PENSANDO A PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE INSTITUIÇÃO: SPMS - SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PENSANDO A PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE INSTITUIÇÃO: SPMS - SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL"

Transcrição

1 PENSANDO A PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE AUTORAS: Cerchiari, Ednéia Albino Nunes 1 ; Gonzalez, Ana Diaz 2 ; Prediger, Alaide Ferreira 3 ; Silva, Terezinha Alcântara 4 ; Soares, Maria Fernanda Marques 5 ; Victoriano, Joelma Dibo 6. INSTITUIÇÃO: SPMS - SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (Provisória) Desde os primórdios Freud se preocupou em difundir a psicanálise nos meios universitários. Em artigo escrito em 1918, Freud diz que o fato da psicanálise ser excluída da universidade levou os psicanalistas a se organizarem em instituições onde pudessem contar com a rica experiência de seus membros mais antigos, passadas através de encontros clínicos, além de uma vasta bibliografia e da prática supervisionada. Diz também que...esses sistemas de organização continuarão a desempenhar uma função efetiva enquanto persistir tal exclusão. Porém considerava 1 Membro Efetivo da SPRJ e da SPMS, Diretora do Departamento Científico (DC) da SPMS. 2 Membro Efetivo da SPMS, Coordenadora da Comissão de Supervisão do DAP da SPMS. 3 Membro Efetivo da SPMS, Coordenadora da Comissão de Triagem do DAP da SPMS. 4 Membro Efetivo da SPMS, Secretária do DAP da SPMS. 5 Membro Efetivo e Analista Didata da SPMS, Coordenadora da Comissão de Estudos e Pesquisa do DAP da SPMS. 6 Membro Efetivo da SPRJ e da SPMS, Diretora do Departamento de Assistência Psicológica (DAP) da SPMS.

2 que a universidade só teria a ganhar com a inclusão dessa disciplina no currículo do curso de medicina por vários motivos. Sabemos que, por muito tempo, de fato os psicanalistas ficaram afastados da universidade, confirmando que a preocupação de Freud continua ser procedente; tanto que, a recomendação da IPA é a de que suas Instituições invistam na difusão da psicanálise dentro das universidades além de também incentivar a pesquisa. Seguindo esta recomendação, a SPMS tem primado por investir nesta difusão e, para tanto, tem feito parcerias com as várias universidades de Campo Grande e região, através de seu Departamento Científico e Departamento de Assistência Psicológica. Desde então o panorama mudou, vários psicanalistas da nossa instituição vêm ministrando aulas na graduação e em cursos de Especialização em Psicanálise, são convidados a proferir palestras e boa parte dos simpósios e jornadas realizadas pela SPMS acontecem nas dependências das universidades de nossa cidade. Assim é que a SPMS, através do DAP e DC, firmou uma parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especificamente com o Curso de Psicologia. O projeto advindo dessa parceria surgiu do interesse despertado pela inserção no corpo docente do curso de graduação em psicologia de duas candidatas do Instituto de Psicanálise (IP) da SPMS e de uma analista, atual Diretora do DC**. Este projeto tem como objetivos: difundir o pensamento psicanalítico e desmistificar a visão que alguns professores e alunos têm da psicanálise, considerando o acesso ao Candidatas do IP da SPMS: Joselane Campagna; Paula Francisca de Andrade. **Diretora do DC da SPMS: Ednéia Albino Cerchiari.

3 conhecimento psicanalítico privilégio de poucos, pelo seu grau de dificuldade, como um compêndio teórico-clínico, e pelo alto custo financeiro, restringindo sua aplicabilidade aos consultórios e a uma classe social privilegiada. Para tanto, estamos realizando, desde abril de 2004, encontros mensais denominados discussões clínicas, entre os psicanalistas da nossa sociedade e professores supervisores e acadêmicos do curso de graduação em psicologia. Esses encontros acontecem uma vez por mês, com duração de duas horas, nas dependências da universidade; são coordenados pelos psicanalistas de nossa sociedade, que em sistema de rodízio e voluntariamente, de acordo com sua especialidade, participam desse projeto. A SPMS vai à Universidade. A atividade consiste em discussões sobre os casos clínicos atendidos na Clínica de Psicologia do curso de graduação, que, na UFMS, funciona dentro do ambulatório do Hospital Universitário e, portanto, atende a uma clientela do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa clientela é encaminhada pela equipe médica, pelo serviço de Psicologia do HU, e também por procura espontânea. São casos atendidos em psicoterapia individual, pelos alunos do quarto e quinto ano. Em geral, são apresentadas as entrevistas iniciais diagnósticas, alguns relatos de sessões ou relatos do tratamento de crianças, adolescentes e adultos. A forma de apresentação do material fica a critério do aluno-apresentador. O projeto não pretende dar supervisão nos moldes conhecidos dos institutos de psicanálise ou dos cursos de graduação mesmo sendo a supervisão,... um tipo especial de processo de aprendizagem, baseado no exame conjunto do registro de

4 uma interação terapêutica entre o paciente e o seu analista" (PERDIGÃO 1994), mas sim usando a sutil visão do analista coordenador, contribuir para despertar no aluno de graduação a curiosidade e o gosto pela observação clínica cuidadosa do paciente. e oferecer a possibilidade de um espaço de descoberta da riqueza da escuta psicanalítica. O enfoque principal é a dinâmica de cada caso, sendo que as discussões se ampliam de acordo com o interesse dos participantes. Podemos abordar conceitos psicanalíticos, conteúdos já estudados pelos alunos e aqueles pertinentes ao caso clínico que está sendo discutido. Houve, desde o começo do trabalho, a preocupação em avaliar a sua repercussão junto aos participantes. Para isso formulamos algumas perguntas e encaminhamos aos alunos, indagando sobre de que forma estes encontros contribuíram para os seus atendimentos e se houve alguma mudança na idéia que tinham acerca da psicanálise. A partir dos depoimentos, levantamos algumas reflexões sobre esta sempre instigante, inovadora e polêmica atividade de difusão da psicanálise nos meios universitários. As respostas obtidas apontam para a importância que os alunos deram aos encontros, considerados como muito produtivos, favorecendo a escuta analítica, a compreensão da dinâmica dos casos, proporcionando-lhes mais segurança e mais vontade de aprender esta arte de escutar além das palavras e ver além do que lhes é mostrado.

5 Através da vivência de interação com os colegas, houve uma troca de experiências, uma reflexão sobre os seus próprios atendimentos, podendo aplicar os conhecimentos adquiridos em sua prática. Segundo eles, os conceitos teóricos ganham vida no estudo do caso clínico. Além disso, apontam para a diversidade de formas de ver o material clínico, na medida em que, a cada mês, tem um novo psicanalista coordenando o grupo de discussão. Os alunos demonstram um interesse maior em se aprofundar no conhecimento psicanalítico, ampliando sua visão sobre a psicanálise, agora percebida como uma ciência dinâmica, aplicada por pessoas, observando também, segundo eles, que o instrumento tem a cor do profissional. Lembrando Freud o importante é que aprenderam algo sobre a psicanálise e algo a partir da psicanálise (1918) Em decorrência desses encontros clínicos, e devido ao fato desses alunos também fazerem estágio em um posto de saúde e na enfermaria de pediatria do HU, houve a solicitação de um curso sobre a teoria de winnicott e, dessa vez, a universidade é que se desloca até a Sociedade, já que as aulas são ministradas na sede da SPMS. O curso tem 33 alunos pagantes, professores e acadêmicos do curso de psicologia. Foram programados dez seminários de três horas cada com freqüência quinzenal. Durante uma hora e meia, há uma discussão dos aspectos teóricos; e, na outra hora e meia, uma discussão de casos clínicos levados pelos alunos.

6 Observamos que, a partir destas atividades, ocorreu uma maior procura de alunos para os tratamentos oferecidos pela CAP, uma maior curiosidade em relação à formação psicanalítica e a respeito da psicanálise como um todo. A troca entre nossa instituição e a universidade vem sendo muito enriquecedora, nos colocando diante da necessidade de refletirmos sobre alguns obstáculos para difundir a psicanálise no meio universitário em nível de graduação. Um destes obstáculos se dá no sentido de adequarmos nossa linguagem psicanalítica de modo compreensível para o público em geral. A psicanálise enfrenta uma série de dificuldades internas em decorrência do fenômeno de babelização (Canestri,1995) de novas teorias, isto é, damos vários nomes para as mesmas coisas, vários nomes para diferentes vieses de um mesmo fato, sendo este um fator complicador no ato de transmissão; junta-se a isto, a necessidade de encontrarmos uma forma possível de sermos compreendidos por um público que, em geral, desconhece a psicanálise. Quando resolvemos esta questão, nos deparamos com um novo dilema, que, aparentemente, deveria anteceder o anterior, mas que nem sempre é o que acontece: o que podemos transmitir neste contexto? O que pode ser útil para os acadêmicos? Em nossa experiência, o interesse maior é pelo binômio transferênciacontratransferência, complexo de Édipo a luz das relações objetais,diagnóstico, o papel do terapeuta, setting e tipos de intervenção.

7 Também nos vemos mais expostos, confrontados, desafiados e questionados a partir do momento que saímos dos nossos consultórios e da vivência institucional psicanalítica, onde contamos com o apoio dos nossos pares. Além disso, as discussões levantadas nos remetem a um contato maior com outras disciplinas e abordagens terapêuticas, visto que, em muitos momentos, enfrentamos situações que envolvem um cenário muito diferente daquele que vivenciamos no setting analítico, o contexto social se apresenta mais urgente em algumas situações, como por exemplo o trabalho de apoio a familiares de pacientes internados, ou pacientes terminais. Os atendimentos de baixa freqüência, prazo determinado e que possam favorecer um maior número de pessoas são os mais valorizados. A questão que se apresenta é: como adequar nosso conhecimento psicanalítico nessas novas frentes de atuação que os profissionais nos apresentam? Diante deste prisma, parece que uma das causas da crise na psicanálise poderia ser uma dificuldade dos analistas de sair do fechado e protegido espaço dos consultórios e da própria instituição e interagir com um meio mais amplo e diversificado. Em seu tempo, Freud foi profundamente questionado e rejeitado quando desvendou os mistérios do inconsciente e da sexualidade infantil: estava levando a peste onde quer que fosse. Parte dessa história se reedita quando nos propomos a difundir a psicanálise com o objetivo de aplicar e transmitir os conhecimentos a situações diversas da clínica psicanalítica.

8 Essa ampliação do vértice psicanalítico nos impõe uma nova definição do que é psicanálise nos nossos tempos, além de que não podemos perder de vista a questão:... Qual a razão de ser do ensino da psicanálise na universidade, e com que compromisso ético ele pode ser realizado?... (COELHO NETO,1994) BIBLIOGRAFIA CANESTRI,J.Algumas Considerações sobre a Supervisão na Formação Psicanalítica, Palestra Proferida em in Coletânea sobre Supervisão, CD, SPMS. COELHO, JR. Teoria Psicanalítica na Universidade: Ensino e Pesquisa. In Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisa da PUC-SP, nº FREUD, S. Sobre o Ensino da Psicanálise nas Universidades. SE vol. XVII, p217,220. Imago ed., RJ PERDIGÃO, G. Supervisão. Artigo discutido na Sociedade Psicanalítica de Nova Orleans em ZONANA, R. Sobre Supervisão. Artigo publicado no Jornal de Psicanálise da SBPSP. Vol. 34- Nº 62/

9

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS Projeto de Implantação do Banco de Dados do DAP Da Coordenação do Projeto Psic. Maria Fernanda Marques Soares Da Equipe do DAP Psic. Joelma

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/1 QUADRO DE VAGAS 2018/1 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

Leia mais

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS. 1 Maria Fernanda Marques Soares; 2 Maria de Fátima Chavarelli; 3 Terezinha

SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS. 1 Maria Fernanda Marques Soares; 2 Maria de Fátima Chavarelli; 3 Terezinha SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE MATO GROSSO DO SUL (PROVISÓRIA) SPMS Autoras: 1 Maria Fernanda Marques Soares; 2 Maria de Fátima Chavarelli; 3 Terezinha Alcântara Silva. 1 Psicóloga, Psicanalista, Membro Efetivo,

Leia mais

PRÁTICA NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: UM COLORIDO NA CLÍNICA WINNICOTTIANA

PRÁTICA NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: UM COLORIDO NA CLÍNICA WINNICOTTIANA 1 PRÁTICA NA ENFERMARIA PEDIÁTRICA: UM COLORIDO NA CLÍNICA WINNICOTTIANA FRANCHIN, Daniely Santos; SILVA, Flávia Souza Morais Sala da; SILVA, Katulle Oliveira Freitas; TEIXEIRA, Veridiana Vicentini. (Estagiárias

Leia mais

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Associação

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( )

ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ESTÁGIO: 1. Estágio através do CPA ( X ) ou disciplina-estágio ( ) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA Proposta número 1 Ênfase Processos Organizacionais ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais Professora Supervisora:

Leia mais

Clínica Psicológica. Apresentação

Clínica Psicológica. Apresentação Apresentação A é uma entidade pública, ligada ao Departamento de Psicologia da UFPE, que existe em função de três vetores, a saber: Ensino: fornecendo campo para que as diversas formas de capacitação do

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A

PROPOSTAS DE ESTÁGIO ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A PROPOSTAS DE ESTÁGIO 2017.1 ÊNFASE PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE I A Título: Psicoterapia em Grupo de Orientação Psicanalítica. Supervisora: Cláudia Yaisa Gonçalves da Silva Objetivo Geral: Realizar

Leia mais

Liga de Puericultura. League childcare

Liga de Puericultura. League childcare Liga de Puericultura League childcare Myris Satiko Shinzato 1, Mariana Patrícia Dias de Campos Carvalho 1, Diego Campos Gonzalez 1, Ana Carolina Aguiar Kuhne 1, Ana Paula Scoleze Ferrer 2, Ana Cecília

Leia mais

TABELA DE CÓDIGOS DESCRIÇÃO DAS PROPOSTAS. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE IA Título: Acolhimento e Estudo de Caso

TABELA DE CÓDIGOS DESCRIÇÃO DAS PROPOSTAS. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS DE SAÚDE IA Título: Acolhimento e Estudo de Caso TABELA DE CÓDIGOS Código Área Professor Período SC-IA Saúde Camila 7º semestre SC-IB Saúde Camila 9º semestre SR-IA Saúde Renata 7º semestre SS-IA Saúde Silvia 7º semestre SS-IB Saúde Silvia 9º semestre

Leia mais

MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde. Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos. Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola

MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde. Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos. Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola 1 MR13 - Novos avanços na Psicologia da Saúde Coordenadora: Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos Novas Abrangências em Clínica Psicológica-Escola Marina Pereira Rojas Boccalandro 1 RESUMO: Neste trabalho, são

Leia mais

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia

Profa Dra Lucia Hime. Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Profa Dra Lucia Hime Patrícia P. Hailer Eliza Andrade Ana Carolina Dias Ana Paula Graça Marcella Maia Sobre a Liga de Saúde da Mulher A Liga de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina Santo Amaro está

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS

2. Nome do(s) supervisor(es): PROFA. DRA. SONIA REGINA PASIAN. Psicóloga MARIA PAULA FOSS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019

Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Aprimoramento Clínico-Institucional em Psicologia 2019 Título da Modalidade: Psicoterapia de Casal e Família na Perspectiva Psicanalítica Local: Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic Curso de Psicologia

Leia mais

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ

MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ MEDICINA CEUMA IMPERATRIZ 2018-2 Como é organizado o Curso de Medicina PROJETO PEDAGÓGICO INOVADOR. INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA. CENÁRIOS DE PRÁTICA EM SAÚDE PRIORIZANDO A ATENÇÃO BÁSICA. CORPO DOCENTE QUALIFICADO.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS ESTÁGIO CURRICULAR 2018/2 LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO DATA ENTREVISTA

Leia mais

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável :

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável : REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ESPECÍFICOS Fixa normas para o funcionamento dos Estágios Supervisionados Específicos em Psicologia. (Aprovado pelo CONSEPE) I - DOS OBJETIVOS Art. 1º- O Estágio Curricular Específico

Leia mais

INTERVENÇÃO PRECOCE NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UM TRABALHO PARA FAVORECER O ACONTECER DO VÍNCULO

INTERVENÇÃO PRECOCE NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UM TRABALHO PARA FAVORECER O ACONTECER DO VÍNCULO INTERVENÇÃO PRECOCE NA RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UM TRABALHO PARA FAVORECER O ACONTECER DO VÍNCULO Marcela G. A. Alves Psicóloga e candidata a psicanalista do Centro de Estudos Antônio Franco Ribeiro da Silva

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CENTRO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA ESTÁGIO: PSICOLOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I. Capítulo I. Das Disposições Gerais REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE Aprovado pelo CAS Resolução nº 153/2017 REGULAMENTO DA CLÍNICA DE PSICOLOGIA DO UNIBAVE TÍTULO I Capítulo I Das Disposições Gerais Art.1º Este Regulamento

Leia mais

NOME DO PROJETO: Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas (LAUEC)

NOME DO PROJETO: Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas (LAUEC) 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS

Leia mais

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE

ABORDAGEM JUNGUIANA PSICOLOGIA CURSO DE CURSO DE PSICOLOGIA ABORDAGEM Torne se uma Analista Junguiano, empreendendo na jornada mais importante da sua vida, a sua jornada pessoal, a busca da compreensão de si mesmo, uma vivencia profunda, um

Leia mais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais

PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA. ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais PROPOSTAS DE ESTÁGIO - IA Proposta número 1 Ênfase Processos Organizacionais ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS IA Título: Psicologia e Processos Organizacionais Professora Supervisora:

Leia mais

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI

INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI INTEGRAÇÃO ACADÊMICA JULIANA MOURA ZAMPIERE MARIA RITA ZAIA BARBOSA DA SILVA PAULA DO VALLE GABALDI BLOG DA PSICOLOGIA O Blog da Psicologia é uma plataforma virtual, voltada aos acadêmicos do curso de

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Provas e Contextos na Clínica Projectiva

Provas e Contextos na Clínica Projectiva ÍNDICE Técnicas Temáticas (T.A.T. e C.A.T.-A): Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Rorschach Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Avaliação Psicológica em Contexto Forense Entrevista Clínica: Formas

Leia mais

MEMÓRIAS DA FAPSI. Histórias e Relatos de professores, funcionários, ex-professores e exfuncionários da Faculdade de Psicologia da PUC Minas

MEMÓRIAS DA FAPSI. Histórias e Relatos de professores, funcionários, ex-professores e exfuncionários da Faculdade de Psicologia da PUC Minas MEMÓRIAS DA FAPSI Histórias e Relatos de professores, funcionários, ex-professores e exfuncionários da Faculdade de Psicologia da PUC Minas A faculdade de Psicologia começou sua história em 1959, quando

Leia mais

Apontamentos Psicanalíticos. Textos Teórico-Clínicos e de Psicanálise Aplicada

Apontamentos Psicanalíticos. Textos Teórico-Clínicos e de Psicanálise Aplicada Apontamentos Psicanalíticos Textos Teórico-Clínicos e de Psicanálise Aplicada Apontamentos Psicanalíticos Textos Teórico-Clínicos e de Psicanálise Aplicada Vera Marieta Fischer z Zagodoni Editora Copyright

Leia mais

CONCEPÇÃO DO CURSO: Para tanto o curso deverá garantir:

CONCEPÇÃO DO CURSO: Para tanto o curso deverá garantir: CONCEPÇÃO DO CURSO: O Curso de Farmácia da FMC/FBPN foi concebido para atender a uma necessidade Regional/Nacional de preparação de um profissional da área de saúde, orientado-o e capacitado a trabalhar

Leia mais

Provas e Contextos na Clínica Projectiva

Provas e Contextos na Clínica Projectiva ÍNDICE FORMAÇÃO ESPECÍFICA Técnicas Temáticas (T.A.T. e C.A.T.-A): Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Rorschach Teoria, Método, e Aplicações Clínicas Entrevista Clínica: Formas e Contextos Avaliação

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção.

Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Núcleo 2.1 Abordagem Junguiana: fundamentos teóricos e intervenção. Departamentos envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Professores: Durval Faria Heloisa Dias da Silva Galan (coordenadora) Ivelise

Leia mais

X SEMINÁRIO DE APRIMORAMENTO CURRICULAR ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE

X SEMINÁRIO DE APRIMORAMENTO CURRICULAR ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE boletimfcm@gmail.com ANO I Nº 01 Boletim Informativo da Faculdade de Ciências Médicas/UERJ Maio 2016 X SEMINÁRIO DE APRIMORAMENTO CURRICULAR ÉTICA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE DE FORMAÇÃO EM

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Formação em Arteterapia

Formação em Arteterapia Formação em Arteterapia O que é arteterapia? É um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente através das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto.

Leia mais

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO

VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO VI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola /II Seminário Institucional do PIBID-UNIUBE TITULO O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO Rosimeire Cristina da silva rosicristinadasilva@gmail.com Linha

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

Chamado à publicação em Amigos do Enapol: atividades de maio e junho

Chamado à publicação em Amigos do Enapol: atividades de maio e junho Chamado à publicação em Amigos do Enapol: atividades de maio e junho Nossa página web e nosso boletim CORPOaTEXTO Flash abrem uma nova seção: Amigos do ENAPOL. Nela se publicarão todas as atividades: conferências,

Leia mais

Papel da LAAI na Difusão do Conhecimento Universitário

Papel da LAAI na Difusão do Conhecimento Universitário 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Gabinete de Aconselhamento Psicológico MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO DO GAP-SASUC GAP-SASUC - Sede Rua Dr. Guilherme Moreira, 12 3000-210 Coimbra

Leia mais

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL FÓRUM DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: FORTALECENDO A POLÍTICA DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SILVA, Edna Denis da 1 ROCHA SILVA, Flora Regina da. 2 OLIVEIRA, Janine Maria de.

Leia mais

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição

Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria. Dados da Instituição Relatório de Dados do Processo de Acreditação do Curso de Especialização em Psiquiatria Instituição: Hospital São Marcos UF Instituição: SP Tipo de processo: Acreditação Programa: PSIQUIATRIA Duração do

Leia mais

1. ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CORPORAL

1. ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CORPORAL 1. ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CORPORAL (INSTITUTO RAIZ, Araraquara, SP). O curso de Especialização em Psicologia Corporal, de caráter SEMI-PRESENCIAL, tem como eixo central a psicanálise desenvolvida

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA. Clínica e Laboratórios

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA. Clínica e Laboratórios ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA Clínica e Laboratórios MANAUS AMAZONAS 2016 IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso Medeiros

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA. NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA. NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AOS ADOLESCENTES DO NECASA NEIVA, Helio H. Q. 1 ; ALMEIDA, Marcela T. F.; DANTAS, Camila R. L.; BRAZ, Lana M. S., 2 Palavras-chave: Atendimento psicológico Adolescentes - NECASA

Leia mais

Programa da Formação em Psicoterapia

Programa da Formação em Psicoterapia Programa da Formação em Psicoterapia Ano Programa de Formação de Especialidade em Psicoterapia Unidades Seminários Tópicos Programáticos Horas dos Módulos Desenvolvimento Pessoal do Psicoterapeuta > Construção

Leia mais

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES DE PSICOTERAPIA PROTOCOLADAS SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICANÁLISE Apresentação da psicoterapia e do(s) modelo(s) teórico(s) subjacente(s) A Psicanálise é um método de investigação

Leia mais

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas.

Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. 1 2 Material desenvolvido com conteúdo fornecido pelas unidades acadêmicas responsáveis pelas disciplinas. Organização Projeto Visual COMEP Paulo Roberto Bueno Pereira Michela Peanho Harumi Toda Watzel

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso

Residência Médica. Clínica Médica. Caderno do Curso Residência Médica Clínica Médica Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Residência Médica Clínica Médica Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE TERAPIA INTENSIVA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA E HUMANIZAÇÃO NA PRÁTICA DE FUTUROS PROFISSIONAIS

LIGA ACADÊMICA DE TERAPIA INTENSIVA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA E HUMANIZAÇÃO NA PRÁTICA DE FUTUROS PROFISSIONAIS 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LIGA

Leia mais

Disciplina MFT Atividades e Recursos Terapêuticos: Conhecendo e Construindo um Repertório de Atividades

Disciplina MFT Atividades e Recursos Terapêuticos: Conhecendo e Construindo um Repertório de Atividades UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Disciplina MFT 0705 - Atividades e Recursos

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

Liga Acadêmica de Nefrologia: cinco anos de experiência em extensão. PALAVRAS-CHAVE Nefrologia. Liga acadêmica. Produção Científica. Educação médica.

Liga Acadêmica de Nefrologia: cinco anos de experiência em extensão. PALAVRAS-CHAVE Nefrologia. Liga acadêmica. Produção Científica. Educação médica. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

Núcleo 2.3: O ATENDIMENTO DE GRUPOS: Psicodrama, suas técnicas e aplicações

Núcleo 2.3: O ATENDIMENTO DE GRUPOS: Psicodrama, suas técnicas e aplicações Núcleo 2.3: O ATENDIMENTO DE GRUPOS: Psicodrama, suas técnicas e aplicações Núcleo Proposto para: ( X ) Monte Alegre ( ) Barueri ( ) Ambos Departamentos Envolvidos: Psicodinâmica e Desenvolvimento Professores

Leia mais

Plano de Estágio Profissionalizante

Plano de Estágio Profissionalizante Plano de Estágio Profissionalizante Nome do Estágio e/ou sub-área: Acompanhamento Terapêutico (AT) na Rede de Atenção em Saúde (RAS) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Orientador: Prof. Dr. Ricardo

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Raissa Ribeiro Saraiva de Carvalho CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA MICHELE ALVES BRONDANI 1 MARIANNA DIDONET HOLLERBACH 2 CERVITA ROMERO CAVALEIRO 3 LUCIANE BENVEGNU PICCOLOTO 4 RESUMO As

Leia mais

A preceptoria no internato médico pode ser considerada modelo pela relação privilegiada preceptor - aluno nos variados cenários de prática.

A preceptoria no internato médico pode ser considerada modelo pela relação privilegiada preceptor - aluno nos variados cenários de prática. Dimensão Corpo Docente A preceptoria no internato médico pode ser considerada modelo pela relação privilegiada preceptor - aluno nos variados cenários de prática. Descrição da Prática Educacional O Ciclo

Leia mais

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas

Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA 2012 APERFEIÇOAMENTO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E HOSPITALAR NA ÁREA DA INFECTOLOGIA Coordenação: Márcia Franco da Silva O Instituto de

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20

Ciências Genéticas. Atividades Complementares 20. Ciências Humanas Ciências Sociais Ciências Biológicas. Atividades Complementares 20 MÓDULO I Bases Elementares para o Estudo e Compreensão do Comportamento: Aspectos Históricos INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA - INESUL CARGA HORÁRIATOTAL DO CURSO 4250 horas relógio CARGA HORÁRIA

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED

FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD. Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED FARTEC-FACULDADE REGIONAL TECMED LTDA REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD Atendimento Psicopedagógico Faculdade de Tecnologia TECMED 2016 REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE - NAD CAPÍTULO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde

ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular. # Categoria # Documento. Janeiro 2018 Lisboa. Psicologia Clínica e da Saúde ORIENTAÇÕES PARA AS ESPECIALIDADES Processo Regular # Categoria # Documento Psicologia Clínica e da Saúde Janeiro 2018 Lisboa PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Definição da área: Considera-se especialista

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Ciências da Saúde CCS. Serviço de Psicologia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Centro de Ciências da Saúde CCS. Serviço de Psicologia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciências da Saúde CCS Serviço de Psicologia Instrução Normativa n 01/2016 Estabelece as diretrizes para desenvolvimento de atividades e atendimento

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES Silvia Nogueira Cordeiro* (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, departamento

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO.

A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. A EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM: ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO. Área Temática: Ciências da Saúde/ Área: Fonoaudiologia Autor(es): Juliana Ferreira Marcolino Galli 1 (UNICENTRO);

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE E SAÚDE Unidade Dias e Horários

Leia mais

Sebastião Benício da Costa Neto, Dr.

Sebastião Benício da Costa Neto, Dr. QUALIHOSP 2012 - Qualidade e Segurança: Educação e Prática no Século XXI ENFRENTAMENTOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE PSICOLOGIA PARA A QUALIFICAÇÃO DO ENSINO NA SAÚDE Sebastião Benício da Costa

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO - NAP Regulamenta o Núcleo de Apoio Psicopedagógico O Conselho de Administração, Ensino, Pesquisa e Extensão Consaepe, tendo em conta a Portaria n. 34, de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais

CEDTEC-CG - Comunidade de Estudos e Desenvolvimento Técnico-Científico dos Campos Gerais 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CEDTEC-CG

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 0/2019 Aprova a reestruturação do Curso de Especialização em Psiquiatria. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo único do Artigo

Leia mais

MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA

MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA CURSO DE POS-GRADUACAO EM ECOCARDIOGRAFIA MODELO RESIDÊNCIA MÉDICA Coordenação Geral: A coordenação geral dos cursos de ecocardiografia será realizada pela Chefia Técnico Administrativa do Serviço de Ecocardiografia

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário.

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário. Resolução n 17/2017 Aprova o Projeto de Plantão Psicológico da Clínica Escola da Faculdade Campo Real. O Diretor Geral da Faculdade Campo Real, mantida pela UB Campo Real Educacional S.A., no uso de suas

Leia mais

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos

NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos NIDI NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Professora responsável pelo núcleo: Profa Dra. Ana Paula Ramos Laboratório de pesquisa em desenvolvimento e promoção da linguagem infantil - DEPROLIN

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais