Estimativa de Parâmetros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estimativa de Parâmetros"

Transcrição

1 Estimativa de Parâmetros ENG / Prof. Alexadre Pedott

2 Trabalho em Grupo Primeira Etrega: 7/0/04. Plao de Amostragem - Cotexto - Tipo de dado, frequêcia de coleta, quatidade de observações. Caracterização dos Dados - Medidas de Tedêcia Cetral e Dispersão - Tipo de Distribuição, Distribuição de Frequêcias - Itervalos de Cofiaça Etrega Fial: 0//04 3. Aálise - Teste de hipóteses - ANOVA - Aálise de Regressão 4. Coclusão

3 99,73% 95,44% 68,6%

4 Itrodução Uma variável aleatória é caracterizada ou descrita pela sua distribuição de probabilidade. A distribuição de probabilidade, por sua vez, é descrita pelos seus parâmetros populacioais. Por exemplo, a média e o desvio-padrão são os parâmetros populacioais da distribuição Normal, equato é o parâmetro da distribuição de Poisso.

5 Itrodução Em aplicações idustriais, as distribuições são usadas para modelar tempos de processo ou características de qualidade tais como dimesioais críticos ou percetuais de ão coformes. Assim, existe iteresse em cohecer os parâmetros populacioais da distribuição de probabilidade. Como geralmete os parâmetros populacioais da distribuição de probabilidade ão são cohecidos, é preciso desevolver procedimetos para estimar esses parâmetros.

6 Itrodução As estimativas dos parâmetros populacioais da distribuição são realizadas a partir dos resultados (dados) de uma variável aleatória de uma amostra represetativa extraída dessa população. Esse procedimeto é chamado de estatística iferecial, pois estima-se um parâmetro populacioal descohecido da distribuição de probabilidade através de uma amostra represetativa extraída dessa população.

7 Itrodução A estatística iferecial compreede a estimação de parâmetros populacioais e testes de hipótese a respeito da população. Na verdade, a estatística iferecial forma a base das atividades de cotrole da qualidade e também pode auxiliar a tomada de decisão e em muitas outras situações.

8 6.. Estimativa por Poto A estimação de parâmetros populacioais pode ser por poto (potual) ou por itervalo de cofiaça. A estimativa potual é um valor obtido a partir dos resultados (dados) de uma variável aleatória de uma amostra represetativa extraída da população. Seja a variável aleatória, com distribuição de probabilidade f(), e seja que o valor dos parâmetros populacioais da média e da variâcia são descohecidos.

9 6.. Estimativa por Poto Se uma amostra represetativa da variável aleatória é extraída da população, a média e a variâcia S dessa amostra podem ser usadas como estimadores potuais dos parâmetros populacioais e. Por exemplo, pode haver iteresse em estimar a média e a variâcia da produtividade. Se uma amostra de 5 uidades idica 5,06 peças/ mi e S 0,00peças/ mi etão esses valores são tomados como estimativas potuais dos parâmetros populacioais e.

10 6.. Estimativa por Poto Há várias propriedades que fazem um estimador ser um bom estimador. Detre elas citamos:. Um estimador deve ser ão tedecioso, isto é, ele ão deve subestimar ou superestimar sistematicamete o valor do parâmetro que está sedo estimado.. Ele deve apresetar variâcia míima, isto é, sua variabilidade deve ser meor que a variabilidade de qualquer outro estimador que possa ser cocebido.

11 6.. Estimativa por Itervalo de Cofiaça A estimação de parâmetros populacioais por itervalo de cofiaça cosiste em gerar um itervalo, cetrado a estimativa potual, o qual se admite que esteja o parâmetro populacioal. A estimativa potual é calculada a partir de uma amostra extraída da população. No etato, pode-se extrair várias amostras de uma população. Por exemplo, para estimar a média populacioal pode-se retirar várias amostras diferetes que podem gerar várias estimativas potuais diferetes.

12 População x x x k Se a amostra for represetativa da população, ela tede a gerar valor próximo do parâmetro populacioal, mas ão igual. Como a estimativa é baseada em uma úica amostra, o quão próximo o valor ecotrado essa amostra está do verdadeiro parâmetro populacioal?? Não há como saber se a amostra coletada foi extraída da cauda superior ou iferior da distribuição.

13 Logo, para se ter cofiaça de estimar o verdadeiro parâmetro populacioal, gera-se um itervalo de possíveis valores para o parâmetro populacioal, a partir do valor ecotrado a amostra. Quato maior a amplitude do itervalo, maior a cofiaça (probabilidade) de estimar corretamete o verdadeiro parâmetro populacioal. Itervalo de cofiaça x - z x x x + z x / /

14 Coforme a amplitude do itervalo, existe uma probabilidade (-) de que o parâmetro populacioal esteja cotido o itervalo. Essa probabilidade (-) é chamada ível de cofiaça, sedo a probabilidade do erro, ou seja, a probabilidade do itervalo ão coter o verdadeiro parâmetro populacioal. Um itervalo de cofiaça de 00(-)% é estabelecido a partir de dois limites, tais que a probabilidade do verdadeiro valor do parâmetro estar icluído detro do itervalo é 00(-)%.

15 Por exemplo, para costruir um itervalo de cofiaça de 95% para a média, ós precisamos achar os limites L e U tais que: P L U 95% A iterpretação do itervalo de cofiaça é a seguite: se um grade úmero desses itervalos fosse costruído, a partir de diversas amostras aleatórias, etão 95% desses itervalos iria icluir o verdadeiro valor da média populacioal, ou seja, 5% dos itervalos de cofiaça estimados baseados as médias amostrais ão coteria o verdadeiro parâmetro populacioal.

16 O itervalo de cofiaça apresetado acima é um itervalo bilateral. Também pode haver iteresse em costruir itervalos uilaterais. O limite iferior para um itervalo uilateral de 00(-)% é defiido calculado-se o valor de L tal que: P{L } O limite superior para um itervalo uilateral de 00(-)% é defiido calculado-se o valor tal que: P{ U}

17 6.4 IC para a média variâcia cohecida Seja uma variável aleatória qualquer que siga a distribuição Normal N(, ) e seja x,..., x uma amostra aleatória desse processo. A partir do teorema do limite cetral, sabe-se que a distribuição da média segue a distribuição Normal. Mais aida, para suficietemete grade este resultado é válido mesmo que a distribuição de origem ão seja Normal Seja que uma variável aleatória teha média descohecida e variâcia cohecida. E seja que amostras dessa população apresetem média igual a. N(, / )

18 Distribuição amostral de x Amostra x -,96 x x x +,96 x Amostra x Amostra 3 x 3

19 Para obter-se um itervalo de cofiaça de 95% (- = 0,95, = 0,05), ou seja, 95% dos itervalos, costruídos a partir das amostras coletadas, coteham o verdadeiro parâmetro populacioal, é preciso gerar um itervalo cuja amplitude coteha 95% das possíveis amostras coletadas. Ou seja, um itervalo proporcioal a Z /, ode Z / este caso é =,96. Z 0,05 -,96 +,96

20 6.4 IC para a média variâcia cohecida Etão o itervalo bilateral de cofiaça de 00(-)% para : Z / Z / Observa-se que, para suficiete grade, as médias seguem a distribuição Normal idepedetemete da distribuição origial de. Cosequetemete a equação aterior é o itervalo de cofiaça para a média de observações que apresetam uma distribuição de origem qualquer.

21 Exemplo 6.: A variabilidade do tempo de atedimeto em um cosultório cohecida = 0,0 mi. Uma amostragem com 0 pessoas idicou tempo médio de atedimeto,5mi Costrua um itervalo de cofiaça de 95% para o tempo médio de atedimeto. Z / Z / 0,0,5,96,5,96 0 0,0 0 0,0,5,96,5,96 0 0,0 0,46,54 Exercício 6. e 6.3

22 Um itervalo uilateral de 00(-)% com limite superior é estabelecido a partir de: Z Um itervalo uilateral de 00(-)% com limite iferior é: Z

23 O itervalo de cofiaça bilateral tem a forma Aumetado a amplitude do itervalo, aumeta-se o ível de cofiaça do itervalo, o etato, aumeta-se o erro máximo de estimação que é o valor absoluto da difereça etre o parâmetro amostral ( ) e o parâmetro populacioal, represetado como. 6.3 Erro de Estimação Z / Como o itervalo de cofiaça tem cetro a média amostral, o erro máximo provável é igual a metade da amplitude do itervalo.

24 Como Z, pode-se escrever / erro ( e) Logo Z / Para determiar o tamaho da amostra míimo para estimar um parâmetro populacioal, basta isolar o valor de a equação acima. Z / Logo, o tamaho da amostra depederá: - do grau de cofiaça desejado ; - da dispersão a população ; - de certo valor especificado para o erro tolerável.

25 Exemplo 6.: Qual o tamaho da amostra ecessário para estimar a média populacioal de uma característica dimesioal de um processo cujo desvio-padrão = 3 cm, com 95% de cofiaça e precisão de 0,5 cm? = 0,05 ==> z / =,96; = 3,0 cm; e = 0,5cm;,96 3,0 0,5 38,3 Logo são ecessários = 39 peças Exercício 6.

26 Outra distribuição muito útil é a distribuição de Studet t. Sejam e variáveis aleatórias idepedetes ormalpadroizada e qui-quadrada. Etão, a variável: Segue a distribuição t com k graus de liberdade. Sua fução desidade de probabilidade é: k t k k / t k t k k t f k (k/) / ) ( / 6.5 IC para a média variâcia descohecida

27 6.5 IC para a média variâcia descohecida

28 Exemplo de uso da distribuição t: Seja ;,..., uma amostra aleatória. Etão: Ou seja: S / S / N / 0, / t S / De forma que a distribuição t é a base para iferêcias a respeito de quado ão é cohecido.

29 6.5 IC para a média variâcia descohecida Seja uma variável aleatória Normal com média e variâcia descohecidas. Se uma amostra de valores idica média e variâcia S, o itervalo de cofiaça de 00(-)% é calculado usado-se a distribuição de Studet. t S t /, /, S Os itervalos uilaterais de cofiaça de 00(-)% com limites superior e iferior são respectivamete: t, S t, S

30 Exemplo 6. 3: A quatidade mesal de produtos etregues por uma empresa segue uma distribuição Normal com média e variâcia descohecidas. Aalise os dados a seguir, que represetam uma amostra de 0 meses e costrua um itervalo de 95% para a média. 7,4 8, 8,3 8,8 9,0 9, 9,3 9,6 9,6 9,9 0, 0, 0,5 0,7 0,9,0,3,5,9,6 0,0 S,34 t 0,05;9,093,34 0,0,093 0 ou 9,38 0,64 0,0,34,093 0

31 Exemplo 6.4 A empresa pode estar preocupada exclusivamete com a quatidade mesal de produtos etregues muito baixa. Costrua um itervalo de cofiaça uilateral com 95% de cofiaça o limite iferior. 0,0 S,34 t 0,05;9,79,34 0,0,79 0 ou 9,49 Exercício 6., 6.4, 6.5

32 Exemplo 6.5: Qual o tamaho da amostra ecessário para estimar a média populacioal de uma característica dimesioal de um processo com 95% de cofiaça e precisão de 0,5cm? Sem cohecimeto da variabilidade populacioal, estima-se o desvio-padrão populacioal através de uma amostra piloto. A partir de uma amostra de 0 peças, calculou-se o desvio-padrão S

33 Como a variabilidade ão é previamete cohecida, mas calculada a partir da amostra, usa-se a distribuição t. = 0,05 ==> t 0.05,9 =,093 e = 0,5 cm, S=,45 t /, S e,093x,46 0,5 06 Logo é ecessário coletar mais 86 (06-0) peças. Exercício 6.3

34 6.6. IC para a difereça etre duas médias variâcia cohecida Sejam e duas variáveis aleatórias com médias e descohecidas e variâcias cohecidas. e Um itervalo de cofiaça 00(-)% para a difereça etre as médias pode ser costruído a partir dos resultados de amostras aleatórias de cada uma dessas populações. Pode ser demostrado que a variâcia das difereças etre as médias vem dada por:

35 Assim o itervalo de cofiaça bilateral de 00(-)% será: E os correspodetes itervalos uilaterais serão: Z Z / / ) ( ) ( ) ( Z Z

36 6.7. IC para a difereça etre duas médias variâcia descohecida Sejam e duas variáveis aleatórias Normais com médias e e variâcias e descohecidas. Se for possível assumir que as variâcias sejam iguais, ou seja, como: uma estimativa da variâcia pode ser obtida S S S p

37 6.7. IC para a difereça etre duas médias variâcia descohecida Uma vez ecotrada a estimativa da variâcia dos valores idividuais, pode ser demostrado que a estimativa da variâcia da difereça etre as médias será: S S p S p S p com graus de liberdade v

38 De modo que o itervalo de cofiaça bilateral 00(-)% será: Os correspodetes itervalos de cofiaça uilaterais serão: S t S t, /, / ) ( ) ( ) ( S S,, t t

39 Exemplo 6.6: Um eixo deve ser motado o iterior de um rolameto. Uma amostra de doze uidades idicou para o diâmetro itero do rolameto, 538cm e S =0,008 ; e para o diâmetro do eixo, 50cm e S =0,006. Calcule o itervalo de cofiaça de 99% para a folga de motagem. Solução: Supodo variâcias iguais têm-se: S S t p S 0,005; 0,008 p,8 0,006 0,0089 0,000050,538,5,80,0089 folga,538-,5,80,0089 0,00986 folga 0,06 Exercício 6.8

40 6.8. Itervalo de cofiaça para a difereça etre observações No caso em que se deseja comparar dois sistemas é possível, e as vezes ecessário, trabalhar com a difereça etre as observações. Por exemplo, para comparar dois métodos de tratameto cotra corrosão, pode-se escolher diversos blocos de terreo, colocar dois tubos (de marcas diferetes ) em cada bloco e observar as difereças.

41 6.8. IC para a difereça etre observações Seja os resultados do sistema ; os resultados do sistema ; d as difereças medidas bloco a bloco; A partir dos resultados de blocos, calcula-se e usa-se a distribuição t para costruir o itervalo de cofiaça para a média da difereça d : S d t d d d t / / Se o valor zero estiver cotido este itervalo, etão ão pode ser descartada a hipótese que o desempeho dos dois sistemas seja o mesmo. S d

42 Exemplo 6.7: Uma empresa quer verificar se o cohecimeto de seus fucioários, a respeito de um determiado assuto, melhorou após 30 horas de treiameto. Para isso foi realizado com os quize aluos do treiameto um teste ates e após o treiameto. Os dados a seguir represetam as otas obtidas pelos aluos. Coclua a respeito da eficiêcia do treiameto com 95% de cofiaça. Aluos Ates 6,5 6,7 7,0 7,0 6,5 7,3 7,8 6,9 6,7 7, 7,5 7,5 7, 7,0 6,8 Depois 7,5 7,7 7,9 8,0 7,4 8,3 8,8 8,9 7,7 8, 8,5 8,5 8, 8,0 8,8 Difer.,0,0 0,9,0 0,9,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0

43 Exemplo 6.7: Aluos Ates 6,5 6,7 7,0 7,0 6,5 7,3 7,8 6,9 6,7 7, 7,5 7,5 7, 7,0 6,8 Depois 7,5 7,7 7,9 8,0 7,4 8,3 8,8 8,9 7,7 8, 8,5 8,5 8, 8,0 8,8 Difer.,0,0 0,9,0 0,9,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0 d t S d t d / ;( ) d / ;( ) S d d S t d, 0,36 0,05;4,45 0,36,,45 5 ou 0,9,3 Como o valor zero ão está icluído o itervalo, rejeita-se a hipótese de que as otas ates e depois sejam as mesmas, logo cocluí-se que o treiameto foi eficiete. Exercício 6.9 0,36,,45 5

44 6.9. IC para a variâcia Outra distribuição importate, defiida a partir da distribuição Normal é a distribuição do Qui-quadrado. Seja N(0, ) E seja x,..., x uma amostra aleatória deste processo. Etão, a variável aleatória Distribui-se de acordo com a distribuição do Qui-quadrado, cuja fução desidade de probabilidade é:... x x x 0 ) ( ) ( / ) / ( / e f

45 6.9. IC para a variâcia É uma distribuição assimétrica à direita, com Média e Variâcia dadas por:

46 Exemplo do uso da distribuição do : Seja N(, ) e x,..., x uma amostra aleatória. Etão: i i ou ( ) S Ou seja, a distribuição da variâcia. é a base para iferêcias a respeito

47 6.9. IC para a variâcia Supoha que é uma variável aleatória Normal com média e variâcia descohecidas. Seja que a variâcia amostral S é calculada para uma amostra de observações. Etão, um itervalo bilateral de cofiaça 00(-)% é obtido usado-se a distribuição do chi-quadrado: S /, No caso do iteresse residir em itervalos uilaterais de 00(-)% teremos: Limite iferior: Limite superior: S /, S, S,

48 Exemplo 6.8. Ache o itervalo de 95% para a variâcia o exemplo da quatidade mesal de produtos etregues: S,34,80 0,05;9 3,85; 0,975;9 8,9,80 9,80 9 3,85,04 3,84 ou,0,96 8,9 Exercício 6.6 e 6.7

49 6.0. IC para o quociete etre duas variâcias Se são duas variáveis aleatórias idepedetes com distribuição do Qui-quadrado, a razão: irá seguir a distribuição F com u, v graus de liberdade. A fução desidade de probabilidade para F é: e v u v u F v u v u / /, / / / ) ( v u u u F v u F v u v u v u F f

50 Exemplo de uso da distribuição F: N, ) N, ) ( ( Seja e ; Se S e S são variâcias amostrais, medidas em amostras de tamaho e, teremos: S S / / F, Assim, a distribuição F pode ser usada para fazer iferêcias sobre a variâcia de duas distribuições Normais.

51 6.0. IC para o quociete etre duas variâcias Para comparar duas variâcias, e, oriudas de populações com distribuição Normal, é vatajoso trabalhar com o quociete / uma vez que este se distribui coforme a distribuição F. O itervalo de cofiaça para este quociete virá dado por: S S F S / ; ; F / ; ; S Ode F são os potos percetuais da distribuição F com, u, v u e v graus de liberdade, tais que P F F., u, v

52 Se o valor (um) estiver cotido este itervalo, etão ão pode ser descartada a hipótese de que a variâcia das duas populações seja a mesma. Os respectivos itervalos uilaterais serão dados por: Limite iferior: Limite superior: S S S S F ; ; ; ; As tabelas da distribuição F costumam forecer apeas os valores de F, mas F pode ser obtido a partir da seguite relação: F, u, v F F, v, u

53 Exemplo 6.9. Os valores a seguir represetam os tempos de produção de duas máquias. Aalise os dados e coclua a respeito da variabilidade das máquias A e B: A 9,0 90,3 90, 9, 9,8 9,3 89,3, 9,0 9, 89,6 B 9,8 9, 89,4 89, 90,7 9,6 9,3 9, F 0,05;9 7, 4,8 Máquia A: Máquia B: S S 0,8307,36 F 0,975;9 7, 0,8307,36 F 0,05;7,9 0,38 4,8 0,50 3,045 4,0 0,8307,36 0,38

54 6.0. IC para o quociete etre duas variâcias O itervalo iclui o valor, assim ão pode ser descartada a hipótese de que a variabilidade das duas máquias seja a mesma. Além de servir para a comparação direta de duas variâcias, a distribuição F é a chave para a comparação de vários grupos, o que é feito usado o procedimeto cohecido como Aálise de Variâcia. Esse assuto será abordado em um capítulo posterior. Exercício 6.0

55 6. Itervalo de cofiaça para o parâmetro da Biomial A variável aleatória com fução de probabilidade: p P( x) ( p) q x x 0 é chamada uma variável do tipo Beroulli. Cada observação dessa variável é chamada uma observação de Beroulli. Uma sequêcia de observações é chamada um processo de Beroulli.

56 6. Itervalo de cofiaça para o parâmetro da Biomial Seja que uma amostra de observações, x,...x, é extraída de um processo de Beroulli, com probabilidade de sucesso costate igual a p. Etão, a soma das observações seguirá o modelo Biomial com parâmetros e p. Além disso, como cada x i pode ser 0 ou, a média: será uma variável discreta cotida o espaço {0, /, /,...,}. A distribuição de pode ser obtida a partir da Biomial, uma vez que: P i a k k p k0 a P a x i p k

57 6. Itervalo de cofiaça para o parâmetro da Biomial ode [a] é o maior iteiro meor que a. A média e a variâcia de são: p p p Itervalos de cofiaça para proporções, por exemplo, fração de ão coformes em um processo, podem ser estabelecidos utilizado-se a distribuição Biomial.

58 6. Itervalo de cofiaça para o parâmetro da Biomial Se é grade ( 30) e p 0,, etão a aproximação Normal para a Biomial pode ser usada, resultado o seguite itervalo de cofiaça de 00(-)%: p z p p p p p / / Se é pequeo, o problema deve ser resolvido usado tabelas da distribuição Biomial. Se p é pequeo, é possível usar a distribuição de Poisso. z

59 Exemplo 6.0. Um empresário deseja cohecer a satisfação de seus clietes em relação aos serviços prestados por sua empresa. Em uma amostra aleatória de =00 clietes etrevistados, 4 pessoas demostraram isatisfação com os serviços prestados. Costrua um itervalo de 95% de cofiaça para a proporção de clietes isatisfeitos. p z p p p p / / p z 0,04,96 0,04 0,04 0,04 0, ,04, ,03 0,05 Exercício 6.

60 Exemplo 6.. O forecedor alega que etrega 0% de produtos defeituosos. Qual o tamaho de amostra suficiete para estimar a proporção de produtos defeituosos etregues por este forecedor com precisão de 0,03 e 95% de cofiaça? Solução: = 0,05 ==> z 0,05 =,96; p = 0,0; e = 0,03 Como deseja-se estimar uma variável do tipo percetual, utilizase a distribuição Biomial. Z p( p),96 0,0 ( 0,0) 384, 6 e 0,03 Logo, é ecessário uma amostra de 385 produtos. Exercício 6.4

61 Afiação de Navalhas Agulo do fio Aplicação Facas pesadas. Deve ser usado para istrumetos de corte como avalhas, lâmias de barbear ou istrumetos cirúrgicos. Facas para corte de cares, legumes e outros tipos de trabalhos leves Facas de caça e caivetes que são utilizados em tarefas mais pesadas Ferrametas para corte para materiais duros, como machados, facões e etc.

62 Exercícios 6. O tempo de atedimeto em um restaurate apreseta variâcia 0,005. Uma amostra aleatória de mesas idicou tempo médio de atedimeto de,58mi. Costrua um itervalo de 95% de cofiaça para o tempo médio de atedimeto o restaurate. 6. Recalcule o itervalo de cofiaça para o exercício 6., supodo que a variâcia ão fosse cohecida e o valor tivesse sido medido diretamete a amostra. 6.3 O peso de fragos apreseta variâcia cohecida igual a 900g. Uma amostra aleatória de 0 uidades idica 508g. Costrua um itervalo com 90% de cofiaça para o peso médio desses fragos. S 0,005

63 6.4 Em um processo químico, as características dimesioais do produto resultate segue o modelo ormal. A partir da amostra apresetada a seguir, defia o limite iferior de um itervalo uilateral de 95% de cofiaça para a característica dimesioal média Uma máquia é usada para echer pacotes de leite. O volume segue aproximadamete o modelo ormal. Uma amostra de 6 potes idicou: a) costrua um itervalo uilateral de 99% com limite iferior para a média; b) costrua um itervalo de 95% para a média;

64 6.6 Cosidere os dados do exercício 6.4. Costrua um itervalo de 90% para a variâcia da característica dimesioal. Depois coverta esse itervalo apresetado-o em termos de desvio padrão. 6.7 Cosidere os dados do exercício 6.5. Costrua um itervalo de 95% para o desvio padrão do volume dos pacotes de leite. 6.8 Aida em relação ao problema 6.5, imagie que há uma seguda máquia de echimeto para a qual uma amostra de 6 pacotes idicou: Costrua um itervalo de 95% para a difereça etre as duas médias das máquias. Baseado os resultados desses cálculos você cocluiria que as duas máquias forecem o mesmo volume médio?

65 6.9 Em uma idústria química, os egeheiros desejam saber se o alogameto de um composto de borracha permaece ialterado ao passar por uma máquia extrusora. Como o alogameto do composto depede do lote de matéria prima usado a sua cofecção, os dados foram coletados aos pares. Costrua um itervalo de cofiaça para a difereça etre os pares de observações: Lote Ates Depois

66 6.0 Em relação ao problema aterior, calcule o quociete etre as variâcias dos alogametos medidos ates e depois do composto passar pela extrusora. Depois costrua um itervalo de cofiaça para esse quociete. 6. Uma amostra aleatória de 50 dispositivos eletrôicos apresetou 7 uidades defeituosas. Estime a fração de ãocoformes e costrua um itervalo de 95% de cofiaça para o verdadeiro valor da fração de ão-coformes. 6.. Qual o tamaho da amostra ecessário para estimar o tempo médio de atedimeto de um serviço com desvio-padrão cohecido de =3 mi com 95% de cofiaça e precisão de 0, mi?

67 6.3. Qual o tamaho da amostra ecessário para estimar o tempo médio de atedimeto de um serviço com 95% de cofiaça e precisão de mi? Uma amostra de 0 tempos foi coletada para estimar o desvio-padrão S Em uma pesquisa eleitoral, 60 das 80 pessoas etrevistadas respoderam que votariam o cadidato da oposição. Essa amostra é suficiete para estimar a verdadeira proporção de eleitores desse cadidato, com uma precisão de 0,04 e cofiaça 95%?

CAPÍTULO 6 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS PPGEP. Introdução. Introdução. Estimativa de Parâmetros UFRGS

CAPÍTULO 6 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS PPGEP. Introdução. Introdução. Estimativa de Parâmetros UFRGS CAPÍTULO 6 Itrodução Uma variável aleatória é caracterizada ou descrita pela sua distribuição de probabilidade. ETIMATIVA DE PARÂMETRO URG Em aplicações idustriais, as distribuições de probabilidade são

Leia mais

Cap. 4 - Estimação por Intervalo

Cap. 4 - Estimação por Intervalo Cap. 4 - Estimação por Itervalo Amostragem e iferêcia estatística População: cosiste a totalidade das observações em que estamos iteressados. Nº de observações a população é deomiado tamaho=n. Amostra:

Leia mais

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução

Estimação de Parâmetros. 1. Introdução Estimação de Parâmetros. Itrodução O objetivo da Estatística é a realização de iferêcia acerca de uma população, baseadas as iformações amostrais. Como as populações são caracterizados por medidas uméricas

Leia mais

Intervalos de Confiança

Intervalos de Confiança Itervalos de Cofiaça Prof. Adriao Medoça Souza, Dr. Departameto de Estatística - PPGEMQ / PPGEP - UFSM - 0/9/008 Estimação de Parâmetros O objetivo da Estatística é a realização de iferêcias acerca de

Leia mais

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p

Teorema do limite central e es/mação da proporção populacional p Teorema do limite cetral e es/mação da proporção populacioal p 1 RESULTADO 1: Relembrado resultados importates Seja uma amostra aleatória de tamaho de uma variável aleatória X, com média µ e variâcia σ.temos

Leia mais

Estimadores de Momentos

Estimadores de Momentos Estimadores de Mometos A média populacioal é um caso particular daquilo que chamamos de mometo. Na realidade, ela é o primeiro mometo. Se X for uma v.a. cotíua, com desidade f(x; θ 1,..., θ r ), depededo

Leia mais

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral

6.1 Estimativa de uma média populacional: grandes amostras. Definição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral 6 ESTIMAÇÃO 6.1 Estimativa de uma média populacioal: grades amostras Defiição: Um estimador é uma característica amostral (como a média amostral x ) utilizada para obter uma aproximação de um parâmetro

Leia mais

Estimação da média populacional

Estimação da média populacional Estimação da média populacioal 1 MÉTODO ESTATÍSTICO Aálise Descritiva Teoria das Probabilidades Iferêcia Os dados efetivamete observados parecem mostrar que...? Se a distribuição dos dados seguir uma certa

Leia mais

1 Estimação de Parâmetros

1 Estimação de Parâmetros 1 Estimação de arâmetros Vários tipos de estudos tem o objetivo de obter coclusões fazer iferêcias a respeito de parâmetros de uma população. A impossibilidade de avaliar toda a população faz com que a

Leia mais

Estimação da média populacional

Estimação da média populacional Estimação da média populacioal 1 MÉTODO ESTATÍSTICO Aálise Descritiva Teoria das Probabilidades Iferêcia Os dados efetivamete observados parecem mostrar que...? Se a distribuição dos dados seguir uma certa

Leia mais

Teoria da Estimação 1

Teoria da Estimação 1 Teoria da Estimação 1 Um dos pricipais objetivos da estatística iferecial cosiste em estimar os valores de parâmetros populacioais descohecidos (estimação de parâmetros) utilizado dados amostrais. Etão,

Leia mais

Objetivo. Estimar a média de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra.

Objetivo. Estimar a média de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra. Objetivo Estimar a média de uma variável aleatória X, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Exemplos: : peso médio de homes a faixa etária de 20 a 30 aos,

Leia mais

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p

ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma amostra.

Leia mais

Instruções gerais sobre a Prova:

Instruções gerais sobre a Prova: DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UFMG PROVA DE ESTATÍSTICA & PROBABILIDADES SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2012/2013 Istruções gerais sobre a Prova: (a) Cada questão respodida corretamete vale 1 (um) poto. (b) Cada

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais Distribuições Amostrais O problema da iferêcia estatística: fazer uma afirmação sobre os parâmetros da população θ (média, variâcia, etc) através da amostra. Usaremos uma AAS de elemetos sorteados dessa

Leia mais

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite

Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Central do Limite Distribuições de Estatísticas Amostrais e Teorema Cetral do Limite Vamos começar com um exemplo: A mega-sea de 996 a N 894 úmeros de a 6: Média: m 588 Desvio padrão: 756 49 amostras de 6 elemetos Frequêcia

Leia mais

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e

e, respectivamente. Os valores tabelados para a distribuição t-student dependem do número de graus de liberdade ( n 1 e Prof. Jaete Pereira Amador 1 1 Itrodução Um fator de grade importâcia a pesquisa é saber calcular corretamete o tamaho da amostra que será trabalhada. Devemos ter em mete que as estatísticas calculadas

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17)

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. (Versão: para o manual a partir de 2016/17) Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. (Versão: para o maual a partir de 2016/17) 1.1) Itrodução.(222)(Vídeo 39) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar

Leia mais

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística.

Capítulo 5- Introdução à Inferência estatística. Capítulo 5- Itrodução à Iferêcia estatística. 1.1) Itrodução.(184) Na iferêcia estatística, aalisamos e iterpretamos amostras com o objetivo de tirar coclusões acerca da população de ode se extraiu a amostra.

Leia mais

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra.

Objetivo. Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que representa uma característica de interesse de uma população, a partir de uma amostra. ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIAM Objetivo Estimar a média µ de uma variável aleatória X, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Exemplos: µ : peso médio de homes

Leia mais

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n.

Obtemos, então, uma amostra aleatória de tamanho n de X, que representamos por X 1, X 2,..., X n. Vamos observar elemetos, extraídos ao acaso e com reposição da população; Para cada elemeto selecioado, observamos o valor da variável X de iteresse. Obtemos, etão, uma amostra aleatória de tamaho de X,

Leia mais

Comparação entre duas populações

Comparação entre duas populações Comparação etre duas populações AMOSTRAS INDEPENDENTES Comparação etre duas médias 3 Itrodução Em aplicações práticas é comum que o iteresse seja comparar as médias de duas diferetes populações (ambas

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL INTRODUÇÃO ROTEIRO POPULAÇÃO E AMOSTRA. Estatística Aplicada à Engenharia ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E ESTIMAÇÃO PONTUAL 1. Itrodução. Teorema Cetral do Limite 3. Coceitos de estimação potual 4. Métodos de estimação potual 5. Referêcias Estatística Aplicada à Egeharia 1 Estatística

Leia mais

Intervalos Estatísticos para uma única Amostra - parte II

Intervalos Estatísticos para uma única Amostra - parte II Itervalos Estatísticos para uma úica Amostra - parte II Itervalo de cofiaça para proporção 2012/02 1 Itrodução 2 3 Objetivos Ao fial deste capítulo você deve ser capaz de: Costruir itervalos de cofiaça

Leia mais

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação

Estimar uma proporção p (desconhecida) de elementos em uma população, apresentando certa característica de interesse, a partir da informação ESTIMAÇÃO DA PROPORÇÃO POPULACIONAL p 1 Objetivo Estimar uma proporção p (descohecida) de elemetos em uma população, apresetado certa característica de iteresse, a partir da iformação forecida por uma

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS 1 Estimação de Parâmetros uiverso do estudo (população) dados observados O raciocíio idutivo da estimação de parâmetros Estimação de Parâmetros POPULAÇÃO p =? AMOSTRA Observações:

Leia mais

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação

Lista de Exercícios #6 Assunto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação Assuto: Propriedade dos Estimadores e Métodos de Estimação. ANPEC 08 - Questão 6 Por regulametação, a cocetração de um produto químico ão pode ultrapassar 0 ppm. Uma fábrica utiliza esse produto e sabe

Leia mais

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA)

ESTIMAÇÃO POR INTERVALO (INTERVALOS DE CONFIANÇA) 06 ETIMÇÃO OR INTERVLO (INTERVLO DE CONINÇ) Cada um dos métodos de estimação potual permite associar a cada parâmetro populacioal um estimador. Ora a cada estimador estão associadas tatas estimativas diferetes

Leia mais

Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais. Probabilidade e Estatística: afinal, qual é a diferença?

Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais. Probabilidade e Estatística: afinal, qual é a diferença? Amostras Aleatórias e Distribuições Amostrais Probabilidade e Estatística: afial, qual é a difereça? Até agora o que fizemos foi desevolver modelos probabilísticos que se adequavam a situações reais. Por

Leia mais

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X.

n ) uma amostra aleatória da variável aleatória X. - Distribuições amostrais Cosidere uma população de objetos dos quais estamos iteressados em estudar uma determiada característica. Quado dizemos que a população tem distribuição FX ( x ), queremos dizer

Leia mais

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES

CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES CAPÍTULO 6 - ESTIMAÇÃO E TESTES DE HIPÓTESES 6. INTRODUÇÃO INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Estimação por poto por itervalo Testes de Hipóteses População X θ =? Amostra θ Iferêcia Estatística X, X,..., X 6. ESTIMAÇÃO

Leia mais

ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA

ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA ESTIMAÇÃO PARA A MÉDIA Objetivo Estimar a média de uma variável aleatória, que represeta uma característica de iteresse de uma população, a partir de uma amostra. Vamos observar elemetos, extraídos ao

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Sistemas Discretos

Avaliação de Desempenho de Sistemas Discretos Distribuições Comus Avaliação de Desempeho de Sistemas Discretos Probabilidade e Estatística 2 Uiforme Normal Poisso Hipergeométrica Biomial Studet's Geométrica Logormal Expoecial Beta Gamma Qui-Quadrado

Leia mais

NOTAS DE AULA: DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E INTERVALOS DE CONFIANÇA

NOTAS DE AULA: DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E INTERVALOS DE CONFIANÇA NOTAS DE AULA: DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL E INTERVALOS DE CONFIANÇA Objetivos da aula: Compreeder que um estimador é uma variável aleatória e, portato, pode-se estabelecer sua distribuição probabilística; Estabelecer

Leia mais

Unidade IX Estimação

Unidade IX Estimação Uidade IX Estimação 6/09/07 Itervalos de cofiaça ii. Para a difereça etre médias de duas populações (μ μ ) caso : Variâcias cohecidas Pressupostos: 6/09/07 x - x x - x ; N é - x x ) ( x x x x E ) ( x x

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 17

Sumário. 2 Índice Remissivo 17 i Sumário 1 Itrodução à Iferêcia Estatística 1 1.1 Defiições Básicas................................... 1 1.2 Amostragem....................................... 2 1.2.1 Tipos de Amostragem.............................

Leia mais

d) A partir do item c) encontre um estimador não viciado para σ 2.

d) A partir do item c) encontre um estimador não viciado para σ 2. Uiversidade de Brasília Departameto de Estatística 6 a Lista de PE 1 Seja X 1,, X ) uma AAS tal que EX i ) = µ e VarX i ) = σ 2 a) Ecotre EXi 2 ) e E X 2) b) Calcule EX i X) X i X) 2 c) Se T =, mostre

Leia mais

1 Distribuições Amostrais

1 Distribuições Amostrais 1 Distribuições Amostrais Ao retirarmos uma amostra aleatória de uma população e calcularmos a partir desta amostra qualquer quatidade, ecotramos a estatística, ou seja, chamaremos os valores calculados

Leia mais

Contabilometria. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Contabilometria. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Cotabilometria Prof.: Patricia Maria Bortolo, D. Sc. Teste para Duas Amostras Fote: LEVINE, D. M.; STEPHAN, D. F.; KREHBIEL, T. C.; BERENSON, M. L.; Estatística Teoria e Aplicações, 5a. Edição, Editora

Leia mais

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão

10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10 - Medidas de Variabilidade ou de Dispersão 10.1 Itrodução Localizado o cetro de uma distribuição de dados, o próximo passo será verificar a dispersão desses dados, buscado uma medida para essa dispersão.

Leia mais

Caderno de Exercício 2

Caderno de Exercício 2 1 Cadero de Exercício Estimação Potual e Itervalos de Cofiaça 1. Exercícios Aulas 1. Exercício 8.6 do livro Statistics for Ecoomics ad Busiess. O úmero de adares vedidos em cada dia por uma empresa imobiliária

Leia mais

A Inferência Estatística é um conjunto de técnicas que objetiva estudar a população através de evidências fornecidas por uma amostra.

A Inferência Estatística é um conjunto de técnicas que objetiva estudar a população através de evidências fornecidas por uma amostra. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Distribuição Amostral Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departameto de Estatística INTRODUÇÃO A Iferêcia Estatística é um cojuto de técicas que objetiva estudar a população

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005

PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 2005 PROVA DE ESTATÍSTICA SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 005 Istruções para a prova: a) Cada questão respodida corretamete vale um poto. b) Questões deixadas em braco valem zero potos (este caso marque todas alterativas).

Leia mais

Estatística. Estatística II - Administração. Prof. Dr. Marcelo Tavares. Distribuições de amostragem. Estatística Descritiva X Estatística Inferencial

Estatística. Estatística II - Administração. Prof. Dr. Marcelo Tavares. Distribuições de amostragem. Estatística Descritiva X Estatística Inferencial Estatística II - Admiistração Prof. Dr. Marcelo Tavares Distribuições de amostragem Na iferêcia estatística vamos apresetar os argumetos estatísticos para fazer afirmações sobre as características de uma

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 7/3/07 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/07/07 09:3 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 0 Estimação de parâmetros populacioais 9.. Itrodução Aqui estudaremos o problema de avaliar certas características dos elemetos da população (parâmetros), com base em operações com os dados de uma

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais 9/3/06 Uiversidade Federal do Pará Istituto de Tecologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Egeharia Mecâica 3/09/06 3:38 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria

Leia mais

Exame MACS- Inferência-Intervalos.

Exame MACS- Inferência-Intervalos. Exame MACS- Iferêcia-Itervalos. No iício deste capítulo, surgem algumas ideias que devemos ter presetes: O objectivo da iferêcia estatística é usar uma amostra e tirar coclusões para toda a população.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CESPE/UB FUB/0 fa 5 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 60 As distribuições B e C possuem os mesmos valores para os quartis Q e Q, e o quartil superior em B correspode ao quartil cetral (Q ) da distribuição A.

Leia mais

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 10 Professor: Carlos Sérgio

Centro de Ciências e Tecnlogia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica Aula 10 Professor: Carlos Sérgio Cetro de Ciêcias e Teclogia Agroalimetar - Campus Pombal Disciplia: Estatística Básica - 01.1 Aula 10 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 6 - TEORIA DA ESTIMAÇÃO NOTAS DE AULA 1 Itrodução Iferêcia estatística

Leia mais

Lista de Exercícios #4 Assunto: Variáveis Aleatórias Contínuas

Lista de Exercícios #4 Assunto: Variáveis Aleatórias Contínuas . ANPEC 8 - Questão Seja x uma variável aleatória com fução desidade de probabilidade dada por: f(x) = x, para x f(x) =, caso cotrário. Podemos afirmar que: () E[x]=; () A mediaa de x é ; () A variâcia

Leia mais

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões

INFERÊNCIA. Fazer inferência (ou inferir) = tirar conclusões INFERÊNCIA Fazer iferêcia (ou iferir) = tirar coclusões Iferêcia Estatística: cojuto de métodos de aálise estatística que permitem tirar coclusões sobre uma população com base em somete uma parte dela

Leia mais

Lista IC, tamanho de amostra e TH

Lista IC, tamanho de amostra e TH Lista IC, tamaho de amostra e TH 1. Cosidere a amostra abaixo e costrua um itervalo de cofiaça para a média populacioal. Cosidere um ível de cofiaça de 99%. 17 3 19 3 3 1 18 0 13 17 16 Como ão temos o

Leia mais

Unidade IV Inferência estatística

Unidade IV Inferência estatística //05 Uidade IV Iferêcia estatística 4.. Itrodução e histórico 4.. Coceitos fudametais 4.3. Distribuições amostrais e Teorema cetral do limite 4.4. Estimação de parâmetros 4.5. Testes de hipóteses 4.6.

Leia mais

Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004

Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Menezes Reis / Antonio Cezar Bornia São Paulo: Atlas, 2004 Estatística para Cursos de Egeharia e Iformática Pedro Alberto Barbetta / Marcelo Meezes Reis / Atoio Cezar Boria São Paulo: Atlas, 004 Cap. 7 - DistribuiçõesAmostrais e Estimaçãode deparâmetros APOIO:

Leia mais

3 Introdução à inferência estatística

3 Introdução à inferência estatística 3 Itrodução à iferêcia estatística Itrodução à iferêcia estatística Pág. 00 1.1. Este tipo de estudos as sodages eleitorais têm como objetivo aferir o setido de voto dos eleitores. Isto permite, ão só

Leia mais

MAE 116 Estimação para a média FEA - 2º Semestre de 2018

MAE 116 Estimação para a média FEA - 2º Semestre de 2018 MAE 116 Estimação para a média FEA - 2º Semestre de 2018 1 Objetivo da aula O objetivo é estimar a média de uma população (ou de uma variável aleatória) Vamos iicialmete estudar de forma empírica a distribuição

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Engenharia Civil Introdução à Inferência Estatística - Prof a Eveliny

Universidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Engenharia Civil Introdução à Inferência Estatística - Prof a Eveliny 1 Itrodução Uiversidade Federal de Mato Grosso Probabilidade e Estatística - Curso: Egeharia Civil Itrodução à Iferêcia Estatística - Prof a Eveliy Vimos o iício do curso como resumir descritivamete variáveis

Leia mais

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR

Stela Adami Vayego Estatística II CE003/DEST/UFPR Resumo 0 Estimação de parâmetros populacioais Defiição : Estimador e Estimativa Um estimador do parâmetro θ é qualquer fução das observações... isto é g(... ). O valor que g assume isto é g(x x... x )

Leia mais

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS

ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS 1 Estimação de Parâmetros uiverso do estudo (população) dados observados O raciocíio idutivo da estimação de parâmetros Estimação de Parâmetros População p Amostra X S pˆ (parâmetros:

Leia mais

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teste de Hipótese

Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO Teste de Hipótese Estatística: Aplicação ao Sesoriameto Remoto SER 4 - ANO 18 Teste de Hipótese Camilo Daleles Reó camilo@dpi.ipe.br http://www.dpi.ipe.br/~camilo/estatistica/ Estimação de Parâmetros Como já foi visto,

Leia mais

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal.

binomial seria quase simétrica. Nestas condições será também melhor a aproximação pela distribuição normal. biomial seria quase simétrica. Nestas codições será também melhor a aproximação pela distribuição ormal. Na prática, quado e p > 7, a distribuição ormal com parâmetros: µ p 99 σ p ( p) costitui uma boa

Leia mais

Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística Departameto de Matemática Probabilidades e Estatística Primeiro exame/segudo teste 2 o semestre 29/21 Duração: 18/9 miutos Grupo I Justifique coveietemete todas as respostas. 17/6/21 9: horas 1. Com base

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 19

Sumário. 2 Índice Remissivo 19 i Sumário 1 Estatística Descritiva 1 1.1 Coceitos Básicos.................................... 1 1.1.1 Defiições importates............................. 1 1.2 Tabelas Estatísticas...................................

Leia mais

n C) O EMV é igual a i 1

n C) O EMV é igual a i 1 PROVA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE SELEÇÃO MESTRADO/UFMG 009 Istruções: a) Cada questão respodida corretamete vale (um) poto. c) Cada questão respodida icorretamete vale - (meos um) poto. b) Cada questão

Leia mais

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa ESTATÍSTICA. Exame Final 2ª Época 26 de Junho de Grupo I (3 valores)

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa ESTATÍSTICA. Exame Final 2ª Época 26 de Junho de Grupo I (3 valores) Faculdade de Ecoomia Uiversidade Nova de Lisboa ESTATÍSTIA Exame Fial ª Época 6 de Juho de 00 Ateção:. Respoda a cada grupo em folhas separadas. Idetifique todas as folhas.. Todas as respostas devem ser

Leia mais

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS

ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS ENGENHARIA DA QUALIDADE A ENG 09008 AULA 6 CARTAS DE CONTROLE PARA ATRIBUTOS PROFESSORES: CARLA SCHWENGBER TEN CATEN Tópicos desta aula Cartas de Cotrole para Variáveis Tipo 1: Tipo 2: Tipo 3: X X X ~

Leia mais

A finalidade dos testes de hipóteses paramétrico é avaliar afirmações sobre os valores dos parâmetros populacionais.

A finalidade dos testes de hipóteses paramétrico é avaliar afirmações sobre os valores dos parâmetros populacionais. Prof. Jaete Pereira Amador Itrodução Os métodos utilizados para realização de iferêcias a respeito dos parâmetros pertecem a duas categorias. Pode-se estimar ou prever o valor do parâmetro, através da

Leia mais

ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA

ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA ESTATÍSTICA EXPLORATÓRIA Prof Paulo Reato A. Firmio praf6@gmail.com Aulas 19-0 1 Iferêcia Idutiva - Defiições Coceitos importates Parâmetro: fução diretamete associada à população É um valor fixo, mas

Leia mais

Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacional

Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacional Estatística II Atoio Roque Aula Testes de Hipóteses sobre uma Proporção Populacioal Seja o seguite problema: Estamos iteressados em saber que proporção de motoristas da população usa cito de seguraça regularmete.

Leia mais

Métodos de Amostragem

Métodos de Amostragem Métodos de Amostragem Amostragem aleatória Este é o procedimeto mais usual para ivetários florestais e baseia-se o pressuposto de que todas as uidades amostrais têm a mesma chace de serem amostradas a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 4 PROBABILIDADE A (CE068) Prof. Benito Olivares Aguilera

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 4 PROBABILIDADE A (CE068) Prof. Benito Olivares Aguilera UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 4 PROBABILIDADE A (CE068) Prof. Beito Olivares Aguilera 2 o Sem./09 1. Das variáveis abaixo descritas, assiale quais são

Leia mais

Teorema do Limite Central, distribuição amostral, estimação por ponto e intervalo de confiança

Teorema do Limite Central, distribuição amostral, estimação por ponto e intervalo de confiança Teorema do Limite Cetral, distribuição amostral, estimação por poto e itervalo de cofiaça Prof. Marcos Pó Métodos Quatitativos para Ciêcias Sociais Distribuição amostral Duas amostrages iguais oriudas

Leia mais

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ...

Introdução. Exemplos. Comparar três lojas quanto ao volume médio de vendas. ... Itrodução Exemplos Para curar uma certa doeça existem quatro tratametos possíveis: A, B, C e D. Pretede-se saber se existem difereças sigificativas os tratametos o que diz respeito ao tempo ecessário para

Leia mais

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO

5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5. ANÁLISE DE SISTEMAS DA CONFIABILIADE DE SISTEMAS SÉRIE-PARALELO 5.1 INTRODUÇÃO Um sistema é defiido como todo o cojuto de compoetes itercoectados, previamete determiados, de forma a realizar um cojuto

Leia mais

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra.

A finalidade de uma equação de regressão seria estimar valores de uma variável, com base em valores conhecidos da outra. Jaete Pereira Amador Itrodução A aálise de regressão tem por objetivo descrever através de um modelo matemático, a relação existete etre duas variáveis, a partir de observações dessas viráveis. A aálise

Leia mais

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 1

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 1 MAE 229 - Itrodução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 1 Professor: Pedro Moretti Exercício 1 (a) Fazer histograma usado os seguites dados: Distribuição de probabilidade da variável X: X

Leia mais

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 2

MAE Introdução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista 2 MAE 9 - Itrodução à Probabilidade e Estatística II Resolução Lista Professor: Pedro Moretti Exercício 1 Deotado por Y a variável aleatória que represeta o comprimeto dos cilidros de aço, temos que Y N3,

Leia mais

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS

DETERMINANDO A SIGNIFICÂNCIA ESTATÍSTICA PARA AS DIFERENÇAS ENTRE MÉDIAS DTRMINANDO A SIGNIFIÂNIA STATÍSTIA PARA AS DIFRNÇAS NTR MÉDIAS Ferado Lag da Silveira Istituto de Física - UFRGS lag@if.ufrgs.br O objetivo desse texto é apresetar através de exemplos uméricos como se

Leia mais

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES Aluo(a): Turma: Professores: Data: Edu/Vicete Noções de Estatística Podemos eteder a Estatística como sedo o método de estudo de comportameto coletivo, cujas coclusões são

Leia mais

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança):

Estimação por Intervalo (Intervalos de Confiança): Estimação por Itervalo (Itervalos de Cofiaça): 1) Itervalo de Cofiaça para a Média Populacioal: Muitas vezes, para obter-se a verdadeira média populacioal ão compesa fazer um levatameto a 100% da população

Leia mais

INTERVALOS DE CONFIANÇA

INTERVALOS DE CONFIANÇA INTRVALOS D CONFIANÇA 014 stimação por itervalos 1,..., é uma amostra aleatória de uma variável cuja distribuição depede do parâmetro. Se L( 1,..., ) e U( 1,..., ) são duas fuções tais que L < U e P(L

Leia mais

Estimação A estimação de um parâmetro, θ, de uma população pode ser feita por dois processos: Estimação Pontual e Estimação intervalar.

Estimação A estimação de um parâmetro, θ, de uma população pode ser feita por dois processos: Estimação Pontual e Estimação intervalar. Escola uperior de Tecologia de Viseu ETIMAÇÃO Estimação A estimação de um parâmetro, θ, de uma população pode ser feita por dois processos: Estimação Potual e Estimação itervalar. Exemplo: Num dos diversos

Leia mais

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos

1. Dados: Deve compreender-se a natureza dos dados que formam a base dos procedimentos 9. Testes de Hipóteses 9.. Itrodução Uma hipótese pode defiir-se simplesmete como uma afirmação acerca de uma mais populações. Em geral, a hipótese se refere aos parâmetros da população sobre os quais

Leia mais

Estatística. 7 - Distribuições Amostrais

Estatística. 7 - Distribuições Amostrais Estatística 7 - Distribuições Amostrais 07 - Distribuição da Média Amostral Distribuição costituída de todos os valores de, cosiderado todas as possíveis amostras de tamaho i ( Ode,,..., são V.A. com mesma

Leia mais

Revisando... Distribuição Amostral da Média

Revisando... Distribuição Amostral da Média Estatística Aplicada II DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL MÉDIA AULA 08/08/16 Prof a Lilia M. Lima Cuha Agosto de 016 Revisado... Distribuição Amostral da Média Seja X uma v. a. de uma população com média µ e variâcia

Leia mais

7. INTERVALOS DE CONFIANÇA

7. INTERVALOS DE CONFIANÇA 7 INTRVALOS D CONFIANÇA 00 stimação por itervalos,, é uma amostra aleatória de uma variável cuja distribuição depede do parâmetro θ Se L(,, ) e U(,, ) são duas fuções tais que L < U e P(L θ U), o itervalo

Leia mais

5 Teoria dos Valores Extremos

5 Teoria dos Valores Extremos Teoria dos Valores Extremos 57 5 Teoria dos Valores Extremos A Teoria dos Valores Extremos vem sedo bastate utilizada em campos ligados a evetos raros. Sua estatística é aplicada a estimação de evetos

Leia mais

Lista 9 - Introdução à Probabilidade e Estatística

Lista 9 - Introdução à Probabilidade e Estatística Lista 9 - Itrodução à Probabilidade e Estatística Desigualdades e Teoremas Limites 2.=000. 1 Um ariro apota a um alvo de 20 cm de raio. Seus disparos atigem o alvo, em média, a 5 cm do cetro deste. Assuma

Leia mais

Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/2005

Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/2005 Virgílio A. F. Almeida DCC-UFMG 1/005 !" # Comparado quatitativamete sistemas eperimetais: Algoritmos, protótipos, modelos, etc Sigificado de uma amostra Itervalos de cofiaça Tomado decisões e comparado

Leia mais

Ap A r p e r n e d n i d z i a z ge g m e m Es E t s a t tí t s í t s i t c i a c de d e Dado d s Francisco Carvalho

Ap A r p e r n e d n i d z i a z ge g m e m Es E t s a t tí t s í t s i t c i a c de d e Dado d s Francisco Carvalho Apredizagem Estatística de Dados Fracisco Carvalho Avaliação e Comparação de Classificadores Existem poucos estudos aalíticos sobre o comportameto de algoritmos de apredizagem. A aálise de classificadores

Leia mais

AEP FISCAL ESTATÍSTICA

AEP FISCAL ESTATÍSTICA AEP FISCAL ESTATÍSTICA Módulo 0: Medidas de Dispersão (webercampos@gmail.com) MÓDULO 0 - MEDIDAS DE DISPERSÃO 1. Coceito: Dispersão é a maior ou meor diversificação dos valores de uma variável, em toro

Leia mais

Romeu M agnani Marisa Veiga Capela INSTITUTO DE QUÍMICA UNESP ARARAQUARA

Romeu M agnani Marisa Veiga Capela INSTITUTO DE QUÍMICA UNESP ARARAQUARA ESTATÍSTICA Romeu Magai Marisa Veiga Capela UNESP INSTITUTO DE QUÍMICA ARARAQUARA I. ESTATÍSTICA DESCRITIVA. INTRODUÇÃO A Estatística Descritiva trata da maeira de apresetar um cojuto de dados em tabelas

Leia mais

Estatística Aplicada Medidas Resumo Apostila 4 Prof. Fábio Hipólito Aluno(a):

Estatística Aplicada Medidas Resumo Apostila 4 Prof. Fábio Hipólito Aluno(a): Medidas Resumo Apostila 4 Prof. Fábio Hipólito Aluo(a): # Objetivo desta aula: Calcular as medidas de tedêcia cetral: média, moda e mediaa para distribuições de frequêcias potuais e por itervalos de classes.

Leia mais

Teorema do Limite Central, distribuição amostral, estimação por ponto e intervalo de confiança

Teorema do Limite Central, distribuição amostral, estimação por ponto e intervalo de confiança Teorema do Limite Cetral, distribuição amostral, estimação por poto e itervalo de cofiaça Prof. Marcos Pó Métodos Quatitativos para Ciêcias Sociais Distribuição amostral Duas amostrages iguais oriudas

Leia mais

CAPÍTULO 7 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS. 7-Estimativa de Parâmetros MAT PROBABILIDADE & ESTATÍSTICA

CAPÍTULO 7 ESTIMATIVA DE PARÂMETROS. 7-Estimativa de Parâmetros MAT PROBABILIDADE & ESTATÍSTICA MAT 019 CAPÍTULO 7 7-Estimativa de Parâmetros ESTIMATIVA DE PARÂMETROS 1 MAT 019 Introdução Uma variável aleatória é caracterizada ou descrita pela sua distribuição de probabilidade. Em aplicações industriais,

Leia mais

Inferência Estatística

Inferência Estatística Iferêcia Estatística opulação Amostra Itroduç Itrodução à Iferêcia Estatística Como tirar coclusões tomar decisões a partir de iformação parcial / icompleta (amostra) projectado /geeralizado resultados

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES. Sessão Prática 4: Amostragem

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES. Sessão Prática 4: Amostragem Mestrado Itegrado em Egeharia Civil Disciplia: TRNSPORTES Prof. Resposável: José Mauel Viegas Sessão Prática 4: mostragem Istituto Superior Técico / Mestrado Itegrado Egª Civil Trasportes ulas Práticas

Leia mais

Critérios de correção e orientações de resposta p-fólio

Critérios de correção e orientações de resposta p-fólio Miistério da Ciêcia, Tecologia e Esio Superior U.C. 037 Elemetos de Probabilidade e Estatística de Juho de 0 Critérios de correção e orietações de resposta p-fólio Neste relatório apresetam-se os critérios

Leia mais

Fundamentos de Estatística Aplicada. Módulo IV: Introdução à Inferência Estatística

Fundamentos de Estatística Aplicada. Módulo IV: Introdução à Inferência Estatística Uiversidade Federal Flumiese Istituto de Matemática e Estatística Fudametos de Estatística Aplicada Módulo IV: Itrodução à Iferêcia Estatística Aa Maria Lima de Farias Departameto de Estatística Coteúdo

Leia mais