Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015"

Transcrição

1 Relatório de Piloto Tecnológico Plataforma de Cloud Privada baseada em OpenStack Março 2015 Resumo Executivo: A Inok realizou uma instalação piloto para analisar as funcionalidades, características técnicas, casos de utilização e performance da plataforma Openstack como Cloud Privada IaaS. O piloto foi realizado no laboratório de I&D da Inok, ao longo de 3 meses, com um esforço de mais de 1000 homens/hora. A plataforma Openstack cumpriu os objetivos propostos e passou a produção, suportando atualmente a Cloud Privada de desenvolvimento da Inok. Enquadramento: A Inok adotou o OpenStack como plataforma de IaaS, em configurações single e multi cloud, dentre as diversas soluções de orquestração que providenciam ou utilizam plataformas IaaS. É a plataforma com maior taxa de adopção, como se pode ver pela imagem seguinte (período )

2 A plataforma Openstack tem um posicionamento próximo da Amazon AWS, no que refere à criação, gestão e orquestração das cargas de trabalho (workloads). A imagem seguinte ilustra o posicionamento das plataformas em duas abordagens distintas: Datacenter Virtualization a cloud como uma extensão da virtualização de infraestruturas, procurando automação, orquestração e simplificação da gestão dos recursos virtualizados; Infrastructure Provision a cloud mais no sentido de on-premise AWS (Amazon Web Services), a procura de ferramentas de aprovisionamento (self-service) para providenciar recursos virtualizados a pedido. Objetivos do Piloto: Pretende-se criar uma plataforma de fornecimento em regime self-service de máquinas (computação e storage), com base numa biblioteca de imagens previamente criada, suficientemente ampla para cobrir as necessidades dos utilizadores. O sistema tem por objectivo servir utilizadores internos a uma organização (Cloud Privada) ou de um conjunto de organizações associadas (Cloud Comunidade). Deverá ser possível aos utilizadores acederem às referidas máquinas para gestão/administração. O portal deve disponibilizar os recursos aos utilizadores, com base em quotas de recursos definidas por departamento ou por utilizador. O sistema faz a contabilização dos recursos usados para efeitos de charge-back. Tendo por base algumas plataformas públicas (Amazon AWS, Bitnami Cloud Hosting, etc), foram idealizados alguns casos de uso, como a implementação rápida de servidores com uma aplicação de uso corrente pré-instalada, e no limite o conceito de. one click to launch. Pretende-se um ambiente alta disponibilidade, com storage partilhado, escalável, com mecanismos de gestão automática da carga pelos nós de computação, com adição e remoção automática de nós (bastando adicionar um nó ao cluster).

3 Casos de Uso: - Uma única organização, de grande dimensão e com uma elevada intensidade tecnológica, pode distribuir a função de criação de servidores e aplicações por diferentes grupos, que passam a ter autonomia e desta forma aumentam a rapidez e a flexibilidade dos seus projetos. - Um grupo de organizações associadas, por exemplo um grupo económico ou um conjunto de Ministérios, pode beneficiar de uma Cloud em regime de Serviços Partilhados, com os respectivos ganhos de escala mas com autonomia de cada uma das organizações. Arquitetura do Piloto: O OpenStack é uma plataforma de cloud computing que providencia uma infraestrutura como serviço (IaaS) e uma variedade de serviços complementares. A base da plataforma é composta por 3 serviços: Compute Service (OpenStack Nova) responsável pelo ciclo das máquinas virtuais. Networking Service (OpenStack Neutron) responsável pela conectividade das máquinas virtuais e outros serviços como DHCP, firewall, etc Storage Service (Openstack Cinder e Swift) responsável por dois tipos de armazenamento - block store (discos virtuais para as instâncias, designados por volumes no OpenStack) e objetos (object store) para aplicações (tipo Amazon S3). A estes somam-se os serviços designados por serviços partilhados que oferecem funcionalidades como: Autenticação e Autorização (Identity Service OpenStack Keystone) Repositório de Imagens (Image Service OpenStack Glance) Imagens são normalmente discos de arranque (bootable) para máquinas virtuais. Os discos são previamente configurados para permitir cenários como arranque de N máquinas virtuais idênticas, arranque de máquina virtual com volume de capacidade superior ao registado na imagem, etc. Este serviço normalmente utiliza o Swift (object store) para armazenar as imagens.

4 Monitorização e Medição (Telemetry Service OpenStack Ceilometer) primariamente orientado ao billing, é um projeto muito recente e ainda sem um dashboard amigável. On-demand provisioning de clusters Hadoop (openstack Sahara) Catálogo de aplicações que são instaladas automaticamente (openstack Murano) Estes serviços expõem todas as suas funcionalidades via API. Esta é, por exemplo, utilizada por um outro serviço, um Portal de acesso à plataforma (Dashboard Service - OpenStack Horizon). O diagrama seguinte ilustra a relação entres todos os serviços (mostrando também o OpenStack Heat, um novo serviço que oferece funcionalidades de orquestração). Escolhemos o Ceph como storage backend para os serviços Cinder (volumes) e Glance (imagens) permite-nos acelerar a criação de máquinas virtuais com base em imagens aproveitando a inteligência copy-on-write do storage Ceph. Na prática isto significa que o tempo de criação de uma máquina virtual deixa de depender do tamanho do disco (volume) associado à mesma. O storage backend implementado com um cluster Ceph exige no mínimo 3 nós de armazenamento (com Ceph OSDs) sendo aconselhável existirem 3 outros nós que controlam o funcionamento do cluster (3 Ceph MON nodes).

5 Instalação do Piloto: A figura seguinte ilustra o cenário escolhido para a implementação do piloto recorrendo aos servidores existentes no laboratório de R&D da Inok Consulting. Os servidores utilizados são idênticos, com 2 CPUs six-core, 32G de RAM, discos SAS e discos SSD para boot de sistema, 4 placas de rede 10Gbit. Três servidores foram instalados compute+storage nodes utilizando o disco SAS para uso exclusivo do CEPH (OSD - object storage daemon) e o disco SSD para boot e journal do CEPH. No piloto utilizaram-se 4 redes (conforme diagrama): a rede de storage, management, pública e administrativa.

6 Resultados e Use Cases: O administrador do Portal cria as contas de utilizadores e organizações, e procede às reservas de recursos previstas no acordo de serviços. O utilizador começa por se autenticar num portal, tendo posteriormente acesso à lista de instâncias criadas, imagens disponíveis em catálogo, gestão de volumes, redes e segurança. Para criar uma máquina virtual, o utilizador escolhe uma das imagens e, especificando as características de CPU, memória e disco desejadas, cria e levanta a máquina virtual. Uma vez criada, o utilizador pode aceder remotamente ao servidor, utilizar as aplicações na rede, ou aceder via consola no portal, como se ilustra na imagem seguinte.

7 Performance e Benchmark: O Openstack permite uma performance muito elevada ao nível de nós de computação. A escolha do Ceph como armazenamento distribuído permitiu obter um tempo muito reduzido no aprovisionamento de uma máquina virtual. Realizaram-se testes de carga para a criação de máquinas virtuais com base em imagens, medindo-se os seguintes parâmetros: User Input - O tempo despendido no interface do Horizon para configurar uma nova máquina virtual. VM Started - O tempo que a plataforma leva para aprovisionar a nova máquina virtual. VM Ready - O tempo do primeiro arranque da referida máquina. O quadro seguinte ilustra estes tempos de forma cumulativa, i.e. tempo até VM Started, tempo até VM Ready, para o caso da criação individual de uma máquina virtual: Imagem Flavor User Input Windows2012R2 cloudbase init CentOS-7-x86_64-GenericCloud _01 Ubuntu LTS (trusty-servercloudimg) Bitnami-wordpress ubuntu VCPU-1GRAM- 10G 2VCPU-1GRAM- 10G 2VCPU-2GRAM- 20G 2VCPU-2GRAM- 20G VM Started VM Read y 0m20s 1m01s 1m12s 0m22s 1m04s 1m41s 0m20s 1m02s 2m26s 0m21s 1m02s 3m55s Realizámos um teste comparativo (benchmark) com fornecedores de Clouds públicas, para imagens com as mesmas características: Plataforma S.O./Aplicação VM VM Started Ready Lunacloud CentOS CentOS 2m20s 6m00s Bitnami Cloud Hosting on Ubuntu/Moodle 2m40s 3m23s Amazon EC2 Lunacloud Win2008 Windows m22 15m24s Em qualquer dos casos a Cloud Privada tem mais performance que as Clouds públicas. Conclusões: A prova de conceito permitiu atingir os objetivos inicialmente propostos de criação e obter um Portal self-service eficiente para criação rápida de máquinas virtuais, com base em imagens previamente configuradas, com uma performance superior às plataformas comerciais públicas. O OpenStack provou responder ao cenário Private Cloud/Community Cloud para utilizadores com algum domínio técnico. É recomendado adoptar um portal de frontend, para esconder parte da riqueza e diversidade técnica do Horizon, criando ambientes de one-click-to-launch.

Computação em Nuvem com Openstack

Computação em Nuvem com Openstack Allan Krueger Glauber C. Batista Charles Christian Miers Membros Colméia Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre Computação em Nuvem com Openstack Roteiro Geral OpenStack 2 OpenStack 3 Openstack

Leia mais

Desmitificando OpenStack. Filipe Fernandes S B de Matos

Desmitificando OpenStack. Filipe Fernandes S B de Matos Desmitificando OpenStack Filipe Fernandes S B de Matos Objetivo Apresentar a arquitetura da ferramenta OpenStack e descrever de forma geral seus principais componentes. Apresentar uma breve descrição sobre

Leia mais

OpenStack. Cloud Software

OpenStack. Cloud Software OpenStack Cloud Software O que é o OpenStack? Concebido como um SO para a nuvem Todo em código aberto Infraestrutura de nuvem como serviço (IaaS) Nuvens públicas ou privadas Composto por um conjunto de

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Glauber Cassiano Batista Ricardo Sohn Membros Colméia Roteiro Geral Definições Virtualização Data center Computação em Nuvem Principais classificações:

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack

Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre André Rover de Campos Membro Colméia andreroverc@gmail.com Joinville Minicurso Computação em Nuvem Prática: Openstack Roteiro Definições Virtualização Data

Leia mais

OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 9_4: OpenStack

OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 9_4: OpenStack OCEL001 Comércio Eletrônico Módulo 9_4: OpenStack Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br OpenStack OpenStack é um projeto de computação em nuvem criado em julho de 2010, fruto de

Leia mais

Computação em Nuvens IaaS com Openstack. Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015

Computação em Nuvens IaaS com Openstack. Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015 Computação em Nuvens IaaS com Openstack Eng. Marcelo Rocha de Sá marcelo@jambu.com.br FLISOL - Belém - Pará 25 de abril 2015 Nuvens Computacionais IaaS com Openstack Nuvens Computacionais Serviços em nuvens

Leia mais

Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando o Openstack. Marcelo Dieder marcelodieder@gmail.com GTER 35 Foz do Iguaçu

Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando o Openstack. Marcelo Dieder marcelodieder@gmail.com GTER 35 Foz do Iguaçu Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando o Openstack Marcelo Dieder marcelodieder@gmail.com GTER 35 Foz do Iguaçu Agenda Contextualização do tema Soluções IaaS Referência: Amazon AWS Breve

Leia mais

Ubuntu Cloud Infrastructure. Trazendo a nuvem para sua Empresa. Mauricio Pretto Mauricio.pretto@canonical.com www.canonical.com.

Ubuntu Cloud Infrastructure. Trazendo a nuvem para sua Empresa. Mauricio Pretto Mauricio.pretto@canonical.com www.canonical.com. Ubuntu Cloud Infrastructure Trazendo a nuvem para sua Empresa Mauricio Pretto Mauricio.pretto@canonical.com www.canonical.com @canonical_la 2 Mauricio Pretto Agenda Quem Somos Nuvem Infrastructure as a

Leia mais

Fault-tolerant virtual cluster experiments on federated sites using BonFIRE. Grupo: Edgar Oliveira, E8385 Pedro Jesus, M6369

Fault-tolerant virtual cluster experiments on federated sites using BonFIRE. Grupo: Edgar Oliveira, E8385 Pedro Jesus, M6369 Fault-tolerant virtual cluster experiments on federated sites using BonFIRE Grupo: Edgar Oliveira, E8385 Pedro Jesus, M6369 O Problema: A falha dos sites na Cloud e a variabilidade da performance das máquinas

Leia mais

Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações

Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações Tópicos Especiais em Redes de Telecomunicações Redes definidas por software e Computação em Nuvem Prof. Rodrigo de Souza Couto Informações Gerais Prof. Rodrigo de Souza Couto E-mail: rodsouzacouto@ieee.org

Leia mais

Automatização dos Serviços de TI vrealize Automation ou VMware Integrated Openstack ou ambos? Tiago Baeta, Cloud Specialist. 13 de outubro de 2015

Automatização dos Serviços de TI vrealize Automation ou VMware Integrated Openstack ou ambos? Tiago Baeta, Cloud Specialist. 13 de outubro de 2015 Automatização dos Serviços de TI vrealize Automation ou VMware Integrated Openstack ou ambos? Tiago Baeta, Cloud Specialist 13 de outubro de 2015 Agenda Porque automatizar os serviços de TI? Visão Geral:

Leia mais

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation

Soluções IBM SmartCloud. 2014 IBM Corporation Soluções IBM SmartCloud Estratégia de Cloud Computing da IBM Business Process as a Service Software as a Service Platform as a Service Infrastructure as a Service Design Deploy Consume Tecnologias para

Leia mais

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES

João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES João Víctor Rocon Maia Engenharia de Computação - UFES Agenda Quem usa? Conceito Ilustração Vantagens Tipologia Topologia Como fazer? O que é preciso? Infraestrutura Sistema Operacional Software Eucalyptus

Leia mais

AR TELECOM CLOUD SERVICES

AR TELECOM CLOUD SERVICES AR TELECOM SERVICES NACIONAL E ESCALA GLOBAL Ar Telecom - Acessos e Redes de Telecomunicações, S.A. Doca de Alcântara, Edifício Diogo Cão 1350-352 Lisboa Tel: 800 300 400 corporatebusiness@artelecom.pt

Leia mais

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br

Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas. Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br Impactos do Envelhecimento de Software no Desempenho dos Sistemas Jean Carlos Teixeira de Araujo jcta@cin.ufpe.br 1 Agenda Introdução; Software Aging; Software Rejuvenation; Laboratório MoDCS Cloud; Dúvidas?

Leia mais

Cloud Computing. Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada. Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com

Cloud Computing. Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada. Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com Cloud Computing Provendo valor ao negócio através da Gerência de Serviços Automatizada Gerson Sakamoto gsakamoto@br.ibm.com 1 Definição de Computação em Nuvem Computação em Nuvem é um novo modelo de aquisição

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Cloud Computing (arquitetura) From: Mastering Cloud Computing Foundations and Applications Programming Rajkumar Buyya, Christian Vecchiola, Thamarai Selvi Morgan Kaufmann Publishers 2 A Arquitetura da

Leia mais

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA

EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA EUCALYPTUS: UMA PLATAFORMA CLOUD COMPUTING PARA QUALQUER TIPO DE USUÁRIO Gustavo Henrique Rodrigues Pinto Tomas 317624 AGENDA Introdução: Cloud Computing Modelos de Implementação Modelos de Serviço Eucalyptus

Leia mais

GT-PID: Uma Nuvem IaaS Universitária Geograficamente Distribuída

GT-PID: Uma Nuvem IaaS Universitária Geograficamente Distribuída GT-PID: Uma Nuvem IaaS Universitária Geograficamente Distribuída Rodrigo de Souza Couto a, Tatiana Sciammarella b, Hugo de Freitas Siqueira Sadok Menna Barreto b, Miguel Elias Mitre Campista b, Marcelo

Leia mais

Agenda CLOUD COMPUTING I

Agenda CLOUD COMPUTING I Agenda O que é Cloud Computing? Atributos do Cloud Computing Marcos do Cloud Computing Tipos do Cloud Computing Camadas do Cloud computing Cloud Computing Tendências O Cloud Computing do Futuro Pros &

Leia mais

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br

CLOUD COMPUTING. Andrêza Leite. andreza.leite@univasf.edu.br CLOUD COMPUTING Andrêza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing

Leia mais

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com

Cloud Computing. Andrêza Leite. andreza.lba@gmail.com Cloud Computing Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com Roteiro O que é cloud computing? Classificação O que está 'por traz' da cloud? Exemplos Como montar a sua? O que é cloud computing? Cloud Computing O

Leia mais

Nuvem UFRGS: IaaS como ferramenta de apoio à pesquisa

Nuvem UFRGS: IaaS como ferramenta de apoio à pesquisa Nuvem UFRGS: IaaS como ferramenta de apoio à pesquisa Éverton Didoné Foscarini, Rui de Quadros Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro de Processamento de Dados Rua Ramiro Barcelos, 2574

Leia mais

The Eucalyptus Open-source Cloud-computing System

The Eucalyptus Open-source Cloud-computing System The Eucalyptus Open-source Cloud-computing System O sistema Open Source de nuvens computacionais Eucalyptus Daniel Nurmi, Rich Wolski, Chris Grzegorczyk, Graziano Obertelli, Sunil Soman, Lamia Youseff,

Leia mais

Hybrid Cloud com Cloud Platform

Hybrid Cloud com Cloud Platform Hybrid Cloud com Cloud Platform Conceitos e melhores práticas que você pode usar hoje MDC311 Palestra Quem é o palestrante? Mario Abreu Partner Technology Strategist - Hosting Mario Abreu é Partner Technology

Leia mais

The Eucalyptus Open- source Cloud-computing System. Janaina Siqueira Lara Wilpert Marcelo Scheidt Renata Silva

The Eucalyptus Open- source Cloud-computing System. Janaina Siqueira Lara Wilpert Marcelo Scheidt Renata Silva The Eucalyptus Open- source Cloud-computing System Janaina Siqueira Lara Wilpert Marcelo Scheidt Renata Silva Sumário Introdução Trabalhos Correlatos Eucalyptus Design Conclusões Visão Geral Introdução:

Leia mais

Sistemas IBM Flex & PureFlex

Sistemas IBM Flex & PureFlex Eduardo (Edu) Pacini Líder Plataforma PureFlex Brasil IBM Systems & Technology Group Sistemas IBM Flex & PureFlex A Tecnologia está liderando as mudanças que impactam os negócios 1 Fatores de impacto:

Leia mais

Alex D. Camargo, Érico M. H. Amaral, Leonardo B. Pinho

Alex D. Camargo, Érico M. H. Amaral, Leonardo B. Pinho COMISSÃO REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO / RS ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO / RS 15ª Edição - Abril / 2015 Framework open source simplificado para Cloud Computing Alex D. Camargo, Érico M. H. Amaral,

Leia mais

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft SIMPLIFIQUE SUA TI MODERNIZE SUA EMPRESA Ineficiência da equipe de TI Interrupção não programada Gerenciamento

Leia mais

Backup the Private Cloud

Backup the Private Cloud Backup the Private Cloud Backup & Recovery Solutions Division Bernardo Oliveira Lima BRS Sales Manager Portugal & Greece 1 Private Cloud em 30 segundos Cada aplicação a correr num virtual container Gestão

Leia mais

Computação em Nuvem. (Cloud Computing) Pesquisa & Desenvolvimento

Computação em Nuvem. (Cloud Computing) Pesquisa & Desenvolvimento Computação em Nuvem (Cloud Computing) Pesquisa & Desenvolvimento Santo André: 20 de fevereiro de 2013 Características de um bom Data Center Bom Desempenho Escalabilidade Alta Disponibilidade Economia Gerência

Leia mais

Classificação::Modelo de implantação

Classificação::Modelo de implantação Classificação::Modelo de implantação Modelo de implantação::privado Operada unicamente por uma organização; A infra-estrutura de nuvem é utilizada exclusivamente por uma organização: Nuvem local ou remota;

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

Cisco Intelligent Automation for Cloud

Cisco Intelligent Automation for Cloud Dados técnicos do produto Cisco Intelligent Automation for Cloud Os primeiros a adotarem serviços com base em nuvem buscavam uma economia de custo maior que a virtualização e abstração de servidores podiam

Leia mais

otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública

otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA otimizando níveis de serviço em implantações na nuvem pública chaves para o gerenciamento de serviços efetivo agility made possible sumário resumo executivo 3 Introdução: modelos de

Leia mais

Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas. José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com

Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas. José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com Virtualização Como Base de Infra-Estruturas Dinâmicas José Grilo Director de Negócio Servidores jose.grilo@microsoft.com 26 de Maio de 2011 Custos de Operação Inferiores Controlo da dispersão dos Servidores

Leia mais

FAMÍLIA EMC VPLEX. Disponibilidade contínua e mobilidade de dados nos datacenters e entre eles

FAMÍLIA EMC VPLEX. Disponibilidade contínua e mobilidade de dados nos datacenters e entre eles FAMÍLIA EMC VPLEX Disponibilidade contínua e mobilidade de dados nos datacenters e entre eles GARANTINDO DISPONIBILIDADE CONTÍNUA E MOBILIDADE DE DADOS PARA APLICATIVOS ESSENCIAIS A infraestrutura de armazenamento

Leia mais

Garantindo a. Máquinas Virtuais do. alta disponibilidade nas. Microsoft Azure MDC305

Garantindo a. Máquinas Virtuais do. alta disponibilidade nas. Microsoft Azure MDC305 Garantindo a alta disponibilidade nas Máquinas Virtuais do Microsoft Azure MDC305 Palestra Quem são os palestrantes? Daniel Mauser Senior Techical Advisor LATAM Escalation Team Lead Email: dmauser@microsoft.com

Leia mais

Solução de Dashboard. Monitorização e Alarmistica IT (Networking e Sistemas) ALL IN ONE SOLUTION SCALABILITY TECHNICAL SUPPORT

Solução de Dashboard. Monitorização e Alarmistica IT (Networking e Sistemas) ALL IN ONE SOLUTION SCALABILITY TECHNICAL SUPPORT ALL IN ONE SOLUTION SCALABILITY TECHNICAL SUPPORT Solução de Dashboard Monitorização e Alarmistica IT (Networking e Sistemas) Copyright 2013 DSSI MZtodos os direitos reservados. Os desafios e limitações

Leia mais

Dynamic Data Center. A infra-estrutura de suporte às SOA. Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers

Dynamic Data Center. A infra-estrutura de suporte às SOA. Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers Dynamic Data Center A infra-estrutura de suporte às SOA Francisco Miller Guerra Senior Product Manager Fujitsu Siemens Computers As necessidades do negócio pressionam continuamente as infra-estruturas

Leia mais

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira

Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Virtual Operating Environment (VOE) Marcelo Tomoyose, Kodak Brasileira Desafios da Industria de TI Os fornecedores de impressão estão procurando maneiras de reduzir os custos associados: Manipulação de

Leia mais

Relatório de Progresso

Relatório de Progresso Luís Filipe Félix Martins Relatório de Progresso Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Preparação para a Dissertação Índice Introdução... 2 Motivação... 2 Cloud Computing (Computação

Leia mais

Xen Cloud Platform Xen descomplicado

Xen Cloud Platform Xen descomplicado Xen Cloud Platform Xen descomplicado CAPA A Xen Cloud Platform facilita muito a criação e o gerenciamento de máquinas virtuais sobre o hypervisor Xen. por Boris Quiroz e Stephen Spector A revolução da

Leia mais

GREEN IT VIRTUALIZING IT. Cenários de Consolidação que promovem a Redução de Custos e a Sustentabilidade UM PANORAMA 1

GREEN IT VIRTUALIZING IT. Cenários de Consolidação que promovem a Redução de Custos e a Sustentabilidade UM PANORAMA 1 GREEN IT VIRTUALIZING IT Cenários de Consolidação que promovem a Redução de Custos e a Sustentabilidade UM PANORAMA 1 Linking the Future Agenda Desafios das Organizações Virtualizing IT Cenário 1: Caracterização

Leia mais

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Cloud Computing. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Cloud Computing Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Facebook 750 milhões de usuários 42% de todos os usuários do Facebook estão localizado na América, 27% na Ásia e 25% na Europa 4% na África

Leia mais

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código)

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Roteiro Processos Threads Virtualização Migração de Código O que é um processo?! Processos são programas em execução. Processo Processo Processo tem

Leia mais

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft

Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft Cisco Unified Data Center A infraestrutura ideal para ambientes e aplicações da Microsoft SIMPLIFIQUE SUA TI TRANSFORME SUA EMPRESA Ineficiência da equipe de TI Interrupção não programada Gerenciamento

Leia mais

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business

Infrascale Partnership: Your Online Cloud Storage Business 1 2 Cloud Backup info@bms.com.pt Tel.: 252 094 344 www.bms.com.pt Quem é a Infrascale? Um Pioneiro Global em Cloud Storage A Infrascale é uma empresa de Platform-as-a- Service (PaaS) (Plataforma como um

Leia mais

Palestrante: Leandro Carvalho. Palestrante: Francisco Ferreira. Moderador: Thiago Cardoso

Palestrante: Leandro Carvalho. Palestrante: Francisco Ferreira. Moderador: Thiago Cardoso Palestrante: Leandro Carvalho MVP Virtual Machine http://msmvps.com/blogs/msvirtualization twitter.com/leandroeduardo Palestrante: Francisco Ferreira Especialista em Virtualização http://ferreirafco.wordpress.com/

Leia mais

Avaliação de dependabilidade em infraestruturas Eucalyptus geograficamente distribuídas

Avaliação de dependabilidade em infraestruturas Eucalyptus geograficamente distribuídas Avaliação de dependabilidade em infraestruturas Eucalyptus geograficamente distribuídas Jonathan Brilhante(jlgapb@cin.ufpe), Bruno Silva(bs@cin.ufpe) e Paulo Maciel(prmm@cin.ufpe) Agenda 1. 2. 3. 4. 5.

Leia mais

Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio

Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio Patrício Domingues Dep. Eng. Informática ESTG Instituto Politécnico de Leiria Leiria, Maio 2011 http://bit.ly/patricio 1 Velocidade... Pesquisar Cloud computing 76 milhões resultados em 0,06 segundos Isto

Leia mais

Provendo recursos de processamento por meio de nuvem IaaS para subsidiar pesquisas agropecuárias

Provendo recursos de processamento por meio de nuvem IaaS para subsidiar pesquisas agropecuárias Provendo recursos de processamento por meio de nuvem IaaS para subsidiar pesquisas agropecuárias Jorge Luiz Corrêa 1 e Marcos Cezar Visoli 1 1 Embrapa Informática Agropecuária Caixa Postal 6041 13083-886

Leia mais

Monitoração como serviço com o Microsoft Operations. Management Suite MDC209

Monitoração como serviço com o Microsoft Operations. Management Suite MDC209 Monitoração como serviço com o Microsoft Operations Management Suite MDC209 Monitoração como serviço com o Microsoft Operations Management Suite Quem é o palestrante? Paulo Teixeira Cloud Solution Architecht

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre Glauber Cassiano Batista Membro Colméia glauber@colmeia.udesc.br Joinville Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Roteiro Definições Virtualização Data

Leia mais

Virtualização de Sistemas Operacionais

Virtualização de Sistemas Operacionais Virtualização de Sistemas Operacionais Felipe Antonio de Sousa 1, Júlio César Pereira 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil felipeantoniodesousa@gmail.com, juliocesarp@unipar.br Resumo.

Leia mais

Waldirio M Pinheiro Sr Solution Architect Platform/Cloud waldirio@redhat.com

Waldirio M Pinheiro Sr Solution Architect Platform/Cloud waldirio@redhat.com OPEN, ENTERPRISE CLOUD $ WHOAMI Waldirio M Pinheiro Sr Solution Architect Platform/Cloud waldirio@redhat.com 1993 1999 2002 2006 2009 2011 2012 2013 2014 2015 FOUNDED IPO RED HAT ENTERPRISE LINUX FIRST

Leia mais

CASO DE SUCESSO SENAI

CASO DE SUCESSO SENAI Cloud Computing a serviço da Educação Profissional. CASO DE SUCESSO SENAI A indústria do conhecimento. Virtualização de servidores do Data Center Este estudo de caso mostra como as soluções Cisco ajudaram

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Acelerador de Nuvem Privada da CA para Plataformas Vblock com que rapidez sua nuvem privada pode dar suporte à crescente demanda por serviços de negócios e acelerar o tempo levado para

Leia mais

Virtualização Avançada com VMware Sphere 5.0 (ESXi)

Virtualização Avançada com VMware Sphere 5.0 (ESXi) Virtualização Avançada com VMware Sphere 5.0 (ESXi) Treinamento Preparatório para Certificação O que é o Virtualização? É uma camada de gerenciamento entre o Hardware e Software, ou seja, é divisão de

Leia mais

Monitoramento de Rede de Nuvens Privadas

Monitoramento de Rede de Nuvens Privadas Monitoramento de Rede de Nuvens Privadas White Paper Autores: Dirk Paessler, CEO da Paessler AG Dorte Winkler, Redatora Técnica na Paessler AG Primeira Publicação: Maio de 2011 Edição: Fevereiro de 2013

Leia mais

Um arcabouço para gerenciamento automático de máquinas virtuais em CPDsbaseado em perfil

Um arcabouço para gerenciamento automático de máquinas virtuais em CPDsbaseado em perfil VIII WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA São Paulo, 9 e 10 de outubro de 2013 Sistemas produtivos: da inovação à sustentabilidade ISSN: 2175-1897 Um arcabouço para gerenciamento

Leia mais

Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers. Juliano Simões. Diretor de Tecnologia

Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers. Juliano Simões. Diretor de Tecnologia Benefícios e processos relacionados à migração e servidores dedicados para cloud servers Juliano Simões Diretor de Tecnologia Agenda Comparar o modelo de servidor dedicado, orientado ao hardware, com os

Leia mais

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO

DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO DATA CENTER INOVAÇÃO PARA RESPONDER À EXPLOSÃO DE TENDÊNCIAS GERMANO ALVES DA COSTA ENGENHEIRO DE APLICAÇÃO Consultoria Frost & Sullivan Por que investir em Data Center? Mercado brasileiro de Data Center

Leia mais

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores

NUVEM NO DNA COM A. pág. 8 NASCIDO PARA NUVEM. FUTURO Sistema operacional vai além da virtualização convencional dos recursos dos servidores NASCIDO PARA NUVEM. INFORME PUBLICITÁRIO Windows Server 2012 março de 2013 COM A NUVEM NO DNA WINDOWS SERVER 2012 É A RESPOSTA DA MICROSOFT PARA O NOVO CENÁRIO DOS DATACENTERS pág. 4 FUTURO Sistema operacional

Leia mais

Encontro de Utilizadores Esri 2013. Smart Cloud PT

Encontro de Utilizadores Esri 2013. Smart Cloud PT Encontro de Utilizadores Esri 2013 Smart Cloud PT Enabler de Orador: Inovação Hugo Rodrigues e Eficácia PT Enabler de Inovação e Eficácia EUE 2013 Telecomunicações TI/SI Soluções Internacionais Soluções

Leia mais

Modelagem de Desempenho, Dependabilidade e Custo para o Planejamento de Infraestruturas de Nuvem

Modelagem de Desempenho, Dependabilidade e Custo para o Planejamento de Infraestruturas de Nuvem Modelagem de Desempenho, Dependabilidade e Custo para o Planejamento de Infraestruturas de Nuvem Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa etgs@cin.ufpe.br Orientador:

Leia mais

Gerenciando TI - do físico ao virtual para o cloud. Guilherme Azevedo EMC Ionix. Copyright 2009 EMC Corporation. All rights reserved.

Gerenciando TI - do físico ao virtual para o cloud. Guilherme Azevedo EMC Ionix. Copyright 2009 EMC Corporation. All rights reserved. Gerenciando TI - do físico ao virtual para o cloud Guilherme Azevedo EMC Ionix 1 O trajeto do data center virtualizado Desafios de gerenciamento Exigências essenciais Gerenciar entre domínios Adotar a

Leia mais

Heterogeneous Cloud Computing. Rodrigo Shizuo Yasuda RA 074358

Heterogeneous Cloud Computing. Rodrigo Shizuo Yasuda RA 074358 Heterogeneous Cloud Computing Rodrigo Shizuo Yasuda RA 074358 1 Índice Autores Introdução Motivação OpenStack RabbitMQ Modificação Resultados Comentários Referências 2 Autores Steve Crago Diretor Assistente

Leia mais

SolarWinds Virtualization Manager

SolarWinds Virtualization Manager SolarWinds Virtualization Manager Gerenciamento potente e unificado da virtualização que não ultrapassa seu orçamento! A SolarWinds aprimorou a forma pela qual profissionais de TI de todo o mundo gerenciam

Leia mais

Constate todo o potencial de aplicações Java virtualizadas

Constate todo o potencial de aplicações Java virtualizadas Um White Paper da Oracle Abril de 2010 Constate todo o potencial de aplicações Java virtualizadas Oracle WebLogic Server Virtual Edition Oracle Virtual Assembly Builder O Oracle WebLogic Server Virtual

Leia mais

Transformação da Indústria

Transformação da Indústria Conceitos Transformação da Indústria Hoje Cloud Anos 2000 Web Anos 1990 Cliente / Servidor Anos 1970 e 80 Mainframe Novas possibilidades O momento atual do país é favorável para que as empresas passem

Leia mais

Departamento de Tecnologia da Informação

Departamento de Tecnologia da Informação Xen - O case de virtualização da Alergs XIII Enial - Brasília Novembro/2010 DTI Superintendência Administrativa e Financeira Assembleia Legislativa do RS Tópicos abordados: A infraestrutura de TI Alergs

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS PROF. ANTONIO SEABRA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES JAIRO MIRIEL ANTONUCCI IMPLEMENTAÇÃO DE UM

Leia mais

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (TELECOMUNICAÇÕES)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (TELECOMUNICAÇÕES) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA (TELECOMUNICAÇÕES) ANDRÉ LEAL DE FREITAS FABRICIO DIEGO ANDRIGUETTO PROPOSTA DE VIRTUALIZAÇÃO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES

Leia mais

Computação em Nuvem & OpenStack

Computação em Nuvem & OpenStack Computação em Nuvem & OpenStack Grupo de Pesquisa em Software e Hardware Livre Ação Computação em Nuvem: Charles Christian Miers André Rover de Campos Glauber Cassiano Batista Joinville Roteiro Definições

Leia mais

Eficiência, Agilidade e Inovação Disruptiva em Data Center e Cloud

Eficiência, Agilidade e Inovação Disruptiva em Data Center e Cloud Eficiência, Agilidade e Inovação Disruptiva em Data Center e Cloud Erike Souza CCIE DC #46092 Systems Engineer Arquitetura do Data Center Servidores Armazenamento Rede Cisco Systems 2 Gartner: CIO Top

Leia mais

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com

CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com CLOUD COMPUTING NAS EMPRESAS: NUVEM PÚBLICA OU NUVEM PRIVADA? nubeliu.com SUMÁRIO Introdução... 4 Nuvem pública: quando ela é ideal... 9 Nuvem privada: quando utilizá-la... 12 Alternativas de sistemas

Leia mais

Levantamento sobre Computação em Nuvens

Levantamento sobre Computação em Nuvens Levantamento sobre Computação em Nuvens Mozart Lemos de Siqueira Doutor em Ciência da Computação Centro Universitário Ritter dos Reis Sistemas de Informação: Ciência e Tecnologia Aplicadas mozarts@uniritter.edu.br

Leia mais

Proposta de Piloto. Grupo de Trabalho Segunda Fase. GT-PID: Plataforma IaaS Distribuída

Proposta de Piloto. Grupo de Trabalho Segunda Fase. GT-PID: Plataforma IaaS Distribuída Proposta de Piloto Grupo de Trabalho Segunda Fase GT-PID: Plataforma IaaS Distribuída Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa - UFRJ 04/09/2014 1. Concepção 1.1. Resumo O GT-PID possui como objetivo o compartilhamento

Leia mais

GT-CNC Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados

GT-CNC Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados Proposta de Serviço Piloto Grupo de Trabalho Segunda Fase GT-CNC Computação em Nuvem para Ciência: Armazenamento de Dados Roberto Samarone dos Santos Araújo - UFPA 05/09/2012 1. Concepção do Serviço 1.1

Leia mais

Automatizando o Data Center

Automatizando o Data Center Este artigo examina uma arquitetura alternativa que suporte a automação do data center e o provisionamento dinâmico sem a virtualização do sistema operacional. por Lori MacVittie Gerente Técnico de Marketing,

Leia mais

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS

Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Minicurso Computação em Nuvem Prática: AWS Glauber Cassiano Batista Ricardo Sohn Membros Colméia Roteiro Geral Definições Virtualização Data center Computação em Nuvem Principais classificações: Modelos

Leia mais

EHC (EMC Hybrid Cloud) para SAP. Agosto de 2014

EHC (EMC Hybrid Cloud) para SAP. Agosto de 2014 EHC (EMC Hybrid Cloud) para SAP Agosto de 2014 1 Os clientes SAP estão se transformando Agilidade nos negócios Móvel Percepção e resposta Em tempo real Ágil ITaaS Alta capacidade de resposta Resiliente

Leia mais

CA Access Control for Virtual Environments

CA Access Control for Virtual Environments PERGUNTAS FREQUENTES for Virtual Environments Outubro de 2011 Dez principais perguntas 1. O que é o for Virtual Environments?... 2 2. Quais são os principais benefícios do for Virtual Environments?...

Leia mais

CA Automation Suite for Data Centers

CA Automation Suite for Data Centers FOLHA DE PRODUTOS: CA Automation Suite for Data Centers CA Automation Suite for Data Centers agility made possible "A tecnologia ultrapassou a capacidade de gerenciamento manual em todas as grandes empresas

Leia mais

CA ControlMinder for Virtual Environments

CA ControlMinder for Virtual Environments PERGUNTAS FREQUENTES CA ControlMinder for Virtual Environments Fevereiro de 2012 Dez principais perguntas 1. O que é CA ControlMinder for Virtual Environments?... 2 2. Quais são os principais benefícios

Leia mais

Virtual Desktop: Como montar a melhor Infra-estrutura. Rafael Novo Solutions Consultant Novo_Rafael@emc.com

Virtual Desktop: Como montar a melhor Infra-estrutura. Rafael Novo Solutions Consultant Novo_Rafael@emc.com Virtual Desktop: Como montar a melhor Infra-estrutura Rafael Novo Solutions Consultant Novo_Rafael@emc.com Agenda O que é a Solução de Virtual Desktop Infra-estrutura Eficiente para o Virtual Desktop Performance

Leia mais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais

23/05/12. Computação em Nuvem. Computação em nuvem: gerenciamento de dados. Computação em Nuvem - Características principais Computação em Nuvem Computação em nuvem: gerenciamento de dados Computação em nuvem (Cloud Computing) é uma tendência recente de tecnologia cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação

Leia mais

Licenciatura em Informática

Licenciatura em Informática Unidade Curricular: Administração de Redes I Caracterização da unidade curricular Nome (Inglês): Responsável: Network Administration I Pedro Brandão Ano Letivo: 2015/2016 Enquadramento: Obrigatória 2º

Leia mais

Kaspersky Security for Virtualization. Overview

Kaspersky Security for Virtualization. Overview Kaspersky Security for Virtualization Overview Idéia da Virtualização Executar um sistema operacional como um programa dentro de outro sistema operacional Executar vários sistemas operacionais no mesmo

Leia mais

Virtualização de Servidor

Virtualização de Servidor Virtualização de Servidor Sobre o documento ESTE DOCUMENTO NÃO É UMA ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO. Este documento suporta a versão Beta 3 do Windows Server Longhorn. As informações contidas no mesmo representam

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com

Planejamento Estratégico de TI. Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com Planejamento Estratégico de TI Felipe Pontes felipe.pontes@gmail.com VPN Virtual Private Network Permite acesso aos recursos computacionais da empresa via Internet de forma segura Conexão criptografada

Leia mais

Symantec NetBackup 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões

Symantec NetBackup 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões Symantec 7 O que há de novo e tabela de comparação de versões O 7 permite a padronização das operações de backup e recuperação em ambientes físicos e virtuais com menos recursos e menos riscos, pois oferece

Leia mais

Service Oriented Architectures

Service Oriented Architectures Service Oriented Architectures Uma abordagem evolutiva Manager, IT Middleware Vodafone Portugal Mario.saraiva@vodafone.com Agenda 1. O desafio da Integração O princípio do Middleware, ActiveWorks e Middleware

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes EN-3610 Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Computação em Nuvem Introdução Centralização do processamento Surgimento da Teleinformática Década de 60 Execução de programas localmente Computadores

Leia mais

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB

Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Benefícios do Windows Server 2008 R2 Hyper-V para SMB Sumário Introdução... 3 Windows Server 2008 R2 Hyper-V... 3 Live Migration... 3 Volumes compartilhados do Cluster... 3 Modo de Compatibilidade de Processador...

Leia mais

Virtualização Visão de Negócios. Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet

Virtualização Visão de Negócios. Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet Virtualização Visão de Negócios Fabio Hara Infrastructure Specialist MCSA/MCSE/MCT/MCTS/MVP Microsoft Brasil / TechNet Agenda O que é virtualização? Investimentos Microsoft Cenários de Virtualização Windows

Leia mais