Avaliação Bimestral. 3º ano 4º Bimestre/2015. Aluno (a):... 20/11/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação Bimestral. 3º ano 4º Bimestre/2015. Aluno (a):... 20/11/2015"

Transcrição

1 Avaliação Bimestral 3º ano 4º Bimestre/2015 Aluno (a):... 20/11/2015 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009, no Diário Oficial da União, para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta forma, o provão agora inclui a redação para os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a divisão por áreas do conhecimento, com nova distribuição das disciplinas e, para esta edição, novidades quanto à elaboração e enunciado das questões.

2 2 SUMÁRIO INSTRUÇÕES... 3 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS... 4 Ciências... 4 MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS... 4 Matemática... 5 CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS... 6 Geografia... 6 História...7 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS... 9 Português... 9

3 3 INSTRUÇÕES 1.Para realizar esta Avaliação Bimestral você utilizará este Caderno de Questões, composto de 25 questões de múltipla escolha, enumeradas de 01 a 25, e um Cartão Resposta. Confira se o seu caderno possui todas as questões e se o Cartão Resposta não apresenta rasuras ou imperfeições; 2.Coloque o nome na capa do Caderno de Questões e no Cartão Resposta; 3.Para responder as questões, utilize somente caneta esferográfica azul ou preta; 4.A interpretação das questões faz parte da prova; 5.No final deste caderno de questões encontra-se um rascunho do Cartão Resposta, que poderá ser destacado e levado com o aluno para conferência com o Gabarito Oficial; 6.No Cartão Resposta, as alternativas devem ser pintadas por inteiro, conforme exemplo abaixo; 7.Mais de uma alternativa marcada anula a questão. 8.Ao finalizar sua Avaliação Bimestral, entregue este Caderno de Questões e o Cartão Resposta, devidamente preenchido; 9.O aluno que perturbar ou descumprir quaisquer orientações do professor terá sua avaliação eliminada; 10.Qualquer irregularidade comunique ao professor. BOA PROVA!

4 4 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS Ciências 1) A figura abaixo representa um processo fundamental para a conservação da vida do nosso planeta. De acordo com o que estudamos, assinale a resposta correta em relação ao que está acontecendo com a figura ao lado: (A) as plantas produzem mais glicose do que usam e esse açúcar é transformado em outras substâncias como o amido. (B) a polinização da planta com outra com a ajuda de animais, do vento ou da água (C) a fotossíntese consome água e gás carbônico, produzindo glicose e gás oxigênio (D) são caules que crescem horizontalmente, embaixo da terra. Deles surgem folhas e raízes. r (E) células reprodutivas masculinas estão no interior dos grãos de pólen, que são produzidos nos estames 2) As plantas são seres vivos, pois como todo organismo dotado de vida, elas nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Mas, para que esses seres vivos possam crescer é necessário: (A) somente água. (B) somente luz. (C) auxílio de máquinas. (D) água, luz, ar e nutrientes. (E) do caule e da folha. 3) As plantas produzem o açúcar de que precisam para crescer e se desenvolver. Chamamos este açúcar de: (A) sais minerais. (B) solo. (C) cápsulas biodegradáveis. (D) caule. (E) glicose. 4) As plantas podem se desenvolver em que lugares? (A) apenas no solo. (B) no solo, na água e apoiadas em outra planta. (C) somente na água. (D) somente apoiadas em outras plantas.

5 5 (E) apenas em lugares secos. 5) Observe atentamente e ligue as alternativas que se completam: Gás oxigênio (A) ( ) Essencial para a respiração Caule (B) ( )Eliminação do vapor d água Transpiração (C) ( )Responsável pelo transporte de água e sais minerais para as outras partes da planta Assinale as alternativas em ordem: (A) A, C e B (B) A, B e C (C) B, C e A (D) B, A, e C (E) C, A e B Matemática MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS 6) Juliana está correndo com seu cachorro Jeck. Eles correm juntos 6 quadras todos os dias. Cada quadra mede 450 metros. Portanto Juliane e Jeck correm (A) metros. (B) 75 metros. (C) metros. (D) metros. (E) metros. 7) Cláudia tem uma caixa de água com 200 litros de capacidade. Ela precisa retirar a água da caixa, pois teve um problema de vazamento. Ela possui um recipiente que comporta 25 litros, e usará ele para retirar a água da caixa. Assim, Cláudia precisará retirar (A) 9 recipientes cheio de água para secar a caixa. (B) 18 recipientes cheio de água para secar a caixa. (C) 8 recipientes cheio de água para secar a caixa. (D) 25 recipientes cheio de água para secar a caixa. (E) 6 recipientes cheio de água para secar a caixa.

6 6 8) Francisco quer emagrecer, para isso o seu personal training disse que ele deve correr 30 quilômetros em 5 dias. Portanto Francisco correrá por dia (A) 35 quilômetros. (B) 8 quilômetros. (C) 25 quilômetros. (D) 2 quilômetros. (E) 6 quilômetros. 9) Na loja de Carmen havia um rolo de linha colorida com 460 metros. Joice sua amiga precisava fazer um varal literário na escola, e comprou de Carmen 270 metros. Assim, Carmen ficou com (A) 730 metros de linha colorida. (B) 180 metros de linha colorida. (C) 290 metros de linha colorida. (D) 190 metros de linha colorida. (E) 240 metros de linha colorida. 10) Elo quer saber quanto que falta para o seu copo atingir 1 litro, sendo que nele cabem 380 mililitros, assim faltam (A) 245 litros. (B) 820 mililitros. (C) 620 mililitros. (D) 120 mililitros. (E) 620 litros. Geografia CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS 11) Ao viajar com nossa família, conseguimos observar diferentes formas na superfície terrestre. No entanto, o conjunto das diferentes formas da superfície é chamado de: (A) hidrografia. (B) planície. (C) nascentes. (D) montanhas. (E) relevo.

7 7 12) Observe a figura ao lado e responda: As principais formas de relevo existentes na Terra são: (A) as montanhas e os planaltos. (B) as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões. (C) as depressões e as planícies (D) somente as planícies. (E) somente as depressões. 13) Leia com atenção a frase abaixo e preencha a lacuna: são as forças que atuam do interior para o exterior da Terra. (A) Os agentes internos do relevo (B) A erosão eólica do relevo (C) A erosão pluvial do relevo (D) Os agentes externos do relevo (E) A depressões 14) Sabemos que existem muitos lixos, os quais são produzidos pelos humanos e que prejudicam o ambiente onde vivem. Com este impacto a natureza acaba dando à população respostas automáticas para essas ações, provocando: (A) enchentes e transtornos imprevisíveis para a população (B) a educação ecológica (C) a conscientização ecológica (D) a preservação da floresta (E) devastação da formação vegetal 15) Sabemos que a preservação da fauna e da flora é muito importante. Existem áreas que são protegidas para este fim, denominadas: (A) extinção e preservação. (B) lagos e parques em extinção. (C) parques nacionais ou estaduais. (D) parques aquáticos. (E) parques internacionais do Brasil.

8 8 História 16) Portugal deu início ao trabalho escravo no Brasil, a partir da ocupação do território e da produção açucareira no Nordeste. No entanto, o primeiro povo a ser escravizado foi os: (A) Italianos. (B) Espanhóis. (C) Indígenas. (D) Franceses. (E) Ingleses. 17) A união da cultura dos povos contribuiu muito para a formação da cultura brasileira. Mas sabemos que os negros Africanos vieram para o Brasil para substituir o trabalho escravo indígena na lavoura de: (A) milho. (B) arroz. (C) trigo. (D) cana-de-açúcar. (E) soja. 18) Os escravos eram transportados da África para o Brasil nos chamados. Esse transporte tinha péssimas condições, e por este motivo muitos negros perderam suas vidas no decorrer do caminho. Preencha a coluna com a palavra correta: (A) carros (B) navios negreiros (C) ônibus negreiros (D) caminhões negreiros (E) aviões negreiros

9 9 19) A violência contra o negro era a principal característica no decorrer do trabalho escravo. Ao fugirem, muitos negros buscavam abrigo nos chamados: (A) quilombos (B) casa dos senhores (C) engenhos (D) mercado de escravo (E) navios negreiros 20) Leia com atenção e complete as lacunas. Os escravos são as e os do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar a fazenda, nem ter engenho corrente. (A) o coração e os pés (B) Mãos e os pés. (C) as mãos e o coração (D) a cabeça e os pés (E) as mãos e a cabeça Português LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 21) Assinale com verdadeiro V e falso F. ( ) Verbos como dançarão e comerão se escreve com ÃO, pois estão no futuro. ( ) Alguns verbos como chover e nevar nem sempre são verbos, vai depender de sua colocação na frase. ( ) Chamamos de adjetivos as palavras que nomeiam seres, objetos e outros. ( ) Chamamos de aumentativo substantivos como: casinha, mulherão e cachorão. ( ) Existem quatro tipos de (porquês), cada um com sua regra de uso. A alternativa que completa corretamente é (A) V, V, F, F, V. (B) V, V, F, V, V. (C) V, V, V, F, V. (D) F, V, V, V, F. (E) F, V, F, V, V.

10 10 22) Temos verbos no presente, passado e futuro, desse modo à frase abaixo que está no presente é (A) Ela mudará de cidade. (B) Eu amava chocolate. (C) Viajará para a França. (D) Chovia na sala. (E) Ana dorme na sala. 23) Leia a tirinha abaixo: ) Fonte: danielabertolieroventrice.wordpress.com Completa corretamente os dois porquês que estão faltando na tirinha a alternativa: (A) No primeiro quadrinho (porque), no segundo quadrinho (por que). (B) No primeiro quadrinho (por quê), no segundo quadrinho (porque). (C) No primeiro quadrinho (por que), no segundo quadrinho (porque). (D) No primeiro quadrinho (por que), no segundo quadrinho (porquê). (E) No primeiro quadrinho (por quê), no segundo quadrinho (porquê). 24) Os verbos no que se encontram na terceira pessoa do plural sempre são terminados em ÃO. Já os verbos no e terminam com AM. As palavras que completam corretamente as lacunas, correspondem a alternativa (A) Passado, presente e futuro. (B) Futuro, passado e presente. (C) Passado e futuro, presente. (D) Futuro, presente e infinitivo. (E) Futuro e presente, passado.

11 11 25) Leia o poema abaixo: Patrulha Ecológica - Maria Dinorah Ei, Coronel, Cabeça de papel! Deixa de moleza E cuida da natureza! Quem derrubou a mata? Quem os peixes mata? Quem polui o mar? E envenena o ar? Um, dois, três, quatro! Salva peixe, salva bicho, Salva gente, Salva mato! Cinco, seis, sete e oito! Depois da vigília Café com biscoito. As palavras sublinhadas acima são (A) verbos. (B) substantivos comuns. (C) adjetivos. (D) substantivos próprios. (E) grau do substantivo.

12 12

13 13 CARTÃO RESPOSTA RASCUNHO Atenção ao preencher seu Cartão Resposta. Mais de uma alternativa marcada anula a questão. Identificação das questões: Ciências questões de 1 a 5; Matemática questões de 6 a 10; Geografia questões de 11 a 15; História questões de 16 a 20; Português questões de 21 a 25.

Avaliação Bimestral. 2º ano Turma 1-1º Bimestre/2015. Aluno (a):... 27/04/2015

Avaliação Bimestral. 2º ano Turma 1-1º Bimestre/2015. Aluno (a):... 27/04/2015 Avaliação Bimestral 2º ano Turma 1-1º Bimestre/2015 Aluno (a):... 27/04/2015 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em

Leia mais

Aluno (a):... 24/11/2014

Aluno (a):... 24/11/2014 Avaliação Bimestral 2º ano 4º Bimestre/2014 Aluno (a):... 24/11/2014 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009,

Leia mais

2º ano 3º Bimestre/2014 Aluno (a):... 02/10/2014

2º ano 3º Bimestre/2014 Aluno (a):... 02/10/2014 Avaliação Bimestral 2º ano 3º Bimestre/2014 Aluno (a):... 02/10/2014 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009,

Leia mais

Avaliação Bimestral. 2º ano 1º Bimestre/2013. Aluno (a):... 19/04/2013

Avaliação Bimestral. 2º ano 1º Bimestre/2013. Aluno (a):... 19/04/2013 Avaliação Bimestral 2º ano 1º Bimestre/2013 Aluno (a):... 19/04/2013 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009,

Leia mais

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS Se você não

Leia mais

Livro: Florinha e a fotossíntese

Livro: Florinha e a fotossíntese 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / TRABALHO DE CIÊNCIAS Nome: N o Data da entrega: 03/07/ Créditos distribuídos: 6,0 pontos Créditos obtidos: Livro: Florinha e a fotossíntese Autor: Samuel Murgel Branco

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA REVISÃO DE CONTEÚDOS 2º Bimestre Aula 77 Revisão e Avaliação de Ciências da Natureza 2 REVISÃO 1 Sistema genital feminino e masculino O sistema

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDO DE ESTUDO: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 Partes de uma planta. Desenvolvimento e reprodução das plantas,

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Calendário das avaliações R2-1º ano 2º Bimestre

Calendário das avaliações R2-1º ano 2º Bimestre Calendário das avaliações R2-1º ano 2º Bimestre 08/06 (Quinta-feira) Avaliação de Português UNIDADE 05 Organização de novas palavras; Separação silábica; Formação de novas palavras; Organização de frases;

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano 1- Selecione, entre as sequências abaixo, aquela em que todas as palavras estão corretamente acentuadas. a) Medíco ceú - várias. b) Língua rápido -ânimo.

Leia mais

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre 08/08 (Segunda- feira) Avaliação de Português UNIDADE 06 09/08 (Terça feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 06 Separação silábica; Números de sílabas; Alfabeto; Formação

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Pense no que você

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre

Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre 15/08 (Terça-feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 06 Reino vegetal; Os vegetais e a nossa alimentação; Partes de uma planta; Atividades complementares páginas

Leia mais

Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre

Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre Calendário das avaliações R1-1º ano 3º Bimestre 14/08 (Segunda-feira) Avaliação de Português UNIDADE 06 Separação silábica; Formação de palavras; Uso da letra cursiva; Ditado de palavras; Caderno de Português;

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 7º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado

Leia mais

1) Observe os desenhos e indique em qual visão cada um deles foi feito (vertical, oblíqua e frontal)

1) Observe os desenhos e indique em qual visão cada um deles foi feito (vertical, oblíqua e frontal) PARA CASA DA SEMANA 2º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Caderno de Prova P de outubro. das 9 às 12 h. 3 h* 4 questões. Professor de Geografia

Caderno de Prova P de outubro. das 9 às 12 h. 3 h* 4 questões. Professor de Geografia Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal da Administração e Previdência / Secretaria Municipal de Educação Edital n o 008/2010 http://2010educapmf.fepese.org.br Caderno de Prova outubro

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Percebendo nosso Planeta como um ser vivo: construção de terrário com garrafa PET Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Todos os seres vivos dependem de elementos

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 7º 1º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA

C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA C2EF.6 CIÊNCIAS GRACE K. ESTUDO DIRIGIDO- ATMOSFERA Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. De carro ou de trem? Camila e Jorge iam de São Paulo ao Rio de Janeiro, no fim de semana, visitar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 11/8/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS

3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS GEOGRAFIA 3. CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS NATURAIS DAS REGIÕES BRASILEIRAS 123RF/Ostill 1. Marque a alternativa que indica o nome que se dá à distância vertical medida entre o nível do mar e um ponto

Leia mais

Disciplina: Português Data da realização: 31/8/2015

Disciplina: Português Data da realização: 31/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/ B/ C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea:

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Marque com um X a alternativa CORRETA:

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Objetivos: identificar os estados da Região Norte. (1,0) 1. Pinte, no mapa da região Norte, um estado de cada cor e complete a legenda: Objetivos: Reconhecer

Leia mais

Reprodução das plantas. Capítulo 7 - Ciências

Reprodução das plantas. Capítulo 7 - Ciências Reprodução das plantas Capítulo 7 - Ciências Plantas e reprodução As plantas são consideradas seres vivos e também possuem um ciclo de vida (nascem, crescem, se reproduzem e morrem); A reprodução garante

Leia mais

Avaliação Bimestral. 2º ano 3º Bimestre. Aluno(a):... 27/09/2011

Avaliação Bimestral. 2º ano 3º Bimestre. Aluno(a):... 27/09/2011 Avaliação Bimestral 2º ano 3º Bimestre Aluno(a):... 27/09/2011 Este Caderno de Questões para a Avaliação Bimestral segue as novas diretrizes estabelecidas pela portaria nº 109, emitida em 27/05/2009, no

Leia mais

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais.

04- De acordo com o texto, dê exemplo de um ambiente não construído. 05- Marque com um X o que podemos fazer para preservar os ambientes naturais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== O chão e o céu. Pedras, água, ar, nuvens

Leia mais

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

Disciplina: Ciências 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Disciplina: Ciências Ficha nº 8º ano Turma: CONHECENDO OS CARBOIDRATOS Nesta ficha você conhecerá: O que são os carboidratos; Onde encontrar os carboidratos; A diferença entre carboidratos de alto e baixo

Leia mais

Obs.: *Fazer a leitura de todo o conteúdo (P.06 a 24), em seguida responda as questões. * Depois revise com atenção tirando as duvidas.

Obs.: *Fazer a leitura de todo o conteúdo (P.06 a 24), em seguida responda as questões. * Depois revise com atenção tirando as duvidas. /06/2014 Mariano Rolindo da Cruz 5º 1. Preencha o cabeçalho da avaliação com nome e sobrenome e o número. 2. Verifique se o número de questões e paginação estão corretos. 3. Cada questão possui sua pontuação,

Leia mais

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Concurso Público (edital n o 001/2006) Caderno de Provas

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Concurso Público (edital n o 001/2006) Caderno de Provas Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Concurso Público (edital n o 001/2006) Caderno de Provas Prova: 58 Códigos de vaga: 750 a 763 . Códigos de vaga: 750 a 763 Dia:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CARGOS: AUXILIAR DE SERVIÇO EDUCACIONAL / LIXEIRO / INSTRUÇÕES DA PROVA Este caderno contém 15 (quinze) questões objetivas, cada uma constituída de 4 (quatro) alternativas

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2008. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX 3 o BIMESTRE Eixo temático O tempo e o vento Disciplina/Valor Português

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N.

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N. Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade seiva bruta zona pilosa vasos condutores

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 3,0

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES MENSAIS 2º Bimestre 2 o ano A

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES MENSAIS 2º Bimestre 2 o ano A 2º Bimestre 2 o ano A História Livro: P. 32 até a 36, p. 38 e 39. Caderno: A famílias são diferentes; A família e A família no tempo. Data Comemorativa: Dia do Índio, Chegada dos portugueses ao Brasil

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA

PROFESSOR (A) DE MATEMÁTICA CONCURSO PÚBLICO JOAQUIM GOMES (AL) PROFESSORES (AS) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências

Atividades de Recuperação Paralela de Ciências Atividades de Recuperação Paralela de Ciências 6º ano Ensino Fundamental II Conteúdos para estudos: Livro: 1) Unidade 3 O AR *Capítulo. 6 Dos Componentes do ar (SOMENTE pág. 110) Os seres vivos e o ar.

Leia mais

7ºano. 1.7 CIÊNCIAS 3º período :: vespertino 2 de setembro de Observe a tirinha abaixo.

7ºano. 1.7 CIÊNCIAS 3º período :: vespertino 2 de setembro de Observe a tirinha abaixo. 7ºano 1.7 CIÊNCIAS 3º período :: vespertino 2 de setembro de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta

Leia mais

Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06

Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06 Lista de matemática e Interpretação de texto 5 o ano de 06 a 10/06/2016 Quero que sejais sábios no bem. (Romanos 16:19) Nuúmeros e medidas Segunda-feira 06/06 1. A unidade fundamental para medir o comprimento

Leia mais

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque PROFESSOR: EQUIPEE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Observe as imagens

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºAno 1.2 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno

1ª série do Ensino Médio Turma 2º Bimestre de 2018 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 1ª série do Ensino Médio Turma º Bimestre de 018 Data / / Escola Aluno 1 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 13 14 15 16 Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova do

Leia mais

DISCIPLINA: PORTUGUÊS DATA DA REALIZAÇÃO: 06/06/2016

DISCIPLINA: PORTUGUÊS DATA DA REALIZAÇÃO: 06/06/2016 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO Leitura e interpretação de texto. Verbos. Tempos verbais.

Leia mais

CARGO E UNIDADES: Instrutor de Música (Natal e Grande Natal)

CARGO E UNIDADES: Instrutor de Música (Natal e Grande Natal) CARGO E UNIDADES: Instrutor de Música (Natal e Grande Natal) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. INSTRUÇÕES Assine seu nome,

Leia mais

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Sirlene e Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos:

o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos: O2. o ar que respiro!!! Casa do Ambiente Vanessa Gingeira Contactos: casambientecmm@gmail.com 21 2314776 O ar Tem massa invisível incolor EXISTE!!! Tem peso e ocupa espaço inodoro De que é feito o ar?

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - disciplina Conteúdo: - Briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas. Lista de exercícios 1.As briófitas são plantas que possuem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROCESSO SELETIVO Edital nº 37/2015 Programa Profuncionário Caderno

Leia mais

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais)

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) CALENDÁRIO e DAS AVALIAÇÕES T2 - II UNIDADE 1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) Palavras com t págs.121 e 122 Palavras com b págs.126 até 130 Palavras com l págs. 131 até 135 Palavras com c págs.

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA. CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO. Nome do Candidato: Nº de Inscrição: PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 14 de outubro de 2017 NÍVEL ALFABETIZADO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, CARPINTEIRO, ELETRICISTA CIVIL, PEDREIRO. Nome do Candidato: Nº

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Leia o texto abaixo com atenção. Robôs na indústria automobilística Você já deve ter visto robôs em filmes como O homem bicentenário e Guerra nas estrelas. No cinema, eles

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas.

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto com atenção. Disciplina/Valor Português

Leia mais

C A D E R N O D E P R O V A S

C A D E R N O D E P R O V A S C ONCURSO PÚBLICO 03 / JUNHO / 2012 CÂMARA MUNICIPAL DE ITURAMA MINAS GERAIS C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 9 CARGOS: MOTORISTA ZELADOR PROVAS: PORTUGUÊS MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

Leia mais

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 14/08

Avaliações Substitutivas Data Componentes Horário Local 11/06 Inglês 12h15 às 13h. Salas de Inglês 14/08 São Paulo, 24 de maio de 2019. Avaliações Acumulativas 1-2º. Trimestre - 6º. ano - Manhã - E. Fundamental II Prezados Pais e Alunos, Encaminhamos para organização, supervisão e estudo em anexo, o calendário

Leia mais

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Francês Ronaldo - Ana Geografia Paula 8º 6º ano ano O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Os agentes externos (erosão e intemperismo) que influenciam

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos.

Componente Curricular. Data. Conteúdos Leitura e interpretação de textos. Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos. Sobradinho - DF, 31 de julho de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações do 2º Trimestre-AV2 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações do 2º trimestre AV2. Solicitamos que

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático Língua Portuguesa

Leia mais

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre

Questões de Revisão. 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questões de Revisão 7º ano BIOLOGIA Ana Clara 3º Bimestre Questão 01) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado

Leia mais

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas:

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas: 1 Leia o texto e complete as lacunas. As folhas são responsáveis pela, processo que garante a produção de alimento para a planta. Para realizá-lo, é necessária a presença de no ambiente, ou seja, a planta

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO 2016 4º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA O QUE ESTUDAR? COMO SERÁ REALIZADA? Gêneros : Relato de viagem /cartão postal Livro literário:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BODOQUENA-MS INSTRUÇÕES 01. Leia atentamente as instruções. Não manuseie este caderno de provas até receber

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL

ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL ROTEIRO DE ESTUDOS III UNIDADE ANO LETIVO 2017 4º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA O QUE ESTUDAR? COMO SERÁ REALIZADA? Gêneros : Relato de viagem /cartão postal Gêneros : Relato

Leia mais

AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS / AUX. DE SERVIÇOS GERAIS Códigos 101 e 102

AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS / AUX. DE SERVIÇOS GERAIS Códigos 101 e 102 PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Agente de Saneamento e Analista de Saneamento Edital nº 003/2014 COPASA Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A AGENTE DE SANEAMENTO OP. DE SISTEMAS

Leia mais

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS 5º ano - Ensino Fundamental I Disciplina: Geografia Profª s Ana Paula, Sylvia e Vanessa (1º bimestre) Para responder às questões, consulte seu livro didático. 1) Vimos

Leia mais

Identificação do Candidato

Identificação do Candidato INSTRUÇÕES Na parte inferior desta capa, preencha todos os espaços destinados à sua identificação. Se, em qualquer outro local deste Caderno, você assinar, rubricar, escrever mensagem, etc., será automaticamente

Leia mais

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta.

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta. Atividade de estudo de Ciências 7 2º ano 1. EXPLIQUE o que é germinação. 2. Qual é a outra forma de criar uma nova planta? 3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para

Leia mais

Culinária Estapafúrdia

Culinária Estapafúrdia PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Leia: Um moderno restaurante Fez durante

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 5 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. O quintal da dona Lula Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático Comunidades e organização Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0

Leia mais