PONTO 1: Disposições testamentárias PONTO 2: Inventário. 1. Disposições testamentárias a partir do art , CC:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Disposições testamentárias PONTO 2: Inventário. 1. Disposições testamentárias a partir do art , CC:"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Disposições testamentárias PONTO 2: Inventário 1. Disposições testamentárias a partir do art , CC: 1) Pura e simples: A saisine se opera. 2) Condicional: A evento futuro e incerto. - Suspensiva: suspende para o futuro, até que se realize. - Resolutiva: recebe o direito, com implemento da condição ele perde o direito. 3) À termo art , CC: É vedada. Por exemplo; o autor nao pode dizer que o direito do herdeiro pode ser exercido em Se o autor fizer uma disposição neste sentido, quando o juiz abrir o testamento e se deparar com esta cláusula, irá ignorar a designação do tempo. Somente, destacando o tempo. 4) Modal ou com Encargo art , CC: bem. Se não for cumprido não afeta a aquisição. Se não cumprir, mesmo assim recebe o 5) Causal ou Motivada art , CC: 1 Art A nomeação de herdeiro, ou legatário, pode fazer-se pura e simplesmente, sob condição, para certo fim ou modo, ou por certo motivo. 2 Art A designação do tempo em que deva começar ou cessar o direito do herdeiro, salvo nas disposições fideicomissárias, terse-á por não escrita. 3 Art O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva. 4 Art É nula a disposição: I - que institua herdeiro ou legatário sob a condição captatória de que este disponha, também por testamento, em benefício do testador, ou de terceiro; II - que se refira a pessoa incerta, cuja identidade não se possa averiguar; III - que favoreça a pessoa incerta, cometendo a determinação de sua identidade a terceiro;

2 2 - Restritivas: inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade - só podem aparecer em negócios jurídicos não onerosos- somente em doação e testamento. Nota-se que a inalienabilidade abrange a impenhorabilidade e a incomunicabilidade. Art , CC - quando quiser impor estas cláusulas para a legítima, tem que justificar. Por exemplo: pai nao quer que a legítima da filha se comunique com bens do marido em caso de separaçao. Pelo CC de 2002 as cláusulas podem existir, mas com justificativa. Art , CC refere a parte disponível. As clausulas não são prop rem, ou seja, não acompanham os imóveis, somente naquela geração. - Resoluções impossíveis: fisicamente são consideradas não escritas. Por exemplo: vou deixar tal coisa para fulano se ele encostar a mão no céu. Neste caso o beneficiário receberá como pura e simples. - Ilícitas: juridicamente será considerada nula. Por exemplo: deixo a casa para Pedro se ele matar a minha sogra. Substituição: Na substituição testamentária o autor faz disposição para o caso de o beneficiário não aceitar ou morrer antes do testador. - Vulgar: deixo para o A que se não quiser ou puder vai ficar para o B, que se não quiser vai se não quiser vai ficar com C. - Recíproca: obedece a um critério de percentuais estabelecido pelo autor da herança. IV - que deixe a arbítrio do herdeiro, ou de outrem, fixar o valor do legado; V - que favoreça as pessoas a que se referem os arts e Art Salvo se houver justa causa, declarada no testamento, não pode o testador estabelecer cláusula de inalienabilidade, impenhorabilidade, e de incomunicabilidade, sobre os bens da legítima. 6 Art A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade.

3 3 Ex: - A recebe 10% da herança. - B recebe 40%. - C recebe 30%. - D recebe 20%. No caso, se B já tiver falecido, seus 40% serão divididos entre os demais, respeitando os percentuais estabelecidos pelo autor da herança. Fideicomissária a partir do art CC: Art Pode o testador instituir herdeiros ou legatários, estabelecendo que, por ocasião de sua morte, a herança ou o legado se transmita ao fiduciário, resolvendo-se o direito deste, por sua morte, a certo tempo ou sob certa condição, em favor de outrem, que se qualifica de fideicomissário. Designa um primeiro como beneficiário, vincula o término di direite deste primeiro a sua morte, certo tempo ou condição e vincula a um segundo que é o fideicomissário subsituto. Art A substituição fideicomissária somente se permite em favor dos não concebidos ao tempo da morte do testador. Parágrafo único. Se, ao tempo da morte do testador, já houver nascido o fideicomissário, adquirirá este a propriedade dos bens fideicometidos, convertendo-se em usufruto o direito do fiduciário. O art está errado, uma vez que queriam dizer não concebido ao tempo da elaboração do testamento. Somente pode deixar em favor dos não concebidos na morte do testados. O fideicomisso é forma de substituição que só aparece na sucessão testamentária. Existem duas figuras: o primeiro beneficiário que o fiduciário e o segundo fideicomissário. Vedado a instituição de fideicomissos até o segundo grau. Este segundo grau referido na lei é além do grau inicialmente estipulado, ou seja, do fideicomissário - art , CC. 7 Art São nulos os fideicomissos além do segundo grau.

4 Art A nulidade da substituição ilegal não prejudica a instituição, que valerá sem o encargo resolutório. 4 Direito de Acrescer - art. 1941, CC: Art Quando vários herdeiros, pela mesma disposição testamentária, forem conjuntamente chamados à herança em quinhões não determinados, e qualquer deles não puder ou não quiser aceitá-la, a sua parte acrescerá à dos co-herdeiros, salvo o direito do substituto. Ex: A e B serão beneficiados com a casa X. No dia da morte do testador o B já está morto. Assim, A poderá acrescer toda a parte do B. Ele não disse quanto cabe a cada um. Porém, se ele tivesse dito que 50% da casa para cada. O 50% de B voltariam para a herança, ficando para os herdeiros legítimos de B. Rompimento art. 1973, CC: Art Sobrevindo descendente sucessível ao testador, que não o tinha ou não o conhecia quando testou, rompe-se o testamento em todas as suas disposições, se esse descendente sobreviver ao testador. O testamento é totalmente desconsiderado. Ex: A deixa disposição em favor da prima. Quando fez o testamento só tinha cônjuge. Depois nasce o filho dele. No dia que ele morrer a parte que preservou ao cônjuge será dividido entre a mulher e o filho, e os outros 50% ficará para a prima. No caso dele não deixar nada para cônjuge - deixou 100% para prima. No dia que o filho nascer rompe este testamento e tudo vai para o filho. O efeito do rompimento é como se o testamento não se existisse. Herdeiro instituído (posse +domínio) Recebe universalidades (1/3, 20%, 50%, 100%) Legatário (só o domínio) Recebe singularidades. (Barco X, apartamento Y). Revogação:

5 5 Trata-se da disposição de última vontade, sendo a limitação a morte. Se no dia que morrer o bem não existir mais, será uma disposição caduca. A revogação pode ser: - Total e Parcial: se fizer o testamento, deverá sempre ser revogado por testamento. - Expressa: menciona-se expressamente a revogação. - Tácita: quando se faz um testamento em favor de A e após em favor de B, são conflitantes entre si, valerá apenas o último e o primeiro revoga-se tacitamente. Não há exigência de que a data conste no testamento, não sendo requisito obrigatório. Porém, é importante para saber qual o último testamento. Testamenteiro: é uma pessoa que o autor da herança vai escolher para fiscalizar e cumprir a suas disposições e última vontade. Recebe para exercer tal função. Todo testamento deve ter um testamenteiro, mesmo que o testador não nomeie, deve ser nomeado pelo Juiz - Art , CC. Se o testamenteiro for herdeiro ou legatário - não tem direito a vintena (1 a 5% da herança líquida) , CC. O herdeiro ou legatario deve escolher uma ou outra, não pode receber os 2 juntos - art. 8 Art Salvo disposição testamentária em contrário, o testamenteiro, que não seja herdeiro ou legatário, terá direito a um prêmio, que, se o testador não o houver fixado, será de um a cinco por cento, arbitrado pelo juiz, sobre a herança líquida, conforme a importância dela e maior ou menor dificuldade na execução do testamento. 9 Art O herdeiro ou o legatário nomeado testamenteiro poderá preferir o prêmio à herança ou ao legado.

6 6 2. Inventário: Conceito: Processo que serve para a liquidação do acervo. Serve apenas como meio de se materializar a transmissão. Inventário positivo: é um meio de se formalizar, materializar a transmissão para realizar a liquidação do acervo hereditário. Inventário negativo: é uma construção doutrinária, não há disposição em lei. Trata-se de uma espécie de meio de prova para afastar causa suspensiva para o casamento (art. 1523, I 10, CC), bem como para demonstrar aos credores a inexistência de bens deixados pelo de cujus. Tanto um quanto o outro não fazem coisa julgada material. Modalidades: - Judicial: - Inventário: - Arrolamento: - comum (art , CC); - sumário (art , CC). - Extrajudicial: Lei /07. Extrajudicial: obrigatório. Lei /07. Entrou em vigor em janeiro de Até esta lei era judicial e 10 Art Não devem casar: I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros. 11 Art Ocorrida a dissolução, cumpre aos administradores providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gestão própria aos negócios inadiáveis, vedadas novas operações, pelas quais responderão solidária e ilimitadamente. 12 Art Nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.

7 7 Requisitos: - não exista testamento; - não existam herdeiros menores ou incapazes. Prazo: art , CPC 60 dias e término de 1 ano. No RS não há sanção pela inobservância do prazo para abertura ou requerimento de processo de inventário. Fora do estado, terá que ser observado o prazo, sob pena de pagamento de multa. Competência: Competência internacional - art do CPC: nossa lei exclui expressamente a possibilidade dos bens aqui situados sejam inventariados por autoridade que não seja brasileira. Competência interna: art do CPC. O inventário deve ser processado no último domicilio do autor da herança. Se tinha bens em vários locais em qualquer um deles. Uma vez criado o inventário cria o juízo universal, ou seja, atrai todas as ações ajuizadas pelo espólio. A competência territorial é relativa, podendo ser modificada pelas partes. Legitimidade: O Juiz pode de oficio iniciar o processo de inventário - arts. 988 e do CPC. 13 Art O processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subseqüentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte. (Redação dada pela Lei nº , de 2007). 14 Art. 89. Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra: I - conhecer de ações relativas a imóveis situados no Brasil; II - proceder a inventário e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herança seja estrangeiro e tenha residido fora do território nacional. 15 Art. 96. O foro do domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade e todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro. 16 Art Tem, contudo, legitimidade concorrente: I - o cônjuge supérstite;

8 8 Ordem concorrente qualquer um dos elencados pode entrar. Inventariante: Conduzir os atos processuais e administrar o acervo patrimonial. Há três tipos de inventariante: - Legal: representa o espólio em juízo e fora dele ativa e passivamente, além de administrar os bens do acervo. - Dativo: tem a sua competência limitada aos atos processuais do inventário e a administração dos bens. Qualquer ação a ser proposta pelo espolio ou contra ele deverá ter nos pólos processuais a integralidade dos herdeiros. Art. 12, V 17, e 1º 18 do CPC. - Judicial: não existe Em janeiro incluiu a figura do companheiro para ser inventariante. Antes era o cônjuge casado em com univer. Hoje basta que o cônjuge ou companheiro esteja vivendo junto. Se o inventariante for dissidioso pode ser removido. II - o herdeiro; III - o legatário; IV - o testamenteiro; V - o cessionário do herdeiro ou do legatário; VI - o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança; VII - o síndico da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança ou do cônjuge supérstite; VIII - o Ministério Público, havendo herdeiros incapazes; IX - a Fazenda Pública, quando tiver interesse. Art O juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal. 17 Art. 12. Serão representados em juízo, ativa e passivamente: V - o espólio, pelo inventariante. 18 Art. 12, 1 o Quando o inventariante for dativo, todos os herdeiros e sucessores do falecido serão autores ou réus nas ações em que o espólio for parte.

9 9 Remoção do inventariante: Será removido em procedimento incidental, que será apensado ao autos do inventário e que terá o condão de suspender o seu andamento. Da decisão que julga o pedido de remoção, cabe agravo de instrumento. Por muito se discutiu a possibilidade do Juiz remover de oficio a figura do inventariante, já que o art do CC utiliza a expressão requerida a remoção. Na atualidade é pacífico o entendimento de que ninguém melhor do que o juiz para compreender se este vem cumprindo a contento a finalidade do feito. Procedimento do Inventário: 1) Petição inicial com a certidão de óbito art , CC. 2) Nomeação de inventariante art , CC. 3) Terá 5 dias para assinar o termo de compromisso, a sua falta gera nulidade, porém processual, podendo ser suprida. 4) Prazo de 20 dias para apresentação das primeiras declarações - art , CC espécie de retrato do falecido. 19 Art Requerida a remoção com fundamento em qualquer dos números do artigo antecedente, será intimado o inventariante para, no prazo de 5 (cinco) dias, defender-se e produzir provas. 20 Art A quem estiver na posse e administração do espólio incumbe, no prazo estabelecido no art. 983, requerer o inventário e a partilha. Parágrafo único. O requerimento será instruído com a certidão de óbito do autor da herança. 21 Art O juiz nomeará inventariante: I - o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II - o herdeiro que se achar na posse e administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ou estes não puderem ser nomeados; III - qualquer herdeiro, nenhum estando na posse e administração do espólio; IV - o testamenteiro, se lhe foi confiada a administração do espólio ou toda a herança estiver distribuída em legados; V - o inventariante judicial, se houver; VI - pessoa estranha idônea, onde não houver inventariante judicial. 22 Art Dentro de 20 (vinte) dias, contados da data em que prestou o compromisso, fará o inventariante as primeiras declarações, das quais se lavrará termo circunstanciado. No termo, assinado pelo juiz, escrivão e inventariante, serão exarados: I - o nome, estado, idade e domicílio do autor da herança, dia e lugar em que faleceu e bem ainda se deixou testamento; II - o nome, estado, idade e residência dos herdeiros e, havendo cônjuge supérstite, o regime de bens do casamento; III - a qualidade dos herdeiros e o grau de seu parentesco com o inventariado; IV - a relação completa e individuada de todos os bens do espólio e dos alheios que nele forem encontrados, descrevendo-se: a) os imóveis, com as suas especificações, nomeadamente local em que se encontram, extensão da área, limites, confrontações, benfeitorias, origem dos títulos, números das transcrições aquisitivas e ônus que os gravam; b) os móveis, com os sinais característicos; c) os semoventes, seu número, espécies, marcas e sinais distintivos;

10 10 5) Citações art , CC. 6) Essas pessoas podem impugnar primeiras declarações pugnar os bens, herdeiros, inventariante varias modalidades art , CC. Se depender de prova, o Juiz deverá remeter para vias ordinárias através de uma ação de conhecimento, ou seja, dentro do processo de inventário não há como analisar meio de prova. 7) Remessa a Fazenda Pública para avaliação ADIT feita pelo cadastramento dos bens pela Internet, avaliação feita pela Fazenda Pública. 8) As partes podem impugnar esta avaliação art , CC. 9) Últimas declarações: necessidade de impugnar alguma questão. 10) Caso todos concordem será realizado o cálculo do imposto Lei estadual /09 (percentual fixo). Art , CPC. 11) Manifestação das partes e da Fazenda Pública sobre calculo. 12) Juiz homologa. 13) Pedido de quinhão art , CC. 14) Esboço de partilha: acordo entre as partes ou juiz decide. 15) Para o Juiz julgar a partilha é necessário o recolhimento do imposto de transmissão. Caso contrário será vedado art , CC. d) o dinheiro, as jóias, os objetos de ouro e prata, e as pedras preciosas, declarando-se-lhes especificadamente a qualidade, o peso e a importância; e) os títulos da dívida pública, bem como as ações, cotas e títulos de sociedade, mencionando-se-lhes o número, o valor e a data; f) as dívidas ativas e passivas, indicando-se-lhes as datas, títulos, origem da obrigação, bem como os nomes dos credores e dos devedores; g) direitos e ações; h) o valor corrente de cada um dos bens do espólio. 23 Art Feitas as primeiras declarações, o juiz mandará citar, para os termos do inventário e partilha, o cônjuge, os herdeiros, os legatários, a Fazenda Pública, o Ministério Público, se houver herdeiro incapaz ou ausente, e o testamenteiro, se o finado deixou testamento. 24 Art Concluídas as citações, abrir-se-á vista às partes, em cartório e pelo prazo comum de 10 (dez) dias, para dizerem sobre as primeiras declarações. Cabe à parte: I - argüir erros e omissões; II - reclamar contra a nomeação do inventariante; III - contestar a qualidade de quem foi incluído no título de herdeiro 25 Art Entregue o laudo de avaliação, o juiz mandará que sobre ele se manifestem as partes no prazo de 10 (dez) dias, que correrá em cartório. 26 Art Feito o cálculo, sobre ele serão ouvidas todas as partes no prazo comum de 5 (cinco) dias, que correrá em cartório e, em seguida, a Fazenda Pública. 27 Art Cumprido o disposto no art , 3 o, o juiz facultará às partes que, no prazo comum de 10 (dez) dias, formulem o pedido de quinhão; em seguida proferirá, no prazo de 10 ( dez) dias, o despacho de deliberação da partilha, resolvendo os pedidos das partes e designando os bens que devam constituir quinhão de cada herdeiro e legatário.

11 11 16) Expedição de formal de partilha vários herdeiros. Expedição de carta de adjudicação único herdeiro. Arrolamento: Outra modalidade de inventário. Rito diferenciado. - Comum art , CC: o monte não ultrapassada 2000 OTN S (equivalem a R$ ). Maiores e capazes. - Sumário art , CC: não importa valores - pode até ter testamento. Todos maiores, capazes e acordo. Toda vez que existir testamento tem que ter intervenção do MP. Partilha: Em vida: - doação arts. 2014/2018 efeitos imediatos; - testamento efeitos são futuros efeitos futuros. Pós - morte: - Judicial: - consensual: arrolamento sumário com testamento; - litigiosa. Extrajudicial: - herdeiros maiores - inexistência de testamento - consenso. 28 Art Pago o imposto de transmissão a título de morte, e junta aos autos certidão ou informação negativa de dívida para com a Fazenda Pública, o juiz julgará por sentença a partilha. 29 Art Ocorrida a dissolução, cumpre aos administradores providenciar imediatamente a investidura do liquidante, e restringir a gestão própria aos negócios inadiáveis, vedadas novas operações, pelas quais responderão solidária e ilimitadamente. 30 Art Nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.

12 12 Formas de desconstituição da Partilha: - Se amigável: ação anulatória. - 1 ano; - vício de consentimento: erro, dolo ou coação. - Se Litigiosa: ação rescisória. - julgada pelo juiz; - 2 anos para entrar com recisória; - só pode entrar o que participou do inventário. - Nulidade: - 10 anos; - herdeiro preterido. Colação: Antecipação das legítimas. Colar a legítima dos herdeiros necessários. O momento em que se verifica o dever de colacionar por parte daquele que recebeu a antecipação de legitima se dá quando da manifestação sobre as primeiras declarações. É um instituto que tem por fim igualar as legítimas. Difícil ter a igualdade plena. Tudo que recebeu em vida do pai é antecipação de herança. Se um herdeiro recebeu a mais tem que indenizar aos outros. Só terá dever de colacionar ou de conferir o herdeiro que seja necessário, descendente ou cônjuge - art. 544 CC. O autor da herança pode dispensar da colação, será colocado na escritura.

13 13 Jamais se presume a dispensa deve ser expressa por parte do autor. Será feita em testamento ou no ato da doação. Quando o bem volta não volta para o monte ele será usado para igualar a legítima. Ex: Pai x Mae A B C D - Pai doa para o A apartamento de 50mil (o pai tinha que ter 100 mil para poder doar 50 mil). Se ele não dispensou o A na morte do Pai tem que trazer os 50 mil. Os credores não poderão buscar nestes 50. Ele teria que dividir os 50 com os demais irmão. Se ele não tem mais o valor - formal de partilha é título executivo. Devolverá se vier a ter bens. O momento em que se verifica o dever de colacionar por parte daquele que recebeu a antecipação de legitima se dá quando da manifestação sobre as primeiras declarações. Colação de móveis - colocar a dispensa de colação no testamento. Ação de colação não existe, deve ser buscada a colação através de uma ação de sonegados que deverá ser proposta no prazo de 10 anos contados da abertura da sucessão, sendo a pena aplicada ao herdeiro sonegador a perda do direito do bem sonegado. A sonegação deve ser cabalmente provada. A simples ignorância da existência do bem não implica concluir pela sonegação. Pela nova regra do art , CC, o cônjuge quando concorrer com descendentes terá também o dever de colacionar, bem como terá o direito de exigir a colação. A venda de ascendente para descendente normalmente pode ser anulada dentro do prazo de 4 anos (avaliar o motivo - se erro, dolo, coação). 31 Art A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.

14 14 Tudo que o pai tenha dado a mais para um dos filhos sem dispensar da colação - é antecipação da legítima. O valor dos bens são da época da doação. Enunciado - se o bem ainda está no patrimônio é o valor da época da morte, senão será da época da doação. Se o pai alcançou ao filho valores por remuneração não precisa ser levado á colação - art , CC. A recebeu 50 mil em vida filhos A B e C - A recebeu 50 mil em vida, morreu, sucedem os filhos de A como representantes - estes filhos tem que trazer os 50 mil a colação. Tanto o indigno quanto o renunciante tem que colacionar. A ação de colação não existe, deve ser buscada a colação através de uma ação de sonegados, que deverá ser proposta no prazo de 10 anos, contados da abertura da sucessão, sendo a pena aplicada ao herdeiro sonegador a perda do direito ao bem sonegado. A sonegação deve ser cabalmente provada. A simples ignorância da existência do bem não implica concluir pela sonegação. Garantia dos quinhoes hereditários: Por exemplo: A recebe bem que no fim é declarado em sentença, que o bem não pertencia ao autor da herança (evicção). Art , CC - está perda deverá ser dividida entre os demais herdeiros. Dívidas: Como os credores vão cobrar as suas dívidas. 32 Art As doações remuneratórias de serviços feitos ao ascendente também não estão sujeitas a colação. 33 Art Julgada a partilha, fica o direito de cada um dos herdeiros circunscrito aos bens do seu quinhão.

15 15 Ou habilitam os seus créditos no processo de inventário ou entram com ação de execução ou cobrança - prazo de 30 dias. Não é obrigado a cobrar dentro do inventário. A habilitação se processa apensa ao inventário. A separação e a reserva de bens em favor de credores. Separação se dá quando credor diz que tem crédito a tal coisa, e os herdeiros concordam- juiz manda separar para a venda o bem ou entregar bem. Reserva cautelar - no caso de os herdeiros não concordarem que o bem é daquele credor - o juiz manda reservar cautelarmente o bem para aquele credor. Álvaras - art , CC: Incidental (ou a bem do inventário): pedido de álvará formulado pelo próprio inventariante para vender para o próprio inventário. Prazo de 30 dias para apresentar comprovantes. Independente - Lei 6858/80: para as hipótese para o caso de a pessoa deixar em torno de reais. Ex. saldo PIS, poupança, restituição de IR. Em apenso: pessoa que pagou tudo ao autor da herança, entretanto o autor não teve tempo de fazer a escritura, pq morreu. Tem provar a quitação. Senão tem que se habilitar como credores normais. 34 Art Ocorrendo a hipótese prevista no inciso V do art , o Ministério Público, tão logo lhe comunique a autoridade competente, promoverá a liquidação judicial da sociedade, se os administradores não o tiverem feito nos trinta dias seguintes à perda da autorização, ou se o sócio não houver exercido a faculdade assegurada no parágrafo único do artigo antecedente.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/05/2018. (Aula 22 de sucessão). Inventariante. Conceito: é a pessoa que representa o espólio (massa

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 52

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 52 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Direito Sucessório conti.: a) Inventário e Partilha: Previsão do procedimento está no art.

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 16/05/2018. (Aula 23 de sucessão). Inventariante. Destituição do inventariante. O inventariante pode ser

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

" ",,~~~',j. arlo. \\1 Sum'.

 ,,~~~',j. arlo. \\1 Sum'. \\1 Sum'. " ",,~~~',j. arlo "\.\\\1 Apresentação, xvii Nota à 6«edição, xix Nota à 5«edição, xxi Nota à 4il edição, xxiii Nota à 3 ll edição, xxv Nota à 2«edição, xxvii 1 Da Sucessão em Geral, 1 1 Introdução,

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Testamento: a) Principais deveres e direitos do testamenteiro: Art. 1.976. O testador pode

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/04/2019. Testamentos

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/04/2019. Testamentos Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/04/2019. Testamentos Observe as teses tratadas nos testamentos explanados pelo professor!!! Afastou a concorrência

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Inventariar (invenire) é relacionar; Inventário = descrição e avaliação dos bens deixados a serem partilhados e, ao final, expedindo

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 08/04/2019. Revogação testamentária. É um ato de manifestação de vontade do testador, podendo ser expressa, tácita,

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Testamentos.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Testamentos. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 18/04/2018. (Aula 16 de sucessão). Testamentos. Observe as teses tratadas nos testamentos explanados pelo

Leia mais

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição José Reinaldo Coser Advogado em Mogi Guaçu-SP DIREITO DAS SUCESSÕES Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA Anotações e Prática 4 a edição CL EDIJUR Leme - SP 2015 ISBN 978-85-7754-131-7 2015 by José Reinaldo Coser

Leia mais

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA

SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA SOCIEDADES SIMPLES PROF. VILMAR A. SILVA Parágrafo único do art. 966, do CC (Profissionais intelectuais, de natureza científica, literária ou artística) foram excepcionadas, ficaram à margem do conceito

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Caducidade do testamento.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Caducidade do testamento. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 11/04/2018. Caducidade do testamento. Premoriência do herdeiro ou legatário. Quem receberia a herança morre

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 15/03/2018) Formas de testamento. Especial. Serve para pessoas

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/05/2019. Competência e peculiaridades sobre o inventário. Quando for todos os herdeiros forem maiores e capazes

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito das Sucessões; Conceito; Formas de Sucessão; Abertura da Sucessão; Sucessão Universal e Singular; Da Capacidade para

Leia mais

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Curso: Disciplina: Bacharelado em Direito Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Conceito e princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima.

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Aula 25. Redução das Disposições Testamentárias.

Aula 25. Redução das Disposições Testamentárias. Turma e Ano: Direito Civil 2015 Matéria / Aula: Família e Sucessões - Aula 25 Professor: Andrea Amin Monitor: Yasmin Aula 25 No final da última aula foi feito o cálculo da legítima, ou seja, aquilo que

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS SUMÁRIO 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS... 1 1.1 Introdução. O direito das sucessões e seus fundamentos. A função social das heranças... 1 1.2 Das modalidades gerais de

Leia mais

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária Direito das Sucessões Sucessão testamentária OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão testamentária e seus elementos constitutivos. ROTEIRO! Direito de acrescer! Das substituições! Redução das disposições

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão).

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão). Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/05/2018. (Aula 19 de sucessão). Observe o decreto estadual 56.693/11, que trata de Imposto sobre Transmissão

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3. EDIÇÃO... STJ00074113 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO... 9 L INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES - FRANCISCO CAHALI... 19 1.1 Introdução.............. 19 L2 Fundamento do direito sucessório...... 20 1.3 Conteúdo

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA

REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA REFLEXOS DO NOVO CPC NO DIREITO DE FAMÍLIA Newton Teixeira Carvalho Bacharel em Direito Pela PUC/MG; Especializado em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte; Professor de Direito

Leia mais

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS

Caderno de apoio Master MASTER /// JURIS Turma e Ano: Master A (2015) Matéria/Aula: Direito Civil Família e Sucessões Aula 24 Data: 09.07.2015 Professor: Andréa Amin Conteúdo: Substituição: Fideicomisso; Direito de acrescer; cálculo da legitima.

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/04/2019. Observe os artigos 1.947 e seguintes do código Civil!!! A propriedade do fiduciário é resolúvel, pois,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 07/03/2018. (Aula 04 de sucessão). Sucessão. Transmissão da herança. Representante no inventário. A massa

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS SUCESSÕES (CÓD.: ENEX 60141) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha..

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha.. SUMÁRIO Apresentação....... 7 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. 25 1.1 Origem.... 25 1.2 Aspectos históricos.. 27 1.3 No Brasil 28 1.4 Tentativa conceitual............................".......... 30 1.5 Viés constitucional..

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 SUMÁRIO Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 Capítulo I Disposições Gerais... 15 1 Conceito de sucessão: sucessão inter vivos e sucessão causa mortis... 15 2 Fundamento do

Leia mais

ITCMD para AFR/SP PARTE 1

ITCMD para AFR/SP PARTE 1 "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas Edison) ITCMD para AFR/SP PARTE 1 O ITCMD Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis"

Leia mais

O INVENTÁRIO NO NOVO CPC

O INVENTÁRIO NO NOVO CPC O INVENTÁRIO NO NOVO CPC DIMAS MESSIAS DE CARVALHO Mestre em Direito Constitucional Promotor de Justiça aposentado/mg Professor na UNIFENAS e UNILAVRAS Advogado Membro do IBDFAM e da Academia Lavrense

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 23/04/2018. Legado. Espécies de legado. Quanto ao objeto: Alimentos. É deixado no testamento alimentos

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária Direito das Sucessões Sucessão testamentária OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão testamentária e seus elementos constitutivos. ROTEIRO! Introdução! Da liberdade e capacidade de testar! O testamento!

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

DOS SONEGADOS DA GARANTIA DOS QUINHÕES HEREDITÁRIOS. Da garantia dos quinhões hereditários. Dos sonegados 27/10/2016

DOS SONEGADOS DA GARANTIA DOS QUINHÕES HEREDITÁRIOS. Da garantia dos quinhões hereditários. Dos sonegados 27/10/2016 DA GARANTIA DOS QUINHÕES HEREDITÁRIOS Da garantia dos quinhões hereditários Antes da partilha os herdeiros terão a indivisibilidade de seu direito sendo que, após a partilha, cada herdeiro será senhor

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. 2013 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2013; 2. ed. 2015 Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. ",,

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões... 1 1 Conceito de direito das sucessões... 1 2 Evolução histórica... 3 2.1 Introdução... 3 2.2 Sucessão ab intestato... 5 2.3 Sucessão testamentária... 9 2.4 Direito

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/04/2018. (Aula 18 de sucessão). Julgamento do STF acerca da multiparentalidade, quando o autor for menor

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula 27 de sucessão ministrada dia 30/05/2018. Inventário extrajudicial. Para que se possa fazer inventário extrajudicial é

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 21/03/2018. Observe o Enunciado dos juízes das Varas de Família do Estado de São Paulo!!! 1 Passa a ser

Leia mais

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. SÃO PAULO EDITORA ATLAS SA - 2014 - 2013 by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 24/04/2019. Inventário e partilha. Fundamentação. Fundamentação legal ss do código de processo civil. artigos 1.991

Leia mais

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres.

O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. Casamento O casamento é a união plena entre duas pessoas, na qual ambos têm os MESMOS direitos e deveres. PRAZO PARA DAR ENTRADA No mínimo 40 (quarenta) dias antes da data prevista para celebração do casamento.

Leia mais

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA

CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA CARLOS EDUARDO DE ANDRADE MAIA Advogado, palestrante e parecerista; Professor de Dir. Civil, Prática Civil e Dir. do Consumidor em cursos preparatórios para a OAB e para Concursos Públicos; Professor de

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da herança e da vocação hereditária. ROTEIRO! Da herança! Ordem de vocação hereditária! Quem pode suceder! Quem não pode suceder! Da aceitação e renúncia

Leia mais

Direito Civil. Doação. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Doação. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Doação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira Sucessões (art. 1.784 do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão,

Leia mais

CONCEITO DE INVENTÁRIO

CONCEITO DE INVENTÁRIO DIREITO CIVIL Inventário e Partilha CONCEITO DE INVENTÁRIO Inventárioéoprocedimentojudicialatravésdoqual será realizado o levantamento dos bens, valores, dívidas e sucessores do autor da herança. OBJETIVO

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS

Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Família e Sucessões Aula: Disposições Testamentárias Professor (a): Aurélio Bouret Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 42 DISPOSIÇÕES TESTAMENTÁRIAS Tem de se

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo I Competência... 1 Foro competente para abertura do inventário... 1

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Capítulo I Competência... 1 Foro competente para abertura do inventário... 1 ÍNDICE SISTEMÁTICO Capítulo I Competência... 1 Foro competente para abertura do inventário... 1 Capítulo II Competência internacional... 5 Bens situados no Brasil... 5 Bens situados no exterior... 6 Princípio

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 PARTE I O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL DA FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES NO DIREITO BRASILEIRO A O PANORAMA DO DIREITO PATRIMONIAL NO ÂMBITO DO DIREITO DE FA- MÍLIA... 23 1. AS DIVERSAS

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Sucessão testamentária = ato de última vontade; Sucessão legítima = supletiva (vontade presumida do de cujus pela lei); Fonte

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Analista Área Processual Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Direito Civil DIREITO DAS SUCESSÕES CONSIDERAÇÕES GERAIS: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros

Leia mais

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Direito das sucessões Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Sucessão Inter vivos Causa mortis Pactícia: art. 426 Legítima ou ab intestato Testamentária anômala Abertura da sucessão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil DOAÇÃO Artigos 538 a 554 do Código Civil 1 1. Conceito Art. 538. Considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra. 2 2.

Leia mais

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ÍNDICE GERAL ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS APRESENTAÇÃO DA 19ª EDIÇÃO PREFÁCIO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL ANOTADO LEGISLAÇÃO ESPECIAL SÚMULAS DOS TRIBUNAIS

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 05/03/2018. (Aula 03 de sucessão). Nome. Alteração do nome. Existem algumas hipóteses de alteração do nome,

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 02/10/2017. Variedade do regime de bens. Comunhão parcial de bens. Bens que não se comunicam na comunhão

Leia mais

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / Introdução

DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / Introdução DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA DA AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS CPC artigos 914 / 919 Prestação de contas: 1 - Introdução em sentido comum, prestar contas ou dar conta de alguma coisa

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAMILIA E DAS SUCESSÕES DO FORO CENTRAL DA CAPITAL DE SÃO PAULO Processo nº. Inventário e Partilha Ida: Ivte:, inventariante nomeado às fls.,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27 Sumário Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação)... 19 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I Introdução ao direito das sucessões... 29 1. A sucessão enquanto fenômeno jurídico... 30

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Conceito/competência internacional Prof(a). Bethania Senra - Conceito: a competência é exatamente o critério de distribuir entre os vários órgãos judiciários as atribuições

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática de família e sucessões: A-) Casamento: a) Impedimentos matrimoniais: Previsto perante

Leia mais

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA MÓDULOS 22 PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA Artigo 719 do Código de Processo Civil A jurisdição voluntária exerce uma função de administração pública de interesses privados exercida pelo Poder Judiciário.

Leia mais

V CURSO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS NOTÁRIOS 18 DE MAIO DE 2018 TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO

V CURSO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS DA ORDEM DOS NOTÁRIOS 18 DE MAIO DE 2018 TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE INVENTÁRIO 1 LINHAS GERAIS DO PROCESSO DE INVENTÁRIO Consequência da necessidade de reforço de utilização de meios extrajudiciais, Visando o descongestionamento dos tribunais e Conferir celeridade ao processo 1 A

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-39 PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Direito das

Leia mais

Aula 16. Competência Internacional

Aula 16. Competência Internacional Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte I) / 16 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 16 Competência Internacional Na última

Leia mais

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão DA CAPACIDADE PARA SUCEDER Capacidade para suceder na sucessão legítima (art. 1798). O problema dos embriões crioconservados.

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Direito de Família

SUMÁRIO. Parte I Direito de Família SUMÁRIO Parte I Direito de Família 1 Introdução ao Direito de Família... 3 1.1 Compreensão... 3 1.2 Lineamentos Históricos... 5 1.3 Família Moderna. Novos fenômenos sociais... 7 1.4 Natureza Jurídica da

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Linguagem. Averbação é o ato administrativo de alteração

Leia mais