Estatística Licenciatura MAEG 2008/09. Exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatística Licenciatura MAEG 2008/09. Exercícios"

Transcrição

1 Estatística Licenciatura MAEG 2008/09. Exercícios 4. Ensaios não paramétricos 1. Com o objectivo de remodelar determinado Centro Comercial, realizou-se uma pesquisa sobre o movimento de entradas e saídas pelas suas três entradas. Para tal, registou-se a porta de entrada para uma amostra aleatória de 201 pessoas, tendo-se ervado Entrada Nº de pessoas Será aceitável admitir que não existe preferência por qualquer uma das três entradas? 2. No quadro abaixo está registado o número de clientes que entraram na SportLoja durante um mês. Os clientes foram subdivididos em quatro grupos de acordo com a hora de entrada. Assim: Período horário Nº de clientes O gerente da loja afirma que o número de clientes a visitar a loja por hora é sensivelmente o mesmo ao longo do dia. Sabendo que a loja está aberta das 9h às 19h sem interrupção, teste, a um nível de 5%, a afirmação feita pelo gerente. 3. Numa amostra de 52 crianças pertencentes a famílias com três filhos, ervou-se o número de crianças do sexo feminino no agregado familiar de cada uma das crianças da amostra, tendo-se obtido os seguintes dados: Nº de meninas Nº de crianças Poder-se-á afirmar que o número de crianças do sexo feminino em agregados familiares com três crianças segue uma distribuição binomial de probabilidade 0.5? 4. A consulta aleatória de uma página da lista telefónica forneceu os seguintes dados: Último dígito do nº Frequência absoluta Parece-lhe razoável admitir, com base nesta amostra, que o último digito de um no telefone toma os valores de 0 a 9 com igual probabilidade? 5. Considera-se que o número de avarias reportadas por dia em certo equipamento é uma variável aleatória com a seguinte distribuição: x f (x)

2 Em 200 dias de laboração, não se verificaram avarias em 125 dias, uma em 45 dias e duas ou mais nos restantes dias. Tendo em conta a amostra recolhida, analise a adequabilidade do modelo probabilístico considerado. 6. O número de erros de impressão por página dum livro é frequentemente considerado como uma variável aleatória de Poisson. A contagem dos erros de impressão em 100 páginas de um livro deu o seguinte resultado: Nº de erros Nº de páginas a) Teste a hipótese, ao nível de 1%, de que o número de erros por página é uma variável aleatória de Poisson de parâmetro λ = 0.4. b) Resolva a alínea anterior sem especificar o valor de λ. 7. Numa amostra aleatória composta por 60 empresas de determinado ramo que surgiram em 1950, 25 duraram menos de dois anos, 12 duraram entre 2 e 20 anos, 10 entre 20 e 30, 9 entre 30 e 40 e 4 ainda existiam em a) Teste a hipótese do tempo de vida de uma empresa do ramo ter distribuição exponencial de média 20 anos. b) Se no grupo de 4 empresas que ainda existiam em 1990 se souber que nenhuma existirá no ano 2000, teste a hipótese do tempo de vida ter distribuição exponencial. 8. Um padeiro coze, diariamente, três grandes bolos de chocolate e os que não são vendidos, no próprio dia, são oferecidos a uma instituição de caridade. Durante um ano (300 dias úteis), foram ervados os seguintes valores: Nº bolos vendidos Nº de dias Com base nesta informação, verifique se é estatisticamente aceitável admitir que o número de bolos vendidos diariamente segue uma distribuição binomial. 9. Com o intuito de saber qual o modelo probabilístico que melhor representa a voltagem de saída de uma fonte de alimentação para um computador portátil, analisou-se uma amostra de 60 unidades. Os valores ervados (ordenados) foram os seguintes: Tem-se: x = ; s '= a) Utilizando 6 intervalos de classe com amplitudes iguais, teste a hipótese de que a voltagem de saída tem distribuição normal (dimensão 5%).

3 b) Teste a mesma hipótese, considerando classes de igual probabilidade. Compare os resultados. 10. Observaram-se, num período de três horas, os intervalos de tempo (em minutos) entre chegadas consecutivas de pessoas à Loja do Cidadão, tendo-se obtido os seguintes resultados (ordenados): Tem-se: x = ; s '= a) Utilizando um número conveniente de intervalos de classe de amplitude constante, teste, a 2.5%, a hipótese de que o tempo que decorre entre duas chegadas consecutivas tem distribuição exponencial. b) Teste a mesma hipótese, considerando classes de igual probabilidade. Compare os resultados. 11. Numa acção de formação envolvendo 200 participantes verificaram-se os seguintes resultados de avaliação: Resultados (em %) < >90 Nº participantes Sabendo que a média dos resultados ervados, x, foi de 55% e o desvio padrão corrigido, s, de 20%, investigue se a distribuição normal se adequa ao fenómeno em causa. 12. Um computador gerou os seguintes números aleatórios Pretende-se saber a um nível de significância de 5% se este conjunto de números aleatórios foi gerado de acordo com uma lei de probabilidade normal estandardizada. 13. Obteve-se a seguinte amostra dos desvios das vendas de uma empresa em relação à média: x = { 1.0,0,1.0, 1.5,1.2}. Com um nível de significância de 10%, acha que os valores da amostra são compatíveis com a hipótese de que a distribuição dos desvios é normal de variância unitária? 14. Um computador gerou os seguintes seis números aleatórios, supostamente distribuídos de acordo com uma U(0; 1): 0.226, 0.362, 0.424, 0.036, 0.530, Teste a veracidade de tal argumento a um nível de significância de 10%.

4 15. Examinaram-se acidentes de automóvel a fim de determinar se o grau de ferimento do condutor dependia ou não deste usar cinto de segurança. Os dados obtidos constam da tabela seguinte: Usava Não usava Ferimentos ligeiros Ferimentos graves Morte a) Poder-se-á, com um nível de 1%, afirmar que não há relação entre a utilização do cinto de segurança e a gravidade dos ferimentos? b) Quantifique a intensidade da associação entre os dois atributos. 16. Em certa região do país foi feito um inquérito às preferências clubistas dos adeptos de futebol relativamente aos chamados Três Grandes. Um dos apuramentos feitos consta do quadro seguinte: Idade Clubes Porto Benfica Sporting 35 ou menos Mais de É de concluir que as preferências se podem considerar independentes da idade? 17. Numa das provas de avaliação da disciplina de Estatística os alunos foram distribuídos em três salas por ordem alfabética. Os resultados obtidos foram os seguintes: Classificação Sala A Sala B Sala C Positiva Negativa Teste, ao nível de 5%, a independência entre o nome do aluno e a classificação. 18. Num estudo sobre os quantitativos de pescado (em toneladas), relativo a três espécies mais significativas capturadas durante os meses de Verão, constatou-se o seguinte: Junho Julho Agosto Setembro Sardinha Atum Anchova Pretende-se saber, ao nível de 5%, se a quantidade de peixe capturado de cada uma destas espécies varia consoante o mês de captura. 19. As expectativas de evolução do consumo de cimento no 1º semestre deste ano, elaboradas pelas empresas produtoras são de: 10% - aumento do consumo; 50% - estabilidade no consumo; 40% - diminuição do consumo.

5 Com o objectivo de aferir se os agentes económicos abaixo mencionados têm expectativas idênticas às dos produtores, foram inquiridos: 50 empresas de artefactos e pré-fabricados, 100 revendedores e 200 utilizadores finais de cimento, tendo-se obtido os seguintes resultados: Artefactos e pré-fabricados Revendedores Utilizadores Finais Aumento Estabilidade Diminuição Total a) Calcule o valor-p associado a este teste. b) Utilizando um nível 5%, o que pode concluir? 20. Escolhidos ao acaso 200 testes de Padef de Estatística I (Economia), obtiveram-se os seguintes resultados: Classificações N 5 5 < N < N 15 N > 15 Rapazes Raparigas a) Perante estes resultados, poder-se-á concluir, a um nível de significância de 10%, que os rapazes têm piores resultados que as raparigas? b) A um nível de significância de 1 %, será de rejeitar a hipótese de que as classificações 2 3 obtidas nos testes têm f.d.: F( x) = 1 ( 30x x )? Justifique Num armazém encontram-se 1000 chapas de vidro destinadas à exportação das quais 65% são incolores e as restantes de cor. Verificando que 60 chapas de vidro incolor e 40 de vidro apresentavam imperfeições um operário perguntou ao responsável se a presença de imperfeições depende da cor do vidro. Com base nos dados ervados qual lhe parece ser a resposta correcta? 22. Numa tipografia, o papel utilizado é fornecido por três empresas A, B e C.Com o objectivo de estudar a existência de uma relação entre a qualidade do papel e a sua proveniência foram analisadas 100 folhas de papel provenientes dos três fornecedores e classificadas em três níveis de qualidade (Ql, Q2 Q3). Os resultados obtidos foram os seguintes: Fornecedores A B C Qualidade Q Q Q Analise a hipótese de independência entre a proveniência e a qualidade do papel.

6 23. Uma empresa industrial recebe determinado tipo de minério de três minas distintas. Em 45 fornecimentos, os resultados de análises efectuadas para determinar a percentagem de cinzas existentes no minério foram os seguintes: Mina de % de cinzas proveniência p 5 5 < p 7 7 < p 10 p > 10 A B C a) Será necessário proceder à agregação das classes consideradas para testar a independência entre a proveniência e a percentagem de cinzas no minério? Justifique. b) Teste a independência ao nível de significância de 1%. 24. Fizeram-se 100 ervações de duas populações com distribuição de Poisson de parâmetros λ 1 e λ 2, respectivamente, que forneceram os seguintes resultados: População População Conterão as ervações informação suficiente para sustentar a hipótese de que as duas populações são identicamente distribuídas? 25. Numa sondagem de opinião relativa a uma questão política põe-se o problema de saber se os eleitores menores de 25 anos encaram a questão de maneira diferente dos com mais de 25 anos. Entrevistaram-se 1500 indivíduos com mais de 25 anos e 1000 com menos, tendo-se obtido os seguintes resultados: Contra Indecisos A favor Total Até 25 anos Mais de 25 anos Total Com um nível de 1% dê a sua opinião. 26. Os alunos de uma dada disciplina, na qual se constituíram 3 turmas, são classificados de acordo com a sua nota de teste em 3 níveis: < > 14 Turma A Turma B Turma C Teste a homogeneidade das 3 turmas quanto ao grau de conhecimento da disciplina, para um nível de 5%.

7 27. No dia do 2º aniversário de um hipermercado foi feito um sorteio entre os clientes que realizaram compras nesse dia para atribuição de 10 automóveis. Na presença do representante do Governo Civil foram sorteados aleatoriamente 10 números correspondentes a talões de compra, com os seguintes montantes (em euros): 68.45; 42.52; 77.10; 62.51; 47.60; ; 55.50: 82.00; 41.00; a) Com um nível de 5%, pode concluir-se que metade dos clientes gastou menos de 60.00? b) Faça um teste alternativo e esclareça quais os pressupostos que teve de assumir. 28. No fabrico de determinado produto químico mede-se regularmente o nível de impurezas existentes (em ppm, partes por milhão). Os últimos dados recolhidos foram os seguintes: 2.6; 1.8; 1.4; 2.5; 2.8; 1.7; 2.1; 1.3; 2.4; 1.9; 2.7. a) Para um nível de 5%, pode afirmar-se que a mediana do nível de impurezas é pelo menos 2.5 ppm? b) Calcule o valor-p para este teste. c) Admitindo adicionalmente que a distribuição é simétrica, utilize o teste de Wilcoxon para testar a hipótese de que o nível médio de impurezas é pelo menos 2.5 ppm, com um nível de 5%. 29. Mediu-se a tensão arterial a uma amostra de 23 homens, tendo-se ervado os seguintes valores, já ordenados, para a mínima (pressão diastólica): a) Para um nível de 5%, pode afirmar-se que 25% dos homens têm mínima superior ou igual a 87? b) Admitindo a simetria, teste a hipótese da mediana ser 80. c) Supondo que a pressão diastólica segue uma distribuição normal efectue o teste proposto na alínea anterior. 30. A prova de avaliação da disciplina de Estatística é composta por duas partes, cada uma delas classificada de 0 a 100. Para uma amostra aleatória de 15 alunos ervou-se: Teórica Prática a) Pode afirmar-se que há diferença entre as classificações da teórica e da prática? b) Admitindo que a distribuição da diferença entre as classificações é simétrica qual a resposta à questão a)? E se admitir que a classificação das duas partes tem distribuição normal? 31. Seleccionaram-se aleatoriamente 15 pessoas do sexo masculino com idades compreendidas entre os 35 e 50 anos, para participarem num estudo sobre o efeito de um programa de

8 exercício físico e dieta alimentar no nível de colesterol. Registaram-se os níveis de colesterol no início do programa e no final do mesmo. No início No fim a) Utilizando o teste de sinal, pode afirmar-se que o programa é eficaz? b) Faça um teste alternativo e esclareça quais os pressupostos que teve de assumir. 32. Colheram-se e pesaram-se os frutos de uma amostra casual de 25 laranjeiras de um pomar registando-se para cada árvore o peso real ( Y t ) e o peso palpite do agricultor ( X t ). Os resultados obtidos foram os seguintes: Y t X t a) Utilizando um teste de sinal a 5%, pode afirmar-se que as medianas são iguais? b) Utilizando a aproximação normal para o teste de Wilcoxon, o que conclui sobre a questão da alínea anterior? Calcule o valor-p.

9 Soluções: 1. Q = 6 ; 2. Q = Q = Q = Q = a) Q = b) Q = a) Q = b) Q = Q = a) b) Q = a) b) Q = Q = D 20 ; = D 5 ; = D 6 ; = a) Não. Q = b) C=0.316 T=0.280 V= Q = Q = Q = a) b) Rejeitar 20. a) Q = b) Q = Q = Q = a) sim pelo menos para p 7. b) Q = Q = Q = Q = a) valor-p=0.377 b) T = a) S = 3 b) valor-p= c) T = a) valor-p= b) T = c) T = a) valor-p= b) T = 82 c) T = a) sim 32. a) valor-p= b) valor-p=0.005

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Verde Castanho Vermelho Azul Branco Total

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR. Verde Castanho Vermelho Azul Branco Total UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Probabilidades e Estatística 2008/2009 GESTÃO E ECONOMIA FICHA DE TRABALHO 6: Teste de Ajustamento. 1. Uma máquina de lavar a roupa é vendida em cinco cores: verde, castanho,

Leia mais

Peso (mg) Número de cigarros [760,780[ 3 [780,800[ 7 [800,820[ 19 [820,840[ 25 [840,860[ 17 [860,880[ 12 [880,900[ 8

Peso (mg) Número de cigarros [760,780[ 3 [780,800[ 7 [800,820[ 19 [820,840[ 25 [840,860[ 17 [860,880[ 12 [880,900[ 8 Escola Superior de Tecnologia de Viseu Tratamento Estatístico de Dados 2008/2009 Ficha Revisões 1. A Tabaqueira SA faz um apertado controlo da qualidade dos cigarros que produz; o peso é uma das características

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 7: Testes Não Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. A temperatura do rio Verde a montante (A) e a jusante (B), são medidas

Leia mais

Cor A 1 A 2 A 3 A 4 A 5 Total Frequências observadas

Cor A 1 A 2 A 3 A 4 A 5 Total Frequências observadas Escola Superior de Tecnologia de Viseu Tratamento Estatístico de Dados 008/009 Ficha Testes Não Paramétricos 1. Uma máquina de lavar roupa é vendida em 5 cores: Verde (A 1 ), Castanho (A ), Encarnado (A

Leia mais

Estatística. Será de admitir que os consumidores não manifestam preferência por qualquer uma das cores? (Use α=0.05)

Estatística. Será de admitir que os consumidores não manifestam preferência por qualquer uma das cores? (Use α=0.05) INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Estatística Ano Lectivo 007/008 Ficha n.º4 1. Uma máquina de lavar roupa é vendida em 5 cores: Verde (A 1 ), Castanho (A ), Encarnado

Leia mais

FICHA DE TRABALHO N. O 9

FICHA DE TRABALHO N. O 9 FICHA DE TRABALHO N. O 9 ASSUNTO: Modelos de probabilidade: probabilidade condicional 1. Sejam A e B dois acontecimentos tais que: P (A) = 0,3 e P (B ) = 0,7 Determine P (A B ), sabendo que: 1.1 Os acontecimentos

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 5: Testes Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas

Leia mais

Estatística. Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários à aplicação da ANOVA são verificados.

Estatística. Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários à aplicação da ANOVA são verificados. INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Ano Lectivo 007/008 Estatística Ficha n.º Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos necessários

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº 5: Testes Paramétricos Probabilidades e Estatística 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Cientifica Matemática Curso Engenharia Electrotécnica 1º Semestre º 010/011 Folha Nº8 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de vendas, A e B, para o mesmo

Leia mais

Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística Departamento de Matemática - IST(TP) Secção de Estatística e Aplicações Probabilidades e Estatística 1 o Teste B 2 o semestre 2007/08 Duração: 90 minutos 19/04/2008 11:30 horas O teste consiste em dois

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

UAlg esght TESTES DE HIPÓTESES

UAlg esght TESTES DE HIPÓTESES UAlg esght TESTES DE HIPÓTESES EXERCÍCIOS ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Testes de hipóteses - Exercícios 1 1. A vida média de uma amostra de 100 lâmpadas fluorescentes, fabricadas por determinada

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 1º Semestre 2º Folha Nº8 Testes de hipóteses paramétricos 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de

Leia mais

Esta prova consiste em 6 questões de resposta aberta. As cotações são as seguintes:

Esta prova consiste em 6 questões de resposta aberta. As cotações são as seguintes: C E xame de Recur so de M étodos E statísticos D e p a r t a m e n t o d e Ma t e m a t ic a - Univer sidade de Aveir o 1 de Setembro de 2003 Duração: 2h 30 min N OME : N 0 m e c a n.: Cu r s o : Tu r

Leia mais

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade. Estatística I - Exame de 1ª época

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade. Estatística I - Exame de 1ª época Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) Licenciaturas em Gestão e Finanças & Contabilidade Estatística I - Exame de 1ª época Duração: 2h +30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova!

Leia mais

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência NOME:

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência NOME: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Frequência 24-05-2011 NOME: Observação: A resolução completa das perguntas inclui

Leia mais

Variáveis aleatórias discretas

Variáveis aleatórias discretas Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 3 Variáveis aleatórias discretas Exercício 3.1 Uma caixa contém 6 iogurtes dos quais

Leia mais

i. f Y (y, θ) = 1/θ... 0 y θ 0... y < 0 ou y > θ Se a amostra selecionada foi ( ), qual será a estimativa para θ?

i. f Y (y, θ) = 1/θ... 0 y θ 0... y < 0 ou y > θ Se a amostra selecionada foi ( ), qual será a estimativa para θ? Fundação Getulio Vargas Curso: Graduação Disciplina: Estatística Professor: Moisés Balassiano Lista de Exercícios Inferência. Seja (Y, Y 2,..., Y n ) uma amostra aleatória iid, de tamanho n, extraída de

Leia mais

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Exame NOME:

Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Exame NOME: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Estatística Computacional (Licenciatura em Matemática) Duração: 2h Exame 29-06-10 NOME: Observação: A resolução completa das perguntas inclui a justificação

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Ano Lectivo 006/007 Estatística Aplicada Ficha n.º Nos exercícios que se seguem, e caso seja necessário, considere que os pressupostos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10º ano

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10º ano ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ Matemática Aplicada às Ciências Sociais 10º ano Ficha de Trabalho: Revisão Estatística Univariada e Bivariada. 2009/2010 Nos arredondamentos que efectuar, conserve sempre

Leia mais

UAlg esght INTERVALOS DE CONFIANÇA EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( )

UAlg esght INTERVALOS DE CONFIANÇA EXERCÍCIOS. Paulo Batista Basílio ( ) UAlg esght INTERVALOS DE CONFIANÇA EXERCÍCIOS ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Intervalos de confiança - Exercícios 1 1. Estamos interessados em determinar a verdadeira quantidade de água em garrafas

Leia mais

Exame 2ª Época. Nº: Nome:

Exame 2ª Época. Nº: Nome: Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa 1304 Análise de Dados e Probabilidade 1º Semestre 2009/2010 Fernando Brito Soares Graça Silva Erica Marujo António Rua Exame 2ª Época Nº: Nome: Data:

Leia mais

Estatística II Licenciatura em Gestão TESTE I

Estatística II Licenciatura em Gestão TESTE I Estatística II Licenciatura em Gestão 1 o semestre 2015/2016 14/01/2016 09:00 Nome N o Espaço reservado a classificações A utilização do telemóvel, em qualquer circunstância, é motivo suficiente para a

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 09 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada

Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Escola Secundária com 3ºCEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 8º ano - nº Data / / 2010 Assunto: Estatística Lições nº,, e 1. PAÍSES PRODUTORES DE ARROZ Em 2005, foram produzidos 619 milhões

Leia mais

Probabilidade e Modelos Probabilísticos

Probabilidade e Modelos Probabilísticos Probabilidade e Modelos Probabilísticos 2ª Parte: modelos probabilísticos para variáveis aleatórias contínuas, modelo uniforme, modelo exponencial, modelo normal 1 Distribuição de Probabilidades A distribuição

Leia mais

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 5 Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Exercício 51 Uma loja de electrodomésticos

Leia mais

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1

ESTATÍSTICA II Ficha de Revisões - 1 Um dos objectivos da Estatística Indutiva é permitir conhecer o valor dos parâmetros populacionais de uma variável a partir de estatísticas descritivas calculadas numa amostra retirada da população. Este

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Curso Serviço Social Estatística I 1º Ano 1º Semestre 2005/2006 Ficha de trabalho nº 1 Estatística Descritiva 1. Num conjunto de jovens estudantes pretende-se estudar; 1.1 A profissão

Leia mais

Inferência Estatística

Inferência Estatística Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Inferência Estatística Profa. Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Duas distribuições importantes Normal T- Student Estimação

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 1 Testes de hipóteses não paramétricos Os métodos não-paramétricos fazem poucas suposições sobre a natureza das distribuições dos dados. Não exige que as distribuições nas populações sejam normais,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Estatística

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Estatística INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 Estatística Ficha n.º1 1. O director comercial de uma cadeia de lojas pretende comparar duas técnicas de vendas,

Leia mais

FOLHA 3 - Inferência

FOLHA 3 - Inferência Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças FOLHA 3 - Inferência 1. O conteúdo (em litros) de garrafas de

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução

Matemática Aplicada às Ciências Sociais o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10. o Ano Gráficos e medidas estatísticas Propostas de resolução Exercícios de exames 1. 1.1. Como a média é relativa a 5 anos, temos que: 10 980 + 1 000 + a +

Leia mais

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades de uma variável aleatória:

Leia mais

(a) Identifique a população e a amostra. (b) Identifique a variável de interesse. (c) Que tipo de inferência é o interesse da agência governamental?

(a) Identifique a população e a amostra. (b) Identifique a variável de interesse. (c) Que tipo de inferência é o interesse da agência governamental? Universidade da Beira Interior - Departamento de Matemática ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO Ficha de exercícios 1 Estatística Descritiva 2015/2016 1. Numa revista foi publicada uma lista com as 100 empresas

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011.

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011. INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO Estatística II - Licenciatura em Gestão Época de Recurso - Parte prática (14 valores) 24/01/2011 Nome: Nº Espaço reservado para a classificação (não escrever aqui)

Leia mais

ESTATÍSTICA APLICADA II ANO LECTIVO 2013/2014. Exame Final 18 de Julho de 2014

ESTATÍSTICA APLICADA II ANO LECTIVO 2013/2014. Exame Final 18 de Julho de 2014 ESTTÍSTIC PLICD II O LECTIVO 3/4 Exame Final 8 de Julho de 4 Duração : 3 M ota: Responder um grupo por folha (utilize frente e verso de cada folha) Em todas as questões apresentar os cálculos efectuados

Leia mais

Primeira Parte. 0, caso contrário.

Primeira Parte. 0, caso contrário. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO - Exame de Época Normal 009/00 Primeira Parte [,0]. Considere a varável aleatória X

Leia mais

Estatística II Licenciatura em Gestão. Parte I

Estatística II Licenciatura em Gestão. Parte I Estatística II Licenciatura em Gestão 1 o semestre 2015/2016 ER - 03/02/2016 09:00 Nome N o Espaço reservado a classificações A utilização do telemóvel, em qualquer circunstância, é motivo suficiente para

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Cientifica Curso Matemática Engenharia Electotécnica Curricular Folha Nº7. Considere uma fábrica que produz cabos eléctricos cujos diâmetros são normalmente distribuídos com média µ e desvio padrão

Leia mais

Distribuições de Probabilidade

Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade Carla Henriques, Nuno Bastos e Cristina Lucas Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Henriques, N. Bastos e C. Lucas (DepMAT) Distribuições de

Leia mais

2.1. Resultados do tratamento de informação

2.1. Resultados do tratamento de informação C. Seguros de Acidentes de Trabalho em Portugal Mortalidade e Remaridação 1. Enquadramento A estimação de parâmetros adequados para o provisionamento das pensões decorrentes de Acidentes de Trabalho tem

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Análise de dados bivariados Exercícios de exames 1. Na tabela seguinte, estão registados, para cada um dos filmes, A, B, C, D, E, F e G, o custo de produção,

Leia mais

Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística Departamento de Matemática Probabilidades e Estatística LEAN, LEE, LEGI, LEGM, LEIC-A, LEIC-T, LEMat, LERC, LMAC, MEAer, MEAmbi, MEBiol, MEBiom, MEEC, MEFT, MEMec, MEQ 2 o semestre 2/22 o TESTE (Época

Leia mais

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Mestrados de: Análise de Política Social, Ciências Económicas, Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia e Políticas Públicas Prova Època Normal 7 de

Leia mais

Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II)

Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II) Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II) Métodos Estadísticos 008 Universidade de Averio Profª Gladys Castillo Jordán IC e TH para comparação de valores médios µ X e µ Y de duas populações Normais.

Leia mais

Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II)

Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II) Aula 7. Testes de Hipóteses Paramétricos (II) Métodos Estadísticos 008 Universidade de Averio Profª Gladys Castillo Jordán IC e TH para comparação de valores médios µ X e µ Y de duas populações Normais.

Leia mais

Lista de Exercícios de estatística

Lista de Exercícios de estatística Lista de Exercícios de estatística 1 - As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,4; 9,1; 7,2; 6,8; 8,7 e 7,2. A nota média, a nota mediana e a nota modal desse aluno, são respectivamente:

Leia mais

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Capítulo 2 Páginas 24-52 Este material é disponibilizado para uso exclusivo de docentes que adotam o livro Modelagem e Simulação de Eventos Discretos em suas disciplinas.

Leia mais

TÓPICOS DE RESOLUÇÃO - Exame de Época de Recurso (Nocturno) 2009/2010. Primeira Parte. P (X a) =1 F (a). 0 f(x) 1. P (X a X b) = F (a) F (b)

TÓPICOS DE RESOLUÇÃO - Exame de Época de Recurso (Nocturno) 2009/2010. Primeira Parte. P (X a) =1 F (a). 0 f(x) 1. P (X a X b) = F (a) F (b) TÓPICOS DE RESOLUÇÃO - Exame de Época de Recurso (Nocturno) 009/00 Primeira Parte [,0]. Considere a variável aleatória (v.a.) X e seja F (x) a sua função distribuição. Considere as seguintes afirmações:

Leia mais

PARA A RESOLUÇÃO DO p-fólio, TENHA EM ATENÇÃO O SEGUINTE:

PARA A RESOLUÇÃO DO p-fólio, TENHA EM ATENÇÃO O SEGUINTE: Nome:... B.I. :... Nº de Estudante:... Curso:... Turma:... Unidade Curricular: Elementos de Probabilidade e Estatística... Código:..1037... Data:..9 de Julho de 009. Assinatura do Vigilante:... PARA A

Leia mais

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos:

Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: Nome Completo: (tal como consta do processo do aluno) Nº de Processo: Turma: Curso: Antes de iniciar a sua prova, tenha em atenção os seguintes aspectos: A duração da prova é de duas horas e trinta minutos

Leia mais

Final exam June 25, 2007 Statistics II

Final exam June 25, 2007 Statistics II Final exam June 25, 2007 Statistics II 1. 7 points o Hospital Medecis, o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências pediátricas e o número de doentes que recorrem ao serviço de urgências para

Leia mais

Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = 2kg

Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = 2kg Lista suplementar Teste de uma média populacional Questão 1 Sabe-se que o consumo mensal per capita de um determinado produto tem distribuição normal com desvio padrão σ = kg. A diretoria da indústria

Leia mais

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada

Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Slide 1 Módulo 02 Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada Prof. Afonso C. Medina Prof. Leonardo Chwif Três Etapas Coleta Tratamento Inferência Coleta dos Dados 1. Escolha adequada da variável de estudo

Leia mais

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses

UFRGS - Graduação em Estatística Disciplina: Mat2282 Análise Estat. Não Paramétrica Lista de exercícios 02: testes paramétricos de hipóteses 01. Dados os valores: 4, 6, 3, 6 e 6, de uma amostra aleatória de 5 (cinco) observações de uma variável X, estime a média e a variância de X e admitindo que X tenha uma distribuição normal, teste, a 5%,

Leia mais

Análise da Variância. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Análise da Variância. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Análise da Variância Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 Análise da variância Até aqui, a metodologia do teste de hipóteses foi utilizada para tirar conclusões sobre possíveis diferenças entre os parâmetros

Leia mais

Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros.

Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros. Considere a seguinte figura com 6 tubos de ensaio com um determinado líquido e onde estão indicadas as respectivas quantidades em mililitros. 9º ANO OU MAIS Relativamente à quantidade de líquido de cada

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.ºAno de Escolaridade

Prova Escrita de Matemática. 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.ºAno de Escolaridade ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.ºAno de Escolaridade Versão 1 Duração da Prova: 90 minutos Data: /10/2010 A PREENCHER PELO

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial ª Semestre 1º Ficha nº 8 (cont.) Tabelas de Contingência 1. Num estudo comparativo da eficiência de empresas agrícolas, considerou-se uma amostra

Leia mais

Análise de Aderência e de Associação

Análise de Aderência e de Associação Análise de Aderência e de Associação Capítulo 14, Estatística Básica (Bussab & Morettin, 8a Edição) Capítulo 8, Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística (Pedrosa & Gama, Porto Editora) 8a

Leia mais

4. Distribuições de probabilidade e

4. Distribuições de probabilidade e 4. Distribuições de probabilidade e características Valor esperado de uma variável aleatória. Definição 4.1: Dada uma v.a. discreta (contínua) X com f.m.p. (f.d.p.) f X (), o valor esperado (ou valor médio

Leia mais

Probabilidades e Estatística LEGM, LEIC-A, LEIC-T, MA, MEMec

Probabilidades e Estatística LEGM, LEIC-A, LEIC-T, MA, MEMec Duração: 9 minutos Grupo I Probabilidades e Estatística LEGM, LEIC-A, LEIC-T, MA, MEMec Justifique convenientemente todas as respostas o semestre 7/8 5/5/8 9: o Teste A valores. Uma loja comercializa telemóveis

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Frequências (tabelas e gráficos)

Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Frequências (tabelas e gráficos) Matemática Aplicada às Ciências Sociais - 10 o Ano Frequências (tabelas e gráficos) Exercícios de exames 1. Na festa de Fonte Melo, teve lugar uma prova de corrida. 1.1. Uma das equipas participantes registou

Leia mais

UAlg esght DISTRIBUIÇÕES

UAlg esght DISTRIBUIÇÕES UAlg esght DISTRIBUIÇÕES TEÓRICAS EXERCÍCIOS ( pbasilio@ualg.pt ) Dezembro 2014 Distribuições Teóricas - Exercícios 1 1 - A impressora do centro de cálculo trabalha 90% do tempo. Se realizarmos dez inspecções

Leia mais

ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa

ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa ISCTE- IUL Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Exame de ª Época de Estatística II de Junho de 0 Duração: h +30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova! Só é permitida

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE VISEU ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Estatística Aplicada Ano Lectivo 006/007 Ficha n.º4 1. Uma máquina de lavar roupa é vendida em 5 cores: Verde (A 1 ), Castanho (A ),

Leia mais

Folha 1 PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

Folha 1 PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Folha 1 PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA 1. Num processo de produção de um certo tipo de T-shirts, estas são consideradas defeituosas se apresentarem manchas no algodão ou costuras deficientes. Verificou-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera 2 o Sem./17 MODELOS DISCRETOS. 1. Seja X o número de caras obtidas

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina. 10 de outubro de Lucas Santana da Cunha

Universidade Estadual de Londrina. 10 de outubro de Lucas Santana da Cunha TESTES DE HIPÓTESES PARA DIFERENÇA DE MÉDIAS Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 10 de outubro de 2016 Amostras Independentes

Leia mais

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 2019 Problemas de inferência Inferir significa fazer afirmações sobre algo desconhecido. A inferência estatística tem como objetivo fazer afirmações sobre uma característica

Leia mais

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças

Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Tecnologia e Gestão Componente Prática de Estatística Aplicada Contabilidade e Finanças FOLHA 2 - Distribuições 1. Considere a experiência aleatória que

Leia mais

Prova-Modelo de Exame Nacional MACS

Prova-Modelo de Exame Nacional MACS 06 Matemática Aplicada às Ciências Sociais Prova-Modelo de xame Nacional MACS N ọ. O, o Joaquim e a pretendem dividir uma herança equitativamente. A herança é constituída por uma quinta, um serviço de

Leia mais

ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE ESTATÍSTICA E BIOESTATÍSTICA Cursos: Licenciaturas Bi-etápicas em Enfermagem e em Fisioterapia Época Normal o Ano/3 o Semestre 003/004 Data: 6

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA Exame - Época de Recurso SEMESTRE PAR 7/8 Data: 6 de Julho de 8 Duração:

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2006

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2006 Instruções para a prova: PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 006 a) Cada questão respondida corretamente vale um ponto. b) Questões deixadas em branco valem zero pontos (neste caso marque todas

Leia mais

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR Resumo 1 Teste de hipóteses não paramétricos Os métodos não-paramétricos fazem poucas suposições sobre a natureza das distribuições dos dados. Não exige que as distribuições nas populações sejam normais,

Leia mais

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência

Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Testes de Aderência, Homogeneidade e Independência Prof. Marcos Vinicius Pó Métodos Quantitativos para Ciências Sociais O que é um teste de hipótese? Queremos saber se a evidência que temos em mãos significa

Leia mais

Segundo o método de Hamilton, a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes faz-se da seguinte forma:

Segundo o método de Hamilton, a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes faz-se da seguinte forma: 1. Nos processos eleitorais, a conversão do número de votos em mandatos pode ser feita utilizando métodos diferentes. Segundo o método de Hamilton, a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes

Leia mais

Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05

Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05 Departamento de Matemática Secção de Estatística e Aplicações - IST Probabilidades e Estatística - LEIC + LERCI + LEE 2 o semestre 2004/05 3 o Teste 4/6/2005 9h O Teste que vai realizar tem a duração total

Leia mais

(a) Se X Poisson(λ) e Y Poisson(µ), então X + Y Poisson(λ + µ). (b) Se X Binomial(n, p) e Y Binomial(m, p), então (X + Y ) Binomial(n + m, p).

(a) Se X Poisson(λ) e Y Poisson(µ), então X + Y Poisson(λ + µ). (b) Se X Binomial(n, p) e Y Binomial(m, p), então (X + Y ) Binomial(n + m, p). Capítulo 0 Revisões Exercício 0.1 Sejam X e Y variáveis aleatórias independentes. Mostre que: (a) Se X Poisson(λ) e Y Poisson(µ), então X + Y Poisson(λ + µ). (b) Se X Binomial(n, p) e Y Binomial(m, p),

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática ESTATÍSTICA Ano lectivo: 2007/2008 Curso: Ciências do Desporto Folha de exercícios nº4: Distribuições de probabilidade. Introdução à Inferência

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Curso Engenharia e Gestão Industrial 2º Semestre 1º Folha Nº4 Distribuições discretas 1. De um lote que contém 10 parafusos, dos quais 5 são defeituosos, extraem-se 2 com reposição.

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Folha Nº2: Distribuição Binomial, Poisson, Normal e Lognormal 1. A probabilidade de encontrar um insecto

Leia mais

ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 27 Outubro de 2012 Duração: 1h 30m

ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste 27 Outubro de 2012 Duração: 1h 30m ISCTE IUL, Instituto Universitário de Lisboa Licenciatura em Gestão Estatística I 1º Teste Duração: 1h 30m Nota: Não são prestados esclarecimentos durante a prova! Só é permitida a consulta do formulário

Leia mais

Estimação parâmetros e teste de hipóteses. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Estimação parâmetros e teste de hipóteses. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Estimação parâmetros e teste de hipóteses Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 Intervalo de confiança para média É um intervalo em que haja probabilidade do verdadeiro valor desconhecido do parâmetro

Leia mais

Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS

Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS Duração: 90 minutos Grupo I Probabilidades e Estatística TODOS OS CURSOS Justifique convenientemente todas as respostas 2 o semestre 206/207 05/07/207 :30 o Teste C 0 valores. Uma peça de certo tipo é

Leia mais

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS

TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS Les-0773: ESTATÍSTICA APLICADA III TESTES NÃO-PARAMÉTRICOS AULA 3 26/05/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Maio de 2017 Revisão... Teste dos Sinais A Comparar valores de medianas de uma amostra com um valor

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec Gest Industrial º Semestre º Folha Nº3: Variáveis Aleatórias De um lote que contém 0 parafusos, dos quais 5 são defeituosos,

Leia mais

Nome: N o : Espaço reservado a classificações

Nome: N o : Espaço reservado a classificações ESTATÍSTICA I 2 o Ano/Gestão 1 o Semestre Época Normal Duração: 2 horas 1 a Parte Teórica N o de Exame: abcde 03.Jan.11 Este exame é composto por duas partes. Esta é a 1 a Parte Teórica (Cotação: 8 valores).

Leia mais

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade Probabilidades e Estatística 2004/05 Colectânea de Exercícios LEIC, LERCI, LEE Capítulo 6 Estimação Pontual Exercício 6.1. Considere a população X com função densidade de probabilidade { x, x < 1 f(x)

Leia mais

Estatística Aplicada Prof. Simões Distribuição Normal de Probabilidades. Exercícios (Estatística Aplicada à Administração, W. J. Stevenson, pg.

Estatística Aplicada Prof. Simões Distribuição Normal de Probabilidades. Exercícios (Estatística Aplicada à Administração, W. J. Stevenson, pg. Estatística Aplicada Prof. Simões Distribuição Normal de Probabilidades Exercícios (Estatística Aplicada à Administração, W. J. Stevenson, pg. 150) 1. Trace uma curva normal e sombreie a área desejada,

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Variáveis Aleatórias Discretas

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Variáveis Aleatórias Discretas Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Variáveis Aleatórias Discretas Professora Renata Alcarde Sermarini Piracicaba abril 2016 Renata Alcarde Sermarini Estatística Geral

Leia mais

Probabilidades e Estatística 2004/05. Colectânea de Exercícios. Testes de hipóteses LEIC, LERCI, LEE

Probabilidades e Estatística 2004/05. Colectânea de Exercícios. Testes de hipóteses LEIC, LERCI, LEE Probabilidades e Estatística 2004/05 Colectânea de Exercícios LEIC, LERCI, LEE Capítulo 8 Testes de hipóteses 8.1 Seja X N (µ, 4). Para testar a hipótese H 0 : µ = 1 contra a alternativa H 1 : µ = 2 usa-se

Leia mais

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 6. NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA 214 Problemas de inferência Inferir significa fazer afirmações sobre algo desconhecido. A inferência estatística tem como objetivo fazer afirmações sobre uma característica

Leia mais