BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E AO URBANISMO SOBRE O CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E AO URBANISMO SOBRE O CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA"

Transcrição

1 BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E AO URBANISMO SOBRE O CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA FORTALEZA 2010

2 BEATRIZ SANTOS DUARTE FERNANDES JEFFERSON MARINHO JOSÉ MOREIRA NETO SAMYLLE DE OLIVEIRA ANÁLISE SOBRE O CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA Trabalho desenvolvido de Introdução à Arquitetura e ao Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo como exigência de nota da AV1. FORTALEZA 2010

3 INTRODUÇÃO O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um dos espaços de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade. Inaugurado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado, em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país. A arquitetura do Centro Dragão do Mar se caracteriza por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o centro cultural possui ainda, em seu entorno, uma série de bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros. Com suas linhas arrojadas contrasta com casarões do inicio do século. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram escolhidos 10 elementos da edificação para análise das suas formas como exercício de encerramento da Unidade 1 - O que é Arquitetura? Vista aérea do CDMAC.

4 MAPAS DE LOCALIZAÇÃO Localização do CDMAC. (Fonte: Google Maps)

5 Mapa dos espaços e equipamentos do CDMAC. (Fonte: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

6 ANÁLISE DOS 10 ELEMENTOS SELECIONADOS DO CDMAC 1) Memorial da Cultura Cearense Possui forma arquitetônica geométrica e volume virtual com fenestração devido aos seus cheios e vazios em destaque (ambos compostos por figuras quadriláteras). As colunas em volta do local dão uma impressão de proteção, restrição e confinamento, apesar de ser um local público e de algumas partes serem descobertas. Sua textura e massa transmitem um aspecto de firmeza, mas de maneira moderada. Memorial da Cultura Cearense. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) 2) Passarela Vermelha É um espaço exterior, público, aberto, livre, descoberto, amplo e orientado para dentro, além de uma forma mural virtual e forma arquitetônica geométrica. Sua composição e simétrica com cheios e vazios, que mostram uma seqüência de vários X e é o lugar preferido dos visitantes para serem fotografados, principalmente no final, onde há um imenso painel do artista plástico José Tarcísio, com um efeito visual que dá uma dimensão infinita à passarela.

7 Passarela Vermelha. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) 3) Planetário Rubens de Azevedo Planetário Rubens de Azevedo. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) Seu espaço é interior, privado, coberto, fechado, restrito, confinado e possui volume real e forma geométrica simples ao utilizar uma cúpula de vidro (uma meia esfera) como telhado. A luminosidade do dia se reflete na superfície, mostrando os mais variados tons de cores, do azul límpido da manhã até o alaranjado tórrido do pôr-do-sol. Transmite impressão de leveza em meio a tantas edificações retilíneas, que passam a sensação de um peso maior.

8 4) Casa de Entulho Casa de Entulho. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) Feita especialmente para guardar as sobras do material de construção utilizado no complexo (espaço funcionalista), possui volume real, forma arquitetônica analógica (referência a uma casa), geométrica (considerando que seja um prisma de base triangular sobre um de base retangular) e tectônica (devido ao telhado inclinado), incluindo composição simétrica. Este elemento é um bom exemplo de ecologicamente correto, culturalmente aceito e economicamente viável. 5) Arena Dragão do Mar Arena do Dragão do Mar. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010)

9 Está localizado abaixo do planetário e também é coberto, mas diferente dele, é público, aberto, livre e amplo, além de possuir volume virtual, aspecto firmita e um sistema de som formado por um sofisticado conjunto de caixas acústicas que direcionam o som por toda a cúpula hemisférica ocasionando o eco. A opção pela cor preta para essas caixas garante homogeneidade e bloqueio da luminosidade no seu interior. 6) Praça de Alimentação Praça de Alimentação. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) Com grande conteúdo social e histórico, esses casarões criados no início do século XX, inicialmente pertenciam à antiga área portuária da Praia de Iracema e com a instalação do CDMAC, eles foram revitalizados e agora oferecem espaço a bares e restaurantes, elevando a importância das construções para a história da cidade. Apesar da nova função exercida, essas construções mantêm caráter firmita e venusta e possuem composição simétrica com cheios e vazios.

10 7) Praça Verde Historiador Raimundo Girão Praça Verde Historiador Raimundo Girão. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) O traçado arquitetônico da Praça Verde harmoniza verdes gramados com árvores de grande e pequeno porte, o que torna o lugar ideal para relaxar devido ao espaço exterior, público, aberto, descoberto, amplo e principalmente livre. Apresenta aspecto venusta e composição rítmica com espaço orientado para fora. 8) Torre do Café Torre do Café. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010)

11 É fechado, coberto, confinado, restrito, privado e tem volume real e simples com cheios e vazios. Também apresenta uma forma arquitetônica geométrica e orgânica, que lembra um emaranhado de fios que prendem e sustentam o prédio (caráter firmita, mas também possui o venusta). Outra característica em destaque é o jogo de cores usando o vermelho e branco, o que causa um ruído visual. 9) Fachada do Museu de Arte Contemporânea Fachada do Museu de Arte Contemporânea. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) É um espaço restrito, fechado, coberto, confinado com composição simétrica e rítmica e volume virtual. Também possui forma arquitetônica geométrica com sólidos simples e abstrata, gerando tanto funcionalidade como inovação, além de provocar um ruído visual com o jogo de cores como a Torre de Café, só que nesse caso, há o acréscimo da cor azul do vidro do elevador.

12 10) Espaço Rogaciano Leite Filho Espaço Rogaciano Leite Filho. (Fonte: Arquivo Pessoal, Abril 2010) É aberto, livre, amplo, exterior, aberto, descoberto e público. Nesse espaço são realizados shows de música, recitais de poesias, desfiles de maracatus, espetáculos de teatro e manifestações artísticas diversas, tudo ao ar livre a fim de divulgar democratizar as informações mais significativas sobre arte e cultura do Ceará (conteúdo social). CONCLUSÃO O projeto e a execução de uma edificação cultural são essenciais para a divulgação da arte e cultura de uma região e o CDMAC é um excelente exemplo disso. Além do valor estético, incentiva o turismo, que gera comércio e emprego, e atrai os habitantes a conhecer mais sobre a história do lugar em que vivem. Outra característica em destaque deste complexo é a união entre a funcionalidade, o belo, e sua solidez, feita com materiais muito bem escolhidos conforme os ideais de sustentabilidade. Ao mesmo tempo que traz utilidade, ele também promove conforto em visão, ambiente e clima.

13 REFERÊNCIAS Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. In: Dragão do Mar, Fortaleza, Ceará, Brasil. Disponível em: < Acesso em abril de Diversão multicultural. In: Diário do Nordeste, Fortaleza, Ceará, Brasil. Disponível em: < Acesso em abril de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. In: Wikipédia - A Enciclopédia Livre. Disponível em: < Acesso em abril de COLIN, Sílvio. Uma introdução à Arquitetura. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Uapê, 2007.

Vista aérea da região de Patamares - foto em junho de 2011

Vista aérea da região de Patamares - foto em junho de 2011 Imagem ilustrativa Imagine acordar bem cedo, ver a beleza do mar e colocar os pés na areia da praia. Levar o seu filho para a escola, bem pertinho de onde você mora, e poder encontrá-lo mais rápido no

Leia mais

CASA DA SUSTENTABILIDADE (2016) Parque Taquaral, Campinas - SP, Brasil

CASA DA SUSTENTABILIDADE (2016) Parque Taquaral, Campinas - SP, Brasil CASA DA SUSTENTABILIDADE (2016) Parque Taquaral, Campinas - SP, Brasil Não é tarefa das mais fáceis intervir numa escala de parque urbano, a partir de um programa que evoca demandas tão complexas e necessárias.

Leia mais

Forma e Função. Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros

Forma e Função. Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros Forma e Função Componentes: Alexia Souza Daniel Cunha Maison Gonçalves Marilice Souza Suellen Medeiros Museu de Arte Conteporânea de Niterói ( mac) http://www.tripadvisor.com.br/locationphotodirectlink-g303500-d317940-i33221886museu_de_arte_contemporanea-

Leia mais

Forma e Função ALUNOS: BRUNO H; FELIPE, HENRIQUE, REGINA

Forma e Função ALUNOS: BRUNO H; FELIPE, HENRIQUE, REGINA Forma e Função ALUNOS: BRUNO H; FELIPE, HENRIQUE, REGINA Nova Biblioteca de Alexandria - Egito Arquiteto: Snøhetta http://farm5.static.flickr.com/4076/4855028613_11ab112466_z.jpg Forma e Função http://www.bibalex.org/attachments_en/gallery/medium/2010021113425423510_babackwall.jpg

Leia mais

Dê um pulo no paraíso. Wai Wai, sua residência de férias no Cumbuco.

Dê um pulo no paraíso. Wai Wai, sua residência de férias no Cumbuco. Dê um pulo no paraíso. Wai Wai, sua residência de férias no Cumbuco. O Wai Wai está localizado em uma das praias mais procuradas e prestigiadas do Ceará, o Cumbuco. Revelando uma das mais belas vistas

Leia mais

Material de Treinamento

Material de Treinamento Material de Treinamento QUEM SOMOS A Via Célere Incorporações Imobiliárias é uma empresa de origem espanhola que possui mais de 25 anos de experiência no mercado de incorporações. Em 2008 o Brasil, em

Leia mais

Eventos Corporativos

Eventos Corporativos Eventos Corporativos 2 A Fundição Progresso é um centro multicultural que abriga em seus espaços diversas atividades e grupos artísticos. A Fundição pode oferecer diferentes atrações paralelas, indo além

Leia mais

Os Silvas do Esquina.

Os Silvas do Esquina. Os Silvas do Esquina. O nome do condomínio Esquina das Silvas surgiu pela localização do empreendimento entre duas ruas: Silva Jatahy e Silva Paulet. A homenagem aos nomes destas ruas se dá pelos personagens

Leia mais

A CASA VIAJA CEARÁ FORTIM E REGIÕES. Período: de 17 a 23 de junho de dias e 6 noites somente parte terrestre

A CASA VIAJA CEARÁ FORTIM E REGIÕES. Período: de 17 a 23 de junho de dias e 6 noites somente parte terrestre A CASA museu do objeto brasileiro convida você a participar de mais uma surpreendente viagem pelas belezas do Brasil, para conhecer o artesanato brasileiro e os artesãos em seus locais de trabalho. A CASA

Leia mais

Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa

Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa Os melhores passeios em Salvador Escrito por: Soraia Barbosa O Nordeste brasileiro possui diversas opções para quem está atrás de um passeio em um local bonito com praias e visual rústico. Um desses lugares

Leia mais

CHEGOU A HORA DE VOCÊ MONTAR O SEU NEGÓCIO DO JEITO QUE SEMPRE IMAGINOU

CHEGOU A HORA DE VOCÊ MONTAR O SEU NEGÓCIO DO JEITO QUE SEMPRE IMAGINOU CHEGOU A HORA DE VOCÊ MONTAR O SEU NEGÓCIO DO JEITO QUE SEMPRE IMAGINOU UM ENDEREÇO CENTRAL ÚNICO E DIFERENCIADO LOCALIZADO EM UMA DAS PRINCIPAIS VIAS DE CAXIAS DO SUL LOCALIZADO NA ESQUINA DAS RUAS VINTE

Leia mais

Rua Antônio Augusto, 52 - Praia de Iracema Fortaleza/CE

Rua Antônio Augusto, 52 - Praia de Iracema Fortaleza/CE CADERNO DE VENDAS Rua Antônio Augusto, 52 - Praia de Iracema Fortaleza/CE A poucos metros da praia de Iracema e da Beira Mar, dois dos principais pontos turísticos da cidade e onde se concentra a maior

Leia mais

Panorama das Ações. Abril 2017

Panorama das Ações. Abril 2017 PAC Cidades Históricas Panorama das Ações Abril 2017 São Luís-MA O PAC Cidades Históricas como Programa de Governo Investimento total de R$ 1,6 bi em 424 Ações contempladas Abrange 44 cidades de 20 estados

Leia mais

É ESTAR EM CONSTANTE CONTATO COM A NATUREZA.

É ESTAR EM CONSTANTE CONTATO COM A NATUREZA. SERENIDADE É ESTAR EM CONSTANTE CONTATO COM A NATUREZA. UM DOS BAIRROS MAIS ARBORIZADOS DE SÃO PAULO À 500 METROS DO PARQUE VILLA LOBOS.* *FONTE: GOOGLE MAPS PARQUE VILA LOBOS I FOTO: RÔMULO FIALDINI É

Leia mais

O Bairro: Conheça um pouco sobre as facilidades do posicionamento estratégico do empreendimento.

O Bairro: Conheça um pouco sobre as facilidades do posicionamento estratégico do empreendimento. Introdução: O Complexo Silvio Romero foi um dos primeiros empreendimentos de uso misto desenvolvidos no Brasil e teve sua construção finalizada em 1997. O empreendimento, que está localizado num dos pontos

Leia mais

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES Introdução à Arquitetura CONCEITO "Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente

Leia mais

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA.

AULA - 3. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. ATELIÊ DE PROJETOS II Código da Disciplina CCE0041 PROJETOS DE REFERÊNCIA. AULA - 3 e-mail: prof.clelia.fic@gmail.com http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Prêmio Architizer (2014) ATELIÊ DE PROJETOS -

Leia mais

GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR

GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR GEOMETRIA ESPACIAL PROF. VALDIR AGUIAR Sólidos geométricos PARA COMEÇAR... No mundo de hoje, as inúmeras obras de engenharia, arquitetura, artes plásticas etc. mostram a imensa quantidade de formas que

Leia mais

Albergue da Juventude Cidade Baixa Passeio Arena Cidade Baixa Clarissa Correa de Oliveira IMPLANTAÇÃO MAQUETE FÍSICA

Albergue da Juventude Cidade Baixa Passeio Arena Cidade Baixa Clarissa Correa de Oliveira IMPLANTAÇÃO MAQUETE FÍSICA Um novo conceito em Hospitalidade Urbana Albergue da Juventude Cidade Baixa Passeio Arena Cidade Baixa Clarissa Correa de Oliveira O presente trabalho propõe um ideal albergue da juventude para a cidade

Leia mais

Ícones do Ecletismo ao Art Déco

Ícones do Ecletismo ao Art Déco Ícones do Ecletismo ao Art Déco Resumo Através da disciplina Análise da Forma, foi analisado qual o intuito da utilização de ícones na Arquitetura e quais as mensagens estéticas que eles transmitem. Tomando

Leia mais

Praça Alvorada Shopping Center. Como Alvorada queria, como você sonhava. Imagem ilustrativa

Praça Alvorada Shopping Center. Como Alvorada queria, como você sonhava. Imagem ilustrativa Praça Alvorada Shopping Center. Como Alvorada queria, como você sonhava. Imagem ilustrativa Alvorada, uma cidade com grande potencial de consumo no sul do país. Imagem ilustrativa Alvorada, localizada

Leia mais

Kaline Abrantes Guedes

Kaline Abrantes Guedes 1 Espaço Cultural José Lins do Rego(1982) Sérgio Bernardes(1919-2002) Kaline Abrantes Guedes 2 por que citar o Espaço Cultural como um exemplar representativo da arquitetura moderna paraibana? Por que

Leia mais

ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS. Loteamento Ecológico a 500 metros da praia

ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS. Loteamento Ecológico a 500 metros da praia ECOVILA CAMINHO DE ABROLHOS Loteamento Ecológico a 500 metros da praia Localização Cidade de Nova Viçosa NOVA VIÇOSA 38.000 hab. Localização do Empreendimento Vista Aérea Cidade de Nova Viçosa/Localização

Leia mais

um empreendimento com a alma de

um empreendimento com a alma de um empreendimento com a alma de Repleto de bossa, beleza, luz e refinamento. O endereço mais charmoso do Rio. Rua Aníbal de Mendonça Lagoa Rodrigo de Freitas 2 min Rua Redentor Rua Garcia d Ávila Av. Epitácio

Leia mais

TEATRO. Programa de Relacionamento com a vizinhança e alunos da Universidade Anhembi Morumbi; Espaço projetado com Acessibilidade; Elevador para PNE;

TEATRO. Programa de Relacionamento com a vizinhança e alunos da Universidade Anhembi Morumbi; Espaço projetado com Acessibilidade; Elevador para PNE; TEATRO GAMARO O TEATRO Localizado na Mooca, surge em 16/04/2009 um novo espaço cultural, totalmente equipado e projetado para ser um Teatro e para receber todos os tipos de espetáculos, de musicais a prosa.

Leia mais

HÁ LUGARES QUE FORAM FEITOS PARA SEREM TOCADOS PELO SOL. AGUARDAM-NO COM UM SORRISO, RECEBEM-NO NAS PAREDES E, DIA APÓS DIA, FAZEM-NO CHEGAR À ALMA

HÁ LUGARES QUE FORAM FEITOS PARA SEREM TOCADOS PELO SOL. AGUARDAM-NO COM UM SORRISO, RECEBEM-NO NAS PAREDES E, DIA APÓS DIA, FAZEM-NO CHEGAR À ALMA HÁ LUGARES QUE FORAM FEITOS PARA SEREM TOCADOS PELO SOL. AGUARDAM-NO COM UM SORRISO, RECEBEM-NO NAS PAREDES E, DIA APÓS DIA, FAZEM-NO CHEGAR À ALMA DAS GENTES. É ASSIM QUE VIVE LISBOA, ENQUANTO CONJUGA

Leia mais

UMA GRANDE OBRA EM EXPOSIÇÃO NO COCÓ.

UMA GRANDE OBRA EM EXPOSIÇÃO NO COCÓ. A INSPIRAÇÃO As linhas, os contornos, os tons, a vista. O encanto de uma das regiões mais bonitas de Fortaleza, o bairro Cocó, serviu de inspiração para a concepção do Moma Condominium. Um empreendimento

Leia mais

UM CUBO FLEXÍVEL QUE OFERECE DIVERSÃO CULTURA E ARTE. E AINDA REALIZA PESQUISAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS.

UM CUBO FLEXÍVEL QUE OFERECE DIVERSÃO CULTURA E ARTE. E AINDA REALIZA PESQUISAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS. Rua ao cubo UM CUBO FLEXÍVEL QUE OFERECE DIVERSÃO CULTURA E ARTE. E AINDA REALIZA PESQUISAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS. JOGOS INSTRUMENTOS MUSICAIS LIVROS EXPOSIÇÕES OFICINAS SHOWS ATIVIDADES FÍSICAS PROJEÇÕES

Leia mais

ANOS. CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº

ANOS. CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº 37 ANOS CURITIBA Alto da XV REGISTRO DE INCORPORAÇÃO 3º SERVIÇO DE REGISTRO DE IMÓVEIS DE CURITIBA MATRÍCULA Nº 49.959 HISTÓRIA DE SOLIDEZ E COMPROMISSO 37 ANOS SOLIDEZ 37 anos de experiência e milhares

Leia mais

CRECI: 238 J.

CRECI: 238 J. CRECI: 238 J www.motamachado.com.br Incorporadora Responsável: MOTA MACHADO & OREGON SPE XXX CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 13.258.920/0001-56, sediada à Avenida Dom Luís,

Leia mais

A MELHOR OPORTUNIDADE PARA VIVER BEM EM CAXIAS

A MELHOR OPORTUNIDADE PARA VIVER BEM EM CAXIAS Av. Automóvel Clube, 635 - Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias 3193-1234 3193-5678 www.villabellaresidences.com.br /bfxconstrutora Memorial de Incorporação prenotado sob o número 30500 em 21/10/2013,

Leia mais

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão

Francisco Beltrão FRANCISCO BELTRÃO O QUE FAZER. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Prefeitura de Francisco Beltrão Francisco Beltrão Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 FRANCISCO BELTRÃO O charmoso município foi criado em 1951. Fundado por descendentes de italianos e alemães, além de migrantes gaúchos e catarinenses.

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

Arapongas ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens

Arapongas ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS. Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019. Foto: Banco de Imagens Arapongas Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Banco de Imagens ARAPONGAS, A CIDADE DOS PÁSSAROS Ela é a única cidade do país onde todas as ruas têm nome de pássaros, inclusive o nome do município.

Leia mais

Localização: Rua Antônio Augusto, 52 Praia de Iracema Fortaleza/CE

Localização: Rua Antônio Augusto, 52 Praia de Iracema Fortaleza/CE Localização: Rua Antônio Augusto, 52 Praia de Iracema Fortaleza/CE Infraestrutura completa de rede bancária, comércio e serviços, onde se concentra a maior parte da rede hoteleira da capital cearense,

Leia mais

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av.

Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. central de vendas rottaely. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo. Av. Futuro complexo imobiliário AV. érico veríssimo Clube Cet hipermercado Av. Ipiranga Av. José de alencar Hospital mãe de deus central de vendas rottaely Um Bairro que tem tudo. inclusive a RottaEly. parque

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA

SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA SEGUNDO FIM DE SEMANA DO VAC 2015 OFERECE AGENDA DIVERSIFICADA Enviado por PESSOA COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO 13-Jan-2015 PQN - O Portal da Comunicação PESSOA COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO - 13/01/2015

Leia mais

Viva o lazer com estilo único

Viva o lazer com estilo único Viva o lazer com estilo único UM BAIRRO ÚNICO EM TRANQUILIDADE E CONVENIÊNCIA. RUA SALDANHA MARINHO, 359 No Menino Deus, você vive o melhor de um bairro que tem tudo de bom: o jeito tranquilo de cidade

Leia mais

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos > Objetivo: valorizar a diversidade cultural brasileira > Diversas linguagens artísticas gratuitas:

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

Medellín. Uol - SP 08/02/ :29. Da Redação. Divulgação

Medellín. Uol - SP 08/02/ :29. Da Redação. Divulgação Uol - SP 08/02/2015-00:29 Medellín Da Redação Localizada em meio ao Vale do Aburrá, Medellín é a segunda cidade mais populosa da Colômbia com pouco menos de três milhões de habitantes. Fica atrás somente

Leia mais

Está nascendo o Praça das Dunas Shopping Center, a nova opção em compras e lazer da região. Traga sua marca para este grande empreendimento.

Está nascendo o Praça das Dunas Shopping Center, a nova opção em compras e lazer da região. Traga sua marca para este grande empreendimento. Está nascendo o Praça das Dunas Shopping Center, a nova opção em compras e lazer da região. Traga sua marca para este grande empreendimento. Comercialização: 55 (11) 3759.7222 www.pracadasdunasshopping.com.br

Leia mais

HOTÉIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

HOTÉIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ HOTÉIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ MERCURE CAMBORIÚ INTERNACIONAL Informações: O hotel Mercure Camboriú fica no centro da cidade, frente à Praia Central e à Praça Almirante Tamandaré. A região tem várias opções

Leia mais

Viver com tudo Blue é mais do que viver com qualidade. de vida. Viver com tudo Blue é um estado de espírito.

Viver com tudo Blue é mais do que viver com qualidade. de vida. Viver com tudo Blue é um estado de espírito. Viver com tudo Blue é mais do que viver com qualidade de vida. Viver com tudo Blue é um estado de espírito. Porque o azul tem um simbolismo muito presente na vida. Uma cor forte, que é a mesma da Terra,

Leia mais

1/9 O CONCEITO O TEMA O LOCAL FLUXOS DOS ÔNIBUS- ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO ESTAÇÃO RODOVIÁRIA E CENTRO TURÍSTICO CULTURAL DE NOVA PETRÓPOLIS - RS

1/9 O CONCEITO O TEMA O LOCAL FLUXOS DOS ÔNIBUS- ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO ESTAÇÃO RODOVIÁRIA E CENTRO TURÍSTICO CULTURAL DE NOVA PETRÓPOLIS - RS A CIDADE_NOVA PETRÓPOLIS REGIÃO CENTRAL BAIRRO CENTRO O LOCAL O TEMA O CONCEITO Desde 2014, o proprietário do edifício e concessionário da Estação Rodoviária alegava ter prejuízos e demostrava interesse

Leia mais

Sua Referência de equilíbrio.

Sua Referência de equilíbrio. Sua Referência de equilíbrio. Um espaço voltado para O seu bem-estar: lazer em perfeita harmonia com praticidade e conforto, além do verde e ar puro de uma das raras regiões que oferecem sossego e fácil

Leia mais

1. Descrição da Cidade

1. Descrição da Cidade 1. Descrição da Cidade 2. Top Atrações da Cidade 2.1 - Atração Feira Central 2.2 - Atração Museu José Antônio Pereira 2.3 - Atração Shopping Campo Grande 2.4 - Atração Igreja Santo Antônio 2.5 - Atração

Leia mais

C AT Á L O G O

C AT Á L O G O m á r m o r e s i n t é t i c o C AT Á L O G O 2 0 1 1 S u a m a i o r g a r a n t i a Pias, Tanques, Lavatórios, Cantoneiras, Cubas 2 anos de garantia contra defeitos de fabricação CORES m á r m o r e

Leia mais

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Processo Seletivo UEG 2018/1 Sistema de Avaliação Seriado SAS/UEG 2015/3 Processo Seletivo Especial 2018 Domingo, 29 de outubro de 2017. RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Published on UBB - Desde Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado)

Published on UBB - Desde Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado) Published on UBB - Desde 1984 - Conquistando benefícios para o funcionalismo (http://ubbonline.org.br/unificado) Início > Embu das Artes - SP Embu das Artes: onde todas as formas de arte se encontram Embu

Leia mais

HORÁRIO º Período - Turma: 06011A

HORÁRIO º Período - Turma: 06011A HORÁRIO 2016.1 MANHÃ 1º Período - Turma: 06011A Geometria Gráfica Geometria Gráfica Geometria Gráfica Desenho Artístico História das Artes Desenho Artístico História das Artes Desenho Artístico História

Leia mais

Projetos Salas de Múltiplo uso. MSc. Keliane Castro

Projetos Salas de Múltiplo uso. MSc. Keliane Castro Projetos Salas de Múltiplo uso MSc. Keliane Castro Há dois critérios básicos a serem atendidos pelo projeto acústico: o isolamento e o condicionamento interno do ambiente. O primeiro, em síntese, bloqueia

Leia mais

Habilidade Específica

Habilidade Específica PROCESSO SELETIVO 2019 Edital 28/2018 - NC Prova: 26/11/2018 INSCRIÇÃO TURMA NOME DO CANDIDATO ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: CÓDIGO ORDEM INSTRUÇÕES Habilidade Específica

Leia mais

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores

USUÁRIO TIPO ATRAÇÃO PERMANÊNCIA NECESSIDADE Estudantes e Pedestres Consumidores 4 PROGRAMA 4.1 Quadro de Caracterização do Usuário de Campinas Para definir quais os principais usos para a intervenção na área buscou-se entender as principais necessidades de seus moradores e usuários.

Leia mais

Bem-vindo a um novo marco da modernidade.

Bem-vindo a um novo marco da modernidade. Bem-vindo a um novo marco da modernidade. Com arquitetura inovadora e inspirada no design de vanguarda, o Executive Lake já se destaca por suas belas formas exteriores. E se por fora ele já surpreende,

Leia mais

Acesso. Partido geral 51

Acesso. Partido geral 51 5.7 IMPLANTAÇÃO Caminhos criados à partir das curvas dos rios, fazendo as conexões entre os blocos, e locais para caminhadas. Aproveitando os desníveis para sua criação Anexo à fábrica de embutidos será

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

A R Q U I T E T U R A

A R Q U I T E T U R A 20 L U M E c a s e À esquerda réplica de uma roupa de Frida. Acima a visão geral do Hall de entrada. Bar e Restaurante Frida Da Redação Fotos: Marcelo Marona Iluminação realça cores fortes e formas da

Leia mais

5. Área de intervenção 5.1 POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DA ÁREA O município encontra-se em crescimento e desenvolvimento constante. A implantação do projeto neste local dá mais força para o desenvolvimento

Leia mais

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID.

APRESENTAÇÃO REGISTRO DE ARQUITETURA MODERNA EDIFÍCIO SEDE DO IPASE APRESENTAÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA METODOLOGIA OBJETO DE ESTUDO CONSID. O trabalho apresentado a seguir visa o cumprimento de um exercício de pesquisa proposto pela disciplina optativa Arquitetura em João Pessoa (Tópico IV), que faz parte do currículo do curso de Arquitetura

Leia mais

Vista panorâmica da varanda: *Projeção da vista de um apartamento no 10º andar da coluna 8, torre A.

Vista panorâmica da varanda: *Projeção da vista de um apartamento no 10º andar da coluna 8, torre A. Vista panorâmica da varanda: *Projeção da vista de um apartamento no 10º andar da coluna 8, torre A. A cidade. O mar. A felicidade. Talassa é uma palavra grega que remete ao mar. Um nome forte, marcante

Leia mais

As linhas VEKA, reconhecidas. maior proteção acústica e térmica para casas e edifícios, renovando o conforto e a qualidade de vida.

As linhas VEKA, reconhecidas. maior proteção acústica e térmica para casas e edifícios, renovando o conforto e a qualidade de vida. veka veka brasil brasil conceito conceito veka veka brasil brasil VEKA, pioneira e líder mundial em produção de sistemas de perfis em PVC para portas, janelas e persianas, desenvolve produtos sustentáveis

Leia mais

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos.

Qualidade de vida. Sustentabilidade. Tecnologia. Trabalhando a favor do bem-estar. Conforto acústico é saúde para todos. Tecnologia Trabalhando a favor do bem-estar. Qualidade de vida Conforto acústico é saúde para todos. Sustentabilidade Respeito à vida, ao ser humano e ao planeta. Palestra Acústica Arquitetônica OFFICE

Leia mais

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA CIRCULAÇÃO E ACESSOS

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA CIRCULAÇÃO E ACESSOS FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO IDENTIFICAR COMO SE DÁ A OCUPAÇÃO DA PARCELA DO LOTE, A DISPOSIÇÃO DO(S) (S) AO LOTE; COMO SE ORGANIZA O AGENCIAMENTO, UMA LEITURA DA RUA PARA O LOTE S CORPO PRINCIPAL DA EDIFICAÇÃO

Leia mais

PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO

PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO PIRENÓPOLIS COM ALMOÇO SAÍDA DE PIRENÓPOLIS: às 15h30 às 17h30 Pirenópolis é uma cidade histórica, que está localizada na região do Ouro, a 120 km de Goiânia. Carinhosamente apelidada de Piri, é um lugar

Leia mais

PREPARE-SE PARA ATRAIR BONS NEGÓCIOS.

PREPARE-SE PARA ATRAIR BONS NEGÓCIOS. Mais que um empreendimento comercial privilegiado, Metropolitan Offices & Shopping é um importante diferencial competitivo que agrega funcionalidade e praticidade ao seu negócio. Um investimento, em um

Leia mais

Olá Corretor, Você faz parte da maior força de vendas do mercado imobiliário brasileiro.

Olá Corretor, Você faz parte da maior força de vendas do mercado imobiliário brasileiro. Olá Corretor, Você faz parte da maior força de vendas do mercado imobiliário brasileiro. É importante você conhecer a construtora que você representa. Nossos números comprovam a nossa vocação em realizar

Leia mais

Informações Adicionais. Empreendimento. Apartamentos. Área de lazer. Apresentação Localização LINHA PREMIUM

Informações Adicionais. Empreendimento. Apartamentos. Área de lazer. Apresentação Localização LINHA PREMIUM LINHA PREMIUM Apresentação Localização Empreendimento Área de lazer Apartamentos Informações Adicionais A linha Inbrasul Premium é envolta em uma atmosfera de refinamento e sofisticação. Os empreendimentos

Leia mais

ITAPEMA SANTA CATARINA

ITAPEMA SANTA CATARINA Apresenta: Fachada noturna ITAPEMA SANTA CATARINA BRASIL Prepare-se para contemplar as surpresas do Atlantic Paradise Towers. Vista panorâmica PERFEITO PARA VIVER MOMENTOS INESQUECÍVEIS. O Atlantic Paradise

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL ESPAÇO VIVACIDADE ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO Autora: Cristiane Lavall O que é Trata-se de um complexo de arte, cultura e educação, denominado Espaço VivAcidade, no município de Arroio do Meio. O objetivo

Leia mais

Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero. Portfolio MALI. Rua Catequese, 77 Butantã SP

Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero. Portfolio MALI. Rua Catequese, 77 Butantã SP Anna Juni Enk te Winkel Gustavo Delonero Portfolio MAI Rua Catequese, 77 Butantã SP 05502 020 contato@vao.arq.br MAI Nova ala de arte contemporânea ocal ima - Peru Ano de Projeto 2016 Área 7.246 m 2 Pinturas

Leia mais

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE

DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE Não há negócios a fazer em um planeta morto David Brower Oh! design design desígnio design desígnio desejo design desígnio desejo projeto design desígnio desejo projeto projétil

Leia mais

Matemática IV. / Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social

Matemática IV.   /  Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social 2209.01.2211 DECIMETRO CUBICO PLAST.TRAN. C/TAMPA 2209.01.2606 MEDIDAS GRADUADAS P/LIQUIDOS C/5 LER Bocas largas, para fácil utilização. Conjunto de 5 unidades. Encaixáveis entre si, para facilitar a arrumação.

Leia mais

ANTEPROJETO DO CENTRO CULTURAL PIUM ARTES INTEGRADAS

ANTEPROJETO DO CENTRO CULTURAL PIUM ARTES INTEGRADAS ANTEPROJETO DO CENTRO CULTURAL PIUM ARTES INTEGRADAS Autora: Gabriela Ricarte Orientadora Prof.ª Dr.ª Giovana Paiva Falta de valorização da arte + Violência Perda da vitalidade urbana Áreas públicas (Cultura

Leia mais

EXPERIÊNCIA TRICOLOR

EXPERIÊNCIA TRICOLOR EXPERIÊNCIA TRICOLOR LLeão Experience eão Experience O Fortaleza Esporte Clube como patrimônio esportivo-cultural cearense o maior eão Experience LLeão Experience campeão do estado No dia 18 de outubro

Leia mais

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 São José dos Pinhais Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA Localizada estrategicamente, São José dos Pinhais é cortada por três rodovias, que ligam

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS. Educação Visual - 7ºANO - 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Técnica T7 - Desenhar objetos simples presentes no espaço envolvente, utilizando materiais básicos de desenho técnico

Leia mais

CINEMA: Lazer e Cultura em Paracatu

CINEMA: Lazer e Cultura em Paracatu ARQUITETURA E URBANISMO Trabalho Final de Graduação III 10 º Período CINEMA: Paracatu Orientador: Prof. Msc. Alexsandro de Almeida Pereira Área de concentração: Arquitetura Comercial Golden Cine INTRODUÇÃO:

Leia mais

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ

E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ E S TA R S O C I A L PRAÇA MAJOR JOAQUIM DE QUEIROZ UFRGS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO I LINGUAGENS GRÁFICAS I LUÍSA BERTUOL KOGLER TURMA C 2014/2 A P R E

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa DESIGN, SUSTENTABILIDADE E SOLUÇÕES À MEDIDA COM TETOS ARMSTRONG Localizada em Rezé, a CITÉ DE LA FORMATION SANTÉ- SOCIAL MARION CAHOUR (CIDADE MARION CAHOUR DE FORMAÇÃO NAS ÁREAS SOCIAL E DA SAÚDE) pretende

Leia mais

s h o p p i n g M A N U A L D E M E R C H A N D I S I N G 01

s h o p p i n g M A N U A L D E M E R C H A N D I S I N G 01 M A N U A L D E M E R C H A N D I S I N G 01 I n t r o d u ç ã o Este Manual apresenta as melhores alternativas para expor sua marca para mais de 40 mil pessoas/dia que circulam no Rua da Praia Shopping.

Leia mais

06/05/2015 AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & BIOCLIMATISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

06/05/2015 AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & BIOCLIMATISMO EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20. Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille AULA 8 CONFORTO AMBIENTAL & 015 EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20 BIOCLIMATISMO Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille 1 ATENÇÃO: AJUSTE NA PROGRAMAÇÃO (CONTEÚDO) Data ANTES DEPOIS 06/05 Bioclimatismo

Leia mais

powerd by Natural Déco inside

powerd by Natural Déco inside inside Os jardins verticais VERT inside transformam simples paredes interiores em oásis frescos e verdes. São constituídos por várias plantas estabilizadas VERT inside, folhas, flores e ou musgos. É possível

Leia mais

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS

BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS BELO HORIZONTE ARREDORES DE BELO HORIZONTE DICAS DE PASSEIOS ÓTIMA OPÇÃO INHOTIM, SITUADO EM BRUMADINHO Do Aeroporto de Confins - É só seguir pela Rodovia MG-010 (Linha Verde) com sentido a Belo Horizonte,

Leia mais

APRESENTAM. Tecnologia em Vidros e Alumínios

APRESENTAM. Tecnologia em Vidros e Alumínios APRESENTAM Tecnologia em Vidros e Alumínios ARQUITETURA A Galvão Consolin desenvolve projetos de Arquitetura e Engenharia apoiados na estética contemporânea e em elementos inovadores, que valorizam os

Leia mais

CORREDORES DE NEGÓCIOS. São Luís - MA. CORREDOR 15 : Praia Grande / Centro Histórico

CORREDORES DE NEGÓCIOS. São Luís - MA. CORREDOR 15 : Praia Grande / Centro Histórico CORREDORES DE NEGÓCIOS São Luís - MA CORREDOR 15 : Praia Grande / Centro Histórico 01. APRESENTAÇÃO Este resumo refere-se a atualização de informações do caderno de Corredores de Negócios de São Luís,

Leia mais

MEMORIAL JUSTIFICATIVO NO PROJETO DE ARQUITETURA PROF. ANDRÉA DALL OLIO

MEMORIAL JUSTIFICATIVO NO PROJETO DE ARQUITETURA PROF. ANDRÉA DALL OLIO MEMORIAL JUSTIFICATIVO NO PROJETO DE ARQUITETURA PROF. ANDRÉA DALL OLIO O memorial justificativo é apenas um texto explicativo no qual o arquiteto apresenta o projeto ao cliente, complementando as plantas

Leia mais

1º FESTIVAL DE INVERNO DE ITAJUBÁ

1º FESTIVAL DE INVERNO DE ITAJUBÁ 1º FESTIVAL DE INVERNO DE ITAJUBÁ O 1º Festival de Inverno de Itajubá é um evento regional, que tem como objetivo principal valorizar a cultura e gastronomia da região e que privilegiem a participação

Leia mais

PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO

PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO PORTA SECCIONADA PAINEL DUPLO Constituído por vários painéis duplos de 500 e 600 mm com espessura 40 mm, estes painéis são constituídos pelo lado exterior e interior por chapa de aço pré-pintada com enchimento

Leia mais

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO O QUE É ARTE? O que é arte? Sabemos que a arte se manifesta por uma variedade de linguagens (música, teatro, cinema, arquitetura, escultura, intervenção urbana, performance, pintura etc), mas com frequência

Leia mais

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica

RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Processo Seletivo UEG 2018/2 Domingo, 20 de maio de 2018. RESPOSTA ESPERADA Prova de Habilidade Específica Arquitetura e Urbanismo CADERNO I - Desenho à Mão Livre Prova de Habilidade Específica - Caderno

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

O Thermas Jatahy é um clube de águas termais rodeado pelo verde da mata e o canto dos pássaros do Cerrado. Nele, o clima agradável e ameno de Jataí

O Thermas Jatahy é um clube de águas termais rodeado pelo verde da mata e o canto dos pássaros do Cerrado. Nele, o clima agradável e ameno de Jataí PARAÍSO DE GOIÁS Alguns dizem que o céu de Jataí é mágico em sua profusão de cores. Outros sentem a alma leve em meio ao canto dos pássaros e a beleza das árvores e das flores dos seus bosques. Há os que

Leia mais

Um lugar para viver e descansar.

Um lugar para viver e descansar. FOTO LEONID STRELIAEV, OBTIDA NO LOCAL Um lugar para viver e descansar. O Condomínio Inteligente Quinta do Palácio está localizado nos arredores do Palácio das Hortênsias, em Canela. É uma referência ao

Leia mais

Bem-vindos! Um Novo Coração para a cidade de Zagreb!

Bem-vindos! Um Novo Coração para a cidade de Zagreb! O presente texto é a transcrição do memorial descritivo apresentado na entrega do concurso Competition for the urbanarchitectural concept design for the BADEL SITE redevelopment realizado pela prefeitura

Leia mais

case booking.com Booking.com Nova sede em São Paulo tem projeto moderno e contemporâneo

case booking.com Booking.com Nova sede em São Paulo tem projeto moderno e contemporâneo Booking.com Nova sede em São Paulo tem projeto moderno e contemporâneo [ 66 ] OFFICE STYLE OFFICE STYLE [ 67 ] A Booking.com B.V., parte da Priceline.com (Nasdaq: PCLN), é proprietária e opera a Booking.com,

Leia mais

PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas

PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas PLANTA BAIXA AULA 02 (parte I) Introdução ao Desenho Técnico (continuação) Escalas 1 Escalas escala medida _ no _ desenho medida _ real _ ou _ verdadeira _ grandeza D VG Escala de ampliação Objeto real

Leia mais

Forma e Função. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Rio Grande Tecnologia em Construção de Edifícios

Forma e Função. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Rio Grande Tecnologia em Construção de Edifícios Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Rio Grande Tecnologia em Construção de Edifícios Conforto Ambiental Prof. Christiano Toralles Forma e Função Alunos: Thiago

Leia mais