UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES EM SAÚDE - NUDES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES EM SAÚDE - NUDES"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA NUCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS SOBRE DESIGUALDADES EM SAÚDE - NUDES Programa de Extensão Pele Sã: estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, atendidas no Hospital Geral Clériston Andrade. SELEÇÃO PARA MONITOR VOLUNTÁRIO EDITAL N 001/2011 O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades Sociais (NUDES), através da Coordenação do Projeto Pele Sã: estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, atendidas no Hospital Geral Clériston Andrade, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a seleção de acadêmicos, em regime de trabalho voluntário, para atuarem neste Projeto de Extensão. Conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão administrado pela Pró Reitoria de Extensão - PROEX. O trabalho terá início em agosto e será composto de atividades no Hospital Geral Clériston Andrade. Os participantes receberão certificado. 1. DO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 1.1 A monitoria voluntária será exercida por discentes regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia (FAFIS), Serviço Social e Nutrição da Faculdade Nobre (FAN) em colaboração com membros do Projeto de Extensão acima descrito, visando alcançar os seguintes objetivos: I proporcionar ao discente regularmente matriculado, a oportunidade de engajar-se em plano de trabalho de extensão que possibilitem o aperfeiçoamento do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes e habilidades favoráveis à sua formação acadêmica e profissional; II criar condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas ao cuidar de pessoas portadoras de úlcera por pressão e suas famílias; III - propiciar ao discente a oportunidade de enriquecimento didático-científico, capacitando-o a desenvolver melhor as atividades de ensino, pesquisa e extensão, em especial a típica atividade docente inerente à sua formação; IV - propiciar ao discente a oportunidade de desenvolvimento científico; permitindo-lhe ampliar a convivência com pessoas de interesses diversificados; V - oportunizar ao acadêmico a preparação e o direcionamento profissional técnico e/ou docente, nas várias áreas de interesse, visando seu treinamento em serviço, exploração de aptidões intelectuais e ampliação das oportunidades profissionais; VI - oferecer aos acadêmicos de cada curso oportunidades de complementação e aprofundamentos de conteúdos diversos;

2 VII - tornar a monitoria parte integrante do processo educativo dos estudantes que a exercem e a freqüentam; VIII - estabelecer práticas e experiências que permitam a interação dos estudantes com as famílias de pessoas internadas; IX propiciar ao discente a oportunidade de trabalhar com uma equipe interdisciplinar. 2 DA ESPECIFICAÇÃO DAS VAGAS CONFORME OS CURSOS Serão oferecidas 10 vagas para monitoria voluntária distribuídas conforme o quadro abaixo: CURSO NÚMERO DE VAGAS Enfermagem 05 Fisioterapia 03 Serviço Social 02 Nutrição 02 3 DOS REQUISITOS E DA INSCRIÇÃO 3.1 Poderão candidatar-se à seleção para monitoria voluntária os alunos dos cursos de Enfermagem da UEFS, Fisioterapia da Faculdade Adventista da Bahia (FAFIS), Serviço Social e Nutrição da Faculdade Nobre (FAN), que preencham os seguintes requisitos: a) ser aluno regularmente matriculado nas IES; b) estar em dia com suas obrigações para com a Instituição; c) ter cursado ou estar cursando os componentes curriculares descritos abaixo com aprovação: Enfermagem Fisioterapia Serviço Social Nutrição CURSO COMPONENTE CURRICULAR Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem Fisioterapia Preventiva Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Dietoterapia II f) não ter sofrido nem estar sofrendo pena disciplinar na Instituição ao qual está vinculado, nem encontrar-se indiciado em inquérito criminal ou administrativo dentro ou fora desta; g) ter disponibilidade para as atividades que acontecerão 02 dias durante a semana por período de 4 horas/turno, totalizando 08 horas semanais, por meio de declaração escrita. 3.2 As inscrições serão realizadas na Área de Enfermagem MA 64 em ficha de inscrição própria (Anexo I), no período da tarde, de 08 a 15 de agosto de Os interessados poderão obter informações sobre o referido Projeto de Extensão e os esclarecimentos que julgarem necessários junto a coordenação do mesmo.

3 4 DA SELEÇÃO 4.1 A Seleção será realizada por uma Banca Examinadora composta pelos membros do Projeto de Extensão e Coordenada pela Professora Doutora Evanilda Souza de Santana Carvalho. 4.2 A seleção será efetuada por meio de avaliação de uma Carta de Intenção e do Curriculum vitae. 4.3 A classificação dos candidatos terá validade de seis meses, a fim de atender a necessidades específicas do Projeto de Extensão. 4.4 A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 22 de agosto de 2011 no NUDES. 5 CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 5.1 Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima 7,0 (sete) ao final da seleção. 5.2 A classificação será feita em ordem decrescente das médias gerais obtidas pelos candidatos, sendo os candidatos classificados e convocados conforme o número de vagas disponíveis para o Projeto de Extensão. 5.3 Caso os primeiros classificados não assumam as vagas disponíveis, serão convocados os candidatos classificados em ordem sucessiva de classificação até que as vagas sejam preenchidas. 5.4 Em caso de empate a ordem de classificação será definida pela maior nota obtida pelo candidato na Carta de Intenção; permanecendo o empate será definida a classificação pela maior nota obtida no Curriculum vitae. 5.5 O discente matriculado no semestre anterior definirá a ordem de classificação final entre os candidatos empatados. 6 DA ADMISSÃO, EXERCÍCIO E CONTROLE DO TRABALHO VOLUNTÁRIO 6.1 A admissão obedecerá à ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as vagas oferecidas pelo Projeto de Extensão. 6.2 Os discentes selecionados deverão entregar à Coordenação do Projeto de Extensão os seguintes documentos: a) termo de compromisso devidamente assinado; b) declaração informando que está ciente e concorda com as normas do programa de monitoria voluntária; c) cópia do CPF e Carteira de Identidade; 6.3 A Coordenação do Projeto de Extensão receberá documentação acima citada, no prazo de até 05 dias a contar da data de divulgação dos resultados. 6.4 O não cumprimento deste prazo implicará em não assumir a vaga. 6.5 Cabe ao professor-orientador elaborar e controlar o horário do voluntário e a execução do plano de trabalho.

4 6.6 Ao final do trabalho voluntário será expedido pela PROEX certificado correspondente contendo nome do projeto, período do exercício e carga horária. 7 DAS OBRIGAÇÕES E ENCARGOS DOS MONITORES VOLUNTÁRIOS 7.1 São obrigações do monitor: I. exercer suas atividades sob supervisão dos membros do Projeto de Extensão com zelo e comprometimento; II. disponibilizar integralmente o quantitativo de horas semanais dedicadas às atividades da monitoria voluntária, conforme acordado entre o monitor e o coordenador do projeto de Extensão, sendo de 8 horas semanais; III. participar de reuniões pedagógicas de planejamento, elaboração e discussão de atividades. IV. elaborar diários de monitoria, listas de presença, e/ou outros documentos que se façam necessários ao pleno desenvolvimento das atividades. 7.2 São atribuições do monitor: I. constituir-se um elo entre professores e alunos, visando ao desenvolvimento da aprendizagem; III. programar atividades com os cuidadores, para atendê-los nas dificuldades apresentadas; IV. supervisionar os cuidadores nas atividades desenvolvidas, auxiliando-os em suas dificuldades; V. verificar o domínio das orientações pelos cuidadores, fazendo revisões e preparando-os para as atividades seguintes; VI. elaborar, de comum acordo com os membros do Projeto de Extensão, as atividades a serem desenvolvidas; VII. auxiliar os membros do projeto em tarefas didático-científicas, incluindo preparação de palestras e outras atividades. 8 DA DISPENSA E SUBSTITUIÇÃO DO MONITOR Será automaticamente dispensado o voluntário que: I - não observar o disposto no presente regulamento; II - deixar de cumprir, satisfatoriamente, as tarefas a ele atribuídas nas atividades de monitoria voluntária e/ou nas atividades normais de seu curso de graduação, a ser julgado pela coordenação do Projeto de Extensão; III - trancar matrícula ou pedir afastamento; IV- solicitar afastamento do Projeto de Extensão, mediante preenchimento da solicitação de desligamento da monitoria voluntária (Anexo II).

5 9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 9.1 A assinatura do termo de compromisso obriga os voluntários envolvidos a todos os termos deste edital. 9.2 A constatação, a qualquer tempo, de informação falsa na documentação correspondente, faz nulo todo o procedimento em relação ao candidato, sem prejuízo das demais providências cabíveis. 9.3 A participação nas atividades de extensão, por parte dos voluntários, não gera nenhum tipo de vínculo empregatício com a Universidade Estadual de Feira de Santana nem com a Instituição de Saúde onde serão realizadas as atividades do projeto de Extensão, ressalta-se aqui que esta atividade é de caráter exclusivamente voluntário, não recebendo o voluntário espécie alguma de retribuição material por suas atividades; 9.4 As atividades de voluntário, para cada selecionado, durarão pelo período de 01 ano, a contar da data de início das atividades, podendo ser prorrogadas por mais um semestre, a critério da Coordenação do Projeto de Extensão; 9.5 Entregar o relatório (modelo Relatório Monitoria Voluntário, disponível no NUDES), contendo parecer do professor orientador, ao final de cada período letivo. A nãoentrega do relatório nestes prazos implicará no impedimento da entrega do certificado de voluntário de atividade extensionista. 9.5 As atividades de extensâo podem integrar parte da carga horária obrigatória de atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais requeridas pelo curso de graduação, de acordo com as regras estabelecidas no Projeto Político- Pedagógico do curso em questão; 9.6 As atividades de extensão deverão ser desenvolvidas em turno diferente daquele em que o discente encontra-se matriculado. 9.7 As atividades de extensão não poderão, em nenhuma hipótese, prejudicar as atividades acadêmicas do discente voluntário As atividades do voluntário obedecerão, em cada semestre letivo, a um plano elaborado pelo coordenador do Projeto de Extensão. 9.9 Cabe ao coordenador e demais professores membros do projeto de Extensão controlar o horário do voluntário e a execução do plano de trabalho Ao final do exercício da extensão será expedido pela PROEX certificado correspondente contendo nome do Projeto, período do exercício da atividade e carga horária Os casos omissos e eventuais pendências serão analisados e julgados pela Coordenação do Projeto de Extensão Este Edital entrará em vigor em 05 de agosto de 2011, revogadas as disposições em contrário. Feira de Santana, 05 de agosto de 2011 Profa. Dra. Evanilda Souza de Santana Carvalho Coordenadora do Projeto

6 ANEXO I SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA Feira de Santana, de de Profa. Dra. Evanilda Souza de Santana Carvalho, Coordenadora do Projeto de Extensão: Pele Sã: estudos e práticas multidisciplinares de cuidado às pessoas acometidas ou sob risco de desenvolver úlceras por pressão, e suas famílias, atendidas no Hospital Geral Clériston Andrade. Eu, residente à_ RG CPF Telefone Celul( ) aluno(a) regularmente matriculado(a) no semestre do Curso de sob matrícula nº, solicito concorrer à seleção de monitoria voluntária no Projeto Pele Sã. Estou ciente que a monitoria voluntária não é remunerada e não tem vínculo empregatício com a UEFS, FAFIS, FAN nem com o Hospital Geral Clériston Andrade. Assinatura do(a) aluno(a)

7 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1. Tem experiência em monitoria? Não ( ) Sim ( ) Qual?: Carga horária: 2. Está realizando alguma das atividades abaixo: ( ) Monitora de disciplina ( ) Bolsista extensão ( ) Bolsista de pesquisa ( ) Monitora de eventos ( )Outros. Especificar 3. Expectativa quanto à realização da monitoria voluntária: TABELA DE DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO PARA A MONITORIA VOLUNTÁRIA TURNO DISPONÍVEL PARA O PROJETO SEGUN- DA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA PONTUA- ÇÃO MANHÃ/HORÁRIO TARDE/HORÁRIO

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG Este Regulamento tem como objetivo normalizar a seleção e os demais procedimentos relacionados ao desenvolvimento das atividades

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

01. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENSINO CAMPUS PATROCÍNIO EDITAL Nº 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Campus Patrocínio

Leia mais

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017

EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 EDITAL N 03 SAP 21 DE MARÇO DE 2017 O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA DO IFFLUMINENSE, no uso de suas atribuições, por meio da Direção de Ensino e Políticas Estudantis, torna pública as

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A monitoria é entendida pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) como instrumento para melhoria do ensino nos

Leia mais

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET EDITAL TSI - 01/2016 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, conforme

Leia mais

CAPITULO I DA FINALIDADE

CAPITULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS CAPITULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A função de monitor relaciona-se às atividades de uma determinada disciplina ou conjunto de disciplinas afins, sempre sob a orientação

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL REGULAMENTO INSTITUCIONAL MONITORIA VOLUNTÁRIA CACOAL 2016 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar a

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013

DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO. N o 002/2013 DIRETORIA DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E D I T A L DE BOLSA DE EXTENSÃO N o 002/2013 A Universidade Tiradentes Unit, com sede na Avenida Murilo Dantas, 300, bairro Farolândia, CEP 49.032-490

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR BOLSISTA CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO EDITAL INTERNO N 85 DE 2015. PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL Nº de agosto de 2017

EDITAL Nº de agosto de 2017 EDITAL Nº 008 08 de agosto de 2017 A Coordenação do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Evangélica do Piauí - FAEPI, no uso de suas atribuições regimentais e regulamentares, tornam público

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019 CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 03/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU VAGAS REMANESCENTES PARA O HORÁRIO DA NOITE A Reitoria do Centro Universitário

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2018

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 RESOLUÇÃO Nº 02/2018 Institui o Regulamento do Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade Assis Gurgacz- FAG TOLEDO. O Presidente do Conselho Superior da Faculdade Assis Gurgacz FAG Toledo, Estado do

Leia mais

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU EDITAL DE SELEÇÃO Nº. 017/2018 MONITORIA DE ENSINO 2018.2 A Direção Geral do Campus Catu, a Direção Acadêmica e a Coordenação de Ensino fazem saber aos(às) estudantes interessados(as) que estarão abertas

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS A Chefia do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 02/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA -HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS -

MANUAL DE MONITORIA. 1 Av. Sertório, 253 Navegantes CEP Fone/Fax: (51) Porto Alegre RS - MANUAL DE MONITORIA 2012 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado monitor

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018

CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 1 CURSO DE FARMÁCIA EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2018 A Coordenação do Curso de Psicologia da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO CONEX PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA TERMO DE COMPROMISSO MONITOR VOLUNTÁRIO CONSIDERANDO que a monitoria acadêmica consiste em propiciar condições para a iniciação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA COLEGIADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL N. 03/2018 1 APRESENTAÇÃO A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº02/ Compromissos do Monitor São compromissos do aluno monitor:

EDITAL Nº02/ Compromissos do Monitor São compromissos do aluno monitor: EDITAL Nº02/2018 O Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, por meio da Coordenação de Área, torna público aos alunos interessados do Campus Santiago,

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2016-1 I DO PROCESSO SELETIVO: A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão, comunica ao corpo discente

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018 EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018 A Universidade Tiradentes UNIT, com sede na Av. Murilo Dantas, 300 Farolândia, CEP: 49.032-490 Aracaju/SE, considerando a legislação em vigor, e através do presente Edital,

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA REGULAMENTA E ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O PROGRAMA APOIO PEDAGÓGICO OU MONITORIA PERTENCENTE AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NORMATIZADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia Civil, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em

Leia mais

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018.

EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. EDITAL Nº 04, DE 06 DE MARÇO DE 2018. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus São João do Piauí, por meio da Diretoria de Ensino, torna público aos alunos dos Cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 03/2018 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR APRENDIZAGEM E SOCIOINTERACIONISMO: NOSSOS CAMINHOS A

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU

CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO EDITAL n 04/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PARA O HOSPITAL ESCOLA VETERINÁRIO UNIBRA HEVU A Reitoria do Centro Universitário Brasileiro UNIBRA torna pública as

Leia mais

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017

FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 FACULDADE DO NORTE GOIANO - FNG PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA FNG EDITAL 01/2017 A Diretoria acadêmica da Faculdade do Norte Goiano da cidade de Porangatu estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2011 CAPÍTULO l DOS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente regulamento tem por objetivo organizar e disciplinar a monitoria, no âmbito dos Cursos de graduação das Faculdades

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º Este regulamento normaliza as Atividades de Monitoria nos Cursos de Graduação da FESPPR. Para efeito do

Leia mais

FACULDADE SANTA MARIA - FSM BR 230, Km 504 CX. POSTAL 30 CEP: Fone: (83) Fax: (83)

FACULDADE SANTA MARIA - FSM BR 230, Km 504 CX. POSTAL 30 CEP: Fone: (83) Fax: (83) FACULDADE SANTA MARIA - FSM BR 230, Km 504 CX. POSTAL 30 CEP: 58900-000 Fone: (83) 3531-1349 Fax: (83) 3531-1365 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Edital N /2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO

Edital N /2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO Edital N 01 2018/2 SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE CARDÁPIOS NOS CICLOS DE VIDA CURSO: NUTRIÇÃO A Coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE, devidamente

Leia mais

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária.

A IMED tornar público o presente edital, o qual estabelece instruções especiais destinadas à seleção de acadêmico (a) para monitoria voluntária. Edital 085/2018 de 09 de agosto de 2018 Curso de Medicina Veterinária Monitoria voluntária para as Disciplinas de Fisiologia, Fisiologia Animal, Semiologia Veterinária A IMED tornar público o presente

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018 EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2018 O CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES UNIT, com sede na Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017 Cruz das Almas, CEP: 57.038-000 Maceió/AL, considerando a legislação em vigor, e através

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MONITORIA Os alunos podem participar do Programa de Monitoria destinado a propiciar aos interessados a oportunidade de desenvolver suas habilidades para a carreira docente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN N 09/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DISCENTE PARA ATUAR NO NÚCLEO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA ACESSAR, COMO MONITOR AUXILIAR DE ALUNO COM NECESSIDADES

Leia mais

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

EDITAL Nº 064/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA PRONERA

EDITAL Nº 064/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA PRONERA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N.º 9.996, de 02.05.2006 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROEX PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 20/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ASCOM/UFRA A Universidade

Leia mais

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 01/2016 ABERTURA DE SELEÇÃO INTERNA PARA MONITOR-BOLSISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GTI) I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A FAI Faculdades de Itapiranga/SC, no uso de suas atribuições

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL Nº 17/2018 - SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE

EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE EDITAL Nº 039/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UNILASALLE O Reitor da Universidade La Salle Unilasalle, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna

Leia mais

EDITAL Nº02/2018 Programa de Monitoria, 1 Objetivos da Monitoria Acadêmica 2 Requisitos e Condições para o estudantes participar do Programa

EDITAL Nº02/2018 Programa de Monitoria, 1 Objetivos da Monitoria Acadêmica 2 Requisitos e Condições para o estudantes participar do Programa EDITAL Nº02/2018 O Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, por meio da Coordenação de Área, torna público aos alunos interessados do Campus

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2017

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RETENÇÃO E RELACIONAMENTO PROJETO MENTORIA EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2017 EDITAL ALUNO MENTOR Nº 01/2017 A Universidade Tiradentes UNIT, com sede na Av. Murilo Dantas, 300 Farolândia, CEP: 49.032-490 Aracaju/SE, considerando a legislação em vigor, e através do presente Edital,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2018.1 EDITAL N 01/2018 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2018.1 A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DESÃOPAULO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 065/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO BOLSISTA DO PROGRAMA BOLSA

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 CONSIDERANDO, que a monitoria visa despertar no aluno que apresenta rendimento acadêmico comprovadamente satisfatório, o

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA

EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA EDITAL INTERNO N.º 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA E VOLUNTÁRIA O Núcleo de Gestão de Ensino do - CFP da UFRB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, juntamente

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009.

RESOLUÇÃO. Santa Rosa, RS, 21 de setembro de 2009. RESOLUÇÃO CAS Nº 33/2009, DE 21 DE SETEMBRO DE 2009. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE MONITORIA DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Art. 5º

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 026/2017

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 026/2017 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 026/2017 Dispõe sobre a abertura das inscrições do Programa de Monitoria do Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO

Leia mais

EDITAL INTERNO N.º 02/ CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

EDITAL INTERNO N.º 02/ CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO DA BAHIA EDITAL INTERNO N.º 02/2015.2 CFP PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA O Núcleo de Gestão de Ensino do Centro de Formação de Professores - CFP da

Leia mais

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS

1 DAS INFORMAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - RP EDITAL 001/2019 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UFRR LICENCIATURA INTERCULTURAL / CIÊNCIAS SOCIAIS A UNIVERSIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA 2011 Sumário Sobre a Monitoria e seus objetivos... 2 Sobre o Benefício e as Obrigações do Monitor... 2 Sobre as Vagas para Monitoria e a seleção para Monitor... 3 Sobre os Impedimentos

Leia mais

Edital n 55 /2017 TORNAR PÚBLICA

Edital n 55 /2017 TORNAR PÚBLICA Edital n 55 /2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA VAGA REMANESCENTE DE PROJETO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA (PIPA) A Presidente da, no uso de suas atribuições legais e com base em diretrizes

Leia mais

Manual de Monitoria - FAMETRO

Manual de Monitoria - FAMETRO 2015 Manual de Monitoria - FAMETRO QUALIDADE DE ENSINO Coordenação de Ensino 17/12/2015 MANUAL DE MONITORIA INTRODUÇÃO O presente Guia visa proporcionar aos professores orientadores e alunos-monitores

Leia mais

FACULDADE SANTA MARIA - FSM

FACULDADE SANTA MARIA - FSM FACULDADE SANTA MARIA - FSM BR 230, Km 504 CX. POSTAL 30 CEP: 58900-000 Fone: (83) 3531-1349 Fax: (83) 3531-1365 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 1/2014. Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL Nº 1/2014 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Pró-Reitora, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto no Regulamento

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria do Curso de Engenharia Civil da UNIARP. A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE,

Leia mais

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES EDITAL Nº

Leia mais

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria

EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria EDITAL Nº 04/2017 Processo Seletivo de Bolsistas para Monitoria A Direção da FATEO Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília, no uso das suas atribuições regimentais e tendo em vista o disposto

Leia mais

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº

FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº - FAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUTRIEDUCA EDITAL NUTRIEDUCA Nº 03/2017 A coordenação do Curso de Nutrição da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO,

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de 2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º. Complementar a formação acadêmica do aluno, na área de seu maior interesse.

Leia mais

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET)

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) As Pesquisadoras Elaine Andrade Leal Silva, Margarete Costa Heliotério, Paloma

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE. EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING INSTITUTO BRASILEIRO DE SAÚDE EDITALn 07/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA O Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing IBGM e Saúde

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 05/2016 SELEÇÃO PARA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS

EDITAL INTERNO Nº 05/2016 SELEÇÃO PARA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS EDITAL INTERNO Nº 05/2016 SELEÇÃO PARA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS A da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto na Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIA 208.2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:. O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados a abertura

Leia mais

EDITAL Nº03, 26 DE MARÇO DE CADIR/IFPI/DG MONITORIA

EDITAL Nº03, 26 DE MARÇO DE CADIR/IFPI/DG MONITORIA EDITAL Nº03, 26 DE MARÇO DE 2019 - CADIR/IFPI/DG MONITORIA O (IFPI), Campus Avançado Dirceu Arcoverde, por meio da Direção Geral, torna público aos alunos dos Cursos Técnicos concomitante/subsequente,

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA

Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA Normas para Atividade de Monitoria MONITORIA CURITIBA 2016 1 APRESENTAÇÃO A monitoria tem por finalidade o aperfeiçoamento do processo de formação profissional pela melhoria da qualidade de ensino, criando

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014

EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 EDITAL DE MONITORIA nº 31/2014 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Senhor do Bonfim torna pública a abertura das inscrições para seleção de bolsas do Programa Institucional

Leia mais