Lição 03 A Missão de Profeta Texto Básico: Is

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 03 A Missão de Profeta Texto Básico: Is"

Transcrição

1 Lição 03 A Missão de Profeta Texto Básico: Is Em nosso tempo há muita confusão, muito equívoco acerca do que vem a ser o profeta e qual a sua missão, ou tarefa. Vivemos num contexto de autointitulados profetas, patriarcas, bispos, apóstolos, missionários, etc. (como afirmou certo líder evangélico, só falta um aparecer autointitulando-se vice-deus ). O profeta de Deus (ao contrário do falso profeta) é o mensageiro da parte de Deus, que ouve (recebe) a Palavra do Senhor e a transmite fielmente aos seus ouvintes. Não é prognosticador nem adivinhador; é porta-voz de Deus. Não há novas revelações (Hb 1.1). O propósito de Deus é tornar-se conhecido dos homens, manifestar-lhes sua vontade (boa, agradável, perfeita Rm 12.2), fazer conhecido seu propósito eterno feito em Cristo Jesus (Ef 1.4-6; 1.9,10; ). Esta vontade reveladora consumou-se na pessoa de Seu Filho (Jo 5.37, 38,42,43; 12.44,45; 14.9,10; 6.40; Hb 1.1). Deus acompanha a história, é soberano sobre ela e persevera no Seu propósito redentor (restaurador do homem) vocacionando, capacitando, credenciando e enviando seus mensageiros (profetas) a cada geração. 1-Deus Chama Pessoas para o Seu Serviço: Podemos, pelo exame da Bíblia, elaborar uma extensa lista de pessoas que Deus chamou e encarregou de tarefas especiais nas suas gerações: Noé (Gn 6. 9 e 13-22); Abrão (Gn ); Moisés (Êx ); Josué (Js ); Samuel, (1Sm ); etc. O escritor da carta aos Hebreus menciona uma longa lista de pessoas a quem Deus chamou e usou no Seu serviço. É suposto por alguns expositores da Bíblia que Hebreus 11.36,37 inclui o profeta Isaías, que teria ministrado nos primeiros

2 anos de Manassés, em cujas mãos teria sido martirizado. Vale a pena considerar Isaías, seus contemporâneos, incluindo alguns sucessores Isaías: Isaías Nas lições 01 e 02 tivemos uma visão panorâmica da geração de Isaías, tanto no reino do Sul quanto no reino do Norte. Nos dois reinos (Israel dividido) o nível moral e espiritual era decadente. Deus chama dois profetas no Sul e dois no Norte, incumbindo-os de entregar Sua mensagem. Há duas referências às visões do profeta, anteriores à sua vocação (1.1; 2.1). O capítulo descreve em termos vivos a cena. O Deus Santo é visto assentado num alto e sublime trono (Is 57.15) cercado de seu séquito. Os serafins enunciando proclamações exaltadoras. Isaías contempla a glória, a santidade do Senhor e confronta-se e à sua geração com o fato: homem de lábios impuros povo de impuros lábios. O profeta se sente abalado. Um dos serafins toma uma brasa viva do altar, toca-lhe os lábios e declara tirada a sua iniquidade e perdoado o seu pecado. À voz do Senhor, dispôs-se a aceitar a incumbência, e é-lhe ordenado: Vai e dize a este povo. Sua missão era falar ao povo, levar a palavra do Senhor: repreensão pelos pecados e perdão e misericórdia, traduzidos na esperança da redenção que se seguiria à justa ação disciplinar. Por mais de cinquenta anos o profeta desincumbiu-se da tarefa, com integridade, fidelidade, enfrentando a rebeldia do povo, das autoridades religiosas e, se foi mesmo martirizado pelo ímpio Manassés, com toda a certeza, o fato resultou de sua integridade. O verdadeiro profeta honra o Seu Senhor Miqueias: Foi contemporâneo de Isaías. Seu nome significa; Quem é igual a Jeová (YHWH vide lição 01, glossário, item 01). Sua profecia é dada a partir do ano 730 a.c, provavelmente, tendo ministrado nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias (Mq1.1).

3 Embora ministrando às populações do interior (zona rural) de Judá, a situação moral e espiritual era muito semelhante à enfrentada por Isaías em Jerusalém. A mensagem do profeta é dura, contundente na sua repreensão. Ela começa com a expressão: A Palavra do Senhor que veio a Miqueias. A Palavra do Senhor ou Assim diz o Senhor é a maneira característica para mostrar que a sua mensagem é Recado enviado pelo Senhor. O profeta é o porta-voz fiel do seu Deus. A mensagem tem conteúdos de repreensão intensa (Mq ; ; 6.1; 7.20) com a declaração das tristes consequências, fruto da rebeldia, da oposição a Deus. Miqueias demonstrou no seu ministério a postura de profeta de Jeová. Reconheceu sua vocação, correspondeu à expectativa do Senhor, proclamou fielmente Sua Palavra (Voltaremos ao profeta em lição posterior numa abordagem ao Messias) Oseias e Amós: Foram contemporâneos de Isaías, ministrando no reino do Norte. Oseias ministrou nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Judá) e de Jeroboão, filho de Joás, em Israel (Os 1.1). O livro começa com a clara indicação de que ele era profeta: A Palavra do Senhor, que veio a Oseias. Os três primeiros capítulos, por meio dos dois casamentos do profeta (uma prostituta: 1.2; e uma adúltera: 3.1), simbolizam a infidelidade de Israel e a paciência e a bondade de Deus (Os ; 3.5). A continuidade da profecia registra a pregação de Oseias, as repreensões por causa da infidelidade, a declaração da disciplina como resultado dessa infidelidade, terminando com um veemente apelo ao arrependimento e adoção de sabedoria (14.12). Essa volta, retorno para o Senhor, mediante o arrependimento é a maneira como a humanidade deve corrigir sua falta de conhecimento, que a torna infeliz e desesperada (Is 1.3; 5.13; Os 4.6).

4 Amós foi profeta no reino do Norte durante o reinado de Jeroboão, filho de Joás, e de Uzias, rei de Judá (Am 1.1). Era um homem do campo (Am 7.14,15). O seu nome significa Fardos ou Carregador de Fardos. Sua mensagem é contundente e dura, condenando as injustiças e maldades de seus contemporâneos, inclusive a vida de luxo e exploração por parte da nobreza palaciana em Samária (Am 4.1-5). Parece que ele estava em nosso tempo. Usando a expressão característica do profeta corajoso e consciente: Assim diz o Senhor (Am 1.3; 6,9,11,13; 2.1,4,6; 3.1,11,12; 4.3,6,8,9,10,11, etc.). Toda a profecia de Amós demonstra sua convicção de chamada, de profeta do Senhor, ao qual serve conscientemente (Am 7.14,15 ). Amós foi um profeta autêntico. 2- Profetas Que Sucederam Isaías Ao nos referir a profetas que sucederam Isaías, não significamos que o substituíram ou ministraram imediatamente após ele. Nosso propósito é considerar Isaías como profeta legítimo no seu tempo e contexto, buscando por intermédio dele e de seus contemporâneos chegar a um conceito verdadeiro do que vem a ser profeta, e com disso desfazer confusão e equívocos que se manifestam em nossos dias. Gostaríamos, ainda, de considerar resumidamente dois profetas posteriores a Isaías por nos darem uma compreensão do profeta, como enviado e mensageiro de Deus. Em ambos, percebemos claramente: chamada (vocação); conteúdo da mensagem (a Palavra de Deus); fidelidade (obediência), consciência do encargo Jeremias O profeta Jeremias ministrou em Jerusalém, mesmo ambiente do profeta Isaías. Não há relatos de que se tenham conhecido, mas há profecias de Isaías que se cumpriram nos dias de Jeremias: a destruição de Jerusalém e Judá por Nabucodonosor (Is 5.5,6,13; Jr ).

5 Jeremias é chamado para ser profeta (Jr 1.1-9) e, embora relutante, aceita o chamado ante a promessa de o Senhor lhe colocar A Palavra na boca (Jr 1.9 ). Ele tinha de ir aonde o Senhor o enviasse e dizer tudo quanto o Senhor mandasse (Jr 1.7,17). Recebeu um chamado, foi-lhe dado um encargo e orientação explícita quanto a quem e o que falar: Foi enviado a Jerusalém para entregar a Palavra do Senhor. O profeta cumpriu sua missão, iniciada no capítulo 2.1,2, honrosamente Ezequiel Ministrando aos rebeldes do exílio, demonstrou misericórdia e fidelidade a Jeová (Dt 4.30,31). Os capítulos 2 e 3 de Ezequiel narram sua vocação e condicionamento. Ele é ordenado a ir à casa de Israel, a casa rebelde, e lhes dirás: Assim diz o Senhor (2.4; 3.11). O profeta deveria entregar sua mensagem como a Palavra do Senhor (2.7; 3.4,10,17). Ezequiel foi íntegro, foi fiel, fez o ministério de profeta. Conclusão: Deus ama Seu povo e lhe dá líderes (profetas) para serem os porta-vozes de Seu Santo Propósito. Isaías o foi no seu tempo e contexto. Miqueias, Oseias, Amós, Jeremias e Ezequiel o foram também no seu contexto e seu tempo. Ministraram com integridade, fidelidade, zelo. Honraram o Senhor, serviram o Seu povo. Nosso tempo e contexto está sob a soberania de Deus. Ele é imutável. É sempre o mesmo. É amor (1Jo 4.8). Oremos pedindo profetas para o nosso tempo. Pedindo discernimento para não sucumbirmos ao pecado, às imitações, às novidades travestidas de adoração. Pedindo capacidade para discernir os verdadeiros profetas daqueles que mascaram a PALAVRA em proveito próprio. Aplicações:

6 1- O povo de Deus e a humanidade (geração) atual precisam da Palavra de Deus. Esta é proclamada por seus mensageiros (profetas= pregadores). 2- É necessário que os mensageiros do momento e do nosso contexto retenham o caráter, o zelo, a integridade, a fidelidade dos profetas bíblicos, podendo dizer conscientemente: Assim diz o Senhor. 3- É necessário ao mensageiro (profeta) contextualizar adequadamente a mensagem ao seu momento e ambiente, tornando-a compreensível (acessível) ao entendimento dos seus ouvintes, demonstrando sua relevância e sentido prático para a pessoa humana, como indivíduo e como raça. Glossário e Notas Explicativas Hebreus 1.1. Deus, por todo o processo da história, revelou-se progressivamente na direção de Seu propósito eterno, feito e consumado em termos redentivos na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. A Revelação final do Pai e de Seu propósito encontra-se registrada na Bíblia. A declaração de Hebreus 1.1 é que Jesus falou de maneira efetiva, falou de vez. Precisamos estudar as Escrituras com cuidado, usando os recursos científicos disponíveis para sua correta interpretação e exposição (exegese). É claro que Deus nos fala hoje por intermédio de Sua Palavra. Mas quanto a qualquer acréscimo ou supressão, a própria Bíblia proíbe. Restauração: Quando o Senhor completou sua obra criadora, examinou-a pela sétima vez e tudo estava esplendidamente bem. Devemos considerar que a linguagem humana é insuficiente para descrever em plenitude o SER de Deus, bem assim seus atos e obras. Consultando versões bíblicas diferentes em nosso idioma, em outros idiomas (grego, latim, espanhol, francês, italiano, diversas versões em Inglês), nenhuma consegue trazer o sentido rigoroso da expressão hebraica de Gn No meu entendimento a melhor versão, a que mais se

7 aproxima do sentido original da expressão hebraica é a versão alemã atualizada, tradução de Lutero, editada pela Sociedade Bíblica em Stutgart, Alemanha. Nossa dificuldade está no fato de nosso conhecimento limitado, para circunscrever e descrever aquilo que refletia a sabedoria, a grandeza, o poder, a majestade da natureza divina expressa na criação. Era uma realidade sem a experiência do pecado. Restaurar e restauração têm a ver com a total reversão da ordem presente, tanto física quanto moral. Tanto Jesus quanto Pedro falam de restauração, que na língua original do Novo Testamento é expressa por uma palavra composta de três partículas gramaticais, e cujo sentido em português é: Recolocar cada coisa no seu devido lugar, tal qual ela é. Efésios 1.10 aponta para isso, ou seja, na plenitude dos tempos, Deus reassumirá seu completo domínio de todas as coisas em Cristo. Quando isto chegar, outra vez se dirá: Eis que tudo é muito bom. Tudo estará bem, cada coisa na sua essência, no devido lugar. LEITURAS DIÁRIAS segunda-feira Is terça-feira Is quarta-feira Is quinta-feira Mq sexta-feira Am sábado Os ; Am domingo Jr 1.1-9; Ez

Lição 01 Uma Abordagem de Isaías Texto Básico: Is 1.1;

Lição 01 Uma Abordagem de Isaías Texto Básico: Is 1.1; Lição 01 Uma Abordagem de Isaías Texto Básico: Is 1.1; 6.1-13 Isaías é o conteúdo da Revelação de Deus ao Seu povo, num momento do desenrolar da história humana, que envolve a descendência de Abraão, na

Leia mais

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 ESTAR DISPOSTO A APRENDER.

CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 ESTAR DISPOSTO A APRENDER. CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 4º Trimestre/2011 ENSINAR É... ESTAR DISPOSTO A APRENDER. LIÇÃO 1 UMA ABORDAGEM DE ISAÍAS Base Bíblica: Isaías 1:1; 6:1-1 Objetivo:

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer!

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! 1 Versículo-chave: Rm 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu

Leia mais

OS LIVROS PROFÉTICOS ISAÍAS

OS LIVROS PROFÉTICOS ISAÍAS Lição 13 OS LIVROS PROFÉTICOS ISAÍAS Introdução Os livros proféticos apresentam um tipo especial de literatura bíblica, com um tom mais de exortação para o povo de Israel, trazendo censuras pelas falhas

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Jeremias 52:28-34 28 Assim, Judá foi levado cativo para fora de sua terra. Este é o povo que Nabucodonosor levou

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES

A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES A MISSÃO NO SÉCULO XXI A GRANDE COMISSÃO: ANÁLISE DAS CINCO DIMENSÕES Dr. ERICO T. XAVIER Os cinco textos da Grande Comissão. Mateus 28:18-20 Marcos 16:14-20 Lucas 24:44-53 João 20:19-23 Atos 1:8 Repetiu

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

OS LIVROS PROFÉTICOS JOEL, OBADIAS E MIQUÉIAS

OS LIVROS PROFÉTICOS JOEL, OBADIAS E MIQUÉIAS Lição 17 OS LIVROS PROFÉTICOS JOEL, OBADIAS E MIQUÉIAS Introdução Joel, Obadias e Miquéias, foram entre os profetas menores, assim como Oséias, Amós e Jonas, aqueles que exerceram os seus ministérios antes

Leia mais

OS LIVROS PROFÉTICOS OSÉIAS, AMÓS E JONAS

OS LIVROS PROFÉTICOS OSÉIAS, AMÓS E JONAS Lição 16 OS LIVROS PROFÉTICOS OSÉIAS, AMÓS E JONAS Oséias Oséias foi filho de Beeri (1.1), um homem que não se conhece a história, e um profeta que atuou nos dias dos reis de Judá, Uzias, Jotão, Acaz e

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

OS PROFETAS MENORES RESUMO

OS PROFETAS MENORES RESUMO OS PROFETAS MENORES RESUMO Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.c LIÇÃO 2, OSÉIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS O ESBOÇO DO LIVRO DE OSEIAS

Leia mais

Lição 02 A Nação Pecadora Texto Básico Is

Lição 02 A Nação Pecadora Texto Básico Is Lição 02 A Nação Pecadora Texto Básico Is 1.1-17. A atitude de rebeldia do povo israelita é antiga (Êx 5.20-23). Mesmo após a libertação da opressão egípcia, tendo visto todas as ações poderosas do Senhor

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

Igreja Povo de Deus. I. Chamados

Igreja Povo de Deus. I. Chamados Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos

Leia mais

A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus

A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus A PALAVRA Serie: O que agrada a Deus Introdução: Mundo cheio de injustiça e crueldade...não posso crer em um Deus que permita essa injustiça, sofrimento e crueldade.... Podemos não entender a relação de

Leia mais

Isaías e o Deus glorioso

Isaías e o Deus glorioso Isaías e o Deus glorioso Série: Visões de Deus: Mensagem 13/16 Fernando Leite 30 Maio 2010 Introdução Um homem íntegro No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado,

Leia mais

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd

A esperança segundo a Bíblia. Devocional. Russell Shedd Devocional A esperança segundo a Bíblia A Bíblia inspira esperança. De Gênesis a Apocalipse, há uma corrente animadora de antecipação. A catástrofe no Jardim do Éden provocou a ira de Deus contra os culpados

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

1- O Messianismo entre os judeus - Gênesis 1.31; 3.17; 3.15

1- O Messianismo entre os judeus - Gênesis 1.31; 3.17; 3.15 Notei que foram feitas modificações na formatação do texto, e quando os nomes dos livros da Bíblia foram mudados de abreviados para por extenso ficaram faltando acentos, como os de Isaías e Gênesis. Também

Leia mais

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP

conheça sua Bíblia Estudos Panorâmicos no AT e NT TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP TODA QUINTA-FEIRA - DAS 19H30 ÀS 21H - RUA JOSÉ ALVES GUEDES, 1332 - JD. SONIA JAGUARIÚNA/SP 1 e 2 Samuel! DATA: Indefinida Abrangência: Do nascimento de Samuel ao fim do reinado de Davi (1.100 A.C. a

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) Slide 2

'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (Jo 15.14)   Slide 2 'Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) www.portalebd.org.br Slide 2 As palavras dos filhos de Deus devem condizer com aquilo que eles praticam. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS LIÇÃO IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida

O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS LIÇÃO IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS 0 IV TRIMESTRE 205 Preparado por: Pr. Wellington Almeida O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS Autor do livro: Jeremias Natural de Anatote Filho de Hilquias, o sacerdote Contemporâneos:

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida

A ALIANÇA LIÇÃO 11 IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA IV TRIMESTRE 2015 Preparado por: Pr. Wellington Almeida A ALIANÇA INTRODUÇÃO A primeira referência à nova aliança está em Jeremias, no contexto da volta de Israel do exílio e das bênçãos que

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Nova Estrutura do Curso: Avisos

Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso: Avisos Nova Estrutura do Curso Disciplinas de Teologia Sistemática: Introdução a Teologia Sistemática Doutrina de Deus Teontologia Doutrina do Ser Humano Antropologia Doutrina

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em

Isaías 6: No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em Isaías 6:1-10 - No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. O seu manto se estendia pelo Templo inteiro, e em volta dele estavam serafins. Cada um deles tinha seis

Leia mais

Revelação além da capacidade Humana

Revelação além da capacidade Humana Revelação além da capacidade Humana...Como um telescópio, a Bíblia vai além das estrelas e penetra nos altos céus e profundo inferno. Como um microscópio, mostra pequenos detalhes dos planos e propósitos

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento

Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às

Leia mais

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL

LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL LIÇÃO 9 O PERIGO DA INDIFERENÇA ESPIRITUAL PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A PARÁBOLA DOS DOIS FILHOS Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência com os ritos de sacrifícios,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

1) Uma igreja que vê. A) Vemos um Deus Santo

1) Uma igreja que vê. A) Vemos um Deus Santo 1) Uma igreja que vê A) Vemos um Deus Santo No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS

O CONCEITO DOS DONS ESPIRITUAIS ECLESIOLOGIA AULA V JESUS CRISTO COMO CABEÇA DA IGREJA DISTRIBUI AOS MEMBROS DO CORPO, DONS, RESPONSABILIDADES E MINISTÉRIOS, PARA EDIFICAÇÃO UNS DOS OUTROS E PARA CRESCIMENTO. Definição de Dons Os dons

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

Profeta de Deus. Egmon Pereira

Profeta de Deus. Egmon Pereira Profeta de Deus Egmon Pereira Texto Bíblico Amós 7.10-17 10 Amazias, o sacerdote de Betel, mandou o seguinte recado a Jeroboão, o rei de Israel: Amós está planejando uma revolta contra o senhor no meio

Leia mais

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath

1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS. EBD Miguel Horvath 1 Pedro 4-10 DOIS GRANDES PRIVILÉGIOS EBD 07.04.2019 Miguel Horvath : 1 Pedro 2.4-10 Vocês têm se aproximado de Cristo, a pedra viva. As pessoas o rejeitaram, mas Deus o escolheu para lhe conceder grande

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

Lição 1 Venha à nossa casa

Lição 1 Venha à nossa casa Lição 1 Venha à nossa casa Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13 M A T U T I Á K D U T E I I R P U Q S E H A E E S L L R U L Y D W A

Leia mais

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura

Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

Expor a Palavra. As Afirmações e os Desafios da Escritura. Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 01/7/2012

Expor a Palavra. As Afirmações e os Desafios da Escritura. Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 01/7/2012 Expor a Palavra As Afirmações e os Desafios da Escritura Classe Visão Bíblica Pb. Iberê Arco e Flexa 01/7/2012 1 O quê diz o mundo? A Bíblia é um livro velho, fora de contexto, cheio de contradições, e

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36,

Leitura do Segundo Livro das Crónicas. 2 Cr 36, IV DOMINGO Perdão, Senhor Leitura do Segundo Livro das Crónicas 2 Cr 36, 14-16.19-23 Naqueles dias, todos os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos 13.1-7 A sociedade organizada pressupõe uma liderança que possa conduzi-los. Nos tempos mais remotos da civilização, os povos já possuíam

Leia mais

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - A DECISÃO CRUCIAL DO DISCÍPULO: OUVIR E PRATICAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR Deus registra na Santa Bíblia a comparação dos atos de obediência

Leia mais

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A

I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A I NTRODUÇÃO À BÍ BLI A A BÍBLIA... 66 LIVROS, COMEÇOU A SER ESCRITO HÁ MAIS OU MENOS 3500 ANOS, DEMOROU QUASE 1600 ANOS PARA SER CONCLUÍDO, SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA DEUS É A PALAVRA DE DEUS, FOI

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí

Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí Introdução ao Livro de Zacarias - O Messias vem aí O ministério de Zacarias foi adicional ao de Ageu no período pós-exílico. Zacarias começou seu trabalho cerca de dois meses após os oráculos de Ageu.

Leia mais

A Aliança do povo hebreu com o Senhor

A Aliança do povo hebreu com o Senhor A Aliança do povo hebreu com o Senhor Não é fácil orientar-se numa floresta quando não se têm caminhos, nem trilhas. A Bíblia é como uma floresta e, se não conhecermos o caminho, facilmente poderemos nos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Relacionamento com Deus

INTRODUÇÃO. Relacionamento com Deus INTRODUÇÃO Relacionamento com Deus INTRODUÇÃO Relacionamento com Deus Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva

Leia mais

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo.

O PENTATEUCO. servo, além de instruções a respeito do próprio Deus e como Ele conduz o universo. Lição 3 O PENTATEUCO Introdução A compreensão do Pentateuco, nome dado aos 5 livros escritos por Moisés no período do êxodo de Israel (Gênesis a Deuteronômio), que traduzido significa, cinco rolos, é fundamental

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 - QUEM É DEUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A BÍBLIA SAGRADA REVELA DEUS A Bíblia Sagrada é a melhor fonte para o conhecimento de Deus, porque na pessoa de Jesus Cristo, Deus

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA RIO DE JANEIRO 2017 ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

O FILHO - A PALAVRA FINAL DE DEUS PARA O HOMEM. G. Campbell Morgan

O FILHO - A PALAVRA FINAL DE DEUS PARA O HOMEM. G. Campbell Morgan O FILHO - A PALAVRA FINAL DE DEUS PARA O HOMEM G. Campbell Morgan Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

OS LIVROS PROFÉTICOS A MISSÃO DOS PROFETAS: SUA VOCAÇÃO E CONFIRMAÇÃO

OS LIVROS PROFÉTICOS A MISSÃO DOS PROFETAS: SUA VOCAÇÃO E CONFIRMAÇÃO OS LIVROS PROFÉTICOS A MISSÃO DOS PROFETAS: SUA VOCAÇÃO E CONFIRMAÇÃO Falsos Profetas Esta dependência de Iahweh, da parte dos profetas, é vista ainda mais claramente quando confrontada com os falsos profetas

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio da Série 9Marcas...15

SUMÁRIO. Prefácio da Série 9Marcas...15 SUMÁRIO Prefácio da Série 9Marcas...15 1 A necessidade de teologia bíblica... 17 2 O que é teologia bíblica?... 27 3 Qual é a grande história da Bíblia? (primeira parte)... 35 4 Qual é a grande história

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

DEUS É BOM E IMUTÁVEL

DEUS É BOM E IMUTÁVEL Eu,, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro. DEUS É BOM E IMUTÁVEL INTRODUÇÃO Não podemos perder de vista nunca que apesar de todas as

Leia mais

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus»

Missa do Dia. «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» 78 tempo DO NATAL Missa do Dia LEITURA I Is 52, 7-10 Leitura do Livro de Isaías «Todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus» Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia

Leia mais

O BRASIL. e a crise ética

O BRASIL. e a crise ética O BRASIL e a crise ética O Brasil e a Crise Ética Setor Público Transparência Internacional 60º 80º 69º 72º 69º 76º 79º 96º 100º 2012 2013 2014 2015 2016 2017 O Brasil e a Crise Ética Mundo dos Negócios

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES A IBCU tem como MISSÃO servir e honrar a Deus e, na Sua dependência, proclamar ao mundo Sua verdade, integrar em Sua família os que creem, reproduzir neles o caráter de Jesus

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Lição 11 OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Introdução Tanto Provérbios como Eclesiastes são livros de sabedoria, pois desertam os jovens e as demais pessoas a viverem segundo a sabedoria de Deus

Leia mais

Estudo de I Coríntios 17ª lição 2º livro 1 17ª LIÇÃO

Estudo de I Coríntios 17ª lição 2º livro 1 17ª LIÇÃO Estudo de I Coríntios 17ª lição 2º livro 1 17ª LIÇÃO E. A VANTAGEM da PROFECIA sobre as LÍNGUAS: A EDIFICAÇÃO da igreja (14:1-40). 1. O dom de falar em línguas no Novo Testamento (tanto em Hebreus 2 como

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais