ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO GOVERNO LERNER 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO GOVERNO LERNER 1"

Transcrição

1 ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO GOVERNO LERNER 1 JANE APARECIDA PARAHYBA 2 RESUMO Este trabalho parte da pesquisa integrada, intitulada Políticas e Programas nas Áreas de Educação e Saúde no Estado do Paraná: Sua Relação com as Orientações do BID e BIRD e sua Contribuição na Difusão das Propostas Liberalizantes em Nível Nacional. Será realizado um estudo bibliográfico sobre a produção teórica existente que trata da Gestão Escolar. Através da sistematização se fará uma análise comparativa entre os resultados obtidos com as entrevistas realizadas nas escolas de Cascavel. As propostas governamentais nacionais e estaduais para a reforma da Educação têm como questão central à descentralização, a gestão da qualidade do sistema e das escolas, o sistema de avaliação, um sistema de ensino eficiente e qualitativo, a prioridade ao ensino básico, a modernização e flexibilização dos currículos e das práticas de ensino, os princípios da qualidade total na gestão das escolas, um sistema público não estatal de ensino básico. Nessa perspectiva, a gestão do sistema educacional passa a ser um dos focos de mudanças empreendidas pelas reformas educacionais em curso. Neste contexto, podemos compreender como as escolas incorporam ou não, na sua prática, essas políticas. Revelando que as propostas desencadeiam a desobrigação do Estado de suas funções, e a gestão escolar vai moldando a educação sob o enfoque empresarial privado a fim de atingir a eficiência, a qualidade e os padrões de excelência preconizado pelos Organismos Internacionais Multilaterais. Palavras-chave: Gestão compartilhada; políticas educacionais; Estado. INTRODUÇÃO 1 Trabalho desenvolvido para programa de iniciação cientifica PIBIC UNIOESTE/Cascavel, sob a orientação da Professora Drª. Francis Mary Guimarães Nogueira. 2 Acadêmica do quarto ano do Curso de Pedagogia do Campus de Cascavel/UNIOESTE. Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (Gpge) e do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (Gpps). janeaparecida@homail.com

2 Este trabalho intitulado Análise comparativa entre a literatura existente sobre gestão escolar e o processo de implantação dessas políticas no governo Lerner se integra e é parte de um projeto de pesquisa iniciado em agosto de 1999 e com conclusão prevista para julho de 2003, intitulado Políticas e Programas nas Áreas de Educação e Saúde no Estado do Paraná: Sua Relação com as Orientações do BID e BIRD e sua Contribuição na Difusão das Propostas Liberalizantes em Nível Nacional. A equipe de pesquisadores 3 é composta por docentes dos departamentos de Enfermagem e Educação da UNIOESTE 4 e por docentes dos departamentos de Educação e de Ciências Sociais da UEL 5. A finalidade deste trabalho é a de contribuir numa análise das políticas de educação no Estado do Paraná, no que diz respeito as propostas de Gestão das escolas estaduais da educação básica, no período do Governo Lerner. Com o objetivo de fazer uma análise comparativa entre a literatura existente sobre gestão e a proposta implementada no Estado do Paraná durante o Governo Lerner, foi necessário um estudo bibliográfico sobre a produção teórica existente que trata da Gestão Escolar. Através da sistematização dos dados coletados em escolas da Rede Estadual de Cascavel, faço uma análise comparativa entre os resultados obtidos com as entrevistas realizadas em escolas indicadas pelo núcleo como de excelência ou com dificuldade de Gerenciamento, observando a forma como o Governo Lerner implementa a proposta de gestão compartilhada nessas escolas. As propostas governamentais nacionais e estaduais para a reforma da Educação têm como questão central à descentralização, a gestão da qualidade do sistema e das escolas, o sistema de avaliação, um sistema de ensino eficiente e qualitativo, a prioridade ao ensino básico, a modernização e flexibilização dos currículos e das práticas de ensino, os princípios da qualidade total na gestão das escolas e um sistema público não estatal de ensino básico (SILVA, 1998). Na perspectiva do Estado Mínimo essas propostas viabilizam em muito a sua desresponsabilização e a gestão do sistema educacional passa a ser um dos 3 Os pesquisadores fazem parte do NEPPS Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Sociais-UNIOESTE. 4 Francis Mary Guimarães Nogueira-Coordenadora do projeto; e demais pesquisadores: Antonio B. de Lima, Edaguimar O. Viriato, Ireni M. Z. Figueiredo, Isaura Mônica Souza Zanardini, Liliam Faria Porto Borges, Luiz F. Reis, Maria Lucia F. Rizzoto, Roberto Antonio Deitos, Solange de F. R. Conterno. 5 Ângela Mª. Hidalgo, Edmilson Lenardão, Eliane C. da S. Czernisz, Iliezi L. F. Silva, Marleide R. da S. Perrude, Isabelle Fiorelle Silva.

3 focos de mudanças empreendidas pelas reformas educacionais em curso. Nas escolas envolvidas na pesquisa procurou-se, através das entrevistas que foram realizadas, identificar as políticas e a proposta de gestão que vem sendo implementadas através do PQE (Projeto Qualidade da Escola Pública do Paraná) e do PROEM (Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio no Paraná) pelo governo do Estado do Paraná. Assim, foi possível compreender em que nível as escolas campo incorporam ou não, na prática do cotidiano escolar, essas políticas e consequentemente as orientações firmadas nos contratos de empréstimos do BIRD e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Neste contexto, se revelam como as propostas de gestão compartilhada desencadeiam a desobrigação do Estado de suas funções, e a gestão escolar vai moldando a educação sob o enfoque empresarial privado a fim de atingir a eficiência, a qualidade e os padrões de excelência preconizado pelos Organismos Internacionais Multilaterais. Exemplo da implementação dessas políticas são o PROEM e o PQE, que prevê em um dos seus programas de ação denominado Desenvolvimento Institucional o programa IV Premiação, isto é, a premiação das escolas públicas que provarem excelência. Como contraponto é possível inferir que as escolas com dificuldade serão punidas de alguma forma, provavelmente financeiramente. Esses projetos foram implantados pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com o Banco Mundial e o BID, sendo que o PQE tem como objetivos a melhoria no rendimento escolar e a qualidade do ensino público visando atingir as redes de ensino municipal e estadual, com meios e insumos mínimos para potencializar as áreas mais representativas da estrutura educacional. (Paraná. PQE. Resumo do projeto. Op. Cit., p. 1). Já o PROEM apresenta como objetivos gerais o aumento da eficiência, eficácia e eqüidade do sistema estadual de educação média (Paraná. Proem. Documento Síntese. Op. cit., p.3). Após os estudos foi possível identificar que a concepção de Gestão Democrática implantada no Paraná vem utilizando-se de uma nova terminologia, a de Gestão Compartilhada que na perspectiva do Governo tem o mesmo significado, ou seja, é uma forma competente e democrática para melhorar a qualidade do ensino público visando superar as dificuldades de direção das instituições de ensino e voltada para a construção da excelência em parceria com a comunidade.

4 Assim, a chamada Gestão Compartilhada, tem como objetivos centrais a conquista da excelência na educação através da modernização das estratégias de organização e a adequação às reformas que vêm sendo feitas no papel do Estado. (LIMA, 2000: 186) Porém, esta nova concepção de Gestão Escolar implementada nas escolas da rede pública enfatiza uma forma de administração gerencial nos moldes empresariais visando diminuir os custos e atingir melhores resultados. Com isso, o que se percebe é um alto índice de competitividade entre as escolas que buscam a qualidade e a modernização. Podese dizer que, os projetos e programas implantados pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná (SEED), sob o Governo de Jaime Lerner, caminham ao encontro da globalização acentuada em nossa sociedade, bem como das políticas neoliberais. As escolas inseridas nesse contexto partem em busca da "Qualidade Total, para em conjunto com a comunidade atingir o objetivo de tornar os estabelecimentos de ensino em centros de eficácia e excelência, já que a comunidade começa assumir as responsabilidades de manter a escola física e financeiramente através das instituições auxiliares da escola IAEs - (Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e Conselho Escolar). Com as IAEs responsabilizando-se pelo financiamento da escola, verifica-se que cada vez mais o Estado se exime de sua função perante a educação pública deixando a cargo da comunidade o que deveria ser sua responsabilidade, desta forma vai criando-se um consenso entre a comunidade escolar que se querem educação de qualidade para seus filhos devem pagar por isso. Segundo NUNES 1999 a diferença entre as escolas que oferecem ensino de boa qualidade e as escolas que enfrentam problemas não está na quantidade de recursos recebidos do estado e sim na participação da comunidade. Para tanto é necessário criar condições para a efetivação dessa participação, nesse prisma a idéia de descentralização como sinônimo de desconcentração e o principio de autonomia (financeira) é primordial para que a implementação da gestão compartilhada se efetive com sucesso.

5 A integração da escola com a comunidade é um aspecto primordial na concepção de Gestão Compartilhada, porém está integração diz respeito ao financiamento da escola por parte da comunidade e não de outro tipo de participação política. Na escola indicada pelo núcleo como aquela que apresenta dificuldades no desenvolvimento dos trabalhos, pôde-se perceber mais o caráter de gestão democrática num processo coletivo de tomada de decisões, o que evidencia que a concepção de gestão vivenciada por essa escola não vai ao encontro das propostas implantadas pela SEED. Nesta escola há muitas dificuldades no que refere-se ao espaço físico e ao aspecto financeiro, notando-se que as verbas são poucas e os membros que nessa escola atuam não possuem autonomia para executar e/ou atender as necessidades que ela apresenta. Nesse sentido, a preocupação com a manutenção do patrimônio é primordial devido aos limitados recursos repassados pelo Estado e segundo informações da diretora a APM assume um montante maior do que o enviado pelo Estado. Geralmente o que torna as desigualdades entre as escolas mais conflitantes é a sua localização, as escolas consideradas de excelência, normalmente situam-se em um bairro central onde o poder aquisitivo das pessoas é maior, sendo assim, podem contribuir mais, já as escolas com dificuldades encontram-se em bairros periféricos, com um grande índice de desemprego, naturalmente estas pessoas podem participar (contribuir) menos (ou nada) com a escola. Se a base para uma escola tornar-se de excelência é a participação (contribuição) da comunidade, logo uma escola onde não há participação (contribuição) não haverá excelência. É perceptível que o programa de premiação leva à competição entre as unidades escolares atribuindo o sucesso ou fracasso ao desempenho individual dos profissionais da educação. Isso significa que só serão ressaltadas as escolas que estão de acordo com o modelo de gestão proposto pela SEED, servindo de referencial para as demais unidades de ensino. Nesse sentido, nota-se o princípio do mérito, o qual enfatiza o individualismo competitivo, o esforço e a divisão hierarquizante e dualizada das sociedades de mercado, entendendo a qualidade no ensino como uma mercadoria a fim de preparar o indivíduo livremente para o mercado de trabalho. Dentro do panorama apresentado, entende-se que a concepção de Gestão Compartilhada é uma maneira de acentuar as desigualdades, a competição individual e a

6 preservação do poder centralizado na medida que compartilhar a gestão, supõe-se alguém como proprietário da gestão que magnanimamente reparte aquilo que é seu (NUNES, 1999:37) e que este Prêmio ao invés de se constituir numa experiência coletiva, que tem por fim a produção de uma educação de qualidade, acentua a competição individual que se faz presente no mercado, uma vez que cada escola se esforça para ser a melhor no mercado educacional ( (LIMA, 2000: 191). Nesse sentido, a educação assume um caráter mercadológico e a Gestão Democrática cede lugar a Gestão Compartilhada, na qual o diretor continua sendo o controlador das questões que envolvem a escola e a APM constitui-se como órgão essencial quanto à manutenção da mesma. O Estado desobriga-se de suas funções e a gestão da escola pública vai moldando a educação sob o enfoque empresarial privado adotando uma concepção elitista de democracia cedendo lugar a racionalidade, a autoridade e ao poder a fim de atingir a eficiência, a qualidade no ensino e os padrões de excelência preconizado pelos Organismos Internacionais Multilaterais. REFERÊNCIAS FALEIROS, Vicente de Paula. O que é Política Social. São Paulo: editora Brasiliense, 5.ª edição, GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da Exclusão. 4.ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, LIMA, Antonio Bosco et al. A gestão democrática educacional na redefinição do papel do Estado. In: NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães (org.). Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE, NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães. Ajuda Externa para a Educação Brasileira Da USAID ao Banco Mundial. Cascavel: EDUNIOESTE, NUNES, Andrea Caldas. Gestão Democrática ou Compartilhada: uma (não) tão simples questão de semântica. In: Caderno Pedagógico n 2, Curitiba, APP: março de PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Projeto Qualidade do ensino público do Paraná. Curitiba, 1994.

7 Programa expansão, melhoria e inovação no ensino médio do Paraná. Curitiba, Caderno de gestão escolar; caminhos para a gestão compartilhada. Curitiba PQE Projeto Qualidade no Ensino Público do Paraná. Qualidade na Escola. Secretaria de Estado da Educação, julho de SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão Escolar Compartilhada: Democracia ou descompromisso. São Paulo: Xamã, 2001.

Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades

Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades Seminário Gestão Democrática da Escola Pública: limites e possibilidades Profa. Isaura Monica Souza Zanardini Unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná GEPPES Grupo de Estudos e Pesquisas em Política

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PDE-ESCOLA NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA E SEUS IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR Gisele de Paula Rodrigues 1 Universidade Estadual de Londrina/PR giseledepaula_2@hotmail.com

Leia mais

AS ORIENTAÇÕES DO BIRD E BID PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO PARANÁ A 2002.

AS ORIENTAÇÕES DO BIRD E BID PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO PARANÁ A 2002. AS ORIENTAÇÕES DO BIRD E BID PARA AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO PARANÁ. 1995 A 2002. FRANCIS MARY GUIMARÃES NOGUEIRA 1, RESUMO: O presente trabalho refere-se a apresentação dos resultados finais

Leia mais

AS PRODUÇÕES DA ANPED SOBRE GESTÃO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2000 A 2013

AS PRODUÇÕES DA ANPED SOBRE GESTÃO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2000 A 2013 AS PRODUÇÕES DA ANPED SOBRE GESTÃO ESCOLAR NO PERÍODO DE 2000 A 2013 HENICK, Angelica Cristina (UNIOESTE) 1 ZANARDINI, Isaura Monica Souza (UNIOESTE) 2 Introdução O presente trabalho tem como objetivo

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE

REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE REESTRUTURAÇÃO EDUCACIONAL, NEOLIBERALISMO E O TRABALHO DOCENTE HIPÓLITO, ALVARO Nas duas últimas décadas surgiram muitos estudos e investigações analisando o trabalho docente numa perspectiva sociológica.

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO FINAL PSPPG

RELATÓRIO TÉCNICO FINAL PSPPG Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Diretória de Programas Temáticos e Setoriais - DPT Coordenação Geral do Programa de Pesquisa em Saúde - CGSAU Programa Sul de Pesquisa e Pós

Leia mais

A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS 90

A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS 90 1 A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO RESULTADO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS 90 Ireni Marilene Zago Figueiredo 1 RESUMO: Este artigo é parte da pesquisa

Leia mais

DA EDUCAÇÃO À ESCOLA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO TAYLORIZAÇÃO DA ESCOLA = TECNICISMO

DA EDUCAÇÃO À ESCOLA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO TAYLORIZAÇÃO DA ESCOLA = TECNICISMO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO HISTORICIZANDO... DA EDUCAÇÃO À ESCOLA EDUCAÇÃO: PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO = PROCESSO DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA DIFERENCIAÇÃO SOCIAL= ESCOLA COMO ESPAÇO DA ELITE = ÓCIO

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA E AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL 1 Isaura Monica Souza Zanardini 2

REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA E AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL 1 Isaura Monica Souza Zanardini 2 REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE GESTÃO COMPARTILHADA E AS ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL 1 Isaura Monica Souza Zanardini 2 A reformulação das diretrizes que dizem respeito à gestão escolar a partir de um processo

Leia mais

LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR FACE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL ( )

LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR FACE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL ( ) LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A GESTÃO ESCOLAR FACE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PARA A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL (2004-2014) ZOIA, Getânia Fátima (UNIOESTE) 1 ZANARDINI, Isaura Monica

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2007 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS Re s e n h a ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS por Sandra Márcia Campos Pereira 1 CRUSOÉ, N. M. de C.; NUNES, C. P; SANTOS, J. J. dos (Org.). Itinerários de Pesquisa:

Leia mais

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO.

NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. NAPNE: UMA FERRAMENTA EM CONSTRUÇÃO PARA POLÍTICAS INCLUSIVAS DE ACESSO A EDUCAÇÃO. 38 ANA CLAUDIA COUTINHO 1 RESUMO Este artigo tem como objetivo reunir dados sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas

Leia mais

Estudande do curso de Licenciatura em Física da UTFPR/Campus Curitiba.

Estudande do curso de Licenciatura em Física da UTFPR/Campus Curitiba. PAULA, Sandra Ramalho de. Representações sociais de políticas públicas para a educação: PROEM Programa de Expansão do Ensino Médio (1996-2002) e o caso do Ensino Médio no Paraná. Curitiba: Mestrado em

Leia mais

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Rutz da Silva, Silvio Luiz 1 & Puglia Zanon, Denise 2 Categoría: Reflexões e experiências de inovação em sala

Leia mais

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues

Bolsista Pibic: Patrícia de Moraes Fontenele Orientadora: Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues Universidade Federal de Goiás Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica Pibic Bolsista Pibic: Patrícia

Leia mais

PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP

PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP 2016-2025 Reunião de trabalho da Comissão e dos Coordenadores dos GTs, 15 Fev 2016 Pauta #1. Acompanhamento das atividades dos GTs; #2. Definição

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR NO PARANÁ DURANTE O GOVERNO JAIME LERNER

A GESTÃO ESCOLAR NO PARANÁ DURANTE O GOVERNO JAIME LERNER A GESTÃO ESCOLAR NO PARANÁ DURANTE O GOVERNO JAIME LERNER RESUMO (1995-2002) Edmilson Lenardão UEL Ângela Maria Hidalgo UEL Alessandra Maria de Almeida Manhães UEL Cláudia Regina Alves dos Santos UEL Este

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO E VIVÊNCIA DA AUTONOMIA COMO MECANISMOS NEOLIBERAIS NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

A DESCENTRALIZAÇÃO E VIVÊNCIA DA AUTONOMIA COMO MECANISMOS NEOLIBERAIS NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DESCENTRALIZAÇÃO E VIVÊNCIA DA AUTONOMIA COMO MECANISMOS NEOLIBERAIS NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Resumo Este artigo é fruto de uma parte da dissertação de mestrado em que se refletiu acerca das

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

Plano Nacional de Extensão Universitária

Plano Nacional de Extensão Universitária Plano Nacional de Extensão Universitária Princípios Básicos Assumir mais veementemente a posição de uma universidade voltada para os interesses e as necessidades da maioria da população requer a retomada

Leia mais

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência

Plataforma da Informação. Fundamentos da Excelência Plataforma da Informação Fundamentos da Excelência Modelo de Excelência em Gestão Fundamentos da Excelência O Modelo de Excelência em Gestão estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução

Leia mais

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PÚBLICO NÃO- ESTATAL 1 Edaguimar Orquizas Viriatto 2

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PÚBLICO NÃO- ESTATAL 1 Edaguimar Orquizas Viriatto 2 ESTATAL 1 Edaguimar Orquizas Viriatto 2 POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO PÚBLICO NÃO- Isaura Mônica Souza Zanardini 3 O projeto de pesquisa que ora apresentamos está sendo desenvolvido por um grupo de

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia

Leia mais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais Isabela Cristina Neias Coronha* (IC) 1 ; Loçandra Borges de Moraes (PQ) 2 1 Acadêmica do

Leia mais

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ).

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ( ). A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2008-2012). Érica Santana (UFPE) i José Batista Neto (UFPE) ii RESUMO Este artigo apresenta uma síntese integrativa de estudos

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa QUAR - QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 28-06- Ministério: Organismo: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Missão:

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011

INICIO: 1º. SEMESTRE Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Curso: ADMINISTRAÇÃO / CONTÁBEIS INICIO: 1º. SEMESTRE - 2011 Disciplina:FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semanal: 4 - Ano: 2011 Turma: 1º. A - Carga Horária

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO COMPARTILHADA NO ESTADO DO PARANÁ

REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO COMPARTILHADA NO ESTADO DO PARANÁ REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO COMPARTILHADA NO ESTADO DO PARANÁ JANE APARECIDA PARAHYBA i LENI TEREZINHA MARCELO PINZAN ii RESUMO - Esse trabalho está vinculado a pesquisa A democratização da gestão educacional

Leia mais

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TOCANTINS NO PERÍODO DE

EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TOCANTINS NO PERÍODO DE EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TOCANTINS NO PERÍODO DE 2000-2010 Allyne Oliveira de Sousa 1 Juciley Silva Evangelista Freire 2 1 Aluna do Curso de Serviço Social Campus de

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016.

EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016. EDITAL PARA SELEÇÃO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE ATER NA AGRICULTURA FAMILIAR E NA REFORMA AGRÁRIA - Edição 2016. A Secretaria Nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Leia mais

Anais ISSN online:

Anais ISSN online: Anais ISSN online:2326-9435 XXIII SEMANA DE PEDAGOGIA-UEM XI Encontro de Pesquisa em Educação II Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEÚDOS DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS

Leia mais

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis

Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina Avaliação Institucional 2013 (Síntese do Relatório Final) 2014

Leia mais

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UM DESAFIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UM DESAFIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA: UM DESAFIO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR Ariadne Schmidt Furtado UFSM/RS Sueli Menezes Pereira UFSM/RS Resumo O presente trabalho decorre da pesquisa

Leia mais

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014 III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub 28 de novembro de 2014 Implementação do Planejamento Estratégico no Inmetro Silvio Ghelman Chefe da Divisão de Gestão Corporativa Dgcor Instituto Nacional

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

!26 DIFERENCIADOR 1 DIVERSIDADES E DESIGUALDADES. Educação como promotora de equidade, reconhecimento das desigualdades

!26 DIFERENCIADOR 1 DIVERSIDADES E DESIGUALDADES. Educação como promotora de equidade, reconhecimento das desigualdades !26 DIFERENCIADOR 1 DIVERSIDADES E DESIGUALDADES Desigualdades educacionais diminuem sensivelmente, mas persistem as de renda, raça/cor, gênero, região, rural/urbano, centro/periferia. Não há uma superação

Leia mais

Os Caminhos e Descaminhos da Gestão Escolar: Um Olhar sobre Gestão Compartilhada na Educação Paranaense ( )

Os Caminhos e Descaminhos da Gestão Escolar: Um Olhar sobre Gestão Compartilhada na Educação Paranaense ( ) 78 Artigo Original Os Caminhos e Descaminhos da Gestão Escolar: Um Olhar sobre Gestão Compartilhada na Educação Paranaense (1995-1998) Armando Daros Jr. Pedagogo. Docente da Faculdade União das Américas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DISCIPLINA: Política de Saúde CARGA HORÁRIA: 30 horas CRÉDITOS: 2 DOCENTE: Profa. Dra. Liberata Campos Coimbra 1. EMENTA A Disciplina faz uma análise histórica das políticas de saúde: determinantes políticos,

Leia mais

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só Apresentação Os novos rumos que as sociedades modernas passaram a tomar a partir do impacto do uso de tecnologias cada vez mais avançadas, têm exigido das instituições educacionais uma revisão de seus

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS para EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA e a CULTURA - UNESCO. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO 46 a. Sessão

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS para EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA e a CULTURA - UNESCO. CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO 46 a. Sessão Distribuição: limitada ED/BIE/CONFINTED 46/6 Genebra, 8 de setembro 2001 Original: francês ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS para EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA e a CULTURA - UNESCO CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB 1 GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB Kilma Wayne Silva de Sousa (PPGEd - UFCG) E-mail: kilmawayne@hotmail.com

Leia mais

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae

Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Sobre a Assemae A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento Assemae é uma organização não governamental criada em 1984, com o objetivo de

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

INTRODUÇÃO. Estadual de Ponta Grossa. 1 Ian Navarro de Oliveira Silva 2 Maria Ligia Cassol Pinto

INTRODUÇÃO. Estadual de Ponta Grossa. 1 Ian Navarro de Oliveira Silva 2 Maria Ligia Cassol Pinto O PROGRAMA CONSTRUINDO A AGENDA 21 ESCOLAR NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE IRATI: CAPACITAÇÃO, CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO ENTRE 2005 E 2009 1 Ian Navarro de Oliveira Silva 2 Maria

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

Programação. Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública

Programação. Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública Horário Dia 5 de julho de 2017 14h30 Solenidade de abertura Auditório Master 15h30 Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública 16 horas Conferência magna Gestão dos serviços públicos: o protagonismo

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

Reitores entregam documento com as diretrizes do consórcio das sete universidades mineiras sul/sudeste ao Ministro da Educação

Reitores entregam documento com as diretrizes do consórcio das sete universidades mineiras sul/sudeste ao Ministro da Educação Caros colegas jornalistas Segue, abaixo, release sobre o evento de entrega do documento que prevê a criação do consórcio entre as sete universidades mineiras ao Ministro da Educação Fernando Haddad. Este

Leia mais

Gerencialismo nas reformas educacionais 1. INTRODUÇÃO

Gerencialismo nas reformas educacionais 1. INTRODUÇÃO Gerencialismo nas reformas educacionais RENATA DELUCIS HILAL NECCHI 1 ; MARIA ELOÍSA DA SILVA 2 ; Álvaro Moreira Hypolito 3 1 Universidade Federal de Pelotas renatadhn@gmail.com 2 Universidade Federal

Leia mais

)0& ),A $"B# &2"# 8 #! 8 CD?%%56 ##" E (# # # #! (7 $FA = # 4!" >#( "B# B : 8?+GCH? 5%%6 #",!#,!! # # ; (7?

)0& ),A $B# &2# 8 #! 8 CD?%%56 ## E (# # # #! (7 $FA = # 4! >#( B# B : 8?+GCH? 5%%6 #,!#,!! # # ; (7? !"#$% &'() **+,+-./ )0 &0)() 1)&()1(1)2 ) 3)( 4*3)5!"#$ %! &# ' "#( #!"!"#)*!"# +,!#-#". " &#"/0 (#&##/1!2"# ( 34!" /0 56! 7 &2"# 8 #! &# #/0 9 &" : ;# :,!#9 &# 3 " &#"/0" ##"# 678""8 9 1"!: 9 7

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de

Leia mais

Prêmio Nacional de Inovação

Prêmio Nacional de Inovação Prêmio Nacional de Inovação 2013 Caderno de Avaliação Categoria EMPRESA: Agentes Locais de Inovação Método: Esta dimensão visa facilitar o entendimento de como estão sendo utilizados sistemas, métodos

Leia mais

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação

Auto-Avaliação Institucional e Estudante de Graduação Auto-Avaliação Institucional - 2007 e 2008 - Estudante de Graduação Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional. 1 - Você conhece a Missão da 2 - Você conhece o Plano de Gestão da A política para

Leia mais

INICIAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO!

INICIAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO! INICIAÇÃO: A CHAVE DO SUCESSO! DIR. VENDAS IND. RENATA BORGES Uma equipe é muito mais do que a soma de suas partes! HÁ 40 % DE GANHOS LIMITADOS (VENDAS) 4%, 6 %, 8 % ou 12 % DE GANHOS ILIMITADOS (CARREIRA)

Leia mais

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE

BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE BRIGHT FUTURES PROGRAMA BILÍNGUE 1 O que é o BRIGHT FUTURES? O Bright Futures é um programa bilíngue que garante a aquisição da competência linguística em inglês no Ensino Infantil e Fundamental 1. Desta

Leia mais

MODELO DE PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA BAIRROS

MODELO DE PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA BAIRROS MODELO DE PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA BAIRROS Ana Paula CUNHA 1 Wilson de Luces Forte MACHADO 2 RESUMO: O objetivo deste estudo é analisar e comparar dois modelos de planejamento (estratégico e participativo)

Leia mais

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Responsabilidade Social Ao assumir conceitos de promoção da saúde e do desenvolvimento social, da difusão do conhecimento científico e tecnológico e, ainda, ser um agente da cidadania, a Fiocruz se caracteriza

Leia mais

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO)

PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA (SUPERVISOR DE ENSINO) DIRETORIA DE ENSINO ESCOLA Equipe Gestora Diretor: Vice-diretor: Professor Coordenador: Data do registro: Informante: Cargo/Função:

Leia mais

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu

MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Empreendedora Curso de Especialização Lato Sensu Introdução à Educação a Distância (EAD); Inovação e Empreendedorismo; Políticas Públicas em Educação; Gestão de Processos; Gestão Estratégica;

Leia mais

Teoria e prática: a qualificação diferenciada que só o ensino dual proporciona! ENSINO DUAL TÉCNICO

Teoria e prática: a qualificação diferenciada que só o ensino dual proporciona! ENSINO DUAL TÉCNICO Teoria e prática: a qualificação diferenciada que só o ensino dual proporciona! ENSINO DUAL TÉCNICO MECATRÔNICA 2016 INOVAÇÃO O constante aumento da globalização, aliado à necessidade de capacitação, demanda

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

CICLOS DE FORMAÇÃO OU APROVAÇÃO AUTOMÁTICA? UMA ANÁLISE SOBRE RELATOS DE PROFESSORES RAPHAELA DEXHEIMER MOKODSI

CICLOS DE FORMAÇÃO OU APROVAÇÃO AUTOMÁTICA? UMA ANÁLISE SOBRE RELATOS DE PROFESSORES RAPHAELA DEXHEIMER MOKODSI CICLOS DE FORMAÇÃO OU APROVAÇÃO AUTOMÁTICA? UMA ANÁLISE SOBRE RELATOS DE PROFESSORES RAPHAELA DEXHEIMER MOKODSI RESUMO: O sistema de ciclos de formação apresenta- se como uma alternativa ao sistema seriado,

Leia mais

REFORMA DO ENSINO: O MOVIMENTO DA REFORMA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

REFORMA DO ENSINO: O MOVIMENTO DA REFORMA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE REFORMA DO ENSINO: O MOVIMENTO DA REFORMA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE Débora Cristina Mascarello 1 Leila Lucia Pavan Moritz Este trabalho tem por objetivo apresentar o movimento que se efetivou

Leia mais

Palavras-chave: Formação de professores; Política da Educação; Gestão da Educação.

Palavras-chave: Formação de professores; Política da Educação; Gestão da Educação. 03281 POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS QUE ATUAM NA COORDENAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL. GOMIDE, Angela Galizzi Vieira.

Leia mais

COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS

COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS COMPARATIVO SOBRE O ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS Eliane Grabowski 1, Ana Paula Weiwanko 2, Ângela Tavares Martins 3, Emanuelli Gimelli 4, Fernando Diego Kaziuk 5, Lucimara de Moraes

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA PROJETO DE GESTÃO 2.015 A 2.018 PLANO DE AÇÕES PRIORITÁRIAS EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO COORDENADORES: Profª Ma Andrea Cristina de Oliveira Alves Profª Ma Maria

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 1 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA:

Leia mais

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL

GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL GESTÃO EDUCACIONAL: PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS DOS GESTORES NA REDE MUNICIPAL Maria de Fátima Pereira Lima Araújo Especialização em Gestão da Educação Municipal Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais

Leia mais

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

CURSO ONLINE ISO E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS CURSO ONLINE ISO 14001 E MAPEAMENTO E PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ISO e ISO 14.001 A Qualidade Total e o SGA Os conceitos de TQM - Total Quality Management, também devem agora convergir para a gestão

Leia mais

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp

Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Vol. 1, N 1 (março de 2007) pp. 80-85 RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DO FORMADOR NO

Leia mais

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4

A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 A LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA Área Temática: Educação Coordenadora da ação: Deusmaura Vieira Leão 1 Autoras: Deusmaura Vieira Leão 2, Carolina Merida 3, Regiane Müller 4 RESUMO: O Projeto de Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: GOIABEIRAS Curso: SERVIÇO SOCIAL Departamento Responsável: SERVIÇO SOCIAL Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa. Dra.

Leia mais

As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES

As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES As duas realidades do Ensino Médio público no interior de São Paulo LUCAS EDUARDO NOGUEIRA GONÇALVES Colaboradores Andressa Campos Pereira, 17 anos, mora em São José dos Campos SP, estudante da E.E. Prof.

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

Formação e perfil dos profissionais que atuam em escolas de tempo integral. Educação em Tempo Integral Profª Angélica Merli Março/2018

Formação e perfil dos profissionais que atuam em escolas de tempo integral. Educação em Tempo Integral Profª Angélica Merli Março/2018 Formação e perfil dos profissionais que atuam em escolas de tempo integral Educação em Tempo Integral Profª Angélica Merli Março/2018 1 2 Objetivos Conhecer as formações e perfis recomendados aos profissionais

Leia mais

O TRABALHO PRÁTICO E DIDÁTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DIANTE DA NOVA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES E LIMITES

O TRABALHO PRÁTICO E DIDÁTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DIANTE DA NOVA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES E LIMITES O TRABALHO PRÁTICO E DIDÁTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DIANTE DA NOVA RACIONALIDADE TÉCNICA: POSSIBILIDADES E LIMITES Resumo: Laurete Maria Ruaro Clarice Linhares As mudanças ocorridas

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TERRITÓRIO NORTE PARANAENSE Adriana Medeiros Farias 1 Priscila Kutisque de Oliveira 2 RESUMO: O presente trabalho é resultado parcial da pesquisa em andamento

Leia mais

A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1

A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1 61 A ESCOLA E A DESIGUALDADE 1 Ana Celuta Fulgêncio Taveira 2 Edna Lemes Martins Pereira 3 Eliézer Marques Faria 4 O autor Juan Casassus é um estudioso da educação e um dos especialistas do Laboratório

Leia mais

ESTUDOS INICIAIS ACERCA DAS REFORMAS POLÍTICAS PARA A AMÉRICA LATINA

ESTUDOS INICIAIS ACERCA DAS REFORMAS POLÍTICAS PARA A AMÉRICA LATINA ESTUDOS INICIAIS ACERCA DAS REFORMAS POLÍTICAS PARA A AMÉRICA LATINA DUARTE, Luiza Franco 1 NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães 2 Introdução Entende-se o homem como construtor da própria história, modificando

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES EDITAL 1. O que é o Edital de Seleção do Prêmio Guardiões das Águas 2017? É um edital criado para promover, identificar e apoiar práticas para a conscientização e redução do consumo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. Código Nome Carga horária UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO/ANO 2008 Programa: Pós-Graduação stricto sensu em Educação/PPGE Área de Concentração: Sociedade,

Leia mais

ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL NO CONTEXTO NEOLIBERAL: EFEITOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR José Euriques de Vasconcelos Neto 1 (PPGEd/ UFCG) Antônio Lisboa Leitão de Souza (PPGEd/UFCG) 1. Introdução A década de 1990

Leia mais

TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE

TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE 16 TÍTULO: GESTÃO DA REGIONALIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO ABC PAULISTA: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS PSICOPOLÍTICOS DOS GRUPOS DE INTERESSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA:

Leia mais

Financiamento, evasão e inadimplência

Financiamento, evasão e inadimplência Financiamento, evasão e inadimplência Discutindo algumas propostas de alternativas para o ensino superior particular brasileiro Leonardo Nunes Ferreira Diretor de Administração São Paulo, 26 de setembro

Leia mais

difusão de idéias PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS

difusão de idéias PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS Angela Maria Martins: através das parcerias entre o poder público e a sociedade, o nível da educação pode

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PMEP-2012 Prof. Dr.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO PMEP-2012 Prof. Dr. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS CURSOS DE FILOSOFIA E ARTES FÓRUM DE DISCUSSÃO DO Prof. Dr. Roberto Carvalho POLÍTICA PÚBLICA: social e econômica Política pública:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE APOIO PEDAGÓGICO DIVISÃO DE PROJETOS, ESTÁGIOS E MONITORIAS COMISSÃO UNIVERSIDADE PARA OS ÍNDIOS INSTITUCIONAL EDITAL Nº 031/2016-PROGRAD ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA

Leia mais

Uma destas importantes parcerias é com o INSTITUTO AOCP.

Uma destas importantes parcerias é com o INSTITUTO AOCP. A Fundação de Apoio à FAFIPA é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da Educação Superior, em cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, cursos de formação e capacitação de

Leia mais

MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS

MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS MATRIZES AVALIATIVAS EDUCACIONAIS Marilusa Rossari1 - RMS Viviane Aparecida da Silva2 - RMS Grupo de Trabalho Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação Básica Agência Financiadora: não contou

Leia mais

INSTRUÇÃO CONJUNTA N 001/2010 SEED/SUED/SUDE

INSTRUÇÃO CONJUNTA N 001/2010 SEED/SUED/SUDE A Superintendente da Educação e o Superintendente de Desenvolvimento Educacional no uso de suas atribuições legais e considerando: a Lei N 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; o Parecer

Leia mais

DEITOS, Roberto Antonio (UNIOESTE) 1. Introdução

DEITOS, Roberto Antonio (UNIOESTE) 1. Introdução ESTADO E POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS MOTIVOS SOCIOECONÔMICOS E POLÍTICOS E AS RAZÕES EDUCACIONAIS E TEÓRICO- IDEOLÓGICAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE DEITOS, Roberto Antonio (UNIOESTE)

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Política Educacional Brasileira: abordagem histórica e contemporânea Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Linha 4 Formação dos Profissionais da Educação,

Leia mais

Texto Referência: Cuidado de enfermagem, ética e inovação

Texto Referência: Cuidado de enfermagem, ética e inovação Texto Referência: Cuidado de enfermagem, ética e inovação Rosemary Silva da Silveira 1 Valéria Lerch Lunardi 2 O mundo moderno possibilitou aos seres humanos um elevado acúmulo de conhecimentos, avanços

Leia mais