Estabelecimento de ensino diplom a 1 2 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estabelecimento de ensino diplom a 1 2 3"

Transcrição

1 Cursos previstos no art. 55.º do Estatuto da Carreira Docente que relevam para a aplicação da alínea c) do n.º 1 do art. 14.º do Decreto-ei n.º20/2006, de 31 de Janeiro 1 Cursos de licenciatura, diplomas de estudos superiores especializados e complementos de formação conferentes de grau de licenciatura reconhecidos como habilitação própria para a docência no respectivo grupo disciplinar nos termos do Despacho Normativo n.º 32/84, de 27 de Janeiro e alterações (consultar quadros constantes do ficheiro Guia do Utilizador) disponível neste site. 2 Cursos de complemento de habilitação científica e pedagógica para o respectivo nível de educação ou de ensino ou grupo de docência, organizados nos termos do Decreto-ei n.º 255/98, de 11 de Agosto. (a comprovar, pelo candidato, por certificado da instituição de ensino superior onde o curso foi concluído). 3 Cursos de licenciatura em ensino ou outros que certificam para a docência no respectivo grupo disciplinar em que se encontra provido. (a comprovar, pelo candidato, por certificado da instituição de ensino superior onde o curso foi concluído). 4 Cursos constantes do Despacho n.º 243/ME/96, de 15 de Novembro, e alterações, (versão integral publicada pelo Despacho n.º 5620/2004, de 23 de Março), para os educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, a considerar: Na coluna 1 é indicado o nome oficial do curso. Na coluna 2 é indicado o grau ou diploma, de acordo com o seguinte código: - licenciatura; - diploma de estudos superiores especializados. Na coluna 3 é indicado o nome do estabelecimento de ensino. Curso Grau/ Estabelecimento de ensino diplom a Antropologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de isboa. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de isboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Universidade Fernando Pessoa. Antropologia Social. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Arte, Arqueologia e Restauro. Escola Superior de Tecnologia de Tomar. Arte e Design. COClTE-Cooperativa de Técnicas Avançadas de Gestão e Informática. Artes Decorativas Portuguesas. Escola Superior de Artes Decorativas. Artes Plásticas. Artes Plásticas - Escultura. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa.

2 Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Instituto Superior de Arte e Design da Universidade da Madeira. Artes Plásticas Pintura. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa. Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Instituto Superior de Arte e Design da Universidade da Madeira. Biologia. Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Universidade de Aveiro. Universidade da Madeira. Biologia (Ensino de). Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Universidade da Madeira. Biologia e Geologia (Ensino de). Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Universidade do Algarve. Universidade de Aveiro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Biologia e Geologia (Ensino de), variante de Biologia. Biologia e Geologia (Ensino de), variante de Geologia. Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Canto. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto Cerâmica. Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra Ciências Antropológicas e Etnológicas. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de isboa. Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de isboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ciências da Educação, ramo de Administração e Gestão da Educação. Universidade usófona Ciências da Educação Física e do Desporto. Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul. Ciências do Ambiente. Universidade Moderna (Porto) Ciências do Desporto. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de isboa. Universidade da Beira Interior. Ciências do Desporto. Escola Superior de Educação do Porto. Ciências do Desporto e Educação Física. Universidade de Coimbra Ciências Históricas. Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

3 Ciências Históricas (despacho n.º 94/SEES/86, de 16 de Setembro). Universidade ivre. Ciências Musicais. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Ciências Religiosas. Universidade Católica Portuguesa. Ciências Sociais. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões (Caldas da Rainha) Composição. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Curso Complementar de Formação Científica e Pedagógica, com especialização em íngua Portuguesa, para Educadores de Infância. Universidade de Macau, com reconhecimento averbado pela Direcção-Geral do Ensino Superior, nos termos do despacho n.º 5664/2002, de 20 de Fevereiro, publicado no DR,II série, de 13 de Março de 2002 Curso de Formação Complementar, variante de Educação Física (nº 16.º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Curso de Formação Complementar, variante de Educação Visual (n.º 16º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Curso de Formação Complementar, variante de Matemática e Ciências da Natureza (n.º 16º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Curso de Formação Complementar, variante de Português e Francês (n.º 16º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Curso de Formação Complementar, variante de Português, História e Ciências Sociais (n.º 16º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Curso de Formação Complementar, variante de Português e Inglês (n.º 16º da Portaria n.º 352/86, de 8 de Julho). Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de eiria. Instituto Superior de Ciências Educativas Escola Superior de Educação de Beja Escola Superior de Educação de eiria Instituto Superior de Educação de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de Bragança Escola Superior de Educação de Faro Escola Superior de Educação de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança Escola Superior de Educação de Faro Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett Escola Superior de Educação de Almeida Garrett Escola Superior de Educação de Faro Escola Superior de Educação de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas Dança. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de isboa. Desenvolvimento Ético e Estético. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Desenvolvimento Ético e Estético na Educação de Infância e no Início da Escolaridade. Desenvolvimento Pessoal e Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Escola Superior de Educação João de Deus.

4 Social. Desenvolvimento Pessoal e Social e Educação Cívica. Escola Superior de Educação de Fafe. Design. Escola Superior de Design. Universidade de Aveiro. Design. Escola Superior de Arte e Design. Design de Comunicação. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa. Design de Comunicação (Arte Gráfica). Escola Superior de Belas-Artes do Porto Design e Comunicação. Instituto Superior de ínguas e Administração de Bragança. Design Gráfico e Ilustração. Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra. Design/Projectação Gráfica. Instituto Superior de Arte e Design da Universidade da Madeira. Design Ramo de Design Industrial (Bietápico). Desporto e Educação Física. Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Educação. Educação Ambiental. Educação Artística. Escola Superior de Educação de Bragança Educação Comunitária e Preservação do Património Cultural e Ambiental. Escola Superior de Educação de Portalegre. Educação em Ciências da Natureza. Educação Física. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de isboa. Educação Física. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Torres Novas. Escola Superior de Educação de Viseu. Educação Física (Ensino de). Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Educação Física e Animação Social. Instituto Superior de ínguas e Administração de Bragança. Educação Física e Desporto. Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de isboa. Instituto Superior da Maia. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Universidade da Madeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

5 Educação Física e Desporto. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Educação Física, Saúde e Desporto. Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul. Educação Infantil. Escola Superior de Educação de Bragança. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Didáctica do Meio Físico e da Matemática Elementar. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Educação Ambiental. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Educação para a Comunicação Social. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Educação Pessoal e Social. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Educação Visual. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Expressões Artísticas Integradas. Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de íngua Portuguesa e iteratura Infantil. Educação Musical.. Escola Superior de Educação de Coimbra. Educação Pré-Escolar. Escola Superior de Educação de isboa. Educação Tecnológica (Ensino de). Universidade Aberta. Educação Visual e Tecnológica. Escola Superior de Educação de Fafe. Ensino/Aprendizagem de íngua Estrangeira (Inglês) no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ensino, área de especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social. Ensino, área de especialização em Ensino Precoce de uma íngua Estrangeira. Ensino, área de especialização em Expressão e Educação Físico- Motora. Ensino, área de especialização em Expressão Plástica. Ensino de Francês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Escola Superior de Educação de Setúbal. Universidade de Évora Escola Superior de Educação de Bragança.

6 Ensino de ínguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ensino do Português como 2ª íngua. Ensino para Complemento de Habilitações Docentes (2º Ciclo) variante de Matemática. Ensino para Complemento de Habilitações Docentes (2º Ciclo), variante de Matemática Ciências da Natureza. Ensino para Complemento de Habilitações Docentes (2º Ciclo), variante de Português Francês. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Universidade Aberta. Universidade Aberta. Universidade Aberta. Ensino para Complemento de Habilitações Docentes (2º Ciclo), variante de Português História. Universidade Aberta. Ensino para Complemento de Habilitações Docentes (2º Ciclo), variante de Português Inglês. Universidade Aberta. Ensino Precoce de ínguas Estrangeiras. Ensino Tecnológico, Profissional e Artístico, opção de Artes Plásticas. Ensino Tecnológico, Profissional e Artístico, opção de Informática. Ensino Tecnológico, Profissional e Artístico, opção de Música. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de Santarém. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Politécnico do Porto. Instituto Politécnico do Porto. Escultura. Escola Superior de Belas-Artes de isboa. Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra. Estudos Africanos e Ensino da íngua Portuguesa em África. Escola Superior de Educação de Santarém. Estudos Portugueses. Universidade do Algarve. Universidade Católica Portuguesa. Universidade de Macau (reconhecido pelo despacho conjunto n.º 39 D/ME/97, de 28 de Fevereiro, do Ministro da Educação e do Governador de Macau). Estudos Portugueses (Ensino de). Universidade do Algarve. Estudos Portugueses e Ingleses. Universidade Católica Portuguesa. Estudos Teatrais. Expressão Dramática e Criação Teatral na Educação. Escola Superior de Educação do Porto. Escola Superior de Educação Jean-Piaget de Almada.

7 Expressões Artísticas Integradas na Educação. Filologia Clássica. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Filologia Germânica. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Filologia Românica. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Filosofia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Católica Portuguesa. Filosofia, variante de História das Ideias. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Filosofia e Humanidades. Universidade Católica Portuguesa. Formação Pessoal e Social. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Formação de Professores de Educação Pela Arte. (1) Conservatório Nacional. Geografia. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Geografia (Ensino de). Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Geografia, variante de Estudos Ambientais. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Geografia, variante de Geografia e Planeamento Regional e ocal. Geografia, variante de Ordenamento do Território e Desenvolvimento. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Geografia e Planeamento. Geografia e Planeamento Regional. Geografia e Planeamento Regional, variante de Geografia Física. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Geografia e Planeamento Faculdade de etras da Universidade de isboa.

8 Regional, variante de Geografia Humana. Geologia. Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Geologia (Ensino de). Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. História. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Aberta. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade usíada. História (Ensino de). História, variante de Arqueologia. História, variante de História da Arte. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. História da Arte. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. História e Ciências Sociais (Ensino de). História e Filosofia (Ensino de). Humanidades. Universidade Católica Portuguesa. Informática (Ensino de). Universidade do Algarve. Informática (Ramo Educacional). Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Inglês e Alemão (Ensino de). Universidade de Aveiro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Instrumento, área de Corda Dedilhada. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Instrumento, área de Cordas. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Instrumento, área de Música Antiga. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Instrumento, área de Percussão. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Instrumento, área de Piano. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Instrumento, área de Sopros. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Interculturalismo.

9 Investigação em Educação. Escola Superior de Educação João de Deus. Investigação Educacional. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Investigação Social Aplicada. Universidade Moderna. íngua e Cultura Portuguesa (íngua Estrangeira). íngua Portuguesa e ínguas Estrangeiras Aplicadas, Variante de ínguas Estrangeiras Aplicadas. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Universidade Católica Portuguesa. ínguas Estrangeiras. Escola Superior de Educação de isboa. ínguas e iteraturas Clássicas e Portuguesa. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Alemães. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Espanhóis. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Alemães. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Espanhóis. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Aberta. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões (Caldas da Rainha). Universidade da Madeira. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Aberta. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade da Madeira. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Aberta.

10 ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Ensino de). ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses. ínguas e iteraturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Ensino de). inguística. Matemática. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões (Caldas da Rainha). Universidade da Madeira. Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Aberta. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões (Caldas da Rainha). Universidade da Madeira. Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de isboa. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Universidade do Algarve. Universidade de Aveiro. Universidade Católica Portuguesa. Universidade da Madeira. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Matemática (Ensino de ). Faculdade de Ciências da Universidade de isboa. Universidade de Aveiro. Universidade da Beira Interior. Universidade da Madeira. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Matemática (Ensino para Complemento de Habilitações Docentes, variante de Estudos de). Matemática Ciências da Natureza (Ensino para Complemento de Habilitações Docentes, variante de Estudos de). Matemática e Desenho (Ensino de). Universidade Aberta Universidade Aberta Matemática /Informática. Universidade da Beira Interior. Metodologia do Ensino das Ciências Escola Superior de Educação de Almeida Garrett.

11 Metodologia do Ensino da Matemática. Museologia e Gestão. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de Viseu. Música. Música (Ensino de ). Universidade de Aveiro. Pedagogia Social Instituto Superior de Ciências Educativas. Pintura Escola Superior de Belas-Artes de isboa. Escola Superior de Belas-Artes de Porto. Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra. Português (Ensino de) Português e Alemão (Ensino de) Português e Francês Universidade Católica Portuguesa. Português e Francês (Ensino de). Universidade de Aveiro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Português e Inglês (Ensino de). Universidade de Aveiro. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Português - História. Universidade Aberta. Universidade Católica Portuguesa. Professores de Educação Musical do Ensino Básico. Professores do 2º Ciclo do ensino Básico, variante de Educação Física. Professores do 2º Ciclo do ensino Básico, variante de Educação Musical. Professores do 2º Ciclo do ensino Básico, variante de Educação Visual e Tecnológica. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Coimbra. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de Santarém. Escola Superior de Educação de Viseu. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett. Escola Superior de Educação de Santarém. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Coimbra. Escola Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Santarém. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu.

12 Professores do 2º Ciclo do ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Professores do 2º Ciclo do ensino Básico, variante de Português, História e Ciências Sociais. Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Professores do 2º Ciclo, variante de Educação Física. Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Educação Musical. Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Educação Visual e Tecnológica. Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Português e Francês. Professores do Ensino Básico do 2º Ciclo, variante de Português e Inglês. Professores do Ensino Básico, variante de Educação Física. Professores do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Instituto Superior de Educação e Ciências. Escola Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Escola Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo. Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste. Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Instituto Superior de Ciências Educativas. Instituto Superior de Educação e Ciências. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Coimbra. Escola Superior de Educação da Guarda. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu. Escola Superior de Educação de Bragança Escola Superior de Educação de Coimbra.

13 variante de Educação Musical. Professores do Ensino Básico, variante de Educação Visual. Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza. Professores do Ensino Básico, variante de Português e Francês. Professores do Ensino Básico, variante de Português, História e Ciências Sociais. Professores do Ensino Básico, variante de Português e Inglês. Professores do Ensino Básico, variante de Trabalhos Manuais. Escola Superior de Educação da Guarda. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Coimbra. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Santarém. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu Universidade da Madeira. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Coimbra. Escola Superior de Educação da Guarda. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Beja. Escola Superior de Educação de Bragança. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação da Guarda. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Setúbal. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Escola Superior de Educação de Viseu. Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escola Superior de Educação de Porto. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de

14 Psicologia. Psicologia Aplicada. Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de isboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Instituto Superior da Maia. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Psicologia Organizacional especialização na vertente Educação. Psicologia Social e das Organizações. Instituto Superior de ínguas e Administração. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Psicopedagogia. Psicopedagogia Curativa Universidade Moderna Porto. Serviço Social. Instituto de Educação e Serviço Social de Angola (n.º 3.º da Portaria n.º 1144/90, de 24 de Outubro). Instituto de Educação e Serviço Social de Moçambique (n.º 3.º da Portaria n.º 1144/90, de 24 de Outubro). Instituto Superior de Byssaia Barreto. Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, ou Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Instituto Superior de Serviço Social de isboa. Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Sistemas Europeus de Educação de Infância. Sociologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Universidade da Beira Interior. Universidade Internacional. Sociologia das Organizações. Sociologia e Planeamento. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Teatro e Educação. Escola Superior de Teatro e Cinema de isboa. (1) Despacho n.º 66/SES/83, Publicado no Diário da República, 2ª série, de 7 de Junho de 1983

15 5 Cursos do Despacho n.º 243/ME/96, de 15 de Novembro, e alterações, (versão integral publicada pelo Despacho n.º 5620/2004, de 23 de Março), para os professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, a considerar: 5.1. São considerados, para os efeitos do disposto no artigo 55.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, em todos os grupos disciplinares, dos 2º E 3º Ciclos do ensino básico e ensino secundário, os seguintes cursos: Na coluna 1 é indicado o nome oficial do curso; Na coluna 2 é indicado o grau ou diploma, de acordo com o seguinte código: - licenciatura; - diploma de estudos superiores especializados. Na coluna 3 é indicado o nome do estabelecimento de ensino. Curso Grau/ Estabelecimento de ensino diplom a Antropologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de isboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa Universidade Fernando Pessoa Antropologia Social. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de isboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ciências da Educação, ramo de Administração e Gestão da Educação. Universidade usófona Ciências Sociais. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões. Universidade Autónoma de isboa uís de Camões (Caldas da Rainha). Desenvolvimento Ético e Estético. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Desenvolvimento Pessoal e Social. Desenvolvimento Pessoal e Social e Educação Cívica. Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação de Fafe. Educação. Educação Ambiental. Escola Superior de Educação de Bragança. Ensino, área de especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social. Ensino, área de especialização em Expressão e Educação Físico-

16 Motora. Ensino, área de especialização em Expressão Plástica. Expressão Dramática e Criação Teatral na Educação. Expressões Artísticas Integradas em Educação. Escola Superior de Educação do Porto. Escola Superior de Educação Jean Piaget Filosofia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de isboa. Faculdade de etras da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade de isboa. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Universidade Católica Portuguesa. Filosofia, variante de História das Ideias. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de isboa. Filosofia e Humanidades. Universidade Católica Portuguesa. Formação Pessoal e Social. Escola Superior de Educação de eiria. Escola Superior de Educação de isboa. Escola Superior de Educação de Portalegre. Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Formação de Professores de Educação pela Arte. Interculturalismo. (2) Conservatório Nacional Investigação em Educação. Escola Superior de Educação João de Deus. Investigação Educacional. Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Investigação Social Aplicada. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Pedagogia Social. Instituto Superior de Ciências Educativas. Psicologia. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de isboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Instituto Superior da Maia. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Psicologia Aplicada. Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Psicologia Organizacional especialização na vertente Educação. Psicologia Social e das Organizações. Instituto Superior de ínguas e Administração Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

17 Psicopedagogia Curativa Universidade Moderna - Porto Serviço Social. Instituto de Educação e Serviço Social de Angola (n.º 3.º da Portaria n.º 1144/90, de 24 de Outubro). Instituto de Educação e Serviço Social de Moçambique (n.º 3.º da Portaria n.º 1144/90, de 24 de Outubro). Instituto Superior de Byssaia Barreto. Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, ou Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Instituto Superior de Serviço Social de isboa. Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Sociologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Faculdade de etras da Universidade do Porto. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Instituto Superior de Matemática e Gestão. Universidade da Beira Interior. Universidade Internacional. Sociologia das Organizações. Sociologia e Planeamento. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. (2) Despacho n.º 66/SES/83, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 7 de Junho de São, ainda, considerados para os efeitos do disposto no artigo 55.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, por grupo de docência, os seguintes cursos: Na coluna «Grupo» é indicado o código do grupo de docência. Na coluna «Curso» é indicado o nome oficial do curso. Na coluna «Grau/diploma» é indicado o grau ou diploma, de acordo com o seguinte código: -licenciatura; - diploma de estudos superiores especializados. Na coluna. «Estabelecimento de ensino» é indicada a instituição de ensino superior. Grupo Curso Grau/ diploma Estabelecimento de ensino 01 Arte, Arqueologia e Restauro Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar. Conservação e Restauro, Ramo: Arte usíada (Bietápico) 02 Ensino Precoce de ínguas Estrangeiras Francês. Escola Superior de Tecnologia de Tomar Instituto Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 04 Auditoria Instituto Superior de Contabilidade e Administração de isboa Auditoria a) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

18 Auditoria Contabilística. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto. Comércio Internacional (regime nocturno/ bietápico) Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto Contabilidade Contabilidade e Administração de Empresas Contabilidade e Administração Fiscal Cooperativa de Ensino - Universidade usíada, CR Instituto Superior da Maia Instituto Superior de Contabilidade de Administração do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração de isboa Engenharia Electrotécnica Controlo Industrial. Engenharia Química Gestão de Energia na Industria Química. Gestão de Empresas, Ramo Gestão de Comércio e Serviços (bietápico) Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Gestão de Tomar Marketing e Consumo Escola Superior de Gestão de Santarém 05 Arquitectura e Urbanismo Escola Superior de Gallaecia Arte, Arqueologia e Restauro Instituto Politécnico de Tomar (opção Arte) Artes Decorativas - ramo artes decorativas portuguesas Artes Plásticas: ramo Desenho/Pintura (bietápico) Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Escola Superior Artística do Porto Educação Visual e Tecnológica. Tecnologia e Artes Gráficas, Opção: Comum (bietápico) Escola Superior de Educação do Instituto Superior de Educação de Fafe. Escola Superior de Tecnologia de Tomar 06 Ciências Musicais, ramo de Musicologia. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de isboa. Composição (Bietápico) Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo Instituto Politécnico do Porto Ensino da Música, ramo Teoria e Formação Musical Música, variante de Instrumento (bietápico) Música, variante Direcção Coral (bietápico) 07/08 Design de Comunicação/Arte Gráfica Universidade de Aveiro Escola Superior de Música de isboa Escola Superior de Música de isboa Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto Design, Opção de Interiores e Mobiliário Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos Educação Visual e Escola Superior de Educação do Instituto Superior de Educação

19 Tecnólogica. de Fafe. Engenharia de Máquinas Marítimas Escola Náutica Infante D. Henrique História, variante de Arte. Faculdade de etras da Universidade do Porto. 09 Ciências do Desporto e Educação Física Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Educação Física, Saúde e Desporto. Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul 11 Engenharia Civil. Instituto Politécnico Autónomo Engenharia Civil Direcção, Gestão e Execução de Obras. Engenharia Civil Transportes e Vias de Comunicação. Engenharia de Máquinas Marítimas. Engenharia e Gestão da Produção Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de isboa. Escola Náutica Infante D. Henrique. Universidade Moderna de isboa Engenharia e Gestão Industrial Ramo de Engenharia de Mecânica Térmica. Engenharia Electrotécnica Automação e Electrónica Industrial. Engenharia Mecânica Frio, Climatização e Ventilação Industrial. Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior de Engenharia de isboa Engenharia Mecânica Manutenção. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de isboa. Engenharia Térmica Industrial Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda Metodologia do Ensino da Matemática. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett 12 Design Industrial. Escola Superior de Artes e Design Matosinhos. Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. Engenharia Mecânica Ramo de Moldes e Plásticos (bietápico) Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de eiria 13 Engenharia da Qualidade. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto. Engenharia e Gestão Industrial CEU- Cooperativa de Ensino Universidade usíada

20 Engenharia Electrotécnica. Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu. Engenharia Electrotécnica, ramo: Energia e Instalações de Potência(bietápico) Engenharia Mecânica Frio, Climatização e Ventilação Industrial. Escola Superior de Tecnologia de Tomar Instituto Superior de Engenharia de isboa 14 Arquitectura e Urbanismo. Escola Superior de Gallaecia 15 Engenharia do Ambiente, ramo de engenharia do ambiente Engenharia e Gestão Industrial Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de isboa Universidade usíada Engenharia Química Engenharia do Ambiente e da Qualidade Engenharia Química ramo Indústria (bietápico) Instituto Superior de Engenharia de isboa Instituto Superior de Engenharia de isboa 17 Engenharia Química Industrial, ramo: Ambiente (bietápico) Arte e Comunicação ramo Multimédia (bietápico) Escola Superior de Tecnologia de Tomar Escola Superior Artística do Porto Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Artes Decorativas Portuguesas Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha Artes Plásticas (bietápico) Artes Plásticas: ramo Desenho/Pintura (bietápico) Escola Superior Artística do Porto Design Ramo Tecnologias para a Cerâmica (Bietápico) Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design de Caldas da Rainha Engenharia do Vestuário. Universidade do Minho 18 Contabilidade e Administração Instituto Politécnico de Bragança Contabilidade e Administração Financeira. Contabilidade e Administração Fiscal. Contabilidade e Administração ramo de Contabilidade(bietápico) Contabilidade e Gestão (bietápico) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto Instituto Superior Politécnico de Gaya Contabilidade Empresarial (Bietápico). Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

21 Economia. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Faculdade de Economia da Universidade Nova de isboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de isboa. Universidade dos Açores Ponta Delgada. Universidade do Algarve. Universidade de Aveiro. Universidade da Beira Interior. Universidade usófona de Humanidades e Tecnologias. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Gestão de Empresas, Ramo Gestão Financeira(bietápico) Escola Superior de Gestão de Tomar Planeamento e Controlo de Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu. Gestão. 23 Arte, Arqueologia e Restauro Escola Superior de Tecnologia de Tomar 28 Engenharia e Gestão Industrial, Ramo de Engenharia Electrotécnica. Engenharia Electromecânica especialidade Frigotecnia. Engenharia Electrotécnica Automação e Electrónica Industrial. Engenharia Electrotécnica Comandos e Protecções. Engenharia Electrotécnica Tecnologias de Informação e Telecomunicações. Engenharia Térmica Industrial. 29 Contabilidade e Administração Financeira. Contabilidade e Administração Fiscal. Contabilidade e Gestão (bietápico) Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Instituto de Electromecânica e Energia Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico Porto Escola Superior de Tecnologia de Faro da Universidade do Algarve. Instituto Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de isboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de isboa. Instituto Superior Politécnico de Gaya Controlo de Gestão Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico de Coimbra

22 Economia. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Faculdade de Economia da Universidade Nova de isboa. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de isboa. Universidade dos Açores Ponta Delgada. Universidade do Algarve. Universidade de Aveiro. Universidade da Beira Interior. Universidade usófona de Humanidades e Tecnologias. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. ínguas e Secretariado Ramo de Secretariado de Gestão (Bietápico). Organização e Gestão de Empresas. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de isboa. Planeamento e Controlo de Instituto Superior de Tecnologia de Viseu Gestão 30 Artes Plásticas (Pintura) Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa Design de Comunicação. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa. Design de Equipamento. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de isboa. Design Opção Comunicação Visual Design, ramo da Comunicação. Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos Escola Superior de Artes e Design Matosinhos. 36 Biologia Faculdade de Ciências da Universidade de isboa Engenharia da Mecanização Agrícola. 38 Ciências do Desporto e Educação Física Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Curso Complementar de Educação Física e Desporto. Escola de Educação Física e Desporto do Instituto Politécnico de Macau, reconhecido pelo despacho conjunto de 20 de Abril de 1998 do Ministro da Educação e do Governador de Macau. 39 Educação Física, Saúde e Desporto. Estatística e Gestão da Informação Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Univ. Nova de isboa Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações Informática, ramo: Informática de Gestão/Sistemas Informáticos (bietápico) Informática de Gestão (bietápico) Escola Náutica Infante D. Henrique Instituto Politécnico Autónomo Escola Superior de Gestão de Santarém

23 40 Ensino da Música, ramo Teoria e Formação Musical. Universidade de Aveiro a) Designação do curso, nos termos da Portaria nº 368/88, de 4 de Junho, tendo sido publicado no Anexo II ao Desp. 533/2001, de 4 de Dezembro, com a designação de Auditoria Contabilística,, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, pelo que deve produzir efeitos a partir de 4 de Dezembro de 2001.

3 Cursos de licenciaturas e diplomas de estudos superiores especializados constantes do Despacho n.º 25 156/2002, de 26 de Novembro, a considerar:

3 Cursos de licenciaturas e diplomas de estudos superiores especializados constantes do Despacho n.º 25 156/2002, de 26 de Novembro, a considerar: s previstos no art. 56.º do Estatuto da Carreira Docente que relevam para a aplicação da alínea c) do n.º 1 do art. 14.º do Decreto-Lei n.º35/2003, de 27 de Fevereiro, na redacção dada pelo Decreto-Lei

Leia mais

GUIA DOCÊNCIA PARA A QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS. Janeiro de 2002 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

GUIA DOCÊNCIA PARA A QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS. Janeiro de 2002 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO GUIA Janeiro de 2002 QUAIFICAÇÕES PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA 1º, 2º E 3º CICOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO Direcção-Geral da Administração Educativa QUAIFICAÇÕES PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA

Leia mais

Anexo C. Estabelecimentos de Ensino Superior. Índice

Anexo C. Estabelecimentos de Ensino Superior. Índice Anexo C Estabelecimentos de Ensino Superior Índice Anexo C1 - Estabelecimentos de Ensino Superior: Situação em 1980...c.2 Anexo C2 - Estabelecimentos de Ensino Superior: Situação em 1990...c.4 Anexo C3

Leia mais

552 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 17 24 de Janeiro de 2006 MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

552 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 17 24 de Janeiro de 2006 MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 552 DIÁRIO DA REPÚBICA I SÉRIE-B N. o 17 24 de Janeiro de 2006 MINISTÉRIO DO TRABAHO E DA SOIDARIEDADE SOCIA ANEXO I Modelo do cartão Frente Portaria n. o 87/2006 de 24 de Janeiro A ei n. o 71/98, de 3

Leia mais

9718 Comunicação Social e Cultura 9720 Comunicação, Cultura e Organizações

9718 Comunicação Social e Cultura 9720 Comunicação, Cultura e Organizações Congénere 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 8083 Ciclo Básico de Medicina 8083 Ciclo Básico de Medicina 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada

Leia mais

9718 Comunicação Social e Cultura 9720 Comunicação, Cultura e Organizações

9718 Comunicação Social e Cultura 9720 Comunicação, Cultura e Organizações 0130 0130 0130 0130 0130 0130 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 8083 Ciclo Básico de Medicina 8083 Ciclo Básico de Medicina Universidade dos Açores - Ponta Delgada Universidade dos Açores -

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2014: 1.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2014: 1.ª FASE da Nome da Nome Grau 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 10 134,0 5 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição

Leia mais

CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011

CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011 Colocados CONCURSO NACIONAL DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO CONTINGENTE ESPECIAL PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA OU SENSORIAL: 2007-2011 Etapa 1: colocação dos candidatos às vagas

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados Instituição Grau (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) 3122 9670 Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Tecnologia e GestãoAdministração de Publicidade e Marketing L1 27 18 111,3 9 3102

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 215-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados Instit. Curso Instituição Curso Grau Vagas Iniciais Ministério da Educação e Ciência - Direcção Geral do Ensino Superior

Leia mais

9196 Línguas e Relações Empresariais 9196 Línguas e Relações Empresariais

9196 Línguas e Relações Empresariais 9196 Línguas e Relações Empresariais 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 8083 Ciclo Básico de Medicina 8083 Ciclo Básico de Medicina 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 0130 Universidade

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Resultados Código Instit. Código Curso Instituição Curso Grau Vagas Iniciais Colocados Nota do últ. colocado (cont. geral) (1) (2)

Leia mais

Direção-Geral do Ensino Superior Página 1 de 21

Direção-Geral do Ensino Superior Página 1 de 21 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 8 1 0 9 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição (Preparatórios) PL 14

Leia mais

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2011 SUPLEMENTO N.º 1 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2011 SUPLEMENTO N.º 1 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2011 SUPLEMENTO N.º 1 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES CURSOS CONGÉNERES DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR JULHO DE 2011

Leia mais

Nome da instituição Nome do curso Grau Vagas iniciais de 2013

Nome da instituição Nome do curso Grau Vagas iniciais de 2013 Nome da instituição Nome do Grau na 1.ª fase de pelo 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) Prep. Mestrado Integrado 15 15 155,8 0110 8085 Universidade

Leia mais

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012 SUPLEMENTO N.º 1 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES CURSOS CONGÉNERES DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR JULHO DE 2012

Leia mais

WWW.WEB-EMPREGO.COM. 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: 2010 Código Código Iniciais. (vagas adicionais)

WWW.WEB-EMPREGO.COM. 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: 2010 Código Código Iniciais. (vagas adicionais) (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 15 0 155,8 0 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2010-1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2010-1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Código Código Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Localidade 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO DE 2013 RESULTADOS DA 2.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO DE 2013 RESULTADOS DA 2.ª FASE 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 10 1 1 10 127,3 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição (Preparatórios)

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE Nome da Nome do Grau 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 11 130,8 4 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares instituição/curso objeto de concurso nacional Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares instituição/curso objeto de concurso nacional Código Instit. ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Nome da Instituição Nome do Grau Direção-Geral do Ensino Superior Página 1 de 25 Fase (cont. geral) 0110 8031 Universidade dos Açores

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2016, 2017, 2018 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2016, 2017, 2018 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2016, 2017, 2018 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços de

Leia mais

AVEIRO. vagas colocados Engenharia Geográfica L1 30 7 ALGARVE. Engenharia Geológica L1 20 8 Física L1 22 8 Finanças (regime pós-laboral) L1 20 6 UBI

AVEIRO. vagas colocados Engenharia Geográfica L1 30 7 ALGARVE. Engenharia Geológica L1 20 8 Física L1 22 8 Finanças (regime pós-laboral) L1 20 6 UBI AÇORES Ciências da Engenharia Civil L1 20 1 Património Cultural L1 20 6 Ciências Agrárias L1 10 10 Informática - Redes e Multimédia L1 25 8 Engenharia e Gestão do Ambiente L1 20 0 ALGARVE Engenharia Civil

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE Nome da Nome do Grau 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 11 130,8 4 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição

Leia mais

ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

ENSINO SUPERIOR PARTICULAR ENSINO SUPERIOR PARTICULAR 210 4010 8136 Escola Superior Artística do Porto L - 1º ciclo Animação e Produção Cultural 1.º 6 Sem 180 20 210 4010 9257 Escola Superior Artística do Porto MI Arquitectura 1.º

Leia mais

04 - MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA

04 - MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA 04 - MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA Curso / Habilitação Grau Condições especiais Engenharia Agronómica ramo: Hortofruticultura Da Universidade do Algarve Engenharia Civil Da Universidade Fernando Pessoa

Leia mais

Instituição da R.A. dos Açores Curso Superior. Instituição de Ensino Superior Curso Superior Congénere. 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada

Instituição da R.A. dos Açores Curso Superior. Instituição de Ensino Superior Curso Superior Congénere. 0130 Universidade dos Açores - Ponta Delgada 0201 Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 9219 Psicologia 9219 Psicologia 0203 0203 0203 0204 0204 0204 0300 0300 0300 0300 0300 0300 0300 0300 Universidade do Algarve - Faculdade

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2009-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares estabelecimento/curso objecto de concurso nacional Código Estab.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2009-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares estabelecimento/curso objecto de concurso nacional Código Estab. ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2009-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares estabelecimento/curso objecto de concurso nacional Estab. Curso Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Localidade Vagas 2009

Leia mais

ANET-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ANET-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ANET-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS GRUPO 1 CURSOS REGISTADOS E ANALISADOS PELA ANET, CONSIDERADOS HABILITANTES PARA A REALIZAÇÃO DE TODOS OS ACTOS DA ESPECIALIDADE CURSOS REGISTADOS -GRUPO

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2013, 2014, 2015 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2013, 2014, 2015 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2013, 2014, 2015 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços

Leia mais

Instituição. Número de Conselheiros Nacionais a eleger por Secção Sindical - 1

Instituição. Número de Conselheiros Nacionais a eleger por Secção Sindical - 1 Instituição Lugares no CN Academia Militar Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Laboratório Associado da Universidade

Leia mais

Ensino Superior Universitário e Politécnico (Público; Privado; Militar e Policial; Católica)

Ensino Superior Universitário e Politécnico (Público; Privado; Militar e Policial; Católica) Ensino Superior Universitário e Politécnico (Público; Privado; Militar e Policial; Católica) Ano letivo 2012/2013 Nota informativa: esta listagem está ordenada por nome do curso da outra Intituição de

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010

ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010 ANÁLISE COMPARATIVA DADOS ESTATÍSTICOS EMPREGABILIDADE NOS CICLOS DE ESTUDOS DE ARQUITETURA E DESIGN EM PORTUGAL 2010 EMPREGABILIDADE A informação estatística recolhida neste documento é baseada no relatório

Leia mais

Lisboa Privado Politécnico 4002 Academia Nacional Superior de Orquestra Instrumentista de Orquestra

Lisboa Privado Politécnico 4002 Academia Nacional Superior de Orquestra Instrumentista de Orquestra Distrito Subsistema Tipo de ensino Cód. Estab. Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Lisboa Privado Politécnico 4002 Academia Nacional Superior de Orquestra Direcção de Orquestra Lisboa Privado Politécnico

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE

CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE Nome da Nome do Grau Coloca 0110 8031 Universidade dos Açor - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 11 130,8 4 0110 8085 Universidade dos Açor - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição

Leia mais

ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS CURSOS DE ENGENHARIA REGISTADOS - Bacharelatos e Licenciaturas

ORDEM DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS CURSOS DE ENGENHARIA REGISTADOS - Bacharelatos e Licenciaturas ESCOLA CURSO GRAU ESPECIALIDADE NORMAS REGISTO OBS. ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E G ÁGUEDA Engenharia Electromecânica B Mecânica a) do n.º 2 Universidade de Aveiro Engenharia Electrotécnica B ESP a)

Leia mais

! Lista de cursos referidos no Anexo II da Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho

! Lista de cursos referidos no Anexo II da Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho ista de cursos referidos no Anexo II da Portaria n.º 192-A/2015 de 29 de junho Pontos Curso Estabelecimento de ensino Faculdade/ epartamento Grau/ diploma 35 outoramento em Ciências (Ramo Científico) Universidade

Leia mais

10 - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA

10 - EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 10 - EDUCAÇÃO MORA E REIGIOSA CATÓICA Curso / Habilitação Grau Condições especiais Escalão Diploma egal Ciências Religiosas Pela Universidade Católica Portuguesa ou por universidade católica estrangeira,

Leia mais

Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Vagas Iniciais

Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Vagas Iniciais Nome do Estabelecimento Nome do Grau 0110 1131 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências da Nutrição (Preparatórios) P 12 0 6 0 126,5 6 0110 1603 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo

Leia mais

9020 Ciência Política e Relações Internacionais

9020 Ciência Política e Relações Internacionais 0201 Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais 9219 Psicologia 9219 Psicologia 0203 Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências e Tecnologia 0110 Universidade dos Açores - Angra

Leia mais

Universitário 7500 Academia da Força Aérea História Militar. Universitário 7510 Academia Militar Guerra de Informação

Universitário 7500 Academia da Força Aérea História Militar. Universitário 7510 Academia Militar Guerra de Informação Distrito Subsistema Tipo de ensino Cód. Estab. Nome do Estabelecimento Nome do Curso Grau Lisboa Público Militar e Policial Universitário 7500 Academia da Força Aérea História Militar Lisboa Público Militar

Leia mais

Lista de cursos referidos no anexo II da Portaria

Lista de cursos referidos no anexo II da Portaria ista de cursos referidos no anexo II da Portaria Nº de outoramento em Ciências ocumentais (Ramo Científico) Universidade de Évora outoramento em ocumentação e Informação (ocumentación e Informatión) Universidade

Leia mais

CURSOS QUE CONFEREM HABILITAÇÃO PRÓPRIA PARA A DOCÊNCIA. Grupo de Recrutamento 530 - Educação Tecnológica

CURSOS QUE CONFEREM HABILITAÇÃO PRÓPRIA PARA A DOCÊNCIA. Grupo de Recrutamento 530 - Educação Tecnológica Arquitectura Arquitectura (Curso superior) 1º Arquitectura e Urbanismo Universidade Fernando Pessoa Arte e Comunicação ramo de Audiovisual; ramo Fotográfico; ramo de Multimédia Escola Superior Artística

Leia mais

Portuguese Higher Education Institutions Source: http://www.dges.mctes.pt

Portuguese Higher Education Institutions Source: http://www.dges.mctes.pt Portuguese Higher Education Institutions Source: http://www.dges.mctes.pt October 2011 PUBLIC UNIVERSITIES REGION OF THE NORTH Porto University - Universidade do Porto URL: www.up.pt Trás-os-Montes and

Leia mais

8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 8086 Medicina Veterinária (Preparatórios)

8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 8086 Medicina Veterinária (Preparatórios) 0110 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 158,8 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 130,0 8086 Medicina Veterinária (Preparatórios) 158,8 9022 Ciências

Leia mais

Ensino Superior Particular e Cooperativo - Universidades

Ensino Superior Particular e Cooperativo - Universidades Ensino Superior Particular e Cooperativo - Universidades Universidade Atlântica Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões Universidade Fernando Pessoa Universidade Independente Universidade Internacional

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2015, 2016, 2017 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2015, 2016, 2017 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2015, 2016, 2017 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços

Leia mais

Código Instit. Código Curso Vagas 2015 Vagas 2014

Código Instit. Código Curso Vagas 2015 Vagas 2014 Código Instit. Código Curso Vagas 2015 Vagas 2014 Nota último colocado 1ª Fase 2014 (cont. geral) Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 15 15 134,0 8086

Leia mais

Ensino Superior Público Universitário

Ensino Superior Público Universitário Ensino Superior Público Universitário Universidade da Beira Interior Universidade da Madeira Universidade de Aveiro Universidade de Coimbra Universidade de Évora Universidade de Lisboa Universidade de

Leia mais

Departamento de Comunicação e Arte. Universidade do Porto Faculdade de Letras D http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.formview?

Departamento de Comunicação e Arte. Universidade do Porto Faculdade de Letras D http://sigarra.up.pt/flup/cursos_geral.formview? ista de cursos superiores na área das ciências documentais e biblioteca outoramento em Ciências da Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais http://www.portaldoestudante.uevora.pt/oferta_formativa/31_ciclo/curso/(codig

Leia mais

0202 Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente

0202 Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente 0110 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 8031 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 155,5 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 128,8 8086 Medicina Veterinária (Preparatórios) 154,8 9022 Ciências

Leia mais

3628-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 173 29-7-1998 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 3. o. Portaria n. o 457-A/98

3628-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 173 29-7-1998 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 3. o. Portaria n. o 457-A/98 3628-(2) DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 173 29-7-1998 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Portaria n. o 457-A/98 de 29 de Julho As alterações ao artigo 13. o da Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n. o 46/86,

Leia mais

Estabelecimento Sobras da 1.ª Fase

Estabelecimento Sobras da 1.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 00 90 Ciências Agrárias 00 0 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 00 994 Energias Renováveis 00 9 Engenharia e Gestão do Ambiente 00 9 Guias da Natureza Universidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Psicóloga Áurea Santos

Agrupamento de Escolas Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Psicóloga Áurea Santos Agrupamento de Escolas Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO Psicóloga Áurea Santos Ensino Secundário Ensino Superior Ensino Básico Sistema Educativo e Formativo

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 2.ª Fase

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 2.ª Fase Vagas.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 00 0 Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) 00 0 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 00 0 Medicina Veterinária (Preparatórios) 00 0 Ciências Agrárias

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 3.ª Fase

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direcção-Geral do Ensino Superior. Estabelecimento Vagas 3.ª Fase Vagas.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 00 0 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 00 0 Medicina Veterinária (Preparatórios) 00 0 Ciências Agrárias 00 0 Engenharia e Gestão do Ambiente

Leia mais

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2012 SUPLEMENTO N.º 2 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA CURSOS CONGÉNERES DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR JULHO DE 2012

Leia mais

Acesso ao Ensino Superior 2013/2014

Acesso ao Ensino Superior 2013/2014 Page 1 of 15 CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE 2013: 1.ª FASE - CONTINGENTE GERAL Código da Código do Vagas Nota de candidatura Vagas instituição curso Nome do curso Grau iniciais

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-2ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-2ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Classificações dos últimos colocados Código Instit. Classificações dos últimos s Nome da Instituição Nome do Grau de 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 6 0 1 143,5 5 0110 8086 Universidade dos

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2013

PROVAS DE INGRESSO 2013 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO 2013 PRIVADO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA E COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO- GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2014, 2015, 2016 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2014, 2015, 2016 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO ALTERAÇÕES PARA 2014, 2015, 2016 PÚBLICO PRIVADO COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços

Leia mais

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2015 3.ª FASE

EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO 2015 3.ª FASE EDITAL CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO.ª FASE. Nos termos do n.º do artigo.º do regulamento do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula

Leia mais

Todas as vagas das universidades e politécnicos

Todas as vagas das universidades e politécnicos 28 ENSINO SUPERIOR Todas as vagas das universidades e politécnicos Listas. Este ano há lugar para 53 410 novos alunos, através do concurso nacional. Veja a lista com todas as vagas por estabelecimento

Leia mais

SAÍDAS PROFISSIONAIS

SAÍDAS PROFISSIONAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS Telf: 234 340 220 * Fax: 234 343 272 * info@aesbernardo.pt * www.aesbernardo.pt Página 1 de 6 CURSO CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS ÁREA DAS CIÊNCIAS ÁREA DA ANIMAÇÃO ÁREA DA SAÚDE AREA DO

Leia mais

Estabelecimento Sobras da 3.ª Fase. Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 0110 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 16 3 10 9

Estabelecimento Sobras da 3.ª Fase. Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 0110 8085 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 16 3 10 9 Sobras da.ª Fase Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 00 0 Ciências Agrárias 00 0 Ciências da Nutrição (Preparatórios) 00 Energias Renováveis 00 0 Engenharia e Gestão do Ambiente 0 00 Guias da Natureza

Leia mais

ANET - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS

ANET - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS ANET - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ENGENHEIROS TÉCNICOS GRUPO 2 CURSOS DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA REGISTADOS MAS AINDA NÃO ANALISADOS PELA ANET COLÉGIO DE ENGENHARIA CIVIL. Universidade Católica Portuguesa

Leia mais

PRIVADO ENSINO SUPERIOR. Ocupação dos Cursos de Formação Inicial

PRIVADO ENSINO SUPERIOR. Ocupação dos Cursos de Formação Inicial ENSINO SUPERIOR PRIVADO Ocupação dos Cursos de Formação Inicial Ensino Superior Privado Ocupação dos Cursos de Formação Novembro Inicial 2011 DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direcção de Serviços de Suporte

Leia mais

Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação

Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Cursos Cientifico- Humanisticos do Ensino Secundario Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde 2012-2013 Natureza dos Cursos Cientifico-humanísticos Cursos vocacionados

Leia mais

Número de. Gabinete de Planeamento e Políticas. Inspecção-Geral da Agricultura e Pescas. 11 851 Tecnologia de protecção do ambiente

Número de. Gabinete de Planeamento e Políticas. Inspecção-Geral da Agricultura e Pescas. 11 851 Tecnologia de protecção do ambiente MADRP Entida Promotora Autorida Gestão do Programa Desenvolvimento Rural do Continente Autorida Gestão do PROMAR Autorida Florestal Nacional Direcção-Geral Veterinária Direcção Regional das Florestas Lisboa

Leia mais

REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS. Versão definitiva de10 de Abril de 2003

REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS CURSOS TECNOLÓGICOS. Versão definitiva de10 de Abril de 2003 REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO MATRIZES CURSOS CIENTÍFICO HUMANÍSTICOS E CURSOS TECNOLÓGICOS Versão definitiva de0 de Abril de 003 CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS Componentes de Formação 0º º º Geral Português

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais. Cursos Vocacionais

ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Profissionais. Cursos Vocacionais ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico Humanísticos Cursos do Ensino Artístico Especializado Cursos Profissionais Cursos com Planos Próprios Cursos Vocacionais Cursos de Aprendizagem (IEFP) Ensino Superior

Leia mais

Áreas de Atribuição do Título de Especialista

Áreas de Atribuição do Título de Especialista Áreas de Atribuição do Título de Especialista Comunicação Social Gestão Estratégica das Relações Públicas Publicidade Marketing Jornalismo Comunicação Audiovisual e Multimédia Dança Dança, englobando todas

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares instituição/curso objeto de concurso nacional Código Instit.

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015-1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Pares instituição/curso objeto de concurso nacional Código Instit. ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO Nome da Instituição Nome do Grau Fase (cont. geral) 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo Ciências Farmacêuticas (Preparatórios)

Leia mais

PLANOS de ESTUDO. Ensino Diurno ANO LECTIVO 2011/2012. Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580

PLANOS de ESTUDO. Ensino Diurno ANO LECTIVO 2011/2012. Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 PLANOS de ESTUDO Ensino Diurno ANO LECTIVO 2011/2012 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8000-334 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 tomascabreira@mail.telepac.pt www.tomascabreira.net CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

RESULTADOS DA 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO

RESULTADOS DA 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2015 RESULTADOS DA 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO NOTA 1. Encontra se concluída a colocação na primeira fase do 39.º concurso nacional de acesso, tendo sido admitidos,

Leia mais

Áreas de Atribuição do Título de Especialista

Áreas de Atribuição do Título de Especialista Áreas de Atribuição do Título de Especialista Comunicação Social Gestão Estratégica das Relações Públicas Publicidade Marketing Jornalismo Comunicação Audiovisual e Multimédia Dança Dança, englobando todas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO N. o 30 10 de Fevereiro de 2006 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A 1095 ANEXO IV (a que se refere o n. o 7 do anexo II) No quadro das iniciativas destinadas a alcançar tal desiderato, e em paralelo com a revisão

Leia mais

Cursos Científico- humanísticos do Ensino Secundário. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde, 2014

Cursos Científico- humanísticos do Ensino Secundário. Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde, 2014 Cursos Científico- humanísticos do Ensino Secundário Colégio da Rainha Santa Isabel Serviço de Psicologia e Orientação Ana Isabel Athayde, 2014 Alunos colocados na 1ª opção de candidatura ao ensino superior

Leia mais

MAPA DE EXAMES EXAMES MÊS DE SETEMBRO 2012. Manhã 10.00h. Tarde 16.00h DISCIPLINAS

MAPA DE EXAMES EXAMES MÊS DE SETEMBRO 2012. Manhã 10.00h. Tarde 16.00h DISCIPLINAS MAPA DE EXAMES EXAMES MÊS DE SETEMBRO 0 0.00h.00h Atualizado em: DATA DIA PERÍODO COD DISCIPLINAS Nº ALUNOS LOCAL Salas 0/0 ªf 008 0 00 0 0 0 Concepção e Desenvolvimento de Programas de Formação Investigação

Leia mais

GUIA DOCÊNCIA HABILITAÇÕES PARA A. Janeiro de 2002 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO HABILITAÇÕES PARA A 2º E 3º CICLOS

GUIA DOCÊNCIA HABILITAÇÕES PARA A. Janeiro de 2002 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO HABILITAÇÕES PARA A 2º E 3º CICLOS GUIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Direcção-Geral da Administração Educativa Janeiro de 2000 Janeiro de 2002 HABILITAÇÕES PARA A HABILITAÇÕES DOCÊNCIA PARA A 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2014

PROVAS DE INGRESSO 2014 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - GUIAS PROVAS DE INGRESSO 2014 PRIVADO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA E COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direção de Serviços

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. 2011, 2012, 2013 _ Alterações aos Guias n. os 77 e 78 PÚBLICO PRIVADO GUIAS DO ENSINO SUPERIOR

PROVAS DE INGRESSO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. 2011, 2012, 2013 _ Alterações aos Guias n. os 77 e 78 PÚBLICO PRIVADO GUIAS DO ENSINO SUPERIOR ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR PROVAS DE INGRESSO 2011, 2012, 2013 _ Alterações aos Guias n. os 77 e 78 PÚBLICO PRIVADO Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior DIRECÇÃO-GERAL

Leia mais

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2015

EDITAL VAGAS PARA A 2.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 2015 EDITAL VAGAS PARA A.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO 0. Nos termos do artigo.º do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público para a Matrícula e Inscrição no Ano

Leia mais

Cursos Científico-Humanísticos Natureza e Organização

Cursos Científico-Humanísticos Natureza e Organização Cursos Científico-Humanísticos Natureza e Organização O que são? Os cursos cientifico-humanísticos constituem uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário

Leia mais

PROVAS DE INGRESSO 2011

PROVAS DE INGRESSO 2011 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR GUIAS DO ENSINO SUPERIOR PROVAS DE INGRESSO 2011 PRIVADO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior DIRECÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Direcção

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DEFESA

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DEFESA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DEFESA DO CONSUMIDOR OBSERVATÓRIO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Consulta por grandes grupos de acordo com a Portaria n.º 256/2005 de 16 de Março

Consulta por grandes grupos de acordo com a Portaria n.º 256/2005 de 16 de Março Consulta por grandes grupos de acordo com a Portaria n.º 256/2005 de 16 de Março Grandes grupos Areas de estudo Areas de educação e formação A Classificar A Classificar A Classificar Aconselhamento Psicossocial

Leia mais

Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Âmbito

Artigo 1.º Objecto. Artigo 2.º Âmbito O XVII Governo Constitucional assumiu como um dos objectivos prioritários para a área da Educação a melhoria das condições de estabilidade, motivação e de formação do pessoal docente, adequadas a responder

Leia mais

1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: 2009 Código Código

1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: 2009 Código Código (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) 0110 8031 Universidade dos Açores - Angra do Heroísm Ciências Farmacêuticas (Preparatórios PM 15 15 0 155,5 0 0110 8085 Universidade dos Açores - Angra do Heroísm

Leia mais

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos Universitário R.A.Açores Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 7264 - Corte e Tecnologia de Carnes 541 - Indústrias es Universitário R.A.Açores Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 7109 -

Leia mais

CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Científico- Humanísticos. Ensino Superior. Mercado de Trabalho

CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO. Cursos Científico- Humanísticos. Ensino Superior. Mercado de Trabalho CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico- Humanísticos Ensino Superior Cursos Profissionais Mercado de Trabalho CURSOS DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Científico- Humanísticos Exames Nacionais (obrigatórios)

Leia mais

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016

PLANOS de ESTUDO. Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016 PLANOS de ESTUDO Ensino Secundário Diurno Ano Letivo 2015/2016 Rua Doutor Manuel de Arriaga 8004-070 Faro Telefone: 289889570; Fax: 289889580 direcao.agrupamento@agr-tc.pt www.agr-tc.pt CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS

Leia mais

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO 1 QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS Artes (Base Nacional Comum) Biologia (Ensino Médio) Matemática (Base Nacional Comum)

Leia mais

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008

4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 4312-(18) Diário da República, 1.ª série N.º 131 9 de Julho de 2008 pre que necessário, para a realização de entrevista e ou avaliação funcional das suas capacidades. 4 A comissão pode, face à prova documental

Leia mais

Ensino Superior. Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt

Ensino Superior. Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt Ensino Superior Regulamento n.º 319/2013 Regulamento do Programa de Apoio Social a Estudantes através de atividades de tempo Parcial (PASEP) da Universidade

Leia mais

Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico - Música

Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico - Música Áreas para Atribuição de Título de Especialista Comunicação Gestão Estratégica das Relações Públicas Publicidade Marketing Jornalismo Comunicação Audiovisual e Multimédia Dança Dança, englobando todas

Leia mais

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Engenharia Informática

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Engenharia Informática IPBeja - s de Especialização Tecnológica que dão acesso ao de Engenharia Informática Área Barcelos ACIB - Associação Comercial e Industrial de Barcelos Aplicações Informáticas de Gestão AFTEBI - Associação

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/09/2015 de 19/10/2015.

Leia mais

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio)

1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) 1. Gestão de Pessoas I e II (Administração Integrada ao Ensino Médio) Administração Administração (EII) Administração - Habilitação em Administração de Empresas Administração - Habilitação em Administração

Leia mais

Acesso ao curso de Licenciatura em ENGENHARIA DO AMBIENTE (ESTGV/IPV) para titulares de CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA*

Acesso ao curso de Licenciatura em ENGENHARIA DO AMBIENTE (ESTGV/IPV) para titulares de CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA* Acesso ao curso de Licenciatura em ENGENHARIA DO AMBIENTE (ESTGV/IPV) para titulares de CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA* * CETs referenciados pelo Conselho Técnico-Científico da ESTGV para acesso

Leia mais