COMUNICADO TÉCNICO INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICADO TÉCNICO INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 COMUNICADO TÉCNICO Etapas do processamento mínimo do morango CENCI, S. A.. Etapas do processamento mínimo do morango. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2008 (Comunicado Técnico 110). INTRODUÇÃO Atualmente, a demanda por produtos minimamente processados tem aumentado de forma considerável devido à praticidade que proporciona ao consumidor e à minimização de perdas domésticas. Características como inocuidade e qualidade nutritiva e sensorial contribuem para o aumento dessa demanda (2). Alimentos minimamente processados devem ser similares ao produto fresco, porém, com qualidade microbiológica garantida (11) pela redução dos microorganismos patogênicos e deteriorantes. Isso favorece o aumento da vida útil do produto, uma vez que tais microorganismos, em concentrações elevadas, prejudicam a saúde e alteram as características sensoriais do produto (10). Dentre as frutas minimamente processadas, o morango tem lugar de destaque por ter alto valor agregado devido à sua ampla utilização na produção de sorvetes, caldas, tortas, pavês, bolos e outros produts (7). O morango é um fruto atrativo devido às suas características peculiares de coloração vermelhobrilhante, odor, textura macia e sabor levemente acidificado. Em virtude de apresentar alta perecibilidade o que resulta em perdas qualitativas e econômicas consideráveis, a tecnologia do processamento mínimo surge como um fator determinante para prolongar a sua vida útil (5) ao submeter a fruta a processos de seleção de matéria-prima, lavagem, sanificação, embalagem e refrigeração(10). 1 Eng. Agrônomo, D.Sc. em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos. cenci@ctaa.embrapa.com.br

2 A presente publicação tem por objetivo propor o fluxograma do processamento mínimo do morango como modelo adequado para a utilização em indústrias de processamento mínimo, a fim de estabelecer procedimentos seguros durante todo o processo, desde a recepção da matéria-prima até o consumo. PROCESSAMENTO O processamento mínimo do morango, por ser este um fruto de tamanho pequeno, consiste apenas na eliminação do pedicelo e sépalas na altura do ombro do fruto (Figura 1). Como opção, os frutos também podem sofrer cortes em pedaços. Figura 1: Morangos minimamente processados.

3 O fluxograma de processo consiste das seguintes etapas: Matéria-prima Recepção Pré-resfriamento Seleção Sanificação/Enxágüe Corte Drenagem/Secagem Embalagem Pesagem Armazenamento Transporte Figura 2: Fluxograma para o processamento mínimo de morangos.

4 Recepção da Matéria-prima: o intervalo de tempo entre a colheita e o pré-resfriamento deve ser mínimo, objetivando reduzir as alterações por perda de massa relacionadas ao processo de transpiração do fruto. Se essa perda for suficientemente elevada, pode comprometer a aparência do produto e, consequentemente, sua aceitabilidade como alimento (4). Recomenda-se, também, que a colheita seja realizada nas primeiras horas do dia, quando a temperatura encontra-se mais baixa. O fruto deve ser protegido da incidência direta da luz solar. Durante o transporte, do campo à fábrica, o fruto deve estar acondicionado de forma adequada (quantidade não excedente à capacidade da embalagem, coleta imediata do produto após a colheita, transporte refrigerado) a fim de se evitar danos físicos à estrutura. Pré-resfriamento: resfriamento dos frutos, em túneis de resfriamento ou em câmaras específicas, a 5ºC, tornando-os mais firmes para o processamento e com menor taxa respiratória. A temperatura é um fator de extrema importância, pois diminui o metabolismo do fruto, permitindo o controle das atividades enzimáticas, da respiração e transpiração (10). Seleção: remoção das sujidades, dos frutos danificados ou em estado fitossanitário precário (ataque de fungos, etc.) e posterior classificação de acordo com tamanho e estádio de maturação (cor). O excesso de sujidade compromete a eficácia do agente sanificante, diminuindo sua ação sobre os microorganismos, uma vez que sua concentração disponível sofre um decréscimo em decorrência da interação com a matéria orgânica (8). Sanificação: imersão em água resfriada (5ºC a 8ºC) com 150 µl L -1 de cloro ativo, por 10 minutos. A eficácia do cloro depende da quantidade do cloro ativo presente na solução, principalmente sob a forma de ácido hipocloroso (HOCl), que tem sua concentração aumentada à medida que o ph e a temperatura diminuem (1). A imersão em água contendo 50 a 200ppm de cloro ativo é comumente recomendada pela literatura para frutas (8); entretanto, em estudo recente, foi comprovado que a concentração de 150ppm foi mais efetiva na inibição do crescimento fúngico sem alterar negativamente as características sensoriais do morango (9). O preparo de soluções sanificantes, normalmente, é indicado no rótulo do produto onde a concentração de cloro ativo está expressa em porcentagem. Para calcular a quantidade do produto comercial necessária para o preparo da solução diluída, utilizase a seguinte fórmula (3): Quantid. do produto = comercial [ ]solução desejada(mg/l) % cloro ativo do produto comercial X 10 Enxágüe: após o processo de sanificação, deve ser realizado enxágüe com água clorada a 5ppm a uma temperatura variando entre 0 e 5ºC, para que o excesso do cloro seja retirado e haja redução dos efeitos do corte sobre o metabolismo do tecido vegetal (7).

5 Corte: retirada da sépala e pedicelo dos frutos (Figura 3), que são fontes de contaminação devido à sua alta carga microbiana. São utilizadas facas afiadas com lâmina de aço inoxidável bem amoladas e sanitizadas para evitar recontaminação. Dessa forma evitase que o tecido vegetal seja demasiadamente danificado e minimiza-se a liberação de enzimas que degradam a parede celular, o que contribui para o desenvolvimento de microorganismos (6). Região de corte além de reduzir a perda por desidratação e a taxa respiratória. Armazenamento/ Transporte: a 5ºC, por 10 dias em atmosfera ambiente. O armazenamento e o transporte refrigerados são condições fundamentais para prolongar a vida útil do produto minimamente processado, pois, além de retardar o crescimento da maioria dos microorganismos, também são eficazes na redução da atividade enzimática que degrada sua qualidade (11). CONSIDERAÇÕES FINAIS sépala pedicelo Figura 3: Componentes do fruto retirados durante o processamento mínimo. A implementação do fluxograma no processo industrial possibilita a redução de perdas por falhas no processamento e garante ao consumidor um produto microbiologicamente seguro. Desta forma, o estabelecimento de um fluxograma para cada produto a ser minimamente processado, torna-se uma ferramenta importante para assegurar a sua qualidade. Drenagem/Secagem: a retirada do excesso de água da superfície dos frutos deve ser realizada como forma de controle do crescimento de microorganismos durante o armazenamento do produto embalado, uma vez que, embora a sanificação promova uma redução dos contaminantes, não os elimina totalmente. Embalagem: bandejas ou copos de polietileno tereftalato (PET) de tampas seladas com fita plástica encolhível, próprios p/ armazenamento de morangos. Dessa forma, o fruto é protegido de agressões físicas e mecânicas, REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 1- AGUILAR, G. A. G.; GARDEA, A. A.; NAVARRO, F. C. Nuevas Tecnologías de Conservación de Productos Vegetables Frescos Cortados.1 a ed. CIAD. Espanha, BERGER, H.; GALLETTE, L. Procedimientos utilizados en investigación para lograr inocuidad en vegetales frescos cortados. In: I Simpósio Íbero- Americano de Vegetais Frescos Cortados, 2006, São Pedro, SP. Anais... São Pedro, SP, 2006.

6 3- CARVALHO, A. V.; VASCOCELOS, M. A. M.; ALVES, S. M.; FIGUEIRÊDO, F. J. C. Aproveitamento do mesocarpo do maracujá na fabricação de produtos flavorizados. Comunicado Técnico. Disponível em: <http// Acesso em: 15/01/ CHITARRA, M. I. F.; CHITARRA, A. B. Pós-colheita de frutas e hortaliças: fisiologia e manuseio. 2ed. Ver. e ampl. Lavras: UFLA, FLORES-CANTILLANO, F. Morango: pós-colheita. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, p (Frutas do Brasil; 42). 6- GOMES, C. A. O.; ALVARENGA, A. L. B.; FREIRE- JUNIOR, M.; CENCI, S.A. Hortaliças minimamente processadas. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, p.(Coleção Agroindústria Familiar). 7- MORAES, I. V. M. Morango processado minimamente e conservado sob refrigeração e atmosfera controlada f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 8- PIROVANI, M. E.; GUEMES, D. R.; PIAGENTINI, A. M. Lavado desinfección com soluciones cloradas: una etapa para mejorar la calidad microbiológica de vegetales de hoja frescos cortados. In: I Simpósio Íbero- Americano de Vegetais Frescos Cortados, 2006, São Pedro, SP. Anais... São Pedro, SP, REGIS, S. A.; SILVA, O. F.; CENCI, S. A.; SOUZA, H. P.; OLIVEIRA, C. M.; VAZ, S. G.; Determinação de concentrações de sanitizantes clorados em morangos cultivar Oso Grande minimamente processados e in natura. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DO MORANGO E II ENCONTRO DE PEQUENAS FRUTAS E FRUTAS NATIVAS DO MERCOSUL, , 2006, Pelotas, RS. Anais... Pelotas, RS, SILVA, E. O.; BASTOS, M. S. R.; ALVES, R. E.; SOARES, N. F. F.; PUSCHMANN, R. Segurança microbiológica em frutas e hortaliças minimamente processadas. In: I Simpósio Íbero-Americano de Vegetais Frescos Cortados, 2006, São Pedro, SP. Anais... São Pedro, SP, WILEY, R. C. Frutas y Hortalizas Mínimamente Procesadas y Refrigeradas. ed. Acribia, Zaragoza, 1997.

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MELÃO (Cucumis( melon var. inodorus) MINIMAMENTE PROCESSADO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MELÃO (Cucumis( melon var. inodorus) MINIMAMENTE PROCESSADO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO Agroindústria Tropical AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MELÃO (Cucumis( melon var. inodorus) MINIMAMENTE PROCESSADO EM FUNÇÃO DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO Gurgel, T.E.P; Bastos, M.S.R.; Borges, M.F; Azevedo, E.H.F;

Leia mais

Processamento Mínimo de Frutas

Processamento Mínimo de Frutas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Processamento Mínimo de Frutas Maria do Socorro Rocha Bastos Embrapa Informação

Leia mais

Outros nomes. fresh-cuts. CUIDADOS: escolha da matéria-prima cuidados de higiene preparo final

Outros nomes. fresh-cuts. CUIDADOS: escolha da matéria-prima cuidados de higiene preparo final O processamento mínimo no BR recente Final 70 redes de refeições rápidas Início pesquisas BR 90 Aliam CONVENIÊNCIA e PRATICIDADE 1 2 Outros nomes CUIDADOS: escolha da matéria-prima cuidados de higiene

Leia mais

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU Pós-Colheita e Agroindustrialização do Cupuaçu Maria Fernanda Berlingieri Durigan O formato e o tamanho do fruto de cupuaçu podem variar muito quanto ao comprimento

Leia mais

Hortaliças Minimamente Processadas

Hortaliças Minimamente Processadas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Hortaliças Minimamente Processadas Carlos Alexandre Oliveira Gomes André

Leia mais

EFEITO DO BRANQUEAMENTO E IMERSÃO EM ÁCIDO CÍTRICO NO CONGELAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

EFEITO DO BRANQUEAMENTO E IMERSÃO EM ÁCIDO CÍTRICO NO CONGELAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EFEITO DO BRANQUEAMENTO E IMERSÃO EM ÁCIDO CÍTRICO NO CONGELAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS Mateus Chaves Primo¹; Luana Lima Nunes²; Fernanda Cruz Trombeta³; Gabriele Lopes Forte Flor 4 ; Liliane Alves de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES EMBALAGENS NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE ABACAXI Ananas comosus L. Merril (cv. Pérola) MINIMAMENTE PROCESSADO

UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES EMBALAGENS NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE ABACAXI Ananas comosus L. Merril (cv. Pérola) MINIMAMENTE PROCESSADO UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES EMBALAGENS NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE ABACAXI Ananas comosus L. Merril (cv. Pérola) MINIMAMENTE PROCESSADO Andrielle Rodrigues de Azevedo 1 ; Ana Josymara Lira Silva 1 ; Gerlane

Leia mais

Embrapa Agroindústria Tropical

Embrapa Agroindústria Tropical Men de Sá Moreira de Souza Filho Renata Tieko Nassu Janice Ribeiro Lima Maria de Fátima Borges Introdução Os frutos tropicais apresentam-se como importante componente na dieta alimentar das populações

Leia mais

TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE POLPA DE MANGABA CONGELADA

TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE POLPA DE MANGABA CONGELADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE POLPA DE MANGABA CONGELADA Gilma Auxiliadora dos Santos Gonçalves, Rafael Carvalho

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UVAS SWEET GLOBE SUBMETIDAS AO PROCESSAMENTO MÍNIMO INTRODUÇÃO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UVAS SWEET GLOBE SUBMETIDAS AO PROCESSAMENTO MÍNIMO INTRODUÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE UVAS SWEET GLOBE SUBMETIDAS AO PROCESSAMENTO MÍNIMO BRUNA RODRIGUES PEREIRA 1 ; ANTONIO GOMES

Leia mais

ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA

ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA ARMAZENAGEM E EMBALAGEM EM ATMOSFERA CONTROLADA OU MODIFICADA Atmosfera controlada Uma redução na concentração de oxigênio ou um aumento na de dióxido de carbono na atmosfera de armazenamento de alimentos

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE

CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) EM TEMPERATURA AMBIENTE Nilton de Brito Cavalcanti, José Barbosa dos Anjos, Geraldo Milanez Resende, Luiza Teixeira de Lima Brito.

Leia mais

Manga e Melão Desidratados

Manga e Melão Desidratados AGR OIN DÚSTRIA F A M I L I A R Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Manga e Melão Desidratados Manoel Alves de

Leia mais

APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS

APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS APLICAÇÃO DE RECOBRIMENTOS À BASE DE CARBOIDRATOS CONTENDO DIFERENTES FONTES LIPÍDICAS EM MANGA TOMMY ATKINS Maria do Socorro Alves Massaranduba 1 ; Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 2 ; Danielly Cristina

Leia mais

PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal PROCESSAMENTO MÍNIMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS Prof. Angelo P. Jacomino CONCEITO São hortaliças modificadas

Leia mais

Frutas e Hortaliças. Resfriamento 12/11/2016 TÉCNICAS DE RESFRIAMENTO. Resfriamento ( ꜜT o C)

Frutas e Hortaliças. Resfriamento 12/11/2016 TÉCNICAS DE RESFRIAMENTO. Resfriamento ( ꜜT o C) Frutas e Hortaliças TÉCNICAS DE RESFRIAMENTO Hector Alonzo Gomez Gomez Universidad Nacional de Agricultura (Honduras) ghectoralonzo@yahoo.com www.hortyfresco.cl Seminário Internacional de Poscosecha 09

Leia mais

Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração

Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração Estudos Preliminares para Uso da Técnica de Choque de CO 2 em Manga Tommy Atkins Armazenada Sob Refrigeração Adriane Luciana da Silva, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima 2, Agnelli Holanda Oliveira 3, Heinz

Leia mais

VIDA ÚTIL E EMBALAGEM PARA MELANCIA MINIMAMENTE PROCESSADA. Graduanda do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET Anápolis - UEG.

VIDA ÚTIL E EMBALAGEM PARA MELANCIA MINIMAMENTE PROCESSADA. Graduanda do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET Anápolis - UEG. VIDA ÚTIL E EMBALAGEM PARA MELANCIA MINIMAMENTE PROCESSADA Ludmilla Souza Barbosa 1 ; Maria Madalena Rinaldi ; Raimunda Nascimento Sales ; Natally Ribeiro do Carmo 1. Bolsista PIBIC/CNPq/UEG, Engenheira

Leia mais

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill., Lactuca sativa L., comercialização.

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill., Lactuca sativa L., comercialização. PERDAS PÓS-COLHEITA DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM ANÁPOLIS GO Bruna Nascimento Oliveira 1, 4 ; Maria Madalena Rinaldi 2, 4 ; Rívia Darla Álvares Amaral 3, 4. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora

Leia mais

Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos

Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos Conservação a Baixas Temperaturas Baixas Temperaturas na conservação de Alimentos Processamento Geral de Alimentos João Noronha Escola Superior 19 Novembro de 2010 19-11-2010 1 Baixas temperaturas. Porquê?

Leia mais

Processos de conservação de frutas e hortaliças pelo frio

Processos de conservação de frutas e hortaliças pelo frio Processos de conservação de frutas e hortaliças pelo frio EL36C TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS Profa. Roberta de Souza Leone Conservação de Alimentos Pelo Frio HISTÓRICO Método antigo Aplicação contínua

Leia mais

ABACAXI MINIMAMENTE PROCESSADO EM DIFERENTES CORTES

ABACAXI MINIMAMENTE PROCESSADO EM DIFERENTES CORTES ABACAXI MINIMAMENTE POCESSADO EM DIFEENTES COTES 1. INTODUÇÃO O consumo de vegetais minimamente processados é uma tendência mundial por alinhar-se perfeitamente com as características da sociedade moderna,

Leia mais

Tecnologia de Hortaliças. Tecnologia de Alimentos FBT 534 Profa. Suzana C.S. Lannes

Tecnologia de Hortaliças. Tecnologia de Alimentos FBT 534 Profa. Suzana C.S. Lannes Tecnologia de Hortaliças Tecnologia de Alimentos FBT 534 Profa. Suzana C.S. Lannes RDC 352 de 23/12/2013 RDC 272, 22/9/2005 - ANVISA RDC 272, 22/9/2005 - ANVISA Etapas de processamento de hortaliças

Leia mais

USO DE REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE PIMENTÃO VERDE ARMAZENADO EM TEMPERATURA AMBIENTE E SOB REFRIGERAÇÃO

USO DE REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE PIMENTÃO VERDE ARMAZENADO EM TEMPERATURA AMBIENTE E SOB REFRIGERAÇÃO USO DE REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE PIMENTÃO VERDE ARMAZENADO EM TEMPERATURA AMBIENTE E SOB REFRIGERAÇÃO Gustavo Santos de Lima 1, Maria José Pereira dos Santos 2, Romário Oliveira

Leia mais

REFRIGERAÇÃO UTILIZAÇÃO DE BAIXAS TEMPERATURAS NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

REFRIGERAÇÃO UTILIZAÇÃO DE BAIXAS TEMPERATURAS NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS REFRIGERAÇÃO Ivo Rodrigues 2007/2008 1. Objectivos da refrigeração de Alimentos... prolongar a vida útil dos alimentos aumentando as possibilidades de conservação (geral) 1 1. Objectivos da refrigeração

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda)

ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) ALTERNATIVA PARA CONSERVAÇÃO DA POLPA DO FRUTO DO IMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda) Nilton de Brito Cavalcanti 1 José Barbosa dos Anjos 1 Geraldo Milanez Resende 1 Luiza Teixeira de Lima Brito 1 RESUMO

Leia mais

ESTRATÉGIA PARA AGREGAR VALOR A PRODUTOS VEGETAIS DESCARTADOS NA CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL

ESTRATÉGIA PARA AGREGAR VALOR A PRODUTOS VEGETAIS DESCARTADOS NA CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL ESTRATÉGIA PARA AGREGAR VALOR A PRODUTOS VEGETAIS DESCARTADOS NA CLASSIFICAÇÃO COMERCIAL Andréia de Fatima Rodrigues Susan Aparecida Santana Machado Tágide Laís Martinez Prof.ª Dr.ª Flavia Cristina Cavalini

Leia mais

Tecnologia de processamento mínimo de beterraba Ricardo Alfredo Kluge* & Maria Carolina Dario Vitti

Tecnologia de processamento mínimo de beterraba Ricardo Alfredo Kluge* & Maria Carolina Dario Vitti Tecnologia de processamento mínimo de beterraba Ricardo Alfredo Kluge* & Maria Carolina Dario Vitti Introdução Nos últimos anos tem sido enfatizada a necessidade de consumo de frutas e hortaliças frescas,

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITOS: Ação de Limpeza: remoção de sujidades. Sujidades: resíduos orgânicos (proteínas, gorduras e sais minerais) depositados ou aderidos a superfícies.

Leia mais

Laranja cristalizada

Laranja cristalizada Engenharia Alimentar Processamento Geral dos Alimentos I Laranja cristalizada Trabalho redigido por: Carla Lopes nº20503052 Diana Neto nº20503013 Marta Sousa nº20503054 Sara Martins nº20603053 Trabalho

Leia mais

Doce de Frutas em Calda

Doce de Frutas em Calda Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Doce de Frutas em Calda Raimundo Marcelino da Silva Neto Francisco Fábio de

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE CHICÓRIA IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADA

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE CHICÓRIA IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADA 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE CHICÓRIA IN NATURA E MINIMAMENTE PROCESSADA

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO)

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITO: Limpeza Sanitização Sanitização: ação de reduzir, ou eliminar completamente, a presença de micro-organismos de importância higiênicosanitária (passíveis de serem veiculados pelo contato com

Leia mais

POLPA DE MANGA A MANGA: ENCONTRA-SE DIFERENTES VARIEDADES: Drupa, de cor amarela, laranja, vermelha ou verde, quando madura

POLPA DE MANGA A MANGA: ENCONTRA-SE DIFERENTES VARIEDADES: Drupa, de cor amarela, laranja, vermelha ou verde, quando madura A MANGA: POLPA DE MANGA Drupa, de cor amarela, laranja, vermelha ou verde, quando madura Constituída por: açúcar, proteínas, vitaminas(a, B6, C), fibras, anti-oxidantes, polifenois e minerais; Continua

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MELÃO

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MELÃO AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MELÃO Cucumis melo L. (cv.espanhol) MINIMAMENTE PROCESSADO ARMAZENADO SOB REFRIGERAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE EMBALAGENS Silmara Azevedo LOPES 1, Antonia Ariana Camelo PASSOS

Leia mais

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS Crescimento e atividade de microrganismos; Insetos; DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS Ação de enzimas autolíticas do próprio alimento; Reações químicas espontâneas não catalisadas por

Leia mais

Polpa de Fruta Congelada

Polpa de Fruta Congelada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Polpa de Fruta Congelada Virgínia Martins da Matta Murillo Freire Junior

Leia mais

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016

QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE BERGAMOTAS PONKAN SUBMETIDAS AO EFEITO DE DANOS MECÂNICOS NA SAFRA 2016 Autores: Augusto Martins da SILVA, Fernando Cerbaro PALHANO, Thainá Raupp DUARTE, Catherine AMORIN 2, Daniela

Leia mais

27/06/2011. Detalhes do Produto: FRUTA EM CALDA. Fruta em Calda: Classificação:

27/06/2011. Detalhes do Produto: FRUTA EM CALDA. Fruta em Calda: Classificação: FRUTA EM CALDA Fruta em Calda: Segundo a Legislação brasileira de Alimentos, Compota ou fruta em calda é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca,

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 ATIVIDADE DA PECTINAMETILESTERASE E DA POLIGALACTURONASE EM MORANGOS ARMAZENADOS SOB REFRIGERAÇÃO. POLYANNA ALVES SILVA 1, ESTELA DE REZENDE QUEIROZ 2, CELESTE MARIA PATTO DE ABREU 3, ANGELITA DUARTE CORRÊA

Leia mais

Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica)

Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica) Efeito da temperatura de armazenamento na pós colheita da cagaita(eugenia dysenterica) Maria Gabriela da SILVA 1 ;Gaby Patrícia Terán Ortiz 2 ; Sonia de OLIVEIRA DUQUE PACIULLI 3 ; Ana CARDOSO C.F. FERREIRA

Leia mais

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda

Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII. Prof.: Alessandra Miranda Manutenção e Higienização: Instalações, Alimentos, Equipamentos e Utensílios Aula VIII Prof.: Alessandra Miranda Substâncias Detergentes e Sanitizantes Substâncias Detergentes Uso geral Alcalinos ou clorados

Leia mais

Fisiologia Pós-colheita de Flores. Msc. Cristiane Calaboni Doutoranda PPG Fisiologia e Bioquímica de Plantas

Fisiologia Pós-colheita de Flores. Msc. Cristiane Calaboni Doutoranda PPG Fisiologia e Bioquímica de Plantas Fisiologia Pós-colheita de Flores Msc. Cristiane Calaboni Doutoranda PPG Fisiologia e Bioquímica de Plantas Floricultura Atividade em plena expansão; Flores de corte e vaso, folhagens e paisagismo. 200

Leia mais

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DO ABACAXI (CULTIVAR PÉROLA) EM DIFERENTES EMBALAGENS SOB ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DO ABACAXI (CULTIVAR PÉROLA) EM DIFERENTES EMBALAGENS SOB ARMAZENAMENTO REFRIGERADO CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DO ABACAXI (CULTIVAR PÉROLA) EM DIFERENTES EMBALAGENS SOB ARMAZENAMENTO REFRIGERADO KLEINERT, Jeferson¹; OMIZZOLLO, Rafael¹; SANTIN, Rodrigo¹; KLEIN, Claudia² Resumo A qualidade

Leia mais

Fresh Connections: Brasil

Fresh Connections: Brasil Fresh Connections: Brasil PÓS COLHEITA E EMBALAGENS COM TECNOLOGIA DE ATMOSFERA E UMIDADE CONTROLADA Ivo Tunchel ivo.tunchel@matthey.com 18/ago/2016 Pós Colheita Vantagens de uma boa pós colheita Aumento

Leia mais

18 Comercialização e Agregração de Valor

18 Comercialização e Agregração de Valor 18 Comercialização e Agregração de Valor Sérgio Agostinho Cenci Daniel Trento do Nascimento André Luis Bonnet Alvarenga 314 Quais os possíveis canais de comercialização do maracujá? Os principais canais

Leia mais

Deterioração: altamente perecíveis f (% H 2

Deterioração: altamente perecíveis f (% H 2 Processo Térmico Em um processo térmico com alimento, o principal objetivo é reduzir a atividade de materiais biológicos indesejáveis, como microorganismos e enzimas. Em alguns processos mudanças nas propriedades

Leia mais

ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013. Métodos de Processamento e Conservação de Alimentos

ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013. Métodos de Processamento e Conservação de Alimentos ANAIS DA 65ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC RECIFE, PE JULHO/2013 Métodos de Processamento e Conservação de Alimentos Maria Inês Sucupira Maciel O século XX não foi marcado apenas por avanços em tecnologia. As

Leia mais

DIFERENTES CORTES PARA MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

DIFERENTES CORTES PARA MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO DIFERENTES CORTES PARA MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO Cristiane Rosa Adams; Fábio Junior Rodrigues; Gilson Carlos de Bona; Claudia Klein. Resumo O melão tem potencial para ser um produto minimamente processado.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE I - INTRODUÇÃO 2 - DO OBJETO Ítem(*) Código Especificação Marca Unidade Quantidade Unitário Valor Total ABACATE bem desenvolvido, uniforme, limpo, 1 00020000 semi-maduro, brilhante, sem manchas, ferimentos

Leia mais

Estratégias para reduzir o estresse do processamento mínimo

Estratégias para reduzir o estresse do processamento mínimo processamento Métodos Estratégias para reduzir o estresse do processamento mínimo driano N. Simões, Franciscleudo. osta, Marcelo ugusto G. arnelossi, Ebenézer O. Silva e Rolf Puschmann* Marta helena fillet

Leia mais

Circular Técnica. Pepinos em Conserva. Processamento ISSN Autor

Circular Técnica. Pepinos em Conserva. Processamento ISSN Autor ISSN 1415-3033 Pepinos em Conserva Circular Técnica 72 Brasília, DF Julho, 2009 Autor Iriani Maldonade Eng. de Alimentos D. Sc. Embrapa Hortaliças Brasília, DF iriani@cnph.embrapa.br Rogério Pereira Dias

Leia mais

Qualidade microbiológica de hortaliças in-natura e processadas, comercializadas no Distrito Federal.

Qualidade microbiológica de hortaliças in-natura e processadas, comercializadas no Distrito Federal. Qualidade microbiológica de hortaliças in-natura e processadas, comercializadas no Distrito Federal. Projeto apresentado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa das Faculdades Icesp/Promove de Brasília

Leia mais

Fisiologia pós-colheita: conceitos iniciais

Fisiologia pós-colheita: conceitos iniciais Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Fisiologia pós-colheita: conceitos iniciais Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Apresentação Perdas pós-colheita Noções

Leia mais

A QUALIDADE DE JILÓS DURANTE ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

A QUALIDADE DE JILÓS DURANTE ARMAZENAMENTO REFRIGERADO 81 A QUALIDADE DE JILÓS DURANTE ARMAZENAMENTO REFRIGERADO BRUNINI, Maria Amália 1 PEREIRA, Ronaldo Campos 2 MACEDO, Naiara Barbosa 3 RESUMO: Avaliou-se o efeito de diferentes temperaturas de armazenamento

Leia mais

Comunicado 206 Técnico

Comunicado 206 Técnico Comunicado 206 Técnico ISSN 1679-6535 Dezembro, 2013 Fortaleza, CE Raiz Tuberosa de Yacon (Smallanthus sonchifolius): Obtenção de Extrato com Manutenção das suas Propriedades Nutricionais e Inativação

Leia mais

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: (53)

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: (53) Profa. Angélica Pinho Zootecnista Fones: 3243-7300 (53) 999913331 Email: angelicapinho@unipampa.edu.br Profa. Gladis Ferreira Corrêa Prof. Paulo Rodinei Soares Lopes Unidade 1. Introdução à tecnologia

Leia mais

Comunicado. Técnico. Conservação de sementes de hortaliças na agricultura familiar. Introdução

Comunicado. Técnico. Conservação de sementes de hortaliças na agricultura familiar. Introdução Comunicado 54 Técnico ISSN 1414-9850 Junho, 2008 Brasília, DF Conservação de sementes de hortaliças na agricultura familiar Warley Marcos Nascimento 1 Raquel Alves de Freitas 2 Mariana Dierings Croda 3

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 1 DE MARÇO DE 2004 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS MARLI SUBMETIDOS A TRATAMENTOS TÉRMICOS

INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS MARLI SUBMETIDOS A TRATAMENTOS TÉRMICOS INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS MARLI SUBMETIDOS A TRATAMENTOS TÉRMICOS Daniela TOMAZELLI 1, Catherine AMORIM 2, Mariane Claudino da ROSA 2, Gabriel Almeida da SILVA

Leia mais

CONGELAMENTO E REFRIGERAÇÃO

CONGELAMENTO E REFRIGERAÇÃO Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina CONGELAMENTO E REFRIGERAÇÃO Discentes: Géssica Cristina de Lima Lino Thiago Henrique de Lima Lino Docente: Prof. Admilson Lopes Vieira Disciplina:

Leia mais

Produção de doce de Abóbora

Produção de doce de Abóbora Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar Ano lectivo 2009/2010 Processamento Geral de Alimentos Produção de doce de Abóbora Trabalho realizado

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE CENOURAS MINIMAMENTE PROCESSADAS

EFEITO DE DIFERENTES TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE CENOURAS MINIMAMENTE PROCESSADAS EFEITO DE DIFERENTES TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DE CENOURAS MINIMAMENTE PROCESSADAS MULLER, Ilone B. 1 ; OLIVEIRA, Isadora R. 1 ; SILVA, Douglas T. 1 ; CRIZEL, Giseli R.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO DOCE DE FIGO MADURO EM CALDA NO CâMPUS MUZAMBINHO

AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO DOCE DE FIGO MADURO EM CALDA NO CâMPUS MUZAMBINHO 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG AVALIAÇÃO DA ACEITABILIDADE DO DOCE DE FIGO MADURO EM CALDA NO CâMPUS MUZAMBINHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Linha de pesquisa: Caracterização física, química, bioquímica e microbiológica de produtos de origem animal Área de conhecimento: Carnes e produtos derivados Aspectos de produção de carnes (produção, importação

Leia mais

Água de Coco Verde Refrigerada. Lourdes Maria Corrêa Cabral Edmar das Mercês Penha Virgínia Martins da Matta

Água de Coco Verde Refrigerada. Lourdes Maria Corrêa Cabral Edmar das Mercês Penha Virgínia Martins da Matta Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Água de Coco Verde Refrigerada Lourdes Maria Corrêa Cabral Edmar das Mercês

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DE MORANGOS (FRAGARIA ANANASSA)

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DE MORANGOS (FRAGARIA ANANASSA) ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA UTILIZAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DE MORANGOS (FRAGARIA ANANASSA) Autores :Thais Caroline ZATTERA 1, Karen Pamela HASS 2, Maria Eduarda da SILVA 2, Renata

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DO CAMARÃO

CONTROLE DE QUALIDADE DO CAMARÃO CONTROLE DE QUALIDADE DO CAMARÃO Litopenaeus vannamei Dra. Profa. Associada CAMARÕES Saborosos Atrativos Nutritivos Preço Representam a maior receita no mercado de frutos do mar 1. NA FAZENDA 1.1 Análise

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

EFEITO DO TRATAMENTO COM SANITIZANTE ORGÂNICO VEROMAX 80 COMBINADO COM ANTIOXIDANTES ORGÂNICOS SOBRE A QUALIDADE EM RAÍZES DE MANDIOCA DE MESA.

EFEITO DO TRATAMENTO COM SANITIZANTE ORGÂNICO VEROMAX 80 COMBINADO COM ANTIOXIDANTES ORGÂNICOS SOBRE A QUALIDADE EM RAÍZES DE MANDIOCA DE MESA. EFEITO DO TRATAMENTO COM SANITIZANTE ORGÂNICO VEROMAX 80 COMBINADO COM ANTIOXIDANTES ORGÂNICOS SOBRE A QUALIDADE EM RAÍZES DE MANDIOCA DE MESA. Sibery dos Anjos Barros e Silva (siberybarros@gmail.com)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante

Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante I - INTRODUÇÃO 2 - DO OBJETO Ítem(*) Código Especificação Marca Unidade Quantidade Unitário Valor Total ABACATE bem desenvolvido uniforme limpo 1 00020000 semi-maduro brilhante sem manchas ferimentos e

Leia mais

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: Profa. Gladis Ferreira Corrêa

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: Profa. Gladis Ferreira Corrêa Profa. Angélica Pinho Zootecnista Fones: 3243-7300 Email: angelicapinho@unipampa.edu.br Profa. Gladis Ferreira Corrêa Unidade 1. Introdução à tecnologia de alimentos: conceitos fundamentais, definições

Leia mais

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: Wats: (53)

Profa. Angélica Pinho Zootecnista. Fones: Wats: (53) Profa. Angélica Pinho Zootecnista Fones: 3243-7300 Wats: (53) 999913331 Email: angelicapinho@unipampa.edu.br Profa. Luciane Segabinazzi Prof. Paulo Lopes Unidade 1. Introdução à tecnologia de alimentos:

Leia mais

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM POLPAS DE FRUTA CONGELADA

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM POLPAS DE FRUTA CONGELADA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA EM POLPAS DE FRUTA CONGELADA OLIVEIRA, L.G. de 1 ; SILVA, C. V. da 2 1 Discente do Curso de Ciências Biológicas FAP 2 Docente da Faculdade de Apucarana RESUMO Uma grande parte das

Leia mais

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: Controle da maturação em frutas

Leia mais

EMBALAGEM NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE AMORAS-PRETAS cv. XAVANTE

EMBALAGEM NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE AMORAS-PRETAS cv. XAVANTE EMBALAGEM NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE AMORAS-PRETAS cv. XAVANTE C.I.L.F. Rosa 1, K.S.Sapelli 2, L. Sviech 3, L.Y. Yamamoto 4, P.T.Matumoto-Pintro 5, R.V. Botelho 6 1 - Departamento de Agronomia Universidade

Leia mais

Efeito da Embalagem e Corte na Manutenção da Qualidade Química de Mamão Formosa Minimamente Processado e Armazenado à 8 C

Efeito da Embalagem e Corte na Manutenção da Qualidade Química de Mamão Formosa Minimamente Processado e Armazenado à 8 C 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Efeito da Embalagem e Corte na Manutenção da Qualidade Química de Mamão Formosa

Leia mais

INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS 0740 SUBMETIDOS A TRATAMENTO TÉRMICO

INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS 0740 SUBMETIDOS A TRATAMENTO TÉRMICO INCIDÊNCIA DE DANOS POR FRIO NO ARMAZENAMENTO REFRIGERADO DE PÊSSEGOS 0740 SUBMETIDOS A TRATAMENTO TÉRMICO Autores : Thaina Raupp Duarte, Daniela Tomazelli, Catherine Amorin, Bruna Miranda Costa, Dienifer

Leia mais

Processamento Mínimo de Mini Beterraba. Nathalie Alcantara Ferreira 1 Sarah Braz Lopes 2 Celso Luiz Moretti 3 Leonora Mansur Mattos 4

Processamento Mínimo de Mini Beterraba. Nathalie Alcantara Ferreira 1 Sarah Braz Lopes 2 Celso Luiz Moretti 3 Leonora Mansur Mattos 4 Comunicado Técnico 73 ISSN 1415-9850 Dezembro, 2009 Brasília, DF Processamento Mínimo de Mini Beterraba Nathalie Alcantara Ferreira 1 Sarah Braz Lopes 2 Celso Luiz Moretti 3 Leonora Mansur Mattos 4 Introdução

Leia mais

DESCRIÇÃO DE GÊNEROS: PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR HELIÓPOLIS - BA 2019 PRÉ ESCOL A FUNDA- MENTA CREC HE 32 KG (90 UNID.

DESCRIÇÃO DE GÊNEROS: PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR HELIÓPOLIS - BA 2019 PRÉ ESCOL A FUNDA- MENTA CREC HE 32 KG (90 UNID. DESCRIÇÃ DE GÊNERS: PRDUTS DA AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃ ESCLAR HELIÓPLIS - BA 2019 Nº GÊNER ALIMENTÍCI MEDI DA PR. /L. DE MEDIDA 01 ALFACE 0,360 ( DESCRIÇÃ Alface crespa ou lisa - de primeira qualidade,

Leia mais

Respostas Pós-Colheita de Abacaxi Pérola ao Armazenamento sob Diferentes Temperaturas

Respostas Pós-Colheita de Abacaxi Pérola ao Armazenamento sob Diferentes Temperaturas Respostas Pós-Colheita de Abacaxi Pérola ao Armazenamento sob Diferentes Temperaturas José Luiz Carneiro da Silva 1, Kennedy Santos Gonzaga 1, João Ítalo de Sousa 1 João Paulo de Oliveira Santos 1, Renato

Leia mais

ALIMENTOS PARA CONSUMO HUMANO

ALIMENTOS PARA CONSUMO HUMANO EI~ 67 ALIMENTOS PARA CONSUMO HUMANO José Roberto Ferreira 1 Armando de Andrade Rodrigues2 Francisco Duarte Fernandes3 Geraldo Maria da Cruz2 Gilberto Batista de Souza2 Gustavo Eugênio Gerhard Barrocas4

Leia mais

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente

1. Nitrato de potássio para uma nutrição vegetal eficiente Nitrato de potássio é uma fonte única de potássio devido ao seu valor nutricional e a sua contribuição para a sanidade e a produtividade das plantas. O nitrato de potássio possui desejáveis características

Leia mais

Câmaras Frigoríficas

Câmaras Frigoríficas Câmaras Frigoríficas 1. Definição É um recinto utilizado para condições controladas de armazenamento com auxílio da refrigeração; Empregadas em dois níveis básicos de armazenamento: Instalações com temperatura

Leia mais

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO.

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE ABÓBORA E MORANGA CRISTALIZADAS PELO PROCESSO DE AÇUCARAMENTO LENTO. Nicodemos Braz Junior 1, Gilma Auxiliadora Santos Gonçalves 2, Elisvanir Ronaldo Simões 3, Matheus

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Câmaras Frigoríficas Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal

Leia mais

Pêssego. Variedades de pêssegos para conserva. Colheita e transporte do pêssego para conserva

Pêssego. Variedades de pêssegos para conserva. Colheita e transporte do pêssego para conserva Pêssego O pêssego utilizado em conserva precisa de ser colhido no ponto adequado de maturação; Apesar do ananás ser um grande rival na indústria das conservas, o pêssego é a fruta enlatada em maior quantidade.

Leia mais

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Prof: Daniel M. Tapia T. Eng. Agrônomo MSc 2006 Controle da contaminação

Leia mais

Aumento da vida de prateleira de goiaba utilizando tratamento com radiação ionizante

Aumento da vida de prateleira de goiaba utilizando tratamento com radiação ionizante Nº 38, novembro/2000, p.1-6 Aumento da vida de prateleira de goiaba utilizando tratamento com radiação ionizante Selma Francisca Avila 1 Edgard Francisco de Jesus 2 Antonio Gomes Soares 3 Murillo Freire

Leia mais

Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013.

Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013. Nedio Jair Wurlitzer Eng. Alimentos / DSc. 10 de dezembro de 2013. Laboratórios Análise de solo, água e planta Biologia molecular Gestão ambiental e resíduos Cultura de tecidos e genética vegetal Análise

Leia mais

CONSERVAÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO EM ATMOSFERA NORMAL E MODIFICADA

CONSERVAÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO EM ATMOSFERA NORMAL E MODIFICADA CONSERVAÇÃO DE PIMENTA BIQUINHO EM ATMOSFERA NORMAL E MODIFICADA Autores : Thaina Raupp DUARTE, Daniela TOMAZELLI, Catherine AMORIM, Diou Roger SPIDO, Bruno PAULUS, Bruna COSTA, Dienifer SELAU, Eduardo

Leia mais

222 ISSN Dezembro, 2009 Belém, PA

222 ISSN Dezembro, 2009 Belém, PA Comunicado Técnico 222 ISSN 1983-0505 Dezembro, 2009 Belém, PA Processo Agroindustrial: Elaboração de Chips de Macaxeira Ana Vânia Carvalho 1 Laura Figueiredo Abreu 2 Introdução A macaxeira (Manihot esculenta

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PROCESSAMENTO DO MATERIAL Limpeza: remoção da sujidade visível orgânica e inorgânica com uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES FILMES PLÁSTICOS COM ATMOSFERA PASSIVA NA CONSERVAÇÃO DA ABÓBORA MINIMAMENTE PROCESSADA E ARMAZENADA SOB REFRIGERAÇÃO. Suzana Maria Loures De Oliveira Marcionilio 1, Lydia

Leia mais

ELABORAÇÃO DE CONSERVAS DE MINIMILHO RESUMO

ELABORAÇÃO DE CONSERVAS DE MINIMILHO RESUMO 1 ELABORAÇÃO DE CONSERVAS DE MINIMILHO Amanda Fátima da Silva Eustáquio (1), Maria Luiza Bianchetti Furtado (1,2), Marina Costa Ferreira (1,2), Gaby Patrícia Terán Ortiz (1), Vladimir Antônio Silva (1)

Leia mais

Produtos minimamente processados. Definições, processamento e factores de qualidade.

Produtos minimamente processados. Definições, processamento e factores de qualidade. Produtos minimamente processados. Definições, processamento e factores de qualidade. Margarida Moldão Martins UTL/ISA/DAIAT Terminologia Produtos minimamente processados Produtos hortofrutícolas minimamente

Leia mais

POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO

POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO ZEA 0666 / 2012 Tecnologia de Produtos Vegetais POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO Padrões de Identidade e Tecnologias de Processamento POLPA DE FRUTA PURÊ Produto obtido pelo esmagamento da parte comestível de

Leia mais

Produção de néctar de pêra

Produção de néctar de pêra Licenciatura em Engenharia alimentar Ano lectivo de 2007/2008 Processamento Geral de Alimentos I Produção de néctar de pêra Trabalho elaborado por: Ana Baião Nº20503016 David Pereira Nº20603029 Filipa

Leia mais

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Grupo: Andressa, Carla e Thalita Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Equipe responsável: A equipe destinada a aplicação de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é composta

Leia mais

Taxa respiratória e produção de etileno de abóboras minimamente processadas em função da temperatura de armazenamento.

Taxa respiratória e produção de etileno de abóboras minimamente processadas em função da temperatura de armazenamento. Taxa respiratória e produção de etileno de abóboras minimamente processadas em função da temperatura de armazenamento. Fabiana Fumi Sasaki 1 ; Juan Saavedra Del Aguila 1 ; Ricardo Alfredo Kluge 1 ; Edwin

Leia mais