INFOCONTAB Luca Pacioli

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFOCONTAB Luca Pacioli"

Transcrição

1 1 Nota Número Informativa 26, 29 INFOCONTAB de Dezembro de n.º N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal jfcguimaraes@jmmsroc.pt Propriedade de: Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Rua Comendador Santos da Cunha, 359 Apartado Braga Portugal N.B.: O Portal foi aprovado pelo Conselho Directivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, conforme comunicação por carta n.º DT/083/05, de 11 de Novembro de Índice: Editorial 1 1. Sobre o Portal 2 2. Actividades Pessoais 2 3. História da Contabilidade 3 4. Associativismo 3 5. Investigação 3 6. Revista 3 7. Revista Electrónica INFOCONTAB 4 8. Livros 4 9. Pedido de Colaboração 5 EDITORIAL 2007 ANO NOVO, NOVA CONTABILIDADE(?) Já se passaram quase quatro anos (Janeiro de 2003) desde que a Comissão de Normalização Contabilística (CNC) apresentou ao Governo de então um documento intitulado PROJECTO DE LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA UM NOVO MODELO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA, disponível no site da CNC, prevendo a adaptação das Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) e das Normas Internacionais de Relato Financeiro (NIRF), bem como as respectivas Interpretações (SIC/IFRIC), no âmbito do Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Julho. Posteriormente, a UE publicou diversos Regulamentos de adaptação das NIC/NIRF, dos quais destaco o Regulamento n.º 1725/2003 da Comissão, de 21 de Setembro, o qual confirma a aplicação das NIC/NIRF. Em alguns artigos elaborados até à data, todos disponíveis no Portal INFOCONTAB (n. os 96, 97 e 144), dos quais destaco o n.º 97 sob o título UM NOVO MODELO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL, publicado na revista TOC n.º 38, de Maio de 2003, abordei os principais aspectos relativos à adaptação das NIC/NIRF ao normativo contabilístico nacional. Entretanto, o Decreto-Lei n.º 35/2005, de 17 de Fevereiro, introduziu diversas alterações legislativas, nomeadamente ao Plano Oficial de Contabilidade e clarificou que as NIC/NIRF deveriam aplicar-se já a partir de 1 de Janeiro de 2005, às entidades cujos valores mobiliários estejam admitidos à negociação num mercado regulamentado da UE, mas apenas relativamente às suas contas consolidadas (cerca de 90 em Portugal e na UE). Assim, os relatórios e contas do exercício de 2005 dessas entidades já foram elaboradas de (Continua na página seguinte) Feliz 2007 A Contabilidade é uma das mais belas invenções da mente humana e todo o bom empresário deveria introduzi-la na sua administração. (GOETHE, citado por Martim Noel Monteiro, A Contabilidade e o seu Mundo, Ed. Portugália Editora, 1965)... para se simpatizar com a contabilidade, é necessário conhecê-la primeiramente. (JAIME LOPES AMORIM, in Lições de Contabilidade Geral, Ed. Empresa Industrial Gráfica do Porto, Lda, Porto, 1929, p.12) Uma maior e melhor divulgação da nossa querida disciplina A CONTABILIDADE contribui para o seu enobrecimento. (JOAQUIM CUNHA GUIMARÃES, Setembro de 2005)

2 2 Nota Informativa INFOCONTAB n.º26 EDITORIAL (Cont.) acordo com esse referencial contabilístico. Este assunto abordei-o em artigo sob o título O DL 35/2005 Análise de alguns Aspectos Contabilísticos e Fiscais, publicado no Jornal de Contabilidade da APOTEC n.º 339, de Junho de 2005 e disponível no Portal INFOCONTAB (Artigo n.º 164). A adaptação das NIC/NIRF às PME ainda não está concluída, pois aguarda-se a publicação das Normas Contabilísticas de Relato Financeiro (NCRF), as quais foram apreciadas em Junho de 2006 pelo Conselho Geral da CNC. De notar que o mencionado Projecto da CNC prevê dois níveis de normalização e adaptação: o primeiro, aplicável àquelas empresas com títulos cotados, as quais têm de adoptar as NIC/NIRF no seu estado original (NIC/NIRF Puras ou NIC/NIRF Completas ) e, o segundo nível, o qual comporta as NIC/NIRF adaptadas às PME de acordo com a sua realidade dimensional e exigências de relato financeiro, o que passará pela aprovação das ditas NCRF e pela concepção de um novo normativo contabilístico nacional que deverá conduzir à publicação de um novo POC, que, em princípio, deverá entrar em vigor em 1 de Janeiro de Finalmente, regista-se o impacto na fiscalidade (em sede de IR) da aplicação das NIC/NIRF, e que levou o Governo a nomear um Grupo de Trabalho, por Despacho n.º 2575/2006 (2.ª série) do SEAF, de 23 de Janeiro, o qual já apresentou o seu relatório em Setembro de 2006, mas cujos resultados se desconhecem, pois os mesmos ainda não foram divulgados. De notar, porém, que o art.º 52.º do OE/2007 já prevê algumas alterações ao Código do IRC. Sobre este tema elaborei um artigo sob o título AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE E A FISCALIDADE, publicado no Boletim APECA n.º 123, 4.º Trimestre de 2005 e disponível no Portal INFOCONTAB (artigo n.º 171), o qual também serviu de base à comunicação que apresentei, com o mesmo título, no 2.º Congresso dos TOC, realizado em Lisboa nos dias 3 e 4 de Novembro de 2006, e que suscitou a elaboração de um novo artigo (n.º 206) com o mesmo título e como Adenda que disponibilizo no Portal conforme itens 2 e 7 desta Nota Informativa. É pois, neste contexto, que devemos aguardar que o Governo em 2007 proceda à publicação dos diplomas legais que conduzirão à definição do Novo Normativo Contabilístico Nacional aplicável às PME, daí o título deste editorial. 1. SOBRE O PORTAL 1.1. ACTUALIZAÇÃO DO PORTAL Com esta NOTA INFORMATIVA procedo a mais uma actualização do Portal. qualidade das alterações assim o exigirem, procedo à emissão de Notas Informativas INFOCONTAB LIVROS/LIVROS ANTIGOS COMENTADOS Insisto na informação de que o Portal é de actualização permanente. No entanto, sempre que a quantidade e ou Foi alterado o formato da informação. 2. ACTIVIDADES PESSOAIS 2.1. ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO N.º O "CASAMENTO" ENTRE A CONTABILIDADE E A FISCALIDADE, Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 16, de Janeiro de 2006 e Revista Fiscal.

3 3 Nota Informativa INFOCONTAB n.º26 N.º AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (NIC) E A FISCALIDADE (ADENDA AO 2.º CONGRESSO DOS TOC), Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 16, de Janeiro de HISTÓRIA DA CONTABILIDADE 3.1. DOUTORAMENTO EM CONTABILIDADE EM CURSO O Prof. Dr. Manuel Martins Lourenço, Docente do ISCAL, ROC e TOC, está a desenvolver a sua tese de doutoramento na área da História da Contabilidade, sob o tema HISTÓRIA DO ENSINO DA CONTABILIDADE NO SÉCULO XVIII, O CASO ESPECIAL DA AULA DO COMÉRCIO, FUNDAMENTO DO MÉTODO ACTUAL DO ESTUDO DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL. 4. ASSOCIATIVISMO 4.1. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO (APECA) Novidades e Lembranças Disponibilizo as Novidades e Lembranças da 1.ª Quinzena de Dezembro de INVESTIGAÇÃO 5.1. ARTIGO SOBRE A RSE EM PORTUGAL A revista AECA n.º 75, de Maio/Agosto de 2006, publica um artigo sob o título DESARROLLO Y DIVULGACIÓN DEL CONCEPTO DE RESPONSABILIDAD SOCIAL EN PORTUGAL da autoria do Professor Dr. Fernando Miguel dos Santos Henriques Seabra (ver figura). 6. REVISTAS 6.1. NEWSLETTER AMERICAN APPRAISAL A American Appraisal, de Portugal, Lideres Mundiais em Avaliação e Gestão de Activos desde 1896, acaba de publicar o n.º 1/2006 da Edição Portuguesa (ver figura). Mais informações em ou por em lisboa@americanappraisal.com.

4 4 Nota Informativa INFOCONTAB n.º26 7. REVISTA ELECTRÓNICA INFOCONTAB Na Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 16, de Janeiro de 2007 foram incluídos os dois artigos referidos no capítulo 2 desta Nota Informativa. 8. LIVROS 8.1. LIVRO ANTIGO EM DESTAQUE LIÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL (1929), de Jaime Lopes Amorim. Em artigo sob o título As «Lições de Contabilidade Geral» de Jaime Lopes Amorim publicado no meu livro História da Contabilidade em Portugal Homenagens e Reflexões Ed. Áreas Editora, Lisboa, Janeiro de 2005, pp , salientei a obra de Jaime Lopes Amorim. A seguir transcrevo o primeiro parágrafo que é elucidativo: O livro Lições de Contabilidade Geral, de Jaime Lopes Amorim (Fig. 1), constituiu, sem margem para dúvida, um referencial e um marco histórico na investigação contabilística em Portugal, pois posiciona a Contabilidade numa perspectiva científica e ao nível do ensino superior.. No mesmo contexto, sublinho as palavras do Decano dos Professores Universitários de Contabilidade Portugueses, Professor Doutor Camilo Cimourdain de Oliveira, hoje com 94 anos, (in Lopes Amorim e a Escola do Porto, separata da Revista de Contabilidade e Comércio, Porto, 1984): Pode dizer-se, sem a mínima ofensa da verdade, que a publicação destas «LIÇÔES» marca o início em Portugal da exposição da Contabilidade em termos científicos e de nível universitário. ciência e, como ele diz não uma ciência por favor, mas sim uma ciência de facto, uma ciência de verdade.... /... (...) Sem desprimor, que seria estultícia, para os nomes já então ligados à Contabilidade no nosso País, as publicações até aí vindas a público eram, regra geral, da autoria de práticos e outros estudiosos da Contabilidade, mas as matérias tratadas eram-no sob o ponto de vista prático ou profissional e muito pouco sob o ponto de vista teórico ou científico tal como o próprio Lopes Amorim refere no prefácio das suas «LIÇÕES».... /... A seguir, servindo-se de uma pouca vulgar cultura filosófica, dedica- -se à defesa da tese de que a Contabilidade é uma 1929, data da publicação das suas «LIÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL», não pode, pois, deixar de considerar-se uma data de ouro na evolução dos estudos de Contabilidade no nosso País e o que não é menos importante marca o início da fase científica do ensino da Contabilidade em Portugal.. A obra de Jaime Lopes Amorim foi muito bem destacada numa tese do Mestrado de Contabilidade e Auditoria da Universidade do Minho, apresentada pelo Revisor Oficial de Contas, Amândio Faustino Ferreira Tavares, sob o título INFLUÊNCIA DE JAIME LOPES AMORIM NO DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL.

5 5 Nota Informativa INFOCONTAB n.º26 9. PEDIDO DE COLABORAÇÃO Já conferiu na "Bases de Dados/Pesquisa/Revistas" os artigos que escreveu e foram publicados nas revistas nacionais? Em caso afirmativo, indique eventuais erros para ulterior correcção. Para que o Portal cumpra melhor os objectivos preconizados, agradeço aos colegas que me transmitam informações que julguem oportunas (jfcguimaraes@jmmsroc.pt). P.S.: Divulgue este a quem, eventualmente, possa estar interessado. Braga, 29 de Dezembro de 2006 Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Consulte o Portal INFOCONTAB: O seu endereço está inscrito numa das nossas mailing list. Se pretende ser removido, e não receber mais informações clique aqui.

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Informativa Número 34, INFOCONTAB 18 de Maio de n.º 2007 34 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

As Normas Internacionais de Contabilidade e a Fiscalidade

As Normas Internacionais de Contabilidade e a Fiscalidade As Normas Internacionais de Contabilidade e a Fiscalidade POR: JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Mestre em Contabilidade e Auditoria (U. Minho) Lic. em Gestão de Empresas (U. Minho) Revisor Oficial de

Leia mais

INFOCONTAB-HISTÓRIA. Índice:

INFOCONTAB-HISTÓRIA. Índice: 1 Nota Informativa -HISTÓRIA Número 4, 12 de Março de 2010 n.º 4 NOTA INFORMATIVA -HISTÓRIA Luca P ac io li Portal O Portal da Portugal www.infocontab.com.pt/historia jfcguimaraes@jmmsroc.pt Propriedade

Leia mais

Servindo-nos da nossa motivação para

Servindo-nos da nossa motivação para 46 Contabilidade Em primeiro lugar, lembramos que este tema já foi abordado nos artigos a seguir elencados, todos disponíveis no nosso portal Infocontab, em www.infocontab.com.pt. A investigação sobre

Leia mais

10.º Aniversário ( ) 10.º Aniversário ( ) Programa. 10.º Aniversário ( ) Programa

10.º Aniversário ( ) 10.º Aniversário ( ) Programa. 10.º Aniversário ( ) Programa Joaquim Guimarães, Manuela Malheiro e Mário Guimarães, SROC 10.º Aniversário (1997-2007) www.jmmsroc.pt 1 10.º Aniversário (1997-2007) Programa 1. PUBLICAÇÕES LANÇAMENTO DE 2 LIVROS do sócio-administrador,

Leia mais

InfoContab n.º 16/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

InfoContab n.º 16/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli Página 1 de 6 Infocontab De: "Infocontab.com.pt" Enviado: terça-feira, 27 de Junho de 2006 15:23 Assunto: InfoContab n.º 16 InfoContab n.º 16/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

Leia mais

O Futuro da Normalização Contabilística Nacional. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) CAPÍTULO I NOTAS PRÉVIAS.

O Futuro da Normalização Contabilística Nacional. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) CAPÍTULO I NOTAS PRÉVIAS. 30 anos de normalização contabilística em Portugal (1977/2007) - passado, presente e futuro O Futuro da Normalização Contabilística Nacional O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) POR: JOAQUIM

Leia mais

O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade

O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade O DL 35/2005 Alterações ao Plano Oficial de Contabilidade Introdução O DL 35/2005, de 17 de Fevereiro, transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/51/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho,

Leia mais

Às suas queridas esposas viúvas, D. Manuela Afonso Romão Dias Carneiro e D. Édila Lopes de Sá, respectivamente.

Às suas queridas esposas viúvas, D. Manuela Afonso Romão Dias Carneiro e D. Édila Lopes de Sá, respectivamente. Folha de Rosto Dedicatória Aos meus queridos Mestres/Professores, Rogério Fernandes Ferreira e António Lopes de Sá, falecidos neste ano nos dias 12 de Julho e 7 de Junho, respectivamente. Às suas queridas

Leia mais

As NIC/Novo POC em 2007(?) e a. Fiscalidade. Actualização em Contabilidade e. Fiscalidade CAPÍTULO I NOTAS PRÉVIAS

As NIC/Novo POC em 2007(?) e a. Fiscalidade. Actualização em Contabilidade e. Fiscalidade CAPÍTULO I NOTAS PRÉVIAS Actualização em Contabilidade e Fiscalidade As NIC/Novo POC em 2007(?) e a Fiscalidade ORGANIZÇÃO: Associação Industrial do Minho Joaquim Guimarães, Manuela Malheiro e Mário Guimarães, SROC Direcções de

Leia mais

A Normalização Contabilística em Rogério Fernandes Ferreira. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

A Normalização Contabilística em Rogério Fernandes Ferreira. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães FONTES BIBLIOGRÁFICAS: Homenagem a Rogério Fernandes Ferreira Instituto Superior de Economia e Gestão A Normalização Contabilística em Rogério Fernandes Ferreira Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Revisor Oficial de Contas

Leia mais

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Número Informativa 18, 1 de Agosto INFOCONTAB de 2006 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Informativa Número 38, INFOCONTAB 5 de Julho de n.º 2007 38 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

ENTREVISTA AO BOLETIM CONTABILIDADE E EMPRESAS DO JORNAL VIDA ECONÓMICA. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Junho de 2006

ENTREVISTA AO BOLETIM CONTABILIDADE E EMPRESAS DO JORNAL VIDA ECONÓMICA. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Junho de 2006 ENTREVISTA AO BOLETIM CONTABILIDADE E EMPRESAS DO JORNAL VIDA ECONÓMICA Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Junho de 2006 1- Com a entrada em vigor da oitava directiva, a OROC parece que vai ser esvaziada

Leia mais

Bibliografia Revista TOC Especial SNC

Bibliografia Revista TOC Especial SNC Bibliografia Revista TOC Especial SNC «Norma contabilística e de relato financeiro para pequenas entidades», Avelino Azevedo Antão Publicações: ANTÃO, Avelino e outros (2007): O Sistema de Normalização

Leia mais

CONTABILIDADE EM PORTUGAL

CONTABILIDADE EM PORTUGAL TERCEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA OTOC LISBOA E BRAGA, 17 E 19 DE JUNHO DE 2010 A INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADASD ANA RITA FARIA (ESGHT UNIVERSIDADE

Leia mais

CURRICULUM VITAE EM HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

CURRICULUM VITAE EM HISTÓRIA DA CONTABILIDADE CURRICULUM VITAE EM HISTÓRIA DA CONTABILIDADE JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES MESTRE EM CONTABILIDADE E AUDITORIA (U. MINHO) LIC. EM GESTÃO DE EMPRESAS (U. MINHO) REVISOR OFICIAL DE CONTAS Nº. 790

Leia mais

A Certificação (Legal) das Contas

A Certificação (Legal) das Contas N.º de caracteres:9942 A Certificação (Legal) das Contas Por Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Agosto de 2005 Revista de Contabilidade e Finanças da APPC A Certificação (Legal) das Contas, adiante designada

Leia mais

NOTA DE APRESENTAÇÃO

NOTA DE APRESENTAÇÃO 13 NOTA DE APRESENTAÇÃO A exemplo de outros livros com o mesmo formato, i.e., de colectânea de estudos e artigos de opinião, a maioria deles publicados em revistas e jornais nacionais de contabilidade,

Leia mais

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Informativa Número 60, INFOCONTAB 22 de Janeiro de n.º 2009 60 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão 1 JUSTIFICAÇÃO DO CURSO No âmbito do processo de harmonização contabilística

Leia mais

ORA newsletter. Ministério das Finanças - Despacho n.º 16670/2011, de 12 de Dezembro - Privatização da EDP - fixação do pagamento inicial.

ORA newsletter. Ministério das Finanças - Despacho n.º 16670/2011, de 12 de Dezembro - Privatização da EDP - fixação do pagamento inicial. Assuntos Resumo Fiscal/Legal Dezembro de 2011 1 Verificação das Entradas em Espécie para Realização do Capital das Sociedades 3 Revisores e Auditores 5 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL DEZEMBRO DE 2011 Presidência

Leia mais

O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA

O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA Por Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Agosto de 2006 Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 12, de Setembro de 2006 Fernando Pessoa Em 2005, algumas revistas e jornais nacionais

Leia mais

A nova Comissão de Normalização Contabilística

A nova Comissão de Normalização Contabilística A nova Comissão de Normalização Contabilística Conheça, de forma resumida, os principais aspectos da organização e funcionamento da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) face à publicação do DL

Leia mais

A atual influência da CNC na informação financeira

A atual influência da CNC na informação financeira A atual influência da CNC na informação financeira Ana Maria Rodrigues anarodri@fe.uc.pt Estrutura da apresentação 1. Estrutura da Comissão de Normalização Contabilística (CNC) 2. Qualidade da informação

Leia mais

CURSO BREVE. Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística

CURSO BREVE. Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística CURSO BREVE Impacto fiscal da adopção do Sistema de Normalização Contabilística JUSTIFICAÇÃO DO CURSO Na sequência do Projecto de linhas de orientação para um novo modelo de normalização contabilística,

Leia mais

- FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL -

- FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL - XIII JORNADAS DE CONTABILIDADE E FISCALIDADE DA APOTEC - LISBOA / CULTURGEST / 1 DE MARÇO DE 2007 - - FUTURA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA NACIONAL - 1 TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS... E NÓS SEC IOSCO PORTUGAL

Leia mais

O SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) ÍNDICE NOTAS PRÉVIAS. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães.

O SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) ÍNDICE NOTAS PRÉVIAS. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães. O SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Revisor Oficial de Contas n.º 790 Docente do Ensino Superior Técnico Oficial de Contas n.º 2586 Membro de Júri de Exames

Leia mais

NOTA DE APRESENTAÇÃO. Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado.

NOTA DE APRESENTAÇÃO. Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado. NOTA DE APRESENTAÇÃO Por razões que os leitores certamente compreenderão, este é o livro que nunca gostaria de ter elaborado e ou publicado. Com esta obra pretendo efectuar mais uma homenagem aos meus

Leia mais

Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal (www.infocontab.com.pt). 5.º Aniversário (2005/2010)

Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal (www.infocontab.com.pt). 5.º Aniversário (2005/2010) Título AUTOR Joaquim Fernando da Cunha Guimarães EDIÇÃO Infocontab Edições, Lda. COMPOSIÇÃO, IMPRESSÃO E ACABAMENTOS Candeias Artes Gráficas Braga DEPÓSITO LEGAL 320070/10 Braga Outubro 2010 Dedicatória

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Índice Texto do Aviso Anexo ao Aviso Texto do Aviso O Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de julho de 2002, relativo à aplicação

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação

Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 24/2000 Deveres de Informação Indo de encontro às exigências permanentes de modernização, de eficácia e de simplificação

Leia mais

MEMORANDO N.º 06/2010

MEMORANDO N.º 06/2010 JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Licenciado em Gestão de Empresas (U. Minho) Mestre em Contabilidade e Auditoria (U. Minho) Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial de Contas n.º 2586 Docente

Leia mais

Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal (www.infocontab.com.pt). 5.º Aniversário (2005/2010)

Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal (www.infocontab.com.pt). 5.º Aniversário (2005/2010) Dedicatória Aos meus queridos Mestres/Professores, Rogério Fernandes Ferreira e António Lopes de Sá, falecidos neste ano nos dias 12 de Julho e 7 de Junho, respectivamente. Às suas queridas esposas viúvas,

Leia mais

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2002

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2002 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2002 Aprovado pelo onselho Geral, na reunião de 09 de Julho de 2003 O PRESIDENTE DA OMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO ONTABILÍSTIA António Domingos Henrique oelho Garcia RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Leia mais

O DIREITO DE(O) BALANÇO

O DIREITO DE(O) BALANÇO O DIREITO DE(O) BALANÇO Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Outubro de 2007 Revista Fiscal n.º, de Revista Electrónica INFOCONTAB n.º de O Jornal de Negócios (JN) de 28 de Junho de 2007 destacava na primeira

Leia mais

newsletter Nº 77 JUNHO / 2013

newsletter Nº 77 JUNHO / 2013 newsletter Nº 77 JUNHO / 2013 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Maio de 2013 2 Regime de Caixa em Sede de IVA 3 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL Ministério das Finanças - Decreto-Lei

Leia mais

Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho

Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Decreto-Lei n.º 88/2014 de 06 de junho À margem das soluções de fiscalização contabilística previstas noutros diplomas legais, nomeadamente

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 12.6.2015 C(2015) 3834 final REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO de 12.6.2015 que altera o Regulamento (CE) n.º 809/2004 que estabelece normas de aplicação da Diretiva

Leia mais

DEDICATÓRIA... 2 INTRODUÇÃO HOMEPAGE SOBRE O PORTAL ACTIVIDADES PESSOAIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE...

DEDICATÓRIA... 2 INTRODUÇÃO HOMEPAGE SOBRE O PORTAL ACTIVIDADES PESSOAIS HISTÓRIA DA CONTABILIDADE... ÍNDICE ÍNDICE DEDICATÓRIA.................................... 2 INTRODUÇÃO.................................... 3 1. HOMEPAGE.................................... 5 2. SOBRE O PORTAL...............................

Leia mais

PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS

PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Revisor Oficial de Contas n.º 790 Docente do Ensino Superior Técnico Oficial de Contas n.º 2586 Membro

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2008

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DE 2008 JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Mestre em Contabilidade e Auditoria (Universidade Minho) Licenciado em Gestão de Empresas (Universidade Minho) Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial de Contas

Leia mais

REGULAMENTOS. L 256/4 Jornal Oficial da União Europeia

REGULAMENTOS. L 256/4 Jornal Oficial da União Europeia L 256/4 Jornal Oficial da União Europeia 22.9.2012 REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 862/2012 DA COMISSÃO de 4 de junho de 2012 que altera o Regulamento (CE) n. o 809/2004 no que respeita à informação

Leia mais

InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli Página 1 de 7 Infocontab De: "Infocontab.com.pt" Enviado: sexta-feira, 28 de Abril de 2006 16:28 Assunto: InfoContab n.º 12/2006 InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca

Leia mais

A Contabilidade das Sociedades, de F.V. Gonçalves da Silva (60.º Aniversário) 1

A Contabilidade das Sociedades, de F.V. Gonçalves da Silva (60.º Aniversário) 1 A Contabilidade das Sociedades, de F.V. Gonçalves da Silva (60.º Aniversário) 1 Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Março de 2006 Jornal de Contabilidade da APOTEC INTRODUÇÃO Em Dezembro de 2004, na preparação

Leia mais

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL TERCEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Panegírico a António Lopes de Sá Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS PT 8.8.2013 Jornal Oficial da União Europeia L 213/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) 759/2013 DA COMISSÃO de 30 de abril de 2013 que altera o Regulamento (CE) n. o 809/2004

Leia mais

Apresentação do. Novo Sistema de Normalização Contabilística. 23 de Abril de Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças

Apresentação do. Novo Sistema de Normalização Contabilística. 23 de Abril de Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Apresentação do Novo Sistema de Normalização Contabilística 23 de Abril de 2009 Intervenção do Ministro de Estado e das Finanças Fernando Teixeira dos Santos Senhor Secretário de Estado, Senhor Presidente

Leia mais

A transição para o SNC

A transição para o SNC Formação para Executivos A Aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade A transição para o SNC Abril de 2010 4ª Edição Porto -------------- ----------- 1ª sessão: 20 e 22 de Abril 2ª sessão: 27

Leia mais

Newsletter Número 07/10 Dezembro 2010

Newsletter Número 07/10 Dezembro 2010 Auditoria Conferência da Comissão Europeia sobre Relato Financeiro e Auditoria Fevereiro de 2011 Nos próximos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2011, a Comissão Europeia vai organizar uma conferência sobre matérias

Leia mais

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março Decreto-Lei n.º 69/2004 de 25 de Março * O regime jurídico dos valores representativos de dívida de curto prazo, vulgarmente denominados «papel comercial», foi fixado no Decreto-Lei n.º 181/92, de 22 de

Leia mais

O Balanceamento entre Benefício e Custo no SNC

O Balanceamento entre Benefício e Custo no SNC O Balanceamento entre Benefício e Custo no SNC Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Abril de 2010 Revista de Contabilidade & Finanças da APPC n.º 101, Abr/Jun de 2010, pp. 4-6 Revista Electrónica INFOCONTAB

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PLANO DE CONTAS PARA AS EMPRESAS DE SEGUROS

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PLANO DE CONTAS PARA AS EMPRESAS DE SEGUROS PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR PLANO DE CONTAS PARA AS EMPRESAS DE SEGUROS Nos termos do disposto no Artigo 242.º do Decreto-Lei n.º 94-B/98, de 17 de Abril, compete ao Instituto de Seguros de Portugal

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Fiscalidade

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Fiscalidade INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 23/10/2013 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 26/2/2014 Ficha de Unidade

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 10/2005 (Altera os Regulamentos da CMVM no 7/2001 e n.º 4/2004 relativos ao Governo das Sociedades e a Deveres de Informação)

Regulamento da CMVM n.º 10/2005 (Altera os Regulamentos da CMVM no 7/2001 e n.º 4/2004 relativos ao Governo das Sociedades e a Deveres de Informação) Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 10/2005 (Altera os Regulamentos da CMVM no 7/2001 e n.º 4/2004 relativos ao Governo das Sociedades e a Deveres

Leia mais

A evolução da normalização contabilística e a sua contribuição para a transparência dos mercados

A evolução da normalização contabilística e a sua contribuição para a transparência dos mercados Os contributos da investigação e da normalização para a transparência dos mercados Lúcia Lima Rodrigues Professora Catedrática de Contabilidade UMinho CNC EFRAG Academic Panel Agenda Evolução da normalização

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 8/2001 Taxas Com o objectivo de diversificar as fontes de financiamento da CMVM, na sequência de outras decisões

Leia mais

Desafios profissionais: Os profissionais e o SNC. Lúcia Lima Rodrigues

Desafios profissionais: Os profissionais e o SNC. Lúcia Lima Rodrigues Desafios profissionais: Os profissionais e o SNC Lúcia Lima Rodrigues Introdução Breve caracterização do sistema contabilístico português: o SNC Os profissionais e o SNC Desafios/Oportunidades da adopção

Leia mais

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do seu artigo 44. o,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o n. o 1 do seu artigo 44. o, L 178/16 DIRECTIVA 2003/51/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Junho de 2003 que altera as Directivas 78/660/CEE, 83/349/CEE, 86/635/CEE e 91/674/CEE do Conselho relativas às contas anuais

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade Sectorial e Consolidação de Contas

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Contabilidade Sectorial e Consolidação de Contas INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 5/11/2014 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 23/2/2015 Ficha de Unidade

Leia mais

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido / Nome próprio Amândio Amadeu Fernandes Silva Morada Telemóvel Correio electrónico Cartão do Cidadão n.º Data de nascimento 15 de Novembro de 1975 Nacionalidade

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Monteiro da Silva, Carlos Alberto Morada(s) Telefone(s) Correio(s) eletrónico(s) Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento

Leia mais

Panegírico a Rogério Fernandes Ferreira

Panegírico a Rogério Fernandes Ferreira Panegírico a Rogério Fernandes Ferreira Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Julho de 2010 Revista TOC Revista Electrónica INFOCONTAB n.º, de INTRODUÇÃO No passado dia 12 de Julho de 2010, poucos dias após

Leia mais

Contabilidade. Recentemente foi clarificada a data de. DC n.º 29 - Que implicações na apresentação de informação no Relatório e Contas?

Contabilidade. Recentemente foi clarificada a data de. DC n.º 29 - Que implicações na apresentação de informação no Relatório e Contas? TOC Maio 2006 #74 45 Recentemente foi clarificada a data de entrada em vigor da Directriz Contabilística n.º 29 Matérias Ambientais. A Comissão de Normalização Contabilística divulgou que o secretário

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS DIPLOMAS LEGAIS COM IMPACTO A NÍVEL CONTABILÍSTICO

INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS DIPLOMAS LEGAIS COM IMPACTO A NÍVEL CONTABILÍSTICO o m i s s ã o E x e c u t i v a o m i s s ã o RESPOSTAS A ONSULTAS Data 2000.03.01 ASSUNTO: INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS DIPLOMAS LEGAIS OM IMPATO A NÍVEL ONTABILÍSTIO SITUAÇÃO Durante 1999 foram publicados,

Leia mais

Há dez anos que preside

Há dez anos que preside E n t r e v i s t a TOC 115 - Outubro 2009 J o a q u i m d a C u n h a G u i m a r ã e s Conselho Fiscal é um órgão proactivo P o r J o r g e M a g a l h ã e s Joaquim da Cunha Guimarães considera que

Leia mais

"CURRICULUM VITAE" António Augusto Almeida Trabulo

CURRICULUM VITAE António Augusto Almeida Trabulo "CURRICULUM VITAE" de António Augusto Almeida Trabulo I-Identificação Nome: António Augusto Almeida Trabulo Natural da Freguesia de Santo Amaro Concelho de Vila Nova de Foz- Côa Nascido em: 23 de Novembro

Leia mais

Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março *

Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março * Decreto-Lei n.º 69/2004, de 25 de Março * TÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto e âmbito 1 - O presente diploma regula a disciplina aplicável aos valores mobiliários de natureza monetária designados

Leia mais

José Rodrigues de Jesus

José Rodrigues de Jesus José Rodrigues de Jesus Exercício da Actividade de Revisão Legal de Contas por parte de Revisores Oficiais de Contas de outros Estados- -Membros e de pessoas ou entidades de países terceiros Regime decorrente

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso CONTABILIDADE (Diurno e Nocturno) Ano letivo 2011/2012 Unidade Curricular Ética e Deontologia Profissional ECTS 2 Regime Obrigatório Ano 2 Semestre 2º Sem/anual Horas de trabalho globais Docente(s)

Leia mais

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2001

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2001 N RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2001 N Aprovado pelo onselho Geral, na reunião de 5 de Junho de 2002 O PRESIDENTE DA OMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO ONTABILÍSTIA António Domingos Henrique oelho Garcia N RELATÓRIO DE

Leia mais

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE

2º Cicl. curso de mestrado CONTABILIDADE 2009/2010. Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2º Ciclo E Mestrado em Mestrado em FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE 2009/2010 2º Cicl CONTABILIDADE curso de mestrado 2 A Faculdade de Economia da Universidade do

Leia mais

5482 Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2009

5482 Diário da República, 1.ª série N.º de Agosto de 2009 5482 Diário da República, 1.ª série N.º 161 20 de Agosto de 2009 Portaria n.º 941/2009 de 20 de Agosto O Colégio Internato dos Carvalhos é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo que ministra

Leia mais

O Casamento entre a Contabilidade e a Fiscalidade

O Casamento entre a Contabilidade e a Fiscalidade O Casamento entre a Contabilidade e a Fiscalidade Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Dezembro de 2006 Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 16, de Janeiro de 2007 Revista Fiscal Estará o fisco a prejudicar

Leia mais

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2005

C N. C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2005 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2005 Aprovado pelo onselho Geral, na reunião de 28 de Junho de 2006 O PRESIDENTE DA OMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO ONTABILÍSTIA António Domingos Henrique oelho Garcia RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011

C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 CONSELHO DIRECTIVO C ARTA C IRCULAR N.º 00002/2011 DATA DE EMISSÃO: 22-03-2011 ENTRADA EM VIGOR: 23-03-2011 Âmbito: Continente Através da Circular nº 01/2010, de 04-01-2010, foi divulgada a criação de

Leia mais

BIBLIOGRAFIA SOBRE ÉTICA E DEONTOLOGIA

BIBLIOGRAFIA SOBRE ÉTICA E DEONTOLOGIA BIBLIOGRAFIA SOBRE ÉTICA E DEONTOLOGIA 2.º Versão Maio de 2007 Elaborado por: JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Mestre em Contabilidade e Auditoria - Universidade do Minho Pós-Graduado em Contabilidade

Leia mais

Iniciativas Legislativas

Iniciativas Legislativas março de 2016 Iniciativas Legislativas Este documento elenca as iniciativas legislativas que envolvem o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros () e as iniciativas que podem implicar a intervenção

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO PÚBLICO

DIREITO FINANCEIRO PÚBLICO DIREITO FINANCEIRO PÚBLICO PROGRAMA 2015/2016 INFORMAÇÕES GERAIS Cordenador: JORGE BACELAR GOUVEIA Regente: RITA CALÇADA PIRES Ano letivo: 2015/2016 Curso: 1º CICLO Semestre: 1º SEMESTRE ECTS: 6 Contacto

Leia mais

FACTORES QUE INFLUENCIAM A REGULAMENTAÇÃO CONTABILÍSTICA FINANCEIRO EM PORTUGAL

FACTORES QUE INFLUENCIAM A REGULAMENTAÇÃO CONTABILÍSTICA FINANCEIRO EM PORTUGAL FACTORES QUE INFLUENCIAM A REGULAMENTAÇÃO CONTABILÍSTICA FINANCEIRO EM PORTUGAL Objectivos E O RELATO Leonor Ferreira Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Descrever o ambiente em que as empresas

Leia mais

PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE PROJECTO EM SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Domingos Martins Eva Miranda Kátia Lemos

Leia mais

Teoria da Contabilidade I

Teoria da Contabilidade I Teoria da Contabilidade I IV. A introdução ao novo Sistema de Normalização Contabilística Teoria Teoria da Contabilidade e A A normalização Contabilística A A necessidade de uma Estrutura Conceptual?!

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Proposta de Bruxelas, 17.12.2010 COM(2010) 761 final 2010/0366 (COD) REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 485/2008 do Conselho relativo aos

Leia mais

A TRANSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (NIC/IAS NIRF/IFRS / NCRF - NCRF-PE )

A TRANSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (NIC/IAS NIRF/IFRS / NCRF - NCRF-PE ) A NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA, A FISCALIDADE E A INSPECÇÃO TRIBUTÁRIA Famalicão, 27 de Junho de 2007 A TRANSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (NIC/IAS NIRF/IFRS / NCRF - NCRF-PE ) MÁRIO

Leia mais

SNC Casos Práticos Lisboa, 28 de Junho 6, 12 e 19 de Julho

SNC Casos Práticos Lisboa, 28 de Junho 6, 12 e 19 de Julho www.pwcacademy.pt SNC Casos Práticos Lisboa, 28 de Junho 6, 12 e 19 de Julho Academia da PwC 4ª Edição Líderes na formação de executivos no SNC, tendo mais de 90 % dos nossos formandos, considerado a formação

Leia mais

Síntese Anual de Informação Divulgada 2013

Síntese Anual de Informação Divulgada 2013 ZON OPTIMUS, SGPS, S.A. (Sociedade Aberta) Sede Social: Rua Actor António Silva, número 9 Campo Grande, freguesia do Lumiar, 1600-404 Lisboa Número de identificação de Pessoa Coletiva 504.453.513 Capital

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008. Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro

DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008. Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro DOCUMENTO DE CONSULTA PÚBLICA N.º 3/2008 Anteprojecto de Decreto-Lei de transposição da Directiva do Resseguro 23 de Junho de 2008 1. OBJECTO Pelo presente documento o Instituto de Seguros de Portugal

Leia mais

CONFERÊNCIA DE HOMENAGEM À PROFESSORA ANA MARIA RODRIGUES

CONFERÊNCIA DE HOMENAGEM À PROFESSORA ANA MARIA RODRIGUES CONFERÊNCIA DE HOMENAGEM À PROFESSORA ANA MARIA RODRIGUES Evolução da normalização contabilística portuguesa e o apoio aos profissionais de contabilidade Lúcia Lima Rodrigues Professora Catedrática de

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Gestão Ano letivo 2018/19 Unidade Curricular Contabilidade Financeira I ECTS 8 Regime Obrigatório Ano 1.º Semestre 1.º Sem Horas de trabalho globais Docente (s) Ermelinda Conceição Raimundo Oliveira

Leia mais

SNC Casos Práticos. Lisboa, 29 de Setembro, 6, 11 e 18 de Outubro. Academia da PwC. 4ªEdição

SNC Casos Práticos. Lisboa, 29 de Setembro, 6, 11 e 18 de Outubro.  Academia da PwC. 4ªEdição www.pwcacademy.pt SNC Casos Práticos Lisboa, 29 de Setembro, 6, 11 e 18 de Outubro Academia da PwC 4ªEdição Lideres na formação de executivos no SNC, tendo mais de 90% dos nossos formandos, considerado

Leia mais

BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL

BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL 10 2018 3.ºSUPLEMENTO 30 outubro 2018 www.bportugal.pt Legislação e Normas SIBAP BOLETIM OFICIAL DO BANCO DE PORTUGAL Normas e informações 10 2018 3.º SUPLEMENTO Banco

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de Maio de 2002 (OR. en) 2001/0044 (COD) PE-CONS 3626/02 DRS 28 CODEC 544

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de Maio de 2002 (OR. en) 2001/0044 (COD) PE-CONS 3626/02 DRS 28 CODEC 544 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO Bruxelas, 27 de Maio de 2002 (OR. en) 2001/0044 (COD) PE-CONS 3626/02 DRS 28 CODEC 544 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Proposta de Regulamento

Leia mais

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A.

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BALANÇO INDIVIDUAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2001 E 2000 2001 ACTIVO Notas Activo Amortizações Activo 2000 Bruto e Provisões líquido 1. Caixa e disponibilidades

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 31.3.2017 L 87/117 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2017/568 DA COMISSÃO de 24 de maio de 2016 que complementa a Diretiva 2014/65/UE do Parlamento Europeu e do Conselho no que respeita às normas técnicas de regulamentação

Leia mais

Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas

Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas Base de Dados da Publicidade Institucional das Entidades Públicas ENQUADRAMENTO NORMATIVO Margarida Lamy Pimenta 1 Programa do XVIII Governo Constitucional (2009-2013) Comunicação social O Governo dará

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. al d) do n.º 1 do art. 3.º do REBSM; n.º 1 do art. 7 do REBSM

FICHA DOUTRINÁRIA. al d) do n.º 1 do art. 3.º do REBSM; n.º 1 do art. 7 do REBSM FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: CIVA; REBSM - DL n.º 199/96, de 18/10 Artigo: Assunto: al d) do n.º 1 do art. 3.º do REBSM; n.º 1 do art. 7 do REBSM REBSM Transmissão de moedas com interesse numismático, por

Leia mais

InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli Página 1 de 6 Infocontab De: "Infocontab.com.pt" Enviado: terça-feira, 18 de Abril de 2006 17:38 Assunto: InfoContab n.º 11/2006 InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas O Regulamento n.º 9/2000 da CMVM veio com a experiência a revelar-se insuficiente para reger algumas

Leia mais

1 Introdução. 2 Actividades de Fiscalização

1 Introdução. 2 Actividades de Fiscalização PARECER DA COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO SOBRE O RELATÓRIO DE GESTÃO, CONTAS CONSOLIDADAS E RELATÓRIO DE GOVERNO SOCIETÁRIO RELATIVOS AO EXERCÍCIO DE 2012 1 Introdução Nos termos e para os efeitos do

Leia mais