A QUESTÃO DOS VALORES NA CIÊNCIA DO DIREITO THE QUESTION OF VALUES IN THE SCIENCE OF LAW

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A QUESTÃO DOS VALORES NA CIÊNCIA DO DIREITO THE QUESTION OF VALUES IN THE SCIENCE OF LAW"

Transcrição

1 A QUESTÃO DOS VALORES NA CIÊNCIA DO DIREITO THE QUESTION OF VALUES IN THE SCIENCE OF LAW Nathalie de Paula Carvalho 1 Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a influência dos valores no Direito, de que forma isto se verifica e qual o posicionamento dos principais doutrinadores sobre o assunto. Buscar-se-á a analisar a questão da neutralidade das ciências, concluindo-se pela impossibilidade. Ao final, será abordada a visão axiológica do Direito, à luz de paradigmas valorativos e da teoria tridimensionalista. Palavras-chave: Ciência, Direito. Valores. Abstract: This paper analyzes the values influence in Law, verifying the position of many theories. Science would be contaminated by values, because the neutrality it s impossible. At last, will be proved that Law isn t s neutral science and values be part of it by tridimensional theory. Key-words: Science. Law. Values. INTRODUÇÃO Na análise do fenômeno jurídico em sua complexa estrutura, certamente são encontrados valores sociais que cultivam no Poder Legislativo o interesse e a necessidade da inclusão no ordenamento jurídico. A influência social da norma jurídica se reveste de legitimidade quando encontra amparo nos braços da sociedade e por ela é reconhecida como justa. Além disso, não devem ser esquecidos os elementos econômicos, religiosos, políticos, biológicos, culturais, filosóficos, os quais, dentro de uma abordagem interdisciplinar, complementam a análise do Direito, que não pode ser concebido de forma isolada. Isso é importante quando se impõe a questão da legitimidade, política ou jurídica, que, para se manifestar, exige a compatibilização dos valores existentes no grupo social. A concepção de valor no estudo do Direito é condicionada pelas questões econômicas, sociais e políticas de um determinado contexto histórico. 1 Especilaista em Direito e Processo Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú. Bolsista FUNCAP. Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.

2 Nesse contexto, o conteúdo da norma jurídica representa a vontade da sociedade que foi reconhecida pelo corpo legislativo, que exerce essa função de legislar por delegação. Se não for assim, ou seja, a norma emanar de alguma outra fonte que não seja a vontade do meio social reconhecida pelo Poder legislativo, carece de legitimidade. O legislado é sensibilizado pela importância social da norma jurídica e para isso reconhece os valores como norteadores da sua atividade legiferante. Desta forma, pretende-se verificar no presente estudo, a questão dos valores na ciência do Direito, abordando o pensamento dos doutrinadores Miguel Reale, Hans Kelsen e Arnaldo Vasconcelos, passando por uma abordagem da neutralidade das ciências e concluindo pela visão axiológica do Direito. 1 A QUESTÃO DOS VALORES Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software O Direito possui uma complexidade de elementos que torna dificultosa a sua definição, o que não impede de serem expostas algumas considerações iniciais. Faz-se necessário explicar o fenômeno jurídico como pressuposto de entendimento, extraído da fórmula concebida por Arnaldo Vasconcelos: a norma incide sobre o fato, dando-se uma prestação; dada a não-prestação, segue-se a sanção e, se esta for descumprida, surge a coação. É tarefa do filósofo questionar sobre os princípios lógicos, éticos e histórico-culturais que norteiam a ordem jurídica. Numa tentativa de separar os conceitos acima demonstrados, Miguel Reale (2002, p.17) assevera que: 2 A ciência do Direito estuda o fenômeno jurídico tal como ele se concretiza no espaço e no tempo, enquanto que a Filosofia do Direito indaga das condições mediante as quais essa concretização é possível. [...] Donde poder-se dizer que a ciência do Direito é uma forma de conhecimento positivo da realidade social segundo normas ou regras objetivadas, ou seja, tornadas objetivas, no decurso do processo histórico. O Direito, na verdade, é um dever-ser, ou seja, em virtude de ter sido reconhecido um valor como razão determinante de um comportamento que é considerado obrigatório, encontram-se nessa regra um juízo de valor. Um juízo pode ser definido como a atribuição de certa qualidade a um ente. Acerca da atividade legiferante, Miguel Reale (2002, p.35) assevera que:

3 O legislador não se limita a descrever um fato tal como ele é, à maneira do sociólogo, mas baseando-se naquilo que é, determina que algo deva ser, com a previsão de diversas conseqüências, caso se verifique a ação ou omissão, a obediência à norma ou a sua violação. 3 Interessante se faz neste momento apresentar as posições dos principais doutrinadores acerca da questão dos valores na ciência do Direito. a) Em Miguel Reale Em sua obra Filosofia do Direito, Miguel Reale (1990, p.190) considera que os valores são entidades vetoriais, tendo por principal função guiar o indivíduo, apontando sempre para um sentido que é reconhecível como fim. Assim, toda sociedade obedece a uma tábua de valores, de maneira que a fisionomia de uma época depende da forma como seus valores se distribuem ou se ordenam. (REALE, 1990, p.191). Para ele, o fato humano assume uma dimensão valorativa que resulta da sua referibilidade a valores. Analisando a posição de Reale, Agostinho Ramalho Marques Neto considera que: Para Reale, as normas jurídicas constituem o objeto específico da ciência do Direito, mas não as normas consideradas em si mesmas. Qualquer análise jurídica deve considerar necessariamente o complexo das normas em função das situações normadas, isto é, deve apreender o objeto do Direito em sua estrutura tridimensional, porquanto é só através de suas relações com o fato a que se refere e com os valores que consagra, que a norma jurídica pode fazer sentido. (MARQUES NETO, 2001, p. 175). Apresenta como características dos valores os seguintes termos, também mencionados por Machado Paupério (1977, p.15-16): bipolaridade; implicação; referibilidade; preferibilidade; incomensurabilidade; graduação hierárquica, objetividade, realizabilidade e inexauribilidade. A bipolaridade é essencial nos valores. Significa que a um valor sempre se contrapõe um desvalor, se implicando em um processo dialético. Nas palavras de Reale (1990, p.189), a dialeticidade que anima a vida jurídica, em todos os seus campos, reflete a bipolaridade dos fatores que a informa. Por isso sempre existe certo e errado; autor e réu; belo e feio; nobre e vil. A implicação representa o fato de que os valores, vistos sob essa lente, se implicam reciprocamente, na medida em que nenhum deles se realiza sem influir na realização dos demais, sendo este conceito correlacionado com a bipolaridade.

4 A referibilidade se relaciona com uma necessidade de sentido, tendo em vista que os valores traduzem a natureza da condicionalidade humana, que só se realiza quando se inclina a um ser como deve ser. É nesse sentido que os valores são definidos como entidades vetoriais, de ser um sentido para alguém. E por conta disso, é que são determinantes para a conduta humana: 4 Viver é tomar posição perante valores e integrá-los em nosso mundo, aperfeiçoando nossa personalidade na medida em que damos valor às coisas, aos outros homens e a nós mesmos. Só o homem é capaz de valores e somente em razão do homem a realidade axiológica é possível. (REALE, 1990, p.190). Uma quarta característica dos valores é a preferibilidade. Por ela, a teoria do valor tem como conseqüência uma teleologia, ou seja, uma teoria dos fins. Diante dessa realidade o fim não é senão um valor enquanto racionalmente reconhecido como motivo de conduta. Pelo fato de o valor ser o reflexo de uma época ou realidade histórica, tem-se a possibilidade de ordenação (graduação hierárquica), revelando também a incomensurabilidade e historicidade, expressada por uma tábua de valores que reflete os interesses predominantes em um determinado lapso temporal. Trata-se do historicismo axiológico: No nosso modo de ver, os valores não possuem uma existência em si, ontológica, mas se manifestam nas coisas valiosas. Trata-se de algo que se revela na experiência humana, através da História. Os valores não são uma realidade ideal que o homem contempla como se fosse um modelo definitivo, ou que só possa realizar de maneira indireta, como quem faz uma cópia. Os valores são, ao contrário, algo que o homem realiza em sua própria experiência e que vai assumindo expressões diversas e exemplares, através do tempo. (REALE, 1990, p.208). Pela objetividade, os valores se impõem objetivamente às experiências subjetivas, exigindo que sejam analisados sob a doutrina da força vinculante ou normativa dos valores. Surge desse fenômeno a não coincidência integral com a consciência de cada indivíduo, ocorrendo sempre uma superação na forma de processo dialético, envolvido pela dimensão histórica do homem, em referência a um sujeito. Assim, a objetividade dos valores é relativa, embora não lhes falte imperatividade. A realizabilidade e inexauribilidade devem ser analisadas em conjunto, pois a realidade e o valor se implicam e se complementam, sendo correto afirmar que o mundo da cultura obedece a um desenvolvimento dialético de complementaridade. (REALE, 1990, p.207).

5 Aliado a essas considerações, Miguel Reale é sempre lembrado pela sua teoria da tridimensional do Direito, que agrega fato valor norma. Na forma do seu entendimento, o qual é acolhido por muitos doutrinadores, o Direito seria o resultado da soma dos três fatores expostos: o fato é representado pela conduta humana; a norma é a ordenação bilateralatributiva de fatos segundo valores e o valor seria a concretização da idéia de justiça. Nas palavras do autor: 5 Onde quer que haja um fenômeno jurídico, há, sempre e necessariamente, um fato subjacente (fato econômico, geográfico, demográfico, de ordem técnica, etc.); um valor, que confere determinada significação a esse fato, inclinando ou determinando a ação dos homens no sentido de atingir ou preservar certa finalidade ou objetivo; e finalmente, uma regra ou norma, que representa a relação ou medida que integra um daqueles elementos ao outro, o fato ao valor. Tais elementos ou fatores (fato, valor e norma) não existem separados um dos outros, mas coexistem numa unidade concreta. Mais ainda, esses elementos ou fatores não só se exigem reciprocamente, mas atuam como elos de um processo (já vimos que o Direito é uma realidade histórico-cultural) de tal modo que a vida do Direito resulta da interação dinâmica e dialética dos três elementos que a integram. (REALE, 2002, p.65). O Direito há de ser tomado numa tríplice dimensão: como fato, como norma e como valor, no exato sentido em que a desenvolveu a teoria tridimensional do Direito de Frechner e do insigne jusfilósofo brasileiro que é o Prof. Miguel Reale. (PAUPÉRIO, 1977, p.121). Diante dessa concepção, Reale considera o Direito como uma ordem garantida do bem comum com a estrutura tridimensional bilateral-atributiva do Direito, segundo a interação normativa de fatos segundo valores. O ser humano seria a fonte dos valores que se agregam a ordem jurídica vigente, sem esquecer a realidade histórica da época. b) Em Hans Kelsen Hans Kelsen concebia o Direito como uma ciência pura, pregando a sua avaloração. Pelo seu entendimento, o valor somente poderia ser encontrado no ser e o Direito era um dever-ser (KELSEN, 2001, p.205). Assumindo tal postura, o próprio Kelsen afirma que sua intenção é atingir a teoria pura por meio de um método puro: O Direito não é puro, somente a teoria do Direito pode ser pura. (KELSEN, 1986, p.56). A essa mesma conclusão chega Arnaldo Vasconcelos no seu repasse crítico a teoria kelseniana. (VASCONCELOS, 2003, p. 111). A Teoria Pura do Direito, concebida por Hans Kelsen (2006, p.65), é marcada por um caráter formalista e purista, que tinha como principal objetivo afastar os valores e garantir a

6 neutralidade da ciência do Direito. Nesse contexto, o Direito era considerado, um recorte do quadro geral do conhecimento científico." (VASCONCELOS, 2003, p.35). Kelsen baseava-se na existência de uma norma hipotética fundamental que servia de sustentáculo para qualquer ordenamento jurídico, cuja função era assegurar a unidade formal do ordenamento e não era posta, mas sim pressuposta: uma norma que cria a suprema fonte do direito, isto é, a que autoriza ou legitima o supremo poder existente num dado ordenamento a produzir normas jurídicas. (BOBBIO, 2006, p. 201). Na forma do seu pensamento, o motivo de validade de uma norma é sempre outra norma e não um fato. A função deste seria condicionar a existência da norma (conditio sine qua non). Invocando a norma hipotética fundamental, a norma jurídica inferior possui validade porque foi criada em conformidade com as cláusulas da norma superior. (KELSEN, 2001, p. 213). Era uma concepção puramente normativista, que tendia a retirar qualquer possibilidade de incidência de valores na esfera jurídica, bem como os elementos históricos, sociológicos, políticos, psicológicos. É uma força política capaz de pôr normas para toda a sociedade e de impor-lhes observância. Pode-se assim definir essa norma fundamental: 6 Esta norma-base não é positivamente verificável, visto que não é posta por outro poder superior qualquer, mas sim suposta pelo jurista para poder compreender o ordenamento: trata-se de uma hipótese, um postulado ou um pressuposto do qual se parte no estudo do direito. (BOBBIO, 2006, p.201). O postulado que domina o pensamento de Hans Kelsen (VASCONCELOS, 2003, p.82) é o da intransitividade dos mundos do ser e dever-ser e por isso concebeu em sua teoria a norma hipotética fundamental como o último critério de validade do ordenamento jurídico. Nesses termos, uma norma apenas pode ser deduzida de outra norma e um deverser só pode ser derivado de outro dever-ser. Kelsen considerava que o jurista deveria se limitar à própria ordem jurídica, sem se importar com as finalidades de sua criação. Em apertada síntese, pode-se afirmar que as características da Teoria Pura do Direito são as seguintes: como ciência, tinha por objetivo manejar o senso crítico a partir de uma racionalidade que guiava seu instrumental teórico; o jurista deveria se fechar no mundo jurídico e não deixar que searas de outras disciplinas interferissem na sua atividade e tinha

7 por escopo principal a purificação do método jurídico, eliminando elementos estranhos à essa natureza. Veja-se o que diz Agostinho Ramalho Marques Neto sobre a teoria kelseniana: Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software 7 A grande preocupação de Kelsen é construir uma ciência do Direito que tenha um objeto puro, livre de qualquer contaminação ideológica, política, econômica, etc, essencialmente jurídico e, como tal, passível de ser identificado sem maiores dificuldades. (MARQUES NETO, 2001, p.163). Considera que todo valor surge em função de interesses (desejos, volições, v.g.), a que denomina atitude motor-afetiva: um valor existe quando um interesse, isto é, um fato psíquico, existe; deixa de existir quando esse fato psíquico desaparece ou se modifica. (KELSEN, 2001, p.205). A essa constatação ele denominou teoria do interesse. Complementando seu raciocínio, arremata: A aplicação da teoria do interesse aos valores de Direito é o resultado de uma identificação falaciosa da norma jurídica com o ato por meio do qual ela é criada. A norma e o ato que cria a norma são duas entidades que devem ser mantidas nitidamente separadas. Não fazer essa distinção torna impossível obter uma descrição satisfatória do fenômeno do Direito. (KELSEN, 2001, p.207). De posse desses argumentos, divide os valores em duas espécies: valores de justiça (lícito e ilícito) e valores de direito (justo e injusto), analisando-os sob a ótica de um juízo atributivo. Assim, como o juízo de valor é enunciado de um ser e não de um dever-ser, resulta todo o processo de cognição em uma vontade despiscologizada. Diferencia ainda valores subjetivos e objetivos. Aqueles se verificam quando seu objeto é valorável apenas para os que estão interessados (teoria do interesse); estes surgem quando seu objeto for valorável para todos, sendo o caso da norma, determinada por fatos objetivamente verificáveis. À guisa de conclusão, pode-se afirmar que Hans Kelsen pregava a existência da ciência do Direito desvinculada dos pontos de vista político, moral, econômico. Kelsen foi alvo de muitas críticas, pois é inconcebível analisar o ordenamento jurídico isoladamente. c) Em Arnaldo Vasconcelos Em sua obra Teoria da Norma jurídica, Arnaldo Vasconcelos considera que a normatividade é essencialmente valorativa, servindo de critério para a juridicidade. Chama de fato sociológico da eficácia (VASCONCELOS, 2006, p.19) a ingerência dos fatos sociais na fundamentação da justiça na norma.

8 Nas suas palavras, como este valor decorre do fato, não há como deixar de ressaltar a importância de sua seleção. Não se deve olvidar a necessidade de legitimidade que deve ser conferida ao Direito, seja política ou jurídica, resolvendo-se sempre pela compatibilização dos valores dos sistemas respectivos com os valores do grupo social que os mantém. (VASCONCELOS, 1998, p. 26). Concorda com Miguel Reale sobre a tridimensionalidade do Direito, afirmando que este também é um fato, imprescindível ao progresso social e se impõe através da força normativa dos fatos. Para ele, o fenômeno jurídico é um processo dialético e a norma é produto da interação implicação polaridade, que existe entre fato e valor. Nesse contexto, a base da norma é o fato axiologicamente dimensionado, ocorrendo uma renovação com a aplicação cotidiana. Este processo evidencia o dinamismo do Direito e sua força social, respondendo por sua vitalidade por meio de uma interpretação evolutiva. Nas suas palavras: 8 Fica manifesto, pois, que o Direito, visualizado sob o prisma de sua tridimensional estrutura axiológica, reveste configuração eminentemente humanista e democrática. Não há como tergiversar: a prova dos fatos é patética. Considere-se, ao caso, qualquer regime autoritário da época que se desejar, de direita ou de esquerda, tanto faz, e observar-se-á como o Direito, aí manipulado é flagrantemente antidemocrático e anti-humanístico. Desse modo, para que o homem preserve sua dignidade de ser racional, não há escolha: a via única é a da concepção tridimensional do Direito na qual superiormente se realiza a compatibilização dos valores da juridicidade, da justiça e da legimitidade. (VASCONCELOS, 1998, p.27). O Direito é, portanto, um complexo totalizante que agrega os aspectos normativos, axiológicos e fáticos de uma sociabilidade. No primeiro plano, a conduta se caracteriza como humana; em seguida recebe o qualitativo de social; depois será econômica, religiosa, política e finalmente, esse ato humano, social, econômico, político, religioso se torna jurídico, para ser objeto de proteção jurisdicional (VASCONCELOS, 2003, p.118). Uma abordagem sem essa interdisciplinaridade será incompleta e parcial, pois o universo jurídico é muito mais amplo do que o âmbito puramente normativo. 2 NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA O cientista tem como principal objetivo encontrar uma teoria que seja pura e abrangente para explicar um determinado fenômeno observado. O conhecimento constitui o instrumento pelo qual a consciência cognoscente apreende o seu objeto. (HESSEN, 1964, p.27). Sobre as teorias científicas, Agostinho Ramalho Marques Neto (2001, p.47) considera

9 que estas resultam sempre de um processo ativo de construção. A característica fundamental de uma ciência é a sua avaloratividade, que reside na distinção entre juízos de fato, que representam uma tomada de conhecimento da realidade, cuja finalidade é apenas informar uma constatação, e juízos de valor, que são uma tomada de posição frente à realidade, de forma a influir sobre as escolhas dos indivíduos. Na ciência não se incluem os juízos de valor, porque ela deseja ser um conhecimento puramente objetivo da realidade, enquanto os juízos são sempre subjetivos ou pessoais e conseqüentemente contrários à exigência da objetividade. (BOBBIO, 2006, p.135). Veja-se o que afirma Arnaldo Vasconcelos sobre o processo científico: 9 A ciência, vista fundamentalmente como atividade, é algo da ordem do agir, do fazer. Nesse sentido, é processo, vale dizer, empreendimento desdobrável em diversas fases. Pelo menos quatro: 1) o período inicial da valoração e coleta de dados; 2) aquele concernente à formulação da hipótese ou teoria; 3) o período dedicado à sua refutação, geralmente o mais longo deles; 4) a fase final destinado à elaboração das leis ou normas respectivas, com o qual se conclui o ciclo do trabalho científico. (VASCONCELOS, 2008, p. 28) Para estudar um objeto cientificamente, deverá ser adquirido o conhecimento necessário para tanto, sabendo o que deverá refutar para conseguir o maior grau de pureza possível (POPPER, 1982, p.284). Através de métodos científicos, que sofrem constantes evoluções com a apreensão de diferentes constatações, o mesmo cientista pode ter uma impressão nova por utilizar um método diverso do anteriormente aplicado. Um mesmo objeto pode ser analisado sob diferentes primas, que podem ser metaforicamente comparados a lentes de cores diferentes: a experiência revela-nos que um processo segue o outro (HESSEN, 1964, p.59). Interessante notar o posicionamento de Machado Paupério: Assim, as essências de valor não são infensas à experiência científica. Os programas para a reforma progressiva, à guisa de melhoramento do direito, orientados por juízos estimativos, implicam em si a consideração dos conhecimentos sociológicos gerais e, portanto, a investigação social concreta sobre o fato que se deseja disciplinar. (PAUPÉRIO, 1977, p.05). [...] Afinal, também a objetividade e a neutralidade axiológica constituem em si valores. E como a neutralidade axiológica é em si mesma um valor, a exigência de uma total ausência de valores, de uma completa neutralidade valorativa é paradoxal. (PAUPÉRIO, 1977, p.22). Infere-se deste fato que a tentativa do conhecimento não é uma mera reprodução da realidade, mas sim uma transfiguração em estruturas teóricas que o transformam através da

10 ação. Invocando Platão, aquilo que é encontrado no mundo são aparências do que se pensa ver, localizado no mundo das idéias. No mundo real, este mesmo objeto é valorado pelos indivíduos, que, sobre ele, emitem um juízo de valor. Para Johannes Hessen (1964, p.28) os objetos podem ser reais ou ideais. Chama-se real a tudo o que é dado pela experiência externa ou interna, ou dela se infere. Os objetos ideais apresentam-se pelo contrário, como irreais, como meramente pensados. Com relação à neutralidade da ciência, pelo fato de o estudo ser uma interação entre indivíduo método objeto, elementos que, por sua natureza, são passíveis de valoração, confirmando a impossibilidade de se atribuir neutralidade axiológica ao processo científico. Imagine-se a situação de um magistrado que, ao proferir uma decisão, se afaste totalmente da sua cultura, moral, crenças. Pelo fato de se tratar de um ser humano, é influenciado constantemente pelo meio social, devendo, ser imparcial no seu ofício, por exigência da legitimidade de sua atividade jurisdicional. Nesse contexto a neutralidade é impossível. Especificamente na ciência do Direito, sob o olhar de Claus-Wilhelm Canaris: Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software 10 A hipótese de que a adequação do pensamento jurídico-axiológico ou teleológico seja demonstrável de modo racional e que, com isso, possa abarcar num sistema correspondente, está suficientemente corroborada para poder ser utilizada como premissa científica. (CANARIS, 2002, p.74). Isso porque o juiz encontra-se sempre condicionado pelos seus valores ético-políticos, fatores que lhe retiram a neutralidade para julgar, o que não se identifica com sua imparcialidade, indispensável para o exercício da jurisdição. Agostinho Ramalho Marques Neto (2001, p ) considera que só há Direito dentro do espaço social e o fenômeno jurídico existe dentro dessa tessitura e não num estado puro. Ressalta ainda o papel da Dialética no Direito, ao asseverar que: A dialética, tanto em sua feição genética, como, sobretudo em suas modalidades histórica e crítica, é que melhor fornece referencial teórico para o seu estudo, questionando inúmeras verdades estabelecidas e contribuindo para destruir muito do dogmatismo secularmente tem caracterizado a formação do jurista. A dialética estuda o Direito dentro do processo histórico em que ele surge e se transforma, e não a partir de concepções metafísicas formuladas a priori. (MARQUES NETO, 2001, p.131). A neutralidade da ciência é uma questão que se relaciona com a objetividade científica, sendo esta entendida como um processo de constante objetivação, devendo ocorrer uma abstração do objeto (BACHELAR, 2007). Também vale ressaltar o processo de

11 inacabamento das ciências, que sempre estão se aperfeiçoando para ser possível adequarse à realidade, em constante movimento. Segundo Urbano Zilles (2006, p.237), o conhecimento científico é uma concordância aproximada com o seu objeto, tendo como pontos de partida as idéias. Nesse contexto, a neutralidade axiológica não passa de uma miragem, mistificação, mantida a serviço de escolhas políticas ou ideológicas. Hilton Japiassú é bastante claro ao asseverar que: 11 [...] a atividade científica não pode ser considerada como um templo sagrado. Ela é uma atividade humana e social como qualquer outra. Está impregnada de ideologias, de juízos de valor, de argumentos de autoridade, de dogmatismos ingênuos, chegando mesmo a ser desenvolvida em instituições fechadas, verdadeiras seitas científicas, com suas linguagens próprias, para não dizer dialetos. (JAPIASSÚ, 1981, p.58-59). Tem-se, diante de tais argumentos, que os valores estão intrinsecamente ligados ao processo científico, por envolver o homem na sua estrutura e, diante das condições sociais, sofrer a inevitável interferência dos valores que envolvem um meio em determinado período histórico. 3 A VISÃO AXIOLÓGICA DO DIREITO A Axiologia ou Teoria dos Valores pressupõe problemas que se relacionam à essência de algo que se valora, levando em consideração a projeção histórica que circunda o homem e determinando um foco de estimativa que dá sentido ao seu conceito de vida. Surgem duas formas de abordagem do Direito: as definições valorativas (ideológicas, deontológicas) e as avalorativas (fatuais, ontológicas). As valorativas possuem uma estrutura teleológica e definem o Direito como um ordenamento que serve para conseguir certo valor. As avalorativas analisam o Direito de forma estritamente fatual, como uma simples técnica, independente de propósito ou valor. Como defensores das definições valorativas podem ser citados como exemplos Aristóteles, Gustav Radbruch (1997, p.110) - Direito é a realidade que tem seu significado no servir ao valor jurídico, isto é, à idéia de justiça -, Immanuel Kant (2003, p.76) O Direito é o conjunto das condições por meio das quais o arbítrio de um pode entrar em acordo com o arbítrio do outro, segundo uma lei universal da liberdade. Já das avalorativas tem-se os nome de Thommas Hobbes, Hans Kelsen (1995, p.19) O Direito é a técnica social que consiste em obter a desejada conduta dos homens mediante a ameaça de uma coerção a ser aplicada em caso contrário -, Austin.

12 O Direito é uma modalidade de expressão do comportamento social: onde há ação humana, existe o Direito para regulamentá-la. (REALE, 1990, p.373). A experiência jurídica deve ser avaliada à luz de duas premissas: análise fenomenológica da realidade e a reflexão como vigência no processo das idéias. Isso quer dizer que o Direito possui um forte elemento histórico, que deve ser analisado em conjunto com significações (valorações) aliado ao contexto da época em que o fato se verificou. Miguel Reale é bastante claro ao asseverar que: Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software 12 O Direito, portanto, possui conteúdo histórico que nos cabe analisar como conjunto de significações, e não apenas como seqüência mais ou menos regular de fatos. Não basta, por conseguinte, acolher um fato como se fosse jurídico, pois importa verificar como é que foi recebido como tal através do tempo. A compreensão históricoaxiológica deve completar a outra, ou seja, a resultante da descrição e da redução fenomenológica, insuficiente porque revelada de maneira estática, posto entre parêntesis o elemento dinâmico da História: no ato em que o objeto de uma pesquisa histórico-cultural se reflete na consciência transcendental, esta se põe como temporalidade. (REALE, 1990, p.368). Na acepção jurídica, os valores podem ser considerados sob a ótica de uma realidade observável, aprovando ou desaprovando a avaliação comum de determinadas condutas humanas. Nesse sentido, o Direito é, na verdade, um dever-ser e não um ser, na medida em que baliza a atuação social dos que se encontram sob o seu manto. De certo modo, o Direito não se pode compreender senão no círculo de comportamento impregnado de valor. (PAUPÉRIO, 1977, p.121). A atitude dos intérpretes/aplicadores jurídicos deve se pautar por uma tomada de posição perante os fatos que, na conduta humana, se referem a valores, evidenciando desta forma a importância da Axiologia ou Teoria dos Valores para a ciência do Direito, uma vez que esta enuncia um dever-ser: um ser que deve ser é o que é a norma, sem mais nem menos. (VASCONCELOS, 2003, p.99). Nas palavras de Arnaldo Vasconcelos (1998, p.18), o Direito penetra no mundo social quando ocorre o fato, suporte da norma. Isso se dá tanto por pura convenção humana, o que é comum, quanto por obra da natureza erigida em critério humano, o que é excepcional. O Direito é incapaz de se expressar por si mesmo, sendo indispensáveis as exigências axiológicas para dimensionar o seu conteúdo. O conceito de justo e legítimo, embora de complexa definição, se relacionam diretamente com essa concepção: o Direito, inclusive

13 para merecer o acatamento geral que o tornará eficaz, deve, pois, requalificar-se. Precisa ser também justo. Direito justo. (VASCONCELOS, 1998, p.23). As considerações acima ressuscitam a discussão entre o direito natural e o direito positivo (BOBBIO, 2006, p.135), haja vista que os jusnaturalistas negam a qualidade de Direito aos que consideram como Direito injusto, dado que, para eles, o justo é o próprio Direito. Em contrapartida, os positivistas, ancorados no pensamento kelseniano, afirmam que a noção de justiça é estranha ao conceito de Direito, podendo ser justo ou injusto e continuar sendo Direito. A unidade do ordenamento jurídico não é uma concepção exclusiva do positivismo. A diferença de abordagem entre jusnaturalistas e juspositivistas se dá nos seguintes termos: para os primeiros, se trata de uma unidade substancial, que se relaciona diretamente com o conteúdo; para os positivistas é uma unidade formal, o modo pelo qual as normas são postas. Para Hugo de Brito Machado Segundo (2008, p.46), as normas jurídicas são muito importantes, o que não quer dizer que sejam o exclusivo objeto das atenções do cientista do Direito, que há de compreendê-las há luz da realidade factual nelas disciplinadas e dos valores que orientam esse disciplinamento. Resta clara a importância da escolha do fato para servir de suporte à norma jurídica, exigindo uma apreciação de índole axiológica. Quando ocorre a positivação, não devem ser olvidados os ditames que justificam o humanismo e a democracia, diretamente vinculados à dignidade da pessoa humana. Sobre esse aspecto, Claus-Wilhelm Canaris assevera que: 13 Deve-se por isso, quando não se queira negar radicalmente o entendimento tradicional da Ciência do Direito, enquanto empreendimento metodologicamente orientado, assente em argumentos racionais, apoiar a possibilidade de um sistema axiológico ou teleológico, pelo menos por hipótese. (CANARIS, 2002, p.71). O Direito, para ser justo e legítimo, deve ser somado a outros elementos, de forma a contemplar a denominada Tridimensionalidade jurídica, ancorada pelo trinômio fato valor norma. Entre esses elementos ocorre uma interação, interdependência e relação de complementaridade. Pode-se afirmar que o Direito não existe sem essa configuração. Essa doutrina possui em Miguel Reale um dos expoentes mais significativos, enaltecendo o caráter de juridicidade do Direito. Para ele, fatos, valores e normas se implicam e se exigem

14 reciprocamente, o que, como veremos, se reflete também no momento em que o jurisperito interpreta uma norma ou regra de direito para dar-lhe aplicação. (REALE, 2002, p.66). A idéia central do Direito é a aplicação dos seus ditames ao caso concreto, representando, desta forma, um valor na vida: a ordenação sistemática inclui valores em si e isso não vale apenas para a formação do sistema através da ciência e da jurisprudência, mas também para as construções do legislador. (CANARIS, 2002, p.179). Reconhecendo a importância desse tridimensionalismo, Arnaldo Vasconcelos (2006, p.17) afirma que: 14 Reside a originalidade da teoria de Miguel Reale, como ele mesmo o ressalva, em ser concreto e dinâmico o seu tridimensionalismo. Essas qualidades se manifestam mediante duas postulações básicas: 1ª Fato, valor e norma estão sempre presentes e correlacionados em qualquer expressão da vida jurídica, seja ela estudada pelo filósofo ou o sociólogo do Direito, ou pelo jurista como tal [...]; 2ª A correlação entre aqueles três elementos é de natureza funcional e dialética, dada a implicaçãopolaridade existente entre fato e valor, de cuja tensão resulta o momento normativo, como solução superadora e integrante nos limites circunstanciais de lugar e de tempo. (grifos originais). [...] A base da norma é o fato, sem dúvida, mas o fato axiologicamente dimensionado. Essa apreciação se dá quando do surgimento da norma, renova-se todas as vezes que ela é aplicada: os fatos e valores originais são trazidos à compatibilização com os fatos e os valores do momento presente. Esse processo evidencia o dinamismo do Direito e responde por sua vitalidade. (VASCONCELOS, 2006, p. 18). Essa dinâmica implica ainda na existência de ordem e justiça quando se verifica a segurança e certeza numa dada ordem social, sendo conceitos interdependentes: sem ordem não há como fazer justiça e sem justiça não há meio de manter a ordem. (VASCONCELOS, 2006, p.18). O que se faz na prática jurídica é a normatização dos princípios gerais do Direito, objetivando adequar os valores que eles carregam no seu âmago às situações advindas do convívio social, resultando o Direito de uma multiplicidade de elementos. Não se devem olvidar as influências de questões morais, religiosas, políticas e econômicas no ordenamento, que muitas vezes são determinantes na esfera legislativa e dão mobilidade ao mundo jurídico. Nas palavras de Machado Paupério: O direito positivo, ainda que não se constitua de meras essências de valor, é uma obra humana de interpretação e de realização valorativa, dentro das circunstâncias históricas que encontra. Em sua relação recíproca com a justiça, nem sempre direito positivo alcança o grau desejável, para tornar-se o direito justo a que todos nós aspiramos. Contudo, não existe norma de direito positivo sem valoração. A norma positiva é sempre expressão de um juízo de valor. Sem este, não existiria o próprio direito positivo. (PAUPÉRIO, 1977, p.163).

15 Diante do exposto, não resta outro caminho senão concluir que, por meio do tridimencionalismo do Direito, se chega à compatibilização dos valores da juridicidade, justiça e legitimidade, devendo a ciência jurídica ser visualizada sob o prisma de sua estrutura axiológica. CONCLUSÃO Resta claro que o Direito não está restrito ao ordenamento jurídico, pelo contrário: engloba não só o previsto na legislação, mas também os elementos que, em conjunto, formam a sociedade, cumprindo a esta o papel de legitimar os balizamentos jurídicos existentes em dado Estado. O art. 4º da Lei de Introdução ao Código Civil versa que quando a lei for omissa, o juiz decidirá com base nos costumes, princípios gerais do direito e analogia. Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software A explicação para esta constatação reside no fato de existirem valores diversos que, amparados na teoria tridimensional do Direito, forma um elo com os fatos e as normas, construindo o trinômio fato valor norma, dando sustentáculo para o caráter axiológico da ciência jurídica. O Direito assim visualizado passa a ter um delineamento humanista e democrático, passando a ser justo e legítimo. Os valores existem nesse âmbito para legitimar a vontade legislativa, que nada mais faz senão reconhecer e representar os anseios sociais, que se expressam através dos valores. Sendo assim, a visão axiológica do Direito é uma postura que se coaduna com as exigências de um Estado Democrático de Direito. Os fatos valorados ensejam a criação das normas, sendo uma espécie de matéria prima do Direito, representando a forma de aderência ao mundo social. Na vivência do Direito, através dos fatos sociais, encontram-se os valores humanos, orientadores da vontade legislativa. Os valores representam, em outras palavras, a influência social nas normas jurídicas, que despertam no legislador a importância de sua inclusão no ordenamento. Assim, é notória a influência dos valores no âmbito do Direito, pois a vivência em uma sociedade complexa, formada por diversas ideologias, buscando objetivos nem sempre convergentes, torna necessária a existência de um ordenamento jurídico que, ao almejar promover a pacificação social, não pode ser concebido à base de uma ciência pura, isolando a realidade que o cerca. 15

16 16 REFERÊNCIAS BACHELARD, Gastón. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. 7. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: Lições de Filosofia do Direito. 2. ed. São Paulo: Ícone editora, CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemático e conceito de sistema na ciência do Direito. Trad. Menezes Cordeiro. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. 3. ed. Coimbra: Armênio Amado, JAPIASSÚ, Hilton. O mito da neutralidade científica. 2. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Imago Editora, KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. São Paulo: Edipro, KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. João Baptista Machado. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, O que é justiça? Trad. Luís Carlos Borges. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, Teoria geral das normas. Trad. José Florentino Duarte. Porto Alegre: Fabris, Teoria Geral do Direito e do Estado. Trad. João Baptista Machado. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Por que Dogmática Jurídica? São Paulo: Forense, MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. A ciência do Direito: conceito, objeto, método. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, PAUPÉRIO, Arthur Machado. Introdução axiológica do Direito. Rio de Janeiro: Forense, POPPER, Karl. Conjecturas e refutações. Brasília: Universidade de Brasília, RADBRUCH, Gustav. Filosofia do Direito. 6. ed. Coimbra: Armênio Amado, REALE, Miguel. Lições Preliminares do Direito. 26. ed. São Paulo: Saraiva, Filosofia do Direito. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

17 VASCONCELOS, Arnaldo. Direito, Humanismo e Democracia. 3. ed. São Paulo: Malheiros, Teoria Pura do Direito: repasse crítico de seus principais fundamentos. Rio de Janeiro: Forense, Teoria da Norma Jurídica. 26. ed. São Paulo: Malheiros, Que é uma teoria jurídico-científica? In: Constituição, Democracia, Poder Judiciário e Desenvolvimento: estudos em homenagem a José de Albuquerque Rocha. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008, p ZILLES, Urbano. Teoria do Conhecimento. 5. ed. Porto Alegre: Edipucrs,

18 18

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA

O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA 95 O CONFRONTO DAS TEORIAS DE HANS KELSEN E ROBERT ALEXY: ENTRE O NORMATIVISMO E A DIMENSÃO PÓS-POSITIVISTA Ana Augusta Rodrigues Westin Ebaid Docente do Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Direito

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA

CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA CRISTO E SCHOPENHAUER: DO AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO À COMPAIXÃO COMO FUNDAMENTO DA MORAL MODERNA JÉSSICA LUIZA S. PONTES ZARANZA 1 WELLINGTON ZARANZA ARRUDA 2 1 Mestranda em Filosofia pela Universidade

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED AULAS ABRIL E MAIO Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 2. Direito como objeto de conhecimento. Conforme pudemos observar nas aulas iniciais

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Jusnaturalismo ou Positivismo Jurídico:

Jusnaturalismo ou Positivismo Jurídico: 1 Jusnaturalismo ou Positivismo Jurídico: Uma breve aproximação Clodoveo Ghidolin 1 Um tema de constante debate na história do direito é a caracterização e distinção entre jusnaturalismo e positivismo

Leia mais

Teoria dos valores no direito:

Teoria dos valores no direito: Teoria dos valores no direito: para além do positivismo e do pós-positivismo Profa. Fabiana Del Padre Tomé 14/10/2014 Positivismo Conjunto de conhecimentos, de estudos de um valor universal, caracterizados

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Conhecimento e Ciência: tipos de conhecimentos Professora: Sueli Andrade Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento

Leia mais

Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I).

Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I). Aula 8: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Max Weber (I). CCJ0001 - Fundamentos das Ciências Sociais Profa. Ivana Schnitman

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I I PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA BIBLIOGRAFIA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Princípio da Legalidade na Administração Pública Heletícia Oliveira* 1. INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objeto elucidar, resumidamente, a relação do Princípio da Legalidade

Leia mais

O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA

O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA O CONCEITO DE MATÉRIA NA FILOSOFIA KANTIANA DA NATUREZA Gilberto do Nascimento Lima Brito* 1. INTRODUÇÃO Nossa pesquisa consistirá em analisar o conceito de matéria na filosofia da natureza de Immanuel

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA Andrew Stanley Raposo 1, Tayse Raquel dos Santos 2, Katemari Rosa 3 Unidade

Leia mais

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber:

A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos, a saber: Posição Compromissória da CRFB e a Doutrina da Efetividade A partir desta posição compromissória da Constituição de 1988, a efetividade dos direitos sociais fica submetida a uma miríade de obstáculos,

Leia mais

Max Weber e o Direito (1864-1920)

Max Weber e o Direito (1864-1920) 82 Max Weber e o Direito (1864-1920) Fontes: BILLIER, Jean-Cassiere MARYIOLI, Aglaé. História da Filosofia do Direito. Barueri: Manole, 2005. DEFLEM, Mathiew. Sociology of Law. Cambridge: CUP, 2008. RODRIGUES

Leia mais

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana.

Palavras chave: Direito Constitucional. Princípio da dignidade da pessoa humana. 99 Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Idália de Oliveira Ricardo de Assis Oliveira Talúbia Maiara Carvalho Oliveira Graduandos pela Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Palavras

Leia mais

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO SUBSEQUENTE NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS NOÇÕES GERAIS DO DIREITO CONCEITOS BÁSICOS 1 I. Introdução: - A vida em Sociedade exige regramento; - As Normas Reguladoras das relações humanas; - A aplicação das sanções (punições): maior ou menor grau

Leia mais

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO

CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO ECONÔMICO CONCEITO DE DIREITO ECONÔMICO SUJEITO - OBJETO CONCEITO DIREITO ECONÔMICO É O RAMO DO DIREITO QUE TEM POR OBJETO A JURIDICIZAÇÃO, OU SEJA, O TRATAMENTO

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

RELATIVISMO MORAL CERTO E ERRADO: QUEM DECIDE? Organizadores: Artur Bezzi Günther, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva.

RELATIVISMO MORAL CERTO E ERRADO: QUEM DECIDE? Organizadores: Artur Bezzi Günther, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva. RELATIVISMO MORAL CERTO E ERRADO: QUEM DECIDE? Artur Bezzi Günther e Márcia Luísa Tomazzoni Organizadores: Artur Bezzi Günther, Márcia Luísa Tomazzoni e Mateus Rocha da Silva. 1. Duração: 02 horas. 2.

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO

FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL RESUMO 1 FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL Lucas Hage Chahine Assumpção 1 RESUMO Esse trabalho foi elaborado a partir de uma problemática levantada no livro Curso de Direito Internacional Público, de autoria

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco.

Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia de sociedade de risco. VI Encontro Nacional da Anppas 18 a 21 de setembro de 2012 Belém - PA Brasil Filosofia da natureza, Teoria social e Ambiente Ideia de criação na natureza, Percepção de crise do capitalismo e a Ideologia

Leia mais

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES

AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES AULA 04 CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES 1. Introdução. Diversas são as formas e critérios de classificação uma Constituição. O domínio de tais formas e critérios mostra-se como fundamental à compreensão

Leia mais

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Sandra Maria Zanello de Aguiar, e-mail:szaguiar@gmail.com. Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana

DIREITOS HUMANOS. Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana DIREITOS HUMANOS Noções Gerais Evolução Histórica i Concepções, classificações e características A teoria das gerações de DDHH Fundamento dos DDHH e a dignidade Humana Positivismo e Jusnaturalismo Universalismo

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica PRAXIS A palavra práxis é comumente utilizada como sinônimo ou equivalente ao termo prático. Todavia, se recorrermos à acepção marxista de práxis, observaremos que práxis e prática são conceitos diferentes.

Leia mais

Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ

Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica. Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ Etapas da Introdução do Projeto de Pesquisa Científica Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem pela UERJ A Pesquisa: Conceitos e Definições O que é pesquisa? Pesquisar, significa, de forma

Leia mais

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA O que é o Projeto de Intervenção Pedagógica? O significado de projeto encontrado comumente nos dicionários da Língua Portuguesa está associado a plano de realizar,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Características do conhecimento científico

Características do conhecimento científico Características Racional Objetivo Factual Transcende os fatos Analítico Claro e preciso Comunicável Verificável Depende de investigação metódica Sistemático Acumulativo Falível Geral Explicativo Preditivo

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

Grandes Dicotomias (b)

Grandes Dicotomias (b) Grandes Dicotomias (b) 27. Direito Objetivo x Subjetivo definições e fundamentos 28. Direito Objetivo x Subjetivo estrutura do direito subjetivo Grandes Dicotomias (b) Direito objetivo e direito subjetivo

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br

Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br O suicídio é coberto ou não pelo seguro de vida dentro do período de carência? Felipe Galesco São Paulo: 2012 www.galesco.com.br Para responder esta pergunta, vamos entender qual a sistemática do Código

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A legitimidade da CNseg

A legitimidade da CNseg 18 A legitimidade da CNseg Para provocar o controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal FELIPE MONNERAT 19 A Constituição Federal de 1988 prevê mecanismos de controle da compatibilidade

Leia mais

Código de Ética do IBCO

Código de Ética do IBCO Código de Ética do IBCO Qua, 14 de Novembro de 2007 21:00 O papel do consultor de organização, no desempenho de suas atividades, é o de assistir aos clientes na melhoria do seu desempenho, tanto nos aspectos

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO FILOSOFIA

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO FILOSOFIA PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO FILOSOFIA P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Assinalar a alternativa correta: A) Com seu giro linguístico hermenêutico, Gadamer mostra que o processo hermenêutico é unitário,

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

Perguntas e Concepções presentes sobre a natureza do Psicológico e da Psicologia. I Natureza Humana

Perguntas e Concepções presentes sobre a natureza do Psicológico e da Psicologia. I Natureza Humana Perguntas e Concepções presentes sobre a natureza do Psicológico e da Psicologia I Natureza Humana * Qual a natureza humana? Ou seja, qual é a ontologia humana? - Uma teoria da natureza humana busca especificar

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA.

O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA. O PRINCÍPIO DA ORDEM ECONÔMICA CONSTITUCIONAL E A FUNÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DA PROPRIEDADE PRIVADA URBANA. TEREZA EMÍLIA LIJMA DE PAULA Fortaleza - CE 01. OBJETIVOS Outubro, 2007 4.1 OBJETIVO GERAL: Apresentar

Leia mais

PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB

PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB PERSPECTIVAS DE ANÁLISE DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHER: MAPEAMENTO DAS DENÚNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2011 NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB Autoria: Antonio Pereira Cardoso da Silva Filho Universidade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE 1 Salve, salve, concurseiros!!! Nesta aula abordaremos dois temas inseparáveis no contexto da Arquivologia: a avaliação de documentos e a tabela de temporalidade

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais

Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais Percursos Teóricos-metodológicos em Ciências Humanas e Sociais Daniela Riva Knauth Departamento de Medicina Social PPG Antropologia e Epidemiologia UFRGS Pesquisa qualitativa Crítica ao Positivismo Todo

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função:

ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS. 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: ESTUDO DIRIGIDO 1 - RESPOSTAS 1. Princípios do Direito do Trabalho 1.1. Quais as funções dos Princípios? RESPOSTA: Os princípios apresentam uma tríplice função: a) Função informativa/inspiradora: informam

Leia mais

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA

A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA A FILOSOFIA HELENÍSTICA A FILOSOFIA APÓS A CONQUISTA DA GRÉCIA PELA MACEDÔNIA O IMPÉRIO ALEXANDRINO A FILOSOFIA ESTOICA PARTE DA SEGUINTE PERGUNTA: COMO DEVO AGIR PARA VIVER BEM? COMO POSSO VIVER BEM E,

Leia mais

Desenvolvimento moral da criança: semelhanças e distinções entre o pensamento de Kant e Piaget. Pôster

Desenvolvimento moral da criança: semelhanças e distinções entre o pensamento de Kant e Piaget. Pôster Desenvolvimento moral da criança: semelhanças e distinções entre o pensamento de Kant e Piaget Camila Costa Soufen Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP e-mail: camilasoufen@gmail.com Cleiton José Senem

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS

O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS Marconi Pequeno* * Pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Montreal. Docente do Programa de Pós- Graduação em Filosofia e membro do Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Atos administrativos Parte 1

Atos administrativos Parte 1 Parte 1 Todos os direitos reservados. A comercialização não autorizada desta obra, por qualquer meio, eletrônico ou reprográfico, ainda que parcial, constitui ato ilícito, respondendo os infratores nos

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

16. A relatividade especial e a experiência / 63 17. O espaço quadridimensional de Minkowski / 68

16. A relatividade especial e a experiência / 63 17. O espaço quadridimensional de Minkowski / 68 Sumário Prefácio A. Einstein / 9 Primeira parte A teoria da relatividade especial / 11 1. Conteúdo físico dos teoremas geométricos / 13 2. O sistema de coordenadas / 17 3. Espaço e tempo na mecânica clássica

Leia mais

OS PARADIGMAS E METÁFORAS DA PSICOLOGIA SOCIAL

OS PARADIGMAS E METÁFORAS DA PSICOLOGIA SOCIAL OS PARADIGMAS E METÁFORAS DA PSICOLOGIA SOCIAL A Natureza do Paradigma A noção de paradigma foi, introduzida por Kuhn (1970) em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, para explicitar natureza

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

O Desenvolvimento Moral na Educação Infantil

O Desenvolvimento Moral na Educação Infantil Andressa Ranzani Nora Mello Keila Maria Ramazotti O Desenvolvimento Moral na Educação Infantil Primeira Edição São Paulo 2013 Agradecimentos A todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram

Leia mais

CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito. Aula 03. Prof. Milton Correa Filho

CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito. Aula 03. Prof. Milton Correa Filho CEAP Curso de Direito Disciplina Introdução ao Direito Aula 03 E Prof. Milton Correa Filho 1.Motivação: O que é o que é (Gonzaguinha) -Dialógo de Antigona 2.Apresentação dos slides 3.Tira duvidas 4.Avisos

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA Faculdade de Direito Milton Campos Disciplina: Introdução ao Direito I Curso: Direito Carga Horária: 64 Departamento: Direito Privado Área: Direito Civil PLANO DE ENSINO EMENTA Acepções, enfoques teóricos

Leia mais

A QUESTÃO DO CONHECIMENTO NA MODERNIDADE

A QUESTÃO DO CONHECIMENTO NA MODERNIDADE A QUESTÃO DO CONHECIMENTO NA MODERNIDADE Maria Aristé dos Santos 1, Danielli Almeida Moreira 2, Janaina Rufina da Silva 3, Adauto Lopes da Silva Filho 4 ¹ Alunas do Curso de Licenciatura em Filosofia da

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Direito das Obrigações I 2.º ano A 6 de Janeiro de 2015 2 horas (Correção)

Direito das Obrigações I 2.º ano A 6 de Janeiro de 2015 2 horas (Correção) I Bento e Carlos celebraram um contrato-promessa de compra e venda de um imóvel. De acordo com o disposto no art. 410.º, n.º 2, o contrato-promessa deve ser celebrado sob a forma escrita, uma vez que o

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA.

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASOS RELATADOS EM CONSELHOS TUTELARES DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. Paulo de Tarso Oliveira - Uni-FACEF Introdução O trabalho discute alguns dados obtidos em um

Leia mais

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional

Palavras-chave: Historiografia; Paraná; Regime de Historicidade; História Regional Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1280 OS HISTORIADORES, SEUS LUGARES E SUAS REGIÕES: A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA UNICENTRO SOBRE A REGIÃO PARANAENSE Darlan Damasceno Universidade Estadual de Londrina Resumo.

Leia mais

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10)

5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) 78 5) Caracterização da busca: forma utilizada pelos usuários para iniciar a busca (ver também Tabelas 9 e 10) TABELA 8: FORMA USADA INICIALMENTE NA BUSCA PELOS USUÁRIOS FORMA DE BUSCA % AUTOR OU COMPOSITOR

Leia mais

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho PROJETO DE PESQUISA INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?) Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Desenvolver genericamente o tema Anunciar a idéia básica Delimitar o foco da pesquisa

Leia mais

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento.

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento. 29- A lógica da composição do mercado financeiro tem como fundamento: a) facilitar a transferência de riscos entre agentes. b) aumentar a poupança destinada a investimentos de longo prazo. c) mediar as

Leia mais