Processos de software RUP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processos de software RUP"

Transcrição

1 Processos de software RUP

2 Revisão Conceitos Básicos - Processo Um conjunto de tarefas ordenadas constitui um processo, uma séria de etapas que envolvem atividades, restrições e recursos para alcançar a saída desejada. Um processo é um conjunto de procedimentos, organizados de modo que nos permita construir produtos que satisfaçam a uma série de objetivos e padrões.

3 Revisão Caracterização de um processo Um processo envolve um conjunto de ferramentas e técnicas, entre elas: a) o processo deve descrever todas as suas atividades b) o processo utiliza recursos e esta sujeito a restrições dos mesmos c) o processo pode ser composto de sub-processos d) cada atividade do processo tem critérios de entrada e saída e) as atividades são organizadas em sequência, com uma ordem de execução f) todo processo tem um conjunto de diretrizes que explicam os objetivos de cada atividade g) restrições e controles podem ser aplicadas a cada atividade.

4 Estágios básicos Revisão Basicamente o desenvolvimento de software tem os seguintes estágios: 1. Análise e definição de requisitos 2. Projeto do sistema 3. Programação 4. Testes de integração e de sistemas 5. Entrega do sistema e treinamento de usuários 6. Manutenção 7. Descarte

5 RUP Rational Unified Process

6 Rational Software Foi uma empresa fundada em 1981 para prover ferramentas para o desenvolvimento da engenharia de software (principalmente o desenvolvimento modular e interativo). Lançado em 1985 o ambiente Rational era uma IDE para ADA. Posteriormente a empresa mudou de nome de Rational Machines para Rational Software Corporation e fundiu-se com a Verdix Corporation. Na época ela fornecia geradores de código de compiladores e debuggers para várias arquiteturas. Em 1990 a Rational lançou o ambiente Rational para ADA para rodam em estações Unix da Sun e IBM e uma ferramenta de modelagem chamada Rose desenvolvida por Grady Booch. A Rose versão 1.0 foi lançada em 1992, mas devido a baixa performance foi retirada do mercado. A Rose 2.0 foi combinada com a notação Booch e lançada para a plataforma Windows, incluindo a geração de código.

7 Rational Software Após a fusão da Rational com a Verdix o que formalizou o nome da empresa em Rational Software. Em 1995, James Rumbaugh entrou na empresa e Ivar Jacobson com sua empresa Objectory AB, na época Grady Booch já estava na empresa, desta forma os 3 maiores metodologias da engenharia de software orientado a objetos estavam na Rational. A principal missão deles foi eliminar a fragmentação dos métodos, então os três desenvolveram a Linguagem de Modelagem Unificada UML. Este esforço os denominou de os três amigos na indústria de software. Philippe Kruchten teve a tarefa de explicitar um framework para suportar a engenharia de software com a utilização de UML, o que resultou no Rational Unified Process completando gerando um tripé estratégico: A) um processo que guia o desenvolvimento B) ferramentas que automatiza o processo C) serviços que aceleram a adoção de ambos: processos e ferramentas

8 Rational Software Em 6 de dezembro de 2002 a IBM adquiriu a Rational. Algumas ferramentas da Rational: 1. Rational Application Developer para desenvolvimento de software com Java 2. Rational ClearCase ferramenta para suportar o gerenciamento de configuração, controle de versão e gerenciamento de código fonte. 3. Rational Rose Modelagem UML 4. Rational Quality Manager Gerenciamento colaborativo do ciclo de vida da aplicação e ambiente de teste

9 Iterativo x interativo Iteração é um ciclo ou uma etapa de uma repetição maior. Interação é uma comunicação bidirecional mútua entre as partes. Fonte:

10 Iterativo Iterativo é um termo que anda sempre com o termo incremental, isto pode ser visto em vários processos de desenvolvimento de software. As iterações e incrementos são executadas no ciclo de desenvolvimento em mais de uma etapa e podem ser executadas ao mesmo tempo durante o ciclo. A combinação de iteração e incrementes tornam os processos evolucionários e fornecem construções incrementais. O relacionamento entre iterações e incrementas estão entre todos as metodologias de desenvolvimento de software ou processos de software.

11 Requisitos Modelo Iterativo Planejamento Análise e projeto Evolução Implementação Testes Deploy (implantação/entrega)

12 RUP Significa Rational Unified Process (processo unificado Rational), criado pela Rational Software Corporation. E desde fevereiro de 2003 pertence a IBM. O produto da IBM fornece uma base de conhecimento com artefatos de modelo e descrições detalhadas para muitos tipos diferentes de atividades. Os pilares da RUP: Um processo flexível que guie o desenvolvimento. Ferramentas que automatizem esse processo. Serviços que acelerem a adoção destes processos e ferramentas. Blocos de construção são também chamados de elementos de conteúdo. Linhas mestras: Gestão de requisitos Uso de arquitetura baseada em componentes Uso de software de modelos visuais Verificação da qualidade do software Gestão e Controle de Mudanças do Software Foco nos 4 P: Pessoas, Projeto, Produto, Processos

13 RUP O método RUP popularizou 6 melhores práticas para a engenharia de software moderna: 1. Desenvolvimento iterativo 2. Gerenciamento de requisitos 3. Uso de uma arquitetura de componentes 4. Modelagem de software de forma visual 5. Verificar a qualidade continuamente 6. Controlar mudanças Blocos de construção: O RUP tem blocos de construção e elementos de conteúdo os quais descrevem o que é produzido: 1. Papeis (who quem): define habilidades e responsabilidades 2. Produtos de trabalho (O que - what): O produto de um trabalho é o resultado de uma tarefa, incluindo documentação, modelos, códigos, pacotes de software, etc. 3. Tasks (como - how): Descreve uma unidade de trabalho que atribuída a um papel provê um resultado significativo.

14 RUP Seis disciplinas de engenharia: 1. modelagem de negócios 2. Requisitos 3. Análise de projeto 4. Implementação 5. Testes 6. Deploy/entrega Disciplinas de suporte: 1. Gerenciamento da configuração e mudança 2. Gerenciamento de projetos 3. Gerenciamento de ambiente

15 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas Fases Disciplinas

16 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas O objetivo primário desta fase é traduzir o escopo do sistema como uma sustentação para a avaliação e validação de custos e orçamentos do projeto. Aqui o contexto do negócio, fatores de sucesso (entre eles expectativa de receita, reconhecimento do mercado, etc), previsão financeira entre outros é levantado. São criados casos de uso para representar o entendimento do negócio, o plano de projeto, avaliação de risco e descrição do projeto (os requisitos principais, restrições e características chave) Depois destas etapas o projeto é confrontado contra os seguintes critérios: 1. Concordância entre o patrocinadores do projeto quando ao escopo e estimativa de custo e cronograma 2. Compreensão dos requisitos e se são fidedignos os casos de uso primários 3. Veracidade do orçamento e custo 4. Revisão da avaliação de risco 5. Criar uma forma de comparação entre o orçamento real e orçamento planejado Se o projeto não passar por esta fase é cancelado ou repetido.

17 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas 1. Migrar principais itens de risco identificado na fase anterior e leva-lo até final da presente fase. 2. Criar o projeto técnico. Aqui são criados: 1. Modelo de casos de uso no qual os atores são identificados, a maioria dos casos de uso são descritos. Os casos de uso deve ser completados em 80%. 2. Descreve-se a arquitetura do software em um processo de software. 3. Todas listas de casos de negócio são listados. 4. É criado um plano de desenvolvimento global para o projeto. 5. É criado um protótipo para que cada caso de risco seja mitigado. 6. É opcional o desenvolvimento de manuais. Nesta fase devem ser respondidas as seguintes perguntas: O produto é viável? A arquitetura é estável? A demonstração executável demonstra que os riscos são abordados e resolvidos? O plano de construção é detalhado? Todos os stakeholders concordam com a visão do que será entregue? É aceitável a despesa x recursos alocados?

18 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas 1. Construção do software. 2. Desenvolvimento de componentes. 3. Dividir casos de uso em segmentos que produzem protótipos comprováveis.

19 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas É a fase que colocar o produto do ambiente de homologação e teste para o ambiente real de produção do usuário. Treinar usuários, administradores do sistema. Validar testes beta com os clientes e usuários. Verificações de qualidades são realizadas durante todo o processo.

20 Gráfico resumo do RUP mostrando fases e disciplinas Uma corcova é um esforço maior ao longo do tempo em uma determinada disciplina do processo RUP. Neste diagrama existem várias corcovas ou corcundas que mostrar os locais nas disciplinas onde OCORRE MAIOR ESFORÇO. Este diagrama foi desenvolvido em 1993 e finalmente publicado em 1998 na sua versão final. Ao longo dos anos este diagrama foi tão largamente utilizado que é algumas vezes tido como logo do RUP.

21 + conceitos sobre Processos de software AUP OUP

22 ASD - Desenvolvimento de software ágil São princípios de desenvolvimento nos quais os requisitos e a solução evoluem através esforço colaborativo de equipes multi funcionais. Estes processo incentivam o uso de planejamento evolucionário, desenvolvimento evolucionário e entrega o mais cedo possível bem como a resposta rápida a mudanças além da contínua evolução. O termo Agile foi cunhado pela primeira vez em 2001 no Manifesto for Agile Software Development

23 Nomenclatura que unificou todos RAD 1991 Processo Unificado 1994 SCRUM 1995 Cristal Clear e XP 1996 Feature-Driven 1997 Entre outros o manifesto Agile de 2001 colocou todos sob o mesmo guarda chuva!

24 4 pilares do manifesto: 1. Indivíduos e interações Auto-organização e motivação são importantes, assim como iterações e programação de pares. 2. Software funcionando Software funcionando (rodando) é mais útil e bem-vindo do que apenas apresentar documentos aos clientes em reuniões. 3. Colaboração com o cliente Os requisitos não podem ser totalmente coletados no início do ciclo de desenvolvimento de software, portanto, o envolvimento contínuo com os clientes ou partes interessadas é muito importante. 4. Respondendo à mudança Métodos ágeis são focados em respostas rápidas à mudança e desenvolvimento contínuo.

25 12 princípios: 1. Satisfação do cliente pela entrega precoce e contínua de software 2. Bons requisitos, mesmo em desenvolvimento tardio 3. Software em funcionamento (pronto para rodar) é entregue com freqüência (semanas, em vez de meses) 4. Cooperação estreita e diária entre empresários e desenvolvedores 5. Os projetos são construídos em torno de indivíduos motivados, que devem ser confiáveis 6. A conversa cara-a-cara é a melhor forma de comunicação 7. O software funcionando é a principal medida do progresso 8. Desenvolvimento sustentável, capaz de manter um ritmo constante 9. Atenção contínua à excelência técnica e ao bom design/projeto 10. Simplicidade é essencial 11. As melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto-organizadas 12. Regularmente, a equipe reflete sobre como tornar-se mais eficaz, e se ajusta conforme a necessidade

26 Exemplos de processos ágeis Adaptive software development (ASD) Agile modeling Agile Unified Process (AUP) Crystal Clear methods Disciplined agile delivery Dynamic systems development method (DSDM) Extreme programming (XP) Feature-driven development (FDD) Lean software development Kanban Scrum Scrumban Rapid application development

27 Agile Unified Process É uma simplificação do RUP desenvolvida por Scott Ambler. Ela descreve de forma simples de fácil de entender a abordagem de desenvolver sistemas de negócios usando técnicas ágeis e conceitos da RUP. A AUP aplica técnicas ágeis como: TDD e modelagem ágil, gerenciamento de mudanças e refatoração do banco de dados para aumentar a produtividade. Possui 11 disciplinas: 1. Modelo 2. Implementação 3. Teste 4. Deploy 5. Gerenciamento da configuração 6. Gerenciamento de projeto 7. Ambiente (ferramentas, hardware, etc é fornecido corretamente a equipe)

28 Agile Unified Process Filosofias AUP: 1. Sua equipe sabe o que eles estão fazendo 2. Simplicidade 3. Agilidade 4. Foco nas atividades de alto valor 5. independência de ferramentas 6. Você pode alterar a AUP para suas necessidades

29 OpenUP É parte do Eclipse Process Framework, um processo aberto desenvolvido pela Eclipse Foundation. Seu objetivo é facilitar a adoção de básico e principal do RUP. Tudo o que é opcional no RUP foi removido do processo, como objetivo de simplificar o processo, incluindo equipes de pessoas o qual é recomendado de 3 a 6 por equipes.

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro Desenvolvido por um dos criadores do CMM (Watts Humphrey). O PSP é focado no trabalho do indivíduo. O PSP é formado por métodos, formulários e scripts (roteiros). O PSP permite:

Leia mais

22/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis

22/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis Professor Ariel da Silva Dias RUP e Modelos Ágeis Modelo de processo de software proprietário. Desenvolvido pela empresa Rational Software Corporation. Em 2003 a empresa foi adquirida pela IBM. Então O

Leia mais

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROF. MSC. EMILIANO MONTEIRO

PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROF. MSC. EMILIANO MONTEIRO PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROF. MSC. EMILIANO MONTEIRO CONTEÚDO Conceitos básicos Caracterização de um processo Estágios básicos Linha do tempo Cascata Espiral Prototipação Modelo-V Orientado

Leia mais

Requisitos de Sistemas

Requisitos de Sistemas Requisitos de Sistemas Unidade II - Processos de Negócio Identificação Conceitos Modelagem - BPM - UML Processos x Requisitos 1 Processo de negócio CONCEITO Um processo de negócio, processo organizacional

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro Geralmente os problemas que devem ser resolvidos são complexos portanto sua resolução necessita de análise, ou seja, uma investigação. Prof. Emiliano S. Monteiro Análise:

Leia mais

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU)

Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU) Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula 2 O Processo Unificado (PU) Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br) Modelos de Processo de

Leia mais

Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil

Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil Aula 3 - Modelos de Processo - cascata, iterativo e incremental e ágil Análise de Sistemas Prof. Filipe Arantes Fernandes filipe.arantes@ifsudestemg.edu.br 2 Vale a pena ver de novo Modelo de Processo:

Leia mais

Engenharia de Software. Herbert Rausch Fernandes

Engenharia de Software. Herbert Rausch Fernandes Engenharia de Software Herbert Rausch Fernandes O Processo Unificado É uma tentativa de unir os melhores recursos e características dos modelos convencionais; Reconhece a importância da comunicação com

Leia mais

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP

METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas METODOLOGIAS ÁGEIS FEATURE DRIVEN DEVELOPMENT E AUP Definição, aplicações, vantagens e desvantagens Marcelo Buratti de Freitas Vitor Matheus Buratti

Leia mais

O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012

O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 O Processo Unificado (PU) SSC 121 Engenharia de Software I Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2012 Modelos de Processo de Software Desenvolver software é geralmente uma tarefa complexa e sujeita

Leia mais

Introdução ao RUP. Livar Correia de O. C. Cunha Effektiv Solutions

Introdução ao RUP. Livar Correia de O. C. Cunha Effektiv Solutions Introdução ao RUP Livar Correia de O. C. Cunha livarcocc@gmail.com 1 Rational Unified Process (RUP) É um framework de processo de desenvolvimento de software Uma metodologia é uma instanciação dos processos

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento. Ciclo de Vida - Modelo Cascata Processo de Desenvolvimento Também chamado de ciclo de vida do software Reflete os passos necessários para se construir um produto de software Existem vários modelos de ciclo de vida Cascata (1956) Iterativo

Leia mais

Scrum. Projeto de. Desenvolvimento. Software. Prof.: Ari Oliveira

Scrum. Projeto de. Desenvolvimento. Software. Prof.: Ari Oliveira Projeto de Desenvolvimento Software Prof.: Ari Oliveira As Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software são indicadas como sendo uma opção às abordagens tradicionais para desenvolver softwares; Comparadas

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 4 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 4-03/05/2006 1 Modelos Prescritivos de Processo Modelo em cascata Modelos incrementais Modelo incremental Modelo RAD Modelos

Leia mais

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS. Nome:

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS. Nome: Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS Nome: 1. A figura abaixo representa, simplificadamente, as fases do Modelo de Ciclo de Vida Cascata.

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

Engenharia de Software. Processos. Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2. Prof. Luís Fernando Garcia

Engenharia de Software. Processos. Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2. Prof. Luís Fernando Garcia Engenharia de Software Processos Desenvolvimento de Software Tradicionais 2014/2 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR Processos Um conjunto estruturado de atividades necessárias para o desenvolvimento

Leia mais

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS. Prof. Fabiano Papaiz IFRN RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS Prof. Fabiano Papaiz IFRN Criado por três engenheiros de software: Booch, Jacobson e Rumbaugh. Conhecidos na área como Os 3 Amigos, também foram os criadores da UML (Unified

Leia mais

Visão Geral do RUP (Rational Unified Process)

Visão Geral do RUP (Rational Unified Process) Visão Geral do RUP (Rational Unified Process) Objetivos deste módulo Apresentar as características do RUP Discutir os conceitos que existem no RUP: fases, fluxos de atividades (worklows), iterações, responsáveis,

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento. As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software.

Prof. Luiz A. Nascimento. As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software. Prof. Luiz A. Nascimento As práticas denominadas ágeis vêm sendo cada vez mais utilizadas na gerência de projetos de software. Porque metodologias ágeis? A história dos fracassos no desenvolvimento de

Leia mais

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla

UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta. Prof. Cesar Augusto Tacla UML 2.0 Método, Linguagem e Ferramenta Prof. Cesar Augusto Tacla Conteúdo do Curso MÉTODO RUP FERRAMENTA Visual Paradigm Enterprise Architect LINGUAGEM UML UML: Unified Modeling Language Linguagem padrão

Leia mais

Conhecendo um pouco sobre RUP

Conhecendo um pouco sobre RUP Aluno: Rainei Santos Costa Prof :Marcio Borges Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS) Alagoinhas -BA -Brasil R.Mal. Deodoro, 118 - Centro, Alagoinhas - BA, 48005-020 Turma de Sistemas De Informação IV

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 3 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos básicos como processo, projeto, produto, por que

Leia mais

Processo. Processo unificado. Principais Características do UP. Principais Características do UP RUP. Unified Process (Processo Unificado)

Processo. Processo unificado. Principais Características do UP. Principais Características do UP RUP. Unified Process (Processo Unificado) Processo UP Unified Process (Processo Unificado) Conjunto de passos que tem como objetivo atingir uma meta Processo de software na ES, processo que visa a produzir o software - de modo eficiente e previsível

Leia mais

Processo de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático desta aula Fases do Processo. Ciclo de vida do processo. Processo Unificado Orientado por Casos de Uso, surgiu para realizar o

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Modelagem de Dados UML

Curso de Sistemas de Informação. Karla Donato Fook DESU / DComp. Modelagem de Dados UML Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Modelagem de Dados UML 2 1 Eduardo Bezerra Editora Campus/Elsevier Porcentagem de projetos que terminam dentro do

Leia mais

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1

Processos de Software by Pearson Education Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Processos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 4 Slide 1 Objetivos Apresentar modelos de processos de software Descrever três modelos genéricos de processo e quando

Leia mais

RUP/PSDS. Introdução e Comparação

RUP/PSDS. Introdução e Comparação RUP/PSDS Introdução e Comparação Agenda RUP Introdução Mlehores Práticas Estrutura Tempo Conteúdo Contraponto PSDS Introdução Objetivos Promover planejamento, medição e controle dos projetos Reduzir riscos

Leia mais

Processos de Software

Processos de Software Processos de Software Um processo de software é um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de

Leia mais

Análise de Sistemas. Aula 5

Análise de Sistemas. Aula 5 Análise de Sistemas Aula 5 Prof. Emerson Klisiewicz CONTEXTUALIZAÇÃO Aula 5 Análise Orientada a Objetos Introdução a UML Histórico e Visão Geral Ferramentas CASE O Sucesso... Clientes satisfeitos Eles

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Processos de Software Professor: Charles Leite O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento

Leia mais

EUP(Enterprise Unified Process) & AUP(Agile Unified Process) Grupo 5: Yuni Mika Maeda Kathia Nogima Luiz Eduardo Ruisch

EUP(Enterprise Unified Process) & AUP(Agile Unified Process) Grupo 5: Yuni Mika Maeda Kathia Nogima Luiz Eduardo Ruisch EUP(Enterprise Unified Process) & AUP(Agile Unified Process) Grupo 5: Yuni Mika Maeda Kathia Nogima Luiz Eduardo Ruisch Introdução EUP Como você pode melhorar o Rational Unified Process para que se atenda

Leia mais

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem?

A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. História da UML. O que é modelagem? DCC / ICEx / UFMG A Linguagem UML A Linguagem UML Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo UML (Linguagem de Modelagem Unificada) É uma notação gráfica (visual) para projetar sistemas OO Não

Leia mais

Modelos de Gestão de Projetos

Modelos de Gestão de Projetos Modelos de Gestão de Projetos Gestão de Projetos Tradicionais Criados para situações de baixo risco e incertezas, já existe conhecimento sobre o que será desenvolvido, o escopo envolvido e o objetivo proposto

Leia mais

PDS. Aula 1.7 Métodos Ágeis. Prof. Dr. Bruno Moreno

PDS. Aula 1.7 Métodos Ágeis. Prof. Dr. Bruno Moreno PDS Aula 1.7 Métodos Ágeis Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br O que é ser ágil? 2 Definição Ágil: Refere-se a capacidade de criar e responder a mudanças com o objetivo de ter sucesso em um

Leia mais

Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado

Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado PDS Aula 3.1 Introdução e Visão Geral do Processo Unificado Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Definição O Processo Unificado (Unified Process, UP) é um tipo de processo de desenvolvimento de

Leia mais

Introdução ao RUP Rational Unified Process

Introdução ao RUP Rational Unified Process Introdução ao RUP Rational Unified Process UML Diagramas de Classes v.1.1, João Pascoal Faria, 2001 1 O que é Um processo (de engenharia) de software é a definição de um conjunto completo de actividades

Leia mais

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Desenvolvimento Ágil de Software. Prof. Edjandir Corrêa Costa Desenvolvimento Ágil de Software Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Métodos Ágeis História Na início da década de 90 havia uma visão de que a melhor maneira para se criar software era

Leia mais

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar

Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Prof. Dr. Thiago Jabur Bittar Uma representação abstrata e simplificada do processo de desenvolvimento software, tipicamente mostrando as principais atividades e dados usados na produção e manutenção de

Leia mais

RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp

RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp RUP Rational Unified Proccess (Processo Unificado da Rational) Equipe WEB Cercomp web@cercomp.ufg.br 1. Introdução É um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation,

Leia mais

Introdução ao Processo Unificado. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Introdução ao Processo Unificado. Prof. Edjandir Corrêa Costa Introdução ao Processo Unificado Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br O Processo Unificado O processo unificado (Unified Process UP, ou em português, PU) é um processo de desenvolvimento

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Modelo

Leia mais

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução

UML: Introdução. História Visão geral Modelo conceitual da UML. Bibliografia. UML: introdução UML: introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG UML: introdução 2 Bibliografia Rumbaugh, J.; Jacobson, I.; Booch, G., The

Leia mais

Halison Miguel Edvan Pontes

Halison Miguel Edvan Pontes Halison Miguel Edvan Pontes Apresentação Surgimento; Conceitos; Características; Elementos Básicos; Estrutura; Disciplina. Surgimento O Processo Unificado Aberto, do inglês Open Unified Process (OpenUP)

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Unidade VII Ferramentas de PDS. Luiz Leão

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Unidade VII Ferramentas de PDS. Luiz Leão PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático RUP (Rational Unified Process) PRAXIS Introdução Foi proposto como uma resposta aos problemas

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 5 Ciclo de Vida Iterativo e Incremental. Luiz Leão

MODELAGEM DE SISTEMAS Unidade 5 Ciclo de Vida Iterativo e Incremental. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Apresentação Etapas e Disciplina Técnicas e modelos aplicados Definição de iterações Introdução Foi proposto como uma resposta

Leia mais

Análise e Projeto. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento

Análise e Projeto. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Análise e Projeto Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Apresentar o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Descrever as metodologias de desenvolvimento de sistemas. 2 Introdução Programação

Leia mais

Fábricas de Software. Processos de Software. Fábricas de Software. Fábricas de Software 17/08/2010. Jorge Dias

Fábricas de Software. Processos de Software. Fábricas de Software. Fábricas de Software 17/08/2010. Jorge Dias Fábricas de Software Processos de Software Jorge Dias Um processo estruturado, controladoe melhoradode forma contínua, considerando abordagens de engenharia industrial, orientado para o atendimento a múltiplas

Leia mais

UML e seus diagramas

UML e seus diagramas UML e seus diagramas A UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada), como o próprio nome já diz, é uma linguagem para modelagem de objetos do mundo real, usada para especificar, construir,

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Para Sommerville a arquitetura de sistemas descreve o sistema em termos de um conjunto de unidades

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 09289 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 3. Especificação e Análise de Requisitos

Leia mais

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios

RUP Unified Process. Profª Jocelma Rios RUP Unified Process Profª Jocelma Rios Nov/2012 O que pretendemos: Reforçar os aspectos que caracterizam o processo iterativo e incremental Identificar como atingir os objetivos dos projetos de software

Leia mais

O Fluxo de Requisitos

O Fluxo de Requisitos O Fluxo de 1 Finalidade do fluxo de requisitos A finalidade deste fluxo é: Chegar a um acordo com o cliente e o usuário sobre o que o sistema deve fazer. Oferecer ao desenvolvedor um melhor entendimento

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos Professora: Elisa Yumi Nakagawa PAE: Cristiane Aparecida Lana 2 semestre de 2015

Análise e Projeto Orientados a Objetos Professora: Elisa Yumi Nakagawa PAE: Cristiane Aparecida Lana 2 semestre de 2015 Professora: Elisa Yumi Nakagawa PAE: Cristiane Aparecida Lana 2 semestre de 2015 Agenda Modelos de Processos de Software Desenvolvimento Iterativo Incremental Processo Unificado PU Rational Unified Process

Leia mais

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo

Ciência da Computação. Análise e Projeto Orientado a Objetos UML. Anderson Belgamo Ciência da Computação Análise e Projeto Orientado a Objetos UML Anderson Belgamo 1 Evolução do Software O rápido crescimento da capacidade computacional das máquinas resultou na demanda por sistemas de

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Engenharia de Software Prof Pedro Vunge www.pedrovunge.com I Semestre de 2018 Capítulo 1 Introdução SUMÁRIO Engenharia de Software Definição; Objectivos

Leia mais

Processos de. Desenvolvimento de Software

Processos de. Desenvolvimento de Software Processos de Desenvolvimento de Software O processo de software Um conjunto estruturado de atividades, procedimentos, artefatos e ferramentas necessários para o desenvolvimento de um sistema de software

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CI 221 DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 2 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO Nesta aula serão apresentados e discutidos os conceitos de Processo de desenvolvimento de software e ciclo

Leia mais

RUP. Prof. Edison A M Morais.

RUP. Prof. Edison A M Morais. Prof. Edison A M Morais prof@edison.eti.br http://www.edison.eti.br Agenda Definir Processo Unificado (UP) Definir RUP Comparar UP x RUP Mostrar as Variações do RUP Mostrar o Ciclo de Vida do RUP 2 O Processo

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A ENGENHARIA DE SOFTWARE Processos de Software O PROCESSO É LENTO... Todo software deve ser construído de forma organizada, através de processos. Um processo pode ser

Leia mais

INE 5417 Engenharia de Software I

INE 5417 Engenharia de Software I INE 5417 Engenharia de Software I Prof a. Patrícia Vilain 2008.2 Conteúdo 1. Introdução 2. Levantamento de Requisitos 3. Análise Orientada a Objetos 4. Projeto Orientado a Objetos 5. UML 6. Métodos Ágeis

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson

Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE. Método de Jacobson Engenharia de Software Orientada a Objetos - OOSE Método de Jacobson Alunos: Amanda Lira Gomes Lucas Balbino de Melo Ferreira Mycke Richard Guntijo Renato Gomes Borges Júnior Sumário Introdução Visão Geral

Leia mais

Processo Unificado. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior

Processo Unificado. Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Processo Unificado Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Medeiros, E. Desenvolvendo Software com UML 2.0: Definitivo, Makron Books,

Leia mais

Processos de software

Processos de software Processos de software 1 Processos de software Conjunto coerente de atividades para especificação, projeto, implementação e teste de sistemas de software. 2 Objetivos Introduzir modelos de processos de

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Prof. Edison A. M. Morais Objetivo (1/1) Conceituar PROCESSO E CICLO DE VIDA, identificar e conceituar

Leia mais

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner

CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Tereza Gonçalves Kirner CAPÍTULO 1 O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Tereza Gonçalves Kirner Apresentação elaborada com base em: Hoffer, Jeffrey A., George, Joey F. Modern Systems Analysis and Design (Capítulo 1), Pearson,

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE EMENTA ENGENHARIA DE SOFTWARE DISCIPLINA: Estrutura e Fluxo de Informação EMENTA: A disciplina Estrutura e Fluxo de Informação se propõe a capacitar o aluno sobre os fundamentos da Gestão da Informação

Leia mais

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso.

Tópicos da Aula. A Linguagem UML. A Linguagem UML. De onde surgiu? Fundadores da UML. Introdução à UML e Diagrama de Casos de Uso. Engenharia de Software Aula 07 Tópicos da Aula Introdução à UML e Introdução a UML Visão geral de alguns diagramas Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 28 Março 2012 A

Leia mais

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS

Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS Engenharia de Software Simulado para a 1ª Avaliação Bimestral Professor: Danilo Giacobo - RESPOSTAS 1. Com relação à engenharia de software, julgue os itens seguintes. Engenharia de software não está relacionada

Leia mais

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro

UML. Trabalho Análise e Projeto de Sistemas. Aluna: Luana Alves Businaro Curso Técnico Integrado de Informática 2 Ano Projeto Integrador Formação Profissional Trabalho Análise e Projeto de Sistemas UML Aluna: Luana Alves Businaro-1614193 Maio de 2017 Sumário 1 Introdução...

Leia mais

Informática I. Aula Aula 21-29/11/06 1

Informática I. Aula Aula 21-29/11/06 1 Informática I Aula 21 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 21-29/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Scrum Foundations. Fundamentos de Scrum

Scrum Foundations. Fundamentos de Scrum Scrum Foundations Fundamentos de Scrum Sobre o curso Curso base para as funções de Scrum Developer e Scrum Master Histórico, Estrutura e Funções Scrum Product Owner Scrum Developer Scrum Master Artefatos

Leia mais

Modelos Prescritivos de Processo

Modelos Prescritivos de Processo "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Modelos Prescritivos de Processo Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento. Fernando Trinta

Metodologias Ágeis de Desenvolvimento. Fernando Trinta Metodologias Ágeis de Desenvolvimento Fernando Trinta Contextualização A Engenharia de software vêm recorrentemente enfrentando o cenário onde... as aplicações são cada vez mais complexas... o tempo de

Leia mais

Programação Extrema na Prática

Programação Extrema na Prática Programação Extrema na Prática Engenharia de Software Conference - 13:40-15:00 maio/09 São Paulo Dairton Bassi - dbassi@gmail.com Assuntos de Hoje Métodos Ágeis Valores Ágeis Programação Extrema Princípios

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida

Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Escolhendo um Modelo de Ciclo de Vida Ciclos de Vida 1 Ciclo de Vida de um Produto Qualquer desenvolvimento de produto inicia com uma idéia e termina com o produto pretendido. O ciclo de vida de um produto

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software II Aula 07 (rogerio@fct.unesp.br) Conceitos Básicos do Rational Unified

Leia mais

IntroduçãoaoProcesso. Prof. Anderson Cavalcanti UFRN-CT-DCA

IntroduçãoaoProcesso. Prof. Anderson Cavalcanti UFRN-CT-DCA IntroduçãoaoProcesso Unificado(PU) Prof. Anderson Cavalcanti UFRN-CT-DCA Processo de Desenvolvimento O conjunto de atividades de desenvolvimento, sua ordem temporal e a atribuição de responsabilidades

Leia mais

Modelos Prescritivos de Processo

Modelos Prescritivos de Processo "Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE." Engenharia de Software Modelos Prescritivos de Processo Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Leia mais

O conceito de casos de uso foi criado em 1986 por Ivar Jacobson, metodologista e um dos pais do Processo Unificado.

O conceito de casos de uso foi criado em 1986 por Ivar Jacobson, metodologista e um dos pais do Processo Unificado. Modelagem de casos de uso Casos de uso O conceito de casos de uso foi criado em 1986 por Ivar Jacobson, metodologista e um dos pais do Processo Unificado. O que é Segundo Ivar Jacobson, um caso de uso

Leia mais

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl

FURBUP: UM PROCESSO DE SOFTWARE PARA USO ACADÊMICO BASEADO NO OPENUP. Acadêmico: João Paulo Pedri Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro da Apresentação Introdução; Objetivos; Conceitos Básicos; Disciplinas de Engenharia de Software Currículo 2007/1; Trabalhos Correlatos; Tradução do Processo OpenUP; Elaboração e Publicação do FurbUP;

Leia mais

RATIONAL UNIFIED PROCESS RUP

RATIONAL UNIFIED PROCESS RUP RATIONAL UNIFIED PROCESS RUP Criado na década de 90 (a partir do Objectory [ver Jacobson, 1990] e utilizando os conceitos do Modelo em Espiral [ver Boehm, 1988]) como alternativa para resolução dos problemas

Leia mais

Visão Geral do RUP.

Visão Geral do RUP. Visão Geral do RUP hermano@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar as características RUP Discutir os conceitos da metodologia: fases, fluxos de atividades (workflows), iterações, responsáveis, atividades e artefatos

Leia mais

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML

Aula 1.7 Introdução a APOO e UML APOO Aula 1.7 Introdução a APOO e UML Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Possuir um lápis e uma régua não te tornam um arquiteto 2 Você pode conhecer toda a API Java, C++ ou qualquer LPOO. 3 Mas

Leia mais

Processo Unificado. Leonardo Gresta Paulino Murta

Processo Unificado. Leonardo Gresta Paulino Murta Processo Unificado Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Agenda Processo de Software Desenvolvimento Iterativo Desenvolvimento Evolutivo Desenvolvimento Ágil Processo Unificado Fronteira entre

Leia mais

Problemas e Práticas Recomendadas no Desenvolvimento de Software

Problemas e Práticas Recomendadas no Desenvolvimento de Software Problemas e Práticas Recomendadas no Desenvolvimento de Software Objetivos deste módulo Levantar problemas enfrentados na prática do desenvolvimento de software Discutir boas práticas para o desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE Universidade Estadual Vale do Acaraú INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOFTWARE : Prof. Raquel Silveira Métodos ágeis focam em simplicidade, software funcional no início das iterações, flexibilidade e intensa

Leia mais

OpenUP e Eclipse Process Framework. André Aziz

OpenUP e Eclipse Process Framework. André Aziz OpenUP e Eclipse Process Framework André Aziz () Agenda OpenUP: O que é? Princípios e Conceitos; Arquitetura; Eclipse Process Framework (EPF): O que é? EPF Composer. 2 Open Unified Process O que é OpenUP?

Leia mais

Comparação entre Metodologias Rational Unified Process (RUP) e extreme Programming(XP)

Comparação entre Metodologias Rational Unified Process (RUP) e extreme Programming(XP) Comparação entre Metodologias Rational Unified Process (RUP) e extreme Programming(XP) Fundamentos de Engenharia de Software PPGIA Carlos G. Vasco, Marcelo H. Vithoft, Paulo R. Estante Design and programming

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Contextualizando Por que Análise e Projeto? Análise versus Projeto Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento de Software Alguns Processos de Desenvolvimento

Leia mais

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001

UML Visão Geral UML Visão geral v.1.1, Novembro de 2001 UML Visão Geral 1 Índice Introdução Diagramas O que é a UML? Diagrama de casos de utilização Valor da UML Diagrama de classes Origens da UML Diagrama de objectos Parceiros da UML Diagrama de componentes

Leia mais

QUESTÕES TESTES. Questão 1. O modelo de ciclo de vida em cascata:

QUESTÕES TESTES. Questão 1. O modelo de ciclo de vida em cascata: QUESTÕES 1. 0 que é domínio da aplicação (ou do problema)? 2. Qual a importância da engenharia de software e como se justificam os custos a ela associados? 3. O que é processo de desenvolvimento de software

Leia mais

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira

Métodos Ágeis e o SCRUM. Bruno Henrique Oliveira Métodos Ágeis e o SCRUM Bruno Henrique Oliveira Apresentação Formado em BCC Consultoria Gestão de projetos e implantação de escritório de projetos ITIL e ECM Candidato a título de mestre em Engenharia

Leia mais

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)

Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP) 1 Métodos Ágeis A insatisfação com os overheads envolvidos em métodos tradicionais de desenvolvimento levou à criação dos métodos ágeis. Esses métodos: Focam no

Leia mais