Professor Paulo Lorini Najar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Paulo Lorini Najar"

Transcrição

1 Pág. 1 de 32.

2 I N T R O D U Ç Ã O Professor Paulo Lorini Najar O Microsoft Windows é o Sistema Operacional mais utilizado no mundo todo, tanto em escritórios quanto usuários domésticos. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis para entrar no mercado de trabalho. Para atender a necessidade dos seus usuários, a família Microsoft desenvolveu o pacote Office, que é, atualmente, a suíte de aplicativos mais utilizada no mundo. Todos os profissionais que buscam colocação profissional em ambientes administrativos devem possuir sólidos conhecimentos nos principais softwares deste pacote. O módulo básico da Microsoft Office oferece o processador e editor de textos - Word, através dele o usuário pode criar os mais diversos documentos; Excel, que é planilha de cálculos que permite ao usuário desenvolver modelos de tabelas para cálculos financeiros, controles administrativos e comerciais, montagem de banco de dados, entre outras funções; e editor de apresentações Power Point, onde pode-se criar e desenvolver slides de apresentação de produtos, resumos para palestras e workshops. Permite ao usuário trabalhar com texto, imagem, som e animações, tudo em perfeita interatividade. O programa Word for Windows é um dos mais práticos e completos processadores de texto disponíveis no mercado, e foi desenvolvido para realizar trabalhos da maneira mais eficiente possível. O Office Word 2007 está com um novo formato, uma nova interface do usuário que substitui os menus, as barras de ferramentas e a maioria dos painéis de tarefas das versões anteriores do Word com um único mecanismo simples e fácil de aprender. A nova interface do usuário foi criada para ajudá-lo a ser mais produtivo no Word, para facilitar a localização dos recursos certos para diversas tarefas, para descobrir novas funcionalidades e ser mais eficiente. O objetivo desse polígrafo é auxiliá-lo a otimizar a utilização dos diversos recursos oferecidos por esse programa. APLICAÇÃO NOME DO APLICATIVO EXTENSÕES NOME DO APLICATIVO EXTENSÕES Processador de Textos Word.DOCX/.DOTX Writer.ODT/.OTT Planilha de Cálculo Excel.XLSX/.XLTX Calc.ODS/.OTS Apresentação Multimídia Power Point.PPTX/.PPSX Impress.ODP/.OTP Sistema e Gerenciamento de Access.MDBX Base.ODB Banco de Dados Agenda e Cliente de Correio Eletrônico Outlook Formatos Arquivo Word 2003 Word 2007 Word 2010 Arquivo Nativo.doc.docx.docx Texto.txt.txt.txt Rich Text Format.rtf.rtf.rtf Hipertexto.html.html.html Writer.odt Adobe Acrobat.pdf.pdf Pág. 2 de 32.

3 I N I C I A N D O O W O R D Através do botão Iniciar, escolha a opção Programas, Microsoft Office, e depois Microsoft Office Word Ao inicializarmos o Word 2007, teremos em nosso vídeo a Tela de Trabalho, conforme mostra a figura a seguir: Barra de Título 2 Guias (Abas Tabs ) 3 - Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 4 - Botões de controle 5 - Faixa de Opções 6 - Tabulação 7 - Barra de Status 7 Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Localizada a esquerda da Barra de Título, consiste em uma série de ícones associados a determinadas operações (salvar, abrir, novo, desfazer, refazer, impressão rápida, etc.) Desfazer Desfaz a digitação, supomos que você tenha digitado uma linha por engano é só clicar no botão desfazer que ele vai desfazendo digitação. A opção desfazer é localizado no topo da tela. (CTRL+Z) Refazer Botão do Office Supõe-se que você tenha digitado dez linhas a apagou por engano nove linhas, para você não ter que digitar as nove linhas tudo de novo clique no Botão Refazer ou (CTRL+Y) A opção refazer digitação esta localizada no topo da tela. 1- Gera novo documento de texto 2- Abre um documento já existente 3- Converte um documento salvo na versão 2007 para uma versão anterior e vice-versa 4- Salva as alterações do documento 5- Abre uma nova janela, onde nomea-se o documento, escolhe-se o diretório a ser salvo e o formato desejado (.docx;.doc;.rtf) 6- Imprime o documento 7- Fecha o documento de texto. Pág. 3 de 32.

4 Comando Novo 1. Clique no Botão do Office; 2. Escolha a opção Novo; 3. Escolha o modelo de documento; 4. Pressione o botão Criar. Comando Abrir 1. Clique no Botão do Office; 2. Escolha a opção Abrir; 3. Escolha o documento; 4. Pressione o botão Abrir. Modelos de Documento Pasta ou diretório onde se encontra o documento. Comando Salvar Como 1. Clique no Botão do Office; 2. Escolha a opção Salvar Como; 3. Escolha o formato a ser salvo para o novo documento. Você escolhe o formato do documento a ser salvo. Depois que escolher o formato, vai abrir a janela Salvar Como, como mostra a figura ao lado. 1. Escolha uma pasta para guardar seu documento; 2. Dê um nome ao documento; 3. Escolha o tipo de formatação; 5. Pressione o botão Salvar. Após gravar o texto, o nome do arquivo será escrito na Barra de Título. Nome do arquivo. Pasta a ser salvo o documento. Escolha o formato desejado (.docx;.doc;.rtf) Comando Preparar Onde incluímos, além de outras funções, senhas de proteção ao documento. O comando Preparar reúne funcionalidades relacionadas com as propriedades do documento (autor, título, etc.), possibilidades de proteção, entre outras. Pág. 4 de 32.

5 Comando Imprimir 1. Clique no Botão do Office; 2. Escolha a opção Imprimir; 3. Escolha a opção desejada para imprimir o documento. Escolha a impressora Escolha o número de cópias a serem impressas Comando Enviar O comando Enviar apresenta duas formas de enviar o documento. Por ou por Fax de Internet. Senhas Utilize uma senha sempre que quiser proteger algum documento. A senha pode ter um comprimento de 1 a 15 caracteres, podem ser incluídos espaços, letras maiúsculas e minúsculas e qualquer outro caracter do teclado. Existem dois tipos de senha: Gravação e Proteção. A primeira não impede ninguém de abrir seu texto (mesmo sem ter a senha), mas impede que as alterações efetuadas sejam salvas. Já a senha de proteção impede as pessoas que não a conhecem de abrir o documento. Se você esquecer a senha de proteção, NÃO SERÁ POSSÍVEL ABRIR O DOCUMENTO OU RETIRAR A SENHA. Escreva a senha de proteção Para proteger um documento: 1. A partir do Botão do Office; 2. Escolha Salvar Como (mesmo que o texto já tenha sido salvo); 3. Pressione o botão Ferramentas; Para 4. Escolha modificar Opções ou Gerais; excluir uma senha: Repita o processo anterior, e modifique ou apague sua Gravação; senha. 5. Digite uma senha na caixa Senha de Proteção ou Senha de 6. Pressione o botão OK; 7. Digite sua senha novamente; 8. Escolha o botão OK 9. Para salvar o documento, escolha o botão Salvar. O Word solicitará a senha sempre que o documento for aberto. Escreva a senha de gravação Pág. 5 de 32.

6 G U I A I N Í C I O Área de Transferência - Copiar (Ctrl + C) - Colar (Ctrl + V) - Formatar Pincel (Ctrl + Shift + C): Copiar a formatação de um local e aplicá-la a outro. Fonte - Tipo - Tamanho - Limpar formatação: limpar toda a formatação da seleção, deixando o texto sem formatação. - Negrito, Itálico e Sublinhado. - Subscrito, Sobrescrito, Maiúsculas e Minúsculas. - Cor do realce do texto e cor da fonte. Se clicarmos no inicializador de caixa de diálogo do grupo Fonte, irá surgir a caixa de diálogo que permite formatar o texto. Alternar entre MAIÚSCULAS e Minúsculas Um texto pode perfeitamente ser digitado todo em letra minúscula (ou maiúscula) e depois arrumado para o correto, sem que seja preciso apagar alguma parte dele. 1. Selecione a palavra ou o texto que deseja alternar; 2. Na guia Inserir, no grupo Fonte, clique em Maiúsculas e Minúsculas; 3. Escolha a opção desejada; Parágrafo - Marcadores, Alinhamento, Recuos, Espaço entre linhas, Bordas, Sombreamento. - Classificar: - Mostrar tudo (Ctrl + *): Se clicarmos no inicializador da caixa de diálogo grupo Parágrafo, irá surgir a caixa de diálogo que permite formatar o parágrafo. Marcadores e Numeração: Os marcadores e numeração são utilizados para listas, se você deseja uma lista numerada, siga o exemplo: Selecione a lista e clique no botão: Numeração. Ex.: 1. Windows 2. Word 3. Excel Para personalizar os marcadores ou números: 1. Selecione a lista; Marcadores. Ex: Windows Word Excel Pág. 6 de 32.

7 2. Na guia Inserir, no grupo Parágrafo, clique na seta de Marcadores ou na seta de Numeração 3. Clica em definir novo marcador/formato de número. Caracteres não Imprimíveis No seu documento, você vê pontos onde deveriam existir espaços, setas onde deveriam existir tabulações e outros caracteres não esperados. Esses símbolos ficam visíveis ao mostrar as marcas de formatação no Word. Para ocultar as marcas de formatação: Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Mostrar/Ocultar. Estilo Altera o conjunto de estilos, cores e fontes usados no documento. Criar um novo Estilo rápido Estilos rápidos são conjuntos de estilos criados para trabalharem juntos. Apesar de um conjunto de Estilos rápidos normalmente conter todos os estilos necessários para criar um documento, pode-se também adicionar um novo estilo. E também é possível criar estilos adicionais, como uma nova tabela e ou estilo de lista. 1. Selecione o texto que deseja criar como um novo estilo. Por exemplo, talvez você queira que a palavra negócios sempre apareça em negrito e em vermelho no seu documento. 2. Na barra de ferramentas Mini que aparece sobre sua seleção, clique em Negrito e Vermelho para formatar o texto. 3. Clique com o botão direito do mouse na seleção, aponte para Estilos e clique em Salvar Seleção como Novo Estilo Rápido. 4. Dê ao estilo um nome, por exemplo, negócios e clique em OK. O estilo negócios que você criou aparece na Galeria de estilos com o nome que você forneceu, pronto para ser usado sempre que você quiser que o texto fique em negrito e em vermelho. Clicando no Inicializador do grupo Estilo, você pode criar um novo estilo clicando no ícone Novo Estilo. Aplicar um estilo de título É possível aplicar um dos estilos internos de título do Word ao texto no local em que deseja ir. No documento atual, faça o seguinte: 1. Selecione o texto onde você deseja aplicar um estilo de título. 2. Na guia Início, no grupo Estilos, clique no estilo desejado. Por exemplo, se você selecionou o texto no qual deseja aplicar o estilo de título principal, clique no estilo chamado Título 1 na Galeria de estilos rápidos. Se não vir o estilo que deseja, clique no botão Mais para ampliar a galeria Estilos Rápidos. É possível ver como o texto selecionado irá aparentar com um estilo específico colocando seu ponteiro sobre o estilo que deseja visualizar. Alterar um estilo 1. Selecione o texto que recebeu o estilo com os atributos de estilo que deseja alterar. Por exemplo, para alterar os atributos do estilo Título 1, selecione o texto que possui o estilo Título 1 aplicado. Para exibir os atributos de um estilo específico, clique no Inicializador da caixa de diálogo Estilos e deixe o ponteiro do mouse sobre um estilo na lista. 2. Formate o texto selecionado com os novos atributos que deseja. 1. Na guia Início, no grupo Estilos, clique com o botão direito do mouse no estilo que deseja alterar. 2. Clique em Modificar. Todos os textos com o estilo que você alterou serão alterados automaticamente para corresponder ao novo estilo definido. DICA Se você alterou os estilos em um documento e os estilos não estiverem atualizando da maneira esperada, clique no Inicializador da caixa de diálogos Estilos e clique em Inspetor de estilos para descobrir se o texto foi formatado manualmente em vez de ser formatado usando os estilos. Pág. 7 de 32.

8 Localizar Texto O Word permite localizar automaticamente palavras ou conjunto de palavras, com ou sem formatação. Para localizar um texto: Na guia Inicio, no grupo Edição, clique em Localizar. Professor Paulo Lorini Najar Coincidir Maiúsc./minúsc.: O Word localiza somente as ocorrências que possuem a combinação exata das letras digitadas na caixa Localizar. Palavra inteira: O Word pesquisa somente as palavras que tenham espaços em branco antes e depois - palavras individuais. Substituir Texto Assim como é possível localizar alguma palavra, também é possível substituir as palavras encontradas. Na guia Inicio, no grupo Edição, clique em Substituir. G U I A I N S E R I R Adicionar uma página 1. Clique no local em que deseja inserir uma nova página no documento. Obs: A página inserida será exibida imediatamente antes do local do cursor. 2. Na guia Inserir, no grupo Páginas, clique em Página em Branco. Adicionar uma folha de rosto O Office Word 2007 oferece uma galeria de páginas com folha de rosto prédesignadas. Folhas de rosto sempre são inseridas no começo de um documento, independentemente de onde o cursor apareça no documento. 1. Na guia Inserir, no grupo Páginas, clique em Folha de Rosto. 2. Clique em um layout de folha de rosto na galeria de opções de página. Depois de inserir uma folha de rosto, você poderá substituir o texto de exemplo pelo seu próprio texto. Observações Se você inserir outra folha de rosto no documento, ela substituirá a primeira folha de rosto inserida. Se tiver criado a folha de rosto em uma versão anterior do Word, você não pode substituir a folha de rosto por uma com estrutura da galeria do Office Word Para excluir uma folha de rosto, clique na guia Inserir, em Folhas de rosto no grupo Páginas e, em seguida, clique em Remover Atual Folha de Rosto. Excluir uma página em branco Verifique se você está no Modo de exibição de rascunho (no menu Exibir da barra de status, clique em Rascunho). Se caracteres não-imprimíveis, como marcadores de parágrafos ( ), não estiverem visíveis, em Início, no grupo Parágrafo, clique em Mostrar/Ocultar. Pág. 8 de 32.

9 Para excluir uma página em branco, selecione a quebra de página no fim da página e, em seguida, pressione DELETE. Para excluir uma página em branco no fim do documento, selecione a quebra de página ou qualquer marcador de parágrafo ( ) no fim do documento e, em seguida, pressione DELETE. Excluir uma única página de conteúdo Pode-se selecionar e excluir uma única página de conteúdo em qualquer lugar do documento. 1. Coloque o cursor em qualquer local da página de conteúdo que deseja excluir. 2. Na guia Início, no grupo Edição, clique na seta ao lado de Localizar e, em seguida, clique em Ir Para. 3. Digite \page e, em seguida, clique em Ir Para. O conteúdo da página será selecionado. 4. Clique em Fechar e, em seguida, pressione DELETE. Quebra de Página Inserir uma quebra de página Você pode inserir uma quebra de página em qualquer local do documento, ou pode especificar onde o Microsoft Word posiciona quebras de página automáticas. Se você inserir quebras de página manuais em documentos com algumas páginas, poderá ter que quebrar as páginas novamente com freqüência conforme edita o documento. Para evitar a dificuldade de quebrar páginas novamente de forma manual, você pode definir opções para controlar onde o Word posiciona as quebras de página automáticas. Inserir uma quebra de página manual 1. Clique no local em que você deseja iniciar uma nova página. 2. Na guia Inserir, no grupo Páginas, clique em Quebra de Página. Evitar quebras de página no meio de um parágrafo 1. Selecione o parágrafo que deseja evitar que seja quebrado em duas páginas. 2. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Página. 3. Marque a caixa de seleção Manter linhas juntas. Evitar quebras de página entre parágrafos 1. Selecione os parágrafos que você deseja manter juntos em uma única página. 2. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Página. 3. Marque a caixa de seleção Manter com o próximo. Especificar uma quebra de página depois de um parágrafo 1. Clique no parágrafo que deve ser exibido após a quebra de página. 2. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Parágrafo e, em seguida, clique na guia Quebras de Linha e de Página. 3. Marque a caixa de seleção Quebrar página antes. Tabelas Pode-se inserir ou traçar uma tabela no documento. No Word, você também pode converter um texto existente em uma tabela. O Word 2007 oferece vários modelos de tabelas pré-definidas para o usuário utilizá-las. Pág. 9 de 32.

10 Inserir uma Imagem ou um Clip-art Imagens e clip-art podem ser inseridos ou copiados em um documento de muitas fontes diferentes, incluindo baixando de um site provedor de clipart, copiado de uma página da Web ou inserido a partir de um arquivo onde você salva as imagens. Também é possível alterar a maneira que uma imagem ou um clip-art é posicionado com o texto dentro de um documento. Inserir uma imagem a partir de um arquivo 1. Clique onde deseja inserir a imagem. 2. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Imagem. 3. Localize a imagem que deseja inserir. 4. Clique duas vezes na imagem que deseja inserir. Por padrão, o Microsoft Word incorpora imagens em um documento. É possível reduzir o tamanho de um arquivo vinculando com uma imagem. Na caixa de diálogo Inserir Imagem, clique na seta ao lado de Inserir e, em seguida, clique em Vincular ao arquivo. Alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta e vice-versa Se a imagem não estiver na tela de desenho, selecione a imagem. Se estiver na tela de desenho, selecione a tela. 1. Em Ferramentas de Imagem, na guia Formatar, no grupo Organizar, clique em Posição. 2. Se você não vir Posição, clique em Organizar e, em seguida, clique em Posição. 3. Siga um destes procedimentos: Para alterar uma imagem em linha para uma imagem 5 flutuante, selecione o estilo de quebra automática que deseja. Para alterar uma imagem flutuante para uma imagem em linha, selecione Alinhado com o Texto (Normal). Elemento gráfico SmartArt Um elemento gráfico SmartArt é uma representação visual de suas informações que você pode criar com rapidez e facilidade, escolhendo entre vários layouts diferentes, para comunicar suas mensagens ou idéias com eficiência. A figura ao lado mostra a caixa de diálogo do SmartArt, onde escolhemos o gráfico ou diagrama que queremos utilizar no documento. Por exemplo, criamos o SmartArt de uma lista básica em blocos. Selecionando o SmartArt, vai abrir duas guias que permite a formatação do SmartArt. Guia Design e Guia Formatar. Para criar um elemento gráfico SmartArt 1. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em SmartArt. 2. Na caixa de diálogo Escolher Elemento Gráfico SmartArt, clique no tipo e no layout desejados. 3. Para digitar o texto, siga um destes procedimentos: Clique em uma forma no elemento gráfico SmartArt e digite o texto. Clique em [Texto] no painel Texto e, em seguida, digite ou cole o texto. Copie o texto de outro programa, clique em [Texto] e cole no painel Texto. Se o painel Texto não estiver visível 4. Clique no elemento gráfico SmartArt. 5. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Criar Gráfico, clique em Painel de Texto. Pág. 10 de 32.

11 Alterar as cores de um elemento gráfico SmartArt inteiro Você pode aplicar variações de cores derivadas das cores de tema às formas no elemento gráfico SmartArt. 1. Clique no elemento gráfico SmartArt. 2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Estilos de SmartArt, clique em Alterar Cores. 3. Clique na variação de cor que deseja. Aplicar um Estilo de SmartArt a um elemento gráfico SmartArt O Estilo de SmartArt é uma combinação de vários efeitos, como estilo de linha, bisel ou 3D, que você aplica às formas do elemento gráfico SmartArt para criar uma aparência exclusiva e profissional. 1. Clique no elemento gráfico SmartArt. 2. Em Ferramentas SmartArt, na guia Design, no grupo Estilos de SmartArt, clique no Estilo de SmartArt desejado. Dicas Se já houver um texto em um slide, você poderá converter o texto em um elemento gráfico SmartArt. Você também pode personalizar o elemento gráfico SmartArt adicionando formas individuais, removendo formas, movendo formas, redimensionando formas e formatando texto. Para começar com um layout em branco, exclua o texto de espaço reservado (como [Texto]) no painel Texto ou pressione CTRL+A e, em seguida, DELETE. Inserir Gráficos O Office Word 2007 inclui tipos diferentes de gráficos que podem ser usados para informar sobre níveis de estoque, alterações organizacionais, totais de vendas e muito mais. Os gráficos são inteiramente integrados com o Office Word Se o Excel estiver instalado, é possível criar gráficos do Excel no Word, clicando no botão Gráfico na Faixa de Opções (guia Inserir, grupo Ilustrações) e utilizando as ferramentas de gráfico para modificar ou formatar o gráfico. Formas de gráficos Escolher um tipo de gráfico e inserir dados Para manter os dados que estão associados ao gráfico no Word, faça o seguinte: 1. No Word, clique no local onde deseja inserir o gráfico. 2. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Gráfico. 3. Na caixa de diálogo Inserir Gráfico, clique em um gráfico e clique em OK. O Office Excel 2007 abre uma janela dividida e exibe dados de exemplo em uma planilha. 4. No Excel, substitua os dados de amostra clicando em uma célula da planilha e digitando os dados desejados. Pode-se também substituir os rótulos dos eixos na Coluna A e o nome da entrada da legenda na Linha 1. Depois de atualizar a planilha, o gráfico no Word será atualizado automaticamente com os novos dados. 1. No Excel, clique no Botão Microsoft Office e clique em Salvar como. 2. Na caixa de diálogo Salvar como, na lista Salvar em, selecione a pasta ou a unidade na qual você deseja salvar a planilha. 3. Clique em Salvar. Criar um hiperlink O Microsoft Office Word cria um hiperlink quando você pressiona ENTER ou a BARRA DE ESPAÇO depois de digitar o endereço de uma página da Web já existente, por exemplo: Criar um hiperlink personalizado para um documento, arquivo ou página da Web 1. Selecione o texto ou a imagem que você deseja exibir como o hiperlink. Pág. 11 de 32.

12 2. Na guia Inserir, no grupo Links, clique em Hiperlink. Também é possível clicar com o botão direito do mouse no texto ou na imagem e clicar em Hiperlink no menu de atalho. 3. Execute um destes procedimentos: Para estabelecer um link para um arquivo já existente ou para uma página da Web, clique em Página da Web ou Arquivo Existente, em Link para e digite o endereço ao qual você deseja vincular na caixa Endereço. Caso você não saiba o endereço de um arquivo, clique na seta na lista Examinar e navegue até o arquivo desejado. Para estabelecer um link para um arquivo que você ainda não criou, clique em Criar Novo Documento, em Link para, digite o nome do novo arquivo na caixa Nome do novo documento e em Quando editar, clique em Editar o novo documento depois ou Editar o novo documento agora. Para personalizar a Dica de Tela que aparece quando você posiciona o ponteiro sobre o hiperlink, clique em Dica de Tela e digite o texto desejado. Se você não especificar uma dica, o Word usará o caminho ou o endereço do arquivo como dica. Criar um hiperlink a uma mensagem de em branco 1-Selecione o texto ou a imagem que você deseja exibir como o hiperlink. 2- Na guia Inserir, no grupo Links, clique em Hiperlink. Também é possível clicar com o botão direito do mouse no texto ou na imagem e clicar em Hiperlink no menu de atalho. 3- Em Link para, clique em Endereço de . 4-Digite o endereço de desejado na caixa Endereço de ou selecione um endereço de na lista Endereços de usados recentemente. 5-Na caixa Assunto, digite o assunto da mensagem de . Alguns navegadores da Web e programas de podem não reconhecer a linha de assunto. Para personalizar a dica de tela que aparece quando você posiciona o ponteiro sobre o hiperlink, clique em Dica de tela e digite o texto desejado. Se você não especificar uma dica, o Word usará "mailto", seguido pelo endereço de e a linha de assunto como a dica. É possível estabelecer um hiperlink para uma mensagem de em branco, digitando o endereço no documento. Por exemplo, digite alguem@exemplo.com, e o Word cria o hiperlink para você, a menos que você desative a formatação automática de hiperlinks. Criar um hiperlink para um local no documento atual ou uma página da Web Para estabelecer um link para um local em um documento ou uma página da Web que você criou no Word, marque o local do hiperlink ou o destino e adicione o link a ele. Marcar o local do hiperlink É possível marcar o local do hiperlink usando um indicador ou um estilo de título no Word. Inserir um indicador No documento atual, faça o seguinte: Pág. 12 de 32.

13 1. Selecione o texto ou o item ao qual você deseja atribuir um indicador ou clique no local onde deseja inserir um indicador. 2. Na guia Inserir, no grupo Links, clique em Indicador. 3. Em Nome do indicador, digite um nome. Os nomes de indicadores devem começar com uma letra e podem conter números. Você não pode incluir espaços no nome de um indicador. No entanto, pode usar o caractere de sublinhado para separar palavras por exemplo, Primeiro_título. 4. Clique em Adicionar. DICA Em documentos do Word, é possível estabelecer links para locais específicos em arquivos salvos no formato do Microsoft Office Excel (.xls) ou o Microsoft Office PowerPoint (.ppt). Para estabelecer um link para um local específico em uma pasta de trabalho do Excel, crie um nome definido na pasta de trabalho e no final do Ativar hiperlinks automáticos Para ativar hiperlinks automáticos depois de tê-los desativado, faça o seguinte: 1. Clique no Botão do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opções do Word. 2. Clique em Revisão de Texto. 3. Clique em Opções de AutoCorreção e clique na guia AutoFormatação ao Digitar. 4. Marque a caixa de seleção Internet e caminhos de rede por hiperlinks. nome do arquivo no hiperlink, digite # (sinal numérico), seguido pelo nome definido. Para estabelecer um link a um slide específico em uma apresentação do PowerPoint, digite #, seguido pelo número do slide após o nome do arquivo. Inserir Cabeçalhos e Rodapés Os cabeçalhos e rodapés são áreas situadas nas margens superior, inferior e lateral de cada página de um documento. Pode-se inserir ou alterar textos ou gráficos em cabeçalhos e rodapés. Por exemplo, é possível adicionar números de página, a hora e a data, uma logomarca de empresa, o título do documento ou o nome do arquivo ou do autor. Se você deseja alterar um cabeçalho ou rodapé que tenha inserido, a guia Cabeçalhos e Rodapés, em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé, fornece mais opções de cabeçalho e rodapé. Inserir ou alterar os cabeçalhos ou rodapés Pode-se inserir cabeçalhos ou rodapés criados previamente no documento e alterar facilmente os designs dos mesmos. Ou é possível criar seu próprio cabeçalho ou rodapé com a logomarca da empresa e uma aparência personalizada, e salválo na galeria. Inserir o mesmo cabeçalho e rodapé em todo o documento 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 2. Clique no design de cabeçalho e rodapé que deseja. O cabeçalho ou rodapé é inserido em todas as páginas do documento. Inserir texto ou gráficos em um cabeçalho ou rodapé e salvá-los na galeria 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 2. Clique em Editar Cabeçalho ou Editar Rodapé. 3. Inserir textos ou gráficos. 4. Para salvar o cabeçalho ou rodapé criado na galeria de opções de cabeçalho e rodapé, selecione o texto ou os gráficos no cabeçalho ou rodapé e clique em Salvar Seleção como Novo Cabeçalho ou Salvar Seção como Novo Rodapé. Pág. 13 de 32.

14 Alterar cabeçalhos ou rodapés 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 2. Clique em um design de cabeçalho ou rodapé na galeria. O design do cabeçalho ou rodapé é alterado em todo o documento. Remover o cabeçalho ou rodapé da primeira página 1. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Configurar Página e, em seguida, clique na guia Layout. 2. Marque a caixa de seleção Primeira página diferente em Cabeçalhos e rodapés. Os cabeçalhos e rodapés são removidos da primeira página do documento. Diferenciar os cabeçalhos ou rodapés nas páginas pares e ímpares Por exemplo, você pode optar por usar o título do documento em páginas ímpares e o nome do capítulo em páginas pares. 1. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Configurar Página e, em seguida, clique na guia Layout. 2. Marque a caixa de seleção Diferentes em páginas pares e ímpares. Agora você pode inserir o cabeçalho ou rodapé para páginas ímpares em uma página ímpar e o cabeçalho ou rodapé para páginas pares uma páginas par. Alterar o conteúdo de um cabeçalho ou rodapé 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 2. Faça alterações no cabeçalho ou rodapé selecionando o texto e revisando-o ou usando as opções da minibarra de ferramentas para formatar o texto. Por exemplo, é possível alterar a fonte, aplicar formato negrito ou aplicar uma cor de fonte diferente. DICA No modo de exibição de Layout de Impressão, você pode alternar rapidamente entre o cabeçalho ou rodapé e o texto do documento. Basta clicar duas vezes no cabeçalho ou rodapé esmaecido ou no texto do documento esmaecido. Remover os cabeçalhos ou rodapés 1. Clique em qualquer lugar no documento. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 3. Clique em Remover Cabeçalho ou Remover Rodapé. Os cabeçalhos ou rodapés são removidos de todo o documento. Trabalhando com cabeçalhos e rodapés em um documento com várias seções Em um documento com seções, é possível inserir, alterar e remover diferentes cabeçalhos e rodapés para cada seção. Ou pode ser usado o mesmo cabeçalho ou rodapé em todas as seções. Se você não tiver certeza se o documento possui seções, clique em Rascunho na barra de status. Na guia Início, no grupo Localizar, clique em Ir Para. Clique em Seção e em Avançar para localizar qualquer quebra de seção no documento. Para criar quebras de seção, clique onde deseja colocar uma seção no documento. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Quebras. Criar um cabeçalho ou rodapé diferente para parte de um documento 1. Clique na seção para a qual você deseja criar um cabeçalho ou rodapé diferente. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 3. Clique em Editar Cabeçalho ou Editar Rodapé. 4. Na guia Cabeçalhos e Rodapés, no grupo Navegação, clique em Vincular ao Anterior para quebrar a conexão entre o cabeçalho e o rodapé na nova seção e na seção anterior. O Microsoft Office Word 2007 não exibe Mesmo que a Seção Anterior no canto superior direito do cabeçalho ou rodapé. 5. Altere o cabeçalho ou rodapé existente ou crie um novo para essa seção. Usar os mesmos cabeçalhos e rodapés em cada seção do documento 1. Clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé que deseja considerar o mesmo na seção anterior. Pág. 14 de 32.

15 2. Na guia Cabeçalhos e Rodapés, no grupo Navegação, clique em Anterior ou Avançar para mover o cabeçalho ou rodapé que deseja alterar. 3. Clique em Vincular ao Anterior para conectar novamente o cabeçalho e o rodapé da seção atual aos da seção anterior. 4. O Office Word 2007 perguntará se você deseja excluir o cabeçalho e o rodapé e conectar-se ao cabeçalho e ao rodapé à seção anterior. Clique em Sim. Diferenciar os cabeçalhos ou rodapés nas páginas pares e ímpares Por exemplo, você pode optar por usar o título do documento em páginas ímpares e o nome do capítulo em páginas pares. 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Cabeçalho ou Rodapé. 2. Clique em Editar Cabeçalho ou Editar Rodapé. 3. Na guia Cabeçalhos e Rodapés, no grupo Opções, marque a caixa de seleção Diferentes em páginas pares e ímpares. 4. Se necessário, no grupo Navegação, clique em Anterior ou Avançar para mover. Inserir números de página Pode-se adicionar números de página, que são associados a cabeçalhos e rodapés, no topo, na parte inferior ou nas margens de um documento. As informações armazenadas em cabeçalhos, rodapés e margens são exibidas esmaecidas, e não podem ser alteradas ao mesmo tempo que as informações do corpo do documento. Você pode selecionar entre vários designs de numeração de página disponíveis na galeria. Insira números de página ou números de página Página X de Y 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 2. Clique em Início da Página, Fim da Página ou Margens da Página, dependendo de onde deseje exibir os números no documento. 3. Escolha um design de numeração de página na galeria de designs. A galeria inclui as opções Página X de Y. Formatar números de página Depois de adicionar números de página, você pode alterá-los assim como alteraria o texto de um cabeçalho ou rodapé. Altere o formato dos números de página, a fonte ou o tamanho. Alterar o formato dos números de página, como 1, i ou a 1. Clique duas vezes no cabeçalho ou rodapé das páginas do documento. 2. Em Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé, na guia Design, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página e, em seguida, clique em Formatar Números de Página. 3. Na caixa Formato do número, clique em um estilo de numeração e, em seguida, clique em OK. Alterar a fonte e o tamanho dos números de página 1. Clique duas vezes no cabeçalho, rodapé ou margens das páginas do documento. 2. Selecione o número da página. 3. Na minibarra de ferramentas exibida acima do número da página selecionado, siga um destes procedimentos: Para alterar a fonte, clique em um nome de fonte na caixa. Para aumentar ou diminuir a fonte, siga um destes procedimentos: Para aumentar o texto, clique em Aumentar Fonte. Ou pressione CTRL+SHIFT+>. Para diminuir o texto, clique em Reduzir Fonte. Ou pressione CTRL+SHIFT+<. Você pode especificar um tamanho de fonte na guia Início, no grupo Fonte. Iniciar ou reiniciar a numeração de página Iniciar a numeração de página com um número diferente Por exemplo, se você adicionar uma folha de rosto a um documento com números de página, a segunda página é numerada automaticamente como página 2. Você pode desejar que o documento comece com a página Clique em qualquer lugar no documento. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 3. Clique em Formatar Números de Página. 4. Na caixa Iniciar em, digite um número. Reiniciar a numeração de página com 1 para cada capítulo ou seção Por exemplo, você pode numerar o sumário como i a iv e o restante do documento como 1 a 25. Se o documento contiver vários capítulos, convém reiniciar a numeração de Pág. 15 de 32.

16 página para cada capítulo. 1. Clique na seção em que deseja reiniciar a numeração de página. 2. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 3. Clique em Formatar Números de Página. 4. Na caixa Iniciar em, insira 1. Remover números de página O Microsoft Office Word 2007 remove ou exclui automaticamente números de página quando você clica em Remover Números de Página ou quando remove um único número de página manualmente do documento. 1. Na guia Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique em Número da Página. 2. Clique em Remover Números de Página. OBSERVAÇÃO Se você criou uma primeira página diferente ou cabeçalhos ou rodapés ímpares e pares, ou se tiver seções vinculadas, certifique-se de remover os números de página de cada cabeçalho ou rodapé diferente. Inserir Caixa de Texto Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em Caixa de Texto. Inserindo WordArt WordArt é texto, mas escrito num formato diferente, não apenas o tradicional conforme estas linhas. 1. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em WordArt e, em seguida, clique no estilo de WordArt desejado. 2. Digite o texto na caixa Texto. 3. Clique em OK. Letra Capitular A capitular, uma letra inicial maiúscula grande, pode ser usada para começar um documento ou capítulo, ou para chamar atenção em um boletim informativo ou convite. melhor ser alegre que ser triste É A alegria é a melhor coisa que existe É assim como a luz no coração. (Samba da Benção Vinicius de Moraes) Linha de Assinatura A capacidade de capturar assinaturas digitais usando linhas de assinatura em documentos do Office possibilita que as organizações usem processos de assinatura sem papel para documentos como contratos ou outros acordos. Ao contrário das assinaturas em papel, elas fornecem um registro exatamente do que foi assinado e permitem que a assinatura seja verificada no futuro. Para adicionar uma linha de assinatura a um documento 1. Coloque o ponteiro no local do documento onde você deseja adicionar uma linha de assinatura. 2. Na guia Inserir do grupo Texto, aponte para a seta ao lado de Linha de Assinatura e clique em Linha de Assinatura do Microsoft Office. 3. Na caixa de diálogo Configuração da Assinatura, digite as informações sobre a pessoa que estará assinando na linha de assinatura. As informações são exibidas diretamente abaixo da linha de assinatura do documento. Siga um destes procedimentos: Digite o nome do signatário na caixa Signatário sugerido. Digite o cargo do signatário (se houver algum) na caixa Cargo do signatário sugerido. Digite o endereço de do signatário (se houver algum) na caixa Endereço de do signatário sugerido. Pág. 16 de 32.

17 4. Se você quiser fornecer instruções ao signatário, digite-as na caixa Instruções para o signatário. Essas instruções são exibidas na caixa de diálogo Assinatura que o usuário usa para assinar o documento. 5. Se você desejar que o signatário possa adicionar comentários junto com a assinatura, marque a caixa de seleção Permitir que o signatário adicione comentários à caixa de diálogo Assinar. 6. Se você desejar mostrar a data quando a assinatura for adicionada na linha de assinatura, marque a caixa de seleção Mostrar data da assinatura na linha de assinatura. 7. Clique em OK. Data e Hora Clique no local em que você deseja inserir a data ou hora. 1. Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em Data e Hora; 2. Escolha o formato de data e hora desejado; 3. Clique em OK. Inserir símbolo Símbolos também são figuras, mas se equivalem a texto comum. Cada fonte possui os seus símbolos que podem ser inseridos em qualquer posição do texto. Para inserir um símbolo: Coloque o cursor piscando no local onde o símbolo deverá aparecer. 1. Na guia Inserir do grupo Símbolos, aponte para a seta ao lado de Símbolos e clique em Mais Símbolos. 2. Escolha Símbolos; 3. Escolha a fonte apropriada; 4. Pressione o botão Inserir; Repita os passos 2, 3 e 4 quantas vezes desejar; Pressione no botão Fechar ou Cancelar. O botão Cancelar passa a se chamar Fechar quando algum símbolo foi inserido. Pág. 17 de 32.

18 G U I A L A Y O U T D A P Á G I N A Temas Aplicar um tema de documento Você pode alterar o tema do documento que é aplicado por padrão nos programas do Office, como Word, Excel e PowerPoint, selecionando outro tema de documento predefinido ou personalizado. Temas de documentos aplicados afetam imediatamente os estilos que podem ser usados no documento. 1. No Word ou no Excel: na guia Layout de Página, no grupo Temas, clique em Temas. 2. Siga um destes procedimentos: Para aplicar um tema de documento predefinido, clique no tema do documento que deseja usar em Interno. Para aplicar um tema de documento personalizado, clique no tema do documento que deseja usar em Personalizado. OBSERVAÇÃO Personalizado estará disponível apenas se você criou um ou mais temas de documento personalizados. 3. Se um tema de documento que deseja usar não estiver listado, clique em Procurar Temas para localizá-lo no seu computador ou em um local da rede. 4. Para procurar outros temas de documento no Office Online, clique em Pesquisar Office Online. Personalizar um tema de documento Para personalizar um tema de documento, comece alterando as cores, as fontes ou os efeitos de linha e preenchimento utilizados. As alterações feitas em um ou mais desses componentes de tema afetam imediatamente os estilos que você aplicou no documento ativo. Se quiser aplicar essas alterações a novos documentos, você poderá salvá-las como um tema de documento personalizado. Altera o design geral do documento inteiro, incluindo cores, fontes e efeitos. Personalizar as cores do tema As cores do tema contêm quatro cores de texto e de plano de fundo, seis cores de ênfase e duas cores de hiperlink. As cores no botão Cores de Tema representam as cores do texto atual e do plano de fundo. O conjunto de cores que você vê próximo ao nome Cores do Tema depois de clicar no botão Cores do Tema representa as cores de destaque e hiperlinks para esse tema. Ao alterar qualquer uma dessas cores para criar seu próprio conjunto de cores do tema, as cores mostradas no botão Cores do Tema e próximas ao nome Cores do Tema serão alteradas adequadamente. 1. Na guia Layout de Página, no grupo Temas, clique em Cores de Tema. 2. Clique em Criar Novas Cores do Tema. 3. Em Cores do tema, clique no botão do elemento de cor do tema que deseja alterar. 4. Em Cores de Tema, selecione as cores que deseja usar. Para ver como as cores que você seleciona afetam os estilos que foram aplicados no seu documento, clique em Visualizar. 5. Repita as etapas 3 e 4 para todos os elementos de cor do tema que deseja alterar. 6. Na caixa Nome, digite um nome apropriado para as novas cores do tema. 7. Clique em Salvar. Para retornar todos os elementos de cor do tema para suas cores originais, clique em Redefinir antes de clicar em Salvar. Pág. 18 de 32.

19 Personalizar as fontes do tema As fontes do tema contêm uma fonte de cabeçalho e uma fonte de texto de corpo. Quando você clicar no botão Fontes de Tema, você poderá ver o nome da fonte do título e da fonte do corpo de texto usado para cada fonte de tema abaixo do nome Fontes do Tema. É possível alterar ambas as fontes para criar seu próprio conjunto de fontes de tema. 1. Na guia Layout de Página, no grupo Temas, clique em Fontes de Tema. 2. Clique em Criar Novas Fontes do Tema. 3. Nas caixas Fonte de título e Fonte de corpo, selecione as fontes que deseja usar. 4. Na caixa Nome, digite um nome apropriado para as novas fontes do tema. 5. Clique em Salvar. Salvar um tema de documento Qualquer alteração feita nas cores, nas fontes e nos efeitos de preenchimento de um tema de documento pode ser salva por um tema de documento personalizado que pode ser aplicado a outros documentos. 1. Na guia Layout de Página, no grupo Temas, clique em Temas. 2. Clique em Salvar Tema Atual. 3. Na caixa Nome do Arquivo, digite um nome apropriado para o tema. OBSERVAÇÃO Um tema de documento personalizado é salvo na pasta Temas do Documento e é automaticamente adicionado à lista de temas personalizados. Configurar Página Margens Alterar ou definir margens de página 1. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Margens. 2. Clique no tipo de margem que deseja. Para obter a largura de margem mais comum, clique em Normal. Quando você clica no tipo de margem que deseja, todo o documento é alterado automaticamente para o tipo de margem selecionado. 1. Você também pode especificar as próprias configurações de margem. Clique em Margens, clique em Margens Personalizadas e, em seguida, insira os valores das margens nas caixas Superior, Inferior, Esquerda e Direita, como mostra a figura ao lado. Alterar a orientação de todo o documento 1. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Orientação. 2. Clique em Retrato ou Paisagem. Usar orientação retrato e paisagem no mesmo documento 1. Selecione as páginas ou os parágrafos cuja orientação você deseja alterar para retrato ou paisagem. Se você selecionar uma parte do texto em uma página para alterar para orientação para paisagem ou retrato, o Word colocará o texto selecionado em sua própria página e o texto ao redor em páginas separadas. 2. Na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Margens. 3. Clique em Margens personalizadas. 4. Na guia Margens, clique em Retrato ou Paisagem. Pág. 19 de 32.

20 5. Na lista Aplicar, clique em Texto selecionado. Tamanho Pode-se escolher um tamanho de papel para a seção atual ou para todas as seções do documento. Colunas Você já reparou que nos jornais e revistas os textos, normalmente, são divididos em colunas para utilizar melhor o espaço disponível. No Word isto também pode ser feito. Quebras Pode-se inserir uma quebra de página em qualquer local do documento, ou pode especificar onde o Microsoft Word posiciona quebras de página automáticas. Se você inserir quebras de página manuais em documentos com algumas páginas, poderá ter que quebrar as páginas novamente com freqüência conforme edita o documento. Para evitar a dificuldade de quebrar páginas novamente de forma manual, você pode definir opções para controlar onde o Word posiciona as quebras de página automáticas. Inserir uma quebra de seção É possível usar quebras de seção para alterar o layout ou a formatação de uma página ou de páginas do documento. Por exemplo, você pode definir o layout de uma página em coluna única como duas colunas. Você pode separar os capítulos no documento para que a numeração de página de cada capítulo comece com 1. Você também pode criar um cabeçalho ou rodapé diferente para uma seção do documento. OBSERVAÇÃO Em Microsoft Office Word 2007, é possível escolher vários layouts de página na galeria de novos designs de página. Por exemplo, você pode adicionar uma página de coluna única com uma seção de duas colunas clicando na opção de layout dessa página na galeria de designs de Nova Página. Seção formatada como coluna única Seção formatada como duas colunas Tipos de quebras de seção que você pode inserir As quebras de seção são usadas para criar alterações de layout ou formatação em uma parte do documento. Você pode alterar os seguintes formatos de seções específicas: Pág. 20 de 32.

21 Margens Tamanho ou orientação do papel Fonte do papel para uma impressora Bordas da página Alinhamento vertical de um texto em uma página Cabeçalhos e rodapés Colunas Numeração de página Numerar linhas Notas de rodapé e notas de fim OBSERVAÇÕES Uma quebra de seção controla a formatação da seção no texto que a precede. Ao excluir uma quebra de seção, você também exclui a formatação da seção do texto antes dela. Esse texto torna-se parte da seção seguinte e adquire a formatação dessa seção. Por exemplo, se você separar os capítulos de um documento usando quebras de seção e, em seguida, excluir a quebra de seção no início do Capítulo 2, os capítulos 1 e 2 ficarão na mesma seção e assumirão a formatação usada anteriormente apenas no Capítulo 2. A quebra de seção que controla a formatação da última parte do documento não é exibida como parte do documento. Para alterar a formatação do documento, clique no último parágrafo. Os exemplos a seguir mostram os tipos de quebras de seção que você pode inserir. (Em cada ilustração, a linha pontilhada dupla representa uma quebra de seção.) O comando Próxima Página insere uma quebra de seção e começa a nova seção na próxima página. Esse tipo de quebra de seção é especialmente útil para iniciar novos capítulos em um documento. O comando Contínua insere uma quebra de seção e começa a nova seção na mesma página. Uma quebra de seção contínua é útil para criar uma alteração de formatação, como um número diferente de colunas em uma página. Os comandos Página Ímpar ou Página Par insere uma quebra de seção e inicia a nova seção na próxima página de número ímpar ou de número par. Se você deseja que os capítulos do documento sejam sempre iniciados em uma página ímpar ou em uma página par, use a opção de quebra de seção Página par ou Página ímpar. Números de Linha Adicionar números de linhas à margem lateral de cada linha do documento.na guia Layout da Página, no grupo Configurar Página, clique em Números de Linha. Clicando em Opções de Numeração de Linhas, vai abrir a janela de diálogo Configurar Página, na guia Layout clique em Números de Linha. Hifenização Se uma palavra for muito grande para se ajustar ao final de uma linha, o Microsoft Office Word 2007 moverá essa palavra para o início da próxima linha em vez de hifenizá-la. No entanto, você pode usar o recurso Hifenização para hifenizar o texto de forma automática ou manual, inserir hifens opcionais ou incondicionais, e definir o espaço máximo permitido entre uma palavra e a margem direita sem hifenizar a palavra. Na hifenização automática, o Office Word 2007 insere hifens automaticamente onde necessário. Na hifenização manual, o Word procura o texto a ser hifenizado e pergunta se você deseja inserir hifens no texto. Hifenizar automaticamente um documento inteiro Pág. 21 de 32.

22 Na hifenização automática, o Office Word 2007 insere hifens automaticamente onde necessário. Se você editar o documento mais tarde e alterar as quebras de linha, o Office Word 2007 hifenizará o documento novamente. 1. Verifique se não há texto selecionado. 2. Na guia Layout de Página, no grupo Configurar Página, clique em Hifenização e, em seguida, clique em Automática. Inserir um hífen opcional Um hífen opcional é aquele usado para controlar uma quebra de palavra ou frase caso ela ocorra no final de uma linha. Por exemplo, você pode especificar que a palavra "imprimível" seja quebrada como "impri-mível" em vez de "imprimí-vel". Quando você inserir um hífen opcional em uma palavra que não estiver posicionada no final de uma linha, o hífen só estará visível se você ativar Mostrar/Ocultar. 1. Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique em Mostrar/Ocultar. 2. Clique na palavra em que deseja inserir o hífen opcional. 3. Pressione CTRL+HÍFEN. Plano de Fundo da Página Marca D água Insere texto fantasma atrás do conteúdo da página. 1. Na guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo da Página, clique em Marca D água. 2. Clique no exemplo de marca d água desejado ou personalize sua marca d água. Cor de Página Escolher uma cor para o plano de fundo da página. Ao clicar em efeitos de preenchimento, abre a caixa de diálogo com 3 guias ilustrando efeitos diferentes. Bordas de Página É possível dar um destaque maior ao texto colocando-lhe um sombreamento. Para tal: 1. Marque o texto que deseja sombrear; 2. Na guia Layout da Página, no grupo Plano de Fundo da Página, clique em Bordas de Página. 3. Selecionar o tipo, estilo e cor para a borda. Obs.: No íten Aplicar a seleciona-se a parte a qual desejamos aplicar os efeitos: no parágrafo ou no texto. Pág. 22 de 32.

23 Recuo e Espaçamento O recuo determina a distância do parágrafo em relação às margens esquerda ou direita. Entre as margens, você pode aumentar ou diminuir o recuo de um parágrafo ou de um grupo de parágrafos. Você também pode criar um recuo negativo (também conhecido como recuo para a esquerda), que desloca o parágrafo na direção da margem esquerda. Também é possível criar um recuo deslocado, no qual a primeira linha do parágrafo não é recuada, mas as linhas subseqüentes são. Recuar somente a primeira linha de um parágrafo 1. Clique na frente da linha que deseja recuar. 2. Na guia Layout da Página, clique no Inicializador de Caixa de Diálogo de Parágrafo e, em seguida, clique em Recuos e Espaçamento. 3. Na lista Especial, em Recuo, clique em Primeira linha e, em seguida, clique na caixa Por e defina o valor que deseja atribuir ao recuo da primeira linha. OBSERVAÇÃO A primeira linha do parágrafo e de todos os parágrafos subseqüentes digitados serão recuadas. Entretanto, todos os parágrafos anteriores ao parágrafo selecionado devem ser recuados manualmente, por meio do mesmo procedimento. Aumentar ou diminuir o recuo esquerdo de um parágrafo inteiro 1. Selecione o parágrafo que deseja alterar. 2. No grupo Parágrafo da guia Layout de Página, clique nas setas ao lado de Recuar à Esquerda para aumentar ou diminuir o recuo esquerdo de um parágrafo. Aumentar ou diminuir o recuo direito de um parágrafo inteiro 1. Selecione o parágrafo que deseja alterar. 2. No grupo Parágrafo da guia Layout de Página, clique nas setas ao lado de Recuar à Direita para aumentar ou diminuir o recuo direito de um parágrafo. Régua Recuo Primeira Linha (parágrafo) Recuo esquerdo Recuo Deslocado Recuo Direito G U I A R E F E R Ê N C I A S Sumário Adiciona um sumário ao documento. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário. Você pode escolher um modelo de sumário pronto ou clicar em Inserir Sumário, onde pode-se personalizar os sumários. Pág. 23 de 32.

24 Criar um índice analítico Você cria um índice analítico escolhendo os estilos de título, por exemplo, Título 1, Título 2 e Título 3, que deseja incluir no índice analítico. O Microsoft Office Word procura títulos que correspondam ao estilo que escolheu, formata e recua o texto da entrada de acordo com o estilo do título e insere o índice analítico no documento. O Microsoft Office Word 2007 fornece uma galeria com vários estilos de sumário para você escolher. Marque as entradas do sumário e clique no estilo de sumário que deseja usar a partir das opções da galeria. O Office Word 2007 cria automaticamente o sumário a partir dos títulos marcados. Marcar entradas para um índice analítico A maneira mais fácil de criar um índice analítico é usar os estilos de título internos. Também é possível criar um índice analítico com base nos estilos personalizados que você aplicou. Ou é possível atribuir os níveis do índice analítico às entradas de texto individuais. Marcar entradas usando estilos de título internos 1. Selecione o título no qual deseja aplicar um estilo de título. 2. Na guia Início, no grupo Estilos, clique no estilo desejado. Por exemplo, se você selecionou o texto no qual deseja aplicar o estilo de título principal, clique no estilo chamado Título 1 na Galeria de estilos rápidos. OBSERVAÇÕES Se você não vir o estilo que deseja, clique na seta para expandir a Galeria de estilos rápidos. Se o estilo que deseja não aparecer na Galeria de estilos rápidos, pressione CTRL+SHIFT+S para abrir o painel de tarefas Aplicar estilos. Em Nome do estilo, clique no estilo que deseja. Marcar entradas de texto individuais Se quiser que o índice analítico inclua o texto que não está formatado como título, você poderá usar esse procedimento para marcar entradas de texto individuais. 1. Selecione o texto que deseja inclui no seu índice analítico. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Adicionar Texto. 3. Clique no nível que deseja marcar sua seleção, como Nível 1 para exibição do nível principal no sumário. 4. Repita as etapas 1 a 3 até que tenha rotulado todo o texto que deseja que apareça no índice analítico. Criar um índice analítico Após marcar as entradas do seu índice analítico, você está pronto para criá-lo. Criar um índice analítico a partir de estilos de título internos Use esse procedimento se criou um documento usando os estilos de títulos. 1. Clique no local que deseja inserir o índice analítico, normalmente no início de um documento. 2. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Sumário e, em seguida, clique no estilo de sumário desejado. Para obter mais opções, clique em Inserir Índice Analítico para abrir a caixa de diálogo Índice analítico. Pág. 24 de 32.

25 Atualizar o índice analítico Se você adicionou ou removeu títulos ou outras entradas do índice analítico no seu documento, é possível atualizar rapidamente o índice analítico. 1. Na guia Referências, no grupo Sumário, clique em Atualizar Tabela. 2. Clique em Atualizar apenas os números de página ou Atualizar o índice inteiro. Excluir um índice analítico 1. Na guia Referências, no grupo Índice Analítico, clique em Índice Analítico. 2. Clique em Remover Índice Analítico. Inserir Nota Utilizada para exibir informações adicionais sobre uma palavra ou frase, que devem ser exibidas no final do texto, ou da página. Na guia Referências, no grupo Nota e Rodapé,clique em Inserir Nota de Rodapé. Inserir uma nota de rodapé ou uma nota de fim 1. No modo de exibição de Layout de Impressão, clique no local em que deseja inserir a marca de referência de nota. 2. Na guia Referências, no grupo Notas de Rodapé, clique em Inserir Nota de Rodapé ou Inserir Nota de Fim. Atalho do teclado Para inserir uma nota de rodapé subseqüente, pressione CTRL+ALT+F. Para inserir uma nota de fim subseqüente, pressione CTRL+ALT+D. Por padrão, o Word coloca as notas de rodapé no final de cada página e as notas de fim no final do documento. 3. Para fazer alterações no formato de notas de rodapé e notas de fim, clique no Iniciador da Caixa de Diálogo e realize um dos seguintes procedimentos: Na caixa Formato do número, clique no formato desejado. Para usar uma marca personalizada, em vez de um formato de número tradicional, clique em Símbolo ao lado de Marca personalizada e, em seguida, selecione uma marca entre os símbolos disponíveis. 4. Clique em Inserir. OBSERVAÇÃO Esse procedimento não alterará os símbolos existentes. Ele somente adicionará novos símbolos. O Word insere o número da nota e coloca o ponto de inserção ao lado desse número. G U I A C O R R E S P O N D Ê N C I A S Envelopes Criar e imprimir um único envelope Pode-se incluir um endereço de retorno no envelope, esta configuração é realizada antes de começar a trabalhar no envelope. Quando tiver configurado o envelope da maneira que deseja, poderá imprimi-lo e também salvá-lo de modo que possa usá-lo novamente. Configurar um endereço de retorno 1. Inicie o Word. Pág. 25 de 32.

26 Etiquetas 2. Clique no Botão do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opções do Word. 3. Clique em Avançado. 4. Role a tela para baixo e em Geral, digite seu endereço de retorno na caixa Endereço de correspondência. 5. O Word armazena o endereço de modo que você possa usá-lo sempre que quiser inserir seu endereço de retorno em um envelope, etiqueta, ou outro documento. 6. Clique em OK. Criar e Imprimir Etiquetas 1. Na guia Correspondências, no grupo Criar, clique em Etiquetas. 2. Na caixa Endereço, digite o texto que deseja. Se quiser criar uma etiqueta para um endereço armazenado no catálogo de endereços eletrônico instalado no seu computador, clique em Inserir Endereço. 3. Para alterar a formatação, selecione o texto, clique com o botão direito do mouse no texto selecionado e, em seguida, clique em Fonte ou Parágrafo no menu de atalho. 4. Para selecionar o tipo de etiqueta e outras opções, clique em Opções. 5. Na caixa de diálogo Opções de Etiqueta, faça suas escolhas e clique em OK O tipo de impressora que você está usando para imprimir as etiquetas O fornecedor que produziu suas folhas de etiquetas O número que corresponde ao número de produto listado no seu pacote de folhas de etiquetas O número do produto para minhas folhas de etiquetas não corresponde a nenhuma das opções na caixa de diálogo Opções de Etiqueta 1. Meça as etiquetas na folha e anote as medidas e quantas etiquetas cabem em uma única folha. OBSERVAÇÃO Meça as etiquetas com cuidado. O tamanho real da etiqueta deve ser menor que o tamanho indicado pelo fabricante da etiqueta. Por exemplo, uma etiqueta de 2,5 cm por 5 cm deve ser na verdade 2,3 cm de altura e 4,92 cm de largura. 1. Na lista Número do produto, clique em um tipo de etiqueta semelhante em tamanho ás suas etiquetas. Se você não vir o tipo de etiqueta que deseja na lista Número do produto talvez possa usar outra das etiquetas listadas, ou criar um novo tamanho personalizado. a. Clique em Detalhes e, em seguida, compare as dimensões da etiqueta e o número de etiquetas por folha (para etiquetas impressas a laser e em impressoras a tinta) ou o número de colunas no formulário de etiquetas (para etiquetas impressas em impressoras matriciais). b. Siga um destes procedimentos: i. Se as dimensões e o layout corresponderem às suas etiquetas, use a etiqueta selecionada. ii. Caso contrário clique em Cancelar e continue com a etapa 5. c. Na caixa de diálogo Opções de Etiqueta, clique no tipo de impressora (Impressoras de alimentação contínua ou Impressoras de páginas) e, em seguida, clique em Nova Etiqueta. Pág. 26 de 32.

27 d. Digite um nome na caixa Nome da etiqueta, selecione altura, largura, margens e outras opções para a etiqueta personalizada e clique em OK. A nova etiqueta aparece na lista Número do produto como Nome da etiqueta - Personalizada. A etiqueta também é colocada na categoria Outra/Personalizada. Na próxima vez que você usar suas etiquetas personalizadas, lembre-se de selecionar Outra/Personalizada na lista Fornecedores de etiquetas. 2. Após selecionar as opções que deseja, clique em OK. 3. Em Imprimir, clique em Uma etiqueta. Em seguida, nas caixas Linha e Colunas, digite os números que correspondam aos números de linhas e colunas na folha de etiquetas para a etiqueta que deseja imprimir. 4. Clique em Imprimir. Para imprimir uma página inteira da mesma etiqueta Todas as etiquetas na folha usarão a formatação que você especificar. 1. Para selecionar o tipo de etiqueta e outras opções, clique em Opções. 2. Na caixa de diálogo Opções de Etiqueta, faça suas escolhas e clique em OK. 3. Em Imprimir, clique em Página inteira - mesma etiqueta. 4. Siga um destes procedimentos: Para enviar as etiquetas diretamente para a impressora sem visualizá-las, clique em Imprimir. Para visualizar as etiquetas de modo que possa editar e salvá-las em um documento que possa ser utilizado novamente, clique em Novo Documento. O Word cria um documento que contém a folha de etiquetas. O Word usa uma tabela para organizar as etiquetas. Se você não vir linhas separando as etiquetas, clique na guia Layout em Ferramentas de Tabela e, em seguida, no grupo Tabela, clique em Exibir Linhas de Grade. É possível fazer quaisquer alterações que deseja em cada etiqueta, incluindo alterações na formatação do texto e no esquema de cores, na mesma forma que faria com o conteúdo de qualquer tabela no Word. Ao concluir, salve ou imprima as etiquetas da mesma forma que faria com qualquer documento no Word. G U I A R E V I S Ã O Revisão de Texto Ortografia e Gramática O Word possui um dicionário interno, que auxilia na correção de textos. Após a digitação, podemos pedir ao Word que corrija o texto comparando as palavras escritas com as armazenadas no dicionário. Para verificar a ortografia: Na guia Revisão, no grupo Ortografia e Gramática, escolha Ortografia e Gramática; Para alterar uma palavra errada, pressione Alterar, para mantê-la, Ignorar. Ao final da verificação, pressione o botão OK. Escolha uma das sugestões Você pode editar livremente o texto Pág. 27 de 32.

28 Auto-correção A auto-correção é mais um dos melhores recursos disponíveis para correção de texto. Sua principal característica é que durante a digitação, seu texto já é corrigido, sem que você tenha que pedir por isso, desde que tenha sido previsto esse erro. Para configurar esse recurso: 1. Na guia Revisão, no grupo Ortografia e Gramática, escolha Ortografia e Gramática; 2. Clique em Opções; 3. Clique em Opções de Auto Correção; 4. Marque as opções desejadas; 5. Pressione o botão OK. Obs.: Recomendável deixarmos desmarcadas as opções colocar nomes dos dias em maiúsculas e substituir texto ao digitar. Escreva aqui a palavra que você costuma errar Escreva a palavra que deverá substituir a palavra errada Palavras erradas Idioma Permite configurarmos o idioma do Word para quando formos digitarmos textos em outras linguagens como, por exemplo, em inglês, grifará as respectivas palavras que estiverem erradas. Para isso: 1. Na guia Revisão, no grupo Ortografia e Gramática, escolha o ícone Definir Idioma; 2. Escolha Idioma; 3. Escolha Definir Idioma; 4. Escolha o tipo de idioma; 5. Clica se Padrão; 6. Clica se Sim; 7. Clica se Ok. Inserir um comentário Você pode digitar um comentário, inserir um comentário em voz ou um comentário manuscrito. Digitar um comentário 1. Selecione o texto ou o item sobre o qual você deseja fazer um comentário ou clique no final do texto. 2. Na guia Revisão, no grupo Comentários, clique em Novo Comentário. 3. Digite o texto do comentário no balão de comentários ou no Painel de Revisão. OBSERVAÇÃO Para responder a um comentário, clique no balão e, em seguida, clique em Novo Comentário no grupo Comentários. Digite sua resposta no novo balão de comentários. Pág. 28 de 32.

29 Excluir um comentário Para excluir rapidamente um único comentário, clique com o botão direito do mouse no comentário e clique em Excluir Comentário. Para excluir rapidamente todos os comentários de um documento, clique em um comentário no documento. Na guia Revisão, no grupo Comentários, clique na seta abaixo de Excluir e, em seguida, clique em Excluir Todos os Comentários no Documento. Alterar um comentário Se os comentários não estiverem visíveis na tela, clique em Mostrar Marcação no grupo Controle de Alterações na guia Revisão. 1. Clique dentro do balão referente ao comentário que você deseja editar. 2. Faça as alterações desejadas. Balões É possível fazer e exibir alterações controladas e comentários enquanto você trabalha em um documento. Por padrão, o Microsoft Office Word 2007 usa balões para exibir exclusões, comentários, alterações de formatação e conteúdo que tenha sido movido. Se deseja ver todas as suas alterações online, é possível alterar as configurações para que as alterações controladas e os comentários sejam exibidos de acordo com sua preferência. Os balões mostram alterações de formatação, comentários e exclusões. Proteger documento de alterações e comentários indesejados Você pode usar a proteção de documento para restringir os tipos de alterações que os revisores podem fazer. Permitir que revisores insiram comentários e alterações controladas 1. Na guia Revisão, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formatação e Edição. 2. No painel de tarefas Proteger Documento, em Restrições de formatação, marque a caixa de seleção Limitar formatação a uma seleção de estilos e, em seguida, clique em Configurações para especificar os estilos que um revisor pode aplicar ou alterar. 3. Em Restrições de edição, marque a caixa de seleção Permitir apenas este tipo de alteração no documento. 4. Na lista de restrições de edição, clique em Alterações controladas. (Isso inclui comentários, inserções, exclusões e textos movidos.) Para um diferente conjunto de recursos de proteção, use o serviço de diretório Active Directory, clique em Restringir Permissão para usar o Gerenciamento de Direitos de Informação. 5. Em Aplicar proteção, clique em Sim, Aplicar Proteção. 6. Para atribuir uma senha ao documento de modo que somente os revisores que saibam a senha possam remover a proteção, digite-a na caixa Digite a nova senha (opcional) e a confirme. IMPORTANTE: Se você optar por não usar uma senha, todos os revisores poderão alterar as restrições de edição. Permitir que os revisores insiram somente comentários. 1. Na guia Revisão, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formatação e Edição. 2. No painel de tarefas Proteger Documento, em Restrições de edição, marque a caixa de seleção Permitir apenas este tipo de edição no documento. 3. Na lista de restrições de edição, clique em Comentários. 4. Se você deseja oferecer opções de edição a algumas pessoas para partes específicas do documento, pode selecionar áreas no documento e, em seguida, escolher quais usuários (um grupo ou indivíduos) podem editá-las. Clique na seta suspensa ao lado do nome do grupo ou indivíduo para localizar a próxima área ou todas as áreas que podem ser editadas, ou pare remover permissões para o grupo ou indivíduo. Pág. 29 de 32.

30 Para um diferente conjunto de recursos de proteção, use o serviço de diretório Active Directory, clique em Restringir Permissão para usar o Gerenciamento de Direitos de Informação. 5. Em Aplicar proteção, clique em Sim, Aplicar Proteção. 6. Para atribuir uma senha ao documento de modo que somente os revisores que saibam a senha possam remover a proteção, digite-a na caixa Digite a nova senha (opcional) e a confirme. IMPORTANTE: Se você optar por não usar uma senha, todos os revisores poderão alterar as restrições de edição. Interromper a proteção para comentários e alterações 1. Na guia Revisão, no grupo Proteger, clique em Proteger Documento e, em seguida, clique em Restringir Formatação e Edição. 2. No painel de tarefas Proteger Documento, clique em Parar Proteção. Se você utilizou uma senha para adicionar proteção ao documento, será preciso digitá-la antes de interromper a proteção. G U I A E X I B I Ç Ã O Mostrar/Ocultar - Régua: Exibir as réguas, usadas para medir e alinhar objetos no documento. - Linhas de Grade: Ativar linhas de grade que podem ser usadas para alinhar os objetos do documento. - Barra de Mensagens: Abrir a barra de mensagens para executar quaisquer ações necessárias no documento. - Mapa do Documento: Abrir o mapa do documento, que permite navegar por uma visão estrutural do documento. - Miniaturas: Abrir o painel de miniaturas, que pode ser usado para navegar por um documento longo através de pequenas imagens de cada página. Zoom Especifica o nível de zoom do documento. 1. Na guia Exibição, clique no ícone Zoom; 2. Na caixa de diálogo Zoom, especifique o nível de zoom do documento. Na maioria dos casos, você também pode usar os controles de zoom na barra de status, na parte inferior da janela, para alterar o zoom da página rapidamente. - : Altera o zoom do documento para 100% do tamanho normal. - Uma página: altera o zoom do documento de modo que a página inteira caiba na janela. - Duas páginas: altera o zoom do documento de modo que duas páginas caibam na janela. - Largura da página: altera o zoom do documento de modo que a largura da página corresponda com a largura da janela. E Q U A Ç Ã O Inserir equações matemáticas ou desenvolver suas próprias equações usando uma biblioteca de símbolos matemáticos. Quando você digita uma equação, o Word converte-a automaticamente em uma equação formata profissionalmente.. Pág. 30 de 32.

31 M A L A D I R E T A Mala direta é um banco de dados, ou seja, um conjunto de dados interrelacionados em uma tabela. Deste modo, Mala Direta é uma carta padrão que, através de um banco de dados, possibilita enviar/imprimir inúmeras cartas automaticamente, sem a necessidade de gerá-las uma a uma. Para que serve Mala Direta? Para facilitar e agilizar o trabalho, evitando, assim que você escreva 200 cartas, convites, etc., bastando apenas criar uma carta padrão. O processo de criação de Mala Direta compõe-se das seguintes etapas: 1. Definir o documento principal. O documento principal contém o texto e os gráficos que são os mesmos para cada versão do documento mesclado. 2. Conectar o documento a uma fonte de dados. Uma fonte de dados é um arquivo que contém as informações a serem mescladas em um documento. Por exemplo, os nomes e os endereços dos destinatários de uma carta. 3. Refinar a lista de destinatários ou os itens. O Microsoft Office Word gera uma cópia do documento principal para cada item, ou registro, no seu arquivo de dados. Se o seu arquivo de dados for uma lista de correspondência, esses itens serão provavelmente destinatários da sua correspondência. Se você quiser gerar cópias apenas para determinados itens no seu arquivo de dados, poderá escolher quais itens (registros) incluir. 4. Adicionar espaços reservados, chamados campos de mala direta, ao documento. Ao realizar a mala direta, os campos da mala direta são preenchidos com informações de seu arquivo de dados. 5. Visualizar e completar a mesclagem. É possível visualizar cada cópia do documento antes de imprimir todo o conjunto. Modelo Mala Direta Versão Final Mala Direta Pág. 31 de 32.

32 M A C R O S No Microsoft Office Word 2007, é possível automatizar tarefas usadas freqüentemente criando macros. Uma macro é uma série de comandos e instruções agrupadas como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente. Os usos típicos para macros são: Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação. Para combinar diversos comandos por exemplo, para inserir uma tabela com um tamanho e bordas específicos e com um número específico de linhas e colunas Tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível. Automatizar uma seqüência complexa de tarefas. É possível usar o gravador de macro para gravar uma seqüência de ações, ou criar uma macro do zero inserindo um código de Visual Basic for Applications no Edito do Visual Basic. OBSERVAÇÃO Para trabalhar com macros no Office Word 2007, é necessário mostrar a guia Desenvolvedor. Gravar uma Macro 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Gravar Macro. 2. Na caixa Nome da macro, digite um nome para a macro. 3. Na caixa Armazenar macro em, clique no modelo ou documento em que você deseja armazenar a macro. 4. Na caixa Descrição, digite uma descrição da macro. 5. Siga um destes procedimentos: Para começar a gravar a macro sem atribuí-la a um botão na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido ou a uma tecla de atalho, clique em OK. Para atribuir a macro à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, faça o seguinte: 1. Clique em Botão e Personalize a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Clique em Teclado e na caixa Comandos, clique na macro que está gravando e na caixa Pressione a nova tecla de atalho, digite a seqüência de teclas que deseja e, em seguida, clique em Atribuir. 6. Realize as ações que deseja incluir na macro. OBSERVAÇÃO Ao gravar uma macro, você pode usar o mouse para clicar em comandos e opções, mas não para selecionar texto. É necessário usar o teclado para selecionar o texto. Para obter mais informações sobre como selecionar o texto usando o teclado, consulte Selecionar texto. 7. Para parar de gravar suas ações, clique em Parar Gravação no grupo Código. Excluir uma macro 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Macros. 2. Na lista Nome da macro, selecione o nome da macro que deseja excluir. Para executar uma macro 1. Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Macros. 2. Na lista Nome da macro, selecione o nome da macro que deseja executar. Pág. 32 de 32.

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

P R O F. P A U L O N A J A R

P R O F. P A U L O N A J A R www.aprenderdigitalcom.br Pág. 1 de 63. Microsoft Office Word Prof. Paulo Najar ÍNDICE Introdução... 6 Iniciando O Word 2007... 7 Barra de Ferramentas de Acesso Rápido... 7 Desfazer... 7 Refazer... 7 Botão

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Plano de Aula - Word 2010 Avançado - cód.5546 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução aos Recursos Avançados do Word Aula 2 Capítulo 2 - Salvar e Proteger Documentos Aula 3 Capítulo 3 - Formatar Textos

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto

Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Roteiro 7: Ferramentas de trabalho Editores de texto Objetivos Detalhar conceitos sobre ferramentas de edição de texto; Explorar recursos do libreoffice writer; Explorar recursos do Microsoft Word; Explorar

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2013 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE

Leia mais

Apostila de Word 2013

Apostila de Word 2013 Iniciando o word 2013...01 Regras Básicas para digitação de um texto...02 Salvando um arquivo com senha...02 Salvando um arquivo nas nuvens (OneDrive).... 02 Verificando a ortografia e a gramática do texto...

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer

SAMUEL INFORMÁTICA SEAP 11-02-2015. Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer SEAP 11-02-2015 SAMUEL INFORMÁTICA Curso Básico de MS Office Word 2010/BrOffice Writer O MS-Word 2010 é um grande processador de texto onde realiza grande parte de serviços de escritórios, cartas, currículos

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2007

Microsoft Powerpoint 2007 Apostila de informática Breno Damasceno Microsoft Powerpoint 2007 É um software de apresentação multimídia da Microsoft. Com o PowerPoint podemos criar apresentações utilizando recursos de imagem, som

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Introdução Aula 03: Pacote Microsoft Office 2007 O Pacote Microsoft Office é um conjunto de aplicativos composto, principalmente, pelos

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão

Enviar Para (Destinatário do Email - Para Revisão) > Botão Office Opções do Word Personalizar Todos os Comandos Enviar para Revisão Word 2003: Arquivo Novo > Botão Office Novo Abrir... > Botão Office Abrir Fechar > Botão Office Fechar Salvar > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Salvar Salvar > Botão Office Salvar Salvar como > Botão

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique

Leia mais

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT

POWER POINT 2003 CARREGANDO O POWER POINT ÍNDICE POWER POINT 2003...2 CARREGANDO O POWER POINT...2 JANELA PRINCIPAL...3 PARTES DA JANELA...3 MENUS DO POWER POINT...4 BARRAS DE FERRAMENTAS...6 BARRA DE FERRAMENTA PADRÃO...6 BARRA DE FERRAMENTA

Leia mais

Resumão Writer ( Broffice.org)

Resumão Writer ( Broffice.org) Resumão Writer ( Broffice.org) Resumo BrOffice.org Cespe O Broffice.org é um pacote de programas para escritório, do mesmo nível do pacote Microsoft Office. Os dois pacotes trazem programas parecidos e

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara

UFPel Departamento de Informática. Tutorial Google Docs. Profa. Lisane Brisolara de Brisolara UFPel Departamento de Informática Tutorial Google Docs Profa. Lisane Brisolara de Brisolara Sumário O que é o Google Docs Seus principais recursos Editor de textos/documentos Editor de planilhas eletrônicas

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1

Word 2010 Noções de Informática Henrique Sodré Página 1 Word 2010 1. Visão Geral 1.1. Guia/Aba 1.1.1. Guia Contextual (aparece quando se trabalha com contexto específico. Por exemplo, tabela, imagem, cabeçalho e rodapé ou equação) (aparece depois da guia exibição)

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Programa de formaça o de Word Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e forma

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva

Conceitos Fundamentais de Microsoft Word. Professor Rafael rafampsilva@yahoo.com.br www.facebook.com/rafampsilva Conceitos Fundamentais de Microsoft Word Professor Rafael www.facebook.com/rafampsilva Introdução É um editor de texto ou processador de texto? editores de texto: editam texto (assim como uma máquina de

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point)

Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Curso de Informática Básica II (Windows / Internet / Word / Excel / Power Point) Objetivos: Ao final do curso o treinando estará apto a compreender a importância da informática; definir termos e conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0

Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Editando textos no Siga-Doc

Editando textos no Siga-Doc Editando textos no Siga-Doc Introdução...2 Executando o editor de textos...3 Acessando pela primeira vez...3 Se o editor de textos não for exibido...4 Trabalhando com tabelas...6 Inserindo uma tabela...6

Leia mais

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle:

COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1. Orientações para produção escolar colaborativa no wiki do Moodle: COMO COLABORAR NO WIKI DO MOODLE 1 Ilse Abegg e Fábio da Purificação de Bastos e-mail: iabegg@mail.ufsm.br O wiki no Moodle é uma ferramenta de atividade que visa produção escolar colaborativa. Isso significa

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Apostila Microsoft Word 2000

Apostila Microsoft Word 2000 Apostila Microsoft Word 2000 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO II. INSERIR TEXTO III. SALVAR UM DOCUMENTO IV. FECHAR UM DOCUMENTO V. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO VI. ABRIR UM DOCUMENTO VII. SELECIONAR TEXTO VIII. RECORTAR,

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais