PAISAGENS DE BORDAS PLANÁLTICAS O CASO DOS MUNICÍPIOS DE MAUÁ DA SERRA E FAXINAL, PARANÁ, BRASIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAISAGENS DE BORDAS PLANÁLTICAS O CASO DOS MUNICÍPIOS DE MAUÁ DA SERRA E FAXINAL, PARANÁ, BRASIL."

Transcrição

1 Geografia e Ordenamento do Território, Revista Electrónica Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território ISSN: Edison Fortes Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil edison-fortes@hotmail.com Susana Volkmer Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil svolkmer@uem.br Bruno Aurélio Camolezi Geógrafo b.camolezi@gmail.com Eixo temático POTENCIALIDADES GEOAMBIENTAIS E DINÂMICA DAS PAISAGENS DE BORDAS PLANÁLTICAS O CASO DOS MUNICÍPIOS DE MAUÁ DA SERRA E FAXINAL, PARANÁ, BRASIL. Natureza e dinâmicas ambientais RESUMO A área de estudo, que compreende os municípios de Faxinal e Mauá da Serra, apresenta um quadro de paisagens geodiversas, passíveis de cartografação e análise, a partir de princípios geossistêmicos. A resistência diferencial das litologias permitiu a Formação de formas variadas do relevo com formações superficiais inconsolidadas mais jovens, associadas a compartimentos de relevo. A exploração antropogênica dessas paisagens, ocorrida a partir da década de 1930, tem sido feita com base na exploração agropecuária, porém de forma diferenciada conforme as potencialidades e restrições de cada sistema de paisagem. Foram identificados e classificados três sistemas de paisagem (SPI, II e III), além de subunidades de paisagem associadas: SP I a,b,c, d, SP II a,b e SPIII a,b,c. Palavras chave: Sistemas de Paisagem, Unidades de Paisagem, Geodiversidade, Potencialidades e Restrições.

2 ABSTRACT GEOENVIRONMENTAL LANDSCAPE POTENTIALITIES AND DYNAMICS OF PLANALTIC BORDER - THE CASE OF MAUA DA SERRA, FAXINAL, PARANA, BRAZIL. The study area comprises Faxinal Maua and Sierra municipalities, and presents a geodiversal landscape framework liable to cartographic and analysis from geossistemic principles. The differential resistance of lithologies permitted the formation of relief variety ways with superficial surface with unconsolidated newer formations associated to relief compartments. The exploitation of these anthropogenic landscapes, which occurred since the 1930s, have been made based on the agricultural exploitation, but in a different way as the potentials and limitations of each landscape system. We identified and classified three landscape systems (SP I, II and III), besides associated subunit landscapes: SP I a,b,c,d SP II a,b and SPIII a,b,c. restrictions Keywords: Landscape Systems, Landscape Units, Geodiversity, potentialities and INTRODUÇÃO O estudo da paisagem baseado na abordagem geográfica realizada de forma integrada, a partir de uma análise sistêmica, constitui na atualidade um importante instrumento teórico e metodológico para o avanço da ciência. A interpretação e a compreensão da paisagem requerem a identificação das diferentes estruturas que sustentam a dinâmica natural, bem como o entendimento das formas e ações antrópicas presentes, uma vez que as interações entre esses dois conjuntos formam um complexo espacial que constrói, organiza e reorganiza os espaços geográficos (CALEGARI e FORTES, 2011). A individualização de unidades espaciais relativamente homogêneas, onde determinadas características e combinações se repetem, decorre de variações nas estruturas das paisagens e do modelo histórico de ocupação e exploração do território.

3 Estas unidades espaciais constituem diferentes compartimentos ou unidades de paisagem. Neste trabalho as paisagens foram classificadas em ordem hierárquica representativas de sistemas e unidades. As primeiras entendidas como agrupamentos de unidades de paisagem, compreendem territórios associados a contextos geoambientais regionais tanto em termos de estrutura como de evolução. A ocupação e a exploração antropogênica decorrem de políticas e planos elaborados em níveis nacionais decorrente de contextos históricos internacionais. As unidades de paisagem são territórios articulados aos sistemas, porém de ordem hierarquicamente inferior e cujos espaços formam polígonos individualizados a partir de processos morfodinâmicos específicos e cuja exploração antropogênica encontra-se ligada a fatores de ordem cultural, porém com atividades econômicas vinculadas a políticas públicas municipais e estaduais. A identificação dos compartimentos de paisagem possibilita o entendimento do comportamento, funcionamento e dinâmica de uma dada porção do espaço terrestre, permitindo apontar algumas potencialidades da paisagem sob seus diferentes aspectos. O presente estudo objetiva avaliar as potencialidades geoeconômicas e as fragilidades dos ambientes naturais dos municípios de Mauá da Serra e de Faxinal, localizados no centro-norte do Estado do Paraná, sul do Brasil, a partir da análise da dinâmica do meio físico (Figura 1). Essa análise é suportada por diversas pesquisas, de caráter geomorfológico, que vêm sendo realizadas na região da Serra do Cadeado, por professores e alunos de graduação e pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. A localização dos municípios de Mauá da Serra e Faxinal em um contexto limítrofe de planaltos em bacia sedimentar impõe um quadro geodiverso de formas de relevo, que apresenta elevado potencial para exploração econômica, principalmente vinculada à atividade turística e agropecuária (Figura 2). Em 2007, o município de Faxinal apresentava uma população de hab., com hab. da população urbana, e hab. da população rural. Para o mesmo ano, o município de Mauá da Serra, também apresentou uma população urbana superior à rural (6.428 hab., contra hab.).

4 FIGURA 1 Localização dos municípios de Faxinal e de Mauá da Serra. A Serra do Cadeado, localizada na área de estudo é a denominação local, da Serra Geral, que corresponde a uma importante feição orográfica regional, que se estende desde o Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul. No Estado do Paraná, essa serra constitui o limite entre o Segundo e o Terceiro Planalto (MAACK, 1981), representando, dessa forma, uma borda planáltica que exibe segmentos de relevo típicos de Cuestas, com o front voltado para leste (Figura 2).

5 FIGURA 2: Perfil esquemático do relevo do Estado do Paraná, com direção W-E. A Litoral; B Serra do Mar; C Primeiro Planalto; D - Segundo Planalto; E Terceiro Planalto. 1 Serra Geral; 2 Serrinha; Área dos municípios de Faxinal e Mauá da Serra. METODOLOGIA A análise da paisagem e a avaliação das potencialidades para uso e exploração econômica, têm sido feitas a partir de critérios sistêmicos baseados na análise integrada de elementos que compõem o quadro natural e antropogênico. Tendo como propósito a determinação de sistemas e unidades de paisagem, foi necessária a elaboração de documentos cartográficos a partir de interpretação de imagens de radar. Estudos realizados na área por FORTES et. al. (2008), SANTOS (2010), MANIERI (2010), COUTO (2011), MANOSSO (2011), VARGAS (2012) e CAMOLEZI (2013), têm sido utilizados como base para as análises sistêmicas dos compartimentos propostos neste estudo. No presente trabalho foram elaborados os mapas: morfogeológico, pedológico, hipsométrico, de declividade e de unidades de paisagem. O site do projeto TOPODATA, ( permitiu a extração das imagens de radar (Shuttle Radar Topography Mision (SRTM), e o site do INPE ( Dados SRTM reamostrados para resolução espacial de 30 m foram processados com algoritmos que representam diferentes variáveis morfométricas. Esses dados são obtidos do Projeto TOPODATA (VALERIANO, 2005). A interpretação das imagens de radar feitas a partir do software Global Mapper 13, possibilitou a extração de informações geológicas e gemorfológicas. O acabamento final dos mapas foi realizado por meio do software ArcGIS v.9.2. A análise conjunta destas informações permitiu agrupá-las num único documento cartográfico contendo os

6 elementos de maior interesse para a avaliação das potencialidades naturais. Os mapas de hipsometria e declividade foram gerados automaticamente mediante o uso do software ArcGIS v.9.2.; eles permitiram estabelecer critérios morfométricos usados na classificação do relevo. A carta de Unidades de Paisagem foi feita mediante uso do software Global Mapper 13. Para a identificação dessas unidades fez-se o cruzamento das informações obtidas das demais cartas temáticas, com os dados da bibliografia pertinente à ocupação dos territórios e à exploração econômica dos recursos. Esta integração permitiu a caracterização e a distribuição dos sistemas e unidades de paisagem, bem como a avaliação das potencialidades de uso e ocupação do território. CONTEXTO AMBIENTAL REGIONAL A área de estudo compreende a zona limítrofe entre o Segundo e o Terceiro Planaltos Paranaenses que formam superfícies suavemente inclinadas para oeste e norte acompanhando o mergulho das camadas da Bacia Sedimentar do Paraná. A principal estrutura tectônica regional dessa bacia é o Arco de Ponta Grossa que constitui um arqueamento do embasamento com mergulho para o interior da bacia. Trata-se de uma grande reentrância semielíptica que faz aflorar o embasamento na parte leste do Estado do Paraná, originando o Primeiro Planalto e partes da Serra do Mar (Figura 1). Embora ainda controversa, a atividade tectônica pós-cretácea vinculada a pulsos de soerguimento do Arco de Ponta Grossa, pode ter contribuído para o basculamento dos planaltos interiores do Estado do Paraná, possibilitando o recuo das escarpas e a intensificação do rebaixamento erosivo do Segundo Planalto Paranaense. Os alinhamentos que acompanham o Arco de Ponta Grossa deram origem, no Cretáceo, aos extensos derrames de lavas vulcânicas que ocupam o topo da coluna estratigráfica da área, pertencentes à Formação Serra Geral. Ela é composta principalmente por basaltos que formam o arcabouço litológico do Terceiro Planalto, além de grande quantidade diques de diabásio (Figura 3). Eles são responsáveis pelas serras alongadas e estreitas que se destacam na morfologia do Segundo Planalto, devido à erosão diferencial entre o diabásio e as rochas sedimentares mais friáveis, da Formação Rio do Rasto.

7 Sotopostos às rochas vulcânicas ocorrem arenitos avermelhados da Formação Botucatu, também mesozóicos, e que formam escarpas com mais de 200m de desnível na parte oeste da área de estudo (Figura 3). Estratigraficamente abaixo destes arenitos ocorrem os arenitos friáveis da Formação Pirambóia, (Figura 3), igualmente mesozóicos. Embora apresentem pouco destaque areal na área de estudo, estes arenitos podem aflorar na base da escarpa, formando grutas e reentrâncias na rocha. Na base da coluna estratigráfica ocorrem arenitos e siltitos paleozóicos pertencentes à Formação Rio do Rasto (Figura 3), e que constituem o embasamento da paisagem do Segundo Planalto na área de estudo. Estas litologias são muito friáveis; oferecem grande risco aos processos erosivos, e podem formar pequenas cavernas próximas à base das escarpas, estando interrompidas apenas por intrusões vulcânicas. As coberturas sedimentares cenozóicas são constituídas por depósitos inconsolidados distribuídos nos vários compartimentos de relevo, recobrindo as litologias anteriormente mencionadas. No Terceiro Planalto predominam coberturas pedológicas autóctones, podendo ocorrer depósitos coluviais nos compartimentos com maiores declividades. No Segundo Planalto os depósitos cenozóicos têm gênese variada, predominando depósitos de fluxos de massa compostos por blocos polimíticos métricos com grande quantidade de matriz argilosa. Esses depósitos se distribuem desde os topos até os fundos de vales, atestando condições torrenciais de morfogênese da paisagem. Depósitos colúvio-aluviais ocupam compartimentos específicos de média encosta e fundo de vales. A horizontalidade dos derrames vulcânicos formou uma extensa plataforma que deu origem a uma paisagem com morfologia predominante colinosa, com vertentes e topos convexos, altitudes entre 400 e mais de 1.100m (Figura 4), e declividades entre 0% e mais de 30% (Figura 5). As maiores altitudes, (acima de metros), concentram-se na parte nordeste, enquanto as inferiores a 500 metros estão localizadas na parte sudoeste. As áreas com declividades entre 20%, e mais de 30%, correspondem às escarpas limítrofes do Terceiro Planalto com o Segundo Planalto.

8 FIGURA 3: Principais unidades litoestratigráficas da área de estudo. Os compartimentos de relevo e os diferentes litotipos que compõem o quadro morfoestrutural regional, associados às condições climáticas úmidas favoreceram o desenvolvimento de coberturas pedológicas variadas, tais como Latossolos no Terceiro Planalto Paranaense (predominantes), e Neossolos no Segundo Planalto (Figura 6). Sobre estes solos se desenvolviam a Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Estacional Semidecidual. (IBGE, 1992). A primeira, atualmente muito devastada, contemplava a mistura de representantes das floras tropical e temperada, e se distribuía entre as altitudes de 800 e 1200m, e a segunda, se caracterizava pela dupla estacionalidade climática (árvores com perda de folhas caducifólias, no período seco).

9 FIGURA 4: Hipsometria da área abrangendo os municípios de Faxinal e Mauá da Serra. FIGURA 5: Declividade da área de estudo.

10 FIGURA 6: Solos da área contendo os municípios de Faxinal e Mauá da Serra: domínio de Latossolos associados às rochas vulcânicas, e Neossolos, associados às rochas sedimentares das formações Botucatu, Pirambóia e Rio do Rasto. Argissolos e Nitossolos constituem solos alóctones, secundários. RESULTADOS E DISCUSSÕES Com base na integração dos elementos naturais e antropogênicos foi possível estabelecer três conjuntos principais de paisagens, denominados Sistemas de Paisagem - SP, subdivididos em doze Unidades de Paisagem (em letras minúsculas). (Figuras 7, 8, 9, 10 e 11). Sistema de Paisagem I (SP I) Compreende um conjunto de unidades de paisagem situadas entre 700 e 900m de altitude, representado por colinas baixas e predomínio de declividades de 0 a 12%, podendo chegar a 30% (Figuras 4 e 5). As condições supérgenas de alteração das rochas vulcânicas ácidas e básicas permitiram a Formação de coberturas pedológicas bem desenvolvidas representadas na maior parte por Latossolos. Eles ocupam desde as

11 médias vertentes até os topos, em relevo com declividades menores, especialmente junto às Unidades de Paisagem b e c (Figuras 6, 7 e 8), onde ocorrem, localizadamente, Nitossolos, também nas médias vertentes. FIGURA 7: Sistemas e unidades de paisagens: SP I a,b,c,d situa-se no Terceiro Planalto Paranaense; SP II a,b - zona de transição entre o SP I e SP II, formado por escarpas da Serra Geral e por rampas detríticas, na base; SP III a,b,c - zona depressionária do Segundo Planalto Paranaense. Perfis Transversais: AA, BB, CC. Os vales em v, encaixados nas juntas basálticas, proporcionam o escoamento rápido dos fluxos hídricos superficiais impedindo a Formação de zonas amplas de inundação, limitadas na maior parte por pequenos alvéolos. As cabeceiras de drenagem se desenvolvem a partir de anfiteatros rasos nos quais ainda se mantém a vegetação de porte arbustivo, e o afloramento constante do lençol freático que garante a umidade permanente do solo. A cobertura vegetal original era representada pela Floresta Estacional Semidecidual que ocupava as áreas compreendidas entre as altitudes de 500 e 1500m; atualmente ocorre limitada a alguns fundos de vales da Unidade de Paisagem SP I a, b, d.

12 FIGURA 8 Vista parcial do Sistema de Paisagem Ib: relevo ondulado com solos vermelhos e profundos (Fotos 1 e 3). Foto 1 - limite dos Sistemas de Paisagem I e II; Foto 2 - cobertura latossólica do Sistema de Paisagem I. A estrutura florestal do dossel é uniforme, com aproximadamente 20m de altura, representada por espécies relativamente finas com casca grossa e rugosa, folhas miúdas e de consistência coreácea. (IBGE, 1992). O processo de destruição da cobertura vegetal original esteve fortemente ligado ao modelo de ocupação do território, à mobilidade da população e à exploração dos recursos naturais, desde a década de A expansão da cafeicultura paulista, a partir do município de Ourinhos, em direção à região norte do Estado do Paraná, se propagou até a década de 1960, quando alcançou as margens do Rio Paraná, localizado no extremo oeste do estado. É nesse contexto que em 1951, o território de Faxinal é desmembrado do município de Apucarana. A despeito dos incentivos governamentais e do momento histórico relacionado à crise econômica de 1920, como destacado por SERRA (2001), é inegável observar as condições ambientais favoráveis de todo o território norteparanaense, no qual se insere o Sistema de Paisagem I. Essa área apresenta topografia favorável, solos profundos e bem drenados, além de chuvas e calor abundantes. A partir das décadas de 1920 e 1930, as paisagens do norte paranaense sofreram intensa intervenção nos sistemas naturais. As terras que hoje se situam no sistema SP I,

13 ainda eram devolutas e baratas, permitindo um intenso fluxo imigratório proveniente, tanto do sul, quanto do norte do Estado do Paraná, com estrutura fundiária baseada na pequena e média propriedade rural e intenso emprego de mão de obra. O processo de colonização realizado por companhia inglesa (Companhia de Terras Norte do Paraná) era baseado em meticuloso processo de planejamento com centros urbanos de apoio em locais estrategicamente determinados servidos por estradas. Era dado incentivo ao cultivo do café nos topos dos morros com Latossolos, da policultura para produção de alimentos, nas porções mais baixas e nos fundos dos vales, onde o solo é mais raso, e para as pastagens. A partir da década de 1960 e, sobretudo durante a de 1970 a agricultura brasileira e em particular a do Paraná entrou em processo de modernização, havendo substituição em larga escala para os cultivos de soja, trigo, milho, algodão, cana-deaçúcar, dentre outros. Segundo MORO (1998), monocultura comercial do café, soberana nas décadas anteriores no norte paranaense, começou a ser substituída, no início por pastagens e, já no início da década de 1970, pela cultura associada de soja e trigo. Fotografias aéreas tomadas em 1963 dos municípios de Faxinal e de Mauá da Serra mostravam ainda o predomínio de pastagens, na área do atual Sistema de Paisagem I, com cultivos ainda limitados às periferias das duas cidades. ALEGRE e MORO (1986) destacam que a redução da área de cultivo do café pelas culturas temporárias da soja e do trigo implicou na liberação de contingentes expressivos de trabalhadores do campo para as cidades. No município de Faxinal essa realidade pode ser percebida somente a partir dos censos de 1980 e 1990 (Tabela 1) Urbana Rural Urbana Rural TABELA 1 Evolução da População urbana e rural do município de Faxinal. Fonte: Censo Populacional do IBGE 1980 e O tardio processo de urbanização do município de Faxinal provavelmente decorre de um modelo de exploração do território que partia dos centros principais; na

14 região norte do Paraná eles são representados pelos municípios de Londrina, Maringá, Apucarana e Campo Mourão, a partir dos quais se irradiavam para municípios menores. Atualmente, os municípios de Faxinal e Mauá da Serra continuam tendo suas economias baseadas nas atividades agropecuárias, representadas pela pecuária e pela agricultura temporária de soja e milho, e secundariamente, pela cultura do café. No município de Faxinal as lavouras permanentes ocupavam, de acordo com o censo de 2006, cerca de 430 ha, enquanto as lavouras temporárias, hectares, e as pastagens, ha. O município de Mauá da Serra tinha, de acordo com o mesmo censo, cerca de 470 ha de lavouras temporárias, ha de lavouras permanentes, e ha de pastagens, conforme dados do IPARDES (2007, citado por MANOSSO, 2001). Embora haja uma expressiva diferença de área entre ambos os municípios, a produtividade da terra varia de forma inversa; enquanto Faxinal tem uma produtividade de 3.000Kg/ha de soja e 6.000Kg/ha de milho, o município de Mauá da Serra apresenta 3.360Kg/ha de soja e 8.500Kg/ha de milho (IPARDES, 2007, citado por MANOSSO, 2011). Em 2007, o número efetivo do rebanho bovino (número de cabeças) no município de Faxinal era de , e em Mauá da Serra, de (MANOSSO, 2011). Em ambos os municípios a agricultura temporária é predominante no Sistema de Paisagem I, particularmente nas Unidades de Paisagem b e d, e parcialmente na c. Nessas unidades a fertilidade dos solos e as baixas declividades do terreno constituem elementos essenciais para a produtividade e para o manejo do solo que permite uso intensivo de maquinário pesado. As Unidades de Paisagem a e d do sistema SP I apresentam as maiores restrições à agricultura, devido às altas declividades (podem ultrapassar os 30%), e às rasas coberturas pedológicas (Neossolos), que tornam difícil a utilização de equipamentos agrícolas. Estas unidades, no entanto, são favoráveis à pastagem. As áreas dos fundos dos vales também necessitam de cuidados especiais, em virtude da presença de solos mais rasos como nitossolos e neossolos, bem como de remanescentes secundários da Floresta Estacional Semidecidual, cuja presença garante o abastecimento hídrico de superfície e subsuperfície.

15 Sistema de Paisagem II Corresponde à zona de transição entre os Sistemas de Paisagem I e III, abrangendo uma extensa zona escarpada, com cornijas apresentando quase 90º de inclinação, e direção NE-SW com front voltado para leste/sudeste (Figura 7). Este sistema pode ser dividido em duas unidades de paisagem. A Unidade de Paisagem a, mais extensa, divide o município de Faxinal em dois setores (norte e sul) com cornijas em basaltos colunares, formando juntamente com os tálus, desníveis entre 50 e mais de 150 metros, e declividades entre 20% a mais 30% (Figuras 4 e 5). A Unidade de Paisagem b está localizada mais a nordeste, entre os municípios de Faxinal e Mauá da Serra. As escarpas apresentam maior expressividade, tanto em altitude (podem alcançar mais de m), como em declividade (mais de 30%) (Figura 9), formando uma série de degraus estruturais, cuja origem ainda está sendo objeto de estudo pela equipe de Geomorfologia da Universidade Estadual de Maringá. FIGURA 9: Foto 1 - vista parcial do Sistema de Paisagem II b - escarpas estruturais da Formação Botucatu; na baixa e média vertente se observam rampas detríticas. No primeiro plano, vista parcial do Sistema de Paisagem II. Foto 2 - vista parcial da escarpa do Morro das Antenas, observado no canto superior esquerdo da foto 1.

16 Embora os arenitos da Formação Botucatu sejam estratigraficamente inferiores aos derrames vulcânicos da Formação Serra Geral, são os arenitos que formam a testa das escarpas da Unidade de Paisagem b. Eles são origem eólica e formam superfícies descontínuas e elevadas com mais de 200 metros de desnível, marcadas pela resistência da rocha arenosa silicificada. A área de abrangência destas unidades litológicas corresponde à zona de recarga do Sistema Aqüífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea do mundo. Na base das escarpas do sistema SP II há patamares com grande expressividade regional associados à pedimentos detríticos, como destacado por MANIERI (2010), e por pulsos tectônicos de soerguimento da superfície, como afirma VARGAS (2012). Em direção aos fundos dos vales dos canais de primeira e segunda ordem, há patamares que formam rampas desniveladas de tálus com depósitos de fluxos de massas associados, cuja gênese evidencia a forte dinâmica dos processos erosivos e deposicionais nesse sistema de paisagem. As condições de alta porosidade dessas coberturas e a constituição areno-argilosa do material tornam essas áreas muito propensas à erosão e aos escorregamentos. Os solos predominantes são muito rasos (Neossolos), com espessura inferior a 20 cm, aflorando rochas nas escarpas. Os argissolos podem ocorrer de maneira localizada na Unidade de Paisagem b (Figura 6). O sistema ambiental SP II constitui a última fronteira de ocupação na área de estudo, cujo processo de uso e ocupação do solo vem ocorrendo desde a década de 2000, com expansão da área agricultável das grandes propriedades rurais. O processo tardio de ocupação está diretamente ligado às limitações geoambientais impostas, tais como: altas declividades, e solos rasos e pobres sujeitos à intensa ação erosiva. (Figura 10). Atualmente, a facilidade de crédito rural associada à valorização destas commodities no mercado internacional, tem impulsionado os produtores rurais a ocuparem esses compartimentos de paisagem, exercendo dessa forma intensa pressão sobre esses frágeis geossistemas. Embora as rampas das médias e baixas vertentes atualmente estejam ocupadas para plantio de soja e para criação de gado, a vegetação remanescente de transição entre a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Mista, ainda se fazem presentes, embora de caráter secundário.

17 FIGURA 10: Vista parcial das escarpas basálticas da Formação Serra Geral no Sistema de Paisagem II a. Foto 1 - cachoeira Salto São Pedro; Foto 2 - vista parcial do Canyon do rio Bufadeira, no limite com SP III b. A morfologia geodiversa do sistema SP II empresta a esses locais uma fisiografia da paisagem com grande beleza cênica, com grande vocação para o turismo de aventura e lazer. (Figura 11, Foto 1). As escarpas, canyons, cachoeiras, corredeiras e grutas são muito favoráveis aos esportes de aventura, embora a infraestrutura viária, hoteleira e de saneamento seja ainda precária.

18 Sistema de Paisagem III (SP III) Esse sistema ocupa toda a zona depressionária do Segundo Planalto Paranaense. A morfologia do território permitiu a subdivisão em três unidade de paisagem, denominadas de SP III a,b,c. A feição morfológica mais conspícua é representada pelos enxames de diques de diabásio (Figura 11, Foto 2), que formam serras alongadas e paralelas que se destacam em meio às colinas baixas embasadas pelos arenitos e siltitos da Formação Rio do Rasto. O adensamento desses diques e da rede de drenagem foi o critério principal para a identificação e a separação das três unidades de paisagem. As altitudes variam de menos de 500m a mais de 900m, e as declividades, de 0% a mais de 30%, sendo essas últimas associadas às intrusões vulcânicas. Neste sistema de paisagem a densidade de drenagem é nitidamente maior do que em SP I e SP II, apresentando um padrão retangular, pinulado e dendrítico predominantes (Figura 8). A unidade de paisagem c, situada na parte norte, é a que apresenta a maior quantidade de diques. Os solos são rasos e arenosos do tipo Neossolos principalmente junto às vertentes e topos das colinas embasadas pelas rochas da Formação Rio do Rasto. Nas altas vertentes, junto ao contato com as rochas intrusivas, o solo é mais argiloso e propenso a deslizamentos. As unidades de paisagem a e b apresentam menor quantidade de diques de diabásio; suas altitudes variam de menos de 500m a 900m. Predominam colinas baixas de topos aplainados e vertentes convexas, aflorando arenitos e siltitos nas cabeceiras de drenagem de primeira ordem. Nas partes mais altas são comuns os Neossolos, principalmente na unidade c. Os Argissolos ocupam as áreas mais baixas, em cotas inferiores a 700m de altitude, nas Unidades de Paisagem a e b. Em todo o Sistema de Paisagem III a vegetação original era constituída pela Floresta Ombrófila Mista, atualmente substituída, em sua maior parte, pela pecuária e cultivo de soja.

19 FIGURA 11: Foto 1 - vista parcial dos Sistemas de Paisagem I a,b no topo, II a e IIIa; Foto 2 - vales encaixados entre diques de diabásio da Formação Serra Geral, no Sistema de Paisagem III c. Os remanescentes da vegetação original, embora reduzidos a floresta secundária, ainda se encontram concentrados na maior parte do sistema SP III a, nos topos dos diques de diabásio, nas cabeceiras de drenagem de primeira ordem, bem como nas encostas com maiores declividades. A ocupação destes espaços e o processo de desmatamento do referido sistema

20 de paisagem tiveram origem semelhante ao do Sistema de Paisagem I. Em fotografias áreas de 1963, a área correspondente ao Sistema de Paisagem III, ainda apresentava grandes áreas florestadas, principalmente ao sul do rio Alonzo, mas também em grandes áreas do Sistema de Paisagem II e III. Este fato indica que pelo menos nessa região a ocupação do território se deu a partir do Sistema de Paisagem I, por fluxos migratórios vindos de norte e oeste, da região de Londrina e Apucarana, aproveitando a alta potencialidade desse sistema natural. As condições ambientais mais frágeis do Sistema de Paisagem III, quando comparadas às do Sistema de Paisagem I, representado por solos rasos, pobres e sujeitos à intensa erosão, teriam sido fatores importantes no processo tardio de expansão da fronteira agrícola. Atualmente o uso do solo tem sido feito de forma intensiva com plantio de culturas temporárias que vem substituindo as pastagens. A exploração intensa desses espaços tem gerado forte pressão sobre o ambiente, especialmente sobre os solos mais frágeis com Formação de ravinas nas altas e médias vertentes das colinas, bem como movimentos de massa ao longo dos flancos dos diques de diabásio. CONCLUSÕES O presente trabalho buscou abordar a paisagem dos municípios de Mauá da Serra e Faxinal, enquanto categoria de análise. Dessa forma, as estruturas, vertical e horizontal da paisagem constituíram o foco central de análise, bem como a sua individualização por meio de unidades homogêneas e os diferentes parâmetros de abordagem das suas potencialidades e restrições de uso e exploração dos espaços. As unidades homogêneas, representados por sistemas, e por sua vez subdivididos em unidades de paisagem, mostraram-se fundamentais para se estabelecer categorias espaciais, cujas potencialidades e restrições naturais podem permitir ao poder público municipal estabelecer critérios e direcionar políticas públicas mais eficientes, voltadas para a exploração mais racional dos respectivos espaços. Foram identificados três Sistemas de Paisagem (SP I, II e III), além de doze subunidades de paisagem (SP I a,b,c,d ; SP II a,b ; SP III a,b,c ). (Figuras 7 e 11-Foto1). O Sistema de Paisagem I apresentou maior potencialidade para uso do solo,

21 especialmente para a exploração de culturas temporárias e de expansão das malhas urbanas, com exceção da Unidade de Paisagem a, que impõe forte restrição de uso devido às altas declividades e aos solos rasos. O Sistema de Paisagem II apresenta as maiores restrições em todas as unidades de paisagem. A despeito das altas declividades, solos rasos e sujeitos a erosão, este sistema apresenta alto potencial para exploração turística. O Sistema de Paisagem III suporta uma exploração mais intensiva que o Sistema de Paisagem II, devido às declividades mais baixas. Contudo, requer cuidados no manejo dos solos, devido a sua pouca espessura e fraca estabilidade. A Unidade de Paisagem c apresenta sérios riscos de deslizamentos nos flancos dos diques de diabásio. BIBLIOGRAFIA Alegre, M. Moro, D. A. (1986). Mobilidade da População nas Antigas Áreas Cafeeiras do Norte do Paraná. Boletim de Geografia, Univ. Estadual de Maringá, Paraná, ano 04(1): Calegari, E. B. Fortes, E. (2011). Quantificação e Qualificação Geoambiental da Paisagem, Geodiversidade e Potencial Turístico do Município de Turvo, Paraná, Brasil. Anais, XIII Enc. de Geógrafos de América Latina: Estableciendo puentes en la Geografia de Latinoamérica. Univ. de Costa Rica y Campus Omar Dengo, Univ. Nacional. Costa Rica, 14 p. Camolezi, B.A. (2013). Geomorfologia e Controle Estrutural da Bacia Hidrográfica do Córrego Morumbi, Faxinal, Paraná. Mestrado, PGE/UEM, Maringá, PR, 137p. Couto, E.V. do. (2011). Influência Morfotectônica e Morfoestrutural na Evolução das Drenagens nas Bordas Planálticas do Alto Ivaí na Bacia do Rio Alonzo, Sul do Brasil. Mestrado, PGE/UEM, Maringá PR, 93p. Fortes, E. Cavalini, A. Volkmer, S. Manieri, D.D. e Santos, F.R. (2008). Controles Morfoestruturais da Compartimentação da Serra Geral: uma abordagem preliminar. Terra@Plural, 2(2), Ponta Grossa, jul\dez, p IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (1980). Censo Demográfico, Rio de Janeiro, Brasil. IBGE. (1991). Censo Demográfico, Rio de Janeiro, Brasil.

22 IBGE. (1992). Classificação da Vegetação Brasileira Adaptada a um Sistema Universal. IBGE/DERMA. Rio de Janeiro, Brasil. Maack, R. (1981). Geografia Física do Estado do Paraná. 2ª Ed. José Olympio, Rio de Janeiro, Brasil. Manieri, D. D. (2010). Comportamento Morfoestrutural e Dinâmica das Formas do Relevo da Bacia Hidrográfica do Rio São Pedro, Faxinal, PR. Mestrado, PGE/UEM, Maringá, PR, 89p. Manosso, F.C. (2011). Potencialidades da Paisagem na Serra do Cadeado, PR: Relações entre a Estrutura Geoecológica, a Geodiversidade e o Geoturísmo. Doutorado, PGE/UEM, Maringá, 134p. Moro, D. A. (1998). Desenvolvimento Econômico e Dinâmica Espacial da População no Paraná Contemporâneo. Boletim de Geografia, 16(1): Santos, F. R. (2010). Condicionamento morfoestrutural do relevo e neotectônica da bacia hidrográfica do Bufadeira, Faxinal, PR. Mestrado, PGE/UEM, Maringá, PR, 46p. Serra, E. (2001). Reflexões sobre a Origem da Crise Agrária no Norte do Paraná. Boletim de Geografia, Univ. Estadual de Maringá, 19(1): TOPODATA Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil - disponível em: acessado em 22 de novembro de Valeriano, M. M. Modelo digital de variáveis morfométricas com dados SRTM para o território nacional: o projeto TOPODATA. (2005). In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, Goiânia. Anais. São José dos Campos: INPE, 2005, p CD-ROM, On-line. ISBN Disponível em: Acessado em: 28 de março de Vargas, K.B. (2012). Caracterização Morfoestrutural e Evolução da Paisagem da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Água das Antas, PR. Mestrado, PGE/UEM, Maringá, PR, 102p.

45 mm. Av. Colombo, 5.790, Bloco J-12, Zona 7, Maringá, Paraná, Brasil. Fone: (44)

45 mm. Av. Colombo, 5.790, Bloco J-12, Zona 7, Maringá, Paraná, Brasil. Fone: (44) CONTROLE MORFOESTRUTURAL E TECTÔNICO DA EVOLUÇÃO DOS DEPÓSITOS DE FLUXOS GRAVITACIONAIS DA BACIA DO RIBEIRÃO LAÇADOR - PARANÁ, BRASIL: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR Edison Fortes 1 ; Michael Vinícius de Sordi

Leia mais

APLICAÇÃO DE PERFIS DE VARREDURA NA ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO RELEVO DE BORDA PLANÁLTICA E MAPEAMENTO DE SUPERFÍCIES ESTRUTURAIS

APLICAÇÃO DE PERFIS DE VARREDURA NA ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO RELEVO DE BORDA PLANÁLTICA E MAPEAMENTO DE SUPERFÍCIES ESTRUTURAIS APLICAÇÃO DE PERFIS DE VARREDURA NA ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO RELEVO DE BORDA PLANÁLTICA E MAPEAMENTO DE SUPERFÍCIES Fortes, E. 1 ; Dal Santo, T. 2 ; Volkmer, S. 3 ; 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Leia mais

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR Julio Manoel França da Silva, Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Paraná. Email: juliogeog@yahoo.com.br; Leonardo

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP.

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. João Osvaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br), Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br) Universidade Estadual Paulista

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO morfoestruturas Prof.: André Negrão Classificação das formas

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR

ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR 17 Luiz Giovanni Bornia Acadêmico 4º Geografia - UEM luiz.bornia@cocamar.com.br Wérica Cardoso de Oliveira Acadêmica 1º Geografia - UEM wericaco@gmail.com

Leia mais

GEOAMBIENTE ON-LINE. Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Jataí - UFG

GEOAMBIENTE ON-LINE. Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Jataí - UFG ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU, OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Thiago Bazzan1,3 Luis Eduardo de Souza Robaina2 (1 - Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) -

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL DA CARTA DE FAXINAL-PR. Morphoestructural compartment of Faxinal topographic chart (Parana State)

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL DA CARTA DE FAXINAL-PR. Morphoestructural compartment of Faxinal topographic chart (Parana State) DOI: http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v35i1.16134 148 COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL DA CARTA DE FAXINAL-PR Morphoestructural compartment of Faxinal topographic chart (Parana State) Tatiana Mayumi

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Palavras-chave: zoneamento geoambiental, fragilidade ambiental, unidades de paisagem, ribeirão Santo Inácio.

Palavras-chave: zoneamento geoambiental, fragilidade ambiental, unidades de paisagem, ribeirão Santo Inácio. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-17 ZONEAMENTO GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTO INÁCIO, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL Bruno

Leia mais

ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS

ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS BENEVENTO, K. J. 1 1. acadêmica do curso de Geografia,Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790,

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Análise da a Processos Erosivos, de Inundação e em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Lucas Duarte Beggiato Departamento de Geotecnia, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo

Leia mais

Caracterização da Ecorregião do Planalto Central

Caracterização da Ecorregião do Planalto Central do Planalto Central A Ecorregião do Planalto Central abrange uma área de 157.160,8 km² (7,84% do bioma Cerrado). É uma região de grande complexidade morfológica com superfícies aplainadas e diferentes

Leia mais

DISSECAÇÃO DO RELEVO NA ÁREA DE TERESINA E NAZÁRIA, PI

DISSECAÇÃO DO RELEVO NA ÁREA DE TERESINA E NAZÁRIA, PI DISSECAÇÃO DO RELEVO NA ÁREA DE TERESINA E NAZÁRIA, PI Lima, I.M.M.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) ; Augustin, C.H.R.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) RESUMO Este trabalho apresenta resultados

Leia mais

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Lorena Tereza Morais de Oliveira¹; Homero Lacerda² ¹ Bolsista PBIC/UEG, Licenciatura em Geografia, UnUCSEH, lorena_tmo@hotmail.com ² Orientador,

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO

ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO ESTUDO DA MORFODINÂMICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO CHAFARIZ NA ÁREA URBANA DE ALFENAS- MG: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO Aluno - Laura Milani da Silva Dias - Unifal-MG Orientadora - Profa. Dra. Marta Felícia

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL. MAPEAMENT GEMRFÓGIC N MUNICÍPI DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASI. Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br), João svaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br) Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1

MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1 MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1 BAZZAN, T. ¹ ¹ Universidade Federal de Santa Maria, thiagobaz@yahoo.com.br ROBAINA, L. E. S. ² ² Universidade

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 40 Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 11-10-2005. O arenito friável forma um pacote de maior espessura, com baixa cimentação

Leia mais

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE Débora Barbosa da Silva 1 ; Neise Mare de Souza Alves 1 ; Aracy Losano Fontes 1 deborabarbs@ig.com.br Universidade

Leia mais

UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA.

UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA. UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA. Ivonice Sena de Souza 1, Ana Paula Sena de Souza 2, Danilo da Silva Carneiro 3, Jumara Souza Alves 4, Marcos Roberto Souza Santos 5, Deorgia

Leia mais

RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR).

RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR). RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR). Souza, B. B. de *1 ; Prado, T. A. B. 2 Prado, R. C. 2 ; Vitti, A. C. 3 ; Prado, H. 4 1 Universidade Estadual Paulista

Leia mais

MAPEAMENTO DAS UNIDADES DE RELEVO EM MUNICÍPIOS DA QUARTA COLÔNIA: AGUDO, DONA FRANCISCA, FAXINAL DO SOTURNO, NOVA PALMA, PINHAL GRANDE - RS

MAPEAMENTO DAS UNIDADES DE RELEVO EM MUNICÍPIOS DA QUARTA COLÔNIA: AGUDO, DONA FRANCISCA, FAXINAL DO SOTURNO, NOVA PALMA, PINHAL GRANDE - RS MAPEAMENTO DAS UNIDADES DE RELEVO EM MUNICÍPIOS DA QUARTA COLÔNIA: AGUDO, DONA FRANCISCA, FAXINAL DO SOTURNO, NOVA PALMA, PINHAL GRANDE - RS Schirmer, G.J. (UFSM) ; Robaina, L.E. (UFSM) RESUMO Este trabalho

Leia mais

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira. Geografia Relevo Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO DO RN O estado do Rio Grande do Norte foi compartimentado em sete domínios geomorfológicos

Leia mais

Palavras-chaves: relevo; morfodinâmica; mapeamento; Presidente Prudente; Brasil.

Palavras-chaves: relevo; morfodinâmica; mapeamento; Presidente Prudente; Brasil. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-16 GEOMORFOLOGIA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP, BRASIL. RESUMO Melina Fushimi 1 João Osvaldo

Leia mais

ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS

ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE Knierin, I.S. 1 ; Robaina, L.E.S. 2 ; Trentin, R. 3 ; Sccoti, A.A.V. 4 ; Dias, D.F. 5 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Email:igorknierin@gmail.com;

Leia mais

Difratometria por raios X

Difratometria por raios X 57 A amostra 06 foi coletada no fundo de um anfiteatro (Figura 23), em uma feição residual de um degrau no interior da voçoroca, este material, aparentemente mais coeso, também consiste em areia muito

Leia mais

RELAÇÃO SOLO / COBERTURA VEGETAL NATIVA NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO MUNICIPIO DE IPORÁ. RESUMO

RELAÇÃO SOLO / COBERTURA VEGETAL NATIVA NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO MUNICIPIO DE IPORÁ. RESUMO RELAÇÃO SOLO / COBERTURA VEGETAL NATIVA NA BACIA DO RIBEIRÃO SANTO ANTÔNIO MUNICIPIO DE IPORÁ. Autores Flávio Alves de Sousa 1 flaueg@hotmail.com Haulleany S. Simões Naves 2 haulleany@hotmail.com RESUMO

Leia mais

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL Estação Ecológica de Itapeva Localização da Estação Ecológica de Itapeva no município e no Estado de São Paulo. Estação Ecológica de Itapeva - ambientes Área (ha) 106,77

Leia mais

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN

Anais Semana de Geografia. Volume 1, Número 1. Ponta Grossa: UEPG, ISSN INFLUÊNCIAS ESTRUTURAIS NA MORFOLOGIA DO RIO SÃO JOÃO CARAMBEÍ PR 97 LIMA, Daniel de; PEREIRA, Diely Cristina; CARNEIRO, Marcos Marcondes; DENCK, Clayton Marcelo; PINTO, Maria Lígia Cassol 1. Introdução

Leia mais

Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google Earth de 2006

Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google Earth de 2006 113 Figura 41 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta em áreas íngremes. Fonte Google Earth de 2006 Figura 42 Imagem de satélite mostrando a presença de floresta junto as drenagens. Fonte Google

Leia mais

9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia 21 à 24 de Outubro de 2012 RIO DE JANEIRO / RJ

9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia 21 à 24 de Outubro de 2012 RIO DE JANEIRO / RJ USO DE GEOTECNOLOGIAS E ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA COMO RECURSO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL: O ESTUDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO GUARIBAS, UBERLÂNDIA MG. Oliveira, P.C.A. (UFU) RESUMO Este trabalho

Leia mais

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS

CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS CAPÍTULO 3 CARACTERIZAÇÃO DA GEOMORFOLOGIA DA VITICULTURA NA REGIÃO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS Rosemary Hoff Loiva Maria Ribeiro de Mello André Rodrigo Farias Pamela Audi Pithan Amanda

Leia mais

Nome do Sítio Experimental: Cruz Alta. Localização e Mapas do Sítio Experimental: Latitude: Longitude: Altitude: 432 m

Nome do Sítio Experimental: Cruz Alta. Localização e Mapas do Sítio Experimental: Latitude: Longitude: Altitude: 432 m Nome do Sítio Experimental: Cruz Alta Localização e Mapas do Sítio Experimental: Latitude: -28.6036 Longitude: -53.6736 Altitude: 432 m Rio Grande do Sul torre Cruz Alta torre DESCRIÇÃO: Descrição Geral:

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DOS RIBEIRÕES LAPA/CANTAGALO IPEÚNA (SP)

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DOS RIBEIRÕES LAPA/CANTAGALO IPEÚNA (SP) USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DOS RIBEIRÕES LAPA/CANTAGALO IPEÚNA (SP) EDUARDO APARECIDO BONIFÁCIO COSTA 1 e MARTA FELÍCIA MARUJO FERREIRA 2 Eduardo_bonifacio88@hotmail.com, martafelicia@uol.com.br

Leia mais

Thalita Dal Santo 1, Edison Fortes 2

Thalita Dal Santo 1, Edison Fortes 2 GEOMORFOLOGIA DO SETOR NORTE DA BORDA PLANÁLTICA PARANAENSE CONTEXTUALIZAÇÃO ESTRUTURAL E EROSIVA DA ZONA LIMÍTROFE ENTRE O SEGUNDO E OTERCEIRO PLANALTO Thalita Dal Santo 1, Edison Fortes 2 RESUMO:A análise

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIO DO PEIXE SP

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIO DO PEIXE SP ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM Almeida, J.E. 1 ; Arruda, E.M. 2 ; 1 UFSCAR Email:locoanima@gmail.com; 2 UFSCAR Email:emersongeo@ufscar.br; RESUMO: Este trabalho desenvolver a

Leia mais

MUDANÇAS DE COBERTURA VEGETAL E USO AGRÍCOLA DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO SUJO, TERESÓPOLIS (RJ).

MUDANÇAS DE COBERTURA VEGETAL E USO AGRÍCOLA DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO SUJO, TERESÓPOLIS (RJ). MUDANÇAS DE COBERTURA VEGETAL E USO AGRÍCOLA DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO SUJO, TERESÓPOLIS (RJ). Ingrid Araújo Graduanda em Geografia, UFRJ isa-rj@hotmail.com Leonardo Brum Mestrando em Geografia UFRJ

Leia mais

GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL: MAPEAMENTO DO RELEVO E DELIMITAÇÃO DAS CLASSES DE DECLIVIDADE NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS - MG

GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL: MAPEAMENTO DO RELEVO E DELIMITAÇÃO DAS CLASSES DE DECLIVIDADE NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS - MG GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL: MAPEAMENTO DO RELEVO E DELIMITAÇÃO DAS CLASSES DE DECLIVIDADE NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS - MG Michel Eustáquio Dantas Chaves 1, Dian Lourençoni 1, Jefferson Francisco

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO

DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO DELIMITAÇÃO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS COM BASE EM MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO Orlando Marcos Santos Veroneze¹; Joelson Gonçalves Pereira² UFGD/FCBA Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS, E-mail: marcos.veroneze@yahoo.com

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

Saneamento Urbano I TH052

Saneamento Urbano I TH052 Universidade Federal do Paraná Arquitetura e Urbanismo Saneamento Urbano I TH052 Aula 07 Declividade e estruturação viária aplicados ao saneamento urbano Profª Heloise G. Knapik 1 Traçado de vias e Curvas

Leia mais

Aplicação da Metodologia ZERMOS no Diagnóstico das Zonas de Risco de Movimento de Solo na bacia do Córrego Gurupá Floraí PR

Aplicação da Metodologia ZERMOS no Diagnóstico das Zonas de Risco de Movimento de Solo na bacia do Córrego Gurupá Floraí PR Aplicação da Metodologia ZERMOS no Diagnóstico das Zonas de Risco de Movimento de Solo na bacia do Córrego Gurupá Floraí PR Camolezi, B.A. (UEM) ; Serikawa, V.S. (UFSCAR) RESUMO A intensa ocupação humana

Leia mais

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP.

V SIGA Ciência (Simpósio Científico de Gestão Ambiental) V Realizado dias 20 e 21 de agosto de 2016 na ESALQ-USP, Piracicaba-SP. EIXO TEMÁTICO: Tecnologias APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) E DIAGNÓSTICO DO RELEVO NA SUB- BACIA DO RIBEIRÃO DOS BAGRES ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO Gabriel

Leia mais

MAPEAMENTO DA INSTABILIDADE GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO/PR

MAPEAMENTO DA INSTABILIDADE GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO/PR MAPEAMENTO DA INSTABILIDADE GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO/PR WESTPHALEN, L.A.¹ ¹Mestranda. Universidade Federal do Paraná. E-mail: laianeady@yahoo.com.br SANTOS, L.J.C.² ²Prof. Adjunto

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA Prates, R. 1 ; Rocha, P.C. 2 ; 1 UNESP Email:luaestrelamar@yahoo.com.br; 2 UNESP Email:pcrocha@fct.unesp.br; RESUMO: O mapeamento apresentado na presente

Leia mais

Características dos Solos Goianos

Características dos Solos Goianos Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Pontes e Lacerda Departamento de Zootecnia Disciplina: Geologia Docente: Prof. Dr. Eurico Características dos Solos Goianos Discente: Kepler

Leia mais

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2 ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 1 Graduanda em Geografia Fundação Acácio Martins da Costa renata@pontenet.com.br PAULO

Leia mais

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio

Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina SER 300 ao Geoprocessamento Debora Cristina Cantador Scalioni Jessica Villela Sampaio São José dos

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA MICROBACIA DO CÓRREGO MATRIZ-GO, BRASIL FERNANDA LUISA RAMALHO Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí ramalho_luisa@hotmail.com INTRODUÇÃO A atividade

Leia mais

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador, Curso de Geografia, Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas

Leia mais

O SENSORIAMENTO REMOTO NA PESQUISA GEOMORFOLÓGICA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTONINA, PARANÁ

O SENSORIAMENTO REMOTO NA PESQUISA GEOMORFOLÓGICA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTONINA, PARANÁ O SENSORIAMENTO REMOTO NA PESQUISA GEOMORFOLÓGICA: APLICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE ANTONINA, PARANÁ Silva, J.M.F. (UNICENTRO) ; Santos, L.J.C. (UFPR) RESUMO O presente artigo enfatiza o uso do sensoriamento

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2 MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 1 Mestranda na Universidade Federal de Uberlândia/ IG-UFU/MG. (34)3662-5980, bebrand@uai.com.br

Leia mais

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE FRANCA/SP UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE FRANCA/SP UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS EIXO TEMÁTICO: Tecnologias ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL DE FRANCA/SP UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Adervaldo Guilherme Siqueira 1 Andréia Medinilha Pancher 2 RESUMO: Este trabalho teve

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ABIÓTICO DA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA - PARANÁ

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ABIÓTICO DA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA - PARANÁ CARACTERIZAÇÃO DO MEIO ABIÓTICO DA REGIÃO DE PIRAÍ DA SERRA - PARANÁ Rafael Köene (PIBIC/CNPq-UEPG), Mário Sérgio de Melo, e-mail: msmelo@uepg.br, Gilson Burigo Guimarães Universidade Estadual de Ponta

Leia mais

LINEAMENTOS ESTRUTURAIS DA BORDA ORIENTAL DA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ: UM ESTUDO ENTRE CARAMBEÍ E PONTA GROSSA, NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ

LINEAMENTOS ESTRUTURAIS DA BORDA ORIENTAL DA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ: UM ESTUDO ENTRE CARAMBEÍ E PONTA GROSSA, NOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ LINEAMENTOS ESTRUTURAIS DA BORDA ORIENTAL DA BACIA Pereira, D.C. 1 ; Oliveira Filho, R. 2 ; Carneiro, M.M. 3 ; Lima, D. 4 ; Cassol Pinto, M.L. 5 ; 1 UEPG Email:diely.pereira@yahoo.com.br; 2 UEPG Email:renatocadu@hotmail.com;

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

RESUMO. Rafael Carvalho Santos

RESUMO. Rafael Carvalho Santos Riscos e vulnerabilidades Na compartimentação geomorfológica da sub-bacia do rio gaviãozinho, bahia, brasil Rafael Carvalho Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, Brasil rafac.16@gmail.com

Leia mais

GEOMORFOLOGIA E SEDIMENTAÇÃO DO BAIXO CURSO DO RIO BUFADEIRA FAXINAL PR. Palavras-Chave: Geomorfologia Estrutural, Rio Ivaí, Bacia do Paraná.

GEOMORFOLOGIA E SEDIMENTAÇÃO DO BAIXO CURSO DO RIO BUFADEIRA FAXINAL PR. Palavras-Chave: Geomorfologia Estrutural, Rio Ivaí, Bacia do Paraná. GEOMORFOLOGIA E SEDIMENTAÇÃO DO BAIXO CURSO DO RIO BUFADEIRA FAXINAL PR Daiany Duarte Manieri, Universidade Estadual de Maringá/PR - UEM; daiany.manieri@gmail.com.br Fernando Ricardo dos Santos, UEM; frsantos1@hotmail.com

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG)

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG) 209 COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG) Emmanuelle Rodrigues de Nazareth 1 ; Marta Felícia Marujo Ferreira. 2 (1) Geógrafa, Universidade

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP Santos, Caio Augusto Marques dos. Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, Bolsista CNPq. kiomarques@hotmail.com.

Leia mais

GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL

GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL Saulo Roberto de Oliveira Vital 1 ; Gilvonete Maria Araújo de Freitas 2, Jean Carlos Ferreira de Lima 2, Marquilene da

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

Compartimentação Geomorfológica

Compartimentação Geomorfológica III Workshop do Projeto Serra do Mar Compartimentação Geomorfológica como subsidio ao zoneamento Geoambiental da Região metropolitana da Baixada Santista- SP Marcelo da Silva Gigliotti Profª.. Drª.. Regina

Leia mais

Hidrologia Bacias hidrográficas

Hidrologia Bacias hidrográficas Hidrologia Bacias hidrográficas 1. Introdução 2. Bacia hidrográfica 2.1. Definição e conceitos 2.2. Caracterização de bacias hidrográficas 3. Comportamento hidrológico da bacia hidrográfica 3.1. Enxurrada

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS 2016 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CARACTERISTICAS AMBIENTAIS DE ÓBIDOS... 3 2.1 CLIMA... 3 2.2 RECURSOS HÍDRICOS... 4 2.3 SOLOS... 5 2.4 GEOLOGIA... 5

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA DA PAISAGEM GEOMORFOLÓGICA SOBRE A PORÇÃO SUL DA BACIA DO ALTO PIABANHA DO DISTRITO SEDE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ

CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA DA PAISAGEM GEOMORFOLÓGICA SOBRE A PORÇÃO SUL DA BACIA DO ALTO PIABANHA DO DISTRITO SEDE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA DA PAISAGEM GEOMORFOLÓGICA SOBRE A PORÇÃO SUL DA BACIA DO ALTO PIABANHA DO DISTRITO SEDE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ Aluno: Stephany Emiliane L. da Silva Orientador: Marcelo

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO.

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO. COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO. Daniel Araújo Ramos dos Santos¹, Fernando de Morais² ¹Aluno do curso de Geografia; Campus de

Leia mais

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo Geologia e relevo Bases geológicas e Classificação do relevo Bases Geológicas Placas tectônicas Formação geológica brasileira é antiga e estável, pois são escudos cristalinos e bacias sedimentares Essa

Leia mais

FORMAÇÃO DE CANAIS POR COALESCÊNCIA DE LAGOAS: UMA HIPÓTESE PARA A REDE DE DRENAGEM DA REGIÃO DE QUERÊNCIA DO NORTE, PR

FORMAÇÃO DE CANAIS POR COALESCÊNCIA DE LAGOAS: UMA HIPÓTESE PARA A REDE DE DRENAGEM DA REGIÃO DE QUERÊNCIA DO NORTE, PR FORMAÇÃO DE CANAIS POR COALESCÊNCIA DE LAGOAS: UMA HIPÓTESE PARA A REDE DE DRENAGEM DA REGIÃO DE QUERÊNCIA DO NORTE, PR Renato Lada Guerreiro 1,2 ; Mauro Parolin 2 ; Mario Luis Assine 3 ; José Cândido

Leia mais

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS Revista Brasileira de Geomorfologia Ano 9, número (2008) Salgado et al. Produção brasileira em revistas nacionais (200-2005) Produção brasileira em revistas internacionais

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA QUADRÍCULA DE PONTA GROSSA, PR (escala 1: ): UMA ANÁLISE PRELIMINAR VOLKMER, S. 1 RIBEIRO, M. A. G.

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA QUADRÍCULA DE PONTA GROSSA, PR (escala 1: ): UMA ANÁLISE PRELIMINAR VOLKMER, S. 1 RIBEIRO, M. A. G. COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA QUADRÍCULA DE PONTA GROSSA, PR (escala 1:250.000): UMA ANÁLISE PRELIMINAR VOLKMER, S. 1 1 Docente do curso de Geografia, Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo,

Leia mais

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129

UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 Formas de relevo Escarpa: encosta de planalto intensamente dissecada (erodida) Serra: Morros

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE DADOS SRTM PARA ANÁLISES AMBIENTAIS: ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RELEVO DO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ PARANÁ BRASIL 1

A UTILIZAÇÃO DE DADOS SRTM PARA ANÁLISES AMBIENTAIS: ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RELEVO DO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ PARANÁ BRASIL 1 A UTILIZAÇÃO DE DADOS SRTM PARA ANÁLISES AMBIENTAIS: ELABORAÇÃO DE MAPAS DE RELEVO DO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ PARANÁ BRASIL 1 Raniere Garcia Paiva Mestrando em Geografia Universidade Estadual de Maringá ranieregpaiva@gmail.com

Leia mais

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/25.000 Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador - Pesquisador 3 Curso de Geografia,

Leia mais

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos 3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos Nos itens a seguir serão abordados os aspectos geológicos e geotécnicos de maior interesse na área da Barragem de Terra da Margem Esquerda. 3.1. Características Gerais

Leia mais

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO Área: CV ( ) CHSA (x) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060 PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS santos.ufpr@gmail.com PROGRAMA DA DISCIPLINA Introdução Fatores externos responsáveis pela elaboração do

Leia mais

Caracterização Geoambiental e identificação de problemas ambientais nas nascentes do Rio do Campo, Campo Mourão-PR. 1

Caracterização Geoambiental e identificação de problemas ambientais nas nascentes do Rio do Campo, Campo Mourão-PR. 1 SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR 4º SEI-UTFPR 30 de Setembro de 2014 - Câmpus Cornélio Procópio - PR Caracterização Geoambiental e identificação de problemas ambientais nas nascentes do Rio do

Leia mais

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil

Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil 102 Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas... Uso da terra na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai no Brasil Cezar Freitas Barros 1 João dos Santos Vila da Silva 2 Resumo: Busca-se

Leia mais

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo bruno7martins@gmail.com 1 Estrutura Geológica Bacias Sedimentares Acúmulo de sedimentos sobre os escudos Associadas a Combustíveis fósseis Rochas mais porosas, infiltração

Leia mais

HIDROGEOLOGIA DA BACIA DO RIO TAQUARÍ/ANTAS-RS

HIDROGEOLOGIA DA BACIA DO RIO TAQUARÍ/ANTAS-RS HIDROGEOLOGIA DA BACIA DO RIO TAQUARÍ/ANTAS-RS Marcos I. Leão 1, Nelson O. L. Caicedo 1 e Alfonso Risso 1 Resumo O presente trabalho apresenta uma metodologia para a análise hidrogeológica, baseada em

Leia mais

O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA CENOZÓICA DA SERRA GERAL DE GOIÁS (GO/TO/BA): APROXIMAÇÕES INICIAIS

O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA CENOZÓICA DA SERRA GERAL DE GOIÁS (GO/TO/BA): APROXIMAÇÕES INICIAIS O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA Cherem, L.F.S. 1 ; Varajão, C.A.C. 2 ; 1 UFG Email:luis.cherem@gmail.com; 2 UFOP Email:cesarvarajão@gmail.com; RESUMO: Esse trabalho discute a morfodinâmica

Leia mais

NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE

NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE NOTAS SOBRE OS SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE Liliam Rodrigues Ferreira¹, Homero Lacerda² ¹ Graduanda em Geografia, UnUCSEH-UEG, liliamrod@hotmail.com ² Orientador, UnUCSEH-UEG, homerolacerda@yahoo.com.br

Leia mais

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS De modo geral, pode-se concluir que, mais do que o tipo de solo, foi a formação geológica que determinou a forma de ocupação da bacia do Rio das Velhas. A mineração foi, e continua

Leia mais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais

Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 30.448 Mil Reais 5.418.281 Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 1.161.540 mil reais 1.238.307 Mil Reais QUESTÃO

Leia mais

SOLOS. Prof Robert ROC

SOLOS. Prof Robert ROC SOLOS Para o Geólogo, o solo é visto como o produto da alteração das rochas na superfície in: Decifrando a terra Formação e Evolução dos Solos Os solos representam basicamente a ação das forças exógenas

Leia mais

Expansão da cana-de-açúcar na microrregião de Quirinópolis, Goiás

Expansão da cana-de-açúcar na microrregião de Quirinópolis, Goiás Expansão da cana-de-açúcar na microrregião de Quirinópolis, Goiás Adriana Aparecida SILVA (1) ;Selma Simões de CASTRO (2) (1) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal

Leia mais