PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO CIVIL CONSTITUCIONAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO CIVIL CONSTITUCIONAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL"

Transcrição

1 PROCESSO CIVIL CONSTITUCIONAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

2 1. A CONSTITUIÇÃO E O PROCESSO A Constituição é a regra fundamental do Estado.

3 O processo é o instrumento da atuação estatal e, como ramo do Direito Público, tem por finalidade proteger os direitos fundamentais do cidadão, os quais estão inseridos no texto constitucional.

4 A Constituição Federal estabelece normas processuais vinculadas à democracia com o objetivo de tutelar a liberdade individual.

5 A norma constitucional guarda íntima relação com o direito processual.

6 O Estado protege o cidadão contra possíveis abusos praticados pelos detentores do poder público por intermédio do processo.

7 O processo não disciplina somente a aplicação do direito material, mas é também o instrumento de garantia da liberdade do cidadão diante do Estado.

8 Os direitos e garantias processuais são diretrizes constitucionais processuais que devem estar presentes em qualquer espécie de procedimento.

9 O direito processual constitucional compreende o conjunto de normas e princípios processuais que regulam a jurisdição constitucional no processo civil.

10 Direito constitucional processual Direitos e garantias processuais Direito processual constitucional constitucional Jurisdição

11 2. DIREITO CONSTITUCIONAL PROCESSUAL O Direito Constitucional Processual busca o equilíbrio entre o direito da liberdade e o poder-dever estatal de punir fatos ilícitos.

12 Devemos interpretar as normas processuais à luz dos princípios e das regras constitucionais.

13 3. A INFLUÊNCIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO PROCESSO

14 A influência que o direito constitucional exerce em face do direito processual exterioriza-se por meio dos seguintes princípios:

15 Político O processo tem por objetivo a garantia dos direitos sociais com o mínimo de sacrifício da liberdade individual. Respeita o modelo adotado pelo Estado.

16 Econômico-social O processo deve ser rápido e acessível a todos os segmentos sociais.

17 Teleológico O processo tem como finalidade a busca da verdade real, com a consequente composição da lide e garantia de direitos subjetivos.

18 Axiológico-jurídico O processo tem como valor fundamental a distribuição da justiça e a reafirmação dos valores consagrados pela sociedade por meio da vontade da lei.

19 4. O DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL O objeto de estudo do direito processual constitucional é a investigação dos temas processuais na Constituição Federal.

20 Os institutos de direito processual constitucional encontram-se previstos no texto constitucional e possuem procedimento próprio, que tem por finalidade garantir os preceitos esculpidos na Constituição Federal.

21 PRINCÍPIOS GERAIS DO PROCESSO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1. Devido processo legal - contraditório e ampla defesa Artigo 5º, inciso LV, da CF

22 Princípio do acesso à justiça Artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão grave ou ameaça a direito.

23 Princípio da duração razoável do processo Artigo 5º, inciso LXXVIII - a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantem a celeridade de sua tramitação.

24 Princípio da isonomia Artigo 5º, inciso I, da CF I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição (todos são iguais perante a lei)

25 Princípio do duplo grau de jurisdição Direito a recursos

26 Princípio da publicidade dos atos processuais Artigos 5º, LX e 93, X, da CF LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; X as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros;

27 Princípio da motivação das decisões judiciais Artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação

28 5. Habeas Corpus Artigo 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal LXVIII - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

29 Este writ constitucional está ligado tanto ao processo penal quanto ao processo civil. Exemplo: obrigação alimentícia

30 Ordem de prisão contra devedor de pensão alimentícia Agravo de instrumento (artigo 1.015, parágrafo único, do CPC) Habeas corpus (artigo 5º, inciso LXVIII, da CF)

31 BASE LEGAL O direito de interpor habeas corpus encontra fundamento no artigo 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal; o procedimento é disciplinado pelos artigos 647 a 667 do Código de Processo Penal.

32 Art. 647 do Código de Processo Penal Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

33 Art. 648 do Código de Processo Penal A coação considerar-se-á ilegal: I - quando não houver justa causa; II - quando alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei; III - quando quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo;

34 IV - quando houver cessado o motivo que autorizou a coação; V - quando não for alguém admitido a prestar fiança, nos casos em que a lei a autoriza; VI - quando o processo for manifestamente nulo; VII - quando extinta a punibilidade.

35 Art. 654, 1º, do Código de Processo Penal: A petição de habeas corpus conterá: a) o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o de quem exercer a violência, coação ou ameaça;

36 b) a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça de coação, as razões em que funda o seu temor;

37 c) a assinatura do impetrante, ou de alguém a seu rogo, quando não souber ou não puder escrever, e a designação das respectivas residências.

38 Petição Inicial - Artigo 654 do Código de Processo Penal Distribuída a petição inicial, estes vão conclusos para o Presidente do Tribunal de Justiça, que indicará a Câmara, ou a Turma, que poderá:

39 a) Indeferir de pronto o habeas corpus. b) Recebê-lo, concedendo ou não a liminar, determinando, conforme o caso, expedição de contramandado de prisão, alvará de soltura ou salvoconduto.

40 ATENÇÃO A) Habeas corpus liberatório - expedição de alvará de soltura.

41 ATENÇÃO B) Habeas corpus preventivo = salvo-conduto

42 Incontinenti, será enviada cópia da decisão à autoridade que tiver ordenado a prisão ou tiver o paciente à sua disposição, a fim de juntar-se aos autos do processo.

43 Caso entenda necessário, o juiz (desembargador ou ministro) poderá determinar a notificação do coator a fim de que preste as informações.

44 Intimação do Ministério Público Decorrido o prazo para que a autoridade preste informações, os autos serão enviados ao representante do Ministério Público para que se manifeste. (2ª Instância) (1ª Instância - será intimado das decisão)

45 COMPETÊNCIA A decisão de mandar prender o devedor da pensão alimentícia (por exemplo) é prolatada pelo juízo de primeiro grau. Se o ato coator partir do juiz de direito, o habeas corpus será distribuído no Tribunal de Justiça.

46 VALOR DA CAUSA causa. A petição de habeas corpus não tem valor da DESPESAS Não há despesas.

47 6. Habeas data Habeas data é o instrumento constitucional, mediante o qual o interessado pode exigir o conhecimento de registros e dados relativos à sua pessoa e que se encontrem em repartições públicas ou particulares acessíveis ao público, solicitando o impetrante sua retificação.

48 Artigo 5º, inciso LXXII, da Constituição Federal Conceder-se-á habeas data: a) Para assegurar conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

49 b) Para retificação de dados, quando se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

50 Legitimidade Qualquer pessoa física ou jurídica. Ação personalíssima. Sujeito passivo: qualquer órgão de caráter público.

51 Lei n /97 Artigo 7º Conceder-se-á habeas data: I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público; II - para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; III - para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.

52 A petição inicial deverá ser instruída com prova: I - da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão; II - da recusa em fazer-se a retificação ou do decurso de mais de quinze dias, sem decisão.

53 A inicial será desde logo indeferida, quando não for o caso de habeas data, ou se lhe faltar algum dos requisitos exigidos.

54 Ao despachar a inicial, o juiz ordenará que se notifique o coator do conteúdo da petição, entregandolhe a segunda via apresentada pelo impetrante, com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de dez dias, preste as informações que julgar necessárias.

55 Findo o prazo de dez dias, e ouvido o representante do Ministério Público dentro de cinco dias, os autos serão conclusos ao juiz para decisão a ser proferida em cinco dias.

56 SENTENÇA Na decisão, se julgar procedente o pedido, o juiz marcará data e horário para que o coator: I - apresente ao impetrante as informações a seu respeito, constantes de registros ou bancos de dadas; II - apresente em juízo a prova da retificação ou da anotação feita nos assentamentos do impetrante.

57 Da sentença que conceder ou negar o habeas data cabe apelação. Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito meramente devolutivo.

58 7. Mandado de Injunção Mandado de injunção é a ação constitucional que tem por finalidade, na falta de implementar o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à sabedoria e à cidadania, ou seja, o objetivo dessa ação é suprir a lacuna legislativa.

59 Legitimidade ativa: universal Objetivo: implementar norma constitucional e suprir lacuna no sistema jurídico infraconstitucional referente a um dos objetos previstos no art. 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal.

60 Artigo 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

61 LEI Nº , DE 23 DE JUNHO DE Mandado de Injunção

62 Natureza jurídica É natureza constitucional, instituto de direito processual constitucional, portanto, tem eficácia plena e aplicabilidade direta, imediata e integral, não necessitando de norma que regulamente seus efeitos, nos termos do artigo 5º, 1º, da Constituição Federal.

63 O mandado de injunção é uma garantia instrumental de direitos que não podem ser exercidos por falta de norma regulamentadora, a qual se verifica pela inércia do legislador.

64 É uma garantia ao exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas

65 A inexistência da norma regulamentadora gera a necessidade de o direito genérico previsto na Constituição tornar-se comando individual e concreto com o intuito de efetivar o caso apresentado ao Poder Judiciário.

66 A Autora tem 25 (vinte e cinco) anos de atividade como oficial de justiça federal e pretende se aposentar antes de completar 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, haja vista a mesma exercer atividade perigosa. Ela entrou com pedido de aposentadoria especial perante a autoridade competente, informando que durante todo o tempo em que prestou os serviços na vara da justiça criminal, entregou mandados de citação em locais perigosos e que, nos moldes do texto constitucional, tem direito a aposentadoria especial.

67 Ocorre que o pedido foi negado pela autoridade competente sob a alegação de que no âmbito do judiciário federal, não foi editada lei regulamentadora da matéria e que esta regulamentação é de competência do Supremo Tribunal Federal. Inconformada, a Autora vem a juízo pedir que seja suprida a omissão legislativa e requerer a concessão da aposentadoria especial, visto que a Constituição Federal lhe garante este direito e que os policiais federais gozam desse benefício em virtude de lei especial, e arguir a possibilidade desta lei ser aplicada ao seu caso.

68 A petição inicial deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual e indicará, além do órgão impetrado, a pessoa jurídica que ele integra ou aquela a que está vinculado.

69 Recebida a petição inicial, será ordenada: I - a notificação do impetrado sobre o conteúdo da petição inicial, devendo-lhe ser enviada a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste informações;

70 II - a ciência do ajuizamento da ação ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, devendo-lhe ser enviada cópia da petição inicial, para que, querendo, ingresse no feito.

71 A petição inicial será desde logo indeferida quando a impetração for manifestamente incabível ou manifestamente improcedente. Da decisão de relator que indeferir a petição inicial, caberá agravo, em 5 (cinco) dias, para o órgão colegiado competente para o julgamento da impetração.

72 Findo o prazo para apresentação das informações, será ouvido o Ministério Público, que opinará em 10 (dez) dias, após o que, com ou sem parecer, os autos serão conclusos para decisão.

73 Reconhecido o estado de mora legislativa, será deferida a injunção para: I - determinar prazo razoável para que o impetrado promova a edição da norma regulamentadora;

74 II - estabelecer as condições em que se dará o exercício dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas reclamados ou, se for o caso, as condições em que poderá o interessado promover ação própria visando a exercê-los, caso não seja suprida a mora legislativa no prazo determinado.

75 A decisão terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora.

76 Mandado de Segurança Lei n , de 7 de agosto de 2009 Objetivo: Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

77 O mandado de segurança será concedido para proteger direito líquido e certo sempre que ilegalmente ou com abuso de poder qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade.

78 A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual, será apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instruírem a primeira reproduzidos na segunda e indicará, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições.

79 Exemplos: São Paulo Vara da Fazenda Pública Secretário da Saúde Tupã SP Vara Cível Prefeito da Cidade OBSERVAÇÃO: Figurará no polo passivo a autoridade coatora (Secretário da Saúde)

80 2. Requer a liminar Devemos caracterizar o fumus boni iuris e o periculum in mora para a concessão da liminar. Observação: se houver indeferimento da liminar, devemos interpor agravo de instrumento com pedido de tutela antecipada.

81 Estrutura da Petição Inicial I Dos Fatos II Do Direito III Do Pedido

82 REQUISITITOS IMPORTANTES 1. Imprescindibilidade do medicamento 2. Ausência de outras opções de tratamento (princípio ativo) 3. Atual situação clínica do paciente e o grau da evolução da doença 4. Hipossuficiência financeira do enfermo

83 E se o medicamento não estiver autorizado pela Anvisa ou não fizer parte do rol de medicamentos do SUS? Nesse caso, não se impetrará Mandado de Segurança e sim Ação de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela Provisória de Urgência.

84 Requerer indenização do dano moral in re ipsa. Ao juntar o prontuário médico, requerer sigilo (se for digital, tem uma aba que diz respeito a documentos sigilosos)

85 Art. 189 do CPC. Os atos processuais são públicos, todavia tramitam em segredo de justiça os processos: III - em que constem dados protegidos pelo direito constitucional à intimidade.

86 Artigo 5º, incisos IX e LX, da CF referem-se à intimidade da pessoa no que diz respeito ao sigilo dos atos processuais.

87 Requerer prioridade no andamento processual Artigo do CPC Terão prioridade de tramitação, em qualquer juízo ou tribunal, os procedimentos judiciais: I - em que figure como parte ou interessado pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou portadora de doença grave, assim compreendida qualquer das enumeradas no art. 6 o, inciso XIV, da Lei n o 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE - SAÚDE PÚBLICA AULA: 26 TEMA: MANDADO DE SEGURANÇA PARA OBTEÇÃO DE MEDICAMENTO 1. Qual é a ação judicial cabível? Se o medicamento estiver aprovado

Leia mais

Direito. Processual Penal. Ações de Impugnação

Direito. Processual Penal. Ações de Impugnação Direito Processual Penal Ações de Impugnação Art. 647 CPP: Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES E FORNECEDORES Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Aula 26 Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor O consumidor, sem prejuízo do disposto no

Leia mais

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS DOS DIREITOS Tutela dos direitos e garantias fundamentais Direito e garantia

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir.

Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir. Novembro/2015 Remédio constitucional de natureza penal que visa à proteção da liberdade de ir e vir. Art. 5º, LXVIII conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Parte 2 Profª. Tatiana Constancio -Procedimento: art. 6 o A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Mandado de Injunção Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional MANDADO DE INJUNÇÃO LEI Nº 13.300, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Queridos alunos. O

Leia mais

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Habeas Corpus (HC): REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS REMÉDIOS JURÍDICOS PARA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Habeas Corpus (HC):. Histórico - o habeas corpus pode ser reportado à Magna Carta (1215). Contudo, sua formalização se deu pelo Habeas Corpus

Leia mais

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro

DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS TUTELAS CONSTITUCIONAIS DAS LIBERDADES. Disciplina: Direito Constitucional I Professora: Adeneele Garcia Carneiro HABEAS CORPUS LXVIII - Conceder-se-á habeas corpus sempre

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios autônomos de impugnação Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 5 º, inciso LXVIII da CR/88 e artigo 647 e seguintes do CPP. - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Linhas preliminares sobre os remédios constitucionais Alencar Frederico* Introdução Com o intuito de facilitar a vida dos colegas estudantes é que pensamos nessas linhas. Aqui o

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução histórica 2. Natureza jurídica 3. Referências normativas 4. Legitimidade 5. Finalidade 6. Hipóteses de cabimento Habeas corpus - Tenhas corpo (...) a faculdade concedida

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Habeas Corpus Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Habeas Corpus contra ato de particular. Controvérsia: Habeas Corpus - Exemplo: sujeito é internado em

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Art. 5º, LXXII:

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! MODELO DA PEÇA: ENUNCIADO: Na cidade de Belo Horizonte, existe um grande bairro chamado Venda Nova. O bairro é afastado do centro urbano e mesmo não obtendo nenhum investimento por parte do governo municipal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS DIREITO CONSTITUCIONAL REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Atualizado até 13/10/2015 REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Os remédios constitucionais funcionam como garantias fundamentais, mecanismos prestacionais em defesa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento ou tratamento ora negado pelo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Ainda no artigo 5º da CF. CONCEITO Remédios constitucionais também chamados de tutela constitucional das liberdades. São garantias presentes no artigo 5º da CF que servem para

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco AÇÕES DE IMPUGNAÇÃO REVISÃO CRIMINAL A revisão criminal é uma ação de impugnação exclusiva da defesa Após o trânsito em julgado da sentença condenatória, o condenado por si só

Leia mais

O HABEAS CORPUS. Palavras-chaves: habeas corpus - instituto - admissibilidade - coerção - legitimidade - informalidade do pedido - liberdade.

O HABEAS CORPUS. Palavras-chaves: habeas corpus - instituto - admissibilidade - coerção - legitimidade - informalidade do pedido - liberdade. O HABEAS CORPUS * Marcelo Miranda Ferreira ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho Resumo O intuito deste artigo foi demonstrar que o habeas corpus é um Instituto que se dedica a salvaguardar a liberdade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DIREITOS FUNDAMENTAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

Habeas corpus. Prof. Rodrigo Capobianco Legale

Habeas corpus. Prof. Rodrigo Capobianco Legale Prof. Rodrigo Capobianco Legale O não é um recurso É uma ação de impugnação, uma ação popular constitucional, é, enfim, um remédio constitucional Cabe HC nos dias atuais quando a pessoa humana estiver

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL 1. Princípios fundamentais do processo civil Princípios fundamentais do processo civil são as bases que sustentam essa ciência. 2. Princípios gerais do processo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 0 TJMG Prof. Jean Pitter BANCA: CONSULPLAN O CONCURSO CARGO: Oficial de Apoio Judicial e Oficial Judiciário (Comissário da Infância e da Juventude) ESCOLARIDADE: Ensino médio.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2013.0000621370 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Habeas Corpus nº 0185354-50.2013.8.26.0000, da Comarca de Guarulhos, em que é impetrante/paciente ERENILTON CHAVES ALVES.

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Mandado de Injunção Ação Popular e Mandado de Segurança

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Mandado de Injunção Ação Popular e Mandado de Segurança Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA Mandado de Injunção Ação Popular e Mandado de Segurança 1 Mandado de Injunção Art. 5º, LXXI, da CF: conceder-se-á mandado de injunção sempre

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05

DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 2 Olá pessoal, hoje FINALIZAREMOS - Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos). ART.5º

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna

11/12/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 1 o CPC/2015 O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Parte 4 Professora Karina Jaques DA INSTRUÇÃO E DO JULGAMENTO DAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS Do Habeas-Corpus Art. 86 - Conceder-se-á Habeas-corpus

Leia mais

LEI /2016 COMENTADA E ESQUEMATIZADA Prof. Aristócrates Carvalho. Considerações iniciais. Caros amigos e amigas,

LEI /2016 COMENTADA E ESQUEMATIZADA Prof. Aristócrates Carvalho. Considerações iniciais. Caros amigos e amigas, Considerações iniciais. Caros amigos e amigas, Foi sancionada no último dia 23 de Junho a Lei 13.300/2016, responsável por regulamentar o Mandado de Injunção, instrumento jurídico da maior importância

Leia mais

HABEAS CORPUS E SEU PROCESSO

HABEAS CORPUS E SEU PROCESSO HABEAS CORPUS E SEU PROCESSO 1 HABEAS CORPUS Conceito e natureza Habeas Corpus significa, em bom português, Tome o corpo, que significa, em linhas gerais, que a pessoa presa é apresentada ao Juiz para

Leia mais

GABARITO ERRADO HABEAS DATA

GABARITO ERRADO HABEAS DATA HABEAS DATA LXXII - conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 1. INTRODUÇÃO TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS 2. NÃO-TAXATIVIDADE TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Art. 5, 2º da CF. Os direitos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN

Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Mandado de Segurança RUBENS KINDLMANN Constituição Federal Art. 5º. LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais PJe - Processo Judicial Eletrônico 09/04/2019 Número: 5030518-12.2019.8.13.0024 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara de Feitos Tributários

Leia mais

HABEAS CORPUS com pedido de liminar

HABEAS CORPUS com pedido de liminar EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO CRISTIANO ZANIN MARTINS, brasileiro, casado, advogado inscrito nos quadros da OAB/SP, sob o n.º 172.730;

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA

MANDADO DE SEGURANÇA MANDADO DE SEGURANÇA Previsão constitucional Art. 5º, LXIX da CF LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência julgamento de habeas corpus Prof. Gisela Esposel - Trata-se de uma ação constitucional e propicia o reexame de qualquer tipo de provimento - Verifica-se a celeridade

Leia mais

Remédios FGV Fábio Ramos FGV TJ-AM AUXILIAR JUDICIÁRIO 2013 1.Em relação aos meios de proteção aos direitos individuais, em c aso de prisão ilegal de um indivíduo, duo, o instrumento to legal ade quado

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 2ª Vara de Feitos Tributários do Estado da Comarca de Belo Horizonte Avenida Raja Gabaglia, 1753, Conjunto Santa Maria, BELO HORIZONTE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento ou tratamento ora negado pelo

Leia mais

Locomoção e Habeas Corpus

Locomoção e Habeas Corpus Locomoção e Habeas Corpus Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Locomoção

Leia mais

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS

MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO - SUS Prof. Joseval Martins Viana Curso de Pós-Graduação em Direito da Saúde Judicialização da Saúde A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOME DO IMPETRANTE, brasileiro, casado, advogado, portador da Cédula de Identidade RG n. [...], devidamente inscrito no CPF/MF n. [...],impetrante@e-mail.com.br,

Leia mais

1.1. Origem Inglaterra - Brasil CF/ Conceito

1.1. Origem Inglaterra - Brasil CF/ Conceito 1.1. Origem Inglaterra - Habeas Corpus Act (1679) e ampliação com o New Habeas Corpus Act (1816). Brasil Constituição de 1824 proibia prisões arbitrárias; Código de Processo Criminal de 1832; Carta de

Leia mais

Remédios Constitucionais II. Prof. ª Bruna Vieira

Remédios Constitucionais II. Prof. ª Bruna Vieira Remédios Constitucionais II Prof. ª Bruna Vieira Mandado de Injunção Art. 5º, LXXI, da CF: conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIO INCISO OBJETIVO RESUMO. a) Defender direito ou reclamar de ilegalidade ou abuso.

QUADRO RESUMO DOS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIO INCISO OBJETIVO RESUMO. a) Defender direito ou reclamar de ilegalidade ou abuso. AULA 02 REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Em nosso bate papo de hoje iremos tratar dos Remédios Constitucionais, mas o que seriam os Remédios Constitucionais Vilmar? Tal qual a aplicabilidade que damos aos remédios,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte 1 de 5 16/10/2017 13:31 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte Avenida Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Mandado de Segurança Bernardo Santana Alves Nascimento* Conceito e modalidades do Mandado de Segurança, sem deixar de lado o direito liquido e certo e a possibilidade de pedido liminar

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Remédios Constitucionais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA. Remédios Constitucionais Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA Remédios Constitucionais 1 1. Remédios constitucionais Com a finalidade de proteger os direitos fundamentais, a CF/88 coloca à disposição das

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS

PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS PRINCIPAIS PEÇAS PENAIS QUEIXA CRIME CABIMENTO FUNDAMENTO LEGAL ENDEREÇAMENTO PRAZO PEDIDOS AÇÃO PENAL PRIVADA AÇÃO PENAL PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA ART. 30 E 41, CPP SÓ PODE SER OFERECIDA A UM JUIZ

Leia mais

Habeas Corpus. Aula 3

Habeas Corpus. Aula 3 Habeas Corpus Aula 3 INTRODUÇÃO Conceito e Origem: O habeas corpus tem origem na Magna Carta inglesa, outorgada em 1215, e foi formalizado pelo Habeas Corpus Act, de 1679. O significado da expressão habeas

Leia mais

Autor: André Gomes Rabeschini

Autor: André Gomes Rabeschini Artigos Jurídicos Autor: André Gomes Rabeschini Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Editora Letras Jurídicas. 2 Remédios Constitucionais

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA

RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA RECLAMAÇÃO CONSTITUCIONAL - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. APONTAMENTOS INICIAIS... 4 Hipóteses de Cabimento...4 Legitimidade Ativa e Passiva...6 Competência...6 Medida Cautelar...6 Procedimento...7

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 1 Artigo 294 do Código de Processo Civil A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO HABEAS CORPUS. Carlos Leonel Wommer. Lajeado, maio de 2008.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO HABEAS CORPUS. Carlos Leonel Wommer. Lajeado, maio de 2008. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO HABEAS CORPUS Carlos Leonel Wommer Lajeado, maio de 2008. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CURSO DE DIREITO HABEAS CORPUS Carlos Leonel Wommer Trabalho para

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 428.553 - SP (2017/0321807-5) RELATOR IMPETRANTE ADVOGADO IMPETRADO PACIENTE : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA : ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO BARBOZA

Leia mais

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e

CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 8 HABEAS DATA E CAUTELAR ANTECEDENTE PARA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO: DISTINÇÕES E APLICABILIDADES 8.1.3. COMPETÊNCIA JURISDICIONAL

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

Direito. Processual Penal. Princípios

Direito. Processual Penal. Princípios Direito Processual Penal Princípios Princípios Princípios são os núcleos norteadores de um sistema. Os princípios orientam a interpretação das regras. Princípio do Contraditório Consiste na possibilidade

Leia mais

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES ARRESTO DE EMBARCAÇÕES VII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO IV SIMPÓSIO DE DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Alessander Lopes Pinto alessander@lplaw.com.br O ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia

Direito Processual do Trabalho. Professor Raphael Maia Direito Processual do Trabalho Professor Raphael Maia 2.1 Funções dos Princípios no Processo do Trabalho: a) Função informadora: a) Tem por objetivo é orientar o legislador b) Função Interpretativa: a)

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA. UMA NOVA LEI PARA UM VELHO REMÉDIO

MANDADO DE SEGURANÇA. UMA NOVA LEI PARA UM VELHO REMÉDIO MANDADO DE SEGURANÇA. UMA NOVA LEI PARA UM VELHO REMÉDIO Fabiano Samartin Fernandes * Em 07 de agosto de 2009 foi sancionada, pelo Presidente da República, a Lei n. 12.016, já em vigor, que passou a disciplinar

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ações de Impugnação revisão criminal Órgão competente para julgar a revisão criminal: (art. 624, CPP) Ações de Impugnação revisão criminal STF TFR (???), TJ, TACRIM (???)

Leia mais

LEI N o , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

LEI N o , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. c Publicada no DOU de 10-8-2009. LEI N o 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências. c Arts. 5 o, LXIX e LXX, 102, I, d, e II, a, 105,

Leia mais

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27

SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 SUMÁRIO 1. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE... 27 1.1. Processo Objetivo... 27 1.2. Competência... 29 1.3. Legitimidade... 30 1.3.1. Legitimidade passiva... 30 1.3.2. Legitimidade ativa... 31 1.4.

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA

MANDADO DE SEGURANÇA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 59 18/10/2017 Direito Tributário MANDADO DE SEGURANÇA PERGUNTAS: É tributo? Vigência da lei? Princípio da Irretroatividade Eficácia

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Tribunal de Justiça de Mato Grosso Página 1 de 5 Gerado em: 11:00 Código: 85915 Processo Nº: 0 / 0 Tipo: Cível Lotação: Segunda Vara Assunto: Livro: Feitos Cíveis Juiz(a) atual:: André Luciano Costa Gahyva Tipo de Ação: Mandado de Segurança->Procedimentos

Leia mais

"HABEAS CORPUS" Palavra-chave: habeas corpus, prisão civil, constrangimento ilegal.

HABEAS CORPUS Palavra-chave: habeas corpus, prisão civil, constrangimento ilegal. "HABEAS CORPUS" * Kele Fernanda Reis ** Vânia Maria Benfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo Instituto desse artigo foi demonstrar que o habeas corpus é um instituto que se dedica a salvaguardar a liberdade

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO /2014 MANDADO DE SEGURANÇA IMPETRANTE: LAUDEMI FRAGA IMPETRADO: PRESIDENTE DA COMISSÃO ESPECIAL INTERMINISTERIAL - CEI DECISÃO Cuida-se de mandado de segurança impetrado por LAUDEMI FRAGA contra

Leia mais

PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

PROCESSO CIVIL BRASILEIRO Jurisdição PROCESSO CIVIL BRASILEIRO PRINCÍPIOS Isonomia (tratamento igualitário às partes) Art. 7 o É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE......... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil), Advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br MANDADO DE SEGURANÇA: LEGITIMIDADE 1) Legitimidade ativa (impetrantre) Art. 1 o Conceder-se-á

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

Direito Processual Penal. Recursos

Direito Processual Penal. Recursos Direito Processual Penal Recursos Recurso em Sentido Restrito Destina-se a impugnar decisão interlocutória. Hipóteses de cabimento: Art. 581 CPP: Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho

Leia mais

Temos o Mandado de Segurança Individual e o Mandado de Segurança Coletivo, previstos nos arts. 5º, LXIX e LXX, respectivamente.

Temos o Mandado de Segurança Individual e o Mandado de Segurança Coletivo, previstos nos arts. 5º, LXIX e LXX, respectivamente. CURSO Delegado de Polícia Civil Nº07 DATA 09/08/2016 DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSORA Renata Abreu MONITORA Cleide Tibúrcio AULA 03/08 EMENTA REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

STJ P OCESSODE. A obra está de acordo com a Lei n Q (nova Lei do Mandado de Segurança) RONALDO CAMPOS E SILVA.

STJ P OCESSODE. A obra está de acordo com a Lei n Q (nova Lei do Mandado de Segurança) RONALDO CAMPOS E SILVA. STJ00096430 P OCESSODE A obra está de acordo com a Lei n Q 12.016 (nova Lei do Mandado de Segurança) RONALDO CAMPOS E SILVA Niterói, R] 2013 2013, Editora Impetus Ltda. Editora Impetus Uda. Rua Alexandre

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000261886 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus nº 2005215-98.2015.8.26.0000, da Comarca de Araçatuba, em que é paciente RYAN RAYOLLI MARTINS e Impetrante

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000381731 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Habeas Corpus nº 2034326-30.2015.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é paciente CARLOS OLIVEIRA SANTOS e Impetrante

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR... DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE......... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil), Advogado devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do

Leia mais