Carla Lopes Rodriguez João Ricardo Sato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Carla Lopes Rodriguez João Ricardo Sato"

Transcrição

1 Carla Lopes Rodriguez Atualmente é Professora (Adjunto A) no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde atua como coordenadora da divisão de Design e Inovação Educacional no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE). Foi bolsista Atração de Jovens Talentos do CNPq - Nível B ( ) no projeto «Uso da Afetividade para Apoiar a Formação de Grupos de Aprendizagem em Ambientes Colaborativos Inteligentes», do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), onde cursou o pós-doutorado em Ciências da Computação (Laboratório de Computação Aplicada à Educação (CAEd). Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase na promoção da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos de aprendizagem. Em sua trajetória profissional e acadêmica vem estudando o potencial de recursos, estratégias metodológicas e ferramentas digitais que possam dar suporte à construção colaborativa de conhecimentos em rede. Investiga, principalmente, os seguintes temas: CSCL, computação afetiva, apropriação das TIC, cultura digital na escola, formação de professores para o uso das tecnologias digitais, e-learning. João Ricardo Sato Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Por cinco anos, foi coordenador do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos, unidade estratégica vinculada diretamente à reitoria da UFABC que tem como objetivo a realização de atividades em equipes interdisciplinares voltadas para a pesquisa, ensino e extensão na área de neurociências e cognição. Linha de pesquisa atual é interação entre neurociências e ciências exatas, com principal foco no neurodesenvolvimento, bases neurais de transtornos psiquiátricos, conectividade cerebral, inteligência artificial e processamento de sinais neurais. Formou-se no Bacharelado em Estatística pela USP em No doutorado que se iniciou em 2004, decidiu focar sua pesquisa no desenvolvimento de novos métodos estatísticos para modelar a conectividade cerebral por meio de sinais de ressonância magnética funcional. Em 2006, realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) no Instituto de Psiquiatria do Kings College London, onde integrou técnicas computacionais de aprendizado de máquina à sua linha de pesquisa. Após a conclusão do doutorado em 2007, atuou como consultor estatístico e pesquisador do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em janeiro de 2009, foi contratado pela UFABC para o cargo de professor adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição. Em julho de 2009 tornou-se o coordenador do Núcleo de Cognição e Sistemas Complexos (NCSC). Os docentes associados ao NCSC foram a equipe idealizadora do Bacharelado em Neurociências (pioneiro no Brasil) e do programa de pós-graduação em Neurociências e Cognição da UFABC. Atualmente é coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada da UFABC.

2 Maria Augusta Silveira Netto Nunes Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Professor Adjunto IV do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) na UFS. Pós-doutora em Propriedade Intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Doutora em "Informatique pela Université de Montpellier II - LIRMM em Montpellier, França (2008). Realizou estágio doutoral (doc-sanduíche) no INESC-ID-IST Lisboa- Portugal (ago 2007-fev 2008). É mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1995). Possui experiência acadêmico-tecnológica na área de Ciência da Computação e Inovação Tecnológica/Propriedade Intelectual. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas, principalmente na área de inovação Tecnológica usando Computação Afetiva na tomada de decisão Computacional para áreas com Educação, entre outras. Atua também em Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual capacitando empresários na área de TI e fornecendo consultoria em Registro de Software e patente. ( Jones Granatyr Professor, pesquisador e fundador do portal IA Expert. É doutorando (bolsista CAPES) e mestre (bolsista CNPq) em Ciência da Computação com ênfase em Inteligência Artificial, já tendo trabalhado há mais de 07 anos nesta área. No mestrado trabalhou dentro do contexto do projeto PAI-L (Piloto Automático Inteligente para Locomotivas) financiado pela FINEP, o qual teve como objetivo o desenvolvimento de um software inteligente para condução de locomotivas de carga. Possui especialização em Segurança em Redes de Computadores e Banco de Dados Distribuídos e graduação em Sistemas de Informação. Trabalha em projetos de pesquisa relacionados a área Inteligência Artificial, tais como Sistemas Especialistas, Mineração de Dados, Mineração de Textos, Sistemas Multiagente, Aprendizagem de Máquina e Computação Afetiva. Entre os anos de 2011 e 2012 foi bolsista de produtividade nível B1 do CNPq, trabalhando com Raciocínio Baseado em Casos no software JUSTINIA (Justiça Inteligente Apoiada em Inteligência Artificial). É membro do grupo de pesquisa de Agentes de Software da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e assistente de pesquisa no GAIPS (Intelligent Agents and Synthetic Characters Group) da Universidade de Lisboa/Portugal.

3 Patrícia Jaques Maillard Bolsista de produtividade tecnológica (nível 1D) do CNPq e doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon em 2012, sob orientação do professor Ken Koedinger. Atualmente é professora e pesquisadora no Programa Interdisciplinar de Pós- Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Patrícia orienta alunos de mestrado, doutorado e trabalho de conclusão na UNISINOS. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial aplicada a Educação. Seus principais temas de pesquisa são: sistemas tutores inteligentes e computação afetiva. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, além de editar livros e escrever capítulos de livros voltados ao tema de Inteligência Artificial aplicada à Educação e Informática na Educação. Recebeu dois prêmios de melhor artigo de conferência sendo a apresentadora e foi orientadora de trabalhos premiados de TCC e mestrado. Foi Coordenadora do Comitê de Programa do CSBC-WIE 2010, chair da Trilha de Inteligência Artificial do SBIE- WIE 2011 e coordenadora geral do DesafIE A profa. Patrícia também foi avaliadora externa da Agência Nacional de Pesquisa da França e faz parte do Editorial Board do Springer Journal on Multimodal User Interfaces e da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), além de participar do comitê de programa de várias conferências nacionais e internacionais renomadas em Informática na Educação, Inteligência Artificial e Computação Afetiva (tais como ITS, ACII, SBIE, SBIA, etc). Foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação do SBC nos anos de 2011, 2012, 2015 e Patricia foi coordenadora do projeto CAPES/COFECUB PRAIA ( ) e coordenadora do lado brasileiro do projeto STIC-AMSUD ACAI ( ). Ela foi também coordenadora do projeto SIMTUR, financiado pela RNP. Rogério Eduardo da Silva BSc in Computer Science from Federal University of Mato Grosso - Brazil (1997), Master in Computer Science from University of São Paulo - Brazil (2001). PhD in Technology and Information Systems at University of Minho - Portugal (2014). Work as a lecturer at Santa Catarina State University (UDESC) where I study applications for Artificial Intelligence on Digital Entertainment: computer games, animations, storytelling and synthetic characters. Also, I am the coordinator of a research project called Project D.R.A.M.A. (Developing Rational Agents to Mimic Actors) that aims at creating novel authoring tools for character animations based on autonomous digital actors.

4 Seiji Isotani Professor Associado e co-coordenador do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAEd) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Bacharelado e Mestrado em Ciência da Computação pela USP e Doutorado em Engenharia da Informação pela Osaka University (Japão). Também realizou seu pós-doutorado em Ciência Cognitiva na Carnegie Mellon University (EUA). Suas pesquisas se concentram nas áreas de ensino-aprendizagem em STEM, sistemas tutores inteligentes, aprendizagem colaborativa com suporte computacional, gamificação, ontologias e dados abertos conectados. É co-fundador de duas empresas de base tecnológica (startups), sendo uma na área de tecnologias educacionais (MeuTutor) e outra na área de tecnologias semânticas (Linkn - Boa Moradia). Ambas premiadas em diferentes oportunidades pela produção e aplicação de inovações tecnológicas no setor. Foi Editor Chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação, Representante da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no Comitê Técnico sobre Educação (TC3) da IFIP e Membro do Conselho Municipal da Secretaria da Educação do Município de São Carlos. Atualmente, é ACM Distinguished Speaker, IEEE Senior Member, bolsista produtividade do CNPq e Editor Associado da IEEE Transactions on Learning Technologies. Magda Bercht Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Informática Aplicada e professor no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: afetividade em máquina, ambientes de ensino e aprendizagem, agentes pedagógicos, sistemas de ensino inteligentes, inteligência artificial e linguagens de programação. Coordena o grupo de Pesquisa em Computação Afetiva instituído em 2005 na UFRGS.

5 Fabrícia Damando Santos Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia de Computação, é Coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática. Possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS/PPGIE. Cursou bacharelado em Ciência da Computação pela PUC-Goiás e cursou o mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. É especialista em Mídias na Educação. Foi professora na UFG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração de dados e mineração de dados educacionais, banco de dados, computação afetiva, sistemas distribuídos e ubíquos, engenharia de software além de atuar na área de informática educativa no desenvolvimento de tecnologias para apoio no processo de aprendizagem nos diversos níveis e áreas do conhecimento. Roceli Pereira Lima Graduado em Processamento de Dados (1996), Mestre em Informática ambos pela Universidade Federal do Amazonas (2004) e Doutorando em Informática na Educação na UFRGS. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tem experiência na área de Educação a Distância e Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva em plataformas Móveis e Web, Softwares Educacionais, Implantação de Metodologia de Educação a Distância em Instituições de Ensino e em Organizações Empresariais, Pesquisas em Inteligência Artificial, algoritmos e robótica educacional.

ISBN

ISBN Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta

Leia mais

5ESTRUTURA DE VOLUME 3 FILAS ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE DADOS

5ESTRUTURA DE VOLUME 3 FILAS ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE DADOS ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 5ESTRUTURA DE DADOS VOLUME 3 FILAS Francieli Stange Samara Mochnacz Jones Granatyr Fábio Alexandre Taffe Maria Augusta Silveira Netto Nunes Albert

Leia mais

ISBN

ISBN Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

Introdução às Redes Neurais

Introdução às Redes Neurais ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 2Inteligência Artificial VOLUME 8 Introdução às Redes Neurais Lucas Aragão de Carvalho Albert Santos Barbosa Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Leia mais

Introdução aos Grafos

Introdução aos Grafos ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE ESTRUTURA DE DADOS Introdução aos Grafos Anderson Fiametti da Silva Jones Granatyr Fábio Alexandre Taffe Roberto Cesar da Silva Padilha Maria

Leia mais

1. Computação. 2. Estrutura de dados (Computação). I. Granatyr, Jones. II. Série. CDU (059)

1. Computação. 2. Estrutura de dados (Computação). I. Granatyr, Jones. II. Série. CDU (059) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

Pedro Felipe de Lima Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana

Pedro Felipe de Lima Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana Pedro Felipe de Lima Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE-UFS REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho

Leia mais

Computação. 2. Lógica difusa. I. Nunes, Maria Augusta Silveira Netto. II. Santos, Jean Carvalho. IV. Título. V. Série. CDU 004.

Computação. 2. Lógica difusa. I. Nunes, Maria Augusta Silveira Netto. II. Santos, Jean Carvalho. IV. Título. V. Série. CDU 004. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE 1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS REITOR PRO-REITORA Prof. Dra. Iara Campelo RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS REITOR Angelo Roberto Antoniolli PRO-REITORA Prof. Dra. Iara Campelo RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA EDIÇÃO José Antônio de Andrade Reis REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

Maria Géssica dos Santos Aragão Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana

Maria Géssica dos Santos Aragão Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana Maria Géssica dos Santos Aragão Maria Augusta Silveira Netto Nunes Silvio César Cazella Márcia Sandrine Nascimento Costa Marlone Santos Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE-UFS REITOR Prof. Dr. Angelo

Leia mais

Ismael dos Santos Silveira Lucas Daniel Leite Figueiredo Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Ismael dos Santos Silveira Lucas Daniel Leite Figueiredo Maria Augusta Silveira Netto Nunes Ismael dos Santos Silveira Lucas Daniel Leite Figueiredo Maria Augusta Silveira Netto Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS REITOR PRO-REITORA Prof. Dra. Iara Campelo RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA EDIÇÃO

Leia mais

MULHERES NA COMPUTAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE VOLUME 2 1INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE

MULHERES NA COMPUTAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE VOLUME 2 1INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 1INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE VOLUME 2 MULHERES NA COMPUTAÇÃO Carolina Santana Louzada Edilayne Meneses Salgueiro Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

ISBN: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli

ISBN: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS REITOR PRO-REITORA Prof. Dra. Iara Campelo RESPONSÁVEL PELA PRIMEIRA EDIÇÃO Yargo Santana Vasconcelos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto Nunes RESPONSÁVEL

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1 SÉRIE ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS REITOR PRO-REITORA Prof. Dra. Iara Campelo RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRA

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE 1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE INFORMÁTICA, ÉTICA E SOCIEDADE VOLUME 6 Pablo Felipe Santos Lima Bruno Rosa Santos Correia Maria Augusta Silveira Netto Nunes Danielle de Góis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

4COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO AFETIVA E JOGOS DIGITAIS VOLUME 4 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE AFETIVA

4COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO AFETIVA E JOGOS DIGITAIS VOLUME 4 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE AFETIVA ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 4COMPUTAÇÃO AFETIVA VOLUME 4 COMPUTAÇÃO AFETIVA E JOGOS DIGITAIS Ariel Ferreira Rodrigues Maria Augusta Silveira Netto Nunes Danielle de Gois

Leia mais

A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 1

A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 1 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE 6 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA VOLUME 5 A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 1 Ícaro Dantas Silva Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

24 p. : il. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 3, Propriedade Intelectual ; v. 8).

24 p. : il. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 3, Propriedade Intelectual ; v. 8). UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto Nunes COLABORADORES

Leia mais

3Propriedade. Direitos Autorais e Conexos Parte 1 VOLUME 12 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE.

3Propriedade. Direitos Autorais e Conexos Parte 1 VOLUME 12 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE. ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 3Propriedade Intelectual VOLUME 12 Direitos Autorais e Conexos Parte 1 Ícaro Dantas Silva Maria Augusta Silveira Netto Nunes Rita Pinheiro-Machado

Leia mais

E55e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo

E55e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Arlan Clécio dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

E55e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo

E55e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

A pesquisa no ensino de computação. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda

A pesquisa no ensino de computação. Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda A pesquisa no ensino de computação Práticas de ensino de algoritmos (Hazzan, Cap. 4) Péricles Miranda Existe pesquisa na área de ensino? Existe uma variedade de tópicos Conhecimento de novatos Investiga

Leia mais

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof.Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Yargo Santana Vasconcelos REVISÃO GERAL Maria Augusta

Leia mais

P965p CDU 004:347.77(059) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra.

P965p CDU 004:347.77(059) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli. VICE-REITOR Prof. Dra. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Jean Carvalho Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

3Propriedade. Direitos Autorais e Conexos Parte 2 VOLUME 13 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE.

3Propriedade. Direitos Autorais e Conexos Parte 2 VOLUME 13 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE. ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 3Propriedade Intelectual VOLUME 13 Direitos Autorais e Conexos Parte 2 Ícaro Dantas Silva Maria Augusta Silveira Netto Nunes Rita Pinheiro-Machado

Leia mais

A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 2

A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 2 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE 6 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA VOLUME 6 A ARTE DE ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS - PARTE 2 Ícaro Dantas Silva Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática Departamento de Sistemas de Computação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática Departamento de Sistemas de Computação SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de Informática Departamento de Sistemas de Computação CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 42, de 27 de maio

Leia mais

Grupo de Pesquisa Computação Afetiva UFRGS

Grupo de Pesquisa Computação Afetiva UFRGS Grupo de Pesquisa Computação Afetiva UFRGS 1 Magda Bercht, 2 Fabrícia Damando Santos, 3 Roceli Pereira Lima 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, 3

Leia mais

28 p. : il. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 4, Computação afetiva ; v. 3)

28 p. : il. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 4, Computação afetiva ; v. 3) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Gilberlan Gomes dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira

Leia mais

3Propriedade. Propriedade Intelectual no Comércio Eletrônico VOLUME 11 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE.

3Propriedade. Propriedade Intelectual no Comércio Eletrônico VOLUME 11 ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE. ALMANAQUE PARA POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SÉRIE 3Propriedade Intelectual VOLUME 11 Propriedade Intelectual no Comércio Eletrônico Ícaro Dantas Silva Maria Augusta Silveira Netto Nunes Rita

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe Universidade Federal de Sergipe REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Prof. Dra. Iara Campelo CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Arlan Clécio dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta Silveira Netto

Leia mais

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2

CRÉDITOS DO CURSO. Carga Horária Créditos IN1030 Seminários 30 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR STRICTO SENSU (baseada na Res. 10/2008 do CCEPE) NOME DO CURSO: Pós-Graduação em Ciência da

Leia mais

1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 027/ PROPESP/UFAM

1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 027/ PROPESP/UFAM 1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 027/2019 - PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) torna público, para conhecimento dos interessados, a RETIFICAÇÃO abaixo realizada no Edital de Nº 027/2019

Leia mais

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO 15 de maio de 2019 16 de maio de 2019 17 de maio de 2019 Manha 09h - 12h 09h- 12h Fóruns Temáticos 09h- 12h Fóruns Temáticos Tarde 16 h - 20 h 13h

Leia mais

Sobre os organizadores

Sobre os organizadores Sobre os organizadores Robson Pequeno de Sousa Carolina Cavalcanti Bezerra Eliane de Moura Silva Filomema Maria Gonçalves da Silva Moita (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUSA, RP.,

Leia mais

Seiji Isotani CURRICULUM VITAE

Seiji Isotani CURRICULUM VITAE Seiji Isotani CURRICULUM VITAE São Paulo 2004 1. Dados Pessoais Nome: Seiji Isotani Data e Local de Nascimento: 09/09/1979, Osasco/SP - Brazil Endereço Atual : Osasco, SP Brazil Telefone: (11) 3609-1033

Leia mais

Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação

Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação Visão Geral Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação Seiji Isotani Armando Toda sisotani@icmc.usp.br armando.toda@gmail.com Laboratório de Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação

Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação Visão Geral Introdução à Computação e suas Aplicações na Educação Seiji Isotani sisotani@icmc.usp.br Laboratório de Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÂO (65C) HABILITAÇÃO: BACHARELADO TURNO: DIURNO (a partir de 2014)

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÂO (65C) HABILITAÇÃO: BACHARELADO TURNO: DIURNO (a partir de 2014) CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÂO (65C) HABILITAÇÃO: BACHARELADO TURNO: DIURNO (a partir de 2014) Equivalência 1 o Período 24 créditos 360 horas MAT154 Cálculo I 04 60 ------- MAT154E MAT155 Geometria Analítica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGCOMP - Bacharelado em Ciência da Computação 0. Disciplinas Obrigatórias FGGCOMP.00 Cálculo I FGGELET.00 - Cálculo I / FGGMATE.00 - Cálculo Diferencial e Integral I FGGCOMP.00 Geometria

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I

Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia. Projecto Final e Tese I Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Engenharia Projecto Final e Tese I M E S T R A D O S E M E N G E N H A R I A : A M B I E N T E E U R B A N I S M O, B I O M É D I C A, C I V I L, C L Í N I

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. 1º Período MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO 1º Período Código Disciplina CHT 1 CHP 2 CH Total Pré-requisitos Dados I 40 40 80 - Cálculo I 80-80 - Fundamentos da Computação 40-40 - Fundamentos

Leia mais

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Computação

Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Computação Grade Curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Computação Currículo 6 Aprovado pelo CDI em 30/05/16 - Carga Horária - Carga Horária Núcleo Básico 1.280h Carga Horária Núcleo Profissionalizante

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

ISBN

ISBN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE REITOR Prof. Dr.Angelo Roberto Antoniolli VICE-REITOR Profº André Maurício Conceição de Souza CAPA E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Arlan Clecio dos Santos REVISÃO GERAL Maria Augusta

Leia mais

1. DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO

1. DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO EDITAL Nº 023/2014 DE 11/07/2014 PROEG DE POSSIBILIDADE DE MIGRAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO OFERTADO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE COLÍDER (EM EXTINÇÃO) PARA O CURSO DE SISTEMAS

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Apresentação da Disciplina Alessandro L. Koerich 2008 Mestrado e Doutorado em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Mestrado/Doutorado em Informática Aprendizagem

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

Experiências com as TICs

Experiências com as TICs Francisco Kelsen de Oliveira Organizador Experiências com as TICs Antônia Sandra de Lima Soares Francisca Edna de Oliveira Francisco Kelsen de Oliveira José Rogério Santana Kélvya Freitas Abreu Maria Gilvanise

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE MATEMÁTICA Av. Ademar de Barros, s/n, Sala 145 - Ondina CEP: 40.170-290 Salvador - BA Tel.: (71) 3283-6299 FAX: 3283-6276 E-mail: mat@ufba.br HomePage: http://www.mat.ufba.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

Painel conjunto WRNP/SBRC Campus Inteligente e experimentaçao

Painel conjunto WRNP/SBRC Campus Inteligente e experimentaçao Painel conjunto WRNP/SBRC Campus Inteligente e experimentaçao Moderador: Iara Machado - RNP Panelistas: Claudete Alves - UFBA Priscila Solis - UNB Silvana Rossetto - UFRJ Painel Campus inteligente e Experimentação

Leia mais

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação

A Matemática como Serviço a Ciência da Computação. Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática como Serviço a Ciência da Computação Prof. Dr. Carlos Eduardo de Barros Paes Coordenador do Curso de Ciência da Computação A Matemática e Ciência da Computação A Matemática faz parte do DNA

Leia mais

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital Agildo S. S. de Oliveira Carolina Oliveira Azevedo Claudio Manoel de Carvalho Correia Darcilia Simões PERFIL DOS AUTORES Graduado em Letras, mestrando em Letras: Linguagens e Representações UESC, desenvolve

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 3379565-Zhao Liang Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Titular Jornada: RDIDP Mérito: MS-6

Leia mais

Arthur Fortes da Costa

Arthur Fortes da Costa Arthur Fortes da Costa Brasileiro, solteiro, 26 anos Rua Rafael de Abreu Sampaio Vidal, número 2753, Apt 23 Vila Costa do Sol São Carlos SP Telefone: (16) 99302-8823/ E-mail: fortes.arthur@gmail.com FORMAÇÃO

Leia mais

Fabrício Jailson Barth BandTec

Fabrício Jailson Barth BandTec Introdução à Inteligência Artificial Fabrício Jailson Barth fabricio.barth@bandtec.com.br BandTec 1 o semestre de 2012 Objetivos e Sumário O que é Inteligência Artificial (IA)? Objetivos da IA. Influência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Currículo Pleno Curso: G022 - Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) Base Curricular: 2013/02 Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período

Leia mais

MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE 1 DISCIPLINAS DO PPC DE 2009-1 PASSÍVEIS DE APROVEITAMENTO NO PPC DE 2017-1 DISCIPLINA DO PPC DE 2009-1 CH NATUREZA CÓDIGO APROVEITA COMO NO PPC DE 2017-1

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciência da Computação BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciência da Computação BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciência da Computação A experiência de aprendizagem no curso de Ciência da Computação da Unisinos é marcada pelo incentivo a utilização

Leia mais

COORDENADORES E VICES DOS GRUPOS DE TRABALHO

COORDENADORES E VICES DOS GRUPOS DE TRABALHO COORDENADORES E VICES DOS GRUPOS DE TRABALHO GT 1 Cultura, informação e sociedade COORDENADORA VICE-COORDENADOR Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus Leonardo Vasconcelos Renault QUANTIDADE DE TRABALHOS

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Plano da Apresentação Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich 2007 Mestrado e Doutorado em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Professor & Experiência Acadêmica Horários

Leia mais

1º PERÍODO Carga horária Teórica Prática Total

1º PERÍODO Carga horária Teórica Prática Total MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR 2008/1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL Florianópolis - 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PROJETO

Leia mais

Meet the Authors Conheçam os Autores

Meet the Authors Conheçam os Autores JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE Special Edition Brazil Volume 1: EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis Edição Especial Brasil Volume 1: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos

Leia mais

Identificação de Pontos Perceptualmente Importantes (PIP) em séries temporais de tópicos extraídos de dados textuais

Identificação de Pontos Perceptualmente Importantes (PIP) em séries temporais de tópicos extraídos de dados textuais Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Ciências de Computação - ICMC/SCC Comunicações em Eventos - ICMC/SCC 2015 Identificação de Pontos Perceptualmente

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Liziane Santos Soares

UFV Catálogo de Graduação SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. COORDENADORA Liziane Santos Soares UFV Catálogo de Graduação 2014 103 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COORDENADORA Liziane Santos Soares liziane.soares@ufv.br 104 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO Sistemas de Informação é um curso da

Leia mais

Figura 4.2: Matriz Curricular

Figura 4.2: Matriz Curricular Figura 4.2: Matriz Curricular 3660 Fundamentos de Matemática e Estatística Física Eletrônica Algoritmos e Programação Arquitetura de Computadores Metodologias e Técnicas de Computação Engenharia e Sistemas

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif 64 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif jnacif@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 65 Bacharelado ATUAÇÃO O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem por objetivo formar

Leia mais

Especialização em MBA em Inteligência de Negócios

Especialização em MBA em Inteligência de Negócios Especialização em MBA em Inteligência de Negócios Público Alvo Portadores de diplomas de Administração, Economia, Contabilidades, Engenharias, Tecnologia em Processamento de Dados, Ciência da Computação

Leia mais

DOCUMENTO DE ADEQUAÇÃO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA PEÇA B

DOCUMENTO DE ADEQUAÇÃO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA PEÇA B DOCUMENTO DE ADEQUAÇÃO DO MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (ESTRUTURA CURRICULAR E PLANO DE ESTUDOS) B2 FORMULÁRIO 1. Estabelecimento de

Leia mais

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES. Plano Curricular

LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES. Plano Curricular LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EQUIVALÊNCIAS ENTRE PLANOS CURRICULARES Plano Curricular de 2005-2006 ECTS Plano Curricular ECTS LERCI LERC / MERC (Bolonha) Análise Matemática

Leia mais

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves Viabilizando projetos Jorge Augusto Lopes Gonçalves Eu: Aluno de engenharia de computação - UFG. Entusiasta em vários projetos ligados a área de tecnologia e educação. Participação em torneios de robótica,

Leia mais

Disciplinas Eletivas do Curso de Sistemas de Informação

Disciplinas Eletivas do Curso de Sistemas de Informação SISTEMA DE COMPUTAÇÃO MAT143 Introdução a Teoria dos Números 60h - 3 o DCC122 Circuitos Digitais 60h - 3 o DCC001 Análise e Projeto de Algoritmos 60h MAT143,DCC013,DCC107 6 o DCC063 Linguagens Formais

Leia mais

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo

Catalogo de requisitos - Processo Seletivo Catalogo de requisitos - Processo Seletivo 006-01-2016 HABILITAÇÃO COMPONENTE TITULAÇÃO Informática Redes de Comunicação de Dados Administração de Sistemas de Informação Análise de Sistemas Análise de

Leia mais

Disciplinas isoladas para o 2º semestre de Período Sigla Disciplina créditos Pré e có-requisitos

Disciplinas isoladas para o 2º semestre de Período Sigla Disciplina créditos Pré e có-requisitos Curso: Engenharia de Telecomunicações T008 Principio de Comunicaçòes Analógicas e Digitais 3 F00 Eletromagnetismo 3 "M007 - Pré II M008 - Co " "F03 - Pré II M00 - Pré I" T1 Linhas de Transmissão e Microondas

Leia mais

Resolução Nº 038/18/CONSUN 02. ANEXO V Resolução Nº 039/08 CONSUN (reformulado pela Resolução acima) TABELA DE PONTOS PARA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE

Resolução Nº 038/18/CONSUN 02. ANEXO V Resolução Nº 039/08 CONSUN (reformulado pela Resolução acima) TABELA DE PONTOS PARA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE Resolução Nº 038/18/CONSUN 02 ANEXO V Resolução Nº 039/08 CONSUN (reformulado pela Resolução acima) TABELA DE PONTOS PARA ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE Concurso para Professor Efetivo, Classe. Centro/Campus

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JANUÁRIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JANUÁRIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS JANUÁRIA MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

Leia mais

Iniciação Científica no INATEL

Iniciação Científica no INATEL Iniciação Científica no INATEL 2018 / 1º. Semestre Profa. Rosanna Coordenadora do Programa de IC Inatel rosannas@inatel.br ic@inatel.br Objetivo O que é Iniciação Científica? Quais são as oportunidades

Leia mais

Disciplinas isoladas para o 1º semestre de 2018

Disciplinas isoladas para o 1º semestre de 2018 Curso: Engenharia de Telecomunicações Disciplinas isoladas para o 1º semestre de 018 Período Sigla P5 EE 01 Disciplina Circuitos Elétricos II créditos Pré e có-requisitos NB 003 - Cálculo III (PRÉ) NP

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif UFV Catálogo de Graduação 2015 65 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO COORDENADOR José Augusto Miranda Nacif jnacif@ufv.br 66 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O curso de Bacharelado em Ciência da Computação

Leia mais

COMPUTAÇÃO AFETIVA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

COMPUTAÇÃO AFETIVA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO Simpósio virtual: panorama das pesquisas em Computação Afetiva aplicada à Educação no Brasil COMPUTAÇÃO AFETIVA E SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E PROJEÇÕES FUTURAS Carla Rodriguez,

Leia mais

Oferta de disciplinas para o período 2013/2

Oferta de disciplinas para o período 2013/2 PINF-6000 Projeto e Análise de Algoritmos - 21:00 PINF-6002 Arquitetura de Computadores PINF-6011 Desenvolvimento Orientado a Modelos 09:00- PINF-6012 Inteligência Artificial 13:00-15:00 PINF-6013 Elementos

Leia mais

Disciplinas isoladas para o 2º semestre de 2018

Disciplinas isoladas para o 2º semestre de 2018 Curso: Engenharia de Telecomunicações Disciplinas isoladas para o º semestre de 018 Período Sigla P5 EE 01 Disciplina Circuitos Elétricos II créditos 6 Pré e có-requisitos NB 003 - Cálculo III (PRÉ) NP

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS INCRITOS NO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS- DOUTORADO PNPD-CAPES EDITAL 005/2017

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS INCRITOS NO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS- DOUTORADO PNPD-CAPES EDITAL 005/2017 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS INCRITOS NO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA DE PÓS- DOUTORADO PNPD-CAPES EDITAL 005/2017 Os critérios de avaliação aprovado em reunião de colegiado do FQMAT serão compostos

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO ATENÇÃO! 1 Áreas Temáticas

REGRAS PARA SUBMISSÃO ATENÇÃO! 1 Áreas Temáticas REGRAS PARA SUBMISSÃO Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave

Leia mais