CEPAL COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE Escritório no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEPAL COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE Escritório no Brasil"

Transcrição

1 LC/BRS/R.159 F F P fi I H H Maio de 2006 Original: português CEPAL COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE Escritório no Brasil M E R C O S U L : E N T Ã O E A G O R A BIBLIOTECA CEPAL Documento elaborado por Renato Baumann e Carlos Mussi, do Escritório da Cepal no Brasil. As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a posição da instituição.

2 MERCOSUL: ENTÃO E AGORA Renato Baumann* Carlos Mussi I - Introdução Em março de 2006 a assinatura do Tratado de Assunção pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai completou 15 anos. Nesse período, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) originado nesse Tratado passou por etapas variadas, que provocaram em alguns momentos expectativas altamente favoráveis quanto ao seu futuro e notável pessimismo em outros momentos. O exercício de integração criado a partir do Tratado de Assunção é único, em diversos sentidos. De imediato, é provável que não exista no planeta outro grupo de países de dimensões tão díspares e com pretensão de constituir uma União Aduaneira. Além disso, nenhum outro exercício no hemisfério ocidental experimentou aumento tão pronunciado de transações intra-regionais (comércio e investimento) como o Mercosul até 1998, do mesmo modo que nenhum outro exercício apresentou retração tão intensa nessas mesmas transações quanto o Mercosul entre 1998 e O Tratado de Assunção significou ainda uma mudança expressiva no formato negociador entre os países envolvidos. A aproximação entre os países do Cone Sul entre 1986 e 1990 tinha como objetivo explícito a criação de um espaço comum, buscando desenvolver complementaridades produtivas e com negociações de preferências comerciais cautelosas para cada produto afetado. A opção por intensificar ao mesmo tempo o processo de abertura das economias (como parte da política de estabilização de preços) e a formação de um bloco comercial envolveu alteração radical no formato negociador; desde então as negociações de preferências comerciais são lineares, e não por produtos (exceto aqueles com tratamento diferenciado). Ainda outro aspecto que não pode ser esquecido é que o processo de aproximação dos países do Cone Sul coincidiu com a re-democratização de suas sociedades. No tempo decorrido desde então houve tanto episódios em que a atuação conjunta evitou tentativa de golpe de estado, quanto o episódio de sucessão breve de diversos mandatários. Em retrospecto, se por um lado é possível concluir que houve ganho em termos de estabilidade democrática, ao mesmo tempo as turbulências políticas localizadas foram certamente um O s a u t o r e s s ã o f u n c i o n á r i o s d a C E P A L / O N U. A g r a d e c e m o s o s c o m e n t á r i o s d e I n e s B u s t i l l o, R i c a r d o B i e l s c h o w s k y e Á l v a r o D i a z. A s o p i n i õ e s e x p r e s s a s a q u i s ã o d e i n t e i r a r e s p o n s a b i l i d a d e p e s s o a l e p o d e m n ã o c o r r e s p o n d e r à s p o s i ç õ e s d e s s a i n s t i t u i ç ã o.

3 2 complicador adicional para a convergência desejável, por exemplo, para as políticas macroeconômicas. Quinze anos é um período suficientemente longo para justificar uma análise dos resultados obtidos. No entanto, não é trivial isolar os efeitos do Mercosul sobre as economias dos países-membros. O período desde a assinatura do Tratado de Assunção corresponde a uma aceleração do processo de abertura comercial unilateral em relação a todos os países (em paralelo às concessões entre os parceiros), a momentos de internação de diversas crises no cenário internacional, a desequilíbrios nos preços relativos, a influxos extraordinários de investimento externo direto, à superposição entre as negociações sub-regionais e negociações ao nível hemisférico e multilateral, entre outros tantos determinantes. Igualmente, nesse período ocorreram grandes transformações na política macroeconômica desses países. Programas de estabilização foram implementados a partir de diferentes estratégias, que reduziram drasticamente a taxa de inflação. Várias reformas econômicas foram implementadas. Essas diferentes estratégias de estabilização resultaram em trajetórias variadas de crescimento, com períodos de rápida expansão, e quedas abruptas no produto interno desses países. Não é fácil, portanto, atribuir à existência ou ao formato negociador do Mercosul os resultados observados na estrutura produtiva dos países que o compõem: eles são fruto de uma quantidade expressiva de influências, que transcendem o âmbito do acordo regional. Tampouco é esse o objetivo do presente trabalho. O propósito aqui é apenas comparar as características básicas das quatro economias no momento inicial das negociações e hoje. Se existe a vontade política de seguir com o processo de integração regional, nosso argumento é que as condições econômicas nos quatro países mudaram de forma substantiva, e é necessário levar em conta essas mudanças. Este trabalho está estruturado da seguinte forma. Em seguida a esta Introdução, a segunda seção mostra alguns indicadores agregados e comparação com outros blocos regionais. A terceira seção discute as principais alterações no cenário macroeconômico das quatro economias. A quarta seção traz indicadores comparativos da estrutura produtiva dos quatro países em 1990 e hoje, a quinta seção discute os indicadores para o setor externo e a seção seguinte mostra dados do desenvolvimento social. A última seção traz inferências gerais a partir dos indicadores discutidos, com identificação de algumas implicações para o processo negociador de formação do bloco.

4 3 Il - Alguns Indicadores Agregados Os primeiros cinco anos do Mercosul coincidiram com um crescimento do PIB superior tanto ao observado na década de 1980 (considerada a década perdida para os países da região, pelo desempenho econômico medíocre) quanto ao registrado nos últimos 10 anos. A única exceção é o Paraguai, com crescimento médio na década de 1990, menor que na década anterior. O Quadro 1 mostra, ainda, que houve diferença de desempenho, nos últimos dez anos, entre os países. Brasil e Argentina com taxas superiores a 2% ao ano, Uruguai e Paraguai com ritmos inferiores: se havia diferenças entre os pares de sócios no momento inicial, elas foram ampliadas por esse diferencial de taxas de crescimento. Quadro 1 - Crescimento Anual do PIB (preços constantes de 1995) Argentina -0,7 5,8 2,4 3,6 Brasil 1,6 3,1 2,2 2,4 Paraguai 3,0 2,7 1,2 1,6 Uruguai 0,0 4,1 1,7 2,3 Fonte: C EPA L (2005 a) C EPA L (2005b) Essa diferença de desempenho entre países está refletida no indicador mais trivial de desenvolvimento econômico, o crescimento da renda per capita (Quadro 2), que foi desde o início dos anos 90 baixo no caso do Brasil, decrescente entre a primeira e a segunda metade da década na Argentina e Uruguai, e medíocre, no caso do Paraguai. Quadro 2 - Crescimento Médio Anual (%) do PIB per capita País Argentina -2,1 4,4 1,4 2,4 Brasil -0,4 1,5 0,7 0,9 Paraguai -0,0 0,0-1,3-1,0 Uruguai -0,6 3,4 1,0 1,6 Fonte: C EPA L (2005a), C EPA L (2005b) * Com esses resultados, não surpreende que a taxa de investimento nos últimos 9 anos tenha deixado bastante a desejar. Baixo crescimento do produto desestimula novos investimentos, ao mesmo tempo em que os investimentos reduzidos limitam a capacidade de crescimento da produção. Apesar de uma recuperação moderada na Argentina, Brasil e Uruguai a partir de 1996, o nível de investimento permanece insuficiente. Se considerarmos que para a região em seu conjunto esse indicador chegou a cerca de 25% em seu ponto de máximo, na década de 70, e que para os países asiáticos são observados níveis superiores aos 30%, é claramente preocupante a defasagem em termos de crescimento potencial que esses indicadores implicam. O Quadro 3 ilustra esse ponto.

5 f 4 Quadro 3 - Formação Bruta de Capital Fixo / PIB (%) Média Argentina 12,1 11,9 17,4 15,6 Brasil 20,6 16,9 18,4 19,3 Paraguai 21,6 20,1 15,4 18,1 Uruguai 10,1 10,0 11,1 12,7 Fonte: C EPA L (2005b) Esses resultados relativos a dois pontos no tempo revelam dois estados de situação, mas desconsideram, uma dimensão fundamental determinante de todo o processo: as distintas trajetórias percorridas por cada economia. A próxima seção mostra que - do ponto de vista da política macroeconômica - se no momento inicial do Mercosul os países-membros se defrontavam com o duplo desafio de alta inflação e baixo crescimento do produto, a diferença nas trajetórias adotadas para lidar com esses desafios foi de fato uma dificuldade adicional para a homogeneidade entre as quatro economias. Ill - As Distintas Trajetórias M acroeconôm icas Os quinze anos do Mercosul representaram para os países-membros um período de grandes transformações e volatilidade macroeconômica, com resultados relativamente decepcionantes face à expectativa de retomada do crescimento, subjacente à opção política pelas reformas. O Mercosul teve início em 1991, quando a maior parte de seus componentes deparava-se com o duplo desafio de combater as altas taxas de inflação e a estagnação econômica que caracterizou a década perdida dos anos Nas duas maiores economias, Brasil e Argentina, a experiência com planos heterodoxos trouxe resultados limitados no tempo. Ambos países experimentaram hiperinflação em 1989 e A exaustão dessas tentativas estimulou ambos países a buscarem propostas de estabilização mais radicais. A Argentina em 1989 passou por episódio de hiperinflação aberta, com a taxa anual alcançando quase 5000%. No ano seguinte novamente a inflação acumulou mais de 1300% nos preços ao consumidor. No início de 1991 o Ministro da Fazenda, Domingos Cavallo, propôs a aplicação da convertibilidade, dolarizando plenamente a economia Argentina, na paridade de 1 peso=1 dólar. Essa opção transformou a economia argentina, levando a uma rápida convergência da inflação a taxas de um dígito. Em 1993 a Argentina já apresentava inflação anual de 7,4%. No Brasil, após a inflação alcançar níveis mensais de mais de 70% no início de 1990, o governo Collor reteve a maior parte dos ativos financeiros, buscando

6 r 5 reestruturar a dívida pública e recuperar o controle da política monetária. O impacto desse forte choque financeiro sobre a inflação mostrou-se limitado. A inflação mensal após 4 meses do Plano Collor já se encontrava em um ritmo superior a 10% e no final do ano aproximava-se novamente dos 30% mensais. Em janeiro de 1991, nova versão de plano heterodoxo foi aplicada, com a reestruturação do mercado financeiro de curto prazo e congelamento de preços, porém o efeito foi reduzido e a inflação mensal voltou a patamares superiores a 20%. Somente em 1994, com um mecanismo de superindexação (ajuste diário da unidade de referencia de valor), foi introduzido um plano de estabilização bem sucedido, o Plano Real que possibilitou redução da taxa de inflação mensal para menos de 2%. Já em 1996 o Brasil registrava inflação acumulada anual de um dígito, atingindo 9,1%. As economias do Paraguai e o Uruguai foram fortemente impactadas pelos resultados da estabilização nos parceiros maiores. O nível de atividade, os fluxos de capitais e as pressões de preços oscilavam segundo o sucesso ou fracasso dos planos nos países vizinhos, refletidos tanto nas variações do poder de compra das exportações, como na evolução da taxa de câmbio bilateral. Em 1990 o Uruguai experimentava uma inflação de três dígitos (129%) e o Paraguai de 44%. Nenhum dos dois países ousou implementar mecanismos heterodoxos, mas ambos optaram em fazer uso de política monetária tradicional e políticas cambiais com diferentes graus de intervenção para orientar os preços nas suas economias. O Paraguai adota desde o início do Mercosul um regime de câmbio flutuante, mas com ampla intervenção do Banco Central (via movimento de reservas internacionais ou pelo uso da taxa de juros doméstica). O Uruguai optou pelo uso de regime de bandas cambiais para orientar a desvalorização da sua moeda e influenciar a formação de preços internos. Nos dois países houve demora em alcançar inflação de um dígito. No caso paraguaio, a inflação oscilou entre 10-20% de 1990 a 1996, quando alcançou 8,2%. O Uruguai registrou uma diminuição lenta e gradual de sua inflação anual, de 129% em 1990 para 8,7% em Essas diferentes opções para estabilizar a economia trouxeram para cada país visões conflitantes sobre como seria a coordenação de políticas macroeconômicas no Mercosul. Esse tema esteve presente nas negociações dos Tratados de Assunção (1991) e Ouro Preto (1994), que definiram as bases do Mercosul. Foi apenas a partir da crise brasileira de 1999, com a desvalorização do real e seus impactos nos demais países que a coordenação macroeconômica passou a ganhar alguma efetividade. No final de 2000 os presidentes dos quatro países fizeram uma declaração sobre convergência macroeconômica enfatizando a solvência fiscal e a estabilidade monetária. Nela foram estabelecidas metas para inflação anual máxima de 5% para os anos de 2002 a A partir de 2006, o núcleo inflacionário não deveria ser superior a 3% ao ano. Foi dada igualmente ênfase à situação fiscal, fixando-se a necessidade de financiamento do setor

7 V 6 p ú b lico (v a ria ç ã o da d ív id a líq u id a ) a um m á xim o de 3% d o P IB. A d ívid a pública não d e veria s u p e ra r 4 0 % d o P IB a p a rtir de E ssa d e c la ra ç ã o pre via, de fo rm a gera l, p ro c e d im e n to s e re g ra s d e tra n s iç ã o ou co rre çã o de a tivo s. O te m a ca m b ia l era um d e s a fio a e s s a c o n v e rg ê n c ia, em fu n ç ã o do re g im e d e p a rid a d e a rg e n tin o e m b o ra, s e g u n d o o G ru p o de M o n ito ra m e n to do M e rc o s u l {h ttp ://g m m.m e c o n.g o v.a r) h o u v e s s e firm e co n vicçã o de q u e a e x is tê n c ia d e re g im e s ca m b ia is d ife re n te s é c o m p a tív e l com o d e s e n v o lv im e n to d o p ro je to (M e rc o s u l). A e v o lu ç ã o e c o n ô m ic a d o s p a ís e s m e m b ro s do M e rco su l d e s d e e x p ô s o im p a cto d a s a lte ra ç õ e s n os re g im e s cam b ia is so b re as fin a n ç a s p ú b lica s, a taxa de in fla çã o e a p ro d u ç ã o. P o r e xem p lo, as a lte ra ç õ e s no re g im e ca m b ia l na A rg e n tin a e m re s u lta ra m e m um a q u e d a do p ro d u to d e 10,9%, um a ta xa de in fla çã o de 4 1 % (-1,5 % e m ) e um a re la çã o d ív id a p ú b lic a /P IB de 153% (5 0,9 % e m ). N o c a s o u ru g u a io, e m , re g is tra ra m -s e um a q u e d a no p ro d u to de 11%, um a ta xa d e in fla çã o de 2 5,9 % (3,6 % e m ), e um a re la çã o d ívid a p ú b lic a /P IB de 7 3,5 % (3 6,9 % em 2001). O Q u a d ro 4 tra z a lg u m a s in fo rm a ç õ e s so b re a e v o lu ç ã o d e a lg u n s in d ica d o re s m a c ro e c o n ô m ic o s no M e rcosul. A p ó s as c ris e s a rg e n tin a e u ru g u a ia e m a tra je tó ria m a c ro e c o n ô m ic a dos p a íses do M e rc o s u l p a s s o u a s e g u ir os b o n s v e n to s d a e c o n o m ia in te rn a cio n a l, fa c ilita n d o o a ju s te e m su a s c o n ta s e xte rn a s. A ta xa d e in fla ç ã o retornou ra p id a m e n te a o s n íveis d e um d íg ito e a e x p a n s ã o da d ív id a p ú b lic a vem sendo co n tro la d a. No e n ta n to, a c o n v e rg ê n c ia m a c ro e c o n ô m ic a, c o m o o u tro s te m a s no M e rco su l, é um a m e ta de lo n g o pra zo. O p e río d o de 1991 a ta m b é m fo i um p e río d o de im p o rta n te s re fo rm a s e c o n ô m ic a s e m to d o s os p a ís e s -m e m b ro s. O gra u de e x e c u ç ã o d e s s a s re fo rm a s é d ife re n c ia d o e m ca d a país, m a s e m to d o s e le s houve re fo rm a s. A ironia é q u e se a tu a lm e n te os p rin c ip a is in s tru m e n to s m a c ro e c o n ô m ic o s e stão s e n d o a p lic a d o s de fo rm a s im ila r nos p a íses m e m b ro s - c o m o ta xa de câ m b io livre, a u s te rid a d e fis c a l b u s c a n d o c o n tro la r o d é fic it e a e v o lu ç ã o da d ív id a pública, ta x a s de ju ro s re a is p o s itiv a s para e s tim u la r a p o u p a n ç a in te rn a e co m p ro m isso com a e s ta b ilid a d e d o s p re ços p o r in te rm é d io d e m e ta s d e in fla çã o - a c o n v e rg ê n c ia m a c ro e c o n ô m ic a é a g o ra m ais d e p e n d e n te d e c o m o fu tu ra s re fo rm a s e c o n ô m ic a s v e n h a m s e r im p le m e n ta d a s n os p a íses. O p ro ce sso de in te g ra ç ã o p o d e c o n trib u ir de fo rm a a tiva p a ra e s s e p ro c e s s o, s e ja c o m o g u ia de p a d rõ e s co m u n s ou pelo in te rcâ m b io de e x p e riê n c ia s no p ro ce sso de im p le m e n ta çã o.

8 7 Q u a d r o 4 - A C o n v e r g ê n c ia M a c r o e c o n ô m ic a n o M e r c o s u l Argentina Brasil Paraguai Uruguai E sta b iliza çã o (inflação anual inferior a 10%) D e s d e 1993 D e sd e 1996 D e s d e 1996 D e sde 1998 E xceto e S iste m a C a m b ia l R e g im e fle x ív e l A té 1990 A té 1994 P a rid a d e /b a n d a F lu tu a ção livre d e s d e 2002 d e sde 1999 d e s d e 1991 d e sde S u p e rá v it C o m e rc ia l n S u p e rá v it em T ra n s a ç õ e s C o rre n te s D ívida P ú b lic a / P IB Em 2004 Em ,3 % (dez) 5 4,2 % (set) 4 5,5 % (dez) 4 2,9 % (dez) 2 5,5 % (d e z) 2 0,3 % (d e z) Fonte: CEPAL (1998), CEPAL (2001), CEPAL (2004); (*) país tradicionalmente deficitário 9 0,4 % (jun) C o n s id e ra n d o d e fo rm a c o m p a ra tiv a os re sulta d o s o b tid o s no in ício e no fim do p e río d o e m a n á lise, p o d e -s e d iz e r q u e um re s u lta d o n o tá v e l e c o m u m a os q u atro p a ís e s 1 é o re la tivo c o n tro le d o s n íve is in fla cio n á rio s. A p e s a r de no ú ltim o ano dois d o s q u a tro p a íse s a p re s e n ta re m in fla ções de d o is d íg ito s, os n ú m e ro s do Q u a d ro 5 fa la m p o r si só s q u a n to à im p o rtâ n cia d o s g a n h o s o b tid o s e m te rm o s de re d ução na va ria ç ã o de p re ç o s ao c o n su m id o r. Q u a d ro 5 - ín d ic e d e P re ç o s ao C o n s u m id o r (ta xas a n u a is ) M é d ia M é d ia A rg e n tin a B rasil P a ra g u a i U ru g u a i Fonte: CEPAL (2004), CEPAL (2005b) 1 De fato, uma característica da maior parte dos países da América Latina.

9 8 O c o n tro le so b re os p re ç o s te m o co rrid o e m p a ra le lo à p re o c u p a ç ã o co m as c o n ta s fis c a is. E ssas d u a s p o lític a s tê m sido - ju n ta m e n te com a re d u ção da v u ln e ra b ilid a d e e xte rn a - c a ra c te rís tic a s co m u n s à m a io r p a rte d o s p a íses da A m é ric a L a tin a nos ú ltim o s anos, e os p a íses do M e rc o s u l não são exceção. C o m o m o stra o Q u a d ro 6 a o rd e m de g ra n d e za do d é fic it p ú b lico era (co m a e x c e ç ã o do U ru g u a i) b e m m e n o r e m q u e e m Q u a d ro 6 - R e s u lta d o do S e to r P ú b lico (em (% ) do PIB) A rg e n tin a 78 2,0 1,2 B ra sil/b 3,5 1,9 P a ra g u a i/c 1,3 0,2 U ru g u a i/b 1,5 3,2 Fonte: CEPAL (2005b) (a) Administração nacional; (b) Governo central; (c) Administração central. E ssa m e sm a p re o c u p a ç ã o co m as co n ta s fis c a is e stá p re s e n te na m e lh o ra d o s in d ic a d o re s de s o lv ê n c ia de cada país. E sse é m a is um d o s a p re n d iz a d o s das crise s da s e g u n d a m e ta d e d o s a n o s 90: e c o n o m ia s com d e s e q u ilíb rio s nas co n ta s in te rn a s e e x te rn a s são c a n d id a to s n a tu ra is a a lvo s e s p e c u la tiv o s, ao m esm o te m p o em q u e e s s e s d e s e q u ilíb rio s p o te n c ia liz a m o s ch o q u e s e x te rn o s. A ssim, ao c o m p a ra rm o s a s itu a ç ã o em 1990 e q u a n to à re la çã o dívida e x te rn a /e x p o rta ç õ e s de b e n s e se rv iç o s (Q u a d ro 7) d e s ta c a m -s e as re d u çõ e s n o tá ve is d o s in d ic a d o re s da A rg e n tin a e B rasil e um p o u c o m e n o s no caso do U ruguai. A e x c e ç ã o é, m ais um a vez, o P ara g u a i, com a u m e n to d e s s a relação e n tre e s s e s d o is a nos. Q u a d ro 7 - D ívid a E x te rn a / E x p o rta ç ã o de B ens e S e rv iç o s (% ) A rg e n tin a B rasil P a raguai U ru g u a i Fonte: CEPAL (2005b) Em p a ra le lo a e s s a p re o c u p a ç ã o com os a ju s te s in te rn o s a d e p e n d ê n c ia de p o u p a n ça e x te rn a p a ra fin a n c ia r o in v e s tim e n to te m s id o ca d a v e z m enor. A e x e m p lo de o u tro s p a ís e s da A m é ric a Latina e C a rib e (o re s u lta d o a g re g a d o para a re g iã o do s a ld o e m C o n ta C o rre n te do B a la n ço de P a g a m e n to s se reduziu de um d é fic it d e 3% d o P IB na se g u n d a m e ta d e d o s a n o s 90, p a ra p ra tic a m e n te zero nos p rim e iro s cin co a n o s da a tu a l d é cada), ta m b é m o s p a ís e s d o M e rcosul a p re s e n ta ra m m e lh o ra e x p re s s iv a. C o m o m o stra o Q u a d ro 8, a e v o lu ç ã o m ais

10 9 e xp re s s iv a fo i a da A rg e n tin a, q u e re ve rte u o s in a l do s a ld o 2, m a s o s o u tro s países m o s tra ra m ig u a lm e n te e v o lu ç ã o b a s ta n te fa v o rá v e l e m re la ção à m e n o r d e p e n d ê n c ia de re c u rs o s e x te rn o s 3. Q u a d ro 8 - S a ld o em C o n ta C o rre n te (% do P IB ) M édia M édia M é d ia A rg e n tin a -2,7-3,8 1,9 B rasil -0,4-4,0-0,3 P a raguai -1 0,9-3,6-0,4 U ru g u a i -1,0-1,9-0,4 T o ta l A m é ric a L a tin a e C a rib e -2,6-3,1-0,2 Fonte: CEPAL (2005b); CEPAL (1998) E sse re s u lta d o fo i e m p a rte u m a re sposta à m u d a n ç a na p o lític a ca m b ia l, q u e se s e g u iu às c ris e s da s e g u n d a m e ta d e da d é ca d a de 90. C o m o m o s tra o Q u a d ro 9, a e v o lu ç ã o da ta x a de câ m b io real e fe tiva - c o n s id e ra d a a re la ç ã o c o m e rc ia l com cada um d o s p rin c ip a is p a rc e iro s de ca d a país e o d ife re n c ia l de ín d ice s de pre ço s ao c o n s u m id o r - fo i m a rc a d a m e n te d istin ta a n te s e a p ó s Q u a d ro 9 - E v o lu ç ã o d o C â m b io R eal E fe tivo (*) (B a se : = 100) A rg e n tin a B ra sil P a raguai U ru g u a i A m é ric a L a tin a e C a rib e Fonte: CEPAL (2005b) (*) índices deflacíonados pelos preços ao consumidor, e estimados segundo a participação no comércio total com cada principal parceiro comercial. A s crise s de 1997 (a siá tica ), 1998 (ru ssa ) e 1999 (e s p e c u la ç ã o co n tra o R eal) e n c o n tra ra m os p a íse s d o M e rco su l com p o líticas c a m b ia is q u e c o n trib u íra m para a m p lia r a m a g n itu d e d o s ch o q u e s e x te rn o s. A A rg e n tin a e n c o n tra v a -s e num p ro cesso d e v a lo riz a ç ã o c a m b ia l q u e p a ssou de um ín d ice de 115 para a ta xa de câ m b io real e fe tiv a e m 1996 a 96 em 2001, q u a n d o fo i p re c is o a lte ra r seu regim e ca m b ia l. E m tra je tó ria se m e lh a n te, o p e so u ru g u a io v a lo riz o u -s e e m form a e xp re ssiva, p a s s a n d o de um ín d ice de 111 e m 1996 a 98 e m O R eal b ra s ile iro e n c o n tra v a -s e, em 1997, ta m b é m b a s ta n te v a lo riz a d o em re la çã o às m o e d a s d o s p rin c ip a is p a rceiro s c o m e rc ia is. E sse d e s e q u ilíb rio levou à n e c e s s id a d e d e m u d a n ç a no re g im e c a m b ia l no in ício d e O g u a ra n i 2 Embora em situação peculiar, com moratória dos pagamentos à maior parte dos credores externos. 3 No caso do Brasil há saldo positivo em Conta Corrente desde 2003.

11 10 p a ra g u a io m a n te v e -s e ig u a lm e n te a cim a de se u nível de e q u ilíb rio, a p re s e n ta n d o ín d ice s de c â m b io real e fe tiv o de e n tre 93 e até o a n o A p a rtir de 2001 os p a ís e s da A m é ric a Latina e m g e ra l - M e rcosul in clu sive - p a s s a ra m a a d o ta r p o lític a s c a m b ia is m ais a tiva s, c o m d e s v a lo riz a ç ã o das m o e d a s n a cio n a is. E ssa te n d ê n c ia fo i p a rc ia lm e n te re ve rtid a e m a lg u n s dos p a íses nos ú ltim o s a n o s, s u s c ita n d o a lg u m a p re o c u p a ç ã o com os n íve is de c o m p e titiv id a d e da p ro d u ç ã o, com o ilu stra m os in d ic a d o re s para a A rg e n tin a e o B rasil, no Q u a d ro 9. Em re su m o, os p a íse s do M e rco su l tê m a p re s e n ta d o nos ú ltim o s a n o s um padrão m a c ro e c o n ô m ic o o rto d o x o s e m e lh a n te ao do co n ju n to da A m é ric a L a tin a e C aribe: co n tro le fiscal, p re o c u p a ç ã o e m re d u z ir a d e p e n d ê n c ia d e re c u rs o s exte rn o s, política c a m b ia l m a is a tiva q u e a n te s de 1997, b a ixo s n íve is d e in fla ção, m a s ao m e sm o te m p o tê m o b tid o c re s c im e n to lim ita d o do p ro d u to e fo rm a ç ã o de ca p ita l fixo a q u é m do d e se já ve l. O q u e se p ro c u ro u m o s tra r n e sta s e ç ã o é q u e as tra je tó ria s a d o ta d a s im p o rta m para v ia b iliz a r p ro c e s s o s de c o n v e rg ê n c ia e c o n s o lid a r a in te g ra ç ã o re g io n a l. Da m e sm a fo rm a, são fu n d a m e n ta is as c a ra c te rís tic a s d o s p ro c e s s o s p ro d u tivo s e as c o n d iç õ e s s o c ia is e m c a d a um d os p a íses e n v o lv id o s. E ssas q u e s tõ e s são tra ta d a s nas s e ç õ e s a se g u ir. IV - Desempenho e Evolução da Estrutura Produtiva IV.1 Geral Se a tra je tó ria d e c re s c im e n to fo i in stá ve l e in s u fic ie n te, ca b e in v e s tig a r a té que p o n to o p e río d o d e v ig ê n c ia do M e rcosul - visto c o m o fe rra m e n ta para o d e s e n v o lv im e n to - c o rre s p o n d e u à a lte ra ç ã o das e s tru tu ra s p ro d u tiva s. C o m p a ra n d o -s e e n tre 1991 e a im p o rtâ n cia e c o n ô m ic a d e d iv e rs o s b lo co s de p a íse s no c e n á rio in te rn a c io n a l, fica cla ro q u e o b a ix o d in a m is m o do M e rco su l fe z co m q u e seu p e s o re la tiv o no ce n á rio in te rn a c io n a l c h e g a s s e a um p o n to de m á xim o de q u a s e 4 % do P IB m u n d ia l na se g u n d a m e ta d e d o s a n o s 90, m as vo lta s s e - já no início da d é c a d a se g u in te - ao m e s m o g ra u d e im p o rtâ n c ia dos a n o s q u e a n te c e d e ra m o T ra ta d o de A s s u n ç ã o (2,5 % ), bem a b a ix o de outro s g ru p o s de p a íses. Em te rm o s de d im e n s ã o re la tiva e n tre os p a ís e s -m e m b ro s do M e rco su l o d ife re n c ia l n os ritm o s d e c re s c im e n to do PIB (Q u a d ro 1) co n trib u iu para q u e os s ó c io s m e n o re s e m p o u co ou nada a lte ra ssem seu p e so re la tiv o no g ru p o. Em 4 Ano-base=2000

12 11 conju n to, B ra sil e A rg e n tin a co rre s p o n d e m a m ais de 90% do p ro d u to do M e rco su l d e sde o início d o s a n o s 90, s e g u n d o d a d o s da C E P A L. H á d ife re n ç a s e n tre os q u a tro p a ís e s ta m b é m no q u e se re fe re à c o m p o sição se to ria l d o p ro d u to. Na m e d id a e m que o p ro je to d e in te g ra ç ã o re g io n a l foi p e n sado para p ro m o v e r a tra n s fo rm a ç ã o d a s e s tru tu ra s p ro d u tiv a s os re sulta d o s o b tid o s no m ín im o d ã o m a rg e m para contro vérsia s. C o m p a ra n d o -s e as e s tru tu ra s p ro d u tivas em e e m d e sta ca-se a re d u ção da p a rtic ip a ç ã o do s e to r m a n u fa tu re iro - c o m g ra u s d e in te n sid a d e va ria d o s e n tre p a ís e s - n os q u a tro p a íse s do M e rcosul (Q u a d ro 10). C o m e x c e ç ã o d a A rg e n tin a, a e s s a re tra ção da in d ú stria c o rre s p o n d e u a u m e n to na p a rtic ip a ç ã o d e a g ric u ltu ra, caça, silvicu ltu ra e pesca. O co n ju n to d e a tiv id a d e s a g ru p a d a s a q u i co m o s e rv iç o s e o u tro s - que co m p re e n d e um c o n ju n to v a ria d o de seto re s, c o m o in d ic a d o no Q u a d ro 10 - c o rre s p o n d e à p a rc e la m a is im p o rta n te do p ro d u to n o s q u a tro p a íse s. E sse co n ju n to de a tiv id a d e s g a n h o u e sp a ço nos q u a tro p a íses, e n tre 1990 e 2005: houve um a u m e n to do s e to r te rc iá rio do p ro c e s s o p ro d u tiv o na s u b -re g iã o, com re d u ção do p e so re la tivo d o s s e to re s p rim á rio e s e c u n d á rio. Q u a d ro 10 - C o m p o s iç ã o do P ro d u to (p e rc e n ta g e n s a p re ç o s c o n s ta n te s ) A g ric u ltu ra (*) A rg e n tin a B rasil P a ra g u a i U ru g u a i In d ú stria m a n u fa tu re ira A rg e n tin a B rasil P a ra g u a i U ru g u a i S e rviço s e o u tro s (**) A rg e n tin a B rasil P a ra g u a i U ruguai Fonte: CEPAL (2005 a); tabulações da CEPAL a partir de dados oficiais. (*) inclui caça, silvicultura e pesca. (**) inclui mineração, eletricidade, gás e água, serviços de construção, comércio por atacado, restaurantes e hotéis, transporte, armazenamento, comunicações, estabelecimentos financeiros, serviços comunais, sociais e pessoais e serviços governamentais.

13 12 A s s u b s e ç õ e s a s e g u ir tra ta m de fo rm a m a is d e tid a do d e s e m p e n h o d os se to re s a g ríco la e m a n u fa tu re iro n os q u a tro países. IV.2 S etor Agrícola O Q u a d ro 11 ilu stra o d e s e m p e n h o da p ro d u ção a g ríc o la na d é c a d a de 80 e nos a n o s e n tre 1990 e H o u ve a u m e n to g e n e ra liz a d o no ritm o de cre scim e n to m é d io a n u a l da p ro d u ç ã o a g ríc o la e n tre os d o is p e río d o s na m a io r parte dos p a íses, c o m p a ra d o com a d é c a d a a n te rio r. Q u a d ro 11 - V a ria ç õ e s no V o lu m e da P ro d u çã o A g ríc o la (M é d ia = ) P aís M édia M édia V a ria ç ã o V a ria ç ã o / / /9 0 (A )/(B ) (A) (B) (% ) (% ) A rg e n tin a 73,5 101, Brasil 70,2 111, P a ra g u a i 75,7 107, U ruguai 76,7 9 5, Fonte: CEPAL (2005a) Q u a n d o m e d id o p o r h a b ita n te o ritm o de a u m e n to da p ro d u ç ã o de a lim e n to s (Q u a d ro 12) fo i ig u a lm e n te n o tá vel na A rg e n tin a, B ra sil e U ru g u a i. A p e n a s no P a ra g u a i a p ro d u ç ã o de a lim e n to s p o r h a b ita n te cre sceu e n tre e a um ritm o in fe rio r ao re g is tra d o na d é cada de Q u a d ro 12 - ín d ice s de V o lu m e F ísico da P ro d u ção de A lim e n to s p o r H a b ita n te (M é d ia ==100) País / / V a ria ç ã o V a ria ç ã o (A) (B) /9 0 (A )/(B ) (% ) (% ) A rg e n tin a 8 2,7 98,9 2,4 19,6 B rasil 7 9,7 108,5 10,7 36,1 P a raguai 9 5,4 102,1 2 6,0 7,0 U ru g u a i 8 1,9 9 4,4 7,3 15,3 Fonte: CEPAL (2005a) E sses re s u lta d o s re fle te m os a v a n ç o s o b tid o s na e x p lo ra ç ã o m a is s is te m á tic a e p ro d u tiva d o s s e to re s a g ríc o la s, m a s e sco n d e m um a d im e n s ã o p re o cu p a n te. Um d e s e m p e n h o tã o a b a ix o d o de o u tro s países da região, e a ritm o s tã o d e s ig u a is no a u m e n to da p ro d u ç ã o d e a lim e n to s p o r h a b ita n te, te n d e a a fe ta r a p e rc e p ç ã o de g a n h o p o r p a rte d o s in d iv íd u o s n e sse s países.

14 13 I V.3 S e t o r I n d u s t r i a l A p ro d u ç ã o da in d ú s tria m a n u fa tu re ira no M e rco su l a p re s e n to u - da m e sm a form a q u e a p ro d u ç ã o a g ríc o la - re sulta d o s m a rc a d a m e n te d ife re n c ia d o s e n tre os p a ís e s -m e m b ro s do M e rcosul. M e d id a a p re ços c o n s ta n te s (Q u a d ro 13) a p ro d u çã o m a n u fa tu re ira na A rg e n tin a, no B ra sil e no P a ra g u a i a u m e n to u e n tre e Já no U ru g u a i h o uve re tra çã o s ig n ific a tiv a 5. Q u a d ro 13 - P ro d u ç ã o m a n u fa tu re ira (U S $ b ilh õ e s d e 1995) e n tre e 2003 M é d ía l M é d ia V a ria ç ã o (% ) A rg e n tin a 3 6,5 38,8 6,3 B rasil 121,9 150,3 2 3,2 P a ra g u a i 1,1 1,2 8,1 U ruguai 3,8 3,0-2 0,2 T o ta l A m é ric a L a tin a 2 9 4, ,5 24,1 Fonte: CEPAL (2005 a) D e to d o m o d o, m e s m o a s ta x a s d e a u m e n to m a is d e s ta c a d a s, a s d o s d o is sócios m a io re s, fic a ra m a q u é m da m é d ia de cre s c im e n to re g is tra d a p a ra o co n ju n to dos p a íse s da A m é ric a L a tin a, d e 24% no m e sm o p e río d o. E m te rm o s da c o m p o s iç ã o se to ria l da p ro d u ç ã o m a n u fa tu re ira, um a v e z m ais re ssalta m as d ife re n ç a s e n tre os p a íses p a rtic ip a n te s do M e rcosul. O Q u a d ro 14 m o stra o s s e to re s m a n u fa tu re iro s com m a io r p e s o e m cada país, cu ja s o m a d a s p a rtic ip a ç õ e s su p e ra os 50% d o v a lo r a d ic io n a d o na in d ú stria. De a co rd o com e s s e Q u a d ro, e m to d o s os países os p rin c ip a is se to re s m a n u fa tu re iro s tê m fo rte c o m p o n e n te d e re cursos n a tu ra is - a lim e n to s e b e b id a s, pro d u to s tê xte is, co m b u s tív e is, p ro d u to s m in e ra is e outro s. Isso é um a c o m p ro v a ç ã o de que a va n ta g e m c o m p a ra tiv a d e s s e s p a íses para sua in s e rç ã o in te rn a c io n a l está vin c u la d a à e x p lo ra ç ã o d e s s e s re cursos. A o m e sm o te m p o, é um a in d icação de q u e a p ro d u ç ã o n e s s e s p a ís e s tem p a rtic ip a ç ã o e x p re s s iv a de s e to re s em q u e são re le v a n te s a s e c o n o m ia s d e escala (co m o p ro d u to s q u ím ic o s e p e tro q u ím ic o s e p ro d u to s m e tá lic o s b á sicos), m as p re s e n ç a lim ita d a de s e to re s in te n s iv o s e m te c n o lo g ia. D o p o n to de vista da g e ra ç ã o de d in a m is m o p ro d u tiv o e ssa e s tru tu ra tra z à c o n s id e ra ç ã o te m a s com o as q u e s tõ e s fu n d iá ria s, a re la çã o e n tre as a tiv id a d e s no c a m p o e nos se to re s urb a n o s, a a s s o c ia ç ã o d a s a tiv id a d e s p ro d u tiva s com c e n tro s de g e ra çã o de p ro g re sso té c n ic o, e n tre outro s. 6 Mais que outros setores, a indústria reflete de imediato as condições adversas da conjuntura econômica. Assim, os anos tomados como referência na presente análise podem estar refletindo o impacto de cenários macroeconômicos adversos, e até certo ponto distorcendo a apreciação da estrutura produtiva. Nesse sentido, é importante registrar que o critério de seleção usado aqui foi o cronograma em relação ao Tratado de Assunção, e não a escolha de períodos mais adequados para essa análise, no sentido estrito de comparação de estruturas produtivas.

15 14 D a ótic a n e g o c ia d o ra e x te rn a e s s e p e rfil p ro d u tivo to rn a o d e s e m p e n h o e x p o rta d o r d e p e n d e n te da e lim in a ç ã o de b a rre ira s c o m e rc ia is p re c is a m e n te o n d e e la s são m a is e le v a d a s e re n ite n te s, isto é, no s e to r a g ríco la. U m se g u n d o a s p e c to n o tá v e l in d ic a d o no Q u a d ro 14 é a d ife re n ç a no grau de d iv e rs ific a ç ã o d o s e to r m a n u fa tu re iro. E n q u a n to para o P a ra g u a i e U ru g u a i m ais da m e ta d e da p ro d u ç ã o de m a n u fa tu ra s e stá c o n c e n tra d a e m d o is s e to re s - a lim e n to s e b e b id a s e p ro d u to s tê x te is (em b o ra e m o rd e m in versa de im p o rtâ n cia, nos d o is c a s o s ) - para a A rg e n tin a e o B ra sil são re s p e c tiv a m e n te 5 e 6 o núm ero de s e to re s q u e c o rre s p o n d e m à m e ta d e da p ro d u ç ã o d e m a n u fa tu ra s nos dois anos co n sid e ra d o s. Q u a d ro 14 - In d ú s tria M a n u fa tu re ira no M e rcosul - s e to re s q u e c o rre s p o n d e ra m a 5 0 % ou m a is do V a lo r A d ic io n a d o e m 1992 e em ca d a p a ís A r g e n t i n a A lim e n to s e b e b id a s 19,9 2 2,6.P ro d u to s q u ím ic o s 10,8 11,5.R e fin o d e P e tró le o, c o q u e,e tc 8,6 8,2.E d ito ria l e g rá fica 5,8 4,8.V e ículo s m o to riz a d o s 5,7 4,9 B r a s i l.a lim e n to s e b e b id a s 12,9 13,5.R e fin o de P e tró le o, co q u e, e tc 12,0 12,8.P ro d u to s q u ím ic o s 10,4 11,1.P ro d u to s m e tá lic o s 7,6 8,3.P ro d u to s m in e ra is n ã o -m e tá lic o s 4,9 4,6.M á q u in a s e e q u ip a m e n to s 4,6 5,6 P a r a g u a i.a lim e n to s e b e b id a s 4 4,9 49,1.P ro d u to s tê xte is 7,1 6,8 U r u g u a i.a lim e n to s e b e b id a s 17,2 19,8.P ro d u to s tê xte is 3 7,9 3 3,3 Fonte: E ssas d ife re n ç a s n as e s tru tu ra s p ro d u tivas e v id e n te m e n te a fe ta m a s n e g o cia ções e n tre os q u a tro p a íse s para d e fin ir a e s tru tu ra da T a rifa E x te rn a C o m u m, a ssim c o m o a id e n tific a ç ã o d e p o s tu ra s n e g o c ia d o ra s c o m u n s com te rc e iro s países. E ssas d ife re n ç a s de e s tru tu ra ta m b é m d e te rm in a m a c o m p o s iç ã o d o s flu xos de c o m é rc io e xte rn o, te m a d a p ró xim a seção.

16 15 V - O S e t o r E x t e r n o N os q u in ze a n o s de v ig ê n c ia d o M e rco su l a u m e n ta ra m e m fo rm a e x p re s s iv a as re la çõ e s e c o n ô m ic a s d o s q u a tro p a ís e s -m e m b ro s com o re sto d o m u n d o. O v a lo r e x p o rta d o to ta l m a is do q u e d u p lico u na A rg e n tin a e no U ru g u a i e n tre 1990 e 2005, e fo i m u ltip lic a d o p o r q u a s e q u a tro no B rasil. Já no c a s o do P a raguai a va ria ç ã o e n tre e s s e s d o is a n o s fo i bem m e n o s e x p re s s iv a (Q u a d ro 1 5 ). E sses re s u lta d o s fo ra m, e n tre ta n to, m ais do q u e n e u tra liz a d o s - no P a ra g u a i e U ru g u a i - p e lo a u m e n to d a s im p o rta çõ e s, q u e c re s c e ra m a ta x a s s u p e rio re s às das e x p o rta ç õ e s. E ste é c e rta m e n te u m c o m p lic a d o r q u a n d o se tra ta d e n e g o c ia r p re fe rê n cia s com e rc ia is a d ic io n a is, ta n to e n tre os q u a tro p a íse s q u a n to e n tre e le s e p a rce iro s exte rn o s: a p ro p e n s ã o a a b rir o m e rcado in te rn o a c o n c o rre n te s e x te rn o s te n d e a s e r m e n o r para e c o n o m ia s m ais fe c h a d a s q u e p a ra p a ís e s c o m p a rticip a ção e xp re s s iv a de p ro d u to s im p o rta d o s, um a ve z q u e os in te re s s e s d o s p ro d u to re s e e m p re g a d o s nos s e to re s p o te n c ia is co m p e tid o re s com im p o rta ç õ e s a u m e n ta m a re sistê n cia a c o n c e s s õ e s. E c o n o m ia s com d é fic its c o m e rc ia is sã o, a lé m disso, c o m p re e n s iv e lm e n te m a is c a u te lo s a s em c o n c e d e r p re fe rê n c ia s com e rcia is a d icio n a is. Q uadro 15 - E xportações e Im portações de Bens (FO B) (U S $ bilhões correntes) E x p o rta ç õ e s A rgentina 12,3 21,1 26,4 40,1 Brasil 31,4 46,5 55,1 117,7 P araguai 2,1 4,2 2,3 2,8 Uruguai 1,7 2,1 2,4 3,5 Im p o rta ç õ e s A rgentina 3,7 18,8 23,8 27,7 Brasil 20,7 49,7 55,8 73,5 P araguai 1,7 4,5 2,9 3,4 Uruguai 1,3 2,7 3,3 3,6 Fontes: CEPAL (2004), CEPAL (2005b) Em q u e p e se e s s e d e s e m p e n h o, co n tu d o, o M e rcosul é um d o s b lo co s de p aíses com c o e fic ie n te de a b e rtu ra m a is baixo. S eu c o e fic ie n te de a b e rtu ra (e xporta ções m a is im p o rta ç õ e s e m re la ção ao P IB ) não é m u ito m a io r q u e 2 0 % (Q u a d ro 1 6 ), e n q u a n to e m o u tro s b lo c o s re g io n a is e s s e c o e fic ie n te c h e g a a s u p e ra r os 40%. M ais q u e isso, o M e rc o s u l não a c o m p a n h o u o ritm o g e ra l de a m p lia ç ã o do grau de a b e rtu ra, o b s e rv a d o e m o u tro s blocos.

17 16 Q uadro 16 - C oeficiente de A bertura (X +M /P IB ) de B locos R egionais Selecionados (percentual m édio anual) S udeste A siático (*) M ercosul N afta U nião E uropéia Fonte: CEPAL (2004b) (*)Brunel, China, Taiwan, Hong-Kong, Filipinas, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Malásia, Cingapura e Tailândia O Q u a d ro 17 m o stra os g ra u s de a b e rtu ra d os q u a tro p a ís e s, p a ra e x p o rta ç õ e s e im p o rta ç õ e s de b e n s e serviços, d e sde o início da v ig ê n c ia do T ra ta d o de A s s u n ç ã o. O s d o is s ó c io s m a io re s têm g ra u s de a b e rtu ra b e m m a is re d u zid o s que o s o u tro s d o is p a rce iro s: e n q u a n to para o B rasil e a A rg e n tin a o p e so re la tivo das e x p o rta ç õ e s e d a s im p o rta ç õ e s de bens e se rv iç o s no P IB se s itu a e n tre 10% e 17%, para o P a ra g u a i e o U ru g u a i e sses in d ica d o re s su p e ra m 1/3 do produto. D e sd e o in ício do p e río d o de v ig ê n c ia do M e rco su l h o u v e n ítid o a u m e n to da im p o rtâ n c ia re la tiva d a s e x p o rta ç õ e s de bens e s e rv iç o s no p ro d u to. Já em relação às im p o rta ç õ e s os re s u lta d o s são m istos, co m a u m e n to s no B ra sil e U ru g u a i e re tra ç ã o nos o u tro s d o is p a ís e s 6. E sse ú ltim o re s u lta d o é c o n s is te n te com os d a d o s do Q u a d ro 8, q u e indicam m e lh o ra no s a ld o de tra n s a ç õ e s c o rre n te s. No e n ta n to, se c o m p a ra d o com os d a d o s do Q u a d ro 3, é p re o c u p a n te n o ta r q u e e ssa m e n o r d e p e n d ê n c ia da p o u p a n ça e x te rn a não re su lto u e m m a io r p ro p e n s ã o a in ve stir: o a u m e n to da fo rm a ç ã o b ru ta de c a p ita l fix o to ta l contin u a d e ix a n d o a d e se ja r. 6 Isso reflete, no caso argentino, a conjuntura recessiva por que passou aquela economia ao sair do Plano de Conversibilidade.

18 17 Q u a d ro 17 - M e rcosul: C o e fic ie n te s de E x p o rta ç õ e s e Im p o rta ç õ e s de B ens e S e rviços (p e rc e n tu a l m é d io a n u a l - p re ços co n sta n te s) Exportações de Bens e Serviços / PIB Argentina Brasil Paraguai Uruguai Im portações de Bens e Serviços/PIB Argentina Brasil Paraguai Uruguai Fonte: CEPAL (2004b); tabulações da CEPAL a partir de dados oficiais. P a rte da e x p lic a ç ã o para e s s a s d ife re n ça s nos g ra u s de a b e rtu ra é a trib u íve l ao b a ixo gra u d e in te ra ç ã o e n tre as q u a tro e c o n o m ia s (Q u a d ro 18). P ara os dois sócio s m a io re s - B ra sil e A rg e n tin a - o c o m é rc io in tra -re g io n a l se situ a e n tre 9 e 2 0 % d as e x p o rta ç õ e s to ta is d e s s e s p a íses, e n q u a n to p a ra o s d o is o u tro s só c io s o m e rca d o do M e rc o s u l a b s o rv e e n tre um q u a rto e u m a te rç a p a rte d o v a lo r e xp o rta d o. Q u a d ro 18 - Im p o rtâ n c ia d o C o m é rc io in tra m e rc o s u l (% d a s e x p o rta ç õ e s to ta is) A rg e n tin a 14,8 19,9 B rasil 4,2 9,4 P a ra g u a i 2 7,4 3 2,9 U ru g u a i 35,1 2 6,5 Fontes: CEPAL (2004 a), CEPAL (2005c) E sse in d ic a d o r d e c o m é rc io in tra -re g io n a l para o c o n ju n to d e p a ís e s d a A m é rica L a tina e C a rib e fo i e m ig u a l a 21,6 %, com d ife re n ç a s e x p re s s iv a s e n tre b lo co s s u b -re g io n a is : 1 0,5 % na C o m u n id a d e A n d in a, 1 2,9 % no M e rc o s u l e 2 7,6 % no M e rc a d o C o m u m C e n tro -a m e ric a n o, o q u e situ a o M e rc o s u l e m um plano in te rm e d iá rio e m te rm o s re g io n a is, no q u e se re fe re à im p o rtâ n c ia re lativa do c o m é rc io in tra b lo c o 8. 7 CEPAL (2005c). 8 Boa parte desse comércio intra-regional é de tipo intra-setorial. Estimativas (Baumann (2004)) indicam que ao longo da década de 90 entre 40 e 50% do comércio do Brasil com os parceiros do Mercosul tiveram essa característica. Este aspecto também tem implicações importantes para as negociações comerciais, uma vez que pode permitir a convivência de segmentos produtivos assemelhados, que contribui para a relação dos custos de ajuste e eventualmente pode facilitar a exploração conjunta de terceiros mercados por parte de dois ou mais países do Mercosul.

19 18 A s re la ç õ e s c o m e rc ia is de ca d a país com o re sta n te do b lo c o fo ra m ig u a lm e n te varia d a s, co m o m o s tra o Q u a d ro 19. Q u a d ro 19 - R e la ç õ e s C o m e rc ia is co m o M e rcosul V o lu m e de C o m é rc io (X +M ) S a ld o C o m e rc ia l M é d ia M édia V a ria ç ã o M édia M édia (% ) M erco T o ta l M e rco su l T o ta l sul A rg e n tin a (63) B rasil (1 69) P a ra g u a i (372) (6 2 6 ) (492) ( )* U ru g u a i (118) (25) (4 44) (99) Fonte: (*) média de 2002 e 2004 N e sses q u in z e a n o s o v o lu m e de c o m é rcio com os p a rc e iro s d o g ru p o cresceu, m a s a ritm o s d ife re n c ia d o s, e s o b re tu d o p o r p a rte d o s d o is s o c io s m a io re s. E sse a u m e n to no ca s o u ru g u a io, p o r e xem p lo, fo i in fe rio r a % do a u m e n to o b s e rv a d o no ca so a rg e n tin o. C h a m a a a te n ç ã o a in d a o re s u lta d o e m te rm o s de s a ld o c o m e rc ia l. O s n ú m e ro s do Q u a d ro 19 d e v e m s e r v is to s com a lg u m a re serva. A s e s ta tís tic a s d isp o n íve is re fle te m d ife re n ç a s e m a lg u n s ca s o s n o tá ve is e n tre o q u e é re p o rta d o o ficia lm e n te p o r ca d a p a ís c o m o e x p o rta ç ã o b ila te ra l e c o m o im p o rta ç ã o c o rre s p o n d e n te por parte de o u tro país. Isso fa z com que, e n tre o u tro s a s p e c to s, os d a d o s d o Q u a d ro 19 não in d iq u e m p o s iç õ e s su p e ra vítá ria s e d e fic itá ria s c o m p a rá v e is no co m é rcio in tra b lo co. M e sm o com e s s a s o b s e rv a ç õ e s, c o m p a ra n d o -s e as m é d ia s p a ra os d o is perío d o s - ao início e m a is re c e n te m e n te - é n o tá vel c o n s ta ta r q u e o s d o is s ó c io s m e n o re s não a p e n a s fo ra m d e fic itá rio s em su a s re la ç õ e s in tra g ru p o nos d o is p e ríodos, com o a p a re n te m e n te n ã o e n c o n tra ra m no g ru p o u m a c o m p e n s a ç ã o para os re su lta d o s n e g a tiv o s o b tid o s e m suas tra n s a ç õ e s c o m e rc ia is g lo b a is. A s d ife re n ç a s d e d e s e m p e n h o se re fle te m ig u a lm e n te na c o m p o s iç ã o d os flu xo s de c o m é rc io d o s q u a tro países. C o n s id e ra n d o cin co g ru p o s de p ro d u to s e x p o rta d o s (p ro d u to s a g rícolas, a lim e n to s, b e b id a s e fu m o, p ro d u to s de m in e ra ç ã o, m a n u fa tu ra s e b e n s de co n s u m o n ã o -d u rá v e is ), o p e so d o M e rco su l n as e x p o rta ç õ e s to ta is latino- a m e ric a n a s d e s s e s p ro d u to s so fre u p o u ca a lte ra ç ã o e n tre 1990 e Em o M e rcosul re s p o n d ia p o r 4 9 % d as e x p o rta ç õ e s a g ríc o la s, 6 6 % d a s e xp o rta çõ e s de a lim e n to s, b e b id a s e fu m o, 16% d a s e x p o rta ç õ e s de p ro d u to s de m in e ra ç ã o e 23% d o s p ro d u to s m a n u fa tu ra d o s (C E P A L (2004)). O Q u a d ro 20 m o s tra a s v a ria ç õ e s no v a lo r e x p o rta d o d e s s e s p ro d u to s p o r cada país n e sse p e río d o.

20 19 O Q u a d ro 20 c o n firm a, e m p rim e iro lugar, o m a io r d in a m is m o e x p o rta d o r da A rg e n tin a e B ra sil e m c o m p a ra ç ã o co m se u s so c io s m e n o re s. A ú n ica e x c e ç ã o é o n o tá vel c re s c im e n to d a s e x p o rta ç õ e s p a ra g u a ia s de b e n s d e co n s u m o nãod u rá v e is m a is e le v a d o q u e em q u a lq u e r d os o u tro s p a íses. O se g u n d o a s p e c to n o tá vel d o Q u a d ro 20 é q u e as e x p o rta ç õ e s de pro d u to s a g rícola s e a lim e n to s, b e b id a s e fu m o p o r p a rte do B ra sil tiv e ra m ta xa de c re s c im e n to p e rc e n tu a l da o rd e m de trê s d íg ito s. N o ca s o da A rg e n tin a o c re s c im e n to fo i a in d a m a is e s p e ta c u la r para os p ro d u to s m a n u fa tu ra d o s e, so b re tu d o, para p ro d u to s d e m in e ra ção. E m te rc e iro lu g a r, m e re c e m d e s ta q u e no Q u a d ro 2 0 a s ta x a s n e g a tiva s de va ria ç ã o d a s e x p o rta ç õ e s u ru g u a ia s de bens de c o n s u m o n ã o -d u rá v e is e p ro d u to s de m in e ra ção. Quadro 20 - Exportações (US$ milhões) de produtos selecionados pelos países do Mercosul Variação (%) Exportações agrícolas, produtos da caça e pesca e produtos florestais Argentina ,1 Brasil ,0 Paraguai ,2 Uruguai ,6 Exportações de Alimentos, bebidas e fumo Argentina ,4 Brasil ,2 Paraguai ,2 Uruguai ,9 Exportações de Produtos de Mineração Argentina ,7 Brasil ,3 Paraguai ,7 Uruguai ,7 Exportações de Manufaturas Argentina ,1 Brasil ,2 Paraguai ,2 Uruguai ,5 Exportações de Bens de Consumo Não-Duráveis Argentina ,9 Brasil ,6 Paraguai ,5 Uruguai ,4 Fonte: CEPAL (2004), CEPAL (2005a) Já e m re la çã o às im p o rta ç õ e s o p e so do M e rcosul é b e m m e n o r no co n ju n to da região. S e c o n s id e ra rm o s a lg u n s itens d o s m ais im p o rta n te s, c o m o co m b u s tív e is e lu b rifica n te s, b e n s de ca p ita l e b e n s de c o n s u m o a p a rc e la d o M e rco su l nas im p o rta ç õ e s foi: para co m b u s tív e is, 8% em 1990 e 2 6 % e m ; para bens de

.', HGFEDCBA. M e u s c o m p a n h e iro s e m in h a s c o m p a n h e ira s. M e u s a m ig o s e m in h a s a m ig a s.

.', HGFEDCBA. M e u s c o m p a n h e iro s e m in h a s c o m p a n h e ira s. M e u s a m ig o s e m in h a s a m ig a s. . ---,,,",jihgfedcbazyxwvutsrqponmlkjihgfedcba ".',.;. " f.,..~~' D is c u r s o p r e f e it o M a r c e lo D é d a S O L E N I D A D E D E L A N Ç A M E N T O D A S P U B L I C A Ç Õ E S D O P L A N

Leia mais

C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O

C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O C R IS E E C O N Ô M IC A E G A R A N T IA DE EM PR EG O J o s é A ju r ic a b a d a C o s t a e S ilv a ( * ) I. C R I S E E C O N Ô M I C A S e g u n d o o s e c o n o m is t a s, c a ra c t e riz a

Leia mais

soluções sustentáveis soluções sustentáveis

soluções sustentáveis soluções sustentáveis soluções sustentáveis 1 1 1 2 3 KEYAS S OCIADOS UNIDADES DE NEGÓCIO ALGUNS CLIENTES 2 2 1 2 3 KEYAS S OCIADOS UNIDADES DE NEGÓCIO ALGUNS CLIENTES 3 3 APRES ENTAÇÃO A KEYAS S OCIADOS a tu a d e s d e 1

Leia mais

ROUPEIRO CURVO 2 PORTA 1 GAVETA

ROUPEIRO CURVO 2 PORTA 1 GAVETA ROUPRO URVO 2 PORT 1 GVT P a ra b é n s! V o c ê a c a b a d e a d q u irir u m p ro d u to d e e x c e le n te q u a lid a d e fe ito c o m m a d e ira d e p in u s 1 0 0 % re flo re sta d a e e c o lo

Leia mais

Programa Copa do Mundo 2014

Programa Copa do Mundo 2014 Programa Copa do Mundo 2014 Programa Copa do Mundo 2014 Gerente do Programa: Mario Queiroz Guimarães Neto Rede do Programa: Rede de Cidades Objetivo do Programa: Organizar com excelência os eventos FIFA

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I M

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E J A R D I M N Ú C L E O D E C O M P R A S E L I C I T A Ç Ã O A U T O R I Z A Ç Ã O P A R A R E A L I Z A Ç Ã O D E C E R T A M E L I C I T A T Ó R I O M O D A L I D A D E P R E G Ã O P R E S E N C I A L N 027/ 2

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E PESQUISA JURÍDICA: POR UMA NOVA DINÂMICA DE DIREITO SOCIAL E DE NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO*

GLOBALIZAÇÃO E PESQUISA JURÍDICA: POR UMA NOVA DINÂMICA DE DIREITO SOCIAL E DE NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO* GLOBALIZAÇÃO E PESQUISA JURÍDICA: POR UMA NOVA DINÂMICA DE DIREITO SOCIAL E DE NORMAS INTERNACIONAIS DO TRABALHO* Jean-Claude Javillier** S U M Á R IO : 1 P ro b lem ática; 2 F inalidades; 3 M odalidades.

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O P A R A N Á L E T Í C I A M A R I A G R O B É R I O A B O R T O : U M A Q U E S T Ã O M O R A L, L E G A L, C U L T U R A L E E C O N Ô M I C A C U R I T I B A

Leia mais

lh e c o n fe re o in c is o II d o a rt. 4 º d o Re g u la m e n to d o D e p a rta m e n to -G e ra l d o Pe s s o a l (R-1 56 ), a p ro v a d o

lh e c o n fe re o in c is o II d o a rt. 4 º d o Re g u la m e n to d o D e p a rta m e n to -G e ra l d o Pe s s o a l (R-1 56 ), a p ro v a d o PORTARIA Nº 1 6 4 -D G P, D E 4 D E NOV E M B RO D E 2 0 1 1. Alte ra a d is trib u iç ã o d e e fe tiv o d e m ilita re s te m p o rá rio s, p a ra o a n o d e 2 0 1 1. O CHEFE DO DEPARTAMENTO-GERAL DO

Leia mais

IN S A In s titu t N a tio n a l

IN S A In s titu t N a tio n a l IN S A : U m a re d e d e 5 e s c o la s s u p e rio re s d e e n g e n h a ria O INS A de Rennes existe desde 1966 R ouen O INS A de Rouen existe desde 1985 O INS A de S trasbourg existe desde 2003 R

Leia mais

P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s

P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s P r o g r a m a d e T r e in a m e n to e P a le s tr a s D ia b e te s M e llitu s e H ip e r te n s ã o A r te r ia l Dra Fernanda Pavarini Diabetes M ellitus P o r q u e g e r e n c ia r D ia b e te

Leia mais

A N E X O P L A N O M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O 2 0 1 5 2024

A N E X O P L A N O M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O 2 0 1 5 2024 E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E M A J O R V I E I R A S E C R E T A R I A M U N I C I P A L D E E D U C A Ç Ã O, C U L T U R A E D E S P O R T O C N

Leia mais

PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O

PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O PATR IMÔNIO PALEONTOLÓG IC O O s depós itos fos s ilíferos, o s s ítios paleontológ icos (paleobiológicos ou fossilíferos) e o s fós s eis q u e a p r e s e n ta m valores científico, educativo o u cultural

Leia mais

Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante?

Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante? Como você vê a visita e o acompanhante nos serviços de saúde? Por que redimensionar o espaço da visita e do acompanhante? Visita aberta e acompanhante é um direito instituinte e um analisador, uma vez

Leia mais

Relatório de verificações factuais

Relatório de verificações factuais Relatório de verificações factuais RELATORIO UNIÃO EUROPEIA PROJETO TERRA DO MEIO Contrato DCI-ALA/2011/279-797 Período 01/07/2012 a 07/11/2014 Relatório Financeiro Final Orçamento segundo o

Leia mais

A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU

A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU Secretariado Executivo Bilíngüe/Office Administration 127 A COMUNICAÇÃO COMO ELEMENTO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGÜE DA FAZU INTRODUÇÃO O p re s e n te

Leia mais

Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião AESBE 10/02/09

Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião AESBE 10/02/09 Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP Associação das Empresas Estaduais de Saneamento Básico - AESBE Padrões de lançamento para Estações de Tratamento de Esgotos Domésticos Reunião

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE AUDITORIA IA CLÍNICA A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM SAÚDE Auditoria é em um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar

Leia mais

E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a. A n t o n i o P a i m

E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a. A n t o n i o P a i m E v o lu ç ã o d o c o n c e i t o d e c i d a d a n i a A n t o n i o P a i m N o B r a s i l s e d i me nt o u - s e u ma v is ã o e r r a d a d a c id a d a n ia. D e u m mo d o g e r a l, e s s a c

Leia mais

Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009. Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica

Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009. Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica Ministério Público Federal, B rasília 8 de junho de 2009 Leonardo C. Fleck, C ons ervação E s tratég ica P r e o c u p a ç ã o c o m a q u a lid a d e d o s g a s to s p ú b lic o s e m c e n á r io

Leia mais

No trilho das competências das famílias

No trilho das competências das famílias No trilho das competências das famílias Um olhar sobre a intervenção com famílias em contextos de Multi-Assistência. Joana Sequeira (joanasequeira@ismt.pt; joanasequeira@esdrm.pt) XIV Jornadas do GAF (Re)Inventar

Leia mais

R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o

R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o R E DE MA IS VIDA R e de de A te nç ã o à S a úde do Ido s o C ic lo d e D e b a te s : "1 C liq0 u e Ap a ra n eo d ita s r do eo s tilo Ed o ssta u b tí tu lo to m e s tre d o Id o s o E lia n a M á

Leia mais

www.investorbrasil.com

www.investorbrasil.com Proposta curso preparatório para CPA 20 - ANBIMA www.investorbrasil.com Apresentação INVESTOR APRESENTAÇÃO A INVESTOR é uma escola que nasceu da necessidade das pessoas aprenderem as ferramentas e instrumentos

Leia mais

Ote r m o tr a b a lh o d e riv a d o la tim v u lg a r tr ip a lia r e, q u e s ig n ific a m a r tiriz a r c o m o

Ote r m o tr a b a lh o d e riv a d o la tim v u lg a r tr ip a lia r e, q u e s ig n ific a m a r tiriz a r c o m o TRABALHO VOLUNTÁRIO E TRABALHO RELIGIOSO A lic e M o n te ir o d e B a r r o s* Sum ário: TRA BA LH O V O LU N TÁ RIO ; Introdução; Conceito; Term o de adesão; Ressarcim ento de Despesas; O trabalho voluntário

Leia mais

C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19

C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19 C ontextualização his tórica da operacionalização da R es olução C onama 258/99 1/19 C iclo de vida : Do pneu novo ao pneu us ado FABRICAÇÃO IMPORTAÇÃO MERCADO Pneus Novos EXPORTADOS Pneus novos Fora do

Leia mais

AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA

AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA AGÊNCIA AMBIENTAL FEDERAL AMERICANA - USEPA Emenda ao 40 CFR Parts 261, 266, 268 e 271 Documento: FERTILIZANTES À BASE DE ZINCO PRODUZIDOS A PARTIR DE MATERIAL SECUNDÁRIO PERIGOSO Julho/2002 S U M Á R

Leia mais

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde

O P a pel da M ídia no C o ntro le da s P o lític a s de S a úde B ra s ília, 26 de s etem bro de 2009 C o ntro le da s P o lític a s de L uiz R ibeiro FU N Ç Ã O D O J O R N A L I S M O J o r n a lis m o é a a tiv id a d e p r o fis s io n a l q u e c o n s is te e

Leia mais

Projeto Descrição de Cargos 2016

Projeto Descrição de Cargos 2016 Projeto Descrição de Cargos 2016 Sumário 1. Objetivos do Projeto; 2. Etapas do Projeto; 3. Conceitos para Descrição de Cargos; 4. Acesso ao Sistema; 5. O Formulário. OBJETIVOS DO PROJETO Principais objetivos

Leia mais

C o n tro le d e Q u a lid a d e e m C ito m e tria d e F lu x o. A n a P a u la d e A z a m b u ja

C o n tro le d e Q u a lid a d e e m C ito m e tria d e F lu x o. A n a P a u la d e A z a m b u ja C o n tro le d e Q u a lid a d e e m C ito m e tria d e F lu x o A n a P a u la d e A z a m b u ja C la s s ific a ç ã o d o s P a d rõ e s d e F lu o re s c ê n c ia O c itô m e tro d e flu x o d e v

Leia mais

Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País

Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País Embarque no Turismo O Papel do Turismo no Desenvolvimento do País Belo Horizonte/MG, 21 de junho de 2010 Segmentação A s eg mentação es tá pres ente em todos os mercados, incluindo o mercado do turis mo;

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO. Prof. Dr. Reges Heinrichs UNESP - Dracena

AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO. Prof. Dr. Reges Heinrichs UNESP - Dracena AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO Prof. Dr. Reges Heinrichs UNESP - Dracena 2010 Introdução Inicialmente: realizada de forma subjetiva e empírica como referência o desenvolvimento da vegetação. Atualmente:

Leia mais

FOLHAS PARA DESENHOS TÉCNICOS

FOLHAS PARA DESENHOS TÉCNICOS Normas técnicas FOLHAS PARA DESENHOS TÉCNICOS Formatos do papel Padrão série A NBR 10.068 Objetivo: padronizar as dimensões, dobragem, layout, e posição da legenda. Dimensões O formato do papel tem origem

Leia mais

1. A o s 2 0 d ia s d o m ê s d e ju n h o d e , à s 0 9 h o ra s e trin ta m in u to s n a

1. A o s 2 0 d ia s d o m ê s d e ju n h o d e , à s 0 9 h o ra s e trin ta m in u to s n a A T A D E A S S E M B L É I A G E R A L D E C R E D O R E S D O P R O C E D I M E N T O D E R E C U P E R A Ç Ã O J U D I C I A L D E G R A M P O F I X I N D U S T R I A E C O M É R C I O L T D A E G M

Leia mais

RICARDO DE MORAES CABEZÓN, Administrador

RICARDO DE MORAES CABEZÓN, Administrador EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2ª. VARA DE FALÊNCIAS, RECUPERAÇÕES JUDICIAIS E DE CONFLITOS RELACIONADOS À ARBITRAGEM DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO - TJSP. AUTOS nº. 1004848-14.2017.8.26.0100

Leia mais

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Brasil

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Brasil O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) no Brasil Workshop: Geointeligência em Agricultura e Meio Ambiente Embrapa Monitoramento por Satélite - 25 anos São Paulo, 08 de maio de 2014 Sumário 1. Introdução

Leia mais

E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N / P R O C E S S O N

E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N / P R O C E S S O N E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O N 0 0 1 / 2 0 1 2 P R O C E S S O N 0 0 7 2 0. 2 0 1 1. 0 4 0. 0 1 O P r e f e i t o d o M u n i c í p i o d e F l o r e s t a d o A r a g u a i a e o S e

Leia mais

a.a. 25% 20% 15,0% 15% 10,0% 10% 5,0% 0,0% -5,0% *Estrangeiras+Nacionais

a.a. 25% 20% 15,0% 15% 10,0% 10% 5,0% 0,0% -5,0% *Estrangeiras+Nacionais Recuperação avança Dados de janeiro exibiram retração anual do saldo total de crédito de 0,3%. Por causa da gradual melhora do ambiente econômico e da baixa base de comparação o menor montante desde abr/15

Leia mais

a.a. 19% 3,4% 14% -1% 4,3% -2,2% -9,0% -8% -20% ago/14 ago/15 ago/16 ago/17 ago/18

a.a. 19% 3,4% 14% -1% 4,3% -2,2% -9,0% -8% -20% ago/14 ago/15 ago/16 ago/17 ago/18 54, 53, 52, 51, 50, 49, 48, 47, 46, 45, 44, 43, Estoque de Crédito SFN Evolução por tipo de instituição 16,1% 10,9% 9,7% Variação do Crédito em 12 meses -0,6% 3,4% -2, 19% 14% 9% Públicas Privadas 10,2%

Leia mais

JERÔNIMO CABRAL PEREIRA FAGUNDES NETO ENGENHEIRO CIVIL

JERÔNIMO CABRAL PEREIRA FAGUNDES NETO ENGENHEIRO CIVIL fls. 61 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES O pre se nte tra b a lho te m po r o b je tivo a de te rmina ç ã o d o justo, re a l e a tua l va lo r d o imó ve l: a pa rta me nto re side nc ia l situa do à Ave

Leia mais

As marcas dos castigos na infância

As marcas dos castigos na infância Seminário Educar Sem Castigo Discutindo o Projeto de Lei 7672/2010 As marcas dos castigos na infância Cida Alves Núcleo de Prevenção da Violências e Promoção da S aúde S MS de Goiânia Rede Não B ata Eduque

Leia mais

Fotografia dos Segmentos S3 e S4 conforme a Res. CMN 4.553/17. IF Data, Março de 2018 Banco Central do Brasil

Fotografia dos Segmentos S3 e S4 conforme a Res. CMN 4.553/17. IF Data, Março de 2018 Banco Central do Brasil Fotografia dos Segmentos S3 e S4 conforme a Res. CMN 4.553/17 IF Data, Março de 2018 Banco Central do Brasil Índice Sumário Executivo...01 1. Sistema Financeiro Nacional (SFN)...03 2. Sistema bancário...04

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA A evolução dos principais indicadores econômicos do Brasil em 2007 Guilherme R. S. Souza e Silva * Introdução Este artigo pretende apresentar e discutir

Leia mais

P la no. B a nda L a rg a

P la no. B a nda L a rg a de P la no N a c io na l B a nda L a rg a 1 Sumário 1. Im p o r tâ n c ia E s tr a té g ic a 2. D ia g n ó s tic o 3. O b je tiv o s e M e ta s 4. A ções 5. In v e s tim e n to s 6. G o v e r n a n ç a

Leia mais

O GNCDIJ está a dar continuidade ao Programa Orientador para a Educação Espírita de Crianças e Jovens. Este Programa pensado de acordo com as

O GNCDIJ está a dar continuidade ao Programa Orientador para a Educação Espírita de Crianças e Jovens. Este Programa pensado de acordo com as 8 de novembro, 2015 O GNCDIJ está a dar continuidade ao Programa Orientador para a Educação Espírita de Crianças e Jovens. Este Programa pensado de acordo com as capacidades e necessidades dos nossos jovens,

Leia mais

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO E JUROS EM 2002

EVOLUÇÃO DO CRÉDITO E JUROS EM 2002 EVOLUÇÃO DO CRÉDITO E JUROS EM 02 Ao longo de 02, o financiamento doméstico da economia brasileira foi marcado pelo conservadorismo das instituições financeiras na concessão de crédito, o que se traduziu

Leia mais

EFEITOS DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

EFEITOS DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO EFEITOS DA TAXA DE CÂMBIO SOBRE A INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO São Paulo, 06/Dez/2007 1 1 Entidades da Indústria vêem alertando sobre a gravidade da situação cambial Estudos Depecon-FIESP (www.fiesp.com.br)

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de julho referente a balança comercial de junho Número 27 17.Julho.2019 Os novos índices de comércio para os Estados Unidos e a China na seção Destaque do

Leia mais

Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e :

Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e : INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 13 DE JULH DE 2015! Ac esse o sit e w w w. d e ca c lu b.c om.br / es t u dos 2 0 1 5 e f a ç a s u a insc riçã o cl ica nd o e m Pa r t i c i p e : Caso vo cê nunca t e nh a pa

Leia mais

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar e

Leia mais

O S I S T E M A P R O P O R C I O N A L N O N O V O Q U A D R O P O L Í T I C O E U R O P E U. A n t o n i o P a i m

O S I S T E M A P R O P O R C I O N A L N O N O V O Q U A D R O P O L Í T I C O E U R O P E U. A n t o n i o P a i m 1 O S I S T E M A P R O P O R C I O N A L N O N O V O Q U A D R O P O L Í T I C O E U R O P E U S U M Á R I O A n t o n i o P a i m I n t r o d u ç ã o 1. S i s t e m a p ro p o r c i o n a l n a E u r

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2015 Resumo de desempenho Setembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX

INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX INDICADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR - ICOMEX Icomex de junho, referente a maio de 2017 Número 2 20.junho.2017 A balança comercial continua melhorando: a indústria extrativa liderou o aumento no volume exportado

Leia mais

aseguintç redação: M 1 - O.«. 3 -.*.Lei,728, * 2UIS4, a Wgorar

aseguintç redação: M 1 - O.«. 3 -.*.Lei,728, * 2UIS4, a Wgorar EMENTA -. ^ c uw5 rvnexos I, n VII, VIII e IX, Anexo 6, na II e IV do Lei n L72Õ, que Institui o PI ano de Corgos e Salários no serviço público municipal e dá caíras providencias. A Câmar, tu Prefeito

Leia mais

Q ' 54 Diretora-Geral de Estatisticas da Educagao e

Q ' 54 Diretora-Geral de Estatisticas da Educagao e MINISTERIO DA EDUCAcAo E CIENCIA Direcao-Geral de Planeamento e Gestao Financeira Exma. Senhora 001151 Q702015 ' 54 Diretora-Geral de Estatisticas da Educagao e Ciencia Av.' 24 de Julho, 134 1399-054 -

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 1º trimestre de 2013 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN SN de Planejamento Financeiro

Leia mais

PROGRAMA DE PÕS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA-M ECÂNIÇA

PROGRAMA DE PÕS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA-M ECÂNIÇA U N IV E R S ID A D E FED ERA L DE SANTA CATARÏNA PROGRAMA DE PÕS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA-M ECÂNIÇA A PLICAÇÃO DO MÉTODO DE EQUAÇÕES IN T E G R A IS AO PROBLEMA DE T R A N SFE R ÊN C IA DE CALOR EM REG

Leia mais

S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u

S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u OPERATING SYSTEM S is t e m a O p e r a c io n a l H a ik u U m s is t e m a o p e r a c io n a l v o l t a d o a o u s u á r io Bruno Albuquerque XXX Congresso da SBC - Workshop de Sistemas Operacionais

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS DEZEMBRO/2015 Resumo de desempenho Dezembro 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês mês

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS ABRIL/2017 Resumo de desempenho Abril 2017 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

SITUAÇÃO DO MERCADO DE MILHO E EXPECTATIVAS 08/09 PAULO MOLINARI

SITUAÇÃO DO MERCADO DE MILHO E EXPECTATIVAS 08/09 PAULO MOLINARI SITUAÇÃO DO MERCADO DE MILHO E EXPECTATIVAS 08/09 PAULO MOLINARI PO TOS CE TRAIS 2008/09 Real com valorização - em parte sendo amenizada em setembro Dólar com forte volatilidade no mercado mundial Preços

Leia mais

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego

Boletim de. Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego Julho de 2015 Recessão avança com diminuição lenta da inflação em 2015 Inflação e desemprego No primeiro semestre do ano de 2015, a inflação brasileira acumulou variação de 8,1% ao ano, superando em mais

Leia mais

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç

Cenários Conselho Temático de Economia e Finanç Conselho Temático de Economia e Finanç Panorama Municipal 300 250 Desempenho Economia Caxias do Sul 21,8 ÍNDICE (100 = Jan 2005) VARIAÇÃO % 12 MESES 30,0 20,0 200 150 7,2 6,0 1,7 1,1 10,0 0,0-5,1-2,4-7,4

Leia mais

Internacionalização da produção e Investimento Externo Direto (IED)

Internacionalização da produção e Investimento Externo Direto (IED) Internacionalização da produção e Investimento Externo Direto (IED) Reinaldo Gonçalves Prof. Titular - UFRJ 1 Sumário 1. Determinantes do IED: Enfoques 2. Internacionalização da produção: Formas 3. Vantagem

Leia mais

Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia

Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia 9 Setor Externo: Expansão das Exportações Revigora a Economia Vera Martins da Silva (*) No âmbito da economia brasileira, o setor externo tem sido praticamente a única fonte de boas notícias e assim ainda

Leia mais

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013

Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 2013 Relatório Conjuntura Econômica Brasileira 2º trimestre de 13 Elaboração: Vice-Presidência de Finanças VIFIN Diretoria Executiva de Finanças e Mercado de Capitais - DEFIN 1 mai/8 ago/8 nov/8 fev/9 mai/9

Leia mais

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira

Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Inflação, nível de atividade e setor externo: o desempenho dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O

Leia mais

PROVIMENTO Nº 01/2016. Dispõe sobre a atualização da tabela de custas e

PROVIMENTO Nº 01/2016. Dispõe sobre a atualização da tabela de custas e 6 de Justiça, lotado junto à 3ª Vara de Família e Sucessões desta capital, anteriormente autorizada para o período de 11 a 14/01/2016, nos termos da Portaria nº 1.716 de 27/11/2015, publicada no DJ/PI

Leia mais

Nota: notas de conjuntura preparadas por Carlos Mussi, apedido do Conselheiro para Assuntos Economicos da Embaixada da Bolívia

Nota: notas de conjuntura preparadas por Carlos Mussi, apedido do Conselheiro para Assuntos Economicos da Embaixada da Bolívia Documento interno LC/BRS/NT.005 Maio 1993 Original: Português CE PAL COMISSÃO ECONOMICA Escritório no Brasil PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE /

Leia mais

Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos

Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos Avaliação, Tecnologias, e Custos Sociais e Econômicos Eduardo L.G. Rios-Neto Belo Horizonte, 11 de outubro de 2013 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO: I. Comentários Gerais Introdutórios II. III. IV. Pareamento de

Leia mais

«DOENÇA DIARRÉICA AGUDA» (DDA) EM CRIANÇAS DE 1 MÊS A 1 ANO DE IDADE RESIDENTES EM PARINTINS, AMAZONAS *

«DOENÇA DIARRÉICA AGUDA» (DDA) EM CRIANÇAS DE 1 MÊS A 1 ANO DE IDADE RESIDENTES EM PARINTINS, AMAZONAS * «DOENÇA DIARRÉICA AGUDA» (DDA) EM CRIANÇAS DE 1 MÊS A 1 ANO DE IDADE RESIDENTES EM PARINTINS, AMAZONAS. 1971 * Mourad I. Belaciano ** ***, Neide Lazzaro ** ***, Antonio Augusto F. Quadra * e Hésio de A.

Leia mais

GT SLIM/IVA 1997 ( Simplificação da Legislação relativa ao Mercado Interno / IVA)

GT SLIM/IVA 1997 ( Simplificação da Legislação relativa ao Mercado Interno / IVA) GT SLIM/IVA 1997 ( Simplificação da Legislação relativa ao Mercado Interno / IVA) 5 EM (DK, FR, IT, AT e PT) 5 representantes dos utilizadores (CFE, EUROCOMMERCE, FEE, UE PME, UNICE) Recomendação aceitação

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS AGOSTO/2016 Resumo de desempenho Agosto 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior

Leia mais

INDX apresenta alta de 2,67% em março

INDX apresenta alta de 2,67% em março INDX apresenta alta de 2,67% em março Dados de Março/11 Número 51 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas do segmento, encerrou o mês de março de 2010,

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS AGOSTO/2015 Resumo de desempenho Agosto 2015 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre mês mês do ano ano Mês

Leia mais

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TURISMO GASTRONÓMICO

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TURISMO GASTRONÓMICO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TURISMO GASTRONÓMICO 2 0 18 ENQUADRAMENTO O TASTE UP é um programa de aceleração promovido p e lo s Te rrit ó rio s Cria t ivo s, o Tu ris m o de Portugal e a APTECE, desenhado para

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS OUTUBRO/2016 Resumo de desempenho Outubro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS JULHO/2016 Resumo de desempenho Julho 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO

CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO 05/02/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria da Receita Federal do Brasil Procuradoria Geral da Fazenda Nacional CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À

Leia mais

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade

Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Integração regional: Fundamentos, autonomia e multipolaridade Reinaldo Gonçalves Professor titular UFRJ Bibliografia básica R. Baumann, O. Canuto e R. Gonçalves Economia Internacional. Teoria e Experiência

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007

NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007 NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma avaliação dos indicadores da economia brasileira em 2007 Lucas Lautert Dezordi * Guilherme R. S. Souza e Silva ** Introdução O presente artigo tem

Leia mais

Universidade Federal do Piauí UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL Departamento de Ciências

Universidade Federal do Piauí UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL Departamento de Ciências Universidade Federal do Piauí UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL Departamento de Ciências Econômicas - DECON Bairro Ininga, CEP-64049-550 Teresina,

Leia mais

CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE SERVIÇOS

CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE SERVIÇOS MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS CATMAT SISTEMA DE CATALOGAÇÃO DE MATERIAIS CATSER SISTEMA DE

Leia mais

VISÃO GERAL DA ECONOMIA

VISÃO GERAL DA ECONOMIA VISÃO GERAL DA ECONOMIA Destaques Positivos Geração líquida de empregos formais em setembro Destaques Negativos Fraco desempenho da atividade econômica Desemprego ainda elevado Quadro externo menos benigno

Leia mais

Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy

Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy Desenvolvimento de um Módulo de Planejamento de Compras aplicando o conceito de Open to Buy Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Roteiro Introdução e Objetivos; Fundamentação

Leia mais

Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann

Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann Brasil Inserção nos Fluxos Dinâmicos do Comércio Renato Baumann IPEA e UnB Apresentação na FIESP, 02/12/2015 Diagnóstico da situação atual Alguns Pontos Básicos - Cenário Interno 1. O parque industrial

Leia mais

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos

CENÁRIO MACROECONÔMICO. Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos CENÁRIO MACROECONÔMICO Setembro de 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos AMBIENTE INTERNACIONAL o Riscos reduzidos de crise, com o crescimento global se sustentando em ritmo positivo,

Leia mais

Inflação (IPCA) Variação acumulada em 12 meses. Centro da Meta. mai/16. mai/15. Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio RS

Inflação (IPCA) Variação acumulada em 12 meses. Centro da Meta. mai/16. mai/15. Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio RS jan/12 mai/12 set/12 jan/13 mai/13 set/13 jan/14 mai/14 set/14 jan/15 mai/15 set/15 jan/16 mai/16 set/16 jan/17 mai/17 set/17 jan/18 mai/18 set/18 jan/19 ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS MAIO/2015 Consumo aparente R$ bilhões constantes* Mês / Mês anterior = -7,4% Mês ano / Mês do ano anterior = -4,3% Acumulado /

Leia mais

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo

PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo PIB se mantém em queda pelo décimo primeiro trimestre consecutivo Conforme apresentado na Figura 1, o PIB da economia brasileira vem apresentando queda desde o segundo trimestre de 2014. No quarto trimestre

Leia mais

Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler Departamento de Eng. Química (DEQUI) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler Departamento de Eng. Química (DEQUI) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler Departamento de Eng. Química (DEQUI) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) D imens õ es do P ro blema do L ixo Q ua lquer s o luç ã o tem que s er a na lis a

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS FEVEREIRO/2016 Resumo de desempenho Fevereiro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No bimestre mês

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS JUNHO/17

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS JUNHO/17 INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS JUNHO/17 RESUMO DE DESEMPENHO Junho -2017 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês do ano anterior

Leia mais

Brasília, 16 de dezembro de 2015 BALANÇO DE 2015 E PERSPECTIVAS PARA 2016

Brasília, 16 de dezembro de 2015 BALANÇO DE 2015 E PERSPECTIVAS PARA 2016 Brasília, 16 de dezembro de 2015 BALANÇO DE 2015 E PERSPECTIVAS PARA 2016 ECONOMIA SEGUE PARALISADA PAIS NÃO ENFRENTOU SUAS DIFICULDADES DE FORMA ADEQUADA AMBIENTE AFETADO POR INCERTEZAS ECONÔMICAS E DIFICULDADES

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - OUTUBRO/18

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - OUTUBRO/18 INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL INDICADORES CONJUNTURAIS - OUTUBRO/18 RESUMO DE DESEMPENHO Outubro 2018 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês do

Leia mais

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO

PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES SOBRE O SETOR ELÉTRICO CENÁRIO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: 2010- Abril de 2010 Grupo de Conjuntura do Instituto de Economia da UFRJ PROJETO PROVEDOR DE INFORMAÇÕES ECONÔMICAS

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS MARÇO/2016 Resumo de desempenho Março 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior mês

Leia mais

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS

INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS INDICADORES CONJUNTURAIS SETEMBRO/2016 Resumo de desempenho embro 2016 Variáveis R$ milhões constantes Variação percentual sobre Mês No ano mês anterior

Leia mais