escola, fortalecimento da cidadania, atendimento médico e social na cidade de Florianópolis.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "escola, fortalecimento da cidadania, atendimento médico e social na cidade de Florianópolis."

Transcrição

1

2

3

4

5 AX0003/00-Q5-RL escola, fortalecimento da cidadania, atendimento médico e social na cidade de Florianópolis. d. Foi criado um Grupo denominado Integridade para monitoramento e controle dos atos e comportamentos nos nossos contratos. e. Implantação de um Programa de Inovação I9. f. Inclusão do item Ética e Conduta na avaliação de satisfação do cliente interno Metas para o Próximo Período Manter a nossa atuação em apoio à proteção de direitos humanos no entorno de nossos escritórios e obras com foco nas questões citadas no item anterior: 1) Combater a Violência sexual contra crianças e adolescentes: Manter e expandir para as obras de longa duração o Programa de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes; Manter Fornecedores e Subcontratadas nos treinamentos sobre o tema; Manter e estabelecer parcerias locais com os conselhos municipais, órgãos públicos, ONG e empresas para ampliar o diálogo e apoiar ações de combate nas comunidades do entorno das nossas obras e contratos. 2) Combater o uso de drogas ilícitas e apoio a usuários: Implementado o programa no estaleiro do Rio Grande da ECOVIX e disseminado nas demais obras; Manter Fornecedores e Subcontratadas nos treinamentos sobre o tema; Manter e estabelecer parcerias locais com os conselhos municipais, órgãos de saúde; ONG e empresas para apoiar ações de combate nas comunidades do entorno das nossas obras e contratos, bem como apoiar o tratamento de usuários. 3) Prevenir doenças sexualmente transmissíveis: Manter as campanhas internas de combate ao HIV/Aids e outras doenças transmissíveis; Manter Fornecedores e Subcontratadas nos treinamentos sobre o tema; Manter e estabelecer parcerias locais com os conselhos municipais, órgãos de saúde, ONG e empresas para apoiar ações de combate nas comunidades do entorno das nossas obras e contratos. 4) Ampliar e aprimorar ainda mais nosso mecanismo de resolução de denúncias externas: Manter e melhorar o serviço de Ouvidoria para todas as empresas do Grupo ENGEVIX; Melhorar o diálogo com as partes afetadas por questões de abusos de direitos humanos e atuar nas causas para evitar sua repetição.

6 AX0003/00-Q5-RL PRÁTICAS TRABALHISTAS Política e Objetivos O Grupo ENGEVIX se mantém comprometido com os Princípios Trabalhistas e garante a saúde e segurança dos seus colaboradores e terceirizados por meio de um Sistema de Gestão certificado pela norma OHSAS 18001, que atende a requisitos internacionais de saúde e segurança ocupacionais. Mantida a nossa política conforme Anexo I, com relação a questões trabalhistas. Temas como a liberdade de associação, respeito pelas negociações coletivas e outros temas considerados de grande relevância no nosso setor da indústria, como a igualdade de gêneros, respeito pelas minorias, o combate ao trabalho infantil e ao trabalho forçado e a inclusão de pessoas com deficiência, vem sendo abordados com maior ênfase Avaliação de Riscos De acordo com o nosso Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacionais-SIG, os riscos e impactos à segurança e à saúde dos trabalhadores, inclusive terceirizados, continuam sendo avaliados conforme procedimento específico de Identificação e Caracterização de Aspectos Ambientais e Ocupacionais e Avaliação dos Aspectos e Riscos (M0-PP ). A cada semestre, a alta direção avalia criticamente os indicadores de saúde e segurança e adota decisões relacionadas à melhoria do sistema, bem como correções necessárias. Complementarmente, utilizamos a avaliação de riscos de práticas trabalhistas do nosso setor da indústria que aponta para questões como uso de trabalho escravo ou análogo na cadeia produtiva, bem como o trabalho infantil, discriminação de gênero, discriminação de minorias e uso de drogas ilícitas por parte de colaboradores Implementação As políticas trabalhistas continuam sendo implementadas e mantidas por meio de treinamentos e monitoradas por meio de auditorias internas, Ouvidoria e Certificação Externa, Anexo III (Recertificação em Outubro de 2015 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini FCAV e IQNet). Mantemos uma estrutura de apoio e fiscalização da segurança e saúde do trabalhador que conta com engenheiros e técnicos de segurança, assim como médicos e enfermeiros do trabalho, que atuam continuamente nos escritórios e obras para atender à legislação trabalhista. Oferecemos planos de saúde aos nossos colaboradores e pronto atendimento em caso de emergências médicas. Além disso, oferecemos preventivamente a ginástica laboral, tanto em escritórios quanto em ambientes de obras. Foi mantido, implementado e disseminado a todos os colaboradores o Código de Conduta, Anexo IV, que continua a abordar de maneira mais abrangente e explícita os princípios trabalhistas..

7 AX0003/00-Q5-RL Nossa principal norma de gestão de contratos (M0-NA ), revisada em 2013, está sendo auditada com frequência determinada a fim de verificar nos contratos se os requisitos de proteção aos direitos trabalhistas. A não discriminação está prevista em nossos procedimentos de gestão e todos os colaboradores são informados acerca dos seus direitos e deveres já no processo de integração. Nossos gestores são treinados periodicamente em questões de respeito aos direitos humanos e trabalhistas envolvendo temas como assédio moral e sexual, bem como cuidados relativos à não cumplicidade em casos de discriminação de gênero, raça ou qualquer outra condição de diferenciação que não seja baseada em aspectos técnicos e de merecimento no trabalho Metas para o Próximo Período Para o ano de 2016, pretendemos continuar com as seguintes metas visando o aprimoramento das Práticas Trabalhistas do GRUPO: 1) Intensificar o treinamento sobre o novo Código de Conduta a todos os colaboradores e gestores, informando-os sobre seus direitos e deveres, bem como sobre os canais de resolução de queixas disponíveis a todos. 2) Ampliar o combate ao trabalho escravo ou análogo e Trabalho infantil na cadeia produtiva: Incluir nos critérios de seleção de fornecedores e subcontratadas a consulta ao cadastro de empresas envolvidas nesse tipo de infração, evitando assim sua contratação; Estabelecer cláusulas contratuais mais claras e sanções mais duras com relação a esse tipo de abuso por parte de fornecedores e subcontratadas; Incluir fornecedores e subcontratadas nos treinamentos de conscientização em direitos trabalhistas para colaboradores e gestores. 3) Fortalecer os programas de prevenção de acidentes: Aprimorar os atuais programas de prevenção de acidentes, mediante a contratação de consultorias especializadas e validadas pelo mercado; Incluir fornecedores e subcontratadas nos treinamentos sobre o tema. 4) Combater ao uso de drogas ilícitas e apoio a colaboradores usuários: Disseminação do programa piloto de combate ao uso de drogas ilícitas às principais obras do GRUPO; Estabelecer parcerias locais com os conselhos municipais relacionados ao uso de drogas e à saúde, órgãos públicos da área de saúde, ONG s e empresas para apoiar ações voltadas ao tratamento de colaboradores usuários. 5) Prevenir doenças sexualmente transmissíveis entre os colaboradores: Manter as campanhas internas de combate ao HIV/Aids e outras doenças transmissíveis; Estabelecer parcerias locais com os conselhos municipais de saúde, órgãos públicos de vigilância epidemiológica, ONG s e empresas para apoiar ações de prevenção e combate junto aos colaboradores.

8 AX0003/00-Q5-RL ) Ampliar e aprimorar ainda mais nosso mecanismo de Ouvidoria: Ampliar a campanha de comunicação para que alcance de forma eficaz todos os nossos colaboradores, terceirizados e subcontratados; Dialogar com as partes afetadas por questões de abusos de direitos trabalhistas e atuar nas causas para evitar sua repetição. 4 - PRINCÍPIOS AMBIENTAIS Política e Objetivos A proteção ao meio ambiente está fortemente enraizada na cultura do Grupo ENGEVIX. Possuímos um sistema de Gestão Ambiental certificado pela NBR ISO desde 2004 e auditada anualmente, Anexo V Avaliação de Riscos Nosso Sistema de Gestão Ambiental mantem o levantamento dos aspectos, riscos e impactos envolvidos nas nossas atividades, tanto em escritórios quanto em ambientes de obras. Possuímos equipes especializadas em todos os locais onde atuamos composta por engenheiros e técnicos de meio ambiente, que aplicam periodicamente listas de verificação de meio ambiente para verificar a conformidade dos processos. Medidas de ação corretiva são adotadas sempre que se verificam desvios significativos na conduta ou nos procedimentos adotados. Os riscos ambientais mais comuns variam de acordo com o tipo de empreendimento, porém nossos projetos seguem a legislação brasileira e são sempre precedidos de estudos de impactos ambientais, o que nos permite prevenir os riscos, monitorar possíveis impactos e corrigir possíveis problemas de imediato Implementação Com relação aos requisitos ambientais, na revisão do nosso Código de Conduta, Anexo IV, foram incluídas responsabilidades específicas relacionadas à proteção do meio ambiente, conforme mencionado anteriormente no relatório AX0003/00-Q5-RL Nossa norma de gestão de contratos mantem, além da obrigatoriedade do levantamento aspectos, riscos e impactos ambientais, a realização de um diagnóstico inicial das áreas e instalações, bem como, um estudo da documentação existente sobre a área de cada projeto, visando o mapeamento das condições de degradação inicial. A mesma ação é obrigatória ao final da obra visando inibir passivos ambientais. Durante todo o período da obra, todos os contratos são auditados semestralmente pela equipe corporativa de meio ambiente com base nos requisitos da NBR ISO Sistemas de Gestão Ambiental e na legislação federal, estadual e municipal aplicável, especialmente com relação ao tratamento e destinação de resíduos, emissão de Fumaça Preta (De acordo com a escala de Ringelmann ou teste de opacidade) e verificação de Documentação de Origem Florestal.

9 AX0003/00-Q5-RL Além disso, utilizamos várias práticas de sensibilização para questões ambientais através de treinamentos para os funcionários, disseminação de boletins informativos, diálogos de meio ambiente e disseminação de boas práticas. Com relação ao uso de recursos finitos, incentivamos o consumo consciente de água, energia elétrica, papel e outros recursos de uso intensivo e promovemos a reciclagem de materiais em todas as nossas instalações Metas para o Próximo Período Para 2016 pretendemos concentrar nossa atuação de meio ambiente nas seguintes ações: 1) Ampliar as ações de educação ambiental e consumo consciente tanto internamente quanto envolvendo comunidades do entorno; 2) Incentivar o uso de tecnologias ambientalmente amigáveis em nossos projetos, inclusive por parte de nossas subcontratadas; 3) Aprofundar estudos sobre Mecanismos de Desenvolvimento Limpo para um controle de emissões GEE mais eficiente. 5 - PRINCÍPIOS ANTICORRUPÇÃO Política e Objetivos O combate à corrupção é considerado por nós um tema de alta relevância para o sucesso do nosso negócio e para o desenvolvimento sustentável das localidades onde atuamos, pois se trata de uma grave barreira à definição de políticas e práticas adequadas de gestão pública, resultando em desvio de recursos e na drástica diminuição do investimento social. Este tema é tratado em nossa política, Anexo I, quando nos referimos à Responsabilidade e Integridade da Gestão. Consideramos que para atingir nossos objetivos de negócio, é fundamental cumprir rigorosamente nossos compromissos legais e éticos, especialmente as leis de combate à corrupção, afastando-nos de práticas e de relacionamentos duvidosos. Nesse sentido, procuramos no atual período incluir em nossas normas e procedimentos requisitos específicos de combate à corrupção que apresentaremos a seguir, fortalecendo e ampliando nosso canal de denúncias Avaliação de Riscos A avaliação de riscos de corrupção é realizada por meio de dois níveis de auditoria. O primeiro nível é composto por equipe de auditoria do Sistema Integrado de Gestão, responsável por verificar a conformidade entre as práticas e os procedimentos previstos. O segundo nível, é composto por equipe do Grupo Integridade e envolve auditorias internas e externas especializadas no combate a atos ilícitos, fraudes e outros desvios, com foco em áreas de maior risco de envolvimento, utilizando-se de verificações e comparações internas para garantir a coerência com o compromisso anticorrupção.

10 AX0003/00-Q5-RL No atual período, nosso setor de auditoria financeira passou por uma reestruturação e renovação da equipe, por meio da contratação de pessoas com experiência no combate a fraudes e outros tipos de desvios de recursos, dando maior consistência às práticas anticorrupção, inclusive pela usa maior capacidade em detectar e evidenciar possíveis casos Implementação Muito embora já houvesse em nossos códigos anteriores referências a condutas fraudulentas, incluímos explicitamente na nova versão do nosso Código de Conduta, Anexo IV, referências à legislação brasileira de combate à corrupção e condutas específicas relacionadas à gestão financeira e ao recebimento e oferta de brindes. No campo das práticas anticorrupção, visando a reduzir as possibilidades de corrupção interna e externa, foi criado um comitê específico para o tratamento desse tipo de questão, previsto na nova versão do nosso Código de Conduta e demonstrado anteriormente no relatório AX0003/00-Q0-RL Portanto, ao receber uma denúncia relacionada á corrupção, nosso serviço de Ouvidoria a encaminha imediatamente para o Comitê de Fraudes que tem autonomia para investigar e relatar à alta gestão o envolvimento de colaboradores, gestores e parceiros em condutas ilegais. Além disso, a política de combate à corrupção vem sendo implementada por meio de treinamentos de conscientização aplicados inicialmente ás áreas de maior risco de envolvimento em possíveis casos, que serão estendidos a todos os nossos colaboradores e gestores no próximo período Metas para o Próximo Período Para 2016 pretendemos alcançar as seguintes metas relacionadas com combate á corrupção: 1) Aprofundar o uso de práticas previstas por protocolos legais internacionais de combate á corrupção, por meio da participação em iniciativas voluntárias de combate à corrupção; 2) Estender os treinamentos de combate à corrupção a todos os nossos colaboradores, subcontratadas e parceiros; 3) Revisar nossa norma de elaboração de contratos (M0-NA-0013-M) para incluir avaliação de envolvimento de possíveis fornecedores e subcontratadas em casos de corrupção, a fim de evitar a sua contratação e estimular a adoção de práticas legais em nossa cadeia produtiva; 4) Aperfeiçoar a equipe do Grupo Integridade.

11 AX0003/00-Q5-RL MEDIÇÃO DOS RESULTADOS Direitos Humanos A medição de resultados dos nossos programas e ações visando a preservação de Direitos Humanos vem sendo realizada por meio do monitoramento dos dados, reclamações e denúncias: a. Evidência da divulgação da renovação de compromisso com as ações sociais Informativo Corporativo nº 116 de Janeiro de 2015.

12 AX0003/00-Q5-RL b. Evidência de disseminação e comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (veja o nosso Portal do Colaborador) c. Resultados obtidos no Programa de Prevenção de Álcool e Outras Drogas Não houveram modificações significativas d. Evidencia de Treinamento incluindo os Subcontratados:

13 AX0003/00-Q5-RL Práticas Trabalhistas a. Evidência da divulgação e treinamento de colaboradores - Código de Conduta b. Evidencia de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil apresentada conforme item 6.1a e 6.1b

14 AX0003/00-Q5-RL c. Evidencia do conteúdo programático aplicado no treinamento do Procedimento de Produção Corporativo M0-PP-0102 Programa de Saúde e Qualidade de Vida d. A proteção aos direitos trabalhistas é monitorada por meio de auditorias internas e externas de conformidade, realizadas semestralmente, envolvendo os processos de RH e medição de Satisfação: e. Através do nosso Programa de Monitoramento e Gestão Corporativo, monitoramos mensalmente indicadores de qualidade da água, níveis de ruído ambiental, conforto térmico, qualidade do ar, número de acidentes, afastamentos do serviço e iluminação no ambiente de trabalho.

15

16

17 AX0003/00-Q5-RL ANEXO I POLÍTICA

18 AX0003/00-Q5-RL POLÍTICA É compromisso do Grupo ENGEVIX compatibilizar as suas atividades com a melhoria continua da Qualidade, a prevenção de impactos ao Meio Ambiente e aos riscos de segurança, a melhoria da saúde ocupacional, sempre de forma continuada, através de ações promovidas junto a sua força de trabalho e a seus associados, fornecedores, parceiros e terceiros, respeitando os direitos humanos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Este compromisso implica no cumprimento da legislação, das normas e dos requisitos contratuais, de acordo com os seguintes princípios: Satisfação de clientes Adoção de práticas e tecnologias que agreguem valores aos contratos com padrões de excelência satisfazendo as soluções socioambientais de engenharia, o prazo, o custo e a qualidade. Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Trabalhar de forma preventiva no desenvolvimento de projetos, na proteção do ser humano, do meio ambiente e público de interesse, assegurando a eficiência e eficácia do sistema de gestão. Educação e Motivação Educar, capacitar e conscientizar os empregados, colaboradores, associados, fornecedores e parceiros para as questões de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social. Responsabilidade e Integridade Atender a todas as normas, regulamentos, requisitos legais e contratuais e boas práticas internacionais, e, quando possível, superá-los. Redução e Prevenção Racionalizar a utilização de recursos naturais em todas as suas atividades e prevenir os riscos ambientais, de saúde e segurança da força de trabalho e da comunidade Melhoria Contínua Buscar a excelência e a melhoria contínua da qualidade e produtividade de produtos e processos mais seguros ao ser humano, menos agressivos ao meio ambiente e integrados à comunidade.

19 AX0003/00-Q5-RL ANEXO II ANÁLISE CRÍTICA 1ºSEMESTRE 2015 (pgs. 22 a 26)

20 AX0003/00-Q5-RL

21 AX0003/00-Q5-RL

22 AX0003/00-Q5-RL

23 AX0003/00-Q5-RL

24 AX0003/00-Q5-RL

25 AX0003/00-Q5-RL ANEXO III CERTIFICADO OHSAS 18001

26 AX0003/00-Q5-RL

27 AX0003/00-Q5-RL ANEXO IV CÓDIGO DE CONDUTA

28 AX0003/00-Q5-RL

29 AX0003/00-Q5-RL ANEXO V CERTIFICADO ISO 14001

30 AX0003/00-Q5-RL

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os Código de Conduta 2 A Metalex: Através de melhorias contínuas e de comprometimento permanente com objetivos e metas; buscar as soluções mais adequadas, visando atender as necessidades e a confiança de

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

RIEN SERVIÇOS MÉDICOS E NEFROLÓGICOS LTDA. COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COP PACTO GLOBAL PERÍODO: DE 24/12/2015 À 24/12/2016

RIEN SERVIÇOS MÉDICOS E NEFROLÓGICOS LTDA. COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COP PACTO GLOBAL PERÍODO: DE 24/12/2015 À 24/12/2016 RIEN SERVIÇOS MÉDICOS E NEFROLÓGICOS LTDA. COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COP PACTO GLOBAL PERÍODO: DE 24/12/2015 À 24/12/2016 DEZEMBRO DE 2016 DECLARAÇÃO DE APOIO CONTINUADO PELO DIRETOR EXECUTIVO Rio de Janeiro,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

Avaliação socioambiental de fornecedores

Avaliação socioambiental de fornecedores Avaliação socioambiental de fornecedores IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: CNPJ: Material/serviço que fornece: Responsável pelas informações: Cargo: Telefone: E-mail: Questionário Gostaríamos de conhecer

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR BB TURISMO CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1. I N T R O D U Ç Ã O O Código de Conduta do Fornecedor da BB Turismo estabelece requisitos para relacionamento de negócios com

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1

PREMIER AMBIENTAL COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO PACTO GLOBAL ONU - 2016 COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 1 PERFIL DA EMPRESA A Premier Ambiental é uma empresa de Consultoria em Gerenciamento de Requisitos Legais, implantação e manutenção

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICATTION ON PROGRESS - COP São Paulo 2016 1.Apresentação Situada em posição estratégica na Vila Guilherme - Zona Norte de São Paulo a A.S. Transportes Ltda. é uma empresa

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 21/06/2018 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Políticas Corporativas

Políticas Corporativas 1 IDENTIFICAÇÃO Título: Restrições para Uso: POLÍTICA DE CONTROLES INTERNOS Acesso Controle Livre Reservado Confidencial Controlada Não Controlada Em Revisão 2 - RESPONSÁVEIS Etapa Área Responsável Cargo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Unidades Gestoras: Diretoria de Gestão Estratégica e Controladoria - DIGEC Superintendência de Controladoria SUCON Área de Gestão de Capital e Riscos - ARGER

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016 06.07.2018 As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 2 1. OBJETIVO 2 2. ABRANGÊNCIA 2 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental de Responsabilidade Socioambiental IB Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda Página 1 Sumário 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 2 3. Abrangência... 2 4. Princípios... 2 4.1 Transparência...

Leia mais

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE - CTNS. Guilherme Velloso Leão Diretor Executivo ABRAPP Área de Sustentabilidade

GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE - CTNS. Guilherme Velloso Leão Diretor Executivo ABRAPP Área de Sustentabilidade GUIA DE MELHORES PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE - CTNS Guilherme Velloso Leão Diretor Executivo ABRAPP Área de Sustentabilidade Principles for Responsible Investment (PRI): Investidores institucionais têm

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERGUNTA 1 - A companhia possui uma ou mais políticas corporativas em relação à erradicação do trabalho

Leia mais

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade

PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PAINEL 2 GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS ESTATAIS - Metodologia de Avaliação de Integridade PALESTRANTE: SÉRGIO SEABRA - SECRETÁRIO FEDERAL DE CONTROLE INTERNO-ADJUNTO Programa de Integridade: Conceito É um

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE

POLÍTICA DE CONFORMIDADE Sumário 1. OBJETIVO... 1 2. ABRANGÊNCIA... 1 3. DEFINIÇÕES... 1 3.1 Conformidade... 1 3.2 Estrutura Normativa Interna... 1 3.3 Programa de Integridade... 1 4. PRINCÍPIOS E DIRETRIZES... 1 4.1 Princípios

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Norma de Referência Selo de Certificação de Qualidade

Norma de Referência Selo de Certificação de Qualidade Histórico das alterações: Nº Revisão Data de alteração Sumário das Alterações 00 17.02.2017 Emissão inicial do documento. 01 25.05.2017 As alterações encontram-se sublinhadas: - Item 3: detalhamento de

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE VALOR. Correlações

ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE VALOR. Correlações 93 ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 7.4.2 - Determinação da direção de uma organização rumo à responsabilidade social Estratégia e Análise G4-1 e G4-2 PROPOSTA DE VALOR 4.2 Accountability, 5.2 Reconhecimento

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001

SOCIOAMBIENTAL CODIGO POL-0001 SOCIOAMBIENTAL 2/8 SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 3 1. OBJETIVO 3 2. ABRANGÊNCIA 3 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO 3 4. RESUMO DA REVISÃO 3 5. GLOSSÁRIO 3 PARTE II CONTEÚDO 5 1. INTRODUÇÃO 5 2. DIRETRIZES 5 3/8

Leia mais

Índice de conteúdo GRI GRI

Índice de conteúdo GRI GRI Índice de conteúdo GRI GRI 102-55 De acordo com a opção Essencial das Normas GRI GRI Standard Disclosure Pagina e/ou link GRI 101: Fundamentos 2016 Conteúdos gerais GRI 102: Perfil Conteúdospadrão 2016

Leia mais

O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social

O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Securitas Portugal O Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Agosto de 2016 1 O Sistema de Gestão da Responsabilidade Social A SECURITAS desenvolveu e implementou um Sistema de Gestão de aspetos de

Leia mais

Política de Prevenção a Fraudes

Política de Prevenção a Fraudes Política de Prevenção a Fraudes Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política tem como objetivo ser um dos pilares que visam assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução Em cumprimento à Resolução CMN 4.327 a FOCO DTVM desenvolveu uma Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA em acordo com as melhores práticas

Leia mais

RELATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO

RELATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO RELATÓRIO DE COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO 2012 COMPROMISSO COPASTUR 10 PRINCIPIOS DO PACTO GLOBAL Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente CRITÉRIO

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Introdução O Banco Cargill, como um dos principais bancos presentes hoje no agronegócio, entende o seu papel como disseminador, por meio de seus produtos, serviços

Leia mais

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA

Auditoria Interna em Sistema de Integridade. Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Auditoria Interna em Sistema de Integridade Rodrigo Fontenelle, CGAP, CRMA, CCSA Agenda Governança Integridade (Compliance) Papel da Auditoria Interna 2 Interação entre Instrumentos Governança Gestão de

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental Sumário 1. OBJETIVOS... 3 2. PRINCÍPIOS... 3 3. DIRETRIZES... 4 4. GOVERNANÇA CORPORATIVA... 5 4.1. Diretor Executivo... 5 4.2. Departamento de Crédito e Risco...

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas

Pacto Global das Nações Unidas Pacto Global das Nações Unidas Comunicação de Progresso - 2017 10 princípios do Pacto Global da ONU Página 1 de 11 Sumário 1 INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS...04 2 MENSAGEM DA ALTA DIREÇÃO...05 3 OS PRINCÍPIOS

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO

POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO POLÍTICAS DOS ÓRGÃOS DE GESTÃO Processo Sustentabilidade Sub-Processo Sustentabilidade Emissão Código 25/05/2018 POG.10.000.R10 br.ccb.com Informação Confidencial Propriedade do CCB Brasil 1 1. OBJETIVO

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A.

Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A. Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco da China Brasil S.A. Maio / 2019 1 1. OBJETIVOS A Política de Responsabilidade Socioambiental ( PRSA ou Política ) tem o objetivo de estabelecer os

Leia mais

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão

Certificado. Missão da Rosenberger. Visão da Rosenberger. Missão e Visão Missão e Visão Missão da Rosenberger O cliente está no centro nosso pensar e agir Pensamento orientado à inovação para o benefício de nossos clientes Garantia de empregos seguros em um ambiente de trabalho

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 3.0 30/11/2018 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Conceitos... 3 3 Referências... 4 4 Princípios... 4 5 Diretrizes... 4 5.1 Diretrizes gerais...

Leia mais

Pacto Global da ONU Comunicação do Progresso

Pacto Global da ONU Comunicação do Progresso Pacto Global da ONU Comunicação do Progresso Agosto/2016 QPRO Soluções Integradas Ltda. www.qpro.com.br info@qpro.com.br Unidade Barueri Unidade Sorocaba Al. Caiapós, 571 Av. Jerome Case, 2.600 Galpão

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental 13/09/017 Política de Responsabilidade Socioambiental Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1909 - Vila Nova, São Paulo SP 13/09/017 ÍNDICE 1. Disposições Gerais...3. Propósito...4 3. Partes Responsáveis...4

Leia mais

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços Famílias Todos Todos Todas Critério SMS Critério CONJUNTO DE REQUISITOS DE SMS PARA CADASTRO CRITÉRIO DE NOTAS DO SMS Portal do Cadastro SMS MEIO AMBIENTE Certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 A QUEM SE APLICA...2 3 POLÍTICA... 2 3.1 Princípios... 2 3.2 Compromissos... 4 3.3 Diretrizes estratégicas... 4 4 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção.

Possuem parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos de produção. Relatório 2013 SUSTENTABILIDADE Nossas empresas e as respectivas áreas de Engenharia, atendem ás exigências mercadológicas, porém adotam o respeito à sustentabilidade ambiental, através de projetos e inovações

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental 1.0 PROPÓSITO A Política de Responsabilidade Socioambiental ( PRSA ) do Banco CNH Industrial Capital S.A. tem, como finalidade, estabelecer princípios e diretrizes que norteiem as ações da Instituição

Leia mais

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar :

Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Origem da norma 1-Objetivos Especificar os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo à organização desenvolver e implementar : Política e objetivos alinhados com os requisitos legais e outros

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA ANEXO B - EXEMPLO DE PROTOCOLO DE AUDITORIA DO SGA ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA O protocolo de auditoria de sistema de gestão ambiental, apresentado a seguir, foi publicado em GESTÃO

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS

NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS NORMAS DE CONDUTA DE TERCEIROS Estas Normas de Conduta de Terceiros ( Normas ) representam o compromisso do Grupo Avis Budget em promover relações sustentáveis com nossos parceiros de negócios, agentes,

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Curso e- Learning SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA Meio ambiente ISO Qualidade ISO 9000

Curso e- Learning SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA Meio ambiente ISO Qualidade ISO 9000 Curso e- Learning Qualidade ISO 9000 Responsabilidade Social SA 8000? Meio ambiente ISO 14000 Saúde e Segurança OHSAS 18001 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18000, SA 8000 Todos os

Leia mais

PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS COP - COMUNICADO DE PROGRESSO 2015. AX0003/00-Q5-RL-1001-15 Rev. 0 < MAIO 2015> ELABO.: SBMo VERIF.: CF APROV.

PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS COP - COMUNICADO DE PROGRESSO 2015. AX0003/00-Q5-RL-1001-15 Rev. 0 < MAIO 2015> ELABO.: SBMo VERIF.: CF APROV. PACTO GLOBAL DAS NAÇÕES UNIDAS COP - COMUNICADO DE PROGRESSO 2015 AX0003/00-Q5-RL-1001-15 Rev. 0 < MAIO 2015> ELABO.: SBMo VERIF.: CF APROV.: CK AX0003/00-Q5-RL-1001-15 2 ÍNDICE PÁG. 1 - INTRODUÇÃO...

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) 2017 para o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact)

Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) 2017 para o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact) Comunicação sobre Progresso (Communication on Progress COP) 2017 para o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact) Endura Partners Consultoria e Participações Ltda. Brasil Setor de Consultoria

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR ÍNDICE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA AMBIENTAL NEW SPACE FORNECEDORES E O MEIO AMBIENTE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FORNECEDORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

GRC Governança Risco e Compliance

GRC Governança Risco e Compliance GRC Governança Risco e Compliance 2 Implantação do GRC- Governança, Riscos e Compliance Lei das Estatais: 13.303/16 Conceito do GRC Integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a

Leia mais

gri G4-33 G4-1 Mensagem do presidente 10, 11 G4-3 Nome da organização 20 G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços

gri G4-33 G4-1 Mensagem do presidente 10, 11 G4-3 Nome da organização 20 G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços Sumário de CONTEÚDO da GRI gri sem verificação com verificação Conteúdo geral Estratégia e análise G4-1 Mensagem do presidente 10, 11 G4-3 Nome da organização 20 G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

07/06/2015 Imprimir Normalização em Responsabilidade Social das Organizações Interessante Naturlink

07/06/2015 Imprimir Normalização em Responsabilidade Social das Organizações Interessante Naturlink Naturlink Normalização em Responsabilidade Social das Organizações Rita Teixeira d Azevedo A Normalização em Responsabilidade Social das Organizações visa estabelecer um Sistema de Gestão para introduzir

Leia mais

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes?

E se sua Operação... Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? E se sua Operação... Fosse mais ágil e assertiva? Aumentasse a satisfação dos clientes? Tivesse a qualidade certificada? Estruturasse e operacionalize melhor os processos? Aumentasse a performance? Conheça

Leia mais

Pactos, declarações, normas e certificações de Responsabilidade Social Empresarial

Pactos, declarações, normas e certificações de Responsabilidade Social Empresarial Pactos, declarações, normas e certificações de Responsabilidade Social Empresarial O que são e para que servem Tratam-se de instrumentos e ferramentas de gestão da RSE e busca-se torná-las mais integradas

Leia mais

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA Página: 1 de 5 1. OBJETIVO. Este procedimento estabelece as diretrizes para a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade do. 2. REFERÊNCIAS. ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão

Leia mais

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna AUDITORIA INTERNA Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna 2015 Introdução Em 17/11/2015, a Controladoria Geral da União (CGU/PR) emitiu a Instrução Normativa nº 24 que estabelece o conteúdo

Leia mais

Possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais.

Possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. 1. Conteúdo e Introdução O estabelecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) visa a melhoria da Governança Corporativa e considera, de forma integrada, as dimensões econômica, social

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES DISPONÍVEIS PARA VOCÊ 1. MENSAGEM DOS PROPRIETÁRIOS A empresa foi concebida sob pilares de ética nos negócios e valorização do ser humano. Estes são

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 1. OBJETIVO Esta Política de Sustentabilidade ( Política ) tem por objetivo estabelecer os princípios e diretrizes que norteiam as práticas socioambientais da Fibria Celulose

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 SUMÁRIO ITEM DESCRIÇÃO 1. Introdução 3 2. Definições 3 3. Princípios Socioambientais 3 3.1 Recomendações 4 3.2 Comportamentos Não Admitidos 4 4. Diretrizes

Leia mais

A política socioambiental da EXIM CORRETORA DE CÂMBIO é regida pelos seguintes princípios:

A política socioambiental da EXIM CORRETORA DE CÂMBIO é regida pelos seguintes princípios: PRSA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A EXIM CORRETORA DE CÂMBIO entende que quando uma empresa, voluntariamente, adota diretrizes, comportamentos e ações para promoção do bem-estar de seus

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais