ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS. Resolução RDC n. 26/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS. Resolução RDC n. 26/2015"

Transcrição

1 ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS Resolução RDC n. 26/2015

2 Alergia alimentar x informação Como não existe cura, a principal forma de prevenção dos efeitos adversos é evitar o consumo dos alergênicos. Informações adequadas = gerenciamento do risco.

3 Importância do acesso a informação Fonte: Food Standards Australia New Zealand. Consumer Study on Food Allergen Labelling: Follow-on Survey Evaluation Report Series n , 214p.

4 Falta de informação Fonte: Food and Drug Administration. Reportable Food Registry Third Annual Report. September, 2011 September, , 30p.

5 Falta de informação Fonte: Food and Drug Administration. Reportable Food Registry Third Annual Report. September, 2011 September, , 30p.

6 Qualidade da informação Estudos qualitativos apontam (Joshi et al., 2002; Cornelisse- Vermaat et al. 2007; Hu et al, 2007; Barnett et al., 2011): Dificuldades na capacidade de leitura da lista de ingredientes (ex. excesso de informação, termos não familiares, legibilidade inadequada). Baixa efetividade das alegações de advertência (pouco confiáveis e precisas, uso excessivo). Necessidade de informações mais padronizadas, simples e de fácil localização.

7 Qualidade da informação Fonte: Food Standards Australia New Zealand. Consumer Study on Food Allergen Labelling: Follow-on Survey Evaluation Report Series n , 214p.

8 Qualidade da informação Fonte: Pieretti et al. Audit of manufactured products: Use of allergen advisory labels and identification of labeling ambiguities. J Allergy Clin Immunol 2009; 124:

9 Qualidade da informação Fonte: Food Standards Australia New Zealand. Consumer Study on Food Allergen Labelling: Follow-on Survey Evaluation Report Series n , 214p.

10 Contexto regulatório interno Limitações da RDC 259/2002 (rotulagem geral de alimentos): Não existe nenhum dispositivo específico sobre alergênicos. Ingredientes são declarados utilizando terminologias técnicas, científicas, códigos ou termos genéricos sem identificação da sua origem/fonte. Ingredientes compostos regulamentados (até 25% do produto) e coadjuvantes de tecnologia não necessitam ser declarados. Requerimentos de legibilidade insuficientes.

11 Histórico da regulamentação Demandas da sociedade: Ações Civis Públicas para determinar que a ANVISA regulamente a declaração obrigatória de alergênicos e derivados nos rótulos de produtos (cereais contendo glúten, crustáceos, ovos, peixe, amendoim, soja, leite (incluindo lactose), castanhas, mostarda e gergelim). Ações dos consumidores (ex. Campanha Põe no Rótulo que propõe a regulamentação da informação sobre alergênicos de forma clara, completa e legível).

12 Histórico da regulamentação Em 27/3/2014, a Diretoria Colegiada aprovou por unanimidade que a área técnica adotasse as providências necessárias para concluir com urgência uma proposta, a ser submetida à Consulta Pública, para a declaração de alergênicos na rotulagem de alimentos. Em 09/06/2014, foi publicada a Consulta Pública n. 29, de 05 de junho de 2014, tendo o prazo de 60 (sessenta) dias para envio de comentários e sugestões.

13 Histórico da regulamentação Participação Social CP n. 29/ contribuintes: número superior ao total de participantes (1577) das 32 CPs realizadas pela Agência em 2013 por meio do formulário eletrônico contribuições. 96,5% pessoa física (com destaque para o segmento cidadão ); 3% representantes de instituição. 56 respondentes internacionais.

14 Histórico da regulamentação Em 20/04/2015, foi publicado o Aviso da Audiência Pública n. 1, de 17 de abril de 2015, ocorrendo em 06/05/2015. Em 03/07/2015, foi publicada a Resolução RDC n. 26, de 2 de julho de 2015

15 Resolução RDC n. 26/2015 Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Objetivo: Garantir que os consumidores tenham acesso a informações corretas, compreensíveis e visíveis sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares na rotulagem dos alimentos embalados.

16 Âmbito de aplicação Alimentos, incluindo as bebidas, ingredientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial e os destinados aos serviços de alimentação.

17 Lista de alergênicos - Considerações Relevância para a Saúde Pública, dados científicos. Codex Alimentarius e principais referências internacionais. Lei 12849/2013: advertência na embalagem de produtos que contêm látex.

18 Lista de alergênicos trigo, centeio, cevada, aveia / estirpes hibridizadas crustáceos ovos peixes amendoim soja leite de todas as espécies de animais mamíferos amêndoa, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, macadâmias, nozes, pecãs, pistaches, pinoli e castanhas látex

19 Declarações Presença intencional de alimentos alergênicos e seus derivados ALÉRGICOS: CONTÉM (NOME COMUM DO ALIMENTO ALERGÊNICO) ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE (NOME COMUM DO ALIMENTO ALERGÊNICO) ALÉRGICOS: CONTÉM (NOME COMUM DO ALIMENTO ALERGÊNICO) E DERIVADOS.

20 Declarações Possibilidade de contaminação cruzada com alimentos alergênicos ou seus derivados ALÉRGICOS: PODE CONTER (NOME COMUM DO ALIMENTO ALERGÊNICO). A utilização dessa declaração deve ser baseada em um Programa de Controle de Alergênicos

21 Critérios de Legibilidade Localização: imediatamente após ou abaixo da lista de ingredientes Caixa alta Negrito Cor contrastante com o fundo do rótulo Altura mínima de 2 mm e nunca inferior à altura de letra utilizada na lista de ingredientes Embalagens pequenas (área painel principal 100 cm 2 ): altura mínima dos caracteres 1 mm

22 Critérios de Legibilidade A declaração não pode estar em locais encobertos, removíveis pela abertura do lacre ou de difícil visualização, como áreas de selagem e de torção.

23 GUIA SOBRE PROGRAMA DE CONTROLE DE ALERGÊNICOS 2016

24 Base Legal RDC nº 26, de 02 de julho de 2015, que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002, que aprova o regulamento técnico sobre rotulagem de alimentos embalados. Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997, que aprova o regulamento técnico sobre condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimento produtores/industrializadores de alimentos. RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, que dispõe sobre o regulamento técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e a lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

25 Programa de Controle de Alergênicos (PCAL) Deve garantir que o consumidor sensível receba uma informação clara e confiável a respeito das substâncias alergênicas presentes no produto final. Permite a identificação das etapas críticas em que possa haver contaminação cruzada na cadeia produtiva. Auxilia na adoção de medidas de controle voltadas a mitigar o risco de contaminação cruzada. Importante ser documentado (POPs, Check lists), estabelecer pessoas responsáveis e ser monitorado continuamente.

26 Árvore decisória para identificação das etapas críticas para o controle da contaminação cruzada Há alguma medida adotada nessa etapa que minimize o risco de contaminação cruzada do produto? NÃO Há medidas de controle que podem ser implementadas nessa etapa para minimizar o risco de contaminação? SIM NÃO Essa é uma etapa crítica. Essa não é uma etapa crítica.

27 Etapas a serem observadas para o controle de alergênicos CONTROLE DE ALÉRGENOS

28 Prevenção de Contaminação Gerenciamento das matériasprimas Controle no Processo Produtivo Funcionários e outros Colaboradores da Produção Higienização das instalações Mapeamento dos ingredientes; Escolha de Fornecedores; Recebimento das matérias-primas e ingredientes; Armazenamento das matériasprimas e ingredientes. Linha de produção dedicada; Fluxo de Produção; Fluxo de funcionários; Controle de suspensão de partículas; Equipamentos e utensílios. Conscientização; Treinamento de acordo com a função; Uniformes dedicados para alergênicos; Higiene pessoal; Controle de alimentos. Validação; Fluxo de limpeza; Limpeza úmida; Desmontagem de equipamentos; Evitar pistolas de ar ou pressão de água (suspensão de partículas); Documentação.

29 Prevenção de Contaminação Reprocessamento de produtos Embalagem e Rotulagem Armazenamento e transporte Reformulação de produtos/novos Identificação; Separação alergênicos de não alergênicos. Criar fluxo para embalar; Avaliar a embalagem (migração); Identificar produtos semelhantes e com composição diferentes; Embalar e identificar corretamente os produtos; Isolar produtos acabados de matérias primas; Avaliação da presença de alergênicos; Reavaliar / readequar o PCAL. Garantir que a rotulagem seja feita corretamente.

30 Validação do programa de Controle de Alergênicos (PCAL) Importante para avaliar se as medidas de controle são suficientes para garantir a confiabilidade da informação a ser declarada no rótulo do produto. Importante para demonstrar que mesmo com todas as medidas de controle adotadas não é possível evitar ou eliminar as substâncias alergênicas; Ou comprovar que as medidas adotadas são efetivas.

31 Documentação do programa de Controle de Alergênicos (PCAL) Resultado da avaliação da presença de alérgenos nos produtos; Etapas críticas do PCAL e a descrição das medidas de controle (alternativamente pode ser anexada à documentação os Procedimentos Operacionais Padrão); Conteúdo de capacitação dos funcionários e periodicidade; Forma e frequência do monitoramento do Programa; Principais falhas de processo e ações corretivas definidas; Situações que levam à reavaliação do Programa; Resultados da validação do Programa, quando adotada; e Rotulagem dos alimentos que causam alergias alimentares, adotada para cada produto da empresa.

32 Rotulagem = Comunicação com o consumidor Bolo Dona Chica Sabor Nozes Consumir antes de: 07/2015 Lote: L00000 Conservar em local fresco, seco e inodoro. Evite exposição ao sol, calor e umidade. Ingredientes: açúcar, ovo integral pasteurizado, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, calda sabor nozes aromatizada artificialmente, gordura vegetal, nozes, castanha-de-caju, óleo de soja, sal, umectante sorbitol, glicose de milho, fermento químico bicarbonato de sódio, fosfato monobásico de cálcio e pirofosfato dissódico, emulsificante mono e diglicerídeo de ácidos graxos, conservadores propionato de cálcio e sorbato de potássio, estabilizante lecitina de soja. CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE TRIGO, CASTANHA-DE- CAJU, NOZES, OVO E DERIVADOS DE SOJA. PODE CONTER AMÊNDOA, AVELÃ, CASTANHA-DO-PARÁ, MACADÂMIA, PECÃ, PISTACHE, PINOLI E AMENDOIM. Textura macia, massa delicada e sabor irresistível! INDÚSTRIA BRASILEIRA Peso Líquido: 370g ATENDIMENTO O CONSUMIDOR Dias úteis das 08h às 17h Fone: (xx) xxxx-xxxx Fax: (xx) xxxx-xxxx CEP: xxx-xx Site: atendimento@bolodonachic a.com.br Fabricado por Dona Chica ME. End: rua xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx CNPJ: xxxxxxxxxx Aromatizado artificialmente

33 Obrigada! GGALI/ANVISA

Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Regulamentação e informação ao consumidor

Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Regulamentação e informação ao consumidor Rotulagem de Alimentos Alergênicos Regulamentação e informação ao consumidor O que são alergias alimentares Alergias alimentares são reações adversas desencadeadas por uma resposta imunológica específica

Leia mais

SEMINÁRIO ANVISA 2016

SEMINÁRIO ANVISA 2016 SEMINÁRIO ANVISA 2016 Diretor Renato Alencar Porto RDC nº 26/2015 Rotulagem de Alimentos Alergênicos Complexidade e Abrangência da Atuação da Regulação Sanitária A regulação deve conciliar os objetivos

Leia mais

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil III WORKSHOP CETAL Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

III Simpósio de Alimentos Alergias e Intolerâncias Alimentares

III Simpósio de Alimentos Alergias e Intolerâncias Alimentares III Simpósio de Alimentos Alergias e Intolerâncias Alimentares 03 de outubro de 2018 CRQ-IV São Paulo / SP Breve Histórico Regulamentação de rotulagem - Ideal é um regulamentação no Âmbito Mercosul para

Leia mais

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Consulta Pública 29/2014

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Consulta Pública 29/2014 Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos Consulta Pública 29/2014 Histórico - contexto regulatório interno Revisão do regulamento de rotulagem geral no MERCOSUL: Solicitada pelo Brasil em 2009

Leia mais

Especificação Técnica Fecomix 425 Integral Farinha de Milho Inteiro

Especificação Técnica Fecomix 425 Integral Farinha de Milho Inteiro 1.Objetivo Fixar as condições de aceitação o Fecomix 425 Integral e suas principais características físico-químicas, microbiológica, sensoriais, microscópica e macroscópica, granulometria, bem como outras

Leia mais

Especificação Técnica Sabmix Sabugo Moído

Especificação Técnica Sabmix Sabugo Moído 26/10/26 1.Objetivo Fixar as condições de aceitação o Sabmix e suas principais características físico-químicas, microbiológica, sensoriais, microscópica e macroscópica, granulometria, bem como outras propriedades

Leia mais

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G Tablete de chocolate ao leite com castanha de caju Peso Líquido 100g Porção de 25g (3 quadrados) Valor Energético 140kcal = 588kJ 7% Carboidratos 13g 4% Proteínas 1,9g

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS

REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS REVISÃO: ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS AUTORES Paula Régio MARQUES Discente do curso de Engenharia de Alimentos UNILAGO Patricia de Carvalho DAMY-BENEDETTI Docente do curso de Engenharia de Alimentos UNILAGO

Leia mais

UMA QUESTÃO DE DIREITO

UMA QUESTÃO DE DIREITO 03/10/18 ROTULAGEM DE ALERGÊNICOS: UMA QUESTÃO DE DIREITO III Simpósio Alergias e Intolerâncias alimentares Comissão Técnica de Alimentos e Bebidas (CTALI) Conselho Regional de Química IV Região Fernanda

Leia mais

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes TRUFAS BENDITO CACAU 225G Trufa de chocolate amargo recheadas. Aromatizado artificialmente Colorido artificialmente 225G Trufa

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO Página 1 de 5 I - Descrição É o produto obtido a partir do endosperma do fruto do coqueiro (Cocos nucifera), despeliculado, selecionado, triturado, parcialmente desidratado e caramelizado por meio de processos

Leia mais

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Alimentos Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Mestranda: Carla Roana Moraes Monteiro Professor : Dr Germán

Leia mais

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu

O papel das fibras nos alimentos. Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O papel das fibras nos alimentos Mestrando: Joel Pimentel de Abreu O que é fibra alimentar As fibras alimentares são compostos vegetais presentes na dieta, como celulose, hemicelulose, pectinas, gomas,

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. 3º Módulo.

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. 3º Módulo. Curso de rotulagem geral de alimentos embalados 3º Módulo Legislação Resolução RDC nº 259/2002 Anvisa Resolução RDC nº270/2005 Anvisa Portaria nº 372/1997 MAPA Decreto-Lei nº986/69 Instrução Normativa

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos. Nozes Pecan

Ficha Técnica de Produtos. Nozes Pecan Data: 01/03/2018 Ficha Técnica de Produtos Nozes Pecan Modelo: F. T. 01 Edição: 03 Versão: 03/2018 NOME DO PRODUTO Nozes Pecan DESCRIÇÃO DO PRODUTO Nozes provenientes das nogueiras pecan (Caryaillinoensis).

Leia mais

ALIMENTOS GUIA Nº 05/2018 Versão 2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia sobre Programa de Controle de Alergênicos

ALIMENTOS GUIA Nº 05/2018 Versão 2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia sobre Programa de Controle de Alergênicos ALIMENTOS GUIA Nº 05/2018 Versão 2 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Guia sobre Programa de Controle de Alergênicos VIGENTE A PARTIR DE 19/10/2018 2018 Guia sobre Programa de Controle de Alergênicos

Leia mais

Desvendando os Rótulos de Alimentos

Desvendando os Rótulos de Alimentos Circuito de Temas: Desvendando os Rótulos de Alimentos Wanessa Natividade Marinho - Nutricionista Tecnologista em Saúde Pública Coordenadora do Circuito Saudável Mestranda em Educação Profissional em Saúde

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil SIMPOSIO DE NORMATIVA ALIMENTARIA EN AMÉRICA LATIN Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil Suzana Caetano da Silva Lannes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO sbcta-sociedade Brasileira de Ciência e

Leia mais

LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA

LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA LINHA ZERO AÇÚCAR LINHA INTEGRAL LINHA ORGÂNICA BOLINHO BAUNILHA RECHEIO DE BAUNILHA BOLINHO BAUNILHA RECHEIO CHOCOLATE 12 uni. 40g BOLINHO CHOCOLATE RECHEIO BAUNILHA BOLINHO CHOCOLATE RECHEIO CHOCOLATE

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador DALIRIO BEBER I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador DALIRIO BEBER I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Substitutivo da Câmara dos Deputados nº 1, de 2016, ao Projeto de Lei do Senado nº 260, de 2013, que acrescenta art. 19-A ao Decreto-Lei nº

Leia mais

Sobre a RDC 26 de 3 de Julho de 2015

Sobre a RDC 26 de 3 de Julho de 2015 1. Por que a ANVISA decidiu regulamentar a rotulagem de alimentos alergênicos? A legislação foi adotada devido ao movimento Põe no Rótulo, criado por cidadãos brasileiros que enfrentam graves problemas

Leia mais

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo -

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo - Curso de rotulagem geral de alimentos embalados - 4º módulo - Legislação Resolução RDC nº259/2002 Anvisa Resolução RDC nº277/2005 Anvisa Resolução RDC nº340/2002 Anvisa Resolução RDC nº344/2002 Anvisa

Leia mais

GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G

GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G Informação sobre corantes GRANEL TRUFFON CREME CEREJA 30G Trufa de chocolate ao leite com recheio sabor creme de cereja Aromatizado artificialmente Colorido artificialmente Porção de...g (medida caseira)

Leia mais

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Brasília, 15 e 16 de abril de 2014

Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos. Brasília, 15 e 16 de abril de 2014 Regulamentação da Rotulagem de Alimentos Alergênicos Brasília, 15 e 16 de abril de 2014 Tópicos a serem abordados Contextualização do problema: Caracterização e gerenciamento do risco de alergias alimentares;

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS. Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem

I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS. Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem I SIMPO SIO DE ROTULAGEM ALIMENTOS Mesa Redonda Segurança de alimentos e rotulagem APOIO SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS AGREGANDO VALOR DA CADEIA DE ALIMENTOS À CADEIA DE ALIMENTOS AGRADECIMENTOS CRQ IV

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO FRENCH JUNIOR NÚMERO: EPA-03-DEP-010 ESTABELECIDO: 27/04/2012 REVISÃO: 03 10/12/2013 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água,

Leia mais

GOURMET DELICIAS 500G

GOURMET DELICIAS 500G GOURMET DELICIAS 500G Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido Produto 1 Bombons de chocolate ao leite e chocolate branco recheados sortidos Aromatizado artificialmente

Leia mais

Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções

Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções Nossas Delícias por 60 anos distribuindo Emoções Após muitos desejos! Lançamos! Caixa com 12 Displays de 50 unidades de 15g Código da emb. múltipla... 7896969410492 Código do Display... 7896969410485 Código

Leia mais

Rotulagem de alérgenos: uma questão de direito. Maria Cecília Cury Chaddad. Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP

Rotulagem de alérgenos: uma questão de direito. Maria Cecília Cury Chaddad. Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP Rotulagem de alérgenos: uma questão de direito Maria Cecília Cury Chaddad Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP Agenda O que veremos hoje 1. Considerações sobre a alergia alimentar 2. Diagnóstico

Leia mais

BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO

BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO A Atuação da Anvisa Alessandra Bastos Soares Diretora da Anvisa CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS COMPONENTES DO CONTROLE E COMPETÊNCIAS Licenciamento e Inspeção das

Leia mais

Informação sobre ingredientes. que provoquem alergias ou intolerâncias

Informação sobre ingredientes. que provoquem alergias ou intolerâncias Informação sobre ingredientes que provoquem alergias ou intolerâncias O Regulamento (UE) N.º 1169/2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, entrou em vigor

Leia mais

- CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15. ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados,

- CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15. ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados, - CIRCULAR - N. Refª: 03/2015 Data: 25/02/15 ASSUNTO: Lei da Informação Alimentar (Alergénios) Caros Associados, O Regulamento (EU) Nº1169/2011 de 25/10 do Parlamento Europeu aprovou as novas regras de

Leia mais

Controle/Garantia da Qualidade nas matérias primas

Controle/Garantia da Qualidade nas matérias primas Controle/Garantia da Qualidade nas matérias primas Apresentação Mariana Alegre Farmacêutica-bioquímica FCF-USP Especialista em Direito Sanitário FSP-USP MBA em Gestão de Negócios FGV-SP Advogada PUC-SP

Leia mais

ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016

ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016 ALERGÊNICOS Novas regras para rotulagem de alergênicos passam a vigorar no país a partir de 03/07/2016 ATENÇÃO: Durante a fase de transição, você poderá encontrar rótulos ainda sem a frase de alergênicos

Leia mais

Gerenciamento e Validação

Gerenciamento e Validação Gerenciamento e Validação Fundadaem2002 GrupoJBS DivisãodeColágeno Maior produtor de proteína animal do mundo. Mercado B2B 56% Sem traços de nozes Contém Traços de nozes Sem substituto:18% Menor qualidade:9%

Leia mais

CHECK LIST PARA AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS Identificação da empresa: Designação do produto: Marca: Nome fantasia ou complemento de marca: INFORMAÇÕES GERAIS OBRIGATÓRIAS Conforme 1.1

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Iogurte Líquido Magro Cheesecake morango e Vanilla cookies

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Iogurte Líquido Magro Cheesecake morango e Vanilla cookies Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte Liquido magro com (variedade) Variedades: Morango e bolacha Bolacha e sabor a baunilha Marca: Quantidade líquida: 156 ml e (165g) (de acordo

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

FICHA TÉCNICA. PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação, além de 22 vitaminas e minerais.

FICHA TÉCNICA. PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação, além de 22 vitaminas e minerais. FICHA TÉCNICA PROTEIN BAR 46g 18g DE PROTEÍNAS 22 VITAMINAS E MINERAIS MATÉRIAS-PRIMAS COM GARANTIA DE ORIGEM PROTEIN BAR AGE é uma barra prática e saborosa que apresenta 39% de proteínas em sua formulação,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA

REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA LIGIA LINDNER SCHREINER GEARE/GGALI/ANVISA Novo regimento interno da Anvisa RDC n. 61, de 3/2/2016 Diretoria de Autorização e Registro Sanitários - DIARE Diretoria de Controle

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM 1. DESCRIÇÃO UNIDADES DE PRODUÇÃO FF GMA MAC GME BG LP SCS JAB 227391 WAFER MOUSSE CHOCOLATE ADRIA 40X140G 227395 WAFER MOUSSE LIMÃO ADRIA 40X140G 227394 WAFER MOUSSE MORANGO ADRIA 40X140G 227396 WAFER

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Momentos Frutíssimos Iogurte Líquido Meio Gordo com Polpa de Fruta

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Adágio Momentos Frutíssimos Iogurte Líquido Meio Gordo com Polpa de Fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte liquido meio-gordo com polpa de (variedade) Variedades: Morango Morango e Banana Marca: Adágio Quantidade líquida (de acordo com a Portaria

Leia mais

Manual com Perguntas e Respostas sobre LACTOSE

Manual com Perguntas e Respostas sobre LACTOSE Manual com Perguntas e Respostas sobre LACTOSE Resolução RDC nº 135, de 8 de fevereiro de 2017 Resolução RDC nº 136, de 8 de fevereiro de 2017 www.tactafood.school www.alimentusconsultoria.com.br www.srainovadeira.com.br

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO Nº: / 2016 RCB_AFO Processo nº 36559-14.2016.4.01.3400 Classe : 1900 Ação Ordinária / Outras Autor : Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100) Réu

Leia mais

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia

Industria Legal e Segurança Alimentar. DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Industria Legal e Segurança Alimentar DIVISA Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia Vigilância Sanitária Objetivo: prevenção e controle de RISCOS à saúde da população e proteção

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte Líquido Magro com polpa de fruta sem lactose

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte Líquido Magro com polpa de fruta sem lactose Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte líquido magro com "variedade" Variedades: polpa de morango e sem polpa de papaia e sumo de limão, sem Marca: Quantidade líquida: (de acordo

Leia mais

18g de proteínas por barra

18g de proteínas por barra NEW 18g de proteínas por barra PROTEIN BAR AGE OUTSIDE é uma nutrição prática e deliciosa com 39% de Proteínas de Alto Valor Biológico, 22 Vitaminas e Minerais em uma só barra. MAIS VANTAGENS: PROTEIN

Leia mais

APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO COMO REQUISITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM UM SUPERMERCADO, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1

APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO COMO REQUISITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM UM SUPERMERCADO, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 193 APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO COMO REQUISITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM UM SUPERMERCADO, NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA 1 Maria Aparecida Resende Marques 2, Viviane Gomes Lelis 3, Eliene da Silva

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 14, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2000 (Publicada em DOU nº 40-E, de 25 de fevereiro de 2000) (Revogada pela Resolução RDC nº 93, de 31 de outubro de 2000) Dispõe sobre

Leia mais

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO 1. Açúcar Cristal puro e natural sem sujeiras, insetos ou corpos estranhos Saco plástico atóxico de 1kg acondicionados em fardo de 10kg a 2. Arroz Subgrupo parabolizado

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*)

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

Adágio Iogurte Líquido Magro com fruta

Adágio Iogurte Líquido Magro com fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte Liquido magro com fibra (variedade) Contém edulcorantes. Variedades: Morango Laranja e limão Pêssego e sabor a maracujá Marca: Quantidade

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Mimosa Iogurte batido meio gordo com polpa de fruta

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de Especificação. Mimosa Iogurte batido meio gordo com polpa de fruta Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte batido meio gordo com (variedade) Variedades: Polpa de Morango Polpa de Manga Polpa de Banana e Morango Polpa de Pêra Polpa de Banana, sumo

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte líquido magro aromatizado (com açúcar)

Direcção da Qualidade e Ambiente Ficha de especificação. Mimosa Iogurte líquido magro aromatizado (com açúcar) Pág. 1/ 5 1 - DESCRIÇÃO DO PRODUTO Denominação de venda: Iogurte Líquido Magro Aromatizado com sabor a (variedade) Variedades: Pêssego Morango Ananás Banana Frutos tropicais Piña colada Marca: Quantidade

Leia mais

Regulamentação da Lei nº , de 2016

Regulamentação da Lei nº , de 2016 PROPOSTAS DE RESOLUÇÕES-RDC PARA REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.305, DE 4 DE JULHO DE 2016. GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS 20 DE SETEMBRO DE 2016 INFORMAÇÕES GERAIS: Regulamentação da Lei nº 13.305, de 2016

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Nutricionista. Mestre em ciência dos alimentos e especialista em qualidade. Consultora

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de queijo e especiarias, utilizados para preparar e ou agregar sabor ou aroma às saladas.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de queijo e especiarias, utilizados para preparar e ou agregar sabor ou aroma às saladas. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO CAESAR JUNIOR NÚMERO: EPA-03-DEP-005 ESTABELECIDO: 12/08/05 REVISÃO: 12 11/12/13 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 16:39 horas do dia 31 de maio de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Eletrônico 041/2012, referente ao processo 090/2012, o Sr(a). MARIA MARGARETH REZENDE,

Leia mais

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas.

Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. Informe Técnico n. 65, de 23 de fevereiro de 2015. Assunto: Esclarecimentos sobre o uso de enzimas em alimentos e bebidas. I. Introdução. Recentemente, a ANVISA publicou a Resolução de Diretoria Colegiada

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a base de óleo vegetal e suco de limão, com sabor característico de especiarias e queijo.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a base de óleo vegetal e suco de limão, com sabor característico de especiarias e queijo. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO ITALIAN JUNIOR NÚMERO: EPA-02-DEP-003 ESTABELECIDO: 07/05/2012 REVISÃO: 04 28/05/2014 PÁGINA: 1/3 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a

Leia mais

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional

23/04/2014. Legislação Nacional e Internacional Angela Pellegrino Missaglia 9 de abril de 2014 Campinas São Paulo XIII Congresso Brasil Rendering Muitas doenças relacionadas a alimentos que podem ser prevenidas Muitos eventos relacionados à contaminação

Leia mais

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado,

Leia mais

ROTULAGEM NAS PANIFICADORAS. Ivone Maria de Melo Carneiro

ROTULAGEM NAS PANIFICADORAS. Ivone Maria de Melo Carneiro ROTULAGEM NAS PANIFICADORAS Ivone Maria de Melo Carneiro www.regularizacaosanitaria.com.br ????????? Pessoa mais importante na empresa de panificação? Imagens: google.com Objetivo Fazer com que se sinta

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 53, DE 7 DE OUTUBRO DE 2014 Dispõe sobre a lista de enzimas, aditivos alimentares e veículos autorizados em preparações enzimáticas para uso na produção de alimentos

Leia mais

BILU INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA

BILU INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA CATÁLOGO DE PRODUTOS Especificações Técnicas Embalagens MANDIOCA CHIPS S/SAL MANDIOCA CHIPS C/SAL - Mandioca; - Óleo de Palma. ALÉRGICOS: PODE CONTER DERIVADOS DE SOJA E DERIVADOS DE CEVADA (SEM GLÚTEN).

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. Profa. Simone de Carvalho Balian Depto Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal - VPS?

BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. Profa. Simone de Carvalho Balian Depto Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal - VPS? BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS Profa. Simone de Carvalho Balian Depto Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal - VPS? BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE E MANIPULAÇÃO BPHM GOOD MANUFACTURING

Leia mais

MACROTEMA DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS. GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS Gerência de Registro de Alimentos

MACROTEMA DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS. GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS Gerência de Registro de Alimentos MACROTEMA DE ALIMENTOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa ROTULAGEM DE ALIMENTOS ALERGÊNICOS GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS 5ª edição Brasília, 5 de junho de 2017 ELABORAÇÃO Gerência-Geral de

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

MOLHO BARBECUE JUNIOR

MOLHO BARBECUE JUNIOR ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO BARBECUE JUNIOR NÚMERO: EPA-01-DEP-006 ESTABELECIDO: 28/06/06 REVISÃO: 19 28/05/14 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Barbecue é um molho adicionado

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS RENATA CRISTINA CASEMIRO CIENTISTA DOS ALIMENTOS ESALQ/USP MESTRE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ESALQ/USP Piracicaba - SP Outubro de 2016 Objetivos - Proteção a saúde do consumidor

Leia mais

CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS

CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS CONCORRÊNCIA SRP Nº 08/2017 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS Às dez horas e trinta minutos do dia vinte e cinco do mês de abril de dois mil e dezessete, foi aberta no SENAC-DF, Administração

Leia mais

O PAPEL DA ANVISA NA ALIMENTOS NO BRASIL

O PAPEL DA ANVISA NA ALIMENTOS NO BRASIL AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA O PAPEL DA ANVISA NA FISCALIZAÇÃO DA SEGURANÇA A DOS ALIMENTOS NO BRASIL III SEMINÁRIO PRO TESTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR Alimentos: o consumidor está seguro? Gerência

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL Página 1 de 4 1. CONTROLE DE ALTERAÇÃO DATA REVISÃO ALTERAÇÕES RESPONSÁVEL 24/01/18 00 Elaboração da FT Ana Paula Ziemann 2. DEFINIÇÃO DO PRODUTO: O trigo é um cereal da família das gramíneas, do gênero

Leia mais

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará

Aspectos Legais dos Produtos Artesanais no Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESPECIAL DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INCENTIVO A PRODUÇÃO AGÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ ADEPARÁ DIRETORIA TECNICA AGROPECUARAIA

Leia mais

XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE ISSN: AVALIAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE ALERGÊNICOS EM PRODUTOS LÁCTEOS

XII SEMANA ACADÊMICA CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE ISSN: AVALIAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE ALERGÊNICOS EM PRODUTOS LÁCTEOS CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 AVALIAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE ALERGÊNICOS EM PRODUTOS LÁCTEOS Aline Bezerra Moura, Carlos Humberto da Silva Araujo,

Leia mais

Treinamento de GMP ICE CREAM

Treinamento de GMP ICE CREAM Treinamento de GMP ICE CREAM Conjunto de normas de orientação voltadas para a produção de alimentos em condições adequadas do ponto de vista higiênico e sanitário. É um código sanitário que tem por objetivo

Leia mais

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre Tópicos Especiais em Química Legislações e Normas Giselle Nobre Porque regulamentar? Globalização do comércio alimentos; Patógenos emergentes em alimentos; Facilidade de disseminação; Segurança de fronteiras;

Leia mais

Republicada no D.O.U de 10 de julho de 2003.

Republicada no D.O.U de 10 de julho de 2003. título: Resolução RDC nº 175, de 08 de julho de 2003 ementa não oficial: Aprova "Regulamento Técnico de Avaliação de Matérias Macroscópicas e Microscópicas Prejudiciais à Saúde Humana em Alimentos Embalados".

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS João Tavares Neto Superintendente de Correlatos e Alimentos Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

CARDÁPIO DE ALERGÊNICOS

CARDÁPIO DE ALERGÊNICOS CARDÁPIO DE ALERGÊNICOS rev. 01 - janeiro/2019 SHAKES E BEBIDAS Milkshake Fifties Contém leite e derivado de soja. Ovaltine Shake Contém soro do leite, leite em pó e ovo em pó. Nutella Não contém glúten

Leia mais

órgão emissor: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária alcance do ato: federal - Brasil relacionamento(s):

órgão emissor: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária alcance do ato: federal - Brasil relacionamento(s): título: Resolução RDC nº 81, de 14 de abril de 2003 ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação do fabricante do produto palmito em conserva, litografada na parte lateral da tampa metálica

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster Mirelly Costa da Silva 1 ; Ádilla Pereira D Ávila Souza 2 ; Juan Carlos

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 17:31 horas do dia 15 de fevereiro de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Campo Bom, designado pela portaria 32.487/2012 após analise da documentação do Pregão

Leia mais

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV Fiscalização e Monitoramento de Alimentos Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado

Leia mais

Funções dos Ingredientes na Panificação

Funções dos Ingredientes na Panificação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIAL DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE AMIDO Funções dos Ingredientes na Panificação Prof. ª Elessandra

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO. Item 0001 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Às 14:18 horas do dia 27 de fevereiro de 2012, após analisados todos os atos processuais do Pregão Pregão Presencial PP007/2012 PMCB, referente ao processo 007/2012, o Sr(a). Faisal

Leia mais

COMO LER RÓTULOS? DICAS E ORIENTAÇÕES SOBRE QUAIS CUIDADOS TOMAR COM ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS

COMO LER RÓTULOS? DICAS E ORIENTAÇÕES SOBRE QUAIS CUIDADOS TOMAR COM ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS COMO LER RÓTULOS? DICAS E ORIENTAÇÕES SOBRE QUAIS CUIDADOS TOMAR COM ALIMENTOS E OUTROS PRODUTOS LIANA MACEDO ALMEIDA Nutricionista CRN7-1770 Mestre em Ciências da Saúde 1. Aprendendo a ler rótulos. 2.

Leia mais