para criação do projeto de redes. Verificar se o aluno interpreta a documentação do projeto de redes. Verificar se o aluno interpreta e avaliar as ferramentas para controle de projetos de redes.

10 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Maximiano, Antonio César Amaru. Administração de Projetos, Editora atlas VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Revisão do conteúdo durante o período letivo, aplicado a todos os alunos (com rendimento satisfatório e insatisfatório), conforme necessidade identificada. VII Outras Observações/ Informações Atividades de Integração. Participação em eventos da cidade. Semana tecnológica VIII Identificação: Nome do professor(a): Cláudio Luís Cabral Júnior Assinatura: Data: 04/08/2011 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC N.º O9, DE Assinatura: Data:

11 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Módulo: II Componente Curricular: INSTALAÇÕES E DISPOSITIVOS DE REDES C.H. Semanal: 5 Professor: ANDERSON TUKIYAMA BERENGUE I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Atribuições: Montar e configurar redes de comunicação. Montar e configurar redes de computadores. Medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos. Organizar cabeamentos. Atividades: Avaliar o funcionamento dos aparelhos conforme padrões de desempenho. Identificar componentes de Redes. Instalar e configurar equipamentos necessários para a montagem de redes. Analisar estrutura necessária da rede de comunicação a ser montada. Instalar e configurar os equipamentos necessários para a montagem da rede de Comunicação. Conectar os equipamentos de forma a utilizar os cabeamentos adequados.

12 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede. 2. Instalar os dispositivos de rede, os meios físicos e software de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento e relacionamento entre eles. 3. Analisar as características dos meios físicos disponíveis e as técnicas de transmissão digitais e analógicas fazendo relação entre os dois. 4. Analisar as arquiteturas de redes. 1. Utilizar ferramentas de confecção e testes de cabos de redes. 2. Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação. 3. Executar a configuração básica de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais. 1. Tipos de meio físico: Coaxial, par trançado, fibra óptica, rádio. 2. Instrumentos de aferição e certificação de cabos de rede. 3. Sinais digitais e analógicos 4. Sistemas de comunicação, meios de transmissão 5. Normas e convenções. 6. Modelos de referência de arquitetura de redes 7. Cabeamento Estruturado: conectores, patch panel 8. Componentes de redes: switch, roteadores, roteadores wireless, modem ADSL 9. Utilização do aplicativo Packet tracer para simulação de rede virtual.

13 III Procedimento Didático Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático Cronograma / Dia e Mês 1. Utilizar ferramentas de confecção e testes de cabos de redes. 1. Tipos de meio físico: Coaxial, par trançado, fibra óptica, rádio. 2. Instrumentos de aferição e certificação de cabos de rede. 3. Sinais digitais e analógicos Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática e de hardware, utilizando partes/peças de computadores e periféricos, simulações e/ou demonstrações de erros; desenvolvimento de atividades para fixação, de forma individual ou em grupo, atividades extraclasse. 20/07 a 03/09 2. Fazer conexão de cabos a computadores e a equipamentos de rede segundo as diversas categorias de certificação. 4. Sistemas de comunicação, meios de transmissão 5. Normas e convenções. 6. Modelos de referência de arquitetura de redes 7. Cabeamento Estruturado: conectores, patch panel Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática e de hardware, utilizando partes/peças de computadores e periféricos, apresentação de softwares básicos e simulações e/ou demonstrações de erros; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 05/09 a 08/10 3. Executar a configuração básica de equipamentos de comunicação, seguindo orientações dos manuais. 8. Componentes de redes: switch, roteadores, roteadores wireless, modem ADSL 9. Utilização do aplicativo Packet tracer para simulação de rede virtual. Aulas teóricas, expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática e de hardware, utilizando partes/peças de computadores e periféricos, apresentação de softwares básicos e simulações e/ou demonstrações de erros; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 10/10 a 08/12

14 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1-Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede. Identificar os vários meios físicos de comunicação; Utilizar conceitos gerais sobre redes de computadores; Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo - Compreensão - Atividades individuais - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. 2-Instalar os dispositivos de rede, os meios físicos e software de controle desses dispositivos, analisando seu funcionamento e relacionamento entre eles. Utilizar os meios de transmissão de dados propostos em sala de aula. Identificar e instalar os dispositivos de redes, software de controles e analisar seu funcionamento Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. - Compreensão - Atividades individuais - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse - Manuseio do Equipamento As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. 3-Analisar as características dos meios físicos disponíveis e as técnicas de transmissão digitais e analógicas fazendo relação entre os dois. Realizar conexão à serviços de rede local. Identificar os meios de transmissão de dados digitais e analógicas. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Assimilação de Conteúdo - Atividades - Interesse - Manuseio do Equipamento As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. 4-Analisar as arquiteturas de redes. Analisar segurança dos compartilhamentos e serviços disponíveis. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relatos e avaliações (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. - Atividades individuais - Organização nos trabalhos - Participação - Exercícios - Atividades - Interesse As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

15 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática e de redes com microcomputadores. Bibliografia utilizada pelo professor e indicada para o aluno: - FURGERI, Sérgio Redes, Editora Komedi. Quadro; Internet; Cabo par trançado (UTP). Conectores RJ45, Hub/Switch, Bridge Wireless B/G; Roteador e Packet Tracer. Partes/Peças de computadores em geral; Bibliografia de apoio: - MORIMOTO, Carlos E. Redes, Guia prático, GDH Press e Sul Editores. - TANEMBAUM, Andrew S. Redes de Computadores, Editora Campus. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Atividades de Integração; Participação em eventos da cidade. Semana Tecnológica. VIII Assinatura: Data: / / ANDERSON TUKIYAMA BERENGUE IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 9, de 06/01/2009. Assinatura: Data: / /

16 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Qualificação Técnica de Nível Médio de Auxiliar Técnico em Redes de Computadores Qualificação: Técnico em Redes de Computadores Módulo: II Componente Curricular: Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Redes de Computadores C.H. Semanal: 2,5 h/a Professor: Paula Regina Garcia Zanini I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Elaborar, montar e configurar redes de comunicação de baixa complexidade Fornecer suporte técnico e treinamento aos usuários Elaborar documentação técnica Descrever procedimentos de trabalhos Preencher laudos técnicos Emitir relatórios técnicos

17 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Avaliar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. Propor soluções parametrizadas por viabilidade técnica e econômica aos problemas identificados. Correlacionar a formação técnica às demandas do setor produtivo Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. 1. Estudo do cenário da área profissional: características do setor (macro e micro regiões); avanços tecnológicos; ciclo de vida do setor; demandas e tendências futuras da área profissional; identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situaçõesproblema do setor Identificar fontes de pesquisa sobre o objeto em estudo. Elaborar instrumentos de pesquisa para desenvolvimento de projetos Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. Aplicar instrumentos de pesquisa de campo Identificação e definição de temas para o TCC Análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade Definição do cronograma de trabalho Constituir amostras para pesquisas técnicas e científicas, de forma criteriosa e explicitada. Analisar dados e informações obtidas de pesquisas empíricas e bibliográficas Registrar as etapas do trabalho. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. 4. Técnicas de pesquisa: documentação indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; documentação direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário) técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários etc.)

18 5. 6. Problematização Construção de hipóteses 7. Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) 8. Justificativa (Por quê?)

19 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Redes de Computadores Módulo: II Habilidade 1. Identificar demandas e situações-problema no âmbito da área profissional. 2. Selecionar informações e dados de pesquisa relevantes para o desenvolvimento de estudos e projetos. 3. Consultar Legislação, Normas e Regulamentos relativos ao projeto. 4. Classificar fontes de pesquisa segundo critérios relativos ao acesso, desembolso financeiro, prazo e relevância para o projeto. Bases Tecnológicas e Competências* 1. Estudo do cenário da área profissional: características do setor (macro e micro regiões); avanços tecnológicos; ciclo de vida do setor; demandas e tendências futuras da área profissional; identificação de lacunas (demandas não atendidas plenamente) e de situações-problema do setor Competência 1 2. Identificação e definição de temas para o TCC Análise das propostas de temas segundo os critérios: pertinência, relevância e viabilidade Competência 4 3. Definição do cronograma de trabalho Competências 1, 2 4. Técnicas de pesquisa: documentação indireta (pesquisa documental e pesquisa bibliográfica); técnicas de fichamento de obras técnicas e científicas; documentação direta (pesquisa de campo, de laboratório, observação, entrevista e questionário) técnicas de estruturação de instrumentos de pesquisa de campo (questionários, entrevistas, formulários Competências 2, 3, 4 Procedimentos Didáticos Aula expositiva e prática de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula; Utilização da Internet para pesquisa consulta, recebimento de informações, envio de s. Aula expositiva dialogada e prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula; utilização de Retro-projetor e Projetor Multimídia para apresentação. Prática de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula e utilização da rede Internet. Aula expositiva e prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula. Cronograma / Dia e Mês 20/07 a 10/08 11/08 a 31/08 01/09 a 20/09 21/09 a 20/10

20 5. Aplicar instrumentos de pesquisa de campo. 5. Problematização Competências 2, 5 Aula expositiva dialogada. Prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula no Editor de textos. Prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório. 21/10 a 03/11 6. Registrar as etapas do trabalho. 6. Construção de hipóteses 7. Organizar os dados obtidos na forma de planilhas, gráficos e esquemas. 8. Realizar o fichamento de obras técnicas e científicas. Competência 6 7. Objetivos: geral e específicos (Para quê? e Para quem?) Competências 6, 7 8. Justificativa (Por quê?) Competências 6, 7 Aula expositiva e prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório. Aula expositiva e prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula. Aula expositiva dialogada. Prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório de aula no Editor de textos. Prática da apostila de exercícios nos microcomputadores do laboratório. 04/11 a 16/11 17/11 a 30/11 01/12 a 08/12

21 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Redes de Computadores Módulo: II Competência (por extenso) Reconhecer e compreender os serviços oferecidos na Internet. Definir padrões visuais ou estéticos, informatizados para apresentação. Identificar termos técnicos utilizados na Internet. Dominar as ferramentas tecnológicas secretariais e de comunicação virtual. Identificar os modelos de formatação eletrônica dos documentos e os diversos tipos de comunicação empresarial, comercial, oficial e bancária. Indicadores de Domínio - Aplicar conhecimentos de informática na prática diária profissional. - Utilizar adequadamente os recursos do Software dado. - Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos de busca, (correspondência eletrônica). - Dominar as ferramentas tecnológicas secretariais e de comunicação virtual. - Efetuar configurações e apresentações no software aplicativo. Instrumentos de Avaliação - Observação direta. - Avaliação prática individual. - Apresentação prática de exercícios. - Avaliação no microcomputador. - Apresentação de pesquisas. - Observação direta. - Simulações através de situações fictícias. - Observação direta. - Relatórios. - Avaliação prática no microcomputador. - Avaliação prática (individual e de grupo). - Resolução de exercícios através do material de apoio dos alunos. Critérios de Desempenho - Clareza e relacionamento de idéias, oral e escrita. - Conhecimento. - Destreza. - Senso crítico. - Interação c/ o Software. - Seqüência lógica. - Cumprimento de prazos. - Relacionamento de idéias. - Participação. - Interesse. - Iniciativa. - Interpretação e execução dos exercícios práticos propostos pelo professor. - Interpretação e execução dos exercícios práticos propostos pelo professor; - Organização. - Cooperação. Evidências de Desempenho - Execução dos exercícios propostos. - O aluno demonstrou interesse e disciplina. - O aluno será capaz de executar os recursos do software e utilizá-lo corretamente. - Execução e agilidade na utilização dos softwares propostos. - Agilidade. - Clareza de idéias. - O aluno foi criativo. - Agilidade. - Organização de idéias. - Demonstração prática executada de acordo com os critérios estabelecidos.

22 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Internet Material usado na capacitação de professores pelo Centro. VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Contínua: atendimento individualizado com horário agendado, trabalhos individuais, em sala de aula e exercícios extraclasse. Paralela: grupo de estudos em períodos diversos, com orientação do professor VII Outras Observações/ Informações Devido a ocorrências não previsíveis e necessidades dos alunos, o plano pode ser alterado. Participação dos alunos em eventos extra classe ou em outros eventos serão considerados. VIII Identificação: Nome do professor(a): Paula Regina Garcia Zanini Assinatura: Data: 20/07/2011 IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 9, de 06/01/2009. Nome do coordenador(a): Assinatura: Data: 20/07/2011

23 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETE PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Qualificação: AUXILIAR TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Módulo: II Componente Curricular: REDE DE COMPUTADORES C.H. Semanal: 2,5 Professor: JOEL COUTINHO DE SOUZA I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular Identificar e configurar arquiteturas, serviços e funções de rede. Analisar e operar os serviços e funções dos sistemas operacionais.

24 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Identificar e classificar tipos de redes de computadores. 2. Definir as topologias de redes. 3. Identificar as arquiteturas de redes. 4. Implantar redes de computadores de pequenas complexidade. 1. Descrever diferentes tipos de redes de computadores. 2. Classificar tipos de redes. 3. Descrever protocolos de comunicação. 4. Reconhecer as camadas do Modelo TCP/IP. 5. Conectar redes de computadores de pequena complexidade 1. Tipos de redes (LAN, WAN, MAN) 2. Topologia de redes (Anel, Barramento, Estrela) 3. Modelos de Referencias de Arquitetura de Redes (OSI/TCP IP) 4. Protocolos de Comunicação (TCP/IP, IPX/SPX, NETBEUI) 5. Padrões de Redes (Ethernet, Fast Ethernet, ATM, FDDI) 6. Interconexão de redes, endereçamento de redes, máscaras de subredes.

25 III Procedimento Didático Habilidade Base Tecnológica Procedimento Didático 1. Descrever diferentes tipos de redes de computadores. 1. Tipos de redes (LAN, WAN, MAN) Competências 1 e 2 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com simulações, testes físicos reais e com apoio de apostilas; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. Cronograma / Dia e Mês 20/07 a 20/08 2. Classificar tipos de redes. 3. Descrever protocolos de comunicação. 2. Topologia de redes (Anel, Barramento, Estrela) 5. Padrões de Redes (Ethernet, Fast Ethernet, ATM, FDDI) 4. Protocolos de Comunicação (TCP/IP, IPX/SPX, NETBEUI) Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com simulações, testes físicos reais e com apoio de apostilas; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 21/08 a 10/09 4. Reconhecer as camadas do Modelo TCP/IP. Competências 2 e 3 3. Modelos de Referencias de Arquitetura de Redes (OSI/TCP IP) Competência 3 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com simulações, testes físicos reais e com apoio de apostilas; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 11/09 a 15/10 5. Conectar redes de computadores de pequena complexidade 6. Interconexão de redes, endereçamento de redes, máscaras de subredes. Competência 4 Aulas expositivas e dialogadas, com uso de quadro e atividades práticas em laboratório de informática, com simulações, testes físicos reais e com apoio de apostilas; desenvolvimento de atividades para fixação e complementação do conteúdo, de forma individual ou em grupo, em classe ou extraclasse. 16/10 a 08/12

26 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Identificar e classificar tipos de redes de computadores. Definir as topologias de redes. Identificar as arquiteturas de redes. Implantar redes de computadores de pequenas complexidade. Indicadores de Domínio - Utilizar conceitos gerais sobre redes de computadores; - Reconhecer os diferentes tipos de meios físicos e de transmissão. - Utilizar conceitos específicos sobre camadas de rede (Modelo OSI-ISO e TCP/IP); - Reconhecer e utilizar diferentes modelos de arquitetura de rede. - Realizar corretamente configuração de rede através do protocolo TCP/IP. - Realizar conexão à serviços de rede local. - Compartilhar recursos pela rede; Instrumento(s) de Avaliação Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relato (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relato (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relato (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relato (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. Critérios de Desempenho - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento - Interesse - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento Evidências de Desempenho As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos. - Compartilhar recursos pela rede; - Analisar segurança dos compartilhamentos e serviços disponíveis. Atividades e demonstrações práticas e/ou simuladas, com relato (oral e/ou escrito) individual ou em grupo. - Compreensão - Relacionamento de idéias - Construção de Conceitos - Coerência - Organização - Manuseio de equipamento As atividades, demonstrações e relatos concluídos de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

27 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Laboratório de Informática com microcomputadores. Bibliografia utilizada pelo professor e indicada para o aluno: - FURGERI, Sérgio Redes, Editora Komedi. - RÉU JUNIOR, Evaldo Fernandes - Informática, redes e manutenção de computadores,fundação Padre Anchieta, Quadro branco; Internet, Filmes; Cabo par trançado (UTP). Conectores RJ45, Hub/Switch, Bridge Wireless B/G; Software Packet Trace. Bibliografia de apoio: - TANEMBAUM, Andrew S. Redes de Computadores, Editora Campus. - CYCLADES BRASIL Guia Internet de Conectividade, Senac Editora. - MORIMOTO, Carlos E. Redes, Guia Prática, GDH Press e Sul Editores VI Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII - Outras Observações / Informações: Semana Tecnológica. VIII Assinatura: Data: 05/08/2011 Joel Coutinho de Souza IX Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 09, de 06/01/2009. Assinatura: Data:

28 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Redes de Computadores Qualificação: Técnico em Redes de Computadores Módulo: 2º Componente Curricular: Sistemas Operacionais para Redes I C.H. Semanal: 5 ha Professores: Luis Alexandre Boyago Santos I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições Instalar sistemas operacionais para redes de computadores. Gerenciar sistemas operacionais para redes de computadores. Atividades Fazer manutenção corretiva dos equipamentos Configurar redes de comunicação Selecionar Recursos de trabalho

29 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Sistemas Operacionais de Redes I Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Gerenciar sistema operacional 1 Identificar e analisar diferentes 1 Classificação dos sistemas operacionais de rede: de redes: Windows Server. sistemas operacionais de redes. ponto a ponto e cliente-servidor. 2 3 Gerenciar contas de usuários. Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais de rede (Windows Server), utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras Instalar sistema operacional de rede em computadores (Windows Server). Instalar serviços de redes. Testar os serviços instalados. Realizar a manutenção preditiva e preventiva nos sistemas de redes Instalação e Configuração de Cliente/Servidor. Funções e serviços de sistema operacional de redes (S.O. de apoio: Windows Server). Dimensionamento dos servidores. Técnicas de Redundância (espelhamento de disco e servidor). 6 Mapeamento e endereçamento de rede e subredes. 7 Servidor DNS. 8 Gerenciamento de usuários/ computadores e contas. 9 Aplicações remotas. 10 Servidores de acesso remoto. 11 Manutenção preditiva e preventiva de sistema de Internet.

30 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gestão de Sistemas Operacionais de Redes I Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês Classificação dos sistemas operacionais de rede: ponto a ponto e cliente-servidor. Instalação e Configuração de Cliente/Servidor. Dimensionamento dos servidores. Servidor DNS. Funções e serviços de sistema operacional de redes (S.O. de apoio: Windows Server). Técnicas de Redundância (espelhamento de disco e servidor). Mapeamento e endereçamento de rede e subredes. Gerenciamento de usuários/ computadores e contas. Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores e softwares aplicativos; Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores e softwares aplicativos; Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores e softwares aplicativos; 20/07 a 05/08 08/08 a 23/09 26/08 a 21/10 4, 5 Aplicações remotas. Servidores de acesso remoto. Aulas expositivas, dialogadas, teórica e práticas em laboratórios de informática, utilizando computadores e softwares aplicativos; 24/10 a 08/12 Manutenção preditiva e preventiva de sistema de Internet.

31 IV Procedimentos de Avaliação Competência (por extenso) Gerenciar sistema operacional de redes: Windows Server. Gerenciar contas de usuários. Analisar os serviços e funções de sistemas operacionais de rede (Windows Server), utilizando suas ferramentas e recursos em atividades de configuração, manipulação de arquivos, segurança e outras. Analisar as necessidades do cliente a ser atendido no domicílio, assegurando uma melhor qualidade de vida Indicadores de Domínio Instalar sistema operacional de rede em computadores (Windows Server). Instalar serviços de redes. Testar os serviços instalados. Realizar a manutenção preditiva e preventiva nos sistemas de redes. Identificar os principais problemas de saúde do cliente Relacionar as prioridades de atendimento Registrar as visitas domiciliares Instrumentos de Avaliação Atividades prática em grupo ou individual Atividades prática em grupo ou individual Atividades prática em grupo ou individual Prontuários Planos de Cuidados Relatórios de visitas domiciliares Exposição oral Critérios de Desempenho Assimilação do conteúdo Interesse Participação Organização Manipulação de equipamentos Assimilação do conteúdo Interesse Participação Organização Manipulação de equipamentos Assimilação do conteúdo Interesse Participação Organização Manipulação de equipamentos Clareza Objetividade Uso correto de termos técnicos Linguagem adequada Coerência Embasamento conceitual Evidências de Desempenho Distinguir as características dos Sistemas Operacionais, interpretando os ambientes operacionais. Conhecer os recursos do SO Windows Server Conhecer os recursos do SO Windows Server mantendo a segurança dos arquivos. Registros e exposições orais baseados nas necessidades do cliente, com orientações claras e propositivas, devidamente fundamentadas em preceitos teóricos.

32 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) CD Rom Especifico da Área (diversificados) Apostila Windows 2003 Server (Curso Completo Julio Batistti) CARNEVALLI, Adriana Aparecida, Windows Editora Komedi Sites diversificados Informática XP Editora Komedi VI Estratégias de Recuperação Contínua e Paralela (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O processo de recuperação deverá ser paralelo e contínuo: nos momentos em que forem detectadas lacunas de aprendizagem, serão propostas novas estratégias de trabalho para que os alunos possam adquirir as competências almejadas. Assim, a recuperação paralela devera ser imediata à detecção de uma falha para sanar as dificuldades dos alunos de forma a não comprometer o andamento do conteúdo. Compreenderá atividades diversas, de acordo com o conteúdo a ser revisto, como pesquisa, estudos dirigidos, lista de exercícios, elaboração de síntese/resumos, avaliações escritas e orais, esclarecimentos de dúvidas, a serem desenvolvidas individualmente ou coletivamente, com a orientação do professor ou de aluno. VII Identificação: Nome do professores: Luis Alexandre Boyago dos Santos Assinatura: Data: 05/08/2011 VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 9, de 06/01/2009. Assinatura: Data:

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Técnico de Redes Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO / EXTENSÃO INDIA VANUIRE Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico. Componente Curricular: SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES II Plano de Trabalho Docente 0 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 6 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS II Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Professor: Luís Alexandre Boyago dos Santos Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Professor Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: Bauru / SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Assistente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã Área de conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Aplicativos Informatizados

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Administração Central Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antônio Magliano. Código: 088 Município: Garça. Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais. Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 203 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 36 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS-SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Prof. Massuyuki Kawano Ensino Técnico Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Tecnologia da Informação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município:Garça Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Bases Tecnológicas. Habilidade. Cronograma / Dia e Mês. Procedimentos Didáticos. 24/01 a 11/06. Aulas teóricas e prática em laboratório.

Bases Tecnológicas. Habilidade. Cronograma / Dia e Mês. Procedimentos Didáticos. 24/01 a 11/06. Aulas teóricas e prática em laboratório. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça/SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico Etec:Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Prefessor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Etec Monsenhor Antônio Magliano Plano de Trabalho Docente 2014 Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Escola Técnica Estadual Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales - SP Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DETÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Suzano Código: 146 Município: Suzano Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Secretariado Qualificação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA- SP Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Habilitação Profissional

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º

Plano de Trabalho Docente 2011. Qualificação: Auxiliar de informática para internet Módulo: 1º Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em informática para internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 201 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 0059 Município: Casa Branca Área Profissional: Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática. Professor: Oscar da Costa Meira Junior Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 9136 Município: Tupã (SP) Área profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru SP Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: DR. JÚLIO CARDOSO Código: 78 Município: Franca - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Eletrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Ensino Médio Integrado ao Técnico

Ensino Médio Integrado ao Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Integrado ao Técnico Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Inst. e Manut. De Computadores Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática

Plano de Trabalho Docente 2012. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Informática Plano de Trabalho Docente 01 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 91 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo III 1 Semestre/2010 MÓDULO III Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET TEMAS Teórica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues

Plano de Trabalho Docente 2011. Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE. Professora: Ms. Eveline Batista Rodrigues Plano de Trabalho Docente 011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA - TARDE

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET PLANO DE TRABALHO DOCENTE TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET Módulo I (Noite) EXTENSÃO ÍNDIA VANUÍRE 1 Semestre/2010 MÓDULO I Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE INFORMÁTICA PARA INTERNET

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica de nível médio de técnico em administração Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEc de Ribeirão Pires Código: 141 Município: Ribeirão Pires/Mauá Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: habilitação Profissional técnica

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM INFORMÁTICA EtecMONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA EE: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU Código: 135 Município: BAURU Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EE: Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETE Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec:PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: FUND. DE REDES LOCAIS E REMOTAS Série: 2º Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Código: 073 Município: Jales Área de conhecimento: Informação e Comunicação Componente Curricular: Instalação para Computadores II Série: Módulo

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação.

1. Especificar a arquitetura dos controladores lógicos compatíveis a cada aplicação. Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processo Industrial Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados;

linguagem técnica de informática; Perceber os sinais de pontuação e identificar sua função no texto; Ler siglas e identificar seus significados; PLANO DE CURSO Disciplina Competências Habilidades Bases Tecnológicas INGLÊS TÉCNICO Aumentar e consolidar o seu vocabulário ativo e passivo, através da fixação de novas palavras e expressões contidas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais