Princípios para a vida #2 Dominar e Cultivar, segundo Deus

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Princípios para a vida #2 Dominar e Cultivar, segundo Deus"

Transcrição

1 1 Princípios para a vida #2 Dominar e Cultivar, segundo Deus Gênesis 1: 28; 2:15 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 5 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Introdução: Meditando nas Escrituras compreendi três princípios implícitos na narrativa da criação, que são aplicáveis a qualquer instância, seja no trabalho, estudo ou família. Na verdade, entendo que compreendi algo sobre a economia de Deus. A palavra Economia não refere-se somete às finanças, mas especialmente às movimentações humanas, no sentido de administrar a vida e seus recursos. Por essa razão é que os economistas estudam, além de matemática financeira, estatística, sociologia, história e filosofia. Assim, a Economia de Deus aborda caminhos mostrados na criação e falam sobre como a humanidade poderia e deveria se organizar. Estamos meditando sobre três princípios essenciais da Criação. Claro que a Economia de Deus não pode ser resumida a três princípios. No entanto, escolhi três, porque acredito que são necessários para a igreja de nossos dias e especificamente para nossa comunidade. 1. O primeiro deles é a unidade. Deus nos criou a partir de sua própria unidade e por isso, também nos criou com o propósito de refletirmos essa unidade. Ora, se Deus é unidade, e nos criou com o propósito de nos relacionarmos com Ele, então, naturalmente, nos criou com a unidade como princípio básico da vida. 2. Há muitas formas da bíblia explicar isso:

2 2 A. Deus formou Adão do pó da terra. Isso significa que Adão é um-com-a-terra, porque tem a natureza da terra. B. Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida. Isso significa que Adão é um-com-deus, porque recebeu a natureza de Deus. C. Depois, Deus formou a mulher da costela de Adão e eles comungam pelo princípio da unidade que neles está Isso tudo é demonstrado pela frase que foi colocada por Moisés, o escritor do gênesis, na boca de Adão: Esta sim, é osso dos meus ossos e carne de minha Carne Será chamada mulher, porquanto, foi tomada do homem. Isto é, mesma natureza tem química congruente Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne. D. Assim, temos que: D.1 Adão tem a unidade com a terra e com Deus D.2 A partir de Adão, Deus fez Eva, que tem unidade com Adão, com a terra e com Deus, porque todos essas realidades estão inclusas em sua criação. 3. Mas a história não parou aqui. O pecado quebrou a unidade e provocou a separação. 3.1 O pecado causou separação entre Deus e o homem e entre os seres humanos: i. Acusações mútuas aqueles que eram um sofreram abalos em sua relação: Foi a mulher que me deste 3.2 Ambos saíram do paraíso, separando-se de Deus 4. Assim entendemos que a unidade é a natureza humana e que a divisão, que é fruto do pecado, é nossa doença. É a causa de todas as nossas dores.

3 3 Quando brigamos em casa, o dia se torna péssimo porque nos sentimos separados daqueles a quem nos unimos. Separações e rompimentos são em geral traumáticos, porque quebram unidades. Proposição: Além da condição humana para a unidade, Deus entregou duas missões ao seres humanos: Cultivar e Dominar. É verdade: I. Deus nos mandou cultivar e dominar a terra e a criação. 1. Todavia, por causa do rompimento da unidade, desenvolvemos um estilo de ser e também uma economia que vai contra Deus e seus propósitos na criação. Como resultado: 1. Escravizamos a terra. 2. Dominamos nosso semelhante. 3. estabelecemos um desgoverno e tudo se desequilibrou. 2. Cultivar a terra é o mesmo que garantir nossa subsistência e a das próximas gerações e também a subsistência e saúde da própria terra, dando-lhe condições para que ela descanse. Deus entregou a Israel leis sobre o uso da terra. Uma delas era o ano sabático da terra. Assim como os seres humanos precisam de descanso, o resto da criação também precisa - Ex 23:10-11 "Plantem e colham em sua terra durante seis anos, mas no sétimo deixem-na descansar sem cultivá-la. Esse texto guarda resquícios de uma economia capaz de respeitar o ser humano, os animais e a terra. No entanto, tudo em nosso mundo tornou-se produto industrializado. Perdemos a visão da unidade e do domínio. Duas ações são emblemáticas porque mostram o quanto quebramos a economia de Deus, descrita neste versículo:

4 4 a. Na antiguidade, a escravidão mostra que dominamos o próximo e usurpamos sua liberdade, fazendo dele um negócio. b. Na modernidade, a Revolução Industrial mostra que dominamos a natureza e fizemos dela um negócio. A natureza tornou-se insumo de uma indústria extrativista. A terra e os animais produzem a ritmo escravo e como resultado, muitos solos deixaram de ser férteis e muitas espécies e animais foram descontinuadas da natureza. Somente nos últimos 20 anos 11 espécies foram extintas Em 1994 foi extinto o Pica-pau bico-de-marfim Em 2009 morreu o último espécime do Íbex na Grécia. Em 24 de junho de 2012 morreu a última tartaruga gigante de Galápagos A descontinuidade de uma espécie causa desequilíbrio nas outras, que vivem o princípio do todo. Conseguimos a proeza de contaminar o mar: A vigilância sanitária já recomenda que devemos evitar comer: Cação, Tucunaré, Pescada, Tainha, Cavala, Garoupa,

5 5 Arenque e Camarão do mar. Motivo: Alta concentração de Mercúrio metal pesado tóxico. Isso tem acontecido porque os conceitos bíblicos de domínio e de cultivo foram deturpados. 1. DOMINAR Deus criou o mundo com propósitos específicos e uma economia baseada em equilíbrio. Na economia de Deus não se pode dominar sem responsabilizarse Para Deus, dominar a terra é o mesmo que ser guardião da terra. 2. Igualmente, CULTIVAR Cultivar é tornar algo fértil O cultivo da terra envolve o processo de plantar, colher e cuidar para que a terra seja sempre fértil, para as gerações futuras. 3. Mas nossa relação com a terra se corrompeu de modo que Dominar e Cultivar tornaram-se o mesmo que Explorar e Saquear. - A economia cíclica foi quebrada Nossa relação com o próximo se corrompeu e procuramos dominá-lo, no sentido de explorá-lo. Transição: Como tudo isso se aplica a nós, na igreja? Vou falar da igreja de Jesus, porque percebo nela uma forte quebra desses valores. Mas esses princípios são válidos para sua família, para seu emprego e para tudo o mais que você puser nas mãos III. Como resultado da perda da noção de que fazemos parte, há a quebra dos princípios de cultivo e domínio.

6 6 Se você não se sente parte, não há como e nem porque cultivar e nem como zelar. Isso explica o pouco envolvimento das pessoas nas comunidades de fé. Elas apenas frequentam. Não fazem parte. Mantemos a lógica de uma economia exploratória e industrial.: Se frequento, mas não a cultivo e nem cuido, sou apenas extrator e estou contra o princípio de Deus e mais: Condenarei a comunidade à extinção: Se não falo de Cristo aos meus amigos estou condenando a obra de Deus à extinção, pois Deus nos colocou como suas testemunhas (At 1:8). Se não coopero com os projetos, estou condenando a obra de Deus à mesma extinção dos animais, pois Deus me colocou como cooperador e mantenedor de sua obra. Se não me envolvo com as pessoas e os meios que a igreja oferece de envolvimento, tais como PGs, Dia das mães, Convivências e demais atividades que edificam e integram, estou contribuindo para a despersonalização tome conta da igreja de Jesus e assim estou condenando-a à perda de sua razão de ser, que é ligar pessoas a Deus. Se desfruto do ministério infantil. Deixo meus filhos lá, mas não me importo se as pessoas estão sobrecarregadas ou não. o E PENSO: Enquanto estiver me servindo está tudo bem... No dia que eu achar que não me serve, simplesmente procuro outra igreja que tenha um serviço melhor. Se desfruto dos Grupos de Vida, mas não me importo se estão indo bem ou mal. o Frequento até quando me for conveniente. No dia que me aborrecer vou procurar algo melhor, meu raciocínio é carnal e não espiritual.

7 7 Então, assim como contaminamos o mar, estamos também contaminando os corações de nossa família e amigos, com o mesmo descaso, não cultivando o Deus me orientou a cultivar. Estarei condenando a obra de Deus à extinção, tal como fazemos com os animais. E não me comprometer com seu futuro e sua manutenção é condená-la à extinção Pode prestar atenção: ser membro de uma igreja e não ser dizimista e ofertante, é repetir o mesmo padrão da cultura do extrativismo. Deixar de dizimar ou de ofertar não trará sobre você maldição de Deus, assim como faze-lo não trará a bênção de Deus. No entanto, faze-lo significa que compreendi o valor da obra de Deus. Significa que me sinto responsável por ela e que a estou cultivando. Por outro lado, deixar de faze-lo é condenar sua obra à descontinuidade. Dízimo e oferta não são coisas obrigatórias. Mas há algo errado conosco quando não entendemos como coisas que fazem parte de nossa obrigação como cristãos. Dízimos e ofertas são parte de um todo integrado e lógico Apesar das diversas mudanças entre o Antigo e o Novo Testamentos, o princípios fundamentais dos dízimos e ofertas, permaneceram os mesmos: Fazer crescer Frutificar Multiplicar Cultivar IV. Conclusão: Você se comporta como guardião cultivador, ou como extrator? O que Deus diz sobre você?

8 8

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI

O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI O CRISTÃO E AS NOVAS FORMA DE TRABALHO NO SÉCULO XXI Pedro Siena & Renato Carmona Encontro 2 de 8 Perspectiva Bíblica O Plano de Deus para o Trabalho Índice i. Perspectiva Bíblica ii. O Plano de Deus para

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva

Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva Estudo Biblico da Mocidade - Volume 1, Lição 2: Adão e Eva blico da Mocidade Lição 2 Estudo Bíb 2003 Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Adão e Eva Página 1 Deus sabia que Adão se sentiria

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 31/03 A 06/04 DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 31/03 A 06/04 DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 31/03 A 06/04 DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer TEXTO BÍBLICO BASE 26. Também

Leia mais

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar:

O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 10/03/2013 PROFESSORA: O JARDIM E O PRIMEIRO CASAL Versículos para decorar: 1 - Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os

Leia mais

O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus.

O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus. APLICANDO O PLANO DE SALVAÇÃO JO 3:16 O João 3:16 é altamente eficaz na explicação objetiva do ministério salvador de Jesus. Dicas: Ore antes por você, para que seja guiado por Deus. Ore antes pela pessoa

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

No próximo domingo: O desafio da. crise ambiental

No próximo domingo: O desafio da. crise ambiental No próximo domingo: O desafio da crise ambiental No princípio criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1.1 SENHOR, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Puseste a tua glória nos céus.

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: ESPADA DO ESPÍRITO 06/09/2015 Versículo Chave Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido

DEUS. Único Deus. Ser que não foi criado. Sem princípio ou fim O Eterno. Sua existência é um fato estabelecido Único Deus DEUS Ser que não foi criado Sem princípio ou fim O Eterno Sua existência é um fato estabelecido A Bíblia não tem a necessidade de provar a existência de Deus O fato dele ser o Criador, já define

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 02/06/08 ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA Deus nunca foi pego de surpresa, se algum homem caiu é porque isso tinha que acontecer e jamais por um descuido. Dispensação é um

Leia mais

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma

Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma Uma das esperanças para a nossa sociedade fragmentada é a redescoberta do conceito de que todo e qualquer trabalho humano não é simplesmente uma tarefa, mas um chamado... O trabalho só é uma vocação se

Leia mais

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus?

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? A ESSÊNCIA DE TUDO, O Que Significa Ser Feito à Imagem de Deus? Nº3 Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Em Gênesis 1:26 27 (ESV), a Bíblia diz: E disse Deus: Façamos

Leia mais

FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT

FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT EBD 2017 FAMÍLIA Reconstruindo a base Aula II - Casamento no VT Do livro: Deus, Casamento e Família Andreas J. köstenberger Deixar e unir-se: O Casamento no Antigo Testamento Lição 2 Gen 2:18-24 18 Disse

Leia mais

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS.

HÁ MAIS DE UM DEUS? Se o Homem, foi feito a IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS, ele não poderia ser outra coisa senão um DEUS. 1 HÁ MAIS DE UM DEUS? Freqüentemente ouvimos esta pergunta, Há mais de um Deus? Olhando pela Bíblia sagrada vimos que há muitos deuses, deuses menores, sujeitos a Um Deus Supremo. Se existe algum Filho

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A NATUREZA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A NATUREZA ESTUDO 19 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A NATUREZA INTRODUÇÃO Existem, em nossa sociedade, atitudes bem diferentes ao se considerar a natureza. Tais atitudes vão desde a total falta de respeito e consideração

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

João 10:10a O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir.

João 10:10a O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir. João 10:10a O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir. O homem estava desfrutando de paz, prosperidade, alegria e ainda havia tudo em abundância. Deus havia criado condições boas para o homem

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

NEM SEMPRE FOI ASSIM...

NEM SEMPRE FOI ASSIM... CLASSE DE CASAIS IPJG Prof. João Leonel 1 Três visões bíblicas do relacionamento entre homem e mulher: Mt 19.3-12; Gn 3.16; Gn 1-2. 2 Mt 19.3-12 divórcio Éuma concessão de Moisés à dureza de coração do

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me

Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro, do Engenheiro civil Paulo de Tarso, idealizador e organizador do Seminário Finanças para a Vida, me Mordomia: A responsabilidade da administração dos bens e recursos começou no Éden Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 07/06/2009 Mês da Mordomia Lendo um artigo sobre a Administração do Dinheiro,

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos... Levítico 11:44 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32 A Santidade de Deus "Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos..." Levítico 11:44 "... porquanto

Leia mais

Desça da Arquibancada...

Desça da Arquibancada... Desça da Arquibancada... como Família! Desça da Arquibancada... Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta

Leia mais

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - POR QUE DEUS NOS CRIOU Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O SENHOR DEUS CRIADOR No princípio criou Deus os céus e a terra e ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,

Leia mais

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso

Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso 7.000.000.000 Os desafios e as responsabilidades dos Discípulos de Jesus em um mundo Cada vez mais populoso Previsões demográficas 2050 9,3 bilhões 2100 10 bilhões "O mundo e seus sete bilhões de habitantes

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

O primeiro e o último Adão

O primeiro e o último Adão O primeiro e o último Adão O ritualismo, o formalismo e o legalismo são ferramentas utilizadas para caracterizar devoção religiosa. Criam mecanismos para medirem e serem medidos e forçam outros a seguirem

Leia mais

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,

Leia mais

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia:

Eu vo-las ofereço de modo particular pelas intenções do Apostolado da Oração neste mês e neste dia: AGOSTO DE 2017 Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos

Leia mais

Os 7 Princípios. Adriana Justino

Os 7 Princípios. Adriana Justino Os 7 Princípios Adriana Justino 1. INSPIRAÇÃO Dinâmica de grupo 2. PESQUISAR Conceito da Palavra Princípio Semente Fundamento Origem Verdades fundamentais/eternas que permeiam a Palavra de Deus e expressam

Leia mais

A LEI DA GRAVIDADE. 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Ora, o aguilhão da morte é o PECADO, e a força do PECADO é a lei.

A LEI DA GRAVIDADE. 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Ora, o aguilhão da morte é o PECADO, e a força do PECADO é a lei. A LEI DA GRAVIDADE 16 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Ora, o aguilhão da morte é o, e a força do é a lei." 1 / 6 (1ª Coríntios 15:56) A mensagem do #PãoDoDia de hoje não é (como talvez

Leia mais

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã.

A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. A evangelização é uma parte importante e fundamental da fé e vida cristã. Uma missão irrenunciável da igreja como um todo e do cristão particularmente. O QUE É INDISPENSÁVEL PARA A EVANGELIZAÇÃO? Conversão

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios.

SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios. SENHOR, o meu coração não é arrogante, e os meus olhos não veem com soberba. Não há em meu ser a pretensão de explicar todos os mistérios. De fato, acalmei e aquietei os meus sentimentos. Como uma criança

Leia mais

Deus criou um mundo bom e completo, e estabeleceu que os seres humanos, criados à sua imagem, cultivam e cuidam da sua criação. Embora o pecado tenha

Deus criou um mundo bom e completo, e estabeleceu que os seres humanos, criados à sua imagem, cultivam e cuidam da sua criação. Embora o pecado tenha Lição 1 6 de julho de 2019 Deus criou um mundo bom e completo, e estabeleceu que os seres humanos, criados à sua imagem, cultivam e cuidam da sua criação. Embora o pecado tenha quebrado as relações que

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

A Criação e a Queda: O Problema da Morte

A Criação e a Queda: O Problema da Morte Sessão 4 A Criação e a Queda: O Problema da Morte Dr. William D. Barrick NO PRINCÍPIO: CRIAÇÃO E AUTORIDADE BÍBLICA CONFERÊNCIA BÍBLICA DE EXPOSITORES 2015 Introdução Quando a morte entrou na criação?

Leia mais

Quando a humanidade fracassou?

Quando a humanidade fracassou? Quando a humanidade fracassou? A adolescência é uma época de muitas transformações tanto física como espiritualmente; Na versão bíblica dos fatos, Adão e Eva pareciam adultos e eram perfeitos quando foram

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 21/0 /02/16 /16 TEMA: Parábolas de Jesus Versículo Chave: "E Jesus terminou, dizendo: se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. Marcos 4.9 Quebra Gelo FAZENDO COMPRAS - Um

Leia mais

7ª Conferência Falando de Cristo

7ª Conferência Falando de Cristo 7ª Conferência Falando de Cristo Tema Geral Convivendo neste mundo sem Deus 1 Palestra 4 FEMININA OU FEMINISTA? A Presença do Feminismo na Igreja Evangélica 2 Introdução O movimento feminista é uma das

Leia mais

1. O que é administração da vida?

1. O que é administração da vida? 1. O que é administração da vida? Versículo para memorizar Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai- -vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Lição 1-6 de abril de 2019

Lição 1-6 de abril de 2019 Lição 1-6 de abril de 2019 Tudo tem seu tempo (Eclesiastes 3:1). Deus criou o tempo e os ritmos que regem a vida da Terra, os animais e os homens. Estes ritmos, embora iguais para todos, não são vividos

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

EU (TAMBÉM) ESCOLHI ESPERAR. 11 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação. "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos,

EU (TAMBÉM) ESCOLHI ESPERAR. 11 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, EU (TAMBÉM) ESCOLHI ESPERAR 11 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, 1 / 7 porquanto do homem

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

Sumário Viva a vida! 02 - Família: o melhor presente O cuidado de Deus por mim! 04 - Melhor que o ouro Vivendo em segurança

Sumário Viva a vida! 02 - Família: o melhor presente O cuidado de Deus por mim! 04 - Melhor que o ouro Vivendo em segurança Sumário 01 - Viva a vida! 03 - O cuidado de Deus por mim! 05 - Vivendo em segurança 07 - Minha Pátria para Cristo 02 - Família: o melhor presente 04 - Melhor que o ouro 06 - Cuidando do tempo 09 - Verdadeiros

Leia mais

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO!

TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! TABERNÁCULOS 2013 VENHA O TEU REINO! Venha Teu reino e faça- se a tua vontade aqui na terra como no céu. Mateus 6: 10 Tabernáculos 2013 O leão, o bezerro, o homem é a águia Os Quatro Seres Viventes As

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 17 A 23 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO AULA 2 A NOIVA DE CRISTO A Noiva de Cristo A parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) i. O reino dos céus é semelhante isto nos mostra como o reino de Deus deve ser em sua plenitude. 1. Não o reino dos céus

Leia mais

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 10 A 16 DE MARÇO DE 2019

KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 10 A 16 DE MARÇO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 10 A 16 DE MARÇO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Cronologia Bíblica do Antigo Testamento. Aula 2 14 out 2018

Cronologia Bíblica do Antigo Testamento. Aula 2 14 out 2018 Cronologia Bíblica do Antigo Testamento Aula 2 14 out 2018 400 2º 3º 4º 5º C,A I J J M J Conq 450 1º 40 Saul 6º Davi 40 40 Salomão Israel 10/ 19/ 0 (SAMARIA) 209 ANOS 7º 8º 606 a.c. Daniel 597 a.c. Ezequiel

Leia mais

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016

Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Conheça sua Bíblia - Uma visão panorâmica das Escrituras Mensagem #2 - As Origens. Da criação ao Judaísmo Quinta-feira, 17 de Março de 2016 Colocamos em sua folha um gráfico que ajuda a compreender a evolução

Leia mais

BREVE INTRODUÇÃO À MISSÃO

BREVE INTRODUÇÃO À MISSÃO BREVE INTRODUÇÃO À MISSÃO O QUE É MISSÃO? Jesus chama a igreja a participar da missão divina de redenção do mundo e restauração de toda a criação. Este pequeno guia introduz a teologia da Tearfund sobre

Leia mais

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. Lição 1 para 6 de outubro de 2018 A entrada do pecado no mundo interrompeu a unidade e a harmonia que Deus pretendia para a humanidade. No entanto, Deus expressou seu amor pela humanidade ao planejar uma

Leia mais

Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones

Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones Éfeso Século Estudo de Efésios Rev. Martyn Lloyd-Jones É muito difícil falar da carta aos Efésios de forma contida devido a sua grandeza e sublimidade. Muitos tem tentado descrever isso. Um escritor tem

Leia mais

SEMANA PASSADA

SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA SEMANA PASSADA UMA VIDA ABENÇOADA PRECISA DE FÉ FÉ É COISA DO CORAÇÃO SÓ PODEMOS CRER COM O CORAÇÃO PRECISAMOS CUIDAR DO CORAÇÃO

Leia mais

SOMOS FILHOS DE DEUS

SOMOS FILHOS DE DEUS SOMOS FILHOS DE DEUS Oséias 11.1-4 Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se afastavam de mim; sacrificavam aos baalins, e queimavam incenso

Leia mais

Desça da Arquibancada... em Família! Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor (Js 24.15)

Desça da Arquibancada... em Família! Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor (Js 24.15) Desça da Arquibancada... em Família! Eu e a minha casa, serviremos ao Senhor (Js 24.15) 1 Desça da Arquibancada... Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas...

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

Homem e Mulher Deus os Criou à Sua Imagem John Piper

Homem e Mulher Deus os Criou à Sua Imagem John Piper Homem e Mulher Deus os Criou à Sua Imagem John Piper Homem e Mulher Deus os Criou à Sua Imagem Por John Piper John Piper E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine

Leia mais

ESTUDO 04-2:

ESTUDO 04-2: ESTUDO 04 2:117 : 13 20: separado para descanso 4:910;, espiritual e mental do homem [Marcos 2:2327, note vers 27] O homem necessita de um dia para descansar e se alimentar esp 16:2] Durante a primeira

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

Lição 26. Não. deixarei, nem. desampararei

Lição 26. Não. deixarei, nem. desampararei Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 26 Não te deixarei, nem te desampararei Hebreus 13:5 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada de forma alguma. - Ela é inteiramente grátis http://www.osmisteriosdedeus.com

Leia mais

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm.

Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm. 1 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Rm.9:20 2 Esta é uma das mais difíceis perguntas para um crente responder.

Leia mais

Estou compartilhando aqui uma versão mais resumida deste meu livro que, ao que parece, está esgotado.este material pode ser copiado e usado

Estou compartilhando aqui uma versão mais resumida deste meu livro que, ao que parece, está esgotado.este material pode ser copiado e usado Estou compartilhando aqui uma versão mais resumida deste meu livro que, ao que parece, está esgotado.este material pode ser copiado e usado livremente para estudos individuais, em grupos ou Escola Bíblica

Leia mais

Frei Vanildo Luiz Zugno Curso de Teologia Popular

Frei Vanildo Luiz Zugno Curso de Teologia Popular POR QUE ESTUDAR CRISTOLOGIA? a) Por causa de nossa fé: Quem dizeis vós que eu sou? (Mc 8,29). Ser cristão é, basicamente, responder a essa pergunta... b) Por pertencermos a uma Igreja cristã. O jeito de

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia".

Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. 1 Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com prazer que estamos a cada dia compartilhando com você as descobertas que temos feito na Palavra de Deus. Nosso propóstio

Leia mais

ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família

ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família ASSOCIAÇÃO RIO SUL ministério da família Ministério da Família A família é a principal célula da sociedade, é do lar que saem as grandes vitórias e as maiores derrotas. Foi Deus que formou o primeiro lar,

Leia mais

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith

Jesus Cristo CEO. i9 presentation to Joe Smith Jesus Cristo CEO 1 2 3 Os porquês do Trabalho Você foi criado para Trabalhar Você trabalha para Deus e Sua Glória. 4 No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1 5 Criou Deus o homem à sua imagem

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

Lição 13 Mordomia: Privilégio ou obrigação? Textos Básicos: Mateus ; 2Coríntios 8.1-5; Marcos

Lição 13 Mordomia: Privilégio ou obrigação? Textos Básicos: Mateus ; 2Coríntios 8.1-5; Marcos Lição 13 Mordomia: Privilégio ou obrigação? Textos Básicos: Mateus 25.14-30; 2Coríntios 8.1-5; Marcos 12.41-44 Certo pregador estava pregando numa Igreja em campanha de mordomia. Alguns anos atrás, era

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

A verdade sobre o pecado:

A verdade sobre o pecado: A verdade sobre o pecado: Pecado significa errar o alvo O pecado nos afasta de Deus O pecado degenera a nossa humanidade O pecado nos torna piores e não melhores Por que SETE PECADOS CAPITAIS? A lista

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

SEMANA 16 A QUEDA. Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI)

SEMANA 16 A QUEDA. Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 16 A QUEDA Nome: Professor: Rebanho Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1 Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação AMARELA Escola de Líderes Aula I MORDOMIA CRISTÃ: Conceito Mordomia: Conceito Escola de Líderes Nível II Mordomia Cristã Estamos vivendo a Estação Amarela. A ênfase

Leia mais

E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.

E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. Lição 05 para 3 de fevereiro de 2018 Um mordomo é um administrador dos bens de outra pessoa. Adão e Eva foram colocados no Éden como mordomos de Deus para cuidar e desfrutar de um mundo perfeito. Depois

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL

DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL DISCIPULADO E ESPIRITUALIDADE NO AMBIENTE PROFISSIONAL VOCAÇÃO E MISSÃO O chamado universal de Deus para nós não é tanto para fazer alguma coisa (um trabalho), mas para ser alguma coisa (uma pessoa). Embora

Leia mais